PlanetGeek

Ganha uma coluna Bluetooth 5.3 30W

22-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma coluna BT 5.3.
Sempre útil para expandir as capacidades sonoras do smartphone, uma coluna Bluetooth de 30W como esta, facilita a audição de música com melhor qualidade, a sós ou com amigos.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google Search API PHP Example Tutorial with Demo to Get the First Web Pages and Images as a JSON Array

22-12-2025 | 01:41 | Manuel Lemos

By Ash Kiswany
Appearing in the Google Search results is very important these days but it is not that easy. The competition is very high and your pages need to rank with the right keywords.

Finding if you are ranking with the right keywords is very difficult. You need to take every keyword and test it against a search, then look for your site in the search results list. However, Google blocks scripts that scrape the search result pages.

Fortunately there is an official API from Google that lets you search for certain keywords and you can use it from PHP or any other language.

Read this article to learn how to use the Google Search API from PHP to automate searches and find your site in the results.

Vulnerabilidade na UEFI pode impedir arranque de jogos

21-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os sistemas anti-cheat de jogos como o Valorant vão impedir o arranque de jogos em sistemas com UEFI vulnerável.

Foi descoberta uma nova vulnerabilidade na UEFI que afecta motherboards de fabricante populares como a ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock, permitindo que cheats possam controlar o sistema antes do arranque do sistema operativo. A falha permite contornar as protecções iniciais de memória através de ataques DMA.

O problema surge na fase inicial do boot, quando o firmware UEFI deveria activar o IOMMU, um mecanismo de hardware que controla o acesso dos dispositivos à RAM. Nos sistemas afectados, o firmware indica incorrectamente que a protecção DMA está ativa, mesmo quando o IOMMU não foi devidamente inicializado, deixando a memória exposta durante esse período crítico.

A vulnerabilidade foi identificada por investigadores da Riot Games, no contexto do Vanguard, o sistema anti-cheat ao nível do kernel usado em jogos como Valorant. Como o Vanguard depende de um arranque seguro, os PCs vulneráveis podem ser impedidos de iniciar o jogo, exibindo um aviso sobre a falta de integridade do sistema.

Embora o alerta tenha surgido a partir do mundo dos jogos, o risco é muito mais amplo. Um atacante com acesso físico pode ligar um dispositivo PCIe malicioso e comprometer a memória antes do carregamento do sistema operativo, podendo obter controlo de todo o sistema sem qualquer aviso ou alerta de segurança. Os utilizadores afectados deverão aplicar as actualizações de firmware assim que forem disponibilizadas pelos fabricantes.

A "dor de cabeça" do entrelaçamento quântico

21-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A física quântica é daquelas coisas que continua a intrigar e a gerar grandes discussões, e o entrelaçamento quântico está normalmente no centro da questão.

O entrelaçamento quântico é um estranho fenómeno que parece violar as leis da relatividade, fazendo com que dois objectos "entrelançados" possam afectar-se instantaneamente independentemente da distância a que estiverem (mesmo que fosse a milhões de anos-luz de distância), parecendo significar que alguma informação, de algum modo, estaria a viajar a uma velocidade superior à da velocidade da luz - supostamente a velocidade máxima do universo.

Esta parte da física é normalmente aquela que é capaz de gerar dores de cabeça, mas isso não significa que não se deva explorar e analisar as questões que intrigaram físicos de renome, como o próprio Einstein. Neste caso, temos um vídeo que aborda essa questão de forma bastante "suave", e falando precisamente das questões bastante práticas que preocuparam Einstein nos seus debates. Aborda também o facto de algumas dessas discussões e resultados de experiências terem sido deturpados e mal interpretados - algo que nem se pode considerar que seja assim tão difícil de acontecer, tendo em conta a complexidade do tema.


Mais importante, talvez o próximo "Einstein" seja um jovem que comece a imaginar e a colocar as suas próprias questões ao ver estes vídeos, e que daqui por alguns anos acabe por nos trazer novos avanços na física quântica que nos permitam melhor compreender o funcionamento deste nosso universo.

