PlanetGeek

Google vai começar a eliminar contas inactivas

28-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver contas Google sem actividade há mais de dois anos poderá ver essa conta ser eliminada.

Tal como tinha anunciado em Maio, a Google vai começar a proceder a uma limpeza de contas que não têm uso há mais de dois anos.

A Google deu este pré-aviso com bastante antecedência, mas agora chega o momento em que entrará na fase de eliminação efectiva, que começa em Dezembro. A Google começará pelas contas que foram criadas e nunca tiveram uso, mas eventualmente poderá chegar às contas que tiveram actividade durante algum tempo e depois deixaram de a ter. Os utilizadores irão receber diversos avisos antes da eliminação ser efectuada - mas tratando-se de contas inactivas, as probabilidades de que os respectivos utilizadores vejam esses avisos serão extremamente reduzidos. No entanto, a Google também enviará o alerta para os endereços de email de recuperação de conta que estiverem associados, caso existam.

Se tiverem contas Google antigas que desejem manter, bastará fazer login na conta respectiva para que a mesma se mantenha a salvo durante mais dois anos. Adicionalmente, há algumas excepções que também asseguram que a conta será mantida mesmo não tendo actividade recente: contas com vídeos no YouTube, e contas com serviços de subscrição activos.

Ransomware limpa contas de 17 mil jogadores do Ethyrial: Echoes of Yore

27-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O jogo indie Ethyrial: Echoes of Yore foi alvo de um ataque de ransomware que apagou as contas de 17 mil jogadores.

O Ethyrial: Echoes of Yore é um jogo desenvolvido pelo Gellyberry Studios, e que foi alvo de um ataque catastrófico que relembra a necessidade de se tomarem precauções. Apesar do developer independente ter backups, estavam no mesmo sistema do seu servidor principal, pelo que também foram afectados pelo ataque ransomware.

Pelo lado positivo, apesar de terem perdido todos os dados referentes a 17 mil jogadores, incluindo todo o seu progresso e items acumulados, nunca consideraram sequer poder vir a pagar o resgate - dizendo que há casos em que as vítimas pagaram os resgates e mesmo assim não receberam a chave para descodificar os seus dados. E mesmo perante este cenário apocalíptico, o estúdio acaba com uma nota de esperança para os jogadores.
O estúdio do jogo garante que todos os jogadores irão reaver toda a sua evolução e items que tinham, mas sendo esse um processo que terá que ser feito manualmente, com os jogadores a terem que criar novas contas e solicitar o restauro do seu progresso através do endereço de email [email protected]. Em jeito de compensação, os jogadores receberão um novo animal de estimação virtual no jogo.

O Gellyberry Studios também se compromete a reforçar as medidas de segurança utilizando VPN P2P com acesso restrito aos endereços IP dos developers, e que irá implementar um sistema de backups offline para salvaguardar contra este tipo de situações.

Asus lança GeForce RTX 4060 Ti com M.2 para SSD

27-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Asus está a lançar uma curiosa placa gráfica RTX 4060 Ti com um slot M.2 integrado para um SSD.

A Asus já tinha revelado esta combinação improvável no início do ano, apresentando-a como solução para PCs de tamanho compacto que permite utilizar um único slot PCIe para a função dupla de placa gráfica e expansão para um SSD M.2. Mas agora temos o produto final, prestes a ser lançado.

A ASUS Dual GeForce RTX 4060 Ti SSD OC Edition 8 GB tira partido do facto do GPU AD106 da Nvidia só utilizar 8 PCIe lanes, aproveitando as restantes 8 PCIe lanes da ficha PCIe x16 para a expansão de um SSD. Na prática, o slot M.2 2280 fica limitado a uma ligação PCIe 5.0 x4, mas que acaba por ser equivalente à maioria dos slots M.2. A Asus também simplificou o sistema de encaixe do SSD M.2 (o protótipo permitia ligar dois SSDs, mas obrigava a retirar o dissipador e ventoinhas) que agora fica na parte traseira e facilmente acessível. O SSD também pode tirar partido do sistema de dissipação da placa gráfica, para assegurar que não é prejudicado pelo calor excessivo.
Embora a placa deva funcionar na maioria dos sistemas, o facto de usar a separação da ficha PCIe x16 para dois dispositivos distintos em cada bloco x8 levou a Asus a publicar uma lista de motherboards Asus que têm suporte garantido para esta placa gráfica com SSD.


