PlanetGeek

OpenAI procura responsável para lidar com os perigos da AI

30-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Tornando uma piada realidade, a OpenAI está a procurar um Head of Preparedness, que terá como objectivo antecipar e mitigar riscos graves associados à evolução rápida da AI.

A OpenAI está a contratar um Head of Preparedness, um cargo dedicado a antecipar e mitigar riscos graves associados à evolução da AI. O anúncio foi feito por Sam Altman, que reconheceu publicamente que os novos modelos trazem "desafios reais", incluindo impactos na saúde mental e o uso malicioso em ciberataques.

De acordo com a descrição da função, esta pessoa será responsável por identificar capacidades que criem riscos de danos severos, liderando avaliações técnicas, modelos de ameaça, e medidas de mitigação. O objectivo será construir um mecanismo de segurança coerente e rigoroso, capaz de acompanhar a velocidade de lançamento dos modelos.

We are hiring a Head of Preparedness. This is a critical role at an important time; models are improving quickly and are now capable of many great things, but they are also starting to present some real challenges. The potential impact of models on mental health was something we…

— Sam Altman (@sama) December 27, 2025
Altman acrescenta que o cargo também terá de definir protecções antes da disponibilização de capacidades sensíveis - incluindo áreas biológicas - e estabelecer limites para sistemas que possam auto-melhorar. E desde logo avisa que esta posição será bastante "stressante", o que dá uma ideia da pressão deste cargo.

A criação deste posto surge num contexto delicado. Casos recentes ligaram chatbots a problemas graves de saúde mental, incluindo situações de suicídio entre adolescentes. Especialistas alertam para fenómenos como "psicose induzida por AI", onde sistemas reforçam delírios, teorias da conspiração, e comportamentos de risco. A contratação pode ser vista como um passo necessário para lidar com consequências reais da AI no mundo fora dos laboratórios, ou como uma forma de Sam Altman deflectir possíveis futuras acusações.

Podemos considerar que é o mais próximo que a OpenAI se aproximou da piada com alguns anos, de que procurava um "killswitch engineer", cuja única função era ficar a tempo inteiro ao lado dos servidores, para os desligar caso o GPT começasse a controlar o mundo. O único requisito era ter muita paciência e saber puxar fichas das tomadas.

Investigadores criam lente capaz de focar tudo ao mesmo tempo

30-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores criaram uma "lente computacional" capaz de manter todos os elementos focados independentemente da sua distância à câmara.

Investigadores da Carnegie Mellon University desenvolveram uma lente experimental capaz de focar toda uma cena em simultâneo, algo que vai contra um dos pressupostos da fotografia tradicional. Ao contrário das câmaras actuais, que só conseguem manter um plano de foco nítido de cada vez, esta nova abordagem permite captar objetos próximos e distantes com o mesmo nível de detalhe numa única imagem.

As lentes convencionais funcionam focando uma distância específica, deixando tudo o resto desfocado à frente ou atrás desse plano. Para obter uma imagem totalmente nítida, normalmente é preciso combinar várias fotografias tiradas com focos diferentes. A nova tecnologia, descrita como spatially-varying autofocus, elimina esse processo ao permitir que diferentes partes da imagem sejam focadas simultaneamente.
O sistema recorre a uma chamada "lente computacional", que combina uma lente de Lohmann - composta por dois elementos cúbicos móveis - com um modulador espacial de luz que controla a forma como a luz é desviada em cada píxel. A isto juntam-se dois métodos de autofocus já conhecidos, CDAF e PDAF, aplicados de forma independente em diferentes regiões da imagem, dando na prática a cada píxel o seu próprio controlo de foco.

Para já, esta tecnologia está longe de chegar a produtos comerciais, mas o potencial vai muito além da fotografia tradicional. Os investigadores acreditam que pode melhorar microscópios, criar perceção de profundidade mais realista em sistemas de realidade virtual, e ajudar veículos autónomos a ver o mundo com maior nitidez. Se algum dia chegar ao mercado de consumo, poderá mudar radicalmente a forma como as câmaras captam imagens - embora o factor custo deva ser o maior entrave, face aquilo que já temos actualmente, com os efeitos de focagem/desfocagem digitais.

