PlanetGeek

Como fazer um botão digital anti-distracções

11-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este Focus Dial mostra como criar um botão digital com ecrã e LEDs, para temporizar o tempo em que queremos estar concentrados e livre de distracções.

Hoje em dia é difícil estar concentrado e resistir à tentação das constantes notificações e mensagens com que praticamente todas as apps usam desesperadamente para nos tentar atrair. Sistemas como o Android e iOS já disponibilizam vários modos "focus" anti-distracção, mas este projecto pode tornar-se mais prático, pois materializa um botão físico que nos permite definir o tempo pretendido e activar esse modo.

Como se poderia imaginar, o cérebro por trás deste Focus Dial isto é o sempre versátil ESP32, acompanhado por um pequeno display OLED e um anel de LEDs, com o resto do trabalho a recair sobre a parte de fabricação (com elementos impressos em 3D) de modo a ser obter um botão rotativo agradável ao toque e ao uso.


A comunicação com o smartphone é feita via Bluetooth, possibilitando toda uma série de automações. Mas, sendo um projecto "faça-você-mesmo", também poderá ser facilmente alterado para desempenhar outras funções, por exemplo, para definir temporização para alertas, ou tempo para suspender a reprodução de vídeo ou música, ou qualquer outra coisa de que necessitem.

Donut Lab apresenta motor eléctrico revolucionário para as rodas

11-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Donut Lab apresentou o "Donut Motor", um motor eléctrico inovador que oferece 856 cavalos de potência e pesa apenas 40 quilos, abrindo o caminho para a aplicação dos motores directamente nas rodas.

Os automóveis eléctricos vieram simplificar imensamente a complexidade mecânica face aos modelos com motores a combustão imensamente mais complexos, mas continuam a necessitar de sistemas de transmissão para fazer chegar a força motriz dos motores às rodas dos veículos. O próximo passo, que há muito se procura atingir, consiste em remover tudo isso, integrando os motores directamente nas rodas e dispensando todos os sistemas de transmissão. Algo que a Donut Lab acredita ser possível com os Donut Motor.

O grande factor limitativo para tornar estes motores viáveis é o seu peso, e a Donut Lab traz boas notícias, já que a sua mais recente geração de motores pesa apenas 40 kg e pode oferecer até 856 cv e um binário de até 4300 Nm na sua configuração automóvel. Uma incrível relação peso potência que supera até o radical motor Dark Matter da Koenigsegg. Uma vez que dificilmente um carro convencional precisará de 856 cv de potência (por roda!), estes números poderão tornar-se ainda mais atractivos, com motores ainda mais leves.


A empresa já deu uso aos seus motores radiais hubless nas futuristas motos Verge, e agora está a promover o uso destes Donut Motor para o sector dos camiões, onde a questão do peso nas rodas se torna menos crítico face ao binário e potência disponibilizada. Assumindo que a empresa consegue demonstrar estas vantagens no terreno, não será difícil assumir que o passo seguinte seja a sua aplicação em automóveis comerciais.

LimX Dynamics mostra robot humanóide

11-01-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A LimX Dynamics mostrou as capacidades do seu robot humanóide, a fazer exercícios e manter o equilíbrio de forma natural.

O sector dos robots humanóide tem estado ao rubro, antecipando uma verdadeira "revolução" nos próximos anos. Já temos várias empresas, da Boston Dynamics à Tesla, que têm demonstrado avanços nesta área, e desta vez é a LimX Dynamics que mostra a evolução do seu robot.

No vídeo, podemos ver o seu robot humanóide a fazer todo o tipo de manobras e exercícios, que para um humano não apresentam grandes dificuldades, mas que para os robots são bastante mais complicadas de replicar - como sentar-se no chão, levantar-se, fazer agachamentos, ou rotações de anca ao estilo "hula hoop".


Claro que esta parte do equilíbrio dinâmico, apesar de ser um componente crítico essencial para a criação de robots humanóides com movimentos naturais, continua a ser apenas uma das muitas coisas que é necessário desenvolver, incluindo a parte de ter a percepção e compreensão do mundo em seu redor, saber fazer a manipulação de objectos com mãos ou actuadores, e tudo o mais. Coisas em que a maioria das empresas está a tentar resolver com recurso às tecnologias AI.

Caixa com watercooling para Raspberry Pi

11-01-2025 | 13:01 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar uma caixa com watercooling para manter um RPI 5 sempre fresco.

Não faltam modelos de caixas para os Raspberry Pi, nem sistemas de dissipação adequados para as tarefas mais intensivas. Mas, desta vez, temos uma caixa que leva ao limite o objectivo de o manter fresco, recorrendo a um sistema de water cooling feito à medida.

Se uns poderão considerar esta solução um exagero, outros poderão achar que é a solução ideal para cenários em que se tem um Raspberry Pi 5 a funcionar quase continuamente a 100% e não se quer ter preocupações com temperatuas excessivas. Como sempre, é um caso de ponderar os prós e contras, e avaliar se realmente esta será a melhor solução para si - não se devendo esquecer das potenciais chatices de ter que lidar com fugas de água, ou a inspecção periódica para verificar os níveis de líquido.


Rede Mobi.E termina 2024 com novos recordes

11-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos recordes batidos de forma regular quase mensalmente, a rede Mobi.E terminou o ano de 2024 confirmando essa tendência, com novo recorde de carregamentos.

Pela primeira vez, a rede Mobi.E ultrapassou os 600.000 carregamentos durante o último mês de 2024, quer na rede total que inclui os carregamentos de acesso privado, quer na rede de acesso público, registando, respectivamente, mais de 640.000 e 610.000 carregamentos.

Também ao nível da energia consumida durante o mês de Dezembro, foi ultrapassada a marca dos dos 13 milhões de kWh consumidos.

