PlanetGeek

Gemini ganha edição AI de imagens melhorada

26-08-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Gemini passa a contar com edição melhorada de fotos via AI, mantendo maior consistência em rostos e outros elementos.

A Google está a lançar uma grande actualização no Gemini, apresentando o novo modelo de imagens Gemini 2.5 Flash Image. A ferramenta permite fazer edição melhorada em fotografias através de simples instruções em texto, mantendo rostos, animais e outros detalhes consistentes - algo que tradicionalmente é complicado para os geradores de imagem AI.

O editor já está disponível esta semana na aplicação Gemini, bem como através da API e das plataformas para programadores da Google. Utilizadores atentos já tinham descoberto o modelo com o divertido nome "nano-banana" em sites de avaliação, onde se destacou pela capacidade de combinar várias fotos sem distorcer os rostos das pessoas.
Com esta actualização, a Google entra em confronto directo com a OpenAI, que este ano aumentou significativamente a utilização do ChatGPT graças ao seu gerador de imagens integrado. Também a Meta se está a posicionar no sector, licenciando os modelos Midjourney. Além da vertente criativa, a Google sugere usos práticos, como decorar a casa ou planear projectos, permitindo combinar várias referências num só resultado realista. A Google sublinha ainda que existem salvaguardas, incluindo marcas de água e metadados em todas as imagens geradas, bem como restrições contra conteúdos nocivos ou explícitos. O objectivo, diz, é dar controlo criativo aos utilizadores sem abrir espaço para abusos.

Our new native image generation and editing is state-of-the-art, and ranked #1 in the world. And we're rolling it out for free to everyone today.

You’ve got the tools. Now go bananas. Ideas & inspiration in the 🧵below. pic.twitter.com/mw7XyG5nes

— Google Gemini App (@GeminiApp) August 26, 2025

Wonder what you’d look like with a different style? Transform a photo into the emo, goth, preppy, or crunchy version of you with a single prompt. Take ‘90s grunge for a spin here: https://t.co/iP0WltM3nK pic.twitter.com/4Pimnt84gQ

— Google Gemini App (@GeminiApp) August 26, 2025
Apesar da dimensão da Google e da exposição implícita que os seus produtos têm, na área AI a OpenAI continua a ter vantagem. Actualmente, o ChatGPT regista 700 milhões de utilizadores semanais, contra 450 milhões de utilizadores mensais do Gemini; com esta melhoria na edição de imagens - que fica acessível também para os utilizadores gratuitos - a Google espera reduzir esta diferença.

Coluna BT Tronsmart Bang a €94

26-08-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 60 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang de 60 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang está disponível por 94.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 16 euros.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 15 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google prepara Quick Share de Android para iPhones

26-08-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google quer tornar o Quick Share do Android compatível com iPhones.

A Google está a trabalhar para tornar o Quick Share do Android compatível com iPhones. A ferramenta de partilha de ficheiros, unificada no ano passado em conjunto com a Samsung, tem funcionado apenas entre dispositivos Android, mas tudo indica que o suporte para iOS está a caminho.

Uma análise à mais recente beta do Google Play Services revelou esta novidade, comprovando rumores que já circulavam há quase um ano. Apesar de estar a demorar mais que o esperado, o facto de surgir agora em testes beta sugere que o lançamento público poderá estar próximo.
Curiosamente, parece que os utilizadores terão de estar ligados a uma conta Google para enviar ficheiros de um Android para um iPhone com o Quick Share. Essa exigência não existe entre dispositivos Android, o que levanta a hipótese de que os iPhones possam precisar ter a app da Google instalada para que a funcionalidade funcione.

Ainda não há data oficial para o lançamento, mas a integração no Google Play Services mostra que o trabalho está em andamento. Caso tudo corra bem, os utilizadores de Android poderão em breve partilhar ficheiros com amigos e familiares no iOS de forma mais simples, oferecendo, finalmente, uma alternativa real ao AirDrop que só funciona entre dispositivos Apple.

Samsung recebe prémio por tecnologia Peltier melhorada

26-08-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung recebeu um prémio de investigação por melhorias feitas na tecnologia de arrefecimento Peltier.

