PlanetGeek

Produtos da Semana

20-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Motorola lança actualização para Android 15

A Motorola, uma empresa Lenovo, está empenhada em manter-se na vanguarda da inovação, proporcionando atualizações significativas que melhoram a experiência dos utilizadores e os mantêm protegidos. É por isso que a marca está entre os primeiros fabricantes a lançar as mais recentes funcionalidades e melhorias do Android 15 em dispositivos Motorola selecionados. Com novas e poderosas funcionalidades de segurança, como o Bloqueio por Deteção de Roubo com tecnologia de IA, a Motorola garante que os seus dispositivos estão entre os mais avançados e seguros do mercado.

A Motorola leva a segurança dos seus utilizadores a sério. É por isso que fornece características como a app Moto Secure, que ajuda os utilizadores a tirarem partido de todos os recursos abrangentes de segurança de hardware e software que os protegem melhor contra malware, phishing e outras ameaças. Potenciado por Thinkshield, uma solução abrangente de cibersegurança que abrange hardware, software e componentes da cadeia de abastecimento, a app Moto Secure permite aos utilizadores verificar e controlar rapidamente a proteção dos seus dispositivos com fácil acesso a todas as aplicações e definições Android e Motorola relacionadas. A Moto Secure oferece agora também recursos únicos como Bloqueio Automático para segurança de localização/dispositivo fiável, deteção de malware baseada em IA e deteção de phishing, proporcionando uma proteção melhorada para dispositivos e dados, mesmo em casos de furto ou roubo. A Motorola acrescentou também uma camada extra de segurança com o conjunto de recursos de proteção contra roubo do Android. Estes recursos abrangentes de proteção contra roubo foram concebidos para impedir roubos, proteger os dados do utilizador e facilitar a recuperação de um dispositivo perdido ou roubado. Os recursos de proteção contra roubo do Android incluem:
  • Bloqueio por Deteção de Roubo: utilizando IA, os dispositivos conseguem detetar movimentos invulgares, como uma tentativa de furto, e bloqueiam-se automaticamente.
  • Bloqueio por Autenticação Falhada: após várias tentativas de início de sessão falhadas, o dispositivo bloqueia-se automaticamente e requer um PIN ou autenticação biométrica, impedindo o acesso não autorizado.
  • Proteção contra Reposição de Definições de Fábrica: mesmo que alguém tente repor o dispositivo, será necessário o PIN ou dados biométricos do utilizador para prosseguir, adicionando uma camada extra de proteção.
  • Proteção de Definições Sensíveis: definições importantes, como acesso USB, tempo limite do ecrã ou desativação do “Find My Device” requerem autenticação, garantindo que as preferências dos utilizadores permanecem inalteradas.
  • Bloqueio de Dispositivos Offline: se o dispositivo de um utilizador ficar offline da rede “Find My Device” por períodos prolongados, será automaticamente bloqueado, tornando-o inutilizável para potenciais ladrões.
  • Bloqueio Remoto: perdeu o telemóvel? Os utilizadores podem visitar Android.com/lock, introduzir o seu número de telefone e bloqueá-lo instantaneamente – sem necessidade de login.


O Bloqueio por Deteção de Roubo, Bloqueio Remoto e Bloqueio de Dispositivos Offline estão disponíveis na maioria dos telemóveis Android 10+. As funcionalidades Bloqueio por Autenticação Falhada, Proteção Contra Reposição de Definições de Fábrica e Proteção de Definições Sensíveis estão disponíveis em dispositivos com Android 15. Com Moto Secure e a Proteção Contra Roubo do Android a trabalharem juntas, a Motorola oferece uma das soluções de segurança mais abrangentes do mercado – totalmente gratuita para todos os utilizadores com um dispositivo Motorola compatível com o Android 15. O Android 15 já está disponível em dispositivos selecionados Motorola.


NAS QNAP TS-433eU 1U de 4 baías


A QNAP apresentou o NAS 1U compacto de 4 baías e profundidade curta para montagem em bastidor TS-433eU, que oferece às PMEs e organizações uma solução de armazenamento e backup de ponta acessível.Com um design elegante 1U e uma profundidade de apenas 292,3 mm, o TS-433eU adapta-se facilmente a ambientes com limitações de espaço.

"O TS-433eU oferece mais do que apenas capacidades fiáveis de backup e restauração. O seu processador alimentado por NPU, conetividade 2.5GbE e expansão de armazenamento USB funcionam perfeitamente em conjunto na gestão de fotografias com IA, aplicações de contentores Docker e implementação de sistemas de videovigilância, satisfazendo diversas necessidades empresariais" disse Andy Chuang, Gestor de Produto da QNAP. O TS-433eU possui quatro baias para discos SATA 6Gb/s de 3,5 polegadas, atendendo aos requisitos empresariais de armazenamento, partilha de ficheiros, sincronização e proteção de dados para aumentar a produtividade do trabalho diário. Também suporta backup eficiente a partir de várias fontes, incluindo PCs, servidores, Google Workspace e Microsoft 365. Os utilizadores podem ainda ativar o backup remoto para outro NAS ou para o serviço de armazenamento imutável myQNAPcloud Storage. Os Snapshots oferecem segurança e recuperação de dados, protegendo contra ameaças de ransomware.