Ao nível dos utilizadores, ultrapassou-se, pela primeira vez, a barreira dos 100.000 utilizadores quer na rede global, quer na rede de acesso público, o que demonstra o sucesso das políticas que têm vindo a ser promovidas com vista a acelerar a transição energética da mobilidade. O conjunto destes recordes mensais na utilização da rede Mobi.E acabou por produzir também um novo máximo mensal em termos de poupança de emissões, ultrapassando-se, pela primeira vez, as 10.000 toneladas.

Desde já se pode prever que esta tendência se mantenha (ou aumente) em 2025, antecipando-se um novo ano de recordes para a rede Mobi.E.

[Pela Estrada Fora]

BYD ATTO 2 recebe 5 estrelas Green NCAP

11-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD recebeu a classificação máxima de cinco estrelas do Green NCAP no seu novo modelo a entrar no mercado europeu, o BYD ATTO 2.

O novo BYD ATTO 2 foi concebido para ser o SUV 100% elétrico mais acessível da marca na Europa. O SUV compacto da BYD obteve uma pontuação total de 96% no teste independente que mede atributos-chave como a eficiência energética e as emissões de gases de efeito de estufa em análise do ciclo de vida completo, incluindo ciclos relacionados com combustível ou energia.

Com um motor propulsor dianteiro de 130 kW, um peso em vazio de cerca de 1500 kg, uma autonomia oficial WLTP de 312 km e uma série de tecnologias inteligentes, o novo EV da BYD impressionou os avaliadores do Green NCAP pela sua eficiência global. “Com uma pontuação média de 96%, o novo SUV compacto BYD ATTO 2 obtém facilmente as cinco estrelas verdes”, conclui o relatório do Green NCAP.

Os avaliadores destacaram ainda um desempenho particularmente forte do BYD ATTO 2 no Teste de Ambiente Frio, onde a bomba de calor (incluída de série no novo modelo), demonstrou o seu forte potencial, contribuindo de forma decisiva para o atuação e capacidade do sistema de ar condicionado ao proporcionar um período de aquecimento mais rápido em comparação com outros veículos avaliados pelo Green NCAP.

O ATTO 2 é um B-SUV pensado para ambiente urbano, conferindo à BYD uma forte presença num dos maiores segmentos de veículos da Europa. Serão revelados mais pormenores sobre o ATTO 2 e as suas inovações líderes na sua classe quando fizer a sua estreia ao público no Salão Automóvel de Bruxelas, em Janeiro. As vendas no mercado europeu irão começar no primeiro trimestre de 2025.

[Pela Estrada Fora]

Dacia Sandero foi o automóvel mais vendido em Portugal em 2024

11-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Dacia Sandero continua a ser um dos automóveis preferidos dos portugueses e em 2024, pela primeira vez, torna-se no modelo mais vendido no país em termos absolutos.

Desde 2021 que o Dacia Sandero tem recebido a preferência dos clientes nacionais, mas o ano de 2024 torna-se num ponto marcante pois foi – pela primeira vez – o modelo mais vendido no país em termos absolutos com 7.660 unidades comercializadas, correspondente a uma quota de mercado de 3,21%. Um resultado histórico, também para a Dacia, que nunca antes tinha tido um modelo a liderar a tabela de vendas absoluta.

Entre os clientes particulares, sublinhe-se que um em cada 10 automóveis vendidos foram do modelo Sandero e com o Duster a ser o segundo preferido pelos portugueses.

Com 60% das vendas, a versão Stepway foi a eleita pelos clientes, enquanto o motor ECO-G 100 Bi-Fuel foi a opção de 51% dos portugueses. Funcionando tanto a gasolina como GPL, uma motorização que se distingue pelos reduzidos custos de utilização, autonomia, fiabilidade, e também, pelas reduzidas emissões de CO2.
Na gama Dacia, o modelo Sandero (versão Stepway incluída) representou 46.4% das vendas totais da marca, em Portugal. Já a versão Stepway valeu 58.5% das vendas do modelo, 65.5% das quais equipadas com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel.

O Sandero é um dos mais emblemáticos modelos da Dacia. Com um design moderno, uma das melhores habitabilidades do segmento, e uma surpreendente lista de equipamentos tecnológicos e de segurança, o sucesso comercial do Dacia Sandero justifica-se por atender às necessidades dos seus proprietários e uma imbatível relação qualidade/preço.

O Dacia Sandero é comercializado com um preço a partir de 13.200€, estando disponível com quatro motorizações: SCe 75, TCe 90, TCe 90 CVT e ECO-G 100 Bi-Fuel.

[Pela Estrada Fora]

Fabricantes de televisores entram na era da idiotice AI

10-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os fabricantes de TVs parecem continuar desfasados dos desejos dos consumidores, apostando em tecnologias AI que ninguém pediu.

Com mais uma ronda de lançamentos no CES 2025, a maioria dos fabricantes não perdeu oportunidade para apresentar os seus mais recentes modelos de Smart TV, e não olhando a meios para encontrar algo que lhes permita diferenciar-se dos seus concorrentes. Como seria de esperar, não falta o recurso a toda uma série de novas funcionalidades AI, e embora algumas delas até possam ser úteis e funcionais, a tendência geral é preocupante.

Alguns fabricantes mostraram funcionalidades AI interessantes e úteis, como a legendagem automática em tempo real, e tradução para múltiplas línguas, dando maior liberdade em termos de acesso a conteúdos. Por outro lado, há coisas que se podem considerar bastante menos produtivas, como as sugestões de receitas que a Samsung promete para as suas Smart TVs, sempre que for detectado alguém a cozinhar no ecrã. No caso das TVs com assistente da Google, a aposta vai para o Gemini, que poderá ser interessante, mas que levanta toda uma série de preocupações de privacidade numa altura em que muitos já suspeitam (ou confirmam!) que as suas Smart TVs estão a escutá-los e a enviar informação dos seus hábitos para "algures" - para não falar da possibilidade desse acesso ser algo que poderá exigir o pagamento de (mais uma) mensalidade.
Outros retrocessos até se fazem sentir de forma mais física. O mais recente controlo remoto da LG reforça a aposta em botões de acesso a serviços de streaming - o que nem seria negativo, por si só - mas faz isso acompanhado da remoção de botões bastante mais úteis e práticos, como os de controlo de reprodução (play/pause) e de selecção da entrada de vídeo.

