PlanetGeek

Google Maps com navegação mais sustentável

17-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps está a fazer algumas alterações, incluindo mostrar métodos de transporte alternativos e também mais destaque a pontos de carregamento para quem tiver automóveis eléctricos.

Em preparação para o Dia da Terra, o Google Maps vai começar a apresentar sugestões de transportes públicos ou percurso pedonal, a par das indicações de navegação de condução. A ideia será sensibilizar os utilizadores de que nem sempre é necessário recorrerem a viatura própria para chegarem ao seu destino, mas não se preocupem que as sugestões prometem ser feitas de forma inteligente, apenas quando os tempos de viagem forem relativamente idênticos e esses métodos sejam práticos de usar - o que deverá evitar que surja a apresentação de irem a pé quando estiverem a planear uma viagem de 300 km.

Para quem tiver um automóvel eléctrico (que pode ser definido nas configurações do Google Maps), haverá também informação adicional sobre postos de carregamento, incluindo sumários AI com detalhes sobre os postos (como informação mais detalhada sobre como os encontrar dentro de um parque), e possibilidade de se reportar os tipos de cabos e tempos de espera quando se faz a avaliação dos mesmos.
Estas melhorias também serão aplicadas nos automóveis com Android Automotive, os carros que usam a plataforma Google (não confundir com o Android Auto), incluindo informação em tempo real sobre o estado dos postos de carregamento para se saber se existem lugares disponíveis, velocidades de carregamento, e tempo estimado de espera.

Este planeamento para os carregamentos eléctricos também será aplicado nas viagens mais longas, indicando os melhores locais para fazer os carregamentos intermédios ao longo do percurso.

GMC Sierra também tem modo de deslizar

17-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A GMC aplicou na sua nova pickup Sierra EV Denali a mesma tecnologia de virar as quatro rodas que usou no Hummer eléctrico.

A capacidade de virar as quatro rodas tem estado cada vez mais em voga, especialmente nos veículos de maior dimensão que beneficiam dessa capacidade para facilitar as manobras em espaços mais apertados. A GMC tinha utilizado isso no Hummer eléctrico, assim como a Tesla no seu Cybertruck (fazendo com que tenha um raio de viragem inferior ao de um Model S), e agora também a nova Sierra confirma essa capacidade.

Embora muitos fabricantes estejam a abrandar os seus planos de electrificação e o mercado pareça estar mais interessado em veículos eléctricos de baixo custo, nos EUA as marcas continuam a apostar no segmento ultra-popular das pickups. E com a Sierra EV Denali, a GMC até conseguiu fazer algo que a Tesla tinha prometido mas que não concretizou: após ter anunciado uma autonomia de 643 km na apresentação da Sierra, lança-a com uma autonomia de 708 km - ao contrário do Cybertruck, que ficou com uma autonomia bem aquém do que tinha sido inicialmente indicado.

Também a potência final é superior à que tinha sido indicada, com 562 kW, podendo transportar cargas de até 660 kg e rebocar até 4.5 toneladas. Com uma arquitectura de 800 V, suporta carregamentos rápidos DC de 350 kW e pode carregar energia para 160 km em apenas dez minutos. No entanto, continua a ficar num patamar pouco convidativo de 100 mil dólares.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €18

17-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 18 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Insta360 X4 ganha resolução 8K

17-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Insta360 lançou a sua primeira câmara 360° com resolução 8K, e que chega com autonomia melhorada.

A Insta360 é uma marca que tem apostado no segmento das câmaras de 360°, que não só permitem obter gravações curiosas e de vídeos a 360° que nos permitem olhar em todas as direcções, mas que também facilitam o processo de edição de vídeos em que não se sabe muito bem que tipo de enquadramento utilizar e se faz essa opção depois das gravações.

Com a nova Insta360 X4 o destaque vai para a possibilidade de se ter vídeo 8K, a par de autonomia melhorada. Comparada com a anterior X3 que usava o codec H.264, a nova X4 usa o mais eficiente H.265 e com bitrate máximo aumentado de 120 Mbps para 200 Mbps. Usando o "Me Mode" que mantém a pessoa sempre no campo de visão, o resultado é um vídeo de 4K face aos anteriores vídeos 1080p; e o modo MaxView com vampo de visão de 170° pode gravar 4K a 60 fps em vez de 30 fps. Nos vídeos timelapse a resolução passa de 8K para 11K.

