PlanetGeek

Apple prepara AI pin com câmaras?

23-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Surgiram rumores de que a Apple estará a preparar um novo wearable dedicado às funcionalidades AI.

A Apple poderá estar a trabalhar num novo wearable em forma de AI pin, um pequeno dispositivo dedicado às funcionalidades AI, de tamanho diminuto - ao estilo de um AirTag - e com capacidade para registar voz e imagem. Este poderá ser o primeiro produto da Apple pensado de raiz para AI e integrar a futura versão da Siri.

Este AI pin deverá ter um design circular, com construção em alumínio e vidro, e incluir câmaras wide e ultra-wide, três microfones e um altifalante integrado. Entre as funções previstas estão gravação de vídeo, captura de fotos, detecção de som ambiente e reprodução de áudio, além de carregamento sem fios. Um botão lateral serviria para interacção física, sendo também provável que tivesse capacidade para reconhecer gestos e movimentos.

Apesar do interesse renovado em wearables AI, este tipo de produto tem tido um histórico complicado, com o Humane AI Pin a servir de exemplo recente de insucesso. Ainda assim, parece que a Apple não se quer arriscar a ser apanhada desprevenida, preparando um produto para fazer frente ao dispositivo "secreto" que a OpenAI está a desenvolver, e que poderá ser revelado ainda este ano.

No mínimo, este pin da Apple poderá servir como dissuasor, já que, mesmo que só chegue ao mercado depois do dispositivo da OpenAI, haverá certamente uma parte significativa de pessoas que preferirá optar por aguardar para ver o dispositivo da Apple em vez de comprar imediatamente o que a OpenAI vier a lançar.

iPhone Air ganha SIM físico com modificação não-oficial

23-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Na China, alguém se deu ao trabalho de adicionar um SIM físico ao iPhone Air da Apple.

O Apple iPhone Air, vendido exclusivamente como modelo eSIM em todo o mundo, ganhou inesperadamente a capacidade para receber uma SIM físico graças a uma modificação feita na China. O projecto terá sido realizado por uma loja de electrónica no mercado de Huaqiangbei, em Shenzhen, e mostra que ainda há quem não desista do cartão SIM tradicional (na China ainda é obrigatório que todos os smartphones tenham slot SIM - com a Apple a ter necessitado uma autorização especial para o iPhone Air).

Para tornar a modificação possível, os responsáveis tiveram de recorrer a soluções engenhosas de poupança de espaço. O motor de vibração Taptic Engine original foi substituído por uma versão mais pequena, mantendo apenas feedback háptico básico. O espaço libertado permitiu instalar um leitor de SIM e a respectiva bandeja junto à porta USB-C.
Imagens mostram o iPhone Air a funcionar com um cartão da China Telecom, incluindo chamadas activas e acesso a dados móveis 5G. Isto indica que a modificação não é apenas estética e que o telefone continua plenamente funcional.

Ainda mais impressionante é o facto de o dispositivo supostamente ter mantido a certificação IP68, algo raro em modificações deste tipo. Apesar de não existir qualquer apoio oficial da Apple, nem garantias de fiabilidade a longo prazo, o mod demonstra até que ponto se pode chegar quando "há vontade". Demonstra também que teria sido possível a Apple manter o cartão SIM físico sem roubar espaço à bateria.

TV LG OLED G5 65" a €1467

23-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Ter uma TV OLED de grande dimensão está a tornar-se cada vez mais acessível, como demonstra esta TV LG OLED OLED65G54LW a preço imbatível.

Outrora um sonho fora do alcance da maioria das carteiras, os televisores de grande dimensão têm ficado cada vez mais acessíveis, fazendo com que hoje em dia seja comum encontrar modelos de 50" e até 60" a preços relativamente acessíveis. Mas, para quem não abdica de ter um ecrã OLED que possibilita um nível de contraste que supera as demais tecnologias, as coisas normalmente complicam-se um pouco - a não ser quando se apanha algo como esta promoção actualmente disponível para a LG OLED65G54LW de 65", uma Smart TV OLED 4K com WebOS 25, Dolby Vision e Dolby Atmos, AMD FreeSync e Nvidia G-Sync até 165 Hz.
Esta LG OLED65G54LW de 65" está disponível por 1467 euros na Amazon Espanha.

Não é o preço reduzido que tivemos na Black Friday, mas não deixa de ser um valor bastante tentador para quem procura uma TV OLED topo de gama. Este televisor conta com sistema de montagem "plano", para poder ser colocado na parede como um quadro, sem deixar espaço, conta com 4 portas HDMI 2.1 e 3 portas USB, além de Ethernet e, obviamente WiFi. Para os jogadores, conta com suporte para frequência variável AMD FreeSync / Nvidia G-Sync até 165 Hz, pelo que combina na perfeição com as consolas mais recentes (e futuras).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

23-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Jogar em rosa: chega a coleção BLACKPINK vs RAZER

A Razer revelou a coleção completa BLACKPINK X Razer, trazendo a colaboração com as superestrelas globais BLACKPINK à vida com uma gama completa de periféricos gaming e acessórios de lifestyle.

