PlanetGeek

Ganha uma dashcam para automóvel

18-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma dashcam para o automóvel.
Imprescindível para registar os momentos únicos que se podem testemunhar nas estradas, esta dashcam para o automóvel assegura que esses momentos possam ficar gravados para a posteridade.


Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Hackers roubam dados dos utilizadores Premium do Pornhub

17-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há novo caso mediático de roubo de dados, desta vez afectando o histórico de visualização dos utilizadores premium do Pornhub.

Um grupo de hackers conhecido como Scattered Lapsus$ Hunters está a tentar extorquir o Pornhub depois de ter roubado dados de visualização referentes aos utilizadores premium da plataforma. O grupo diz ter obtido informação pessoal e dados de actividade e já terá enviado um pedido de resgate ao Pornhub.

O Pornhub confirmou que foi afectado por uma violação de segurança na Mixpanel, uma empresa de análise de dados usada para monitorizar o comportamento dos utilizadores. Segundo a plataforma, o incidente expôs alguns "eventos de analytics" associados a contas Pornhub Premium, sem detalhar exactamente a extensão dos dados comprometidos (seguindo a regra habitual neste tipo de acontecimentos: em que primeiro se tenta minimizar o incidente e só posteriormente revelam a verdadeira extensão do problema). Supostamente, as amostras dos dados roubados incluem informação como: endereços de email registados, localização, histórico de visualização, nomes e links de vídeos, palavras-chave associadas, e datas e horas de acesso.

A Mixpanel, que disponibiliza ferramentas para analisar a actividade dos utilizadores em sites e apps revelou a violação no início do mês, referindo que vários clientes empresariais foram afectados, incluindo empresas como a OpenAI e a SoundCloud. Pelo que, este poderá ser ainda a "ponta do véu", e muitos mais dados sensíveis de utilizadores podem estar em risco.

Talvez, dentro do azar, se tenha a sorte de ver dados referentes às preferências no Pornhub de diversos políticos europeus, com pontos bónus extra se forem políticos que estejam a lutar activamente contra a encriptação e a favor da monitorização dos utilizadores. Talvez assim passem a perceber o risco que este tipo de coisas acarreta.

Texas processa fabricantes de TVs por espiarem consumidores

17-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

As práticas intrusivas dos fabricantes de TVs resultaram num processo no Texas - que se arrisca a replicar-se noutras regiões.

O Texas avançou com processos contra cinco dos maiores fabricantes de televisões do mundo, acusando-os de transformar as suas smart TVs em sistemas de vigilância dentro das casas dos consumidores. A Samsung, LG, Sony, Hisense e TCL, são acusadas de utilizar tecnologia Automated Content Recognition (ACR) para recolher dados de visualização sem um consentimento claro, violando a legislação de protecção do consumidor.

O ACR analisa continuamente o que aparece no ecrã, incluindo conteúdos de apps de streaming, televisão por cabo, ou até de dispositivos externos como consolas, boxes de TV, leitores Blu-ray, ou até computadores. Esta tecnologia consegue criar perfis detalhados dos hábitos dos utilizadores, enviando esses dados para os fabricantes, que depois os usam ou vendem para publicidade direccionada. Um dos pontos centrais do processo é a forma como o consentimento é obtido. Os fabricantes fazem todos os possíveis por esconderem o que o sistema faz e deixarem-no activado logo no processo de configuração inicial da TV. Adicionalmente, o processo de desactivar estas funcionalidades exige percorrer longos menus complexos e desligar múltiplas opções em locais diferentes das definições.
A questão é que, até mesmo entre pessoas com maiores conhecimentos técnicos, muitas desconhecem que a sua Smart TV pode estar a espiar tudo aquilo que passa no ecrã, várias vezes por segundo, e a enviar esses dados para fora. Para os que monitorizam o tráfego na sua rede doméstica, isto poderá explicar porque motivo a sua TV faz o upload de gigabytes de dados por mês!

Entre isto a instalação automáticas de apps indesejadas, começa a parecer cada vez melhor opção transformar a Smart TV numa "dumb TV", deixando totalmente desligada da internet e usando-a apenas como ecrã burro.