A Samsung acaba de receber um prémio R&D 100 de 2025 pela sua tecnologia de arrefecimento Peltier de nova geração, desenvolvida em parceria com o Applied Physics Laboratory da Universidade Johns Hopkins. O prémio, muitas vezes descrito como o "Nobel da Engenharia", distingue anualmente as 100 tecnologias mais inovadoras do mundo.

A inovação foi publicada no início do ano na Nature Communications. Os engenheiros da Samsung, em colaboração com a equipa de investigação do Dr. Rama Venkatasubramanian, recorreram à nanotecnologia para melhorar a eficiência dos dispositivos Peltier, que utilizam semicondutores em vez de gases refrigerantes nocivos para o ambiente. De acordo com a Samsung, o novo design aumenta a eficiência em até 75%, necessitando apenas de 0.1% dos materiais usados pela geração anterior. Isto abre caminho para sistemas de arrefecimento mais pequenos, leves e amigos do ambiente.

Embora ainda possa demorar a chegar a produtos do dia a dia, as aplicações potenciais vão desde o arrefecimento de smartphones e computadores, a coisas bastante mais vastas como electrodomésticos, automóveis, casas, e data centers. A Samsung já apresentou uma primeira utilização desta tecnologia no seu AI Hybrid Refrigerator, mostrado na IFA no ano passado, sendo agora uma questão de tempo para vermos em que outros produtos a Samsung poderá aplicar esta tecnologia.

Xiaomi 16 Pro deve regressar aos ecrãs planos

26-08-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para o próximo Xiaomi 16 Pro a Xiaomi deverá abandonar o ecrã com margens curvas e adoptar um ecrã totalmente plano.

O novo Xiaomi 16 Pro promete trazer mudanças importantes face ao modelo anterior. De acordo com as informações mais recentes, o smartphone deverá abandonar o ecrã quad-curved do Xiaomi 15 Pro e adotar um painel plano de 6.8" (podendo chegar às 6.85" - um valor curioso considerando que noutros tempos isto seria ecrá associado a um mini-tablet). Para manter o design compacto, a marca deverá reduzir as margens do ecrã, evitando que pareça mais volumoso.

O ecrã também deverá contar com tecnologia melhorada de proteção ocular, mesmo em níveis de brilho elevados, embora ainda não sejam conhecidos os detalhes. Tanto o Xiaomi 16 Pro como o 16 Ultra deverão partilhar o mesmo painel LTPO OLED com resolução “2K+”, acompanhados pelo novo processador Snapdragon 8 Elite 2.
As câmaras também terão um grande salto em qualidade. A câmara frontal deverá incluir um sensor de 50MP com autofocus e suporte para vídeo em 4K a 60fps, substituindo os 32MP da geração anterior.

Há ainda rumores de que a Xiaomi poderá lançar um 16 Pro mini juntamente com o modelo maior. Esta versão mais compacta, com "apenas" 6.3", deverá incluir o mesmo chip Elite 2, uma câmara principal de 50MP com sensor de 1/1,28” e uma bateria de 6.300mAh, superando até a capacidade do Xiaomi 15 Pro - e também serve de lembrete como os outrora "grandes" smartphones de 5" já nem sequer entram nas considerações dos fabricantes.

Samsung goza com iPhone por não dobrar

26-08-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung lançou nova campanha que goza com o iPhone por não dobrar.

A Samsung já tem tradição de gozar com o iPhone - por vezes ao ponto de parecer que a marca sul-coreana até tem insegurança na sua própria identidade - e este Verão aproveita para fazer algo que provavelmente poderá deixar de fazer já no próximo ano: a de destacar o seu dobrável Galaxy Z Fold7 face a um iPhone que é incapaz de se dobrar e desdobrar.

Sem dúvida que a equipa de marketing da Samsung quis fazer isto antes da Apple lançar o seu iPhone dobrável (esperado para 2026), o que invalidaria este tipo de brincadeira.

From "no shirt" to "new shirt" with #GalaxyAI on #GalaxyZFold7.