Inspirada na eletrizante World Tour DEADLINE das BLACKPINK, esta coleção combina a estética característica da banda com desempenho de nível gaming. Desde periféricos elegantes a acessórios com forte presença visual, cada peça foi concebida para fãs que jogam para brilhar, seja no palco, na stream ou no dia a dia. A coleção teve a sua apresentação global a 14 de janeiro de 2026 numa Pop‑Up Store em Hong Kong parte da BLACKPINK World Tour DEADLINE, antes da disponibilidade mundial no 2.º trimestre de 2026. Fãs e o público em geral poderão ver de perto toda a linha, explorar demonstrações imersivas inspiradas na World Tour DEADLINE e capturar o momento em zonas de foto dedicadas. A coleção é composta por:
  • Razer Ornata V3 Tenkeyless: um teclado RGB de perfil baixo com switches Mecha‑Membrane clicky, que combina desempenho preciso com o estilo BLACKPINK.
  • Razer DeathAdder Essential: conforto ergonómico clássico e precisão com switches mecânicos e botões programáveis, com acabamento ao estilo arrojado BLACKPINK.
  • Razer Gigantus V2 – Medium: tapete de rato suave e resistente, que dá um toque BLACKPINK a qualquer setup.
  • Razer Enki X: conforto durante todo o dia encontra a estética icónica rosa e preta das BLACKPINK, concebida para longas sessões de gaming com estilo destemido.
Quer esteja a subir de nível no jogo ou a curtir os ritmos icónicos das BLACKPINK, a coleção BLACKPINK X Razer oferece a forma perfeita para BLINKs, gamers e colecionadores ousados jogarem em rosa.

Disponível no 2.º trimestre de 2026 em todo o mundo (excluindo o Canadá e o Japão), os preços são os seguintes: Razer Ornata V3 Tenkeyless: 129,99 euros; Razer DeathAdder Essential: 54,99 euros; Razer Gigantus V2 - Medium: 34,99 euros; Razer Enki X: 499,99 USD.


Sony revela auriculares abertos LinkBuds Clip

A Sony anunciou a sua mais recente inovação em áudio wearable: os LinkBuds Clip, novos auriculares abertos tipo Clip que permitem desfrutar do mundo da música e do mundo real ao mesmo tempo, redefinindo a forma como as pessoas experimentam o entretenimento.

Os LinkBuds Clip proporcionam uma experiência de áudio confortável para o dia a dia, seja em deslocações, viagens ou nas suas atividades diárias. O design em forma de C não invade o canal auditivo, garantindo um ajuste fácil a diferentes formatos de ouvido, com boa estabilidade graças à estrutura principal e à faixa superior. Incluem ainda almofadas de ajuste para maior personalização. Os LinkBuds Clip oferecem três modos de audição, alternáveis com um simples toque. O modo Standard assegura som de alta qualidade, com vozes nítidas e grande detalhe. Em ambientes ruidosos, o modo Voice Boost amplifica as vozes, ideal para podcasts ou vídeos. Já o modo Sound Leakage Reduction reduz a fuga de som, permitindo ouvir conteúdos em espaços mais silenciosos com maior discrição.

Os LinkBuds Clip oferecem uma qualidade de som impressionante, beneficiando da vasta experiência da Sony em tecnologia de áudio e da afinação de som da série emblemática 1000X. Apesar do design aberto, proporcionam um som natural, expansivo e fiel ao original. Incluem upscaling de música com DSEE, 360 Reality Audio para uma experiência imersiva personalizada e efeito de música de fundo. Dispõem ainda de um equalizador de 10 bandas, personalizável na aplicação Sony | Sound Connect, com a funcionalidade "Encontre o seu próprio equalizador" para ajustar facilmente o som às suas preferências. Para chamadas, contam com processamento avançado de sinal de voz, sensor de condução óssea e redução de ruído baseada em IA, garantindo chamadas nítidas e naturais, mesmo em ambientes ruidosos.

Desfrute de uma bateria com duração até 37 horas e carregamento rápido, que permite 1 hora de utilização depois de apenas 3 minutos de carregamento, para que possa continuar a ouvir sem interrupções. Os LinkBuds Clip também têm classificação de resistência à água IPX43, pelo que pode utilizá-los sem se preocupar com o suor ou a chuva. Além disso, os auriculares dispõem de Multipoint Connection, para alternar facilmente entre dispositivos, e configurações personalizáveis através da aplicação Sony | Sound Connect. Os LinkBuds Clip também dispõem de controlo tátil e acesso rápido. Sem esquecer a audição baseada em cenários, que adapta o som para corresponder ao ambiente e às atividades.

Os LinkBuds Clip estarão disponíveis a partir de janeiro de 2026 nas cores bege-acinzentado, preto, lavanda e verde, com um preço de venda ao público recomendado de 200 euros.


Loja certificada LEGO chega a Coimbra

Após o sucesso das três primeiras Lojas Certificadas LEGO em Portugal, no Centro Colombo, NorteShopping e Armazéns do Chiado, o Forum Coimbra vai agora receber os tijolos mais famosos do mundo, trazendo um universo de desafios criativos e de construção à Cidade dos Estudantes.

A nova loja, prevista para a primavera, vai encantar fãs de LEGO de todas as idades — desde a decoração inspirada na cidade até aos sets mais procurados, incluindo exclusivos, ofertas regulares em compras e muitas surpresas para os fãs de LEGO. Rossana Mastrosimini, Channel Director das Lojas Certificadas LEGO na Europa Ocidental, sobre a abertura, comenta: "Desde a nossa primeira abertura de loja, a comunidade LEGO portuguesa tem-nos demonstrado um entusiasmo e carinho incríveis, e esta expansão contínua reflete diretamente essa forte ligação. A nova loja, em Coimbra, irá oferecer uma experiência LEGO inspiradora e imersiva, concebida para levar criatividade e diversão a famílias, fãs e construtores de todas as idades." A loja é, tal como as três anteriores, o resultado de uma parceria com a Percassi, empresa italiana especializada no desenvolvimento e gestão de redes de franchising, assinada em 2016, para a abertura de Lojas Certificadas LEGO em Itália, França, Espanha e Portugal, exclusivamente dedicadas a produtos LEGO. "Para o Grupo Percassi, é um prazer abrir uma Loja Certificada LEGO nesta maravilhosa cidade, casa de uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa, bem como de um conceituado património arquitetónico e cultural. Estamos ansiosos por receber fãs de todas as idades, envolvendo-os numa experiência imersiva e inspiradora na loja", disse Vera Bortolato, General Manager da Percassi Retail.

