PlanetGeek

Samsung regressa à liderança nos smartphones

16-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung regressou ao topo da tabela dos vendedores de smartphones no primeiro trimestre de 2024.

Segundo os dados da IDC, a Samsung recuperou a primeira posição na tabela de vendas de smartphones nos primeiros três meses de 2024; um trimestre que marca um aumento das vendas de 7.8% a nível global.

Apesar de ficar no topo, a Samsung teve uma queda ligeira de -0.7%, sendo que a Apple, na segunda posição, registou uma queda mais significativa de -9.6%. Na terceira e quarta posições estão fabricantes com motivos para ficarem bastante mais felizes: a Xiaomi com um crescimento de 33.8%, e a Transsion com um impressionante crescimento de 84.9%. A fechar o top 5 temos a Oppo, que também teve uma queda de -8.5%.
Este é o terceiro trimestre consecutivo com aumento global das vendas de smartphones, tendo sido vendidos 289.4 milhões de smartphones (o que dá uma média de mais de 37 smartphones por segundo).

Tesla "Model 2" adiado

16-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de Elon Musk assegurar que o projecto do Tesla Model 2 mais económico não foi cancelado, por agora fica efectivamente suspenso.

No inicio do mês surgiram notícias de que a Tesla teria cancelado o desenvolvimento do seu Model 2, um carro que deveria chegar ao mercado com um preço base de 25 mil dólares. Elon Musk apressou-se a acusar a Reuters de estar a mentir, mas agora descobre-se que a notícia não era totalmente infundada.

A par de uma ronda de despedimentos que afectam diversos projectos (como o desenvolvimento das células 4680), também o projecto do Model 2 fica suspenso, com Musk a transferir todos os recursos para a criação de um data center e para o projecto do seu robotaxi - que tem apresentação marcada para 8 de Agosto.

Reuters is lying (again)

— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2024

Ora, nesta altura já ninguém ficaria surpreendido por ver o mês de Agosto chegar e passar sem que Musk apresentasse o seu táxi autónomo, ou que o mesmo seja apresentado da mesma forma que, no passado (em 2016), Musk prometeu que os Tesla poderiam fazer serviço de táxi autónomo e ganhar dinheiro para os seus donos - sem que isso se tenha concretizado, passado quase uma década.

Uma coisa é certa, se o seu robotaxi dispensar o volante e pedais, será da forma que a Tesla se livra dos problemas nos pedais do acelerador.

Windows 95 ganha nova vida com .NET

15-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Windows 95 é um sistema que já nem foi usado pelas gerações mais novas, mas houve quem lhe tentasse dar uma nova vida adaptando o .NET para o Windows 95.

A framework .NET chegou com o Windows 98 e é, ainda hoje, responsável por manter a compatibilidade de grande parte dos programas para Windows. Em contrapartida, o Windows 95 é um Windows daqueles que ainda estava bastante dependente do MS-DOS que vinha substituir (na verdade, o Windows 98 também).

A tarefa de transpor o .NET para o Windows 95 está repleta de peripécias e aventuras, não só passando pela pesquisa de ficheiros DLL em falta, recriar milhares de chaves no Registry, e até analisar em detalhe o que faz um misterioso driver "ndphlpr" que não se sabe bem o que faz mas parece ser essencial para que o .NET trabalhe.

O resultado final, a capacidade de poder correr apps deste século num sistema operativo do século passado.


Restrições à China impedem reparações das RTX 4090

15-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Por causa das restrições aplicadas à China pelos EUA a nível dos chips, quem tiver uma placa gráfica RTX 4090 avariada vê-se forçado a aceitar um reembolso.

Embora muitos jogadores chineses tenham conseguido comprar placas gráficas com GPU Nvidia RTX 4090, isso agora já não é possível (a não ser em caso de lojas que ainda as tenham em stock) devido às restrições no envio de chips de alto-desempenho para a China.

