PlanetGeek

Relógio E-paper e ESP32 com sincronização via internet

31-01-2026 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos relógios sempre certos vão apreciar este On-Demand Sync Clock que se pode acertar automaticamente carregando num botão.

O On-Demand Sync Clock (OSC) é um projecto que mostra como se pode criar um relógio de mesa com ecrã E-paper e um ESP32, e que apesar de recorrer a um DS3231SN para manter as horas certas em modo offline (com precisão teórica de 1 minuto por ano), pode também assegurar a hora garantidamente certa mediante sincronização via internet (com acesso WiFi).

O projecto vai ao ponto de registar os desvios do relógio interno face à hora, de modo a fazer uma calibração mais acertada - e se isso vos faz lembrar o projecto do relógio Self Learning, não é coincidência, pois este projecto é precisamente do mesmo autor.



A principal diferença é que desta vez não temos que configurar o acesso estático a uma rede WiFi. Ao se carregar no botão o relógio irá procurar uma rede WiFi aberta (sem password) para proceder à sincronização da data e hora - com procedimentos diferentes em função do intervalo de tempo desde a última sincronização. Isto faz com que se torne numa opção mais prática para pessoas que não tenham acesso regular a uma rede WiFi, ou que queiram levar o relógio para diferentes locais e não tenham acesso sempre a uma rede WiFi específica.

Por exemplo, permite que possam colocá-lo em locais sem rede WiFi, e que ocasionalmente façam a sua sincronização através do modo hotspot no smartphone.

Ganha um hub USB-C UGREEN 6-em-1 [gadget do mês Clube AadM+]

31-01-2026 | 17:00 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um USB-C UGREEN Revodok 206 6-em-1.

Com este hub USB-C UGREEN Revodok, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0 de 5Gbps, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB-C 3.0, e 2 portas HDMI com suporte para resoluções até 8K (se usando apenas um monitor), ou 4K@60 com dois monitores.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Ricardo Ribeiro.

Doombuds corre o Doom em earphones

31-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Doom continua a levar a criatividade aos limites, agora sendo possível correr o famoso jogo em earphones.

Um novo projecto levou o clássico desafio de correr o Doom em hardware incomum ao limites: correndo o jogo em auriculares Bluetooth. O programador Arin Sarkissian conseguiu pôr Doom a correr num par de earbuds que nem sequer têm capacidade para mostrar gráficos, elevando o conceito de portabilidade a outro nível.

O projecto Doombuds foi desenvolvido especificamente para os PineBuds Pro, tirando partido de serem os únicos auriculares no mercado que utilizam firmware totalmente open source e contam com um SDK mantido pela comunidade. Esta capacidade torna-se essencial para permitir a sua programação, possibilitando coisas que seriam impossíveis nos modelos comerciais.
Adaptar o jogo a um hardware tão limitado exigiu vários compromissos e muitas optimizações. O Doom teve de ser reduzido para caber em apenas 4MB de armazenamento. e correr com menos de 1MB de RAM disponível, obrigando a fazer coisas como cortes nas animações e música. Uma vez que os auriculares não têm ecrã, a solução passa por usar os contactos UART para enviar um stream de vídeo MJPEG comprimido para um servidor web onde as imagens podem ser vistas. O resultado é o Doom a correr em earphones com uma velocidade de 22 a 27 fps, suficiente para uma experiencia "jogáve", especialmente quando se tem em conta o harware em que está a correr.

Quem tiver estes auriculares poderá replicar o projecto. Para quem não tem, é possível experimentar sessões remotas - que estão a correr em earphones físicos reais - na página do projecto.

Project Genie cria jogos via AI a partir de texto ou fotos

31-01-2026 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Com o Project Genie os utilizadores podem criar "jogos" instantâneos, com um simples pedido de texto ou até a partir de uma foto.

A Google começou a disponibilizar o Project Genie, uma ferramenta experimental que permite criar e explorar mundos interactivos gerados por AI. O protótipo está a ser lançado para subscritores do Google AI Ultra nos EUA, dando o próximo passo após a apresentação do Genie 3 o ano passado.

O Project Genie baseia-se no conceito de "world models", sistemas AI capazes de simular como os ambientes evoluem e interagem, e como as acções dos utilizadores os afectam. Alimentado pelo Genie 3, em conjunto com o Gemini e o Nano Banana Pro, o protótipo gera o mundo em tempo real à medida que o utilizador se move, em vez de recorrer a cenários estáticos.



A experiência centra-se em três pilares: criação do mundo, exploração e remistura. É possível definir um ambiente com texto ou imagens, escolher a perspectiva e a forma de deslocação, e explorar cenários que se expandem dinamicamente. Os utilizadores podem ainda alterar mundos existentes e exportar pequenos vídeos das suas explorações.

A Google sublinha que se trata de um projeto de investigação em fase inicial. Os mundos podem não ser totalmente realistas, o controlo nem sempre é preciso e as sessões estão limitadas a 60 segundos. Ainda assim, a empresa acredita que o Project Genie será essencial para perceber como os world models podem ser usados em investigação e criatividade, com planos para expandir o acesso a mais países no futuro.

