PlanetGeek

Apple vai apagar backups iCloud do iOS 8 e anteriores

19-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a alertar que os backups iCloud de iPhones e iPads com iOS 8 ou versões anteriores serão eliminados no final deste ano.

Num documento de suporte, a Apple explicou que a mudança está alinhada com os seus requisitos mínimos de software, que deixará de suportar o iOS 8 para os backups iCloud. Até 18 de Dezembro, os utilizadores poderão continuar a criar e aceder a backups normalmente. Após essa data, será necessário actualizar o sistema operativo para o iOS 9 ou mais recente, para evitar perder dados - já que os backups desses sistemas (iOS 8 e anterior) serão eliminados.

Para quem não pode ou não quer actualizar, a Apple recomenda passar a utilizar backups manuais através de um Mac usando o Finder (no macOS Catalina ou superior) ou através do iTunes ou a aplicação Apple Devices em PC ou Macs mais antigos. Opções que não têm a conveniência dos backups iCloud mas que permitirão manter os dados salvaguardados em iPhones e iPads antigos.

Com o iOS 8 a ultrapassar os 10 anos de idade, não se pode dizer que seja uma alteração inesperada. Dez anos em tempo de internet é uma "eternidade", e já sabemos que nestas coisas de dependência de serviços na cloud, se está sujeito a que as condições possam ser alteradas a qualquer momento.

Ganha um hub USB 3.0 Anker 4-portas

19-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um hub USB compacto da Anker.

A moda do minimalismo faz com que muitos portáteis venham com um número reduzido de portas USB, que obriga ao uso de hubs USB. No entanto, há muitos outros cenários em que estes multiplicadores de portas são convenientes: por exemplo, em Smart TVs em que se queira evitar ter que tentar acertar nas fichas USB que ficam escondidas na traseira. É por isso garantido que todos poderão dar uso a um destes hubs USB Anker de 4 portas.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Bug no iOS 18 impede edição de fotos

19-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Um bug no iOS 18 está a impedir que os utilizadores guardem as alterações após editarem fotos.

O problema parece afectar principalmente os modelos iPhone 16, mas há relatos de que alguns dispositivos mais antigos também são atingidos. Desde Setembro, vários utilizadores, incluindo utilizadores com o mais recente iOS 18.2 beta, têm reportado este erro, que faz surgir a mensagem "There was an error saving this photo. Please try again later." quando tentam guardar uma foto editada. Embora o bug já tivesse sido reportado ocasionalmente em versões anteriores do iOS, a sua ocorrência aumentou consideravelmente com a mais recente geração do iOS.

Curiosamente, por vezes o erro afecta apenas as fotos de um dia específico, o que torna a situação ainda mais intrigante. Há quem suspeite que possa estar relacionado com as Live Photos, mas ainda não foi confirmado qual a verdadeira origem do problema.
A Apple já reconheceu o problema e está a trabalhar numa solução, embora ainda não tenha dado um prazo para a sua resolução.

Por agora, a táctica que parece contornar o problema consiste em duplicar a foto afectada como "still photo", o que faz com que seja possível guardar as alterações aplicadas na foto - mas que impede o uso de Live Photo e Photographic Styles.

Micron lança SSD de 60 TB PCIe 5.0

19-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Micron apresentou o 6550 ION, o primeiro SSD do mundo com 60 TB de capacidade e interface PCIe 5.0 x4.

Projectado para aplicações como treino e inferência de IA, este SSD 6550 ION combina capacidade elevada e eficiência energética, atingindo velocidades de leitura e escrita de até 12 GB/s com um consumo de apenas 20 Watts. Para quem procura ainda mais potência, suporta um modo de 25 W, embora a Micron espere que seja pouco utilizado.

O 6550 ION utiliza a tecnologia 3D NAND de 232 camadas da Micron, equilibrando alta densidade com baixo consumo energético. No formato compacto E3.S, oferece uma eficiência energética 20% superior em comparação aos concorrentes, sendo uma opção ideal para data centers que dêem prioridade à sustentabilidade - com gestão ativa de energia (ASPM), o SSD consome apenas 4 Watts em modo de repouso. A Micron destaca o seu uso para operações AI, melhorando as operações Nvidia Magnum IO GPUDirect Storage em 147%, 30% mais eficiente em tarefas de deep learning com Unet3D, e tudo isto consumindo até menos 209% de energia que as alternativas existentes.

