PlanetGeek

Biwin anuncia kit DDR5 de 192GB

22-12-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Biwin vai mostrar no CES 2026 um novo kit DDR5 de 192GB, que parece chegar no pior momento possível.

Aparentemente não preocupada com a louca subida do preço da memória RAM, a Biwin anuncia uma nova série de produtos que irá revelar no CES 2026, e de entre os quais se destaca o kit Black Opal OC Lab Gold Edition DW100 RGB DDR5 com 192GB, pensado para entusiastas e sistemas topo de gama.

O kit de memória usa quatro módulos de 48GB DDR5-6000 CL28 e foi afinado para plataformas AMD. A Biwin diz que o conjunto já foi validado com motherboards da ASUS, Gigabyte e MSI, deixando claro que o foco está em sistemas de alto desempenho, tanto para criação de conteúdos como para workloads pesados. Convenientemente, não faz qualquer referência ao elemento que levanta maior curiosidade: o preço.
No armazenamento, a marca prepara o Black Opal X570 PRO, um SSD PCIe Gen5 capaz de atingir até 14.000 MB/s em leitura e 13.000 MB/s em escrita. O modelo usa um controlador de 6nm, até oito canais NAND, cache DRAM dedicada até 8GB e promete até 2 milhões de IOPS em leitura aleatória. Estará disponível em capacidades até 8TB e inclui uma camada de grafeno para melhor dissipação térmica e manter o desempenho sob actividade intensa.

Para o armazenamento móvel, a marca vai mostrar o Amber CB500, um cartão CFexpress 4.0 Type B, e o Amber ME300, um microSD Express de alto desempenho. O primeiro pode atingir velocidades de 3.750 MB/s em leitura e 3.500 MB/s em escrita, com suporte para escritas contínuas a 800 MB/s; enquanto o segundo suporta velocidades de até 900 MB/s em leitura e 800 MB/s em escrita, com compatibilidade UHS-I.

Também aqui a grande questão é o preço, especialmente tendo em conta o receio de que a subida alucinante do preço da RAM em breve se possa alastrar às memórias NAND Flash, o que afectaria os SSDs e potencialmente também os cartões de memória.

Anna's Archive fez "backup" do Spotify

22-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O site Anna's Archive está a disponibilizar 300 TB com praticamente todas as músicas do Spotify.

O site Anna's Archive, mais conhecido pelos esforços de preservação de livros e textos, passou agora a acumular outro tipo de média: a música. Os seus responsáveis viraram as atenções para o Spotify e dizem ter conseguido arquivar quase todo o seu catálogo. Segundo o grupo, foram guardados metadados de 256 milhões de faixas, e ficheiros de áudio de 86 milhões de músicas, cobrindo aproximadamente 99.6% de todas as reproduções na plataforma. O conjunto completo tem quase 300 TB e já está a ser partilhado via torrents.

De acordo com a descrição do projecto, os ficheiros de áudio mais populares mantêm o formato original de 160kbps do Spotify, enquanto músicas menos ouvidas foram recodificadas para reduzir o tamanho. Para já, apenas os metadados estão totalmente disponíveis, com os ficheiros de áudio a serem disponibilizados de forma gradual, começando pelas músicas mais populares. É também dito que este "backup" pode não incluir conteúdos lançados depois de Julho de 2025.
Ao estilo do que faz com os livros, o Anna's Archive diz que o objectivo é a preservação histórica. O grupo explica que, apesar de os grandes êxitos estarem bem protegidos, uma enorme quantidade de música menos conhecida pode desaparecer se serviços de streaming perderem licenças ou encerrarem. Ainda assim, a iniciativa levanta sérias questões legais, já que o scraping em massa e a redistribuição de música protegida por direitos de autor violam os termos do serviço e a legislação na maioria dos países - mas bem se sabe que nada disso tem impedido que a pirataria de conteúdos continua a ser uma realidade.

O Spotify já reagiu, confirmando que elemento externo terá recolhido metadados públicos e recorrido a métodos ilegais para contornar DRM e aceder a "alguns" ficheiros de áudio, sem confirmar a totalidade da escala anunciada pelo Anna's Archive. De qualquer forma, sejam quais forem as acções que vierem a ser feitas, já nada poderá impedir que os 300 TB de música do Spotify se tornem em "propriedade pública" para todos os que lhe quiserem aceder.

