PlanetGeek

Jeep Wrangler 4xe 2024 já disponível na Europa

02-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente geração do Jeep Wrangler 4xe de 2024 já pode ser adquirida na Europa.

O lendário SUV da Jeep, que sintetiza o ADN da marca ao combinar as características de um todo-o-terreno de alto desempenho consagrado pelo tempo com inovação de ponta através do seu modelo híbrido plug-in, está agora a ser introduzido nos mercados europeus após o seu sucesso nos Estados Unidos, onde continua a ser o híbrido plug-in mais vendido na região. A essência do Novo Jeep Wrangler 4xe exala a tradição que estabeleceu este modelo como algo verdadeiramente lendário. A grelha de sete ranhuras personifica o icónico modelo de 1941, do qual herda o seu ADN numa perspetiva de modernização que liga o passado ao presente e ao futuro. A famosa grelha de sete ranhuras do Wrangler de 2024 apresenta um aspecto renovado, com ranhuras pretas texturizadas, molduras metálicas em cinzento neutro e um contorno na cor da carroçaria (ranhuras e molduras em prata platina na versão Sahara). Visual e fisicamente mais finas, as aberturas verticais com textura preta da grelha actualizada melhoram o arrefecimento, introduzindo uma melhoria estética significativa na dianteira clássica do SUV da Jeep, tão icónica e reconhecível que se permite não usar o emblemático logótipo Jeep. Além disso, a versão Sahara do Wrangler passa a contar pela primeira vez com jantes de 20 polegadas opcionais, proporcionando uma actualização refrescante da sua postura e uma experiência de condução extremamente envolvente e confortável.
O interior requintado do novo Wrangler está repleto de características e tecnologia de qualidade superior, juntamente com a funcionalidade e versatilidade Jeep. A consola central, de inspiração histórica, apresenta uma forma limpa e esculpida que complementa o design horizontal do tablier. Um painel de instrumentos envolvente apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste. A nova disposição do suporte AMPS está agora presente na parte superior do tablier.
O novo Jeep Wrangler 4xe inclui serviços conectados que melhoram a experiência do utilizador, proporcionando uma assistência fiável e eficiente para simplificar as tarefas do dia a dia e aumentar a segurança. Nomeadamente, duas funcionalidades de destaque disponíveis são as ligações Wireless CarPlay e Android Auto, que permitem a conectividade sem fios com uma interface de um só toque, eliminando a necessidade de cabos. Além disso, foi adicionado um novo ecrã táctil para melhorar a experiência geral do utilizador. O ecrã foi ampliado em quase 50% em comparação com o modelo anterior, medindo actualmente 12,3 polegadas, o que resulta numa visualização mais confortável e abrangente dos mapas e do menu. A interface é rica em opções, permitindo aos utilizadores personalizar o menu de acordo com as suas preferências com até cinco perfis. O acesso ininterrupto a um hotspot Wi-Fi 4G LTE para até oito dispositivos é garantido pela conectividade do novo Wrangler 4xe, uma característica de destaque que assegura que os clientes permanecem conectados onde quer que vão. O sistema inteligente do automóvel é actualizado de forma consistente através do serviço OTA (Over the Air), o que significa que é possível gerir os downloads de software sem ter de levar o automóvel à oficina. Estes serviços melhoram a experiência de condução, estabelecendo um sistema de fácil utilização, seguro e sempre vigilante para selecionar o melhor percurso, utilizando os serviços integrados da Tom Tom com actualizações de tráfego em tempo real e pesquisa preditiva.
As versões Sahara e Rubicon incluem de série os mais recentes bancos dianteiros ajustáveis electricamente em doze modos, meticulosamente concebidos para expedições todo-o-terreno e personalização do condutor. Estes bancos foram submetidos a rigorosos testes de resistência à água e são excecionalmente duráveis, permitindo que os condutores ajustem a sua posição de condução para um conforto e segurança ideais em qualquer terreno, incorporando a essência e o ADN da Jeep, em particular o da dinastia Wrangler, de ser adequado a qualquer tipo de experiência, proporcionando elevados níveis de adrenalina e mantendo rigorosos padrões de segurança, como evidenciado pelas mais de 85 características de segurança disponíveis no novo Jeep Wrangler 4Xe. Alguns dos mais relevantes incluem o novo Alerta de Atenção do Condutor, o qual alerta se o condutor está em risco de sonolência, o novo Alerta de Saída de Faixa de Rodagem, o qual avisa se o veículo se está a aproximar ou a atravessar as marcações da faixa de rodagem, o novo sistema de Informação de Sinais de Trânsito, que reconhece os sinais de trânsito e transmite ao condutor a informação contida no sinal e os novos Side Airbags para a primeira e segunda filas, os quais complementam os airbags laterais já disponíveis, aumentando a segurança dos ocupantes em caso de impacto lateral.

