PlanetGeek

Windows XP crackado com chave de activação

29-05-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Demorou 21 anos, mas o algoritmo que gera a activação do Windows XP foi finalmente crackado e replicado, permitindo a activação deste Windows obsoleto sem necessidade dos servidores da Microsoft.

Ao contrário do Windows 95, cujo algoritmo de geração de chaves era conhecido há muito, o Windows XP manteve esse seu segredo durante bastante mais tempo.

É certo que quase desde o início surgiram métodos de activação do XP usando diferentes técnicas, mas só agora surgiu um método que parece replicar o método utilizado oficialmente pela Microsoft, e que transforma o código gerado para activação telefónica numa chave de autenticação. E desta vez, ao contrário de métodos anteriores, o sistema é persistente, resultando na mesma chave mesmo em caso de reinstalação do computador, e feito de forma completamente local, sem depender de qualquer servidor ou serviço externo.

Claro que, por esta altura, não será mais que uma curiosidade. O Windows XP já está obsoleto há uma década e é altamente desaconselhado que seja sequer utilizado com uma ligação à internet. Também não faltam imagens do sistema prontas a funcionar em máquinas virtuais. Mas, para o caso excepcional em que possam ter que instalar um XP numa máquina antiga para a qual não existe alternativa moderna, há o conforto de existir esta ferramenta que resulta numa chave de activação válida, idêntica à que seria fornecida pela própria Microsoft.

Gravadora laser ATOMSTACK S10 Pro 50W a €329

29-05-2023 | 12:22 | A Minha Alegre Casinha

De forma complementar às impressoras 3D, quem desejar fazer gravações e corte a laser em diversos tipos de materiais pode agora fazê-lo a preço bastante aceitáveis, graças o produtos como esta ATOMSTACK S10 Pro de 50W.

As gravadoras laser têm também registado uma queda nos preços ao longo dos últimos anos, fazendo com que actualmente fiquem dentro do orçamento dos entusiastas e todos aqueles que levem o seu hobby de bricolage um pouco mais a sério - para não falar daqueles que já fazem algumas peças e procuram uma forma de as individualizar.
Esta gravadora laser ATOMSTACK S10 Pro de 50W está disponível por 329 euros usando o código AtomS10C150, com envio gratuito da Alemanha.

Tem uma área de gravação / corte de 410 x 400 mm, com possibilidade de expansão para 850 x 410 mm, e pode faz gravações em madeira, papel, couro, borracha, plástico, bambu, metal, vidro, pedra, acrílico, PVC e placas de circuito impresso (PCB) - e corte de espessuras até 5 mm.

Embora não conte com um invólucro (o que facilita a sua portabilidade), inclui os indispensáveis óculos de protecção para que se possa operar a máquina em segurança. Dito isto, há que estar consciente das precauções a ter quando se opera uma máquina destas com laser de alta potência.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony lança coluna bluetooth a pensar nas festas

29-05-2023 | 08:32 | Apps do Android


É sem dúvida uma solução para animar as festas dos Santos que se aproximam.


Som surround potente para festas de grandes dimensões

SRS-XV800 oferece um som de festa omnidirecional que leva um som potente a cada canto da sua sala. Os cinco tweeters proporcionam um som nítido tanto à frente como atrás da coluna[1][2]. Além disso, tudo isto é suportado por graves intensos que poderá sentir graças a duas unidades X-Balanced Speaker.

A unidade X-Balanced Speaker da Sony integra um diafragma quase retangular que não só maximiza a área do diafragma da coluna, como também aumenta a pressão sonora para graves mais intensos e profundos, menor distorção e uma nitidez vocal superior, proporcionando uma experiência de audição mais rica, nítida e gratificante.

 

Som potente em movimento

Com uma bateria integrada que oferece até 25 horas de tempo de reprodução[3], a SRS-XV800 continuará a reproduzir a sua música durante toda a noite. E caso as suas colunas estejam a ficar sem bateria, não tem de se preocupar. Com o carregamento rápido da coluna, pode obter 3 horas de tempo de reprodução com apenas 10 minutos de carregamento.

A pega e as rodas integradas na SRS-XV800 permitem-lhe levar a festa até qualquer lugar. Sempre que quiser mover a coluna, basta segurar na pega de transporte conveniente e inclinar a coluna para trás.

A iluminação indireta produz uma luz ambiente, para que possa iluminar a sua sala de acordo com o seu estilo único. Crie uma experiência imersiva reproduzindo simplesmente a sua música através da coluna, uma vez que as luzes irão sincronizar automaticamente com a batida e o ritmo da música, criando uma apresentação de cores cativante[4].

 Melhore a sua experiência de visualização

Independente do que estiver a ver, irá querer desfrutar do melhor som. Graças aos graves profundos e ao som envolvente oferecidos pela função exclusiva TV Sound Booster da Sony, obterá um som tão realista que sentirá como se estivesse dentro do ecrã.

Uma combinação entre o som da televisão, os dois tweeters traseiros e as unidades X-Balanced Speaker da SRS-XV800 otimiza a sua experiência televisiva melhorando os graves profundos e as altas frequências realistas. As ondas sonoras ressaltam nas paredes e envolvem-no com som. A função TV Sound Booster[5] permite-lhe desfrutar do som otimizado de conteúdos audiovisuais, tais como vídeos de atuações ao vivo e filmes, e envolve-o em tudo o que estiver a ver.

