PlanetGeek

Xiaomi YU7 ultrapassa Model Y na China - e ganha versão roxa

29-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O YU7 da Xiaomi continua a ser um sucesso de vendas, ultrapassando o Model Y na China e ganhando uma nova cor para quem aprecia a diferenciação: roxo.

A ascensão da Xiaomi no mercado de veículos eléctricos continua a ganhar força, com o SUV YU7 a ultrapassar o Tesla Model Y nas vendas na China. Os dados de Outubro de 2025 mostram que a Xiaomi entregou 48.654 EVs, sendo 33.662 unidades do YU7. Desde o início das entregas em Julho, o modelo já superou as 70.000 unidades, posicionando a Xiaomi como um dos principais fabricantes de EV na China.

O sucesso deve-se em grande parte à excelente relação preço/qualidade, com especificações técnicas impressionantes. Assente numa arquitectura de 800V com tecnologia de carboneto de silício, o YU7 oferece várias motorizações, começando por uma versão 2WD de 235 kW que acelera dos 0 aos 100 km/h em 5.88 segundos. As versões 4WD elevam a potência para 365 kW ou 508 kW, com o topo de gama a fornecer 866 Nm e a atingir os 100 km/h em apenas 3.23 segundos. As opções de bateria incluem um pack LFP de 96.3 kWh com até 835 km de autonomia CLTC e um pack NMC de 101.7 kWh que alcança 760 km. O carregamento rápido é outro dos elementos em destaque, com o YU7 Max a suportar 5.2C, permitindo passar dos 10% aos 80% em 12 minutos e recuperar 620 km de autonomia em 15 minutos.
A Xiaomi também está a reforçar a segurança com actualizações OTA através do HyperOS 1.11. Toda a gama recebe agora o Xiaomi HAD Enhanced, que introduz travagem automática a baixa velocidade, melhor detecção de peões e obstáculos estáticos, e um sistema que evita acelerações involuntárias durante manobras de estacionamento. Em autoestrada, a Assistência de Direcção de Emergência executa desvios rápidos quando a travagem não é suficiente para evitar colisões.

Para celebrar o sucesso comercial, a marca apresentou no Salão Automóvel de Guangzhou 2025 uma edição limitada Crystal Purple do YU7 Max, que poderá não ser apelativa para todos mas assegurará que o YU7 não passará despercebido na estrada. Esta opção assinala também o início do programa de pintura personalizada da Xiaomi, que pretende lançar 100 cores exclusivas nos próximos três anos, aproximando-a das opções de personalizações de outros fabricantes de automóveis. As opções, com preço a partir de €1.300, podem ser combinadas com jantes personalizadas, pinças Brembo coloridas, acabamentos cerâmicos ou em fibra de carbono, e até detalhes em ouro 24K. Esta última opção dificilmente será disponibilizada fora da China, já que apenas se torna "eficaz" em países onde as penas por roubo sejam tão severas que desincentivem drasticamente essa possibilidade.

Hyundai INSTEROID estreia-se no jogo JDM: Japanese Drift Master

29-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O radical Hyundai INSTEROID vai chegar à mão dos fãs, mas por agora apenas em versão virtual, no jogo JDM: Japanese Drift Master.

Ao estilo das parcerias que outras marcas têm feito com jogos de corridas de automóveis, também a HYUNDAI opta por estrear o seu inovador concept car 100% eléctrico, INSTEROID, no jogo de drift JDM: Japanese Drift Master.

Desenvolvido pelo estúdio polaco Gaming Factory e recriando um popular estilo de condução no Japão, o JDM: Japanese Drift Master passa agora a integrar o Hyundai INSTEROID como o primeiro modelo 100% eléctrico presente no jogo. O Hyundai INSTEROID representa a visão futurista da marca, combinando desempenho optimizado para drift com um design arrojado e futurista. Esta colaboração reforça a capacidade da Hyundai de se diferenciar no universo dos videojogos, oferecendo uma experiência digital única a entusiastas em todo o mundo.


Antes da integração do Hyundai INSTEROID no jogo, foi realizado um evento presencial exclusivo, "INSTEROID Night by HYUNDAI" no Japão. Os convidados puderam experimentar o concept car eléctrico em primeira mão, gerando entusiasmo junto de fãs do gaming e do sector automóvel. Posteriormente, a revelação oficial online foi feita durante o Japan Mobility Show. Os visitantes puderam desfrutar de uma experiência imersiva, num stand interactivo onde era possível explorar o concept car Hyundai INSTEROID físico lado a lado com a sua versão virtual no jogo.

Lançado em Maio de 2025, o JDM: Japanese Drift Master é um jogo de drift reconhecido pelo seu modelamento hiper-realista de veículos e recriação das estradas japonesas. A colaboração da Hyundai Motor Company (HMC) com o jogo inclui não apenas o Hyundai INSTEROID, mas também o novo Hyundai IONIQ 5 e o novo Hyundai INSTER, recentemente distinguido como "2025 World Electric Vehicle", que surgirão também no jogo, enriquecendo a experiência HYUNDAI no mundo digital.

O JDM: Japanese Drift Master está disponível na plataforma Steam e irá chegar à Xbox Series X|S e à PlayStation 5 nos próximos meses.

[Pela Estrada Fora]

Dacia Duster e Bigster MY2026 em versão híbrida

29-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Dacia anunciou a abertura de encomendas para as versões do Dacia Duster e do Dacia Bigster MY2026 equipados com a motorização HYBRID-G 150 4×4.

A Dacia já está a aceitar encomendas para os Dacia Duster e Dacia Bigster MY2026 com motorização HYBRID-G 150 4×4. Este sistema de propulsão é o primeiro no mercado a combinar um sistema híbrido, bi-fuel GPL e tração integral, resultando em dois modelos eficientes, versáteis, económicos e fáceis de conduzir. A entrega das primeiras unidades está prevista para o início de 2026.

O motor HYBRID-G 150 4×4 agora disponível nos modelos Duster e Bigster combina um motor mild-hybrid 1.2 litros de 48V, com 103 kW (140 cv), no eixo dianteiro, com um motor elétrico de 23 kW (31 cv) no eixo traseiro. No total, o sistema oferece uma potência máxima de 113 kW (150 cv), estando associado a uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem de 6 velocidades.

