PlanetGeek

Como fazer uma árvore LED de Natal com ESP32

20-12-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como criar uma colorida árvore de Natal LED, com um ESP32, fitas LED, e bolas de ping-pong.

Quem desejar uma árvore de Natal diferente, mais fácil de instalar e arrumar, mas cheia de cor, pode criar uma árvore de Natal LED com um ESP32.

O projecto acaba por ser extremamente simples e acessível, tanto em termos de trabalho como custo. Os elementos principais são um ESP32 e uma fita LED WS2812B com LEDs endereçáveis. A parte do software fica a cargo do WLED para facilitar o trabalho, e tudo o que resta é o trabalho de bricolage para criar a estrutura física da "árvore" e usar bolas de ping-pong como difusor para um efeito visual com maior impacto.



Neste caso o projecto faz com que os LEDs se iluminem em função da música e som, mas nada nos impede de criar todo o tipo de modos de iluminação: desde manter a mesma cor em toda a árvore, a fazer suaves gradientes de cor, ou até de criar animações personalizadas. Como sempre, é só deixar a imaginação e inspiração fluir.

Tanto o ESP32 como a fita LED podem ser compradas por poucos euros cada, pelo que se torna num projecto extremamente acessível.

ChatGPT ganha ajustes de personalidade e estilo

20-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter ajustes directos de personalidade e estilo, e melhora a edição de textos e emails.

A OpenAI começou a disponibilizar uma nova actualização que permite ajustar a personalidade do ChatGPT, incluindo o nível de simpatia e entusiasmo nas respostas. Os utilizadores podem escolher se querem um tom mais caloroso, mais contido, ou manter o comportamento padrão.

A atualização acrescenta também controlos mais detalhados sobre o estilo de formatação. É possível definir com que frequência o ChatGPT usa emojis, títulos e listas, além do perfil geral de personalidade, como profissional, amigável, irreverente ou cínico. Estas opções estão disponíveis em Perfil → Personalização → Adicionar características.
Em paralelo, a OpenAI melhorou a forma como se escrevem e editam emails e textos longos dentro do ChatGPT. Passa a ser possível editar e formatar o texto directamente na conversa, sem necessidade de reescrever pedidos completos, bastando selecionar partes específicas do texto e pedir alterações apenas a esse excerto, tornando o processo de revisão mais rápido e preciso.

🆕 Writing blocks make it easier to craft the perfect email in ChatGPT.

∙Update & format text right in chat
∙Highlight to ask for changes, and accept or reject suggestions
∙Open in your email client once you’re ready to send

Try it & please let us know what you think! pic.twitter.com/2Vgf0Av3u6

— JZ (@jamesfzhang) December 19, 2025
Dito isto, e como seria de esperar, já começaram a surgir críticas a estas alterações. Nomeadamente, porque motivo a opção referente aos emojis apenas permite escolher entre "mais emojis" ou "menos emoji", sem dar opção para "nunca usar emoji"!

Eu também adicionaria uma opção dedicada a "não fazer perguntas de continuidade e dar apenas as respostas ao que se pediu" - coisas que tradicionalmente têm que ser indicadas expressamente no conjunto de regras dados ao chatbot para que ele se comporte como se deseja - mesmo assim, sem que seja garantido que ele cumpra as coisas a 100%.

Desmontagem dos Samsung Galaxy XR mostra como pode ser reparado

20-12-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O iFixit desmontou os óculos Samsung Galaxy XR, que têm alguns pontos positivos a nível de reparação, e outros que nem por isso.

Já podemos ver os óculos Galaxy XR da Samsung por dentro, revelando uma construção interna bastante curiosa. A análise do iFixit mostra que o dispositivo é mais leve do que o Vision Pro da Apple e utiliza almofadas faciais e vedantes magnéticos, mas o acesso ao interior não é nada simples.

O acesso ao interior do Galaxy XR é feito pela parte frontal, sendo necessário remover primeiro toda a estrutura plástica exterior. No interior, os componentes estão organizados numa única camada e presos com parafusos Phillips normais, o que facilita a substituição de peças depois de ultrapassada a fase inicial. No entanto, foi também encontrado um autocolante "Void if tampered", que é ilegal em diversos países (como os EUA) e uma clara "afronta" aos consumidores e a todos os que defendem o direito à reparação.


Em termos de reparabilidade, o resultado é misto. A bateria externa é um ponto positivo, já que permite a sua troca com facilidade, e a placa principal também é relativamente simples de remover. A ausência de parafusos proprietários evita a necessidade de ferramentas especiais. Por outro lado, a dificuldade em abrir o headset, o autocolante dissuasor e a falta de manuais oficiais de reparação mostram que a Samsung continua a colocar obstáculos à reparação independente, tratando estes produtos como material "descartável" que não deve ser reparado pelos consumidores ou lojas não oficiais.

É o tipo de coisa a que normalmente só se dá valor quando se enfrenta a necessidade de uma reparação fora do período de garantia, e se fica obrigado a ter que recorrer à marca oficial, sem opção de obter uma segunda opinião ou considerar a possibilidade de fazer a própria reparação.

TVs LG instalam Copilot sem opção de remoção

20-12-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A LG parece estar a instalar automaticamente o Microsoft Copilot nas suas Smart TVs, sem opção de desinstalação.