O ecrã cresce das 2.29" para 2.5" com protecção Gorilla Glass, e as lentes das câmaras também têm protectores para evitar riscos e sujidade nas gravações mais arriscadas. A bateria aumentou dos 1800 mAh para os 2290 mAh e pode agora aguentar até 135 minutos a gravar vídeo 5.7K a 30 fps, 67% , mais do quie a X3. No entanto, a gravação de vídeo 8K faz cair a autonomia para 75 minutos.

A câmara é à prova de água sem necessidade de caixa estanque até 10 metros, mas conta com uma Invisible Dive Case para quem planear mergulhos mais profundos (até 50 metros). Está também preparada para trabalhar em temperaturas negativas de até 20°C.

A Insta360 X4 vai ter preço de 560 euros, com pack com a caixa estanque a ir para os 767 euros, e pack com GPS por 806 euros.

Heineken lança Boring Phone para relembrar os telemóveis "chatos"

17-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Apostando na nostalgia, a Heineken criou um telemóvel à moda antiga com o nome "Boring Phone".

Destinado a ser usado nas suas campanhas publicitárias (ao estilo dos pagers da Coca-Cola e 7-Up que nos fascinaram no século passado), este Boring Phone - sem qualquer relação com a Boring Company de Elon Musk - é na verdade um feature phone fabricado pela HMD e baseado no Nokia 2660 Flip. No entanto, chega com um aspecto bastante curioso, já que opta por um corpo transparente que permite ver o que tem no interior.

De resto, temos apenas um telemóvel relativamente básico, com ecrã QVGA de 2.8" (240x320 px), ecrã exterior de 1.77" e uma fantástica câmara de 0.3 MP. Não faltam sequer coisas que agora se tornaram raridades nos smartphones, como a ficha de 3.5 mm para headphones e rádio FM. Temos ainda Dual SIM 4G, e 128 MB de memória expansível via microSD.
Uma coisa em que não fica nada atrás dos smartphones é que, mesmo com uma pequena bateria (substituível!) de 1450 mAh, promete uma autonomia de até uma semana, embora certamente não chegue a tanto se passarem o dia a jogar o jogo Snake que, como seria esperado, não podia faltar num telemóvel a evocar os tempos passados da Nokia.

Não esperem ver estes telemóveis nas lojas. Foram produzidos apenas 5 mil unidades que serão oferecidos pela Heineken em campanhas promocionais.

Android 15 vai ter carregamento NFC wireless

16-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do Android 15 poderemos assistir à popularização do carregamento wireless NFC.

Actualmente, e depois de uma pequena guerra de standards inicial, temos o sistema de carregamento wireless Qi e Qi2 que facilita a vida a quem desejar carregar os seus equipamentos sem estar dependente de qualquer tipo de ficha e de um cabo agarrado. Mas, existe outro sistema que tem estado à espera da sua oportunidade, e que pode chegar com a próxima versão do Android.

Foram descobertas referências no Android 15 ao sistema de carregamento wireless via NFC.

O carregamento wireless NFC é bastante mais limitado do que o Qi, apenas podendo atingir um máximo de 1W, mas em contrapartida pode ser implementado em áreas e volumes bastante mais reduzidos.
Isto permite que, em vez de se ficar dependente de carregadores específicos para acessórios como earphones, smart rings, smart bracelets, stylus, etc., estes poderiam ser recarregados directamente pelo smartphone usando este sistema.

O NFC Wireless Charging foi lançado em 2020 mas ainda não teve impacto significativo na forma como se utilizam dispositivos de baixa potência. Caso o Android 15 venha a ter suporte oficial para o sistema, será de esperar que isso possa começar a mudar já a partir do final deste ano.

DIGI já tem mais de 2 mil antenas em Portugal

16-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um mapa criado por voluntários revela que a Digi já tem mais de 2 mil antenas funcionais em Portugal para o seu serviço móvel.

