PlanetGeek

Carregador Anker Nano II 65 W GaN a €33

30-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker USB-C Nano II 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker Nano II pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker Nano II está disponível por 33.70 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10 euros.

Como é habitual nos carregadores da marca, conta com tecnologia PowerIQ 3.0 para detecção dos protocolos de carregamento rápido em equipamentos de praticamente todas as marcas; pelo que não só beneficiará equipamentos como portáteis que necessitem de maior potência, como também acelerará o carregamento de smartphones - especialmente agora, em que alguns deles deixaram de trazer carregadores incluídos. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung vai aumentar preço dos sensores de imagem em 2024

30-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a contactar os seus parceiros para os avisar de aumentos significativos nos sensores de imagem a começar em 2024.

Já estamos habituados a que, todos os anos, os preços dos smartphones aumentem, e no próximo ano a Samsung vai contribuir significativamente para isso. O gigante sul-coreano, que produz alguns dos mais desejados sensores de imagem utilizados nas câmaras dos smartphones, diz que alguns desses componmentes irão sofrer aumentos de até 30%.

Sendo as câmaras um dos elementos críticos nos smartphones actuais, e que muitas vezes são usadas como grande elemento de destaque nos novos modelos para os diferenciar dos modelos da geração anterior, são das peças nas quais os fabricantes não "podem poupar". E apesar de poderem procurar outros fornecedores (como a Sony, que também é outro dos fabricantes de referência desdes componentes), a mudança para um sensor completamente novo é algo que muitas vezes acarreta grandes custos em termos de tempo de desenvolvimento (de hardware e software) face a manterem-se com um sensor de um fabricante que já utilizavam.

Esta jogada, além de ser uma forma desta divisão da Samsung aumentar os lucros depois de dois anos em que o mercado esteve em baixo, também tem o efeito secundário adicional de beneficiar a Samsung nos seus próprios smartphones, pois terá acesso a estes componentes a "preço de custo" enquanto todos os demais fabricantes que usarem estes sensores serão obrigados a aumentar os preços ou sujeitar-se a uma redução dos seus lucros.

OnePlus 12 bate recorde AnTuTu e vem com carregamento wireless

30-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O OnePlus 12 vai ser apresentado oficialmente nos próximos dias, mas já mostra o que vale no AnTuTu com pontuação recorde.

Os benchmarks podem não ser um verdadeiro indicador do desempenho que se terá na utilização de um smartphone no dia a dia - até porque hoje em dia o desempenho dos chips topo de gama está directamente relacionado com o sistema de dissipação utilizado, que ditará se o chip se consegue manter à máxima velocidade ou se terá que reduzir a frequência devido ao aquecimento excessivo - mas não deixa de ser um indicador que continua a ser bastante popular, tanto entre os utilizadores como entre os próprios fabricantes.

Desta vez temos o Snapdragon 8 Gen 3 que equipa o OnePlus a atingir uma pontuação de 2,333,033 pontos - a maior já registada no AnTuTu até à data. Nas diferentes secções de teste obteve:
  • CPU: 533,566 pontos
  • GPU: 904,961 pontos
  • Mem: 538,511 pontos
  • UX: 355,995 pontos
  • Total: 2,333,033 pontos
O OnePlus 12 vem com novo sistema de dissipação VC de maior dimensão, que certamente contribuirá para conseguir atingir esta pontuação.

Talvez mais importante para o dia a dia, a OnePlus confirmou que o OnePlus vai suportar carregamento wireless - que algo que para muitos utilizadores já é um elemento essencial indispensável - e também vai ter um IR Blaster, que será do agrado de todos os que gostam de usar o seu smartphone como controlo remoto.

OnePlus executive has confirmed the return of Wireless Charging for OnePlus 12 on Weibo!

The brand is also bringing IR blaster to the phone. Also, the camera setup is 50MP Sony LYT-808 main sensor along with 64MP 3X periscope & 48MP ultra-wide. Global Launch on 🗓 January 23. pic.twitter.com/wLAIProGeq

— Ishan Agarwal (@ishanagarwal24) November 30, 2023
O OnePlus 12 vai ter apresentação oficial na China a 5 de Dezembro, com a apresentação internacional a decorrer no dia 23 de Janeiro.