No passado já vimos os fabricantes de TV a tentar desesperadamente impingir coisas como o 3D, demorando anos a reconhecer o total desinteresse por parte da maioria dos consumidores. Agora, está visto que vamos passar por uma era de oferta de serviços AI integrados nos televisores, previsivelmente acompanhado pela tentativa de os fazer pagar mais uma subscrição, e que desde já se pode antever que estará condenada a ser descontinuada ao fim de alguns anos, quando decidirem dedicar-se à proxima "coisa".

Enquanto isso, vamos também lidando com coisa como bugs frustrantes a nível de software e firmware, que por vezes demoram meses ou anos a ser corrigidos, ou que nunca chegam a ser corrigidos. Um destes dias, ainda vamos descobrir que vai ter que se pagar mais para ter um televisor que seja apenas um ecrã com altifalantes, do que uma Smart TV que deixa os consumidores à mercê da obsolescência programada e potenciais invasões de privacidade.

OpenAI prepara ChatGPT personalizado para cada utilizador

10-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI está a preparar um ChatGPT que fique mais em linha com o que cada utilizador pretende.

O ChatGPT marcou a chegada dos assistentes AI de nova geração ao mercado, e o seu impacto tem-se feito sentir um pouco por todo o lado. Apesar das suas potencialidades serem praticamente ilimitadas, parece que a OpenAI receia que muitos utilizadores possam não saber explorar algumas das suas vertentes, e preparam uma função que os poderá auxiliar nessa tarefa.

O ChatGPT já conta com uma função de "memória", em que cada utilizador pode inserir informação sobre si (ou outras coisas), para que faça parte do conhecimento geral do assistente AI ao responder às suas questões. Mas, em breve, poderá passar a ter um guia facilitado de configuração inicial, em que o utilizador será convidado a indicar como deseja ser tratado pelo ChatGPT, qual a sua profissão, e que traços de personalidade deseja que o assistente AI adopte, com opções como conversador, directo, céptico, espertalhão, ou até como Gen Z, entre outras.
Embora não seja nada que não pudesse já ser feito actualmente, dando-se estas instruções num prompt inicial, sem dúvida que se torna algo bastante mais adequado e prático de utilizar, particularmente por parte de utilizadores que se aventuram a explorar o ChatGPT sem terem grandes antecedentes nesta área.

No entanto, esta opção apareceu a alguns utilizadores e foi posteriormente removida, pelo que se trata que ainda estará em fase de testes, sem que tenha sido indicado quando é que será lançada oficialmente.

Notícias do dia

10-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança novo Model Y na China; Shelly apresenta módulos Gen4 multiprotocolo; BYD Yangwang U9 salta sobre buracos; alerta de evacuação enviado por engano para todos os smartphones em Los Angeles; e Microsoft corrige bug no Outlook ao copiar texto - após 3 meses.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

X prepara indicador de contas paródia

O X (ex-Twitter) permite a existência de contas de paródia e satíricas que se façam passar por individualidades ou empresas, desde que indiquem isso no nome da conta, mas promete para breve a chegada de um novo indicador visual para mais fácil identificação desses conteúdos.

Actualmente, é ainda bastante frequente ver publicações de paródia serem partilhadas ou respondidas como sendo informação real, tipicamente por culpa dos utilizadores que nem perdem alguns segundos a olhar com atenção para a conta que publicou esses conteúdos. Um indicador mais visível, ao estilo dos indicadores de contas verificadas, poderá auxiliar nessa função. No entanto, poderá ter impacto mais reduzido do que o desejado, uma vez que ficará dependente da activação manual por parte dos detentores dessas contas - que potencialmente poderão preferir a exposição extra dada por todas as partilhas "enganadas".


Google Daily Listen transforma feed Discover em podcast personalizado

A Google está a tirar partido das capacidades aprendidas com o NotebookLM para criar este interessante Daily Listen. Este sistema cria um podcast personalizado, via AI, com base no feed Discover que é apresentado com base nos interesses de cada utilizador.

O feed Discover tem tido altos e baixo ao longo dos anos, desde os tempos em que ainda era conhecido como Google Now; e por vezes parece ter dificuldades em reconhecer o que é realmente de interesse para o utilizador. Mas, nos últimos tempos, a selecção para ter regressado aos "bons velhos tempos", em que conseguia cumprir esse objectivo com bastante precisão, pelo que vale a pena experimentar - isto, se / quando fica disponível para nós, já que por agora é algo que a Google apenas está a testar nos EUA.


iPhone ainda sofre com bugs nos alarmes

Com tanta tecnologia, poderia pensar-se que certas funcionalidades básicas funcionassem tal como seria suposto. No entanto, a realidade é diferente, e afecta alguns utilizadores mais azarados de iPhones, que nem sequer podem confiar que os alarmes definidos toquem à hora certa.

Continuam a surgir queixas de utilizadores que dizem que os seus iPhones tocam os alarmes a horas completamente erradas, com as inevitáveis consequências daí decorrentes. No meu caso pessoal, já passei por um par de bugs destes ao longo dos anos, incluindo um que, após a tradicional mudança de hora bi-anual, também fez com que os alarmes deixassem de tocar por completo. A partir daí passei a manter o uso do alarme do relógio despertador como backup, e estes relatos recorrentes fazem-me pensar que não serei o único a fazê-lo.