TV LG OLED 65" a €1495

17-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ter uma TV OLED de grande dimensão está a tornar-se cada vez mais acessível, como demonstra esta TV LG OLED OLED65G54LW a preço imbatível.

Outrora um sonho fora do alcance da maioria das carteiras, os televisores de grande dimensão têm ficado cada vez mais acessíveis, fazendo com que hoje em dia seja comum encontrar modelos de 50" e até 60" a preços relativamente acessíveis. Mas, para quem não abdica de ter um ecrã OLED que possibilita um nível de contraste que supera as demais tecnologias, as coisas normalmente complicam-se um pouco - a não ser quando se apanha algo como esta promoção actualmente disponível para a LG OLED65G54LW de 65", uma Smart TV OLED 4K com WebOS 25, Dolby Vision e Dolby Atmos, AMD FreeSync e Nvidia G-Sync até 165 Hz.
Esta LG OLED65G54LW de 65" está disponível por 1495 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5%.

Não é o preço reduzido que tivemos na Black Friday, mas não deixa de ser um valor bastante tentador para quem procura uma TV OLED topo de gama. Este televisor conta com sistema de montagem "plano", para poder ser colocado na parede como um quadro, sem deixar espaço, conta com 4 portas HDMI 2.1 e 3 portas USB, além de Ethernet e, obviamente WiFi. Para os jogadores, conta com suporte para frequência variável AMD FreeSync / Nvidia G-Sync até 165 Hz, pelo que combina na perfeição com as consolas mais recentes (e futuras).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung lança TV Micro RGB mais compactas

17-12-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Parece que 2026 vai ser o ano das TVs Micro RGB, e não vai ser preciso reservar uma parede inteira para isso.

A Samsung está a tornar a tecnologia Micro RGB LED mais compatível com o uso doméstico. Depois de lançar um imponente modelo de 115", pouco compatível com a maioria das casas (e carteiras) comuns, a marca confirmou que irá lançar esta tecnologia em modelos com tamanhos mais convencionais, até mesmo em modelos de 55".

Os novos modelos Samsung Micro RGB estarão disponíveis em 55, 65, 75, 85, 98 e 100", juntando-se ao gigantesco modelo MR95F de 115". Isto coloca a Samsung à frente da concorrência ao trazer TVs Micro RGB para dimensões mais populares (há também quem esteja a fazer o mesmo nos monitores). Em contraste, a maioria das outras marcas apenas oferecer TVs Micro RGB em tamanhos superiores a 65", ou até mesmo 100", o que desde logo limita o número de interessados.

A diferença na tecnologia Micro RGB está na utilização de LEDs vermelhos, verdes e azuis na retroiluminação por zonas, permitindo ajustar a cor de cada zona individualmente em função da imagem, em vez de apenas ajustarem a intensidade, resultando em cores mais puras, maior brilho e melhor precisão de imagem.

A grande questão será saber a que preços chegarão estes modelos ao mercado e se serão competitivos face aos ecrãs OLED, que têm estado acessíveis a preços bastante tentadores e ainda oferecem a vantagem de terem todos os pixels controlados individualmente em vez de dependerem de "zonas" de iluminação.

How to Develop Web Services APIs Faster and Win Prizes

17-12-2025 | 14:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Developing a Web services API is a good way to provide a valuable service to other people or companies that may be willing to pay for the benefits of providing an API.

Like any software project, it may take a significant amount of time to develop an API.

Read this article to learn how you can reduce the time that an API takes to be developed and win prizes for developing great APIs and participating in the Apify $1M challenge.

SAM Audio isola som com AI

17-12-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta lançou o modelo AI SAM Audio com capacidades impressionantes a nível de separação de áudio.

No mundo da AI temos muitas notícias a nível de coisas como os chatbots, geração de imagens e vídeo, mas o som normalmente é relegado para segundo plano. Neste caso nem sequer se trata de conversão de voz para texto, ou de geração de voz ou música por AI, mas sim de uma incrível ferramenta de identificação e isolação de som.

