PlanetGeek

Amazfit Pop 3S com ecrã de 1.96" curvo

05-06-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazfit está a prestes a lançar o smartwatch Pop 3S que virá equipado com um ecrã de 1.96".

Tal como tem acontecido nos smartphones, também nos smartwatches se tem assistido a um crescimento dos ecrãs para facilitar a visualização de conteúdos e a interacção com os mesmos.

No caso do Amazfit Pop 3S, teremos um ecrã rectangular de 1.96" com 410 x 502 pixeis, que se torna no smartwatch da marca com o maior ecrã até à data - para comparação, o GTS 4 vem equipado com um ecrã de 1.75", e o Bip 3 vem com ecrã de 1.69". E para melhor se ajustar ao pulso, o ecrã 2.5D é ligeiramente curvo.
O smartwatch vem com mais de 100 mostradores disponíveis, permite fazer chamadas (via Bluetooth) e aceder a assistentes digitais de voz, e inclui toda a panóplia de sensores e tracking de actividades desportivas que se tornaram habituais neste tipo de dispositivos, incluindo frequência cardíaca, SpO2, stress, monitorização de sono, etc.

A marca anuncia até 12 dias de autonomia, faltando agora ficar a conhecer a data de lançamento na Europa e o preço.

Gmail com pesquisa melhorada

04-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google promete resultados mais imediatos nas pesquisas no Gmail, com uma nova secção "top results".

Enfrentando uma forte oposição da Microsoft na adopção de melhorias AI nos serviços, também a Google promete novidades que beneficiarão os utilizadores de forma imediata. E desta vez, numa das áreas que tradicionalmente tem sido da sua competência: as pesquisas.

As pesquisas no Gmail passarão a apresentar uma nova secção "top results" com os resultados que a Google pensa serem os que o utilizador deseja; em vez de se limitar a apresentar todos os resultados. A Google diz que este novo sistema tem em conta uma série de novos factores, como a antiguidade dos emails e interacções com os mesmos, assim como outros factores relevantes.
No caso daquilo que se procura não estar nesta secção, será apenas questão de aceder à secção imediatamente abaixo, que apresenta os resultados tradicionais da pesquisa, tal como dantes.

Este novo sistema de pesquisa já está a ser distribuído pelos utilizadores, mas poderá demorar algumas semanas até chegar a todos. Quem fizer uso frequente (ou ocasional) da pesquisa no Gmail em breve deverá ver a nova secção top results surgir nos seus smartphones.

Relógio LEGO para mil milhões de anos

04-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Esta construção LEGO mostra como construir um relógio capaz de contabilizar o tempo em milhares de milhões de anos.

Apesar de ser pouco provável que qualquer relógio, em LEGO ou qualquer outro material, se mantivesse funcional ao fim de mil milhões de anos, não deixa de ser interessante explorar as formas de medir o tempo usando um relógio LEGO que vá para além das horas.

Neste caso, temos um relógio com mostrador para segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milénios, e até anos galácticos (o tempo que o nosso Sol demora a fazer uma órbita completa em redor do centro da Via Láctea, o que acontece uma vez a cada 230 milhões de anos).

O relógio usa um peso para alimentação do mecanismo, mas com sistema de "recarregamento" automático usando um motor para puxar o peso para cima, que é alimentado por um painel solar e bateria. O painel solar conta com um sistema de inclinação para melhorar a eficiência, seguindo o sol ao longo do dia.


O problema da fábrica de tijolos

04-06-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O problema matemático da fábrica de tijolos tenta minimizar o número de cruzamentos em linhas, e com aplicações em inúmeras áreas, incluindo os microchips.

Tendo sido idealizado pelo matemático húngaro Pál Turán, lamentavelmente enquanto fazia trabalhos forçados durante a 2ª Guerra Mundial, o problema da fábrica de tijolos lida com a questão de ligar as unidades de produção e os armazéns com carris, mas tentando minimizar o número de cruzamentos nas linhas para reduzir o risco de acidentes e descarrilamentos.

É algo que começa de forma bastante simples quando se tem apenas um ou dois elementos de cada, mas que rapidamente se complica à medida que se vão adicionando mais elementos.

Curiosamente, o problema não se limita a "fábricas de tijolos", aplicando-se a coisas bem mais modernas como as placas de circuito impresso e a própria concepção interna de microchips, onde existem milhares ou milhões de pontos que têm que ser interligados e onde é necessário evitar o cruzamento de linhas.

BOE mostra TV 16K de 110"

04-06-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A BOE demonstrou o primeiro televisor de 110" com resolução 16K.