Com mais de 1000 lojas em todo o mundo, o Grupo LEGO prepara-se, agora, para chegar a Coimbra, com uma loja de 200 m2, que vai proporcionar vários eventos entusiasmantes e uma vasta gama de produtos — além do lançamento, ao longo do ano, de novos e entusiasmantes sets.


Monitores AOC Q24B36X e Q27B36X

A AOC, especialista em monitores, expande a sua versátil série B3 com dois novos monitores QHD pensados para utilizadores que exigem mais do seu ecrã. Os modelos Q24B36X de 23,8 polegadas (60,5 cm) e Q27B36X de 27 polegadas (68,6 cm) combinam uma resolução precisa de 2560x1440 com uma taxa de atualização de 144 Hz e um tempo de resposta MPRT de 0,5 ms, garantindo imagens nítidas, quer esteja a trabalhar em folhas de cálculo, a percorrer conteúdos ou a relaxar com um jogo ao final do dia.

A série B3 sempre teve como objetivo disponibilizar monitores práticos e com design sofisticado para casas e locais de trabalho. Os modelos Q24B36X e Q27B36X levam essa filosofia mais longe ao integrarem um desempenho de movimento normalmente associado a monitores de gaming dedicados. Com 144 Hz, a navegação torna-se fluida, a reprodução de vídeo é contínua e as sessões de gaming casual tornam-se visivelmente mais suaves. O tempo de resposta MPRT de 0,5 ms mantém a ação rápida nítida e sem ghosting, oferecendo uma vantagem competitiva ao alternar entre trabalho e lazer. Isto torna-os uma escolha ideal para estudantes, profissionais em teletrabalho e qualquer pessoa que utilize o monitor para uma combinação de produtividade e entretenimento. Não é preciso escolher entre um monitor de trabalho e um monitor de gaming quando um só consegue fazer tudo.

Ambos os monitores contam com painéis IPS com resolução 2560x1440, oferecendo um nível de detalhe superior ao Full HD. O texto é mais nítido, as imagens mais detalhadas e o espaço adicional no ecrã torna a multitarefa mais confortável. O Q27B36X de 27 polegadas oferece uma densidade de 109 ppi com cobertura de 118,5% sRGB e 92,1% DCI-P3, enquanto o Q24B36X de 23,8 polegadas apresenta uma densidade ainda mais elevada de 123 ppi, com 114,7% sRGB e 88,8% DCI-P3. Os ângulos de visão amplos de 178° asseguram cores consistentes a partir de diferentes posições, algo útil para partilhar o ecrã com um colega ou reclinar-se durante uma videochamada. O brilho de 300 cd/m² garante uma visualização confortável em ambientes domésticos e de escritório. A tecnologia Adaptive Sync elimina o efeito de distorção ao sincronizar a taxa de atualização do monitor com a saída da placa gráfica, mantendo a imagem fluida tanto em trabalho como em entretenimento. O suporte HDR10 melhora o contraste e a profundidade de cor ao visualizar conteúdos compatíveis, acrescentando mais vivacidade a vídeos em streaming e jogos que suportem esta tecnologia.

A tecnologia Flicker Free e o modo Low Blue Light ajudam a reduzir a fadiga ocular durante períodos prolongados de utilização, um fator essencial para quem passa dias inteiros em frente ao ecrã. O suporte com inclinação ajustável de -5° a 21° permite um posicionamento fácil, e a compatibilidade VESA 100x100 possibilita a montagem na parede ou em braços de monitor para configurações mais flexíveis. Cada monitor inclui uma entrada HDMI 2.0 e uma DisplayPort 1.4, cobrindo as necessidades da maioria dos PCs de secretária, portáteis e consolas de geração atual. A saída para auscultadores de 3,5 mm permite uma experiência de áudio privada sem necessidade de adaptadores adicionais. O Q24B36X de 23,8 polegadas é ideal para secretárias compactas e espaços de trabalho mais reduzidos, enquanto o Q27B36X de 27 polegadas oferece mais área de ecrã para utilizadores que preferem um espaço visual maior. Ambos partilham a mesma taxa de atualização de 144 Hz, tempo de resposta MPRT de 0,5 ms e a linguagem de design limpa da série B3, com molduras finas que se integram facilmente em qualquer ambiente.

Os AOC Q24B36X e Q27B36X estarão disponíveis a partir de janeiro de 2026, com preços de venda recomendados de 149 euros e 169 euros, respetivamente.


HUAWEI FreeClip 2

A Huawei anunciou o lançamento do seu mais recente produto de áudio TWS: os HUWAEI FreeClip 2.