O SAM Audio é um modelo AI dedicado ao som, que tem a capacidade de pegar numa qualquer gravação áudio e isolar os componentes. Isso tanto se aplica a isolar a voz de uma pessoa a falar num ambiente ruidoso, como separar diferentes instrumentos de uma música, ou até de apenas ouvir o barulho de um comboio a passar no meio de um ruidoso ambiente citadino.

Introducing SAM Audio: the first unified AI model that allows you to isolate and edit sound from complex audio mixtures. This could mean isolating the guitar in a video of your band, filtering out traffic noises, or removing the sound of a dog barking in your podcast, all with… pic.twitter.com/DsePwb5KGV

— Meta Newsroom (@MetaNewsroom) December 16, 2025
Para quem passou pela evolução de coisas como as ferramentas que "apagavam" a voz de cantores para criar versões de músicas para karaoke - com muitos efeitos adversos pelo meio - isto é o tipo de coisa que parece "magia".

E para que não se pense que isto são apenas promessas ou teoria, o SAM Audio já está disponível para ser testado, no site de testes da Meta, mais concretamente na secção de Segment Audio, onde podemos testar com alguns clips de demonstração ou carregando os nossos próprios clipes de áudio.

iRobot vai ser comprada pela Picea Robotics

17-12-2025 | 13:11 | A Minha Alegre Casinha

A iRobot declarou falência e vai ser comprada pela Picea Robotics, fabricante chinesa de robots aspiradores que produz para diversas marcas.

A iRobot, fabricante dos aspiradores robot Roomba, entrou e falência após 35 anos de actividade. É o fim de uma era mas da marca, já que a empresa será adquirida pela Picea Robotics - a empresa chinesa que fabricava os seus robots. A iRobot garante que as operações vão continuar normalmente, sem impactos esperados nos serviços da app, no suporte aos clientes ou na disponibilidade dos produtos.

A empresa foi uma das grandes pioneiras da robótica doméstica, tendo lançado o primeiro Roomba em 2002 e praticamente criado o mercado dos aspiradores robóticos. No entanto, essa vantagem inicial foi-se perdendo ao longo dos anos, à medida que fabricantes chineses entraram em força com modelos mais baratos e com mais funcionalidades. Apesar de o nome Roomba continuar a ser bastante popular, a sua quota de mercado diminuiu de forma significativa.
Em 2022 chegou a falar-se de uma possível aquisição pela Amazon, mas o negócio acabou por falhar devido a obstáculos regulatórios. Desde então, a iRobot reduziu custos, transferiu parte do trabalho de engenharia para fora dos EUA, reformulou a sua linha de produtos e baixou preços para se tornar mais competitiva. Mesmo assim, as receitas continuaram a cair, agravadas por tarifas impostas pelos EUA sobre produtos fabricados fora do país.

No âmbito da reestruturação, a Picea Robotics passará a deter a totalidade da iRobot, assumindo e perdoando cerca de 350 milhões de dólares em empréstimos e dívidas de fabrico. A Picea é um dos maiores fabricantes mundiais de aspiradores robot, produzindo para várias marcas internacionais. Nos últimos anos lançou também a sua própria marca "3i", que inclui modelos bastante avançados - o seu 3i S10 Ultra usa um desumidificador para manter o seu depósito de água limpa cheio sem necessidade de reabastecimento manual.

Dito isto, será praticamente inevitável que alguns clientes com aspiradores Roomba, particularmente os modelos com capacidade de mapeamento das casas, possam ficar preocupados por essa informação passar das mãos de uma empresa norte-americana para uma empresa chinesa.

OpenAI lança GPT Image 1.5

17-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI lançou o GPT Image 1.5, que pretende destronar o Nano Banana Pro da Google.

Após lançar o GPT 5.2, a OpenAI volta à carga com o seu mais recente modelo de geração e edição de imagens AI.

O GPT Image 1.5 promete ser muito melhor a nível de consistência e preservação de detalhes (por exemplo, mantendo os rostos de referência sem os adulterar), e também uma velocidade muito maior, quatro vezes mais rápido do que o modelo anterior.

Introducing ChatGPT Images, powered by our flagship new image generation model.