Ataque BLUFFS deixa Bluetooth em risco

29-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Existe um novo ataque - BLUFFS - que põe em risco as comunicações Bluetooth, afectando as implementações da versão 4.2 à 5.4.

Este BLUFFS, criado por investigadores da Eurecom, agrupa seis novos ataques que exploram vulnerabilidades no standard Bluetooth. Ao tirar partido de falhas base do próprio protocolo, significa que o ataque pode ser efectuado contra praticamente todos os dispositivos Bluetooth no mercado. Embora nem todos os dispositivos sejam vulneráveis a todos os ataques, há grandes probabilidades que sejam vulneráveis a alguns deles.

Os ataques têm que ser realizados estando ao alcance de dois dispositivos Bluetooth que estejam a comunicar, com o atacante a fazer-se passar por um dos dispositivos e a enganar o outro de modo a que reduza o nível de segurança para o mínimo, possibilitando um ataque brute-force para obter a chave de codificação e obter acesso total às comunicações entre ambos.

Estes ataques afectam praticamente todos os dispositivos Bluetooth no mercado, já que abrangem do Bluetooth 4.2 (lançado em Dezembro 2014) até ao Bluetooth 5.4 (lançado em Fevereiro de 2023), incluindo smartphones, portáteis, earphones, headphones, smartwatches, e tudo o que utilize Bluetooth.
Em testes efectuados contra diversos equipamentos, todos eles foram vulneráveis a pelo menos três dos ataques do BLUFFS, com alguns a serem vulneráveis a todos os seis ataques.

O Bluetooth SIG (grupo responsável pelo Bluetooth) recomenda que os fabricantes forcem a utilização do modo de segurança "Security Mode 4 Level 4" como mínimo, rejeitem tentativas de ligação com chaves de segurança reduzida, e que usem o modo "Secure Connections Only" durante o emparelhamento. Mas, obviamente, isso é algo que não irá mudar o cenário de risco para todos os dispositivos Bluetooth que chegaram ao mercado nos últimos anos.

Ganha uns Sony WH-1000XM4 [gadget do mês Clube AadM+]

29-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer são uns headphones Sony WH-1000XM4.

Os headphones Sony WH-1000XM4, que são uma das referências em termos de cancelamento de ruído, são excelentes tanto para quem apenas quer apreciar música com o máximo de qualidade, como quem procura anular o ruído em seu redor. São particularmente úteis para situações como viagens de autocarro, comboio, e avião, fazendo com que o barulho existe desapareça quase como que por magia.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Mário Ferreira .

How to Quickly Create a PHP Developer Contract using Google Artificial Intelligence Generative Language API

29-11-2023 | 17:56 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Before a developer starts the work for a customer, it is good to have a contract that agrees with the developer and the customer, just in case you need to review what was agreed.

Writing good work contracts requires specialized knowledge of laws and a significant amount of time to write the contract.

Fortunately, some tools can generate work contracts from existing templates according to the type of work to be done.

One of those tools is the Google Generative Language API, which uses artificial intelligence to generate a suitable contract according to your needs.

Read this tutorial to learn how to use the Google Generative Language API to generate and output a PHP developer contract on an HTML page from the PHP code provided as an example.

Notícias do dia

29-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Taxa da Cópia Privada já rende €35M por ano, mais do dobro do que era suposto; Cybertruck atrai as atenções para o lançamento; autoridades nos EUA recomendam desactivar NameDrop com base num receio inexistente; Amazon lança óculos Echo Frames de 3ª geração; o Luxeed S7 aponta ao Model S com preço do Model 3; e a assustadora história de uma mãe que perdeu a conta Google por causa de um vídeo publicado pelo filho.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Spotify Wrapped / Flashback 2023 não aguenta com os fãs

O Spotify está a disponibilizar o seu habitual resumo de final de ano para os utilizadores - o Spotify Wrapped 2023, que em português é chamado de Flashback 2023 - mas parece estar com dificuldades em aguentar com o afluxo de fãs.