Alguns donos de TVs LG estão a ser surpreendidos por uma actualização do webOS que adiciona um atalho para o Microsoft Copilot ao ecrã inicial. Segundo relatos no Reddit, o Copilot surge ao lado das apps normais e só pode ser escondido, não desinstalado, mesmo usando as opções habituais de gestão de aplicações.

Outros utilizadores webOS relatam o mesmo comportamento, o que indica que o Copilot está a ser tratado como uma app de sistema e não como uma app normal da Content Store. A própria LG refere na sua documentação que algumas apps da TV não podem ser apagadas, o que vai ao encontro destas queixas. Isto também coincide com as indicações da LG de integrar o Copilot directamente na experiência de software das TVs de 2025.
Além das óbvias reclamações sobre a LG sobrepor-se aos desejos e controlo dos utilizadores, isto veio também reacender a discussão sobre a invasão de privacidade do sistema "Live Plus", que em muito modelos vem activado de origem. Esta funcionalidade faz capturas regulares do conteúdo apresentado e envia essa informação para a LG e seus parceiros para oferecer "serviços personalizados", como recomendações e publicidade. A grande crítica é que, para quem usar o seu televisor como monitor, isto significa que pode estar a partilhar inadvertidamente dados sensíveis. Pelo que, torna-se recomendável desactivar o "Live Plus".

Para já, os utilizadores descontentes com a presença do Copilot dizem que as únicas soluções práticas passam por esconder o atalho, não iniciar sessão (algo que já nem é possível em muitos modelos, que obrigam login na conta LG para se ter acesso às apps), ou - opção que começa a ser cada vez mais tentadora - manter a TV totalmente desligada da internet e sem uso das funcionalidades smart, usando um dispositivo externo de streaming que permita maior controlo sobre o que se faz.

Xiaomi prepara SU7 renovado para 2026

20-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está a preparar uma actualização do SU7 para o modernizar e revitalizar as vendas.

A Xiaomi já está a trabalhar numa actualização para o SU7, o seu primeiro modelo eléctrico, e que deverá ser lançada na China no segundo trimestre de 2026. Este facelift não deverá trazer grandes alterações de design a nível externo mas sim focar-se em melhorias técnicas e novas funcionalidades, numa tentativa de recuperar o interesse dos consumidores após a quebra das vendas no seguimento do lançamento do YU7.

O ponto mais sensível é o preço. Antecipa-se que a nova versão do SU7 poderá ficar cerca de 2.400 euros mais cara, elevando o preço base para aproximadamente 28.600 euros - um valor que o colocar modelo praticamente ao mesmo nível do Tesla Model 3 na China, mostrando que a Xiaomi quer competir de igual para igual no segmento.
[o interior do mais recente YU7]

A decisão surge numa altura em que as vendas do SU7 caíram significativamente, com as entregas em Novembro a terem registado uma descida próxima de 46% face ao ano anterior. A explicar esse fenómeno está o novo SUV YU7 da própria Xiaomi, que tem tido procura bastante elevada, "roubando" clientes ao modelo mais antigo, e fazendo com que seja necessário renovar o SU7 para o tornar mais apelativo.

Ainda não há detalhes sobre as melhorias, mas espera-se que o SU7 de 2026 inclua actualizações de hardware e software que, pelo menos, o deixem ao nível do SU7 a nível de um interior mais refinado e melhorado, assim como como baterias mais eficientes e ainda melhor desempenho. Em paralelo, a Xiaomi EV prepara-se para lançar novos modelos, incluindo o SUV YU9, o YU7 GT de cariz mais desportivo, e uma versão alongada do SU7 L, que também dá resposta à preferência do mercado chinês por estas variantes.

BYD Seal 6 DM-i conquista 5 estrelas Euro NCAP

20-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD foi distinguida pelo Euro NCAP com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança para o sedan BYD SEAL 6 DM-i e a sua versão carrinha, BYD SEAL 6 DM-i TOURING.

Esta distinção reforça ainda mais as capacidades abrangentes destes modelos como opções eficientes de grande autonomia para famílias. A avaliação independente mais rigorosa da Europa em segurança automóvel divide-se em quatro áreas, tendo o SEAL 6 DM-i demonstrado um excelente desempenho em todas.

O novo BYD SEAL 6 DM-i alcançou 92% na protecção de ocupantes adultos, com pontuação máxima tanto no teste de embate lateral como no mais exigente teste de impacto contra poste lateral. Já na protecção de ocupantes infantis, obteve 90%, graças à pontuação máxima nos testes de colisão frontal descentrada e de barreira lateral.

Nas restantes duas áreas da avaliação, protecção dos peões e utilizadores vulneráveis da estrada e sistemas de assistência à condução, o novo BYD SEAL 6 DM-i e o BYD SEAL 6 DM-i TOURING registaram 84% e 85%, respectivamente. O Euro NCAP destacou os sistemas de assistência ao condutor desenvolvidos pela BYD, descrevendo-os como "excelentes".


O veredicto do SEAL 6 DM-i representa já a nona classificação máxima Euro NCAP conquistada pela BYD desde a sua estreia no mercado europeu de veículos de passageiros em 2022. Este resultado segue-se a uma classificação semelhante atribuída ao acessível DOLPHIN SURF, bem como às cinco estrelas obtidas pelo DOLPHIN, ATTO 3, SEAL, SEAL U, SEAL U DM-i, TANG e SEALION 7.

