PlanetGeek

Cybertruck da Tesla não cabe na maioria das garagens

08-12-2019 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


O Cybertruck da Tesla pode ser mais aerodinâmico do que se pensa, mas há um aspecto que  se pode revelar numa dor de cabeça permanente: conseguir colocá-lo na garagem.

Limitando a questão aos que acham o Cybertruck suficientemente interessante para poderem considerar a sua aquisição (que de momento pode ser iniciada com um depósito - reembolsável - de apenas 100 euros), há que considerar as questões de ordem prática, que começam desde logo com as suas dimensões.

De largura, o Cybertruck é pouco maior que um Model X, com cerca de 203 cm; mas nas restantes dimensões as diferenças saltam à vista: em altura o Cybertruck mede 190 cm (vs 168 cm do Model X), e em comprimento estamos a falar de de quase 590 cm versus cerca de 500 cm do Model X. Sendo este comprimento o factor fulcral que faz com que o Cybertruck não vá caber na maioria das garagens com dimensões "normais" para um automóvel.

... Um factor a ter em conta para quem estiver a considerar a sua compra, e eventualmente se arriscar a que meter um Cybertruck na garagem de um prédio acabe por bloquear a passagem aos vizinhos (ou nem sequer lá conseguir entrar).

Está confirmado, vamos mesmo ter um Xiaomi Mi 10 Pro

08-12-2019 | 16:21 | Apps do Android


A primeira referência ao esperado Xiaomi Mi 10 Pro chega do próprio presidente da companhia.


Não seria necessário ser adivinho profissional para prever que a Xiaomi estivesse a preparar um sucessor do Mi 9 Pro, e com este modelo a aproximar-se do seu aniversário redobra-se a curiosidade sobre o próximo Xiaomi Mi 10 Pro - um modelo que acaba de ser confirmado pelo próprio presidente da Xiaomi, embora sem avançar quaisquer detalhes.

O que se espera é que este modelo conte com o mais recente Snapdragon 865, assim como um conjunto de câmaras que, no mínimo, deverá igualar (ou superar) o conjunto de 5 câmaras estreado no Mi Note 10 e que conta com um sensor de 108MP como câmara principal, acompanhado por uma câmara ultra-wide, câmara macro, teleobjectiva 2X e teleobjectiva 5X - com as quais se tem a capacidade de escolher entre uma gama mais alargada de perspectiva / profundidade de campo ao tirar fotos, como demonstrado na seguinte imagem:


Quando se faz este mesmo efeito em vídeo, obtemos o característico "dolly zoom", utilizador pela primeira vez no filme Vertigo de Hitchock. :)

OnePlus Piano em acção

08-12-2019 | 14:30 | Aberto até de Madrugada


No mês passado a OnePlus revelou um curioso piano feito com 17 OnePlus 7T Pro, e agora temos finalmente um vídeo que mostra o impacto que teve junto das pessoas.

Não posso dizer que me pareça muito prático de tocar, mas de qualquer forma não era esse o objectivo. :)

IKEA está a ajudar a criar o mobiliário para Marte

08-12-2019 | 13:50 | A Minha Alegre Casinha


Os primeiros astronautas a passar uma temporada em Marte poderão ter em seu redor mobiliário idealizado por uma empresa bem conhecida na Terra: a IKEA.

A IKEA está a participar numa missão de simulação de estadia em Marte, onde tinha como objectivo principal aperfeiçoar mobiliário e produtos que fossem funcionais para utilização em casas pequenas. No entanto, a aprendizagem tem também funcionado em sentido inverso, com os desenvolvimentos a serem também bastante adequados para as futuras estações em solo marciano.

Para além da parte funcional, a experiência tem também resultado num dia a dia bastante mais animado e alegre para os restantes exploradores nesta missão simulada - já que a "redecoração" feita pela designer da IKEA torna o seu habitat bastante mais acolhedor e humano. Coisas que também deverão ter o seu impacto avaliado neste tipo de missões de longa duração.

Esperemos é que esse mobiliário seja, também ele, de longa duração. É que, ao contrário do que acontece aqui na Terra, para os astronautas em Marte a loja IKEA mais próxima estará entre 50 e 401 milhões de quilómetros de distância, dependendo do posicionamento de ambos os planetas.