- Stronger instruction following
- Precise editing
- Detail preservation
- 4x faster than before

Rolling out today in ChatGPT for all users, and in the API as GPT Image 1.5. pic.twitter.com/NLNIPEYJnr

— OpenAI (@OpenAI) December 16, 2025
No entanto, e ao estilo do que aconteceu com o GPT-5.2, em que o modelo falhou em convencer os utilizadores (nem que seja pelo facto de ser extremamente lento e dispendioso), também aqui o GPT Image 1.5 parece estar com dificuldade em superar o Nano Banana Pro da Google. Também não ajudará que a OpenAI continua a manter regras de moderação/censura bastante apertadas, especialmente quando comparado com o Grok Imagine da xAI. Pelo menos, a OpenAI teve o bom senso de ir "buscar inspiração" à secção Imagine do Grok, criando uma nova secção de imagens na app ChatGPT, que facilita todo o processo de criação e gestão de imagens AI no serviço.

Da primeira vez a OpenAI teve a sorte de ter conseguido atingir popularidade viral com as capacidades de conversão de fotos em estilo "desenhado". Uns meses mais tarde, foi a Google a usar a mesma táctica com as capacidades impressionantes do Nano Banana. Agora, parece que não será tão fácil para a OpenAI voltar a repetir o sucesso - sendo que até os críticos referem que a OpenAI nem se atreveu a chamar a este modelo "GPT Image 2.0" para não ser ridicularizada por ficar atrás de modelos concorrentes.

iOS 26.3 abre notificações à concorrência - fechando-as no Apple Watch

17-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A versão beta do iOS 26.3 já traz a opção de reencaminhar notificações para wearables e smartwatches - mas fechando a porta ao Apple Watch.

Mantendo a sua habitual postura de "cumprimento malicioso" das exigências da UE, a Apple volta a acatar, contrariada, a exigência de que permita fazer chegar as notificações a wearables e smartwatches de outros fabricantes, para igualdade de tratamento com aquilo que faz no seu próprio Apple Watch.

Para isso a Apple está a preparar uma nova opção chamada "Notification Forwarding", que permite reencaminhar notificações do iPhone para dispositivos wearable de terceiros. A funcionalidade dá acesso a notificações que até agora estavam reservadas ao Apple Watch. Se tudo parece bem até aqui, há que ler as "letras pequenas", onde a Apple esclarece que as notificações só podem ser encaminhadas para um único dispositivo de cada vez, o que significa que, se se activar esta funcionalidade para um wearable de outro fabricante, deixa de se de poder receber notificações num Apple Watch - penalizando utilizadores que usem múltiplos wearables.

A limitação parece ser puramente arbitrária, já que a Apple não tem qualquer problema em apresentar notificações em dezenas de dispositivos em simultâneo, até mesmo em múltiplos smartwatches - claro está, desde que sejam todos dispositivos Apple.

Poco X7 Pro a €354

17-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Poco X7 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X7 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED CrystalRes 1.5K de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 3200 nits de pico e touch a 2560 Hz, chipset MediaTek Dimensity 8400 Ultra de 4nm, 12 GB RAM, 512 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, NFC, e bateria de 6000 mAh com carregamento rápido HyperCharge de 90 W (carregamento a 100% em 42 minutos). A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 195 g, contando também com protecção IP68 contra água e pó.

Nas câmaras temos um conjunto de câmaras 50 MP + 8 MP ultrawide, e câmara frontal de 20 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X7 Pro 5G 12+512 GB está disponível por 354 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X7 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

X não está disposta a abdicar da marca Twitter

17-12-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como era esperado, o X não vai facilitar a vida ao projecto que pretende reactivar o nome Twitter.

Recentemente falamos das intenções da Operation Bluebird apropriar-se da marca Twitter, com a justificação de que a marca foi abandonada pelo seu novo dono, a X Corp. de Elon Musk. Só que, tal como se imaginava, o processo não irá ser simples.

