PlanetGeek

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €99

19-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas, as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 99 euros na Amazon Espanha.
As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Teslas têm mais acidentes que outras marcas - revela estudo de sinistros

19-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Contrariando os anúncios de Elon Musk que asseguram que os Teslas têm muito menos acidentes, um estudo que analisou milhões de sinistros automóveis revela que os Tesla estão no topo da lista de acidentes.

A contradição tem levantado bastantes questões. De um lado temos a Tesla a dizer que os seus automóveis têm muito menos acidentes do que as restantes marcas, usando-se ou não o Autopilot, devido às suas tecnologias de segurança. Por outro lado, os dados dos sinistros das empresas de seguros não deixam margens para dúvidas, revelando que na tabela da acidentes, a Tesla lidera com 23.54 acidentes por cada mil de condutores, à frente da Ram e Subaru com 22.76 e 20.90 respectivamente.

Uma das possíveis explicações é a do uso de métricas completamente diferentes. A Tesla usa o número de quilómetros percorridos entre acidentes e, talvez mais fundamental para esta diferença, apenas contabiliza acidentes que tenham levado à activação dos airbags. Do outro lado, temos todo o tipo de acidentes, graves ou ligeiros, que tenham levado à participação nas empresas de seguro.
A confirmarem-se estes dados, cai por terra a publicidade da Tesla quanto à segurança dos seus sistemas, e acaba por demonstrar precisamente aquilo de que os seus críticos a têm acusado: de que ao exageram nas promessas de que os Tesla podem conduzir sozinhos e são implicitamente seguros, levam a que os condutores facilitem e, como demonstrado, acabem por ter mais acidentes.

NASA envia vídeo Ultra HD do espaço via laser

19-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A NASA recebeu com sucesso a primeira emissão de vídeo Ultra HD recebido do espaço profundo via laser.

Para ultrapassar as limitações da largura de banda das missões espaciais, a NASA tem explorado a utilização de lasers. E o primeiro teste, feito a partir de uma distância de 31 milhões de quilómetros da Terra (cerca de 80 vezes a distância da Terra à Lua) foi um sucesso. A emissão foi feita a 267 Mbps e demorou 101 segundos a chegar ao nosso planeta, consistindo num vídeo de 15 segundos que, apropriadamente, mostra um gato a brincar com um laser. A recepção feita por um telescópio na Califórnia, permitiu ver o vídeo em tempo real, assim como os dados enviados em simultâneo.

We just streamed the first ultra-HD video brought to you via laser from deep space. And it’s a video of Taters, a tabby cat.

This test will pave the way for high-data-rate communications in support of the next giant leap: sending humans to Mars. https://t.co/tf2hWxaHWO pic.twitter.com/c1FwybYsxA

— NASA (@NASA) December 19, 2023

Este foi apenas o primeiro teste, sendo que irão sendo feitos testes adicionais à medida que a missão Psyche se vai afastando até atingir a cintura de asteróides localizada entre Marte e Júpiter. O objectivo é assegurar que será possível manter a transmissão de banda larga à máxima distância que Marte fica do nosso planeta, para possibilitar comunicações de alta-qualidade em futuras missões ao planeta vermelho.

No entanto, por muita tecnologia que a NASA desenvolva, se há algo que não se conseguirá evitar, é que as comunicações de Marte, mesmo usando lasers, demorarão entre 3 e 22 minutos a chegar até nós (e o mesmo tempo a chegarem da Terra até lá) dependendo da sua posição em relação ao nosso planeta.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €19

19-12-2023 | 13:19 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Lencent com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 19 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Worldcoin recolhe scans da íris em Portugal

19-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de alguns países terem proibido a recolha de scans oculares, a Worldcoin continua a fazê-lo onde quer que possa, incluindo Portugal.