Disponíveis nos concessionários nacionais desde Setembro, o BYD SEAL 6 DM-i e o BYD SEAL 6 DM-i TOURING trazem o conceito de Super Híbrido com tecnologia DM (Dual Mode) para os segmentos sedan e carrinha. O BYD SEAL 6 DM-i oferece até 105 km de autonomia totalmente eléctrica e uma autonomia combinada, com depósito e bateria completos, de até 1.505 km. Já o BYD SEAL 6 DM-i TOURING disponibiliza até 1.535 litros de capacidade de bagagem, mantendo a possibilidade de percorrer 100 km em modo eléctrico e uma autonomia combinada de até 1.350 km.

Ambos os modelos integram as reconhecidas tecnologias da BYD, incluindo Vehicle-to-Load para alimentar dispositivos externos, acesso ao veículo através de smartphone NFC e ecrãs tácteis de infoentretenimento de 12,8" ou 15,6".

[Pela Estrada Fora]

Ganha um Starter Kit ESP8266

20-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um Starter Kit ESP8266 Freenove.
Perfeito para quem quiser entrar no mundo da electrónica e do IoT, este Starter Kit ESP8266 Freenove vem equipado com um versátil ESP8266 e uma série de componentes que possibilitam a realização de dezenas de projectos diferentes.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

YouTube faz-se de vítima em caso de encerramento de canais

19-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a acusar youtubers de inventarem histórias sobre o motivo do cancelamento dos seus canais.

Face aos casos crescentes e cada vez mais numerosos de encerramentos de canais do YouTube sem qualquer justificação compreensível, aparentemente devido a um sistema de moderação por AI, o YouTube parece ter escolhido um desses casos para ripostar.

A queixa é de um YouTuber que diz que o seu canal foi encerrado por ter colocado um endereço de email do YouTube na descrição do canal, algo que o YouTube terá interpretado como violando a regra de "redireccionar os utilizadores para outro site". O caso, ao estilo de tantos outros, ganhou visibilidade no X, e foi sendo espalhado. Mas o YouTube diz que a história é completamente falsa e que o youtuber em causa foi encerrado devido a outros motivos.

i am Banned by @YouTube for having a business email in Description!

Literally.

They said my description is Redirecting users off to another site.

But their "AI" don't know the difference Between Email and a Link.

i am not redirecting anyone off the platform@TeamYouTube pic.twitter.com/OIJBzdvl0U

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 16, 2025

This is a false story designed to stoke fear for clicks. @Dexerto didn’t reach out to verify this before posting, so here are the facts:

- This channel was terminated correctly for violations that had nothing to do with their business email

- The vast majority of content…

— Updates From YouTube (@UpdatesFromYT) December 18, 2025
Obviamente, o youtuber não ficou calado, e contra-atacou dizendo que tem provas de que o caso aconteceu, revelando conversas com a equipa do YouTube, que terá inicialmente admitido que o encerramento tinha sido um erro e que o seu canal seria reactivado - coisa que nunca veio a acontecer.

False story? first of all you are accusing @Dexerto

Second. image i attached is proof it's completely related to redirecting users (which i never did) your AI mistaking my Email.

Third. your staff trolled me 2 times in DMs that i am reinstated.

if am lying. PROVE IT. or Fix. https://t.co/voJymmBkhf pic.twitter.com/cR3r0kdf21

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 18, 2025

here's the proof that it's related to redirection in description. i didn't had anything else other than email.@TeamYouTube just don't want to acknowledge their AI couldn't see the difference between (.com - and -gmail.com)

in the second screenshot they trolled & lied to me. pic.twitter.com/udejSSRzOx

— Boxel (@Rahimkhan_id) December 19, 2025
Independentemente do que se estiver a passar com este caso, a verdade é que a chuva de queixas continua, com centenas de youtubers a queixarem-se de encerramento injusto de canais.

What about the other stories?

1. The creator who got terminated right after going viral, just before applying for YPP.

2. The creator who got falsely flagged for holding a microphone, because AI moderation thought it was a firearm.

3. The creator who won a legal case and… https://t.co/FzeywlAlDf

— The Dark Archive (@thedarkarchive4) December 19, 2025
Há casos de canais que estão a ser encerrados por se terem tornado populares "demasiado depressa", outros que foram encerrados por "promoverem armas de fogo" - que na realidade eram apenas um microfone!, um caso de um youtuber que ganhou o processo num tribunal arbitral europeu e que mesmo assim está a ser totalmente ignorado pelo YouTube, outro que foi encerrado por "conteúdos copiados" quando na realidade era o criador original e outros canais é que roubaram os seus vídeos, e outros que se queixam de terem sido encerrados devido a campanhas deliberadas e maliciosas de comentários (aparentemente, se um canal receber uma certa quantidade de comentários a queixarem-se de "conteúdos ilegais" - mesmo que esses comentários sejam totalmente falsos - o YouTube encerra o canal sem sequer perder tempo a verificar a sua legitimidade).

Parecem ser demasiados casos para que sejam todos "inventados"... (embora hajam canais contra os quais não tenho nada contra serem encerrados!)

YouTube encerra canais de trailers falsos

19-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube encerrou dois dos maiores canais de trailers falsos, o Screen Culture e KH Studio.

O YouTube baniu dois canais populares de trailers, Screen Culture e KH Studio, por publicarem trailers de filmes criados com AI que eram apresentados como se fossem reais. Em conjunto, os dois canais somavam mais de dois milhões de subscritores e tornaram-se conhecidos por divulgar trailers convincentes de filmes e séries que, na prática, nunca existiram.

