PlanetGeek

Ticwatch Pro 5 Wear OS a €218

25-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

A Mobvoi continua a ser uma das empresas que se mantém fiel ao Wear OS e oferece uma gama sempre crescente de smartwatches. O Ticwatch Pro 5 é a evolução dos modelos anteriores que têm tido bastante sucesso entre os que procuram smartwatches Wear OS, vindo equipado com chipset Snapdragon W5+ Gen 1 e um ecrã OLED principal de 1.43" com modo ultra low-power para quem privilegiar a autonomia, e aro giratório para facilitar a interacção com o relógio. Temos ainda tracking de actividade, sensor de frequência cardíaca contínuo, medição SPO2, GPS, barómetro, e NFC com suporte Google Pay.
O preço deste Ticwatch Pro 5 é de 218 euros na Amazon Espanha. Se procuram algo mais em conta, podem espreitar o Ticwatch E3.

Graças ao modo de poupança, o ecrã permite apresentar informação de forma contínua com consumo ultra-reduzido, e conta com retro-iluminação com cor configurável. Desta forma, a hora, data, passos, e outra informação, pode ser apresentada a tempo inteiro sem ter que activar o ecrã OLED mais gastador. Com isso, a Mobvoi anuncia uma autonomia de até 80 horas em uso normal, ou de até 45 dias no modo de poupança "Essential Mode" que desactiva a maioria das funcionalidades avançadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple Maps chega à web

25-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o seu serviço de mapas, Apple Maps, na web em versão beta.

O Apple Maps pode ter começado de forma algo polémica, como um serviço que a Apple criou para se livrar da dependência no Google Maps e que inicialmente era bastante mau. Mas a Apple manteve a sua aposta no projecto e, ao longo dos anos, o Apple Maps tem-se tornado cada vez melhor. Agora, deixa de ter acesso limitado aos dispositivos Apple e passa a estar acessível na web - mas ainda sendo apresentado como estando em versão beta.

Há aspectos que estão bem conseguidos, com o serviço a apresentar mapas bem detalhados para edifícios de interesse, mas a principal crítica tem ido para o número reduzido de browsers suportados. O Apple Maps apenas funciona no Safari e Chrome nos Macs, e no Chrome e no Edge nos sistemas Windows - limitações que não deveriam existir, ou ser admitidas, nos tempos que correm (a Apple diz que irá expandir a mais browsers no futuro).
Voltando a aspectos mais práticos, as imagens de "satélite", na minha área, têm qualidade superior às do Google Maps, mas são mais antigas (infelizmente, ao contrário do Google Maps, a Apple não mostra a data a que se referem). Como ponto negativo, o Apple Maps continua a mostrar uma passagem de nível que foi desactivada há meses, e não tem ainda a nova passagem subterrânea - que já aparece no Google Maps. O que resultará numa experiência bastante desagradável para quem se aventurar a confiar no Apple Maps para navegação.

Motorola Edge 50 mantém ecrã curvo

25-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Motorola continua a promover o seu Moto Edge 50, que diz ser o smartphone mais fino com certificação MIL-STD-810H.

Já falamos do Moto Edge 50 5G, que se junta à nova guerra pela espessura reduzida. A poucos dias do lançamento oficial, a Motorola continua a promovê-lo como pode, destacando o seu ecrã de OLED de 6.67" com, contrariamente à tendência actual de regresso aos ecrãs planos, mantém as margens curvas (certamente ainda haverá bastantes fãs deste tipo de ecrãs), com leitor de impressões digitais integrado e podendo atingir um brilho máximo de 1900 nits.

Para este modelo "base", a Motorola opta por um chipset pouco consensual, um Snapdragon 7 Gen 1, geração anterior Snapdragon 7s Gen 2 usado no Edge 50 Fusion. Considerando que no modelo 5G a Motorola optou por um chip Dimensity 7300, só se pode imaginar que esta opção tenha sido feita para reduzir o preço. Em contrapartida, temos uma bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 68 W e wireless de 15 W, que ficou ausente do Fusion. Nas câmaras temos 50 MP + 10 MP telefoto + 13 MP ultrawide, e ainda uma câmara selfie de 32 MP.
Apesar de continuar a apregoar estes modelos como os "mais finos", a Motorola continua a manter em segredo a espessura dos Edge 50.