 

A alma da festa portátil e conectável

SRS-XV800 dispõe ainda de uma entrada para karaoke e guitarra, um painel tátil intuitivo e iluminado, classificação IPX4 de resistência à água[6] e Bluetooth® Fast Pair[7] para AndroidTM, tornando ainda mais fácil ouvir música onde quer que esteja.

 

Sony | Music Center e Fiestable

A nova SRS-XV800 é compatível com as apps Sony | Music Center e Fiestable. Com a app Sony | Music Center, poderá selecionar listas de reprodução, alterar os padrões de iluminação e os modos de som, tudo a partir da pista de dança. A app Fiestable permite-lhe aceder a funcionalidades divertidas que o ajudarão a criar a derradeira atmosfera de festa, tais como criar listas de reprodução, funções de karaoke incluindo Voice Changer e Echo e controlo de DJ para adicionar efeitos sonoros.

 

A pensar no ambiente

Os produtos da Sony foram concebidos a pensar não só na melhor qualidade de som, mas também no ambiente. O plástico reciclado originalmente desenvolvido para a Sony é utilizado parcialmente na estrutura da SRS-XV800. Isto reflete a forma como a Sony se esforça para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos.

 

Preços e disponibilidade

  • A  SRS-XV800 estará disponível para compra na Europa a partir de maio de 2023, a um preço de venda estimado de 700 €.

 

[1] Consoante a posição do produto, um sensor otimiza o som de acordo com a disposição e são utilizados quatro dos cinco tweeters.

[2] Enquanto a função TV Sound Booster estiver ativada, os três componentes da coluna (três tweeters) na parte dianteira da coluna são desativados de forma a otimizar a saída de áudio, para utilizar juntamente com uma televisão conectada.

[3] Com o MEGA BASS ativado, o nível do volume definido para 14 e a iluminação desligada. O desempenho efetivo pode ser diferente do tempo indicado, devido ao volume, às músicas reproduzidas, à temperatura ambiente e às condições de utilização.

[4] Disponível através da app Sony | Music Center

[5] Enquanto a função TV Sound Booster estiver ativada, os 3 componentes da coluna (3 weeters) na parte dianteira da coluna são desativados de forma a otimizar a saída de áudio, para utilizar juntamente com uma televisão conectada.

[6] Classificação IPX4 de resistência à água na vertical e classificação IPX2 na horizontal. A resistência à água aplica-se apenas com a tampa fechada. Não é garantida em todas as situações.

[7] Google e Android são marcas comerciais da Google LLC

 

ARM revela Cortex-X4 e novos GPUs

29-05-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A ARM apresentou a sua mais recente geração de CPUs e GPUs, com o poderoso Cortex-X4, acompanhado pelos Cortex-A720 e small Cortex-A520, e GPU Immortalis-G720.

Apesar dos chips mobile já terem atingido um patamar de desempenho que acaba por ser limitado pelos consumos e calor gerado, a ARM não deixa de ir evoluindo os seus CPUs e GPUs. Mesmo que se torne difícil tirar partido dos níveis de desempenho móximo de forma continuada, temos sempre a vantagem de tal ser feito com um aumento do nível de eficiência que beneficiará todos os demais casos de utilização.

O Cortex-X4 é o CPU de mais alto desempenho da ARM, prometendo melhorias de 15% face ao X3 para o mesmo nível de consumo, ou reduzindo o consumo em 40% para o mesmo nível de potência. Poderá atingir velocidades de 3.4 GHz. O Cortex-A720 assume a posição de CPU eficiente para as tarefas gerais, sendo 20% mais eficiente que o A715; e é acompanhado pelo Cortex-A520, concebido para as tarefas pouco intensivas e onde a poupança de energia seja a prioridade, sendo 22% mais eficiente que o A510.

Todos estes módulos serão geridos por um DSU-120, que agora suporta combinações de até 14-cores. Isto permite maior liberdade face às configurações actuais de 1+3+4 ou 1+4+3 cores, embora seja esperado que a maioria dos fabricantes adopte a configuração 1+5+2 recomendada pela ARM.

Um ponto curioso é que nesta geração a ARM livrou-se por completo do suporte para as instruções de 32-bits, o que lhe permitiu poupar valioso espaço físico nos chips.

Do lado gráfico, a ARM apresentou o GPU Immortalis G720, acompanhado pelos Mali-G720 e Mali-G620, usando uma arquitectura 5th Gen. O Immortalis-G720 melhora as capacidades de ray-tracing, destinando-se aos chips topo de gama, mas será mais natural que se encontrem os GPUs Mali na maioria dos smartphones de gama média e económica.

Deveremos ver estes novos CPUs e GPUs ARM chegarem ao mercado em chips ainda este ano, mas principalmente nas actualizações que irão ser feitas ao longo do próximo ano.

Priberam lançou plataforma de monitorização de media assistida por IA

29-05-2023 | 07:32 | Apps do Android


A Priberam apresentou em Madrid a plataforma Monitio, solução que permite a monitorização de media tempo real, sendo igualmente capaz de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês.


Criada pela Priberam no contexto de um projeto europeu, esta é a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Além disso, o Monitio integra ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media. Estas ferramentas foram testadas por jornalistas da Deutsche Welle. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.

O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes.

Inovar o mercado de monitorização de media e lutar contra a desinformação

“Estamos dedicados a desafiar e mudar o status quo da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, disse a propósito Carlos Amaral, o CEO da Priberam.

O Monitio combina inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis. Para além disso, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação.

“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” acrescentou Carlos Amaral.

A verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com a equipa do Professor Andreas Vlachos, da Universidade de Cambridge, um perito na área da verificação de factos.