O efeito secundário dessa medida é que, no caso de se ter uma placa avariada, as marcas e lojas ficam também impossibilitados de aceder a placas de substituição. Isto significa que apenas reparações na parte das fichas de alimentação ou das ventoinhas possam ser feitas, localmente, mas nos casos em que for necessário trocar o GPU, a única opção é oferecer o reembolso do valor da placa. Um valor que pode ser usado na compra de uma nova placa com GPU RTX 4090D, variante que continua a poder ser enviada para a China.
O GPU RTX 4090D é um GPU ligeiramente menos potente que o RTX 4090, com 14.592 CUDA cores, 456 Tensor cores, e 114 RT cores - face aos 16.384 cores / 512 cores / 128 cores.

Os jogadores chineses também podem considerar optar uma placa RTX 4080 Super e poupar algum dinheiro, em preparação para a chegada da nova geração de GPUs Nvidia RTX 5080 e RTX 5090 no final do ano; embora seja provável que nessa altura as restrições ainda se mantenham em vigor e impeçam o acesso aos GPU mais potentes.

Notícias do dia

15-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Cybertruck pode ficar com pedal do acelerador preso; Apple remove emulador de Game Boy da App Store; AI gera videoclip a partir uma só imagem e música; Tesla reduz mensalidade FSD para metade; Foguete Falcon 9 bate recorde com 20 lançamentos; MS testa publicidade no Start Menu do Windows 11; Ubisoft remove acesso ao jogo The Crew; e chave com password esquecida tem €460M em Bitcoin.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Meta promove óculos Quest nas escolas

A tecnologia VR/XR pode ser impressionante mas ainda não foi capaz de "transformar o mundo". Agora, a Meta tenta uma abordagem diferente, apresentando os seus óculos Quest como ferramentas para a educação.

A ideia não é nova. Já nos tempos em que a Google ainda apostava nestas tecnologias (lembram-se dos óculos VR de cartão?) se falava disso possibilitar uma revolução nos modelos de ensino, permitindo viagens de estudo virtuais a qualquer local, não só no nosso planeta mas também em qualquer local do universo, ou mundos microscópicos, ou viajar no tempo até civilizações antigas, etc. As potencialidades são imensas, mas para tal parece ser necessário uma combinação de factores (óculos com qualidade tecnológica adequada, conteúdos, preços acessíveis, etc.) em que, até à data, ainda ninguém conseguiu acertar.

Disney+ prepara canais tradicionais

Diz-se que as modas são cíclicas e a Disney parece estar prestes a demonstrá-lo. Depois de nos termos habituado a vermos o que queremos quando queremos, por conta dos serviços de streaming, a Disney parece estar a preparar um regresso ao passado com canais tradicionais no Disney+.

Sim, a Disney quer lá disponibilizar canais com emissão contínua, sobre os quais os utilizadores não têm qualquer controlo, e com apresentação de publicidade, tal como nos canais de TV tradicionais. A ideia até seria interessante (e poderá sê-lo para todos os que sofrem do síndroma de indecisão sobre o que escolher para ver), mas peca por ser algo que melhor seria disponibilizado de forma gratuita, e não sendo algo que só estará disponível para quem pagar pelo serviço Disney+.


Adobe Premiere Pro vai ter vídeo AI

Depois da inclusão de ferramentas AI para manipulação e geração de imagens estáticas, a Adobe prepara-se para adicionar ferramentas AI para manipulação e geração de vídeo - suspeitando-se que vá dar uso ao impressionante Sora da OpenAI.

Para além da criação de vídeo a partir de descrições, poderemos também eliminar elementos, ou até prolongar segmentos de vídeo. Sendo a geração de vídeo AI algo que é dispendioso em termos de processamento, a Adobe fica bem posicionada para os disponibilizar por já cobrar valores bastante elevados pelo acesso aos seus produtos.



Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O mais longo furo feito até ao momento foi o furo Sakhalin-I com mais de 12 quilómetros de extensão (12.289 metros). No entanto, apesar de ter pedido esse recorde, o Kola Superdeep Borehole SG-3 continua a deter o recorde do mais profundo ponto atingido na crosta terrestre, atingindo uma profundidade de 12.262 metros

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

15-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30.64 euros - activar cupão de desconto de 15% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple remove emulador de Game Boy da App Store

15-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple alterou as regras e passou a permitir emuladores de jogos na App Store, mas o primeiro a ser aprovado - iGBA - rapidamente foi removido.

Há muito que a Apple mantinha uma posição restritiva face à disponibilização de emuladores na App Store que permitissem carregar "ROMs", mas nas últimas semanas essa restrição foi removida, suspeitando-se que esteja relacionada com a obrigatoriedade de permitir app stores alternativas que poderiam atrair pessoas com a disponibilização desse tipo de apps. No entanto, o primeiro emulador a chegar após esta alteração não durou muito.

O iGBA é um emulador de Nintendo Game Boy, mas tão depressa apareceu na App Store como foi removido. E agora a Apple veio explicar porquê. Embora se suspeitasse que o problema pudesse estar relacionado com a app permitir correr jogos / ROMs piratas, na verdade o problema parece ter sido o facto do iGBA ser uma cópia do emulador open-source GBA4iOS, ao qual foi acrescentada publicidade, e que levou a uma queixa por parte do seu criador.

Isto significa que a Apple não tem "oficialmente" problemas com o facto das apps poderem correr ROMs pirateadas, o que faz prever que o assunto não vá ficar por aqui; especialmente tendo em conta que a Nintendo é bastante proactiva na perseguição de qualquer tipo de emulações.

Windows 11 chega aos PCs com CPUs Intel Rocket Lake

15-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft começou finalmente a permitir a actualização para o Windows 11 nos PCs equipados com CPUs Intel Rocket Lake.

Numa altura em que o Windows 11 se prepara para deixar de funcionar em CPUs mais antigos, chega também a notícia de que os utilizadores com máquinas com CPUs Rocket Lake poderão proceder à actualização do Windows 10 para o Windows 11.

A actualização para o Windows 11 nos computadores com CPUs Intel Rocket Lake 11th gen tinha sido bloqueada em 2021, depois de se ter descoberto um problema com um driver (Intel Smart Sound Technology / Intel SST) que provocava erros de ecrã azul (BSOD). Na altura foi disponibilizada uma correcção passadas poucas semanas, mas a Microsoft manteve a pausa no processo de actualização automática para o Windows 11 nestes sistemas, até agora.

Os drivers actualizados e sem problemas passaram a estar disponíveis automaticamente através do Windows Update, sendo no entanto de estranhar porque motivo demorou dois anos para que tal fosse feito. Depois do sistema ter os drivers actualizados / sem problemas, o Windows deverá recomendar a actualização para o Windows 11 num prazo de 48 horas. Se ainda assim o PC insistir em se manter no Windows 10, a Microsoft recomenda que se contacte o fabricante ou fornecedor do computador para assistir no processo.

Cybertruck pode ficar com pedal do acelerador preso

15-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck da Tesla não se vê livre das polémicas, agora com um defeito de fabrico que pode prender o pedal do acelerador na aceleração máxima.

No passado já vimos a Tesla ser acusada de acelerações fantasma, mas que na verdade se devem invariavelmente a erros do condutor, pressionando o pedal do acelerador quando pensam que estão a carregar no pedal de travão, e com a rápida resposta dos eléctricos a tornar isso numa experiência problemática. Mas desta vez, o caso é diferente.

Embora a Tesla, tal como os demais fabricantes de automóveis, contem com múltiplos sistemas de segurança para assegurar que o pedal de acelerador (que é electrónico mesmo nos automóveis a combustão) não dá leituras erradas, isso em nada ajuda este potencial problema do Cybertruck. Aqui, é a capa do pedal do acelerador que se pode separar e deixar o pedal encravado em aceleração.