Unfold what’s possible: https://t.co/I3fOJvDBYH pic.twitter.com/1HTRb5Jrsz

— Samsung Mobile US (@SamsungMobileUS) August 25, 2025
Mas o "gozo" da Samsung vai além da parte dobrável, pois também faz destaque às capacidades AI integradas nos seus smartphones, com o Sketch to Image do Galaxy AI suite a se usado para transformar uns rabiscos feitos sobre uma foto numa imagem realista. Algo que também serve para relembrar o imenso atraso que a Apple tem tido na parte das funcionalidades AI, e que nesta fase estão ao nível das promessas que Elon Musk a propósito do FSD: "de que no próximo ano é que vai ser"!

O que vale e que, mesmo se a Apple lançar um iPhone dobrável em dois no próximo ano, por essa altura a Samsung já deverá ter o seu dobrável em três, pelo que continuará a ter oportunidade de "gozar" com o iPhone, com um novo vídeo que pergunte porque motivo o iPhone só dobra ao meio.

Ganha um adaptador de tomada universal com carregador USB

26-08-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é um adaptador universal de tomada com carregador integrado com 4 portas USB.

Há certos gadgets que convém manter sempre por perto para lidar com todas as eventualidades, e é precisamente esse o caso deste adaptador universal de tomada Tessan, que nos permitirá ligar a tomada de qualquer dispositivo a qualquer tomada de parede de qualquer país. Adicionalmente, dispensa também a necessidade de se transportar carregadores USB independentes, já que também disponibiliza acesso directo a 3 portas USB-A e 1 porta USB-C.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)



Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Realme prepara smartphone com bateria de 15.000 mAh

26-08-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que cada vez mais smartphones começam a usar baterias de 7.500 e 8.000 mAh, a Realme prepara um com 15.000 mAh.

A Realme está a preparar algo fora do normal para o seu 828 Fan Festival, confirmando que vai apresentar um protótipo de smartphone com uma enorme bateria de 15.000 mAh que mantém um design relativamente "fino". A marca já tinha deixado no ar a ideia de um equipamento com mais de 10.000 mAh, mas agora oficializou o valor.

De acordo com a Realme, o telemóvel pode durar mais de cinco dias com uma única carga, garantindo cerca de 50 horas de reprodução de vídeo ou 18.5 horas de gravação contínua. Se estes números se confirmarem, será um dos smartphones com maior autonomia alguma vez mostrado ao público.

realme 1x000mAh
Up to 50 hours of video play on a single charge.
Get comfortable, get immersed.
Free to be "lost in the story." pic.twitter.com/16duFgnQzP

— realme Global (@realmeglobal) August 25, 2025
Embora a marca não tenha revelado mais detalhes, também foi mostrado um protótipo com ventoinha integrada, capaz de reduzir a temperatura em até seis graus centigrados. Mas por agora ainda não foi indicado se se trata do mesmo equipamento ou de dois projectos distintos.

A resposta chega já amanhã, dia 27 de agosto, quando decorrer o Realme 828 Fan Festival. Só então ficaremos a saber se este protótipo é apenas uma demonstração tecnológica ou uma antecipação de um futuro modelo comercial.

Samsung apresenta Galaxy A07 com 6 anos de actualizações

26-08-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung lançou o Galaxy A07 (4G), com Helio G99 e com direito a 6 anos de actualizações.

A Samsung apresentou o Galaxy A07 (4G), um smartphone de entrada de gama que traz melhorias significativas face ao A06. O grande destaque vai para o suporte prolongado: chega com Android 15 e One UI 7 e terá direito a seis atualizações de sistema, muito acima das duas garantidas no modelo anterior.

O equipamento vem equipado com o Helio G99 da MediaTek, um processador de 6nm com núcleos Cortex-A76 e GPU Mali-G57, oferecendo um salto claro de desempenho em relação ao antigo G85. Junta-se ainda a certificação IP54, que garante proteção contra pó e salpicos de água, algo raro nesta gama de preços.
Em termos de ecrã, o Galaxy A07 traz um painel LCD de 6.7" com 90Hz, mantendo a resolução em 720p+. O sistema de câmaras inclui um sensor principal de 50MP, uma câmara de profundidade de 2MP e uma câmara frontal de 8MP. A bateria é de 5.000mAh com carregamento a 25W via USB-C. Há também WiFi 5, Bluetooth 5.3, suporte para dual-SIM com microSD e até uma rara porta de 3.5mm para headphones.

