PlanetGeek

Google Messages testa indicador RCS

22-06-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a testar um pequeno indicador para as mensagens RCS no Google Messages.

Há muito que a Google tem sido uma grande promotora para a adesão dos RCS - a geração mais evoluída dos SMS que lhes dá capacidades idênticas às apps de mensagens (e que a Apple teimosamente se recusa em implementar). Agora, está a testar forma de lhes dar mais visibilidade, aplicando um pequeno icon com um "balão RCS" aos participantes nas conversas no Google Messages.
Sem este indicador, a única forma de saber se uma conversa estava a ser feita via RCS ou SMS obrigava a entrar na conversa em questão e ver se a caixa de escrita da mensagem indicava "RCS message" ou "Text message", o que não se pode considerar que seja o indicador mais amigável para os utilizadores.

Por agora, este pequeno icon RCS ainda está em fase de testes e só chega a um número reduzido de utilizadores, mas esperemos que rapidamente seja promovido a funcionalidade oficial para todos.

Novos smartwatches Amazfit Cheetah e Cheetah Pro

22-06-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazfit lança dois novos smartwatches Cheetah destinados a desportistas, com o objectivo de se intrometer num segmento mais dominado pela Garmin.

O Amazfit Cheetah e Cheetah Pro vêm com GPS dual-band para melhoria do tracking da localização. O modelo Pro vem com ecrã circular AMOLED de 1.45" always-on, com luminosidade máxima de 1000 nits para garantir a sua legibilidade mesmo sob sol intenso. Tem a parte frontal feita em liga de titânio para enfrentar todo o tipo de abusos, mas o o corpo é feito em plástico reforçado para redução de peso (43 g) ou assim diz a marca. Sendo principalmente destinado a corredores, vem com um treinador virtual que até disponibiliza um assistente AI nalguns países, embora seja algo que é oferecido apenas como demonstração antes de passar a ser exigida uma subscrição para o manter. A marca diz que a bateria de 440 mAh é suficiente para lhe dar uma autonomia de 14 dias em uso normal, ou de até 7 dias em uso intensivo. Tem resistência à água até 5 ATM.

O Amazfit Cheetah mantém a maioria das características, mas com ecrãs diferentes. Vai ficar disponível em versões com ecrã circular e quadrado, com o ecrã circular a ser de 1.39", e a parte frontal a abandonar a liga de titânio e optar pelo plástico. Neste modelo também se diz adeus ao WiFi e possibilidade de fazer chamadas telefónicas via Bluetooth, pois não tem microfone integrado.

O preços do Amazfit Cheetah normal é de 210 euros, com o Cheetah Pro a ir para os 273 euros.

Pixel Tablet "Hub Mode" funciona com qualquer carregador

21-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do Pixel Tablet não têm que investir na dock da Google para usarem o Hub Mode.

Pode argumentar-se que demorou demasiado tempo, mas a Google parece finalmente ter percebido que faz muito mais sentido permitir a utilização de um tablet convencional como smart display, do que esperar que os consumidores comprem smart displays que, em muitos casos, são mais caros que tablets e oferecem funcionalidades bastante mais limitadas.

O Pixel Tablet tem um modo Hub que o transforma num smart Display quando é colocado na sua dock / suporte. No entanto, não é preciso investir em docks adicionais para tirar partido deste modo em múltiplos locais, já que se pode activar este modo com qualquer carregador e usar qualquer suporte básico para manter o tablet numa posição mais visível.

Para tal basta:
  1. Ir aos Settings -> Hub Mode
  2. Na secção Screen Saver -> When to Start escolher "While Charging"
É uma opção que faz todo o sentido de estar disponível desta forma, mas tendo em conta o tipo de limitações que os fabricantes muitas vezes colocam para forçar a compra dos seus produtos e acessórios, ainda bem que a Google não obriga os utilizadores a terem que recorrer a opções mais trabalhosas para desfrutar dela.