Muitos portugueses aguardam há bastante tempo o arranque do serviço da Digi em Portugal - que está prometido para este mês. Mas enquanto isso não acontece, há um pequeno grupo de entusiastas que se tem dedicado a mapear as torres com serviço Digi que vão sendo activadas - algumas dedicadas, outras partilhadas com outros operadores - e que já somam mais de duas mil, no continente e nas ilhas.

Como explica Ricardo Saraiva:
Num projecto que começou em Setembro de 2022 com o registo da localização dos primeiros sites da DIGI Portugal em colaboração com o Alexandre Moleiro, criou-se um canal no Telegram Messenger com a designação CellMapper Portugal no endereço https://t.me/cellmapperpt em que diariamente são partilhadas fotos e localizações dos sites da Digi Portugal que são encontrados por parte de entusiastas e curiosos.

Actualmente o mapa da Caça às Antenas da DIGI Portugal conta com o registo de mais de 2000 sites no Continente e Ilhas, pode ser consultado aqui.
Tem-se também tentado registar com a aplicação CellMapper todos os sites que se vão encontrando a emitir, a aplicação é gratuita e os dados ficam registados aqui. Há uma aplicação que permite bloquear bandas, bloquear EARFNs, criar logs, etc, permitindo analisar ao pormenor a rede móvel da DIGI Portugal mas que só funciona em equipamentos com Android e necessita de root, o Network Signal Guru.

O meu agradecimento a todos os que têm participado activamente no canal do CellMapper PT criado para o efeito, que permitiu criar uma pequena comunidade de partilha e ajuda entre todos.

Tendo em conta que estas são as antenas apanhadas pelos voluntários, será de assumir que existam ainda mais que não tenham sido detectadas, demonstrando que a Digi deverá ter tudo pronto para arrancar com o serviço comercial a qualquer momento.

How to Use a PHP Datatables AJAX JSON Helper to Generate AJAX Request Responses Needed to Implement User-Friendly Sites

16-04-2024 | 17:03 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Using AJAX to implement PHP Web applications is a good idea because it can provide a better user experience by allowing users to interact with the applications quickly.

Usually, AJAX-based applications need to retrieve data from the web server to update the current page without causing a page to reload.

A datatable is a way of gathering information on the server side, such as from database query results.

The datatable can be serialized in JSON format and returned as a response to AJAX requests sent from the browser using JavaScript.

Check out the PHP Datatable AJAX JSON Server helper code to learn how to generate datatables with PHP on the server side to respond to AJAX requests.

Notícias do dia

16-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

YouTube vai bloquear apps alternativas que removem publicidade; a falsidade dos tablets com 30 GB de RAM; Tesla adia "Model 2" apesar de Musk dizer que não foi cancelado; restrições à China impedem reparações das RTX 4090; e Windows 95 ganha nova vida com .NET que lhe permite correr milhares de apps modernas (mas não que seja recomendável utilizarem-no).

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

iOS 17.5 beta 2 deixa instalar apps da web

Tal como exigido pela UE, a Apple vai permitir que se instalem apps nos iPhones a partir directamente de um site, sem que seja necessário passar por uma app store, e isso é algo que já pode ser testado com o iOS 17.5 beta 2.

O problema é que esta medida não é tão libertadora como seria esperado, com a Apple a continuar a ter poder de decisão sobre que apps podem ser distribuídas desta forma e quem é que o poderá fazer. Adicionalmente, um developer que queira distribuir a sua app por este método fica sujeito ao pagamento de uma taxa Apple que pode representar milhões de euros por ano em casos de apps populares com milhões de downloads, mesmo que seja uma app gratuita.


Spotify prepara subscrição Music Pro

Apesar de já ser aguardado há muito, parece que finalmente o Spotify se prepara para disponibilizar um modo de alta qualidade com a modalidade Music Pro.

Serviços concorrentes, como o Apple Music, há muito que oferecem áudio em qualidade "lossless", e o Spotify também disse que o iria fazer. Mas os anos foram passando e o Spotify tem ficado esquecido das suas promessas. Agora, há referências ao lançamento em breve da modalidade Music Pro com qualidade superior, com ficheiros FLAC de até 24-bit/44.1 KHz, que ainda assim ficarão aquém do que é oferecido pela Apple (até 24-bit/192 kHz). A pior parte é que esta modalidade obrigará a pagar uma subscrição ainda cara que poderá tornar-se difícil de justificar (e isto sem ter em conta que o Spotify prepara um aumento da mensalidade normal).