Infelizmente, a Asus continua a fazer "lançamentos" onde faltam os detalhes mais importantes, pelo que ainda não se sabe quando é que esta placa chegará ao mercado, nem a que preço.

How to Develop a PHP CRUD Application that Asks Users for Confirmation of Important Actions using JavaScript Dialog Windows

27-11-2023 | 17:38 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
CRUD is a set of operations that can be performed on database records. Usually include the operations to Create, Retrieve, Update, and Delete records.

Many PHP developers have implemented pages to let users request that CRUD operations be performed on the application database records, for instance, in an application to manage user contacts.

Certain CRUD operations are delicate, so it is better that users confirm these actions before they are executed because the application may not be able to revert them. That is the case of an operation to delete a database record permanently.

UpMVC PHP CRUD Framework is a PHP package that implements CRUD operations. This package can generate HTML with JavaScript to ask the user to confirm the execution of delicate actions before those actions are executed.

Notícias do dia

27-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Arquivo.pt atinge 1 Petabyte de informação; utilizadores queixam-se que Google Drive perdeu ficheiros após Maio de 2023; como limpar os "interesses" sugeridos no X / Twitter; o roubo das skins Dbrand pela Casetify; a incrível engenharia do ITER - o maior reactor de fusão do mundo; Synex Medical faz medição de glucose no sangue via campos magnéticos; OpenAI revela novo modelo Q*; Frore mostra MacBook Air com AirJet; e vulnerabilidades no ownCloud podem revelar passwords e credenciais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Tesla processa Suécia por correios recusarem entregar matrículas

A Tesla tem enfrentado uma onda de greves e paralisações na Suécia, estando em constante conflito com os sindicatos de trabalhadores, e cujas greves têm obtido solidariedade de outras empresas e trabalhadores. Depois dos trabalhadores das docas se recusarem a descarregar veículos dos navios, juntaram-se os trabalhadores dos correios, que se têm recusado a fazer entregas das matrículas, bloqueando a entrega de veículos aos clientes. Uma acção que levou a Tesla a avançar com um processo contra a Suécia, considerando que a entrega do correio é ums obrigação constitucional e que está a ser alvo de um ataque discriminatório no país.

Actualização: o governo sueco dá razão à Tesla e diz que os correios têm que entregar as encomendas.


VW prepara novo SUV eléctrico ID.Cross

Apesar de estar com dificuldades em escoar os modelos actuais - o que já levou à redução da produção de vários modelos - a VW continua a apostar na multiplicação de modelos eléctricos. A par do futuro ID.2 deveremos ter também um novo SUV Crossover, com nome ID. Cross.

Este SUV com aspecto desportivo deverá ter dimensões idênticas ao do Tiguan, e será construído na fábrica de Wolfsburg. Deverá chegar ao mercado em 2026.


Google lança AI Core em Android

A Google lançou a primeira actualização do AI Core para Android para o Pixel 8 Pro.

Ao estilo de outros serviços Google, esta não é uma app que se destine a ser usada directamente pelos utilizadores, mas que proporcionará uma gama de serviços AI que outras apps poderão utilizar. Este serviço tratará de fazer actualização dos modelos AI (que correm directamente no smartphone sem dependência da cloud) para que não tenham que ser as apps a tratar disso individualmente. Também evita a necessidade de cada app ter que descarregar e gerir o seu modelo AI (alguns dos quais podem ocupar gigabytes de espaço), permitindo centralizar isso no sistema de forma mais eficiente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira câmara fotográfica SLR (Single-Lens Reflex) de 35 mm foi a Kine Exakta, apresentada em 1936 pela empresa alemã Ihagee.

Bloco de tomadas vertical com USB a €39

27-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 39 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Drive perde ficheiros após Maio de 2023?

27-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Vários utilizadores estão a queixar-se que o seu Google Drive reverteu para o estado em que estava em Maio de 2023, fazendo desaparecer todos os ficheiros mais recentes.