Android pode perder instalação de apps de fora da Play Store

08-12-2019 | 12:00 | Aberto até de Madrugada


A Google está a considerar seguir o iOS da Apple e impedir a instalação manual de apps Android que não sejam disponibilizadas via Play Store.

A possibilidade de instalar manualmente uma app em Android é uma das funcionalidades que distingue este sistema operativo de outros, como o iOS. No entanto, esta vantagem pode vir a ser removida pela Google, impossibilitando a instalação de apps nos seus equipamentos .

Mandam as regras de segurança que se instalem apenas jogos e aplicações disponíveis na Play Store oficial e, mesmo nestes casos, é recomendável que se analise com atenção o conteúdo a instalar - já que o sistema de rastreio da Google é incapaz de garantir uma segurança 100% eficaz, com diversas apps com malware a chegarem regularmente à loja de apps.

Não sendo recomendável, há no entanto situações em que a instalação manual de aplicações acaba por ser a única opção disponível. Basta recordar a situação do Netflix, ou a do Fortnite, para se perceber que esta funcionalidade é bem mais importante do que possa parecer à primeira vista.


Outra situação em que o sideload surge como única alternativa é nas instalação de aplicações nas boxes Android a correr Android TV. Para melhor servir os utilizadores, a Google disponibiliza um lote alternativo de aplicações para instalação no Android TV, garantindo uma melhor experiência de utilização adaptada aos ecrãs das televisões. Este cenário parece ser o ideal mas o método de selecção da Google, ou a candidatura dos developers a instalação da sua apps nestes equipamentos, está longe de ser eficiente, impossibilitando a instalação de muitas das apps que utilizamos no dia a dia.

Para contornar esta limitação, o utilizador só tem recorrer ao apk da app a instalar em Android TV, transferi-lo para uma pen USB ou para o armazenamento interno e, depois de activada a instalação manual, proceder em conformidade.

Instalação manual de apps vai ser desactivada


Uma análise ao apk da Google Play Store revelou informações preocupantes, com o Advanced Protection Program da Google, a poder limitar a instalação manual das aplicações.

Há contudo que encarar esta situação com alguma tranquilidade, pois a opção em questão é, nesta altura, facultativa. Neste cenário, teríamos algo semelhante ao que já existe, onde é o utilizador a tomar esta decisão, tendo que autorizar expressamente a instalação manual de apps de fora da Play Store.

Porta aberta para os OEM

Se a Google mantiver este cenário, não é nada que possa preocupar quem compre um smartphone Pixel ou utilize um equipamento a correr Android AOSP. A grande dúvida está nas modificações feitas pelos fabricantes que modificam o Android da Google. Neste cenário, nada impede uma marca de retirar do código do Android a possibilidade de instalar as aplicações manualmente, ficando assim o utilizador sem acesso ao sideload.

Olhando para o panorama actual do Android, facilmente se verifica que esta hipotética situação rapidamente pode ser opção para muitas marcas, ficando o utilizador privado de uma funcionalidade extremamente útil em determinados cenários.

Sendo ainda pura especulação, espera-se que tanto a Google como as diferentes marcas não optem por impossibilitar a instalação manual de aplicações, pois a acontecer, será uma perda demasiado penalizadora para o Android - e que tão pouco parece fazer sentido, numa altura em que a Apple se prepara para enfrentar inquéritos sobre potencial abuso de poder por optar por essa táctica no iOS.

Tesla começa a cobrar mensalidade para dados

08-12-2019 | 11:00 | Aberto até de Madrugada


Depois de muitos adiamentos, chegou finalmente o temido dia em que a Tesla vai começar a cobrar uma mensalidade pelo acesso à internet nos seus veículos - para quem optar pelo pack de conectividade "Premium".

A Tesla há muito que vinha a alertar para que o serviço de acesso à internet nos seus automóveis iria passar a ser pago, mas sem que tivesse feito qualquer alteração nesse sentido... até agora. A Tesla revela finalmente que a ligação "Premium" irá custar 9.99 dólares mensais - depois do ano de acesso gratuito que vem incluído nos automóveis.