A empresa de Elon Musk diz que a mudança de nome para X não representa um abandono dos direitos sobre a marca, afirmando que o Twitter nunca deixou de existir e continua a pertencer à X Corp. (isto apesar de, por repetidas vezes, Musk ter dito publicamente que o "Twitter" seria totalmente abandonado. O conflito começou quando a Operation Bluebird pediu às autoridades de marcas dos EUA o cancelamento dos registos "Twitter" e "Tweet", dizendo que a X Corp. abandonou legalmente esses nomes. Em paralelo, a startup apresentou um pedido para registar a marca Twitter e começou a promover um novo serviço através do domínio Twitter.new.

Agora, a X Corp. apressou-se a ajustar os seus termos e condições de modo a "manter o interesse" sobre o Twitter, e relembra que muitos utilizadores continuam a chamar Twitter à plataforma e tweets às publicações (como é o meu caso). A empresa refere ainda que continuam a existir milhões de pessoas que acedem ao serviço através do domínio twitter.com, que agora redirecciona para x.com - o que, segundo a empresa, demonstra que mantém um "uso continuado da marca". A empresa de Musk acusa ainda a Operation Bluebird de querer explorar a boa reputação e o valor comercial do Twitter enquanto marca, ao usar uma imagem, nome e esquema de cores semelhantes. A empresa pede ao tribunal que impeça o uso dessas marcas associadas ao Twitter, invalide o pedido de registo da startup, e atribua indemnizações por infracção de marca.

Com a Operation Bluebird a ser liderada por advogados, sem dúvida que esta será uma batalha que se irá arrastar nos tribunais durante bastante tempo.

Ganha um repetidor WiFi Mercusys

17-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um repetidor WiFi Mercusys.
Porque hoje em dia é praticamente obrigatório ter boa cobertura WiFi em todos os pontos da casa, torna-se indispensável ter algo como este repetidor WiFi Mercusys para assegurar que a rede chega a todos os recantos.


Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google encerra "dark web report"

16-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou o encerramento do seu serviço de monitorização de dados pessoais na dark web.

Não seria um final de ano se a Google não encerrasse mais alguns dos seus serviços, e é precisamente o que volta a acontecer. A Google vai descontinuar o relatório da dark web, uma ferramenta de segurança que alertava os utilizadores quando os seus dados pessoais eram encontrados na dark web. A Google diz que o serviço era "pouco conhecido" e que prefere concentrar esforços noutras soluções que oferecem passos mais claros e úteis para proteger a informação online.

O relatório da dark web analisava fóruns no submundo da web à procura de dados pessoais, como endereços de email, números de telefone, ou números de segurança social, e notificava os utilizadores - a par de sugestões de segurança, como activar a verificação em dois passos (não que isso impedisse que os dados já revelados continuassem a circular). Apesar de útil para o efeito de alertar os utilizadores, a Google admite que o serviço não dava indicações claras sobre como agir de seguida.
Segundo a empresa, a ferramenta deixará de fazer a monitorização a 15 de Janeiro de 2026, e toda a informação associada será removida a 16 de Fevereiro de 2026. A partir dessa data, os utilizadores deixarão também de ter acesso aos relatórios anteriores já feitos.

O maior problema é que, apesar de ter a sua utilidade para efeito de "alerta", este tipo de dados roubados acaba por circular sem que seja por culpa directa dos utilizadores - bastando algo tão simples como um roubo de dados a uma empresa de seguros, ou agência de viagens, ou mil e uma outras empresas ou sites. O grande problema é que, a partir do momento que isso acontece, já nada se poderá fazer para evitar que esses dados possam ser abusados para todo o tipo de situações, de ataques de phishing a potencias casos de roubo de identidade.

É esta a realidade do mundo digital em que vivemos, e a única "solução" é estar consciente disso.

HKC revela monitor RGB Mini LED

16-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A HKC antecipou-se aos restantes fabricantes e revelou o primeiro monitor com tecnologia RGB Mini LED.

A HKC parece ser a primeira marca a fazer chegar ao mercado o primeiro monitor de computador com tecnologia RGB Mini LED, antecipando-se às marcas mais populares. O HKC M10 Ultra é um monitor de 31.4" com resolução 4K, que chegará já no próximo ano (2026), e será o primeiro ecrã RGB Mini LED pensado para uso em secretária.

