PlanetGeek

iPhone com câmara sob o ecrã só em 2027

07-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple não se deverá ver livre dos furos no ecrã dos iPhones até 2027, altura em que deverá adoptar um ecrã total com câmaras invisíveis sob o ecrã.

Embora alguns fabricantes já estejam a comercializar smartphones com câmaras sob o ecrã, a Apple considera que a tecnologia ainda não permite ter o nível de qualidade que deseja. Depois de ter implementado o famoso notch alargado com a introdução do Face ID, passou para o sistema de Dynamic Island que disfarça os furos necessários para o sensor Face ID e para a câmara frontal com um zona oval que também serve para notificações e informação adicional.

Os fabricantes de ecrãs têm estado a fazer diversas melhorias na tecnologia das câmaras "under display", e cm base em informação dos especialistas no sector, a Apple deverá adoptar essa tecnologia para os iPhones de 2027, fazendo com que iPhones e iPads possam ter um ecrã total sem qualquer furo visível.

Mas, antes disso, em 2025, a Apple poderá optar por uma solução parcial, adoptando o sistema sob o ecrã para o bloco Face ID, onde a redução da qualidade não trará impacto significativo para o reconhecimento 3D, mantendo apenas o furo para a câmara frontal. Uma solução que permitirá reduzir o bloco inutilizado do ecrã a um simples furo quando não se estiver a dar uso à secção Dynamic Island para apresentar informação - como de resto já acontece em inúmeros smartphones Android.

Ganha um bloco de tomadas inteligente com WiFi

07-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um bloco de tomadas inteligente com WiFi.
Para hoje temos para vos oferecer uma versátil extensão de tomadas da Meross, que permite o controlo de cada uma das quatro tomadas de forma independente, e também permite desligar ou ligar o grupo de quatro portas USB. Além do controlo via app, Alexa e Google Assistant, também permite programar temporizadores independentes, e conta com controlo local para actuação imediata quando se está em casa, sem o atraso das comunicações via cloud.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

AI transforma fotos em vídeos animados

06-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Qualquer pessoa pode agora pegar numa pessoa ou personagem numa foto, e fazer com que replique os seus movimentos.

Embora não seja a primeira vez que vemos sistemas que conseguem animar fotos estáticas, atingimos um nível em que isso está a ser feito de uma forma que é quase inacreditável, permitindo coisas como replicar movimentos em posições com secções que não são visíveis na foto original (como virar de costas numa foto em que só se vê a parte da frente da pessoa).

Nos últimos dias surgiram o Animate Anyone e o Magic Animate, que têm capacidades idênticas: basta escolher uma foto e carregar um vídeo com os movimentos, para se ficar com um vídeo onde a pessoa / personagem da foto os repete, com qualidade que à primeira vista não será fácil de identificar ser um vídeo completamente falso.


Imaginando-se o que este tipo de coisas possibilitará no futuro, não será descabido que velhas fotos de família possam ser transformadas em minivídeos animados - isto para não dizer em vídeos completos que repliquem as actividades que forem descritas pelo utilizador.

Como sempre, haverá também sempre a inevitabilidade destas ferramentas serem utilizadas de forma abusiva, ao estilo dos deepfakes que, desde cedo, foram usados para aplicar o rosto de celebridades em vídeos para adultos. Mas, quanto a isso não há muito a fazer, a não ser pela parte educativa - e punitiva, sempre que se verificarem exageros que o justifiquem.

Google apresenta modelo AI Gemini

06-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google apresentou o seu modelo AI Gemini, que diz superar todos os modelos actuais, incluindo o GPT-4 da OpenAI.

Apesar dos rumores que indicavam que a Google estaria a enfrentar dificuldades no seu modelo AI mais avançado, isso não impediu que a Google avançasse com o anúncio oficial do Gemini - talvez para não ficar atrás da Meta, que também apresentou uma série de novidades AI.