Disco externo Seagate de 16TB a €330

30-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de muitos terabytes em casa.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 16TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud - que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais.

Este disco externo Seagate de 16TB está actualmente disponível por 330 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna facilmente justificável tendo em conta a possibilidade de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares que facilmente podem pedir milhares de euros pelo seu resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Galaxy S26 Ultra pode ter lentes anti "lens flare"

30-12-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para o seu próximo topo de gama Galaxy S26 Ultra, a Samsung pode ter resolvido um dos problemas mais frequentes nas câmaras: o "lens flare".

O Samsung Galaxy S26 Ultra poderá trazer melhorias importantes na câmara, com foco num problema antigo: lens flare. Um novo rumor vindo da China indica que a Samsung está a preparar novas lentes e revestimentos para reduzir os reflexos indesejados nas fotos, algo que tem sido criticado nos modelos Ultra recentes.

A informação vem do conhecido leaker Ice Universe, que refere também avanços na tecnologia de lentes e nos revestimentos ópticos. Além de menos reflexos, o S26 Ultra também deverá apresentar tons de pele mais naturais, corrigindo a tendência para tons amarelados em certas condições de iluminação - um detalhe que fica mais dependente dos algoritmos de processamento de imagem do que das lentes em si, e que a Samsung poderá aplicar também aos modelos anteriores através de uma actualização (se não optar por usar isso como elemento para "incentivar" a troca para o Ultra mais recente).

Quanto ao hardware, os rumores apontam para um conjunto traseiro com sensor principal de 200MP, acompanhado por uma ultra grande angular de 50MP, uma periscópica de 50MP, e uma teleobjectiva adicional de 12MP. O sensor principal deverá ter uma abertura maior, passando de f/1.7 para f/1.4, o que pode ajudar tanto em pouca luz como no controlo de reflexos. Na frente, deverá manter uma câmara frontal de 12MP.

Ganha carregadores Hama USB-C 45W

30-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar são dois carregadores Hama USB-C 45W.
Para se começar o novo ano cheio de energia, e simultaneamente tratando do assunto de a maior parte dos smartphones já nem incluir um carregador, temos para oferecer um Hama Super Mini-charger USB-C 45W, em dose dupla (como tal, com direito a dois vencedores) - cortesia da Hama.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Falha MongoBleed deixa servidores MongoDB em risco

29-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O MongoDB tem uma vulnerabilidade grave cujo nome - MongoBleed - até foi buscar inspiração ao HeartBleed.

Depois do caos lançado pelo HeartBleed há uma década atrás, temos agora o MongoBleed (CVE-2025-14847), que explora uma falha crítica no MongoDB e está a ser explorada activamente - deixando em risco mais de 87 mil servidores expostos na internet. A vulnerabilidade permite a atacantes remotos extrair dados sensíveis directamente da memória do servidor, sem qualquer autenticação, incluindo credenciais, chaves de API, tokens de sessão e informação pessoal. Tendo já sido usada para atacar a Ubisoft.

O problema está ligado à forma como o MongoDB lida com mensagens de rede comprimidas via zlib. Ao processar dados adulterados pelos atacantes, o servidor pode devolver blocos de memória maiores do que devia, expondo informação interna. Um exploit público já está disponível e, segundo investigadores de segurança, basta conhecer o endereço IP de um servidor vulnerável para começar a recolher segredos desses servidores.

Dados da plataforma Censys indicam que os EUA, China e Alemanha concentram o maior número de instâncias expostas, com dezenas de milhares de servidores expostos em cada país. A situação é ainda mais preocupante em ambientes cloud: a empresa de segurança Wiz diz que 42% dos sistemas analisados usam versões vulneráveis do MongoDB, que se tornam particularmente apetecíveis como alvo.

