PlanetGeek

App Sora chega ao Android

05-11-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A app social de geração de vídeos AI Sora da OpenAI chega finalmente ao Android.

A OpenAI lançou oficialmente a sua aplicação Sora para Android, algumas semanas depois da estreia no iOS. A ferramenta de geração de vídeo AI já está disponível na Google Play Store, alargando o seu alcance a mais utilizadores - embora, como já seria esperado, isso não inclua os utilizadores europeus.

Nesta fase inicial, a Sora pode ser utilizada nos EUA, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Tailândia, e Vietname, com promessa de expansão a mais países em breve. A app permite criar vídeos a partir de texto e imagens, recorrendo à tecnologia AI da OpenAI para gerar resultados criativos e realistas.

The Sora app is now available on Android in:

Canada
Japan
Korea
Taiwan
Thailand
US
Vietnam pic.twitter.com/wmx5KU4VM1

— Sora (@soraofficialapp) November 4, 2025
A versão Android mantém todas as funcionalidades principais: vários estilos de vídeo, ferramentas de colaboração, e a função remix, que permite aos utilizadores utilizar vídeos partilhados por outros. Inclui ainda funcionalidades comunitárias para explorar e partilhar vídeos, tornando a Sora numa mistura entre estúdio criativo e plataforma social.

Embora alguns acusem a OpenAI de tratar o Android como plataforma "de segunda" depois de ter dado prioridade ao lançamento da app iOS, não deixa de ser também uma estratégia válida para manter o interesse no serviço, aproveitando uma nova vaga de utilizadores para manter o serviço com actividade numa altura em que os utilizadores iOS poderiam ter começado a perder o interesse.

YouTube encerra canal do Enderman

04-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube volta a encerrar um canal de tecnologia com uma justificação que não faz qualquer sentido.

Algo se parece estar a passar no YouTube. Depois da remoção de vídeos de instalação do Windows com a justificação de que representavam "perigo de morte", a plataforma da Google terminou o canal Enderman que também se dedicava a vídeos de tecnologia.

Desta vez a explicação dada é a de que o canal estava associado a outro canal que foi terminado, mas é uma explicação que continua a intrigar o criador, que diz que nunca ouvir falar desse outro canal (um canal com um nome em japonês). Para adensar ainda mais o mistério, há outro YouTuber que diz que o seu canal também foi terminado com a mesma explicação de estar associado a esse mesmo canal japonês - que também diz nunca ter visto antes.

YouTube randomly terminated my channel because «it was linked to a channel that was terminated». Welcome to 2025. Can I please get justice? pic.twitter.com/Yy3NewZdID

— Enderman (@endermanch) November 3, 2025

Hey @TeamYoutube
my channel (https://t.co/PMIVcHBw52) was terminated as well as @endermanch @4096RED and many others for the same reason - we were never linked to this Japanese channel! Help me plz recover my channel - 402k subscribers panic and don't understand what's happening! pic.twitter.com/zLvRvLQ6GL

— Scrachit (@ScrachitGaming) November 4, 2025
Alguns dos fãs preservaram os vídeos do canal no Preservetube, mas obviamente que isso de pouco consolo serve a quem dedicou anos da sua vida a criar uma comunidade com milhares de seguidores.

Igualmente assustador é que o sistema de apelo do YouTube, que deveria ajudar a resolver estas questões, não surta qualquer efeito, mais parecendo uma simples resposta automatizada que se limita a confirmar que o canal foi encerrado.

The appeal system is obviously useless as well. pic.twitter.com/FT8I73Z9DB

— Enderman (@endermanch) November 4, 2025
Se no caso dos vídeos removidos do canal CyberCPU Tech ainda se pudesse dar o "desconto" de que tal se poderia dever a um moderador AI que considerasse os vídeos inadequados (infelizmente uma situação normal, o Facebook manda-me avisos constantes de posts removidos - por motivos sem sentido - que tenho que "apelar" para serem repostos), esta situação torna-se mais intrigante por nem sequer ter a ver com os conteúdos do canal, mas sim com um suposto "canal associado à conta" que os criadores nunca ouviram falar.

Esperemos que a situação seja esclarecida em breve, mas já se sabe que, mesmo que o canal seja reposto, jamais conseguirá reconquistar completamente a confiança dos YouTubers que se viram afectados por esta injustiça. E não nos podemos esquecer que isto poderá estar certamente a acontecer com canais de menor dimensão, que nem sequer conseguirão ter visibilidade suficiente para pressionar o YouTube a resolver a situação.


Actualização: O canal já foi reactivado.

Hi - jumping in with an update. Our teams re-reviewed this and confirmed both of your channels have been fully reinstated. We're also sending you a DM right now to follow up

— TeamYouTube (@TeamYouTube) November 4, 2025
O YouTube já corrigiu a situação e repôs os canais encerrados injustamente. No entanto, há que relembrar que isto só aconteceu devido à grande pressão mediática deste caso - afinal, o YouTube já tinha tentado o processo de apelo para rectificar a situação, sem qualquer sucesso. Pelo que, quem não tiver na posição de conseguir o mesmo nível de visibilidade, se arrisca a permanecer com o canal encerrado.

