A Runway volta a dar que falar, com o Gen-4.5 a ultrapassar o Veo 3 na geração de vídeo AI.
A Runway, conseguiu ultrapassar a Google (Veo 3) e OpenAI (Sora 2) na geração de vídeo AI com o mais recente
Runway Gen-4.5. O sistema aposta numa arquitectura híbrida Autoregressive-to-Diffusion (A2D), combinando a lógica sequencial dos modelos autoregressivos com a qualidade visual dos modelos de difusão, elevando o realismo, a consistência temporal e o realismo físico da imagem.
Esta abordagem permite ao modelo compreender a cena, enquanto gera fotogramas em paralelo, evitando efeitos indesejados como cintilação, deformações e outros artefactos comuns noutros modelos. O resultado é um vídeo de alta-qualidade, com iluminação estável, fluidos credíveis, e personagens que se movem com peso e coerência. Os benchmarks confirmam a vantagem: no Video Arena o Gen 4.5 lidera com um Elo de 1247, ultrapassando o Veo 3 da Google, o Kling 2.5 da Kuaishou, e o próprio Sora 2 da OpenAI, agora em sétimo lugar.
Introducing our new frontier video model, Runway Gen-4.5. Previously known as Whisper Thunder (aka) David.
Gen-4.5 is state-of-the-art and sets a new standard for video generation motion quality, prompt adherence and visual fidelity.
Learn more below. pic.twitter.com/2J945S4bQt
— Runway (@runwayml) December 1, 2025
Gen-4.5 achieves an unprecedented level of physical accuracy and visual precision. Objects move with realistic weight and momentum. Surfaces behave the way they would in the real world. Laws of physics can be both observed or ignored, depending on your vision.
Despite the big… pic.twitter.com/AsbLQ0ZSDH
— Runway (@runwayml) December 1, 2025
O modelo não é perfeito. O principal ponto negativo é a ausência de áudio gerado nativamente, obrigando os criadores a recorrer a ferramentas externas para voz, efeitos ou ambiente. Esta lacuna dá alguma vantagem ao Google Veo em termos de conveniência. Ainda assim, o Gen 4.5 inclui presets úteis como Photorealistic, Cinematic e Slice of Life, e apresenta melhorias surpreendentes em física e consistência de elementos, definindo um novo patamar para a geração de vídeo.
Esta evolução torna-se ainda mais notória quando se olha para trás e se vê como as coisas estava há apenas dois anos, quando o Gen-1 foi lançado - e fazendo-nos imaginar em que ponto se estará daqui por mais dois anos.
Two years ago, we introduced Gen-1, the first publicly available video generation model. It enabled an entirely new form of creative expression and created a new product category.
Over the past two years, we've led the industry in making video models more powerful and… pic.twitter.com/eLJfFtvQUg
— Runway (@runwayml) December 1, 2025
Para quem quiser experimentar, existe um plano gratuito com 125 créditos, suficiente para gerar quatro ou cinco clips de 5 segundos. Os planos pagos começam nos $12/mês para até 2 minutos de vídeo, e vão até ao Unlimited por $76 com gerações ilimitadas.