PlanetGeek

Fabricantes alemães contra tarifas sobre carros eléctricos chineses

20-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os maiores fabricantes alemães - Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW - estão contra as recentes taxas adicionais aplicadas aos automóveis eléctricos vindos da China.

Recentemente a UE aplicou novas taxas de até 38% aos veículos eléctricos importados da China. Mas embora a medida seja apresentada como forma de proteger os fabricantes europeus, são os próprios fabricantes europeus que dizem estar contra esta medida. Estas empresas alertam para que estas medidas proteccionistas da UE podem desencadear uma guerra comercial, prejudicando empresas e interesses europeus, e que a UE deveria estar mais preocupada em proteger o comércio aberto do que criar barreiras.

É preciso ter em conta que a medida não prejudica apenas os fabricantes chineses, mas também marcas como a Tesla, BMW, Volvo, Dacia da Renault, que exportam automóveis fabricados na China para a Europa. Enquanto isso, alguns fabricantes chineses já se vão preparando para contornar estas tarifas, montando fábricas em território europeu.

Uma coisa é certa, quaisquer que sejam as taxas aplicadas, serão os consumidores europeus a ter que as pagar, quer seja para marcas chinesas como para marcas europeias que tenham as fábricas na China.

Xiaomi TV Box S 4K a €50

20-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem procura forma de transformar o seu televisor numa Smart TV sem gastar muito dinheiro pode fazê-lo com esta TV Box S 4K da Xiaomi.

Hoje em dia chegamos a um ponto em que grande parte dos televisores se transformaram em verdadeiros centros multimédia com capacidade de correr apps; mas a verdade é que nem sempre os mesmos contam com interfaces que nos agradam e, o pior de tudo, continuam a sofrer do problema de falta de actualizações que faz com que, ao final de dois ou três anos, demonstrem que a sua capacidade "smart" se dissipou (basta perguntarem a quem tem televisores que ficaram sem acesso ao Skype ou ao YouTube).

Felizmente, temos alternativas que nos permitem dar toda a inteligência ao ecrã que se quiser. Temos um número crescente de media players / TV Box a preços reduzidos, e a Xiaomi TV Box S é um dos modelos mais apetecíveis.
A Xiaomi TV Box S (2nd Gen) 4K Ultra HD está disponível por 50.81 euros na Amazon Espanha.

A Box vem com controlo remoto, 2 GB + 8 GB, WiFi ac dual-band (2.4/5GHz), e suporta conteúdos H.265 4K com HDR10 e Dolby Vision, permitindo usufruir da melhor qualidade de serviços de streaming como a Netflix, Prime Video, Disney+, Apple TV+, etc. Também tem a funcionalidade integrada de Chromecast, permitindo receber conteúdos de smartphones, tablets, e PCs.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 18 abre Spatial Video a outras apps de câmara

20-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max podem gravar Spatial Video, vídeos que podem ser vistos com efeito 3D nos óculos Vision Pro, mas com o iOS 18 essa capacidade estará acessível a outras apps.

Durante uma sessão do WWDC 2024, a Apple revelou uma nova API que permite aos developers adicionar o suporte para gravação de Spatial Video em qualquer app. Esta API está integrada na framework da câmara, facilitando o processo de implementação para as apps de câmara existentes.

Esta funcionalidade tira partido das câmaras principal e ultra grande-angular do iPhone 15 Pro, quando colocado em modo horizontal, para gravar vídeo com informação tridimensional. É esperado que na próxima geração iPhone 16 isto seja expandido aos modelos iPhone 16 não-Pro, já que a Apple deverá optar pelas câmaras traseiras alinhadas verticalmente.
Embora os vídeos só possam ser apreciados em 3D usando os dispendiosos óculos Vision Pro, é esperado que no próximo ano a Apple apresente uns óculos mais baratos. Poderá também dar-se o caso da Apple expandir a visualização dos Spatial Videos com efeito 3D aos iPhones, tirando partido do giroscópio ou posicionamento do rosto em relação ao ecrã, mas embora isso pudesse servir para promover os Spatial Videos, tiraria também protagonismo aos óculos da Apple. Mas, com a abertura das app stores alternativas, pode ser que surja uma app não oficial que ofereça essa capacidade de visualização.

O iOS 18 está actualmente em fase beta para developers, devendo no próximo mês ser expandido a fase beta para todos. O iOS 18 final deverá em Setembro, a acompanhar o lançamento dos novos iPhone 16.