A MongoDB lançou correcções a 19 de Dezembro e recomenda a actualização imediata para versões seguras ou, em alternativa, desactivar a compressão zlib (onde se encontra a vulnerabilidade), optando por usar outros sistemas, como o Zstandard (zstd) e Snappy (Zippy), mantidos pela Meta e Google.

Mousepad motorizado garante pontaria certeira nos jogos

29-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem não tiver pontaria nos jogos FPS pode recorrer à assistência de um mousepad motorizado que dá uma "pequena" assistência.

No mundo dos jogos não falta quem procure formas de fazer batota - ao ponto de muitos jogos inundarem o sistema com sistemas intrusivos anti-cheat. No entanto, há sistemas que dispensam qualquer software instalado, e o canal Basically Homeless apresentou um sistema de aim assist fora do comum: em vez de mexer no rato, move o próprio tapete do rato para alinhar a mira. A ideia combina hardware modificado, computer vision e alguma carpintaria, resultando numa assistência que transforma tiros normais em headshots perfeitos.

O projecto começou com um tapete de vidro montado numa mesa, com um mecanismo de deslocação escondido por baixo. Para dar movimento ao conjunto, reaproveitou uma mesa de desenho Xdraw A4, com um controlador GRBL standard - o que facilitou bastante o projecto. Algumas peças impressas em 3D servem de espaçadores e guias. A parte inteligente fica a cargo do software. Um modelo de visão baseado em YOLO num Raspberry Pi analisa o ecrã em tempo real, identifica alvos, e calcula o movimento necessário. Quando um inimigo entra numa zona próxima da mira, o sistema envia comandos ao controlador GRBL para ajustar rapidamente o tapete, ajustando a pontaria sem levantar suspeitas.



O resultado é tão eficaz quanto transparente: os movimentos parecem naturais e não levantam alarmes imediatos. Quando o sistema foi posto à prova com a sua namorada, ela nem se apercebeu que estava a ter uma "pequena ajuda" do tapete.

É mais um exemplo que demonstra que, hoje em dia, mais que nunca, se pode criar com facilidade tudo aquilo que se ouse imaginar. E, para os estúdios de jogos, a prova final de que não adianta infectarem os computadores com sistemas anti-batota intrusivos, pois a batota pode facilmente ter origem fora do sistema de forma que não pode ser detectada directamente.


P.S: Obviamente, nem deverá ser necessário referir que nunca se deverá utilizar qualquer tipo de batota em jogos multiplayer com outros jogadores humanos. Dito isto, não me parece que seja problemático fazerem-no em jogos single player, quer para efeitos de assistência em jogos mega-difíceis, ou puramente para efeitos de diversão ou experiências.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

29-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Hackers atacam Ubisoft e dão milhões em créditos grátis aos jogadores

29-12-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Natal de 2025 trouxe uma prenda inesperada para os jogadores do Rainbow Six Siege, com hackers a terem entrado nos servidores da Ubisoft e distribuído milhões em créditos gratuitos.

A Ubisoft confirmou um "incidente" de segurança no Rainbow Six Siege, depois de hackers terem conseguido aceder a sistemas internos do jogo. O ataque permitiu banir e reactivar jogadores, mostrar mensagens falsas de punição, e também atribuir cerca de 2 mil milhões de R6 Credits e Renown a contas em todo o mundo, além de desbloquear todos os itens cosméticos, incluindo skins exclusivas de desenvolvimento.

Os R6 Credits são uma moeda digital do jogo comprada com dinheiro real, o que torna o impacto do incidente ainda mais sério. Pelos preços oficiais da Ubisoft, os créditos distribuídos indevidamente têm um valor teórico superior a 13 milhões de dólares. O problema foi confirmado oficialmente pela conta de Rainbow Six Siege nas redes sociais, levando ao encerramento imediato dos servidores do jogo e do Marketplace enquanto as equipas tentavam conter a situação.

We're aware of an incident currently affecting Rainbow Six Siege. Our teams are working on a resolution.

We will share further updates once available.