PHP Conference 2023 Calendar of July of User Group Meetings and Conferences

21-06-2023 | 19:33 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP community never stops and is quite alive. Many PHP developers are so busy that they cannot attend presential events.

Therefore we can see that some PHP user groups and conference organizers are now providing online alternatives to events that used to occur in physical locations.

Read this short article to learn where and when those presential and online conferences and user group meetings of interest for PHP developers in July 2023.

If you want to participate, sign up as soon as possible because many of these events have limited capacity to gather all the developers that may want to participate.

Nest Cams ficaram offline na Europa devido a erro da Google

21-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A conveniência das câmaras na cloud volta a pregar uma partida aos donos das Nest Cam da Google.

Uma das vantagens das câmaras de segurança com ligação à cloud, como as Nest Cam da Google, é a de libertarem os utilizadores das preocupações de configurações complicadas. No entanto, isso também faz com que pouco ou nada possam fazer quando as coisas correm mal.

Muitos utilizadores das Nest Cam na Europa depararam-se com as suas câmaras a ficarem "offline" na Google Home app. O problema afectava particularmente os modelos mais recentes das Nest Cam e Nest Doorbell, e o mais curioso é que, mesmo aparecendo como offline, as câmaras continuavam a gravar o histórico dos vídeos apesar de não permitirem fazer a visualização em directo das câmaras.

A Google já veio esclarecer que de facto se tratou de um problema com uma actualização nos servidores, que afectou o funcionamento das câmaras na região da Europa impedindo que fizessem a ligação ao serviço. No entanto, diz que o problema já foi corrigido para a maioria dos utilizadores, e os que os que ainda sofrem do problema deverão também ficar tratados nos próximo dias.

Note-se que, apesar da maioria dos utilizadores só ter sentido problemas nos últimos dias, os relatos de problemas começaram a surgir (em menor número) logo desde o início do mês. Pelo que, há pessoas que tiveram que aguardar semanas até poderem voltar a usar as suas câmaras como seria suposto.

Notícias do dia

21-06-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

MEO oferece 15 dias de dados ilimitados este Verão mas a 10 Mbps e sem hotspot; Hacker descobre "Elon Mode" nos Tesla para condução FSD sem chatear o condutor; Netflix ajusta fórmula de cálculo de visualizações; Cuidado com os smartphones com 16GB de RAM virtual; e comunidades do Reddit usam conteúdos adultos como protesto.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Patreon lança modalidade gratuita

O Patreon, o serviço de apoio a criadores que deixa que os seus fãs e seguidores contribuam com um valor mensal, vai lançar uma modalidade gratuita.

É uma evolução inversa à de outras plataformas (como Twitter e TikTok) que começaram por apostar nos seguidores gratuitos mas que têm lançado modalidades para subscrição paga, mas que faz sentido como forma de não deixar escapar os apoiantes que, mesmo não estando dispostos a pagar uma mensalidade, queiram seguir um determinado criador e potencialmente possam vir a pagar no futuro.

Além das subscrições, o Patreon também vai permitir a venda de bens digitais, cobrando uma comissão de 5%, e assim dispensando a necessidade de se recorrer a uma plataforma adicional para esse efeito.


FTC processa Amazon por dark patterns no Amazon Prime

A FTC norte-americana está a processar a Amazon por recorrer a técnicas duvidosas no seu Amazon Prime. A Amazon apresenta toda uma série de facilidades para aderir ao programa Prime, que dá acesso a descontos e envios gratuitos, além de espaço na cloud para fotos e acesso ao Amazon Prime Video; mas depois complica o mais possível no caso de alguém querer cancelar o serviço.

É pena ver grandes empresas (e no caso da Amazon, é uma das maiores do mundo) recorrerem a este tipo de técnicas, mas que nos relembram que, para todos os efeitos, os clientes são apenas um "número" do qual é necessário extrair a maior quantidade possível de euros / dólares / etc. E se com cada clique adicional a complicar for mais provável que esses clientes continuem a pagar a mensalidade do Amazon Prime, então melhor ainda (para a Amazon).