Bateria do OnePlus Ace 3 Pro é mais fina mas de maior capacidade

20-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A bateria do OnePlus Ace 3 Pro, desenvolvida em parceria com a CATL, traz boas notícias para os fãs da marca.

Pode não ser o salto revolucionário prometido pela TDK, mas a nova bateria Glacier da OnePlus e CATL tem a vantagem de ser algo bem real e que chegará ao mercado já nos próximos dias.

Enquanto se aguarda pela apresentação oficial, já começaram a circular na internet imagens de unidades enviadas para reviews e que confirmam as melhorias esperadas: a bateria do OnePlus Ace 3 Pro tem uma capacidade de 6100 mAh e uma espessura de apenas 5.51 mm, em comparação com a bateria do modelo anterior (Ace 2 / 11R), que tinha 5000 mAh e espessura de 6 mm.
É uma melhoria de mais de 20% na capacidade, e num formato ainda mais fino. E é de esperar que, depois da estreia no Ace 3 Pro, passe a ser utilizada em todos os futuros modelos da OnePlus.

Quanto ao resto, espera-se que o Ace 3 Pro chegue em versões com 16+512 GB e 24 GB + 1 TB, falando-se também que poderá haver uma opção mais económica nalguns países com 12+256 GB. Saberemos em breve.

Campanha de malware usa erros falsos para enganar utilizadores

19-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova campanha de malware está a usar mensagens de erro falsas no Google Chrome, Word e OneDrive para enganar os utilizadores e levá-los a executar "correcções" maliciosas em PowerShell, instalando malware nos seus sistemas.

Investigadores da ProofPoint observaram múltiplas campanhas a usar estas tácticas. O grupo TA571 é conhecido por enviar grandes volumes de emails de spam que resultam em infecções por malware e ransomware. Anteriormente, os ataques ClearFake utilizavam avisos falsos de atualização do navegador para distribuir malware. Nesta campanha mais recente, os atacantes usam JavaScript em anexos HTML e sites comprometidos para exibir mensagens de erro falsas. Estes erros tentam levar os utilizadores a copiar uma "correcção" em PowerShell para a área de transferência e executá-la numa caixa de diálogo ou no PowerShell, fazendo parecer uma solução legítima para um problema.

A ProofPoint alerta que, embora este ataque exija uma interacção significativa do utilizador, a engenharia social é suficientemente inteligente para levar os utilizadores a agir sem considerar os riscos. As cargas maliciosas incluem diversos malwares, como o DarkGate, Matanbuchus, NetSupport, Amadey Loader, XMRig, e Lumma Stealer. Os investigadores observaram três métodos de ataque principais:
Na primeira, os utilizadores visitam um site comprometido que carrega um script malicioso através dos contratos Smart Chain da Binance. Este script exibe um aviso falso do Google Chrome e pede aos utilizadores para instalar um "root certificate" copiando um script PowerShell. Uma vez executado, o script confirma que o dispositivo é um alvo válido e descarrega cargas maliciosas adicionais.

A segunda sequência de ataque, associada à ClickFix, utiliza sites comprometidos para criar um iframe que exibe um erro falso do Google Chrome. Os utilizadores são novamente aconselhados a executar um script PowerShell, resultando em infecções.

A terceira cadeia de ataque envolve infecções baseadas em emails com anexos HTML que se assemelham a documentos do Microsoft Word. Os utilizadores são direccionados para instalar uma extensão "Word Online" para visualizar o documento, que depois os tenta convencer a executar um comando PowerShell.

Em todos os casos, os atacantes exploram a falta de conhecimento dos utilizadores sobre os riscos de executar comandos PowerShell e a incapacidade do Windows de detectar estas acções maliciosas. Esta campanha mostra que o TA571 está a experimentar diferentes métodos para aumentar as suas taxas de sucesso e infectar mais sistemas.

Snapchat mostra lentes AI com efeitos em tempo real

19-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Snapchat está a trabalhar em filtros AI que podem criar efeitos visuais AI em tempo real.

O Snapchat foi dos serviços que mais apostou na criação de efeitos visuais e de realidade aumentada, e que agora está prestes a juntar-se à geração dos efeitos AI. Já estamos habituados a ver imagens, e até vídeos, gerados inteiramente ou parcialmente por AI, e é isso mesmo que o Snapchat vai fazer. A grande diferença é que os seus modelos AI estão a ser optimizados de forma a que possam correr localmente nos smartphones e em tempo real!