Os exemplos que já começaram a surgir são impressionantes:

One of the wildest emergent capabilities of Genie 3 is that maps actually work.

As I walk around the forest, the GPS display updates its heading in real time.

Remember. There is no game engine here. This is an AI hallucinating a working navigational instrument purely from next… pic.twitter.com/EOlGiTcrqG

— Bilawal Sidhu (@bilawalsidhu) January 30, 2026

Google Genie is seriously mind bending.
This is a Text To World prompt of a man walking down Hollywood Blvd. I am not only controlling the movement of the man, but also the camera.

This is the World Model we've been waiting for.
More Below! pic.twitter.com/ojQHhpNKDM

— Theoretically Media (@TheoMediaAI) January 29, 2026

Google Genie is seriously mind bending.
This is a Text To World prompt of a man walking down Hollywood Blvd. I am not only controlling the movement of the man, but also the camera.

This is the World Model we've been waiting for.
More Below! pic.twitter.com/ojQHhpNKDM

— Theoretically Media (@TheoMediaAI) January 29, 2026

The best @GoogleDeepMind Genie video I've seen:

A big snowball rolling down a snowy hill, with super impressive physics!

⛄️pic.twitter.com/dCcxDIsbVS

— Mark Kretschmann (@mark_k) January 30, 2026
O grande problema destes sistemas é a imensa quantidade de recursos de hardware que são necessários para gerar estes vídeos AI interactivos em tempo real, o que complica a sua disponibilização em larga escala. Para referência, uma única imagem AI pode demorar dezenas de segundos a ser gerada em hardware doméstico convencional; para se chegar a um ponto em que se possa gerar vídeo AI em tempo real, teremos que acelerar o processo várias centenas de vezes.

Spotify dá mais visibilidade às letras

31-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Spotify está a começar a apresentar as letras da música directamente no ecrã principal.

O Spotify está a lançar uma pequena actualização, que passa a mostrar a letra da música directamente no ecrã Now Playing. Em vez de abrir um painel separado, os utilizadores passam a ver a linha actual da letra logo abaixo da capa do álbum.

A novidade já foi notada por vários utilizadores mas parece estar a ser activada do lado do servidor - pelo que não há nada a fazer a não ser esperar que chegue. A vista completa das letras continua disponível mais abaixo no painel completo habitual, para quem prefere acompanhar toda a letra em tempo real.
A plataforma também dá alguma liberdade de escolha. É possível desactivar as letras no ecrã principal e, no modo de letras em ecrã inteiro, ajustar o tamanho do texto - algo que já tinha sido testado na versão Beta da app.

Como é habitual, a actualização está a ser disponibilizada de forma gradual, pelo que nem todos os utilizadores a verão de imediato. Esta mudança junta-se a outras novidades recentes do Spotify, como as Prompted Playlists, que usam AI para criar playlists a partir de pedidos em texto, e a curiosa sincronização de audiobooks com livros em papel.

Utilizadores de iPhones "desconhecem" iOS 26

31-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um estudo ajuda a explicar os motivos da fraca adopção do iOS 26 entre os utilizadores de iPhones.

A Apple tem enfrentado alguma resistência na adopção do iOS 26 que, apesar de estar disponível desde Setembro, ainda só chega a 15% dos iPhones activos. Um novo inquérito realizado junto de 2.000 utilizadores de iPhone nos EUA ajuda a ter uma ideia dos motivos por trás deste comportamento: e curiosamente revela que 28% das pessoas que ainda não instalaram o iOS 26, dizem que a principal razão é simplesmente o desconhecimento.

Entre quem adiou, muitos assumiram que o iPhone faria a actualização automaticamente, enquanto outros preferem não atualizar para uma nova versão do iOS de imediato, optando por aguardar feedback inicial ou só avançar quando são praticamente obrigados.
As preocupações com o desempenho continuam a pesar na decisão. O receio de pior autonomia da bateria lidera a lista, seguido do medo de que o iPhone fique mais lento após a atualização. Estes receios não são novos e refletem experiências passadas de utilizadores com versões anteriores do iOS.

Só depois destas questões mais é que começam a surgir respostas que referem o design. Uma parte significativa dos inquiridos (17.5%) diz não gostar do novo visual Liquid Glass, seja pela estética ou pela legibilidade, com 8.6% a referirem frustração por não poderem "desactivar" este novo design (na verdade, é possível desactivar a transparência). Mas, o panorama acaba por nem ser muito mau para a Apple, com quase 39.9% destes utilizadores a dizer que faria a actualização "imediatamente" se visse uma notificação a dizer que existe uma nova versão. Pelo que, não será de admirar se em breve aparecer uma notificação mais visível a relembrar que está disponível esta nova versão.

Nissan apresenta Ariya com painéis solares

31-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan revelou um Nissan Ariya movido a energia solar, mas que por enquanto é apenas um protótipo.

Desenvolvido por engenheiros da equipa de Planeamento Avançado de Produtos da Nissan, no Dubai, e da equipa de Planeamento de Grupos Motopropulsores, em Barcelona, o Nissan Ariya solar surge com 3,8 m2 de painéis fotovoltaicos de alta eficiência integrados no capot, tejadilho e porta da bagageira.