De qualquer forma, e como já referimos, será sempre um ponto de competição teórico, pois certamente irá ignorar a secção que aloja o trio de câmaras, que é significativamente mais espesso que o resto do corpo do smartphone.

Actualização do Windows pode fazer surgir ecrã do BitLocker

24-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft alertou que alguns dispositivos Windows podem iniciar no modo de recuperação do BitLocker após as actualizações de segurança de Julho de 2024.

O modo de recuperação do BitLocker pode ser activado por diversos motivos, como actualizações de hardware ou firmware e mudanças no TPM (Trusted Platform Module). Após a actualização de 9 de julho de 2024 (KB5040442), alguns utilizadores podem ser confrontados com o ecrã de recuperação do BitLocker ao arrancar o seu computador. Este problema apenas deverá ser sentido por quem tiver a opção de Criptografia de Dispositivo activada nas Definições, em Settings under Privacy & Security -> Device encryption.

Quem encontrar este problema terá que introduzir a chave de recuperação do BitLocker para desbloquear o disco e iniciar o dispositivo normalmente.
Este problema afecta várias versões do Windows, incluindo o Windows 11, Windows 10, bem como várias versões do Windows Server.

Para recuperar a chave de recuperação do BitLocker, pode fazer login no portal de recuperação do BitLocker usando a conta Microsoft. A Microsoft diz estar a investigar o problema e fornecerá mais informações à medida que ficarem disponíveis. Esta não é a primeira vez que os utilizadores enfrentam este tipo de problema. Em Agosto de 2022 e em Abril de 2024, a MS também lançou actualizações que causaram problemas com o Bitlocker.

A atenuante, desta vez, é que devido ao bug da CrowdStrike, é bastante mais provável que os utilizadores do Bitlocker tenham a chave de recuperação à mão.

iOS 18 vai desactivar widgets antigos

24-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do iOS 18 a Apple diz o adeus aos widgets antigos que ainda podiam ser mantidos no ecrã "Today".

A Apple tem vindo a melhorar o seu sistema de widgets nos últimos anos, em contra-ciclo com o que tem acontecido no Android (que até abandonou os widgets no lock screen). Desde a introdução dos widgets para iPhone baseados em SwiftUI no iOS 14, estes widgets evoluíram para widgets interactivos no iOS 17, e agora estão disponíveis no lock screen, modo StandBy, e mais. No entanto, os widgets antigos continuaram a coexistir, podendo ser usados no ecrã "Today" à esquerda do ecrã principal. Algo que deixará de acontecer em breve.

O iOS 18 deixará de suportar estes widgets antigos. A maioria das apps já adoptou o novo sistema de widgets baseados em SwiftUI, pelo que o processo de transição nem deverá ser notado pela maioria dos utilizadores. No entanto, se usarem apps antigas que não têm tido actualizações, poderão arriscar-se a ver alguns widgets desaparecerem.
Embora isso só vá acontecer com a chegada do iOS 18 final, há alguns sinais que podem indicar estes widgets antigos: widgets de forma rectangular de largura completa (widgets de meia largura só estão disponível nos widgets mais modernos), widgets que não podem ser adicionados ao ecrã principal e apenas aparecem no ecrã "Today", widgets de aspecto significativamente diferente da maioria dos restantes widgets.

Se for esse o caso, é extremamente provável que se tratem de widgets antigos que têm os dias contados. A única solução neste caso será que a app em questão receba uma actualização com novos widgets (o que será pouco provável, pois senão já o deveria ter feito), ou encontrar nova app alternativa que disponibilize widget com funcionalidades idênticas que funcionem no iOS 18.