A curiosa visualização dos movimentos invisíveis

21-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Usando processamento de imagem, é possível ver o movimento de coisas que seriam imperceptíveis à visão humana.

Há vários anos que existem sistemas que permitem amplificar a visualização de movimentos "invisíveis", revelando todo um curioso mundo de coisas que passam despercebidas aos nossos olhos - na verdade, já falamos disso há mais de uma década! - mas é uma tecnologia tão fascinante que merece ser revisitada.

Desta vez, é o nosso bem conhecido Steve Mould que volta à carga, demonstrando como esta tecnologia nos permite ver coisas tão díspares quanto a pulsação de uma pessoa ou o abanar de um edifício, ou até mesmo o oscilar de postes de iluminação. Mais do que uma simples curiosidade, esta informação pode revelar informação bastante relevante. Em termos estruturais, revela os pontos de maior stress e fadiga dos materiais, permitindo antever onde será necessário efectuar manutenções ou correcções; aplicado à saúde, pode permitir detectar problemas antes destes se tornarem demasiado graves.



Numa altura em que se tem aplicado AI a "tudo", parece-me inevitável que seja apenas uma questão de tempo até que modelos AI ganhem esta capacidade, e possam ver todo este tipo de coisas que passa despercebida aos nossos olhos, alertando-nos para coisas como: "o portão da garagem está com uma dobradiça mal apertada", ou "o lado esquerdo do seu rosto parece estar com uma pressão sanguínea inferior à do lado direito".

Alpha Response é um "Counter Strike" passado no Porto

21-12-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um dos criadores do Counter Strike tem um novo jogo - Alpha Response - com a curiosidade do mapa replicar a cidade do Porto.

O Alpha Response é o mais recente projecto de Minh Le, um dos criadores do Counter Strike. Embora desde logo pareça ser apenas mais um jogo cooperativo de acção para até quatro amigos jogarem como forças policiais de elite a lutarem contra criminosos e terroristas, o ponto mais crucial é o de que não demorará para que os portugueses comecem a reparar em detalhes bem conhecidos da sua localização.

Na verdade, pelo menos um dos mapas do jogo parece replicar com bastante fidelidade zonas do Porto e Gaia, nomeadamente a zona da Ribeira, não faltando obviamente a icónica ponte Dom Luís I que imediatamente retira todas as dúvidas que pudessem existir.

O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, o que ajuda a explicar porque motivo os gráficos ainda estão bastante "verdes", mas já pode ser acompanhado em Early Access pelos interessados.

#PitchYaGame
Alpha Response is a fast paced singleplayer/4 player co-op game where you play as elite police fighting ruthless criminal gangs and terrorists
- large open levels
- 40 unique missions
- diverse cast of enemy combatants
- Early Access now https://t.co/GS4H0bJRnR pic.twitter.com/7vAeSYYEpU

— Minh Le (@GoosemanCS) June 6, 2025



Vamos ver que tal a topologia da cidade Invicta se presta a estas batalhas virtuais entre polícias e ladrões.

Como fazer uma árvore LED de Natal com ESP32

21-12-2025 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar uma colorida árvore de Natal LED, com um ESP32, fitas LED, e bolas de ping-pong.

Quem desejar uma árvore de Natal diferente, mais fácil de instalar e arrumar, mas cheia de cor, pode criar uma árvore de Natal LED com um ESP32.

O projecto acaba por ser extremamente simples e acessível, tanto em termos de trabalho como custo. Os elementos principais são um ESP32 e uma fita LED WS2812B com LEDs endereçáveis. A parte do software fica a cargo do WLED para facilitar o trabalho, e tudo o que resta é o trabalho de bricolage para criar a estrutura física da "árvore" e usar bolas de ping-pong como difusor para um efeito visual com maior impacto.



Neste caso o projecto faz com que os LEDs se iluminem em função da música e som, mas nada nos impede de criar todo o tipo de modos de iluminação: desde manter a mesma cor em toda a árvore, a fazer suaves gradientes de cor, ou até de criar animações personalizadas. Como sempre, é só deixar a imaginação e inspiração fluir.