Quem depender exclusivamente do Google Drive para os seus documentos e ficheiros, arrisca-se a estar a passar por um mau bocado. Vários utilizadores estão a queixar-se que o seu Google Drive fez desaparecer todos os ficheiros recentes, tendo regressado no tempo como se estivesse em Maio deste ano.

Para alguns utilizadores desapareceram todos os conteúdos desde então, para outros continuam a ser visíveis pastas e subpastas mais recentes, embora sem conterem qualquer ficheiro ou documento. Esses ficheiros em falta também não aparecem na lista de ficheiros eliminados, partilhados, ou histórico de alterações, o que faz suspeitar que seja um problema que tenha feito activar inadvertidamente algum "snapshot" do Google Drive daquela data.

Embora seja uma situação incrivelmente frustrante para quem estiver dependentes de ficheiros neste serviço de cloud, a Google recomenda que por agora os utilizadores afectados tenham paciência e se limitem a esperar enquanto a situação é analisada, e que não deverão tentar recuperar ou re-adicionar os ficheiros em falta ao Google Drive.

Amazon lança WorkSpaces Thin Client para máquinas na cloud

27-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A AWS lançou o WorkSpaces Thin Client, tentando cativar as empresas que já usam os serviços cloud da Amazon para passarem os seus trabalhadores para máquinas virtuais.

A utilização de thin clients não é nova, tratando-se de mini-PCs com hardware modesto cujo único propósito é disponibilizar uma ligação a um computador remoto ou servidor. Neste caso, em vez de um servidor local temos o acesso a máquinas virtuais na cloud da Amazon, mais concretamente no Amazon WorkSpaces.

Este mini-PC WorkSpaces Thin Client quase que poderá ser confundido com um Fire TV Cube - que lhe serve de base. Só que aqui, em vez de servir como ponto de acesso ao serviço Amazon Prime Video e ser ligado a um televisor, usa o seu chip octa-core a 2.2 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB, e portas USB e HDMI para funcionar como mini-PC, permitindo a ligação de teclados, ratos, webcams, etc.

O grande factor de atracção para uma empresa e respectivos administradores de sistemas é que esta opção elimina a quase totalidade das questões / problemas associados com a utilização de um PC tradicional, simplificando toda a gestão das máquinas dos colaboradores. Mesmo na eventualidade de um destes pequenos cubos ser roubado, não existem dados guardados localmente, nem tão pouco o risco do funcionário clicar num anexo indevido e ficar infectado com ransomware ou outro malware.
A Amazon está a disponibilizar estes WorkSpaces Thin Client por $195, o que me parece um pouco excessivo tendo em conta que os clientes ainda terão que pagar adicionalmente pelo serviço Amazon WorkSpaces, mas é um valor que estará dentro daquilo que as empresas poderão considerar aceitável para se livrarem das chatices de uso de PCs tradicionais.

Claro que, há que ter sempre em consideração que, ao contrário de um PC tradicional no qual o funcionário poderá trabalhar a qualquer momento, no caso de não haver ligação à internet estes Thin Clients passam a ser pisa-papéis.

Como limpar os "interesses" sugeridos no X / Twitter

27-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Se o X vos tem sugerido coisas sem interesse, poderá ser necessário fazer uma limpeza na secção de "interesses" que a plataforma atribui a cada utilizador.

Se se têm deparado com sugestões e notificações no X de coisas que não seguem, a culpa poderá ser dos interesses que o X associou à vossa conta. Ao que parece, não é preciso seguir deliberadamente uma conta para que o X assuma que têm interesse nisso, muitas vezes bastando qualquer outro tipo de interacção, como fazer like, comentar, ou republicar, para que imediatamente se fique catalogado como "tendo interesse nisso" na ficha de cliente.
Como tal, é vantajoso e fortemente recomendado que, de tempos a tempos, dêem um salto aos settings (Settings - Privacy and Safety - Content you see - Interests) onde poderão ficar surpreendidos com a quantidade de "lixo" que o X vos está a impingir.
No meu caso tinha centenas e centenas de "interesses sem interesse", que ainda por cima não disponibilizam qualquer forma rápida de serem removidos. É necessário clicar neles um por um, e com a agravante que assim que começam a clicar sucessivamente, será provável depararem-se com um anacrónico aviso "X is over capacity. Please wait a few moments then try again" que invalida qualquer tentativa de desmarcar interesses adicionais. Se tal vos aparecer, não cometam o mesmo erro que eu, de continuar a desmarcar interesses, e que afinal continuavam a estar marcados depois de recarregar a página para ver se tinham sido removidos.