Graças à sua capacidade, um único rack 1U com 20 unidades pode armazenar mais de 1.2 PB, alcançando uma densidade 67% maior que configurações tradicionais. O SSD suporta 1.0 RDWPD (Random Drive Writes por dia) e inclui medidas de segurança como SPDM 1.2 e SHA-512. Por agora fica disponível em quantidades limitadas para clientes seleccionados, com os preços a serem acertados por medida dependendo do volume de implementação.

Aguardamos o dia em que SSDs assim fiquem disponíveis para consumo geral a preços acessíveis. Com os jogos a crescerem para lá dos 100 GB (no outro dia apanhei uma actualização da colecção Call of Duty que fez download de 300 GB!) bem que fazia falta um SSD destes para a próxima geração de consolas.

Há sangue novo no rock francês

18-11-2024 | 23:50 | Gonçalo Sá

Mauvais Sang.jpg

Ao lado de bandas como Requin Chagrin, Daisy Mortem ou Modern Men, os MAUVAIS SANG têm dado novo fôlego ao rock francês desde 2016. Formados pelo guitarrista Mathis Saunier e pelo vocalista Léo Simond na Alta Sabóia e hoje com membros que vivem em Paris, Lyon, Genebra e Londres, apresentaram-se em "Des corps dans le décor" (2022), álbum tão visceral quanto sedutor cujo experimentalismo se revelou condizente com o filme de culto homónimo de Leos Carax (estreado três décadas antes, em 1986) ao qual foram buscar o nome.

"LA FLORE", o primeiro de dois novos EPs confirmados, marca o regresso às edições esta sexta-feira, 22 de Novembro, e volta a convocar guitarras, violinos, harpa ou sintetizadores para uma reflexão sobre individualismo, violência ou ecologia.

Para 2025, em data a anunciar, está prometido "La Faune", e nos últimos meses já foram revelados dois singles, "Seine" e "Modèle". No primeiro avanço, Simond partilhou o protagonismo vocal com a violinista Ana Egorova. No segundo, a harpista Anouck Bizon também canta, contribuindo para o charme de um aperitivo que vai do sussurro à distorção e explosão, com flirts ao industrial e ao noise, enquanto ironiza sobre padrões contemporâneos e aponta a mira à dependência das redes sociais. O videoclip, realizado por Saunier, ajuda a fazer deste um portentoso cartão de visita para quem ainda não se cruzou com uma banda a seguir:

Agente AI faz phishing e ransomware

18-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

As ferramentas AI também podem ser usadas para fins criminosos, incluindo campanhas de phishing e de ransomware.

Apesar das tentativas de evitar o uso indevido de modelos AI, é certo e sabido que haverá sempre formas de contornar essas protecções e restrições, para efectuar todo o tipo de actividades ilícitas. Isto para não falar de que será apenas uma questão de tempo até que grupos de cibercriminosos - muitos dos quais recebem milhões de euros por conta dos resgates de ransomware - comecem a criar modelos AI especificamente criados para essas actividades.

Por agora, temos um pequeno exemplo, que mostra como um agente AI pode realizar um ataque de phishing e ransomware. O agente, autonomamente, cria um ransomware (via Claude), entra no Gmail, cria um email de phishing, comprime o malware num ficheiro .zip, anexa-o, e envia-o para a vítima.

BUCKLE UP!! AI agents are capable of cybercrime! 🤯

I just witnessed an agent sign into gmail, code ransomware, compress it into a zip file, write a phishing email, attach the payload, and successfully deliver it to the target 🙀

Claude designed the ransomware to:
-… pic.twitter.com/Ud2GvLfx40

— Pliny the Liberator 🐉 (@elder_plinius) November 17, 2024

pic.twitter.com/b94fSczwXi

— Pliny the Liberator 🐉 (@elder_plinius) November 17, 2024
O ransomware pode não ser dos mais avançados mas é totalmente funcional, usando sistema de encriptação bastante difícil de reverter, que percorre o disco da vítima mas evita pastas e ficheiros do sistema, exige pagamento para a descodificação, e tenta contactar um servidor de controlo remoto para receber instruções adicionais.

