Reino Unido volta a tentar
restringir acesso à pornografia na internet; Grand Theft Auto VI mostra
primeiro trailer oficial mas só chegará em 2025; bug no iOS 17 faz
saltar de apps enquanto se escreve; modelos AI
batem compressão PNG e FLAC; e Windows 10 vai
cobrar por actualizações de segurança depois do fim do suporte oficial.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um
powerbank Bogseth de 10000 mAh; e também já arrancou o nosso mega-passatempo de
Natal 2023 com 31 dias de prendas.
Apple salta 5G e foca-se no 6G?
Apesar dos rumores que indicavam que a Apple podia estar prestes a
desistir dos seus chips 5G, surgem novas indicações de que poderá estar apenas a reajustar a sua estratégia e a
focar-se no futuro 6G.
Embora isso seja algo que não deverá surgir até à próxima década (depois de 2030), espera-se novo salto significativo, com velocidades mais de 100x superiores às do 5G - que actualmente ainda está longe de, na maioria dos casos, atingir as velocidades máxima teóricas que a tecnologia permite. No entanto, é algo que pode fazer sentido, com a Apple a reconhecer que "perdeu a carruagem" na geração 5G e que já não valerá investir significativamente nisso, e investir o seu tempo e dinheiro de forma a estar na linha da frente para a geração seguinte.
Ex-funcionário da Tesla alerta para Autopilot inseguro
Lukasz Krupski, ex-funcionário e denunciante da Tesla, alerta para que o Autopilot, na sua implementação actual, não é seguro e
não devia ser permitido nas vias públicas.
Elon Musk tem prometido que o Autopilot é / irá ser a melhor coisa do mundo a nível de condução autónoma, mas além de não cumprir com as promessas, parece ignorar milhares de casos de queixas de problemas com o sistema, desde os casos de travagens fantasma a outros em que os carros subitamente guinam sem motivo aparente. Mesmo com a desculpa de que é da responsabilidade dos condutores permanecerem atentos a tempo inteiro, o caso pode justificar que a Tesla deixe de fazer o tipo de promessas que tem feito, e repetido, ano após ano - sem que no entanto cumpra com uma funcionalidade pela qual os seus clientes pagaram e se arriscam a nunca vir a usufruir.
Netflix satisfeita com fim da partilha de passwords
Apesar de ter tido um arranque cauteloso, num número reduzido de países, a Netflix diz estar completamente satisfeita com a expansão global do seu sistema contra partilha de passwords, que incentiva os utilizadores a pagarem uma taxa adicional no caso de quererem partilhar a sua conta com outras pessoas fora da sua residência.
A Netflix nunca se tinha preocupado com esse aspecto - em tempos até incentivando a que os utilizadores partilhassem o serviço com amigos - mas com uma quebra no número de novos subscritores, a sua atitude mudou. Apesar das ameaças de muitos utilizadores de que abandonariam o serviço, a Netflix diz que o resultado foi precisamente o oposto, com
maior número de novas adesões do que cancelamentos. Mas, com um aumento da mensalidade crescente - que tem sido transversal a praticamente todos os serviços de streaming - arrisco-me a dizer que será apenas uma questão de tempo até que cada vez mais clientes actuais dos serviços de streaming comecem a ser tentados a regressar às "fontes alternativas" que utilizavam antes.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "
Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.