A Worldcoin é um projecto de criptomoeda criado por Sam Altman, o CEO da OpenAI (que recentemente foi despedido e readmitido numa questão de dias), e que se tenta destacar de todos os outros milhares de projectos de criptomoedas combinando-o com a identificação biométrica. Para isso o projecto tem andado por todo o mundo a recolher scans oculares de pessoas, com Portugal a ter sido um dos países de lançamento da fase beta, e essa recolha já chega a centros comerciais, incluindo até a menores sem acompanhamento dos pais.

Apesar do projecto assegurar que são seguidas todas as regras de privacidade, há muitos especialistas que estão "horrorizados" com o facto de se estar a permitir a recolha deste tipo de dados biométricos a uma escala global. Alguns países já proibiram a recolha de dados pela Worldcoin, sendo que também não deixará de ser algo suspeito que a própria Worldcoin diga abertamente que tem dado prioridade a países em desenvolvimento onde existe "menos burocracia". Por cá, a empresa dizia já ter superado 1% da população portuguesa no início do ano, pelo que agora, e a avaliar pelas filas nos centros comerciais, certamente terá valores bastante superiores.

Sabendo-se que a nossa CNPD é tipicamente bastante conservadora e cautelosa, seria interessante saber o que diz sobre este tipo de recolha de dados biométricos por uma empresa privada, incluindo dados de menores - que quase garantidamente não terão enquadramento legal justificativo, especialmente ao ser feito sem qualquer tipo de autorização ou consentimento dos pais.

Samsung lança novos sensores ToF e global shutter

19-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung adicionou dois novos sensores à sua linha ISOCELL Vizion. O primeiro é um sensor 3D ToF (Time of Flight) que mede a distância até objetos, o outro é um sensor de imagem com global shutter.

Começando pelo Samsung ISOCELL Vizion 63D, este é o primeiro sensor ToF a ter um ISP integrado para a detecção de profundidade, permitindo realizar o processamento 3D directamente no sensor sem depender de um chip adicional. Com isso a Samsung anuncia uma redução do consumo de energia do sistema em até 40% em comparação com o sensor Vizion 33D anterior.

O 63D pode capturar informações de profundidade a 320 x 240px e 60fps e também tem um modo de 640 x 480px para distâncias mais reduzidas (5 metros em vez do alcance máximo de 10 metros).

O ISOCELL Vizion 931 é um sensor de imagem global shutter. Tipicamente, um sensor de imagem utiliza o rolling shutter - podendo resultar em efeitos de distorção quando se captam imagens em movimento. Mas este sensor utiliza um global shutter, captando cada exposição de forma global e de uma única vez, congelando a acção sem qualquer distorção visual. Com uma resolução de 640 x 640 px é um sensor principalmente vocacionado para aplicações industriais ou para reconhecimento facial ou ocular, permitindo também encaderar até quatro sensores em linha para facilitar a sua integração em dispositivos que necessitem usar múltiplos sensores.


Tanto o Samsung ISOCELL Vizion 63D quanto o ISOCELL Vizion 931 estão em fase de amostragem para fabricantes, sendo também esperado que estes sensores possam vir a ser usados pela própria Samsung nos óculos XR que se acredita que está a desenvolver em parceria com a Google e a Qualcomm.

Powerbank iPosible 26800mAh com carregador wireless a €29

19-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh da iPosible assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank iPosible não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank iPosible 26800 mAh com com PD 18W e Qi wireless está disponível por 29.95 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto.

O powerbank suporta vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 15 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 10 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Huawei surpreende com atualizações de segurança

19-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que se apresenta longe dos lugares de destaque que até há bem pouco tempo ocupou, a Huawei acaba por surpreender ao disponibilizar atualizações de segurança a tempo e horas, isto quando grande parte dos fabricantes continua a descurar este assunto.

O Huawei Mate 30 Pro foi um dos primeiros smartphones a ser lançado sem as aplicações e serviços da Google a correr de origem. Rapidamente surgiram vários métodos para contornar esta limitação, permitindo aos utilizadores utilizar o smartphone de forma igual ou pelo menos semelhante ao que anteriormente faziam.