Para muitos utilizadores, um salto à página deste Flashback apenas dava direito a ver uma página de erro. No entanto, o Spotify parece ter resolvido o problema (ou então há menos pessoas a tentarem), e tudo parece estar de volta à normalidade.
Embora o meu ritual de utilização do Spotify seja quase exclusivamente por ouvir sempre a mesma playlist, é sempre divertido ver os géneros, músicas, e artistas que mais ouvimos. E no final, até tive a classificação de "Vampiro" na escala musical do Spotify.


Xbox app com modo compacto

A app Xbox vai ficar mais fácil de usar nas consolas portáteis Windows como o ROG Ally e Lenovo Legion Go, graças a um interface com modo compacto.

A coluna lateral passa a estar condensada em icons, desperdiçando muito menos espaço, e que se torna a utilização das ditas consolas, e máquinas com ecrãs mais reduzidos, mais agradável. Embora por agora tenha que ser activado manualmente, a MS diz estar a trabalhar com diversos fabricantes para que este modo seja activado automaticamente nos equipamentos que mais beneficiem deste modo.

Adicionalmente, também é possível ver apenas as notificações não lidas, e a app passa a contar com um "Gaming Services Repair Tool" que tenta reparar o sistema em caso de qualquer problema.


Netflix junta GTA Trilogy ao catálogo de jogos

A Netflix está prestes a juntar um dos jogos mais sonantes ao seu catálogo, o Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition. Esta trilogia fica disponível através da app Netflix e também através da App Store e Google Play para os clientes Netflix.

A aposta da Netflix nos jogos tem sido modesta mas constante, parecendo reconhecer que não será de um dia para o outro que irá convencer os seus clientes a optarem pelos seus jogos. Mas, com um catálogo sempre crescente, e que vai conquistando títulos de renome, como este GTA Trilogy, é algo que a seu tempo poderá valer-lhe um lugar de referência neste sector. E ao menos não faz como o YouTube, que também lança jogos mas diz desde logo que poderá mudar de ideias daqui por uns meses.

O GTA Trilogy fica disponível na Netflix a 14 de Dezembro.


HTC VIVE Ultimate Tracker faz tracking completo


A HTC está finalmente a disponibilizar o seu VIVE Ultimate Tracker, um conjunto de trackers que pode ser usado para registar com precisão o movimento do corpo (incluindo pés e pernas), ou de objectos cujos movimentos deseje transferir do mundo real para o mundo virtual.

Os preços começam nos €229 por trackers, mas estando disponíveis diversos packs com múltiplos sensores e até com óculos VR.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O baud, medida utilizada no tempo dos modems analógicos, representa o número de bits que se podem transmitir por segundo. Era necessário contabilizar os bits de paridade, início, fim, etc. para se chegar ao número de bytes efectivos para os dados.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €15

29-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 15 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 12%.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Amazon lança óculos Echo Frames de 3ª geração

29-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Amazon lançou uma nova geração dos seus óculos Echo Frame, mais leves e com mais estilos disponíveis.

A aposta da Amazon nestes "óculos inteligentes" continua a levantar muitas dúvidas, já que se tratam de óculos sem qualquer tipo de função visual, limitando-se apenas a servir de ponto de acesso para a Alexa através de um microfone e tendo colunas integradas.

Estes Echo Frames 3rd gen mantém essa estratégia, com as diferenças a serem peso mais reduzido (e melhor equilibrado), que os torna mais confortáveis de usar - ao estilo de óculos tradicionais - e também maior variedade de estilos, ficando disponíveis em cinco estilos diferentes.


A Amazon também anuncia uma autonomia ligeiramente melhorada, de até 6 horas, e um desconto de $75 na fase de lançamento. Tendo em conta o seu preço excessivo de $269, até com o desconto continua a ser necessário se realmente se justifica investir nestes óculos para fazer algo que conseguirão fazer em casa à distância de um Echo tradicional.

Luxeed S7 aponta ao Model S com preço do Model 3

29-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Luxeed S7 é um carro eléctrico que quer competir com o Tesla Model S, mas que vai ter um preço base idêntico ao do Model 3.

A Luxeed é uma marca extremamente recente, criada pela Chery Automobile e a Huawei. O seu modelo de lançamento é o Luxeed S7, que tem dimensões idênticas ao de um Model S e acabamentos que a marca diz serem ao nível de um BMW, mas que surpreende com um preço base de apenas 32 mil euros (na China).