O Gemini chega em trÊs variantes: o Gemini Nano, que pode correr localmente em smartphones; o Gemini Pro, que será utilizado pela Google na maioria dos seus serviços e passa a ser o cérebro por trás do Google Bard; e o Gemini Ultra, que a Google diz ser o modelo AI mais poderoso do momento.
A representação apresentada pela Google poderá ser melhor intepretada depois de passarem por aquela demonstração interactiva de um LLM.

Numa coisa os rumores parecem ter acertado, já que o Gemini por agora só fica disponível em inglês, com a capacidade noutras línguas a ficar prometida para o futuro. E tendo em conta que a Google tinha sido aparentemente apanhada desprevenida com o lançamento do ChatGPT há um ano, pode dizer-se que aproveitou bem o tempo para recuperar. O Gemini tem capacidade para lidar com texto, imagens e áudio, e nos testes apresentados pela Google, fica sempre à frente dos modelos AI de referência - incluindo o GPT-4.

Se não tiverem tempo para ver todos os vídeos, podem saltar directamente para o último para ficarem com uma ideia do que o Gemini consegue fazer.













Como sempre, tudo isto será em breve posto à prova, pelos "maquiavélicos" utilizadores que têm a inesgotável originalidade de testar os modelos AI muito para além daquilo que as empresas gostariam.

How to Find the 2023 Edition of the PHP Elephant to Buy and Get It in Time as a Nice Christmas Gift for You or for Those that You Love

06-12-2023 | 17:50 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The 2023 edition of the PHP elePHPant just arrived in time for us to send it to you before Christmas.

This edition of the PHP elePHPant uses a blue tone more faithful to the first elePHPants sold many years ago.

Read this short article to learn how to find the 2023 edition of the PHP elePHPant so you can get it just in time for Christmas where you live, and give it as a lovely gift to those that you love.

Notícias do dia

06-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Fim das trotinetes em Paris faz disparar uso de bicicletas partilhadas; Intel acusa AMD de vender "banha da cobra" com os seus CPUs; Beeper Mini leva iMessage para o Android; Tesla prepara alertas de radar e câmaras como o Waze; e bug no Windows muda todas as impressoras para HP.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Pixel 8 recebe novidades de Dezembro

A Google adiantou o Natal para os donos dos Pixel 8, com uma actualização de Dezembro recheada de novidades e melhorias. Temos o novo modelo AI da Google a correr localmente no smartphone, melhoria da qualidade de vídeo (mas com o processamento feito na cloud), vídeo nocturno melhorado, iluminação virtual dos retratos, focagem de pessoas e animais desfocados, possibilidade de usar o smartphone como webcam num computador, modo de reparação que bloqueia o acesso aos dados do utilizador, e mais.


iOS 17.2 expande carregamento wireless a 15 W nos iPhones

Com a chegada do iOS 17.2, esperado para a próxima semana, os iPhones vão finalmente poder usufruir de carregamentos wireless mais rápidos, até 15 W. Isso chega com a oficialização da compatibilidade Qi2.

Até agora os iPhones podiam carregar a 15 W wireless mas apenas com os carregadores da Apple, com os carregadores não-oficiais a ficarem limitados a um máximo de 7.5 W. Agora, todos os carregadores certificados Qi2, de qualquer fabricante, poderão tirar partido dos 15 W para carregamentos mais rápidos.

O iOS 17.2 também deverá resolver (de vez) o problema de carregamento wireless em certos modelos automóveis, depois da anterior actualização ter resolvido isso para os BMW mas fazendo com que o problema surgisse em diversos modelos da GM.


TikTok revela os vídeos do ano 2023

O TikTok revelou os vídeos mais populares de 2023, em diversas categorias, e o mais curioso não são os vídeos em si, mas sim o facto da sua popularidade - apesar de atingir milhões de pessoas - ser bastante segmentada. Se já no YouTube esse efeito se faz sentir, no TikTok isso acontece ainda mais, efeito mais marcado dos algoritmos de recomendações e sugestões, que faz com que os vídeos mais populares para umas pessoas possam ser completamente desconhecidos de outras.