Para além disso, os utilizadores podem correr contentores Docker no TS-433eU para implementar vários microsserviços ou criar um sistema de videovigilância para proteger ambientes de trabalho.


Loewe stellar de 77" e 83"

A premiada gama de TVs da Loewe - Loewe stellar – está agora disponível com duas novas dimensões de ecrã: 77 e 83 polegadas. A Loewe Stellar é uma das mais recentes e exclusivas gamas da marca alemã, e uma das que melhor espelha o compromisso da marca com a mais elevada qualidade, design, tecnologia de topo e sustentabilidade.

Para assegurar total controlo sobre os diferentes processos de desenvolvimento e a liberdade de conceção em termos de design, a Loewe Technology decidiu fabricar ela mesma os seus módulos de exibição OLED. Com materiais, superfícies e designs premium desenvolvidos internamente, é possível definir a perfeita combinação única entre engenharia alemã, excelência, design exclusivo e sustentabilidade. A gama de TVs Stellar é 100% "made in Germany", com todas as suas etapas de desenvolvimento a serem produzidas na sede da marca em Kronach - desde o design ao hardware software, prototipagem e montagem dos equipamentos. A marca abriu novos caminhos em termos de design com a Loewe stellar. O Loewe Design & Innovation Studio criou uma linguagem de design extraordinária com um design 360° perfeito, consistente e inconfundível para todos os tamanhos de ecrã. Apenas possível graças à produção interna dos módulos de exibição OLED, o conceito de design destes novos modelos de grande dimensão assenta numa estrutura de alumínio fosco e numa moldura de alumínio escovado de alta qualidade. Igualmente notável é o novo conceito de iluminação magic.light que permite movimentos de luz e ajustes de cor totalmente personalizáveis.

Nota ainda para o Loewe signature.ring, como o elemento mais importante da marca com uma nova animação LED de status. As TVs Stellar da Loewe revelam a sua origem nobre com a assinatura Loewe, em metal, na lateral superior direita do ecrã, enquanto elemento de marca de alta qualidade. Outra característica de design notável é a estrutura da coluna integrada feita de tecido acústico preto. A gestão inteligente e oculta de cabos, incluindo um túnel de cabos para o AV lateral, completa o design exclusivo. O extraordinário design deste modelo foi distinguido com dois prémios: o IF Design Award 2024 e o Red Dot Award Product Design 2024. O prémio 'Red Dot' é atribuído apenas a produtos que impressionam pela sua excelente qualidade de design - como o Loewe stellar em 2024: esteticamente apelativo, funcional e inovador - o iF Design Award e o Red Dot Award enfatizam a excelente qualidade de design dos modelos Loewe TV.

Com estes dois novos modelos, a gama Loewe Stellar coloca no mercado TVs com ecrãs entre as 42 e 83 polegadas. Com esta variedade de oferta, está igualmente disponível um leque distinto de suportes.


Motorola moto g15, g05 e e15

Para os consumidores que procuram um modelo completo, as linhas moto g e moto e são a escolha perfeita. Estas famílias de produto oferecem um desempenho fiável, funções de câmara de especialidade e autonomia para durar. Os novos moto g15, moto g05 e moto e15 não são exceção. Cada um destes equipamentos oferece o brilho de ecrã mais elevado disponível na sua classe e os recursos essenciais para o dia a dia – além de um conjunto único de caraterísticas adaptadas a diferentes estilos de vida e interesses. Desta forma, independentemente do preço, cada consumidor poderá encontrar o produto mais adequado para si.

No moto g15, os programas e filmes favoritos dos consumidores ganham vida com elevada clareza. O ecrã Full HD+ de 6,7" permite-lhes ver todos os detalhes e os altifalantes estéreo com suporte para Dolby Atmos proporcionam uma experiência de som envolvente, oferecendo uma maior profundidade, clareza e precisão para assistir aos seus programas de entretenimento favoritos. Com a inclusão do Bass Boost, o dispositivo garante graves duas vezes mais potentes. Os utilizadores podem capturar fotografias incrivelmente vibrantes com um sistema de câmara de 50 MP, e a tecnologia Quad Pixel ajuda a produzir imagens mais nítidas em qualquer ambiente de iluminação. Além disso, a lente ultra grande-angular capta quatro vezes mais na mesma moldura, permitindo que os utilizadores libertem a sua criatividade. O streaming de programas e a reprodução de playlists consomem apenas uma parte da bateria de 5200mAh, e o carregamento TurboPower ajuda os consumidores a recarregar rapidamente quando precisam de um impulso.

Quer os utilizadores gostem de assistir a conteúdos multimédia ou de criar os seus próprios conteúdos, o moto g05 é o companheiro perfeito a um preço acessível. Com o ecrã mais brilhante da sua classe e uma taxa de atualização de 90 Hz, é ótimo para assistir a um vídeo em casa ou para transmitir na TV. Isto porque os altifalantes estéreo estão equipados com Bass Boost e suporte para Dolby Atmos, proporcionando uma experiência de som envolvente. Para capturar fotografias que valem a pena partilhar, os utilizadores podem recorrer ao sistema de câmara de 50MP com tecnologia Quad Pixel. Podem também tirar partido da Night Vision com tecnologia de IA ou do modo Portrait para obter imagens nítidas no exterior ou para capturar a sua próxima fotografia profissional. Durante o tempo passado a navegar na Internet ou a executar várias tarefas entre aplicações, os utilizadores irão notar um desempenho ultra-eficiente. Isto deve-se ao aumento do processador e da RAM do dispositivo, permitindo que os consumidores façam mais sem atrasos ou sem esgotar a bateria.