[Pela Estada Fora]

Audi inicia produção dos motores eléctricos do Q6 e-tron

02-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O início da produção dos novos motores eléctricos para a Premium Platform Electric (PPE) abre um novo capítulo na história da cidade húngara de Győr.

Esta nova geração de motores eléctricos será utilizada pela primeira vez no Audi Q6 e-tron. O início da produção do primeiro Audi totalmente eléctrico baseado na plataforma PPE está agendado para o final do ano, na fábrica de Ingolstadt, Alemanha. Entre outras infraestruturas, a empresa criou a sua própria linha de montagem de baterias no complexo de Ingolstadt, antecipando esta etapa. Em Győr, na Hungria, a Audi Hungria produz estatores e componentes para a transmissão numa nova área de produção de 15.000 metros quadrados, onde são igualmente montados os eixos a integrar na PPE. Os testes também são realizados em Győr.

Para produzir os motores elétricos para a plataforma PPE, a Audi instalou três novas linhas de produção. A linha dedicada a estatores tem 28 secções de trabalho, a de componentes de transmissão tem 15 e só a montagem de um dos eixos requer 190 passos individuais. Cerca de 700 funcionários de Győr estão envolvidos na produção, trabalhando em três turnos para construir até 2.000 motores eléctricos por dia. A fábrica fornece a Audi e também a Porsche. A capacidade de produção foi aumentada face à anterior linha de montagem.

A Audi Production está a usar a transição para a mobilidade eléctrica como forma de transformar a sua rede global de produção, já em marcha através do projecto Audi 360factory. Enquanto parte desta abordagem abrangente e sustentável, a Audi está a modernizar, digitalizar e transformar as fábricas já existentes. Desde 2020 que Győr é neutra na produção carbono, contando com o contributo do maior sistema fotovoltaico montado num telhado na Europa, sendo ainda o maior consumidor industrial de energia geotérmica da Hungria. A DB Cargo, empresa de transporte e logística que acompanha a Audi na neutralidade carbónica, está encarregue do transporte dos motores eléctricos de Győr, na Hungria, até Ingolstadt, na Alemanha.

[Pela Estrada Fora]

Modelos AI podem revelar dados privados em perguntas de repetição

01-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores encontraram uma forma curiosa que pode levar modelos AI a revelarem dados com que foram treinados, incluindo potencial informação pessoal privada.

Os modelos LLM actuais, como o que possibilita o ChatGPT, são treinados usando quantidades astronómicas de dados - dados esses que, na maioria das vezes, são mantidos em segredo pelas empresas que criam os modelos. Em circunstâncias normais, estes modelos AI não deveriam ser capazes de revelar os dados com que foram treinados, mas investigadores conseguiram fazê-lo através de um método bastante estranho.

Se no passado já vimos pessoas a convencerem modelos AI a revelarem coisas que não deviam usando técnicas de argumentação, desta vez foi apenas necessário pedir aos modelos AI que repetissem uma palavra indefinidamente.

Surpreendentemente, passado algum tempo a repetir a palavra, o modelo pode começar a debitar informação adicional sem qualquer relação aparente, e que pode incluir informação privada que estava presente nos dados de treino.
Tendo em conta que nem sempre se pode verificar a origem dos dados de treino, há receios legítimos de que os modelos AI possam conter - e ser levados a revelar - dados de pessoas que não gostariam de ver a sua informação espalhada pelo mundo. Nos EUA bem que isso poderá ser suficiente para valer uma indemnização milionária, mas no resto do mundo, o mais provável é passar a ser apenas mais uma pessa que fica com a informação exposta sem que nada possa fazer quanto a isso.

Como fazer painéis estilo Nanoleaf em madeira

01-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os painéis LED Nanoleaf são bastante populares, e servem de inspiração para criar esta versão em madeira.

Quem procurar um sistema de iluminação original que se enquadre num ambiente mais rústico, poderá optar por criar estes painéis estilo Nanoleaf mas em madeira com iluminação LED.

No passado já falamos de vários projectos que replicam os hexágonos Nanoleaf. Mas desta vez a diferença é que se diz adeus aos painéis translúcidos e se opta por painéis em madeira. Poderá parecer uma opção estranha, mas o resultado final continua a ser bastante interessante e abre todo um novo horizonte de aplicações em locais onde os painéis plásticos pudessem não ficar muito bem enquadrados.
Ainda por cima, tem a vantagem de potencialmente ser mais acessível de fabricar por quem se sentir mais confortável a lidar com madeira - apesar de continuar a ser recomendável o acesso a uma impressora 3D para produzir algumas das peças.