Google cria fundo de apoio ao Chromium

Perante a ameaça de ser forçada a separar o Chrome e o Android, a Google apressa-se a tentar mudar a percepção de controlo que detém sobre grande parte dos sistemas digitais, e na qual se inclui a criação de um fundo de apoio ao desenvolvimento do Chromium, em parceria com a The Linux Foundation.

Depois de ter servido de base ao Chrome, o Chromium tem também sido usado como base para inúmeros outros browsers, como o Edge da Microsoft, o Opera, e o Brave - com alguns deles a não seguirem o mesmo caminho da Google, que tem dificultado e restringido o uso de extensões ad-blocker, e adiado repetidamente e continuamente medidas de protecção da privacidade dos utilizadores, como o muito prometido mas ainda não concretizado bloqueio dos cookies de terceiros, que outros browsers já adoptaram.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.

Entra em 2025 com o Windows em saldo a €11 na CdkeySales

10-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda tirando partido do espírito de entrada num novo ano, esta promoção de Natal da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

OWC lança cabo USB4 de 4.5 metros

10-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A OWC apresentou dois novos cabos ópticos USB4, ideais para quem precisa de ligações rápidas a distâncias de até 4.5 metros.

Disponíveis em tamanhos de 3 metros e 4.5 metros, estes cabos ópticos USB4 da OWC permitem velocidades de até 40 Gbps e tornam-se numa alternativa mais económica do que o cabo Thunderbolt 4 de 3 metros da Apple ($159) com preço de $99 e $130 respectivamente.

Apesar destes cabos usarem fibra óptica para os dados, também mantêm os cabos tradicionais para transmissão de energia. A versão de 3 metros suporta até 240W, enquanto a de 4,5 metros permite a transferência de até 60W, sendo compatíveis com dispositivos Thunderbolt 3 e 4, como docks e hubs. Ambos contam com revestimento em nylon entrançado, assegurando a sua protecção e resistência a anti-embaraçamento.
A Intel limita o desempenho do Thunderbolt 4 a 2 metros para cabos de cobre, devido a dificuldades em manter a velocidade em distâncias maiores. O recurso à fibra óptica e conversão para luz resolve essa questão, possibilitando a comunicação a alta-velocidade a distâncias superiores.

Curiosamente, isto acaba por ser um regresso às origens. A Intel e a Apple inicialmente conceberam o Thunderbolt como uma solução óptica chamada "Light Peak" que usava precisamente esta técnica para possibilitar transferência de dados a grande velocidade e a grandes distâncias. Algo que, como agora fica demonstrado, poderia ter sido o caminho a seguir.

Alerta de evacuação enviado por engano para todos os smartphones em Los Angeles

10-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os cidadãos residentes em Los Angeles foram assustados por um aviso de evacuação devido aos incêndios, enviado por engano para toda a gente.

Na Califórnia assiste-se a novo cenário trágico devido aos incêndios de grandes proporções, que têm devorado zonas residenciais e já provocaram várias vítimas mortais. Milhares de pessoas têm sido evacuados das zonas em risco, mas o sistema de alertas de emergência pregou um susto a muitas pessoas, com um alerta de evacuação que, inadvertidamente, foi enviado para todas os pessoas em Los Angeles em vez das pessoas nas áreas de Calabasas e Agoura Hills a que se destinava.

An evacuation order for residents near the Kenneth Fire currently burning in West Hills was mistakenly issued Countywide. For updates on wildfires currently burning in LA County, including evacuation information please visit https://t.co/p46PbDz31o. pic.twitter.com/JRQhOCBx3j

— Los Angeles County (@CountyofLA) January 10, 2025
Por cá não teríamos este problema, já que o nosso arcaico e completamente desadequado sistema de alertas via SMS asseguraria que a maioria dos alertas apenas chegasse às populações com horas de atraso, tempo que seria duplicado para eventualmente se receber a devida correcção.

Felizmente, já está em curso o processo de migração do sistema de alertas dos SMS para o mais imediato e eficiente Cell Broadcast, mas sendo algo que apenas está previsto que fique concluído em 2027 - um prazo que não deixa de ser excessivamente longo, considerando que outros países efectuaram igual transição em menos de um ano.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €39

10-01-2025 | 13:11 | A Minha Alegre Casinha

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 39.46 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20 euros.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla lança novo Model Y na China

10-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla entra em 2025 com o lançamento do muito aguardado Model Y renovado, que começa a ser entregue em Março na China.

Já se sabia que o novo Model Y iria chegar este ano, e os avistamentos dos testes já fazia antever que isso acontecesse a qualquer momento. Talvez potenciado pela redução nas vendas, a Tesla não fez os fãs aguardar mais, revelando oficialmente o novo Model Y na China.
Começando pela parte positiva, depois das fotos algo desincentivadoras dos modelos de teste, as fotos oficiais do novo Model Y parecem mostrar um modelo que afinal não é assim tão "feio" quanto se temia, e que mais facilmente poderá agradar aos clientes depois de um pequeno período de adaptação. Tal como o modelo anterior, chega em variantes com um motor (tracção traseira) e dual motor (tracção integral), com preços de 32 mil euros e 37 mil euros respectivamente (na China), sofrendo um agravemento de cerca de 1500 euros face à geração anterior.
O modelo single motor vem com bateria de 62.5 kWh e autonomia anunciada CLTC range de 593 km (+39 km que o anterior), com motor de 220 kW e aceleração de 0-100 km/h em 5.3 segundos. O dual motor long range vem com batgeria de 78.4 kWh, autonomia de 719 km, e potência combinada de 331 kW, acelerando até aos 100 km/h em 4.3 segundos. Ambos têm velocidade máxima limitada a 201 km/h, com o modelo base a suportar carregamentos de 170 kW e o long range a suportar carregamentos de 250 kW - a Tesla diz que bastam 15 minutos para ganhar 250 km de autonomia. O novo Model Y de 2025 tem 4.797 mm de comprimento, 1.920 mm de largura, 1.624 mm de altura, e distância entre eixos de 2.890 mm. O modelo de tração traseira pesa 1.921 kg e o long range 1.992 kg.

