A Apple lançou o iOS 26.1 para os iPhones, a par do iPadOS, macOS, tvOS e watchOS, com várias correcções e melhorias.
Para os utilizadores portugueses a maior novidade é finalmente a disponibilização dos serviços Apple Intelligence em Português de Portugal. A par da lista de correcções de segurança e de bugs, eis as alterações que serão mais visíveis para o dia da dia dos utilizadores.
Transparência do Liquid Glass
Há uma nova opção para ajustar o aspecto do Liquid Glass. Agora é possível escolher um visual menos transparente, que adiciona opacidade e facilita a legibilidade.
Em Definições > Ecrã e Brilho, existe uma nova opção para alternar entre os modos Clear e Tinted. O modo Clear é o padrão, mais transparente, mostrando o fundo por baixo de botões, barras de menus e outros elementos da interface. Já o modo Tinted aumenta a opacidade do Liquid Glass para melhorar o contraste.
O efeito de refração da luz em torno dos ícones está mais subtil, com tons mais escuros.
Gesto da Câmara no Ecrã Bloqueado
A Apple adicionou uma forma de desactivar o gesto de deslizar que abre a aplicação Câmara a partir do Ecrã Bloqueado.
Na secção Câmara das Definições, existe agora a opção Swipe no Ecrã Bloqueado para abrir a Câmara. Ao desactivar esta opção, o gesto de deslizar à esquerda deixa de abrir a aplicação Câmara.
Anteriormente, não havia forma de impedir a abertura da câmara no ecrã bloqueado sem desativar completamente a app.
Vibrações no Telefone
A aplicação Telefone inclui uma nova opção para desligar o feedback háptico quando uma chamada é atendida ou terminada - ideal para quem acha essa vibração incómoda.
Alarmes e Temporizadores
A interface dos alarmes e temporizadores foi actualizada. No Ecrã Bloqueado, surge agora uma barra Deslizar para parar em vez do tradicional botão de toque.
Ainda é possível adiar o alarme tocando no grande botão Snooze, mas para o desligar totalmente é necessário deslizar - um gesto que minimiza o cancelamento acidental.
Novos Idiomas para o Apple Intelligence
O Apple Intelligence passa a estar disponível em Dinamarquês, Neerlandês, Norueguês, Português (Portugal), Sueco, Turco, Chinês Tradicional e Vietnamita.
Estes juntam-se aos já existentes Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Português (Brasil), Espanhol, Chinês Simplificado, Japonês e Coreano.
Idiomas do AirPods Live Translation
O Live Translation dos AirPods passa a suportar Japonês, Coreano, Italiano e Chinês (Mandarim Tradicional e Simplificado).
De início, o suporte estava limitado a Inglês, Francês, Alemão, Português (Brasil) e Espanhol (Espanha).
É possível traduzir entre todos estes idiomas com os AirPods Pro 2, AirPods Pro 3 ou AirPods 4 com ANC.
Música
Há um gesto oculto na aplicação Música: pode deslizar sobre o título da faixa para avançar ou recuar entre músicas.
Além disso, o AutoMix funciona agora via AirPlay, permitindo ouvir as transições mesmo quando a música é reproduzida em colunas compatíveis com AirPlay 2.
App TV
A app TV tem um novo ícone mais colorido, adoptando o estilo Liquid Glass. Esta mudança acompanha a decisão da Apple de remover o “Plus” do serviço — Apple TV+ passa agora a chamar-se simplesmente Apple TV dentro da aplicação.
Aplicação Fitness
Agora é possível criar treinos totalmente personalizados na aplicação Fitness. O utilizador pode escolher o tipo de treino, calorias activas estimadas, intensidade, duração e hora de início.
As opções anteriores eram mais limitadas, no iOS 26.1, a personalização é total.
Aplicação Definições
Os ícones e o texto estão agora alinhados à esquerda nas secções com cabeçalhos, em vez de centrados. É uma alteração subtil, mas que melhora a legibilidade.
Isto aplica-se a secções como Geral, Bluetooth, Wi-Fi, Rede móvel, Acessibilidade, Apple Intelligence, entre outras.
Pastas no Ecrã Principal
Ao abrir uma pasta no ecrã inicial, o nome da pasta surge alinhado à esquerda, combinando com o novo alinhamento usado nas Definições.
Telefone
O teclado numérico da aplicação Telefone utiliza agora o efeito Liquid Glass nos números, corrigindo um problema visual presente na versão anterior.
Fotografias
O cursor para navegar em vídeos tem um novo design.
A barra de navegação está ligeiramente mais difusa, tornando-se mais visível em fundos claros. Nos screenshots a imagem é apresentada de forma a não se sobrepor aos botões e controlos.
Ao gerir várias fotos seleccionadas, as opções Reproduzir como Apresentação, Favorito e Ocultar foram movidas para o topo do menu.
Safari
A barra de separadores inferior é agora mais larga e tem menos margens, aproveitando melhor o espaço. No modo de redução de transparência, o espaçamento adicional evita que o design pareça desequilibrado.
Melhorias de Segurança
Na secção Privacidade e Segurança, há uma nova opção que permite transferir e instalar automaticamente melhorias de segurança.
Substitui o antigo sistema de Rapid Security Responses, permitindo à Apple disponibilizar correções de segurança sem lançar uma actualização completa do sistema operativo.
Definições de Ecrã
A secção Ecrã nas Definições mostra agora o papel de parede temático do iOS 26, em vez do antigo do iOS 18.
Papel de Parede
Ao escolher um novo papel de parede, as instruções como Apertar para cortar aparecem brevemente e desaparecem de seguida, permitindo uma melhor visualização da imagem antes de aplicar.
Acessibilidade do Ecrã
Em Acessibilidade > Ecrã e Tamanho do Texto, há uma nova opção Mostrar Contornos, que adiciona uma borda a todos os botões e substitui a antiga opção Formas dos Botões.
Definições de Captura Local
Na aplicação Ficheiros, é agora possível definir um local para guardar gravações de áudio e vídeo feitas durante chamadas.
A opção encontra-se em Definições > Geral > Captura Local.
Há também uma nova opção para ajustar o ganho de entrada ao utilizar microfones externos.
FaceTime
O FaceTime passou a oferecer melhor qualidade de som em ligações com pouca largura de banda.
iPadOS 26.1 - Slide Over
Muitas das novidades acima chegam também ao iPadOS 26.1, que reintroduz o modo Slide Over.
Este modo funciona em conjunto com o sistema de janelas do iPadOS 26, permitindo ter várias janelas abertas e, ainda assim, deslizar rapidamente para aceder a uma aplicação em Slide Over.
Só é possível ter uma aplicação em Slide Over de cada vez, e a função é activada ao tocar no botão verde de redimensionar janela e escolher Entrar em Slide Over.
A actualização iPadOS 26.1 traz também a aplicação Vision Pro para o iPad