O sistema de propulsão mild-hybrid, permite que o condutor circule em modo totalmente elétrico durante até 60% do tempo de condução em ciclo urbano, uma vez que a bateria de iões de lítio de 48 V carrega automaticamente durante as desacelerações e travagens.

Único no mercado, este híbrido bi-fuel 4×4 aproveita, ao máximo, o preço historicamente baixo do GPL para proporcionar poupanças substanciais. Esta tecnologia permite uma redução nos custos de utilização em 30% e as emissões de CO₂ em 20g. Com os seus dois depósitos de 50 litros (gasolina e GPL), a autonomia combinada pode chegar aos 1500 km (ciclo WLTP), no caso do Duster.
A tração integral inteligente é garantida pelo motor elétrico montado no eixo traseiro, que confere binário instantâneo assim que é detetada uma perda de aderência. Com esta tecnologia, tanto o Duster como o Bigster HYBRID-G 150 4×4 disponibilizam seis modos de condução:
  • Auto, em que o automóvel gere, automaticamente, a mudança entre os modos 4×2 e 4×4;
  • Eco para uma máxima economia, mudando para o modo 4×4 em caso de perda de aderência;
  • Neve, para uma condução mais segura no modo 4×4, em estradas com pouca aderência;
  • Lama/areia com a tração 4×4 otimizada a tempo inteiro, em superfícies soltas;
  • Bloqueio para condução fora de estrada, em terrenos acidentados, a baixas velocidades;
  • Hill Descent Control para controlar a direção e estabilizar o veículo, ao conduzir em descidas, a uma velocidade entre os 4 e os 30 km/h.
Em suma, o HYBRID-G 150 4×4 mantém as capacidades todo-o-terreno do Duster e do Bigster, enquanto proporciona uma maior facilidade de condução com a caixa de velocidades automática e o motor elétrico montado na traseira.


[Pela Estrada Fora]

GrapheneOS sai de França para escapar a "backdoors"

28-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O projecto GrapheneOS anunciou a saída de França devido a ameaças implícitas do governo francês quanto à exigência de backdoors para aceder a informação encriptada.

O GrapheneOS, variante do Android que se foca na privacidade e segurança (e que tem estado a preparar o lançamento de um smartphone que venha de origem com este sistema), anunciou o fim das operações e relações com empresas francesas devido a uma crescente "perseguição" por parte do governo francês.

Embora não tenham recebido qualquer pedido oficial, têm notado um aumento crescente de notícias nos jornais franceses que tentam passar a imagem de que o GrapheneOS é um sistema usado por redes criminosas e pedófilos. Tendo em conta que as autoridades francesas já fizeram raids e apreensões a outros serviços que se focam na protecção e privacidade, os responsáveis do GrapheneOS acreditam que seria apenas uma questão de tempo até que isso viesse a acontecer com eles.

We're ending operations in France and ending our use of French companies (mainly OVH) to provide services because of direct quotes by law enforcement in dozens of French news publications. Their inaccurate claims about GrapheneOS and thinly veiled threats were our sign to leave.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) November 25, 2025

We were already moving away from OVH over time. We didn't have authoritative DNS or update mirrors on it anymore prior to this. We were only going to be using it for our website/network service instances which are tiny servers with only static content and reverse proxies.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) November 25, 2025

Thinly veiled threats from law enforcement are quoted in several of the news article including https://t.co/Cp9mLvED90. We don't store user data and cannot bypass brute force protection for encryption. Cooperating to provide device access means one thing: encryption backdoors.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) November 25, 2025
Uma vez que o projecto se fica na privacidade e implementa toda uma série de medidas de protecção, é tecnicamente "impossível" para o GrapheneOS ceder dados dos utilizadores às autoridades, fazendo com que a única solução possível fosse acrescentar "backdoors" que ultrapassassem a encriptação - algo que o projecto se recusa a fazer, por isso preferindo deslocar os seus servidores para um país que seja mais receptivo à protecção da privacidade dos utilizadores.

Da próxima vez que se falar da China, e das suas capacidades de monitorização e censura, há que relembrar que aqui mesmo, na Europa, estamos em permanente risco de não poder usar encriptação realmente segura - apesar de dizerem que é apenas voluntária.

Foveated streaming da Valve disponível para outros óculos VR

28-11-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O truque utilizado pela Valve para os óculos Steam Frame VR vai poder ser usado em óculos VR concorrentes.

Para os Steam Frame VR a Valve recorreu a um sistema de foveated streaming, que optimiza a ligação de modo a melhorar a experiência de utilização dos óculos VR.

Ao estilo do foveated rendering, que dedica mais recursos a gerar imagens com maior qualidade apenas na secção do ecrã para onde se está a olhar (com recurso ao eye tracking), o foveated streaming também dá prioridade à transmissão da zona para a qual se está a olhar: isto permite melhorar a qualidade naquilo que se está a olhar directamente, não desperdiçando largura de banda nos conteúdos que estão na visão periférica.
Mas, a surpresa é que esta tecnologia não será de uso exclusivo para os óculos da Valve. Segundo Jeremy Selan, engenheiro de hardware da empresa, o foveated streaming poderá funcionar com qualquer headset VR que tenha eye-tracking e seja compatível com a aplicação Steam Link.

Embora não tenha sido avançada qualquer data concreta para isso, não deixa de ser uma excelente notícia para todo o ecossistema VR, possibilitando uma mais ampla gama de escolha a nível dos óculos, e incentivando que outros fabricantes incluam eye-tracking para poderem beneficiar desta tecnologia.

Promoção Black Friday com Windows 11 a €19 na CdkeySales

28-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


Para quem tiver que usar o Windows 10 por um motivo ou por outro, uma das melhores opções é optar pela versão LTSC (Long-Term Servicing Channel). Este Windows elimina muito do "bloat" das edições tradicionais, focando-se na estabilidade e elementos essenciais, ideal para cenários de uso de longa-duração, recebendo apenas actualizações de segurança e bugs críticos. Caso contrário, com o Windows 10 a aproximar-se do fim do seu suporte oficial (em Outubro de 2025), começa a ser necessário pensar na mudança para o mais recente Windows 11. O Windows 11 adopta um design mais moderno e simplificado com um menu Iniciar centralizado, multitarefa melhorada através dos Snap Layouts e vantagens para jogos como o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos, conta também com uma integração cada vez mais robusta com o Copilot para se poder tirar partido do assistente AI da Microsoft. Apesar de ainda ser possível comprar licenças Windows para ambos os sistemas na CdkeySales, a recomendação vai obviamente para as chaves para Windows 11 para que se possa tirar partido de todas as novidades e melhorias.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,99 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €18,60 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 LTSC KEY GLOBAL€11,37 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €15,22 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €12,36 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €44,08 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €24,74 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,47 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €35,01 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,67 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]


Suno transforma letras aleatórias em música

28-11-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

As capacidades do Suno foram levadas ao limite para gerar musica a partir de letras à sorte.