O pack de conectividade Premium inclui coisas como a visão de satélite nos mapas, informação de trânsito em tempo real, acesso à internet via browser, streaming de música, streaming de filmes (com o carro parado), e "caraoke". Quem não pagar a mensalidade, passará para a conectividade standard, em que continuará a ter o carro ligado a internet, mas apenas com acesso ao serviço de navegação básico. Curiosamente, mesmo para quem optar por usar o seu smartphone como hotspot WiFi, poderá usar os serviços do browser, e streaming, mas não o de acesso à informação de trânsito em tempo real ou mapas com visão de satélite!

São cerca de 120 dólares por ano que, não sendo exagerados face aos benefícios que trazem, passam a ter que ser considerados na contabilização dos custos recorrentes dos Tesla...

Ganha despertador Wake Up Light

08-12-2019 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um despertador Wake Up Light.


Se não dispensam um despertador para garantir que acordam a horas mas não apreciam ser acordados com um som estridente, eis que podem começar os dias de forma mais suave com a ajuda de um despertador luminoso com Wake Up Light. Estes despertadores simulam o nascer do sol de forma progressiva, de modo a preparar o corpo para o despertar de uma forma mais natural. Eu sou grande fã há décadas, e recomendo! :)



Para participarem basta responderem à pergunta colocada no formulário, com o vencedor a ser seleccionado aleatoriamente entre as respostas correctas.



Passatempo encerrado: Fica atento à próxima prenda deste Natal ou aos próximos passatempos.



Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal. O vencedor será contactado por email após o encerramento do passatempo (entre 2-5 de Janeiro) e terá que responder num prazo de 3 dias, sob pena de se seleccionar um novo vencedor.

YouTube Rewind divulga os destaques da plataforma em 2019 no mundo

08-12-2019 | 09:32 | Apps do Android



YouTube Rewind: conheça os destaques da plataforma em 2019 no mundo

A NÍVEL MUNDIAL:  


A música latina continuou a dar cartas no YouTube em 2019. Na verdade, sete dos dez vídeos mais populares ao longo deste ano são de artistas latinos. A par destes, as incontornáveis Billie Eilish e Ariana Grande e destaque ainda para o grupo Blackpink no registo K-pop, movimento musical vindo da Coreia do Sul. 


TOP10: Vídeos de música mais populares: 


Desafios, sonhos, piadas e muita animação é o que não falta no TOP 10 dos vídeos de não música mais populares no YouTube em 2019. O primeiro lugar é ocupado pelas Olimpíadas de ovos! Os criadores queriam que fosse o segundo vídeo mais visto do YouTube. Tal não foi o sucesso, pois tornou-se o líder indiscutível da tabela com mais de 43 milhões de visualizações, ultrapassando até o casamento de PewDiePie (ocupa o segundo lugar), o YouTuber mais popular de sempre. O sonho comanda a vida!!... Por isso, destacamos o vídeo de Nilson Izaias que se tornou um fenómeno no YouTube após a publicação de vídeos onde tenta reproduzir a receita caseira de um slime, atingindo mais de 900 mil subscritores em apenas 1 dia. O sonho foi finalmente realizado e gerou perto de 13 milhões de visualizações. 

TOP 10: Vídeos mais populares (excluindo vídeos de música)

  1. whinderssonnunes - O DIA EM QUE ASSISTI BIRD BOX 
  2. James Charles - No More Lies  

Aceda ao nosso site do Rewind para conhecer os criadores e artistas que impactaram a cultura popular em 2019.  Conheça também o vídeo YouTube Rewind de 2019

##

A classificação final de um vídeo na lista é determinada por uma combinação de vários fatores (gostos, partilhas e comentários), incluindo a velocidade do crescimento do vídeo e se o mesmo continua a atrair atenção ao longo do tempo.

JustWatch mostra onde ver filmes e séries em streaming

07-12-2019 | 21:00 | Aberto até de Madrugada


As plataforma de streaming vão-se multiplicando, complicando cada vez mais o processo de saber onde se pode ver algo. O JustWatch ajuda nessa tarefa, indicando em que serviços estão disponíveis os filmes ou séries que nos interessam.

Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+, Rakuten TV, HBO Go, Fox Play, iTunes, YouTube... as opções para ver algo são cada vez mais numerosas e não é fácil fazer a sua gestão. Muitas vezes podemos ter vontade de ver um filme, mas desistir assim que não o vemos surgir no serviço em que estamos actualmente, sem nos lembrarmos de - ou termos paciência para - o pesquisarmos nos restantes serviços a que temos acesso.

Este JustWatch torna-se, por isso mesmo, uma ferramenta indispensável. Este serviço permite-nos seleccionar as plataformas de streaming a que temos acesso, em Portugal ou noutros países, e depois indica em quais delas podemos ver os filmes ou séries do nosso interesse. E para além das plataformas de streaming, podemos também englobar plataformas de compra ou aluguer de filmes (iTunes, Google Play, Rakuten TV, etc.), se estivermos dispostos a isso.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de vermos todos os novos lançamentos em cada uma das plataformas que seguirmos; ideal para quem gostar de estar sempre informado sobre os novos filmes que ficam disponíveis (e que, frequentemente, as plataformas fazem um péssimo trabalho em divulgar).

Review Pro: Redmi Note 8 pro

07-12-2019 | 20:45 | TecnologiaHoje

Review Pro: Redmi Note 8 pro

A Redmi continua a trabalhar arduamente para conseguir smartphones com ótimos recursos e ao mesmo tempo revolucionar o mercado com preços competitivos. 

O Redmi Note 8 Pro é a aposta da Redmi para conquistar o mercado da gama média de smartphones, pois oferece características de muitos topos de gama, tendo um preço imbatível que faz esquecer as suas características menos boas.

Será que compensa a sua compra? Veremos com este pequeno review, que pretendo que seja prático, resumido e bastante elucidativo das vantagens e desvantagens que o Redmi Note 8 Pro possui.

Veja a ficha técnica completa do Redmi Note 8 Pro aqui.



Design

Positivo:
  • Muito boa qualidade de construção
  • Design simples, discreto e mais arredondado com aproveitamento frontal de cerca de 91%
  • Construção em vidro e alumínio, incluindo um painel Gorilla Glass 5 que protege o ecrã

Negativo:

  • As câmeras estão muito salientes o que leva a acumular sujidade
  • É um smartphone espesso, com 8,1 milímetros, o que leva a que se torne um pouco pesado (199,8 gramas)
  • Devido a sua construção ser em vidro, torna-se algo escorregadio, sendo aconselhável o uso de uma capa


Display

Positivo:


  • Boa qualidade do ecrã LCD de 6.53 polegadas com um full-HD+ (1080x2340 pixéis)
  • 91.4% relação ecrã / estrutura do smartphone
  • Suporta HDR - Algo raro nesta gama


Software

Positivo:
  • A MIUI é um um interface muito elegante, bastante completo e customizável 
Negativo:
  • Não é um interface tão clean como o sistema Android, o que leva  a ter mais funções que ao mesmo tempo se tornam mais intrusivas para o utilizador.


Performance

Positivo:

  • Excelente desempenho e claramente um smartphone gaming de média de gama
  • O processador Helio G90T da MediaTek é composto por 8 núcleos, divididos em dois grupos: dois núcleos Cortex-A76 cuja potência é capaz de atingir uma frequência de 2,05 Ghz e outros seis núcleos Cortex-A55 para tarefas que requerem menor desempenho, ficando a performance gráfica a cargo de uma GPU Mali-G76
  • .Aliado ao processador temos os 6 GB de RAM, juntamente com os 64 / 128 GB de armazenamento interno com a tecnologia Game Turbo 2.0 incorporada e um sistema de refrigeração líquida que a Redmi garante fazer face a qualquer requisito gaming extra