Quer isto dizer que será possível descrever-se o tipo de imagem que se quer, e ver esses resultados serem aplicados, em tempo real, nas pessoas ou objectos na câmara.
É apenas mais um passo no sentido da democratização e fácil acesso a ferramentas visuais poderosas, que serve como aperitivo das coisas que se tornarão banais nos próximos anos.

Mais importante, é que em vez de se ter que ser um especialista em Photoshop, tudo isto poderá ser feito por qualquer pessoa, através de uma simples interacção com um assistente AI: "transforma esta foto em vídeo", "remove as pessoas em segundo plano", "troca a hora do dia para o pôr do sol", etc.

Notícias do dia

19-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

UE prepara votação do Chat Control - espionagem em larga escala; a detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook; TDK promete salto revolucionário nas baterias; abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB; e routers Asus com vulnerabilidades críticas - alguns sem direito a actualizações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Framework Laptop 13 ganha motherboard RISC-V

O portátil Framework Laptop 13 vai ser um dos primeiros portáteis RISC-V. Tirando partido do seu conceito modular para facilitar as reparações e actualizações de hardware, a empresa fez uma parceria com a DeepComputing para criar uma motherboard com chip RISC-V que qualquer pessoa poderá aplicar nestes portáteis.

Por agora isto será mais adequado para developers e entusiastas do que propriamente utilizadores finais, já que o chip RISC-V utilizado é bastante modesto, ficando até atrás de um Raspberry Pi 4.
A parte positiva é que, ao contrário dos chips Intel, AMD e ARM, a arquitectura RISC-V é open-source, permitindo a criação de chips sem necessidade de pagar licenças a qualquer entidade. E, a longo prazo, isso poderá ser uma vantagem que venha a ser cada vez mais apreciada.


Android 15 chega à beta 3

O Android 15 chegou à fase beta 3, em que a plataforma passa a ser considerada estável e se entra numa fase de correcção de bugs e detalhes menores, esperando-se apenas mais uma versão antes do lançamento do Android 15 na sua versão final.

Esta versão traz também melhorias a nível do uso das passkeys, condensando o processo de login de duas fases numa única etapa, e fazendo com que para os utilizadores finais a experiência seja feita com apenas um toque. Há também um novo sistema que pode sugerir ao utilizador que faça nova digitalização do rosto ou impressões digitais se o sistema detectar que o nível de reconhecimento não é o adequado.


Android 15 aumenta limite mínimo do carregamento rápido

Outra das alterações do Android 15 poderá ser um ajuste do limite utilizado para indicar carregamento rápido. Actualmente, o Android indica carregamento rápido mesmo que se esteja a utilizar um carregador de 7.5 W. Um valor que poderia ser considerado rápido em tempos, mas que agora se pode considerar bastante lento. Como tal, no Android 15 o novo limite para apresentação da indicação de carregamento rápido poderá passar para os 20 W.

Talvez não fosse pior que, em vez de dizer "rápido", o sistema simplesmente passasse a exibir a potência máxima de carregamento disponível, a par da estimativa de tempo de carregamento, e isso já resolveria diversos problemas de uma só vez, incluindo a clarificação de saber se um carregador de "100 W" está efectivamente a fornecer 100 W, etc.


Tesla monta ventoinhas gigantes na Giga Texas

A Tesla está a montar ventoinhas gigantes na Giga Texas, que se pensa serem para arrefecer o seu novo data center que deverá alojar 50 mil GPUs Nvidia para acelerar o processo de treino do FSD.

... Apenas mais uma das muitas encomendas que fez com que a Nvidia ascendesse à empresa mais valorizada em bolsa, à frente da Microsoft e da Apple.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro algoritmo pensado para ser executado numa máquina foi criado por Ada Lovelace em 1843.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

19-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TDK promete salto revolucionário nas baterias

19-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A TDK diz ter conseguido dar um salto revolucionário a nível da densidade energética em baterias de pequenas dimensão, adequadas para smartwatches, headphones e earphones.

A nova bateria de estado sólido da TDK promete uma densidade energética de 1000 Wh/l, superando em muito as baterias idênticas no mercado (com meros 50 Wh/l) e também as baterias circulares recarregáveis que podem chegar aos 400 Wh/l. Este salto foi possível graças à utilização de um novo material cerâmico, que possibilita aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento de energia.