No início de 2025, a Google já tinha suspendido a sua monetização, obrigando-os a indicar claramente que se tratavam de trailers conceptuais e feitos por fãs. Mas mais tarde voltou a reactivar a monetização apesar dos canais continuarem a não dar indicações claras de que se tratavam de trailers "falsos". Agora, o YouTube parece ter decidido cortar o mal pela raiz, removendo completamente os canais por violarem as regras contra spam e títulos enganadores.
Embora tradicionalmente esteja contra os encerramentos aleatórios do YouTube, desta vez não fico com pena nenhuma. Estes canais eram uma autêntica praga para quem procura por trailers de filmes, sendo que por algumas vezes fui enganado a pensar que eram trailers a sério (até ter aprendido a ignorar tudo o que fosse desses canais). Também não ajuda que o YouTube não disponibilize qualquer mecanismo fácil para bloquear totalmente canais indesejados (podemos dizer que não queremos certos canais nas sugestões, mas os mesmos continuam a aparecer nos resultados de pesquisas).

Dito isto, a decisão surge num momento delicado para o YouTube e também para os conteúdo gerado por AI que se vão popularizando cada vez mais. Neste caso, parece ser claro que o YouTube permitirá conteúdos AI, mas apenas se estes forem claramente marcados como tal. O problema é que, ao abrir o precedente de encerrar o Screen Culture e KH Studio, existem muitos outros canais mais pequenos a que seguem exactamente a mesma fórmula (que até ao momento estava demonstrada que dava bons resultados - e lucro - acumulando milhões de visualizações). Veremos se estes encerramentos sercem de incentivo para que passem a usar descrições e títulos claros.

Por mim, bem que apreciaria uma forma de pesquisar trailers que só mostrasse trailers oficiais - e já agora, com opção de não mostrar filmes de Bollywood (contra os quais não tenho nada contra, mas que não são aquilo que estou a procurar).

Base para monitor com hub USB e RGB a €24

19-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para os fãs das secretárias limpas e bem organizadas, esta base para monitores (ou portáteis) com hub USB integrado e iluminação RGB pode simplificar a vida e reduzir a confusão de cabos.

Embora muitas pessoas recorram aos teclados e ratos sem fios como forma de libertar a sua mesa de trabalho dos inestéticos cabos, há coisas às quais não podemos escapar e que continuam a necessitar de um fácil acesso às portas USB; quer seja para ligar um cabo para recarregar o smartphone, ou para ligar uma pen USB, disco externo, ou leitor de cartões. Por isso, que tal adicionar portas USB que ficam facilmente acessíveis? E, neste caso, ainda temos direito a iluminação RGB para dar um toque a combinar com um PC de jogos.
Esta base Marsgaming para monitor com hub USB está disponível por 24 euros na Amazon Espanha.

Em vez de deixar as portas USB escondidas atrás de um monitor, ou na caixa do computador que se deseja manter afastada da vista (debaixo da secretária talvez), esta base permite colocá-las sempre à mão. No processo também cria um espaço debaixo do monitor onde podemos arrumar o teclado e rato, e simultaneamente elevar ligeiramente o monitor para que fique numa posição mais ergonómica.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Satélite Starlink explodiu em órbita

19-12-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX revelou que um satélite Starlink parece ter explodido em órbita e criado uma nuvem de destroços.

Poucos dias após se ter queixado de uma quase colisão com um satélite chinês, a SpaceX anuncia que um satélite Starlink sofreu uma falha grave em órbita. Segundo a empresa de Elon Musk, houve uma perda súbita de comunicações, uma descida rápida da altitude, e a ventilação do tanque de propulsão, acompanhadas pela libertação de vários fragmentos.

Embora a SpaceX não fale directamente de uma explosão, a empresa de monitorização Leo Labs refere que os seus radares detectaram dezenas de objectos à volta do satélite e indica que o evento terá sido causado por uma "fonte energética interna" e não por uma colisão externa.

On December 17, Starlink experienced an anomaly on satellite 35956, resulting in loss of communications with the vehicle at 418 km. The anomaly led to venting of the propulsion tank, a rapid decay in semi-major axis by about 4 km, and the release of a small number of trackable…

— Starlink (@Starlink) December 18, 2025
O satélite, identificado como Starlink-35956, encontrava-se a cerca de 418 quilómetros de altitude, numa zona da órbita baixa da Terra cada vez mais congestionada. A SpaceX garante que não existe qualquer risco para a Estação Espacial Internacional e que os destroços deverão desintegrar-se na atmosfera ao longo das próximas semanas, não constituindo perigo para os restantes satélites.

Ainda assim, o facto deste incidente ocorrer poucos dias depois de a SpaceX ter alertado para uma quase colisão com um satélite chinês, fará certamente aumentar as "teorias da conspiração" de que o incidente se possa dever a um qualquer tipo de teste de armas anti-satélite. Sem qualquer conspiração está o facto de actualmente já existirem mais de 24 mil objectos a serem monitorizados em órbita baixa, que deverão aumentar significativamente nos próximos anos, fazendo com que episódios deste tipo aumentem as preocupações sobre detritos espaciais, colisões e a sustentabilidade das mega-constelações de satélites.

Kits de RAM falsos enganam compradores

19-12-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Começam a aumentar os casos de burlas e fraudes com memória RAM falsa.

Com o preço da memória RAM a subir para valores astronómicos, já se começam a fazer sentir os efeitos secundários - e não apenas no restante hardware.