O grande destaque do M10 Ultra está no sistema de retroiluminação RGB Mini LED, que permite controlar simultaneamente a luz e a cor ao nível do backlight. Esta tecnologia segue-se aos sistema Mini LED tradicional, que apenas controla a luminosidade de forma independente em diferentes zonas do ecrã, aqui podendo ajustar não só a intensidade como também a tonalidade da cor. O monitor conta com 4.788 zonas de retroiluminação independentes e a cores, prometendo melhor contraste e maior precisão cromática.
A tecnologia RGB Mini LED é considerada o próximo grande salto na retroiluminação dos painéis. Em vez de LEDs brancos, utiliza LEDs RGB (vermelhos, verdes e azuis) directamente no backlight. Até agora, esta tecnologia apenas tinha sido aplicada a TVs de grandes dimensões e extremamente caras, de marcas como a Samsung e a Hisense. O M10 Ultra é o primeiro ecrã RGB Mini LED com dimensões adequadas para uso em secretária.

De acordo com a HKC, o monitor cobre 100% dos espaços de cor BT.2020, sRGB, DCI-P3 e Adobe RGB, suportando resolução 4K a 165Hz de forma nativa, além de um modo gaming a 330Hz em 1080p. O preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados, sendo também pouco provável que o M10 Ultra chegue aos mercados ocidentais.

Elgato Stream Deck MK.2 a €120

16-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quer automatizar e ter acesso imediato a inúmeras funções, o Stream Deck MK.2 da Elgato vem com 15 teclas programáveis.

O Stream Deck da Elgato tem sido uma opção popular entre streamers ou pessoas que apreciam a verstilidade de uma série de botões programáveis com mini-ecrãs que facilitam saber o que cada faz. Este novo Stream Deck MK.2 traz algumas melhorias face ao modelo anterior, com um design mais cuidado e profissional, suporte amovível, painéis frontais substituíveis, e cabo USB-C amovível.
O Elgato Stream Deck MK.2 está disponível por 120.95 euros na Amazon Espanha.

Mesmo sabendo-se que a Elgato disponibiliza a sua app que, de certa forma, permite replicar o funcionamento do Stream Deck num smartphone ou tablet, há quem não dispense a capacidade de ter esses botões programáveis em formato físico e sempre disponíveis sem "prender" o uso do seu smartphone/tablet. Adicionalmente, embora seja um dispositivo muito apreciado por streamers, acaba por poder ser usado em inúmeros outros casos, até mesmo em cenários de trabalho onde se possa ter necessidade recorrente de repetir operações complexas, que aqui poderão ficar acessíveis através de uma só tecla.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Kioxia prepara SSD PCIe 5.0 económico

16-12-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Kioxia quer facilitar o acesso aos SSDs PCIe 5.0 com o Exceria G3 de 10GB/s.

A Kioxia está a preparar uma nova gama de SSDs PCIe 5.0 mais acessíveis com a série Exceria G3. Estes novos SSDs NVMe M.2 2280 combinam a interface PCIe 5.0 com memória QLC NAND, com o objectivo de proporcionar velocidades de nova geração a preços mais económicos que os modelos com memórias NAND TLC. O lançamento está previsto para as próximas semanas, chegando em versões de 1TB e 2TB.

Apesar de recorrer a QLC, a Exceria G3 apresenta números de desempenho bastante interessantes. O modelo de 2TB promete leituras sequenciais até 10.000 MB/s e escritas até 9.600 MB/s, enquanto a versão de 1TB atinge 10.000 MB/s em leitura e 8.900 MB/s em escrita. Isto torna estes SSDs uma opção interessante para quem vem de discos SATA ou PCIe 3.0.
A Kioxia aponta a arquitectura BiCS FLASH de oitava geração (BiCS8) como a principal responsável pelos ganhos. O modelo de 2TB pode chegar a 1.6 milhões de IOPS em leitura aleatória e 1.45 milhões em escrita, superando até alguns SSDs TLC da própria marca em determinados cenários. A durabilidade também não desaponta (para QLC) com 600 TBW no modelo de 1TB e 1.200 TBW no de 2TB.