Da Invicta rumo a Espanha, Brasil ou Marrocos

04-11-2025 | 20:08 | Gonçalo Sá

Até 8 de Novembro, a 11.ª edição do QUEER PORTO -  Festival Internacional de Cinema Queer propõe 40 filmes a descobrir no Batalha Centro de Cinema, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e no Passos Manuel. Como sempre, a programação é quase inteiramente distinta da que passou pelo Queer Lisboa, decorrido no final de Setembro.

Hot Milk.jpg

Arrancando e despedindo-se com dois filmes em destaque no Festival de Berlim - "Duas Vezes João Liberada", de Paula Tomás Marques; e "Hot Milk" (na imagem acima), estreia na realização da argumentista britânica Rebecca Lenkiewicz, respectivamente -, o evento que regressa esta semana à Invicta homenageia o programador Daniel Pinheiro, falecido em Janeiro, a quem é dedicada a secção Carte Blanche, composta por quatro obras marcantes na sua história com o QUEER PORTO.

Agora com presença fixa no festival, a Resistência Queer, centrada no cinema de resistência em territórios política e socialmente conturbados, dedica olhares à Palestina e ao Irão (que já tinham sido apostas do Queer Lisboa deste ano), assim como ao Leste Europeu.

pillion-teaser.jpg

Também já visto na capital, o muito falado "Pillion" (na imagem acima), do britânico Harry Lighton, sobressai pela presença de Alexander Skarsgård (coprotagonista, ao lado de Harry Melling) e pelo foco em práticas BDSM... mas acabou por ser dos títulos mais frustrantes e acomodados da programação lisboeta (fica o aviso). 

De volta estão as habituais secções competitivas (da Competição Oficial, em torno de ficções e documentários, ao Prémio Casa Comum, que distingue curtas portuguesas), Panorama (com filmes do circuito internacional de festivais) e Queer Focus (dedicado a questões ecológicas). Há ainda uma Sessão Especial com "Outlasting – Living Archives of Older Queers", de Ana Cristina Santos e Nuno Barbosa, além de conversas e festas.

Por onde começar e avançar? Talvez por algumas destas sugestões:

Molt Lluny.jpg

"MOLT LLUNY", de Gerard Oms: A primeira longa-metragem do realizador espanhol que começou a carrreira a trabalhar com a conterrânea Isabel Coixet foi muito celebrada (e premiada) em festivais como os de Guadalajara, Málaga ou San Sebastián. Boa parte dos elogios distinguem a interpretação de Mario Casas (no papel protagonista) e a forma intrigante e sensível com que Oms retrata a jornada de um homem em crise, a viajar de Barcelona para ver um jogo de futebol em Utrecht mas acabando por não voltar a Espanha. À partida, perfila-se como um dos candidatos mais fortes da Competição Oficial deste ano...

Quarta, 5 de Novembro, às 21h30, no Cinema Batalha - Sala 1. A sessão contará com a presença do realizador.

A Natureza das Coisas Invisíveis.jpg

"A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS", de Rafaela Camelo: Nomeado para o Teddy Award na mais recente edição do Festival de Berlim, este drama sobre cumplicidades femininas e a entrada na adolescência é, para muitos, uma das revelações do cinema brasileiro dos últimos tempos. Ou até uma confirmação, para quem já tinha visto as três curtas da realizadora. Debruçando-se sobre a amizade de duas meninas durante umas férias de Verão num ambiente rural, tem sido aplaudido graças ao elenco que cruza várias gerações e a uma visão refrescante do mundo. O crítico brasileiro Pablo Villaça chega a insistir (três vezes) que é um filme encantador como poucos.

Sexta, 7 de Novembro, às 19h15, no Cinema Batalha - Sala 1

Cabo Negro.jpg

"CABO NEGRO", de Abdellah Taïa: Onze anos depois do seu primeiro filme, o curioso "L’Armée du Salut" (que passou pelo Queer Lisboa em 2014), o escritor marroquino conhecido por romances como "Aquele que é Digno de ser Amado" deu mais um passo na carreira de realizador. Radicado em Paris, Taïa ainda é dos poucos artistas árabes abertamente gay e, talvez por isso, a sua obra literária e cinematográfica não tem deixado de abordar a homossexualidade, sobretudo num contexto de opressão. É o que acontece neste regresso à sua terra natal, um drama intimista em torno das férias de dois jovens amigos queer em Cabo Negro, no norte de Marrocos, que se instalam na casa do amante americano de um deles. 

Sábado, 8 de Novembro, às 19h15, no Cinema Batalha - Sala 1

Google Translate vai deixar escolher modelo AI para traduções "rápidas" ou "avançadas"

04-11-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está prestes a tornar o Google Translate mais inteligente e flexível, permitindo que se escolha entre dois modos de tradução: "Rápido" e "Avançado".

Estes novos modos de tradução surgem logo abaixo do cabeçalho principal do Google Translate. O modo "Avançado" é o que estará activo de origem, oferecendo maior precisão em traduções complexas, enquanto o modo "Rápido" dará prioridade à velocidade e fluidez, ideal para traduções simples e imediatas. Ao tocar no novo botão em forma, o utilizador verá uma janela pop-up que permite alternar entre as duas opções.

A Google refere que o modo Avançado apenas suporta determinados idiomas, o que indica que utilizará modelos AI mais recentes, possivelmente baseados na plataforma Gemini.
Por agora, a novidade parece estar a ser testada primeiro em iPhones, mas ainda não está amplamente disponível nem em iOS nem em Android, mesmo para quem tem o Google AI Pro.