Ticwatch Pro 3 Ultra GPS a €147

01-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

A Mobvoi continua a ser uma das empresas que se mantém fiel ao Wear OS e oferece uma gama sempre crescente de smartwatches. O TicWatch Pro 3 Ultra GPS partilha muitas das características com TicWatch Pro 3 GPS, incluindo um Snapdragon 4100 Wear no interior, e o curioso ecrã secundário sobreposto no ecrã OLED principal de 1.4", com cor de fundo configurável. Temos ainda tracking de actividade, sensor de frequência cardíaca contínuo, medição SPO2, GPS, barómetro, e NFC com suporte Google Pay.
O preço deste Ticwatch Pro 3 Ultra GPS GTS é de 147.39 euros na Amazon Espanha. Se procuram algo mais em conta, podem espreitar o Ticwatch E3.

Este ecrã secundário permite apresentar informação de forma contínua com consumo ultra-reduzido, e conta com retro-iluminação com cor configurável. Desta forma, a hora, data, passos, e outra informação, pode ser apresentada a tempo inteiro sem ter que activar o ecrã OLED mais gastador. Com isso, a Mobvoi anuncia uma autonomia de 72 horas em uso normal, ou de até 45 dias no modo de poupança "Essential Mode" que desactiva a maioria das funcionalidades avançadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

How to Use a PHP Query Builder Library to Easily Compose and Execute Database Queries With Related Tables

01-12-2023 | 15:41 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Most PHP applications that need to perform database queries to access the application data need to access data in different database tables.

Composing queries that involve multiple tables needs to be done carefully.

Learn about this PHP query builder library for related tables to build and execute queries that involve multiple tables using the PHP PDO extension.

Blender 4.0 já disponível

01-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível o Blender 4.0, com inúmeras novidades que permitem ainda maior versatilidade na geração de imagens.

É incrível relembrar que o Blender é um programa gratuito de modelação e animação de imagens 3D, e que nesta sua versão Blender 4.0 se torna ainda mais poderoso. Além de todas as funcionalidades a nível de melhoria das texturas, iluminação e rendering, temos também melhorias a nível da facilidade de utilização que irão ser apreciadas tanto pelo utilizadores de longa data como pelos que se estiverem a aventurar neste programa pela primeira vez.

Espreitem o tipo de coisas que o Blender pode fazer, assim como algumas das novidades da versão 4.0 nos vídeos que se seguem.







Como fazer uma bracelete LED RGB programável com Arduino Nano

01-12-2023 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

Qualquer pessoa pode construir a sua própria bracelete LED RGB programável, com peças facilmente acessíveis.

Este projecto mostra como criar uma bracelete LED RGB programável, usando um Arduino Nano e fita LED RGB (com LEDs endereçáveis individualmente) como componentes principais. Depois temos a estrutura, impressa em 3D.

Infelizmente, a parte da alimentação (a pilhas, e o próprio Arduino Nano, resultam num módulo mais volumoso que tem que ser mantido à parte da bracelete - o que resulta num conjunto mais incómodo, com cabos a ligar à bracelete propriamente dita, em vez de se ter um conjunto único totalmente integrado. Mas, isso poderá servir de inspiração para que se tente criar uma versão melhorada, talvez com um ESP32, e alimentação que pudesse ficar na própria bracelete (talvez com diversas baterias de pequena dimensão que pudessem ficar posicionadas em círculo). E se o objectivo for usar a bracelete no exterior, também seria conveniente assegurar uma maior resistência à humidade (incluindo transpiração e chuva).

Como sempre, a melhor parte destes projectos é precisamente poderem servir de ponto de partida para projectos melhorados, bastando seguir a inspiração e imaginação de cada um.


YouTube reduz tamanho do botão de saltar anúncios

01-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube faz com que seja ligeiramente mais difícil saltar os anúncios, reduzindo o tamanho do botão "skip ads".

Parecendo estar em plena fase de Enshittification - o processo em que, depois de terem conseguido criar um produto ou serviço bem sucedido, as empresa começam a torná-lo cada vez pior para os utilizadores - o YouTube está a reduzir o tamanho do botão "skips ads", fazendo com que seja mais provável os utilizadores verem alguns segundos adicionais de publicidade.

