PlanetGeek

UE vai analisar dados de localização de um dos grandes operadores em Portugal

02-04-2020 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O recurso aos dados de localização dos operadores de telecomunicações têm sido usado por todo o mundo para analisar o comportamento dos cidadãos em período de quarentena / isolamento social do coronavirus, e Portugal não vai ser excepção.

A Comissão Europeia vai escolher um dos três grandes operadores portugueses para analisar a sua mobilidade durante a pandemia do Covid-19. O objectivo é trabalhar com um operador que permita recolher uma amostra representativa da população (um operador por cada país da UE), sendo que, ao seleccionar apenas um, também evita que tenha acesso a todos os dados de todos os cidadãos.

Este último ponto poderá revelar-se problemático, já que irá garantidamente impedir que seja feito o tipo de rastreio que tem sido feito noutros países. Por exemplo, se o operador seleccionado for o MEO, e se tiver um vector de contágio que tivesse sido feito por uma pessoa que usa Vodafone, isso irá escapar à análise. Por outro lado, uma vez que ainda nem sequer está definido o que irá ser feito especificamente com estes dados - apenas que se pretende "analisar os padrões de mobilidade e impacto das medidas de confinamento" - dá ideia de que será algo mais do estilo de "brincar com os dados" do que fazer uma análise total (de que servirá ter dados de que um telemóvel de um operador não saiu de casa, se hipoteticamente tiver recebido a visita de dezenas de amigos com telemóveis de outro operador?).

A CE assegura também que se tratam de dados anónimos (bem sabemos o pouco que isso vale quando se trata de dados de localização), e que serão eliminados assim que o estado de pandemia for dado por encerrado. Mesmo que sejam, é preciso não esquecer que esses dados continuarão a ser recolhidos pelas operadoras, e vendidos a serviços terceiros, permitindo depois fazer aquele tipo de coisas que se pensa ser apenas possível nos filmes.

Zoom com novas vulnerabilidades que podem dar acesso a câmara e microfone

02-04-2020 | 10:00 | Aberto até de Madrugada


Depois da acusação de ser malware, o Zoom sofre novo revés com nova ronda de vulnerabilidades que permitem que um jacker possa ter acesso ao microfone e câmara dos computadores com a app instalada.

A lista de preocupações relativas à (falta de) segurança do Zoom e as tácticas que utiliza não pára de crescer. Agora, temos novas vulnerabilidades 0-day, que podem fazer com que um Mac onde esteja a ser instalado o Zoom possa inadvertidamente dar acesso às câmaras e microfone a malware que esteja no sistema.

Curiosamente, para além do facto de se tratarem de vulnerabilidades que, embora não contribuam para a confiança dos utilizadores, só podem ser exploradas localmente em computadores já comprometidos e não de forma remota (portanto, com risco relativamente reduzido); este caso tem sido acompanhado de maior dose de vozes críticas contra quem revelou estas falhas, dizendo que não seguiu a política recomendada de primeiro comunicar as falhas à empresa e dar-lhes 90 dias para resolverem o assunto antes de as revelar publicamente.

Resta saber se este tipo de feedback está a ter origem na comunidade de fãs da app (todos estão livres para gostar da app, mesmo com todas as falhas e tácticas duvidosas que utiliza), ou se realmente uma dessas tácticas duvidosas consiste em ter uma rede viral que tenta manter a sua imagem pública como app de videoconferências recomendada.


Actualização: Zoom também espiava perfis do LinkedIn dos utilizadores. As novidades não param...

Google apresenta Fado como música espanhola?

02-04-2020 | 09:00 | Aberto até de Madrugada


Estamos habituados a que o Google nos dê respostas certas a tudo o que se pergunte, mas por vezes pode falhar espectacularmente, como neste caso em que parece indicar que o Fado é um estilo de música espanhola.

O alerta surgiu no Twitter, em resposta a uma pesquisa no Google por "História do Fado" que apresentou de forma bem proeminente a indicação "Spanish Fado music".

No, nope, nooooo. @Google @Google_Comms Fado is not, and never was Spanish. Unless you think Portugal is still part of Spain (hint: it’s not; since 1139). And Amalia(the artist in those covers) is Portuguese. This is bad. Pls, fix it! #Fado #Portugal #Portuguese pic.twitter.com/f2XvyXxFBL
— Pinheiro (@SilviaLPinheiro) March 31, 2020


Antes de mais, importará também esclarecer em que circunstâncias é que isto estará a acontecer, já que quando tentei replicar a pesquisa, os meus resultados foram diferentes (quer usando a minha conta Google, quer usando um browser em modo incógnito) - sem qualquer referência a "fado espanhol". Mas considerando que a Google apresenta resultados personalizados, e que podem variar de país para país, ou em função da língua seleccionada, não me surpreenderia que uma dessas combinações esteja a dar o resultado acima apresentado.



Nada como fazerem a pesquisa do vosso lado, e ver se têm direito a uma surpresa espanhola...

Dicas para melhorar o acesso à internet

02-04-2020 | 08:32 | Apps do Android


Conseguir uma distribuição uniforme do sinal da rede wifi, pode ser uma grande dor de cabeça. Hoje partilhamos algumas dicas que a Devolo considera importantes para garantirem o melhor posicionamento para os adaptadores powerline.