Independentemente do seu orçamento, o moto e15 dá aos utilizadores um grande impulso de satisfação com o ecrã de 90 Hz. Este ecrã está equipado com o nível de brilho mais elevado disponível na sua classe, o que permite aos consumidores ver claramente mesmo nos dias mais ensolarados. E os altifalantes estéreo com Bass Boost e suporte para Dolby Atmos elevam ainda mais a experiência de entretenimento. A câmara Quad Pixel de 32 MP com tecnologia IA ajuda os utilizadores a tirar fotografias para as redes sociais com facilidade. Além disso, podem obter até 6GB de RAM com RAM boost, proporcionando-lhes um desempenho suave sem comprometer a autonomia da bateria.

Com os novos moto g15 e moto g05, os utilizadores serão os primeiros a experimentar a mais recente versão do Android. O Android 15 oferece mais privacidade, segurança e flexibilidade quando os consumidores personalizam o seu telemóvel. Estes dispositivos também incluem as funcionalidades ThinkShield for Mobile e Moto Secure, mantendo os utilizadores protegidos e atualizados sobre os últimos avanços de segurança. Para o moto e15, este dispositivo vem com o Android 14 (Go Edition), que foi criado para colocar os utilizadores em primeiro lugar. Melhora as definições de privacidade e oferece aos consumidores novas formas de personalizar a experiência geral do seu telemóvel. Os novos moto g15, moto g05 e moto e15 estarão disponíveis a partir de Janeiro com preços entre 99,99 euros e 249,99 euros.


Ganha uma dashcam para automóvel

20-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma dashcam para o automóvel.
Imprescindível para registar os momentos únicos que se podem testemunhar nas estradas, esta dashcam para o automóvel assegura que esses momentos possam ficar gravados para a posteridade.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Ryanair enfrenta queixa por exigir rosto para marcação de voos

19-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A noyb, grupo europeu de defesa dos direitos digitais e privacidade, avança com nova queixa contra a Ryanair por forçar os clientes a cederem dados biométricos para marcarem voos.

A Ryanair enfrenta uma nova queixa RGPD apresentada pelo grupo de privacidade noyb, que acusa a companhia aérea de obrigar os clientes a utilizarem digitalização facial biométrica e a criarem contas permanentes para reservar voos. Segundo a noyb, estas práticas violam os princípios de minimização de dados e consentimento do GDPR, favorecendo o domínio de mercado em detrimento da privacidade dos utilizadores. E apesar de já enfrentar uma queixa anterior, a Ryanair expandiu o seu sistema de verificação abusivo.

A companhia exige que novos clientes criem contas permanentes e completem um processo de verificação, empurrando-os para o método de reconhecimento facial - classificado como sendo de alto risco pelas autoridades europeias. Quem recusa tem de seguir um processo alternativo complicado, que envolve o envio de uma assinatura manuscrita e cópia do cartão de identidade, que serve como entrave que acaba por forçar o uso do método facial mais imediato. Como exemplo de como isto é excessivo, o grupo apresenta outras companhias aéreas, como a Lufthansa e EasyJet, que permitem fazer reservas online sem exigência de criação de contas permanentes ou dados biométricos, demonstrando que estas medidas não são necessárias.

A noyb apresentou a queixa à Autoridade Italiana de Proteção de Dados. Com um volume de negócios de €10 mil milhões em 2023, a Ryanair enfrenta multas potenciais de até €431 milhões. Este caso pode definir um precedente para o tratamento de dados sensíveis em toda a UE, e fazer com que todas as empresas que ainda insistem na recolha de dados excessivos repensem a sua estratégia.

AirTag com 10 anos de autonomia com o TimeCapsule

19-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Elevation Lab criou o adaptador TimeCapsule que prolonga a autonomia das AirTag até 10 anos.

Os AirTag da Apple são bastante populares, sendo pequenos dispositivos, pouco maiores que uma pilha de botão, que podem ser usados para localizar objectois perdidos ou roubados. No entanto, há situações em que os utilizadores podem preferir uma autonomia alargada em vez de um tamanho compacto, e é precisamente isso que a Elevation Lab decidiu resolver.

O TimeCapsule da Elevation Lab é um adaptador que permite alimentar um AirTag usando duas pilhas AA. Usando pilhas de longa duração como as Energizer Ultimate Lithium, podemos obter até 10 anos de autonomia, livre de preocupações.
É uma proposta ideal para quem quiser localizar objectos como mochilas com equipamento valioso. Aliás, na origem da sua criação está precisamente o roubo de uma mochila com material fotográfico no valor de 10 mil dólares, que o dono pensava que conseguiria localizar por conter um AirTag, mas que veio a descobrir que afinal tinha ficado com a pilha descarregada há três meses e nunca a tinha substituido.