Facilmente se pode imaginar que, do lado dos utilizadores, também comecem a surgir ferramentas "anti-virus" com capacidades AI, que sejam capazes de melhor detectar todo o tipo de potenciais ameaças, podendo chegar ao ponto de abrirem os emails dos utilizadores em ambientes virtuais isolados, para analisar o que é feito. Aliás, o ChatGPT já consegue detectar que o anexo enviado neste email já era malicioso, fazendo uma descrição detalhada do mesmo:

here's ChatGPT's analysis of the payload zip file:

"This script is a **malicious ransomware program** disguised under the pretense of a benign or playful purpose ("Dancing Data Liberation"). Here's a detailed analysis and classification of its functionality, along with…

— Pliny the Liberator 🐉 (@elder_plinius) November 17, 2024
O que fica garantido é que, com tudo isto, fica praticamente assegurado que os computadores, por mais poderosos que sejam, continuarão a ser eternamente lentos devido à carga extra de processamento que vão levando. E agora, por conta da "AI", os fabricantes têm nova desculpa para justificar que os computadores velhos já não servem e seja necessário comprar material novo.

Half-Life 2 faz 20 anos e tem documentário a acompanhar

18-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O icónico Half-Life 2 está a celebrar os 20 anos, e temos um documentário que nos leva aos bastidores da Valve.

O Half-Life 2 foi um dos jogos mais marcantes de sempre, fascinando todos os que o experimentaram quando foi lançado em 2004, e criando uma legião de fãs que - ainda agora - continua ansioso pela chegada de um Half-Life 3 que quase se transformou num mito na indústria dos videojogos.

Num fantástico documentário de 2 horas, Gabe Newell confessa que é culpa sua não termos tido um Half-Life 3 / Episode 3. Apesar de terem sido avançadas algumas ideais, Newell diz que não considerou que qualquer uma delas estivesse à altura de dar continuidade à história do Half-Life, e que a par disso havia trabalho para fazer a nível de criar o seu motor de jogo Source 2, que foi utilizado no jogo VR Half-Life: Alyx.


Para quem ainda não o tiver, de momento a Valve está a disponibilizar o Half-Life 2 gratuito, incluindo o Episode One e Episode Two, e com diversas correcções de bugs e outras melhorias.

Notícias do dia

18-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Problemas nos telefonemas da Vodafone para a DIGI; Oasis - a réplica do Minecraft gerada por AI; Casio lança anel relógio com estilo nostálgico; SilverStone lança caixa PC inspirada nos anos 80; morreu Thomas Kurtz - criador do BASIC; "Avó AI" desperdiça tempo de scammers telefónicos; e iPhones fazem reboot após 3 dias para maior segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns earphones Redmi Buds 6 Active.

Google com resumo AI nos resumos AI

Depois dos resumos AI nos resultados das pesquisas (AI Overview), a Google está a experimentar poder ter um resumo AI para uma secção do resumo AI apresentado.

A ideia será permitir ter informação adicional sobre algo que tenha sido seleccionado no resumo inicial, e que aparece num painel deslizante separado para que não interfira com os resultados da pesquisa inicial.
E, antes que perguntem, não, não se pode entrar num modo "Inception" com resumo AI de um resumo AI de um resumo AI, pois isto fica limitado a um único nível de resumo extra.


Arc browser chega ao Android

Depois de uma fase de testes open beta o browser Arc Search lança finalmente a sua primeira versão pública para todos na Play Store.

Além do adblocker integrado, o Arc foca-se em apresentar resultados de pesquisas usando tecnologia AI para compilar informação de diversos sites, assim como o indispensável modo "incógnito", pequisas por voz, e modo horizontal. A The Browser Company diz ter corrigido e melhorado muitos dos aspectos que foram criticados pelos utilizadores durante a fase beta, e que acredita ter chegado a um ponto em que está pronto para ser experimentado e utilizado por todos. Além do Android e iOS, o Arc também está disponível para Windows e Mac.


MacBook Pro M4 tem ecrã Quantum Dot

Apesar de não ter sido referido pela Apple, os novos MacBook Pro M4 vêm, pela primeira vez, equipados com ecrãs com tecnologia Quantum Dot.

A Apple nunca tinha usado ecrãs Quantum Dot por terem Cádmio, que é tóxico, mas isso já foi resolvido nas gerações mais recentes desta tecnologia. Apesar de continuar a usar um LCD IPS como base, a troca do filtro de cores por Quantum Dot dá ao ecrã dos novos MacBooks um tempo de resposta dos píxeis mais rápido, sem prejudicar a gama de cores.

Big Apple display news, they have adopted quantum dots for the first time. The latest MacBook Pro's (M4) use a quantum dot (QD) film rather than a red KSF phosphor film.