Estes painéis solares à base de polímeros e vidro convertem a luz solar em energia DC, gerida através de um sistema avançado desenvolvido para otimizar o uso de energia e diminuir a necessidade de se usar carregadores elétricos externos. Mas, por agora, é apenas um estudo sobre como os veículos elétricos do futuro poderão utilizar uma das fontes de energia renovável mais abundantes do mundo: o sol.

Testes em ambiente real revelam o potencial do sistema:
  • Em condições ideais, o sistema pode proporcionar até 23 km de autonomia extra por dia;
  • Em cidades com elevada exposição solar, como Barcelona, o veículo consegue produzir energia para uma autonomia solar média de 17,6 km;
  • As médias anuais mostram ganhos significativos a nível global: 10,2 km/dia em Londres, 18,9 km/dia em Nova Deli e 21,2 km/dia no Dubai;
  • Dependendo da utilização, os condutores conseguem reduzir a frequência de carregamento em 35% a 65%;
  • Uma viagem de duas horas de 80 km pode produzir 0,5 kWh de energia limpa, adicionando até 3 km de autonomia gratuita e sem emissões.
Este desempenho tem fortes implicações para regiões com infraestruturas de carregamento limitadas. Os condutores poderiam desfrutar de intervalos mais longos entre carregamentos, maior autonomia e menor custo de propriedade ao simplesmente estacionar ou conduzir ao sol.



O projeto começou com uma pergunta simples: "e se os veículos elétricos pudessem carregar-se sozinhos?" Esta questão deu origem a uma parceria com a Lightyear, empresa holandesa inovadora em mobilidade solar, que forneceu a tecnologia de painéis solares de última geração trabalhada depois pelos engenheiros da Nissan.

Os testes iniciais de longa distância – incluindo uma viagem de 1.550 km entre os Países Baixos e Barcelona – demonstraram que a integração de painéis solares poderia diminuir o número de visitas a postos de carregamento de 23 para 8 (no caso de um condutor que percorra 6.000 km/ano).


[Pela Estrada Fora]

YouTube volta a bloquear vídeos contra adblockers

30-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns utilizadores estão a notar "erros" no YouTube quando usam adblockers.

O YouTube parece estar a intensificar a sua ofensiva contra adblockers, e desta vez o impacto está a surgir sob a forma de erros ao reproduzir vídeos no Windows. Cada vez mais utilizadores relatam mensagens como "Este conteúdo não está disponível, tente novamente mais tarde", mesmo quando o serviço está a funcionar normalmente.

De acordo com vários relatos, o problema afecta sobretudo quem tem adblockers activos no browser. Em muitos casos, os vídeos voltam a carregar assim que o adblocker é desactivado ou após a subscrição do YouTube Premium, o que sugere que o erro é intencional e faz parte da estratégia anti-adblockers.

Are anyone else getting this bug? It has been going on for a couple of day now @YouTube @YouTubeBrasil pic.twitter.com/5y0vog8lXx

— pk7 (@pkalvxs7) January 26, 2026

Esta abordagem não é nova. No último ano, o YouTube já bloqueou a reprodução de vídeos, mostrou avisos com contagem decrescente e até terá reduzido o desempenho da plataforma para utilizadores com adblockers. A Google tem defendido repetidamente que o uso destes sistemas viola os termos de serviço do YouTube. Ainda assim, o YouTube não admite oficialmente que estes erros se devem aos adblockers, optando por sugerir soluções genéricas como limpar os cookies, ou fechar e reiniciar a sessão, para verem se resolve o problema.

Curiosamente, quem paga a subscrição YouTube Premium fica automaticamente livre de problemas... De qualquer forma, se for efectivamente uma medida anti-adblocker, já se sabe que será uma questão de tempo até que os adblockers se actualizem para contornar este novo método, perpetuando o ciclo.


A hipnótica dança da desfragmentação dos discos rígidos

30-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Desconhecido das novas gerações, o ritual de desfragmentar os discos era rotina habitual nos computadores das décadas passadas.

Hoje em dia a maioria das pessoas trata os computadores como máquinas que simplesmente "funcionam", sem se preocuparem com os detalhes do seu funcionamento interno. Mas, noutros tempos - e entre aqueles que sentem curiosidade em saber como as coisas funcionam em detalhe - havia certos rituais curiosos, e um deles era o processo de desfragmentação dos discos rígidos.

Ao contrário dos SSDs que agora se tornaram comuns, nos discos rígidos os dados ficam fisicamente gravados em determinadas localizações de pratos magnéticos rotativos. Isso faz com que, para o máximo desempenho, é conveniente ter esses dados gravados sequencialmente numa sequência ininterrupta, de modo a que possa ser lido de forma contínua - em oposição a ter o ficheiro fragmentado, com partes espalhadas por todo o disco, fazendo com que as cabeças de leitura tenham que andar a saltar de um lado para o outro.