Sabia que o aquecimento através de piso radiante é uma barreira ao sinal da Internet? A sua canalização de água quente pode ser um grande obstáculo ao sinal sem fios, uma vez que a água tem um forte efeito de atenuação do Wi-Fi. Já para não falar do facto de que tetos e paredes enfraquecem o sinal de tal maneira que os cantos mais remotos da sua casa praticamente ficam sem cobertura.

Esta é a razão pela qual milhões de pessoas em todo o mundo usam tecnologia Powerline, de forma a combater o problema dos sinais de Wi-Fi fracos. O Powerline utiliza a rede elétrica doméstica para tornar o sinal da Internet disponível em qualquer tomada e em qualquer divisão da casa. Use estas dicas da devolo, líder mundial em tecnologia Powerline, para tirar o máximo partido da sua rede doméstica.

Tópicos deste press release:

• Descubra a posição ideal para o adaptador
• Verifique as ligações
• A combinação perfeita: Powerline com Mesh Wi-Fi
• Use os modelos mais atuais e instale atualizações


Descubra a posição ideal para o adaptador

Pode encontrar a posição ideal para instalar o seu adaptador seguindo algumas regras simples. A mais importante é ligar o adaptador Powerline diretamente à tomada na parede, e não um bloco de tomados ou a uma extensão. Caso tenha várias tomadas localizadas perto umas das outras, elas podem comportar-se como um bloco de tomadas; o que significa que deverá deixar essas tomadas livres caso note que os seus adaptadores Powerline estão com problemas de ligação.

A melhor solução é usar adaptadores com tomada integrada e ligar qualquer extensão ou bloco de tomadas ao adaptador. Isto, porque as tomadas elétricas dos adaptadores da devolo incluem um filtro de supressão de interferências que assegura que a rede Powerline irá funcionar de forma otimizada.

Verifique as ligações

Há um truque fácil que pode usar para verificar se cada um dos adaptadores estão efetivamente a comunicar entre si: ligue-os num mesmo bloco de tomadas. Se os dois adaptadores estiverem ligados em rede, isso é geralmente indicado por um LED em praticamente todos os dispositivos da maioria dos fabricantes.

No manual do utilizador do adaptador irá encontrar o significado do comportamento desse LED – se pisca ou não e qual a cor apresentada – de forma a saber de imediato, e de forma visual, qual o estado da ligação. Caso descubra que a ligação entre os dispositivos não está a ser feita, a maioria dos adaptadores permite realizar o seu emparelhamento premindo um botão. Como benefício extra, o processo de emparelhamento também cria uma chave de encriptação da rede Powerline que a protege contra acesso não autorizado.

Modelos mais recentes, como é o caso dos devolo Magic, vão ainda mais longe, e já vêm de fábrica equipados com encriptação automática.

A combinação perfeita: Powerline com Mesh Wi-Fi

Os dispositivos Powerline com Mesh Wi-Fi oferecem uma série de melhorias significativas. Os dados de acesso Wi-Fi do router podem ser facilmente transferidos através da funcionalidade WPS. Para isso, basta pressionar o botão assinalado como “WPS” no router e no adaptador Powerline. Desta forma, é possível facilmente criar uma rede Wi-Fi uniforme (com o mesmo nome e password) em vez de múltiplos pontos de acesso Wi-Fi com diferentes dados de acesso.

Uma das inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia Mesh consiste no facto de assegurar uma ligação constante entre dispositivos móveis e o ponto de acesso Wi-Fi mais forte. Além disso, os dispositivos mudam automaticamente para outro ponto de acesso – especialmente útil quando andamos de um lado para o outro da casa com o smartphone, o tablet ou o notebook.

Use os modelos mais atuais e instale atualizações

Caso esteja a planear instalar uma rede Powerline pela primeira vez, é uma boa ideia investir em dispositivos de última geração. Isto assegura que ficamos com tecnologia “à prova de futuro”, dado que os requisitos de uma rede doméstica segura e rápida estão constantemente a aumentar: enquanto que até há pouco tempo a maioria dos operadores vendia soluções para acesso á Internet da ordem dos 10 Mbps, hoje é possível contratar velocidades até 100 vezes mais rápidas.

Os requisitos que deve ter em consideração incluem o número de ligações que pretende ter em casa; optar por adaptadores com tomada integrada, sobretudo se tiver poucas tomadas disponíveis; e adaptadores com Wi-Fi com suporte para tecnologia Mesh, como é o caso dos devolo Magic. De forma a oferecer velocidade e estabilidade de ligação em toda a casa, instale um número adequado de adaptadores – existem kits multiroom com três adaptadores e pode também adquirir adaptadores individuais adicionais. Note também que existem diferenças de velocidade consoante os modelos. Os mais rápidos atualmente disponíveis oferecem ligações com uma largura de banda até 2400 Mbps.

É também importante que esteja atento às atualizações disponibilizadas pelos fabricantes e que as instale o mais rápido possível. Isto garante-lhe que irá beneficiar das mais recentes funcionalidades, mas também de eventuais melhorias em termos de segurança. Os adaptadores mais recentes tendem também a ser mais fáceis de usar; por exemplo, a Home Network App da devolo pode ser configurada de forma a instalar automaticamente todas as atualizações disponíveis.