Já por cá falamos do Suno e da sua incrível capacidade para gerar músicas AI de alta-qualidade que já se podem considerar indistinguíveis de músicas feitas por artistas humanos (não só na parte instrumental como também nas partes cantadas). Desta vez trago-vos mais um exemplo da sua surpreendente capacidade, com alguém que decidiu testar no que resultaria uma música gerada a partir de letras escritas à sorte.

O resultado foi um inesperado "Izugaku Never Say Goodbye", que apesar de não fazer grande sentido, não deixa de ser uma música extremamente curiosa e divertida que poderá encontrar bastantes apreciadores:


Apesar de ser algo que recomendo que todos experimentem - nem que seja apenas para verem/ouvirem em primeira mão as capacidades do Suno (os utilizadores gratuitos podem gerar 10 músicas por dia), relembro que o Suno tem estado envolto em polémica devido ao acordo com a Warner Music, que teve como efeito imediato o bloqueio do download das músicas para os utilizadores gratuitos, enquanto os clientes com subscrições pagas ficam também restringidos a um limite de downloads por mês.

China precisaria de 2 mil drones para bloquear Starlink em Taiwan

28-11-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Uma simulação revelou que a China precisaria entre mil a 2 mil drones para bloquear as comunicações Starlink em Taiwan.

A China fez um estudo para simular a eventual necessidade de bloquear o acesso ao Starlink em Taiwan recorrendo a drones equipados com jammers. Segundo o estudo da Universidade de Zhejiang e do Instituto de Tecnologia de Pequim, a operação exigiria entre 1.000 e 2.000 drones de interferência para criar um "escudo electromagnético" sobre a ilha. A análise demonstra a crescente preocupação do exército chinês com o papel que sistemas de internet por satélite podem ter num eventual conflito, sobretudo depois de o Starlink ter assumido um papel crucial na defesa da Ucrânia.

Usando dados reais de órbita e cobertura do serviço Starlink, os investigadores modelaram um cenário de 12 horas cobrindo uma área do tamanho de Taiwan. Com mais de 10 mil satélites a atravessarem continuamente o céu, o processo de interferir com as comunicações torna-se bastante mais complexo, pelo que a única forma viável seria com uma estratégia de interferência distribuída. Esses interferidores aéreos, instalados em drones, balões ou aeronaves, teriam de ser posicionados a cerca de 5 a 10 quilómetros entre si. Em condições ideais, a simulação indica que bastariam 935 nós de interferência para degradar significativamente o serviço. Contudo, usando drones mais pequenos, mais baratos e menos potentes, seria necessário aumentar o total para cerca de 2.000 drones.

É um número que algumas pessoas consideram ser irrealista... mas apenas porque não devem estar informadas quanto aos espectáculos luminosos de drones que se popularizaram na China, e onde se tornou comum ver milhares de drones a voarem com perfeita sincronização (um dos últimos shows bateu novo recorde, com 16 mil drones no ar).



Obviamente, esta eventualidade não fica sem resposta. Taiwan tem vindo a reforçar as suas defesas anti-drone e de guerra electrónica, com objectivo de poder criar um "escudo anti-drone" que inviabilize este tipo de ofensiva.

Kit Philips Hue com bridge Pro e smart button a €152

28-11-2025 | 13:33 | A Minha Alegre Casinha

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com lâmpadas, bridge Pro e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas (algo que começa a mudar com a mais recente geração de lâmpadas), as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge Pro, três lâmpadas, e smart button, está disponível por 152 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso, ficamos já com a mais recente geração Hue Bridge Pro, com capacidade acrescida. Nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

A terrível pesquisa do Windows 11

28-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O estado da pesquisa no Windows 11 ilustra bem a disparidade das prioridades da Microsoft e dos utilizadores.

O Windows tem levado com bastantes críticas nos últimos tempos, mas a maioria delas é perfeitamente justificada. A prioridade da MS não tem sido a correcção de bugs nem de optimização de recursos - recentemente falamos de como a solução da MS para o File Explorer lento será mantê-lo carregado em memória(!) - mas sim a de acrescentar funcionalidades AI a tudo o que pode, até mesmo no Notepad que deveria ser um editor de texto básico.

Outro dos exemplos verifica-se na pesquisa do Windows. A ideia é a de que esta pesquisa faça o utilizador rapidamente chegar ao que procura, mas no estado actual pode dizer-se que não é bem isso o que acontece, com uma pesquisa por "terminal" a apresentar como primeiro e "melhor" resultado um filme(!) com o mesmo nome, e só depois mostrando resultados para o terminal do Windows.

the Microsoft Windows 2025 experience, expressed in a single picture pic.twitter.com/AJRSZnmA1p

— Mᜋtt (@MMatt14) November 26, 2025
É algo com que me deparo frequentemente. Tendo que testar diferentes computadores com regularidade, não só passo pelo tenebroso processo da configuração inicial - que actualmente impede que se possa fazer isso sem acesso à internet e sem ter uma conta Microsoft - como também na parte final, de limpeza e reposição do computador para o estado "de fábrica". Invariavelmente, pesquisar por algo aproximado, apresenta em destaque toda uma série de artigos na web sobre reposição do Windows, e só com algum trabalho lá acerto nas palavras certas que me levam às definições do Windows para repor a máquina.

Mas não se pense que encontrar a opção de reposição significa o fim das frustrações. No mais recente caso, o Windows recusou-se a fazer a resposição de fábrica de um portátil porque "não estava ligado à fonte de alimentação", isto apesar do portátil estar com mais de 90% de carga de bateria e indicar uma autonomia para mais de 10 horas! Vá-se lá imaginar ter um computador e sistema operativo que se limite a fazer aquilo que o utilizador quer fazer...

Starlink Direct to Cell chega à Europa

28-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço Direct to Cell da rede Starlink estreia-se na Europa, mais concretamente na Ucrânia.