Embora a maioria dos sistemas de ficheiros faça os possíveis por manter os ficheiros sem essa fragmentação, inevitavelmente, com o uso normal do dia a dia, criando, editando, e apagando ficheiros, essa fragmentação acaba por ocorrer. E, para resolver esse problema, tínhamos as ferramentas de desfragmentação (defrag).



Estes desfragmentadores tinham um funcionamento quase hipnótico, já que visualizavam o processo de ver os blocos dos ficheiros serem reorganizados de forma a que ficassem novamente num bloco contínuo - num processo que tanto podia demorar alguns minutos, como podia arrastar-se por longas horas, no caso de discos de maiores dimensões com muitos ficheiros fragmentados.

Com o passar dos anos, começaram a surgir desfragmentadores mais eficientes e inteligentes, que sabiam optimizar o movimento dos ficheiros para criarem espaço livre para os ficheiros maiores, deixando espaço livre nos ficheiros que eram editados com maior frequência, e até colocando ficheiros do sistema nas pistas mais rápidas dos discos!

Hoje em dia será raro ter que mexer manualmente num desfragmentador - até porque nos SSDs esse problema não se coloca - mas continua a estar disponível um analisador e desfragmentador de discos no Windows 10/11.
Se quiserem, podem pesquisar por "Defrag" no Windows, e darão com o programa, que indicará o estado actual dos discos (é feita uma análise semanal do estado dos discos), e permitirá fazer uma desfragmentação manual se assim desejarem.

Bloco de tomadas vertical com USB a €40

30-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi SU7 Ultra no Gran Turismo 7

30-01-2026 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Xiaomi SU7 Ultra faz história, sendo o primeiro automóvel chinês a entrar na saga Gran Turismo.

Podemos estar ainda a um par de anos para poder conduzir um Xiaomi SU7 em Portugal, mas os fãs com PlayStations poderão começar a preparar-se para isso virtualmente através do Gran Turismo 7.

A Xiaomi entrou para a história ao levar o SU7 Ultra ao Gran Turismo 7, tornando-se o primeiro automóvel chinês a integrar oficialmente a série. A actualização ficou disponível a 29 de janeiro de 2026, permitindo aos jogadores conduzir a versão mais desportiva do primeiro carro eléctricoda marca.



Criado pela Polyphony Digital, o Gran Turismo 7 é conhecido pelo realismo extremo e por um alinhamento historicamente dominado por marcas europeias e japonesas. A entrada da Xiaomi é significativa, sobretudo tendo em conta que a empresa só recentemente começou a produzir automóveis.

O SU7 Ultra chega como uma verdadeira máquina de alto-desempenho. O modelo utiliza um sistema eléctrico multi-motor com até 1.550 cavalos de potência e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos. No jogo, estas prestações podem agora ser testadas em pistas lendárias como o Nürburgring.


A colaboração entre a Xiaomi e a Polyphony Digital foi anunciada em meados de 2025, com o objetivo de reproduzir o carro com o máximo rigor. Este lançamento reflecte uma mudança maior no sector, com os elétricos chineses a ganharem espaço na cultura automóvel global - e tudo indica que outras marcas, como a BYD, poderão seguir o mesmo caminho, certamente não havendo falta de jogadores que gostariam de por à prova as capacidades do Yangwang U9 Xtreme que pode atingir os 496.22 km/h e completou o Nürburgring em 6 minutos e 59 segundos.

Microsoft promete melhorar o Windows 11 em 2026

30-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Perante o cenário desolador do Windows 11, a Microsoft promete resolver os problemas e reconquistar a confiança dos utilizadores.

A Microsoft diz reconhecer os problemas do Windows 11 e garante que está a trabalhar para reconquistar a confiança dos utilizadores do Windows, depois de meses de críticas ao triste estado do sistema operativo. Bugs persistentes, problemas de desempenho, anúncios, prompts intrusivos, e uma aposta agressiva nas funcionalidades AI têm vindo a desgastar a paciência dos utilizadores.

Segundo fontes próximas da empresa, os engenheiros estão agora focados em corrigir os problemas centrais do Windows 11 através de um processo interno conhecido como "swarming", que dá prioridade à estabilidade e fiabilidade. Responsáveis da MS asseguram que o feedback dos utilizadores foi claro e que a Microsoft vai concentrar-se este ano em melhorar o desempenho, a fiabilidade e a experiência geral do sistema. Esta mudança surge após uma série de actualizações do Windows 11 que têm trazido bugs, com falhas no encerramento do sistema, crashes de aplicações, funcionalidades que deixam de funcionar, e até PCs que deixaram de arrancar. A isto juntam-se frustrações diárias, como a insistência no Edge e no Bing, notificações constantes do OneDrive, publicidade integrada, e limitações crescentes ao uso de contas locais.

A confiança também foi abalada por requisitos de hardware que se podem considerar excessivos e preocupações de privacidade ligadas a funcionalidades AI como o Recall. Apesar da Microsoft continuar a integrar o Copilot em quase todas as áreas do Windows, muitos utilizadores continuam cépticos e sem desejo de lhe dar uso. Agora, a bola fica do lado da Microsoft, ficando numa posição em que, mais do que as palavras, importa demonstras estas intenções com actos concretos que sejam sentidos pelos utilizadores.