In the past, Apple went with the KSF solution due to better efficiency and lack of cadmium (Cd), but the… pic.twitter.com/5olq9lEHs9

— Ross Young (@DSCCRoss) November 14, 2024


Microsoft lança "Tudo é uma Xbox"

A Microsoft parece finalmente ter decidido o seu rumo para a Xbox, apostando numa campanha This is an Xbox que revela que "tudo" é uma Xbox.

Apesar da consola da MS ficar atrás nas vendas face à PlayStation da Sony, a MS aposta em expandir o mundo Xbox para lá da consola, relembrando que um PC, smartphone, tablet, óculos VR, e até uma Smart TV, podem também ser consolas Xbox. Algo em que deveria ter começado a apostar há muito, mas que, como diz a sabedoria popular: mais vale tarde do que nunca.



Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora seja uma das empresas mais valiosas do mundo actualmente, no final da década de 90 a Apple viveu momentos complicados, chegando mesmo a estar em risco de entrar em falência e encerrar definitivamente. Um desfecho que foi evitado com a compra da NeXT, criada por Steve Jobs depois de ter sido afastado da Apple, e dando origem a um "renascimento" da Apple que a direccionou no caminho de sucesso que todos conhecem.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €59

18-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 59 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15%.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Authenticator para Android com cópia num só toque

18-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google simplifica o processo de cópia dos códigos 2FA no Google Authenticator para Android, com um só toque.

A versão 7.0 do Google Authenticator para Android vem com design renovado em Material You e altera a forma como os utilizadores copiam códigos de autenticação de dois factores (2FA). Antes, era necessário fazer o processo tradicional de "copy" com um toque longo sobre os seis dígitos para os copiar para a área de transferência. Agora, basta fazer um único toque, que se torna mais simples e rápido - e uniformiza o processo face ao que já acontecia na versão para iOS.

A actualização também reformula a gestão de códigos. Na versão anterior, o toque longo também dava acesso às opções de editar e eliminar. Agora, podemos usar o processo com gestos de deslizar, em que deslizar para a direita permite alterar o nome das contas, e deslizar para a esquerda permite elimina-as. A ordem das contas também pode ser reorganizada arrastando-as directamente na lista. Mudanças que tornam a gestão de códigos mais fáceis e eficientes.

Disponível na Play Store, o Google Authenticator também ganhou suporte para Dynamic Color e outros elementos do Material Design mais recente, assim como a pesquisa de contas e o Privacy Screen (que esconde o conteúdo da app quando a mesma é apresentada na lista de apps abertas), para maior segurança.

SilverStone lança caixa PC inspirada nos anos 80

18-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Silverstone faz uma viagem ao passado e apresenta a FLP01, uma caixa para PC que replica o design dos PCs da década de 1980.

Na verdade, esta caixa começou como uma brincadeira de 1 de Abril, mas que gerou tanto interesse que a marca viu uma oportunidade de negócio "nostálgico".

Inspirada na série NEC PC-9800 do Japão, esta caixa beige mistura até inclui duas baias para drives de disquetes (falsas) na parte frontal, que escondem uma drive óptica e um painel I/O frontal com portas USB-A, USB-C e auscultadores. Apesar da aparência vintage, o interior está preparado para acomodar componentes modernos. Uma das configurações demonstradas pela SilverStone usava uma motherboard ATX, processador Intel Core Ultra 7 265K, GPU Nvidia GeForce RTX 4060 Ti, e sistema de watercooling. A caixa suporta placas gráficas com até 30 cm de comprimento e dissipadores até 138 mm de altura.

明日の準備中…🫡
いつもの場所でお待ちしております。#SILVERSTONEEXPO2024~LEGACY~ pic.twitter.com/S5E9ONrUmG

— SilverStone JP (@SilverStoneJP) November 15, 2024
Com dimensões de 440 x 362 x 170 mm, a FLP01 também funciona como base para monitores, tal como era comum na época nos sistemas desktop. O sistema de ventilação inclui três ventoinhas de entrada, com saída de ar na parte traseira e no topo. Antes do lançamento oficial, a SilverStone fará algumas alterações cosméticas para aproximar ainda mais o design da homenagem ao NEC PC-9800.