Infelizmente, o uso deste material cerâmico faz com que este avanço só possa ser aplicado (por agora) a baterias de pequena dimensão, como a de smartwatch, earphones, headphones, etc. pois o fabrico dos elementos cerâmicos de maior dimensão tornam-se extremamente complicados e também mecanicamente mais frágeis. Ou seja, não devemos ver este avanço chegar aos smartphones, tablets, e muito menos aos automóveis eléctricos, a curto prazo.

Ainda assim, e sendo a TDK um dos fornecedores da Apple, é esperado que estas novas baterias possam vir a ser usadas nas próximas gerações do Apple Watch (fala-se de um novo Apple Watch mais fino, que já poderá tirar partido desta capacidade extra das baterias). Veremos que tal este avanço se materializa em melhorias de autonomia no mundo real.

A detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook

19-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de se estar na era "AI", o Facebook insiste em usar ferramentas de moderação automática completamente idiotas, que marcam tudo como conteúdo violento.

Goste-se ou não, o Facebook ainda é uma plataforma que movimenta milhões de pessoas e que não se pode ignorar. Há muito que por lá marcamos presença com republicação dos nossos artigos e com um canal dedicado às promoções diárias mas, tirando assim, confesso que não lhe presto muita atenção. Daí ter sido surpreendido por um alerta de que tinha dezenas de publicações que tinham penalizadas por conterem "conteúdo gráfico violento".

Ora, espreitando a que publicações isto dizia respeito, alternavam entre publicações completamente banais, de coisas tão variadas como notícias sobre automóveis ou promoções de produtos electrónicos.
Tive que perder longos minutos a seguir um ritual de clicar em cada uma das supostas infracções, passar um ecrã de aviso a assustar, escolher uma justificação para o pedido de revisão, e avançar com o processo; uma por uma. E demonstrando ainda mais a idiotice de todo o processo, a remoção da penalização e categorização foi feita de forma imediata, parecendo revelar que o próprio Facebook sabia ter errado.

Isto acontece numa altura em que a Meta se tem vitimizado face às restrições europeias de acesso aos conteúdos dos utilizadores para que treinem os seus modelos AI, apesar de impor aos utilizadores regras abusivas que dificultam a não aceitação desse tipo de uso.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €19

19-06-2024 | 12:14 | A Minha Alegre Casinha

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 19 euros - activar cupão de desconto de 15%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

UE prepara votação do Chat Control - espionagem em larga escala

19-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A UE está prestes a votar uma polémica medida, o Chat Control, que possibilita a monitorização dos cidadãos a um nível sem precedentes.

O Chat Control está a tentar ser aprovado de forma "despercebida" (não se pode dizer que tenha sido coincidência que seja feito durante o Euro 2024, altura em que muitas pessoas estarão mais distraídas), e que faz parte das muitas medidas que têm sido tentadas para acabar com a encriptação end-to-end que assegura a privacidade das comunicações dos cidadãos.

Desta vez a táctica utilizada passa por dizer que este sistema não põe em causa a encriptação dos dados dos cidadãos, optando por baptizá-lo com o eufemismo "moderação de uploads", que na prática consiste em dar a estas entidades a capacidade de analisarem os conteúdos enviados pelos cidadãos antes deste serem encriptados. Como a Signal Foundation faz questão de referir, qualquer que seja o nome dado, isto resulta numa invasão de privacidade sem precedentes (pdf link):

O problema de abrir uma porta para os "bons" entrarem nos vossos dispositivos (telemóveis etc) é que essa porta também deixa entrar os "maus".
Uma lei que coloca todos em risco, incluindo as vítimas que diz querer proteger, não pode ser uma boa lei. cc/ @govpt https://t.co/8eqn92YZpe

— paula simoes - @[email protected] (@paulasimoes) June 18, 2024
Embora alguns países, como a Alemanha, Luxamburgo, Holanda, Áustria e Polónia, já tenham revelado a intenção de votar contra, muitos outros, incluindo Portugal, ainda não indicaram a sua intenção de voto. E, de momento, ainda existem grande probabilidade do Chat Control ser aprovado.

