PlanetGeek

Chrome vai recuperar scroll das tabs

29-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Por pressão dos utilizadores, o Chrome vai recuperar o scroll das tabs que foi removida na versão 144.

A Google confirmou que o scrolling horizontal dos separadores vai regressar ao Chrome na primeira metade de 2026, após ter recebido fortes críticas dos utilizadores. A confirmação surgiu através de um engenheiro do Chromium, em resposta a queixas de utilizadores depois da funcionalidade ter sido removida com o Chromium 144.

A decisão afectou sobretudo os utilizadores que estão habituados a trabalhar com dezenas ou centenas de separadores abertos no Chrome. Sem scrolling, os separadores passam a ser excessivamente comprimidos, ao ponto de apenas só ficarem visíveis os icons (ou nem sequer os icons), tornando a navegação extramente confusa. Segundo a Google, a funcionalidade foi removida porque a implementação anterior tinha problemas técnicos antigos. Em vez de a manter, a equipa optou por redesenhar completamente a barra de separadores, de forma a suportar correctamente o scrolling. A nova versão deverá chegar primeiro aos canais Canary, Dev e Beta durante o primeiro semestre de 2026.

Até lá, a Google recomenda soluções temporárias, como usar várias janelas, recorrer à versão enterprise LTS do Chrome - que ainda mantém o scrolling - ou experimentar os separadores verticais que estão actualmente em desenvolvimento (e suportam o scroll vertical nativamente). Para todos os outros, será uma questão de esperar.

Módulo de tomadas Aonoka com 3 USB + 3 tomadas a €22

29-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB (2x USB-C, 1x USB-A) está disponível por apenas 22 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

As portas USB podem fornecer até 20W PD e 18W QC, suficiente para assegurar um carregamento rápido na maioria dos dispositivos sem necessidade de ocupar uma tomada com um carregador USB dedicado. Como particularidade adicional, a ficha rotativa na traseira permite colocar o módulo na horizontal ou vertical, conforme seja mais conveniente, e ainda conta com práticos interruptores individuais para cada tomada e para as portas USB, para eliminar os chamados consumos "fantasma" de equipamentos em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chrome ganha mais funcionalidades AI com Gemini e "Auto Browse"

29-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome começa a tornar-se, cada vez mais, num browser "AI" - mas por agora apenas para utilizadores nos EUA com planos Google AI Pro e Ultra.

A Google está a adicionar novas funcionalidades AI ao Chrome com base no Gemini, incluindo o "auto browse" que permite que um agente AI controle o browser. A novidade chega aos subscritores Google AI Pro e Ultra nos EUA e foi pensada para realizar tarefas em vários passos, como pesquisar viagens, marcar compromissos, preencher formulários online, ou gerir subscrições.

O auto browse é uma evolução das capacidades anteriores do Gemini no Chrome, que começaram com resumos de páginas e respostas a perguntas, e mais tarde passaram a incluir comparação de produtos entre separadores e recuperação do histórico de navegação. Agora, o Gemini consegue executar tarefas de forma activa, incluindo ajudar nas compras, encontrar produtos, adicioná-los ao carrinho e aplicar códigos de desconto dentro de um orçamento definido.



Segundo a Google, o Gemini pode ainda recorrer ao gestor de palavras-passe do Chrome quando é necessário iniciar sessão num serviço. A AI também consegue analisar imagens nas páginas, identificar objetos em fotografias e procurar itens semelhantes na web. Em paralelo, o Gemini no Chrome passou de uma janela flutuante para um painel fixo no lado direito do ecrã, acessível a qualquer momento.

Este painel passa a integrar-se com serviços como Gmail, Calendar, Maps, Google Shopping e Google Flights, permitindo ao Gemini cruzar informação entre aplicações e realizar acções directas. A Google está também a levar a ferramenta de edição de imagens Nano Banana para o Chrome, com edição por prompts de texto, de forme directa - dispensando a necessidade de guardar imagens, fazer upload para o gemini, e posterior download.

We’re bringing the creative power of Nano Banana into @GoogleChrome, so you can transform images on the fly without needing to download and re-upload images or open another tab. Just type a prompt in the side panel to explain what you’re trying to do. pic.twitter.com/6vVSr0PAZZ

— Google (@Google) January 28, 2026

Em sentido inverso, quem não apreciar o facto dos browsers estarem a ganhar estas funcionalidades AI, podem recorrer ao script JustTheBrowser, que desactiva todas as funcionalidades AI no Chrome, Firefox, e Edge, de modo a que o browser se mantenha unicamente como um browser.

Tesla deixa de fabricar o Model S e Model X

29-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla anunciou que irá deixar de fabricar o Model S e Model X, adaptando as linhas de produção para fazer robots Optimus.