Google tenta evitar "Circle to Search" acidental

A Google muito tem promovido o novo método de pesquisa inteligente "Circle to Search" em que basta desenhar um círculo no ecrã sobre o que se deseja pesquisar / explorar / traduzir / etc. Mas esse gesto por vezes é activado por engano através do toque longo na secção de gestos, coisa que a Google reconhece e diz estar a tentar resolver.

À medida que se vão adicionando mais e mais gestos, este tipo de coisa irá acontecer com cada vez maior frequência, e será preciso ter isso em consideração para que se mantenha um equilíbrio entre as funções práticas de aceder e aquelas que acabam por não ter uso ou ter uso complicado. Veja-se o infeliz caso dos toques sensíveis à pressão, que a Apple tentou implementar até por fim desistir deles substituindo-os pelo toque longo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora já não seja mantido, o DSL (Damn Small Linux) era uma distro que se focava em ser o mais pequena possível, ocupando apenas 50 MB (com ambiente gráfico, browser, etc.) e podendo correr inteiramente em RAM em apenas 128 MB.

Saldos Godeal24 com Office 2019 Pro for 12.99€

16-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

Com as chaves de software Microsoft de baixo custo, a Godeal24 torna a vida mais fácil! Agora todos podem comprar uma chave vitalícia do Office 2021 Pro com um orçamento reduzido. Nos Saldos de Software da Godeal24, o mais recente Office 2021 Pro está agora apenas por 25,25€, o que te poupa mais de 90% em comparação com o preço oficial da Microsoft de $439.99. Se precisas de comprar suites de produtividade para vários PCs, adquire o Office 2021 Pro 5 PC por apenas 15,05€ por PC. Preferes uma versão mais antiga? O Office 2019 Professional está em promoção por 19,99€! Não procures mais! Agora é o melhor momento para aumentar a tua produtividade! Explora as mais recentes funcionalidades e melhorias do Office 2021, ou opta pela fiabilidade testada e comprovada do Office 2019, tudo a preços que não vão esvaziar a carteira. A equipa de serviço profissional da Godeal24 ajudará durante a tua compra.


Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac:
Temos os Windows em promoção:  
Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Temos os Windows empresariais e outros com desconto até 50% usando-se o código SGO50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Tablets com 30 GB de RAM?

16-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Algumas marcas continuam a exagerar na promoção dos seus tablets, usando a memória virtual expandida para enganar os consumidores.

Temos alertado para a situação da memória virtual nos tablets há mais de um ano, desde que começaram a surgir no mercado tablets de baixo custo a anunciar que tinham 12 GB ou 16 GB de RAM, quando na realidade têm apenas 6 GB ou 8 GB de RAM efectiva, e o restante a ficar a cargo da memória virtual. Essa situação expandiu-se também aos smartphones e, infelizmente, em vez de ter sido eliminada, tem ficado cada vez pior.

Não satisfeitos com a promessa de 16 GB de memória falsa, agora temos marcas que prometem tablets com 30 GB(!) de memória. E se isso não fosse já totalmente ridículo, ainda mais o é por ser um tablet que nem sequer tem 8 GB de RAM, mas apenas 6 GB de RAM efectiva. Os restantes 24 GB são de "memória virtual".
Quando falamos disto inicialmente, gozamos com o ridículo da situação dizendo que nada impedia os fabricantes que seguissem por esta via da publicidade enganosa de irem mais longe e anunciarem mais e mais gigabytes de memória falsa. Infelizmente, é algo que se começa a tornar realidade, e por este andar não deverá demorar até que estes fabricantes percam a vergonha e comecem a anunciar 48 GB ou 64 GB de RAM, ou qualquer outro número que decidam inventar. A Oukitel é lamentavelmente uma das marcas que mais historial tem a nível de "inventar números", em tempos até redimensionando as imagens de câmaras de baixa resolução para dizer que eram de resolução superior.

O principal problema nestas coisas nem é que os produtos não sejam adequados para o preço, mas sim o de iludirem os consumidores com características que são falsas. A memória virtual pode ser útil nalguns casos, mas não pode ser vendida como sendo "RAM" real. Anunciar um tablet com 30 GB de RAM desta forma é manifestamente enganador e não deveria ser permitido.