A única parte positiva é que, mesmo sendo aprovado, as entidades de defesa de privacidade acreditam que o Chat Control é tão abusivo que poderá ser revogado por intermédio de processo no Tribunal de Justiça da UE, mas isso é algo que se poderá arrastar por meses, ou anos. A outra parte positiva, é que também permitirá ver de que forma os nossos governantes estão empenhados na protecção da privacidade dos cidadãos, e ter isso em consideração nas próximas eleições.

SSD Gigabyte AI TOP 100E vem com 219.000 TWB

19-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Gigabyte tem um SSD - o AI TOP 100E - que acaba de vez com as preocupações com a sua longevidade, com 219.000 TWB!

Há muito que os consumidores deixaram de ter que se preocupar com a questão do limite dos ciclos de escrita das memórias flash usadas nos SSDs, com isso a ser gerido de forma inteligente pelos controladores, distribuindo as escritas pelas células, e reservando algum espaço adicional para ir usando à medida que se vão desgastando. Ainda assim, esse limite existe, e é indicado pelo parâmetro TWB (Terabytes Written), que indica o número total de terabytes que o SSD poderá suportar ao longo da sua vida útil.

Este SSD Gigabyte AI TOP 100E vem com um TWB de 219.000 - para referência, 183 vezes mais que um SSD como o Samsung 990 Pro - significando que suportará algo como escritas de 5 TB/h, 24 horas por dia, durante 5 anos! E não se pense que o SSD consegue isto sacrificando o desempenho, mantendo uns respeitáveis 7 GB/s em leitura e 5.9 GB/s em leitura.

Ao contrário da recente moda de colocar AI em tudo, a Gigabyte justifica o AI no nome deste SSD como sendo indicador de que é adequado para lidar com tarefas como o processo de treino de modelos LLM, que exigem o processamento de imensas quantidades de dados. E com a maioria dos SSDs no mercado a terem escritas na ordem dos 1000-1500 TWB, este modelo com 219.000 TWB certamente estará habilitado para lidar com isso.

Carregador INIU Qi wireless 15W (2 unid) por €29

19-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless permitem evitar o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, e não é preciso fazer um grande investimento para tirar partido deles.

Ao longo da última década (ou até mais) lá nos resignamos a que os nossos smartphones não tenham a autonomia que se desejava que tivessem, e com isso ganhamos o hábito de os recarregar diariamente. Implicitamente, aceitamos também que fosse "normal" meter e tirar a ficha do cabo de carregamento, uma ou mais vezes por dia, dia após dia, semana após semana.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 29 euros na Amazon Espanha - e não esquecer que se tratam de dois carregadores e não de um só.

Embora no início preferisse as bases de carregamento horizontais, posteriormente converti-me a estas inclinadas, que permitem que o smartphone fique numa posição mais útil, quer seja numa mesa de cabeceira ou em cima de uma secretária, e também minimizam o risco do smartphone deslizar para fora do sítio caso recebam alguma chamada ou notificação e ele comece a vibrar.

Para além de suportar carregamento rápido (Fast Charge) de 15 W esta base conta com bobinas duplas, pelo que podem recarregar um smartphone compatível Qi tanto em orientação vertical como na horizontal.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB

19-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 18 a Apple adicionou o suporte para abertura automática de fechaduras assim que nos aproximarmos da porta, mas isso irá obrigar a ter uma fechadura com UWB.

A Apple anunciou que o Apple Home irá suportar o desbloqueio sem mãos de fechaduras inteligentes, via Apple Home, no iOS 18. A nova funcionalidade utiliza o chip U1 UWB presente nas gerações mais recentes de iPhones e Apple Watches, permitindo que a fechadura se abra automaticamente assim que o utilizador se aproxima da porta, sem necessidade de tocar com o iPhone ou relógio na fechadura. No entanto, o desbloqueio sem mãos não estará disponível para as fechaduras Home Key existentes, pois nenhuma delas possui o hardware necessário para suportar a tecnologia UWB. Para se utilizar esta nova funcionalidade será necessário comprar uma nova fechadura, e estas fechaduras compatíveis com UWB só deverão ficar disponíveis no final de 2024 ou início de 2025.