Tanto o ESP32 como a fita LED podem ser compradas por poucos euros cada, pelo que se torna num projecto extremamente acessível.

Google processa SerpApi por copiar os seus resultados

21-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não gosta que outras empresas façam aquilo que ela própria faz, e avança com um processo contra a cópia de resultados feita pela SerpApi.

A Google avançou com um processo judicial contra a SerpApi, acusando a empresa de extrair resultados de pesquisa "a uma escala impressionante". Segundo a queixa, a SerpApi recorre a métodos enganosos para contornar os sistemas de defesas da Google contra scraping, e depois vender esses dados a terceiros.

De acordo com a Google, a SerpApi terá conseguido contornar o SearchGuard, um sistema lançado no início de 2025 para bloquear scraping automatizado. O processo descreve como, após o bloqueio inicial, a SerpApi terá passado a disfarçar centenas de milhões de pedidos automáticos como se fossem feitos por utilizadores reais, recorrendo a browsers falsos e múltiplos endereços IP. A questão central envolve as protecções de direitos de autor. A Google defende que os seus resultados de pesquisa incluem uma quantidade significativa de conteúdos protegidos, como imagens e informação licenciada, apresentada em áreas como o Knowledge Panel. Ao recolher e redistribuir esses dados, a SerpApi estaria a beneficiar de conteúdos licenciados sem suportar os custos associados.

Biggest web scraping company in the world is suing a web scraping company for web scraping its content obtained through web scraping. pic.twitter.com/CjXjUJp1PV

— Pierre de Wulf (@PierreDeWulf) December 20, 2025
De qualquer forma, a Google não está sozinha. O ano passado também o Reddit avançou com queixas contra a SerpApi e outros serviços de scraping. A ironia, neste caso, é que a Google faz precisamente o mesmo tipo de coisa, a escala ainda maior, recolhendo informação de toda a web.

A Google pede ao tribunal que obrigue a SerpApi a parar de contornar os seus sistemas de protecção e a destruir todos os dados recolhidos e também as tecnologias utilizadas para contornar as protecções da Google. Mesmo que o resultado seja a favor da Google, é desde já previsível que outras empresas ocupem o seu lugar e continuem a "roubar os dados", da Google e de todos os outros serviços de onde seja possível fazê-lo.

BMX lança powerbanks SolidSafe com MagSafe

21-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova empresa chamada BMX lançou uma gama de power banks MagSafe com baterias semi-solid state, prometendo maior segurança e durabilidade.

A BMX (Better Mobile eXperience - sem qualquer relação com a popular marca de bicicletas) aposta nos power banks SolidSafe, que utilizam tecnologia semi-solid state, como elemento diferenciador. Uma aposta que pode dar frutos, tendo em conta que regularmente se assistem a casos de recolhas em larga escala de powerbanks com baterias defeituosas que se tornam perigosos de usar.
Como curiosidade adicional, embora a empresa esteja a lançar as suas baterias como campanha no Kickstarter, a empresa é liderada por Daniel Chin, fundador da Sanho, conhecida pelos acessórios Hyper muito populares entre utilizadores Apple. Essa empresa foi comprada pela Targus em 2021, libertando-o para prosseguir com outros projectos, como esta nova BMX.




Apesar de não serem baterias solid state a 100%, esta tecnologia já oferece benefícios visíveis em termos de segurança e resistência. Segundo a empresa, estas baterias suportam melhor perfurações, dobras e calor, reduzindo significativamente o risco de thermal runaway, um problema que esteve na origem de várias recolhas este ano.

O maior problema é o preço, mas a BMX defende que o investimento compensa a longo prazo. Os powerbanks SolidSafe custam cerca do dobro de um power bank normal, mas prometem uma longevidade mais de duas vezes superior.