A Kyivstar, o maior operador móvel da Ucrânia, lançou oficialmente o serviço Direct to Cell da Starlink - fazendo da Ucrânia o primeiro país europeu a adoptar esta tecnologia. O serviço, disponibilizado sem custos adicionais, utiliza a constelação de satélites da SpaceX para garantir conectividade básica quando a infraestrutura móvel tradicional falha ou está inacessível, algo que assume importância adicional num país que continua assolado pela guerra e onde a infraestrutura terrestre está em risco permanente.

Logo no dia de lançamento foram registados 200.000 clientes ligados ao serviço Direct to Cell, e enviados mais de 16.000 SMS. O objectivo é manter as pessoas ligadas durante apagões prolongados, em zonas próximas da linha da frente, e em territórios libertados onde as torres móveis estão danificadas ou em reconstrução. O serviço também será crucial para equipas de emergência e missões humanitárias.

A cobertura abrange grande parte da Ucrânia, mas exclui áreas ocupadas, regiões fronteiriças e zonas de combate activo. Para já, só funciona em smartphones Android com suporte 4G, mas a integração com iOS está prevista em breve. Este lançamento reforça a parceria entre a Kyivstar e a Starlink, com o objectivo de aumentar a robustez das comunicações do país.

A empresa-mãe, VEON, prepara ainda a expansão do serviço noutros países. A Beeline Kazakhstan já assinou um acordo para lançar o Starlink Direct to Cell, enquanto operadores como a Virgin Media O2 no Reino Unido e a Salt na Suíça estão a testar ou avaliar a tecnologia. Neste momento, parece ser apenas uma questão de tempo até que a maioria dos operadores se juntem a este grupo, ou ofereçam um serviço equivalente numa rede concorrente (sendo que, neste momento, a Starlink vai com grande vantagem devido ao número de satélites já em órbita e à sua alucinante cadência de lançamentos).

Apple AirPods Pro 3 a €222

28-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 3 estão disponíveis a preço reduzido.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 3, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, podendo servir como "aparelho auditivo" e, na mais recente actualização, também tendo capacidade para monitorizar a frequência cardíaca.
Os Apple AirPods Pro 3 estão disponíveis por 222 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 8 horas para cada sessão (com cancelamento de ruído), que se pode prolongar om o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Produtos da Semana

28-11-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Garmin Tacx para pedalar sem sair de casa

Com a chegada do inverno, o frio, a chuva e a neve dificultam a prática de desporto ao ar livre. Como resultado, muitos atletas procuram soluções para atividades em ambientes fechados. A Garmin oferece alternativas atraentes para que nada o impeça de praticar desporto.

O Tacx NEO 3M é o rolo de treino de transmissão direta mais preciso e potente da empresa, com movimento multidirecional, concebido para elevar o seu desempenho ao próximo nível. Este rolo de treino indoor acrescenta plataformas de movimento integradas para uma pedalada mais confortável e realista. O Tacx NEO 3M também se baseia no seu inovador sistema de travagem eletromagnética para oferecer uma inércia virtual, permitindo aos ciclistas experimentar a sensação de pedalar em diferentes tipos de estradas e até mesmo em descidas. Além disso, integra-se perfeitamente com a aplicação Tacx Training. Assim, os ciclistas podem completar sessões de treino sincronizadas com o calendário do Garmin Connect, participar em treinos virtuais de grupo, treinar com os profissionais do WorldTour e desfrutar de vídeos imersivos de alguns dos percursos e locais mais bonitos do mundo

Para tornar os seus treinos mais realistas, a Garmin lançou este ano o Tacx Alpine, um simulador de subidas que eleva e baixa a frente da bicicleta durante o treino indoor para simular subidas e proporcionar uma experiência de pedalada mais natural. Possui um design exclusivo que permite o movimento de rolos inteligentes. Recria uma sensação poderosa e imersiva, simulando inclinações até 25% e até -10%, permitindo que a condução proporcione uma experiência mais realista aos ciclistas enquanto exploram e treinam virtualmente em ambientes fechados. Graças ao TACX Alpine, irá experimentar movimentos mais naturais, suaves e responsivos devido à sua base de movimento integrada. Além disso, o design estável proporciona uma pedalada silenciosa e confortável, facilitando o desmontar em subidas ou permanecer sentado em descidas.

Com Garmin, pode ligar os seus dispositivos para manter um registo completo dos seus treinos, tanto ao ar livre como em ambientes fechados. Com os novos ciclocomputadores Edge 550 e 850, avançados, compactos e concebidos para ajudar os ciclistas a preparar-se, permitir-lhe-ão treinar melhor para uma corrida ou objetivo. Ao monitorizar o progresso do utilizador através dos planos adaptativos do Garmin Cycling Coach, os ciclistas podem sentir-se no seu melhor antes do dia da competição. Com até 36 horas de autonomia da bateria no modo de poupança de energia e até 12 horas em utilização intensa, estes ciclocomputadores acompanham os ciclistas nos seus percursos mais longos. Depois de sincronizar os seus percursos com a aplicação Garmin Connect, pode aceder a métricas detalhadas da rota que mostram o seu esforço e como o treino está a ter impacto no seu condicionamento físico, bem como dados de bem-estar que fornecem uma visão geral da sua saúde. Os dados do Physio TrueUp são sincronizados com as atividades e os treinos registados na aplicação Tacx Training, o que garante que o seu estado de formação está sempre preciso e atualizado. Além disso, pode manter-se em forma todos os dias com a nova aplicação Garmin Connect, que lhe permite personalizar o seu equipamento com as métricas mais importantes para si.

Concebidos para a vida ao ar livre, os produtos Garmin revolucionaram a vida de corredores, riders, capitães, golfistas, ciclistas, nadadores e atletas de todos os níveis e capacidades. Empenhada no desenvolvimento de tecnologia que ajuda as pessoas a manterem-se ativas e a melhorar o seu desempenho, a Garmin acredita que cada dia é uma oportunidade para inovar e um desafio para superar o anterior.


Hama BT-900 Bluetooth Headset com 24h de autonomia

Os auscultadores sem fios transformaram o áudio pessoal ao longo dos anos; outrora inerentes ao lazer, são hoje ferramentas essenciais para quem joga, viaja e trabalha.