Camera

Positivo:
  • O Note 8 Pro mais uma vez oferece um desempenho superlativo da câmera fotográfica para a gama e intervalo de preço em que está inserido - especialmente a partir da câmera principal de 64MP
  • A câmera quádrupla traseira inclui: uma câmera primária de 64 MP + uma lente de 8 MP ultra-wide para fotos em grande escala + um sensor de profundidade de 2 MP para melhorar as fotografias em modo retrato e paisagens + um sensor macro de 2 MP para melhorar os detalhes dos objectos de pequenas dimensões
  • O sensor principal de 64 MP é versátil e proporciona excelentes imagens de dia e de noite
  • As fotos de zoom 2x (digital) possuem uma qualidade boa
  • A câmera selfie de 20MP também é muito boa
  • Excelente qualidade de gravação de vídeo em geral, sendo que pode gravar a 1080p ou 720p e 30 fps. As lentes ajudam a obter um vídeo de boa qualidade, onde também podemos destacar a estabilização
Negativo:
  • Os sensores macro e ultra-wide não são aconselháveis para fotos de alta qualidade, deve optar sempre pela câmera principal
  • A Gravação de vídeo em 1080p poderia ter sido um pouco melhor, pode ser que com uma atualização de software isso aconteça


Áudio

Positivo:
  • Excelente áudio a nível de auscultadores, onde possui a porta de 3,5 mm juntamente com a porta de carregamento USB-C

Negativo:
  • Altifalante mono de fraca qualidade, faltando alguma nitidez e volume


Bateria

Positivo:
  • Excelente duração da bateria, líder na sua classe, com uma capacidade de 4500 mAH 
  • Suporta USB PD 18W de carregamento rápido, que pode carregar o telefone de 0 a 40% em cerca de 30 minutos

Por fim, seleccionei alguns vídeos de testes que considero importantíssimos quando escolhemos um novo smartphone

Waterproof Test


Durability Test


Photo Test





Vídeo recriado a partir das sombras

07-12-2019 | 18:30 | Aberto até de Madrugada


Investigadores do MIT inventaram um método capaz de reconstruir um vídeo apenas a partir das imagens projectadas por outros objectos.

Já todos terão reparado nas cores e sombras projectadas por um televisor, com diferenças flagrantes (ou subtis) mediante aquilo que se passa no ecrã. Pois bem, estes investigadores criaram um sistema que, apenas olhando para as sombras - sem ver o que se passa no ecrã - é capaz de "adivinhar" aquilo que lá se está a passar. É o equivalente a estar de costas para um televisor e ainda assim reconstruir as imagens exibidas, apenas com base nas alterações das sombras!


É certo que as imagens reconstruídas são bastante grosseiras, mas não deixam de ser impressionantes tendo em conta aquilo que está a servir de base à sua reconstrução. E, mesmo sendo grosseiras, são suficientemente explícitas nalguns dos casos para reconhecer formas e movimentos com bastante fidelidade.

Os investigadores esperam que, no futuro, este tipo de sistema seja capaz de dar a automóveis autónomos, ou outros equipamentos, a capacidade de melhor preverem o que se passa em seu redor, mesmo que sendo coisas que não estejam directamente no seu campo de visão.

Galaxy Fold chega a tempo das prendas de Natal

07-12-2019 | 17:32 | Apps do Android


Depois de uma falsa partida e de um longo tempo de espera, eis que o primeiro modelo da era dos ecrãs dobráveis chega ao mercado português. O Galaxy Fold da Samsung inicia um período de pré-venda no próximo dia 6 de Dezembro, tendo os interessados que esperar pelo dia 23 para receber o seu "presente de Natal".




Problemas no design da dobradiça que só foram detectados a poucos dias do lançamento, fizeram que a Samsung adiasse o início das vendas do seu primeiro smartphone dobrável, optando por um regresso à mesa de projecto para determinar e corrigir as falhas. Passados vários meses, a Samsung mostra-se confiante em ter resolvido os problemas, e avança com o regresso às lojas.


O Galaxy Fold prepara-se para entrar na casa dos portugueses e, pelo que foi possível constatar no breve contacto durante a sua apresentação, é um produto que tem tudo para encantar não só os fãs da tecnologia mas também todos os que apreciam um equipamento que facilmente se diferencia de todos os restantes.


A dobradiça foi revista, apresentando agora um novo mecanismo que permite a dobragem do ecrã com apenas um ligeiro toque, algo bastante prático quando se segura o smartphone com apenas uma mão.