A Tesla vai terminar a produção dos Model S e Model X no segundo trimestre de 2026, revelou o CEO Elon Musk. A decisão foi anunciada sem aviso prévio e marca o fim inesperado dos dois modelos mais emblemáticos da marca.

Segundo Musk, o objectivo é libertar capacidade na fábrica de Fremont para a produção do robot humanoide Optimus. O responsável máximo da Tesla diz que a empresa está a avançar para um futuro centrado na autonomia, na inteligência artificial e na robótica, deixando gradualmente para trás alguns dos seus automóveis mais antigos.

As we shift to an autonomous future, Model S & X production will wind down next quarter.

If you’d like to own one of them, now’s a good time to place your order.

Tesla wouldn’t be what it is today without Model S & X and their (early) owners – thank you for your support over… pic.twitter.com/4J06T1QjVM

— Tesla (@Tesla) January 29, 2026
O Model S, lançado em 2012, foi um dos carros que colocou os veículos elétricos no mapa do mercado premium. O Model X chegou em 2015, destacando-se pelas portas traseiras em asa. No entanto, as vendas de ambos têm vindo a cair à medida que a Tesla passou a dar prioridade aos Model 3 e Model Y, mais acessíveis e vendidos em maior volume. Os números confirmam essa tendência. Em 2025, a Tesla vendeu cerca de 50 mil unidades na categoria que inclui o Model S, Model X e Cybertruck, uma queda superior a 40% face ao ano anterior. A decisão surge também num momento difícil para a empresa, que registou uma forte quebra nos lucros enquanto tenta transformar-se de fabricante automóvel numa empresa focada em AI e robótica.

Para os críticos, o abandono do S e X - partes integrantes do plano "S3XY" da marca - torna-se mais um indicador de que a Tesla está em "maus lençóis"; para os fãs de Musk, é apenas mais um patamar visionário, que antecipa o futuro de que nas estradas só teremos carros autónomos, e todo o trabalho será feito por robots. O tempo dirá quem tinha razão.

MG prepara novo eléctrico "inspirado" no Taycan

29-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Vai começar a ser ainda mais difícil distinguir um Taycan de outros modelos na China.

A SAIC MG revelou um teaser de um novo modelo eléctrico que já está a gerar bastante discussão. As imagens mostram um fastback desportivo com uma pequena elevação no tejadilho, indicando a presença de LiDAR e sistemas avançados de assistência à condução. Um discreto emblema "07" na lateral sugere que se trata da versão elétrica do MG7.

O lançamento surge pouco depois da apresentação do MG7 a gasolina, um coupé médio com um preço bastante competitivo na China. A versão eléctrica deverá ser um pouco mais cara, com valores estimados entre 17.700 e 23.600 euros, mantendo a estratégia da MG de oferecer propostas agressivas no segmento dos elétricos.
No entanto, o design deste novo elétrico está a dividir opiniões. Muitos apontam semelhanças evidentes com o Porsche Taycan, uma crítica já feita a outros modelos chineses como o Xiaomi SU7 e o SAIC Z7. Seja visto como inspiração ou cópia excessiva, o novo eléctrico da MG promete dar que falar quando chegar ao mercado. Veremos se as semelhanças são tantas que até permitem trocar painéis de uns carros para o outros.

A MG tem objectivos ambiciosos para os próximos anos. A marca planeia lançar 13 novos modelos elétricos e híbridos em três anos, abrangendo vários segmentos e faixas de preço. Os números mostram que a aposta está a resultar: em 2025, a MG continuou a liderar entre as marcas chinesas na Europa e chegou mesmo a vender mais carros do que a Tesla no primeiro semestre.

Powerbank 26800mAh com Qi wireless a €24

29-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank de 26800 mAh com PD 25W e Qi wireless está disponível por 24 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20% + 10%.

O powerbank vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 25 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Samsung Care+ melhorado na Europa

29-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung anunciou um plano Samsung Care+ melhorado na Europa, abrangendo Portugal.

O plano Samsung Care+ ganha cobertura mais abrangente e opções mais flexíveis. O plano passa a incluir proteção ilimitada contra danos acidentais, como quedas, pancadas e derrames, com franquias fixas simplificadas.

Os utilizadores do Care+ passam também a contar com assistência mais prática dentro e fora do país. A Samsung eliminou o antigo limite de 60 dias para utilização no estrangeiro e acrescentou 175 novos centros de reparação presenciais na Europa, mantendo igualmente a opção de envio do equipamento para reparação.

A cobertura de bateria e hardware foi igualmente melhorada. Equipamentos cuja capacidade da bateria desça abaixo dos 80% após o fim da garantia padrão passam a ter direito a substituição gratuita da bateria. Além disso, falhas mecânicas ou eléctricas que ocorram depois da garantia do fabricante ficam cobertas durante todo o período do Care+.