Notícias do dia

19-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple usa "segurança" para tentar manter o iOS fechado; OpenAI lança ChatGPT via telefone; Starlink Direct to Cell arranca nos EUA e Nova Zelândia; Elon Musk pede o fim das hashtags no X; Apple abandona plano de iPhones por subscrição; e Microsoft não sabe que fazer com a tecla Copilot.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um bloco de tomadas inteligente com WiFi.

GitHub Copilot com acesso gratuito

A Microsoft continua a investir em força para se manter na linha da frente dos serviços AI, e agora passa a disponibilizar o popular Github Copilot em versão gratuita, também ficando acessível através do VS Code.

O Github Copilot é um precioso assistente para programadores, capaz de acelerar consideravelmente as tarefas de programação, e que até agora apenas estava acessível gratuitamente para alunos com contas verificadas, professores, e outros casos especiais - com todos os outros a terem que pagar uma subscrição. Passando a ter acesso gratuito de forma mais abrangente, a MS vai tentar conquistar maior segmento entre os developers, antes que estes se habituem a usar de forma exclusiva outros modelos concorrentes, como o ChatGPT, Claude, e outros.


Flipboard lança Surf

O Flipboard, que teve grande sucesso na fase de popularização dos tablets, tenta manter a relevância com o Surf.

O Surf tenta recuperar o prazer de "navegar" na web, mas aqui agrupando conteúdos de sites, blogs, e redes sociais, suportando procotolos como o RSS, AT Protocol (usando pelo Bluesky), ActivityPub (Mastodon e outros), e também o Threads da Meta. Por agora está a ser testado em fase beta com acesso limitado, mas os interessados podem inscrever-se para obter acesso.


Threads com republicação de fotos e vídeos

O Threads está a lançar nova funcionalidade que permite republicar fotos e vídeos de outros utilizadores, sem fazer a habitual republicação de todo o conteúdo, escolhendo o "use media" em vez do "quote".

Ou seja, isto permite rapidamente usar uma foto ou vídeo com uma mensagem própria, sem o texto original, mas mantendo a referência à fonte original do conteúdo.


Intel lança correcções para CPUs Arrow Lake

Relembrando que, hoje em dia, os consumidores são na realidade beta-testers permanentes daquilo que compram, a Intel lança quatro correcções para os cinco problemas principais que afectam os CPUs Arrow Lake, e que prometem melhorar o desempenho.
Estas correcções consistem em actualizações disponibilizadas para o Windows e para o firmware das motherboards, com a quinta correcção a estar prometida para o início de 2025.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: VESA significa Video Electronics Standards Association - sendo um grupo que define standards relacionados com equipamentos de vídeo, indo das resoluções e frequências, às furações para encaixes standard na parte traseira dos monitores.

Apple AirTag a €30

19-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com os pequenos localizadores AirTag é mais fácil que nunca saber por onde andam os nossos produtos mais importantes.

A lei de Murphy dita que, no dia em que estivermos com mais pressa, será o dia em que teremos que andar em correrias a vasculhar a casa em busca de algo como a chave do carro ou a carteira. Felizmente, já existe solução tecnológica para esses esquecimentos, e também para auxiliar na sua descoberta caso sejam perdidas fora de casa, sob a forma dos localizadores Bluetooth. E agora, temos a rara oportunidade de apanhar uns AirTag da Apple em promoção a preço reduzido.
Neste momento podemos encontrar um Apple AirTag a 30 euros na Amazon Espanha, com o pack de quatro AirTags a 90 euros.

Os AirTag utilizam a rede Find My da Apple, o que significa que reportam a sua localização sempre que passam ao alcance de um iPhone, iPad ou Mac. Desta forma, mesmo que fiquem longe do iPhone do dono, continua a ser possível saber por onde andam, facilitando o processo de os encontrar. Para o caso mais comum de ser necessário localizá-los em casa, a utilização de um iPhone recente com UWB permite saber exactamente a sua localização em vez de simplesmente se saber se estamos mais longe ou mais próximos como nos trackers BT comuns.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Samsung lança frigorífico termoeléctrico Peltier em 2025

19-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung revelou uma nova tecnologia de refrigeração híbrida para frigoríficos, que combina compressores com módulos Peltier.

Os frigoríficos têm-se mantido praticamente inalterados há décadas, recorrendo a compressores, mas no próximo ano (2025) veremos a chegada de um frigorífico da Samsung com tecnologia híbrida. Este modelo combina o compressor com módulos Peltier, um dispositivo sem partes móveis que transfere calor quando atravessado por corrente eléctrica. Com este sistema a marca diz ser capaz de minimizar flutuações de temperatura no interior do frigorífico, ajudando a conservar os alimentos frescos por mais tempo e optimizando o espaço interior.

O efeito Peltier, utilizado em dispositivos de ar condicionado pessoais e gadgets específicos, será aplicado pela primeira vez num frigorífico de grande dimensão. A Samsung explica que o módulo Peltier só é activado em situações de maior necessidade de refrigeração, como ao adicionar uma grande quantidade de alimentos, ou depois de uma sessão de limpeza. Nestes casos, o módulo trabalha em conjunto com o compressor para estabilizar as temperaturas mais rapidamente, depois passando a usar unicamente o compressor para maior eficiência energética.