Mais informações: https://www.devolo.pt/magic

Xiaomi Mi Band 3 e 4 ganham desbloqueio de PCs

02-04-2020 | 08:00 | Aberto até de Madrugada


A Xiaomi está a preparar boas novidades para as suas Mi Band 3 e Mi Band 4, que na Índia passam a poder ser usadas para desbloquear PCs.

A actualização de Abril do firmware para as Mi Band 3 e Mi Band 4 (através da app Mi Fit) incluem a capacidade para desbloquear PCs com Windows 10 usando esta bracelete, sem necessidade de apps adicionais - como acontecia até ao momento.


Infelizmente, por agora esta é uma funcionalidade que a Xiaomi limitou à Índia, mas é de esperar que seja apenas uma questão de tempo até que chegue ao resto do mundo.

Considerando a popularidade das Mi Band 3 e Mi Band 4, é algo que será bastante útil para muitas pessoas.

Kingmax lança SSDs PCIe 4.0 com 5GB/s

02-04-2020 | 07:00 | Aberto até de Madrugada


Quem comprar um computador com PCIe 4.0 e quiser um SSD adequado, já poderá juntar a Kingmax ao lote de candidatos, com os seus novos SSDs Zeus PX4480.

Os Kingmax Zeus PX4480 são os primeiros SSDs da marca a suportar PCIe 4.0, usando o controlador Phison PS5016-E16 e memórias NAND 3D TLC. Estão disponíveis com capacidades de 500GB, 1TB e 2TB, e com velocidades de leitura de 5GB/s e escrita de 4.4GB/s (2.5GB/s modelo de 500GB).


De notar que este controlador Phison que está a ser usado nesta primeira vaga de SSDs PCIe 4.0 ainda não é capaz de tirar o máximo partido das ligações PCIe 4.0, e que para os próximos meses deverão começar a chegar novos controladores que já suportarão transferências de 7GB/s e superiores.

De resto, ainda estamos muito longe do máximo de 64GB/s permitidos pelo PCIe 4.0, pelo que ainda há muita margem para melhorar os SSDs nos próximos anos.

Consumidores norte-americanos aproveitam coronavirus para pedir fim dos limites de dados

01-04-2020 | 20:00 | Aberto até de Madrugada


Poderá o coronavirus vir ajudar os consumidores a terem finalmente um serviço de internet com dados verdadeiramente ilimitados? Nos EUA há quem esteja a lutar por isso, e por cá os nossos operadores podiam seguir o exemplo.

A par da redução de qualidade nos serviços de streaming de vídeo para poupar as redes neste período de coronavirus, nos EUA os operadores anunciaram a sua "solidariedade" levantando temporariamente os limites de dados - e no processo, estão a demonstrar também que não existe qualquer motivo que justifique a sua existência. Embora o volume de tráfego tenha aumentado substancialmente neste período (cerca de 30%), as redes continuam a funcionar com toda a normalidade e sem que se notem dificuldades.

De notar que estamos a falar dos limites que são aplicados às ligações fixas, por cabo ou fibra, e que no caso da Comcast nos EUA é de 1TB por mês. Por cá, a maioria dos operadores trata essas ligações como sendo ilimitadas - mas pelo menos há alguns anos havia um certo operador nacional que "fechava a torneira" ao fim de 500GB, e nem sequer informava os clientes que era devido a isso.

Noutros tempos, 500GB ou 1TB até poderiam parecer muito... Mas actualmente vivemos numa altura em que muitas pessoas poderão passar horas por dia a ver streaming em Ultra HD 4K (não que isso pese muito aos operadores) e onde é imensamente frequente que jogos para PCs e consolas tenham 50GB (ou até 100GB).

Cloudflare lança DNS para famílias

01-04-2020 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Clouflare voltou a aproveitar o dia 1 de Abril para revelar a expansão do seu serviço 1.1.1.1, que agora passa a disponibilizar serviços anti-malware e de restrição de conteúdos para os membros mais novos da família.

Quem estivesse dividido entre a velocidade e maior confiança no serviço de DNS 1.1.1.1 da Cloudflare, e as funcionalidades de bloqueio de malware e conteúdos menos recomendáveis para crianças de outros serviços (como o AdGuard), já não precisa pensar muito. A Cloudflare passa a disponibilizar esses serviços naquilo a que chama 1.1.1.1 for Families.

Estes consistem em duas variantes adicionais ao 1.1.1.1 original:

Serviço de DNS com bloqueio de malware conhecido
  • Primary DNS: 1.1.1.2
  • Secondary DNS: 1.0.0.2

Serviço de DNS com bloqueio de malware e conteúdos para adultos
  • Primary DNS: 1.1.1.3
  • Secondary DNS: 1.0.0.3

Mais interessante é que, para os próximos meses, a Cloudflare anuncia que este 1.1.1.1 for Families irá permitir a personalização do serviço para cada utilizador, fazendo com que seja possível configurar sites que sejam permitidos ou bloqueados, assim como definir horários para acesso a determinados serviços (redes sociais, YouTube, etc.) e também receber relatórios sobre o tipo de utilização que está a ser feito. E, tal como no serviço actual, de forma completamente gratuita.