O Monitio foi desenvolvido com organizações líderes na Europa

O Monitio tem estado a ser usado e desenvolvido ao longo dos últimos dois anos em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa para o preparar para o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio desde 2021 e irá apresentar o seu caso de uso no Dia do Utilizador Monitio, em Madrid, a 17 de maio.

“Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore,” disse Décio Telo, do ISCTE MediaLab.

O Monitio foi suportado por financiamento da UE


O Monitio recebeu financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial. Nos últimos dois anos, a ferramenta foi desenvolvida e testada por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.

As quatro organizações complementam-se e cobrem todas as atividades necessárias para garantir não só o sucesso do desenvolvimento de uma plataforma inovadora para além do estado-da-arte, como também a sua exploração eficaz em diferentes mercados europeus.

Mais informaçõeswww.priberam.com 

Xiaomi Redmi Note 12T Pro com ecrã de 144 Hz

29-05-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi apresentou o mais recente modelo da gama Redmi Note, o 12T Pro, com Dimensity 8200 e ecrã de 144 Hz.

Enquanto nos seus modelos topo de gama a Xiaomi tem aumentado os preços para patamares cada vez mais elevados, felizmente mantém a gama Redmi que tradicionalmente tem mantido preços mais simpáticos.

O Xiaomi Redmi Note 12T Pro dá continuidade ao Redmi Note 11T Pro do ano passado, e vem equipado com um ecrã LCD IPS dse 6.51" com resolução FHD+ e capaz de funcionar a 144 Hz para maior fluidez. No interior encontramos um MediaTek Dimensity 8200 Ultra, acompanhado por até 12 GB de RAM LPDDR5 e 512 GB UFS 3.1. Nas câmaras temos uma câmara principal de 64 MP + 8MP ultrawide + 2 MP macro, e com uma câmara frontal de 16 MP. A bateria é de 5080 mAh com carregamento rápido de 67 W.
Este smartphone vem de origem com Android 13 e MIUI 14, esperando-se que não se tenha que esperar muito tempo para ter direito ao próximo Android 14 quando for lançado oficialmente.

A Xiaomi ainda não revelou os preços, mas espera-se que se mantenham no mesmo patamar do Redmi Note 11T Pro.

Oppo vê reconhecida aposta na sustentabilidade

29-05-2023 | 06:32 | Apps do Android


As inovações ecológicas da Oppo, garantiram-lhe a atribuição do prémio Produto Sustentável SEAL 2023 ao sei Battery Health Engine.

 

Os Prémios SEAL (Sustainability, Environmental Achievement & Leadership Awards) celebram as empresas e os líderes de todo o mundo que dão contributos mensuráveis para a sustentabilidade e desenvolvem iniciativas inovadoras com um impacto positivo no ambiente. O Prémio SEAL de 2023 para o Battery Health Engine da OPPO vem juntar-se ao crescente reconhecimento internacional dos esforços da OPPO para melhorar a sustentabilidade através da inovação técnica.

«Temos a honra de receber o prémio Produto Sustentável SEAL pelo Battery Health Engine da OPPO em reconhecimento das nossas iniciativas em inovação e sustentabilidade», afirma Elvis Zhou, Overseas CMO da OPPO. «Através da nossa missão de "Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo", estamos empenhados em promover a sustentabilidade em toda a nossa organização, à medida que trabalhamos no sentido de alcançar operações neutras em carbono até 2050. Acreditamos que todas as inovações devem ter um impacto positivo na vida das pessoas e no ambiente, e continuaremos a impulsionar o desenvolvimento sustentável à medida que inspiramos os nossos utilizadores e a indústria para um futuro mais verde».

 

«Todos os setores têm um papel a desempenhar na resolução da nossa crise climática. Aplaudimos a liderança e a inovação da OPPO em matéria de sustentabilidade», reforça Matthew Harney, fundador dos Prémios SEAL.

 

O Battery Health Engine é uma solução de saúde da bateria ao nível do sistema desenvolvida pela OPPO durante um período de três anos. Ao resolver problemas de bateria associados ao lítio morto, esta solução reduz a perda de capacidade da bateria ao longo do tempo, ajudando a prolongar a vida útil da bateria e a reduzir o lixo eletrónico causado pelas baterias de smartphones frequentemente descartadas. Baseado no chip de gestão de bateria personalizado da OPPO, no algoritmo Smart Battery Health e na tecnologia Battery Healing, o Battery Health Engine pode manter a capacidade da bateria dos smartphones OPPO até 80% do seu valor original após 1.600 ciclos de carga e descarga[1], proporcionando uma vida útil efetiva da bateria muito mais longa do que o padrão da indústria. Desde o seu primeiro lançamento em 2022, o Battery Health Engine foi apresentado em mais de dez smartphones OPPO, incluindo a série OPPO Find X5, onde proporcionou não só experiências de utilizador melhoradas, mas também um impacto na sociedade através da sua sustentabilidade melhorada.

 

Em reconhecimento das inovações subjacentes ao Battery Health Engine do seu papel contínuo na liderança da sustentabilidade na indústria dos smartphones, a OPPO foi também nomeada uma das 10 empresas mais inovadoras da Ásia-Pacífico em 2023 pelos influentes meios de comunicação social Fast Company.