Notícias do dia

24-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk promete FSD em 2025, Roadster, Robots e mais; Google abandona fim dos cookies no Chrome; Xiaomi Mix Flip vai custar €1300 na Europa; Amazon Prime Video vai mostrar conteúdos a pagar; Xiaomi MX11 SUV apanhado na estrada; e EUA têm robot jammer para bloquear casas inteligentes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

Chrome com aviso de downloads suspeitos

Enquanto tenta recuperar do recuo na promessa de acabar com os cookies de terceiros, a Google anuncia novo sistema para aumentar a segurança nos downloads potencialmente perigosos no Chrome.

A Google actualizou os avisos de ficheiros suspeitos no Chrome, com o objectivo de fornecer explicações mais claras aos utilizadores. Para quem activa a funcionalidade de protecção melhorada contra phishing, o Chrome agora faz a verificação automática de ficheiros suspeitos na cloud. A Google diz que os ficheiros enviados para análises profundas têm 50 vezes mais probabilidade de serem identificados como malware. Em resposta a ataques direcionados, como a invasão do canal Linus Tech Tips no ano passado, o Chrome também pede aos utilizadores que insiram palavras-passe para ficheiros encriptados, como .zip, para que possam ser verificados (o uso de ficheiros zip com password é uma táctica comum para malware tentar escapar à detecção).

Estes novos avisos, categorizados como "suspeitos" ou "perigosos" levam a uma maior sensibilização e informação dos utilizadores, de modo a que não sejam simplesmente ignorados. Os utilizadores do Chrome já começarão a ver este sistema em acção na versão mais recente do browser.


CrowdStrike culpa software de teste pelo crash global

A barracada da CrowdStrike que encravou milhões de PCs Windows em todo o mundo continua, e não da melhor forma. A análise pós-incidente da empresa culpa um bug no software de teste por não ter validado correctamente a actualização antes de ser lançada. A CrowdStrike comprometeu-se a melhorar os seus procedimentos de teste, a gestão de erros e a implementar um processo de lançamento faseado para evitar tais incidentes no futuro.

O problema é que continuamos a ter uma tentativa de minimizar a sua responsabilidade e deflectir a culpa. Uma táctica que não só não convence, como cai completamente por terra quando se considera que este tipo de incidentes tem sido recorrente na empresa, sendo que ainda há poucos meses tinha passado por algo idêntico que afectou sistemas Linux.


X reverte emoji de pistola de água para pistola real

Sem dar qualquer explicação, o X reverteu o emoji da pistola de água de volta para uma pistola real, com aprovação directa de Elon Musk.

Embora inicialmente o emoji fosse efectivamente de uma pistola, o mesmo foi mudado para uma pistola de água pela Apple em 2016, na sequência dos frequentes tiroteios e massacres que se registavam nos EUA, e acabou por ser seguido pela maioria das empresas. Na altura a medida foi bastante criticada, não só por poder mudar significativamente o contexto de mensagens com este emoji, como até sendo equiparado a censura. Veremos se outras empresas seguem o exemplo do X, ou se teremos necessidade de tradução especializada entre emojis do X e emojis em todas as outras plataformas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A criptomoeda Bitcoin foi criada em Janeiro de 2009, tendo nessa altura valor zero. Só em Fevereiro de 2011 atingiu o valor de $1 pela primeira vez. Uma década mais tarde, em Março de 2021 superou os 60 mil dólares. Quem tivesse comprado 1000 dólares de Bitcoin em 2011, teria agora agora a bonita soma de algo como 60 milhões de dólares.

Disco externo Seagate de 14TB a €294

24-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de até 8TB a preço bastante acessível.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 14TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud (que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais).

Este disco externo Seagate de 14TB está actualmente disponível por 294 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que virem todos os vossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares, que facilmente podem pedir muitas mais centenas, ou até milhares de euros, pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 16 pode usar dissipador melhorado

24-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O iPhone 16 podem vir com sistema de grafite melhorado para ajudar na gestão térmica dos chips da Apple.

Apesar dos iPhones serem considerados smartphones bastante eficientes em termos energéticos, também eles sofrem com o excesso de calor. Os iPhone 15 Pro tiveram problemas de aquecimento que só foram resolvidos após uma actualização do sistema, e com a nova geração a dar destaque a funcionalidades AI, prevê-se que o futuro seja cada vez mais "quente".