As dimensões do ecrã possibilitam a visualização de mais conteúdos, com a apresentação de mais do que uma app em simultâneo a ser uma opção muito interessante em termos de produtividade, e permitindo explorar a área adicional do ecrã.


O problema é que esta área adicional vem acompanhada de um preço bastante elevado. O Galaxy Fold chega a Portugal com um preço oficial de 2049 euros, que o colocam longe do orçamento da maioria dos portugueses. Mas o pacote de acessórios oferecido na aquisição e um ano de substituição gratuita do ecrã são argumentos que poderão ajudar a amenizar o valor de aquisição.


Galeria de imagens









Coca-Cola lança garrafas Star Wars com OLEDs

07-12-2019 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


A Coca-Cola está a gerar um frenesim entre os coleccionadores e fãs de Star Wars, com uma edição limitada de garrafas com iluminação OLED.

Tornando realidade o tipo de publicidade vista nos filmes de ficção científica, a Coca-Cola aliou-se à Disney para promover o próximo capítulo da saga Star Wars - The Rise of Skywalker - com o lançamento de uma série de garrafas que contam os protagonistas empunhando as suas espadas laser... e que se iluminam de verdade quando se aperta o rótulo, graças à utilização de um OLED flexível.

O tipo de coisa que os coleccionadores ficarão desesperados para lhes deitar as mãos, mas que apenas estarão disponíveis em Singapura e em quantidade limitada de 8 mil unidades, que serão distribuídas pelo país de forma aleatória.




Android 10 com navegação por gestos noutros launchers (nos Pixel)

07-12-2019 | 16:21 | Apps do Android


A Google corrigiu finalmente a limitação que tinha colocado no Android 4 nos Pixel, permitindo que os utilizadores possam utilizar a navegação por gestos mesmo quando usam launchers não oficiais.


A Google surpreendeu os fãs, pela negativa, quando revelou que o seu mais recente Android 10 não iria permitir que os utilizadores dessem uso ao sistema de navegação por gestos nos Pixel caso optassem por usar launchers alternativos. Quem o quisesse fazer era brindado com uma mensagem de erro a dizer que tal não era suportado, forçando a utilização do método de navegação tradicional com os botões virtuais no fundo do ecrã.


Como se pode imaginar, a medida foi duramente criticada tanto pelos utilizadores como, principalmente, pelos criadores de launchers alternativos, que viram esta medida como mais um abuso de poder por parte da Google, penalizando os utilizadores que quisessem dar uso a esse launchers. A Google disse que iria resolver o problema... e embora tenha demorado meses, assim o fez.

É agora possível manter a navegação por gestos do Android 10 nos Pixel (e consequentemente o novo Google Assistant, que estava dependente da navegação por gestos) mesmo quando se opta por launchers alternativos.

É uma alteração que chega na actualização de Dezembro, e que está disponível para todos os Pixel da série 2, 3 e 4.

Nvidia mostra vantagens dos 240Hz

07-12-2019 | 14:30 | Aberto até de Madrugada


Muitas pessoas podem pensar que os 60Hz são suficientes para ter uma imagem fluida, mas a Nvidia vem mostrar que não é o caso, e de há muitas vantagens em dar o salto para framerates mais elevados, como os 144Hz ou 240Hz.

É certo que a Nvidia tem um conflito de interesses neste tipo de coisa, agradecendo que haja jogadores interessados em investir em placas gráficas com os mais potentes GPUs do momento, assim como monitores G-Sync e com refresh rate elevado. Mas, mesmo estando ciente disso, não há como negar que os refresh rate mais elevados são mesmo melhores.

Desde a redução da latência da imagem, que permite ver os oponentes de forma mais rápida relativamente a um monitor de 60Hz, à redução das interferências e artefactos na imagem, são muitos os detalhes que dão a vantagem a quem tiver monitores com maior velocidade. Vantagem que se comprova no rácio de mortes em jogos FPS à medida que o refresh rate se vai elevando.

... Portanto, se precisarem de desculpa para investirem num novo computador, placa gráfica ou monitor... já sabem. :)



YouTube Rewind 2019

07-12-2019 | 12:00 | Aberto até de Madrugada


O YouTube já revelou os seus destaques do ano, sob a forma do YouTube Rewind 2019.