O frigorífico Samsung RM80F23VM deverá receber o galardão de o "mais eficiente da Energy Star" em 2025. Com uma capacidade de 900 litros, o design híbrido oferece mais 25 litros de espaço útil ao substituir os elementos tradicionais pelos módulos Peltier. Segundo a Samsung, o sistema prolonga a frescura dos alimentos de forma notável, com carne a durar até 40% mais tempo, e peixe 20% mais tempo, quando comparado com frigoríficos convencionais.

Apple usa "segurança" para tentar manter o iOS fechado

19-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Sem grandes surpresas, a Apple continua a usar o medo para tentar justificar a necessidade de manter o iOS fechado, perante a pressão da União Europeia.

A União Europeia está a pressionar a Apple para tornar o iOS e o iPadOS mais abertos e acessíveis a dispositivos e serviços concorrentes, levantando grande debate sobre as questões de privacidade e segurança. Recomendações preliminares da Comissão Europeia sugerem mudanças para melhorar a compatibilidade com dispositivos de terceiros, como smartwatches, auscultadores e auriculares, bem como maior transparência para programadores que solicitam acesso às ferramentas internas da Apple. As recomendações abordam problemas de longa data, como a troca automática de áudio, conectividade Bluetooth mais estável e notificações melhoradas para dispositivos de terceiros. Também incluem melhorias na partilha de dados e acesso ao AirDrop, AirPlay e WiFi, além de processos mais simples para emparelhamento de dispositivos. Embora estas mudanças visem resolver reclamações de compatibilidade, a Apple opôs-se fortemente, alegando riscos para a privacidade dos utilizadores.

A Apple argumenta que as exigências propostas no Digital Markets Act (DMA) podem comprometer a segurança dos dados. Num documento oficial, a empresa criticou empresas como a Meta por fazerem múltiplos pedidos de acesso ao sistema, alegando que tal acesso poderia "enfraquecer substancialmente e de forma irreparável" as protecções de dados pessoais. Por seu lado, a Meta rejeita as preocupações da Apple, acusando-a de usar a privacidade como desculpa para evitar concorrência.
Como sempre, o ponto essencial está em dar aos utilizadores e consumidores o direito de poderem usar os seus produtos como bem entenderem, e não limitados ao que um fabricante decide deixar fazer. Não é pelo facto do iOS passar a suportar app stores alternativas (como já acontece na Europa, embora ainda de forma controlada pela Apple) que os utilizadores vão passar a usar essas lojas, mas sabem que o poderão fazer se assim o desejarem. Da mesma forma, não será por apresentar a opção de dar determinados acessos a app e serviços, que isso implica menor segurança e privacidade, isso apenas faz com que essa escolha fique do lado do utilizador.

Apple abandona plano de iPhones por subscrição

19-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple terá abandonado os planos de considerar uma modalidade de fornecer iPhones através de um serviço de subscrição.

Depois de no passado já ter lançado vários planos de retomas, não foi difícil imaginar-se que haveria clientela interessada numa modalidade que permitisse ter acesso aos iPhones mais recentes, a cada ano, através de uma subscrição. Uma modalidade que pouparia o habitual ritual de comprar um novo iPhone e vender o anterior no mercado de usados (ou de seguir o processo de o passar para a pessoa seguinte na família, numa cadeia de upgrades desfasados) e diluiria o custo através de "suaves pagamentos mensais". Mas, segundo as informações mais recentes, a Apple terá abandonado por completo esses planos.

Embora não sejam avançados motivos, podemos imaginar que, numa altura em que os iPhones se continuam a vender sem problemas, apesar do seu preço sempre crescente, a Apple simplesmente não tenha necessidade de se meter em tais aventuras. As meras questões logísticas de ter que lidar com, potencialmente, milhões de iPhones a retomar, que teriam que ser inspeccionados e verificados, um a um, podem ter sido um dos factores.

Portanto, e pelo menos pelos próximos anos, quem quiser um iPhone terá que continuar a recorrer ao processo tradicional de o comprar, e depois lidar com a questão de quando, e como, quiser trocar para um novo iPhone.

OpenAI lança ChatGPT via telefone

19-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Como parte das novidades de Natal, a OpenAI anunciou o acesso ao ChatGPT via número de telefone.

A partir de agora, os utilizadores nos EUA podem telefonar para o 1-800-242-8478 ((1-800-CHATGPT para quem ainda se lembrar da era das letras nos números como mnemónicas para facilitar a sua memorização) para terem acesso a conversas por voz com o ChatGPT.

Os utilizadores terão direito a um máximo de 15 minutos de conversa, podendo fazer todo o tipo de interacções com o ChatGPT no modo de voz avançado, incluindo conversas casuais, fazer perguntas, pedir para fazer traduções, e muito mais.

You can now talk to ChatGPT by calling 1-800-ChatGPT (1-800-242-8478) in the U.S. or by sending a WhatsApp message to the same number—available everywhere ChatGPT is. pic.twitter.com/R0XOPut7Qw

— OpenAI (@OpenAI) December 18, 2024

To send a message on WhatsApp, just type in 1-800-242-8478 as the recipient. pic.twitter.com/tzFTd7FzUj

— OpenAI (@OpenAI) December 18, 2024
Os utilizadores no resto do mundo também podem fazer telefonemas para esse número - sujeitando-se ao pagamento de uma chamada internacional - ou, em alternativa, acederem ao assistente através do WhatsApp com mensagens para o mesmo número de telefone.

