PlanetGeek

Infinix mostra bomba e ventilação sem ventoinha para smartphones

13-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Infinix revelou os seus mais recentes avanços a nível de arrefecimento nos smartphones, a par de outros sistemas que podem ser lançados nos seus próximos modelos.

A Infinix revelou vários conceitos tecnológicos, com destaque para um novo sistema de arrefecimento líquido chamado HydroFlow, descrito pela marca como um dos mais avançados alguma vez concebidos para smartphones. No centro do sistema está uma bomba piezoelétrica dupla que faz circular líquido a até 6,5 ml/min, cobrindo todas as principais fontes de calor da motherboard, maximizando o efeito de arrefecimento.
Para complementar este sistema, a Infinix apresentou também uma "ventoinha" piezoelétrica sem pás. Em vez das pás tradicionais, utiliza uma membrana ultrafina que vibra 25.000 vezes por segundo, criando o fluxo de ar com elevada eficiência térmica - e prometendo que tem um funcionamento "quase silencioso" (não será de grande sucesso se tivermos os smartphones a "zumbir"). A empresa diz também já estar a trabalhar numa solução melhorada onde o líquido entra em contacto directo com componentes críticos.
A pensar nos jogadores, a marca mostrou ainda um comando gaming dividido, com touchpad sensível à pressão, latência ultrabaixa e gatilhos magnéticos sem fios com micro-switches de nível profissional. O objectivo é oferecer controlos mais precisos e flexíveis para jogos em smartphones.
No campo do design e dos acessórios, a Infinix apresentou a tecnologia Active Visual Backplate, que permite painéis traseiros com cores dinâmicas, animações e efeitos 3D que mudam consoante o ângulo e o ambiente.
A isto junta-se o novo ecossistema magnético ModuVerse, com acessórios como microfones, câmaras, e baterias, tudo com encaixe magnético simplificado. Ainda não há datas de lançamento confirmadas para estes produtos, mas alguns deles parecem estar prontos para comercialização, pelo que poderão aparecer no mercado em breve.

Samsung Magician para Windows com vulnerabilidade grave

12-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver o utilitário Samsung Magician em Windows deverá proceder à sua actualização para evitar riscos.

A Samsung corrigiu uma vulnerabilidade de alta gravidade no Samsung Magician para Windows. A falha, identificada como CVE-2025-57836, podia permitir a escalada de privilégios através de DLL hijacking durante o processo de instalação.

Segundo o aviso de segurança da empresa, as versões afetadas vão da 6.3.0 à 8.3.2. O problema resulta da criação de uma pasta temporária com permissões fracas, permitindo que um utilizador sem privilégios de administrador substituísse ficheiros ou injectasse DLLs maliciosos, ganhando acesso de administrador quando o Magician fosse executado.
A correção chega com o Samsung Magician versão 9.0.0, que além de resolver a falha inclui uma renovação completa do interface e da experiência de utilização. A Samsung recomenda que todos os utilizadores de Windows actualizem o software o mais rapidamente possível.

Embora se trate de uma vulnerabilidade "grave", os riscos de exploração desta falha, na prática, são bastante reduzidos, já que implicava ter acesso ao sistema de forma a manipular esses ficheiros, e fazê-lo durante o processo de instalação ou actualização do Samsung Magician. Ainda assim, e uma vez que o Samsung Magician é uma ferramenta bastante popular entre proprietários de SSDs e outros dispositivos de armazenamento da marca, mais vale jogar pelo seguro e proceder à sua actualização para a versão mais recente.

Google Photos prepara backups agendados

12-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos parece estar a preparar mais controlo sobre quando são feitos os backups das fotos.

A Google parece estar a preparar uma renovação das definições das cópia de segurança no Google Photos, dando sinais de uma funcionalidade há muito pedida. As alterações indicam que os utilizadores poderão finalmente ter mais controlo sobre quando as fotos são guardadas na cloud.

A página de Backup passa a organizar opções como o modo de cópia de segurança, a qualidade das imagens e as pastas do dispositivo em secções mais descritivas. Estas surgem agora agrupadas sob novos títulos como "Como fazer backup", "O que guardar" e "Ferramentas de backup", tornando a interface mais simples de compreender.
O detalhe mais interessante é a presença de uma nova opção chamada Backup schedule. Embora ainda não existam explicações oficiais, o nome sugere a possibilidade de que se possa vir a definir horários ou intervalos específicos - como diário, semanal ou mensal - em vez de da sincronização contínua que actualmente existe.