 

A sustentabilidade tem sido, desde há muito, uma componente central da conceção dos produtos e das operações comerciais da OPPO, e a empresa está constantemente a explorar inovações que conduzam a um futuro mais verde. No MWC 2023, a OPPO revelou o novíssimo Zero-power Tag - um dispositivo de comunicação que recolhe energia do ambiente e pode funcionar sem necessidade de baterias. A empresa também adota uma abordagem científica e amiga do ambiente para toda a gestão do ciclo de vida dos produtos. Isto inclui não só seguir os princípios internacionais de embalagem ecológica 3R+1D para reduzir a utilização de recursos naturais, mas também aumentar os ciclos de vida dos produtos através do Battery Health Engine e dos serviços de troca de produtos para minimizar o lixo eletrónico. A produção orientada para a inovação e as operações globais da OPPO estão também a conduzir a uma redução do impacto ambiental a todos os níveis da empresa. Estas incluem atualizações de poupança de energia nas suas instalações de fabrico e a construção de um centro de dados ecológico, OPPO AndesBrain IDC.

 

A OPPO continuará a explorar mais formas de impulsionar a sustentabilidade nas suas operações, utilizando a mais recente tecnologia verde para fornecer tecnologias e produtos mais inteligentes e amigos do ambiente aos seus utilizadores globais, à medida que lidera a indústria em direção a um futuro verde.



[1] Com base nos dados do OPPO Find X5, da série OPPO Reno 8 e de outros modelos que completaram 1600 ciclos de teste de carga e descarga. 

Dados da Tesla revelam milhares de queixas de acelerações e travagens fantasma

28-05-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um funcionário da Tesla enviou 100 GB de dados internos para um jornal alemão, contendo milhares de queixas referentes a acelerações não intencionais e travagens fantasma.

Ao longo dos anos a Tesla tem sido confrontada com casos ocasionais desta natureza, mas a divulgação destes dados internos (sem autorização da Tesla) dão uma melhor ideia da escala destes incidentes.

Abrangendo o período de 2015 até Março de 2022, nas regiões dos EUA, Europa e Ásia, estes dados revelam 2400 casos de acelerações indesejadas e 1500 incidentes relacionados com travagens, incluindo 139 casos de travagens de emergência inesperadas e 383 casos de paragens fantasma devido a falsos alertas de colisão.

A posição da Tesla não tem sido a de maior transparência, havendo ordens internas para que nunca sejam revelados os relatórios internos ou dados recolhidos dos veículos, e também não ajuda que quando contactada a propósito destes dados, a sua postura tenha sido a de exigir a eliminação dos mesmos dizendo que se tratam de dados roubados e que o jornal não tem autorização para os manter em sua posse.


Será natural que a Tesla não queira falar de falhas no seu sistema quando está a prometer continuamente de que o modo FSD de condução autónoma está cada vez mais perfeito e quase pronto a ficar apto para ser lançado (mês após mês, ano após ano), e é bem conhecida a forma como lida com funcionários que demonstrem falhas no sistema. No entanto, há coisas que não se podem esconder, e na Califórnia até já se tem legislação que impede a Tesla de prometer um sistema FSD que, para todos os efeitos, não existe.


O problemas das acelerações indesejadas é um problema real, e que afecta todos os veículos, mas até à data nunca foi demonstrado (e é altamente improvável) que tal se deve a problema nos automóveis. Todos os casos têm sido demonstrados ser devido a erro do condutor, carregando no pedal do acelerador a pensarem que estão a pisar o pedal de travão, e com a aceleração imediata dos carros eléctricos a fazer com que esse seja um erro com consequências muito mais desastrosas que num carro a combustão (que acelera de forma bastante mais lenta, ou que até poderá "ir abaixo").

Já nas travagens indesejadas, isso é algo que não se deve a intervenção humana, sendo efectivamente derivado de falhas no sistema. Será angustiante para um condutor estar a confiar na condução assistida do seu carro, e sem qualquer motivo aparente, ver o carro a fazer uma travagem de emergência porque pensa estar em risco de colisão iminente. E isto sem considerar que essa manobra possa, ela própria, originar um acidente com colisão dos carros que vierem atrás.

Mais do que tentar esconder estes dados, deveriam ser de divulgação obrigatória a frequência regular (cada trimestre por exemplo), para se ficar com dados sobre a real dimensão destes problemas e pressionar as empresas para a sua resolução.

Tesla aplica hardware 4.0 no Model Y

28-05-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla já começou a aplicar a mais recente geração do hardware 4.0 do Autopilot ao Model Y.

Sem que tenha feito qualquer anúncio oficial, a Tesla já começou a aplicar o hardware 4.0 mais recente, estreado nos Model S e Model X, no popular Model Y.

O sistema conta com um computador mais poderoso, acompanhado por novo conjunto de câmaras e um radar de nova geração - mas não se sabendo se no caso do Model Y terá direito a todos esses elementos, já que ainda recentemente começou a retirar os radares dos carros que os tinham, dizendo que não são necessários.

Exciting news! Model Y are now shipping with Hardware 4! I just went to the delivery lot to see and found a couple. Here are some photos I just got of the cameras on a brand new red Performance Y and AWD Model Y. The lot is filled with new cars awaiting delivery! @elonmusk #Tesla pic.twitter.com/m4Xyga0tN5

— Zack (@BLKMDL3) May 25, 2023

Também é pouco provável que, ao contrário do que aconteceu no passado, a Tesla ofereça um serviço de actualização dos carros com hardware 3.0 para o hardware 4.0 - que alguns suspeitam que será necessário para potenciar o prometido modo FSD completamente autónomo, que tem vindo a ser prometido há anos. A Tesla diz que acredita que isso será possível de ser conseguido com o hardware 3.0, mas por outro lado temos que ter em conta que a Tesla diz que não faz mal fazer promessas que não sejam cumpridas, desde que sejam feitas de boa fé.