Cybertruck has a SERIOUS ⚠️ design flaw all owner need to check ASAP causing unintended acceleration 😱 due to the cheap design of the accelerator pedal (no fasteners 🔩), the cover may separate and get stuck behind the trim, which had potentially lead to several accidents. This… pic.twitter.com/fWRHaMimS8

— 🛞Garage Klub (@garageklub) April 14, 2024

Uma vez que não se trata de qualquer problema de leitura digital - o pedal fica mesmo na posição de acelerar - a situação não é considerada um "erro", e o carro acelera velozmente. Há vários relatos de acidentes de Cybertrucks que poderão ter ocorrido devido a este motivo (ou por aceleração indesejada do condutor). O que é certo, é que não se esperaria que uma empresa como a Tesla lançasse um veículo no mercado com um acelerador com peças que se podem soltar e causar acidentes.

Blackmagic lança controlador Micro Color Panel para iPad

15-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Blackmagic lançou um novo controlador para iPad para facilitar a edição de vídeos no DaVinci Resolve.

O DaVinci Resolve é um poderoso programa de edição de vídeo que está disponível para iPad (acompanhando a versão que também existe para computadores desktop). Sabendo-se que neste tipo de tarefa se pode beneficiar imenso de controlos físicos, a Blackmagic propõe um novo controlador.

O Micro Color Panel tem um tamanho idêntico ao de um teclado, com local para encaixar um iPad, ao qual fica ligado via Bluetooth ou USB-C. Inclui três trackballs (que a empresa assegura darem uma sensação "profissional"), 12 botões rotativos, e mais de uma dezena de botões.
Este não é o primeiro controlador da marca, mas com um preço oficial de $495 torna-se substancialmente mais atractivo do que o Micro Panel de $895, ou o Mini Panel de $2215, ambos orientados para uso do DaVinci nos desktops.

SSD externo Samsung T7 1TB a €106

15-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, mas hoje o modelo em destaque é a versão de 1 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Ests Samsung T7 1 TB está disponível por 90 euros na Amazon Espanha (também há uma versão de 2 TB para quem quiser maior capacidade).

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Demoras no Xiaomi SU7 dão opção de modificação da encomenda

15-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Com o período de entrega dos Xiaomi SU7 a aumentar, a marca chinesa dá aos clientes uma última oportunidade para alterarem a sua encomenda.

O primeiro automóvel da Xiaomi tem tido enorme sucesso, com um preço base a começar nos 28 mil euros e tendo conseguido mais de 100 mil encomendas em poucos dias. Apesar de fabricar um SU7 a cada 76 segundos a Xiaomi tem estado a tentar aumentar a produção para responder ao volume de encomendas, procurando quase duplicar a produção que tinha planeado, de 6 mil para 10 mil unidades por mês.

Com algumas encomendas a poderem demorar meses para serem entregues, a Xiaomi tenta aproveitar isso da melhor forma, passando a disponibilizar um período de 24 horas de reconsideração, em que os clientes poderão mudar a sua encomenda através da Xiaomi Car App. Isso significa que podem alterar o modelo escolhido, assim como as diversas opções disponíveis.
Neste momento o modelo base tem períodos de entrega de 13 a 16 semanas. A versão Pro demora entre 16 a 19 semanas. E o modelo topo de gama, o SU7 Max, obriga a esperar entre 25 a 28 semanas.

Enquanto isso, vão chegando os primeiros testes "reais" do SU7, que pelo menos a nível de autonomia parece comportar-se bastante bem, tendo conseguido percorrer 643 km.

Smart ring da Black Shark tem 180 dias de autonomia

15-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Black Shark também vai entrar no sector dos anéis inteligentes, com um smart ring fino que promete ter 180 dias de autonomia.