Talvez por isso a Apple esteja a seguir o caminho que já começou a ser seguido há muito pelos fabricantes Android, investindo em sistemas de dissipação melhorados. Não sendo provável que se chegue ao ponto de ter um iPhone com ventoinha (embora se tenha ventoinhas nos óculos Vision Pro), parece que nos arriscamos a ver um sistema com folha de grafite para lidar com problemas de aquecimento excessivo.

Relembre-se que, apesar da "eficiência", não é difícil fazer com que um iPhone fique notoriamente quente, ao ponto de até poder apresentar o aviso de temperatura excessiva que suspende o seu funcionamento: basta colocá-lo na consola de um carro, ao sol, numa app de navegação GPS enquanto se carrega a bateria, durante o Verão. Graças a isso tive que mudar de suporte no carro, para ser um daqueles que fica à frente das saidas de ar, e assim contar com ventilação assistida do ar condicionado (que resolve todos os problemas de aquecimento).

Amazon Prime Video vai mostrar conteúdos a pagar

24-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon está a remodelar o interface do serviço Prime Video, identificando os conteúdos com pagamento adicional.

Não há nada mais irritante do que estar a passear pelo catálogo de programas num serviço de streaming, ou pelos resultados de uma pesquisa e, quando se descobre algo que se quer ver, ser confrontado com uma mensagem que diz que esse conteúdo obriga a uma compra ou subscrição adicional. Embora por cá isso não se faça sentir demasiado no nosso serviço Prime Video, nos EUA é extremamente frequente devido à integração de outros serviços que se podem subscrever (como o Max, Paramount+, Starz, MGM+, Crunchyroll). Mas parece que a solução está a chegar.

O serviço Prime Video vai ter o interface remodelado, e como parte da remodelação será a apresentação de pequenos logotipos sobrepostos nos programas que indicarão a que serviço pertencem, dando desde logo a indicação de que poderá ser preciso pagar mais para os ver.

A Amazon também diz que o interface conta agora com novos efeitos e animações para tornar a experiência mais agradável, embora me pareça que existam muitas outras coisas de ordem funcional com que se poderia preocupar antes de se dedicar ao embelezamento visual. Relembre-se que, durante muitos anos, a Amazon teve um interface do serviço completamente sofrível e angustiante de usar, que só melhorou quando decidiu "inspirar-se" no da Netflix. Apesar de ter melhorado substancialmente, ainda existem coisas irritantes (como a demora no regresso ao menu depois de um filme, ou a escrita de algo que se queira pesquisar, que encrava com longa pausa após cada letra). Veremos se esta nova versão, além da indicação dos pagamentos extra, também tenha melhorado esses aspectos.

Elon Musk promete FSD em 2025, Roadster, Robots e mais

24-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Na mais recente sessão de apresentação de resultados da Tesla, Elon Musk revelou os planos e calendário de alguns projectos, incluindo o eternamente incompleto modo FSD, novo Roadster, baterias, e robot Optimus.

Para começar, Elon Musk acabou por confirmar os rumores, revelando que o adiado evento robotáxi, inicialmente prometido para 8 de Agosto (8/8) passou para 10 de Outubro (10/10), dizendo que também iria apresentar "mais uma coisa". Com a produção do Cybertruck a ser um capítulo concretizado - e que em breve irá começar a usar novas células de bateria que podem ter um custo 50% mais baixo - disse que no próximo ano a Tesla se vai dedicar ao novo Roadster, um modelo que inicialmente tinha sido prometido para 2020.

Sabendo que as suas promessas raramente são cumpridas nos prazos indicados, Elon Musk até brincou com a situação, dizendo que ele próprio deverá precisar de supervisão caso a Tesla não tenha um modo FSD não-supervisionado no próximo ano. Algo que acaba por ser uma necessidade implícita, já que de outro modo todo o seu projecto robotaxi estará condenado ao fracasso. A grande questão é saber se o hardware dos carros no mercado será suficiente para ter esta capacidade, face ao que a Tesla irá usar nos seus táxis.