Algo que se pode revelar irónico, é que muitos dos "piratas" apreciadores de música nem sequer irão ligar a este lançamento, pois provavelmente já terão os seus catálogos de música compilados, com qualidade muito melhor do que os 160 Kbps do Spotify.

Google pode expandir Magic Cue a todos os Android

22-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade Magic Cue de sugestões inteligentes lançada com o Pixel 10 poderá em breve ser expandida a todos os Android sob a forma das Contextual Suggestions.

A Google poderá estar a preparar uma nova funcionalidade para levar sugestões inteligentes a todos os dispositivos Android, inspirada no Magic Cue lançado com o Pixel 10. A novidade chama-se Contextual Suggestions e promete recomendar acções ou apps com base nos hábitos, rotinas, e localização do utilizador, de forma mais simples e generalizada do que o Magic Cue.

Segundo a descrição da funcionalidade, o sistema pode, por exemplo, sugerir automaticamente a playlist de treino quando se chega ao ginásio, ou sugerir a transmissão de um evento desportivo para a TV se isso for um hábito regular. A ideia é reduzir passos e tornar tarefas frequentes mais rápidas, reconhecendo os padrões de utilização de cada utilizador.
O Contextual Suggestions está a ser testado através dos Google Play Services e começou a aparecer para alguns utilizadores na versão beta 25.49.32. A opção surge nas definições dos Serviços Google, mas a disponibilidade ainda é restrita, o que indica que ainda estará em fase de testes ou processo de lançamento faseado.

Para minimizar preocupações, a Google diz que todo o processamento é feito localmente no dispositivo num espaço encriptado, e que os dados nunca saem do telefone - excepto se o utilizador decidir partilhá-los, como no caso de enviar relatórios de erro. A informação é apagada automaticamente ao fim de 60 dias e pode ser eliminada manualmente a qualquer momento. A funcionalidade também pode ser desligada por completo por quem não apreciar este tipo de "modernices".

Suporte dobrável para portátil a €9

22-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para auxiliar no trabalho com portáteis, tablets, ou outros equipamentos, um compacto e económico suporte pode fazer maravilhas ao posicioná-los na orientação pretendida.

Com mais pessoas a trabalhar / estudarem em casa, é mais importante que nunca fazer todos os possíveis para que essas tarefas possa ser realizadas da forma mais adequada. Por vezes, até algo tão simples como um pequeno ajuste na forma como se pousa um portátil ou tablet pode fazer toda a diferença, e daí a importância de ter um suporte que permita afinar a sua posição à vontade de cada um.


Este suporte dobrável para portátil está disponível por apenas 12 euros na Amazon Espanha.

Com um formato "transformável" retráctil, este suporte pode facilmente ser levado para qualquer lado quando fechado, mas acomodar portáteis com ecrãs até 17" quando completamente aberto. Essa mesma capacidade significa também que o podemos usar com dispositivos de diferentes tamanhos, indo de um simples smartphone, passando por tablets e livros, e qualquer outra coisa que se deseje ter inclinado - e mesmo a nível de inclinação é também ajustável, podendo ir dos 17º aos 50º com ajustes intermédios.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OnePlus Turbo pode ter bateria de 9000 mAh

22-12-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nova gama Turbo da OnePlus pode estrear-se com a maior bateria de sempre da marca, com 9.000 mAh.

A OnePlus está a preparar o lançamento de uma nova linha de smartphones chamada Turbo, orientados para o segmento gaming, que prometem desempenho de topo sem descurar a autonomia. Este último ponto já foi confirmado oficialmente pelo próprio presidente da OnePlus China, Li Jie.

Segundo a OnePlus, o Turbo vai ter a maior bateria de sempre num smartphone da marca. Uma referência significativa considerando que o actual Ace 6T está equipado com uma bateria de 8.300 mAh. Isto vai ao encontro de diversos rumores que têm circulado, de que o OnePlus Turbo terá uma bateria que pode atingir uns impressionantes 9.000 mAh.