E não se pense que para atingir este valor a marca cortou na autonomia, já que anuncia uma autonomia de 550 km para o modelo base, e que pode chegar aos 855 km no modelo mais equipado "Max RS", que ainda assim se fica pelos 45 mil euros. Mesmo tendo em conta que a autonomia indicada usa o ciclo CLTC, deverão manter-se em valores efectivos interessantes para um modelo desta dimensão neste patamar de preços.
Este S7 utiliza a plataforma Giant Whale de 800 V da Huawei, e permite recarregar o suficiente para 215 km em apenas 5 minutos, e 430 km em 15 minutos. Todos os modelos excepto o modelo mais barato vêm com LIDAR integrado, e a marca está a oferecer extras no valor de mais de 7 mil euros para quem fizer a reserva antes do final do ano, incluindo o sistema de assistência à condução da Huawei.

Até agora o Luxeed S7 já teve mais de 20 mil encomendas na China, com as entregas a começarem no próximo ano.

Ikea lança sensores de baixo custo para casa

29-11-2023 | 13:18 | A Minha Alegre Casinha

A Ikea lançou uma nova série de sensores de movimento, para portas e janelas e de inundações, com preços bastante acessíveis.

A Ikea está a expandir a sua gama de produtos para as casas inteligentes, com três novos sensores Zigbee de custo reduzido que serão apreciados por quem deseja estar a par do que se passa em sua casa.

Os três novos sensores são:
  • Parasoll: sensor para portas e janelas que permite saber se estão abertas ou fechadas.
  • Vallhorn: sensor de movimento, que pode ser usado no interior ou no exterior.
  • Badring: sensor de água, ideal para detectar problemas em máquinas de lavar.
O sensor Parasoll tem um preço de €9.99 e pode ser emparelhado directamente com uma lâmpada Ikea sem necessidade de um smart hub Ikea; o sensor de movimento Vallhorn custa €7.99, usa 3 pilhas AAA, tem protecção IP44 contra chuva, e pode controlar directamente até 10 lâmpadas; e o sensor de água Badring custa €9.99 e tem sirene integrada para avisos imediatos, além de enviar notificações através da Ikea Home app para quem tiver um hub Dirigera.

De notar que os sensores Parasoll e Badring não podem ser usados com os gateways Trådfri, mais antigos.

Taxa da Cópia Privada já rende €35M por ano - mais do dobro do que era suposto

29-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Taxa da Cópia Privada, que os consumidores portugueses injustamente pagam sobre o armazenamento digital, tornou-se num filão de ouro que já rende mais de 35 milhões de euros por ano à Associação para a Gestão da Cópia Privada - mais do dobro dos 15 milhões que inicialmente deveria cobrar.

Uma análise da D3 - Defesa dos Direitos Digitais à evolução da Taxa da Cópia Privada faz renascer toda a indignação pela qual já tínhamos passado nos tempos da PL118 (há mais de uma década atrás).

Apesar de nunca ter sido demonstrado o "possível prejuízo" para os autores, temos também a incredulidade da AGECOP (Associação para a Gestão da Cópia Privada) recorrer a um pseudo estudo altamente duvidoso que peca logo à partida por só se centrar numa amostra de pessoas que já fazem cópias digitais, que tanto quanto sabemos, até poderia representar apenas 0.0001% de toda a população. Mesmo assim, e devido aos serviços de streaming, mesmo entre essas pessoas são cada vez menos as que mantêm cópias privadas de conteúdos que poderia estar sujeitos à taxa - na sua grande maioria, a maior parte do espaço digital ocupado deve-se às suas próprias fotos e vídeos - mas sendo esse espaço igualmente taxado.

Lembram-se dos 15M€/ano que íamos pagar de taxa da cópia privada? Afinal, são 35M€ #pl118

A análise da D3:https://t.co/W1z6mfc1Eh pic.twitter.com/Mjv5IxVSE6

— D3 - Defesa dos Direitos Digitais (@direitosdig) November 28, 2023

É também curioso que, enquanto a AGECOP estava sujeita a um limite legal de €15M por ano e já tinha começado a receber valores superiores, optava por efectuar anualmente uma "reserva ad hoc" para trazer o valor efectivo para dentro do limite legal - escapando à suposta obrigatoriedade do excedente dever ser transferido para o Fundo de Fomento Cultural que, tanto quanto se sabe, nunca recebeu um único euro oriundo da taxa. Mas esse limite foi removido em 2020, e desde então a AGECOP tem carta livre para receber cada vez mais milhões, que já superaram os 35 milhões de euros em 2022.