Depois do 4K e 8K, a BOE mostra como serão os ecrãs do futuro com uma resolução 16K. Estamos a falar de um ecrã capaz de apresentar 15360 x 8640 pixeis, ou seja, o equivalente a 4 ecrãs 8K ou 16 ecrãs 4K.

De momento é apenas um protótipo, e não há data prevista para o seu lançamento comercial. Algo que não deverá preocupar os consumidores, já que temos grande parte dos conteúdos que ainda nem sequer tira partido dos televisores 4K - e que leva os fabricantes de TVs 8K a terem que apostar nas melhorias de resolução via AI para aproveitar os seus pixeis. Mas, sem dúvida que haverá algumas situações em que esta resolução imensa dos 16K se poderá tornar atractiva, sendo por aí que comece a era dos 16K antes de se alastrar ao público em geral.

Mas, será sempre algo que ainda está a muitos anos de distância. Basta relembrar que em 2011 se ia falando dos primeiros ecrãs 8K, e mesmo já tendo passado mais de uma década, ainda continuam a ser relativamente raros e com conteúdos 8K ainda mais raros.


Micro-tanque com câmara e controlo remoto via ESP32

04-06-2023 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como construir um tanque de controlo remoto em escala ultra-reduzida, controlável a partir do smartphone e com streaming de vídeo.

Se em tempos um simples carro de controlo remoto era um dos brinquedos mais desejados pelo Natal, hoje em dia basta juntar um punhado de componentes para se poder criar algo ainda mais evoluído, que pode ser controlado a partir do smartphone e que nos deixa ver a visão remota da viatura recorrendo a uma pequena câmara.

Neste caso, temos um ESP32 como cérebro do sistema, em conjunto com dois motores e uma pequena bateria Lipo. A própria estrutura do tanque, impressa em 3D, é utilizada para as as bandas de borracha usadas para a sua movimentação, simplificando imensamente toda a parte mecânica.


Como sempre, facilmente se poderá adaptar o projecto para mil e um outros propósitos, indo do simples brinquedo a uma câmara de vigilância móvel que permite ir espreitar qualquer ponto da casa.

Tesla Model S bate recorde no Nürburgring

04-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla obteve novo recorde no Nürburgring com um Model S Plaid.

O Nürburgring tem ocupado lugar especial para a Tesla, que desde cedo quis demonstrar que os seus carros não são apenas concebidos para andar nas rectas, mas que podem enfrentar os carros dos fabricantes tradicionais no "terrível" traçado do Nürburgring.

Agora, a marca anuncia um novo recorde de 7:25.231, obtido com um Model S Plaid com track pack, tornando-o no mais rápido carro eléctrico de produção.

Beat previous record by >8 seconds! pic.twitter.com/BLtZV9WGYM

— Tesla (@Tesla) June 3, 2023

Este novo tempo retirou mais de 8 segundos ao anterior recorde, e volta a demonstrar as imensas capacidades que os automóveis eléctricos têm, mesmo quando sujeitos a condições que não serão encontradas durante a condução habitual do dia a dia.



O Track Package do Model S Plaid desbloqueia o limitador de velocidade, permitindo que o carro atinja mais de 300 km/h, tem modos de estabilidade optimizados para condução desportiva a alta-velocidade, inclui jantes e pneus para pista, e travões melhorados.

Starlink manteve ligação ao Starship no voo de teste

04-06-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de não ter sido um sucesso, a SpaceX anunciou novos recordes de ligação Starlink durante o voo de teste da Starship.

O primeiro voo de teste com uma starship completa com foguete superheavy acabou em explosão, mas a SpaceX também anuncia alguns pontos positivos. Durante o voo, a nave manteve uma ligação à rede Starlink mesmo quando estava a mais de 37 mil metros de altitude e a deslocar-se a 1.7 vezes a velocidade do som (Mach 1.7). Um resultado que assegura que será capaz de funcionar sem problemas em aplicações como levar internet a voos comerciais - mesmo os eventuais futuros voos super-sónicos que têm estado a ser prometidos para os próximos anos.

Starlink set an altitude and speed record for use in-flight during Starship’s first flight test, providing connectivity at 123,600+ feet and while traveling at Mach 1.7! 🛰️🚀 pic.twitter.com/A51d7RJLCR

— Starlink (@Starlink) June 2, 2023

Infelizmente, do lado da Starship, as coisas estarão mais demoradas, devido ao facto do lançamento ter destruído a base da plataforma de lançamento e projectado destroços a quilómetros de distância.