O smartphone já está disponível na Indonésia e listado na Ucrânia, com versões que vão de 4/64GB até 8/256GB. Os preços variam conforme o mercado, começando nos €75 na Indonésia e rondando os €100 na Ucrânia. Para já, não há indicações de uma versão 5G do Galaxy A07.

Spotify encerra EeveeSpotify

25-08-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Spotify encerrou o EeveeSpotify, mas em resposta já foi criado um EeveeSpotifyReborn.

O Spotify exigiu a remoção do EeveeSpotify do GitHub, um tweak para iOS que permitia aceder a funcionalidades premium do serviço sem subscrição paga. Tal como o antigo Spotilife, o EeveeSpotify oferecia reprodução sem anúncios, escolha de músicas à vontade e sem limite, e acesso a letras - tudo sem que os utilizadores tivessem que pagar pelo plano Premium.

A ferramenta estava disponível no GitHub já com ficheiros IPA modificados e prontos a instalar. Após ganhar bastante popularidade, o Spotify apresentou um pedido de remoção, alegando que o repositório incluía cópias não autorizadas do seu software protegido por direitos de autor. O GitHub cumpriu, apagando o repositório e mais de 500 forks associados.
Mas, como já serie de esperar, as coisas não se ficaram por aqui. Pouco depois, surgiu o EeveeSpotifyReborn, uma nova versão do projecto que evita incluir directamente código protegido da aplicação. Desta vez, os pacotes IPA não estão disponíveis - os utilizadores têm que aplicar o patch por conta própria, tornando a instalação menos simples, mas removendo o principal motivo para que o Spotify o possa encerrar.

O futuro do tweak ainda é incerto. Apesar de o EeveeSpotifyReborn já contar com mais de 100 forks, o Spotify pode alegar que continua a contornar as suas medidas de protecção. Se tal voltar a acontecer, já se pode antever que o passo seguinte será passar para outro local menos susceptível de poder ser removido por pedidos do Spotify.

Windows ganha "continuidade" de apps Android

25-08-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows 11 está a ganhar a capacidade de transferir o funcionamento de apps Android do smartphone para o computador.

A Microsoft está a testar uma nova funcionalidade no Windows 11 que permite retomar aplicações Android diretamente no PC. Para já, a função encontra-se em fase inicial e só é compatível com o Spotify, mas aponta para uma integração mais próxima entre smartphones e computadores.

O processo é simples: ao começar a ouvir uma música no Spotify do telemóvel Android, o Windows 11 mostra uma notificação "Retomar do telemóvel". Ao clicar, a app abre no computador e a reprodução continua a partir do ponto em que estava. Caso a aplicação não esteja instalada, o sistema sugere a sua instalação primeiro.
A funcionalidade, atualmente disponível para utilizadores no programa Windows Insider dos canais Dev e Beta, funciona de forma semelhante ao Handoff da Apple, permitindo passar tarefas entre dispositivos sem interrupções.

Ainda não se sabe que outras apps serão suportadas, mas o potencial é evidente. Passar do telemóvel para o PC em tarefas como ler artigos, navegar ou escrever emails pode tornar a ligação entre Windows e Android mais prática no dia a dia.

Módulo de tomadas Aonoka com 3 USB + 3 tomadas a €21

25-08-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB (2x USB-C, 1x USB-A) está disponível por apenas 21 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até 20W PD e 18W QC, suficiente para assegurar um carregamento rápido na maioria dos dispositivos sem necessidade de ocupar uma tomada com um carregador USB dedicado. Como particularidade adicional, a ficha rotativa na traseira permite colocar o módulo na horizontal ou vertical, conforme seja mais conveniente, e ainda conta com práticos interruptores individuais para cada tomada e para as portas USB, para eliminar os chamados consumos "fantasma" de equipamentos em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Drive com edição de vídeo melhorada

25-08-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Editar vídeos no Google Drive passa a estar disponível a um clique de distância.

A Google acaba de tornar mais simples a edição de vídeos guardados no Google Drive com um atalho directo para o Google Vids. Ao prévisualizar um ficheiro de vídeo no Drive, passa a surgir um novo botão "Abrir" no canto superior direito que lança automaticamente o ficheiro no Vids para edição rápida.