— Rainbow Six Siege X (@Rainbow6Game) December 27, 2025
Mais tarde, a Ubisoft esclareceu que os jogadores não seriam penalizados por terem utilizado os créditos recebidos, mas que as transacções mais recentes seriam revertidas para "evitar abusos". A empresa também negou ter sido responsável pelas mensagens vistas no ban ticker - que, de forma criativa, estavam a ser usadas pelos hackers para passar mensagens aos jogadores (lendo-se a primeira palavra de cada linha).

Clarification post, previous post about Ubisoft lead to some confusion. That's my fault. I'll be more verbose. I was trying to compress the information into 1 singular post without it exceeding the word limit.

Here's the word on the internet streets:
- THE FIRST GROUP of… pic.twitter.com/crsOxCnMWU

— vx-underground (@vxunderground) December 27, 2025

Mais preocupante é que o ataque poderá não se ter ficado por aqui e ter permitido que vários grupos os hackers tivessem acesso ao código fonte de todos os seus jogos, incluindo os jogos em desenvolvimento para os próximos ano - por via de uma vulnerabilidade no MongoDB conhecida como “MongoBleed”, que tem causado grandes dores de cabeça a milhares de empresas por todo o mundo.

Monitores LG com upscaling AI

29-12-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para 2026 a LG vai aplicar tecnologia AI para upscaling nos seus monitores.

A LG tem estado a promover a sua nova gama de monitores para 2026, que incluem modelos com painéis Tandem WOLED e painéis OLED com subpixeis RGB em formato idêntico ao dos monitores LCD. Mas, há outras novidades, e nos monitores de topo, UltraGear evo, teremos resoluções de até 5K e AI upscaling - com promessa de melhorias automáticas de imagem em jogos e conteúdos de menor resolução.

No topo da gama estão três modelos: 39GX950B, 27GM950B e 52G930B. O UltraGear evo de 39" é um OLED ultrawide 21:9 com resolução 5K2K, capaz de funcionar a 165Hz em resolução nativa ou até 330Hz em modo Dual Mode para jogos mais competitivos. Já o modelo de 27" aposta em MiniLEDs de nova geração, prometendo maior brilho do que OLED sem os problemas clássicos de blooming. O terceiro modelo é o mais "radical" de todos, com ecrã curvo de 52" com formato panorâmico 21:9, resolução 5K2K e taxa de actualização de 240Hz. É claramente pensado para os sistemas mais poderosos, onde não haja grandes preocupações com o orçamento.

O modelo de 27" desperta especial interesse porque a LG é a fornecedora dos painéis do Apple Pro Display XDR, e há rumores de que esse monitor poderá finalmente receber uma actualização - algo que se pode considerar ficar assegurado a chegada destes novos painéis. Todos os novos UltraGear evo vão estar em exposição na CES, mas para já a LG não revelou preços nem datas de lançamento.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

29-12-2025 | 13:23 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Mega teste de autonomia com 67 carros em frio extremo

29-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Um mega-teste pôs à prova a autonomia de 67 automóveis em temperaturas de -25 °C.

Uma equipa do portal automóvel Autohome levou 67 carros eléctricos até Yakeshi, na Mongólia Interior, para um teste extremo de autonomia a temperaturas que chegaram aos -25 °C. O evento tornou-se o maior teste automóvel de inverno alguma vez realizado, conquistando um recorde no Guinness World Records, e colocou à prova veículos que vão desde citadinos baratos a modelos de luxo.
O frio é um inimigo conhecido dos EVs, reduzindo a capacidade das baterias e tornando o carregamento mais lento. Para medir o impacto real, os carros enfrentaram sete testes diferentes, incluindo autonomia até descarregar, velocidade de carregamento, e rapidez do aquecimento do habitáculo. No teste mais importante - a autonomia real - o XPeng P7 AWD ficou em primeiro lugar, conseguindo 53.9% da autonomia anunciada. Seguiram-se o Yangwang U7 da BYD (51.8%) e o Zeekr 001 (49.6%), seguidos do Tesla Model 3 com 48% - o Tesla Model Y AWD conseguiu apenas a 31ª posição, com com 35.2%.
Na eficiência energética, os carros pequenos levaram vantagem. O BYD Seagull foi o mais eficiente com 23.5 kWh / 100 km, enquanto SUVs maiores consumiram mais energia. Curiosamente, o novo Xiaomi YU7 revelou-se ligeiramente mais eficiente do que o Model Y (Xiaomi YU7 com 33.7 kWh, Tesla Model Y com 34.9 kWh), mostrando como os novos fabricantes chineses estão a evoluir rapidamente neste campo.
Já no carregamento em frio intenso, algumas marcas destacaram-se pela positiva. O Avatr 07 precisou de apenas 15 minutos para passar dos 30% aos 80%, metade do tempo necessário peloe Xiaomi YU7 (31 minutos) - ainda assim menos que o Tesla Model Y, que necessitou de 35 minutos.