Os HUAWEI FreeClip 2 são tão confortáveis de usar como elegantes de exibir, graças ao seu design que une o C-bridge melhorado, o Comfort Bean e a Acoustic Ball. Cada auricular pesa apenas 5,1g, o que proporciona uma experiência de audição praticamente sem peso. O C-bridge é produzido em silicone líquido suave para a pele e uma liga com memória de forma de alto desempenho, que assegura um ajuste tão confortável que "se sentirá nas nuvens". O Comfort Bean, por sua vez, resulta de um ajuste ao nível do micrómetro, baseado em mais de 10.000 amostras de orelhas de todo o mundo. É mais leve e mais pequeno do que na geração anterior, ajustando-se perfeitamente à orelha sem cair. A Acoustic Ball também foi melhorada para oferecer um som potente a partir da sua forma compacta.

Os HUAWEI FreeClip 2 inovam também no design e no estilo, servindo o duplo propósito de dispositivo de áudio e acessório de moda. A nova gama está disponível em quatro cores – Azul, Branco, Rose Gold e Preto –, cada uma concebida para oferecer um estilo único. As edições Azul e Branca, em particular, apresentam uma textura fina, que faz lembrar a ganga, desenhada para evocar uma sensação de liberdade e conforto. No coração dos HUAWEI FreeClip 2 está um processador NPU AI que oferece 10 vezes mais poder de computação. Esta capacidade suporta funcionalidades avançadas como a perceção em tempo real, o volume adaptável e a melhoria de voz, que garantem uma audição clara, quer esteja numa sala silenciosa ou numa rua movimentada. Esta capacidade de processamento potencia um diafragma duplo de última geração 3 , o que resulta num volume e graves 100% mais fortes e na reprodução precisa de todas as nuances musicais, desde vocais delicados a percussões potentes, e de graves retumbantes a agudos cristalinos.

A clareza em chamada é assegurada por um sistema de três microfones e algoritmos DNN multicanal. O processador NPU melhora o cancelamento de ruído ao filtrar os sons de fundo e ao realçar a voz do interlocutor, mantendo as chamadas nítidas mesmo em ambientes complexos, como transportes públicos. Para garantir a privacidade das conversas, um sistema de ondas sonoras inversas minimiza a fuga de som. Os auriculares são intercambiáveis, com canais de áudio esquerdo-direito auto-adaptáveis, o que significa que pode usar qualquer auricular em qualquer orelha. A sua classificação IP57 de resistência a poeira e água torna-os mais do que preparados para o suor, a chuva e os salpicos que possam ocorrer no dia a dia. A autonomia acompanha qualquer ritmo, com 9 horas de utilização com uma carga completa e até 38 horas de duração total com a caixa de carregamento, assegurando a energia necessária para longas viagens, reuniões e eventos.

Os HUAWEI FreeClip 2 estão disponíveis por um preço de venda de 199 euros. A Huawei incluí também o serviço HUAWEI Loss Care. Incluído no preço de compra dos novos HUAWEI FreeClip 2, este serviço oferece um desconto de 50% na aquisição de um auricular individual em caso de perda ou dano, durante o primeiro ano após a compra.


Gemini poderá gerar música AI em breve

23-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois das capacidades visuais e de voz, o Gemini poderá ganhar capacidades musicais.

A Google pode estar a preparar uma grande novidade para o Gemini: criação de música diretamente na app. Referências encontradas na versão mais recente da app para Android sugerem que a empresa quer levar a geração de música AI para o mesmo patamar que já alcançou noutras áreas.

A Google já tem experiência neste campo. Ferramentas de geração de música já existem no Pixel Recorder e através do modelo Lyria, acessível via API. No entanto, até agora, o Gemini não oferecia nenhuma forma simples e directa para criar música - algo que pode estar prestes a mudar.
O código analisado mostra a geração musical a surgir ao lado das outras capacidades já disponíveis no Gemini, como a geração de imagens. Além disso, a Google parece estar a preparar o My Stuff para guardar também músicas criadas pelo utilizador, juntamente com textos, imagens, e outros conteúdos gerados na app.

Ainda não é claro como esta funcionalidade vai funcionar nem que limitações poderá ter, já que há referências a possíveis restrições de uso ou dependência do tipo de conta Gemini. Mesmo assim, tudo indica que a Google quer tornar a criação musical acessível a qualquer pessoa directamente a partir do seu assistente AI, o que pode fazer com que se torne desnecessário recorrer ao Suno e outros serviços AI dedicado à geração de música.

Windows 11 entra em 2026 com novos bugs

22-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft entra em 2026 da pior maneira, com uma nova série de bugs na primeira grande actualização do ano para o Windows 11.

Numa altura em que a MS continua a insistir na aplicação do Copilot em tudo (nem o Notepad e Paint escapam), multiplicam-se também as acusações de que a MS estará a apostar demasiado na programação via AI, com as consequências bem visíveis em termos de bugs cada vez mais frequentes nas actualizações do Windows 11.

Ao longo de 2025 já era praticamente assumido que qualquer nova actualização para o Windows viesse acompanhada de novos bugs, e o arranque de 2026 parece validar essa tendência. A actualização de Janeiro para o Windows 11 vem com bugs que podem causar os seguintes problemas:
  • Encravar o Outlook
  • Ecrã preto nalguns PC
  • Fazer reset ao wallpaper
  • Ignorar o desktop.ini (com configurações do Explorer)
  • Falhas no Remote Desktop
  • Problemas com o Shutdown e modo Sleep
  • Apps podem ficar encravadas ao gravar ficheiros para a cloud
Isto já levou ao lançamento de algumas correcções de emergência, com a outra recomendação - para quem estiver a sofrer destes problemas - a ser a desinstalação da actualização de Janeiro.