Uma excelente novidade... e ainda bem que não é mentira. :)

Windows e Office com descontos de 57%

01-04-2020 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


O dia pode ser das mentiras mas os descontos são bem reais, com nova campanha de Windows 10 e as diversas versões do Office a preços reduzidos. Os preços a começam nos 8 euros para o Windows 10 Pro e nos 21 euros para o Office 2016, havendo também descontos caso sejam comprados em conjunto.

As promoções são muitas, abrangendo diferentes versões do Windows (incluindo versões empresariais), Office (2016, 2019, 365) e também jogos, com os descontos a chegarem aos 57% nalgumas dessas categorias.

Código de desconto 36%: ABJ36
Windows 10 Pro Key €8.92
Microsoft Office 2019 Home & Students Key Global €43.74
Windows 10 Pro + Office 2019 Home & Students Key Global Bundle €49.34

Código de desconto 50%: ABJ50
Microsoft Office 2019 Pro plus Key €32.93
Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Key €39.14
Windows 10 Pro + Office 365 Pro plus Global Bundle €20.96
Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Key €25.47

Código de desconto 57%: ABJ57
Microsoft Office 2016 Pro plus Key €21.83
Microsoft Office 365 Pro plus Global €13.16


Código de desconto 36% para as restantes categorias: ABJ36

Antivirus Software:
McAfee Total Protection 2020 1 Device 5 Years Key Global €9.15
Kaspersky Total Security 2020 1+ Year 1+ Device Random Digital Code Global €12.24
Kaspersky Total Security 2020 1 Year 3 Devices Digital code Global €16.91
Eset NOD32 Antivirus 2020 1 Device 1 Year Digital Code Global €11.08

Windows:
Windows 10 Home Key Global 32/64 Bit €8.68
Windows 7 Pro Professional Key Global 32/64 Bit €8.74

Office:
Microsoft Office 2016 Home & Business Key Global €75.78
Microsoft Office 2019 Home & Business Key Global €58.27
Microsoft Office 2016 Home & Students Key €34.99

Project:
Microsoft Project Pro Professional 2016 Key Global €19.83
Microsoft Project Pro Professional 2019 Key Global €52.49

Visio:
Microsoft Visio Pro Professional 2016 Key Global €19.59
Microsoft Visio Pro Professional 2019 Key Global €52.26

Bundles:
Windows 10 Pro + Visio Pro 2016 Key Global Bundle €25.43
Windows 10 Pro + Project Pro 2016 Key Global Bundle €25.66
Windows 10 Pro + Visio Pro 2019 Key Global Bundle €58.09
Windows 10 Pro + Project Pro 2019 Key Global Bundle €58.27
Windows 10 Pro + Office 2019 Home & Business Key Global Bundle 61.83
Windows 10 Pro + Office 2016 Home & Business Key Global Bundle 81.08
Windows 10 Pro + Office 2016 Home & Students €40.17

Windows server:
Windows Server 2019 Standard Key Global €23.33
Windows Server 2019 Essentials Key Global €25.08
Windows Server 2019 Datacenter Key Global €26.83
Windows Server 2019 Remote Desktop Services 50 USER Connections Key Global €29.16
Windows Server 2019 Remote Desktop Services 50 DEVICE Connections Key Global €29.16

E também jogos:
Battlefield V Origin Digital Code Global €28.24
Shock Rods Steam Digital Code Global €10.93
The Sims 4: Island Living DLC Origin Digital Code Global €30.07
Xbox Live 12 Months Gold Subscription Card Global €50.12


Esta loja - mmorc.com - suporta pagamentos com PayPal, que serve como protecção adicional, e disponibiliza o email support@mmorc.com para responder a toda e qualquer questão relacionada com os produtos.

How to Learn More about PHP Online for Free in 2020 While You Wait for Your Next Job

01-04-2020 | 15:37 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Sometimes PHP developers have some free time that they could use to do something useful.

One of the best ways to use that time is to learn new things so you can become an even better developer.

Read this article to learn more about some nice resources that you can use to learn for free more about PHP and related topics either in English, Portuguese and many other languages.

Notícias do dia

01-04-2020 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Apple compra Dark Sky e corta o acesso a todos os utilizadores não-Apple; serviço de videoconferência Zoom acusado de ser malware; Huawei P40 Pro recupera topo do DxOMark para a marca; mentiras de 1 de Abril canceladas por causa do coronavirus; nas promoções temos o Lenovo S5 Pro Global 6GB+64GB a €118; Classic Reload preserva jogos clássicos no browser; e mais um incidente de dados à solta na net, com os dados de todos os cidadãos da Georgia expostos online.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-teclado BT dobrável; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.

China recorre à sua gigantesca máquina de propaganda para "limpar" impacto do coronavirus



A propaganda é uma ferramenta que existe "desde sempre", mas nas últimas décadas tem sido aprimorada pela China na sua versão digital. Para além da grande muralha de censura que a China impõe à sua internet, para o exterior recorre a exércitos de milhares de contas nas redes sociais que ajudam a propagar a imagem que desejam passar - e a actual pandemia do coronavirus tem servido para o demonstrar.

Há milhares de pessoas que têm visto as suas contas do Twitter serem hackadas e usadas para lançar mensagens de pura propaganda de como a China tem sido uma heroína na contenção do coronavirus; e de mensagens de agradecimento do ocidente a louvar a sua actuação; entre muitas outras.