Veremos se este processo resulta em algo concreto, ou se é apenas mais uma mini-multa que demonstre que o "crime compensa"...


Google prepara Chromebook X topo de gama

Depois de ter conquistado parte significativa do mercado com os Chromebooks associados a portáteis económicos, a Google parece quer mudar essa percepção com o lançamento dos Chromebook X.

O programa Chromebook X será destinado aos portáteis e tablets topo de gama, contando com caracterização diferenciada tanto no exterior do equipamento como também a nível do ecrã de arranque do ChromeOS. A ideia é dar aos consumidores uma forma simples e rápida de diferenciar entre os Chromebooks mais modestos e aqueles que estarão preparados para uso mais intensivo (como uso do Steam para jogos) - embora me pareça que essa será uma diferenciação que já seria bastante simples de ser identificada... através dos preços.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Photoshop começou a ser desenvolvido em 1987 por Thomas Knoll e John Knoll, sendo que este último trabalhava na ILM (Industrial Light and Magic) e foi lançado oficialmente pela Adobe em 1990.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €21

21-06-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 21 euros na Amazon Espanha.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Netflix ajusta fórmula de cálculo de visualizações

21-06-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Netflix fez uns ajustes à forma como contabiliza as visualizações para obter o seu top de filmes e séries.

Para obter resultados que dizem ser mais justos e independentes da duração dos programas, a Netflix vai passar a contabilizar os rankings por "views", que são o total de tempo de visualização dividido pela duração do programa ou série. Com isto, eliminam-se as vantagens e desvantagens dos programas longos versus os programas mais curtos. Adicionalmente, a lista do top 10 é expandida de 28 para 91 dias (de 4 para 13 semanas) como forma de melhor indicar os programas mais populares durante um período de tempo mais prolongado.

Com estas alterações há programas que ganharam e perderam. Por exemplo, o Stranger Things 4 foi ultrapassado pela série Wednesday. E, curiosamente, tanto o Squid Game como o Wednesday, ficam com mais visualizações do que o número de clientes actuais da Netflix (265 milhões de views para o Squid Game, 252 milhões de views para o Wednesday, e 232 milhões de clientes) o que revela que há contas da Netflix a verem estes conteúdos "repetidos".

É algo que é facilmente explicado, não só nos casos de quem partilhava a conta, como quem tem várias pessoas em casa que vêem os programas em horários diferentes e podem ver a mesma série em alturas diferentes.

Cuidado com os smartphones com 16GB de RAM virtual

21-06-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

É preciso ter cuidado com as ofertas crescentes de smartphones com "16 GB" de memória RAM anunciada, mas que não é bem aquilo que se poderia esperar.

Há alguns meses alertamos para o facto de alguns fabricantes terem começado a anunciar memória virtual em smartphones e tablets, como forma de ludibriar os consumidores mais incautos. Lamentavelmente, em vez de se ter acabado com isso, a situação parece estar a proliferar e a alastrar-se a cada vez mais fabricantes, particularmente aqueles associados a equipamentos mais económicos.

Infelizmente, na minha pesquisa diárias de promoções para o nosso AadM Promos, vou-me deparando com um número crescente de modelos que recorrem a esta táctica enganadora.

No início, a coisa até era facilmente identificável, pois aparecia com referência de memória "incomum" como 7 GB ou 15 GB. Mas agora, a coisa tem-se expandindo para quantidades de memória mais difíceis de detectar, como 16 GB.
Nestes equipamentos com memória virtual, a verdade é que têm apenas algo como 4 GB ou 8 GB, com o resto da memória a ser memória virtual, que usa a memória flash (extremamente mais lenta) como expansão da memória RAM. E na prática isso significa que são coisas incomparáveis e que, para todos os efeitos, constitui publicidade enganadora. De outro modo, também seria aceitável que os fabricantes de portáteis dissessem que os seus computadores têm 1 TB de memória RAM, usando-se um SSD como memória virtual.