Esta actualização integra-se na estratégia mais ampla da Google de incorporar o Gemini nos seus principais produtos. Recentemente, o Translate recebeu o modo "Prática"”, que permite aprender novos idiomas de forma interactiva. Com os novos modos "Rápido" e "Avançado", o Translate torna-se mais adaptável às necessidades do utilizador, oferecendo velocidade ou precisão consoante as necessidades do utilizador.

A grande incógnita é saber se esta funcionalidade será gratuita ou exclusiva para subscritores do Google AI Pro. Caso fique restrita a esse plano, seria a primeira vez que uma função central do Google Translate passaria a estar sujeita a pagamento, o que representaria uma viragem para um dos serviços gratuitos mais populares da Google, e servir de antevisão para que o mesmo venha a acontecer noutros serviços.

Xiaomi Smart Band 9 Active a €20

04-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 Active é uma das propostas mais económicas para quem desejar fazer tracking da sua actividade diárias.

A Xiaomi Smart Band 9 Active vem com um ecrã AMOLED de 1.47", com formato que fica entre o formato estreito dos "Smart Band" e o formato rectangular dos smartwatches. Além das capacidades de tracking da actividade física ao longo do dia e dezenas de desportos específicos, conta também com monitorização da frequência cardíaca e SpO2 durante todo o dia, contribuindo para a potencial detecção de situações anómalas. A autonomia continua a ser um dos pontos fortes, com até 18 dias de uso típico, contando também com resistência à água até 5 ATM e disponibilizando uma grande variedade de mostradores para que cada utilizador possa escolher aquele que prefere para cada momento.

De momento, podemos apanhar a Xiaomi Smart Band 9 Active por 20 euros na Amazon Espanha.

Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono. E tendo em conta o seu preço extremamente acessível, torna-se numa excelente proposta para quem desejar começar a criar um registo da sua actividade física ao longo do tempo, e que - directamente ou indirectamente - poderá servir como incentivo para adoptar um estilo de vida mais saudável.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple lança versão web completa da App Store

04-11-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple melhorou a experiência de visitar a App Store na web, mas ainda sem permitir a instalação remota de apps.

A par do lançamento do iOS 26.1 a Apple lançou oficialmente uma versão web da App Store, criando um ponto central onde os utilizadores podem explorar app para todos os dispositivos da marca diretamente a partir do browser. O novo site - acessível em apps.apple.com - substitui a antiga página informativa por uma interface renovada, muito semelhante à da aplicação App Store no iPhone, iPad ou Mac.

Antes, a Apple já disponibilizava páginas dedicadas a cada app, mas estas eram difíceis de encontrar e pouco práticas. A nova versão resolve esse problema, tornando a App Store mais acessível e pesquisável online. Nesta nova versão, é possível alternar entre as diferentes plataformas - iPhone, iPad, Mac, Vision Pro, Apple Watch e Apple TV - e navegar por categorias, colecções, e recomendações apresentadas no separador Hoje (Today). Os utilizadores também podem pesquisar apps e filtrá-las por tipo, como produtividade, entretenimento ou aventura - algo que não era possível nas antigas páginas individuais da Apple.

Contudo, há uma limitação importante: ainda não é possível descarregar ou instalar apps directamente a partir do navegador, ao estilo do que se pode fazer na Play Store da Google. Cada página de app oferece apenas a opção de partilhar o link ou abrir a app na App Store do dispositivo. Assim, a versão web funciona essencialmente como uma ferramenta de descoberta e navegação, e não como uma loja completa - pelo menos, por agora.

Google Chrome com autofill melhorado

04-11-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Chrome recebeu melhorias no sistema de preenchimento automático de formulários, podendo preencher mais dados.

O Google Chrome acaba de receber uma das maiores melhorias de sempre na função de preenchimento automático (autofill). A partir de agora os utilizadores da versão de desktop poderão guardar e preencher automaticamente muito mais do que passwords, moradas e informações de pagamento. O browser passa a permitir o armazenamento e preenchimento de dados como números de passaporte, cartas de condução, e até informações de veículos, como a matrícula e número VIN.

Esta é a maior expansão do sistema de autofill do Chrome, pensada para tornar o processo de preenchimento de formulários mais rápido e prático, sobretudo em situações que envolvam documentos pessoais ou oficiais. Segundo a Google, todas as informações serão protegidas por encriptação e estarão disponíveis em vários idiomas, não apenas em inglês.
Além de suportar novos tipos de dados, a Google também promete melhor precisão no preenchimento automático, reduzindo erros e necessidade de correcções manuais. A gestão dos dados pode ser feita no menu de Definições do Chrome, onde é possível adicionar, editar ou eliminar as informações guardadas - um aspecto sempre importante, dada a sensibilidade deste tipo de dados.

Por enquanto esta nova função fica disponível apenas no Chrome para desktop, mas a Google planeia alargá-la às versões Android e iOS em breve.

Kohler Dekoda é uma câmara para a sanita

04-11-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

Para os fãs da monitorização da saúde, a Kohler propõe a Dekoda - uma câmara para a sanita que pode analisar as fezes.