Este tipo de actuação serve apenas para dar credibilidade aos que acusam a China de não estar a revelar a verdadeira extensão da pandemia no seu território, e que por lá o cenário poderá ser muito pior do que é indicado publicamente. E quando se considera como o coronavirus está a ser usado para legitimar o acesso à localização de todos os cidadãos... dá que pensar.


Huawei P40 ainda usa componentes de empresas norte-americanas


Apesar da proibição de fornecimento de tecnologia de empresas dos EUA à Huawei, o mais recente P40 continua a usar alguns componentes críticos de empresas norte-americanas. Os componentes em questão dizem respeito à secção de RF, sendo fornecidos por empresas como a Qualcomm, Skyworks e Qorvo - embora se assista a uma redução do número de componentes do ocidente face aos modelos anteriores.

É possível que estas empresas tenham conseguido um regime de excepção, já que os prolongamentos que têm sido feitos para continuarem negócios com a Huawei visam apenas permitir que continuem a ser fornecidos componentes para equipamentos que já estavam em produção e não para o desenvolvimento de novos, como seria o caso destes P40 mais recentes. Seguramente será algo que será esclarecido em breve, mas que por agora mostra que não foi assim tão simples a intenção de "cortar" com os fornecedores dos EUA.


Samsung vai deixar de produzir LCDs este ano



A Samsung anunciou que irá terminar a produção de LCDs nas suas fábricas na Coreia do Sul e na China até ao final deste ano (2020), devido à queda do preço e da procura destes ecrãs. Em vez disso vai apostar nos seus ecrãs Quantum Dot - usados nos seus televisores QLED - embora não especifique se isso significa que continuará a utilizar LCDs, como agora, ou se já marcará a transição para ecrãs OLED ou micro-LED

De notar que também a LG já tinha anunciado que iria deixar de produzir LCDs este ano, mas no seu caso tem os seus ecrãs OLED (para smartphones e para televisores) para dar seguimento ao negócio; enquanto que no caso da Samsung, a produção de ecrãs OLED tem estado limitada aos ecrãs de pequenas dimensões para smartphones e tablets.


FCC exige autenticação do Caller ID nas chamadas e SMS até Junho de 2021



Enquanto por cá os nossos operadores vão dizendo que nada podem fazer para evitar SMS falsificados que podem tentar gerar o pânico fazendo-se passar por alertas da protecção civil, ou servem para enganar pessoas fazendo-se passar por mensagens enviadas por entidades conhecidas (prémios do Continente, Fnac, etc.), nos EUA a FCC deu um ano para que todos os operadores de telecomunicações implementem a autenticação STIR/SHAKEN da identificação do Caller ID.

Este sistema impedirá que qualquer pessoa possa enviar uma mensagem utilizando o identificador que bem entender, assegurando a legitimidade de quem envia as mensagens ou quem faz as chamadas. Embora possa não resolver o problema das chamadas automáticas publicitárias que nos EUA atinge uma dimensão preocupante, pelo menos dificulta o processo de tentarem esconder a sua identidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Huawei regressa ao 1º lugar do DxOMark com o P40 Pro

01-04-2020 | 15:21 | Apps do Android

Mantendo a tradição conseguida com pelos seus topo de gama nos últimos anos, o mais recente Huawei P40 Pro volta a liderar a tabela DxOMark referente à qualidade das câmaras nos smartphones.


Não será propriamente uma surpresa, confirmando apenas aquilo que já se esperava - e que acaba por ser independente da questão principal deste nova série: a ausência da Play Store e apps da Google. A nível de hardware os novos P40 mantêm a evolução face aos modelos anteriores, e as câmaras continuam a ser uma das grandes apostas.

O P40 Pro obteve o mais elevado valor no DxOMark Mobile até à data (128), passando para a primeira posição da tabela, deixando para trás os anteriores primeiros classificados (Xiaomi Mi 10 Pro e Oppo Find X2 Pro, ambos com 124 pontos).


Até à chegada do P40 Pro, o Huawei melhor classificado era o Mate 30 Pro 5G com 123 pontos, logo a seguir aos modelos acima mencionados;  enquanto o anterior P30 Pro ainda se mantinha relativamente perto deste top, com 116 pontos.

É de facto notável o trabalho feito pela Huawei em parceria com a Leica nos seus smartphones ao longo dos últimos anos, transformando os seus smartphones que não tinham propriamente nenhum elemento de destaque face à concorrência, em verdadeiros campeões das fotos e vídeos que conseguem ir mantendo essa liderança de forma consistente a cada novo lançamento.

Infelizmente, desta vez é uma liderança que sai gravemente prejudicada no mercado ocidental devido à ausência da Play Store e serviços da Google. Faltará ver quantos é que estarão dispostos a abdicar disso e dar mais valor ao hardware...

Por: Carlos Martins

Classic Reload preserva jogos clássicos no browser

01-04-2020 | 14:30 | Aberto até de Madrugada


Para além do Internet Archive (que já me permitiu redescobrir velhas pérolas de jogos de outros tempos), também este Classic Reload permite revisitar jogos clássicos de múltiplas plataformas directamente no browser.