Como não passo muito tempo no TikTok, não me posso pronunciar sobre os vídeos listados pelo serviço, pois para mim são todos completamente desconhecidos. :) (Mas, isso também já acontece no YouTube, pelo que não noto diferença.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola PlayStation foi lançada no Japão em Dezembro de 1994, dando início a uma dinastia de sucesso, e que teria um relançamento em 2000 com a PS One. A PlayStation original tinha um CPU R3000 que funcionava a 33.8688 MHz, e apenas 2 MB de RAM e 1 MB VRAM.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €102

06-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 102 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de €80. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Musk promete "revolução" para o futuro Tesla económico

06-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Numa entrevista, Elon Musk refere que o futuro modelo Tesla económico vai ter um processo de fabrico revolucionário.

Elon Musk já é bem conhecido por fazer promessas que nem sempre cumpre (Autopilot, cof, cof) ou que são exageradas em relação à realidade. Daí que estas indicações sobre o próximo "Model 2", um Tesla que deverá ter um preço na ordem dos 25 mil euros, possam ser interpretadas de diferente forma, dependendo do nível de credibilidade que cada um lhe der.

Com o Cybertruck lançado finalmente, com preço bastante acima do inicialmente indicado, a Tesla poderá focar-se no próximo modelo e tirar partido da aprendizagem que teve. Se i Cybertruck se revelou um pesadelo para desenvolver e produzir, o Model 2 poderá evitar tudo isso e adoptar uma produção "fácil". O objectivo de Elon Musk é criar um carro que possa ser feito quase numa peça única, como os carros de brincar. Este modelo poderia ser revolucionário se Musk lhe adicionar tecnologias "inesperadas" para um modelo deste segmento, como a direcção by-wire estreada no Cybertruck - mas que por agora não passa de uma conjectura sem qualquer base sólida.

O que é certo é que, quando este modelo for lançado, certamente irá ter impacto a nível das vendas do Model 3 e do Model Y, pelo que só devemos ter informação concreta quando a procura por esses modelos começar a dar sinais de quebra.


Intel acusa AMD de vender "banha da cobra" com os seus CPUs

06-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel publicou um relatório a "cascar" na AMD e a acusá-la de enganar os consumidores com as designações dos seus CPUs.

O relatório chegava ao ponto de acusar a AMD de vender "banha da cobra", e foi rapidamente removido, mas não sem que antes alguém já tivesse conseguido fazer uma cópia (que, muito provavelmente, já seria aquilo que a Intel pretendia).

Apesar do estilo de conversa pouco habitual em ambiente empresarial, as críticas da Intel não deixam de ser válidas e referem-se à designação complicada dos chips da AMD, que induzem os consumidores em erro ao fazer pensar que um chip com número inicial mais elevado (que indica que é uma geração mais recente) é melhor, quando na verdade pode continuar a utilizar uma arquitectura antiga (indicada por um dígito mais à frente).
Por exemplo, um AMD 7520U é um chip de 2023 (o número "7" inicial), mas usa uma arquitectura Zen2 de 2019 (o número "2" na terceira posição da referência).

É algo que a AMD poderá dizer que é tecnicamente correcto e que será facilmente interpretado pelas pessoas mais tecnológicas, mas não deixa de ser verdade que para o consumidor comum, ver o 7 frente fará com que pense (logicamente) que se trata de um chip com a tecnologia mais recente.


Esta crítica da Intel só não pode ser devidamente aplaudida devido ao facto da Intel também ter "telhados de vidro" e muitas vezes ter recorrido a artimanhas idênticas, como quando tentava esconder o facto de que se mantinha num processo de fabrico de 14nm quando a AMD já ia mais avançada, ou quando passou do Core i9 10900K com 10-cores para o 11900K com apenas 8-cores, ou quando mudou a referência dos seus chips de 10nm para Intel "7" para criar uma associação implícita com os chips de 7nm da AMD. Até agora, a sua mais recente geração "14th gen" pouco ou nada tem de nova geração, na prática sendo apenas os mesmos chips "13th gen" com pequenas actualizações.

Portanto, antes de acusar a concorrência de vender banha da cobra, seria conveniente assegurar que não se pode ser acusado do mesmo.