Poderia dizer-se que é (literalmente) uma ideia de merd@, mas a Kohler acredita que há quem esteja interessado em transformar a casa de banho em mais um lugar de recolha de dados sobre a sua saúde.

A marca apresentou o Dekoda, um acessório inteligente que se fixa à sanita e utiliza sensores e algoritmos para analisar o conteúdo, fornecendo informações sobre hidratação, digestão e saúde intestinal. O dispositivo é instalado no aro da sanita, sem necessidade de ferramentas, e usa usa sensores ópticos com espectroscopia para observar como a luz interage com os resíduos, detectando padrões que podem indicar desidratação ou problemas digestivos. Também avisa se for detectado sangue, um possível sinal de condições médicas mais sérias.
Toda a informação é enviada para a app Kohler Health, disponível para iOS e em breve para Android, com encriptação end-to-end (não se pode desvalorizar a importância de dados de merd@ - certo?). Um sensor de impressão digital no painel remoto de parede permite que cada "poio" seja correctamente associado ao utilizador respectivo. A app mostra dados como frequência, consistência e forma dos resíduos, ajudando a ajustar hábitos de alimentação e hidratação.

No entanto, este serviço de merd@ não sai barato. Para além do Kohler Dekoda ter um preço de 599 dólares, o acesso às funcionalidades de saúde requer uma subscrição mensal de 6.99 dólares.

ChatGPT não bloqueou conselhos de saúde

04-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI já veio esclarecer que não bloqueou conselhos de saúde ou legais no ChatGPT.

A OpenAI veio confirmar oficialmente que o comportamento e as políticas do ChatGPT permanecem inalterados, após vários rumores nas redes sociais indicarem que o popular chatbot AI tinha começado a recusar responder a questões médicas ou legais. A confusão começou quando alguns sites começaram a dar visibilidade a essas acusações, com publicações a dizerem que essas "novas regras" iriam impedir o ChatGPT de abordar esses temas.

Karan Singhal, responsável pela área de saúde na OpenAI, desmentiu esses receios, referindo que o ChatGPT nunca foi um substituto para aconselhamento profissional, mas continuará a ser um excelente recurso para ajudar as pessoas a compreender informações legais e de saúde.

Not true. Despite speculation, this is not a new change to our terms. Model behavior remains unchanged. ChatGPT has never been a substitute for professional advice, but it will continue to be a great resource to help people understand legal and health information. https://t.co/fCCCwXGrJv

— Karan Singhal (@thekaransinghal) November 3, 2025
A origem da confusão poderá estar numa actualização da política de utilização da OpenAI, publicada a 29 de Outubro, que unificou as regras aplicáveis a todos os produtos da empresa. Nessa actualização, lê-se que os utilizadores não devem usar o serviço para "fornecer aconselhamento personalizado que exija licença profissional, como aconselhamento jurídico ou médico, sem a devida supervisão de um profissional autorizado". No entanto, esta restrição já estava presente nas versões anteriores do documento, que proibiam o fornecimento de aconselhamento individual em áreas como direito, saúde, ou finanças, sem revisão profissional e aviso sobre as limitações do uso de AI.

Em resumo, o ChatGPT continua a poder explicar e contextualizar informações legais e médicas, mas não deverá ser usado cegamente em substituição do aconselhamento de profissionais qualificados.

Renault 5 eléctrico domina vendas em França

04-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os franceses estão apaixonados pelo regresso do Renault 5 eléctrico que domina o top de vendas em França por grande margem.

O mercado automóvel francês continua em forte crescimento, impulsionado pelos veículos eléctricos. Em Outubro, registaram-se 139.513 novos automóveis, um aumento de 2.9% face ao mesmo mês de 2024, e o quarto mês consecutivo de subida. A estrela do mês foi, sem dúvida, o segmento eléctrico, que registou um salto de 63%, com 34.108 novas matrículas, representando 24.45% do total - ou seja, um em cada quatro carros novos vendidos em França é eléctrico.

Grande parte deste sucesso deve-se ao programa de leasing social implementado pelo governo francês, que permite a famílias com rendimentos mais baixos arrendar veículos eléctricos a preços muito acessíveis. A medida está a ter um impacto directo na popularização da mobilidade eléctrica em todo o país.

O grande destaque vai para o Renault 5 E-Tech, que recuperou o título de carro eléctrico mais vendido em França depois de ter sido ultrapassado pelo Tesla Model Y em Setembro. A Renault domina a tabela: os modelos 4, 5, Scenic e Mégane E-Tech estão todos entre os 10 eléctricos mais vendidos. O Peugeot e-208 ocupa o segundo lugar, seguido pelo Renault Scenic, que, tal como o Model Y, nem sequer beneficia do programa de leasing social.
Já a Citroën e-C3, apesar de ser o eléctrico mais barato para arrendar, ficou apenas em sexto lugar, demonstrando que o preço não é o factor predominante na escolha. Ainda pior é o desempenho de outros modelos: o Smart #1 vendeu apenas 27 unidades, o Nissan Ariya ficou-se por 37 unidades. O novo Ford Capri também demonstra que o factor nostalgia não funciona de igual forma para todos, com apenas 72 exemplares vendidos, sendo visto como um produto datado e sem apelo.