Têm estado a aumentar os casos de fraude de venda de memória RAM falsa. Num caso, uma pessoa que tinha comprado um kit de memória de 32GB (2x16GB) DDR5-6000 CL40, acabou por descobrir que afinal a caixa continha dois módulos de memória obsoleta DDR2, com um autocolante a replicar o aspecto visual de um módulo de memória moderno. O burlão chegou ao ponto de incluir uma placa metálica adicional, só para fazer peso, de modo a que a embalagem mantivesse um peso idêntico ao do produto legítimo (é provável que a Amazon - que foi onde isto se passou - tenha vários postos de controlo para verificação de peso, para combater potenciais roubos ao longo da sua linha de logística).
O grande sarilho é que, tratando-se de um produto com valor cada vez mais elevado, este cenário nem sempre pode ter resolução simples. Isto porque também se tem que contemplar a eventualidade da tentativa de burla poder estar a ser feita do lado do comprador - que muito facilmente poderia ter recebido um kit de memória legítimo, mas queixar-se de que recebeu memórias falsas para exigir a devolução e reembolso.

Por isso, torna-se recomendável jogar pelo seguro e fazer uma gravação vídeo do processo de abertura da embalagem, que sempre poderá ajudar o que se passou para que se vir nesta ingrata situação. Embora, tendo em conta o crescente acesso às ferramentas de geração de vídeo AI, arrisco-me a dizer que até isso deixará de ter valor muito em breve.

iPhone Fold pode ter dimensões incomuns e só chegar em 2027

19-12-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os mais recentes rumores e projecções, o iPhone Fold pode apostar num formato dobrável incomum, e só chegar efectivamente em 2027.

Começaram a circular imagens do iPhone dobrável da Apple com base nos seus supostos modelos CAD, que revelam um formato e dimensões invulgares face aos dobráveis actualmente no mercado. Os ficheiros, supostamente com origem em fabricantes de capas e acessórios, mostram um design que aposta num formato bastante mais alargado que o habitual, fazendo com que o iPhone Fold se aproxime do formato de um pequeno livro em vez de um smartphone estreito.

De acordo com as dimensões reveladas, o ecrã dobrável terá 7.76" com resolução de 2713 × 1920, enquanto o ecrã exterior é de 5.49" com 1422 × 2088. Quando fechado, o equipamento mede 120,6 × 83,8 × 9,6 mm, passando para 120,6 × 167,6 × 4,8 mm quando aberto. O formato largo do ecrã interno poderá permitir correr apps do iPad sem adaptações, embora tudo isto seja por agora pura especulação.
Os renders indicam também abordagens diferentes para as câmaras frontais. O ecrã principal deverá integrar uma câmara sob o painel, enquanto o ecrã exterior usa um orifício no ecrã. Na traseira, o iPhone Fold apresenta duas câmaras alinhadas numa barra a toda a largura, seguindo uma estética semelhante à de modelos recentes da Apple.

Quanto ao lançamento, ainda pode demorar. O analista Ming-Chi Kuo avançou com a previsão de que a Apple deverá apresentar o iPhone Fold na segunda metade de 2026, mas que o lançamento efectivo só será feito no início de 2027 devido à maior complexidade do processo de fabrico em escala. É algo que a Apple poderá "manobrar" em seu favor, fazendo o lançamento com uma quantidade reduzida de unidades, e criando o sentimento geral de que o iPhone Fold esgotou imediatamente, de forma a incentivar a procura. Estima-se que o deverá começar nos 2500 euros.

Samsung apresenta Exynos 2600 de 2nm

19-12-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung antecipou-se à Qualcomm e Apple e torna-se na primeira a anunciar um chip de 2nm, o novo Exynos 2600.

A Samsung apresentou oficialmente o Exynos 2600, tornando-se na primeira empresa a lançar um processador de 2nm para smartphones. Produzido com o processo 2nm GAA da Samsung Foundry, este novo SoC de topo promete ganhos significativos de desempenho e eficiência, além de novas soluções para AI e controlo térmico.

O Exynos 2600 conta com um CPU de 10 núcleos baseado na arquitectura Arm v9.3, com um núcleo principal C1-Ultra a 3.8GHz, acompanhado por três núcleos de alto desempenho e seis de eficiência. Segundo a Samsung, o chip oferece até 39% mais desempenho face ao Exynos 2500, com melhor eficiência energética, ajudado pela nova tecnologia Heat Path Block (HPB) para dissipação de calor.
A nível de AI e gráficos, as prometidas melhorias também são significativas. O novo NPU deverá proporcionar um aumento de 113% no desempenho AI, enquanto o GPU Xclipse 960 oferece até mais 50% de desempenho em ray tracing e o dobro da capacidade de computação face à geração anterior. A segurança também foi reforçada com protecção por virtualização e criptografia pós-quântica suportada por hardware.

No campo da imagem, o ISP suporta sensores até 320MP e introduz reconhecimento AI de cenas e objectos, além de redução de ruído em vídeo com pouca luz. O chip suporta memória LPDDR5X, armazenamento UFS 4.1 e ecrãs 4K até 120Hz. Espera-se que o Exynos 2600 seja estreado na série Galaxy S26, embora ainda não se saiba se a Samsung o aplicará globalmente ou continuará a usar chips Qualcomm em alguns mercados.