Com esta integração, é possível cortar clipes, adicionar texto, inserir música e fazer outras edições simples sem a necessidade de abrir o Vids manualmente. A ideia é poupar tempo e facilitar o processo, sobretudo para quem trabalha regularmente com vídeos dentro do Drive.
O atalho está disponível em todas as contas Workspace, embora os administradores das organizações possam desactivá-lo. A distribuição começou a 21 de Agosto e poderá demorar algumas semanas até ficar disponível para todos os utilizadores.

Esta novidade junta-se a outras melhorias recentes nas ferramentas de vídeo do Drive, incluindo um novo leitor lançado no ano passado e a funcionalidade de inteligência artificial Gemini que resume conteúdos de vídeo.

Android ganha controlos parentais locais

25-08-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google simplificou o uso dos controlos parentais em Android, com gestão local no próprio dispositivo.

A Google está a simplificar os controlos parentais no Android com um novo Parental Controls hub, que chega na versão Android 16. Actualmente em fase beta, esta área centraliza todas as opções dentro das definições do sistema, tornando mais fácil para os pais gerir a forma como os filhos usam o telemóvel.

O hub junta duas abordagens. Por um lado, há os novos controlos no próprio dispositivo, protegidos por PIN, que permitem definir rapidamente limites no telemóvel da criança. Isto inclui limites de tempo de ecrã, horários de pausa, restrições de apps e filtros de conteúdos. É uma solução simples e prática, ideal para situações em que apenas se querem regras básicas sem complicações adicionais.
Para quem precisa de algo mais avançado, o hub integra também o Family Link, a plataforma já existente da Google. Com esta ferramenta, os pais conseguem supervisionar remotamente, definir horários escolares, aprovar instalações de apps, acompanhar a utilização e até verificar a localização do dispositivo. É uma opção mais completa, que se torna particularmente útil para famílias com vários filhos e em que os pais precisem gerir múltiplos smartphones.

Ao juntar tudo num único espaço, o Android passa a oferecer maior flexibilidade: desde limites rápidos e directos até um controlo remoto mais detalhado. Uma pequena mudança, mas que pode facilitar a vida aos pais na tarefa de manter o tempo de ecrã das crianças sob controlo.

Bloco de tomadas vertical com USB a €40

25-08-2025 | 12:05 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pixel 10 vem com PWM dimming melhorado

25-08-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os Pixel 10 Pro da Google vêm com opção para aumentar a frequência do PWM dimming, mas que tem que ser activada manualmente.

A Google adicionou uma nova opção na série Pixel 10 Pro chamada modo "sensitive eyes", pensada para utilizadores que sentem desconforto com o piscar dos ecrãs, mais notório em cenários de baixa luminosidade. Esta função aumenta a frequência de PWM (pulse-width modulation), tornando a experiência de visualização mais agradável para quem sofre com este tipo de sensibilidade.

O PWM é a técnica usada pelos ecrãs para ajustar o brilho, piscando a imagem de forma rápida. Embora a maioria das pessoas nunca repare, um valor baixo pode causar fadiga ocular, dores de cabeça ou até enjoos em alguns utilizadores. Até agora, os Pixel estavam limitados a 240Hz. Com o Pixel 10, a Google permite duplicar essa frequência para 480Hz através da nova opção. Apesar de ainda estar longe dos mais de 3.000Hz oferecidos nalguns smartphones, é um primeiro passo que mostra que a Google está finalmente atenta a quem tem dificuldades com este tipo de ecrãs.

A opção estará disponível em toda a gama Pixel 10 Pro, embora funcione apenas no ecrã interno do Pixel 10 Pro Fold. Ainda assim, é uma melhoria bem-vinda que pode tornar a utilização do smartphone muito mais confortável para quem é mais susceptível ao "cintilamento" do ecrã.

Tesla prepara modo "Low Power" para os automóveis

25-08-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os donos de Teslas vão poder poupar a bateria dos seus veículos nos estacionamentos de longa duração.