Com mais de 6000 jogos de consolas, MS-DOS, Windows, Amiga, ZX Spectrum, C64, etc. o objectivo deste Classic Reload é preservar estes conteúdos para a posteridade. Infelizmente a história vai demonstrando que mesmo os conteúdos digitais se podem tornar inacessíveis "de um dia para o outro" (perguntem a quem depender de apps iOS de 32 bits, que já não podem ser executadas num iPhone ou iPad actual), e por isso há que apreciar quem se dedica a manter o acesso a estes velhos jogos que, de outra forma, poderiam nunca ser vistos pelas novas gerações.


Tirando partido do tempo de ficar em casa por causa do coronavirus, pode ser a oportunidade pela qual esperavam para reviver memórias de jogos como o Prince of Persia, Sid Meier's Civilization, Wolfenstein 3D, Doom II, Bomberman, e muitos outros.

Se estiverem sem inspiração, um salto à secção do Commodore Amiga será sempre um bom local para começar. :)

Zoom acusado de ser malware

01-04-2020 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A app de videoconferência Zoom que tem ganho popularidade neste período de coronavirus, continua a cometer abusos e atropelos a cada dia, ao ponto de já começar a ser acusada de ser malware.

Os problemas com a app Zoom não são de agora. O ano passado descobriu-se que a app deixava sites activarem a câmara automaticamente, e que a mesma permanecia mesmo depois de ser desinstalada, tendo levado a que a própria Apple lançasse uma actualização para rectificar esse comportamento.

Agora, temos nova ronda de acusações, que vão da publicidade deliberadamente enganadora ao dizer que as suas comunicações têm encriptação end-to-end, quando na verdade não têm; e também das tácticas bastante duvidosas que a app utiliza para fazer a instalação em macOS sem que os utilizadores tenham que clicar no habitual botão de instalação... e que a certo ponto passa por apresentar uma janela que se faz passar por um pedido de login do sistema (com erros ortográficos e tudo), para obter as credenciais de administrador. (Actualização: entretanto, mais uma vulnerabilidade fresquinha, na versão Windows que também permite roubar credenciais do utilizador com um só clique.)

Ever wondered how the @zoom_us macOS installer does it’s job without you ever clicking install? Turns out they (ab)use preinstallation scripts, manually unpack the app using a bundled 7zip and install it to /Applications if the current user is in the admin group (no root needed). pic.twitter.com/qgQ1XdU11M
— Felix (@c1truz_) March 30, 2020


As desculpas dos responsáveis da Zoom de que isto é feito apenas para "simplificar a vida" aos utilizadores não tem servido para reduzir as suspeições desta longa sequência de comportamentos pouco abonatórios; e não ajudará que agora também surja uma misteriosa campanha de difamação de uma das suas apps concorrentes - a Houseparty - que tem sido alvo de uma chuva de acusações que dizem que está a permitir o hacking de contas dos seus utilizadores. Acusações que parecem estar a ser feitas maioritariamente por bots, mas quem têm manchado a sua imagem, ao ponto de estarem a oferecer uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem conseguir provar que as acusações são legítimas!

Uma coisa é certa: pensem duas vezes antes de instalarem qualquer app ou serviço que tenha acesso indiscriminado ao vosso computador... especialmente quando até recorrem a janelas que se fazem passar por janelas do sistema para obter direitos de administrador. ;P


P.S. Ainda mais quando se pode usar algo como o Jitsi para fazer videoconferências sem instalar nada no PC.

Apple compra Dark Sky e deixa "céu encoberto" para todos os utilizadores não-Apple

01-04-2020 | 11:00 | Aberto até de Madrugada


O serviço Dark Sky, que usa os sensores dos smartphones para melhorar as previsões meteorológicas, foi comprado pela Apple - e com isso chega também o lado negro das aquisições de sucesso: deixará de estar disponível para todos os utilizadores que não usarem equipamentos da Apple.

Nascido em 2015 de um projecto no Kickstarter com o módica objectivo de 35 mil dólares, o Dark Sky rapidamente foi conquistando utilizadores e expandindo o seu alcance; sendo que no ano seguinte chegou à web. O seu princípio de funcionamento, de tirar partido dos sensores de potencialmente centenas de milhões de smartphones espalhados pelo mundo, era bastante apelativo para recolher dados que permitam fazer previsões com maior precisão... e isso não passou despercebido à Apple.


A Apple comprou o Dark Sky, e com isso chegam grandes alterações. A app para iOS continuará disponível por agora (embora se preveja que seja uma questão de tempo até que seja integrada no sistema, e assim garanta que todos os iPhones estarão a contribuir dados para as suas previsões); mas tudo o resto leva um grande corte.

A app para Android e Wear OS desaparece desde já, e quem já a tiver só a poderá continuar a utilizar até 1 de Julho de 2020; a mesma data em que o acesso via website também passará a ser exclusivo para utilizadores iOS. E, para piorar as coisas de forma mais abrangente, a Apple encerrará também o acesso à API do Dark Sky, utilizada por inúmeros serviços (DuckDuck Go, Microsoft, Runkeeper, Yelp, Home Assistant, etc.) Serviços que terão que recorrer a outra API para terem acesso a dados meteorológicos.

Niantic compra estúdio 6D.ai de realidade aumentada

01-04-2020 | 10:00 | Aberto até de Madrugada


A Niantic, criadora de jogos como o Ingress e o Pokémon Go, comprou o estúdio 6D.ai que desenvolve soluções de realidade aumentada e reconhecimento do espaço tridimensional.