Como era esperado, com a entrada da Samsung no sector dos anéis, muitas outras empresas também se têm aventurado nesta categoria de produtos. A Black Shark, empresa ligada à Xiaomi e mais habitualmente associada a produtos gaming, junta-se a elas revelando algumas fotos e características do seu futuro anel.

O anel da Black Shark terá apenas 2.2 mm de espessura, com capacidade de detecção de toques e registo de inúmeros parâmetros corporais como: frequência cardíaca, nível de oxigénio, temperatura, movimentos. A marca também anuncia uns impressionantes 180 dias de autonomia, que deixam de ser tão impressionantes quando se descobre que isso inclui os carregamentos feitos com a sua caixa de transporte com bateria.
Infelizmente, por agora, é só isso que se sabe. Para este tipo de produto vingar no mercado estará dependente de dois factores: ter uma autonomia que não torne a necessidade de recarregamentos demasiado frequente e incómoda; e ter um preço que seja considerável aceitável pelos consumidores, especialmente por aqueles que também já tiverem investido num smartwatch.

Por outro lado, é certo que os smart rings vão ser apelativos para outro segmento de consumidores, que poderiam não estar dispostos a usar um smartwatch mas que não se importam de usar um anel.

Ubisoft remove acesso ao jogo The Crew

14-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os jogadores que compraram o jogo The Crew estão a descobrir que a Ubisoft removeu o seu acesso ao jogo.

A Ubisoft é a protagonista deste que é o mais recente incidente que nos relembra de que não somos realmente os donos daquilo que compramos. Apesar de ser um jogo pago, a Ubisoft desligou os servidores do jogo The Crew e está agora a remover o acesso ao jogo de todos os jogadores - e ridiculamente sugerindo que se dirijam à sua loja para verem outros jogos para comprar.

Embora fosse um jogo multiplayer online, os jogadores tinham esperança que com o fim dos servidores oficiais a Ubisoft permitisse o uso de servidores não oficiais mantidos pelos fãs, ou até de um modo totalmente offline com bots controlados pelo computador. Mas, a total remoção de acesso ao jogo demonstra que a Ubisoft não tem interesse nessas soluções.

Infelizmente este não é um caso isolado. Todo e qualquer jogo multiplayer dependente de servidores exclusivos do próprio estúdio tem literalmente um temporizador em contagem decrescente até ao dia em que será encerrado. Deveria ser obrigatório que os estúdios informassem os jogadores, desde o início, quais são os planos para a vida do jogo após o encerramento dos servidores, a nível de saber se o jogo continuará a poder ser jogado (com servidores não oficiais ou em modo offline) ou se irá desaparecer totalmente.

Táxi autónomo da Waymo fica encravado em parque sem saída

14-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um táxi autónomo da Waymo ficou encravado num parque e obrigou à intervenção de um condutor humano.

Demonstrando as muitas dificuldades que os veículos autónomos têm que enfrentar no mundo real, eis um vídeo que demonstra como a Waymo lida com situações inesperadas que o carro não consegue resolver.

Apesar da Waymo ter dos mais avançados veículos autónomos nas estradas, desta vez toda a sua tecnologia foi incapaz de lidar com um cenário complicado de um parque em que o caminho de saída tinha uma barreira fechada e a única via de circulação aberta era uma entrada para o parque de sentido único. O carro deu várias voltas ao parque até que o passageiro requisitou assistência remota, que enviou uma "equipa de desenrasque" com um condutor humano - tudo isto perante o olhar reprovador do encarregado do parque.


Sim, é certo que é um cenário complicado, que poderia ter sido resolvido facilmente ao se ter apanhado o táxi da Waymo fora do parque. Mas, não deixa de ser um exemplo que demonstra os casos com que estes sistemas têm que lidar no mundo real. Poderia tratar-se de um cliente com mobilidade reduzida que tivesse que ser recolhido exactamente neste local, ou outro local que apresentasse obstáculos idênticos.