O que é certo é que, sabendo-se o custo de produção dos chips de 2nm (e a sua ainda reduzida taxa de sucesso), este avanço não irá ficar barato à Samsung, pelo que - a par do aumento das memórias RAM - é de esperar que a série S26 venha com um ajuste do preço ao público.

Powerbank Veger 30000 mAh a €24

19-12-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 24 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Produtos da Semana

19-12-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

LG Micro RGB evo

A LG Electronics vai apresentar a sua primeira RGB TV topo de gama de sempre no CES 2026 – a LG Micro RGB evo, vencedora de um CES 2026 Innovation Award. Integrando a tecnologia Micro RGB e os mais pequenos LEDs RGB individuais alguma vez usados numa TV LG, este ecrã representa um avanço significativo face ao MiniLED.

A LG Micro RGB evo representa uma evolução marcante na tecnologia Micro RGB: utiliza a precisão do OLED para controlar individualmente cada uma das retroiluminações LED RGB, alavancando 13 anos de excelência técnica da tecnologia OLED da LG para a categoria RGB. O motor responsável por esta performance é o novo e melhorado processador α (Alpha) 11 AI Processor Gen 3, baseado num Dual AI Engine, que integra Dual Super Upscaling para processar simultaneamente dois tipos de upscaling por IA. Desta forma, melhora a nitidez, proporcionando imagens naturais e equilibradas para oferecer o mais elevado nível de clareza e imersão. Este enorme poder de processamento permite o RGB Primary Color Ultra, uma inovação que assegura uma reprodução de cores em todo o espectro. Impulsionada por esta tecnologia, a LG Micro RGB evo alcança uma gama excecional, certificada pela Intertek com 100% de cobertura do espaço de cor BT.2020, DCI-P3 e Adobe RGB – o mais elevado nível possível de reprodução cromática. Isto garante uma precisão ideal para tudo, desde edição digital e cinema HDR até tecnologias de ecrã de próxima geração. A complementar esta perfeição de cor está o Micro Dimming Ultra, que dirige de forma orquestral mais de mil zonas de escurecimento com uma precisão excecional. Proporciona um desempenho de elevado contraste entre as TVs LCD, controlando com exatidão o brilho e a cor para revelar detalhes intrincados tanto em cenas escuras como luminosas.

Para além da qualidade de imagem, a inovação estende-se à experiência do utilizador. A interface é profundamente personalizada através da premiada plataforma webOS, que inclui Voice ID, AI Picture/Sound Wizard e um ecrã inicial "My Page" personalizado. Um AI Concierge atualizado, bem como o AI Chatbot e a AI Search, melhoram ainda mais a experiência de visualização, ajudando os utilizadores a explorar facilmente informações relacionadas com os conteúdos. "Alcançar o máximo de fidelidade visual é o objetivo de qualquer ecrã e, com a LG Micro RGB evo, atingimos um marco anteriormente considerado impossível para esta categoria", afirma Park Hyoung-sei, presidente da LG Media Entertainment Solution Company. "Este lançamento assinala a evolução da TV RGB, redefinindo os padrões da indústria para oferecer um desempenho sem compromissos a clientes que exigem uma precisão de cor excecional." A LG Micro RGB evo (modelo MRGB95) estará disponível nos tamanhos de 100, 86 e 75 polegadas.

Os visitantes do CES 2026 poderão experimentar as mais recentes inovações de home entertainment da LG no stand da empresa (#15004, Las Vegas Convention Center), de 6 a 9 de janeiro. Para mais atualizações sobre os anúncios da LG, basta acompanhar as novidades na LG Newsroom.


HONOR Magic V5 com preço especial e oferta do HONOR Pad 10 neste Natal


A HONOR apresenta uma oferta especial para este Natal: o HONOR Magic V5, o dobrável premium mais fino e leve do mundo, disponível com um preço exclusivo e acompanhado de uma oferta imperdível — um HONOR Pad 10 (custa por norma 349,90 euros). Com esta promoção valida até 26 de dezembro, o HONOR Magic V5 e o presente ideal para quem procura tecnologia de topo, produtividade, criatividade, ou simplesmente um uso mais confortável no dia a dia.

Com um pesa de apenas 217 g e com 8,8 mm de espessura, o HONOR Magic V5 combina um design premium e ultraleve, ideal para levar em viagens, encontros de família ou maratonas de filmes festivos. Quando se abre, revela um ecrã interior amplo de 7,95", que permite para dividir o ecrã e usar várias apps ao mesmo tempo; planear compras e atividades de Natal; acompanhar receitas enquanto cozinha; organizar viagens; ou simplesmente relaxar com séries e filmes durante as festas. Com a integração de Google Gemini, o HONOR Magic V5 ajuda a planear o dia, organizar tarefas e manter tudo sob controlo - mesmo na correria desta época. Inclui também tradução instantânea, interpretação em tempo real e ecrã HONOR Eye Comfort, pensado para quem passa horas entre ecrãs, reuniões e mensagens festivas. O sistema triplo de câmaras 50 MP + 50 MP + 64 MP (periscópica) garante fotos com qualidade profissional, desde os jantares de família às luzes da cidade, passando por selfies espontâneas com quem mais importa. A bateria de 5.820 mAh com carregamento rápido 66W permite passar o dia em videochamadas, fotos e navegação sem preocupações.

A oferta especial estará disponível até 26 de dezembro nas seguintes lojas e operadores em Portugal: MEO, Vodafone, FNAC, El Corte Inglés e NOS.


