Enquanto se aguarda a chegada dos novos
Find X9, a Oppo apresentou-no o mais recente modelo da série Reno, o Reno14 FS.
O Oppo Reno14 FS
O Oppo Reno14 FS, enquanto modelo no segmento de gama média, parece vir corrigir alguns dos problemas do Reno 14 "não-FS". Vem com um ecrã com menos resolução de 6.57" (1080 x 2372) mas que mantém os 120 Hz, nas câmaras perde a câmara telefoto de 50 MP ficando-se pelo conjunto de
50 MP f/1.8 wide (com PDAF e OIS) + 8 MP f/2.2 ultrawide + 2 MP f/2.4 macro - enquanto a câmara frontal desce de 50 MP para 32 MP. Mas a maior diferença é a troca do chipset Mediatek Dimensity 8350 por um Qualcomm SM6450 Snapdragon 6 Gen 1. A bateria mantém-se nos 6000 mAh, mas a velocidade de carregamento cai de 80 W para 45 W.
O smartphone tem acabamentos e nível de qualidade à altura do que seria esperado, sendo que a nível dos extras - e como vai sendo cada vez mais habitual - temos apenas direito ao cabo de carregamento USB-C.
Em funcionamento
A nível de desempenho não há nada de negativo a apontar, com o smartphone a comportar-se adequadamente para o tipo de tarefas comuns do dia a dia. Mesmo não se tendo direito a um Snapdragon das séries de topo, é a comprovação de que até os chipsets de gama média são mais do que adequados para a maioria dos utilizadores. E as coisas poderão ficar ainda melhores quando a Oppo lançar o ColorOS 16, que promete ainda maior fluidez no funcionamento, que encaixará perfeitamente neste smartphone com ecrã de 120 Hz.

Passando para as coisas menos boas, continua a ser criticável que a Oppo encha o smartphone com dezenas de apps e jogos pré-instalados, que obrigarão os utilizadores a um ritual de "limpeza" após o processo de configuração inicial. Por um lado compreende-se que os fabricantes queiram ir buscar uns euros extra ao incluirem estas apps de fábrica, mas isso apenas faria sentido nos segmentos mais económicos e não em smartphones que custam quase 500 euros. É algo que a Oppo deveria rever, ou - no mínimo - dar maior controlo ao utilizador durante o processo de instalação inicial.
As câmaras
Nas câmaras, e repetindo-se aquilo que tem sido dito, também não temos grandes críticas - nem grandes elogios. Sem a câmara telefoto de 50 MP do Reno14 standard, o Reno14 FS limita-se a cumprir com aquilo que seria esperado de um smartphone actual.
Apreciação final
Como smartphone destinado ao segmento de gama média, o Reno14 FS consegue o seu objectivo, revelando-se perfeitamente "mediano". O desempenho cumpre o esperado, sem grandes surpresas (positivas, ou negativas). A nível de construção o resultado é bastante positivo, tal como é o método de "moldagem" utilizado para o ressalto das câmaras, que tem como efeito secundário criar um curioso efeito de "halo luminoso" que é bastante apelativo e de forma ainda mais pronunciada do que acontecia no
Reno13 FS - especialmente no exterior e com bastante exposição solar. Até pode fazer pensar se tem mesmo algum sistema de iluminação integrado, mas não, é apenas o efeito da própria luz ambiente.
A maior crítica acaba por não ser devida a questões de hardware mas sim de "política" da empresa, com a quantidade de bloatware que vem de origem no smartphone. Mesmo sendo algo que se possa resolver rapidamente com uma desinstalação manual, não é propriamente a melhor experiência que se dá a alguém que acaba de comprar o smartphone e melhor usaria esse tempo a explorar as suas funcionalidades.
Voltando aos pontos positivos, pelo menos não será preciso preocuparem-se excessivamente com o indicador de percentagem da bateria, já que a sua bateria de 6000 mAh é suficiente para permitir um uso totalmente despreocupado, até mesmo por quem gosta de passar os dias a jogar no smartphone.
Tendo tudo isto em conta e sabendo-se que é um smartphone que se pode
encontrar a €399 na versão com 12 GB + 512 GB, sai daqui com um nosso "Quente".
Oppo Reno14 FS
Quente
Prós-
Bateria de 6000 mAh
-
Qualidade de construção
-
Relação preço/qualidade
Contras-
Bloatware
-
Ausência de câmara telefoto
Oppo Reno14 FS
Aberto até de Madrugada
Quente (4/5)