Há muito que os utilizadores pedem a possibilidade de escolher quando as fotos são carregadas para a cloud e, pelo que se pode ver por este menu renovado, parece que os seus pedidos vão finalmente ser ouvidos.

Logitech MX Ergo Trackball a €72

12-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura precaver-se contra as dores de pulso por utilizar um rato durante todo o dia, a mudança para uma trackball pode ser a solução.

Embora este tipo de ratos trackball continue a ser bastante menos popular que os ratos tradicionais, há toda uma legião de fãs que nem sequer consideraria outra coisa, permitindo reduzir os efeitos dos movimentos repetitivos feitos ao longo do dia a arrastar os ratos convencionais. Como vantagem adicional, é também perfeito para utilização em espaços mais limitados.
Este Logitech MX Ergo Trackball está disponível por 72 euros na Amazon Espanha; e quem procurar algo mais económico pode espreitar o Logitech Ergo M575.

Para que nada fique ao acaso, os utilizadores poderão ajustar o ângulo de inclinação, de 0° até 20°, para o máximo conforto. Depois, bastará um pequeno período de habituação, para quem vier de um rato convencional, e arriscam-se a nunca mais querer outra coisa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Thermaltake lança fonte de 3000W

12-01-2026 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para os sistemas mais exigentes, a Thermaltake disponibiliza uma fonte de alimentação com uns impressionantes 3000 W.

Se em tempos parecia loucura colocar uma fonte de 1000 W num computador, esses tempos há muito que passaram, sendo agora necessário triplicar esse valor. A Thermaltake marcou forte presença no CES 2026 com uma grande expansão da sua gama de fontes de alimentação, apostando em potências extremas, funcionalidades inteligentes. e alguns conceitos pouco comuns. Entre modelos gigantes e soluções compactas de alta potência, a marca tentou cobrir praticamente todos os segmentos.

O destaque vai para a AX 3000W, uma fonte pensada para sistemas verdadeiramente exigentes. Com quatro conectores 12V-2x6, consegue alimentar até quatro GPUs de 600 W em simultâneo, mantendo 600 W adicionais para o resto do sistema, sendo claramente direccionada para workloads AI, renderização e simulação.
A Thermaltake apresentou também as novas Toughpower i-series, incluindo os modelos i1650W e i2000W. Estas fontes diferenciam-se pela presença de uma ligação USB, que permite a monitorização detalhada das fontes, com dados como consumo energético, temperaturas, velocidade das ventoinhas, e eficiência.

A completar a oferta estão fontes SFX de alta potência e os modelos "Golden Track" que mostram uma abordagem mais experimental, com um "carril" de alimentação que permite mudar a placa de fichas traseira, o que também facilita reparações no caso de se ficar com uma "ficha derretida" (como infelizmente vai acontecendo devido às potências sempre crescentes), ou manter a placa de fichas e substituir a fonte.

Embora não tenha sido revelado o preço da AX 3000W model, a Toughpower i1650 ver ter um preço de $599.99, que já será suficiente para indicar que a de 3000 W não será nada barata.

X sob fogo por silenciar comunidades de criptomoedas

12-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O X tem sido (ainda mais) um campo de batalha, com duras críticas apontadas a Nikita Bier, director de produto do X, por manipular o que os utilizadores vêem.

Não é segredo que o algoritmo que gere aquilo que se vê no feed personalizado do X tem sido alvo de muitas críticas, variando imensamente ao longo dos dias. O que se tem notado é que, em vez de se ver conteúdos em que se tem intersse demonstrado, o algoritmo frequentemente apresenta conteúdos políticos e polémicos (mesmo que nunca se tenha demonstrado qualquer interesse nesse tipo de conteúdo) que muitos consideram ser total propaganda. E, em vez da transparência anunciada, o director de produto do X descaiu-se com um pequeno detalhe que rapidamente se apressou a eliminar.