Apesar de se apresentarem em várias formas e formatos, deixaram de se resumir apenas ao som: são companheiros do dia-a-dia que através das suas funcionalidades, compatibilidade e conveniência, mudaram o modo como partilhamos, convivemos e trabalhamos. Porém, a versatilidade em fios traz sempre consigo outras preocupações, como a autonomia ou o arrumo. O BT-900 Bluetooth Headset da Hama resolve estas questões com um design simples, mas abrangente. Tudo começa na base: uma estação de carregamento com um indicador LED que indica o estado da energia, e que também serve de suporte elegante para o headset quando não está a ser utilizado, eliminando assim a necessidade de cabos adicionais. O único cabo pertence à estação, que usa uma entrada USB-C. Quando totalmente carregado, o BT-900 possui uma autonomia de 24 horas, o que representa um dia inteiro para ouvir música, esperar por chamadas enquanto joga, ou estar sempre contactável.

O headset em si permite ligar em simultâneo o PC, o portátil, o tablet ou o smartphone a até dois dispositivos através da tecnologia multiponto, e inclui também um indicador LED de chamadas, que alerta silenciosamente quem o rodeia de que está em conversa, além de supressão ENC que filtra ruído ambiente diretamente no microfone, ideal para ambientes de escritório modernos. Já a função VoIP é especialmente útil para reuniões de trabalho através de videoconferências, Microsoft Teams, Zoom, etc. Quando a ocasião pedir, pode escolher as funções de chamada e do smartphone através da tecla multifunções diretamente na concha dos auscultadores: atender/realizar/rejeitar chamadas/remarcar número/música, ou até ligar ou desligar os auscultadores através de um interruptor, poupando assim mais energia. Finalmente, o BT-900 não descura a utilização diária, e os auscultadores beneficiam de conchas almofadadas e aro para a cabeça almofadado para um ajuste confortável, perfeito para longas sessões de cinema em casa ou para aquelas conversas que parecem intermináveis.

O BT-900 Bluetooth Headset da Hama (referência 00139940) já está disponível no mercado português, com um preço recomendado de 119 euros.


Reolink reforça presença em Portugal

A Reolink, um líder em soluções de segurança inteligente para clientes residenciais e empresariais, está a expandir a sua presença em Portugal através de uma parceria estratégica de longo prazo com a Worten, um dos maiores e mais reconhecidos retalhistas de equipamentos eletrónicos.

Em resultado desta parceria, os clientes nacionais podem agora adquirir as soluções inteligentes de segurança prontas a instalar da Reolink, seja na rede de lojas da Worten e em worten.pt, ou na Rádio Popular, Robert Mauser ou Chip 7. Este mês a Reolink lança também três inovadoras soluções de alarmes. A Reolink e a Worten estão a lançar três pacotes exclusivos de segurança residencial avançada para simplificar a experiência do consumidor, em cada lar – combinando deteção inteligente, energia solar e integração aplicacional transparente sem os custos de mensalidade. Os três novos pacotes Reolink agora disponíveis na Worten são:
  • E321+Argues Série B320 com Painel Solar (3MP): Uma solução versátil que combina a câmara E321 para interior com a Argus B320 para exterior, alimentada por energia solar. Juntas, oferecem imagem HD de 3MP, deteção inteligente de movimento, rastreamento automático e visão noturna — garantindo segurança total, sem taxas de subscrição nem custos de manutenção.
  • 2× Argus Series B420 com Solar Panel Lite: permite cobertura 360º e deteção inteligente de pessoas e veículos. Alimentada por energia solar e ligada via Wi-Fi, permite uma grande liberdade de instalação completa sem limitações ou cabos.
  • Hub 1 com 2× Argus Series B350 + Painel Solar: Sistema completa de segurança doméstica com um hub de armazenamento com WiFi 6 capaz de suportar até 8 câmaras Reolink. Inclui conectividade de banda dupla (2,4 / 5 GHz), um cartão SD de 128GB (com possibilidade de expansão de até 1 TB), e gravação contínua sem custos de subscrição.


A Reolink lançou recentemente a próxima geração do seu motor de inteligência artificial, ReoNeura, criado com base em anos de pesquisa e desenvolvimento, tendo como objetivo proporcionar uma segurança mais inteligente e intuitiva aos utilizadores. O ReoNeura™ representa um significativo passo em frente na vigilância inteligente, proporcionando novas funcionalidades, tais como:
  • Pesquisas de video por IA: obtenção imediata de vídeo com palavras de pesquisa – Uma das tarefas mais morosas em vigilância é pesquisar ao longo de infindáveis horas de gravação. Com o Reolink AI Video Search, os utilizadores podem encontrar momentos chave em segundos. Basta definir uma janela horária e digitar palavras-chave como "homem com a camisa vermelha", ou "carrinha branca", e a câmara instantaneamente apresenta os resultados que sejam compatíveis, hierarquizados por relevância – o mesmo princípio do motor de busca, mas para a segurança doméstica.
  • Deteção inteligente - inclui deteção de pessoas e objetos e a deteção inteligente de eventos (em versão pré-final / beta). No primeiro caso, é possível não apenas identificar pessoas, animais e veículos, mas também uma variedade de objetos – incluindo bicicletas, flores e copos, com áreas e janelas horárias personalizadas para minimizar os falsos alertas. A deteção inteligente de eventos (em versão pré-final / Beta), por seu lado, rastreia entregas e deteta quando os objetos aparecem ou desaparecem, enviando os alertas mais relevantes.


A Reolink também oferece funcionalidades de inteligência artificial direcionadas para empresas, tais como Análise de Fluxo de Clientes, proporcionando informação útil sobre a passagem de visitantes, identificação de zonas de maior passagem num intervalo de 24 horas, e alertas de aglomerações de pessoas em tempo real, apoiando as empresas na tomada de decisões com base em analítica dos dados.


AGON anuncia dois novos monitores AOC GAMING

A AGON by AOC, marca líder mundial de monitores de gaming, anunciou dois monitores AOC GAMING distintos, direcionados para diferentes experiências de jogo.