Por enquanto, o lançamento da FLP01 está limitado ao Japão, com preço de cerca de 120 euros, mas imagina-se que possa ser expandido ao resto do mundo se houver interesse suficiente - ou então, arrisca-se a que outra marca aproveite a ideia e faça algo idêntico, com uma caixa PC com estilo que evoque idênticas memórias aos utilizadores ocidentais.

Android 15 com WiFi Ranging para localização em interior

18-11-2024 | 13:16 | A Minha Alegre Casinha

O Android 15 vai tornar a navegação em interiores mais precisa ao adicionar suporte para WiFi Ranging através do protocolo IEEE 802.11az.

Esta funcionalidade permite que dispositivos alcancem uma precisão de localização de cerca de 50 cm em ambientes internos. Ao contrário do GPS, que é bloqueado por paredes e pouco fiável em interiores, o WiFi Ranging utiliza múltiplos pontos de acesso WiFi para triangulação, oferecendo uma melhoria significativa para utilizadores que pretendem uma navegação indoor mais precisa.

O Wi-Fi Ranging é a mais recente evolução da tecnologia de posicionamento já existente, incluindo o WiFi Round Trip Time (RTT) lançado no Android 9. Embora o RTT ofereça uma precisão de cerca de 1-2 metros, o novo standard 802.11az é ainda mais preciso, podendo atingir uma precisão de 40 cm em circunstâncias ideais. Este novo padrão também suporta a banda de 6 GHz, duplica a largura de banda de 80 MHz para 160 MHz e permite um melhor desempenho com um grande volume de dispositivos. No entanto, para funcionar, para além de um dispositivo com Android 15 também será necessário ter acess points WiFi que suportem esta função.
Embora actualmente a maioria dos dispositivos Android ainda não tenha o hardware necessário para suportar o WiFi Ranging, isto poderá mudar à medida que novos chips, como o FastConnect 7900 da Qualcomm, se tornem mais comuns. Muitos pontos de acesso WiFi 6 também poderão necessitar de actualizações de firmware para suportar o 802.11az. Quando se tornar numa tecnologia comum, poderemos ver um reforço de serviços que tirem partido da localização em interiores, como lojas que indiquem precisamente onde está cada produto, ou funcionalidades nas casas inteligente mais sensíveis à localização das pessoas.

Embora existema outras tecnologias de posicionamento que funcionam em interiores, como o UWB e Bluetooth Channel Sounding, o WiFi Ranging oferece um alcance superior e tira partido da compatibilidade com a infraestrutura WiFi já existente. Veremos se daqui por um par de anos, quando o Android 15 se tiver tornado comum, isto se tornará uma realidade. E para quem achar que uma precisão de 50 cm não é suficiente, a próxima geração do WiFi Ranging promete duplicar a precisão de localização para a ordem dos 25 cm.

Problemas nos telefonemas da Vodafone para a DIGI

18-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Muitos novos clientes da Digi estão a notar problemas nos telefonemas oriundos da Vodafone.

A chegada da DIGI a Portugal veio trazer uma necessária dose saudável de concorrência, com tarifários que têm obrigado os demais operadores nacionais a mexerem-se. Mas o início de operações da DIGI tem também sofrido algumas condicionantes.

Enquanto no serviço de fibra não tenha havido muito a apontar (existe o facto de não se ter um IP público, mas que não afectará a grande maioria dos clientes para uso típico da internet) com as velocidades a cumprirem o 1 Gbps de download e upload prometido, no serviço móvel as coisas têm estado mais complicadas. A Digi, actualmente, ainda não consegue acompanhar as velocidades "5G" dos três grandes operadores, fornecendo velocidades que estarão ao nível do 4G. É algo que certamente a empresa irá melhorar à medida que vai activando mais antenas (e isso é algo que tem continuado a acontecer diariamente), e que poderá dar um salto qualitativo quando puder aproveitar as frequências da Nowo.

Mas, tem existido outro problema que é mais intrigante: os telefonemas iniciado da Vodafone para a DIGI têm sofrido de notórios problemas de qualidade, com falhas que por vezes praticamente inviabilizam a conversa. Falhas essas que não ocorrem com telefonemas iniciados de outras operadoras, nem tão pouco quando a chamada é feita em sentido contrário, da DIGI para a Vodafone.

Como se explica que apenas as chamadas originárias da @VodafonePT para a @digi_pt tenham interrupções de som mal se atende? Em mais nenhuma operadora tal ocorre. Nem quando a origem é da @digi_pt para a @VodafonePT.