Módulo de tomadas Aonoka com 3 USB + 3 tomadas a €22

30-01-2026 | 13:19 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB (2x USB-C, 1x USB-A) está disponível por apenas 22 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

As portas USB podem fornecer até 20W PD e 18W QC, suficiente para assegurar um carregamento rápido na maioria dos dispositivos sem necessidade de ocupar uma tomada com um carregador USB dedicado. Como particularidade adicional, a ficha rotativa na traseira permite colocar o módulo na horizontal ou vertical, conforme seja mais conveniente, e ainda conta com práticos interruptores individuais para cada tomada e para as portas USB, para eliminar os chamados consumos "fantasma" de equipamentos em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Clawdbot muda de nome para OpenClaw

30-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O agente AI Clawdbot voltou a mudar de nome, desta vez de Moltbot para OpenClaw.

O Clawdbot é um agente AI que tem feito sucesso, e que nos últimos dias foi obrigado a mudar de nome - a pedido da Anthropic por considerar que o seu nome era demasiado parecido com o "Claude" - tendo optado por Moltbot.

Ora, o nome escolhido à pressão não estava a agradar ao criador do projecto, Peter Steinberger, que decidiu voltar a mudar de nome, desta vez para um nome mais consensual: OpenClaw.

Some folks said Molt was growing on them.
Respectfully: not on me 😅 https://t.co/jZh4ljnADD

— Peter Steinberger 🦞 (@steipete) January 30, 2026
A mudança de nome não é meramente estética. Com o projecto a ganhar dimensão, está em curso a criação de uma equipa para manter o projecto em crescimento, e a mais recente versão ganhou novas funcionalidades (mais serviços de mensagens, suporte para imagens, etc.) e também várias melhorias a nível de segurança - um ponto crítico para um agente AI que pode ter acesso a informação sensível dos utilizadores.

Esperemos que desta vez a mudança de nome seja para ficar, e que não se tenha que repetir a dose com novo anúncio de mudança de nome nos próximos dias.

Musk poderá fundir SpaceX e xAI

30-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk poderá fazer a fusão da SpaceX com a xAI, aproveitando os lucros da primeira para financiar os gastos da segunda.

Elon Musk poderá estar a preparar a fusão de algumas das suas principais empresas, com relatos a apontarem para conversações que envolvem a SpaceX e a xAI e até, possivelmente, a Tesla. A decisão encaixa na estratégia de Musk de aproximar cada vez mais os seus negócios.

São vários os relatos de que a SpaceX e a xAI têm estado em discussões sobre uma possível fusão antes da entrada em bolsa da SpaceX, que se espera que aconteça ainda este ano e lhe dê uma valorização "astronómica". Além do mega-projecto da constelação Starlink já em curso, o próximo objectivo apontado por Musk é a de criar data centers AI no espaço, onde teriam acesso a energia gratuita ilimitada do sol. Entretanto, surgiu também a possibilidade de uma fusão alternativa com a Tesla, em vez da xAI. Ainda não há detalhes concretos sobre valores ou calendário, embora a SpaceX esteja a considerar um IPO já em meados de Junho.

Qualquer uma destas opções reforçaria as ligações já existentes entre as empresas de Musk. A Tesla anunciou recentemente um investimento de cerca de 2 mil milhões de dólares na xAI, além de vendas significativas de baterias, e a xAI adquiriu a plataforma X no ano passado. Uma fusão com a SpaceX aprofundaria ainda mais esta mescla entre espaço, AI e automóveis eléctricos - embora os críticos de Musk apontem para isto como apenas mais uma manobra para manter a valorização das acções das diversas empresas, já que a Tesla começa a revelar fragilidades com a quebra das vendas (agora abandonando o Model S e X para apostar nos robots), e a xAI continua a queimar "biliões" no processamento AI e os seus mega datacenters.

Suporte dobrável para portátil a €9

30-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para auxiliar no trabalho com portáteis, tablets, ou outros equipamentos, um compacto e económico suporte pode fazer maravilhas ao posicioná-los na orientação pretendida.

Com mais pessoas a trabalhar / estudarem em casa, é mais importante que nunca fazer todos os possíveis para que essas tarefas possa ser realizadas da forma mais adequada. Por vezes, até algo tão simples como um pequeno ajuste na forma como se pousa um portátil ou tablet pode fazer toda a diferença, e daí a importância de ter um suporte que permita afinar a sua posição à vontade de cada um.


Este suporte dobrável para portátil está disponível por apenas 9 euros na Amazon Espanha.

Com um formato "transformável" retráctil, este suporte pode facilmente ser levado para qualquer lado quando fechado, mas acomodar portáteis com ecrãs até 17" quando completamente aberto. Essa mesma capacidade significa também que o podemos usar com dispositivos de diferentes tamanhos, indo de um simples smartphone, passando por tablets e livros, e qualquer outra coisa que se deseje ter inclinado - e mesmo a nível de inclinação é também ajustável, podendo ir dos 17º aos 50º com ajustes intermédios.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

30-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Trust apresenta dois novos ratos multidispositivo

Os ratos Niven e Zevo oferecem o máximo conforto e compatibilidade multidispositivo e foram fabricados com recurso a materiais reciclados.