Para a Renault, a fórmula parece estar a fazer sucesso, e só é pena que não exista uma versão intermédia do Renault 5 com o aspecto do Renault 5 Turbo mas sem ser tão radical.

Ganha um carregador Anker Nano USB-C

04-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um carregador Anker Nano de 20W.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos carregadores suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, consistindo num carregador Anker Nano equipado com uma porta USB-C com carregamento PD até 20W.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Nova Siri poderá usar modelo Gemini da Google

04-11-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple poderá ter recorrido à Google para acelerar a chegada da nova Siri "AI".

Apesar de ter acabado de lançar o iOS 26.1, o mundo continua a aguardar a chegada da da Siri com inteligência artificial que é esperada para o iOS 26.4, previsto para a primavera de 2026 (depois de vários adiamentos embaraçosos). Mas um novo rumor indica que esta futura versão mais inteligente da assistente da Apple poderá ficar dependente de um dos seus grandes rivais.

Segundo as informações, a empresa está a colaborar com a Google para usar modelos personalizados do Google Gemini, que serão executados em servidores da Apple. Na prática, a Siri continuará a parecer um produto totalmente da Apple, mas a sua inteligência virá em grande parte dos modelos Gemini - os mesmos que têm dado inteligência aos serviços da Google.

Curiosamente, a Apple terá comparado o Gemini com o Claude, da Anthropic, e considerado este último tecnicamente superior. Ainda assim, optou pela Google por razões financeiras e estratégicas, uma vez que ambas as empresas já mantêm uma parceria de longa data: a Google paga milhares de milhões de dólares à Apple todos os anos para ser o motor de pesquisa activado de origem nos dispositivos iOS. O novo acordo poderá simplesmente equilibrar esse pagamento com valor em sentido contrário para os serviços AI.

No entanto, pelo menos por agora, nem a Apple nem a Google deverão confirmar publicamente esta colaboração, e não haverá qualquer referência ao Gemini no sistema. A Apple continuará a promover a nova Siri como parte do seu ecossistema "Apple Intelligence" (que já suporta português de Portugal com o iOS 26.1), destacando a privacidade e o processamento local, mesmo que essa inteligência esteja a ser fornecida por modelos da Google.

Apple lança iOS 26.1 com Apple Intelligence em Português

04-11-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 26.1 para os iPhones, a par do iPadOS, macOS, tvOS e watchOS, com várias correcções e melhorias.

Para os utilizadores portugueses a maior novidade é finalmente a disponibilização dos serviços Apple Intelligence em Português de Portugal. A par da lista de correcções de segurança e de bugs, eis as alterações que serão mais visíveis para o dia da dia dos utilizadores.

Transparência do Liquid Glass

Há uma nova opção para ajustar o aspecto do Liquid Glass. Agora é possível escolher um visual menos transparente, que adiciona opacidade e facilita a legibilidade.
Em Definições > Ecrã e Brilho, existe uma nova opção para alternar entre os modos Clear e Tinted. O modo Clear é o padrão, mais transparente, mostrando o fundo por baixo de botões, barras de menus e outros elementos da interface. Já o modo Tinted aumenta a opacidade do Liquid Glass para melhorar o contraste.
O efeito de refração da luz em torno dos ícones está mais subtil, com tons mais escuros.

Gesto da Câmara no Ecrã Bloqueado

A Apple adicionou uma forma de desactivar o gesto de deslizar que abre a aplicação Câmara a partir do Ecrã Bloqueado.
Na secção Câmara das Definições, existe agora a opção Swipe no Ecrã Bloqueado para abrir a Câmara. Ao desactivar esta opção, o gesto de deslizar à esquerda deixa de abrir a aplicação Câmara.
Anteriormente, não havia forma de impedir a abertura da câmara no ecrã bloqueado sem desativar completamente a app.

Vibrações no Telefone

A aplicação Telefone inclui uma nova opção para desligar o feedback háptico quando uma chamada é atendida ou terminada - ideal para quem acha essa vibração incómoda.

Alarmes e Temporizadores

A interface dos alarmes e temporizadores foi actualizada. No Ecrã Bloqueado, surge agora uma barra Deslizar para parar em vez do tradicional botão de toque.
Ainda é possível adiar o alarme tocando no grande botão Snooze, mas para o desligar totalmente é necessário deslizar - um gesto que minimiza o cancelamento acidental.

Novos Idiomas para o Apple Intelligence

O Apple Intelligence passa a estar disponível em Dinamarquês, Neerlandês, Norueguês, Português (Portugal), Sueco, Turco, Chinês Tradicional e Vietnamita.
Estes juntam-se aos já existentes Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Português (Brasil), Espanhol, Chinês Simplificado, Japonês e Coreano.

Idiomas do AirPods Live Translation

O Live Translation dos AirPods passa a suportar Japonês, Coreano, Italiano e Chinês (Mandarim Tradicional e Simplificado).
De início, o suporte estava limitado a Inglês, Francês, Alemão, Português (Brasil) e Espanhol (Espanha).
É possível traduzir entre todos estes idiomas com os AirPods Pro 2, AirPods Pro 3 ou AirPods 4 com ANC.

Música

Há um gesto oculto na aplicação Música: pode deslizar sobre o título da faixa para avançar ou recuar entre músicas.
Além disso, o AutoMix funciona agora via AirPlay, permitindo ouvir as transições mesmo quando a música é reproduzida em colunas compatíveis com AirPlay 2.