QNAP consolida aplicações de backup

A QNAP anunciou a consolidação das suas aplicações de backup sob uma identidade de marca unificada: Hyper Data Protection (HDP). Esta consolidação representa um passo estratégico para melhorar a experiência de backup, permitindo que os utilizadores reconheçam facilmente as soluções de backup e protejam os seus dados com confiança através do portefólio completo de proteção de dados da QNAP.

A QNAP oferece uma gama completa de soluções de backup que abrangem PCs e servidores, máquinas virtuais, aplicações SaaS e websites WordPress. Com esta integração, todas as aplicações de backup passam a fazer parte da família Hyper Data Protection, simplificando o reconhecimento do produto e reforçando a consistência da marca. "Ao consolidar todas as aplicações de backup na família Hyper Data Protection, os utilizadores podem identificar claramente as ferramentas de backup da QNAP e ter a certeza de que, independentemente da carga de trabalho ou do tipo de dados, o HDP oferece proteção completa e fiável", afirmou a propósito Jack Wang, Gestor de Produto da QNAP.

A transição para a identidade da marca HDP não requer nenhuma ação adicional por parte dos utilizadores: as aplicações e configurações atuais permanecem totalmente funcionais – não é necessária reinstalação ou migração; as licenças e tarefas de backup continuarão a funcionar sem interrupção; os utilizadores verão simplesmente os nomes de produto atualizados refletidos na interface e na documentação.

A QNAP continua empenhada em fornecer soluções de backup seguras, flexíveis e de alto desempenho. O Hyper Data Protection é mais do que uma mudança de marca, representando o compromisso a longo prazo da QNAP com a proteção de dados ponta a ponta, com melhorias contínuas no portefólio de backup.


Colunas Bluetooth SPC ORBITAL

Os SPC ORBITAL STORM, SPC ORBITAL GLOW e SPC ORBITAL SPARK são os três novos modelos da SPC ORBITAL, a nova gama de colunas sem fios e portáteis da SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo. Cada uma delas adapta-se a diferentes ambientes e necessidades dos utilizadores, desde a compacta ORBITAL SPARK até à potente SPC STORM, encontrando o equilíbrio no modelo ORBITAL GLOW.

Os novos dispositivos têm uma autonomia de bateria muito elevada, chegando a 24 horas no caso do ORBITAL SPARK, e todos eles suportam também uma gama de frequências que vai dos 20 Hz aos 20 kHz sem distorção do som. Outras funcionalidades comuns às três colinas incluem a função TWS, graças à qual é possível sincronizar dois dispositivos do mesmo modelo para uma experiência de audição em estéreo, bem como a função mãos-livres para chamadas. Três colunas que brilham com luz própria graças aos seus designs com luzes LED coloridas envolventes de 360º, capazes de criar o ambiente perfeito. Além disso, juntamente com a sua ampla autonomia e cores vibrantes, os membros da família SPC ORBITAL incorporam a certificação IPX6, que garante proteção contra salpicos, jatos de água acidentais e até mesmo chuva torrencial.

A coluna de som sem fios SPC ORBITAL STORM é capaz de atingir um som tão refinado quanto imponente graças aos seus 60 watts de potência e às suas duas grandes membranas, o que o torna o aliado perfeito para animar festas e celebrações ao ar livre. Esta coluna, cuja bateria recarrega em apenas 2,5 horas, tem até 20 horas de autonomia, suficientes para reproduzir 350 músicas sem parar. O dispositivo incorpora uma luz LED 360º que pode ser configurada tanto para acompanhar o ritmo da música como para permanecer estática, garantindo o ambiente perfeito em qualquer ocasião. Destaca-se pelo seu design leve e transportável, graças aos seus 930 gramas de peso, forma tubular que facilita o manuseamento e um suporte que permite a colocação na posição horizontal. O ORBITAL STORM inclui conexão Bluetooth 5.3 com alcance de até 10 metros. Ao mesmo tempo, também está preparado para reproduzir arquivos MP3 de forma independente graças à sua porta USB, entrada para cartões microSD de até 64 GB e entrada de áudio. A SPC ORBITAL STORM já está disponível por um preço recomendado de 69,90 euros.

A nova coluna SPC ORBITAL GLOW reproduz a música do utilizador equilibrando potência com detalhes precisos. Os seus 25 watts de potência e a sua membrana dupla para realçar os graves criam uma atmosfera perfeita para apreciar todos os matizes em qualquer ambiente, seja um espaço interior amplo ou uma sala cheia de pessoas. Graças ao seu design tubular de fácil manuseio, o seu tamanho e a sua bateria com 20 horas de autonomia (recarregável em apenas 4,5 horas), é um dispositivo prático, capaz de acompanhar tanto os momentos diários de descontração quanto as visitas à casa de familiares e amigos. O ORBITAL GLOW inclui ligação Bluetooth 5.3 com um alcance de 10 metros, bem como entradas USB, microSD para cartões até 32 GB e Jack 3,5 mm para facilitar a ligação por cabo. Tudo isto numa coluna com o tamanho adequado para todos os tipos de casas e facilmente transportável na mala ou mochila. Além disso, também incorpora uma luz LED multicolorida fácil de desativar que reage ao ritmo e intensidade das músicas, criando um ambiente dinâmico, animado e envolvente. A SPC ORBITAL GLOW já está disponível por um preço recomendado de 49,90 euros.