Para maior flexibilidade, a Samsung introduziu um pagamento mensal com cobertura até 60 meses, complementando o plano fixo de dois anos. Existe ainda a opção de incluir protecção contra roubo e perda, com envio de um dispositivo de substituição em até 48 horas após aprovação do pedido - embora com um máximo de dois pedidos por ano e obrigatoriedade de activar o Samsung Knox Guard nos primeiros 30 dias.


Melhorias no Samsung Care+
  • Cobertura ilimitada contra danos acidentais: os clientes passam a beneficiar de cobertura ilimitada contra danos acidentais, que oferece proteção contra choques, quedas e derrames de líquidos. Independentemente do número de vezes que um cliente danificar os seus dispositivos Galaxy, eles estarão cobertos por uma reparação certificada pela Samsung. Além disso, a franquia foi simplificada, passando a ser fixa, independentemente do tipo ou da gravidade do dano.
  • Assistência contínua em Portugal e no estrangeiro: o Samsung Care+ oferece agora uma cobertura abrangente tanto em território nacional como no estrangeiro, tendo eliminado o limite de 60 dias para viagens. Os clientes podem recorrer a centros de reparação para intervenções rápidas, sempre que disponíveis.

Todas as reparações são realizadas em centros de assistência autorizados pela Samsung, utilizando peças originais. Para maior comodidade, os pedidos podem ser efetuados online ou por telefone, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Reparação sem marcação: abertura de 175 novos centros de reparação para clientes Samsung Care+, incluindo dois centros em Portugal, localizados em Lisboa e no Porto, com mais localizações previstas no futuro. Após a aprovação do pedido, o cliente será encaminhado para o centro mais próximo e conveniente.
  • Reparação por envio: possibilidade de envio do dispositivo para reparação, com recolha e entrega organizadas pela Samsung, garantindo um processo simples e rápido.
  • Garantia alargada e maior longevidade do dispositivo: caso um cliente segurado tenha alguma avaria mecânica ou elétrica após o período de garantia standard, o Samsung Care+ cobre a reparação durante o período de vigência da apólice. Dispositivos cuja capacidade da bateria desça abaixo dos 80% após o fim da garantia do fabricante são elegíveis para substituição gratuita da bateria. Todas as substituições são sujeitas a rigorosos testes de desempenho realizados por técnicos certificados pela Samsung.
  • Maior flexibilidade: a nova opção de pagamento mensal, com cobertura até 60 meses, oferece maior flexibilidade aos clientes, permitindo o cancelamento a qualquer momento. Para quem prefere uma opção de prazo fixo, está também disponível uma apólice de dois anos, mediante um único pagamento adiantado.
  • Camada adicional de proteção: para maior tranquilidade, os clientes também podem optar por incluir cobertura contra roubo e perda[5]. Após a aprovação do pedido, um dispositivo substituto será enviado no prazo de 48 horas, garantindo o mínimo de interrupção na vida diária do cliente. Além disso, o Samsung Knox Guard é usado para bloquear remotamente dispositivos perdidos, protegendo dados pessoais e evitando o uso fraudulento. O Samsung Knox Guard deve ser ativado em todos os telemóveis ou tablets segurados.


YouTube remove canais AI

29-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube parece estar a remover silenciosamente alguns dos maiores canais do chamado "AI slop" da plataforma.

Com a proliferação dos modelos AI de geração de vídeo, vão-se também multiplicando os canais que se dedicam a publicar esses conteúdos por todas as redes. No caso do YouTub, parece estar a sentir-se uma posição mais dura contra conteúdos AI de baixa qualidade - o cahamado AI Slop. Vários canais populares desapareceram recentemente sem explicações.

De acordo com um relatório da Kapwing, um dos maiores exemplos era o canal CuentosFacianantes, dedicado a vídeos AI baseados no Dragon Ball, com quase seis milhões de subscritores e mais de mil milhões de visualizações, e que agora desapareceu sem deixar rasto. Outro canal de grande dimensão, Imperio de Jesus, com números semelhantes, também deixou de estar disponível. A Kapwing identificou ainda pelo menos 16 outros grandes canais do mesmo tipo, com vários milhões de subscritores, que foram apagados ou ficaram sem vídeos.

Estas remoções surgem poucas semanas depois de o CEO do YouTube, Neal Mohan, dizer que a plataforma pretende "reduzir a propagação de conteúdo AI de baixa qualidade". Enquanto se aguarda pela explicação oficial se os canais forem efectivamente removidos pelo YouTube, fica no ar a grande questão sobre: quem decide o que é realmente conteúdo de "baixa qualidade" ou de "qualidade aceitável" para o YouTube - especialmente tendo em conta que o próprio YouTube vai incentivando cada vez mais o uso de AI nos Shorts.