Não é que o botão se tenha tornado diminuto ao ponto de ser quase impossível de clicar, mas ainda assim o novo botão representa uma redução para cerca de dois terços do tamanho do botão anterior. Felizmente, ao contrário dos botões quase transparentes que o YouTube chegou a testar, o botão que agora está a chegar aos utilizadores usa um fundo mais opaco que, pelo menos, o torna mais visível.
Tendo em conta a postura contra o uso de ad-blockers, um destes dias ainda vemos o YouTube a lançar uma subscrição adicional para se ter o privilégio de pode carregar no botão de passar à frente os anúncios.

Tesla Cybertruck começa nos $61K e traz carregamento bidireccional Powershare

01-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla começou finalmente a entrega dos Cybertruck, com alguns anos de atraso, com preço inflacionado face ao que tinha sido indicado inicialmente, e estreando um sistema de carregamento bidireccional Powershare e volante by-wire.

Num evento bastante modesto (apesar de Musk ter referido que iria repetir o teste de resistência do vidro com a bola de metal, acabou por fazê-lo com uma bola de baseball), onde nem sequer foram referidos os preços e autonomias - que tiveram que ser apanhados no site - marcou-se o início das entregas dos primeiros Cybertruck.

Começando pelos pontos mais importantes, o Cybertruck chega em três variantes:
  • Single motor - tracção traseira: $60,990 com autonomia de 400 km (só disponível a partir de 2025)
  • Dual Motor - tracção integral: $79,990 com autonomia de 547 km
  • Tri Motor "Cyberbeast" - tracção integral: $99,990 com autonomia de 515 km
São preços que ficam muito longe das expectativas iniciais; a Tesla tinha inicialmente indicado um preço de $39,900 para o modelo base, que agora custa mais 50%, e que certamente irá fazer com que muitas das pré-reservas sejam canceladas. Também a autonomia, que inicialmente referia 800 km, foi substancialmente reduzida; embora a Tesla anuncie a possibilidade de se usar um "extensor de autonomia" - que não é um gerador a combustível (como acontece noutras marcas) mas sim um pack de baterias adicional que rouba cerca de um terço do espaço de carga na traseira.

O Cybertruck estreia o sistema Powershare, que permite o carregamento bidireccional, podendo fornecer energia a uma casa ou até usando as tomadas na traseira para recarregar outro veículo eléctrico. Algo que certamente começará a ser aplicado a todos os futuros modelos da Tesla. Também é referido que o Cybertruck usa um sistema de volante by-wire, embora na página oficial da Tesla não seja feita qualquer menção a isso.
Com estes preços, o Cybertruck arrisca-se a ter um futuro bastante complicado, embora seja algo que nesta primeira fase não se irá fazer sentir. Com um volume de produção bastante limitado, este primeiro ano não deverá ter dificuldade em encontrar fãs suficientes para assegurar o seu escoamento. E, em 2025, a chegada do modelo mais "barato" ampliará a gama de interessados. Ainda assim, haverá certamente muitas pessoas que estariam interessadas em comprar um Cybertruck ao preço inicialmente prometido de 40 mil dólares, mas que não estarão dispostas a pagar mais de 60 mil.

Produtos da Semana

01-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Uber lança o serviço Rent de alugar carro

A Uber anunciou que os utilizadores poderão utilizar a aplicação para reservar um carro de aluguer em mais de 100 cidades por todo o país. O Uber Rent é o mais recente serviço a ser lançado como parte do compromisso da Uber para se tornar num serviço transversal de viagens porta-a-porta e ajudar o utilizador a chegar a todo o lado.

O Uber Rent promete tornar o aluguer de um carro mais fácil, mais conveniente e mais acessível do que nunca. Com centenas de veículos disponíveis das empresas de aluguer de automóveis mais fiáveis, incluindo a Hertz, a Avis e a Budget, o novo serviço permitirá aos utilizadores reservar o carro de aluguer perfeito para a sua viagem com um simples toque num botão. Com a ajuda da Car Trawler, o principal fornecedor mundial de tecnologia para a indústria do aluguer automóvel, a aplicação Uber irá recomendar as melhores opções de aluguer de automóveis com base na localização e no destino do utilizador. Isto incluirá a possibilidade de comparar opções por preço, tamanho do veículo e avaliações dos utilizadores. Para tornar o processo de reserva de um automóvel ainda mais simples, a aplicação Uber enviará um lembrete aos utilizadores para solicitarem uma viagem Uber até ao ponto de recolha do carro alugado. Para comemorar o lançamento, o Uber está a oferecer aos utilizadores um crédito de 10 euros para viagens até aos pontos de recolha dos carros alugados nas três primeiras viagens após reserva de carro através da aplicação. O lançamento do Uber Rent significa que as pessoas de todo o país podem, agora, utilizar a aplicação Uber para todas as suas necessidades e todo o tipo de viagens. Perfeito para escapadelas de fim de semana, viagens de negócios interurbanas ou simplesmente para as tarefas do dia a dia.