A nova SPC ORBITAL SPARK é mais do que uma coluna, posiciona-se como um companheiro fiel para o dia a dia. Os seus 15 watts de potência concentrados num dispositivo de design ultracompacto e portátil reproduzem as músicas, audiolivros ou podcasts dos utilizadores, e são complementados com até 24 horas de autonomia de uma bateria que recarrega em apenas 2 horas e meia. Esta coluna é capaz de transformar um ambiente apagado e monótono num concerto íntimo com a sua luz LED integrada que acompanha o contexto de qualquer situação, podendo também ser desativada quando se pretende dar protagonismo ao som ou poupar bateria. Graças à conectividade Bluetooth 5.3, a ORBITAL SPARK garante uma conexão estável e rápida com smartphones, tablets ou computadores, podendo também ser usado como leitor de MP3 inserindo um USB ou cartão microSD de até 32 GB. Ao mesmo tempo, o altifalante tem entrada de áudio por cabo Jack 3,5 mm. A SPC ORBITAL SPARK já está disponível por um preço recomendado de 39,90 euros.



Ganha uns headphones JBL Tune 500

19-12-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar são uns headphones JBL Tune 500.
Estes headphones JBL Tune 500 continuam a necessitar de um cabo para funcionar, mas em contrapartida não têm que se preocupar com autonomia ou recarregamentos. E nem sequer falta o microfone, para permitir fazer chamadas ou usar assistentes de voz.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Ring com reconhecimento facial para pessoas conhecidas

18-12-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA a Amazon começou a activar o sistema Familiar Faces nas câmaras Ring, que identificam pessoas conhecidas.

A Amazon começou a activar nos Estados Unidos uma nova funcionalidade de reconhecimento facial com AI nas campainhas Ring, reacendendo preocupações sobre privacidade. A funcionalidade "Familiar Faces" permite identificar pessoas que aparecem regularmente à porta, substituindo os alertas genéricos por notificações mais informativas como "Mãe à porta de entrada".

Com o Familiar Faces, os utilizadores podem criar uma biblioteca de até 50 pessoas/rostos, incluindo familiares, amigos, vizinhos, estafetas, ou pessoal doméstico. Os rostos podem ser identificados directamente a partir do histórico de eventos ou através de uma nova área dedicada na app Ring, passando depois a surgir nas notificações, na linha temporal e no histórico. A opção não vem activada de origem, pelo que tem que ser ligada manualmente pelos utilizadores.
A Amazon diz que a funcionalidade também serve para reduzir alertas desnecessários, permitindo desactivar notificações para rostos específicos, como o próprio utilizador. A Amazon tenta minimizar as críticas dizendo que os dados biométricos são encriptados e não são partilhados com terceiros nem usados para treinar modelos de AI. Adicionalmente, garante que rostos não identificados são apagados automaticamente ao fim de 30 dias.

Mesmo assim, a funcionalidade está a ser fortemente criticada por organizações de defesa da privacidade. O historial da Ring inclui falhas graves de segurança, além de colaborações - nem sempre claras e transparentes - com forças de segurança, o que contribui para o sentimento de desconfiança. Também não ajuda que a Amazon garanta que a funcionalidade não pode ser usada para localizar pessoas, quando simultaneamente promove a capacidade "Search Party" que usa as câmaras Ring da área para ajudar a encontrar animais de estimação desaparecidos - sendo desde logo óbvio que, se pode encontrar animais, também pode muito bem aplicar o mesmo sistema para identificar e localizar pessoas.

Disclosure Day de Spielberg acende teorias na net

18-12-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já temos o primeiro teaser de Disclosure Day, o próximo filme de Steven Spielberg com estreia marcada para 12 de Junho de 2026.

Com Disclosure Day regressa às suas origens, fazendo relembrar os tempos da sua fase "alien", com Encontros Imediatos do Terceiro Grau. Pelo ainda pouco que se pode ver, neste filme parecem haver pessoas que servem como canal de comunicação para entidades extra-terrestres, não faltando os inevitáveis projectos secretos governamentais que tentam manter tudo sob segredo.



Por agora a missão parece ter sido cumprida, com o filme a gerar incontáveis discussões na internet - obviamente não faltando os grupos que aproveitam logo a oportunidade para dizer que isto é apenas mais uma manobra da "máquina governamental" para preparar a população terrestre para a revelação da existência de extra-terrestres.

De forma mais curiosa, e depois do Arrival nos ter mostrado uma história que se focava na forma como a linguagem pode afectar a forma de pensamento, desta vez também temos elementos curiosos que se parecem focar sobre a percepção sonora, com o "sine wave speech" - uma curiosa forma de comunicação que usa sons que inicialmente parecem ser apenas ruído, mas que depois de serem "decifrados" passam a ser ouvidos de forma compreensível, ao estilo das ilusões auditórias como o Green Needle / Brainstorm ou o Yanny / Laurel .

I will let you in on a secret about Steven Spielberg‘s new movie.

The alien character uses sine-wave speech to communicate, something I’ve researched for over 45 years.

I can condition just about anyone with the right primer. I’ve used this in many projects and here on X. In… https://t.co/G0Oi0B1Emn pic.twitter.com/AfcjRX7MjP

— Brian Roemmele (@BrianRoemmele) December 16, 2025

Agora é aguentar até Junho de 2026, e esperar que o filme esteja à altura de toda a expectativa que está a ser gerada.

Earphones Anker Soundcore P20i a €17

18-12-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 17 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

|