A funcionalidade faz parte do Home Key — uma característica da plataforma Apple Home que permite desbloquear fechaduras compatíveis tocando com o iPhone ou Apple Watch. Com o desbloqueio sem mãos, não será necessário tirar o telefone do bolso ou tocar com o relógio na fechadura para a abrir; se o seu relógio estiver no pulso ou o telefone no bolso, e tiver sido desbloqueado nas últimas 24 horas, a porta abrir-se-á quando estiver a cerca de dois metros de distância, aproximando-se de fora. A função é activada através do Modo Expresso na aplicação Home, dispensando o uso de Face ID ou Touch ID para desbloquear a porta.
Embora a ideia de abrir uma porta de forma automática possa ainda parecer demasiado arriscada para muitas pessoas, a verdade é que grande parte delas já não dispensa esta funcionalidade... nos automóveis. Será apenas uma questão de tempo até que também reconheçam as mesmas vantagens (e mais, como permitir o acesso temporário a certas pessoas durante determinados horários, etc.) para as suas casas.

De qualquer forma, se estivessem a considerar comprar uma destas fechaduras nos próximos tempos, será melhor aguardar por esta nova geração de fechaduras com UWB.

Nvidia ultrapassa Microsoft e torna-se na empresa mais valiosa em bolsa

19-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter ultrapassado a Apple na bolsa, a Nvidia passou a Microsoft e torna-se na empresa mais valorizada em bolsa.

Demonstrando o peso que as tecnologias AI estão a ter, e a posição privilegiada da Nvidia neste sector - com os seus chips de aceleração AI a serem dos mais procurados - eis que se assiste a algo que se pensaria ser impensável: a Nvidia no topo das empresas mais valiosas em bolsa, não só no sector das tecnologias, mas de tudo em geral.

A Nvidia atingiu um valor de mercado de 3.35 biliões de dólares ("triliões" norte-americanos), superando os 3.31 biliões da Microsoft e 3.28 biliões da Apple. Desde o início do ano as acções da Nvidia já subiram de 48 para 135 dólares, quase três vezes mais.
Esta procura por chips AI (os mais recentes GPUs da geração Blackwell, como o aguardado B200 que será lançado ainda este ano, vão custar entre 30 a 40 mil dólares, cada um) já fez a Nvidia repensar a sua estratégia, prometendo lançar versões actualizadas a cada ano. E até que surja alguma alternativa à altura, todos os chips que conseguir produzir serão imediatamente comprados.

Routers Asus com vulnerabilidades críticas - e alguns sem direito a actualizações

18-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Asus lançou actualizações para corrigir vulnerabilidades críticas em diversos routers, que permitem que hackers controlem remotamente os dispositivos.

A vulnerabilidade mais crítica, CVE-2024-3080, é uma falha de bypass de autenticação com uma classificação de gravidade de 9.8 em 10. Afecta modelos como os XT8, RT-AX88U e RT-AC86U. A falha permite que atacantes remotos façam login num dispositivo sem precisar de autenticação, obtendo total controlo sobre os mesmos. A isto somam-se outras vulnerabilidades: CVE-2024-3079, uma falha de buffer overflow que permite a execução de comandos remotos; CVE-2024-3912, permite a execução de comandos remota sem necessidade de autenticação, afectando modelos como o DSL-N12U_C1 e DSL-AC55U.

Já estão disponíveis actualizações de segurança para os modelos afectados ainda dentro do período de suporte. Mas há modelos como os DSL-N10_C1, DSL-N10_D1, DSL-N10P_C1, DSL-N12E_C1, DSL-N16P, DSL-N16U, DSL-AC52, e DSL-AC55, que já não têm direito a actualizações e cuja recomendação é que sejam retirados da rede e substituídos por modelos mais recente (como alternativa, podem sempre considerar a instalação de um firmware alternativo, como o OpenWRT).

Embora a Asus diga que não foram detectados ataques usando estas vulnerabilidades, isso será inevitável, já que os routers são dos aparelhos mais apetecíveis para os hackers devido à sua posição privilegiada de controlo numa rede.

WhatsApp facilita transferência para novo smartphone sem Google Drive

18-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a facilitar o processo de transferência para um novo smartphone, dispensando o Google Drive.

Para os utilizadores do WhatsApp, o seu histórico de conversações é um dos seus bens mais preciosos mas que, devido à encriptação end-to-end, tem complicado o processo de transferência para um novo smartphone. Até agora, esse processo tem passado por fazer um backup no Google Drive que é transferido para o novo smartphone, mas em breve poderá tornar-se bastante mais simples.

No WhatsApp 2.24.9.19 (ainda em versão beta) o processo de transferência pode ser feito directamente através de um QR Code. O utilizador escolhe a opção no seu smartphone actual, faz o scan no novo smartphone, e todas as suas conversas, grupos e conteúdos, são transferidos.