No geral, o teste mostra que os EVs estão melhor preparados para o inverno do que há alguns anos, mas o frio intenso continua a representar um corte substancial na autonomia. Nesse aspecto podemos dizer que temos bastante sorte, por vivermos num país com temperaturas moderadas que não se aproximam destes valores negativos.

Honor Power 2 com bateria de 10.080 mAh

29-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Honor Power 2 chegará com uma imensa bateria de 10.080 mAh e um design que não esconde a inspiração na série iPhone 17 Pro da Apple.

A Honor confirmou oficialmente a data de lançamento do Honor Power 2, revelando também o design traseiro e as cores do equipamento. O novo modelo será apresentado na China a 5 de Janeiro e promete destacar-se pela enorme bateria de 10.080mAh, seguindo a tendência das "mega-baterias" nos modelos recentes.

As imagens divulgadas mostram um design que lembra bastante o visual do iPhone 17 Pro, com um módulo de câmaras retangular que se estende pela largura do telefone e três câmaras. A Honor aposta também numa selecção de cores chamativa, incluindo Magic Night Black, Snow White, e Rising Sun Orange, sendo o tom laranja particularmente semelhante ao usado recentemente pela Apple.
Em termos de hardware, o Honor Power 2 será lançado com chipset MediaTek Dimensity 8500 Elite e estará disponível em duas configurações: 12GB de RAM com 256GB ou 512GB de armazenamento.

Embora ainda não tenham sido reveladas todas as especificações, espera-se que este smartphone venha equipado com uma câmara principal de 50MP e um ecrã LTPS AMOLED de 6.79". Com a data de lançamento já marcada, não será preciso esperar muito mais para ficar a conhecer todos os seus detalhes.

Powerbank Baseus Enerfill MagSafe Qi2 a €30

29-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank MagSafe wireless de 10000 mAh recarrega iPhones sem necessidade de cabos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus Enerfill temos a conveniência adicionar do sistema magnético MagSafe / Qi2 que permite o carregamento wireless livre de cabos.


Este powerbank Baseus Enerfill MagSafe 10000 mAh está disponível por 30 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 25%.

O powerbank vem com uma única porta USB-C que suporta carregamento bidireccional PD de até 22.5W, mas o seu elemento diferenciador é a compatibilidade MagSafe que possibilita o carregamento wireless com iPhones bastando encaixá-lo magneticamente na traseira sem necessidade de cabos adicionais. Neste caso a velocidade fica reduzida a 7.5W/15W dependendo do modelo de iPhone, pelo que quem tiver pressa poderá preferir fazer o carregamento tradicional via cabo - especialmente se se tratar de um iPhone mais antigo com MagSafe de 7.5W. Como último elemento de destaque adicional, o seu tamanho compacto, que permite que facilmente seja transportado para qualquer lado sem grandes inconvenientes .


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Smart TVs Samsung com Google Photos e edição AI

29-12-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Em 2026, a Samsung vai fazer chegar o Google Photos às suas Smart TVs, incluindo a edição AI via Nano Banana.