Stellantis e Mercedes-Benz abrem gigafábrica de baterias em França

04-06-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Stellantis e a Mercedes-Benz, juntamente com a TotalEnergies, inauguraram esta semana a gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, em França.

Com uma capacidade inicial de produção de 13 GigaWatts-hora (GWh), e apontando a uma evolução para 40 GWh até 2030, a instalação irá fornecer baterias de iões de lítio de elevado desempenho e com uma pegada mínima de CO2 . A primeira das três unidades de produção europeias iniciará as operações antes do final de 2023.

A gigafábrica irá contribuir para o objectivo da Stellantis de aumentar a capacidade de fabrico de baterias para 250 GWh na Europa até 2030 e fará avançar a empresa na sua missão de oferecer um conjunto completo de tecnologias de baterias que vá ao encontro das necessidades dos clientes, em toda a carteira de marcas da Stellantis. A Stellantis está a garantir cerca de 400 GWh de capacidade até 2030, apoiada por cinco gigafábricas na Europa e na América do Norte, bem como por contratos de fornecimento adicionais.

Contando, actualmente, no mercado, com 24 modelos BEV (Veículos Eléctricos a Bateria), a Stellantis pretende quase duplicar esse número, para 47, até ao final de 2024. A empresa tem como meta disponibilizar mais de 75 modelos BEV a nível mundial e vendas globais de 5 milhões de unidades BEV até 2030. Hoje, modelos eléctricos da Stellantis, como o Peugeot e-208 e o Fiat Novo 500, estão entre os cinco BEV mais vendidos em França e entre os 10 mais vendidos na Europa.

À medida a química das baterias evolui, a Stellantis tem explorado todas as tecnologias para ir ao encontro das diferentes necessidades da sua ampla base de clientes, para garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível. Soluções inovadoras e promissoras, como a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, podem ajudar a melhorar a performance dos veículos e a própria experiência do cliente, criando um percurso rumo ao veículo eléctrico mais sustentável para todos.

Em suporte à produção de baterias, a Stellantis, a ACC, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, o Estado Francês e a região vão criar o Centro de Formação de Baterias de Douvrin como parte do seu programa de qualificação e requalificação. Num curso de 400 horas, os funcionários da Stellantis poderão adquirir novas capacidades no fabrico de baterias, ajudando a região de Hauts-de-France a competir num sector crucial para a transição energética. Até 2025, pelo menos 600 funcionários deverão ingressar na fábrica de baterias.

Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis tem como objectivo que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e que 50% das vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA, sejam BEV até ao final da década. A Stellantis pretende alcançar a neutralidade carbónica líquida até 2038, tendo em conta todos os factores, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

[Pela Estrada Fora]

Windows 11 vai mostrar fotos do smartphone no explorador de ficheiros

03-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A MS está a testar uma nova funcionalidade que permite aceder às fotos do smartphone directamente a partir do explorador de ficheiros.

Aceder às fotos na galeria do smartphone é uma das tarefas mais frequentes e que nem sempre é tão simples de fazer quanto se desejava. Mas a MS está a testar novas formas de facilitar o processo.

No Windows 11 Insider Preview Build 23471 os utilizadores têm acesso a uma nova funcionalidade que permite aceder às fotos do smartphone no File Explorer. O processo é feito através de um novo botão "Add Phone Photos", que apresenta um QR Code que deverá ser lido pelo smartphone, e que dará início ao processo de ligação entre os dispositivos.
A MS não dá grandes detalhes quanto ao processo utilizado para esta transferência de fotos, mas o facto de mencionar que agora não necessita do OneDrive na versão Insider Program faz suspeitar que isso esteja a ser feito através do espaço em cloud da MS, ao estilo do OneDrive Camera Roll Backup que também já disponibilizava acesso às últimas fotos tiradas com o smartphone.

Mesmo que, para o smartphone do utilizador, possa ser vantajoso optar por soluções mais permanentes e automáticas, a disponibilização de um processo de acesso fácil de acesso às fotos continuará a ser interessante para transferências ocasionais, como de smartphones de amigos. Veremos de que forma é que esta funcionalidade se enquadra nestes cenários, quando a MS disponibilizar mais detalhes.

PowerX propõe navio-bateria para transportar electricidade pelos oceanos

03-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A PowerX está a planear um navio-bateria, capaz de transportar 241 MWh através dos oceanos e fazer a ligação a locais desligados da rede eléctrica global.