Frore mostra MacBook Air com AirJet

27-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Frore demonstrou as vantagens do seu sistema de ventilação solid-state AirJet num MacBook Air.

No mês passado falamos do curioso sistema de ventilação AirJet da Frore Systems aplicado num mini-PC da Zotax. Agora, a Frore tenta ganhar visibilidade acrescida, aplicando-o num MacBook Air.

O AirJet consiste em pequenos módulos que, sem necessidade de ventoinhas ou partes móveis, conseguem criar um fluxo de ar que aumenta drasticamente a capacidade de dissipação. A escolha de um MacBook Air não terá sido feita por acaso, demonstrando que pode ser aplicado em portáteis de espessura reduzida, e permitindo que mantenham um nível de desempenho superior. Enquanto num MacBook Air de origem o desempenho se começa a degradar à medida que as temperaturas vão subindo, no modelo equipado com os módulos AirJet podemos usufruir do máximo desempenho de forma contínua.
Se por um lado a demonstração é eficaz a demonstrar a sua eficácia e capacidade de ser aplicada em dispositivos com espessura reduzida, fica por demonstrar o impacto que o sistema poderá ter na autonomia. A Frore diz que cada módulo AirJet gasta 1 W para remover 4.5 W de calor, e neste caso o MacBook Air estava equipado com três módulos, com consumos que andavam perto dos 5 W. Por outro lado, é certo que o sistema também só precisaria entrar em acção quando as temperaturas subissem para níveis que começariam a afectar o desempenho.

A grande questão é saber se os fabricantes estarão dispostos a investir neste sistema, que representará sempre custos adicionais, para algo que só irá entrar em acção ocasionalmente. Mas tendo em conta que a questão térmica acaba por ser o maior factor de limitação do desempenho dos chips actuais, pode ser que se comece a ver estes AirJet em máquinas mais vocacionadas para alto-desempenho.

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €95

27-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas, as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 95 euros na Amazon Espanha; ou 71 euros sem o smart button.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

X deve lançar Grok esta semana para subscritores Premium+

27-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk diz que o assistente AI Grok deverá ser lançado esta semana para todos os subscritores da modalidades Premium+ do X.

Musk apresentou o Grok no início deste mês, dizendo que é capaz de superar os modelos AI concorrentes, como o ChatGPT e Google Bard, e com a vantagem de ter acesso a informação recente tirando partido das publicações no X. Este modelo aposta também numa atitude irreverente, inspirada no icónico Hitchhiker's Guide to the Galaxy de Douglas Adams.

Nas últimas semanas Musk tem continuado a gabar o Grok como sendo superior, apresentando diversos exemplos de questões que os demais modelos se recusam a responder, e que o Grok responde - segundo a perspectiva de Musk - da maneira mais correcta e "verdadeira". Mas, teremos que esperar que efectivamente chegue às mãos do público em geral (se bem que, por agora esse "público em geral" se resumirá a pessoas que estejam dispostas a pagar pelo Premium+, o que se poderá considerar que já terá influência na forma como irão avaliar o Grok) para ver que tal se comporta na prática.


Yeah.

Grok should be available to all X Premium+ subscribers next week.

— Elon Musk (@elonmusk) November 22, 2023


Uma coisa é certa, seguramente não irão faltar críticas e exemplos do Grok a dar respostas "impróprias", que em qualquer outra empresa certamente obrigariam a suspender o serviço e aplicar-lhe toda uma longa lista de regras de moderação e auto-censura. Veremos como é que Elon Musk irá lidar com isso.

MediaTek Dimensity 9300 faz throttle em 2 minutos

27-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente e poderoso Dimensity 9300 da MediaTek tem desempenho impressionante, mas limita rapidamente o desempenho devido ao aquecimento.