Um sinal positivo para os clientes com Tesla na Europa é a referência de que o modo FSD deverá ser aprovado nos próximos meses para utilização deste lado do Atlântico. Os clientes europeus têm sido mais penalizados, pois continuam sem acesso a muitas das funcionalidades mais avançadas, sem poderem usar o modo FSD beta, nem sequer podendo fazer coisas básicas que já puderam fazer no passado, como usar o smartphone para colocar / tirar o carro de uma garagem ou lugar de estacionamento.

Vamos ver como as coisas correm. Por agora, é marcar o dia 10/10 no calendário para se ver o que a Tesla tem para revelar a nível dos táxis, e consequentemente também a nível do FSD totalmente autónomo.

Motorola Edge 50 5G quer ser o mais fino

24-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Comprovando que a corrida pelos smartphones mais finos está de regresso, a Motorola promete que o seu novo Edge 50 5G será o mais fino smartphone com certificação MIL-810.

Depois dos fabricantes terem ultrapassado a primeira grande guerra pela espessura reduzida, reconhecendo que se estava a chegar a situações ridículas e que os consumidores não se importam de ter alguns milímetros a mais para poderem ter autonomia mais prolongada, parece que estamos de regresso para a segunda grande guerra das espessuras. Mesmo com a condicionante de que a espessura reduzida faz sentido na vertente de tornar os modelos dobráveis mais práticos de utilizar (mantendo espessuras aceitáveis quando dobrados), isso não impede que a táctica esteja a ser aplicada a todos os modelos.

No caso da Motorola, promete que o seu novo Edge 50 5G será o mais fino com certificação militar MIL-810. E as imagens já estão a circular.
O Edge 50 5G terá ecrã OLED de 6.4" a 120 Hz e chipset Dimensity 7300, com câmaras de 50 MP + 13 MP ultrawide + 10 MP telefoto, câmara frontal de 32 MP, e bateria de 4400 mAh com carregamento de 68 W.

A espessura ainda não é conhecida, mas pelo seu design com secção das câmaras, desde já se pode antever que a Motorola, ao estilo das demais marcas, irá optar por medir o smartphone na sua parte mais fina e ignorar a parte mais volumosa e espessa nessa zona. Não me surpeenderá se a seguir vierem modelos com design em cunha, para anunciarem que têm espessuras de poucos milímetros na parte mais fina, apesar de na prática terem espessura idêntica, ou pior, que outros modelos.

Esperemos que, tal como anteriormente, se possa passar esta fase da guerra das espessuras rapidamente.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

24-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30 euros - activar cupão de desconto de 15% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi MX11 SUV apanhado na estrada

24-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi tem tido enorme sucesso com o seu SU7, e já prepara uma variante "SUV" para lhe dar continuidade.

Com nome de código MX11, este SUV da Xiaomi tem sido apanhado em fotos e, agora, também em vídeo. Embora com camuflagem que esconde o seu aspecto final, tendo em conta as parecenças do SU7 com o Porsche Taycan, não será arriscado imaginar que este modelo pseudo-SUV se pareça com o Taycan Sport Turismo ou Taycan Cross Turismo (na imagem acima). Algo que apenas ficará dependente da Xiaomi se manter fiel ao design inicial do SU7, ou ter decidido fazer mais alterações em resultado das críticas.

Espera-se que este novo modelo partilhe as baterias e motores com o SU7 para redução de custos, embora possa dar uso a novas versões desses componentes como meio de redução de custos. Actualmente, a Xiaomi tem feito tudo o que pode para acelerar a produção dos SU7 para dar resposta às encomendas.


Apesar destes modelos destinados ao público em geral, a Xiaomi ainda tem tido tempo de criar um protótipo do SU7 ultra-desportivo, o SU7 Ultra, com o qual quer bater recordes no Nürburgring, e que dará lugar a uma versão destinada ao público no próximo ano.