Se a situação ao longo do ano de 2025 já era extremamente vergonhosa para a Microsoft, agora começa a aproximar-se do ponto em que se arrisca a tornar-se insustentável. Como pode a MS continuar a focar os seus esforços em adicionar o Copilot a todos os recantos do Windows, quando existem tantos bugs e problemas por resolver, e quando cada nova actualização apenas vem piorar as coisas? Parecerá ridículo, mas parece ficar claro que quem quiser ter um Windows minimamente estável e funcional, deverá permanecer no "obsoleto" Windows 10, que apenas vai recebendo actualizações de segurança mas com muito menos risco de deixar de funcionar a cada actualização.

Seguradora promete 50% de desconto a quem usar FSD da Tesla

22-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A seguradora digital Lemonade diz que fará um desconto de 50% a quem usar o FSD da Tesla, por este ser "mais seguro" que um condutor humano.

A seguradora digital Lemonade anunciou o lançamento de um novo produto de seguro automóvel pensado especificamente para utilizadores do Full Self-Driving (Supervised) da Tesla. A empresa promete reduzir os custos em cerca de 50%, ajustando o preço consoante o carro esteja a ser conduzido pelo sistema de assistência ou pelo próprio condutor.

Segundo a Lemonade, este é um dos primeiros seguros a beneficiar os consumidores com base no comportamento do software de condução, e não apenas no histórico humano. O produto, apelidado de "Autonomous Car insurance", parte do princípio de que sistemas de condução assistida avançados podem ser mais seguros do que humanos em muitos cenários.
Dito isto, os críticos da Tesla acusam isto de ser pura "propaganda" da Tesla, que colaborou com a empresa para a criação deste produto. Este seguro dá à seguradora dados de telemetria sobre os automóveis, para saber quando o modo FSD está a ser utilizado e toda a restante informação sobre o veículo. Adicionalmente, continua a ser fácil para a empresa penalizar os clientes, já que oficialmente os condutores continuam obrigados a manter atenção permanente sobre a condução neste modo.

O verdadeiro grande passo só será dado com a chegada de sistemas FSD verdadeiramente autónomos, com sistemas de nível 4 ou nível 5, que dispensam o condutor - e que não deixam qualquer margem para dúvidas de que, em caso de acidente, a responsabilidade será totalmente imputada ao carro/fabricante (algo que pode ajudar a explicar porque motivo a Mercedes recuou na oferta do seu sistema de nível 3, mantendo uma versão que continua a deixar a responsabilidade a cargo do condutor). Até lá, parece que as seguradoras aproveitarão a oportunidade para apanhar o máximo de dados que puderem.

Disco externo Seagate de 16TB a €330

22-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de muitos terabytes em casa.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 16TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud - que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais.

Este disco externo Seagate de 16TB está actualmente disponível por 330 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna facilmente justificável tendo em conta a possibilidade de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares que facilmente podem pedir milhares de euros pelo seu resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Keep vai perder os lembretes

22-01-2026 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem utilizar o Google Keep para lembretes por tempo vai ter que encontrar nova forma de ser recordado.

O Google Keep pode estar prestes a perder uma das suas funcionalidades mais úteis: os lembretes. Descobertas recentes indicam que a Google está a preparar mudanças na interface da app que removem a criação e visualização de lembretes diretamente no Keep, apontando para uma centralização total dessa função no Google Tasks.

Nas versões de desenvolvimento do Google Keep já não aparece o tradicional ícone do sino para definir lembretes, nem a secção dedicada a lembretes na barra lateral. Estas alterações indicam que o Keep poderá deixar de oferecer qualquer controlo directo sobre lembretes, mesmo que estes continuem a existir de forma indirecta através do Google Tasks.
A estratégia não é totalmente nova. A Google já tinha removido os (igualmente úteis) lembretes baseados em localização do Keep e, há algum tempo, todos os lembretes criados na app são automaticamente replicados no Google Tasks. Nos testes actuais, quando um lembrete é criado, ele continua a sincronizar correctamente com o Tasks, mas deixa de ser visível no Keep, como se a funcionalidade simplesmente não existisse.

Ainda não há confirmação oficial sobre quando - ou se - estas mudanças vão chegar à versão final da app. No entanto, tudo indica que a Google quer transformar o Tasks no ponto central para lembretes em todo o seu ecossistema. Para alguns utilizadores, isto pode significar maior organização; mas para outros, que prefeririam usar apenas o Keep, sem dúvida que será visto como um retrocesso.

Raspberry Pi Flash Drive promete desempenho e fiabilidade

22-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Raspberry Pi criou uma pen USB concebida para suportar o uso típico com um RPI.

A Raspberry Pi revelou a Raspberry Pi Flash Drive, uma pen USB pensada como acessório essencial para quem usa os Raspberry Pi - ou simplesmente quer um dispositivo fiável para transferir e guardar dados. O novo modelo já está à venda por 32 euros (128 GB) ou 59 euros (256 GB) e aposta numa combinação de velocidade, durabilidade, e qualidade de construção que nem sempre se encontra nas opções mais baratas.