Anualmente o YouTube destaca os vídeos e YouTubers mais populares da plataforma, e desta vez abandonou o polémico formato do ano anterior e limitou-se a fazer o top habitual de vídeos mais vistos.


Este ano não tivemos (até agora) acesso aos vídeos mais vistos em Portugal, pelo que aqui ficam os resultados a nível mundial:

TOP10: Vídeos de música mais populares:

  1. Daddy Yankee & Snow - Con Calma (Video Oficial)
  2. ROSALÍA, J Balvin - Con Altura (Official Video) ft. El Guincho
  3. Anuel AA, KAROL G - Secreto
  4. Anuel AA, Daddy Yankee, Karol G, Ozuna & J Balvin - China (Video Oficial)
  5. Jhay Cortez, J. Balvin, Bad Bunny - No Me Conoce (Remix)
  6. Shawn Mendes, Camila Cabello - Señorita
  7. Maari 2 - Rowdy Baby (Video Song) | Dhanush, Sai Pallavi | Yuvan Shankar Raja | Balaji Mohan
  8. BLACKPINK - 'Kill This Love' M/V
  9. Billie Eilish - bad guy
  10. Ariana Grande - 7 rings

TOP 10: Vídeos mais populares (excluindo vídeos de música)

  1. MrBeast - Make This Video The Most Liked Video On Youtube
  2. PewDiePie - Marzia & Felix - Wedding 19.08.2019
  3. whinderssonnunes - O DIA EM QUE ASSISTI BIRD BOX
  4. Black Gryph0n - ONE GUY, 54 VOICES (With Music!) Drake, TØP, P!ATD, Puth, MCR, Queen - Famous Singer Impressions
  5. Nilson Izaias Papinho Oficial - Minha slime deu certo.Consegui desta vez. Realizei meu sonho minhas amigas
  6. SethEverman - how to create billie eilish's "bad guy"
  7. James Charles - No More Lies
  8. Andymation - My BIGGEST Flipbook EVER - The RETURN of Grumpy Cloud
  9. A4 - ПОКУПАЮ ВСЁ ЧТО ТЫ МОЖЕШЬ УНЕСТИ ИЗ МАГАЗИНА !
  10. shane - Conspiracy Theories with Shane Dawson


Para o bem ou para o mal, posso dizer que estou completamente "a leste" de todos estes vídeos. É o que dá não ter tempo para tudo! :)

Apple mostra luta de neve gravada com iPhone 11 Pro

07-12-2019 | 11:00 | Aberto até de Madrugada


A Apple lançou mais um vídeo a demonstrar as capacidades do iPhone 11 Pro, desta vez documentando uma épica batalha na neve.

Como seria de esperar, o vídeo é impressionante, mostrando aquilo que actualmente se pode conseguir usando um smartphone "banal" (excluindo a parte de custar mais de 1000 euros). Mas, mais interessante ainda, é espreitar o vídeo que vem logo a seguir, e que mostra os bastidores da filmagem e de que como tudo foi feito. E de repente, os 1000 euros da "câmara" acabam por ser a menor das preocupações... :)





ESA vai testar sistema de protecção contra asteróides

07-12-2019 | 10:00 | Aberto até de Madrugada


A ESA aprovou a missão Hera, que irá avaliar a nossa capacidade de eventualmente deflectir a trajectória de um asteróide em risco de colisão com a Terra, no futuro.

De forma muito menos explosiva do que a representada no filme Armageddon, a missão Hera da ESA e da NASA irá enviar um conjunto de sondas até ao sistema de asteróides duplo Didymos, com uma das sondas a chocar propositadamente com o asteróide mais pequeno (Didymos) a alta velocidade (mais de 21 mil km/h) e as restantes a fazerem as medições para analisar as alterações causadas pelo impacto.

A sonda Hera irá transportar dois CubeSats que funcionarão como drones, aproximando-se da superfície para fazerem medições a curta distância, antes de pousarem no asteróide para obterem o máximo de informação.

Todas as informações serão de extrema importância para que, no futuro, se possa considerar este tipo de táctica contra eventuais asteróides em rota de colisão com o nosso planeta.