As alterações de design passam por uma frente e traseira com barra de luz a toda a largura, mas há também um interior com aspectos melhorados, em jeito de evolução face às alterações que já tinham sido aplicadas na remodelação do Model 3, com novo sistema de som, acabamentos de melhor qualidade, bancos traseiros rebatíveis electricamente, ecrã para os bancos traseiros, câmara frontal (como a estreada no Cybertruck), e Hardware 4.0 (AI4) para o Autopilot / FSD. Também de salientar a cedência da Tesla face à pressão dos clientes: o Model Y vem com haste para os piscas, em vez de insisistir na polémica opção de remover todas as hastes e passar todos os controlos para botões no volante.
Por agora a Tesla só anunciou o início das encomendas e entregas na China, e que também ficarão disponíveis na Nova Zelândia e Singapura. Não há ainda datas para o início da comercialização do novo Model Y na Europa, mas é algo que a Tesla não poderá adiar por demasiado tempo, sabendo que muitos potenciais clientes irão optar por aguardar pela chegada deste novo modelo.

Com o actual Model Y a custar 45 mil euros e 52 mil euros em Portugal para estas versões, podemos imaginar que o novo modelo também poderá ir para os 46 e 53 mil euros respectivamente. É de esperar que, uns meses mais tarde, também surja o Model Y Performance, com o mesmo tipo de melhorias que foram aplicadas no Model 3, como suspensão adaptativa e bancos desportivos.

Shelly apresenta módulos Gen4 multiprotocolo

10-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Shelly revelou a série Gen4 no CES 2025, que aposta num sistema multiprotocolo para maior versatilidade na integração e interligação de dispositivos.

A linha Shelly Gen4 oferece conectividade multiprotocolo, suportando WiFi, Bluetooth, Zigbee e Matter. Isto permite a máxima compatibilidade e flexibilidade, garantindo uma integração perfeita com ecossistemas de smart homes. O CEO da Shelly, Dimitar Dimitrov, reforçou o compromisso da marca em oferecer automação acessível e preparada para o futuro, adequada tanto para iniciantes como para utilizadores avançados.

A Série Gen4 inclui dispositivos actualizados, como relés, interruptores, sensores e módulos plug-and-play. Desenvolvidos para simplicidade, apresentam processadores avançados, gestão de energia e a capacidade de alternar entre protocolos para garantir compatibilidade com plataformas como Google Home, Alexa e Apple HomeKit (via certificação Matter).
Um dos destaques é o Shelly Wall Display X2, um painel táctil de 6.95" com sensores integrados para automação climática e monitorização energética em tempo real. Outros produtos incluem os relés PM Gen4, para uma gestão energética inteligente, e o Shelly 1PM Mini Gen4, o menor relé do mercado, ideal para automatizar interruptores e tomadas. A Shelly também introduz o Dimmer Gen3, para controlo remoto de luzes reguláveis, compatível com instalações com ou sem fio neutro.

A Shelly vai além do uso residencial com a compatibilidade com redes LoRa nos dispositivos das séries Gen3 e Gen4, permitindo aplicações de longo alcance, como projectos IoT municipais e sistemas agrícolas. A Série Gen4 estará disponível para compra no primeiro trimestre de 2025.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

10-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 12% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

10-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Garmin zūmo R1 Radar para motos

A Garmin anunciou o novo zūmo R1 Radar; o seu primeiro sistema de radar específico para motociclos. Elegante e discreto, o sistema robusto proporciona aos condutores um controlo de alto desempenho da visão traseira e lateral (com visibilidade limitada). As luzes indicadoras situadas no guiador alertam os motociclistas para os veículos que se aproximam pela lateral e que podem representar perigo. As luzes laterais e traseiras ajudam-nos a maximizar a visibilidade dos veículos que nos rodeiam; No caso da luz traseira especificamente, esta informa o utilizador que existem carros a aproximar-se a uma determinada velocidade.

Com múltiplas opções de emparelhamento, o zūmo Radar R1 pode ligar-se à aplicação zūmo Radar para smartphone ou a um satnav para motociclo zūmo XT2 (vendido separadamente) para uma experiência melhorada. zūmo R1 Radar oferece uma nova forma de os entusiastas de motas serem vistos por outras pessoas na estrada. A solução compacta de radar é montada discretamente acima ou abaixo da placa para que os ciclistas possam manter a estética da sua bicicleta; e diretamente no guiador no caso de luzes laterais. O zūmo R1 Radar possui um design robusto (classificação IP67 contra poeira/água) para suportar condições meteorológicas e de estrada adversas. Os condutores também podem esperar uma instalação limpa em qualquer mota[1], em necessidade de baterias ou carregamento. Concebidos internamente para a vida exterior, os produtos Garmin revolucionaram a vida de aventureiros, atletas, exploradores todo-o-terreno, guerreiros da estrada e entusiastas de atividades ao ar livre em todo o mundo. Empenhada em desenvolver produtos que melhorem experiências, enriqueçam vidas e ajudem a proporcionar tranquilidade, a Garmin acredita que cada dia é uma oportunidade para inovar e uma oportunidade para superar o passado. Visite a redação da Garmin, envie um e-mail à nossa equipa de comunicação social, ligue-se a @garminoutdoor nas redes sociais ou siga o nosso blogue.

Já disponível, o Garmin zūmo R1 Radar tem um preço de venda recomendado de 599,99 euros. Pode vê-lo durante a CES 2025 no stand da Garmin, nº 3540 no LVCC West Hall.