O Uber Rent já está disponível para 100% dos utilizadores portugueses.


InvoiceXpress lança novas funcionalidades

Sendo um software sem licenças, contratos ou instalações desnecessárias e estando atento às novas necessidades das empresas e empreendedores, o InvoiceXpress acaba de integrar novas funcionalidades para lhes facilitar o dia-a-dia e todo o processo de faturação.

Ainda que já permitisse aplicar descontos em faturas, os utilizadores do programa de faturação certificado solicitavam a possibilidade de se aplicar um desconto ao total de um documento. A nova funcionalidade Desconto Global veio simplificar a aplicação desse desconto à escolha no valor total de uma fatura, de forma simples e rápida, podendo ser aplicado de forma percentual ou em euros, sendo que através desta segunda opção é efetuado um desconto bruto ao total da fatura. Para além desta nova funcionalidade, foram também reformulados dois novos ecrãs: um de personalização de documentos e outro de contactos. Com o primeiro, torna-se ainda mais simples e eficiente personalizar a informação que os utilizadores do InvoiceXpress pretendem que seja inserida de forma automática nos documentos a emitir para cada cliente. Esta nova página exibe não só um design mais moderno e adaptativo, mas também três novidades: a nova "Área Preview" – que permite visualizar em tempo real como é que as informações editadas nesta página irão aparecer nos documentos –, a aceitação de novos formatos de imagem para o upload do logótipo de qualquer negócio e a definição da "Razão de Isenção de IVA" a aplicar por defeito aos documentos de cada cliente.

Já o segundo ecrã renovado, o de contactos, é um upgrade visual que oferece uma leitura mais rápida e intuitiva de todos os dados de contactos, permitindo criar ou editar os contactos de uma forma mais rápida e eficiente. Também já disponível está a novidade de Fluxo de Movimentos: um mecanismo para importar informações importantes de outros softwares para o InvoiceXpress, que permite definir e/ou gerir um saldo migrado, por cliente, referente a documentos que tenham sido emitidos noutras plataformas. Com esta nova funcionalidade, para além dos clientes do InvoiceXpress puderem agora registar pagamentos referentes a esse mesmo saldo migrado de outras plataformas, podem também registar recebimentos e regularizar o pagamento de faturas emitidas ou ainda registar reembolsos, uma nova ação que permite realizar movimentos de tesouraria.

O quarto trimestre traz ainda mais novidades que vão ao encontro da sua missão: oferecer um serviço de faturação simples, eficaz, de fácil utilização e, cada vez mais, automatizado.


DXC Code Challenge desafia jovens portugueses a criar jogos com Scratch e MakeCode Arcade

A DXC Technology continua a despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 1º, 2º e 3º Ciclos, entre os 7 e os 15 anos para o mundo da programação. Para tal, dá hoje a conhecer mais uma edição do concurso DXC Code Challenge, iniciativa que pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa. Nesta edição, contamos com o apoio da Happy Code acreditando que esta parceria fará chegar este concurso a mais jovens.

O DXC Code Challenge é um concurso de programação em Scratch e MakeCode Arcade, aberto a qualquer jovem estudante e que vai colocar a sua imaginação e habilidades à prova. Combinando tecnologia e valores numa única iniciativa para fazer a diferença, a iniciativa desafia os jovens a criarem a sua Expedição Intergaláctica dando asas à sua imaginação. Os desafios inserem-se na temática da descoberta do Espaço: de que forma enfrentarias o lado desconhecido do Espaço? Tens alguma solução para conseguir explorar o Espaço em segurança? Consegues imaginar uma forma ou invenção capaz de ajudar a combater os Extraterrestres e explorar outra dimensão? Neste concurso, cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal três categorias: Kids, 1º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15. A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos. As inscrições estão abertas pelo que no decorrer dos próximos meses os jovens devem elaborar o seu projeto, com o envio do mesmo a ser feito até ao dia 29 de abril de 2024. Segue-se a avaliação dos mesmos sendo que a revelação dos vencedores terá lugar no dia 20 de maio. Nos Desafios Kids e Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D. No desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.

Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt/.


Trust apresenta teclado, rato e tapete gaming GXT 794

A Trust apresentou o seu novo conjunto de teclado, rato e tapete GXT 794. Este conjunto de produtos para jogos foi pensado para atualizar as principais ferramentas dos amantes de videojogos, com uma seleção de dispositivos desenhada para proporcionar o máximo desempenho nos títulos mais exigentes, com uma estética moderna e estilizada que irá encantar os jogadores.