Fim das trotinetes em Paris faz disparar uso de bicicletas partilhadas

06-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

No início do ano Paris proibiu os serviços de trotinetes partilhadas, e os efeitos dessa medida já se fazem sentir: nas bicicletas.

Vistas como um flagelo, com alguns acidentes graves e muitas vezes abandonadas "ao calhas" na via pública, as trotinetes partilhadas foram erradicadas de Paris em Abril deste ano. Mas já seria de prever que o desaparecimento desta solução de mobilidade iria ter repercussões, que agora se fazem sentir de forma bastante expressiva.

Se alguns podiam pensar que o fim das trotinetes partilhadas levaria a que as pessoas comprassem as suas próprias trotinetes, não foi esse o caso. O que se tem verificado é um aumento explosivo do uso de outras formas de transporte partilhadas, nomeadamente as bicicletas partilhadas. O uso de bicicletas partilhadas passou de 750 mil viagens em Setembro de 2022 para quase 2 milhões de viagens em Setembro de 2023, com o mês de Outubro a registar aumento idêntico.

Este efeito demonstra que os serviços de mobilidade partilhadas são mesmo uma opção procurada pelo público, e que na ausência das trotinetes optam pela solução mais próxima que consigam encontrar. Esperemos que agora não se chegue ao ponto de passar pela mesma situação das trotinetes aplicada aos serviços de partilha de bicicletas, bastando um pouco de civismo para que não sejam abandonadas na rua a atrapalhar as outras pessoas (se bem que, se esse civismo existisse, provavelmente não se teria chegado ao ponto das trotinetes terem sido banidas).

Tesla prepara alertas de radar e câmaras

06-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a preparar-se para começar a dar alertas para a passagem por radares e câmaras de controlo de velocidade, ao estilo do Waze.

O sistema de navegação e infotainment da Tesla pode ser considerado de referência na indústria automóvel mas continua a não ter todas as funcionalidades que existem em diversas apps. Na navegação, apesar de todo o sistema avançado de cálculo de autonomia, continua a não ser substituto para apps como o Waze, que podem alertar para acidentes, radares, e até objectos e buracos na estrada. Mas, pelo menos no alerta para os radares, isso pode estar prestes a ser resolvido.

Há indicações de que os Tesla começarão a alertar os utilizadores para os pontos de controlo de velocidade, tanto a nível dos radares fixos como radares móveis.

2023.27.12 (the new beta 11.4.8.1) brings us speed cam awareness (both fixed and mobile) and red light cam and a combination (light+speed), via Teslamaps.
A number of navigation features are in the wings including "avoid constrution on route" and uturn control.

— green (@greentheonly) December 3, 2023

No entanto, não é referido como é que o sistema irá detectar os radares móveis, nem se permitirá que sejam os utilizadores a reportar essa informação (tal como no Waze). Mas uma vez que a Tesla não parece estar disposta a adicionar Car Play ou Android Auto ao seu sistema, os utilizadores não têm grandes opções a não ser: depender do que a Tesla adiciona aos seus veículos, ou continuar a dar uso a um suporte para o smartphone e usar as apps que desejam.

A Tesla também está a preparar alterações para detectar fotos colocadas à frente da câmara no interior do habitáculo, para assegurar que está mesmo a ver o condutor e avaliar o seu nível de atenção.

Ticwatch Pro 5 Wear OS a €274

06-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

A Mobvoi continua a ser uma das empresas que se mantém fiel ao Wear OS e oferece uma gama sempre crescente de smartwatches. O Ticwatch Pro 5 é a evolução dos modelos anteriores que têm tido bastante sucesso entre os que procuram smartwatches Wear OS, vindo equipado com chipset Snapdragon W5+ Gen 1 e um ecrã OLED principal de 1.43" com modo ultra low-power para quem privilegiar a autonomia, e aro giratório para facilitar a interacção com o relógio. Temos ainda tracking de actividade, sensor de frequência cardíaca contínuo, medição SPO2, GPS, barómetro, e NFC com suporte Google Pay.
O preço deste Ticwatch Pro 5 é de 274.45 euros na Amazon Espanha. Se procuram algo mais em conta, podem espreitar o Ticwatch E3.