Segway lança nova geração de trotinetes elétricas

A Segway-Ninebot, que tem mais de 13 milhões de trotinetes elétricas vendidas em todo o mundo, apresenta uma nova gama com sete modelos, com opções que vão da gama média à premium.

Tendo por base o já impressionante conjunto de tecnologia inteligente e segura da Segway, os novos modelos incluem: o sistema de melhoria de estabilidade SegRide, a tecnologia de otimização de alcance SegRange, notificações de navegação e de chamadas no novo ecrã TFT, o sistema de desbloqueio de proximidade mãos-livres Segway AirLock, o Controlo Dinâmico de Tração Segway (SDTC), o Sistema de Travagem Antibloqueio Segway (S-ABS), faróis automáticos, um Sistema de Gestão de Bateria melhorado (BMS 2.0) e a Segway Mobility, uma nova versão da antiga aplicação Segway-Ninebot.

Para substituir as lendárias gamas GT2 P e GT1 E, as novíssimas SuperScooters Segway GT3 Pro e GT3 E materializam o máximo desempenho. A GT3 Pro, topo da gama, é líder com aceleração de 0 a 48km/h em apenas 3.9 segundos, velocidade máxima de 80km/h e autonomia de até 138km (a 25 km/h) com uma única carga, graças à sua potência de 7.000W (dois motores de 3.500W) e bateria de 2.160Wh. Esta potência é controlada por travões de disco hidráulicos de dois pistões com rotores de alto desempenho e S-ABS. A tração às duas rodas do veículo, a suspensão dianteira hidráulica ajustável e as suspensões traseiras de braço oscilante trabalham em conjunto para manter os largos pneus auto-reparáveis de 11 polegadas firmemente no chão. A GT3 Pro estará disponível no segundo trimestre de 2025. A GT3 E oferece viagens emocionantes a um preço mais acessível, conta com um motor de 2.400 W que proporciona uma forte aceleração. A sua bateria de 899Wh permite uma autonomia de até 95km. Tem também travões de disco dianteiros e traseiros, e a suspensão hidráulica dianteira suaviza o processo, juntamente com uma suspensão hidráulica traseira com braço hidráulico. Estará disponível no primeiro trimestre de 2025. Ambos os modelos partilham múltiplas funções inteligentes em tempo real, incluindo: navegação, velocidade, autonomia restante, estatísticas de viagem, notificações de chamadas recebidas e muito mais, todas elas apresentadas num ecrã TFT a cores de 2.4 polegadas que permanece visível de diferentes ângulos, mesmo sob luz solar direta.

O modelo estrela da série Ninebot da Segway, a nova MAX G3 E, marca uma referência para as trotinetes elétricas mais modernas. A Ninebot MAX G3 E eleva a experiência de condução quotidiana, dando prioridade ao conforto e combinando tecnologia e desempenho num único produto otimizado. Ultrapassa o modelo que a antecede (a MAX G2 E, campeã de vendas) com mais autonomia (80km[2]) e uma aceleração mais rápida, graças à sua potência máxima de 2.000W. A MAX G3 E apresenta a condução mais suave da série Ninebot graças aos pneus auto-reparáveis de 11 polegadas, e às suspensões hidráulicas duplas ajustáveis dianteiras e traseiras combinadas com o sistema de melhoria de estabilidade SegRide. Com a sua avançada tecnologia FlashCharge, a MAX G3 E pode ser totalmente carregada em apenas 3.5 horas, e até em 2 horas quando se utiliza um carregador DC (vendido de forma separada). Tal como a série GT3, a Ninebot MAX G3 E inclui o novo ecrã TFT inteligente que fornece informações essenciais aos condutores, como a autonomia restante, os modos de condução, o estado de carregamento e muito mais. Quando emparelhada com um smartphone, também apresenta novas funcionalidades interessantes, como notificações de navegação e de chamadas, disponíveis através da aplicação Segway Mobility. Para além disso, a Ninebot MAX G3 E oferece a conveniência de desbloqueio remoto através do Segway AirLock e pode ser localizada através do Apple Find My. O modelo também possui um sistema de iluminação atualizado com um farol automático que é três vezes mais brilhante do que antes. A Ninebot MAX G3 E estará disponível no primeiro semestre de 2025.

O motor da Ninebot F3 E e da F3 Pro E oferece a potência necessária para conquistar facilmente qualquer terreno urbano. Concebidas para deslocações confortáveis, possuem suspensões hidráulicas dianteiras e traseiras de elastómero, um estribo maior e geometria e ergonomia SegRide para maior estabilidade. Ambos os modelos são capazes de percorrer até 70 km antes de precisarem de ser carregados, graças à capacidade da bateria de 477Wh. Os modelos Ninebot F3 estão equipados com tecnologias que garantem uma experiência de utilizador conectada e conveniente, combinando funções práticas como notificações de navegação e de chamadas apresentadas no ecrã TFT inteligente com funcionalidades de segurança, como o sistema AirLock e o Apple Find My. A F3 E e a F3 Pro E vão estar disponíveis a partir do final do primeiro trimestre de 2025.

As Ninebot E3 E e E3 Pro E estão equipadas com um motor com potência máxima de 800W que, combinado com as suspensões dianteira e traseira, proporciona viagens citadinas confortáveis. Oferece uma excelente experiência de condução, graças ao Sistema de Melhoria de Estabilidade SegRide que funciona em conjunto com o Sistema de Controlo de Tração. Ambos os modelos são fáceis de transportar para qualquer lugar, graças a um quadro de magnésio mais leve e a um prático e compacto mecanismo de dobragem. Ambos os modelos vão estar disponíveis a partir do segundo trimestre de 2025.