A Trust apresentou dois novos ratos sem fios focados na produtividade, o Niven e o Zevo, ideais para o dia a dia no escritório ou durante viagens de trabalho. Ambos os modelos oferecem carregamento ultrarrápido e ligação multidispositivo, permitindo alternar entre diferentes dispositivos de forma ágil e simples.

O primeiro dos modelos apresentados é o Trust Niven, um rato com bateria integrada e cabo de carregamento USB-C para USB-C incluído, que oferece até 4 meses de utilização contínua. Apresenta um design sustentável, uma vez que o seu corpo é composto por 50% de plástico reciclado, e integra um apoio esculpido para o polegar que garante o máximo conforto, juntamente com botões silenciosos que evitam incomodar os colegas de trabalho.

O Trust Niven permite alternar sem esforço entre até três dispositivos através do recetor USB-C de 2,4 GHz e de duas ligações Bluetooth e, graças ao seu botão dedicado e aos indicadores LED, o utilizador sabe sempre que dispositivo está a controlar. Inclui ainda a possibilidade de regular a sensibilidade, de 800 a 3200 ppp, assegurando o melhor desempenho numa vasta gama de tarefas.


Por outro lado, o novo Trust Zevo apresenta-se igualmente como uma solução sem fios multidispositivo. Este modelo necessita de apenas 3 minutos de carregamento para oferecer até 24 dias de trabalho e integra um ecrã que permite visualizar o modo de ligação selecionado.

Graças ao seu recetor sem fios USB-A de 2,4 GHz e às duas ligações Bluetooth incluídas, é capaz de se ligar a múltiplos dispositivos, sendo que o seu corpo é composto por 85% de materiais reciclados. Incorpora teclas silenciosas e a velocidade do cursor pode ser ajustada entre 800 e 4000 ppp, garantindo movimentos de máxima precisão.

Ambos os modelos já se encontram disponíveis nas principais lojas. O Trust Niven tem um PVPR de 19,99 €, enquanto o Trust Zevo apresenta um PVPR de 24,99 €.



Câmara vigilância TP-Link TC71

Com a chegada do inverno, os dias tornam-se mais curtos, as noites mais longas e muitas casas ficam vazias durante mais horas — fatores que, segundo estudos internacionais, podem contribuir para um aumento do risco de furtos residenciais nos meses mais frios. Num contexto em que os consumidores procuram soluções eficazes, mas simples e sem custos recorrentes, a tecnologia assume um papel cada vez mais relevante na proteção do lar.

A TP-Link, especialista global em soluções de conectividade, disponibiliza em Portugal o kit de duas câmaras TC71, uma solução de vigilância doméstica pensada para quem quer reforçar a segurança da casa de forma prática, acessível e sem necessidade de instalações complexas.

O kit com as duas TC71 permite monitorizar dois espaços em simultâneo — por exemplo, a entrada principal e uma divisão interior — oferecendo uma cobertura equilibrada para apartamentos e pequenas moradias. As câmaras contam com resolução Full HD, visão noturna e deteção inteligente de movimento, enviando notificações em tempo real para o smartphone sempre que é detetada atividade suspeita. Através da aplicação Tapo, os utilizadores podem aceder às imagens em direto, rever gravações e ajustar definições a partir de qualquer lugar, garantindo total controlo da segurança da casa mesmo à distância.

Além da proteção contra intrusões, o kit de duas câmaras adapta-se a diferentes necessidades do quotidiano, como verificar se os filhos chegaram bem a casa, acompanhar animais de estimação ou assegurar o bem-estar de familiares mais velhos. A funcionalidade de áudio bidirecional permite ainda comunicar remotamente através da câmara.

Simples de instalar, sem mensalidades obrigatórias


Pensado para utilizadores sem conhecimentos técnicos, o sistema pode ser instalado em poucos minutos e não requer a intervenção de técnicos especializados. As gravações podem ser armazenadas localmente através de cartão microSD, evitando custos mensais associados a serviços de subscrição.

Num período em que a segurança doméstica ganha especial relevância, o kit de duas câmaras TP-Link TC71, disponível por 44,99 euros, apresenta-se como uma solução equilibrada entre tecnologia, facilidade de utilização e preço acessível — ideal para quem quer começar o ano com maior tranquilidade.



Sony lança dois novos gira-discos

A Sony expande a sua gama de gira-discos com novos modelos sem fios, concebidos tanto para recém-chegados ao universo dos gira-discos como para melómanos
O PS-LX3BT e o PS-LX5BT dispõem de conectividade sem fios, são fáceis de utilizar, oferecem som de alta qualidade e um design intemporal

A Sony Europe anunciou dois novos modelos de gira-discos— o PS-LX3BT e o PS-LX5BT — concebidos para tornar simples e fácil desfrutar do som rico e autêntico dos discos de vinil. Criados para satisfazer tanto quem só agora começou a ouvir vinil como os melómanos mais exigentes, os novos gira-discos combinam um funcionamento simples e intuitivo com tecnologia de áudio sem fios avançada e uma qualidade de fabrico excecional.