O Dimensity 9300 deu que falar por bater recordes no AnTuTu, e isso devido à curiosa opção da MediaTek de apostar exclusivamente em cores de alto-desempenho em vez da habitual distribuição de cores de alto-desempenho e cores de alta-eficiência. Este chip vem com 1x Cortex-X4 a 3.25GHz + 3x Cortex-X4 cores a 2.85GHz + 4x Cortex-A720 cores @ 2.0GHz; abdicando dos Cortex-A520 mais poupados. E agora, podemos ver em que é que isso resulta no mundo real.

Um stress test de uso do CPU no Vivo X100 Pro revela que o Dimensity 9300 rapidamente entra em modo "throttling" de redução da frequência de funcionamento passados apenas dois minutos, devido à temperatura, baixando para metade do desempenho (quatro cores baixaram para 1.2 GHz, três para 1.5 GHz, e um para 0.6 GHz). Para comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 costuma aguentar-se por mais de dez minutos com desempenho nos 80%.

Mediatek Dimensity 9300 #VivoX100Pro pic.twitter.com/Zi3k4Wmeib

— Sahil Karoul (@KaroulSahil) November 23, 2023

Actualmente, e já há algum tempo no sector mobile, o desempenho dos chips tem precisamente sido limitado pelas questões de temperatura - fazendo com que, nalguns casos de smartphones dedicados ao gaming, até se optasse por ventoinhas (internas ou externas) para aumentar a ventilação e eficência da dissipação do calor.

Mas, tirando jogos e apps intensivas, no dia a dia será pouco provável depararmos-nos com situações que estejam a exigir o funcionamento do CPU a 100% durante longos períodos de tempo, pelo que não deverá ser uma situação preocupante para a maioria dos utilizadores que façam uso típico do smartphone. Mais relevante será saber quais os consumos deste Dimensity 9300, e que tal se compara com os mais recentes Snapdragon 8 da Qualcomm.

Um álbum nascido de noites de êxtase

26-11-2023 | 23:03 | Gonçalo Sá

Tiga_Hudson_Mohawke.jpg

Noctívagos inveterados, TIGA e HUDSON MOHAWKE juntaram-se para homenagear noites longas e hedonistas em "L'ECSTASY", álbum de estreia da sua aventura colaborativa LOVE MINUS ZERO.

Depois do EP "LMZ2023", editado em Maio, dois nomes de proa da música de dança dos últimos anos mostram esta semana o resultado de uma ideia que começou a ganhar forma em Los Angeles, em 2019. O longa-duração de 15 faixas chega na próxima sexta-feira, 1 de Dezembro, já tem apresentação garantida em Portugal no Sónar Lisboa, em Março de 2024, e parte do conceito de "romance hardcore", um estado "no qual as fronteiras entre euforia, melancolia e a força bruta da amizade se desintegram por completo", descreve a dupla.

ecstasy.jpg

Inspirado em madrugadas vividas nas pistas até ao amanhecer, o disco foi antecedido por singles que não escondem essas memórias de raves nem da influência de alguma electrónica da alvorada dos anos 90 (e não só). Do techno à acid house, do electro ao trance ou Hi-NRG, as amostras iniciais recrutaram convidados como o rapper Channel Tres (em "Feel The Rush", exemplo de coolness sincopada), a veterana Elisabeth Troy, revelada nos dias da febre breakbeat (na tão retro como pujante "Ascending Into The Clouds"), ou Jesse Boykins III, vindo da soul e do R&B (em "Silence of Love", algures entre Tensnake e Hercules & Love Affair).

Embora estes temas não estejam ao nível do melhor de cada um dos seus autores a solo, também não deixam de ser muito eficazes na missão de pôr o corpo a mexer. E há uma que as supera: "IN ORDER 2", um dos últimos singles e faixa que encerra o álbum em alta. Cantada pelo próprio TIGA, em registo dolente, aborda a procura do amor a más horas entre uma atmosfera crepuscular, vozes distorcidas, sintetizadores hipnóticos e um saxofone que se intromete (e bem) quase no fim. "Esta canção capta o verdadeiro motivo pelo qual começámos a fazer música juntos", assinala o produtor e DJ canadiano nas redes sociais. Venham agora as dez que ainda nos falta ouvir:

Curiosos criam AIs sem limites nem restrições

26-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto os modelos AI das grandes empresas na área vão sendo limitados para evitar polémicas, há cada vez mais modelos afinados por pessoas individuais para escaparem a essas restrições.