O U27G4XM representa a evolução da tecnologia de ecrãs premium, superando até o aclamado Q27G3XMN, de especificações semelhantes, com uma resolução 4K superior, tecnologia moderna de painel Fast IPS moderna e o design melhorado da série G4. Este monitor HDR de 27 polegadas combina 1152 zonas de escurecimento local com certificação DisplayHDR 1000 e um brilho máximo de 1200 cd/m², oferecendo um desempenho HDR excecional que dá vida a jogos, filmes e conteúdos com detalhe e contraste sem precedentes. A tecnologia MiniLED oferece aos jogadores um controlo de escurecimento local superior, permitindo níveis de preto próximos dos OLED, juntamente com um brilho excecional que os OLED ainda não conseguem igualar, crucial para detetar inimigos em áreas escuras, mantendo explosões e efeitos vibrantes. Com brilho máximo de 1200 cd/m², o U27G4XM proporciona uma experiência HDR impressionante, com destaques intensos e pretos profundos, sem preocupações de burn-in associadas ao OLED, perfeito para longas sessões de jogos e conteúdos variados.

A tecnologia Dual Frame Mode oferece o melhor dos dois mundos: os jogadores podem alternar instantaneamente entre um deslumbrante 4K a 160 Hz para aventuras a solo e um rapidíssimo FHD a 320 Hz para jogos multijogadores competitivos, eliminando a necessidade de ter vários monitores. O monitor "tem tudo", precisão de cor excecional com cobertura de 151,8% sRGB e 98,0% DCI-P3 graças ao seu painel Fast IPS, flexibilidade Dual Frame para escolher entre um 4K nítido a 160 Hz ou um FHD super-rápido a 320 Hz, e retroiluminação MiniLED que oferece verdadeiro desempenho HDR1000. Seja a explorar mundos abertos em detalhe 4K ou a competir em jogos multijogadores de ritmo acelerado a 320 Hz, o U27G4XM adapta-se às necessidades de gaming sem comprometer a qualidade.

O 25G4KUR foca-se no núcleo do gaming competitivo com um desempenho overclocked de 420 Hz no formato preferido de 24,5 polegadas para esports. Este tamanho compacto reduz movimentos de cabeça e permite aos jogadores manterem-se totalmente focados em sessões de jogo intensas, ao mesmo tempo assegura os 86,38 pixéis por polegada que os jogadores competitivos exigem. A resolução Full HD garante que praticamente qualquer placa gráfica moderna possa atingir frame rates consistentes de 420 Hz, tornando o gaming com taxa de atualização ultraelevada acessível a um público mais vasto. Com um painel Fast IPS, o 25G4KUR oferece tempos de resposta de até 1 ms GtG e 0,3 ms MPRT, com DisplayHDR 400 e cobertura de cor completa incluindo 121,0% sRGB. O suporte com NVIDIA G-SYNC Compatible e tecnologia Adaptive-Sync assegura gaming sem interrupções em taxas de atualização variáveis, enquanto o modo de Low Input Lag garante respostas imediatas para vantagem competitiva.

O U27G4XM destaca-se como um monitor para gaming de consola, suportando 4K @ 120 Hz na PlayStation 5 e Xbox Series X, enquanto fornece o desempenho HDR que dá vida aos mundos dos jogos. As 1152 zonas de escurecimento local oferecem um controlo de contraste preciso, revelando detalhes tanto nos destaques brilhantes como nas sombras profundas, crucial tanto para vantagem competitiva como para narrativas envolventes. O 25G4KUR incorpora as prioridades do gaming competitivo com o seu formato de 24,5 polegadas, o tamanho preferido por jogadores profissionais de esports para uma visão periférica ideal e menor movimento ocular. A taxa de atualização de 420 Hz oferece vantagem competitiva total em jogos MOBA, FPS e jogos de ação táticos, onde reações de milissegundos determinam a vitória. A compatibilidade com consolas inclui suporte para FHD @ 120 Hz, enquanto funcionalidades de gaming abrangentes incluem Shadow Control para melhor visibilidade, otimização Game Color e modos de gaming dedicados para diferentes cenários competitivos. O suporte ergonómico oferece ajuste de altura de 130 e inclinação, rotação e pivot completos para a posição ideal.

O AOC GAMING U27G4XM estará disponível a partir de janeiro de 2026 com um PVP recomendado de 449 euros. O AOC GAMING 25G4KUR estará disponível no final de novembro de 2025 com um PVP recomendado de 259 euros.


Xiaomi inicia vendas de eletrodomésticos Mijia em Portugal

A Xiaomi anunciou o início das vendas em Portugal dos novos eletrodomésticos Mijia, marcando mais um passo na expansão do ecossistema inteligente da marca no país. O Frigorífico Mijia Cross Door 502L e a Máquina de Lavar e Secar Roupa Mijia Pro 9Kg já estão disponíveis em exclusivo na Xiaomi Store, oferecendo às famílias portuguesas soluções inovadoras que combinam eficiência energética, conectividade e design premium.

O Frigorífico Mijia Cross Door 502L destaca-se pela sua grande capacidade e versatilidade, oferecendo zonas de temperatura ajustáveis e tecnologia de frescura Ag⁺, que ajuda a preservar os alimentos por mais tempo e a reduzir odores. O design com porta de 90° e o funcionamento silencioso asseguram praticidade e conforto em qualquer cozinha moderna. Até dia 1 de dezembro, a Xiaomi oferece uma Xiaomi Dual Zone Air Fryer 10L na compra do novo frigorífico (preço de venda: 849,99 euros), como parte da campanha de lançamento da marca.

Já a Máquina de Lavar e Secar Roupa Mijia Pro 9Kg combina lavagem e secagem inteligentes num único equipamento, garantindo uma higiene profunda através da tecnologia de vapor e uma poupança energética até 25% superior ao limite mínimo da Classe A da UE. Graças à função Dual Auto Dosing, o aparelho ajusta automaticamente a dosagem de detergente e amaciador, assegurando resultados perfeitos com o mínimo de esforço. No âmbito da campanha de lançamento da marca, até dia 7 de dezembro o equipamento estará disponível por 499,99 euros.

Com estes lançamentos, a Xiaomi reforça a sua visão de criar um ecossistema doméstico verdadeiramente inteligente, integrando os novos produtos Mijia na estratégia "Human x Car x Home", que liga dispositivos pessoais, automóveis e soluções para o lar.


Android prepara hotspot de 6GHz melhorado

28-11-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Android está a preparar um novo modo dual-band que melhora o hotspot de 6 GHz.