Características comuns do PS-LX3BT e do PS-LX5BT

Ambos os modelos oferecem reprodução totalmente automática com um único botão e conectividade Bluetooth®1 com suporte para aptX™, aptX™-Adaptive e áudio de alta resolução sem fios2, permitindo aos utilizadores desfrutar de um som detalhado, sem fios e também através de uma ligação com fios. Um cartucho de alta qualidade, controlo de ganho de três níveis, prato de alumínio e tampa protetora transparente proporcionam uma reprodução estável e proteção. Suportam discos de 33⅓ e 45 RPM (7" e 12") e são fornecidos em embalagens recicladas, refletindo o compromisso contínuo da Sony para com a sustentabilidade.

PS-LX3BT – A sua viagem pelo vinil começa aqui

Perfeito para quem está a dar os primeiros passos no universo do vinil ou para quem procura uma configuração simples e adequada ao seu estilo de vida, o PS-LX3BT apresenta um design elegante e refinado, que o torna ideal para os espaços do dia a dia e se adapta perfeitamente a qualquer estilo de vida. Comece a ouvir imediatamente com o cabo de áudio incluído e o equalizador phono integrado. Oferece um som analógico caloroso e com um seguimento suave, perfeito para desfrutar todos os dias.

PS-LX5BT – Faça um upgrade à sua viagem pelo vinil

Para quem procura melhorar o seu som, o PS-LX5BT apresenta melhorias premium que reforçam a precisão do desempenho áudio. Cada elemento — desde o corpo rígido de uma só peça e o braço em alumínio até ao tapete de borracha e ao design do circuito — foi cuidadosamente criado para eliminar vibrações indesejadas e preservar a pureza do som. Fiel a esta sólida base de precisão, está equipado com um cartucho de alta qualidade que proporciona um som rico, com uma ampla envolvência sonora — ideal para uma audição focalizada e dedicada, que supera a simples utilização diária. A tomada de áudio banhada a ouro suporta uma ligação com fios de alta qualidade, enquanto o design sofisticado e minimalista se integra facilmente em qualquer interior, valorizando tanto o som como o ambiente.

Disponibilidade

O PS-LX3BT estará disponível por um preço de venda ao público recomendado de 299 € em https://www.sony.pt/audio-components/products/ps-l​x3bt e o PS-LX5BT estará disponível por 399 € em https://www.sony.pt/audio-components/products/ps-l​x5bte em revendedores autorizados.



Razer Synapse Web configura teclados sem instalar software

Personalização rápida e sem fricção no teclados Huntsman V3 selecionados, sem instalar software

A Razer anunciou o lançamento da versão beta do Razer Synapse Web, uma nova plataforma disponível no browser que oferece acesso instantâneo às funcionalidades essenciais de personalização dos dispositivos Razer.

Concebido para ajustes rápidos em ambientes competitivos e móveis, o Synapse Web oferece uma experiência de ajuste simplificada diretamente a partir de browsers baseados no Chromium, como o Google Chrome, Microsoft Edge e Opera, sem necessidade de instalação de software. Como a mais recente camada do ecossistema Synapse da Razer, o Synapse Web traz controlo de nível profissional num formato moderno e nativo da web. A família Razer Huntsman V3 Pro 8K é a primeira linha de dispositivos suportada à data de lançamento, com mais dispositivos a serem adicionados à medida que a plataforma evolui. Os dispositivos compatíveis incluem: Razer Huntsman V3 Pro 8KHz, Razer Huntsman V3 Pro TKL 8KHz e Razer Huntsman V3 Pro Mini.

Desenvolvido para o Essencial

Quando o tempo é curto e os sistemas estão bloqueados, instalar software completo não é uma opção. O Synapse Web transforma qualquer browser num painel de configuração ultraleve – ideal para alterações rápidas, preparação para torneios e utilização em PCs partilhados.

Com foco na velocidade e simplicidade, o Synapse Web disponibiliza as funcionalidades essenciais de que os gamers mais precisam:
  • Acesso instantâneo no browser: Configure dispositivos compatíveis em tempo real com um browser. Ideal para LANs, torneios de esports ou para alternar entre sistemas partilhados.
  • Controlos simplificados: Ajuste as definições principais e os Efeitos Rápidos Chroma RGB numa interface limpa, rápida e focada.
  • Perfis integrados: Visualize, edite e guarde perfis diretamente na memória do dispositivo para definições consistentes em qualquer lugar.

Desenvolvido com contributos diretos de atletas da Team Razer e profissionais de esports, o Synapse Web reflete fluxos de trabalho competitivos reais, onde afinação rápida e fiável é crucial.

Flexibilidade Encontra Controlo

O Synapse Web complementa o Synapse 4, oferecendo aos jogadores o melhor dos dois mundos. O Synapse Web oferece uma alternativa leve e prática quando uma instalação completa não é viável, enquanto o Synapse 4 continua a ser a plataforma para uma personalização avançada e uma integração mais profunda de dispositivos, como a sincronização Chroma RGB em vários dispositivos e perfis específicos para jogos.