A gama inclui modelos MagSafe de 5.000mAh e 10.000mAh, com preços a partir dos 79 dólares, bem como uma versão de 10.000mAh com slot microSD (até 512GB) por 129 dólares. O carregamento sem fios fica limitado a 15W via Qi2, em vez do mais recente Qi2.2 de 25W, mas há suporte para USB-C até 30W e um cabo USB-C integrado na alça, um detalhe prático para o dia a dia. Há também bases de carregamento para 3 e 5 powerbanks, o que se pode tornar atractivo para pequenas empresas.

Ganha um bloco de tomadas vertical

21-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um bloco de tomadas vertical.
Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 8 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB, incluindo uma USB-C.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google quer 3 dólares por cada app instalada fora da Play Store

20-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

No processo de abertura da Play Store nos EUA, a Google segue as tácticas da Apple e tenta aplicar taxas e comissões sobre as instalações e compras externas.

A Google revelou como tenciona cumprir a decisão judicial nos EUA que obriga o Android a permitir lojas de apps alternativas e links externos para downloads - com novos custos associados. Embora ainda não esteja a cobrar, a empresa deixa claro que esses links não serão gratuitos para os developers.

Segundo as novas regras, a Google planeia cobrar 2.85 dólares por instalação de apps e 3.65 dólares por jogos quando o download acontecer até 24 horas após se ter clicado num link externo. Além disso, continua a exigir 20% de comissão sobre as compras dentro da app e 10% das subscrições, exigindo ainda revisão na Play Store, integração de APIs da Google e acesso integral a todas as transacções.
A opção de facturação alternativa também se torna totalmente inconsequente, já que resulta num desconto de apenas 5% face às taxas actuais.

Esta abordagem poderá acabar novamente em tribunal. A Epic Games já afirmou que vai contestar estas taxas se forem aplicadas, à semelhança do que aconteceu no caso da Apple (em que o tribunal reconheceu o direito a serem cobradas taxas, mas não as que a Apple queria - estando a aguardar-se o valor que o tribunal irá deliberar como sendo "justo"). A decisão final cabe agora ao juiz James Donato, que irá avaliar ainda este mês se a solução da Google cumpre realmente o espírito da decisão judicial.

Como fazer uma árvore LED de Natal com ESP32

20-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como criar uma colorida árvore de Natal LED, com um ESP32, fitas LED, e bolas de ping-pong.

Quem desejar uma árvore de Natal diferente, mais fácil de instalar e arrumar, mas cheia de cor, pode criar uma árvore de Natal LED com um ESP32.

O projecto acaba por ser extremamente simples e acessível, tanto em termos de trabalho como custo. Os elementos principais são um ESP32 e uma fita LED WS2812B com LEDs endereçáveis. A parte do software fica a cargo do WLED para facilitar o trabalho, e tudo o que resta é o trabalho de bricolage para criar a estrutura física da "árvore" e usar bolas de ping-pong como difusor para um efeito visual com maior impacto.



Neste caso o projecto faz com que os LEDs se iluminem em função da música e som, mas nada nos impede de criar todo o tipo de modos de iluminação: desde manter a mesma cor em toda a árvore, a fazer suaves gradientes de cor, ou até de criar animações personalizadas. Como sempre, é só deixar a imaginação e inspiração fluir.

Tanto o ESP32 como a fita LED podem ser compradas por poucos euros cada, pelo que se torna num projecto extremamente acessível.

ChatGPT ganha ajustes de personalidade e estilo

20-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter ajustes directos de personalidade e estilo, e melhora a edição de textos e emails.

A OpenAI começou a disponibilizar uma nova actualização que permite ajustar a personalidade do ChatGPT, incluindo o nível de simpatia e entusiasmo nas respostas. Os utilizadores podem escolher se querem um tom mais caloroso, mais contido, ou manter o comportamento padrão.

A atualização acrescenta também controlos mais detalhados sobre o estilo de formatação. É possível definir com que frequência o ChatGPT usa emojis, títulos e listas, além do perfil geral de personalidade, como profissional, amigável, irreverente ou cínico. Estas opções estão disponíveis em Perfil → Personalização → Adicionar características.
Em paralelo, a OpenAI melhorou a forma como se escrevem e editam emails e textos longos dentro do ChatGPT. Passa a ser possível editar e formatar o texto directamente na conversa, sem necessidade de reescrever pedidos completos, bastando selecionar partes específicas do texto e pedir alterações apenas a esse excerto, tornando o processo de revisão mais rápido e preciso.