Uma das grandes vantagens da energia eléctrica é a de ser de fácil distribuição, dispensando a necessidade de petroleiros que transportam combustíveis fósseis através do planeta. Mas, poderá haver situações onde seja necessário transportar energia eléctrica de forma idêntica, e é nisso que aposta a PowerX.

A PowerX acha que faz sentido criar navios-bateria, capazes de transportar centenas de MWh através dos mares. Estes navios poderia levar energia eléctrica a ilhas, ou recolher energia de parques eólicos ou solares flutuantes que não tivessem ligação directa a redes eléctricas. A empresa também refere que, à medida que a tecnologia das baterias for evoluindo, será possível oferecer maior capacidade de transporte de energia a mais baixo custo.

Apesar de ser muito mais eficiente ter a produção de energias renováveis nos locais que delas necessitam, não deixa de ser uma proposta interessante para casos bastante específicos. Nem que seja para a eventualidade de situações de emergência, onde seja necessário disponibilizar energia numa zona que tenha sido assolada por furacões ou terramotos e ficado sem infraestrutura.

Jaguar recolhe os I-Pace por risco de incêndio das baterias

03-06-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Jaguar arrisca-se a repetir o incidente com os Chevy Bolt, devido às baterias da LG.

A Jaguar já avançou com um processo oficial de recolha nos EUA relativo aos I-Pace, devido ao risco de incêndio espontâneo durante o carregamento das baterias.

É uma recolha que afecta todos os modelos fabricados desde Junho de 2018 na fábrica de Graz, e que peca por ser tardia. Já tinham havido vários relatos de incêndios com os I-Pace sinalizados o ano passado, e o facto de usarem células de bateria da LG Energy, como as que levaram à recolha dos Bolt, fazia temer o pior. Mas a Jaguar demorou mais um ano a admitir o problema.

O caso seguramente ainda vai dar muito que falar, pois a Jaguar, embora esclareça desde já que as alterações não terão qualquer custo para os clientes, parece não estar com muita vontade de trocar fisicamente as baterias problemáticas. Em vez disso, e tal como a Chevy tinha tentado fazer nos Bolt, vai fazer uma monitorização mais apertada do estado da mesma, para tentar evitar que se atinja o ponto "incendiário", e limitando a carga a 75% no caso das baterias problemáticas.

Obviamente, não sei que tipo de sentimento terão os clientes que compraram um I-Pace, e agora ficam com esta preocupação na consciência de todas as vezes que deixarem o seu carro a carregar na garagem.

Tesla Model 3 abaixo dos $30K nos EUA

03-06-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla tornou o seu Model 3 mais atractivo nos EUA, passando a poder usufruir dos incentivos estatais que o podem deixar com preço abaixo dos 30 mil dólares.

A Tesla diz que o seu Model 3 mais económico passa a poder usufruir do incentivo federal de 7.500 dólares (em vez do anterior de 3.750 dólares), o que quando combinado com outros benefícios estatais (que variam de estado para estado) pode fazer com que os norte-americanos fiquem com um Model 3 por menos de 30 mil dólares. Por exemplo, na Califórnia e Nova Iorque será possível ficar com um Model 3 por 28 mil dólares, enquanto no estado do Massachusetts será possível ficar com um por apenas 26 mil dólares.
Mais surpreendente, para quem pensasse que esta redução poderia estar relacionada com o despachar do stock actual em preparação para o novo Model 3, é que este desconto também se aplicará ao novo modelo. Pelo que se torna num excelente chamariz para quem estivesse a pensar comprar um dos novos Model 3 assim que ficassem disponíveis.

É certo que se trata do Model 3 base, com apenas um motor e tracção traseira, e autonomia de 491 km; mas, por menos de 30 mil dólares, não deixa de ser uma excelente opção a ter em conta. Por cá, o Model 3 mais barato tem um preço base de 39.990 euros.

Microsoft diz adeus à Cortana no Windows 11 e Windows 10

03-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A nova era AI da Microsoft prefere recomeçar do zero e não tenciona actualizar a anterior assistente AI Cortana.

Com o seu interesse nas tecnologias AI, poderia pensar-se que a Microsoft estaria a planear uma reformulação da Cortana - a sua anterior assistente AI, assim baptizada por causa da popularidade da assistente AI nos jogos Halo. Mas a MS tem outros planos; ou melhor dizendo, não parece ter planos para dar continuidade à Cortana.

Em vez de uma actualização com capacidades AI modernas, a MS opta por descontinuar a Cortana no Windows até ao final de 2023. No entanto, a MS refere que esta adeus apenas será feito na Cortana para Windows, e que continuará disponível no Outlook Mobile e no Teams - embora seja uma presença que também não deva perdurar por muito tempo.