Não deixa de ser uma "brincadeira", que quase merecia ter sido guardada para o próximo dia 1 de Abril, mas que não deixa de ser uma forma divertida e curiosa de facilitar o acesso a um público mais vasto que tenha curiosidade em experimentar aquilo de que tanto se tem falado sobre o ChatGPT. Dito isto, a OpenAI relembra que, para a maioria das pessoas, continuará a ser mais vantajoso e prático utilizar a app ChatGPT.


... Talvez a OpenAI tenha deixado para o dia 1 de Abril a capacidade de geração de imagens via fax!

Coluna BT Tronsmart T7 a €43

19-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 está disponível por 43 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 12 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, ficha de 3.5mm, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

Starlink Direct to Cell arranca nos EUA e Nova Zelândia

19-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX inicia o serviço Direct to Cell dos satélites Starlink, permitindo a comunicação directa com smartphone no solo.

Já com cerca de 300 satélites com capacidade Direct to Cell em órbita, a SpaceX entra numa nova era de conectividade com o serviço Direct to Cell, que arranca com operações nos EUA através da T-Mobile, e na Nova Zelândia com a One NZ.

Depois de nos últimos anos se ter assistido a um investimento em smartphones com capacidade de comunicação via satélite, através de um processo algo arcaico que implica apontar cuidadosamente o smartphone para uma região específica do céu, e servindo apenas para o envio e recepção de mensagens, tudo isso passa a poder ser considerado pré-histórico. Graças a estes novos satélites, praticamente todo e qualquer smartphone fica com capacidade de comunicação satélite, sem necessidade de qualquer hardware especial - na prática significando que passará a ter cobertura em qualquer ponto do planeta, desde que tenha vista desobstruída para o céu.


Starlink Direct to Cell service is now available in New Zealand! 🛰️📱🇳🇿

If you’re a @onenzofficial customer, there are no changes to hardware, firmware, or special apps required. All you need is an eligible Android phone and a clear view of the sky https://t.co/gY8bZJyC5u

— Starlink (@Starlink) December 18, 2024
Por agora o serviço estará limitado ao envio e recepação de mensagens, mas o sistema tem capacidade para suportar chamadas de voz e dados, ficando isso prometido para o futuro, à medida que a SpaceX colocar em órbita mais satélites de nova geração (para os quais também espera poder usar a Starship, que permitirá enviar mais satélites em cada lançamento, de forma mais eficiente e económica).

Numa altura em que, nos EUA, muito se tem falado do hacking dos sistemas de telecomunicação por hackers chineses, que alegadamente terão tido acesso aos sistemas internos de vários grandes operadores durante meses, só acho estranho que ninguém pareça estar preocupado com os efeitos "secundários" desta capacidade Direct to Cell, que na prática fazem com que a SpaceX (e Elon Musk) possa saber a localização de praticamente qualquer smartphone em qualquer ponto do planeta. Embora se tenha que referir que a SpaceX não é a únida empresa a trabalhar nesta tecnologia, e existem várias outras que estão a fazer coisas idênticas, mas significativamente atrasadas em relação à SpaceX.

Ganha um bloco de tomadas inteligente com WiFi

19-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um bloco de tomadas inteligente com WiFi.
Para hoje temos para vos oferecer uma versátil extensão de tomadas da Meross, que permite o controlo de cada uma das quatro tomadas de forma independente, e também permite desligar ou ligar o grupo de quatro portas USB. Além do controlo via app, Alexa e Google Assistant, também permite programar temporizadores independentes, e conta com controlo local para actuação imediata quando se está em casa, sem o atraso das comunicações via cloud.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Microsoft não sabe que fazer com a tecla Copilot

18-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A decisão da Microsoft de exigir uma tecla dedicada ao Copilot em todos os PCs com Windows 11 está a revelar-se mais um problema do que uma funcionalidade.

Inicialmente projectada para facilitar o acesso ao assistente Copilot da MS, a tecla tornou-se praticamente irrelevante após a Microsoft transferir o Copilot de uma barra lateral para uma aplicação web. Nos PCs empresariais, a tecla Copilot gera ainda mais confusão, já que o Copilot via web exige uma conta Microsoft e as organizações usam contas de trabalho. Como tal os administradores têm optado por modificar a função da tecla Copilot para abrir o Microsoft 365, que também tem o Copilot integrado, por forma a dar algum uso a uma tecla que, de outra forma, seria inútil.

Uma alteração que já passou a ser uma recomendação oficial da MS para os clientes empresariais, associando a tecla Copilot ao Microsoft 365.
O declínio da tecla Copilot deve-se à sua irrelevância para a maioria dos utilizadores. Com o Copilot já acessível a partir da barra de tarefas, ter uma tecla física dedicada a essa função torna-se redundante. A única atenuante é a possibilidade de ser configurar a tecla para abrir outras aplicações, mas mesmo assim não deixando de ser algo que será ignorado pela maioria dos utilizadores.