A Huawei foi apostando na sua App Gallery, ao mesmo tempo que ia apresentando novos serviços e funcionalidades associadas ao seu ecossistema, opções que visavam colmatar a oferta anteriormente disponibilizada através da Google. Não foi por isso de estranhar que a própria Huawei começasse a dificultar a instalação dos serviços da Google, preferindo apresentar as suas alternativas aos clientes.



Com as apps e serviços "tratados", as atualizações de segurança continuavam em aberto e a Huawei acabou por surpreender pela positiva neste campo. O Mate 30 Pro, smartphone com um excelente conjunto de câmaras, continua a ser o equipamento que utilizo para fotografar os equipamentos em análise. Quando dava inicio a uma cobertura fotográfica, frequentemente fui surpreendido com mais uma atualização de segurança, situação que se vai mantendo até à data, com o Mate 30 Pro a apresentar um patch de segurança com data de Novembro de 2023.

Se considerarmos que o smartphone em questão foi lançado há quatro anos e continua a receber atualizações mensais de segurança, este desempenho da Huawei merce ser alvo de destaque, não só porque é algo que poucas marcas igualam, mas também porque a representatividade da marca no mercado mobile é nesta altura quase que inexistente.

Ganha uma fita LED Govee para TV

19-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma fita LED Govee para TV.
As pessoas que insistem em ver TV numa sala completamente às escuras não vão acreditar na diferença que faz colocar iluminação, mesmo que subtil, na parte traseira do ecrã; mas podem acreditar que depois de experimentarem não vão querer outra coisa: ainda mais quando isso pode ser feito de forma bastante económica com uma fita LED.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Corte do Beeper leva Apple a ser investigada por comportamento anti-concorrencial

18-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A atitude da Apple face ao Beeper poderá ter sido a gota de água que poderá levar à abertura do serviço iMessage.

A saga do Beeper tem sido atribulada. O Beeper é uma app que permite a smartphones Android comunicarem com iPhones via iMessage tal como se fossem iPhones (acabando com o estigma dos balões de mensagens verde vs azuis), e que surgiu no seguimento do fiasco do Sunbird, um serviço que prometia fazer o mesmo mas que se veio a revelar um pesadelo de falta de segurança.

Como era de esperar, não demorou para que a Apple arranjasse forma de cortar o acesso ao Beeper, que rapidamente contra-atacou com nova versão que voltava a dar acesso ao iMessage; sendo este um processo que se antevê que se venha a repetir por múltiplas vezes no futuro próximo. Mas pode ser que nem se chegue a isso. Nos EUA já foi pedida uma investigação para determinar se a Apple não estará a recorrer a tácticas anti-concorrenciais ao tentar cortar o acesso ao Beeper.

A preocupação é legítima, mas há que ter em conta que no passado já foram feitas tentativas idênticas para levar à abertura da App Store, e que até ao momento têm falhado (não se podendo esquecer o forte peso do lobby da Apple). No entanto não deixaria de ser curioso que a abertura do iMessage acabasse por acontecer primeiro por pressão dos EUA, quando na Europa a Apple parece ter conseguido fazer com que o iMessage escape às regras do DMA que obrigariam a permitir a interoperabilidade com serviços concorrentes.

Uma canção entre a Bélgica e Hong Kong, a perda e o recomeço

18-12-2023 | 19:18 | Gonçalo Sá

Bolis Pupul.jpg

Ao lado de Charlotte Adigéri, BOLIS PUPUL assinou no ano passado "Topical Dancer", álbum de música de dança ritmicamente fresca e socialmente atenta com o carimbo da Deewee, a editora de Stephen e David Dewaele - ou seja, os Soulwax.