É esperado que o lançamento na China aconteça em Janeiro, usando um chipset Snapdragon 8 Gen 5, o mesmo processador usado no Ace 6T e no OnePlus 15R a nível internacional. Outras fugas de informação reforçam este cenário e acrescentam que a linha Turbo deverá arrancar com dois modelos. Ambos com baterias de 9.000 mAh, ecrãs com taxa de actualização de 165Hz e chips da série Snapdragon 8, posicionando-os como opções de alto desempenho para quem quer potência máxima sem comprometer a autonomia. Fica a faltar o preço, para se saber se teremos uma fórmula vencedora.

Ganha uma coluna Bluetooth 5.3 30W

22-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma coluna BT 5.3.
Sempre útil para expandir as capacidades sonoras do smartphone, uma coluna Bluetooth de 30W como esta, facilita a audição de música com melhor qualidade, a sós ou com amigos.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google Search API PHP Example Tutorial with Demo to Get the First Web Pages and Images as a JSON Array

22-12-2025 | 01:41 | Manuel Lemos

By Ash Kiswany
Appearing in the Google Search results is very important these days but it is not that easy. The competition is very high and your pages need to rank with the right keywords.

Finding if you are ranking with the right keywords is very difficult. You need to take every keyword and test it against a search, then look for your site in the search results list. However, Google blocks scripts that scrape the search result pages.

Fortunately there is an official API from Google that lets you search for certain keywords and you can use it from PHP or any other language.

Read this article to learn how to use the Google Search API from PHP to automate searches and find your site in the results.

Vulnerabilidade na UEFI pode impedir arranque de jogos

21-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os sistemas anti-cheat de jogos como o Valorant vão impedir o arranque de jogos em sistemas com UEFI vulnerável.

Foi descoberta uma nova vulnerabilidade na UEFI que afecta motherboards de fabricante populares como a ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock, permitindo que cheats possam controlar o sistema antes do arranque do sistema operativo. A falha permite contornar as protecções iniciais de memória através de ataques DMA.

O problema surge na fase inicial do boot, quando o firmware UEFI deveria activar o IOMMU, um mecanismo de hardware que controla o acesso dos dispositivos à RAM. Nos sistemas afectados, o firmware indica incorrectamente que a protecção DMA está ativa, mesmo quando o IOMMU não foi devidamente inicializado, deixando a memória exposta durante esse período crítico.

A vulnerabilidade foi identificada por investigadores da Riot Games, no contexto do Vanguard, o sistema anti-cheat ao nível do kernel usado em jogos como Valorant. Como o Vanguard depende de um arranque seguro, os PCs vulneráveis podem ser impedidos de iniciar o jogo, exibindo um aviso sobre a falta de integridade do sistema.

Embora o alerta tenha surgido a partir do mundo dos jogos, o risco é muito mais amplo. Um atacante com acesso físico pode ligar um dispositivo PCIe malicioso e comprometer a memória antes do carregamento do sistema operativo, podendo obter controlo de todo o sistema sem qualquer aviso ou alerta de segurança. Os utilizadores afectados deverão aplicar as actualizações de firmware assim que forem disponibilizadas pelos fabricantes.

A "dor de cabeça" do entrelaçamento quântico

21-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A física quântica é daquelas coisas que continua a intrigar e a gerar grandes discussões, e o entrelaçamento quântico está normalmente no centro da questão.

O entrelaçamento quântico é um estranho fenómeno que parece violar as leis da relatividade, fazendo com que dois objectos "entrelançados" possam afectar-se instantaneamente independentemente da distância a que estiverem (mesmo que fosse a milhões de anos-luz de distância), parecendo significar que alguma informação, de algum modo, estaria a viajar a uma velocidade superior à da velocidade da luz - supostamente a velocidade máxima do universo.

Esta parte da física é normalmente aquela que é capaz de gerar dores de cabeça, mas isso não significa que não se deva explorar e analisar as questões que intrigaram físicos de renome, como o próprio Einstein. Neste caso, temos um vídeo que aborda essa questão de forma bastante "suave", e falando precisamente das questões bastante práticas que preocuparam Einstein nos seus debates. Aborda também o facto de algumas dessas discussões e resultados de experiências terem sido deturpados e mal interpretados - algo que nem se pode considerar que seja assim tão difícil de acontecer, tendo em conta a complexidade do tema.


Mais importante, talvez o próximo "Einstein" seja um jovem que comece a imaginar e a colocar as suas próprias questões ao ver estes vídeos, e que daqui por alguns anos acabe por nos trazer novos avanços na física quântica que nos permitam melhor compreender o funcionamento deste nosso universo.