A MS acha que os utilizadores ficarão melhor servidos pelo Windows Copilot, que permitirá fazer tudo o que a Cortana fazia e muito mais, assim como pelo Bing Chat AI.

Stellantis faz chegar alertas V2X a 1.8M de veículos

03-06-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Mais de 1,8 milhões de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep em circulação nos EUA e Canadá avisam os condutores da aproximação de uma ambulância, de um camião de bombeiros, ou de outros perigos, utilizando o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da plataforma de veículos conectados Uconnect.

Os alertas do EVAS vêm da plataforma Safety Cloud do sistema HAAS Alert, uma solução de alerta digital e do tipo vehicle-to-everything (V2X) usada por milhares de frotas públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações geradas por camiões de reboque, veículos parados nas vias, troços em obras e zonas delimitadas por setas, entradas de autoestradas e outros activos e equipamentos rodoviários conectados.

Partindo do EVAS, a Stellantis está agora a avaliar uma próxima etapa nas notificações activas de segurança V2X aos condutores, com o Protocolo de Localização Avançada de Perigos / Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P.), trabalhando com a Emergency Safety Solutions Inc. O H.E.L.P. gera avisos aos condutores que se aproximem de um veículo parado na via. Veículos parados nas bermas ou nas estradas representam um perigo significativo para os demais condutores, em especial à noite ou quando as condições climatéricas reduzem a visibilidade, situação que, nos EUA, contribui, em média, para um acidente a cada sete minutos, matando ou ferindo mais de 40 pessoas por dia.

H.E.L.P.: como funciona

Uma vez activado num veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e a sua localização exacta para o Safety Cloud do HAAS Alert, que, por seu turno, transmite uma notificação aos veículos que se aproximam, equipados com o Uconnect (ou condutores que usam outros sistemas móveis e no painel, conectados ao Safety Cloud). Isso dá aos condutores 15 a 20 segundos de aviso prévio, equivalendo a uma distância de cerca de 500 metros, considerando a velocidade média da autoestrada.

Através do H.E.L.P., os veículos imobilizados poderão partilhar mensagens críticas de segurança com todos os veículos que se conectarem à plataforma Safety Cloud, desbloqueando um novo recurso fundamental na tecnologia vehicle-to-vehicle (V2V) e ajudando a melhorar a segurança rodoviária para todos os condutores.

O H.E.L.P. pode ser activado manualmente pelo condutor quando o veículo se encontra imobilizado ou automaticamente em situações críticas de segurança, como colisões ou rebentamento de pneus.

Uma melhoria potencial para veículos equipados com o sistema H.E.L.P. com iluminação do tipo LED é a adição da tecnologia H.E.L.P. Lighting Alerts, fazendo piscar as luzes de aviso de perigo e outras luzes externas, num padrão temporal específico e cientificamente ajustado para melhor atrair a atenção visual dos condutores que dele se aproximam.


[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Junho

03-06-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Março. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
01/Jun – 15h45 – Av. Natália Correia – Ponta Delgada
02/Jun – 15h45 – Av. Alberto I Príncipe do Mónaco – Ponta Delgada
04/Jun – 07h45 – Rua de São Gonçalo – Ponta Delgada
05/Jun – 15h45 – ER de Feteiras – Ponta Delgada
06/Jun – 08h00 – ER S. José, Freguesia da Fonte do Bastardo – Praia da Vitória
21/Jun – 08h00 – Estrada 25 de Abril, Freguesia de Santa Cruz – Praia da Vitória
22/Jun – 08h00 – ER Caminho da Cidade, Freguesia de Porto Judeu – Angra do Heroísmo

AVEIRO
01/Jun – 13h45 – Av. Agras do Norte – Aveiro
02/Jun – 09h30 – Av. 32 – Espinho
05/Jun – 07h45 – Av. da Universidade – Aveiro
06/Jun – 13h45 – Rua da Cega – Aveiro
07/Jun – 07h45 – Av. Europa – Aveiro
13/Jun – 07h45 – Av. Europa – Aveiro
14/Jun – 09h30 – Rua Dr. Eduardo Vaz – Santa Maria da Feira
21/Jun – 09h30 – EN 109 – Ovar
26/Jun – 13h45 – Av. da Universidade – Aveiro
28/Jun – 09h30 – Rua do Vale – São João da Madeira