O preço ainda não foi revelado, o que é um ponto crucial numa altura de grande incerteza nos mercados de RAM e SSD para 2026 - isto para não falar que, para muitos utilizadores os SSD PCIe 4.0 continuam a ser mais que suficientes, e para outros o salto para SSDs PCIe 5.0 poderá só fazer sentido se for para um SSD de gama mais elevada com desempenho superior. Lá está, tudo vai depender do preço.

Apple SHARP converte fotos 2D em 3D

16-12-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou novo sistema "SHARP" de conversão de fotos 2D em 3D, ultra-rápido e em open-source.

Numa altura em que os modelos AI têm dominado as notícias, a Apple surpreende com o lançamento do SHARP em open-source (e já disponível no HuggingFace). Trata-se de um processo melhorado de conversão de uma única foto 2D para 3D (Gaussian Splats), com qualidade muito superior aos métodos existentes.

Aqui não estamos a falar das conversões totalmente 3D "imaginadas" por modelos AI (que nos deixam passear pela cena como se fosse um mundo virtual), mas algo que pode ser comparado a uma evolução das "fotos espaciais" com efeito ligeiramente 3D. Aqui esse efeito pode ser ainda mais pronunciado, sendo certamente melhor aproveitado em dispositivos VR como os óculos Vision Pro.

New paper from Apple - Sharp Monocular View Synthesis in Less than a Second

Mescheder et al. @ Apple just released a very impressive paper (congrats! 🎉🥳). You give it an image and it generates a really great looking 3d Gaussian representation. Uses depth pro. It's really good.… pic.twitter.com/XSZCZA8iio

— Tim Davison ᯅ (@timd_ca) December 16, 2025

It's fun pic.twitter.com/gJHrxsLMyY

— softyoda (@softyoda) December 16, 2025

Single image to Splat in just 2 seconds.
Testing out in AirVis app. Apple ML team did an amazing job. pic.twitter.com/3ATNDLA4En

— Arun Kurian (@AKurian001) December 16, 2025
Uma das suas grandes vantagens é que, apesar de ter a melhor qualidade dos sistemas até à data, é também extremamente rápido, com o processo de conversão a demorar menos de um segundo.

Isto faz com que o sistema seja de uso prático imediato para todas as aplicações em que se queira tirar partido da conversão 2D para 3D. Aliás, não me surpreenderia se se visse isto a ser aplicado em breve a diversos serviços da Apple, como uma melhoria das Spatial Photos, ou até em coisas como o "Streetview" do Apple Maps.

Bloco de tomadas vertical com USB a €34

16-12-2025 | 13:25 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 34 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Waze prepara apresentação de semáforos

16-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Waze parece estar a preparar o lançamento da indicação de semáforos nos seus mapas.

Para um serviço que conta com a mais completa informação de navegação de trânsito, com relato de incidentes na estrada em tempo real, há uma grande lacuna que tem demorado anos a resolver - mas que parece estar prestes a ser resolvida.

O Waze parece estar finalmente a preparar-se para lançar uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores: a visualização de semáforos. Apesar de pertencer à Google, que já mostra semáforos no Google Maps há vários anos, esta funcionalidade tem estado ausente do Waze, aparecendo apenas ocasionalmente em fases de testes.
Ainda assim, por agora a novidade parece estar a ser testada de forma limitada. Quando se está em modo de navegação, o Waze mostra um máximo de três semáforos em simultâneo para evitar excesso de informação visual no mapa. Mas, curiosamente, se se estiver a usar a app sem destino definido o Waze mostra todos os semáforos das imediações no mapa.

Tendo em conta que a equipa já tem acesso a toda a informação de semáforos agregada no Google Maps, a expansão global é algo que poderá ser feita de forma bastante rápida - sendo que isso aconteceria de qualquer forma mesmo que se tivessem que adicionar os semáforos manualmente, graças à enorme comunidade activa que o Waze tem, e que faz a maioria do trabalho a nível de manter os mapas actualizados.

|