A Samsung anunciou que vai trazer o Google Photos para as suas smart TVs, algo que marca uma estreia no mundo dos televisores. Será a primeira vez que o Google Photos passa a existir como app nativa numa plataforma de TV, incluindo nas próprias Android TVs da Google, que até agora nunca tiveram suporte oficial.

A chegada do Google Photos às TVs Samsung será feita em três fases, a partir do início de 2026. A primeira funcionalidade chama-se Memories e estará disponível já em Março em modelos compatíveis. Esta opção mostra histórias e colecções automáticas de fotografias, organizadas por pessoas, locais e momentos importantes, pensadas para serem vistas no ecrã grande.

Mais tarde, os utilizadores vão ganhar acesso à funcionalidade Create with AI, que inclui o modo Nano Banana. Esta ferramenta permite aplicar edições com inteligência artificial às fotos existentes, usando modelos temáticos e a função Remix directamente na televisão, sem precisar de recorrer ao smartphone ou computador.

A terceira novidade é o Personalized Results, também prevista para 2026, que irá criar apresentações e slideshows personalizados com base em temas ou memórias específicas. Todas estas funcionalidades vão integrar-se com o Vision AI Companion da Samsung, reforçando a aposta da marca em usar AI para tornar as TVs mais pessoais e interactivas.

Ganha uma lâmpada Hama RGB WiFi

29-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma lâmpada Hama RGB WiFi.
Para se começar um ano bem "iluminado", nada melhor do que modernizar a iluminação de casa passando das lâmpadas tradicionais para uma lâmpada Hama RGB, que não só pode ser controlada remotamente e integrada em sistemas de automação, como também tem a versatilidade de poder dar todo o tipo de cores dependendo da ocasião - cortesia da Hama.




Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Nemix lança kit de 4TB de memória por 77 mil dólares

28-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Servindo de exemplo para o que se passa com as memórias RAM, a Nemix lançou um kit de 4TB de memória para servidores, com um preço de 77 mil dólares.

A Nemix acaba de colocar no mercado algumas das configurações de RAM mais caras que se podem comprar: 2 TB de DDR5 ECC por cerca de 39.000 dólares e 4 TB por 77.000 dólares. Os kits já aparecem à venda na Amazon e no site da própria marca, numa altura em que a escassez global de memória continua a empurrar preços para níveis absurdos.

Em termos técnicos, falamos de memória DDR5 registada (ECC RDIMM) pensada para servidores. O conjunto de 2 TB é composto por oito módulos de 256 GB, enquanto a versão de 4 TB duplica essa quantidade. Ambos funcionam a 6400 MT/s com latência CL52. É hardware claramente direccionado para data centers e workloads críticos, e não para PCs normais.
O preço choca, mas há razões. Ao contrário da RAM de consumo, a memória de servidor usa ECC para corrigir erros em tempo real e inclui chips de buffer que aliviam a carga do CPU e permitem capacidades mais elevadas. Isso torna estes módulos mais caros por natureza. Ainda assim, também aqui é notória a evolução dos preços: o kit de 2 TB chegou ao mercado há menos de um mês com preço de lançamento de 33.000 dólares, e em poucas semanas já aumentou 6.000 dólares - sendo previsível que venha a aumentar ainda mais ao longo dos próximos meses.

Resta aguardar que esta vaga de preços altos da RAM passe, algo que alguns especialistas dizem que irá demorar pelo menos um ano, mas que outros dizem que se poderá prolongar por vários anos.

Derek Muller e o futuro do canal Veritasium

28-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Derek Muller, o bem conhecido rosto do canal Veritasium no YouTube fala do seu percurso e do futuro do canal - num vídeo gravado em Portugal, onde se veio casar.

O canal Veritasium dispensa apresentações, sendo um canal que frequentemente referimos por cá devido aos seus excelentes vídeos. Mas desta vez temos um vídeo diferente, que fala das suas origens, do seu percurso até agora, e do futuro.