🆕 Writing blocks make it easier to craft the perfect email in ChatGPT.

∙Update & format text right in chat
∙Highlight to ask for changes, and accept or reject suggestions
∙Open in your email client once you’re ready to send

Try it & please let us know what you think! pic.twitter.com/2Vgf0Av3u6

— JZ (@jamesfzhang) December 19, 2025
Dito isto, e como seria de esperar, já começaram a surgir críticas a estas alterações. Nomeadamente, porque motivo a opção referente aos emojis apenas permite escolher entre "mais emojis" ou "menos emoji", sem dar opção para "nunca usar emoji"!

Eu também adicionaria uma opção dedicada a "não fazer perguntas de continuidade e dar apenas as respostas ao que se pediu" - coisas que tradicionalmente têm que ser indicadas expressamente no conjunto de regras dados ao chatbot para que ele se comporte como se deseja - mesmo assim, sem que seja garantido que ele cumpra as coisas a 100%.

Desmontagem dos Samsung Galaxy XR mostra como pode ser reparado

20-12-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O iFixit desmontou os óculos Samsung Galaxy XR, que têm alguns pontos positivos a nível de reparação, e outros que nem por isso.

Já podemos ver os óculos Galaxy XR da Samsung por dentro, revelando uma construção interna bastante curiosa. A análise do iFixit mostra que o dispositivo é mais leve do que o Vision Pro da Apple e utiliza almofadas faciais e vedantes magnéticos, mas o acesso ao interior não é nada simples.

O acesso ao interior do Galaxy XR é feito pela parte frontal, sendo necessário remover primeiro toda a estrutura plástica exterior. No interior, os componentes estão organizados numa única camada e presos com parafusos Phillips normais, o que facilita a substituição de peças depois de ultrapassada a fase inicial. No entanto, foi também encontrado um autocolante "Void if tampered", que é ilegal em diversos países (como os EUA) e uma clara "afronta" aos consumidores e a todos os que defendem o direito à reparação.


Em termos de reparabilidade, o resultado é misto. A bateria externa é um ponto positivo, já que permite a sua troca com facilidade, e a placa principal também é relativamente simples de remover. A ausência de parafusos proprietários evita a necessidade de ferramentas especiais. Por outro lado, a dificuldade em abrir o headset, o autocolante dissuasor e a falta de manuais oficiais de reparação mostram que a Samsung continua a colocar obstáculos à reparação independente, tratando estes produtos como material "descartável" que não deve ser reparado pelos consumidores ou lojas não oficiais.

É o tipo de coisa a que normalmente só se dá valor quando se enfrenta a necessidade de uma reparação fora do período de garantia, e se fica obrigado a ter que recorrer à marca oficial, sem opção de obter uma segunda opinião ou considerar a possibilidade de fazer a própria reparação.

TVs LG instalam Copilot sem opção de remoção

20-12-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A LG parece estar a instalar automaticamente o Microsoft Copilot nas suas Smart TVs, sem opção de desinstalação.

Alguns donos de TVs LG estão a ser surpreendidos por uma actualização do webOS que adiciona um atalho para o Microsoft Copilot ao ecrã inicial. Segundo relatos no Reddit, o Copilot surge ao lado das apps normais e só pode ser escondido, não desinstalado, mesmo usando as opções habituais de gestão de aplicações.