É um processo bastante mais natural e simples, que elimina a necessidade do Google Drive, mas cujos detalhes ainda falta esclarecer: se é usado espaço temporário na cloud do WhatsApp, se é feita uma transferência directa entre os smartphones e necessitam ficar ambos ligados durante o processo, etc.

Adicionalmente, continuamos a ter a questão de que, se o smartphone antigo estiver indisponível (tiver sido roubado, ou ficar avariado sem hipótese de reparação), também fica inviabilizado este método de transferência.

Notícias do dia

18-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple suspende Vision Pro 2 para se focar em modelo mais económico; Cybertruck enfrenta problemas no limpa-para-brisas; iOS 18 com marcação T9 no iPhone; Meta lança API para o Threads; Apple Watch com detecção automática de sestas no watchOS 11; e malware DISGOMOJI usa emojis para controlo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

iOS 18 com validação de documentos via Face ID

Com o iOS 18, a Apple reforçou a segurança do processo de adicionar documentos de identidade à Apple Wallet, com o sistema a poder pedir que o utilizador valide a identidade usando a câmara e fazendo diversos movimentos com o rosto, ao estilo do que é pedido para o processo inicial do Face ID.

Isto impediria que alguém que tivesse conseguido obter os documentos (roubados, por exemplo) pudesse criar os documentos digitais sem qualquer tipo de dificuldade. A Apple diz que o processo de validação da foto do documento com a imagem do utilizador é feita inteiramente no iPhone, sem que seja enviada para qualquer serviços externo.


Cadence mostra ligação óptica PCIe 7.0 de 128GT/s

O PCIe 7.0 pode ainda estar distante dos produtos domésticos, mas a Cadence mostra como o novo standard poderá ser usado de forma prática em data centers e empresas, demonstrando uma ligação óptica que manteve velocidades de 128 GT/s durante dois dias sem qualquer problema.

No futuro (não muito distante?) isto poderá facilitar a criação de caixas externas para placas gráficas e GPUs de alto-desempenho, ou aceleradores AI, sem qualquer penalização face à sua instalação directamente numa motherboard.


Apple multada na Coreia por recolher dados de localização

Uma entidade reguladora sul-coreana multou a Apple por recolher indevidamente dados sobre a localização dos utilizadores sem a devida autorização.

Infelizmente, não são dados detalhes sobre a forma como os dados eram recolhidos ou em que circunstâncias, mas tendo em conta que a multa é de um simbólicos 150 mil dólares, faz imaginar que seja apenas uma questão "gramatical" de melhor esclarecer em que circunstâncias os dados de utilização poderão ser recolhidos ou utilizados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro LASER foi criado em 1960 por Theodore H. Maiman no Hughes Research Laboratories, tornando realidade aquilo que Einstein tinha previsto teoricamente em 1917. Actualmente, são usados em inúmeros produtos à nossa volta, como leitores de DVDs, ou para permitir as ligações por fibra óptica que trazem a internet de alta-velocidade até nossas casas.

Uma nova esperança com vista para o apocalipse

18-06-2024 | 15:40 | Gonçalo Sá

Heartworms.jpg

Depois de ter assegurado as primeiras partes da digressão europeia de St. Vincent há poucas semanas, HEARTWORMS, projecto de Jojo Orme, prepara-se para concertos em nome próprio no Reino Unido este Verão. Mas também não era nada mau acolher a britânica num palco português, sobretudo quando o cartaz de alguns festivais não se distingue propriamente pela novidade.

Por agora, louvemos o lançamento de um single, "JACKED", sucessor de "May I Comply" e de "A Comforting Notion", um dos EPs mais vibrantes do ano passado. Abrindo com uma muralha instrumental durante quase dois minutos, continua a guiar-se por pós-punk enfurecido e de travo gótico, novamente com a produção do muito requisitado Dan Carey (Fontaines D.C., PVA, Sinead O'Brien). .

Como em equipa que ganha não se mexe, o videoclip foi assinado pelo cúmplice habitual Gilbert Trejo. Protagonizado pela própria cantora, compositora e multi-instrumentista, acentua a aura de paranóia da canção num cenário de contornos pós-apocalípticos e com fotografia a preto e branco (já dominante nas imagens que têm acompanhado esta música):

|