Microsoft melhora Store e actualização de apps
27-11-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada
A Microsoft está finalmente a tornar mais fácil desinstalar aplicações no Windows 11, graças a uma pequena alteração na Microsoft Store. Os utilizadores no programa Windows Insider já podem remover apps directamente da página Biblioteca da Store - uma funcionalidade tão lógica que muitos assumiam que já existia. Até agora, a Store apenas permitia instalar e actualizar apps, obrigando os utilizadores a ir às Definições ou a recorrer a outros métodos para as remover.
A nova opção está a chegar de forma gradual aos Insiders com a Microsoft Store na versão 22510.1401.x.x ou superior. A Microsoft mencionou a novidade num comunicado recente, embora tenha passado quase despercebida devido a novidades sobre a experiência Xbox em ecrã completo para PC. Mesmo assim, é mais um passo na evolução da Store, que passou de um início atribulado para uma plataforma bastante mais útil e fiável.
Ao mesmo tempo, o Windows 11 também recebeu uma nova página chamada "Actualizações de aplicações" nas Definições. Esta secção permite procurar actualizações para apps que suportem o processo através do Windows Update, tornando-se numa alternativa importante para sistemas onde a Microsoft Store está bloqueada, removida ou limitada por políticas empresariais. A funcionalidade ainda não está totalmente funcional, mas faz parte do plano da Microsoft para unificar e simplificar todo o processo de actualizações no Windows.
Com estas melhorias, a Microsoft Store está lentamente a transformar-se numa plataforma bastante mais completa, e começa a habituar os utilizadores a terem uma "app store" oficial ao estilo daquelas que já estão habituadas a ter nos sistemas mobile. Esperemos é que não se chegue ao ponto da MS, com a eterna desculpa da "segurança", se lembre de começar a bloquear a instalação de programas que não passem pelos seus processos de verificação.












