Hacker descobre "Elon Mode" nos Tesla para condução FSD sem atenção do condutor

21-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O software FSD dos Tesla tem um modo especial "Elon Mode" que remove os requisitos para atenção permanente ao circular.

O modo Full Self Driving tem evoluído ao longo dos anos mas está longe de estar ao nível da condução 100% autónoma que Elon Musk tem prometido. Actualmente, mesmo quem estiver a usar o modo FSD beta continua a ter que manter as mãos no volante de forma regular, e manter o olhar na estrada, sob pena de ser alertado e ver o sistema desactivado. Isto, a não ser que use o Elon Mode.

Um hacker já conhecido por analisar o firmware dos Tesla descobriu este Elon Mode que remove as restrições do modo FSD, permitindo usar o modo de condução autónoma sem terem que colocar as mãos no volante ou olharem para a estrada.


É algo que o próprio Elon Musk já tinha dito que estava a ser preparado, mas que seguramente estará limitado a nível de legislação dos diferentes países.


Além disso, há relatos de que o Autopilot tem estado envolvido em muitos mais acidentes do que têm sido revelados, e um denunciante revelou documentos internos da Tesla que revelam milhares de queixas referentes a acelerações e travagens fantasma.

O hacker refere que o sistema, mesmo sem necessidade de atenção do condutor, continua a ter comportamentos pouco recomendáveis, como fazer mudanças de via de forma aleatória, ou conduzir demasiado devagar em auto-estrada.

Pelo lado positivo, diz que a Tesla tem melhorado substancialmente a segurança do firmware de modo a torná-lo mais resistente a hackers.

MEO oferece 15 dias de dados ilimitados este Verão

21-06-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A MEO aproveita o seu 15° aniversário para oferecer 15 dias de dados ilimitados aos clientes.

Coincidindo com a oferta de dados ilimitados de Verão da Vodafone, também os clientes MEO poderão usufruir de vantagem idêntica a propósito do 15° aniversário da operadora.

No entanto, é uma oferta que também vem com pontos bastante negativos, como a limitação de velocidade a 10 Mbps e, acompanhad pela inibição do modo hotspot para partilha de dados com outros equipamentos. Condições que, logo à partida, poderão desaconselhar a adesão a esta companha.

Oferta de 15 dias de dados móveis ilimitados

Campanha válida para adesões na App my MEO até 31-07-2023.

A adesão deve ser realizada individualmente em cada cartão da conta na App my MEO.

Oferta limitada a 400 mil períodos de 15 dias consecutivos (limitado às vagas disponíveis).
Após ativar com sucesso o período escolhido não será possível alterar o período de usufruto.

Durante o período de usufruto da campanha, a velocidade de navegação será limitada a 10Mbps e a possibilidade de partilha de tráfego com outros equipamentos (hotspot) será inibida.
O usufruto da campanha implica que o cartão esteja ativo (sem barramento por saldo, validade ou por não pagamento de fatura).

O plafond de net móvel ilimitada é válido em território nacional. Em roaming no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido tem uma Política de Utilização Responsável (PUR) de 14,1GB. Esgotada a PUR, o tráfego consumido será deduzido ao plafond nacional acrescido de €0,0022/MB. Para mais informações consulta a Política de Utilização Responsável.

A campanha não está disponível para cartões MEO ativos após 01-06-2023 e que tenham tarifários de net ilimitada ou todo o tráfego incluído, tarifários de net móvel para PC/Tablet, tarifários sem plafond de dados incluído, tarifários IoT ou cartões pré-pagos que não tenham realizado €30 em carregamentos nos últimos 12 meses.


How to Use a PHP Image API to Get the Image of the Day from NASA

20-06-2023 | 20:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
NASA is the well-known North American Space Agency that does space exploration activities.

NASA often capture images from planets and stars that they observe in space.