A Tesla está a preparar a introdução de um novo Low Power Mode , pensado para resolver o problema do "vampire drain" - o consumo lento de bateria quando o carro está estacionado. Tal como acontece nos smartphones, esta opção vai permitir reduzir o consumo de energia sempre que o veículo ficar parado durante longos períodos, desactivando certas funcionalidades.

O modo não vai desligar totalmente o carro, permitindo que continue a ser acedido pela app da Tesla, mas vai desactivar várias funções que consomem energia em background. Entre elas estão o Sentry Mode, o Summon Standby, o pré-aquecimento do habitáculo, o Dog Mode e o Camp Mode. Em vez de desligar manualmente cada função antes de uma viagem, o Low Power Mode vai oferecer uma solução mais conveniente com apenas um toque.

A funcionalidade parece inspirar-se no Car Wash Mode, que desactiva certas opções durante o processo de lavagem. No entanto, o Low Power Mode será personalizável, os utilizadores poderão manter algumas funções activas, como a proteção contra sobreaquecimento do habitáculo ou o Sentry Mode, mediante confirmação na app.

O modo poderá ser activado tanto pela app como diretamente no carro, dando mais controlo sobre o consumo de energia em standby. Depois de anos a adicionar novas funcionalidades, esta actualização promete oferecer aos condutores maior flexibilidade e tranquilidade quando deixam o carro estacionado durante períodos mais prolongados.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €26

25-08-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da Powerowl com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 26 euros - há desconto de 15% disponível para quem optar pela subscrição.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

AirPods Pro 3 com medição de frequência cardíaca

25-08-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os AirPods 3 da Apple estão prestes a chegar, e vão trazer a capacidade de medir a frequência cardíaca.

A Apple prepara-se para lançar os AirPods Pro 3 ainda este ano, e espera-se que a grande novidade para esta geração seja a monitorização da frequência cardíaca. Uma funcionalidade que não é totalmente inespereda, pois a Apple já a disponibilizou nos Powerbeats Pro 2, reforçando ainda mais a imensa tecnologia condensada nestes earphones.

A tecnologia funciona através de sensores ópticos LED que emitem pulsos rápidos para detetar o fluxo sanguíneo e medir a frequência cardíaca. Os dados são depois sincronizados com a app Saúde da Apple e podem ser utilizados em aplicações de fitness durante treinos. Se forem usados em conjunto com um Apple Watch, os dados dão prioridade às medições do relógio - algo que deverá também acontecer com os novos AirPods Pro. No entanto, serão especialmente convenientes para medir a frequência cardíaca em actividades em que possa não ser recomendável a utilização do relógio.

Para além da monitorização da saúde, espera-se que os AirPods Pro 3 tragam melhorias na qualidade de som, com cancelamento ativo de ruído mais eficaz e possíveis alterações no design.

A última grande atualização dos AirPods Pro aconteceu em Setembro de 2022, com uma revisão menor em 2023 que trouxe a caixa de carregamento USB-C. Agora, é aguardar por Setembro deste ano.

YouTube expande downloads aos utilizadores gratuitos

25-08-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores gratuitos passam a poder fazer downloads no YouTube, mas com bastantes limitações.

A Google decidiu finalmente disponibilizar a funcionalidade de Downloads do YouTube aos utilizadores gratuitos, algo que até agora estava reservado apenas a subscritores Premium. A novidade permite guardar vídeos para ver offline, mas com várias limitações face à versão paga.

Enquanto os utilizadores Premium podem descarregar vídeos em resoluções até Full HD (1080p) e sem limites, quem usa o serviço gratuito fica restringido a qualidades bastante reduzidas de 360p ou 144p. Além disso, o número de downloads também é limitado, o que torna a experiência menos completa.
Outro ponto importante é que as contas gratuitas continuam sem poder descarregar videoclipes de música. Para isso, é necessário ter uma subscrição Premium, que também permite melhor qualidade, downloads ilimitados e outras vantagens. Já o Premium Lite não inclui esta funcionalidade, pelo que não serve de alternativa.

Apesar das restrições, esta mudança dá aos utilizadores gratuitos acesso a uma das funções mais procuradas do Premium. Não é perfeito, mas para quem só quer guardar alguns vídeos para ver sem internet, pode desenrascar sem recorrer a ferramentas não oficiais.

|