Só fiquei admirado por a Waymo não assumir o controlo do veículo de forma remota, evitando a necessidade de enviar um condutor humano fisicamente até ao local. Mas isso pode também ser devido às exigências legais para operar estes serviços de táxis autónomos.

O modo de condução autónoma do BYD Denza N7

14-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar do eternamente aguardado modo FSD da Tesla, os outros fabricantes vão oferecendo soluções idênticas e já disponíveis, como a BYD faz no seu Denza N7.

A Tesla tem estado a promover o seu modo FSD - que finalmente, após mais de meia dúzia de anos, parece estar prestes a ter lançamento oficial - mas isso é algo a que a marca se pode sentir obrigada por, neste espaço de tempo, também os outros fabricantes terem começado a oferecer sistemas idênticos.

Um curto vídeo mostra como se comporta o modo de condução autónoma do Denza N7 da BYD, incluindo algumas coisas complicadas como estacionamento perpendicular junto a uma parede e com espaço de manobra limitado, assim como condução em estradas citadinas e a lidar com manobras inesperadas de outros condutores. É certo que também ele obriga a manter atenção permanente do condutor, tal como o modo FSD da Tesla, e certamente haverá situações em que irá falhar.


Isto demonstra que, a cada dia que passa sem que a Tesla lance o modo FSD, o mesmo irá perdendo protagonismo e tornando-se em apenas "mais um sistema de assistência ao condutor" tal como muitos outros - e garantidamente pondo em causa se realmente justifica os 12 mil dólares (por cá: 7500 euros) que são pedidos por ele.

Foguete Falcon 9 bate recorde com 20 lançamentos

14-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX anunciou que um dos seus foguetes Falcon 9 bateu o recorde de reutilizações com 20 lançamentos e aterragens bem sucedidas.

Não é segredo que o grande trunfo da SpaceX é a de ter foguetes reutilizáveis, capazes de fazer lançamentos e aterrarem para serem usados de novo. Ao longo dos anos temos assistido a um aumento progressivo desse número de reutilizações, e que agora marcaram o 20° lançamento do mesmo foguete Falcon 9.

Este Falcon 9 fez a sua primeira missão em Novembro de 2020 e já transportou 8 astronautas e mais de 500 satélites até ao espaço, num total de mais de 261 toneladas em menos de quatro anos.

Falcon 9 lands on the A Shortfall of Gravitas droneship – completing the first 20th launch and landing of a booster! pic.twitter.com/G0w4IlXzNP

— SpaceX (@SpaceX) April 13, 2024

This booster’s previous missions include GPS III Space Vehicle 04, GPS III Space Vehicle 05, Inspiration4, Ax-1, Nilesat 301, OneWeb Launch 17, ARABSAT BADR-8, and now 13 @Starlink missions

— SpaceX (@SpaceX) April 13, 2024
De certa forma, quase podemos "culpar" a SpaceX por ter tornado os lançamentos e aterragens tão rotineiros que até já parece uma coisa fácil. Felizmente, ainda vamos tendo a dose de adrenalina e entusiasmo adicional a cada novo lançamento de teste da Starship - que no seu terceiro voo de teste já conseguiu chegar ao espaço, mas ainda não conseguiu aterrar de forma suave como se deseja.

Mini relógio de internet com ESP32

14-04-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Perfeito para quem se quiser iniciar no mundo dos ESP32, este projecto ultra-simples mostra como criar um relógio que está sempre certo.

O pequeno ESP32 veio revolucionar o mundo da electrónica, ao nos disponbilizar um microcontrolador ultra-poderoso, com WiFi, a preço absurdamente económico - e cujas dimensões reduzidas também permitem utilizá-lo em praticamente tudo o que se possa imaginar.