O tema será bem conhecido e com muitas semelhanças a todos os que se dedicam à criação de conteúdos: sendo algo que começa por ser feito "por gosto", que vai crescendo até ao ponto de se poder tornar uma actividade a tempo inteiro, mas que simultaneamente também acaba por ter efeitos secundários a nível do tempo que ocupa e das preocupações com os "algoritmos" e plataformas. Algo que se torna particularmente importante quando se fala do YouTube - já que a qualquer momento se pode estar sujeito a acordar para um canal encerrado, ou que fica com os rendimentos bloqueados.

Para Derek Muller a solução acabou por ser uma parceria com uma empresa que se trata de grande parte da gestão e produção, e que permitiu ampliar drasticamente toda a equipa. Para os receosos de que isso fosse "arruinar" o canal, a prova já foi dada, uma vez que isto já foi feito há um par de anos, e o canal continua a manter a sua identidade e a aumentar a qualidade. Então, qual o propósito deste vídeo? Na verdade acaba por ser apenas uma explicação do que se tem passado, e preparação para que nos habituemos a ver vídeos do Veritasium sem Derek Muller - com ele a ter chegado a um ponto em que (justamente) prefere dar prioridade à sua família, e tempo livre para fazer outras coisas; ou seja, ter maior "qualidade de vida" (algo que acaba por ser necessário, bastando ver todos os vídeos dos últimos anos em que se notava visivelmente as olheiras e o seu cansaço).



Curiosamente, acaba por ser simpático que este vídeo tenha sido filmado em Portugal, local onde Derek Muller se veio casar com a sua noiva de longa data. E resta-nos desejar-lhe que continue a poder manter o prazer de fazer aquilo que gosta, e usufruir dos frutos do seu trabalho.

Votos de felicidade Derek, e ficas convidado para uma francesinha quando passares pelo Porto. :)

Movies With Meaningful Life Lessons

28-12-2025 | 16:30 | Gonçalo Rodrigues

Explore films that offer profound insights into the human experience and inspire personal growth.

Lojas chinesas modificam RTX 5080 para 32GB VRAM

28-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Na China há lojas de reparação que estão a duplicar a memória NVIDIA GeForce RTX 5080 para os 32 GB VRAM.

Numa altura em que se assiste a um aumento brutal do preço da memória, na China há também lojas que se estão a dedicar a tornar as NVIDIA GeForce RTX 5080 em placas mais capazes para processamento AI, duplicando a sua memória dos habituais 16 GB para 32 GB de VRAM GDDR7.

Estas versões modificadas estão a ganhar popularidade rápida por serem especialmente atractivas para processamento AI, onde a quantidade de memória se torna mais importante do que a potência bruta do GPU. Aparentemente, esta operação usa módulos GDDR7 de 3GB para atingir os 32GB totais, chips que só se esperava ver quando a Nvidia lançasse uma versão "SUPER". Adicionalmente, a intervenção também aplica um ventilador estilo blower, semelhante ao que já foi visto em RTX 4090 modificadas, permitindo lidar melhor com o calor adicional gerado pela memória extra.

a gpu repair technician in china claimed 5080 32g has already been a thing.

"""
目前5080呢
已經是可以成功改32G了
改32G渦輪
所以後期的拆芯片改渦輪呢
應該是還是會很多的
所以我感覺5080的價格有可能會起飛
"""

bilibili 智强显卡工作室https://t.co/X9ygzxd523 pic.twitter.com/Y6TGUbbsvo

— UNIKO's Hardware 🌏 (@unikoshardware) December 26, 2025
Este tipo de hardware está a ser usado sobretudo em ambientes de treino e inferência AI de média escala. Como o acesso a aceleradores profissionais é limitado, muitos utilizadores recorrem a GPUs modificados para obter mais capacidade de memória a um custo significativamente mais baixo.

Ainda assim, há um ponto de interrogação importante: a durabilidade. Estas placas operam com limites de potência superiores aos modelos de fábrica, o que pode reduzir a sua fiabilidade a longo prazo. No entanto, para quem procura uma forma imediata de lidar com necessidades de processamento AI local, estas RTX 5080 modificadas tornam-se numa opção tentadora.

|