Graças ao modo de poupança, o ecrã permite apresentar informação de forma contínua com consumo ultra-reduzido, e conta com retro-iluminação com cor configurável. Desta forma, a hora, data, passos, e outra informação, pode ser apresentada a tempo inteiro sem ter que activar o ecrã OLED mais gastador. Com isso, a Mobvoi anuncia uma autonomia de até 80 horas em uso normal, ou de até 45 dias no modo de poupança "Essential Mode" que desactiva a maioria das funcionalidades avançadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 17.2 corrige carregamento wireless nos iPhones e deixa a Siri aceder aos dados de saúde

06-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está prestes a lançar o iOS 17.2, que vai trazer algumas das funcionalidades em falta, e corrigir alguns dos problemas que afectam os iPhones.

O iOS 17.2 vai trazer a app Journal, que pretende servir como diário para registar os acontecimentos do dia a dia. Algo que numa perspectiva mais paranóica poderá ser visto como uma forma da Apple saber mais informação sobre cada um dos seus utilizadores - mas que, como é habitual, supostamente será completamente privado e só acessível pelo utilizador. O novo Action Button programável dos iPhone 15 Pro e Pro Max ganha uma opção adicional, para poder ser utilizado para traduzir conversas. Nas câmaras temos melhoria da focagem da câmara telefoto nos iPhone 15 Pro e Pro Max, e possibilidade de gravar Spatial Video que poderá ser visto em 3D nos óculos Vision Pro.

No Messages há diversas melhorias: seta para saltar para a primeira mensagem não lida, opção para adicionar directamente um sticker a uma mensagem, ajuste dos Memoji; enquanto no Weather temos nova vusalização para a indicação de chuva/neve para os próximos 10 dias, mais opções para os widgets, mapa com direcção do vento, e calendário lunar interactivo para as fases da lua.

Embora a Apple tenha deixado para o fim, o iOS 17.2 também deverá corrigir os problemas com carregamento wireless em certos automóveis - relembre-se que isso começou por ser notado nos BMW, com a Apple a lançar uma actualização que corrigiu o problema nos BMW mas o fez surgir nalguns modelos da GM - assim como suporte para carregadores wireless Qi2 nos iPhone 13 e iPhone 14.

E por último, a Siri passará a ter acesso à informação de saúde, o que deverá permitir fazer perguntas sobre coisas como o tempo que se tem dormido, e também registar informação. Para aqueles que registam o peso manualmente, deverá ser possível fazerem-no através de um simples comando de voz.

O iOS 17.2 está a ser testado em fase RC e deverá ser lançado publicamente na próxima semana.

Ganha um tapete de rato com iluminação RGB

06-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um tapete de rato com iluminação RGB.
Este tapete XL RGB para ratos tem uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm, e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Bug no Windows muda todas as impressoras para HP

05-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um bug no Windows está a fazer com que todas as impressoras apareçam como sendo HP LaserJet M101-M106.

Desde a semana passada que alguns utilizadores se têm deparado com a curiosa situação de ter as suas impressoras apresentadas e identificadas como sendo HP LaserJet M101-M106 - independentemente das impressoras que efectivamente têm. Para além das impressoras aparecerem trocadas por este modelo da HP, o Windows também instala automaticamente a HP Smart App através da Windows Store, e isto afectando tanto os Windows 10 e Windows 11, como também o Windows Server 2012 e mais recentes.

Inicialmente, alguns dos utilizadores afectados até pensavam estar a ser vítimas de algum malware, mas a Microsoft já veio confirmar que se trata mesmo de um bug.

Apesar do bug alterar o nome e icon das impressoras, e poder impedir que as impressoras sejam abertas com um duplo-clique, a MS diz que os utilizadores podem continuar a imprimir normalmente, pois continua a ser utilizado o driver correcto que já estava instalado. A MS também diz que os sistemas que não tiverem acesso à Microsoft Store deverão estar imunes, pois o problema parece estar relacionado com a instalação automática da HP Smart app.

Portanto, se subitamente o vosso sistema aparecer com impressoras HP inexistentes, já sabem que é cortesia deste bug do Windows.