Neste caso, para criar este relógio compacto via internet nem sequer se precisam preocupar em ter (ou não ter) grandes habilidades em electrónica, pois necessitamos soldar apenas quatro cabos para a alimentação e comunicação entre o módulo do ESP32 e o do pequeno ecrã OLED (0.91" com 128x32 pixeis). E tudo isto fica por cerca de 5 euros.
Todo o "segredo" está na programação do ESP32, que neste caso se limita a ligar-se à vossa rede WiFi para aceder aos servidores NTP na internet que disponibilizam continuamente a hora certa, para assegurar que têm um relógio que nunca estará atrasado ou adiantado.

Depois de verem como é simples fazer este relógio via internet, certamente não vos irão faltar ideias de como expandir o projecto, adicionando coisas como indicação de horas em diferentes países, alarmes (e botões para permitir a sua programação), mostrar informação meteorológica, etc.

Portugal com novo recorde de electricidade a preço negativo

14-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apenas dez dias após se ter tido electricidade a preço negativo em Portugal, temos novo recorde com preço ainda mais reduzido.

No início de Abril tivemos a boa notícia de, pela primeira vez, se ter tido electricidade a preço negativo no nosso país. O valor era meramente simbólico, cifrando-se num timído cêntimo negativo, mas que parece ter aberto as portas para valores mais substanciais.

Desta vez, temos electricidade a preço de -0.63 euros por MWh, que apesar de ficar aquém do preço de -1 euro conseguido em Espanha, não deixa de ser um excelente indicador para o futuro.

Bom dia, #energia ⚡️ O #Mibel terá este domingo novos recordes de preços negativos de #eletricidade no mercado diário:

🇪🇸 -€1,01 por MWh
🇵🇹 -€0,6 por MWh

Apesar da fraca produção #eólica 💨, a forte produção #solar ☀️ e a importação de 🇫🇷 contribuirão para estes mínimos ⚡️ pic.twitter.com/ItojJMQ78D

— Miguel Prado (@mpradoexpresso) April 13, 2024
Com o mercado de energia a ser cada vez mais dinâmico, resta esperar que os fornecedores de energia também se consigam ajustar de modo a fazer chegar o verdadeiro custo da energia aos consumidores - sabendo-se que, de qualquer forma, já asseguram o seu rendimento fixo por conta das "potências contratadas", e taxas de acesso, e todos os demais elementos que integram a conta da "electricidade" ao final do mês.

Coincidência ou não, a EDP Comercial tem estado a informar os clientes de que irá baixar em 10% a componente "Energia e Estrutura Comercial" a partir de 1 de Junho. Medida que provavelmente mais se deverá ao número de clientes que se tem mudado para outros operadores.

Rede Mobi.E com 447 mil carregamentos em Março

14-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos eléctricos na rede Mobi.E continua a bater recordes, atingindo os 447 mil carregamentos em Março.

No mês de Março, foram registados cerca de 447 mil carregamentos, o que representa uma subida de 68% face ao mesmo mês de 2023. Ao nível dos consumos de energia, estes foram superiores a 9 milhões kWh, um aumento de 90% em comparação com o período homólogo.
  • No primeiro trimestre realizaram-se, no total, cerca de 1,2 milhões de carregamentos na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 66% face ao primeiro trimestre do ano passado.
  • Foram consumidos cerca de 25 milhões kWh de energia, mais 88% do que no mesmo período de 2023.
O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas eléctricas. Em março, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.630 postos, o que equivale a cerca de 8.200 pontos de carregamento de acesso público.

Outro dado relevante é a potência da rede, actualmente superior a 254.667 kW, 8% acima do objectivo proposto no regulamento europeu "Alternative Fuel Infrastructure” Regulation" (AFIR). No final de Março, 1.695 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede.

Ao longo do primeiro trimestre do ano, cerca de 114.000 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representa um crescimento de cerca de 70% face ao período homólogo. Em média, neste primeiro trimestre, cada utilizador efectuou 11 carregamentos na rede Mobi.E.

Existem atualmente 71 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 96 tomadas, em média.

[Pela Estrada Fora]

|