Algo que não se deve deixar cair no esquecimento, pois é algo que todos pagamos quanto compramos um smartphone, computador, disco rígido, SSD, cartão de memória, pen USB, etc.

OnePlus 12 vem com ecrã ultra-luminoso

29-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O ecrã do novo OnePlus 12 atinge níveis de luminosidade que assegurarão a sua visibilidade mesmo nos dias de sol mais intenso.

A OnePlus está prestes a revelar o seu OnePlus 12 mas, como é habitual, há muita informação sobre este smartphone que já foi revelada pela própria marca ou por pessoas que já tiveram acesso antecipado a este modelo. E, no caso do ecrã, temos boas notícias.

O OnePlus 12 recorre a um ecrã BOE X1, um ecrã OLED LTPO de 6.82" com resolução de 1440x3168 pixeis e refresh rate de 1-120 Hz. Este ecrã pode atingir 1722 nits de luminosidade com o ajuste de brilho manual no máximo, mas quando está em modo automático e em ambientes de luminosidade elevada (como quando se está no exterior num dia de sol), pode atingir os 4500 nits de luminosidade de pico.
O ecrã conta com calibração individual para cada sub-pixel, o que também lhe assegura uma uniformidade de cor (JNCD de 0.35) que mereceu certificação A+ da DisplayMate.

E porque o extremo oposto da luminosidade também é importante...
O ecrã tem sistema PWM dimming de 2160 Hz, que garante uma imagem livre de cintilação mesmo quando se coloca a luminosidade em níveis reduzidos - como quando se usa o smartphone num quarto às escuras - e mantendo a fidelidade das cores.

Microsoft Office 365 Family a €58.99

29-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Microsoft 365 Family é uma proposta tentadora para toda a família.

O Microsoft 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 58.99 euros na Amazon Espanha.

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Redmi K70E vai ser Poco X6 Pro no ocidente

29-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está prestes a apresentar os Redmi K70 na China, mas no ocidente estes modelos serão comercializados com a marca Poco.

Estamos prestes a conhecer oficialmente os K70, K70 Pro, e K70E, cujo evento de apresentação vai acontecer na China já nos próximos dias. Apesar da Redmi também estar presente no mercado internacional, desta vez parece que iremos ter uma transferência de modelos, com o Redmi K70E a passar a Poco X6 Pro fora da China.

Esta estratégia acaba por resultar em maior confusão para os consumidores, mas já tem sido prática habitual na Xiaomi. E por isso, podemos esperar que o Poco X6 Pro venha com um ecrã OLED de 6.67" a 120 Hz, CPU MediaTek Dimensity 8300 Ultra, até 16 GB de RAM e até 1 TB de capacidade, e bateria de 5500 mAh com carregamento rápido de 90 W - características que o tornarão no melhor modelo da série X da Poco.

Como sempre, resta esperar que o preço no ocidente continue a manter a tradição de excelente relação preço / qualidade associada à marca Poco.

Cybertruck atrai as atenções para o lançamento

29-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está prestes a lançar oficialmente o muito aguardado - e atrasado - Cybertruck, e o modelo já está a ser inspeccionado em detalhe pelos visitantes dos stands.

A Tesla fez chegar uma dezena de Cybertrucks a stands na América do Norte em preparação para o evento de lançamento. Sendo este evento meramente um pró-forma que oficializa a disponibilidade do Cybertruck, mas que na realidade, e numa primeira fase, apenas vai fornecer veículos em quantidade ultra-limitada e a um grupo de clientes restrito. Elon Musk já disse que a produção do Cybertruck é complicada, e que irá demorar algum tempo até que comecem a sair unidades da linha de montagem em quantidade significativa - e irá demorar anos até conseguir satisfazer as encomendas já feitas.
Mas, o facto de termos o Cybertruck em versão supostamente final, exposto para todos os que o quiserem ver, dá oportunidade para espreitar todos os detalhes do veículo, e há coisas que levantam algumas preocupações.