O Android está prestes a tornar o modo hotspots mais rápido e mais compatível. A Google está a testar um novo modo de hotspot dual-band que suporta simultaneamente 2.4 GHz e 6 GHz, juntando a ampla compatibilidade da banda antiga com as velocidades elevadas do WiFi 6E e WiFi 7. A opção surgiu na versão Canary do Android e deverá chegar em breve à fase beta.

Actualmente, os hotspots do Android usam 2.4/5 GHz, enquanto os Pixel ganharam recentemente um modo exclusivo de 6GHz. Esse modo é o mais rápido, mas traz dois problemas: alcance reduzido e compatibilidade limitada, já que muitos dispositivos mais antigos não suportam redes de 6 GHz. A nova opção resolve esse problema ao combinar o maior desempenho dos 6 GHz com a compatibilidade universal dos 2.4 GHz, sem obrigar o utilizador a ter que mudar constantemente o modo de funcionamento.
A configuração "2.4 e 6 GHz" ficará disponível em Definições > Rede e internet > Hotspot e tethering > Hotspot Wi-Fi > Velocidade e compatibilidade. A descrição da Google indica que este modo oferece as maiores velocidades mantendo compatibilidade com a maioria dos dispositivos, tornando-se o modo de hotspot mais versátil até agora.

Embora a transição para o WiFi 6E e WiFi 7 seja algo que irá demorar vários anos até que seja implementada pela maioria das pessoas, é bom ver que o Android já se vai preparando para isso, permitindo tirar partido das velocidades superiores do WiFi nos 6 Ghz.

Europa aprova "Chat Control" parcial

27-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A UE aprovou o polémico Chat Control, mas de forma "voluntária" que não agrada a ninguém e pode funcionar como um cavalo de Tróia.

O Chat Control é a medida que alguns países da UE têm tentado fazer passar, que de forma ultra-resumida, representa o fim da privacidade na comunicação dos europeus. A medida começou por tentar impor a criação de backdoors nas plataformas de comunicações encriptadas, posteriormente usando a "lógica da batata" dizendo que não exigem backdoors, bastando que os serviços "monitorizem todas as conversas" dos utilizadores de modo a identificar conteúdos ilegais (como CSAM - abuso sexual de crianças).

Agora, temos nova dose de "lógica da batata", com os propronentes a aprovarem o Chat Control, mas dizendo que não se aplicará a todas as plataformas, deixando o Signal e WhatsApp, que usam encriptação end-to-end - e, como tal, não têm acesso às mensagens dos utilizadores para poderem fazer qualquer verificação - de fora da medida. Ora, nem é preciso dizer o quão absurdo isto é. Dizer que o Chat Control é "voluntário" significa que, na prática, não sirva de nada!

No entanto, pode haver um pequeno "asterisco" que ajuda a explicar esta decisão como sendo um potencial cavalo de Tróia. A UE diz que o Chat Control é voluntário e que as plataformas não têm que o adoptar, mas se não o fizerem verão as suas apps classificadas como sendo de "alto risco" e, como tal, ficando igualmente forçadas a fazerem a monitorização dos conteúdos para identificarem situações ilegais.

The EU says Chat Control is voluntary.

If you don't scan your users messages your app will be labeled as "high risk". Which defacto forces you to scan all the chats from all of your users.

Stop Chat Control! https://t.co/I7gCgSl3KV

— Nym (@nym) November 27, 2025
Veremos qual irá ser a reacção de serviços como o Signal e WhatsApp, e outros que se prezam por usar sistemas de encriptação E2E que impedem o acesso aos conteúdos das mensagens dos utilizadores, e o que isso irá significar para os utilizadores europeus.

A former high-ranking member of the same Social Democrats party that's behind this proposal was just awarded an early parliamentary pension after being convicted of owning thousands of CSA videos and images. Save The Children cover is bullshit. https://t.co/92RycUIaHl https://t.co/DV7Uu9QFOF

— DHH (@dhh) November 26, 2025
Por agora, o que se vai vendo é que os políticos europeus optam por "dois pesos e duas medidas", querendo monitorizar tudo o que os cidadãos dizem, enquanto os políticos até acabam por sair beneficiados quando são apanhados a fazer aquilo que dizem que o Chat Control deveria combater.

The EU’s new surveillance law proposal conveniently exempts EU officials and politicians from having their own messages scanned.

Only your private messages will be scanned.

Now ask yourself why the people writing the law didn’t want it applied to themselves. https://t.co/sY98sVEkF1 pic.twitter.com/29Y1cn0mKq

— Yannik Schrade (☂️) (@yrschrade) November 27, 2025
Isto para não relembrar que os políticos querem isenção para não serem abrangidos pelo Chat Control, o que desde logo revela que estão bem conscientes do risco que esta medida acarreta.

iPhone Pocket não-oficial por €13

27-11-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já começaram a surgir bolsas iPhone Pocket não oficiais, com preço substancialmente mais baixo que a versão da Apple.

No início do mês a Apple anunciou o lançamento dos iPhone Pocket, uma bolsa para iPhones destinada a quem necessita um bolso extra para transportar o seu smartphone. O ponto de destaque, porém, não foi o estilo ou design da bolsa, mas sim o seu preço de 230 dólares que desde logo atraiu todo o tipo de comentários, tanto pelos tradicionais críticos da marca da maçã, como também dos seus próprios fãs.

Na altura, antecipamos desde logo que não iria demorar muito para que começassem a surgir versões não oficiais a preço reduzido, e - sem surpresas - assim foi. Apenas duas semanas após o lançamento já estão a surgir bolsas iPhone Pocket não oficiais.
Claro que há uma pequena grande diferença: em vez de mais de duas centenas de euros, estas bolsas iPhone Pocket estão disponíveis por apenas 13 euros (e isto para a variante mais longa).

Se a qualidade será a mesma da bolsa promovida pela Apple? Certamente que não. Mas se esta bolsa de baixo custo cumprirá o mesmo propósito, e deixando um sorriso no rosto dos compradores por ainda terem saldo remanescente suficiente para fazerem as compras de Natal? Certamente que sim.

Dito isto, continuamos a deixar como possível recomendação o eventual pedido a uma avó, tia, ou outro familiar que se dedique à arte de tricotar, e que poderá ter todo o gosto em criar um iPhone Pocket por medida e personalizado.