Para quem estiver a pensar comprar um Model Y, poderá ser conveniente tentar assegurar que já vem com o novo hardware instalado. Quanto aos Model 3, é provável que a Tesla esteja a preparar isso para o modelo renovado que deverá ser lançado em breve.

Dramas familiares alla italiana

28-05-2023 | 17:04 | Gonçalo Sá

Duas das melhores apostas da mais recente edição da FESTA DO CINEMA ITALIANO tiveram direito a estreia no circuito comercial. Uma já passou pelas salas, outra está entre as novidades da semana a ter em conta.

L'IMMENSITÀ.jpg

"L'IMMENSITÀ - POR AMOR", de Emanuele Crialese: Valeu a pena esperar mais de dez anos por um novo filme do realizador de "Respiro" (2002), que não dava notícias desde "Terraferma" (2011) - tirando uma breve passagem pela televisão em 2018.

Viagem ao quotidiano disfuncional de uma família da classe média na Roma de finais dos anos 1970, é um regresso desde logo elevado por uma luminosa Penélope Cruz, óptima na pele de uma dona de casa e mãe de três filhos que tem de lidar com o pior da misoginia e das imposições sociais, culturais e religiosas que não a deixam sair de um casamento arruinado.

Mas o olhar de Crialese detém-se mais na filha mais velha, que questiona a sua identidade de género num ambiente em que temas trans estavam longe de ser acolhidos e muito menos compreendidos. A mãe, no entanto, faz o que pode, e dos momentos de cumplicidade que balizam essa relação nasce o melhor de um (melo)drama dividido entre a crise conjugal e uma narrativa coming of age de contornos queer.

LIMMENSITA_2.jpg

A jovem estreante Luana Giuliani é tão intensa e credível como Cruz enquanto figura com desejos de evasão numa realidade (hetero)normativa e claustrofóbica, mas felizmente Crialese não faz do dia a dia de ambas uma via sacra: o escapismo chega através de sequências musicais oníricas (talvez até demasiadas) e de uma possibilidade amorosa para a adolescente, além da dinâmica habitualmente festiva entre mãe e filhos (a direcção de actores exímia estende-se às crianças do elenco).

O realizador, que assumiu ser um homem trans na altura da estreia do filme em Itália, no ano passado, revelou que esta é uma história parcialmente autobiográfica e talvez por isso seja tão verosímil e envolvente. Crialese tem sensibilidade quanto às muitas inquietações que vai percorrendo e só é pena que a personagem do pai desta família seja a menos tridimensional. Não por culpa do actor, Vincenzo Amato, mas por este patriarca não ter direito a grandes nuances entre a tirania e machismo que o argumento vai denunciando - naquela que é, de longe, a sua vertente menos subtil.

Passando ao lado dessa limitação e de um desenlace que fica aquém do rasgo de muitas sequências anteriores (como as de uma tarde recreativa que acaba mal ou de um jantar de gala asfixiante), "L'IMMENSITÀ - POR AMOR" volta a dar bons motivos para acompanhar Crialese, sobretudo quando "Terraferma" não tinha oferecido assim tantos. E ganha já lugar entre os filmes mais bonitos e comoventes de 2023, depois de ter inaugurado a mais recente edição da Festa do Cinema Italiano e de ter sido nomeado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza...

3,5/5

Velas_Escarlates.jpg

"VELAS ESCARLATES", de Pietro Marcello: O autor de "Martin Eden" (2019) confirma-se como um dos nomes mais idiossincráticos do cinema italiano dos últimos anos, mesmo que o seu novo filme esteja longe de ser um caso de consenso (ou talvez também por isso).

Adaptação livre do romance homónimo do russo Aleksandr Grin, editado em 1923, este drama de época é um cruzamento tão inusitado como imersivo de um realismo árido, a vincar sobretudo as sequências iniciais, com um tom de fábula e acessos musicais, às vezes até absurdos, à medida que este retrato familiar vai avançando décadas.

Ambientado numa pequena localidade do norte de França no pós-I Guerra Mundial, a primeira obra de Marcello falada em francês arranca como estudo de personagem de um combatente taciturno e solitário (Raphaël Thiery, perfeito como gigante gentil) cujo regresso a casa o torna estranho numa terra estranha, e mostra ao quem vem quando vai virando o foco para a sua filha, da nascença aos primeiros anos da idade adulta (papel bem entregue a três jovens actrizes: Asia Bréchat, Sienna Gillibert e Juliette Joan).

Velas_Escarlates_2.jpg

Entre a crueza e o lirismo, o romanesco e heranças do folclore local, o realizador junta ainda imagens documentais, como já acontecia no filme pelo qual mais se notabilizou, cruzadas com a fotografia granulada, em 16mm, de Marco Graziaplena, a contribuir para a carga sensorial assinalável.

Se esteticamente o italiano esculpe alguns planos de antologia (dos rostos dos actores a cenas à beira-rio banhadas pelo sol), tão deslumbrantes como as criações do antigo soldado tornado artesão de brinquedos, o entusiasmo despertado pelo argumento é mais variável: a história do pai, e da dureza da vida no campo na qual é visto como pária pela comunidade, é mais conseguida do que a da filha, vincada pelo travo feminista e por um romance que surge de forma arbitrária (com um aviador a cargo Louis Garrel, tão estouvado como sempre, que quase cai aqui de pára-quedas).