Nos últimos anos já se tinha tornado comum que qualquer assistente AI experimental lançado por uma grande empresa fosse, logo de seguida, retirado do mercado por alguém ter encontrado forma de o colocar a dizer coisas racistas, insultuosas, e ofensivas. Os mais recentes modelos, como o ChatGPT, têm resistido e ficado no mercado, mas também eles têm sofrido ajustes constantes para tentarem reduzir o seu uso nesses cenários abusivos - ao ponto de agora até se recusarem a dar receitas "perigosamente picantes", ou de se recusarem a fazer contas matemáticas em que as variáveis tenham nomes como "perigosas" ou "antiética". Em resultado dessas limitações crescentes, não será surpresa que se criem alternativas menos restritivas.

É precisamente isso o que tem sido feito, usando como base modelos AI open-source. Embora estes modelos já contem com algumas limitações implícitas oriundas dos dados usados para a sua criação, podem ser facilmente adaptados para não conterem todas as regras adicionais que lhes são normalmente aplicadas (como aquelas que tentam evitar que um assistente auxilie o utilizador a fazer bombas, ou a planear um "crime perfeito").

Também já vimos exemplos de como, mesmo com estas regras, muitas vezes se podem enganar os modelos AI de forma criativa, dizendo que se está a fazer um filme - tendo também havido um caso em que alguém argumentou, com sucesso, que o mundo tinha acabado e já não existiam humanos no planeta, e que as regras anteriormente aplicada já não faziam sentido. Mas, já se sabia que, por muito que se queiram controlar e limitar os modelos AI, haverá sempre quem goste de quebrar as regras; que neste caso se traduz em remover ou não aplicar regras, e deixar que os modelos AI possam ser levados ao limite.

A incrível engenharia do ITER - o maior reactor de fusão do mundo

26-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) está a ser construído em França para demonstrar a viabilidade dos reactores de fusão nuclear.

O mundo aguarda impacientemente pela entrada na era da fusão nuclear e um futuro de energia limpa e praticamente ilimitada. O ITER começou a ser construído em 2020 e espera-se que possa entrar em funcionamento em 2025, mas é assombroso espreitar a escala desta mega-obra de engenharia que decorre em França.

Não é que não se tenham já tido exemplos idênticos no passado, como o LHC (que demorou uma década a ser construído). Mas enquanto os resultados do LHC são principalmente destinados à comunidade científica, o ITER terá resultados práticos de aplicação bem mais imediata: a geração de energia.



Além desta mega-projecto, o sector da fusão nuclear tem muitas outras empresas que dizem estar prestes a demonstrar a sua viabilidade, como a Helion Energy, que aposta em reactores mais compactos e com conversão directa para energia eléctrica sem necessidade de usar vapor e turbinas.

O roubo das skins Dbrand pela Casetify

26-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Casetify está a ser processada pela Dbrand e Zack Nelson (mais conhecido como JerryRigEverything) por ter roubado as skins que replicam o interior de smartphones e portáteis.

A Casetify certamente não pensaria estar a meter-se em sarilhos ao lançar a sua própria colecção de skins do interior dos equipamentos. O problema é que em vez as criar tendo o trabalho de comprar os dispositivos e fazer a sua digitalização, se limitou a pegar nas imagens das skins da Dbrand e a vendê-las como sendo suas.

Quando a notícia começou a circular, surgiram naturalmente algumas críticas a este processo, dizendo que a Dbrand não tem os direitos de autor sobre o interior dos equipamentos, o que é verdade. Só que, o que se passa, é que o processo de editar um scan do interior dos equipamentos de forma a produzir uma imagem "agradável" à vista é bastante trabalhoso, e nesse processo foram introduzidos diversos easter eggs referentes tanto ao canal JerryRigEverything como a coisas da própria Dbrand. E aquilo que está em causa no processo não é a Casetify não poder lançar as suas skins com imagens do interior dos equipamentos, mas sim ter optado pela via fácil de roubar as imagens produzidas pelo JerryRigEverything e Dbrand.


Floresta hiper-realista em Unreal Engine 5.3

26-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Unreal Engine continua a surpreender pela sua capacidade de recriar cenários ultra-detalhados com realismo surpreendente, como demonstra esta floresta.