O GXT 794 inclui o teclado metálico Thado TKL, constituído por um corpo robusto e durável que promete resistir a mais de 5 milhões de pressionamentos, estando preparado para longas sessões de jogos por muito tempo. Possui um sistema de iluminação LED multicolorido ideal para personalizar a sua aparência e alinhá-la com o resto do equipamento. O seu design compacto e sem teclas numéricas separadas ajuda a poupar espaço e diminuir a desorganização na secretária. Além disso, o Thado TKL é um produto sustentável, uma vez que é fabricado com 69% de plástico reciclado, uma característica fundamental para respeitar o meio ambiente. Ao lado do teclado Thado TKL, o conjunto Trust GXT 794 apresenta o rato sem fios Felox, um dispositivo de gaming projetado para todos os tipos de jogos. Graças à sua velocidade ajustável, entre 800 a 4800 DPI, os utilizadores podem ajustar o rato para qualquer situação, quer estejam a desfrutar de um RTS, um jogo de tiros, desportos ou um RPG. O Felox oferece até 80 horas de utilização com uma única carga e permite continuar a jogar enquanto recarrega a sua bateria. Inclui 4 opções de iluminação LED, possibilitando a personalização da sua aparência, e é acompanhado por um tapete preparado para as partidas mais frenéticas.

O conjunto 3 em 1 Trust GXT 794 já está disponível em duas versões, branca e preta, e pode ser adquirido tanto em lojas online como nas principais lojas físicas, pelo preço de venda ao público recomendado de 39,99 euros.


Plex revela aos amigos o que se está a ver

30-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Plex está a angustiar alguns utilizadores, com a nova funcionalidade social que revela aquilo que estão a ver a familiares e amigos.

A maioria dos utilizadores do Plex assumiria que tudo aquilo que vêem através do serviço é algo que seria exclusivamente do seu foro privado. Mas o desejo do serviço tornar-se mais "social" está a gerar bastante controvérsia.

O serviço achou que seria boa ideia partilhar os hábitos do que viu, comentou, avaliou, e adicionou à watchlist, enviando um email semanal "week in review" que, inclui aquilo que os amigos têm visto - e que nalguns casos tem revelado que vêm filmes eróticos e pornográficos, situação que certamente não esperariam que fosse divulgada. Aliás, os utilizadores não se lembram de ter dado qualquer permissão para que esta informação pudesse ser partilhada - e o cenário dos filmes pornográficos só não é pior porque a maioria deles não está listada no IMDB e, por isso, não é automaticamente identificada pelo serviço.

Este episódio vem levantar sérias dúvidas sobre a pseudo garantia de privacidade de um serviço que funciona nos computadores dos próprios utilizadores, e sem dúvida que irá penalizar bastante a sua reputação. A empresa ainda não fez qualquer comunicado oficial em resposta a este caso, mas alguns funcionários têm tentado apaziguar os utilizadores nos fóruns dizendo que podem desactivar a partilha de dados. Talvez tivesse sido melhor ideia assumir que ninguém iria querer partilhar esses dados sem dar consentimento expresso para tal.

How to Use a PHP CRUD Generator Framework to Develop PHP Applications Faster

30-11-2023 | 18:30 | Manuel Lemos

By Rodrigo Faustino
The PHP CRUD MVC package can generate code to speed up implementing PHP applications that use the MVC design pattern.

Developers can use the capabilities of this package to generate code to implement common functionality that would take more time and be tedious to write manually.

Read this short tutorial article to learn how the PHP CRUD MVC package works and how you can benefit from its code generation capabilities to develop your PHP applications faster using this package or the generator application available on a separate site.

It has been a while since I launched my code generator, PHPCRUD, on the web. You can access it by going to its page at https://phpcrud.ceuvago.com/#/.

Today, I'm excited to announce the 5th version, which can be downloaded via GitHub and is more powerful than ever.

If you want to see the demo video, you can watch this 2-minute video to see you have everything you need to start generating your PHP applications without programming.

WhatsApp com conversas escondidas por código secreto

30-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do WhatsApp vão poder manter conversas sensíveis completamente escondidas, atrás de um código secreto.

Em Maio o WhatsApp lançou o Chat Lock, que permitia bloquear o acesso a mensagens com o código PIN, impressão digital, ou reconhecimento facial. No entanto, essas conversas mantinham-se visíveis na lista de conversações, o que poderia desde logo denunciar coisas que se preferiria manter em segredo. E é precisamente isso que faz este novo sistema.