Parece faltar um terceiro acto que dê outro peso dramático a uma narrativa deliberadamente fragmentada, à qual não falta liberdade e personalidade, é certo, mas que não sai muito favorecida por um final tão repentino. Por outro lado, quem procurar um filme imprevisível e desafiante, de uma voz sem grandes paralelos recentes, tem aqui a escolha em cartaz a não perder.

3,5/5

Photopea com substituição mágica AI de elementos nas fotos

28-05-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Photopea ganha a capacidade de edição "mágica", com substituição de elementos em fotos via AI.

O hiper-versátil Photopea, que se pode descrever como um Photoshop gratuito que corre no browser, acaba de ficar ainda mais poderoso.

Depois de recentemente ter acrescentado a capacidade de gerar imagens AI através do Stable Diffusion, agora tira partido disso para alteração directa de imagens já existentes com o Magic Replace.

O Magic Replace permite seleccionar qualquer parte da imagem e escrever aquilo que se quer adicionar. A grande vantagem é que, ao contrário de um "copy-paste" tradicional, aqui não nos temos que preocupar com as margens da selecção não baterem certo com o resto da imagem, pois ele trata de todo o trabalho de assegurar queo elemento adicionado fica perfeitamente integrada e enquadrada com a imagem original. É realmente o tipo de tecnologia que começa a entrar no campo de quase parecer magia.

Have you tried our new Magic Replace tool? :) pic.twitter.com/uaXjLxu4fT

— Photopea (@photopeacom) May 24, 2023

Nopia facilita a criação de música que soa sempre bem

28-05-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem se sente frustrado com a dificuldade de tocar um instrumento musical, este Nopia assegura que a música sairá sempre bem.

O Nopia é um controlador MIDI que está a ser desenvolvido por um pequeno grupo de pessoas, mas que apesar de ser um produto independente, tem funcionalidades que têm atraído bastantes atenções. O módulo usa um sistema de harmonia tonal que, na prática, faz com que os acordes e música gerada seja sempre agradável ao ouvido.

Combinando-se isso com arpejos, loops, e interligação com outros módulos, o resultado é uma pequena caixa com a qual qualquer pessoa poderá brincar com a satisfação de estar a gerar música que soa como música.

Infelizmente, por agora ainda não detalhes quanto à forma como o projecto irá avançar, se irá ser disponibilizando como open-source para que todos o possam recriar, ou se será lançado via Kickstarter ou outra plataforma de crowdfunding. Mas, é algo que iremos mantendo debaixo de olho para ver como se desenvolve.


Ford vai usar ficha da Tesla a partir de 2024

28-05-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Ford vai começar a usar a ficha NACS da Tesla nos seus eléctricos nos EUA, facilitando o acesso à rede Supercharger.

Há muito que Elon Musk tem tentado convencer outros fabricantes a adoptarem a sua ficha - que tem um nome que não esconde as suas pretensões de se tornar no standard na região: NACS (North American Charging Standard) - e agora conseguiu um aliado de peso que poderá convencer outros fabricantes a aderirem.

A Ford vai começar a aplicar esta ficha nos seus automóveis nos EUA, incluindo nas F-150, E-Transit, Mustang Mach-E, e futuros modelos que irá lançar nos próximos anos. Actualmente a Ford utiliza a ficha CCS, mas com esta alteração tornar-se-é bastante mais simples para os seus clientes acederem à rede Supercharger da Tesla. Isto evitará ter que recorrer ao "Magic Dock" que usa um adaptador para compatibilizar a ficha da Tesla com a CCS.

Coming soon: More locations to charge your Ford® electric vehicle. Thousands of them. @Tesla https://t.co/FayrARjD3s pic.twitter.com/CtDEcqvdwu

— Ford Motor Company (@Ford) May 25, 2023

Com a rede Supercharger a ser uma poderosa mais-valia nos EUA, esta é uma jogada que irá beneficiar tanto a Ford como a Tesla, e que pode acabar por ser o ponto de viragem que faça com a que a ficha da Tesla se torne de facto na ficha standard nos EUA.

BMW apresenta i5 eléctrico

28-05-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW expandiu a sua gama de eléctricos ao popular Série 5.

Além dos novos modelos Série 5 com motorizações a combustão e híbridas, a grande novidade é a chegada dos novos modelos i5 puramente eléctricos, que se estreiam em duas versões: BMW i5 eDrive40 e i5 M60 xDrive.

O eDrive40 tem tracção traseira, com 313 cv e 400 Nm de binário (340 cv e 430 Nm de pico) e bateria é de 81.2 kWh. A autonomia anunciada WLTP vai dos 497 aos 582 km, com carregamento dos 10 aos 80% em 30 minutos, e bastando 10 minutos para carregar 156 km de autonomia. Acelera dos 0-100 km/h em 6 segundos e tem velocidade máxima limitada a 193 km/h.

Quem quiser mais pode optar pelo i5 M60 xDrive, com dois motores e tracção integral, aumentando a potência para 517 cv e 795 Nm de binário (601 cv no modo Sport). A aceleração 0-100 km/h é feita em apenas 3.8 segundos, e com a velocidade máxima a subir o limitador para os 230 km/h. A autonomia é de 455 km a 516 km, WLTP.
No interior temos um ecrã de 12.3" como painel de instrumentos à frente do condutor, acompanhado por outro de 14.9" que ocupa posição central, com o sistema iDrive 8.5.