Nikita Bier, que não só é director de produto do X como também tem relacção directa com as criptomoedas (é conselheiro do Solana), teve papel activo em silenciar conversas sobre criptomoedas na plataforma - não faltando inúmeros relatos de utilizadores que tinham interesse nesse tópico e que diziam que tinham deixado de ver esse tipo de conteúdos, incluindo de contas que seguiam activamente. Aparentemente frustrado com as muitas queixas e acusações, Nikita acabou por revelar que o X tem um sistema de "créditos de visualização", em que atribui um limite de visibilidade ao que os utilizadores publicam, que se vai gastando ao longo do dia, dizendo que quem fizer muitos comentários se arrisca a que, quando fizer uma publicação, acabe por não ser mostrada a ninguém!
Ora, como se pode imaginar, isto deu origem a novo coro de protestos e críticas, confirmando aquilo que já se suspeitava, de que independentemente de se publicar conteúdos relevantes e se ter milhares de seguidores, se está sujeito a que esse conteúdo não seja mostrado aos seguidores - que, segundo o X, apenas têm capacidade para ver "20 a 30 publicações por dia". Por outro lado, isto é algo que praticamente desincentiva que os utilizadores interajam e comentem no X, sabendo que vão ser penalizados - algo que não ficará muito bem ao director de produto dizer, e que certamente terá contribuído para que eliminasse a publicação.

Ora, é certo que o X continua a disponibilizar um feed daquilo que se segue, mas mesmo esse feed tenta continuamente apresentar os conteúdos "relevantes" em vez de mostrar tudo o que se quer ver. E, num mundo ideal, o feed "for you" do algoritmo, deveria ser capaz de reconhecer os interesses dos utilizadores e apresentar novas coisas que fossem relevantes, como ocasionalmente ia acontecendo.

Agora, está a polémica instaurada, ao ponto do próprio Elon Musk ter prometido que iria disponibilizar o algoritmo do X como open-source num prazo de 7 dias (no dia 17 de Janeiro).
Veremos se, ao contrário de todas as outras promessas que faz, esta conseguirá ser cumprida no prazo previsto - e revelar se/como efectivamente trabalha este sistema de "crédito de visualização", e porque motivo os utilizadores são inundados por propaganda política e não por conteúdos em que realmente têm interesse.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €17

12-01-2026 | 13:17 | A Minha Alegre Casinha

Este adaptador universal de tomadas da Lencent garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Lencent tem 5 portas USB e está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Microsoft encerra activação via telefone do Windows

12-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Deixa de ser possível activar o Window via telefone, sendo necessário usar um portal na web - que exige uma conta Microsoft.

A Microsoft encerrou o método de activação por telefone do Windows e do Office, pondo o fim ao sistema que possibilitava a activação do software de forma totalmente offline há mais de 20 anos. Desde 3 de Dezembro de 2025, as chamadas para os números de activação já não resultam na activação e passam a encaminhar os utilizadores para um portal na web.

Este método pode ser mais "moderno" (como a Microsoft explica), mas acaba por derrotar o propósito da activação via telefone. Assim, não só se é obrigado a ter acesso à internet para poder aceder ao portal, como - talvez mais irritante e intrusivo - obriga a que se tenha uma conta Microsoft. Algo que, de resto, a MS obriga no Windows 11, tendo removido a opção de instalação com conta local, e continuamente removendo as formas que se vão encontrando para contornar essa exigência.
Apesar do fim da ativação por telefone, a Microsoft diz que a activação offline continua a ser suportada... através da web (uma curiosa interpretação de "offline"). No entanto, apesar do computador a activar poder continuar offline, continua a ser necessário iniciar sessão com uma conta Microsoft pessoal, profissional, escolar, Microsoft Entra ID, ou uma conta Azure Government para concluir o processo.

Para todos os efeitos, instalar e/ou activar um Windows passa a estar sempre associado a uma conta Microsoft.

iOS 26 só chega a 15% dos iPhones activos

12-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Ao contrário de outras actualizações do iOS, o mais recente iOS 26 está a ter dificuldade em convencer os utilizadores, chegando apenas a 15% dos iPhones activos.

O Apple iOS 26 está a registar uma adopção invulgarmente lenta, meses após o lançamento. As estatísticas de Janeiro de 2026 do StatCounter indicam que apenas 15% dos iPhones activos em todo o mundo utilizam alguma versão do iOS 26.