Com o Secret Code os utilizadores podem fazer com que as conversas protegidas desapareçam completamente da lista, ficando completamente escondidas até que se introduza na caixa de pesqusa o código secreto que se definiu. Desta forma, fica-se com uma camada de protecção adicional, além do sistema de desbloqueio definido, e que passa completamente despercebido a quem tentar espreitar a lista de conversas no WhatsApp.

O código secreto pode conter letras, números, caracteres especiais e até emojis. Mas se tiverem receio de se esquecerem que têm conversas escondidas, podem continuar a optar por ter as conversas visíveis e bloqueadas.

Este novo sistema de esconder conversas por código secreto começa a ser disponibilizado a partir de hoje, mas poderá demorar alguns meses até chegar a todos os utilizadores.

Notícias do dia

30-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Threads chega à Europa em Dezembro; Apple pode desistir dos seus modems 5G; Google Drive melhora digitalização de documentos - que também chega ao iOS; o UniFi Express é solução WiFi 6 completa para casas e pequenas empresas; e ataque BLUFFS deixa milhões de dispositivos Bluetooth em risco.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Samsung lança browser para Windows

Depois de durante anos ter incluído o seu browser nos Android, a Samsung tenta expandir-se para os browsers nos desktops com uma versão Windows.

A maioria dos utilizadores do Chrome poderá imediatamente sentir-se em casa, já que este browser da Samsung é praticamente um Chrome desprovido de extras - ao ponto da Samsung até ter utilizado um screenshot do próprio Chrome para ilustrar a sua app na Microsoft Store. Mas, poderá ser apenas o primeiro passo para ir criando uma versão diferenciada (ao estilo do Edge da Microsoft) que a Samsung comece a pré-instalar nos seus computadores e portáteis.


Firefox bloqueia cookie banners na Alemanha

Os utilizadores do Firefox na Alemanha que usem o modo Privado vão ficar livres dos irritantes banners de aceitação de cookies, com o browser a recusá-los de forma automática.

Os popups de aceitação de cookies foram uma das maiores idiotices jamais concebidas, servindo apenas para criar uma péssima experiência para os visitantes de sites - e que muitas vezes, simplesmente para ultrapassarem o banner o mais rapidamente possível, até fazem "aceitar tudo". Quando na verdade, muita mais lógica teria sido incentivar que todos os browsers passassem a bloquear os cookies de terceiros, o que já resultaria em significativa redução do tracking, de forma simples e eficaz.

A Mozilla diz que por agora avança com esta opção activada de origem na Alemanha, mas os utilizadores nos outros países poderão activar o "cookie banner blocker" manualmente para também se livrarem desses banners.


Musk manda anunciantes "f*****-se"

Elon Musk continua em alta / baixa (dependente da perspectiva) e envolto em polémicas. Como se não bastasse continuar a promover teorias da conspiração - desta vez a pizzagate que em 2016 fez um homem ir a uma pizzaria em Washington e disparar uma arma - numa entrevista recente mandou uma mensagem bem directa aos anunciantes que têm suspendido a publicidade no X: "Go...fuck...yourself".

Musk até fez referência directa a Bob Iger, CEO da Disney, que além de ter suspenso as campanhas publicitárias, também parou completamente a publicação de conteúdos no X, passando a faze-lo no Threads da Meta.

Não parece a melhor estratégia para convencer as grandes empresas a regressarem à plataforma... mas ele lá saberá.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Amazon inciou operações em 1995, na altura ainda como loja exclusiva de livros, e o primeiro livro que alguém comprou foi o "Fluid Concepts and Creative Analogies: Computer Models of the Fundamental Mechanisms of Thought" de Douglas Hofstadter.

Descontos Black Friday na CdkeySales: Windows10/11 a €11

30-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Google Drive melhora digitalização de documentos

30-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de scanner de documentos do Google Drive foi revista, e agora também fica disponível em iOS.

O Google Drive há muito que suporta a função de digitalização / scanner de documentos em Android (há mais de uma décad), mas só agora com a recente actualização do sistema é que a funcionalidade passa a estar disponível para iPhones e iPads.

Além desta funcionalidade tentar fazer a selecção automática do documento na câmara e a correcção de perspectiva, as funcionalidades adicionais (recorte, ajuste de cor, monocromático, etc.) adoptam um interface mais moderno.


Quando se digitalizam recibos, o Google Drive até tenta aproveitar informação para sugerir um nome adequado que facilite a identificação do documento.

Com o Evernote a querer limitar as contas gratuitas a 50 apontamentos, esta melhoria no Google Drive chega no momento certo.

UniFi Express é solução WiFi 6 completa para casas e pequenas empresas

30-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Ubiquiti tem nova proposta tentadora para quem procura uma solução WiFi livre de chatices: o UniFi Express.