A curiosa visualização dos movimentos invisíveis

21-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Usando processamento de imagem, é possível ver o movimento de coisas que seriam imperceptíveis à visão humana.

Há vários anos que existem sistemas que permitem amplificar a visualização de movimentos "invisíveis", revelando todo um curioso mundo de coisas que passam despercebidas aos nossos olhos - na verdade, já falamos disso há mais de uma década! - mas é uma tecnologia tão fascinante que merece ser revisitada.

Desta vez, é o nosso bem conhecido Steve Mould que volta à carga, demonstrando como esta tecnologia nos permite ver coisas tão díspares quanto a pulsação de uma pessoa ou o abanar de um edifício, ou até mesmo o oscilar de postes de iluminação. Mais do que uma simples curiosidade, esta informação pode revelar informação bastante relevante. Em termos estruturais, revela os pontos de maior stress e fadiga dos materiais, permitindo antever onde será necessário efectuar manutenções ou correcções; aplicado à saúde, pode permitir detectar problemas antes destes se tornarem demasiado graves.



Numa altura em que se tem aplicado AI a "tudo", parece-me inevitável que seja apenas uma questão de tempo até que modelos AI ganhem esta capacidade, e possam ver todo este tipo de coisas que passa despercebida aos nossos olhos, alertando-nos para coisas como: "o portão da garagem está com uma dobradiça mal apertada", ou "o lado esquerdo do seu rosto parece estar com uma pressão sanguínea inferior à do lado direito".

Alpha Response é um "Counter Strike" passado no Porto

21-12-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um dos criadores do Counter Strike tem um novo jogo - Alpha Response - com a curiosidade do mapa replicar a cidade do Porto.

O Alpha Response é o mais recente projecto de Minh Le, um dos criadores do Counter Strike. Embora desde logo pareça ser apenas mais um jogo cooperativo de acção para até quatro amigos jogarem como forças policiais de elite a lutarem contra criminosos e terroristas, o ponto mais crucial é o de que não demorará para que os portugueses comecem a reparar em detalhes bem conhecidos da sua localização.

Na verdade, pelo menos um dos mapas do jogo parece replicar com bastante fidelidade zonas do Porto e Gaia, nomeadamente a zona da Ribeira, não faltando obviamente a icónica ponte Dom Luís I que imediatamente retira todas as dúvidas que pudessem existir.

O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, o que ajuda a explicar porque motivo os gráficos ainda estão bastante "verdes", mas já pode ser acompanhado em Early Access pelos interessados.

#PitchYaGame
Alpha Response is a fast paced singleplayer/4 player co-op game where you play as elite police fighting ruthless criminal gangs and terrorists
- large open levels
- 40 unique missions
- diverse cast of enemy combatants
- Early Access now https://t.co/GS4H0bJRnR pic.twitter.com/7vAeSYYEpU

— Minh Le (@GoosemanCS) June 6, 2025



Vamos ver que tal a topologia da cidade Invicta se presta a estas batalhas virtuais entre polícias e ladrões.

Como fazer uma árvore LED de Natal com ESP32

21-12-2025 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar uma colorida árvore de Natal LED, com um ESP32, fitas LED, e bolas de ping-pong.

Quem desejar uma árvore de Natal diferente, mais fácil de instalar e arrumar, mas cheia de cor, pode criar uma árvore de Natal LED com um ESP32.

O projecto acaba por ser extremamente simples e acessível, tanto em termos de trabalho como custo. Os elementos principais são um ESP32 e uma fita LED WS2812B com LEDs endereçáveis. A parte do software fica a cargo do WLED para facilitar o trabalho, e tudo o que resta é o trabalho de bricolage para criar a estrutura física da "árvore" e usar bolas de ping-pong como difusor para um efeito visual com maior impacto.



Neste caso o projecto faz com que os LEDs se iluminem em função da música e som, mas nada nos impede de criar todo o tipo de modos de iluminação: desde manter a mesma cor em toda a árvore, a fazer suaves gradientes de cor, ou até de criar animações personalizadas. Como sempre, é só deixar a imaginação e inspiração fluir.

Tanto o ESP32 como a fita LED podem ser compradas por poucos euros cada, pelo que se torna num projecto extremamente acessível.