Os números mostram o iOS 26.1 como a versão mais comum, com cerca de 10.6%, seguido do iOS 26.2 com aproximadamente 4.6%. Em contraste, mais de 60% dos iPhones mantêm-se no iOS 18, com as versões 18.6 e 18.7 a concentrarem a maioria dos dispositivos activos.
Quando comparado com versões anteriores, este ritmo destaca-se pela negativa. No mesmo período após o lançamento, o iOS 18 já ultrapassava os 60% de adoção, enquanto o iOS 17 e o iOS 16 tinham passado a marca dos 50%. Face a estes dados, o iOS 26 está a avançar a um ritmo significativamente mais lento do que as versões anteriores.

Um dos possíveis motivos é a introdução do Liquid Glass, a grande reformulação visual que trouxe camadas translúcidas e fundos desfocados ao sistema. A recepção deste novo design não tem sido consensual, e continua a ser ajustada pela Apple face aos problemas de legibilidade que vão surgindo. Isto, aliado ao facto da Apple continuar a fornecer actualizações de segurança para as versões mais antigas, pode explicar porque motivo a maioria dos utilizadores não tem tido pressa para fazer a actualização para o iOS 26.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €62

12-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 62 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15%.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube altera filtros de pesquisa

12-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube fez alterações à capacidade de pesquisa na plataforma, adicionando coisas pedidas pelos utilizadores, mas removendo outras que eram consideradas úteis.

O YouTube está a lançar uma actualização aos filtros de pesquisa de vídeos, com mudanças de nome, pequenos ajustes, mas também a remoção de algumas opções. O objectivo, dizem, é "tornar os filtros mais intuitivos e alinhados com as expectativas dos utilizadores".

Começando pela parte positiva, surge finalmente uma opção dedicada para Shorts, ao lado de Vídeos, Canais, Playlists e Filmes. O filtro de Duração também foi ajustado, trocando "Menos de 4 minutos" por "Menos de 3 minutos" e adicionando uma nova opção de "3 a 20 minutos".

Há ainda alterações na ordenação. O "Sort By" passa a chamar-se Prioritize, enquanto o filtro de número de visualizações foi alterado para Popularity. De acordo com o YouTube, esta opção destaca vídeos populares com base não só nas visualizações, mas também noutros sinais, como o tempo de visualização e a relevância para a pesquisa.
Quanto à parte das remoções, que tem gerado alguma polémica, o YouTube removeu duas opções de ordenação: "Upload Date – Last Hour" e "Sort by Rating". A justificação é a de que estas opções "não estavam a funcionar como esperado" e "geraram várias queixas dos utilizadores".

Explicação que tem sido refutada pelas vozes críticas, dizendo que se tratam de coisas bem claras e fáceis de implementar, e que permitiam descobrir conteúdos recentes sem interferência daquilo que o algoritmo do YouTube decide promover - ainda mais com as alterações feitas, em que as opções de ordenação passam a não ser feitas por critérios visíveis, mas sim pela "relevância" e "popularidade" que o YouTube pode calcular como bem entender.

AMD com suporte oficial no ComfyUI

12-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores com GPUs AMD passam a ter a vida facilitada no ComfyUI.

O ComfyUI é uma das plataformas mais populares para explorar modelos AI em funcionamento local. E agora, a AMD parece reconhê-lo, anunciando suporte oficial para ROCm no ComfyUI Desktop em Windows, a partir da versão v0.7.0. Esta actualização permite aos utilizadores de Windows tirar partido das GPUs Radeon compatíveis e dos processadores Ryzen AI, com melhor desempenho e maior estabilidade.

Com o suporte nativo de ROCm, o ComfyUI passa a funcionar correctamente em hardware AMD em várias versões para Windows, incluindo Desktop, Portable e Git. Isto elimina soluções improvisadas e aproxima a experiência com chips AMD daquela que os utilizadores com chips Intel e Nvidia tinham.
Esta versão baseia-se no ROCm 7.1.1 e serve como base para evoluções futuras. A AMD afirma que estão previstas melhorias de desempenho, suporte para mais hardware, e correções de bugs em actualizações seguintes.

Para já, a AMD recomenda o driver ROCm 7.1.1 Preview, que já suporta a flag --use-pytorch-cross-attention. Este suporte deverá ser integrado numa futura versão do AMD Software: Adrenalin Edition, simplificando ainda mais a sua utilização.