Outros utilizadores webOS relatam o mesmo comportamento, o que indica que o Copilot está a ser tratado como uma app de sistema e não como uma app normal da Content Store. A própria LG refere na sua documentação que algumas apps da TV não podem ser apagadas, o que vai ao encontro destas queixas. Isto também coincide com as indicações da LG de integrar o Copilot directamente na experiência de software das TVs de 2025.
Além das óbvias reclamações sobre a LG sobrepor-se aos desejos e controlo dos utilizadores, isto veio também reacender a discussão sobre a invasão de privacidade do sistema "Live Plus", que em muito modelos vem activado de origem. Esta funcionalidade faz capturas regulares do conteúdo apresentado e envia essa informação para a LG e seus parceiros para oferecer "serviços personalizados", como recomendações e publicidade. A grande crítica é que, para quem usar o seu televisor como monitor, isto significa que pode estar a partilhar inadvertidamente dados sensíveis. Pelo que, torna-se recomendável desactivar o "Live Plus".

Para já, os utilizadores descontentes com a presença do Copilot dizem que as únicas soluções práticas passam por esconder o atalho, não iniciar sessão (algo que já nem é possível em muitos modelos, que obrigam login na conta LG para se ter acesso às apps), ou - opção que começa a ser cada vez mais tentadora - manter a TV totalmente desligada da internet e sem uso das funcionalidades smart, usando um dispositivo externo de streaming que permita maior controlo sobre o que se faz.

Xiaomi prepara SU7 renovado para 2026

20-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está a preparar uma actualização do SU7 para o modernizar e revitalizar as vendas.

A Xiaomi já está a trabalhar numa actualização para o SU7, o seu primeiro modelo eléctrico, e que deverá ser lançada na China no segundo trimestre de 2026. Este facelift não deverá trazer grandes alterações de design a nível externo mas sim focar-se em melhorias técnicas e novas funcionalidades, numa tentativa de recuperar o interesse dos consumidores após a quebra das vendas no seguimento do lançamento do YU7.

O ponto mais sensível é o preço. Antecipa-se que a nova versão do SU7 poderá ficar cerca de 2.400 euros mais cara, elevando o preço base para aproximadamente 28.600 euros - um valor que o colocar modelo praticamente ao mesmo nível do Tesla Model 3 na China, mostrando que a Xiaomi quer competir de igual para igual no segmento.
[o interior do mais recente YU7]

A decisão surge numa altura em que as vendas do SU7 caíram significativamente, com as entregas em Novembro a terem registado uma descida próxima de 46% face ao ano anterior. A explicar esse fenómeno está o novo SUV YU7 da própria Xiaomi, que tem tido procura bastante elevada, "roubando" clientes ao modelo mais antigo, e fazendo com que seja necessário renovar o SU7 para o tornar mais apelativo.

Ainda não há detalhes sobre as melhorias, mas espera-se que o SU7 de 2026 inclua actualizações de hardware e software que, pelo menos, o deixem ao nível do SU7 a nível de um interior mais refinado e melhorado, assim como como baterias mais eficientes e ainda melhor desempenho. Em paralelo, a Xiaomi EV prepara-se para lançar novos modelos, incluindo o SUV YU9, o YU7 GT de cariz mais desportivo, e uma versão alongada do SU7 L, que também dá resposta à preferência do mercado chinês por estas variantes.

BYD Seal 6 DM-i conquista 5 estrelas Euro NCAP

20-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD foi distinguida pelo Euro NCAP com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança para o sedan BYD SEAL 6 DM-i e a sua versão carrinha, BYD SEAL 6 DM-i TOURING.

Esta distinção reforça ainda mais as capacidades abrangentes destes modelos como opções eficientes de grande autonomia para famílias. A avaliação independente mais rigorosa da Europa em segurança automóvel divide-se em quatro áreas, tendo o SEAL 6 DM-i demonstrado um excelente desempenho em todas.

O novo BYD SEAL 6 DM-i alcançou 92% na protecção de ocupantes adultos, com pontuação máxima tanto no teste de embate lateral como no mais exigente teste de impacto contra poste lateral. Já na protecção de ocupantes infantis, obteve 90%, graças à pontuação máxima nos testes de colisão frontal descentrada e de barreira lateral.

Nas restantes duas áreas da avaliação, protecção dos peões e utilizadores vulneráveis da estrada e sistemas de assistência à condução, o novo BYD SEAL 6 DM-i e o BYD SEAL 6 DM-i TOURING registaram 84% e 85%, respectivamente. O Euro NCAP destacou os sistemas de assistência ao condutor desenvolvidos pela BYD, descrevendo-os como "excelentes".