Google processa SerpApi por copiar os seus resultados

21-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não gosta que outras empresas façam aquilo que ela própria faz, e avança com um processo contra a cópia de resultados feita pela SerpApi.

A Google avançou com um processo judicial contra a SerpApi, acusando a empresa de extrair resultados de pesquisa "a uma escala impressionante". Segundo a queixa, a SerpApi recorre a métodos enganosos para contornar os sistemas de defesas da Google contra scraping, e depois vender esses dados a terceiros.

De acordo com a Google, a SerpApi terá conseguido contornar o SearchGuard, um sistema lançado no início de 2025 para bloquear scraping automatizado. O processo descreve como, após o bloqueio inicial, a SerpApi terá passado a disfarçar centenas de milhões de pedidos automáticos como se fossem feitos por utilizadores reais, recorrendo a browsers falsos e múltiplos endereços IP. A questão central envolve as protecções de direitos de autor. A Google defende que os seus resultados de pesquisa incluem uma quantidade significativa de conteúdos protegidos, como imagens e informação licenciada, apresentada em áreas como o Knowledge Panel. Ao recolher e redistribuir esses dados, a SerpApi estaria a beneficiar de conteúdos licenciados sem suportar os custos associados.

Biggest web scraping company in the world is suing a web scraping company for web scraping its content obtained through web scraping. pic.twitter.com/CjXjUJp1PV

— Pierre de Wulf (@PierreDeWulf) December 20, 2025
De qualquer forma, a Google não está sozinha. O ano passado também o Reddit avançou com queixas contra a SerpApi e outros serviços de scraping. A ironia, neste caso, é que a Google faz precisamente o mesmo tipo de coisa, a escala ainda maior, recolhendo informação de toda a web.

A Google pede ao tribunal que obrigue a SerpApi a parar de contornar os seus sistemas de protecção e a destruir todos os dados recolhidos e também as tecnologias utilizadas para contornar as protecções da Google. Mesmo que o resultado seja a favor da Google, é desde já previsível que outras empresas ocupem o seu lugar e continuem a "roubar os dados", da Google e de todos os outros serviços de onde seja possível fazê-lo.

BMX lança powerbanks SolidSafe com MagSafe

21-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova empresa chamada BMX lançou uma gama de power banks MagSafe com baterias semi-solid state, prometendo maior segurança e durabilidade.

A BMX (Better Mobile eXperience - sem qualquer relação com a popular marca de bicicletas) aposta nos power banks SolidSafe, que utilizam tecnologia semi-solid state, como elemento diferenciador. Uma aposta que pode dar frutos, tendo em conta que regularmente se assistem a casos de recolhas em larga escala de powerbanks com baterias defeituosas que se tornam perigosos de usar.
Como curiosidade adicional, embora a empresa esteja a lançar as suas baterias como campanha no Kickstarter, a empresa é liderada por Daniel Chin, fundador da Sanho, conhecida pelos acessórios Hyper muito populares entre utilizadores Apple. Essa empresa foi comprada pela Targus em 2021, libertando-o para prosseguir com outros projectos, como esta nova BMX.




Apesar de não serem baterias solid state a 100%, esta tecnologia já oferece benefícios visíveis em termos de segurança e resistência. Segundo a empresa, estas baterias suportam melhor perfurações, dobras e calor, reduzindo significativamente o risco de thermal runaway, um problema que esteve na origem de várias recolhas este ano.

O maior problema é o preço, mas a BMX defende que o investimento compensa a longo prazo. Os powerbanks SolidSafe custam cerca do dobro de um power bank normal, mas prometem uma longevidade mais de duas vezes superior.

A gama inclui modelos MagSafe de 5.000mAh e 10.000mAh, com preços a partir dos 79 dólares, bem como uma versão de 10.000mAh com slot microSD (até 512GB) por 129 dólares. O carregamento sem fios fica limitado a 15W via Qi2, em vez do mais recente Qi2.2 de 25W, mas há suporte para USB-C até 30W e um cabo USB-C integrado na alça, um detalhe prático para o dia a dia. Há também bases de carregamento para 3 e 5 powerbanks, o que se pode tornar atractivo para pequenas empresas.