Em 2024, o músico belga regressa com outro longa-duração, mas desta vez na sua estreia a solo. "LETTER TO YU", agendado para 8 de Março, tem inspiração na morte da sua mãe, vítima de um acidente de automóvel em 2008, e na viagem que o artista fez dez anos depois a Hong Kong, local onde esta nasceu e viveu.

O contacto com as raízes chinesas é abordado logo no primeiro single, "COMPLETELY HALF", reflexão sobre herança, fronteiras e percepção envolta numa moldura synth-pop que incorpora sons das estações de metro de Hong Kong, lembrando mais a escola de uns Metronomy (com quem Pupul já colaborou, em "Hold Me Tonight") do que o disco com Adigéri.

Produzido pelos Soulwax, tal como os outros temas do álbum, e gravado nos estúdios da dupla em Ghent, ganha interesse acrescido no videoclip que capta parte da viagem agridoce que motivou esta aventura em nome próprio. Realizado pela fotógrafa Bieke Depoorter, é certamente dos mais bem filmados (e fotografados, lá está) da temporada:

MB Way vai chegar a Espanha e Itália

18-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os cidadãos portugueses vão poder usar o MB Way além fronteiras, começando por Espanha e Itália, mas podendo chegar a mais países.

A SIBS anunciou que está a trabalhar no sentido de implementar a interoperabilidade do serviço MB Way com os congéneres de outros países europeis, começando por Espanha e Itália.

Se em Portugal temos o MB Way, em Espanha existe o Bizum e em Itália o Bancomat, com funcionalidades idênticas a nível de permitir efectuar pagamentos a partir do smartphone. Com esta compatibilidade entre serviços, os utilizadores portugueses poderão facilmente enviar dinheiro para um utilizador espanhol ou italiano, necessitando saber apenas o seu número de telefone, tal como acontece com números de telefone nacionais. E apesar do acordo por agora se focar em Espanha e Itália, a ideia é que no futuro isto se possa alargar a mais países que tenham serviços idênticos, como o Ideal nos Países Baixos.

Refira-se que recentemente os utilizadores do MB Way receberam más notícias, de que passará a ser exigido um cartão associado à conta para poderem efectuar pagamentos digitais. E esta expansão a outros países pode também ser vista como uma forma de antecipação ao "Euro digital" que está a ser preparado pelo Banco Central Europeu, e que potencialmente poderá oferecer funcionalidades idênticas em toda a zona Euro.

How to Create a Simple PHP CRUD Application using MySQL to Store Records in a Database

18-12-2023 | 17:34 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many PHP applications provide a user interface to perform common operations on records of information stored in a database.

These operations are usually called CRUD: Create, Retrieve, Update, and Delete.

This package provides a simple example of creating a PHP CRUD application using a base class to access a MySQL database.

Then, specific classes can use the base class to implement functions that perform each of the CRUD operations that your application needs.

Read below to learn more about this package and how to implement your CRUD applications without writing too much PHP code.

Notícias do dia

18-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Flipboard adere ao ActivityPub e fediverse; LG revela antena transparente para automóveis; Twitch aprova nudez - para logo mudar de ideias; Tesla dá meros retoques no recall do Autopilot; Zeekr revela baterias LFP de carregamento rápido; Apple testa subscrições cruzadas com desconto; iOS 17.2 protege iPhones contra Flipper Zero; e notificações da Apple e Google usadas para espiar utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Coupang compra Farfetch

A saga do unicórnio português Farfetch parece ter chegado ao fim, com a empresa a ser comprada pela Coupang, empresa sul-coreana apoiada pelo grupo SoftBank.

Com esta operação, a Farfetch também será removida da bolsa de Nova Iorque. As acções valem agora cêntimos, resultando na sua perda total, tanto para os investidores como para os trabalhadores que tinham recebido acções como prémio.


X enfrenta investigação formal da UE

O X de Elon Musk vai estrear as investigações ao abrigo do Digital Services Act (DSA), que acarreta diversas exigências a nível da moderação e remoção atempada de conteúdos considerados ilegais, entre outras coisas.