App TV

A app TV tem um novo ícone mais colorido, adoptando o estilo Liquid Glass. Esta mudança acompanha a decisão da Apple de remover o “Plus” do serviço — Apple TV+ passa agora a chamar-se simplesmente Apple TV dentro da aplicação.

Aplicação Fitness

Agora é possível criar treinos totalmente personalizados na aplicação Fitness. O utilizador pode escolher o tipo de treino, calorias activas estimadas, intensidade, duração e hora de início.
As opções anteriores eram mais limitadas, no iOS 26.1, a personalização é total.

Aplicação Definições

Os ícones e o texto estão agora alinhados à esquerda nas secções com cabeçalhos, em vez de centrados. É uma alteração subtil, mas que melhora a legibilidade.
Isto aplica-se a secções como Geral, Bluetooth, Wi-Fi, Rede móvel, Acessibilidade, Apple Intelligence, entre outras.

Pastas no Ecrã Principal

Ao abrir uma pasta no ecrã inicial, o nome da pasta surge alinhado à esquerda, combinando com o novo alinhamento usado nas Definições.

Telefone

O teclado numérico da aplicação Telefone utiliza agora o efeito Liquid Glass nos números, corrigindo um problema visual presente na versão anterior.

Fotografias

O cursor para navegar em vídeos tem um novo design.
A barra de navegação está ligeiramente mais difusa, tornando-se mais visível em fundos claros. Nos screenshots a imagem é apresentada de forma a não se sobrepor aos botões e controlos.
Ao gerir várias fotos seleccionadas, as opções Reproduzir como Apresentação, Favorito e Ocultar foram movidas para o topo do menu.

Safari

A barra de separadores inferior é agora mais larga e tem menos margens, aproveitando melhor o espaço. No modo de redução de transparência, o espaçamento adicional evita que o design pareça desequilibrado.

Melhorias de Segurança

Na secção Privacidade e Segurança, há uma nova opção que permite transferir e instalar automaticamente melhorias de segurança.
Substitui o antigo sistema de Rapid Security Responses, permitindo à Apple disponibilizar correções de segurança sem lançar uma actualização completa do sistema operativo.

Definições de Ecrã

A secção Ecrã nas Definições mostra agora o papel de parede temático do iOS 26, em vez do antigo do iOS 18.

Papel de Parede

Ao escolher um novo papel de parede, as instruções como Apertar para cortar aparecem brevemente e desaparecem de seguida, permitindo uma melhor visualização da imagem antes de aplicar.

Acessibilidade do Ecrã

Em Acessibilidade > Ecrã e Tamanho do Texto, há uma nova opção Mostrar Contornos, que adiciona uma borda a todos os botões e substitui a antiga opção Formas dos Botões.

Definições de Captura Local

Na aplicação Ficheiros, é agora possível definir um local para guardar gravações de áudio e vídeo feitas durante chamadas.
A opção encontra-se em Definições > Geral > Captura Local.
Há também uma nova opção para ajustar o ganho de entrada ao utilizar microfones externos.

FaceTime

O FaceTime passou a oferecer melhor qualidade de som em ligações com pouca largura de banda.

iPadOS 26.1 - Slide Over

Muitas das novidades acima chegam também ao iPadOS 26.1, que reintroduz o modo Slide Over.
Este modo funciona em conjunto com o sistema de janelas do iPadOS 26, permitindo ter várias janelas abertas e, ainda assim, deslizar rapidamente para aceder a uma aplicação em Slide Over.
Só é possível ter uma aplicação em Slide Over de cada vez, e a função é activada ao tocar no botão verde de redimensionar janela e escolher Entrar em Slide Over.
A actualização iPadOS 26.1 traz também a aplicação Vision Pro para o iPad

Itália vai exigir verificação de idade para sites pornográficos

03-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Em Itália, quem tentar aceder a sites para adultos irá ser confrontado com a exigência de verificação de idade a partir deste mês.

A Itália vai tornar-se o mais recente país europeu a obrigar à verificação de idade para aceder a sites com conteúdo pornográfico, juntando-se a países como França e Reino Unido. A medida, anunciada pela autoridade reguladora AGCOM, entra em vigor a 12 de Novembro e tem como objectivo impedir o acesso de menores a conteúdos adultos.

De acordo com as novas regras, os utilizadores terão de se verificar através de entidades terceiras certificadas, como bancos, operadores de telecomunicações, ou outras empresas que já disponham dos seus dados de identidade. Depois da verificação, será emitido um código de acesso único que confirma que o utilizador é maior de idade, permitindo-lhe entrar em sites como o Pornhub, XHamster e OnlyFans, entre outros - na primeira fase da implementação são abrangidas cerca de 50 plataformas.

Para mitigar preocupações com a privacidade, o sistema utiliza um mecanismo de "dupla anonimidade". Assim, os sites pornográficos apenas saberão se o utilizador é maior de idade, sem aceder à sua identidade, enquanto o verificador externo saberá quem é o utilizador, mas não saberá que site está a visitar. No entanto, o processo terá de ser repetido sempre que o utilizador tentar aceder novamente, e as questões de privacidade permanecem, sabendo-se que será apenas uma questão de tempo até que esses dados possam ser roubados ou abusados.