HISENSE apresenta a L9Q TRICHROMA LASER TV

A Hisense apresentou na CES, em Las Vegas, a sua mais recente inovação: a série L9Q. Expandindo a gama anterior, a L9Q oferece uma versatilidade incomparável, desempenho melhorado e design sofisticado para transformar a experiência de cinema em casa. Com cinco formatos de ecrã que variam de 100 a 150 polegadas, a L9Q é a maior e mais flexível TV a laser do mercado, projetada para diferentes configurações e adaptando-se facilmente a qualquer ambiente.

A série 2025 L9 continua a elevar o padrão da TV a laser, apresentando o mecanismo de luz laser triplo TriChroma proprietário da Hisense, que atinge 110% do espaço de cor BT.2020, resultando em cores vibrantes e precisas. Esta tecnologia avançada revela detalhes e cores realistas que dão vida ao entretenimento. Com brilho até 5.000 lúmens e uma taxa de contraste de 5.000:1, a L9Q oferece uma imagem nítida mesmo em ambientes bem iluminados. Cada detalhe, desde as sombras subtis nos filmes até às cores fortes dos desportos ao vivo, é apresentado com uma clareza e profundidade notáveis. A L9Q conta com ecrãs Ambient Light Rejection (ALR) da Hisense, em diversos tamanhos – 100, 110, 120, 136 e 150 polegadas – que combinam com as opções de TV. Estes ecrãs melhoram o brilho e a clareza, independentemente da iluminação do ambiente, garantindo uma experiência "home theater". Pela primeira vez, os utilizadores podem alternar facilmente entre os tamanhos de ecrã devido às funcionalidades de alinhamento automático do ecrã e correção keystone manual, que proporcionam uma versatilidade incomparável e uma instalação fácil da TV. A L9Q possui o primeiro sistema de som surround 6.2.2 numa TV a laser. Inspirado nos anfiteatros romanos, o design inclui um compartimento de som inclinado a 15º que, em conjunto com as tecnologias Dolby Atmos, DTS Virtual X e eARC, cria uma experiência de áudio rica e imersiva. Seja o ruído de um estádio, a emoção de um videojogo ou as subtilezas de uma banda sonora, a L9Q oferece uma experiência de som tão envolvente e dinâmica quanto o seu design.

A L9Q destaca-se com uma estética luxuosa que inclui um elegante painel decorativo em nogueira preta, iluminação ambiente Star Orbit e acabamentos em metal escovado. Cada detalhe, elementos texturizados e o perfil fino, realçam o acabamento premium da L9Q, tornando-a uma peça sofisticada em qualquer ambiente. A L9Q oferece acesso a mais de 400 mil filmes, programas, entre muitos outros, disponíveis em mais de 10 mil aplicações com o Google TV. Com integração integrada do assistente de voz, os utilizadores podem navegar com facilidade nos conteúdos e controlar as definições através do Google Assistant, Amazon Alexa ou Apple HomeKit. As opções de conectividade avançadas, incluindo HDMI 2.1, Wi-Fi 6E e NEXTGEN TV (ATSC 3.0), garantem um desempenho incomparável e compatibilidade com os dispositivos e formatos mais recentes. A L9Q representa o próximo salto na tecnologia de ponta de Laser TV, combinando o melhor desempenho da sua categoria com uma versatilidade e design incomparáveis. Com uma estética impressionante, som envolvente e um conjunto robusto de funcionalidades, a Hisense continua a liderar a categoria de Laser TV, estabelecendo novos padrões para o futuro do entretenimento doméstico. Seja para cinema em casa dedicado ou para um ambiente familiar iluminado, a L9Q garante que cada momento é uma obra-prima cinematográfica.

A L9Q está em exposição na CES 2025 de 7 a 10 de Janeiro de 2025, no Centro de Congressos de Las Vegas, Central Hall – Stand 16625, com o ecrã ultrabrilhante de 2,9. Esta combinação utiliza tecnologia de agregação e melhoramento de luz em nanoescala para oferecer uma clareza e brilho visual excepcionais (atinge 1.500 nits de brilho num ecrã completo – a primeira na indústria de TVs a laser).


Cockpit ClubSport GT da Fanatec

A Fanatec, uma subsidiária da CORSAIR, apresentou o Cockpit ClubSport GT, um chassis de corrida inovador e robusto que proporciona uma experiência de simulação altamente imersiva. Concebido tanto para profissionais experientes como para entusiastas iniciantes, o Cockpit ClubSport GT oferece uma incrível capacidade de ajuste, estabilidade e conforto, ajudando os pilotos de simulação a alcançarem o seu melhor desempenho.

O Cockpit Fanatec ClubSport GT apresenta um sistema de assento altamente ajustável, que permite transitar facilmente de uma posição vertical, ao estilo de um carro de estrada, para uma posição semi-reclinada no estilo Fórmula, acomodando uma ampla variedade de estilos de corrida. É também compatível com a maioria dos assentos de corrida disponíveis no mercado, apresentando pontos de montagem de 290 mm para uma experiência versátil e conveniente. Um dos destaques do Cockpit Fanatec ClubSport GT é o sistema de ajuste rápido e sem ferramentas, que possibilita alterações fáceis na posição do assento, da base do volante e dos pedais, garantindo máxima imersão. Seja para ajustar o setup ao conforto pessoal ou para adaptá-lo a um amigo, essas modificações simples asseguram uma experiência de corrida otimizada. Com um design que enfatiza conveniência e imersão, o Cockpit Fanatec ClubSport GT é indispensável para qualquer entusiasta de simulação de corrida. Projetado com uma estrutura de aço resistente de 50 mm de diâmetro, o Cockpit Fanatec ClubSport GT minimiza a flexão e suporta as exigências de volantes de alto torque e pedaleiras robustas. A sua construção robusta garante uma experiência de corrida estável e confiável, mesmo sob pressão. Além disso, o cockpit conta com um processo de montagem rápido e simples, permitindo aos pilotos passarem menos tempo na configuração e mais tempo a competir.