Embora nestes modelos a Tesla pareça ter resolvido o problema da diferença de tonalidades entre os painéis em aço inoxidável, há outras opções que merecem críticas. Por exemplo, temos uma secção com botões para o controlo da cobertura da bagageira, que fica numa reentrância que, inevitavelmente, irá acumular todo o tipo de sujidade, tanto a nível de chuva e pó, como também de lama se assumirmos que alguém utilizará o Cybertruck para trabalho mais agreste.
Pelo lado positivo, o alinhamento dos painéis e portas parece estar num nível adequado - nem outra coisa seria de esperar em modelos "de exposição" - mas há um pequeno pormenor que parece ter passado de "defeito" a "feitio".
Na secção frontal, o alinhamento do painél não é perfeito, ficando com a parte superior ligeiramente saliente. Isto é algo que já tinha sido detectado nos protótipos apanhados na rua, e o facto de também estar presente neste Cybertruck "final" parece indicar que realmente será para ser assim, o que será um pormenor que os obsessivos compulsivos não irão conseguir deixar de ver.

Agora falta o ponto crítico final: saber qual será o preço do Cybertruck.

Mãe perde conta Google por vídeo publicado pelo filho de 7 anos

28-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há nova história de horror nos serviços na internet, com uma mãe que foi sumariamente bloqueada da sua conta Google devido a um pequeno vídeo publicado pelo seu filho de sete anos.

Como milhões de pessoas em todo o mundo, Jennifer Watkins usa diariamente os serviços da Google e está dependente deles tanto para o seu uso privado como para uso profissional. No entanto, viu-se atirada para o pesadelo de perder a sua conta Google, com todos os seus emails, documentos, e anos de fotos acumuladas no Google Photos.

Jennifer tinha recebido uma mensagem a dizer que o seu canal de YouTube fora encerrado - algo que ela não considerou relevante, uma vez que nem sequer usava o YouTube. O que ela não sabia é que isso se devia ao facto de um dos seus filhos ter criado e publicado alguns vídeos a partir de um tablet que estava associado à sua conta Google. E se a maioria dos vídeos era dos seus filhos gémeos a fazerem danças divertidas, houve um vídeo em particular que se revelou bastante mais problemático: em resposta a desafio de um colega da escola, o seu filho tinha feito um curto vídeo onde mostrava o seu traseiro.

Isso foi suficiente para que o YouTube e a Google, marcassem a conta como estando associada a conteúdos de abuso sexual de menores, levando ao seu bloqueio. Mas é aqui a partir de aqui que se pode ver como as coisas vão de mal a pior.
Apesar da Google disponibilizar um link para apelar a eliminação da sua conta, e de ter explicado o que se tinha passado, todas as tentativas de reverter a decisão foram infrutíferas e a conta permaneceu bloqueada e marcada para eliminação. Só depois de Jennifer ter contactado um agência noticiosa a dar conta deste episódio, e desta ter contactado a Google para validar o que se passava, é que a Google subitamente decidiu desbloquear o acesso à conta e restaurar o funcionamento normal.

Infelizmente este não é um caso único. O ano passado falamos do caso de um pai que também foi marcado como criminoso / pedófilo por ter tirado fotos dos genitais do seu filho para os enviar para o médico para que pudesse dar a sua opinião num caso de emergência.

Que a Google opte por jogar pelo seguro e bloquear as contas nestas situações, isso é algo que se pode admitir. O que não se pode admitir é que depois o processo de recuperação de conta, onde se explique o que aconteceu, não funcione com a mesma velocidade ou sem a ajuda dos orgãos de comunicação social.

Autoridades recomendam desactivar NameDrop - sem necessidade

28-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA as autoridades estão a recomendar desactivar a funcionalidade NameDrop nos iPhones com iOS 17, contribuindo para um receio infundado de possível roubo de dados.

O NameDrop é uma funcionalidade que permite trocar informação de contacto entre iPhones bastando aproximar um iPhone de outro. Isso foi usado num vídeo para lançar o medo, fazendo passar a ideia de que um desconhecido se poderá aproximar de uma pessoa para automaticamente ficar com os seus dados, ou de percorrer os vestiários num ginásio, ou atravessar um autocarro ou comboio apinhado, para ir recolhendo a informação de todos os iPhones por onde passa. A única coisa que faltou mostrar é que tudo isso é completamente falso, e que não é possível usar o NameDrop desta forma.

