FSD na Europa mais longe do que a Tesla anunciou
25-11-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada
A celebração da Tesla sobre a chegada do Full Self-Driving (FSD) à Europa pode ter sido demasiado optimista. No fim de semana, a deu uma boa notícia aos fãs europeus dizendo o regulador automóvel holandês RDW tinha assumido o compromisso de aprovar o FSD em Fevereiro de 2026 - passo que abriria a porta para a sua expansão a todos os países da UE. No entanto, o RDW já veio desmentir essa "certeza" e clarificar o que está de facto combinado.
Num comunicado, o regulador esclarece que o que está agendado é que a Tesla faça a demonstração do FSD Supervised em Fevereiro, não para receber qualquer aprovação do seu uso nas estradas europeias. O RDW explica que a Tesla está bem informado quanto aos requisitos que terá que cumprir antes que seja tomada qualquer decisão, e que a segurança rodoviária continua a ser a sua prioridade máxima.
Em Portugal os Tesla vêm com o modo Autopilot básico de série, com opção para o Autopilot melhorado por €3.800, e para o eternamente aguardado modo FSD por €7.500. Apesar do nome, o FSD continua a não proporcionar aquilo que insinua, tendo o condutor que manter as mãos no volante regularmente e permanecer com atenção constante na estrada de forma a poder assumir o controlo de forma imediata a qualquer momento.
A aprovação do FSD para funcionamento na Europa continua, portanto, adiada para data incerta - e a publicação da Tesla mais parece ter tido como objectivo "pressionar" o RWD com o pedido aos fãs de contactarem o regulador e pedirem a aprovação. O RWD pede exactamente o contrário, de que os fãs não os contactem com esses pedidos, pois não só não terá qualquer influência no processo de aprovação, como os fará desperdiçar tempo que melhor seria usado a tratar de outras tarefas.


