YouTube vai bloquear apps alternativas que removem publicidade

16-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Vai ser mais difícil encontrar apps alternativas do YouTube que removam a publicidade do serviço.

Depois de ter começado a bloquear o acesso ao YouTube a quem utiliza adblockers, a Google prepara-se para expandir o combate às apps alternativas.

O YouTube anunciou que irá começar a cortar o acesso a todas as apps que violam os seus termos de serviço, mais concretamente as apps com adblockers que exibem os vídeos sem apresentar os clips publicitários que se têm tornado cada vez mais frequentes. Uma medida que na verdade não é nova, bastando recordar que em 2022 a Google até tinha marcado o Vanced como malware na Play Store.

Ainda está por esclarecer se estas restrições do YouTube poderão ser feitas da forma que estão a ser feitas, já que bloquear o acesso ao YouTube por quem usa adblockers até poderá violar as leis de privacidade na UE. Mas isso será algo que certamente poderá demorar anos até ficar devidamente esclarecido.

Até lá, a recomendação do YouTube é a que se conhece: quem não quiser ver publicidade deverá pagar pelo YouTube Premium (sendo desde já previsível que seja uma questão de tempo até que até no YouTube Premium comece a ser apresentada "publicidade cuidadosamente seleccionada", como de resto também começa a acontecer nos serviços pagos de streaming).

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

16-04-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30.64 euros - activar cupão de desconto de 15% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

X vai cobrar acesso a novos utilizadores

16-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O X (ex-Twitter) prepara-se para começar a cobrar pelo acesso à plataforma aos novos utilizadores - medida que Musk diz ser a única forma de combater os bots, mas que está desde já condenada ao fracasso.

A ideia de cobrar pelo acesso ao X não é nova, com isso a já ter sido posto em prática de forma experimental na Nova Zelândia e nas Filipinas. Mesmo com toda a tecnologia AI, Musk diz que cobrar pelo acesso à plataforma é a única forma de combater os bots na plataforma. Talvez ele ache que sim, mas desde já se prevê que seja uma medida condenada ao fracasso.

Para tal basta olhar para o panorama actual, onde existem contas falsas e de spam que já pagam pela subscrição do X Premium. Adicionalmente, pelos textos que se têm descoberto, as novas contas terão que pagar $1 por ano pelo acesso imediato ao X (na prática, fazendo com que o X lucre com os bots) ou em alternativa terão que esperar um período de três meses antes de conseguirem fazer publicações e comentários. Esta alternativa derrota desde logo o propósito de Musk, foi facilmente se antevê que as redes de bots simplesmente continuem a criar milhares e milhares de contas falsas de forma contínua, passando a usar aquelas que já têm mais de três meses de idade.

Unfortunately, a small fee for new user write access is the only way to curb the relentless onslaught of bots.

Current AI (and troll farms) can pass “are you a bot” with ease.

— Elon Musk (@elonmusk) April 15, 2024
Uma coisa é certa, se a medida dificilmente combaterá os bots, garantidamente irá desincentivar que novos utilizadores reais se juntem à plataforma, pois dificilmente terão paciência para aguardar três meses antes de a poderem usar, ou estarão dispostos a pagar por isso quando não faltam alternativas gratuitas.

Ganha um carregador Anker Nano USB-C

16-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um carregador Anker Nano de 20W.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos carregadores suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, consistindo num carregador Anker Nano equipado com uma porta USB-C com carregamento PD até 20W.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €45

16-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 45 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung regressa à liderança nos smartphones

16-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung regressou ao topo da tabela dos vendedores de smartphones no primeiro trimestre de 2024.

Segundo os dados da IDC, a Samsung recuperou a primeira posição na tabela de vendas de smartphones nos primeiros três meses de 2024; um trimestre que marca um aumento das vendas de 7.8% a nível global.

Apesar de ficar no topo, a Samsung teve uma queda ligeira de -0.7%, sendo que a Apple, na segunda posição, registou uma queda mais significativa de -9.6%. Na terceira e quarta posições estão fabricantes com motivos para ficarem bastante mais felizes: a Xiaomi com um crescimento de 33.8%, e a Transsion com um impressionante crescimento de 84.9%. A fechar o top 5 temos a Oppo, que também teve uma queda de -8.5%.
Este é o terceiro trimestre consecutivo com aumento global das vendas de smartphones, tendo sido vendidos 289.4 milhões de smartphones (o que dá uma média de mais de 37 smartphones por segundo).