— Carlos Duarte (@carlosduarte) November 15, 2024
Ao estilo do que acontece com muitas outras áreas da tecnologia, também nas comunicações móveis existe um complexo labirinto de sistemas que por vezes podem originar incompatibilidades, e resta esperar que este seja apenas um desses casos, que rapidamente possa ser corrigido pelas operadoras envolvidas - e que não haja necessidade de se chegar a um ponto em que tenha que ser alvo de investigação por parte da entidade reguladora.

Quanto a coisas que a Digi poderá fazer do seu lado, seria conveniente que activasse as chamadas VoLTE, para permitir que se continuasse a ter acesso aos dados durante os telefonemas. De resto, há que relembrar que, até ao final do ano, qualquer interessado pode facilmente pedir um cartão Digi e experimentar sem qualquer compromisso, e depois entrar em 2025 com uma decisão devidamente informada e testada.

Oasis - a réplica do Minecraft gerada por AI

18-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Criado pela Decart e Etched, o Oasis é um jogo que pode parecer o Minecraft mas é inteiramente gerado por AI.

Ao contrário dos jogos tradicionais, que dependem de motores de jogo e programação manual, as imagens do Oasis são geradas em tempo real por um modelo AI treinado em vídeos do Minecraft. Cada imagem do jogo é gerada pelo modelo com base nas ações do utilizador, replicando uma experiência de jogo que por vezes se pode tornar um pouco surreal.

Como cada novo frame é "imaginado" pelo modelo AI, por vezes podemos encontrar algumas "alucinações", que vão de animais deformados a paisagens instáveis que se transformam perante os nossos olhos. Aliás, por vezes basta olhar de perto para uma textura, para quando se olhar de novo para o mundo se descobrir que mudou por completo.
O jogo tem atraido a curiosidade de muitos, com jogadores a procurarem maneiras de levar o jogo a alucinar ambientes inesperados. Alguns conseguiram até teletransportar-se para paisagens misteriosas que lembram "The End" do Minecraft.

Por agora, pode considerar-se o Oasis - que pode ser jogado gratuitamente no browser - como sendo mais uma experiência interactiva do que um jogo propriamente dito. Mas, talvez no futuro se possa olhar para ele e considerá-lo algo equivalente ao primeiro Wolfenstein 3D que potenciou toda uma nova geração de jogos 3D.

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €50

18-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 50 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 35%.

Podem também espreitar a versão mais compacta de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Casio lança anel relógio com estilo nostálgico

18-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Casio entrou no mercado dos wearables com o seu primeiro anel-relógio digital, o CRW-001-1JR, que será lançado no Japão em Dezembro.

Este wearable celebra os 50 anos de inovação da Casio no segmento dos relógios digitais, mas apostando essencialmente na nostalgia. Em vez do conjunto de funcionalidades de tracking e monitorização que se esperaria de um smart ring, aqui temos basicamente um relógio em formato de anel, com funcionalidades simples, que incluem a exibição de hora mundial, cronómetro, e até alarme com luz intermitente.

O CRW-001-1JR inclui um ecrã retro de seis segmentos que mostra horas, minutos e segundos, além de funcionalidades como data e fuso horário alternativo. Também dispõe de uma luz para visualização no escuro e de um alarme que usa luz em vez de som. Alimentado por uma bateria substituível, este anel-relógio à prova de água promete funcionar cerca de dois anos antes de precisar de uma nova bateria.



O design replica o visual dos relógios clássicos da marca, e a Casio optou por lança-lo apenas num único tamanho de US 10,5 (20.4 mm de diâmetro interior). Para dedos mais pequenos, a marca inclui pequenos espaçadores plásticos para ajustar o tamanho.

No ano passado, a Casio lançou anéis-relógios não funcionais como tributo aos seus relógios digitais mais icónicos. Agora, com o CRW-001-1JR, os fãs têm acesso a uma peça funcional que demonstra o seu fascínio pela marca. Se este anel for bem sucedido (no Japão irá custar 120 euros), talvez a Casio avance com um anel-relógio com calculadora integrada, ou controlo remoto, ou até emissor FM. :)

AirTag 2 deve chegar em 2025

18-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá actualizar os AirTag no próximo ano (2025), quatro anos após o seu lançamento.

A Apple lançou os AirTag em Abril de 2025, e parece que se prepara para finalmente os actualizar após quatro anos. As mais recentes informações apontam para que a Apple lance os AirTag 2 em meados de 2025, trazendo algumas melhorias.