São cada vez mais as empresas que se vão preparando para uma "batalha" pela realidade aumentada - aquela que será a próxima tecnologia com potencial para transformar o mundo. No caso da Niantic, depois de recorrer às plataformas disponibilizadas pela Apple e Google (ARKit e ARCore), dá agora um passo mais sério nas suas ambições com a aquisição da 6D.ai.

Esta startup tem-se especializado no mapeamento colaborativo dos espaços 3D reais, permitindo que múltiplas pessoas, cada uma com o seu smartphone, usando apenas as câmaras, estejam a criar uma representação 3D virtual conjunta partilhada em tempo real. Facilmente se percebe o interesse da Niantic, se expandirmos isto para os milhões de jogadores dos seus jogos, que vão percorrendo o mundo de smartphone na mão.

Com esta tecnologia, não demoraria muito para que a Niantic conseguisse compilar um mapa tridimensional de inúmeros locais espalhados pelo mundo, sendo esses dados extremamente valiosos para mil e uma aplicações...


iPhone 9 já tem capas de protecção nas lojas

01-04-2020 | 09:00 | Aberto até de Madrugada


O lançamento do iPhone 9 / SE2 deve estar para breve, pois os fabricantes de acessórios já estão a fazer chegar coisas como capas de protecção às lojas.

Há muito que se ouvem rumores (dos credíveis) de que a Apple está a preparar um novo iPhone económico - que inicialmente se pensava que seguiria o formato do iPhone SE, e assim sendo apelidado de iPhone SE2 - mas que depois se começou a tornar num iPhone 9, apostando numa actualização do hardware mas mantendo o design e formato do iPhone 8.

Essa é a proposta mais consensual até ao momento, e que é validade pela chegada de capas de protecção para um "novo iPhone de 4.7" de 2020" a algumas lojas nos EUA. A capa em questão mantém os orifícios das câmaras em formato e local idêntico às dos iPhone 8, e chega com a indicação adicional de que deveria ser mantida em segredo pelas lojas até ao dia 5 de Abril (boa sorte com isso).

Uma vez que não é provável que a Apple faça um lançamento a um domingo, a suspeita é a de que a apresentação do novo iPhone 9 seja feita unicamente através de um comunicado, tal como fez com os recém-lançados iPad Pro 2020. E dessa forma, isso poderá ser feito a qualquer momento, mesmo considerando que a situação com o coronavirus não é propriamente propícia para o lançamento de novos produtos...

Saiba como pode ganhar um Samsung Galaxy S20+

01-04-2020 | 08:32 | Apps do Android


Numa altura em que temos de ficar em casa, para evitar um indesejado contágio com o COVID 19, nada como uma boa notícia para alegrar o dia. A Samsung está a levar a cabo um passatempo, em que as 3 melhores fotografias publicadas no Instagram, vão receber um novíssimo Galaxy S20+. Não há nada como tentarem a vossa sorte, sem que para isto tenham de sair de casa!





Samsung anuncia o lançamento de um novo passatempo que irá decorrer na página da Samsung Portugal (@samsungportugal) no Instagram®, entre as 00h00 do dia 20 de março de 2020 e as 23h59 do dia 10 de abril de 2020. Esta iniciativa visa premiar as melhores fotografias, e respetivas descrições, publicadas no Instagram, que sejam consideradas as mais criativas sem sair de casa. Os três participantes vencedores recebem um novíssimo Samsung Galaxy S20+.

Segundo Cláudia Rodrigues, Marketing & Communication Manager na Samsung Portugal, “A situação atual que enfrentamos fez-nos alterar por completo as nossas vidas, tivemos de nos adaptar, reinventar e isso levou-nos à criação de iniciativas, nomeadamente, através das redes sociais que nos ajudam a ultrapassar este momento e a mandar mensagens de positividade entre os portugueses. A Samsung, desde sempre que procura inspirar a comunidade onde se insere, e é esse o propósito do passatempo #GalaxyHomeStories que acabámos de anunciar, desafiar os nossos consumidores a mostrar que alguns detalhes da sua própria casa, ou mesmo a vista da sua janela, têm uma história para contar.”

Para poderem participar os interessados deverão responder às seguintes estas condições:

  1. Possuir uma conta de Instagram® pública;
  2. Seguir a Samsung Portugal através da página @samsungportugal no Instagram®;
  3. Publicar uma fotografia, da sua autoria, entre os dias 20 de março de 2020 e 10 de abril de 2020, que seja tirada a partir do seu local de residência (como por exemplo a objetos de decoração, lembranças de viagens ou a vista através janela), e, simultaneamente, explicar na descrição da publicação (de uma forma criativa) a história de positividade que a fotografia conta, mencionando a @SamsungPortugal na referida publicação, bem com o hashtag #GalaxyHomeStories e respeitar o disposto no presente Regulamento.

As participações no passatempo #GalaxyHomeStories e respetivas descrições, publicadas no Instagram, serão avaliadas por um júri, composto por nove elementos ligados à Samsung, que decidirá quais as três fotografias mais criativas. O prémio para cada um dos três vencedores será um Samsung Galaxy S20+.