Tesla "Model 2" adiado

16-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de Elon Musk assegurar que o projecto do Tesla Model 2 mais económico não foi cancelado, por agora fica efectivamente suspenso.

No inicio do mês surgiram notícias de que a Tesla teria cancelado o desenvolvimento do seu Model 2, um carro que deveria chegar ao mercado com um preço base de 25 mil dólares. Elon Musk apressou-se a acusar a Reuters de estar a mentir, mas agora descobre-se que a notícia não era totalmente infundada.

A par de uma ronda de despedimentos que afectam diversos projectos (como o desenvolvimento das células 4680), também o projecto do Model 2 fica suspenso, com Musk a transferir todos os recursos para a criação de um data center e para o projecto do seu robotaxi - que tem apresentação marcada para 8 de Agosto.

Reuters is lying (again)

— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2024

Ora, nesta altura já ninguém ficaria surpreendido por ver o mês de Agosto chegar e passar sem que Musk apresentasse o seu táxi autónomo, ou que o mesmo seja apresentado da mesma forma que, no passado (em 2016), Musk prometeu que os Tesla poderiam fazer serviço de táxi autónomo e ganhar dinheiro para os seus donos - sem que isso se tenha concretizado, passado quase uma década.

Uma coisa é certa, se o seu robotaxi dispensar o volante e pedais, será da forma que a Tesla se livra dos problemas nos pedais do acelerador.

Windows 95 ganha nova vida com .NET

15-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Windows 95 é um sistema que já nem foi usado pelas gerações mais novas, mas houve quem lhe tentasse dar uma nova vida adaptando o .NET para o Windows 95.

A framework .NET chegou com o Windows 98 e é, ainda hoje, responsável por manter a compatibilidade de grande parte dos programas para Windows. Em contrapartida, o Windows 95 é um Windows daqueles que ainda estava bastante dependente do MS-DOS que vinha substituir (na verdade, o Windows 98 também).

A tarefa de transpor o .NET para o Windows 95 está repleta de peripécias e aventuras, não só passando pela pesquisa de ficheiros DLL em falta, recriar milhares de chaves no Registry, e até analisar em detalhe o que faz um misterioso driver "ndphlpr" que não se sabe bem o que faz mas parece ser essencial para que o .NET trabalhe.

O resultado final, a capacidade de poder correr apps deste século num sistema operativo do século passado.


Restrições à China impedem reparações das RTX 4090

15-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Por causa das restrições aplicadas à China pelos EUA a nível dos chips, quem tiver uma placa gráfica RTX 4090 avariada vê-se forçado a aceitar um reembolso.

Embora muitos jogadores chineses tenham conseguido comprar placas gráficas com GPU Nvidia RTX 4090, isso agora já não é possível (a não ser em caso de lojas que ainda as tenham em stock) devido às restrições no envio de chips de alto-desempenho para a China.

O efeito secundário dessa medida é que, no caso de se ter uma placa avariada, as marcas e lojas ficam também impossibilitados de aceder a placas de substituição. Isto significa que apenas reparações na parte das fichas de alimentação ou das ventoinhas possam ser feitas, localmente, mas nos casos em que for necessário trocar o GPU, a única opção é oferecer o reembolso do valor da placa. Um valor que pode ser usado na compra de uma nova placa com GPU RTX 4090D, variante que continua a poder ser enviada para a China.
O GPU RTX 4090D é um GPU ligeiramente menos potente que o RTX 4090, com 14.592 CUDA cores, 456 Tensor cores, e 114 RT cores - face aos 16.384 cores / 512 cores / 128 cores.

Os jogadores chineses também podem considerar optar uma placa RTX 4080 Super e poupar algum dinheiro, em preparação para a chegada da nova geração de GPUs Nvidia RTX 5080 e RTX 5090 no final do ano; embora seja provável que nessa altura as restrições ainda se mantenham em vigor e impeçam o acesso aos GPU mais potentes.

|