Tendo em conta a quantidade de generosa de bugs que praticamente surgem a cada actualização do Windows, não falando nos muitos problemas que afectam a actualização Windows 11 24H2, talvez fosse melhor ver a MS a dedicar recursos à sua resolução e melhoria da qualidade das actualizações futuras, em vez de apressadamente exigir uma nova tecla sem pensar na sua (in)utilidade prática a longo prazo.

Elon Musk pede o fim das hashtags no X

18-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk diz que as hashtags se tornaram desnecessárias, e que são feias, pedindo que deixem de ser utilizadas no X.

As hashtags foram popularizadas pelo Twitter - as famosas referências começadas pelo símbolo # - mas sob a nova gerência de Elon Musk podem estar prestes a ser erradicadas. Elon Musk diz que o X já não precisa disso, provavelmente referindo-se a melhorias na tecnologias AI para reconhecer e identificar tópicos populares a destacar, dizendo que são "feias".

Please stop using hashtags. The system doesn’t need them anymore and they look ugly. https://t.co/GKEp1v1wiB

— Elon Musk (@elonmusk) December 17, 2024
Ainda assim, muitos utilizadores parecem estar relutantes em abandonar um sistema que facilita a referência de publicações sem depender do sistema de pesquisa do X, que continua a ter um funcionamento bastante "peculiar" e nem sempre permite encontrar o que se procura. Relembre-se também que, sem as hashtags teria sido mais complicado avaliar o impacto de movimentos como o #MeToo e outras campanhas de activismo.

Seja como for, e sabendo-se que o X penaliza publicações com links (que tem levado à ridícula rotina de publicar o link como comentário à publicação sem link - método que também faz automaticamente inflacionar o "uso do X" com o dobro das publicações), não será descabido que nos próximos tempos também possa começar a penalizar ou até a remover as hashtags das publicações.

Notícias do dia

18-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk prepara Xmail como alternativa ao Gmail; Apple Maps ganha Look Around na web; OpenAI facilita acesso via WebRTC; análise ao Dyson Wash G1; Samsung Galaxy S25 Ultra deverá ser recordista das molduras finas em redor do ecrã; e Google lança Whisk, gerador de imagens AI com base em imagens - que não fica acessível na Europa.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Google dá mais destaque aos emoji audio nos Pixel

A Google parece achar que os emoji áudio têm futuro, e está a preparar alterações para lhes dar maior destaque e facilidade de acesso na app de telefone do Pixel.

Pessoalmente, e vendo o quanto a maioria das pessoas foge das chamadas por voz para as mensagens de texto, parece-me que a Google está a dedicar demasiados recursos a algo que a maioria dos utilizadores irá simplesmente desactivar nas definições, para não ter que lidar com a eventualidade de alguém achar que seria engraçado fazer efeitos sonoros durante um telefonema.


Scan de documentos melhorado no Google Drive para Android

A Google está a melhorar o processo de digitalização de documentos no Google Drive para Android, com aplicação automática de filtros que eliminam as sombras e variações de iluminação. Isto facilita o processo de obter conversões mais precisas das imagens para texto.

Infelizmente, e estranhamente, por agora estas melhorias são aplicadas apenas no processo de digitalização nos Android, não sendo indicado quando é que serão expandidas ao Google Drive para iOS.


One UI 7 deixa escolher 60/120 Hz para jogos

A mais recente versão beta do One UI 7 da Samsung dá aos utilizadores maior controlo sobre os jogos.

Enquanto nas versões anteriores só era dada a opção de limitar os jogos a 48 Hz para poupar bateria, esta versão permite que os utilizadores escolham 120 Hz ou 60 Hz, consoante prefiram a máxima fluidez ou poupar bateria. No entanto, esta opção só funciona para os jogos que não forcem o refresh rate para valores específicos, e também não faz com que os jogos limitados a 60 Hz funcionem a 120 Hz.


Crucial termina produção dos SSD MX500

A Crucial está a terminar a produção dos seus populares SSD SATA MX500.

Apesar de estarem automaticamente limitados pelo interface SATA, os MX500 eram uma escolha popular, por terem um custo reduzido e usarem memória TLC, mais rápida e fiável que a memória QLC usada na série BX500 e outros SSDs de baixo custo - sendo regularmente destacados na nossa página de promoções diárias. Parte do motivo para esta decisão será a crescente popularidade dos SSDs M.2, com desempenho bastante superior, com a maioria das motherboards recentes a suportarem múltiplos slots M.2, dispensando a necessidade de recorrer a SSDs SATA.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Google Play Store é a loja oficial de apps e conteúdos da Google. Foi inicialmente lançada como Android Market em 2008, passando a adoptar o nome Google Play em 2012.

Tablet Teclast M50 90 Hz a €117

18-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 original e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50 de 90 Hz.

O Teclast M50 vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1280x800) a 90 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 6 GB de RAM (14 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 14 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50 está disponível por 117 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €35 aplicado no checkout.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OpenAI facilita acesso via WebRTC

18-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI anunciou uma série de novidades para os developers, incluindo custos mais baixos e acesso via WebRTC.

No seguimento das novidades diárias que a OpenAI tem apresentado ao longo deste mês de Dezembro, desta vez as coisas foram dedicadas aos developers.