Os sites que não cumprirem a nova lei arriscam multas até 250.000 euros e podem ser bloqueados em território italiano. A medida segue exemplos semelhantes em França e no Reino Unido, onde o tráfego em plataformas como o Pornhub caiu 77% após a introdução de verificações de idade. Tráfego esse que certamente terá sido direccionado para outros sites mais obscuros que não implementem estas verificações, os mesmos sites que os jovens que desejarem aceder a estes conteúdos irão utilizar - isto para não falar no recurso a outros métodos, como VPN ou rede Tor.

Bug na Google Calculator

03-11-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google Calculator tem um estranho bug, mas que não afecta as contas.

Ao se falar de um bug numa calculadora, seria inevitável pensar-se desde logo que se tratasse de algum caso em que fizesse as contas erradas (ao estilo do histórico Pentium FDIV bug de 1994), mas não é o caso.

Este bug é bastante mais curioso e afecta apenas a apresentação visual dos elementos do menu da Google Calculator para Android, e poderá passar despercebido aos utilizadores - a não ser que, propositadamente ou acidentalmente, abram e fechem o menu dezenas de vezes.

Google Calculator - it's a feature, not a bug 🫠

Thanks to chandrashekar316 for sharing pic.twitter.com/g92PqQYf2u

— AssembleDebug (Shiv) (@AssembleDebug) November 1, 2025
Por algum motivo, os elementos do menu começam a ser apresentados cada vez mais à direita de cada vez que se abre o menu, fazendo com que o texto comece a ser cortado e, após dezenas de acessos, todos os elementos do menu se tornem invisíveis por estarem a ser apresentados fora da área do menu.

Pode ser que isto tenha alguma coisa a ver com a transição para o mais recente Material Design, ou não. Seja como for, serve de comprovativo que parece ser impossível livrarmos-nos dos bugs, até mesmo em coisas tão básicas como a apresentação dos elementos de um menu.

SSD externo Crucial X10 1TB a €108

03-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X10 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X10 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB, 4 TB, 6 TB e 8TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X10 de 1 TB está disponível por 108 euros na Amazon Espanha.

O seu maior destaque, a par do tamanho compacto, é a velocidade das transferências que pode atingir os 2.1 GB/s (o dobro da geração X9 anterior), acelerando consideravelmente o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

MS corrige "actualizar e desligar" no Windows

03-11-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft corrigiu um bug com mais de uma década, que fazia reiniciar o computador quando se escolha a opção "actualizar e desligar" no Windows 10 e Windows 11.

Depois de anos de frustração, a Microsoft resolveu um dos bugs mais antigos e irritantes do Windows: a opção "Actualizar e desligar" que, em vez de desligar o computador, o reiniciava. A correcção chega com o Windows 11 versão 25H2 (build 26200.7019) e também com a build 26100.7019 no 24H2, garantindo que a partir de agora, ao escolher essa opção, o PC se desligue realmente após concluir a instalação das actualizações, como seria esperado.

O erro remonta ao Windows 10, onde milhares de utilizadores se queixavam que os seus PCs reiniciavam em vez de desligar após as actualizações. Durante anos, muitos pensaram que isso se devia a terem clicado por engano em "Actualizar e reiniciar", mas afinal o problema era mesmo do Windows. Na actualização opcional de Outubro de 2025 (KB5067036), a Microsoft reconheceu finalmente o bug e corrigiu-o, confirmando que a correcção será incluída de forma geral na actualização de segurança de Novembro.
A empresa não revelou a causa exacta, mas tudo indica tratar-se de um problema no componente Servicing Stack, responsável pela gestão das actualizações. Quando o utilizador escolhia "Actualizar e desligar”, o Windows iniciava a instalação das actualizações e entrava na fase de manutenção offline, aquela em que surge o ecrã "A trabalhar nas actualizações". No entanto, em vez de concluir o processo e desligar, o sistema reiniciava para o ecrã de início de sessão.

O mais provável é que a tarefa de "desligar" se perdesse durante o reinício ou fosse bloqueada por outro processo, como o Arranque Rápido (Fast Startup). Seja qual for a razão, a correcção significa que o botão "Actualizar e desligar" finalmente cumpre a sua promessa - uma pequena vitória para todos os utilizadores do Windows que foram dormir convencidos de que o computador passaria a noite desligado após aplicar a actualização, apenas para o encontrarem ligado na manhã seguinte.

Sam Altman pede reembolso do Tesla Roadster - e Elon Musk não fica calado

03-11-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk e Sam Altman voltaram a trocar "galhardetes" no X, desta vez a propósito do reembolso pelo eternamente adiado Tesla Roadster.

A rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman continua a dar que falar, tendo como palco o X (ex-Twitter), a rede social de Musk.

Sam Altman, CEO da OpenAI e cofundador da empresa juntamente com Musk, partilhou uma publicação intitulada "uma história em três actos", mostrando capturas de ecrã da sua reserva de um Tesla Roadster em 2018 e do recente pedido de reembolso do depósito de 50.000 dólares, que indicava que o endereço de email da Tesla para as devoluções nem sequer funcionava. Sam dizia estar entusiasmado e compreender os atrasos, mas que sete anos e meio de espera é demasido tempo.