MS deixa desinstalar Copilot - mas só para empresas

11-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft parece ter cedido aos clientes empresariais, e vai dar forma de desinstalar o Copilot - desde que cumpram vários requisitos.

A Microsoft está a testar nova política que dá mais controlo aos administradores sobre o Copilot em dispositivos empresariais geridos. Em vez de apenas o desactivar, a nova opção permite desinstalar completamente o assistente AI.

A política chama-se RemoveMicrosoftCopilotApp e começou a ser disponibilizada nos canais Dev e Beta do programa Insider, em sistemas com o Windows 11 Insider Preview Build 26220.7535. Quando activada, o Copilot é removido em dispositivos geridos através do Microsoft Intune ou do System Center Configuration Manager. Esta política só se aplica em determinados cenários: o Microsoft 365 Copilot e o Microsoft Copilot têm de estar instalados, o Copilot não pode ter sido instalado manualmente pelo utilizador e não pode ter sido aberto nos últimos 28 dias. Ainda assim, os utilizadores continuam a poder reinstalá-lo se assim o desejarem.

Esta medida surge numa altura em que a MS continua a ignorar os pedidos dos utilizadores e a acrescentar o Copilot a praticamente tudo - o último rumor indica que a MS se prepara para acrescentar o Copilot até no File Explorer. Seria preferível que a MS não se sentisse com o direito de poder decidir a forma como os utilizadores desejam usar os seus computadores - não o fazendo, acaba por obrigar os utilizadores a recorrerem a métodos não oficiais para alterarem as definições do Windows, de modo a que recuperem esse controlo.

Vietname prepara limite de 5s para saltar publicidade no YouTube

11-01-2026 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Vietname pode tornar-se no primeiro país a aplicar limites ao tempo máximo de espera para saltar a publicidade no YouTube.

Os anúncios "obrigatórios" no YouTube têm ficado cada vez mais longos e intrusivos, mas há um país que parece querer impôr um limite a esses abusos. O Vietname prepara novas regras para limitar os anúncios forçados que muitos utilizadores consideram estar a degradar seriamente a experiência de visualização.

Segundo a informação disponível, o país vai limitar os anúncios de vídeo não saltáveis em plataformas online a um máximo de cinco segundos. Após esse tempo, os anúncios de vídeo terão de permitir saltar à frente, e passa também a ser proibido obrigar os utilizadores a esperar para fechar anúncios estáticos.

As novas regras entram em vigor a 15 de Fevereiro e estão a ser bem recebidas pelos utilizadores. A medida envia um sinal claro de que se aproxima o fim da era em que as platafomas podiam abusar nos anúncios longos e forçados, que têm escapado a qualquer controlo, e é previsível que outros países avancem com medidas idênticas. E mesmo que o YouTube responda aumentando o número de anúncios, arrisca-se a fazer com que a legislação seja actualizada para também indicar limites a essa quantidade.

A publicidade continua a ser essencial para manter o YouTube gratuito e financiar os criadores, mas há muito que se considera que o ponto de equilíbrio foi ultrapassado. Isso pode também fazer com que muitos utilizadores se limitem a usar browsers ou adblockers que cortam o problema pela raiz.

Anthem deixa de poder ser jogado

11-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O vistoso mas problemático Anthem deixa de poder ser jogado - devido ao encerramento dos servidores.

Cumprindo com o aviso que tinha sido dado em Julho passado, a Electronic Arts vai encerrar os servidores do jogo Anthem a 12 de Janeiro, o que impedirá o jogo de ser jogado devidoa ser um jogo exclusivamente online.

Lançado em 2019, Anthem teve um desenvolvimento atribulado que ficou exposto após a sua apresentação na E3 2017, onde a demo mostrada acabou por ser largamente encenada. O jogo recebeu críticas medianas a negativas e, apesar da promessa inicial de uma grande reformulação, essa reinvenção foi cancelada em 2021 após mudanças na liderança do estúdio.


Mesmo sem desenvolvimento ativo durante anos, os servidores mantiveram-se online e continuaram a atrair uma pequena comunidade. Centenas ou milhares de jogadores ainda o jogavam diariamente, com alguns fãs a sonhar com a possibilidade de surgirem servidores privados que mantivessem o jogo funcional.