They provide an API that can return what they call the image of the day.

This package provides a simple script that can retrieve and display the NASA image of the day.

Comunidades do Reddit usam conteúdos adultos como protesto

20-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A guerra entre os utilizadores do Reddit e o seu CEO, devido ao acesso pago à API que dita o fim das apps não-oficiais, entra numa nova fase de protestos.

Depois de vários canais terem começado a publicar apenas conteúdos sobre John Oliver, há agora outros subreddits que apostam num protesto bastante mais penalizador para a plataforma, passando a publicar conteúdos para adultos.

Subreddits como o r/interestingasfuck, r/TIHI (Thanks I Hate It), r/formula1, r/videos, r/HomeKit, e r/HomePod marcaram a transição dos canais para modo NSFW (not safe for work) e que permite a publicação de conteúdos "pornográficos, com nudez, ou profanos".

Com isto, para além dos canais só ficarem acessíveis a utilizadores adultos, restringe também significativamente o tipo de publicidade que o Reddit pode apresentar nos mesmos, já que a maioria das empresas não quer publicidade em páginas com este tipo de conteúdos.

Relembre-se que até os hackers que fizeram um ataque ao Twitter já vieram anunciar estar do lado dos utilizadores e também exigem o fim do acesso pago à API. Um acesso cujo único intuito terá sido o de acabar com as apps não-oficiais, ao estilo do que aconteceu com o Twitter. No entanto, o Twitter, foi desde logo claro quanto a essa intenção, de forma independente do acesso pago, proibindo que o acesso à API pudesse ser usado para qualquer tipo de app que tentasse replicar a app oficial.

Ainda não há fim à vista para este conflito do Reddit, mas por mais intransigente que o CEO queira ser, parece ficar demonstrado que a originalidade dos utilizadores irá sempre arranjar forma de endurecer os protestos em conformidade.

Rivian também muda para ficha Tesla - e Hyundai considera o mesmo

20-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA a Tesla parece estar bem encaminhada para tornar a sua ficha de carregamento no standard nacional.

Há muito que se sabe que a Tesla queria tornar a sua ficha de carregamento no standard nacional nos EUA, ao ponto de lhe ter mudado o nome para North American Charging Standard (NACS). E depois de ter convencido a Ford e GM a aderirem, todos os demais fabricantes de automóveis parecem estar obrigados a fazer o mesmo.

A Rivian já confirmou que também irá adoptar a ficha NACS nas suas viaturas, e e Hyundai diz estar neste momento em fase de avaliação para fazer o mesmo.

O uso da ficha NACS facilitará o acesso à rede Supercharger de carregamento da Tesla sem preocupação com fichas ou cabos de adaptação, o que será bastante apreciado pelos condutores.
Por outro lado, há também que ter em conta que esta é uma jogada bastante estratégica por parte da Tesla, e que assegura que também ficará com acesso imediato a milhões de novos clientes que, mesmo que não comprem um Tesla, irão inevitavelmente dar uso aos seus postos de carregamento. E melhor do que o lucro pontual e único de venda de um carro, é o lucro recorrente e regular dos carregamentos, que se multiplica por cada novo carro vendido e que se prolongará durante todo o seu tempo de vida.

Notícias do dia

20-06-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple não quer watchfaces não-oficiais no Apple Watch; Chrome para iOS com pesquisa por câmara e mini-mapas; os futuristas HiPhi X e HiPhi Z já estão à venda na Europa; Fairphone 5 vai ter versão transparente; Realme também vai sair da Alemanha; e Apple prepara iPhones à prova de riscos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Apple entra na era passkeys

A Apple já disponibiliza a autenticação no Apple.com e iCloud.com via passkeys, o novo sistema que dispensa a necessidade de passswords, utilizando-se equipamentos autenticados para fazer a validação do utilizador usando Face ID ou Touch ID.