O Samsung Galaxy S20+ foi desenvolvido para melhorar a experiência de tudo aquilo que mais gostamos de fazer nos nossos dispositivos móveis, de forma mais simples e rápida. Com novos recursos e parcerias impactantes, inspirada por um processo de colaboração aberta, o novo Galaxy S20+ adapta-se à forma como usamos os nossos equipamentos nos dias de hoje.


Para mais informações sobre o Galaxy S20+, visite: www.samsung.com/galaxy

LineageOS prestes a lançar versão com Android 10

01-04-2020 | 08:00 | Aberto até de Madrugada


O LineageOS está prestes a lançar a sua versão oficial 17.1, que marca a transição para a utilização do Android 10 como base.

Nos últimos meses já foram sendo lançadas algumas versões não oficiais do LineageOS com Android 10, mas agora está iminente o lançamento da versão oficial - o LineageOS 17.1 - para dezenas de smartphones. Na verdade, esta versão do LineageOS até já esteve disponível, mas acabou por ser retirada quase de imediato devido a alguns problemas. Agora, já foram adicionados mais equipamentos à lista dos smartphones suportados, o que deverá servir como indicador de que estamos prestes a ver esta versão ser disponibilizada novamente.

O LineageOS pode dar uma nova vida a smartphones mais antigos (e não tão antigos) que ficaram esquecidos pelos fabricantes e / ou já não recebem actualizações. Por exemplo, vai ficar disponível para o OnePlus 3/3T, Galaxy S4, HTC One, e ZUK Z2 Plus - sendo que muitos outros também o deverão receber, mesmo que seja através de um ROM feita pelos fãs.

Lista completa de equipamentos (até à data) que receberão o LineageOS 17.1 oficial:

Asus Zenfone 6 (ZS630KL) (I01WD)
Fairphone FP2 (FP2)
Galaxy Tab S5e (Wi-Fi) (gts4lvwifi)
HTC One (M8) (m8)
HTC One (M8) Dual SIM (m8d)
LG G2 (AT&T) (d800)
LG G2 (Canadian) (d803)
LG G2 (International) (d802)
LG G2 (T-Mobile) (d801)
LG G3 (AT&T) (d850)
LG G3 (Canada) (d852)
LG G3 (International) (d855)
LG G3 (Korea) (f400)
LG G3 (T-Mobile) (d851)
LG G3 (Verizon) (vs985)
LG G5 (Unlocked US) (rs988)
LG V20 (AT&T) (h910)
LG V20 (International) (h990)
LG V20 (Sprint) (ls997)
LG V20 (T-Mobile) (h918)
LG V20 (US Unlocked) (us996)
LG V20 (Verizon) (vs995)
Motorola Moto G6 Plus (evert)
Motorola Moto G7 (river)
Motorola Moto G7 Plus (lake)
Motorola Moto One Power (chef)
Motorola Moto X4 (payton)
Motorola Moto Z1 (griffin)
Motorola Moto Z2 Force (nash)
OnePlus 3 / 3T (oneplus3)
OnePlus 6 (enchilada)
OnePlus 6T (fajita)
OnePlus 7 Pro (guacamole)
Razer Phone (cheryl)
Samsung Galaxy S4 (GT-I9505/G, SGH-I337M, SGH-M919) (jfltexx)
Samsung Galaxy S4 (SCH-I545) (jfltevzw)
Samsung Galaxy S4 (SCH-R970, SPH-L720) (jfltespr)
Samsung Galaxy S4 (SGH-I337) (jflteatt)
Samsung Galaxy S4 Active (jactivelte)
Samsung Galaxy S4 Value Edition (GT-I9515/L) (jfvelte)
Sony Xperia 10 (kirin)
Sony Xperia 10 Plus (mermaid)
Sony Xperia XA2 (pioneer)
Sony Xperia XA2 Ultra (discovery)
Xiaomi Mi 6 (sagit)
Xiaomi Mi 8 (dipper)
Xiaomi Mi MIX 2 (chiron)
Xiaomi Mi MIX 2S (polaris)
Xiaomi Poco F1 (beryllium)
ZUK Z2 Plus (z2_plus)

Mentiras de 1 de Abril canceladas por causa do coronavirus

01-04-2020 | 07:00 | Aberto até de Madrugada


Devido ao coronavirus, este ano vamos optar por não lançar nenhuma mentira neste dia 1 de Abril de 2020.

A pandemia do coronavirus que tem varrido o planeta tem causado enormes alterações no dia a dia de milhões de pessoas. Eventos têm sido cancelados, tradições têm sido quebradas, e parece-me que tudo isso justifica também que este ano se opte por não nos arriscarmos a lançar uma mentira que pudesse ser levada a sério - tendo em conta o clima de desinformação e desconfiança que atravessamos em relação a tudo o que lemos / vemos.

É certo que o momento que se atravessa não invalida a necessidade de se fazer o possível para manter o humor e boa disposição, e seguramente haverá forma de arranjar umas brincadeiras que não corram o risco de não ser deturpadas ou mal-interpretadas; mas... por via das dúvidas, acho que se torna mais prudente nem sequer arriscar.

Não levem isto como uma forma negativista de encarar este momento, mas apenas uma simples adequação à realidade actual - a mesma que também obrigou à interrupção do nosso habitual meeting mensal. Bom dia 1 de Abril, com cuidado redobrado para as "notícias" que lerem  hoje*.


P.S. - A mesma recomendação é válida para todos os restantes dias do ano! ;)

|