O Razer Synapse Web já está disponível para teste beta em https://synapse.razer.com


Realme P4 Power tem bateria de 10.001 mAh

30-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O novo P4 Power da Realme chega cheio de argumentos, mas o elemento de destaque é a sua bateria de 10.001 mAh.

A Realme apresentou oficialmente o P4 Power, o seu primeiro smartphone que - tal como tinha prometido - vem equipado com uma bateria gigante de 10.001mAh. O equipamento utiliza uma bateria de silício-carbono de nova geração, prometendo manter pelo menos 80% da capacidade após oito anos ou 1.650 ciclos de carregamento.

Com esta bateria, a Realme anuncia valores de autonomia impressionantes, como quase 12 horas de gaming, mais de 32 horas de vídeo no YouTube e acima de 21 horas de navegação GPS com uma única carga. Mesmo com apenas 5% de bateria, o telefone continua a permitir várias horas de chamadas ou navegação, reduzindo significativamente a necessidade de carregamentos frequentes.
O carregamento rápido é assegurado pelo SuperVOOC de 80W, atingindo 50% em cerca de 36 minutos - carregadores USB-C PD ficam limitados a um máximo de 55W. O P4 Power suporta ainda carregamento inverso a 27W, podendo carregar outros dispositivos. Apesar da enorme bateria, o corpo tem apenas 9,08mm de espessura e pesa 219g.

A robustez também é um destaque. O P4 Power conta com certificações IP66, IP68 e IP69, funciona em temperaturas extremas e foi testado contra quedas e compressão. No restante hardware, inclui um ecrã quad-curvo de 6.8" a 144Hz, câmara principal de 50MP + 8MP ultrawide + 16 MP frontal, e chipset Dimensity 7400 Ultra. O lançamento é feito com Android 16 e Realme UI 7.0, com três anos de actualizações do sistema e mais um ano de correcções de segurança.

Windows 11 atinge mil milhões de utilizadores

29-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft revelou que o Windows 11 superou a marca dos mil milhões de utilizadores - de forma mais rápida que o Windows 10.

A Microsoft confirmou que o Windows 11 já atingiu a marca de mil milhões de utilizadores. O marco foi alcançado durante o último trimestre de 2025, o que significa que o Windows 11 chegou a este número mais rapidamente que o anterior Windows 10.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou os dados durante a apresentação dos mais recentes resultados financeiros, destacando um crescimento superior a 45% em termos anuais. Parte deste crescimento está directamente ligada ao fim do suporte do Windows 10, que tem incentivado (leia-se: forçado) utilizadores e fabricantes a migrar para sistemas mais recentes. Uma tendência que já era visível no final de 2025: em Novembro, responsáveis da Microsoft indicaram que o Windows 11 estava perto dos mil milhões de utilizadores, coisa que já fazia prever que este valor fosse atingido em breve.

Em termos de ritmo de adopção, o Windows 11 atingiu mil milhões de utilizadores em 1.576 dias, menos que os 1.706 dias que o Windows 10 demorou a alcançar o mesmo objetivo. No entanto, e tendo em conta os contínuos problemas que têm atormentado o Windows 11 a cada actualização, não sei até que ponto será totalmente positivo para a MS anunciar este crescimento de utilizadores - afinal, serão apenas mais utilizadores que se irão queixar do estado em que se encontra este sistema operativo.

Bug no Take a Message deixava escutar telefone de destino

29-01-2026 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Um estranho bug na funcionalidade de resposta automática nos Pixel podia fazer com que quem telefonasse escutasse o que se passava no número de destino.

A Google está a desactivar algumas funcionalidades da app Telefone em modelos Pixel mais antigos, após confirmar um bug que podia expor áudio de fundo durante chamadas não atendidas. O problema afecta "um pequeno número" de dispositivos Pixel 4 e Pixel 5 e está ligado à funcionalidade "Take a Message".

O Take a Message, lançado o ano passado, responde automaticamente a chamadas não atendidas e transcreve mensagens de voz. No entanto, em casos raros, alguns utilizadores relataram que o microfone do telefone era activado enquanto o chamador deixava a mensagem, permitindo ouvir sons do ambiente em vez da saudação normal do voicemail. Segundo a Google, o bug ocorre apenas em "circunstâncias muito específicas" e "pouco comuns" (o que faz parte do ritual habitual de lidar com bugs embaraçosos ou preocupantes, a par do "pequeno número" de pessoas afectadas), mas o que é certo é que optou por desactivar o Take a Message e as funcionalidades mais recentes do Call Screen nestes modelos.

Este bug começou a ser notado por utilizadores que viam surgir no ecrã o indicador de uso do microfone logo após uma chamada perdida, sem qualquer interacção sua. Agora é uma questão de aguardar para ver se a Google corrigirá o problema e reactivará estas capacidades, ou se optará por simplesmente deixá-las desactivada como forma de "incentivar" a troca para um Pixel mais recente.

|