Apesar destes novos i5 ainda não usarem a plataforma Neue Klasse já pensada de raiz para os eléctricos, não deverão ter dificuldade em atrair os fãs da marca bávara, que poderão tirar partido desde já das vantagens destas motorizações e do conforto e qualidade que é tradição neste segmento.

Quanto aos preços:
  • BMW i5 eDrive40 – 77.000€
  • BMW i5 M60 xDrive – 116 500€
Valores que facilmente poderão aumentar significativamente em função dos extras e opções que se escolherem.




Citroën Méhari celebra 55 anos

28-05-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Citroën Méhari é um dos mais icónicos automóveis da marca francesa, e está a comemorar os seus 55 anos. Seria também um excelente candidato para ser relançado em versão eléctrica.

Foi a 16 de Maio de 1968 – há 55 anos, em pleno auge do movimento de contestação estudantil francês – que a Citroën revelou o seu novo modelo, tendo como palco o Campo de Golfe de Deauville: o Méhari.

Assumindo um atípico formato pick-up, contava com motores de 28 a 32 cv e uma carroçaria em plástico ABS (Acrilonitrilo Butadieno Estireno), concebida por Roland de La Poype. Construído com base na plataforma do Dyane 6, foi inicialmente apresentado, aquando do seu lançamento, com a designação Dyane 6 Méhari. Com uma carreira longa, de quase duas décadas, entre 1968 e 1987, a produção totalizou 144.953 unidades (das quais 1.213 do Méhari 4×4), o que constitui um sucesso surpreendente para este veículo tão invulgar.

O Méhari foi produzido maioritariamente na fábrica da Citroën em Forest, na Bélgica, mas também em sete outras unidades fabris em França, Espanha e Portugal.

A designação Méhari deriva do nome masculino “Méhari” dado aos dromedários no Norte de África e no Sahara, animais conhecidos pela sua capacidade de lidar com todo o tipo de terrenos, pela sua resistência e pela sua sobriedade. O Méhari é, também ele, capaz de transportar mercadorias ou passageiros em longas distâncias. Esta designação é, assim, amplamente representativa do modelo Citroën Méhari, conhecido pelas suas capacidades de adaptação a todos os tipos de terrenos. É um veículo com um vasto número de aptidões.

Visto de fora, o Méhari não parece adequado a todas as estações, assemelhando-se mais a um pequeno descapotável para as férias de Verão. Graças a uma capota de inverno, o modelo ficava completamente isolado, tornando a sua utilização possível ao longo de todo o ano.
O Méhari tinha elevadas caraterísticas modulares, podendo transformar parte do seu piso num banco corrido, acrescentando dois lugares traseiros e, assim, acomodar até 4 passageiros. Podendo ser utilizado num vasto leque de situações, era ideal para transportar diversos tipos de carga ou um número razoável de passageiros.

A carroçaria era composta por apenas 11 peças, facilmente reparáveis, e que podia ser lavada com um simples jacto de água, tanto no interior como no exterior. Isto tornava a sua manutenção extremamente simples e económica para os seus clientes.

Apesar de ter sido produzido durante quase 20 anos, o Méhari apenas teve três versões diferentes, incluindo duas edições limitadas. Em 1983 foram lançadas duas Edições Especiais: a primeira foi o Méhari Plage, com o seu visual de férias e a sua vistosa cor amarela, comercializado em Espanha e em Portugal; em Abril de 1983 surgiu o Méhari Azur, lançado nos mercados francês, italiano e português em apenas 700 unidades.

Em 1979, a Citroën introduziu uma nova variante com a versão 4×4, a qual oferecia uma liberdade de utilização ainda hoje quase inigualável.

O Méhari foi um veículo de particular interesse para diferentes entidades públicas, como polícias, alfândegas, aeroportos, hipódromos, entre outras, mas também para comerciantes, artesãos e particulares. Teve, também, uma longa carreira no exército francês que, entre 1972 e 1987, encomendou um total de 11.457 unidades Méhari.

Já o Méhari 4×4 fez também carreira como veículo de assistência médica em estradas de todo o mundo. Em 1980 participou no Rali Paris-Dakar, edição em que dez Méhari 4×4 foram utilizados pelos serviços de assistência médica, ao longo do percurso.

Por fim, o Méhari foi também protagonista de uma vasta carreira cinematográfica, em particular no famoso filme “Le Gendarme de Saint Tropez” de 1966 (“O Gendarme de Saint Tropez”, em Portugal), com Louis de Funès como protagonista.

[Pela Estrada Fora]

Microsoft Defender ganha modo performance para Dev Drive

27-05-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os developers terão que passar menos tempo à espera que o seu computador Windows analise os ficheiros dos seus projectos.

A Microsoft apresentou recentemente uma série de melhorias para os developers no Windows. Entre elas está um novo tipo de volume em disco, o Dev Drive, que utiliza ReFS (Resilient File System), muito mais adequado para lidar com pastas com milhares de pequenos ficheiros, e que promete acelerar a compilação de projectos em até 30%. E além disso, também o Microsoft Defender sofre melhorias.

O novo performance mode do Microsoft Defender está optimizado para trabalhar com este tipo de cenário, de desenvolvimento de software com projectos com centenas ou milhares de ficheiros, e que trata estes novos volumes Dev Drive como sendo implicitamente mais seguros e reduzindo a frequência de análise. Desta forma evita-se uma das soluções actuais mais frequentes, que passa pela simples exclusão das pastas de projectos do processo de análise do Defender.
De notar que, embora os Dev Drives criados pelos utilizadores nas suas máquinas sejam automaticamente marcados como "trusted", no caso de se transferirem Dev Drives de outros dispositivos eles ficarão marcados como "untrusted" e sujeitos ao processo normal de verificação do Defender. Será necessário recorrer à linha de comando e ao comando FSUTIL para marcar esses volumes como "trusted" - algo que no futuro se espera que possa ser feito de forma mais acessível a partir do interface gráfico do sistema.