O veredicto do SEAL 6 DM-i representa já a nona classificação máxima Euro NCAP conquistada pela BYD desde a sua estreia no mercado europeu de veículos de passageiros em 2022. Este resultado segue-se a uma classificação semelhante atribuída ao acessível DOLPHIN SURF, bem como às cinco estrelas obtidas pelo DOLPHIN, ATTO 3, SEAL, SEAL U, SEAL U DM-i, TANG e SEALION 7.

Disponíveis nos concessionários nacionais desde Setembro, o BYD SEAL 6 DM-i e o BYD SEAL 6 DM-i TOURING trazem o conceito de Super Híbrido com tecnologia DM (Dual Mode) para os segmentos sedan e carrinha. O BYD SEAL 6 DM-i oferece até 105 km de autonomia totalmente eléctrica e uma autonomia combinada, com depósito e bateria completos, de até 1.505 km. Já o BYD SEAL 6 DM-i TOURING disponibiliza até 1.535 litros de capacidade de bagagem, mantendo a possibilidade de percorrer 100 km em modo eléctrico e uma autonomia combinada de até 1.350 km.

Ambos os modelos integram as reconhecidas tecnologias da BYD, incluindo Vehicle-to-Load para alimentar dispositivos externos, acesso ao veículo através de smartphone NFC e ecrãs tácteis de infoentretenimento de 12,8" ou 15,6".

[Pela Estrada Fora]

Ganha um Starter Kit ESP8266

20-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um Starter Kit ESP8266 Freenove.
Perfeito para quem quiser entrar no mundo da electrónica e do IoT, este Starter Kit ESP8266 Freenove vem equipado com um versátil ESP8266 e uma série de componentes que possibilitam a realização de dezenas de projectos diferentes.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

YouTube faz-se de vítima em caso de encerramento de canais

19-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a acusar youtubers de inventarem histórias sobre o motivo do cancelamento dos seus canais.

Face aos casos crescentes e cada vez mais numerosos de encerramentos de canais do YouTube sem qualquer justificação compreensível, aparentemente devido a um sistema de moderação por AI, o YouTube parece ter escolhido um desses casos para ripostar.

A queixa é de um YouTuber que diz que o seu canal foi encerrado por ter colocado um endereço de email do YouTube na descrição do canal, algo que o YouTube terá interpretado como violando a regra de "redireccionar os utilizadores para outro site". O caso, ao estilo de tantos outros, ganhou visibilidade no X, e foi sendo espalhado. Mas o YouTube diz que a história é completamente falsa e que o youtuber em causa foi encerrado devido a outros motivos.

i am Banned by @YouTube for having a business email in Description!

Literally.

They said my description is Redirecting users off to another site.

But their "AI" don't know the difference Between Email and a Link.

i am not redirecting anyone off the platform@TeamYouTube pic.twitter.com/OIJBzdvl0U

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 16, 2025

This is a false story designed to stoke fear for clicks. @Dexerto didn’t reach out to verify this before posting, so here are the facts:

- This channel was terminated correctly for violations that had nothing to do with their business email

- The vast majority of content…

— Updates From YouTube (@UpdatesFromYT) December 18, 2025
Obviamente, o youtuber não ficou calado, e contra-atacou dizendo que tem provas de que o caso aconteceu, revelando conversas com a equipa do YouTube, que terá inicialmente admitido que o encerramento tinha sido um erro e que o seu canal seria reactivado - coisa que nunca veio a acontecer.

False story? first of all you are accusing @Dexerto

Second. image i attached is proof it's completely related to redirecting users (which i never did) your AI mistaking my Email.