BEJA
Não tem previstas datas para operações de controlo de velocidade

BRAGA
12/Jun – 08h30 – Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
13/Jun – 08h00 – Circular de Barcelos – Barcelos
13/Jun – 10h00 – Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
26/Jun – 09h00 – Variante Famalicão – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
28/Jun – 14h00 – Circular de Barcelos – Barcelos
29/Jun – 15h00 – Av. António Macedo – Braga

BRAGANÇA
15/Jun – 08h00 – Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela
16/Jun – 08h00 – Av. das Cantarias – Bragança
26/Jun – 08h00 – EN 15 – Mirandela
28/Jun – 16h00 – Av. Abade de Baçal – Bragança

CASTELO BRANCO
07/Jun – 10h00 – Chão de S. André – Castelo Branco
20/Jun – 08h00 – Av. Dia de Portugal – Castelo Branco

COIMBRA
05/Jun – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
06/Jun – 09h30 – Via Augusto Vaz Serra – Coimbra
10/Jun – 09h00 – IC 2 – Banhos Secos (Sul/Norte) – Coimbra
13/Jun – 08h30 – AV. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
27/Jun – 09h30 – Rua da Boucinha/Vale Figueira – Coimbra
28/Jun – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
30/Jun – 09h30 – Estrada da Beira – Coimbra

ÉVORA
06/Jun – 15h30 – Av. Lino de Carvalho – Évora
08/Jun – 15h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
13/Jun – 16h00 – EN 114, Av. Túlio Espanca – Évora
20/Jun – 10h00 – EN 18 ao Gil – Estremoz
28/Jun – 15h00 – Av. Santo António – Estremoz
30/Jun – 16h00 – EN 18 Bairro do Frei Aleixo – Évora

FARO
12/Jun – 09h30 – Av. 5 de Outubro – Olhão
13/Jun – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
13/Jun – 09h00 – Av. V6 – Portimão
21/Jun – 09h00 – Av. V2 – Portimão
23/Jun – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
26/Jun – 09h30 – Av. Heróis 1808 – Olhão
28/Jun – 09h00 – Av. V6 – Portimão

GUARDA
03/Jun – 09h00 – Rua da Treija – Guarda
11/Jun – 09h00 – Av. Francisco Sá Carneiro – Guarda
15/Jun – 09h00 – Av. Cónego Álvaro Quintal da Cunha – Guarda
22/Jun – 09h00 – Estrada Municipal 577 – Guarda

LEIRIA
12/Jun – 14h00 – EN 242 – Leiria
14/Jun – 09h00 – Av. Nogent-Sur-Marne – Nazaré
20/Jun – 09h00 – EN 242 – Marinha Grande
28/Jun – 09h00 – Rua Costa Veiga – Alcobaça

LISBOA
05/Jun – 08h00 – Estrada dos Salgados – Amadora
05/Jun – 14h00 – IC 2 – Santa Iria de Azóia
07/Jun – 09h00 – Av. da Marginal – Cascais
14/Jun – 09h00 – Av. Nicolau Breyner – Loures
14/Jun – 14h00 – Rua Almirante Gago Coutinho – Ramada
16/Jun – 21h00 – Av. da República – Lisboa
20/Jun – 20h30 – EN 10 (Alhandra/Alverca) – Alhandra
22/Jun – 14h00 – IP 7 – Lisboa
26/Jun – 09h00 – Av. de Lisboa – Casal de Cambra
28/Jun – 08h30 – Av. da República (Poente/Nascente) – Oeiras
28/Jun – 13h30 – EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo

MADEIRA
06/Jun – 14h00 – Água de Pena – Machico
09/Jun – 18h00 – VR 1 (Este/Oeste) – Câmara de Lobos
15/Jun – 08h30 – VR1 – Gaula (Este/Oeste) – Santa Cruz

PORTALEGRE
02/Jun – 09h00 – Av. de Badajoz – Elvas
05/Jun – 10h00 – Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre
07/Jun – 09h00 – Av. do Dia de Portugal 10 Junho 2013 – Elvas
14/Jun – 08h00 – EN 246 – Portalegre
19/Jun – 09h00 – Av. do Dia de Portugal 10 Junho 2013 – Elvas
30/Jun – 14h30 – Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre

PORTO
01/Jun – 13h00 – EN 14 (Sul/Norte) – Matosinhos
06/Jun – 08h00 – Av. Marechal Gomes da Costa 612 – Porto
07/Jun – 13h00 – Est. Circunvalação 9389 – Porto
15/Jun – 13h00 – VRI (Sul/Norte) – Matosinhos
16/Jun – 08h00 – Av. Dr. Antunes Guimarães – Matosinhos
21/Jun – 08h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco c/ R. Padre Américo – Valongo
23/Jun – 13h00 – Av. da Boavista 3641 – Porto
27/Jun – 13h00 – Av. Calouste Gulbenkian – Matosinhos
29/Jun – 08h00 – Av. 25 de Abril (descendente) – Porto
30/Jun – 13h00 – Via Eng. Edgar Cardoso (Sul/Norte) – Vila Nova de Gaia

SANTARÉM
13/Jun – 08h00 – Av. do Bom Amor – Torres Novas
15/Jun – 08h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
20/Jun – 08h00 – Av. D. Manuel I – Abrantes
21/Jun – 08h00 – EN 110 – Alvito – Tomar

SETÚBAL
01/Jun – 08h30 – EN 10 – Setúbal
02/Jun – 10h00 – Av. Garcia da Orta – Montijo
06/Jun – 10h00 – Av. Arsenal do Alfeite (Corroios/Almada) – Almada
27/Jun – 08h30 – EN 11.1 Baixa da Banheira – Barreiro
30/Jun – 09h30 – Av. do Mar, Corroios – Seixal

VIANA DO CASTELO
01/Jun – 21h00 – R. da Linha do Vale do Lima – Viana do Castelo
09/Jun – 20h30 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
20/Jun – 21h00 – Av. 25 de Abril – Viana do Castelo
27/Jun – 10h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo

VILA REAL
05/Jun – 08h30 – R. D. António de Medeiros – Chaves
05/Jun – 17h00 – Av. da Unesco – Vila Real
14/Jun – 08h30 – R. Rainha D. Mafalda – Chaves
15/Jun – 09h00 – Rua Vasco Sameiro – Vila Real
21/Jun – 14h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
22/Jun – 13h00 – Av. da Europa – Vila Real

VISEU
05/Jun – 08h00 – Av. D. Afonso Henriques – Viseu
05/Jun – 10h00 – Av. D. Egas Moniz – Lamego
16/Jun – 08h00 – Av. Europa – Viseu
19/Jun – 08h00 – Estrada de Nelas – Viseu
23/Jun – 08h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego
28/Jun – 08h00 – Av. Cidade Salamanca – Viseu

[Pela Estrada Fora]

Google remove extensões maliciosas do Chrome com 75M de instalações

02-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google removeu 32 extensões maliciosas da Chrome Web Store que podiam alterar os resultados de pesquisa e exibir spam ou anúncios indesejados.

Já por diversas vezes se chamou a atenção para os perigos da instalação de qualquer extensão, especialmente nos casos em que pedem acesso total às páginas, e de como é fácil criar-se uma extensão maliciosa.
Desta vez, investigadores de segurança descobriram uma série de extensões, que totalizavam 75 milhões de instalações, que tinham a capacidade de injectar código Javascript em qualquer site que se visitasse, escondendo essa capacidade durante as primeiras 24 horas para dificultar a tarefa de detecção de actividade suspeita por parte dos utilizadores.

Entre as extensões detectadas estavam:
  • Autoskip for Youtube - 9 milhões de utilizadores activos
  • Soundboost - 6,9 milhões de utilizadores activos
  • Crystal Ad block - 6,8 milhões de utilizadores activos
  • Brisk VPN - 5,6 milhões de utilizadores activos
  • Clipboard Helper - 3,5 milhões de utilizadores activos
  • Maxi Refresher - 3,5 milhões de utilizadores activos
Embora esta capacidade permitisse aos atacantes fazerem coisas como copiar passwords ou desviar dinheiro no caso de acesso a bancos online, por agora apenas estavam a ser utilizadas para injectar publicidade e reencaminhar resultados de pesquisas para páginas do interesse dos atacantes.

A Google já removeu todas as extensões referidas da Chrome Web Store.

Ecrã externo full-screen do Razr+ dobrável

02-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O ecrã exterior de maiores dimensões do Motorola Razr+ torna-o bastante mais funcional.

A nova geração dos smartphones compactos dobráveis, como o Razr+, torna-se bastante mais prática de utilizar. Depois dos diminutos ecrãs exteriores, também estes modelos estão a ser ampliados com recurso a um ecrã full-screen, e com isso abre-se todo um novo mundo de possibilidades.