Xiaomi Mix Flip vai custar €1300 na Europa

24-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O Mix Flip, o primeiro dobrável "em concha" da Xiaomi, poderá chegar à Europa a preço substancialmente mais caro do que se esperava.

Recentemente a Xiaomi revelou o Mix Fold 4 e Mix Flip, sendo que este último marca a entrada da marca neste formato de dobrável mais compacto. Na China o Mix Fold 4 vai ter preço a começar perto dos 1140 euros, e o Mix Flip foi anunciado com preço de 760 euros para o modelo base com 12+256 GB, mas para a Europa as coisas podem ser mais complicadas.

Já estamos habituados ao tradicional agravemento de preço dos preços na Europa face aos preços na China, mas a indicação de um responsável da Xiaomi na Bulgária é a de que o Mix Flip na Europa irá ter um preço de 1300 euros.
Poderá dar-se o caso deste preço se referir a uma versão com mais memória e capacidade que o modelo base na China (o Mix Flip pode vir equipado com até 16 GB de RAM e 1 TB de capacidade), ou então pode ser apenas a habitual técnica de falar num preço exagerado inicialmente para depois anunciar um preço oficial mais baixo que reacenda o interesse dos consumidores.

O que é certo é que também a Samsung está a apontar para o mesmo patamar de preços para o seu novo Galaxy Flip6, que finalmente parece ter resolvido o pormenor de fazer desaparecer a marca de dobragem do ecrã.

Hello world!

24-07-2024 | 03:09 | Wordpress PT

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

EUA têm robot jammer para bloquear casas inteligentes

23-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Department of Homeland Security dos EUA tem um robot que pode bloquear comunicações wireless para evitar armadilhas digitais em casas inteligentes ou de smart devices.

Recentemente falamos de um caso em que ladrões usam jammers WiFi para inutilizar câmaras de vigilância, pelo que não é surpresa descobrir que também as forças da autoridade usem técnicas idênticas para o seu próprio benefício. O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) tem um robot jammer para enfrentar potenciais ameaças de dispositivos de casas inteligentes. Conhecido como "NEO", este robot com aparência de cão está equipado com antenas que permitem bloquear as comunicações wireless de dispositivos IoT, que podem ser usados como armadilhas durante invasões domiciliares.

O NEO pode entrar em áreas potencialmente perigosas, fornecer feedback de vídeo e áudio em tempo real, e desactivar dispositivos IoT para prevenir danos durante invasões.



Tendo em conta a versatilidade e baixo custo de dispositivos IoT, é fácil usar câmaras e sensores que activem rotinas de auto-destruição para dificultar investigações das autoridades, ou até que possam ser usados para armadilhas letais para os agentes. E estes receios não são meramente teóricos. Em 2021 um suspeito usou uma campainha inteligente para detectar a aproximação de agentes do FBI, disparando sobre eles e provocando vários mortos e feridos. Também se coloca a hipótese de, mesmo com um suspeito detido e algemado, poder dar um comando de voz à Siri, Alexa, Google Assistant, que pode levar à eliminação de dados.

Para fazer face a isto, é necessário criar uma nova geração de ferramentas, ao estilo deste cão robot bloqueador de comunicações.

Google abandona fim dos cookies no Chrome

23-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou que já não irá abandonar os cookies de terceiros no Chrome, como vinha a prometer há anos.

A Google passa por mais um embaraçoso incidente que permitirá aos seus críticos reforçarem as acusações de que não tem qualquer preocupação com a privacidade dos utilizadores. Depois de ter tentado convencer os utilizadores a aderirem ao novo Privacy Sandbox, que apresentava como sendo uma versão de tracking que mantinha a privacidade dos utilizadores, em substituição do uso dos cookies de terceiros, que iriam ser abandonados - vem agora dizer que afinal vai manter os cookies de terceiros!

Sem surpresas, a Google tenta apresentar isto como sendo em benefício dos utilizadores, dizendo que assim passam a ter a escolha sobre os métodos que aceitam usar. Mas os críticos não deixam de dizer que isto representa um total falhanço do Privacy Sandbox (que foi desde logo boicotado pela maioria dos browsers), e é uma tentativa desesperada da Google em manter o máximo tracking possível sobre os utilizadores. Relembre-se que, ainda recentemente, se descobriu que o Chrome envia dados privilegiados em exclusivo para a Google.