Apesar de recentemente a UE ter criticado a plataforma pela forma como permitiu conteúdos do Hamas, a investigação parece ser mais abrangente, referindo coisas além da moderação, como o uso de dark patterns, falta de transparência na publicidade, e falta de acesso a dados para investigadores. Sabendo-se que Elon Musk não tem tido papas na língua, recentemente mandando "f***r" as empresas que deixaram de fazer publicidade no X, vai ser interessante ver qual será a sua reacção a esta investigação.


Apple forçada a suspender vendas do Apple Watch 9 e Ultra 2 nos EUA

Devido a uma disputa de patentes, a Apple vai ser forçada a suspender a venda dos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 nos EUA esta semana. Um momento crítico que pode afectar as compras de Natal.

Em causa está o sensor de medição do nível de oxigénio no sangue, que a empresa Masimo diz que a Apple copiou. A suspensão não afecta os Apple Watch mais antigos, nem o Apple Watch SE (que não tem este sensor), e conta com uma excepção que permite a reparação, manutenção, e substituições ao abrigo da garantia, de unidades vendidas antes da entrada em vigor da suspensão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro vídeo a ter sido colocado no YouTube é um vídeo de 18 segundos chamado "Me at the zoo", criado por Jawed Karim (um dos fundadores do YouTube) e publicado no dia 24 de Abril de 2005. Já foi visto 167 milhões de vezes.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €19

18-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Lencent com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 19 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT com depressão de Natal?

18-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT parece ter ficado mais aborrecido nesta época de Natal, levando a suspeitar que sofra de "depressão natalícia".

Diversos utilizadores do ChatGPT têm reparado que o assistente AI da OpenAI tem-se recusado a fazer tarefas que fazia sem problema há algumas semanas, ou dando respostas bastante mais curtas e simples do que era habitual. Isso levou à suspeita, em tom de brincadeira, de que poderia sofrer de depressão de Natal, mas que na verdade poderá ser revelador de alterações que a OpenAI esteja a fazer nos bastidores.

Com os modelos LLM mais poderosos a serem bastante dispendiosos em termos de processamento, poderá dar-se o caso da OpenAI estar a optar por (ou testar) modelos mais optimizados e eficientes, que resultam nestas recusas e respostas simplificadas.

Does ChatGPT have seasonal depression?

Some users think so after noticing instances of the chatbot giving simpler answers than usual and refusing to complete requested tasks. pic.twitter.com/ZbWVv7Nf0m

— TechCrunch (@TechCrunch) December 16, 2023

Esta suposta "depressão" também pode ser resultado de um conjunto acrescido de regras de moderação ou de limitação do modelo, que estão continuamente a ser ajustadas pela OpenAI para fazer face às formas criativas que os utilizadores encontram para as contornar.

No entanto, até que haja qualquer confirmação oficial por parte da OpenAI, todas as hipóteses se mantêm no reino das considerações. Mas não se surpreendam se na próxima interacção que tiverem com o ChatGPT, ele parecer menos predisposto para fazer tudo o que lhe pedirem.

LG revela antena transparente para automóveis

18-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A LG Electronics desenvolveu uma antena transparente para automóveis, que permite manter a conectividade desejada sem necessidade de antenas exteriores.

Com a evolução tecnológica, as necessidades dos automóveis tiveram que ir acompanhando. Se dantes bastava uma antena para captar as emissões de rádio, hoje em dia temos, além disso, a necessidade de assegurar boa captação dos sinais GPS, de comunicações celulares 4G e 5G, comunicação satélite, e até comunicações adicionais de sistemas como V2V (Vehicle-to-vehicle) e V2X. Para isso, cada fabricante vai tentando disfarçar as antenas da melhor forma possível, mas a proposta da LG poderá revelar-se mais tentadora, ao evitar antenas no exterior.