Kit Philips Hue com bridge Pro e smart button a €152

27-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com lâmpadas, bridge Pro e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas (algo que começa a mudar com a mais recente geração de lâmpadas), as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge Pro, três lâmpadas, e smart button, está disponível por 152 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso, ficamos já com a mais recente geração Hue Bridge Pro, com capacidade acrescida. Nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT ganha modo de voz dentro das conversas

27-11-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter modo de voz integrado em todas as conversas, facilitando a interacção.

A OpenAI lançou nova actualização para o modo de voz do ChatGPT: as conversas por voz passam agora a acontecer dentro da própria conversa, sem ser necessário abrir uma janela separada dedicada apenas à voz. Na prática, as respostas surgem em tempo real juntamente com texto, imagens, mapas, e outros elementos visuais, mantendo todo o histórico e contexto da conversa.

Antes, ao activar o "Advanced Voice Mode", o ChatGPT enviava o utilizador para uma interface própria numa janela separada, interrompendo a conversa em curso. Com esta mudança, alternar entre escrever e falar torna-se muito mais fluido, sem se perder o contexto da conversa escrita.

You can now use ChatGPT Voice right inside chat—no separate mode needed.

You can talk, watch answers appear, review earlier messages, and see visuals like images or maps in real time.

Rolling out to all users on mobile and web. Just update your app. pic.twitter.com/emXjNpn45w

— OpenAI (@OpenAI) November 25, 2025

If you prefer the original experience, turn on “Separate mode” under Settings → Voice Mode.

— OpenAI (@OpenAI) November 25, 2025
Quem preferir o modo antigo, com o ícone flutuante, pode continuar a usá-lo. Basta ir a Definições > Voice Mode > Separate mode. A opção está disponível tanto nas apps móveis como na versão web.

Esta alteração vem resolver o "problema" do modo de voz funcionar numa janela separada e exclusiva, e acaba por também incentivar a que os utilizadores usem mais o modo de voz, como complemento das conversas escritas, sem serem penalizados por isso.

PowerToys PowerDisplay ajusta brilho de múltiplos monitores

27-11-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os PowerToys estão prestes a ganhar novo utilitário para gerir o brilho de múltiplos monitores: o PowerDisplay.

Os utilizadores do Windows 11 podem finalmente ver resolvido um dos problemas mais irritantes do sistema: a gestão inconsistente do brilho em vários monitores. A Microsoft está a preparar uma nova ferramenta do PowerToys chamada PowerDisplay, pensada para unificar o ajuste de brilho e outras definições de imagem em todos os ecrãs ligados, algo que o Windows deveria ser capaz de fazer de forma nativa, mas que nunca fez de forma fácil e simples.

A funcionalidade vai adicionar um atalho na área de notificação, permitindo ajustar rapidamente o brilho e outras opções visuais de todos os monitores ao mesmo tempo. O gestor de programa da Microsoft, Niels Laute, revelou a novidade, explicando que o PowerDisplay ainda está numa fase inicial.

The PowerToys team is 🧑‍🍳🍳🔥. 🖥️ pic.twitter.com/79y3WBDuOg

— Niels Laute (@Niels9001) November 24, 2025
Segundo Laute, o objectivo é lançar o PowerDisplay em Janeiro, embora a data não esteja garantida. A ferramenta trará ao PowerToys algo que apps como DisplayBuddy e Twinkle Tray já oferecem há anos, mas de forma gratuita, oficial e integrada directamente no Windows.

Em resposta a algumas críticas, de como o interface não permite distinguir entre modelos de monitor idênticos - mostrando o mesmo nome sem indicação que permita diferenciar que monitor se trata - também já foi dito que a interface inicial tinha sido gerada por AI, sendo apenas um trabalho inicial que será redesenhado e melhorado até ao lançamento oficial. Adicionalmente, sendo um projecto open-source, todos ficam livres de contribuir com as suas próprias melhorias e sugestões.

Para quem lida com múltiplos monitores em Windows, o início de 2026 deverá trazer motivos para que instalem o PowerToys; uma recomendação que se aplica a todos os utilizadores, tendo em conta as muitas melhorias que estes "brinquedos" trazem ao Windows.

OpenAI recusa responsabilidade em suicídio "incentivado" pelo ChatGPT

27-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI já oficializou a sua posição no caso do suicídio de um jovem de 16 anos, dizendo que ele deliberadamente contornou as protecções existentes no ChatGPT.

A OpenAI contestou a acção judicial que responsabiliza o ChatGPT pelo suicídio de um adolescente de 16 anos, argumentando que não pode ser responsabilizada pela morte. Os pais de Adam Raine culpam o chatbot, dizendo que forneceu instruções detalhadas sobre métodos de suicídio e desincentivando a procura de ajuda. Na sua resposta legal, a OpenAI refere que, ao longo de nove meses de conversa, o ChatGPT lhe sugeriu procurar ajuda mais de 100 vezes, e que a conversa só evoluiu para o ponto a que chegou depois do jovem contornar os mecanismos de segurança existentes, violando os termos de utilização do serviço.

Segundo a empresa, os registos das conversas mostram que o jovem já sofria de depressão e pensamentos suicidas antes de usar o chatbot e que tomava medicação. Mas o advogado da família acusa a empresa de tentar desviar responsabilidades, sem explicar o que aconteceu nas últimas horas de vida do adolescente, quando o ChatGPT alegadamente o encorajou e até se ofereceu para escrever uma nota de suicídio. O que é certo é que este não é um caso isolado, a OpenAI enfrenta sete outras acções judiciais, com acusações de contribuir para mais três suicídios e vários episódios psicóticos induzidos pelo seu chatbot AI. Em dois casos semelhantes, o ChatGPT terá mantido conversas longas imediatamente antes das mortes e falhado em desencorajar as intenções. Num dos casos o ChatGPT até tera mentido ao dizer que iria passar a conversa para um assistente humano, coisa que depois confessou não ter capacidade para fazer.

Entretanto, a OpenAI diz já ter aplicado mais restrições a nível de detectar situações problemáticas e incentivar os utilizadores a procurarem ajuda. Ainda assim, haverá sempre forma de contornar as protecções - como demonstrado pelos "jailbreaks" que surgem invariavelmente numa questão de horas após o lançamento de qualquer novo modelo AI. Embora as empresas devam fazer todos os possíveis para acautelar estas situações com utilizadores vulneráveis, a verdade é que dificilmente se conseguirá implementar uma solução 100% fiável. O ponto de equilíbrio para que se evitem tragédias idênticas, ficará por determinar.

|