Third. your staff trolled me 2 times in DMs that i am reinstated.

if am lying. PROVE IT. or Fix. https://t.co/voJymmBkhf pic.twitter.com/cR3r0kdf21

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 18, 2025

here's the proof that it's related to redirection in description. i didn't had anything else other than email.@TeamYouTube just don't want to acknowledge their AI couldn't see the difference between (.com - and -gmail.com)

in the second screenshot they trolled & lied to me. pic.twitter.com/udejSSRzOx

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 19, 2025
Independentemente do que se estiver a passar com este caso, a verdade é que a chuva de queixas continua, com centenas de youtubers a queixarem-se de encerramento injusto de canais.

What about the other stories?

1. The creator who got terminated right after going viral, just before applying for YPP.

2. The creator who got falsely flagged for holding a microphone, because AI moderation thought it was a firearm.

3. The creator who won a legal case and… https://t.co/FzeywlAlDf

— The Dark Archive (@thedarkarchive4) December 19, 2025
Há casos de canais que estão a ser encerrados por se terem tornado populares "demasiado depressa", outros que foram encerrados por "promoverem armas de fogo" - que na realidade eram apenas um microfone!, um caso de um youtuber que ganhou o processo num tribunal arbitral europeu e que mesmo assim está a ser totalmente ignorado pelo YouTube, outro que foi encerrado por "conteúdos copiados" quando na realidade era o criador original e outros canais é que roubaram os seus vídeos, e outros que se queixam de terem sido encerrados devido a campanhas deliberadas e maliciosas de comentários (aparentemente, se um canal receber uma certa quantidade de comentários a queixarem-se de "conteúdos ilegais" - mesmo que esses comentários sejam totalmente falsos - o YouTube encerra o canal sem sequer perder tempo a verificar a sua legitimidade).

Parecem ser demasiados casos para que sejam todos "inventados"... (embora hajam canais contra os quais não tenho nada contra serem encerrados!)

YouTube encerra canais de trailers falsos

19-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube encerrou dois dos maiores canais de trailers falsos, o Screen Culture e KH Studio.

O YouTube baniu dois canais populares de trailers, Screen Culture e KH Studio, por publicarem trailers de filmes criados com AI que eram apresentados como se fossem reais. Em conjunto, os dois canais somavam mais de dois milhões de subscritores e tornaram-se conhecidos por divulgar trailers convincentes de filmes e séries que, na prática, nunca existiram.

No início de 2025, a Google já tinha suspendido a sua monetização, obrigando-os a indicar claramente que se tratavam de trailers conceptuais e feitos por fãs. Mas mais tarde voltou a reactivar a monetização apesar dos canais continuarem a não dar indicações claras de que se tratavam de trailers "falsos". Agora, o YouTube parece ter decidido cortar o mal pela raiz, removendo completamente os canais por violarem as regras contra spam e títulos enganadores.
Embora tradicionalmente esteja contra os encerramentos aleatórios do YouTube, desta vez não fico com pena nenhuma. Estes canais eram uma autêntica praga para quem procura por trailers de filmes, sendo que por algumas vezes fui enganado a pensar que eram trailers a sério (até ter aprendido a ignorar tudo o que fosse desses canais). Também não ajuda que o YouTube não disponibilize qualquer mecanismo fácil para bloquear totalmente canais indesejados (podemos dizer que não queremos certos canais nas sugestões, mas os mesmos continuam a aparecer nos resultados de pesquisas).

Dito isto, a decisão surge num momento delicado para o YouTube e também para os conteúdo gerado por AI que se vão popularizando cada vez mais. Neste caso, parece ser claro que o YouTube permitirá conteúdos AI, mas apenas se estes forem claramente marcados como tal. O problema é que, ao abrir o precedente de encerrar o Screen Culture e KH Studio, existem muitos outros canais mais pequenos a que seguem exactamente a mesma fórmula (que até ao momento estava demonstrada que dava bons resultados - e lucro - acumulando milhões de visualizações). Veremos se estes encerramentos sercem de incentivo para que passem a usar descrições e títulos claros.

Por mim, bem que apreciaria uma forma de pesquisar trailers que só mostrasse trailers oficiais - e já agora, com opção de não mostrar filmes de Bollywood (contra os quais não tenho nada contra, mas que não são aquilo que estou a procurar).

|