Com os AirTag a terem-se tornado dispositivos de tracking bastante populares e eficazes - tirando partido da rede "Find My" da Apple que usa iPhones, Macs, e demais dispositivos da Apple, para reportar a sua localização em caso de perda ou roubo - para a próxima geração teremos apenas alguns refinamentos. O formato deverá manter-se inalterado, assegurando a compatibilidade com todo o universo de acessórios criado para os actuais AirTag, de carteiras a porta-chaves, e muito mais. Mas, deverá usar um chip UWB actualizado, mais potente e eficiente, que deverá permitir a localização a maior distância e maior autonomia.

Para lidar com as "transformações", como a remoção do seu altifalante para dificultar a sua detecção em cenários de utilização abusiva, fala-se que também terá alterações de hardware para dificultar essa operação.

De resto, é bom ver que nem todos os produtos necessitam de ter uma nova versão a cada ano, só recebendo uma actualização quando se acumulam alterações que justifiquem o lançamento de uma nova geração.

Gmail integra Google Calendar no painel lateral Gemini

17-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a facilitar a gestão de agendas directamente no Gmail ao integrar o Google Calendar no painel lateral Gemini.

Esta funcionalidade, que está a ser lançada para utilizadores do Google Workspace, permite visualizar eventos existentes e criar novos sem sair do Gmail. A integração expande as capacidades do painel Gemini, que já permite escrever emails, resumir conversas e interagir com outras aplicações do Workspace, como o Docs, Sheets e Slides.

Agora, os utilizadores podem pedir ao Gemini para realizar tarefas como criar eventos recorrentes ou consultar compromissos futuros. Por exemplo, comandos como "Cria um evento de 30 minutos para a minha aula de yoga às segundas e quartas às 9h" ou "Quando é o meu próximo evento?" simplificam a gestão de calendário. No entanto, a funcionalidade ainda apresenta limitações, não sendo possível adicionar ou remover convidados, anexos, gerir respostas (RSVPs) ou sugerir horários para reuniões - coisas que estão disponíveis através do processo tradicional de criação de eventos.
São coisas que a Google diz que irá adicionar no futuro, embora sem avançar com uma data concreta. Por agora, funciona como mais um pequeno passo no sentido dos assistentes AI poderem fazer "tudo" o que lhes seja pedido.

Esta integração inicial está disponível para subscritores do Workspace Gemini Business, Enterprise, Education ou Education Premium, bem como para utilizadores do Google One AI Premium.

A fórmula "simplificada" do universo

17-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O canal Veritasium leva-nos por mais uma viagem aos bastidores dos problemas e desafios que intrigaram matemáticos e físicos há séculos, resultando em respostas que por vezes geraram polémicas, antes de finalmente se revelarem como sendo bastante mais simples do que se poderia inicialmente imaginar.

Porque é que os objectos seguem o caminho que seguem? Porque é que a luz segue determinado caminho quando muda para um meio de diferente densidade? Qual a forma ideal para que objecto largado chegue do ponto A ao ponto B? Questões que começaram por causar grandes dores de cabeça e ter soluções complicadas acabaram por revelar estar interligadas de forma inesperada. E também aqui, como em muitos outros casos, a dificuldade acabou por dar lugar a uma resposta bastante mais fácil, e que a maioria das pessoas conhecerá como uma das mais famosas equações.


Evolução dos pneus posta à prova em carro vs carro

17-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Qual será mais rápido: um carro velho com pneus modernos, ou um carro moderno com pneus velhos?

Todos sabemos que os pneus têm papel fundamental na transmissão da potência de um motor para o sol, e consequentemente no desempenho que um automóvel tem. Mas, se a cada nova geração de veículos somos bombardeados com as melhorias da potência e eficiência dos motores, raramente se faz referência às evoluções que foram feitas nos pneus.

O seguinte vídeo do Engineering Explained põe isso à prova, pondo frente a frente um Volkswagen GTI de 6ª geração e um Volkswagen GTI de 8ª geração, que o carro mais moderno estará equipado com pneus (novos) da altura do primeiro modelo (ExtremeContact DW), e o carro antigo terá pneus modernos (ExtremeContact Sport 02), assim permitindo ver que efeito os pneus têm.


Além dos resultados propriamente ditos, é um vídeo que vem relembrar a importância de se usar pneus de boa qualidade, e em devido estado de conservação, pois são elementos críticos para se poder circular em segurança.

|