O que é certo é que são justificações difíceis de aceitar tendo em conta que diversos browsers já removeram os cookies de terceiros há bastante tempo, sem impacto visível para os utilizadores. A diferença é que, ao contrário da maioria dos demais browsers, a Google tem interesse directo em fazer o máximo de tracking possível dos utilizadores para poder usar essa informação no seu negócio de apresentação de publicidade online. Este recuo apenas vem demonstrar que a Google coloca isso à frente da sua suposta preocupação com a privacidade dos utilizadores. Agora é aguardar pelo impacto a médio e longo prazo que este incidente terá a nível da confiança dos utilizadores na Google e, mais concretamente, no Chrome.

Notícias do dia

23-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Intel descobre causa da falha nos CPUs Raptor Lake; WhatsApp prepara transferência de ficheiros entre Android e iOS; Galaxy Z Flip6 sem vinco visível no ecrã; velhinho monitor CRT chega aos 700 Hz; Rivian diz que nunca irá usar CarPlay; e ladrões usam WiFi jammers para bloquear câmaras de vigilância.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

iPhone SE 4 com ecrã OLED?

Para o próximo iPhone SE (4) a Apple deverá marcar o fim da era LCD com home button, adoptando um ecrã OLED full-screen com notch e Face ID, e usando o futuro chip A18 para ter acesso às funcionalidades Apple Intelligence.

Com isto, é esperado que o iPhone SE suba de preço para os $499 - $549. Se se vier a confirmar, começam a ser reduzidas as diferenças entre o iPhone SE e os iPhone da série não-Pro, podendo acabar por se limitar a coisas como as câmaras utilizadas. Mas se o iPhone SE subir para cima dos $500 (por cá já começa nos €549), penso que será necessário para a Apple arranjar um qualquer modelo que mantenha o acesso à plataforma iOS a preço mais baixo.


Google TV perde compra de séries de TV

Já se sabe que comprar filmes e séries num serviço digitial é uma receita para o desastre, sendo inevitável que o serviço encerre ou decida mudar as condições de serviço. É novamente o que acontece, desta vez com o Google TV, que vai deixar de permitir que os utilizadores comprem séries (e potencialmente filmes).

Apesar de, por agora, os utilizadores continuarem a ter acesso aos conteúdos já comprados, não me admiraria se, daqui por um ou dois anos, decidissem que também isso será removido, recomendando que os utilizadores façam o download de todos os filmes e séries que tiverem comprado - e um par de anos mais tarde, reconsiderarem e voltarem a anunciar que os clientes poderão voltar a comprar tudo isso, novamente, na plataforma.


Ethereum faz 10 anos

O Ethereum celebra o 10º aniversário do seu ICO (Initial coin offerings), realizado a 22 de Julho de 2104. Quem tivesse investido €10 nessa altura teria agora 100 mil euros em carteira, quem tivesse arriscado 100 euros teria agora 1 milhão de euros, e quem tivesse sido aventureiro e arriscado mil euros, bem, como diria um certo senhor, é só fazer as contas.

The original Ethereum ICO was 10 years ago. If you invested $10, you’d have $100,000 today. https://t.co/WLu7Cq2vPo

— @mikko (@mikko) July 23, 2024


Quest 3 melhora oclusão em realidade aumentada

As experiências de realidade aumentada são, frequentemente, traídas pelas falhas de oclusão, em que os objectos virtuais aparecem sobrepostos sobre objectos que deveriam estar a tapá-los. Agora, a Meta melhorou substancialmente a oclusão nos Quest 3, conseguindo até fazer com que o objecto virtual seja tapado correctamente pelas mãos e sendo visível através dos dedos - e usando 80% menos GPU do que anteriormente.

Quest 3's mixed reality dynamic occlusion is now higher quality, uses 80% less GPU, and is slightly easier for developers to integrate.