Trata-se de uma pen USB 3.0 USB-A com caixa em alumínio, desenhada para resistir ao uso diário e aos maus-tratos ocasionais. A Raspberry Pi garante velocidades de escrita sustentadas de 75 MB/s no modelo de 128 GB e 150 MB/s no de 256 GB (sendo possível atingir velocidades bastante superiores devido ao uso de cache interna), além de testes extensivos para assegurar resistência a desligamentos súbitos e falhas de energia. Em termos técnicos, a pen usa NAND flash QLC com uma pequena cache pSLC, uma abordagem comum para melhorar o desempenho em escritas curtas e intensivas. Durante estes picos, a velocidade pode aproximar-se do limite da capacidade do USB 3.0, motivo pelo qual a Raspberry Pi optou por indicar apenas as velocidades "sustentadas" de quando os dados são movidos internamente para a memória mais lenta, e não essas velocidades alucinantes que serão atingidas em escritas limitadas (mas que beneficiarão o uso no dia a dia).
Como bónus especial, e de particular interesse para quem valoriza a fiabilidade, a Raspberry Pi Flash Drive suporta SMART health reporting e operações TRIM, ao estilo do que se tem nos SSD, permitindo a sinalização de potenciais problemas antes destes se tornarem catastróficos. Suporta também a gestão automática de energia, entrando em modos de baixo consumo quando está inactiva. Funcionalidades que ajudam a justificar o seu preço face às pens USB mais baratas.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €40

22-01-2026 | 13:10 | A Minha Alegre Casinha

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 40 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TeraWave da Blue Origin quer ser Starlink para empresas

22-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Blue Origin anunciou a rede StarWave via satélite, destinada a empresas, prometendo velocidades de até 6 Tbps.

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, anunciou oficialmente a TeraWave, uma nova rede de internet por satélite focada em clientes empresariais, data centers e governos. O sistema promete velocidades de até 6 Tbps, muito acima das ofertas actuais de internet via satélite, posicionando-se como uma solução de conectividade de alto desempenho e grande escala.

A constelação TeraWave vai combinar 5.280 satélites em órbita baixa (LEO) com 128 satélites em órbita média (MEO), sendo que os primeiros lançamentos estão previstos para o final de 2027. Os satélites LEO usarão ligações RF com velocidades até 144 Gbps, enquanto os satélites MEO recorrerão a ligações ópticas via laser, permitindo os 6 Tbps anunciados. Para referência, a rede Starlink permite "apenas" 400 Mbps, com planos de permitir 1 Gbps no futuro (entretanto, Musk já veio fazer o que faz habitualmente, prometendo que as futuras gerações dos satélites Starlink permitirão muito mais que os 6 Tbps da TeraWave).
Segundo a Blue Origin, o objetivo é adicionar uma camada espacial às infraestruturas de rede existentes, permitindo ligação a locais onde as redes tradicionais não chegam. A empresa aponta vantagens como velocidades simétricas de upload e download, maior redundância, e capacidade de expansão rápida - características pensadas especificamente para uso crítico e profissional, e não para o consumidor comum.

Relembre-se que a Amazon também tem planos para uma rede de internet por satélite destinada aos consumidores, o Project Kuiper - entretanto mudado para Leo. Em conjunto, estas iniciativas podem reforçar a concorrência ao Starlink, que domina actualmente o mercado, e que tem continuado a promover campanhas tentadoras a preços bastante atractivos para tentar apanhar a clientela enquanto ainda não existe concorrência real.

.

Apple prepara duas novas Siri para este ano

22-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de todos os anos de atraso, em 2026 deveremos assistir à chegada de, não uma, mas sim duas novas Siri com capacidades AI.

A Apple está a preparar uma transformação profunda da Siri, que passará a funcionar como um chatbot completo a partir do iOS 27. A assistente deixará de ser apenas um sistema de comandos por voz e passará a competir directamente com chatbots AI como o ChatGPT e Gemini.

De acordo com as informações reveladas, a Apple está a desenvolver internamente uma nova Siri com o nome de código "Campos", que deverá chegar juntamente com o próximo iOS 27, macOS 27 e iPadOS 27. Esta nova versão substituirá completamente a Siri actual e funcionará como uma aplicação integrada no sistema, acessível através da palavra falada "Siri" ou ao manter pressionado o botão lateral do iPhone e do iPad - como acontece actualmente.

A nova Siri será alimentado por um modelo personalizado baseado no Gemini da Google e suportará conversas em linguagem natural. Entre as capacidades esperadas estão pesquisas na web, respostas a perguntas complexas, geração de imagens, resumos de texto, análise de documentos e do conteúdo no ecrã, bem como o controlo de definições do dispositivo e o uso de dados pessoais para tarefas específicas. Permitirá também executar acções directamente dentro das apps.
Mas, até lá, poderemos ficar com uma previsão do que está a ser trabalhado, com uma Siri "intermédia" que chegará numa actualização para o iOS 26 nos próximos meses. Esta versão terá menos capacidades do que a Siri do próximo sistema, mas já deverá permitir recuperar o grande atraso que a Siri actual tem face aos assistentes AI (a Siri tem estado praticamente parada nos últimos anos em termos de evolução).

É provável que se comecem a conhecer mais detalhes sobre a futura Siri durante a WWDC de 2026 em Junho, altura em que também deverá começar a ser disponibilizada a versão beta para o iOS 27.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

22-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NexPhone corre Android, Linux e Windows

22-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O NexPhone é um smartphone que pode correr Android, Linux, ou até mesmo Windows.

A Nex Computer apresentou o NexPhone, um smartphone que aposta num conceito idêntico ao que se tem nos PC, em que os utilizadores ficam livres de poder escolher e instalar o sistema que desejarem. O dispositivo corre Android 16, mas também consegue arrancar Linux (Debian) e Windows 11, permitindo usar o telemóvel como único dispositivo de computação, seja em mobilidade ou substituindo um desktop quando ligado a um ecrã externo, rato e teclado.