O iOS 17, iPadOS 17 e macOS Sonoma passarão a utilizar automaticamente passkeys para acesso aos sites e serviços da Apple. O processo também poderá ser feito com outros equipamentos que suportem passkeys, já que se trata de um standard aberto da FIDO Alliance, e que também está a ser promovido em força pela Google e outras empresas.
Até ao lançamento do iOS 17 final, que deverá acontecer daqui a poucos meses, poderá recorrer ao iOS 17 beta, que a Apple disponibilizou para todos os utilizadores.


Spotify prepara modalidade "supremium"

O Spotify está a planear lançar uma modalidade "supremium" mais cara, para acesso aos modos de maior qualidade.

Há muito que se sabe que o Spotify tem preparada uma modalidade com som HiFi de maior qualidade, mas cujo lançamento por adiada por os serviços concorrentes (Apple Music e Amazon Music) disponbilizarem esses modos sem acréscimo de preço. Ainda assim, o Spotify vai insistir no aumento de preço com a diferenciação numa subscrição acima do Spotify Premium.

Veremos se a clientela do Spotify está disposta a aceitar este custo extra, ou se será a gota de água que poderá fazer com que decidam experimentar os serviços concorrentes.


Musk e Rogan em nova polémica anti-vacinas

O Spotify volta a ser atirado para o centro das atenções ao permitir que Joe Rogan continue a fomentar desinformação sobre vacinas - e contando com o apoio de Elon Musk - que desta vez até terão levado a que um médico fosse perseguido até à porta de sua casa.

O Spotify defende-se dizendo que o episódio, onde foram abordadas as habituais teorias de conspiração de ligação das vacinas ao 5G, WiFi, etc., não viola as suas regras contra desinformação porque nunca disse "expressamente" que as vacinas são concebidas para matarem pessoas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: VESA significa Video Electronics Standards Association - sendo um grupo que define standards relacionados com equipamentos de vídeo, indo das resoluções e frequências, às furações para encaixes standard na parte traseira dos monitores.

Powerbank AUDIDH 33800mAh com carregador wireless a €38

20-06-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 33800 mAh da AUDIDH assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank AUDIDH não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank AUDIDH 33800 mAh com PD e Qi está disponível por 38.58 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 5%.

O powerbank suporta vem com três portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 25 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Que smartphones Samsung vão receber Android 14 e One UI 6

20-06-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver um smartphone Samsung já pode saber se o seu modelo irá receber a actualização para o Android 14 e One UI 6.0.

Com uma dose considerável de modelos no mercado, a Samsung tem feito os possíveis por dar o melhor suporte possível a toda a sua gama. Com a chegada iminente da próxima geração Android 14, são também muitos os clientes que ficam curiosos para saber se o seu smartphone irá receber esta actualização, que neste caso também será acompanhada pelo One UI 6.0 da marca.

De acordo com a lista compilada pelo site SamMobile, estes serão os smartphones Samsung com direito à actualização:

Smartphones Samsung Galaxy com actualização para Android 14 + One UI 6.0

Galaxy S series
  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S23+
  • Galaxy S23
  • Galaxy S22 Ultra
  • Galaxy S22+
  • Galaxy S22
  • Galaxy S21 FE
  • Galaxy S21 Ultra
  • Galaxy S21+
  • Galaxy S21

Galaxy Z series
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Z Fold 3
  • Galaxy Z Flip 3

Galaxy A series
  • Galaxy A73
  • Galaxy A72
  • Galaxy A54
  • Galaxy A53
  • Galaxy A52 (A52 5G, A52s)
  • Galaxy A34
  • Galaxy A33
  • Galaxy A24
  • Galaxy A23
  • Galaxy A14
  • Galaxy A13
  • Galaxy A04s

Galaxy M series
  • Galaxy M54
  • Galaxy M53 5G
  • Galaxy M33 5G
  • Galaxy M23

Galaxy F series
  • Galaxy F54
  • Galaxy F23
  • Galaxy F14 5G

Galaxy Xcover series
  • Galaxy Xcover 6 Pro

Galaxy Tab series
  • Galaxy Tab S8 Ultra
  • Galaxy Tab S8+
  • Galaxy Tab S8

A lista não é oficial, pelo que poderá haver mais alguns modelos que ainda venham a ter direito a esta desejada actualização. Mas seguramente saberemos mais ao longo dos próximos meses, já que a Samsung deverá iniciar o programa One UI 6.0 Beta já no próximo mês, e isso será o melhor indicador possível para os smartphones que estão a ser equacionados para actualização.