Details here: https://t.co/QETAu8By2c pic.twitter.com/EK3votWSHf

— UploadVR (@UploadVR) July 22, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O DC da DC Comics significa "Detective Comic", tendo origem nos tempos em que tinha várias séries de banda desenhada, com a série Detective Comic a ter dado protagonismo ao Batman, e a Action Comic series a focar-se no Super-Homem.<

Drone DJI Mini 3 a €385

23-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os quadcopters da DJI são considerados a referência no segmento, e temos a oportunidade de apanhar um Mini 3 a preço bastante tentador.

Quem já se aventurou no mundo dos drones de baixo custo e ficou desapontado pela dificuldade em controlá-los, poderá estar dispostos a dar o salto para um segmento superior, onde esse controlo é feito da forma que imaginava que fosse feito - sem que o drone esteja constantemente a "lutar" contra o utilizador. É isso mesmo que se sente nos modelos mais económicos da DJI, e ainda de melhor forma neste Mini 3 que fica agora disponível a um preço irresistível.
Este DJI Mini 3 está disponível por apenas 385 euros com envio da Amazon Espanha. Está também disponível com o DJI RC, controlador com ecrã, por 473 euros.

Há alguns anos rendi-me à promoção do DJI Spark e fiquei maravilhado a todos os níveis, ficando apenas com pena de não trazer o controlador dedicado (o que o limita ao alcance WiFi do smartphone), tendo depois feito a actualização para um Mini 2. Neste caso, este Mini 3 já resolve isso com o controlador incluído, permitindo controlá-lo a até 10 km de distância - o que me arrisco a dizer que será bastante assustador (mesmo a umas centenas de metros já dá "medo"! :)

Os 38 minutos de autonomia são também um dos pontos fortes, assim como a câmara 4K com gimbal de estabilização. Quem desejar mais, pode optar pelo pack Fly More, com mais baterias, carregador, mais hélices de substituição e bolsa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Monitor CRT chega aos 700 Hz

23-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um velho monitor CRT Iiyama mostrou o que vale, atingindo uns impressionantes 700 Hz.

Apesar das vantagens dos LCDs face aos velhinhos monitores CRT, há um aspecto que tinha sido descurado. Depois de muitos anos parados nos LCDs de 60 Hz, começou-se finalmente a ver monitores LCD de alta-frequência, sendo agora relativamente fácil encontrar monitores de 160 Hz, 240 Hz, e modelos mais recentes que chegam aos 540 Hz e protótipos que já atingem os 600 Hz. No entanto, isso não é suficiente para impressionar os velhinhos CRTs.

O canal RetroGamingBase tem demonstrado a versatilidade dos velhos CRTs, que não têm resoluções "fixas" e podem funcionar numa enorme gama de frequências. Depois de já terem atingido os 300 Hz e 380 Hz num velhinho monitor Iiyma Vision Master Pro 512 (HA202DT), desta vez conseguiram levá-lo até uns incríveis 700 Hz! Só que, para tal, e para não ultrapassar os KHz máximos suportados, isso obrigou a usar uma resolução ultra-reduzida de 320x120 pixeis, inutilizável para efeitos práticos nos dias de hoje, mas que não retiram mérito às capacidades dos CRTs.


Para quem nasceu na geração LCD, não deixa de ser curioso o contacto com a imagem de um CRT do século passado, que pode criar imagens de diferentes resoluções sem o efeito "pixelizado" dos LCDs e OLEDs actuais, e que até acaba por resultar em jogos com aspecto visual mais "realista", implicitamente fazendo parte dos efeitos que muitas vezes são replicados artificalmente nos LCDs para tentar criar essa mesma ilusão.

A mim, durante muitos anos irritou-me que a passagem para o LCD me tivesse ficar preso nos 60 Hz, quando antes disso tinha passado anos num monitor a trabalhar a 100 Hz a 1280x1024, e que podia chegar aos 120 Hz nos 1024x768, na altura, a resolução favorita para os jogos. Felizmente, a mudança para um monitor LCD IPS de 144 Hz eventualmente resolveu o problema. :)

|