Ganha um bloco de tomadas vertical

21-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um bloco de tomadas vertical.
Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 8 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB, incluindo uma USB-C.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google quer 3 dólares por cada app instalada fora da Play Store

20-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

No processo de abertura da Play Store nos EUA, a Google segue as tácticas da Apple e tenta aplicar taxas e comissões sobre as instalações e compras externas.

A Google revelou como tenciona cumprir a decisão judicial nos EUA que obriga o Android a permitir lojas de apps alternativas e links externos para downloads - com novos custos associados. Embora ainda não esteja a cobrar, a empresa deixa claro que esses links não serão gratuitos para os developers.

Segundo as novas regras, a Google planeia cobrar 2.85 dólares por instalação de apps e 3.65 dólares por jogos quando o download acontecer até 24 horas após se ter clicado num link externo. Além disso, continua a exigir 20% de comissão sobre as compras dentro da app e 10% das subscrições, exigindo ainda revisão na Play Store, integração de APIs da Google e acesso integral a todas as transacções.
A opção de facturação alternativa também se torna totalmente inconsequente, já que resulta num desconto de apenas 5% face às taxas actuais.

Esta abordagem poderá acabar novamente em tribunal. A Epic Games já afirmou que vai contestar estas taxas se forem aplicadas, à semelhança do que aconteceu no caso da Apple (em que o tribunal reconheceu o direito a serem cobradas taxas, mas não as que a Apple queria - estando a aguardar-se o valor que o tribunal irá deliberar como sendo "justo"). A decisão final cabe agora ao juiz James Donato, que irá avaliar ainda este mês se a solução da Google cumpre realmente o espírito da decisão judicial.

Como fazer uma árvore LED de Natal com ESP32

20-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como criar uma colorida árvore de Natal LED, com um ESP32, fitas LED, e bolas de ping-pong.

Quem desejar uma árvore de Natal diferente, mais fácil de instalar e arrumar, mas cheia de cor, pode criar uma árvore de Natal LED com um ESP32.

O projecto acaba por ser extremamente simples e acessível, tanto em termos de trabalho como custo. Os elementos principais são um ESP32 e uma fita LED WS2812B com LEDs endereçáveis. A parte do software fica a cargo do WLED para facilitar o trabalho, e tudo o que resta é o trabalho de bricolage para criar a estrutura física da "árvore" e usar bolas de ping-pong como difusor para um efeito visual com maior impacto.



Neste caso o projecto faz com que os LEDs se iluminem em função da música e som, mas nada nos impede de criar todo o tipo de modos de iluminação: desde manter a mesma cor em toda a árvore, a fazer suaves gradientes de cor, ou até de criar animações personalizadas. Como sempre, é só deixar a imaginação e inspiração fluir.

Tanto o ESP32 como a fita LED podem ser compradas por poucos euros cada, pelo que se torna num projecto extremamente acessível.

ChatGPT ganha ajustes de personalidade e estilo

20-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter ajustes directos de personalidade e estilo, e melhora a edição de textos e emails.

A OpenAI começou a disponibilizar uma nova actualização que permite ajustar a personalidade do ChatGPT, incluindo o nível de simpatia e entusiasmo nas respostas. Os utilizadores podem escolher se querem um tom mais caloroso, mais contido, ou manter o comportamento padrão.

A atualização acrescenta também controlos mais detalhados sobre o estilo de formatação. É possível definir com que frequência o ChatGPT usa emojis, títulos e listas, além do perfil geral de personalidade, como profissional, amigável, irreverente ou cínico. Estas opções estão disponíveis em Perfil → Personalização → Adicionar características.
Em paralelo, a OpenAI melhorou a forma como se escrevem e editam emails e textos longos dentro do ChatGPT. Passa a ser possível editar e formatar o texto directamente na conversa, sem necessidade de reescrever pedidos completos, bastando selecionar partes específicas do texto e pedir alterações apenas a esse excerto, tornando o processo de revisão mais rápido e preciso.

🆕 Writing blocks make it easier to craft the perfect email in ChatGPT.

∙Update & format text right in chat
∙Highlight to ask for changes, and accept or reject suggestions
∙Open in your email client once you’re ready to send

Try it & please let us know what you think! pic.twitter.com/2Vgf0Av3u6

— JZ (@jamesfzhang) December 19, 2025
Dito isto, e como seria de esperar, já começaram a surgir críticas a estas alterações. Nomeadamente, porque motivo a opção referente aos emojis apenas permite escolher entre "mais emojis" ou "menos emoji", sem dar opção para "nunca usar emoji"!