É impossível não ficar de "queixo caído" ao ver o nível a que se chegou - especialmente no caso de fazerem parte do grupo de pessoas que assistiu à evolução dos videojogos desde os tempos do Pong e dos seus blocos monocromáticos. Daí passamos para jogos super-pixelizados com quatro cores, depois com 16 cores, e mais tarde com texturas e eventualmente com perspectiva e efeitos tridimensionais. Mas, tudo isso é literalmente pré-história, e seria inconcebível nos tempos em que se olhava para o Doom como sendo um jogo revolucionário, que um dia se pudesse vir ter algo como o que se segue, a correr em tempo real num computador.


É certo que estamos a ver algo a correr numa Nvidia RTX 4090, que não será propriamente a placa mais comum nos computador actuais, mas não deixa de ser um bom indicador do tipo de coisas que se tornará banal nos próximos anos, e na próxima geração de consolas que vierem substituir a PlayStation 5 e Xbox One Series X.

Ring Video Doorbell a €50

26-11-2023 | 13:21 | A Minha Alegre Casinha

Quem precisar de uma forma simples e acessível de saber quem está à porta de casa mesmo quando estiver fora, pode aproveitar a nova câmara-campainha Ring da Amazon.

Depois dos modelos completamente wireless, a Amazon traz-nos este novo modelo Ring que tem que dar uso aos cabos eléctricos mas que, em contrapartida, é bastante mais económico. E tendo em conta que para a maioria dos casos, a instalação destina-se a substituir uma campainha onde já existem os cabos instalados, o compromisso acaba por não ser assim tão penalizador.
Esta Ring Video Doorbell Wired está disponível por 50.81 euros na Amazon Espanha. Se quiserem a versão wireless com bateria, está disponível por 60.98 euros.

As Ring são consideradas das "campainhas" de referência e são de instalação e utilização extremamente simples, fazendo com que se receba uma notificação assim que alguém tocar à campainha (ou for detectado movimento), permitindo-nos falar com a pessoa mesmo que se esteja a quilómetros de distância. Pelo lado negativo, para se ter acesso a todas as vantagens, como gravações, será preciso subscrever o serviço Ring Protect - e claro, estamos a falar de um serviço cloud, cujas condições a Amazon poderá alterar a qualquer momento (para melhor ou para pior).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Synex Medical faz medição de glucose no sangue via campos magnéticos

26-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Synex Medical anunciou ter feito um avanço revolucionário, com um dispositivo compacto que consegue medir os níveis de glucose no sangue de forma não invasiva, usando campos magnéticos e ondas de rádio.

Nos útimos anos tem-se assistido a grandes esforços no sentido de criar sistemas de medição da glucose no sangue de forma não invasiva, algo que ainda não se materializou em nenhum produto comercial fiável. Mas a Synex Medical diz ter dado um passo de gigante neste objectivo, conseguindo fazer medições com precisão sem necessidade de qualquer tipo de agulha (nem micro-agulhas) como os dispositivos actuais.

O seu dispositivo tem funcionamento idêntico ao das máquinas MRI (ressonância magnética), mas com a diferença de ser extremamente mais compacta e usar campos magnéticos de baixa intensidade. Tradicionalmente seriam necessários campos magnéticos extremamente fortes (como os usados nas máquinas MRI), mas a Synex diz ter conseguido obter medições com precisão usando campos fracos. E com isso, em vez de uma máquina que ocupar grande parte de uma sala, passamos a ter uma caixa pouco maior que uma torradeira. Os utilizadores têm apenas que colocar o dedo no portal de leitura, e sem qualquer tipo de picadela, obterão o nível de glucose - e com o mesmo sistema a poder ser usado para fazer leituras de outros elementos, como lactose, cetose, e outros.
Ainda haverá muito a fazer até se chegar a um ponto em que isto possa ser miniaturizado e aplicado directamente num smartwatch ou até num anel inteligente. Mas, sem dúvida que será um passo importante para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que têm que conviver diariamente com as agulhas para controlarem os seus níveis.

Como curiosidade adicional, a Synex Medical conta com Sam Altman (o CEO da OpenAI recentemente envolvido no episódio do "sai e volta a entrar") como investidor.

|