Esta rapariga não tem cara, mas tem nome (e boas canções)

05-12-2023 | 19:38 | Gonçalo Sá

allie-x-by-marcus-cooper.jpg

Ao cuidado dos apreciadores de synth-pop: Alexandra Ashley Hughes, mais conhecida como ALLIE X, é nome a (voltar a) acompanhar em 2024. A canadiana edita a 23 de Fevereiro "GIRL WITH NO FACE", álbum sucessor do já relativamente distante "Cape God" (2020) e o primeiro que autoproduziu.

"Precisava de fazer algo que partisse completamente de mim", confessa nas redes sociais. "Nem que fosse só uma vez, nem que fosse para provar a mim mesma que conseguia fazê-lo", acrescenta. O resultado foi um conjunto de canções descrito como honesto, furioso, melodramático, rápido e indulgente, tão marcado pela morte como pelo início de um renascimento.

Com inspirações que vão de Madonna a Kate Bush, o novo disco da cantora e compositora que já assinou temas do amigo Troye Sivan ou dos BTS e que abriu concertos de Charli XCX ou Marina é anunciado por dois temas que dão vontade de ouvir mais: "BLACK EYE", em modo acelerado e dançável, não a esconde a dívida a uns certos anos 80 (com direito a revisitação do imaginário new romantic no videoclip); e a faixa-título sobe a parada ao ser das mais insinuantes e sedutoras de uma discografia já considerável, entre singles, EPs e álbuns.

Beeper Mini leva iMessage para o Android

05-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Temos novo serviço que permite aos Android enviar mensagens "azuis" para os iPhones - o Beeper Mini.

O Beeper é um serviço que se tem focado em centralizar todos os serviços de mensagem numa só app, e que agora faz o inesperado com o Beeper Mini que deixa os Android entrarem no mundo iMessage da Apple.

Este lançamento chega numa altura crítica, poucos dias depois do grande fiasco do serviço Sunbird, que também prometia funcionalidade idêntica e assegurava a total privacidade das mensagens - mas que se veio a descobrir que afinal não eram encriptadas e podiam ser lidas sem qualquer dificuldade, levando à rápida suspensão do serviço. No entanto, o Beeper diz ser diferente. Em vez de recorrer a Macs na cloud a servirem de ponto de acesso, os responsáveis do Beeper dizem ter feito o reverse engineering do serviço iMessage, de modo a que os Android comuniquem directamente com os servidores da Apple sem intermediários. Para todos os efeitos, a Apple considera estes Android como sendo iPhones - e a equipa assegura que, mesmo que a Apple os queira bloquear, não existe forma fácil de o fazer sem que se arrisquem a também afectar muitos utilizadores com dispositivos Apple.

O Beeper Mini não é gratuito, tendo uma subscrição de $2 por mês, mas para quem quiser integrar-se com os seus colegas com iPhones sem ser discriminado pelos balões de mensagens verdes, poderá ser a melhor opção de momento.

How to Implement a Modern PHP AJAX Login System that Uses JSON Web Tokens to Transmit Data Securely From the Broswer to a PHP Server Side API

05-12-2023 | 18:11 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
A JSON Web Token (JWT) is a text string with values encoded in the JSON format that stores values that may be signed using cryptography methods, so it can be used to transmit messages verified when the messages reach the destination.

Modern browsers already support the JavaScript Fetch API. Using this API, developers can use a more modern way to send asynchronous requests from browsers to an API running on the Web server side.

This package uses both JWT and the Fetch API to implement a user login and management system that can replace traditional systems that use XMLHttpRequest object support to send AJAX requests to a server-side API implemented in PHP to authenticate and authorize user access securely.

Notícias do dia

05-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Reino Unido volta a tentar restringir acesso à pornografia na internet; Grand Theft Auto VI mostra primeiro trailer oficial mas só chegará em 2025; bug no iOS 17 faz saltar de apps enquanto se escreve; modelos AI batem compressão PNG e FLAC; e Windows 10 vai cobrar por actualizações de segurança depois do fim do suporte oficial.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh; e também já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Apple salta 5G e foca-se no 6G?