YouTube Rewind : os vídeos mais vistos em Portugal em 2019

07-12-2019 | 09:32 | Apps do Android



YouTube Rewind, conheça os destaques da plataforma em 2019 em Portugal.

As pessoas não apenas assistem a vídeos, mas fazem gostos, comentam, entre muitas outras acções. E, para apresentar os vídeos de destaque do ano, analisámos essas várias maneiras de interagir com os vídeos para identificar em quais recaiu o maior interesse em 2019. 



A YouTuber Mafalda Creative “pediu” e a comunidade que a segue realizou o seu pedido! A paródia “Rainha da Net#” foi o vídeo de mais destaque no YouTube e claramente entrou nas tendências do YouTube em 2019! :) O segundo lugar do TOP 10 surge do outro lado do Atlântico. Matheus Yurley com a sua alegria e  simplicidade a cantar “Ticolé é muito bom” foi um verdadeiro sucesso e obteve mais de 38 milhões de visualizações a nível mundial. De política e de futebol também vive o YouTube e a prova disso é a entrevista de Ricardo Araújo Pereira à deputada do Livre, Joacine Katar Moreira e a paródia do YouTuber Miguel Paraíso relativa ao primeiro lugar do Benfica no campeonato nacional. 
Todos os outros vídeos presentes no TOP pertencem a criadores bem conhecidos de Portugal, nomeadamente Angie Costa, Wuant ou Pedro Teixeira da Mota. 


TOP 10 - Os vídeos mais populares  (excluindo os vídeos de música)

  1. impasse - Pedro Teixeira da Mota 
  2. o resto da tua vida __ a descoberta (I)- Carlos Coutinho Vilhena 


Top 10 - Os vídeos de música mais populares   

O Top 10 de 2019 é a prova que os ritmos em português estão a ter um maior sucesso entre os internautas portugueses. Liderado pelo tema brasileiro Terremoto de Anitta & Kevinho, a lista dos vídeos com maior destaque no YouTube é composta maioritariamente por artistas de música ligados ao Hip Hop e Rnb nacional. Destaque também para o vídeo Sushi de Nanny, a rapper de 17 anos, que com o seu primeiro single conquistou milhões de visualizações. Os ritmos quentes de África também, uma vez mais, compõem o Top 10, desta vez pelas vozes  de Matias Damásio e Djodje,  

##

A classificação final de um vídeo na lista é determinada por uma combinação de vários fatores (gostos, partilhas e comentários), incluindo a velocidade do crescimento do vídeo e se o mesmo continua a atrair atenção ao longo do tempo.

Ganha livro Dilema das Alianças da Lidel

07-12-2019 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um livro da Lidel - Dilema das Alianças.


Esta obra Dilema das Alianças centra-se no tema das alianças, mas, mais do que isso, na forma como os seres humanos interagem, implementam, adaptam e exploram mecanismos de cooperação, tendo em conta o objetivo de melhorar a sua felicidade e o seu futuro.
O livro começa por introduzir o conceito de deep learning como instrumento disruptivo e por contextualizar a negociação como processo assimétrico, devido à capacidade de captura e tratamento de dados que podem levar ao sucesso ou à perda de relevância. Depois, aprofunda a teoria sobre as alianças, discriminando os passos e os instrumentos que tendem a oferecer valor. Faz também uma breve apresentação da criptomoeda Libra, modelo embrionário do que poderá ser uma revolução na política monetária. Finalmente, intenta caracterizar a mobilização de uma rede de empresas, a emergente sociedade do conhecimento, sugerindo pistas para o futuro.
Aborda também vários temas marcantes da atualidade, tais como IA, blockchain, criptomoeda Libra, Fintech e “Uber economia”.


Para participarem basta responderem à pergunta colocada no formulário, com o vencedor a ser seleccionado aleatoriamente entre as respostas correctas.



Passatempo encerrado: Fica atento à próxima prenda deste Natal ou aos próximos passatempos.



Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal. O vencedor será contactado por email após o encerramento do passatempo (entre 2-5 de Janeiro) e terá que responder num prazo de 3 dias, sob pena de se seleccionar um novo vencedor.

|