O truque está no NexOS, um sistema personalizado que integra o Linux como uma app dentro do Android, acessível a qualquer momento. Além disso, é possível arrancar directamente o Windows 11 em versão Arm. A empresa criou até interface especial para o Windows, com mosaicos ao estilo do Windows Phone. E o telemóvel pode ser ligado a um monitor via USB-C para uma experiência de desktop completa.
Em termos de hardware, o NexPhone posiciona-se como um equipamento de gama média. Usa um processador Qualcomm QCM6490, o mesmo do Fairphone 5, acompanhado por 12 GB de RAM, e 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via microSD. O ecrã é um IPS LCD de 6.58" com resolução FHD+ e taxa de actualização de 120 Hz, protegido por Gorilla Glass 3. O telefone é certificado IP69, inclui uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 18W e suporte para carregamento sem fios. O preço será de 549 dólares, com reservas a partir de um depósito de 199 dólares, e as primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2026.

Resta saber se o conceito de ter um smartphone com vários sistemas à disposição conseguirá atrair clientes suficientes para garantir a sua viabilidade, ou se se manterá uma curiosidade limitada a um número reduzido de interessados.

OnePlus desmente rumores de encerramento

22-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os rumores que indicavam o encerramento da OnePlus parecem ter sido precipitados.

A OnePlus já negar publicamente os rumores de que estaria prestes a encerrar actividade. As especulações surgiram depois de um artigo que citava dados de várias empresas de análise e apontava para um possível fim da marca, com base nas vendas fracas, perda de quota de mercado, e no fecho de escritórios em várias regiões.

Segundo o artigo, o desempenho abaixo do esperado nos últimos anos e a redução da presença global da OnePlus seriam sinais de que a empresa estaria em declínio irreversível em vários continentes, o que deu ainda mais força aos rumores nas redes sociais.

I wanted to address some misinformation that has been circulating about OnePlus India and its operations.
We’re operating as usual and will continue to do so.
Never Settle. pic.twitter.com/eAGA7iy3Xs

— Robin Liu (@RobinLiuOnePlus) January 21, 2026
A resposta da OnePlus não tardou. O CEO da OnePlus na Índia, Robin Liu, fez uma declaração oficial a garantir que a empresa continua a operar normalmente, tanto do ponto de vista comercial como interno. O responsável assegurou que não existem planos para encerrar operações e tentou tranquilizar tanto os fãs da marca como os accionistas e investidores, pedindo que verifiquem sempre a informação junto de fontes oficiais antes de acreditarem em tudo o que circula na internet.

Apesar de (pelo menos por agora) parecer ficar posto de lado o risco de encerramento, é preciso relembrar que a OnePlus só continua a existir porque se encontra integrada na Oppo; pelo que, a última palavra quanto à sobrevivência da OnePlus acaba por lhe pertencer.

Elon Musk ameaça comprar Ryanair

21-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk tem estado a trocar acusações com o CEO da Ryanair, depois deste ter dito não ter interesse em instalar sistemas Starlink na sua frota.

Como se não bastasse a peixeirada com Sam Altman, Elon Musk ataca em duas frentes ao ameçar comprar a Ryanair para lá colocar um CEO chamado Ryan, depois de uma troca pública de insultos com o CEO da companhia aérea, Michael O’Leary. O comentário surgiu após O’Leary ter rejeitado a instalação da tecnologia Starlink nos aviões da Ryanair, levando Elon Musk a chamar a justificação de "mal informada".

O conflito começou quando O’Leary afirmou que a instalação de antenas Starlink nos cerca de 650 aviões da frota criaria um arrasto adicional de 2%, aumentando a factura anual de combustível em centenas de milhões de euros - custo que não seria comportável - e que não antevê que a maioria dos seus passageiros estivesse disposta a pagar para ter WiFi em voos de curta duração. Musk respondeu no X, com trocas de insultos, dizendo que O’Leary é um "macaco com necessidades especiais", um contabilista que não percebe nada de aviões, e que deveria ser despedido. Musk lançou uma sondagem no X a perguntar se deveria comprar a Ryanair, avaliada em cerca de 30 mil milhões de euros, e colocar alguém chamado Ryan à frente da empresa. Mais de 75% dos quase 900 mil participantes responderam sim.

The insufferable, special needs chimp currently running Ryan Air is an accountant. Has no idea how airplanes even fly.

— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2026

Should I buy Ryan Air and put someone whose actual name is Ryan in charge?

— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2026

Don’t thank us, thank that big “IDIOT” @elonmusk 👀

Sale now on👇https://t.co/0c6IvsKyyB pic.twitter.com/JAxRNzaYTa

— Ryanair (@Ryanair) January 20, 2026

The insufferable, special needs chimp currently running Ryan Air is an accountant. Has no idea how airplanes even fly.

— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2026
Mas, parecendo desconhecer que Michael O’Leary é um "personagem" que também não fica calado, este anunciou uma conferência de imprensa na qual anunciou uma mega campanha de "saldos para idiotas como o Musk", com um milhão de lugares desde £16.99.

Apesar da legião de fãs de Musk assistir a isto com grande contentamento, acreditando que Musk poderá efectivamente comprar a Ryanair para demonstrar o seu poder (tal como fez com o Twitter), desta vez as coisas parecem ser mais favoráveis a Michael O’Leary, que diz que Musk é um idiota que desconhece por completo a indústria da aviação - sendo que, desde logo, as regras da União Europeia exigem que companhias aéreas do bloco sejam maioritariamente detidas por cidadãos europeus, o que complicaria qualquer potencial aquisição por Musk.