Eu também adicionaria uma opção dedicada a "não fazer perguntas de continuidade e dar apenas as respostas ao que se pediu" - coisas que tradicionalmente têm que ser indicadas expressamente no conjunto de regras dados ao chatbot para que ele se comporte como se deseja - mesmo assim, sem que seja garantido que ele cumpra as coisas a 100%.

Desmontagem dos Samsung Galaxy XR mostra como pode ser reparado

20-12-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O iFixit desmontou os óculos Samsung Galaxy XR, que têm alguns pontos positivos a nível de reparação, e outros que nem por isso.

Já podemos ver os óculos Galaxy XR da Samsung por dentro, revelando uma construção interna bastante curiosa. A análise do iFixit mostra que o dispositivo é mais leve do que o Vision Pro da Apple e utiliza almofadas faciais e vedantes magnéticos, mas o acesso ao interior não é nada simples.

O acesso ao interior do Galaxy XR é feito pela parte frontal, sendo necessário remover primeiro toda a estrutura plástica exterior. No interior, os componentes estão organizados numa única camada e presos com parafusos Phillips normais, o que facilita a substituição de peças depois de ultrapassada a fase inicial. No entanto, foi também encontrado um autocolante "Void if tampered", que é ilegal em diversos países (como os EUA) e uma clara "afronta" aos consumidores e a todos os que defendem o direito à reparação.


Em termos de reparabilidade, o resultado é misto. A bateria externa é um ponto positivo, já que permite a sua troca com facilidade, e a placa principal também é relativamente simples de remover. A ausência de parafusos proprietários evita a necessidade de ferramentas especiais. Por outro lado, a dificuldade em abrir o headset, o autocolante dissuasor e a falta de manuais oficiais de reparação mostram que a Samsung continua a colocar obstáculos à reparação independente, tratando estes produtos como material "descartável" que não deve ser reparado pelos consumidores ou lojas não oficiais.

É o tipo de coisa a que normalmente só se dá valor quando se enfrenta a necessidade de uma reparação fora do período de garantia, e se fica obrigado a ter que recorrer à marca oficial, sem opção de obter uma segunda opinião ou considerar a possibilidade de fazer a própria reparação.

TVs LG instalam Copilot sem opção de remoção

20-12-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A LG parece estar a instalar automaticamente o Microsoft Copilot nas suas Smart TVs, sem opção de desinstalação.

Alguns donos de TVs LG estão a ser surpreendidos por uma actualização do webOS que adiciona um atalho para o Microsoft Copilot ao ecrã inicial. Segundo relatos no Reddit, o Copilot surge ao lado das apps normais e só pode ser escondido, não desinstalado, mesmo usando as opções habituais de gestão de aplicações.

Outros utilizadores webOS relatam o mesmo comportamento, o que indica que o Copilot está a ser tratado como uma app de sistema e não como uma app normal da Content Store. A própria LG refere na sua documentação que algumas apps da TV não podem ser apagadas, o que vai ao encontro destas queixas. Isto também coincide com as indicações da LG de integrar o Copilot directamente na experiência de software das TVs de 2025.
Além das óbvias reclamações sobre a LG sobrepor-se aos desejos e controlo dos utilizadores, isto veio também reacender a discussão sobre a invasão de privacidade do sistema "Live Plus", que em muito modelos vem activado de origem. Esta funcionalidade faz capturas regulares do conteúdo apresentado e envia essa informação para a LG e seus parceiros para oferecer "serviços personalizados", como recomendações e publicidade. A grande crítica é que, para quem usar o seu televisor como monitor, isto significa que pode estar a partilhar inadvertidamente dados sensíveis. Pelo que, torna-se recomendável desactivar o "Live Plus".

Para já, os utilizadores descontentes com a presença do Copilot dizem que as únicas soluções práticas passam por esconder o atalho, não iniciar sessão (algo que já nem é possível em muitos modelos, que obrigam login na conta LG para se ter acesso às apps), ou - opção que começa a ser cada vez mais tentadora - manter a TV totalmente desligada da internet e sem uso das funcionalidades smart, usando um dispositivo externo de streaming que permita maior controlo sobre o que se faz.

|