O novo Tesla Roadster, anunciado originalmente em 2017, tem sofrido sucessivos adiamentos, com Musk a prometer agora uma nova apresentação até ao final do ano, com algo "nunca antes visto". No entanto, em vez de comentar o atraso, o empresário aproveitou a deixa para reacender a disputa com o antigo parceiro, respondendo: "Roubaste uma organização sem fins lucrativos", crítica à decisão de Altman de transformar a OpenAI de uma entidade sem fins lucrativos numa empresa com fins lucrativos - algo que Musk tem atacado em tribunais e publicamente.

you also wanted tesla to take openai over, no nonprofit at all.

and you said we had a 0% of success.

now you have a great AI company and so do we.

can't we all just move on?

— Sam Altman (@sama) November 2, 2025
Pouco depois, Musk voltou à carga, escrevendo: "E esqueceste-te do acto 4, onde o problema foi resolvido e recebeste o reembolso em menos de 24 horas. Mas isso é próprio de ti".

Aparentemente, embora a Tesla tenha resolvido o problema em menos de 24h, o problema do endereço de email era algo que alguns clientes vinham a apontar há vários anos, sem que isso tivesse sido corrigido (até agora).

Como curiosidade: se em vez de usarem os 50 mil dólares para dar o sinal para para um Tesla Roadster tivessem comprado acções da Tesla em 2018, nesta altura essas acções valeriam 1 milhão de dólares!

Actualizações do Windows 11 recebem nomes mais simples

03-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A MS está a simplificar o nome das actualizações do Windows 11, mas nem todos estão a gostar desta alteração.

A mais recente tentativa da Microsoft de simplificar os nomes das actualizações do Windows 11 está a gerar grande angústia entre muitos profissionais de TI. Com a actualização opcional de Outubro de 2025 a empresa abandonou o formato tradicional AAAA-MM, removeu o número da versão do Windows e até o termo "Cumulative" (Cumulativa) dos títulos das actualizações. Embora a Microsoft defenda que a mudança melhora a legibilidade, resultando num nome mais curto, os administradores dizem que a simplificação torna muito mais difícil identificar rapidamente cada actualização.

Antes, os nomes das actualizações forneciam informações completas, por exemplo: "2025-10 Cumulative Update for Windows 11 Version 25H2 for x64-based Systems (KB5066835)".

Um nome longo mas que não se pode dizer que era confuso, indicando o mês, ano, versão do sistema, arquitectura, e tipo de actualização. Até as actualizações opcionais (Cumulative Preview) seguiam esta estrutura, o que ajudava a distingui-las das versões Insider Preview. Agora, os títulos foram reduzidos a algo como "Security Update (KB5034123)" ou "Preview Update (KB5062660)". O resultado é mais "limpo" visualmente, mas também muito menos informativo.
As críticas não tardaram por parte dos administradores de sistemas. A confusão agrava-se ainda mais porque tanto as "Preview Updates" como as "Insider Preview Builds" passam a ter nomes semelhantes, apesar de serem coisas completamente diferentes.

A Microsoft diz não ter planos para reverter esta alteração mas que está a ouvir o feedback da comunidade e promete melhorias futuras. A grande questão é, porque sentiu a MS necessidade de mexer nisto? Duvido que qualquer utilizador comum (que raramente olhará para as actualizações, deixando que seja o sistema a fazê-las automaticamente) se tenha queixado dos nomes "complicados". Pelo que esta alteração não será apreciada por eles, e - como visto - é detestada por quem tem que gerir dezenas, centenas, ou milhares de máquinas Windows.

Google retira modelo Gemma do AI Studio após queixa de senadora

03-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google retirou os modelos compactos Gemma do AI Studio, após uma senadora acusar a empresa de difamação devido a respostas "alucinadas".

A Google suspendeu o acesso ao seu modelo Gemma dentro do AI Studio, depois da senadora norte-americana Marsha Blackburn o ter acusado de gerar declarações falsas e difamatórias sobre si. A senadora republicana do Tennessee diz que o modelo inventou uma acusação de má conduta sexual quando foi questionado se ela alguma vez tinha sido acusada de violação, citando como fontes páginas inexistentes.

Num carta dirigida ao CEO da Google, Sundar Pichai, Blackburn explicou que o Gemma respondeu falsamente que um agente da polícia a tinha acusado, durante uma campanha em 1987, de o pressionar a obter medicamentos controlados e de manter actos não consensuais. Tudo coisas "inventadas" pelo modelo AI - sendo que nem sequer existiu campanha naquele ano.

Gemma is available via an API and was also available via AI Studio, which is a developer tool (in fact to use it you need to attest you're a developer). We’ve now seen reports of non-developers trying to use Gemma in AI Studio and ask it factual questions. We never intended this…

— News from Google (@NewsFromGoogle) November 1, 2025
Apesar das alucinações serem um problema conhecido dos modelos AI, a senadora recusa aceitar essa desculpa e diz que isto constitui difamação, produzida e promovida por um modelo AI da Google.

Em resposta, a Google removeu o acesso ao modelo no AI Studio, mas relembra que estes modelos são concebidos para uso por developers e não deveriam ser usados pelo público em geral, e muito menos para responder a perguntas factuais através do AI Studio (cujo uso implica que se seja um developer). Por agora, o acesso ao Gemma fica disponível apenas através da API para programadores.

|