Apesar das autoridades norte-americanas terem embarcado nesta campanha de "FUD" (Fear, Uncertainty and Doubt - Medo, Incerteza e Dúvidas), bastariam poucos segundos para comprovar que o NameDrop não funciona assim.
Na eventualidade de um desconhecido conseguir aproximar o seu iPhone, tudo o que conseguirá fazer é que no outro iPhone surja o pedido para aceitar o contacto da outra pessoa (Receive Only) ou de partilhar a sua informação (Share). Não há qualquer forma de conseguir o contacto da outra pessoa sem que esta carregue deliberadamente na opção de partilhar.

Ainda assim, para quem não quiser tirar partido desta funcionalidade, também é possível desactivar o NameDrop na secção de controlo do AirDrop nos settings.

Notícias do dia

28-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Bug no Waze muda voz nos avisos de radar; Ikea lança sensores de baixo custo para casa; Varjo apresenta óculos VR XR-4; YouTube testa jogos casuais Playables; ransomware limpa contas de 17 mil jogadores do Ethyrial: Echoes of Yore; Google vai começar a eliminar contas inactivas em Dezembro.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Evernote pode limitar contas gratuitas a 50 notas

O Evernote pode estar prestes a enterrar-se ainda mais, preparando-se para restringir as contas gratuitas a um único notebook com um máximo de 50 anotações. Actualmente, apesar de não terem acesso a todas as funcionalidades, os utilizadores gratuitos podem fazer apontamentos com tamanho máximo de 25 MB, e uploads mensais de até 60 MB.

Por agora ainda não se sabe se o serviço irá avançar mesmo com esta restrição, mas é seguro assumir que em vez disto incentivar parte significativa dos utilizadores gratuitos a aderirem às modalidades pagar, o mais provável será fazer com que esses mesmos utilizadores gratuitos abandonem o serviço por completo.


Mais de 100 empresas suspenderam campanhas no X

Enquanto Elon Musk se vai entretendo com processos e a assegurar que tudo vai bem no X, do outro lado temos já mais de 100 empresas que optaram por suspender as campanhas publicitárias - e algumas delas suspendendo também as publicações feitas na plataforma.

Enquanto algumas delas são menos agressivas e dizem que poderão continuar a publicar coisas, embora com menos frequência, outras não escondem o seu desejo de escapar a todas as polémicas em torno do X e de Elon Musk, mudando-se para plataformas concorrentes. Algumas das contas da Disney, como @StarWars, @Pixar, e @MarvelStudios, que habitualmente faziam várias publicações por dia, têm estado totalmente silenciosas no X desde 17 de Novembro, embora se mantenham com actividade diária no Threads da Meta.


Clean Energy Charging nos iPhones deveria ser aplicado a tudo

No iOS 16.1 a Apple acrescentou uma opção "Clean Energy Charging" aos iPhones, que tem em consideração o estado da rede de energia, para carregar os iPhones em momentos que exista energia de fontes renováveis.

Infelizmente isto é algo que, por agora, só está disponível nos EUA, mas é algo que se deveria tornar comum e standard em todos os equipamentos recarregáveis. Tal como nos automóveis eléctricos se vai (lentamente) evoluindo para sistemas mais dinâmicos e integrados, optimizando o carregamento quando há excesso de energia na rede ou quando esta é mais barata - e até podendo devolver energia à rede, ou usando a bateria para alimentar a casa; isso também deveria aplicar-se a todos os demais dispositivos que tenham que ser recarregados. Poderá pensar-se que um smartphone ou um tablet é algo que não tem "impacto", mas quando se considera que existirão vários milhares de milhões deles espalhados pelo mundo, é algo que acaba por ter um peso que não deverá ser desprezado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro vírus de computador da era moderna (para PC) foi criado por Amjad Farooq Alvi e Basit Farooq Alvi em 1986 e chamava-se Brain. Era um boot virus, que infectava o sector de boot de disquetes, fazendo aparecer uma mensagem no computador. Tinha sido inicialmente criado como forma de desincentivar a cópia do seu software.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

28-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbanks permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|