Este é apenas mais um exemplo que relembra a volatilidade dos jogos modernos. As versões digitais já foram removidas das lojas e serviços de subscrição, e as cópias físicas usadas de nada ajudaram a não ser que surjam hacks da comunidade que permitam o uso de servidores não oficiais. Relembre-se que se está a falar de um jogo que era preciso comprar a preço completo e não um jogo "free to play" - e que, de forma unilateral e sem dar qualquer opção de recurso, é sumariamente removido sem que possa continuar a ser jogado.

Nvidia RTX Remix Logic renova jogos antigos com efeitos dinâmicos

11-01-2026 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Nvidia RTX Remix ganha novas capacidades para modernizar jogos antigos, agora com efeitos dinâmicos em função de acções do jogador.

O Nvidia RTX Remix permite modernizar jogos antigos, aplicando-lhes efeitos ray-tracing e novas texturas. Agora, passamos a ter o RTX Remix Logic, uma nova funcionalidade que chegará ainda este mês através de uma actualização na app da NVIDIA. O objectivo é dar aos modders uma forma simples de adicionar efeitos visuais dinâmicos que reagem directamente a eventos dentro do jogo.

O RTX Remix Logic consegue identificar mais de 30 eventos comuns de gameplay e disponibiliza mais de 900 triggers. Isto permite que iluminação, materiais, clima, e efeitos volumétricos mudem consoante as acções do jogador. Por exemplo, abrir uma porta pode alterar instantaneamente a luz ou o estado do tempo.





Os modders também podem usar partículas dinâmicas e efeitos de post-processing, como chromatic aberration ou vinhetas, para sinalizar perigo ou stress. Efeitos de grande escala, como chuva ou neve, podem ser aplicados apenas em zonas específicas e são automaticamente desactivados em interiores.

O sistema usa uma interface de programação visual, sem necessidade de mexer em linhas de código, e pode ser expandido pela comunidade. Para o lançamento, o RTX Remix Logic é compatível com mais de 165 jogos clássicos.


SpaceX autorizada a lançar mais 7.500 satélites Starlink

11-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX recebeu autorização da FCC para lançar mais 7.500 satélites Starlink.

Enquanto outras empresas de Elon Musk tem estado envolvidas em polémica (a Tesla com as vendas em queda e com as promessas falhadas; o X e o Grok por causa da edição AI que pode despir crianças), a SpaceX vai-se mantendo focada na sua missão e com notícias mais positivas.

A SpaceX recebeu autorização da FCC (Federal Communications Commission) para lançar mais 7.500 satélites Starlink de segunda geração. Com esta decisão, o total de satélites Gen2 aprovados sobe para 15.000, reforçando a cobertura global do serviço de internet por satélite. A decisão da FCC não se limita ao número de satélites, permitindo também que a Starlink opere em cinco bandas de frequência diferentes e forneça conectividade directa para telemóveis fora dos Estados Unidos, além de cobertura suplementar dentro do país, abrindo as portas para a expansão do serviço "Direct to Cell".

A empresa de Elon Musk tinha pedido autorização para lançar 15 mil satélites adicionais, mas por agora a FCC dá luz verde a apenas metade deles. A autorização vem também acompanhada da exigência de prazos a cumprir: a SpaceX terá que colocar em órbita 50% dos satélites aprovados até 1 de Dezembro de 2028, tendo os restantes que ser lançados até Dezembro de 2031.

Recentemente, a SpaceX anunciou também que iria baixar a órbita de alguns satélites Starlink, como forma de reduzir a probilidade de colisões e de acelerar a sua reentrada em caso de qualquer anomalia.

SwitchBot surpreende com robot doméstico Onero H1

11-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SwitchBot tem um robot doméstico que promete lançar em 2026, com capacidade para tratar das lides domésticas.

Enquanto muitas empresas prometem que os "mordomos" robóticos estão para breve sem se comprometerem com uma data, a SwitchBot surpreendeu ao mostrar o seu Onero H1 no CES 2026.

Dispensando as pernas por uma plataforma móvel com rodas (semelhante aos aspiradores robot da SwitchBot), este robot semi-humanoide tem dois braços e foi concebido para fazer tarefas domésticas reais. Nas demonstrações, o robot conseguiu apanhar peças de roupa de um sofá, e abrir a máquina de lavar e colocar a roupa lá dentro, fechando a porta de seguida. O robot faz tudo isso de forma bastante lenta, mas a velocidade acaba por ser irrelevante, fazendo essas tarefas quando não está ninguém em casa.