Micro-tanque com câmara e controlo remoto via ESP32

27-05-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como construir um tanque de controlo remoto em escala ultra-reduzida, controlável a partir do smartphone e com streaming de vídeo.

Se em tempos um simples carro de controlo remoto era um dos brinquedos mais desejados pelo Natal, hoje em dia basta juntar um punhado de componentes para se poder criar algo ainda mais evoluído, que pode ser controlado a partir do smartphone e que nos deixa ver a visão remota da viatura recorrendo a uma pequena câmara.

Neste caso, temos um ESP32 como cérebro do sistema, em conjunto com dois motores e uma pequena bateria Lipo. A própria estrutura do tanque, impressa em 3D, é utilizada para as as bandas de borracha usadas para a sua movimentação, simplificando imensamente toda a parte mecânica.


Como sempre, facilmente se poderá adaptar o projecto para mil e um outros propósitos, indo do simples brinquedo a uma câmara de vigilância móvel que permite ir espreitar qualquer ponto da casa.

LEGO lança rover Perseverance da NASA com o Ingenuity a acompanhar

27-05-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A LEGO tem novo conjunto destinado aos fãs da exploração espacial, que imortaliza o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity.

O Grupo LEGO anunciou um novo modelo LEGO Technic NASA Mars Rover Perseverance, um produto de STEM sobre o espaço, concebido para incentivar as crianças a aprender ainda mais sobre engenharia.

Há apenas dois anos, o Perseverance pousou em Marte e começou uma viagem épica na procura de sinais de vida passada e na recolha de amostras do misterioso Planeta Vermelho. Este novo modelo LEGO Technic do veículo de exploração permite que os construtores maiores de 10 anos compreendam os incríveis feitos de engenharia que tornam este veículo tão apto para a prospeção marciana e que passem a conhecer as características e funções do veículo de exploração.

O modelo LEGO Technic tem direção de 360° e um braço móvel, além da suspensão integralmente articulada, que permite que o veículo transite em superfícies irregulares fazendo uso das seis rodas de que dispõe. E tal como o correspondente da vida real, ao modelo LEGO Technic junta-se uma réplica do Ingenuity Helicopter, o companheiro de missão.
A aplicação de realidade aumentada chamada Technic AR vai proporcionar aos fãs uma experiência física e digital. Vão poder descobrir conteúdo pedagógico entusiasmante, ficando a conhecer o veículo real e a sua missão em Marte. A aplicação permite ainda solicitar um resumo do estado do tempo em Marte e ficar a saber mais sobre o meio envolvente e a missão do veículo de exploração.

O LEGO Technic NASA Mars Rover Perseverance estará disponível no dia 1 de junho de 2023, em www.LEGO.com e nas lojas LEGO.


LEGO Technic NASA Mars Rover Perseverance (42158)
  • Idade: 10+
  • Peças: 1132
  • Medidas: 23 cm de altura, 32 cm de comprimento e 23 cm de largura
  • PVP recomendado: 94,99 €

Maioria das pessoas já ouviu falar do ChatGPT mas poucos o experimentaram

27-05-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Segundo um inquérito feito a pessoas nos EUA, quase 60% das pessoas ouviram falar do ChatGPT, mas apenas 14% o experimentaram.

Os dados da Pew Research revelam que 58% dos norte-americanos inquiridos já ouviram falar do ChatGPT, com 18% a terem ouvido falar muito dele. Algo que pode ajudar a explicar porque motivo apenas 14% admitem terem experimentado o mediático assistente AI que tem dominado as notícias nos últimos meses.

Dos que o experimentaram, a maioria também considerou que foi útil, com apenas 27% a dizerem que não foi muito útil ou nada útil. E embora a maioria admita usar o ChatGPT apenas como diversão e entretenimento, 12% diz já lhe estar a dar uso para agilizar tarefas de trabalho.
O que é certo é que estas ferramentas e assistentes AI estão para ficar, e é previsível que as suas capacidades se venham a expandir imensamente ao longo dos próximos anos. E tal como no passado se falava que as máquinas de calcular iam estragar o raciocínio dos alunos, e posteriormente as máquinas programáveis, também agora há quem alerte para os perigos destes produtos e o impacto que terão no sistema de ensino. Mas, como nas demais ferramentas criadas até agora, será sempre uma questão de as utilizar da melhor forma, como auxiliar de ensino / trabalho.

Plotter de corte de esferovite de 3-eixos feito em LEGO

27-05-2023 | 12:44 | A Minha Alegre Casinha

Quem não quiser comprar uma, pode recorrer aos LEGO para construir uma máquina de corte de esferovite capaz de criar complexas peças em 3D.

Uma vez mais demonstrando que os LEGO não servem apenas para brincar, temos um engenhoso projecto que utiliza LEGO para criar uma mesa motorizada que serve de base às plotters e impressoras 3D, mas que neste caso é utilizada para uma máquina de corte de esferovite - usando um arame de corte aquecido.

A parte mais curiosa é que o projecto não se fica por uma plotter de corte 2D, mas adicionar um terceiro eixo que permite rodar o bloco a cortar, permitindo a criação de peças tridimensionais que seriam bastante laboriosas de produzir manualmente.


|