O mais recente e poderoso modelo o1 passa a ficar disponível através da API; há novos SDKs para acesso aos modelos via Go e Java; nova modalidade "Preference Fine-Tuning" de afinação dos modelos para melhor se ajustarem às necessidades de cada um; redução de 60% no custo do uso do GPT-4o audio, e GPT-4o mini a 1/10 do preço anterior no processamento áudio. Esta redução de custos torna-se particularmente interessante porque também passa a haver integração WebRTC, facilitando imensamente o acesso aos modelos AI via voz e vídeo, com a OpenAI a demonstrar como isso pode ser feito com apenas 12 linhas de código Javascript.

That’s it. That’s the tweet. The Realtime API now supports WebRTC—you can add Realtime capabilities with just a handful of lines of code.

We’ve also cut prices by 60%, added GPT-4o mini (10x cheaper than previous prices), improved voice quality, and made inputs more reliable. https://t.co/ggVAc5523K pic.twitter.com/07ep5rh0Kl

— OpenAI Developers (@OpenAIDevs) December 17, 2024

async function createRealtimeSession(inStream, outEl, token) {
const pc = new RTCPeerConnection();
pc.ontrack = e => outEl.srcObject = e.streams[0];
pc.addTrack(inStream.getTracks()[0]);
const offer = await pc.createOffer();
await pc.setLocalDescription(offer);
const headers = {…

— OpenAI Developers (@OpenAIDevs) December 17, 2024
Isto quer dizer que será extremamente provável que se assista a uma nova vaga de apps com assistentes "GPT" por voz a surgir nos próximos tempos, já que a facilidade de integração, a par dos custos reduzidos, irá aumentar drasticamente o número de projectos que se tornem economicamente viáveis.

O ano de 2025 poderá ser o ano em que começaremos a ver a interacção por voz com os modelos AI a finalmente começar a tornar-se naquilo que a Apple esperava atingir com o lançamento da Siri no iPhone 4S no distante ano de 2011.

Seagate lança disco HAMR de 32 TB

18-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Seagate parece finalmente cumprir a promessa de lançar discos rígidos com tecnologia HAMR, começando por um disco de 32 TB.

Após mais de 20 anos de testes e demonstrações, a Seagate parece finalmente estar confiante de que os discos HAMR estão prontos para o lançamento.

A tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording) permite armazenar mais dados em menos espaço, aquecendo os materiais magnéticos do disco durante o processo de gravação. De acordo com a Seagate, este processo de aquecimento, gravação e arrefecimento ocorre em menos de um nanosegundo, graças a um laser exclusivo na cabeça de gravação. A plataforma Mozaic 3+ da Seagate permite obter uma densidade de até 3 TB por prato e uma eficiência três vezes superior por terabyte em comparação com discos rígidos convencionais.
Os discos Exos M da Seagate, com modelos de 30TB e 32TB, poderão ser os primeiros a chegar ao mercado. Embora ainda não tenham sido divulgados preços ou datas de entrega, a empresa garante que estes discos são altamente duráveis, com uma vida útil de mais de sete anos em testes intensivos. Estas unidades de alta capacidade são especialmente interessantes para tarefas exigentes, como o treino de modelos de AI, que requerem quantidades de dados imensas.

Mas a Seagate não está sozinha. A Western Digital também oferece discos de 32 TB, usando tecnologia e-PMR (energy-Assisted Perpendicular Magnetic Recording), e a Toshiba também tem estado a trabalhar no lançamento de discos HAMR num futuro próximo.

Embora estes discos da Seeagate sejam tecnicamente os primeiros discos HAMR com acesso comercial generalizado, é esperado que numa primeira fase sejam destinados quase em exclusivo a data centers e clientes empresariais, e só mais tarde acabem por ficar disponível para o público em geral.

Router OpenWrt One open-source de €109

18-12-2024 | 13:11 | A Minha Alegre Casinha

A Software Freedom Conservancy (SFC) lançou o OpenWrt One, um router WiFi pensado para entusiastas do open-source, agora disponível no AliExpress.

Ao contrário dos routers tradicionais, o OpenWrt One garante nunca ser "fechado", permitindo aos utilizadores modificar, actualizar e reparar o dispositivo à vontade. É uma escolha ideal para quem procura controlo total sobre os seus aparelhos sem depender de actualizações dos fabricantes.

Desenvolvido em parceria com a Banana Pi, o OpenWrt One vem pré-instalado com o popular firmware OpenWRT, garantindo que os utilizadores podem mantê-lo funcional pelo tempo que quiserem. Entre as funcionalidades, destacam-se o WiFi 6 dual-band, suporte para PoE (Power over Ethernet), uma porta Ethernet 2.5 GbE, uma porta gigabit ethernet, e um sistema de memória flash separado para evitar danos permanentes ao dispositivo. Existe também uma versão em placa sem caixa a preço mais reduzido.
Apesar de não ser um equipamento de topo , o OpenWrt One destaca-se pela sua flexibilidade. Inclui 1 GB de RAM, o dobro do modelo mais económico BPI-WIFI6 da Banana Pi, e suporte para 3x3 MIMO na banda de 5 GHz para melhor transferência de dados. Embora tenha menos portas ethernet do que o BPI-WIFI6, compensa com funcionalidades avançadas como PoE na porta 2.5 GbE.

Podem encontrar o OpenWrt One no AliExpress na versão de kit completo com um preço de 109 euros.

|