HiPhi X e HiPhi Z à venda na Europa

20-06-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A HiPhi anunciou que vai fazer chegar os seus futuristas HiPhi X e HiPhi Z à Europa.

A HiPhi pode ser desconhecida da maioria dos europeus, mas é uma marca cujos automóveis irão fazer virar cabeças por onde passarem. Tendo obtido certificação da TÜV em Abril, a empresa já começou a aceitar encomendas na Alemanha e Noruega para os seus HiPhi X e HiPhi Z, e prepara a abertura do seu primeiro showroom no aeroporto de Munique.


O HiPhi X foi lançado em 2020 na China como sendo o primeiro carro sem qualquer puxador para as portas, e que parece ter sido criado para dar ainda mais espectáculo que as portas Falcon Wing do Tesla Model X. As portas são totalmente automatizadas, com as portas traseiras a abrirem em sentido oposto ao tradicional, e com a parte superior a levantar-se para facilitar o acesso. Com 5.2 metros de comprimento, também só fica atrás do BMW i7 e Mercedes EQS nas dimensões, mas contando com motores de 440 kW, e bateria de 97 kWh com autonomia anunciada de 460 km WLTP.

Os preços na Alemanha começam nos 109 mil euros e vão até aos 123 mil euros para o modelo mais equipado.



Mantendo o aspecto futurista, o HiPhi Z foi revelado o ano passado, com motor de 494 kW que permite aceleração até aos 100 km/h em 3.8 segundos, e bateria de 120 kWh que possibilita uma autonomia de 555 km WLTP. O preço começa nos 105 mil euros.

A marca promete o início das entregas para o terceiro trimestre deste ano.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €16

20-06-2023 | 12:15 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB está disponível por 16.40 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15%.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, mas limitada a um máximo total de 3A. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple não quer watchfaces não-oficiais no Apple Watch

20-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da aposta nos widgets, a Apple não tem planos para permitir mostradores não-oficiais no Apple Watch.

Fale-se de smartwatches e uma das coisas em que imediatamente se pensará é a versatilidade para poderem apresentar um número infinito de mostradores de relógio, de todos os estilos imagináveis. Isso é algo que tem sido explorado à exaustão no Wear OS, onde até existem apps que facilitam a criação de mostradores por parte dos utilizadores, mas que tem estado ausente do popular Apple Watch.

Apesar de estar no mercado há anos e ter contado com significativa evolução, o Apple Watch e watchOS continuam sem permitir a instalação de watchfaces não oficiais, limitando os utilizadores à selecção que a Apple disponibiliza (e chegando até ao ponto ridículo de alguns deles serem limitados a alguns modelos específicos). E infelizmente, este é um cenário que não deverá mudar em breve, com a Apple a não ter planos para permitir watchfaces não oficiais.

É algo que a Apple poderia fazer com simplicidade, acrescentando uma secção de mostradores à App Store, e cujas "desculpas" não convencem - com a Apple a dizer que deseja manter a "estabilidade" do sistema (não seria difícil disponibilizar um conjunto muito limitado de coisas que pudessem ser feitas, para garantir que não existiram abusos). Mais certo é que a Apple não se queria aventurar num pesadelo de processos referentes a abusos de marcas registadas, com milhares de developers a replicarem mostradores de relógios de marcas conhecidas, de modo idêntico mas com elementos alterados que permitissem argumentar ser "diferente".

|