Poucos dias depois de termos falado do UXG Lite, eis que temos uma solução que poderá ser mais atractiva para a maioria dos utilizadores.

O UniFi Express funciona como um versátil produto que tanto pode assumir o controlo da rede como funcionar como simples access point WiFi, com capacidade mesh, para criar ou expandir a rede existente. Pode ser usado numa série de cenários, desde uma única unidade, a múltiplas unidades ligadas a uma rede Ethernet cablada, usando-se vários para expandir a rede via mesh, ou até como extensor wireless que permite o uso de rede Ethernet por cabo em locais onde não existe uma ficha por perto - enquanto simultaneamente também funciona como extensor WiFi.


Também aqui estamos perante um dispositivo que suporta velocidades de até 1 Gbps com inspecção de dados activada. E a melhor parte é que chega com um preço de €146 (praticamente o mesmo que um UXG-Lite).

Threads chega à Europa em Dezembro

30-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de meses de espera, a Meta prepara-se para lançar o Threads na Europa em Dezembro.

A Meta lançou o Threads em Julho, um serviço que foi lançado como estando integrado no Instagram, mas que na prática se assume como sendo um rival directo do Twitter X, procurando tirar partido do descontentamento que muitos utilizadores têm tido com as opções e atitudes de Elon Musk. Mas embora o serviço tenha sido disponibilizado em praticamente todo o mundo, a Meta optou por não lançar o serviço na Europa.

Desde então os meses foram passando sem que a Meta avançasse com qualquer motivo concreto para o não lançamento na UE, a não ser que era devido à "legislação europeia" - e chegando ao ponto de se ter dado ao trabalho de até bloquear os acessos via VPN que inicialmente tentaram contornar essa restrição. E só, agora, passado quase meio ano, é que o Threads vai chegar à Europa.

Este atraso pode ter sido penoso para os utilizadores europeus que quisessem utilizar o Threads, mas também evitou que se tivesse que lidar com algumas limitações básicas do serviço. Inicialmente nem sequer era possível eliminar a conta Threads sem eliminar a conta do Instagram associada. Devido às tais "exigências europeias", o Threads na UE deverá dar aos utilizadores a possibilidade de usarem o Threads sem conta associada. Será também uma forma fácil do Threads somar algumas dezenas de milhões de utilizadores adicionais, numa altura em que o crescimento da plataforma estaria longe do "boom" inicial que teve - estima-se que representará mais 40 milhões de utilizadores mensais no serviço.

Tendo em conta que se tem assistido a um êxodo de empresas do X, com empresas como a Marvel a deixarem de fazer publicações no X e passarem a fazê-las no Threads, sem dúvida que esta expansão chega num momento estratégico.

Apple pode desistir dos seus modems 5G

30-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há relatos que indicam que a Apple poderá estar prestes a abandonar o desenvolvimento dos seus próprios chips 5G.

A notícia inesperada ainda não foi confirmada oficialmente pela Apple mas surge de fonte que tem boa reputação nas previsões que faz sobre a empresa da maçã. E, não se pode dizer que seja completamente descabida tendo em conta todo o atribulado percurso que este projecto tem tido.

Há muito que a Apple se tem querido livrar da Qualcomm (que lhe fornece os chips wireless 5G) - e com a qual até já teve conflitos e processos em tribunal. Inicialmente a Apple abordou a Intel para que desenvolvesse esses chips 5G, mas depois do projecto se arrastar sem resultar num chip capaz de cumprir os requisitos da Apple, a Intel acabou por desistir desse grupo de desenvolvimento, que acabou por ser comprado pela própria Apple. A Apple ficava assim, supunha-se, com todos os ingredientes para criar um chip 5G totalmente dentro de casa sem dependências externas. Só que na prática, não foi bem assim.

Também o projecto na Apple tem enfrentado atrasos recorrentes, obrigando a Apple a renegociar e prolongar o contrato com a Qualcomm para ter acesso aos chips 5G para os próximos anos. E agora, parece ter chegar ao momento crítico de assumir que não conseguirá criar o seu próprio chip 5G e abandonando totalmente o projecto.
Ao contrário dos chips tradicionais - como os seus chips M - o desenvolvimento de chips modem, que englobam funções de rádio e secções analógicas é descrita, pelos especialistas, como sendo verdadeira "magia negra" onde é comum existirem comportamentos e efeitos que parecem ser completamente ilógicos. Não se sabe se terá sido isso a levar a Apple ao ponto de desespero de acabar com o projecto mas, se se vier a confirmar este abandono, será a Qualcomm a grande beneficiada, mantendo um grande cliente assegurado pelo futuro previsível.

|