No caso do Motorola Razr+ a equipa de desenvolvimento fez o trabalho de casa. Além de ser possível correr qualquer app no ecrã exterior, os utilizadores têm à disposição toda uma séria de possibilidades de configuração e personalização, passando por dizer que apps podem funcionar no ecrã exterior e quais deverão ser bloqueadas, se se quer utilizar o ecrã em modo reduzido (que limita o uso na secção das câmaras) ou em modo full-screen, ou até ajustar a densidade visual de forma independente do ecrã interior, para que seja possível apresentar mais / menos informação.
Para muitos utilizadores, pode ser o detalhe final que faltava. Até agora, nestes modelos dobráveis tornava-se quase inevitável ter que os abrir para fazer qualquer tipo de operações (além das mais básicas que eram permitidas pelos ecrãs exteriores de dimensões reduzidas). Mas agora, como demonstrado pelo Razr+, isso deixa de ser uma obrigatoriedade, e será possível fazer muitas mais coisas, de forma rápida, sem se ter que abrir o smartphone.

Veremos se isto poderá revitalizar o interesse pelos smartphones compactos, se se chegar à conclusão que, para muitos casos, bastava este ecrã exterior compacto. :)

Find Out How Fast Are PostgreSQL JSONB Fields Using a PHP Postgresql JSON Performance Tool

02-06-2023 | 16:48 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
JSON is a text format often used to represent complex data structures like objects and arrays.

JSONB is a modern type of field that the latest versions of the PostgreSQL database servers provide to store JSON data in binary format.

The possibility that PostgreSQL servers provide can make processing JSON data stored in PostgreSQL databases faster.

This PHP package implements a benchmark tool to measure the performance of accessing PostgreSQL database tables with JSONB fields for everyday database operations like indexing, searching, and filtering results.

Notícias do dia

02-06-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Digi conquista 280 mil clientes em Espanha; Fetch entrega carros de aluguer remotamente; app de notícias Artifact usa AI para reescrever títulos clickbait; Roll AI simula movimentos de câmara com AI; e Galaxy S23 e S23+ sofrem de fotos desfocadas em forma de banana.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

Protocolo descentralizado do Bluesky torna-o à prova de bilionários

Com o Bluesky a continuar a ganhar popularidade como sendo o novo Twitter (livre de Elon Musk), há também quem relembre que um dos seus pontos fortes é ser implicitamente seguro contra o mesmo tipo de eventualidade.

Tal como aconteceu com o Twitter, ninguém pode garantir que o Bluesky não venha a ser comprado por um bilionário ou outra empresa no futuro, que comece a fazer alterações que não são apreciadas pelos utilizadores. Mas graças ao seu protocolo descentralizado, no caso de tal acontecer, os utilizadores poderão facilmente mudar-se para outro servidor e manter todo o seu conteúdos, seguidores, e continuarem a seguir as mesmas pessoas - quer optem por se manter no servidor em que estavam ou também decidam mudar-se para um novo.

É o tipo de capacidade a que provavelmente começará a ser dado cada vez mais valor, especialmente tendo em conta o envelhecimento das plataformas à medida que as décadas vão passando.


SigmaOS Airis usa AI para agilizar páginas web

Também o SigmaOS adere à vaga de assistentes AI com o seu Airis. O assistente pode dar contexto adicional personalizado para elementos em cada página, acelerando consideravelmente o processo de interpretar um texto longo; e também permitindo fazer perguntas sobre o que se desejar.

O assistente até pode reescrever por completo o conteúdo da página, de modo a seguir um estilo mais resumido ou ao gosto do utilizador. Disponibiliza até um botão "make it simpler" que simplifica consideravelmente o conteúdo de qualquer página, de modo a exibir apenas os pontos principais.


Valve fez "queixa" do Dolphin à Nintendo

Emails internos entre a Valve e a Nintendo revelam que foi a Valve a ter a iniciativa de alertar a Nintendo para a chegada do emulador à plataforma.

O Dolphin foi removido do Steam antes sequer de ser lançado oficialmente, e os responsáveis do projecto criticaram a postura da Valve, que nem sequer lhes deu possibilidade de contra-argumentar. Agora, descobre-se que foi a própria Valve que alertou a Nintendo para o lançamento iminente do Dolphin no Steam, optando pela sua remoção sumária de modo a não entrar em conflito com a Nintendo - uma opção esperada, considerando que a Nintendo poderia facilmente avançar com processo, não só contra o Dolphin, mas também contra a Valve.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A BMW foi criada em 1916, começando por se dedicar ao fabrico de motores para aviões. Só em 1928 começaria a produzir automóveis, primeiro sob licenciamento de outras marcas, e depois evoluindo para a criação dos seus próprios modelos.

|