Does he have any interest in running an airline? Might be a job opening soon.

— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2026
Ainda assim, Musk tem estado a procurar pessoas chamadas Ryan, dizendo que pode ter uma oportunidade de emrego em breve para elas...


PowerToys 0.97 chega com CursorWrap

21-01-2026 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A colecção de utlitários PowerToys ganha nova funcionalidade CursorWrap que permite "dar a volta" ao monitor com o ponteiro do rato.

A Microsoft lançou o PowerToys 0.97, que traz diversas melhorias e estreia uma nova ferramenta que transforma o uso do rato. Chamada CursorWrap, a funcionalidade permite "teletransportar" o cursor do rato de um lado do ecrã para o outro, fazendo-o reaparecer instantaneamente no extremo oposto quando se ultrapassa qualquer margem do monitor.

A ideia é com a frustração de arrastar o cursor através de grandes áreas de ecrã. O CursorWrap funciona entre um e nove monitores, com base na disposição lógica dos ecrãs no sistema. Num único monitor, o cursor passa automaticamente do topo para baixo ou da esquerda para a direita; em configurações multi-monitor, o comportamento adapta-se ao layout definido no PC.


A actualização também destaca as melhorias ao Command Palette, o lançador rápido do PowerToys acessível através do atalho Win+Alt+Space. A ferramenta passa a permitir controlar outras utilidades do PowerToys directamente a partir da interface, como alternar layouts do FancyZones, activar o seletor de cores, ou mudar o modo claro/escuro, sem abrir janelas adicionais.
O Peek foi integrado no Command Palette, permitindo pré-visualizar ficheiros e pastas. Há também novas opções de personalização do Command Palette, incluindo imagens de fundo e ajustes de cor, além de uma extensão integrada para Remote Desktop e suporte para motores de pesquisa personalizados.

Originalmente lançado na era do Windows 95, o PowerToys foi recuperado pela Microsoft em 2019 como um conjunto open-source de ferramentas para melhorar o uso do Windows, sendo de instalação fortemente recomendada. A versão 0.97 já está disponível através da Microsoft Store e do GitHub oficial.

Musk e Altman em troca de acusações sobre quem mata mais pessoas

21-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova "peixeirada" entre Elon Musk e Sam Altman, com o primeiro acusar o ChatGPT de matar pessoas, e o segundo a responder que o FSD da Tesla mata mais.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu publicamente a Elon Musk depois deste ter apelado à sua legião de seguidores para não deixarem familiares usar o ChatGPT. O comentário surgiu após uma publicação no X a referir que o ChatGPT está ligado a várias mortes e casos de suicídio.

Mas a acusação não ficou sem resposta, com Altman a acusar Musk de hipocrisia, lembrando que o empresário critica o ChatGPT por ser "perigoso", mas ignora as mortes associadas ao Autopilot da Tesla. O CEO da OpenAI referiu que quase mil milhões de pessoas usam o ChatGPT e que algumas podem estar em estados mentais muito frágeis, reconhecendo que é uma tarefa difícil conseguir manter um equilíbrio, enfrentando acusações permanentes de que, ora o ChatGPT é demasiado restritivo, ora é demasiado permissivo.

Sometimes you complain about ChatGPT being too restrictive, and then in cases like this you claim it's too relaxed. Almost a billion people use it and some of them may be in very fragile mental states. We will continue to do our best to get this right and we feel huge… https://t.co/U6r03nsHzg

— Sam Altman (@sama) January 20, 2026
Altman devolveu o argumento da segurança contra Musk, citando relatos de mais de 50 mortes associadas ao Autopilot e dizendo que a sua própria experiência com o sistema o deixou com dúvidas sobre a sua segurança. O episódio expõe tensões antigas entre os dois, que foram cofundadores da OpenAI, e acontece num contexto em que Musk continua a criticar a empresa enquanto desenvolve o seu próprio chatbot, o Grok, também ele envolto em polémica por permitir despir pessoas e crianças.

A troca de acusações surge num momento de crescente pressão legal e regulatória sobre ambas as empresas. A OpenAI enfrenta vários processos por morte indevida relacionados com alegadas falhas nas salvaguardas de saúde mental, incluindo acções judiciais que apontam para o papel do modelo GPT-4o em suicídios e no reforço de delírios graves. Quanto à Tesla, além dos casos das mortes do FSD, enfrenta também vários processos pelas promessas não cumpridas - que podem ter levado ao fim da venda do modo FSD.

SSD WD_BLACK 2TB a €197

21-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos WD_BLACK SN850X, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes WD_BLACK SN850X 2TB, com velocidades de até 7.3 GB/s em leitura e 6.6 GB/s em escrita.
O WD_BLACK SN850X 2TB está disponível por 197 euros na Amazon Espanha. Também têm disponível a versão de 8 TB se precisarem de mais espaço.

Tendo em conta a recente tendência de aumento de preços, que já fez disparar o preço da memória RAM, teme-se que esse efeito também contagie os SSDs, cujo preço também já começou a aumentar. Como tal, se estiverem a considerar o upgrade, será aconselhável fazerem-no quanto antes, ou correm o risco de ter que aguardar mais um par de anos até que a situação se regularize - ou se arrisquem a pagar muito mais por isso. Daqui por meio ano poderá parecer loucura que se pudesse comprar um SSD de 8TB por menos de mil euros.

Nota quanto ao desempenho, para quem estiver a pensar usar um destes SSDs em motherboards mais antigas: no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|