A LG criou uma antena transparente que é aplicada directamente no vidro dos veículos. Desenvolvida em parceria com a Saint-Gobain Sekurit (um dos maiores fabricantes de vidro para o sector automóvel), a antena pode ser aplicada sob a forma de película transparente, ou integrada directamente no próprio vidro. Tendo em conta a dimensão dos pára-brisas ou vidro dos tectos panorâmicos, estas antenas podem ter a dimensão desejada para assegurar a melhor qualidade de sinal, sem preocupações com a volumetria que seria uma condicionante nas antenas tradicionais.

Esta antena transparente será apresentada oficialmente no CES 2024, e é de imaginar que não faltarão fabricantes interessados em adoptá-la assim que possível para os seus futuros modelos.

Flipboard adere ao ActivityPub e fediverse

18-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Flipboard vai aderir ao ActivityPub, facilitando a sua integração com outros serviços que o usem, como o Mastodon e - em breve - o Threads.

Aos poucos, a promessa do ActivityPub - um protocolo standard para redes sociais descentralizadas - parece que se começa a materializar. Apesar de há muito existirem serviços que o utilizam, como o Mastodon, começam a somar-se serviços e plataformas que também lhe dão uso, sendo que uma das mais aguardadas é o Threads, que já começou a testar essa integração, e que recentemente ficou disponível na Europa.

Mas desta vez trata-se de um velho veterano (já lá vai mais de uma década): o Flipboard também vai aderir ao ActivityPub. Isto permitirá que os utilizadores do Flipboard possam seguir qualquer conta do chamado Fediverse (o universo de conteúdos no ActivityPub). O serviço diz que será o primeiro que se vai mudar, de "corpo e alma", do seu sistema de conteúdos fechado para um sistema totalmente aberto e descentralizado (o ActivityPub) - e que espera que isso seja um exemplo que outros sigam.

O Flipboard continuará a ter um interface que é mais vocacionado para a leitura de conteúdos de média e longa dimensão do que pequenas publicações ao estilo do X/Twitter ou Threads, mas o mais importante é mesmo a questão de adoptar o protocolo aberto que, potencialmente, poderá vir a inverter a tendência dos últimos anos, das redes sociais que se fechavam cada vez mais sobre si mesmo, procurando aprisionar utilizadores e conteúdos.

Como criar ChatGPTs personalizados

18-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Quem não estiver satisfeito com o comportamento do ChatGPT pode criar o seu próprio assistente AI à medida das suas necessidades.

No mês passado a OpenAI lançou os custom GPTs, versões modificadas e especializadas do seu ChatGPT, que serão mais adequados para lidar com cenários específicos. E, embora por agora ainda só esteja acessível aos clientes Plus e Enterprise, cada um pode criar os seus próprios assistentes para as suas necessidades.

A parte mais interessante é que todo o processo é bastante acessível (Explore - Create a GPT) e pode ser feito por qualquer pessoa, com base num sistema perguntas e respostas e de se explicar o que se pretende. No fundo, quase como se se estivesse a falar com uma pessoa a pedir o que se deseja.
No final, os assistentes GPT personalizados poderão ser mantidos privados para uso próprio, ou disponibilizados publicamente para que possam ser usados por outros.

Não deixa de ser inspirador que algo que, tradicionalmente obrigaria a saber programação e ter bastante formação na área da inteligência artificial, vá ficando acessível a praticamente toda e qualquer pessoa que apenas tenha vontade de querer resolver um qualquer problema. Só falta que a OpenAI abra esta funcionalidade aos utilizadores gratuitos, para que ainda mais pessoas possam explorar estes assistentes personalizados.

Cadeira gaming Songmics a €81

18-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira gaming BlitzWolf BW-GC4.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis.
Esta cadeira gaming Songmics está disponível por apenas 81.73 euros, com envio da Amazon Espanha.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível em diversas cores, incluindo azul, branco, cinzento, laranja, vermelho, e também preto para quem gostar de algo mais discreto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|