A nível técnico, o robot usa câmaras RealSense, vários sensores, e modelos AI a correr localmente para mapear o ambiente. A SwitchBot diz que o Onero poderá vir a fazer muito mais, como servir comida e bebidas, dobrar roupa, lavar janelas ou arrumar a loiça. Estão também previstas versões com uma mão articulada de cinco dedos, além da garra mais usada no modelo demonstrado no CES.

A parte mais surpreendente é que a SwitchBot confirmou que o Onero H1 deverá chegar ao mercado ainda este ano (2026). O preço final ainda não foi anunciado, mas ficará abaixo dos 10.000 dólares. Não será um produto para todos, mas se cumprir o que promete, pode ser um dos primeiros robots "mordomo" domésticos a chegar às casas.

Peugeot revela novo Peugeot 408

11-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Peugeot revelou a nova geração do Peugeot 408, que aposta num design agressivo, e não esquece a versão E-408 totalmente eléctrica com 456 km de autonomia.

A Peugeot apresentou o novo Peugeot 408, um familiar que foge claramente ao molde dos SUV e crossovers tradicionais. Produzido em Mulhouse, França, o 408 aposta num design fastback que combina linhas de coupé com a versatilidade de uma carrinha, destacando-se pela postura baixa e pelo estilo agressivo.
O grande destaque da gama é o E-408 totalmente elétrico. Conta com um motor de 157 kW e 343 Nm, alimentado por uma bateria de 58,2 kWh. A autonomia anunciada chega aos 456 km (WLTP), com um consumo médio a rondar os 14,7 kWh/100 km. O carregamento rápido vai até 120 kW, permitindo passar dos 20% aos 80% em cerca de 30 minutos, com suporte Plug & Charge previsto para o verão de 2026.
Para quem ainda não quer abdicar do motor térmico, há duas opções híbridas. O Plug-in Hybrid 240 combina gasolina e eletricidade para um total de 176 kW PS e até 85 km em modo elétrico, enquanto o Hybrid 145 mild-hybrid aposta na eficiência em cidade, circulando sem emissões em trânsito urbano.
No interior, o 408 traz o mais recente i-Cockpit da Peugeot, com volante compacto, painel de instrumentos digital de 10" bem elevado e um ecrã central com atalhos personalizáveis i-Toggles. Apesar da linha desportiva, mantém-se prático, com bom espaço atrás e uma bagageira entre 536 e 1.611 litros. Com uma garantia de até 8 anos ou 160.000 km para o veículo e a bateria, o novo 408 quer provar que os familiares ainda podem ter personalidade.

X limita edição de imagens a utilizadores pagos

10-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk tenta escapar à polémica de facilitar despir mulheres e menores, limitando o acesso aos utilizadores pagos no X.

O X e o Grok têm estado na mira das autoridades e entidades de defesa de vítimas, por as capacidades de edição de imagem do Grok permitirem despir mulheres e crianças com um simples pedido. Mas a "solução" aplicada por Musk não está a convencer, gerando apenas ainda mais críticas.

A resposta do X foi limitar a edição de imagens apenas a utilizadores pagos, mas a medida está longe de resolver o problema dos chamados pedidos de "undressing". A alteração surgiu sem grande anúncio, com o Grok a responder que a geração de imagens está agora limitada a subscritores pagos, promovendo o plano anual mais caro da plataforma.
Mas, isto não resolve o problema de base, sendo que a mesma ferramenta continua acessível gratuitamente, bastando ir directamente ao Grok em vez de fazer a edição de fotos através do X. Por outro lado, Musk é também acusado de querer lucrar à custa disto, incentivando que as imagens abusivas continuem a poder ser geradas - para quem paga.

A única certeza é que a polémica irá continuar, com vários países a ameaçarem com a proibição do X e do Grok caso Elon Musk não faça alterações; e com este a responder que estas medidas são um ataque à liberdade de expressão e uma tentativa de censura. Pelo meio de tudo isto, este caso vai certamente servir de munição para todos os que têm tentado fazer passar medidas de monitorização global, incluindo o fim da privacidade end-to-end, justificando a necessidade de ser necessário controlar todo os conteúdos ilegais e indesejados.

|