Apesar dos rumores que indicavam que a Apple podia estar prestes a desistir dos seus chips 5G, surgem novas indicações de que poderá estar apenas a reajustar a sua estratégia e a focar-se no futuro 6G.

Embora isso seja algo que não deverá surgir até à próxima década (depois de 2030), espera-se novo salto significativo, com velocidades mais de 100x superiores às do 5G - que actualmente ainda está longe de, na maioria dos casos, atingir as velocidades máxima teóricas que a tecnologia permite. No entanto, é algo que pode fazer sentido, com a Apple a reconhecer que "perdeu a carruagem" na geração 5G e que já não valerá investir significativamente nisso, e investir o seu tempo e dinheiro de forma a estar na linha da frente para a geração seguinte.


Ex-funcionário da Tesla alerta para Autopilot inseguro

Lukasz Krupski, ex-funcionário e denunciante da Tesla, alerta para que o Autopilot, na sua implementação actual, não é seguro e não devia ser permitido nas vias públicas.

Elon Musk tem prometido que o Autopilot é / irá ser a melhor coisa do mundo a nível de condução autónoma, mas além de não cumprir com as promessas, parece ignorar milhares de casos de queixas de problemas com o sistema, desde os casos de travagens fantasma a outros em que os carros subitamente guinam sem motivo aparente. Mesmo com a desculpa de que é da responsabilidade dos condutores permanecerem atentos a tempo inteiro, o caso pode justificar que a Tesla deixe de fazer o tipo de promessas que tem feito, e repetido, ano após ano - sem que no entanto cumpra com uma funcionalidade pela qual os seus clientes pagaram e se arriscam a nunca vir a usufruir.


Netflix satisfeita com fim da partilha de passwords

Apesar de ter tido um arranque cauteloso, num número reduzido de países, a Netflix diz estar completamente satisfeita com a expansão global do seu sistema contra partilha de passwords, que incentiva os utilizadores a pagarem uma taxa adicional no caso de quererem partilhar a sua conta com outras pessoas fora da sua residência.

A Netflix nunca se tinha preocupado com esse aspecto - em tempos até incentivando a que os utilizadores partilhassem o serviço com amigos - mas com uma quebra no número de novos subscritores, a sua atitude mudou. Apesar das ameaças de muitos utilizadores de que abandonariam o serviço, a Netflix diz que o resultado foi precisamente o oposto, com maior número de novas adesões do que cancelamentos. Mas, com um aumento da mensalidade crescente - que tem sido transversal a praticamente todos os serviços de streaming - arrisco-me a dizer que será apenas uma questão de tempo até que cada vez mais clientes actuais dos serviços de streaming comecem a ser tentados a regressar às "fontes alternativas" que utilizavam antes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.

Xiaomi Smart Band 7 Pro a €50

05-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi é bastante conhecida pelas suas Mi Band e Smart Bands, e agora apresenta a variante Pro da sua mais recente Smart Band 7 que tinha apresentado há alguns meses.

A Smart Band 7 Pro vem com um ecrã rectangular AMOLED de 1.64" (486x280 a 326 ppi), com brilho máximo de 500 nits e sensor de luminosidade para ajustar o brilho do ecrã em função do ambiente em que se está. A Xiaomi diz que o vidro tem tratamento anti-dedadas, o que também é sempre um ponto positivo.

Conta com mais de uma centena de mostradores à disposição, para além do tracking de dezenas de actividades, funções de treino personalizado, incluindo rotinas de caminhada / corrida para iniciante, monitorização do sono, frequência cardíaca, nível de oxigénio, etc. Também tem sistema de navegação integrado para registo de rotas sem necessidade de levar o smartphone; e conta com resistência à água até 5 ATM, podendo ser usada durante a natação (ou o banho).
A Xiaomi Smart Band 7 Pro está disponível por 50.81 euros na Amazon Espanha.

A Xiaomi promete uma autonomia de até 12 dias de uso típico, podendo ser utilizada tanto com Androids como com iPhones. Fica disponível em duas cores, com opções coloridas diversas para as braceletes.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|