Aproveitando a vasta experiência da CORSAIR, o sistema integrado de gestão de cabos melhora tanto a estética do cockpit quanto a experiência do utilizador. Recortes estrategicamente posicionados na estrutura e um suporte para fonte de alimentação com arrefecimento passivo garantem uma configuração organizada e eficiente. O cockpit também está disponível num conjunto com o assento Fanatec ClubSport, concebido para oferecer máximo conforto. O tecido ultra-respirável do assento é até quatro vezes mais ventilado que o da concorrência, proporcionando suporte e conforto duradouros, mesmo durante as corridas mais longas. O suporte ajustável para monitor integrado no Fanatec ClubSport GT Cockpit é compatível com montagens VESA padrão de 100x100 mm, suportando ecrãs de 32" a 49" ultrawide para uma experiência visual imersiva. Além disso, o acessório Fanatec Monitor de suporte independente, disponível separadamente, permite a utilização de configurações com três ecrãs para uma imersão total.

O cockpit foi projetado para suportar a maioria dos produtos de simulação de corrida da Fanatec e é compatível com diversos periféricos de simulação de terceiros disponíveis no mercado. Além disso, pode ser personalizado com uma ampla gama de acessórios opcionais, vendidos separadamente, como o já mencionado suporte para múltiplos monitores, bem como suportes para mudanças de marcha e travões de mão, permitindo ajustar o campo de visão ideal e melhorar a experiência de condução. Seja para atualizar o seu setup atual ou para iniciar a sua jornada na simulação de corrida, o Fanatec ClubSport GT Cockpit oferece uma experiência de corrida realista, flexível e imersiva.

O Cockpit Fanatec ClubSport GT e os acessórios estarão disponíveis a partir de Janeiro de 2025 na loja online da Fanatec. O Cockpit Fanatec ClubSport GT conta com uma garantia de dois anos.


Xiaomi Redmi Note 14 Pro e Pro+ chegam à Europa

10-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da apresentação na China em Setembro, a Xiaomi faz chegar o Redmi Note 14 Pro e 14 Pro+ à Europa, com preços a começar nos 299 euros.

Já tem sido habitual a Xiaomi optar por lançamentos faseados, começando por apresentar e lançar novos smartphones na China, e só alguns meses mais tarde fazer o lançamento global para o resto do mundo. E, uma vez mais, é precisamente isso que acontece.

A família Redmi Note 14 fica finalmente disponível na Europa, incluindo os modelos base Note 14 (4G e 5G), e os modelos "Pro" e Redmi Note 14 Pro e Redmi Note 14 Pro+. Começando pelos modelos Pro, vêm equipados com ecrã OLED de 6.67" (1220x2712 ou 1080x2400) de 120 Hz, com suporte Dolby Vision, brilho máximo de 3000 nits (1800 no modelo base 4G), e PWM dimming de 1920 Hz, com protecção assegurada por vidro Gorilla Glass Victus 2. O Pro+ vem equipado com um Snapdragon 7s Gen 3, com 8 GB ou 12 GB de RAM, e capacidade de 256 GB ou 512 GB UFS 2.2; os outros modelos recorrem a chips MediaTek, Helio G100 Ultra e Dimensity 7300 Ultra. As baterias são de de 5110 mAh e 5500 mAh, com carregamento de 45 W e 120 W consoante o modelo.

Nas câmaras, temos um conjunto triplo de 200 MP, 8 MP ultrawide, e 2 MP macro, acompanhado por uma câmara frontal de 20 MP ou 32 MP.
Há mais algumas diferenças entre modelos, devido aos chipsets utilizados. Todos eles vêm com slots Dual SIM, mas só os modelos 5G trazem suporte para eSIM. Por outro lado, só o modelo Pro 4G vem com slot híbrido que permite usar um cartão microSD em vez de um cartão SIM físico secundário.

Os preços começam nos €299 para o Redmi Note 14 Pro 4G, €399 para o Redmi Note 14 Pro 5G, €499 para Redmi Note 14 Pro+, todos eles com 8+256GB, e €549 para o Redmi Note 14 Pro+ com 12+512GB.

Microsoft corrige bug no Outlook ao copiar texto - após 3 meses

09-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft diz ter corrigido finalmente um irritante bug que podia encravar o Outlook ao se fazer a cópia de texto com CTRL+C.

O erro afectava principalmente os utilizadores do Microsoft 365 na versão Current Channel 2409 (Build 18025.20096) ou superior, e particularmente aqueles que usam idiomas com um Input Method Editor (IME), tendo sido reportado há vários meses e reconhecido pela Microsoft no início de Novembro de 2024. O bug fazia com que o Outlook ficasse "congelado" ao se fazer a acção de cópia de texto através do atalho de teclado (CTRL+C), o que é uma operação bastante frequente e que é feita de forma automática por muitos utilizadores, sem pensar, causando enorme frustração.

Apesar do problema estar corrigido, os clientes afectados terão que sofrer ainda mais algumas semanas, pois a actualização só será disponibilizada via Current Channel a partir de 27 de Janeiro, enquanto que os utilizadores com actualizações Monthly Enterprise Channel terão que aguentar ainda mais, até 11 de Março. Poderá argumentar-se que é um prazo excessivamente longo, tanto para a correcção do bug em si, como para a sua chegada efectiva aos clientes - que no caso das actualizações empresariais, será de quase seis meses!

A solução de recurso, para quem não quiser esperar, passa por reverter para uma versão anterior do IME ou do Outlook, com o comando (em modo de administrador):
cd %programfiles%\\Common Files\\Microsoft Shared\\ClickToRun officec2rclient.exe /update user updatetoversion=16.0.17928.20156

Em alternativa, podem também deixar de usar o Outlook clássico e passar a usar a versão web, ou outro programa ou gestão de email, que não sofra de bugs tão básicos como este, nem deixe os utilizadores em risco de ficarem constantemente encravados durante meses.

|