WhatsApp reforça segurança com Strict Account Settings

28-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp vai lançar novo sistema de segurança designado por Strict Account Settings.

O WhatsApp apresentou o Strict Account Settings, uma funcionalidade pensada para reforçar a protecção contra ciberataques. A opção destina-se a utilizadores de alto risco, como jornalistas ou figuras públicas, e bloqueia automaticamente anexos e multimédia de remetentes desconhecidos, além de silenciar chamadas de pessoas que não estejam na lista de contactos.

Ao activar este modo, várias funcionalidades ficam sujeitas a algumas restrições. As pré-visualizações de links são desactivadas, apenas contactos autorizados podem adicionar o utilizador a grupos, e pessoas fora da lista de contactos deixam de ver a fotografia de perfil, a descrição e o estado online. Para não prejudicar a experiência típica de uso do WhatsApp, a Meta recomenda que esta opção só deva ser usada por quem acredita poder ser alvo de ataques avançados.
As Strict Account Settings vão ser disponibilizadas nas próximas semanas. Para activar a funcionalidade bastará ir às Definições do WhatsApp, entrar em Privacidade, selecionar Avançado e ligar a opção - sendo que só pode ser feita a partir do dispositivo principal e não através do WhatsApp Web.

Nos últimos dias, o WhatsApp foi alvo de uma acusação de que, apesar de prometer encriptação end-to-end, continua a ter acesso aos conteúdos das mensagens dos utilizadores (algo que o WhatsApp nega). E, paralelamente, a Meta está a preparar uma modalidade de subscrição para o WhatsApp, Instagram, e Facebook, para remover a publicidade que (certamente) irá começar a apresentar em maior volume.

Memória DDR4 dispara e SSDs também aumentam

28-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O apocalipse do preços das memórias DDR5 está a contagiar também as memórias DDR4 e os SSDs.

O preço das memórias DDR5 aumentou drasticamente nos últimos meses, e o cenário começar a tornar-se ainda mais caótico e a alastrar-se a mais sectores do hardware.

Agora, é a vez das memórias DDR4 subirem ainda mais depressa do que os da DDR5. Dados recentes indicam que os preços das memórias DDR4 aumentaram mais de 170% este trimestre, face aos 76% das DDR5, um sinal claro de que os compradores estão a tentar "fugir" aos aumentos das DDR5 e apanham qualquer DRAM a que consigam ter acesso. Há até aqueles que recuam ainda mais, recuperando motherboards com memória DDR3 como forma de escaparem a estes aumentos.
Não dando tréguas, estes aumentos não estão a cingir-se apenas às memórias RAM. Também os SSDs estão a aumentar significativamente de preço (muitos SSDs já custam o dobro e triplo do que custavam o ano passsado), e rumores de que os maiores fabricantes de memória NAND flash - Samsung, a SK hynix e SanDisk - estarão a planear duplicar os preços da NAND este ano fazem prever um cenário totalmente apocalíptico para 2026.


Esta situação já me fez rever a minha estratégia para o meu "velhinho PC". Depois de ter adiado a sua reforma e montagem de um novo PC "topo de gama" em Agosto do ano passado (bem que o deveria ter feito) para aguardar pela nova geração de CPUs que chegaria neste início de ano, a alternativa passou para fazer uns melhoramentos para o tentar assegurar por mais três ou quatro anos - esperando que por essa altura os preços tenham regressado à normalidade.

Para tal, dupliquei a memória dos 24GB para os 48GB (memórias DDR3, que se ainda se encontram a preço "da chuva"), acrescentei um SSD de 2TB (que tinha aqui no "monte", comprado em 2021[!] e já me tinha esquecido), e passei da velhinha Nvidia GTX 1070 para uma RTX 5070, que vai ser bastante desaproveitada tendo em conta o CPU e MB antigos, mas que permite beneficiar do DLSS 4.5 e acelerar as experiências com modelos AI (que até agora obrigavam a andar sempre com "remendos" para que funcionassem num GPU antigo). E no processo, descobri até que existem BIOS modificadas  que adicionam suporte para arrancar o sistema directamente de um SSD NVMe M.2 numa placa PCIe - coisa que não era suportada de origem nestas boards com mais de quinze anos.

Este tem sido o PC em que mais tenho tirado partido da dita versatilidade dos "PC". Depois de vários PCs que montei e foram mantidos intocados até serem reformados, sendo substituídos por sistemas novos (umas vezes porque mudavam os sockets, outras vezes porque era necessário fontes novas, etc.), neste PC já fiz melhorias de praticamente tudo o que se pode mudar: CPU, RAM (de 12GB para 24, de 24GB para 48GB), discos (de HDD para SSDs SATA, de SSDs SATA para M.2), acrescentar USB 3.2, placas gráficas (inicialmente duas Nvidia 275 em SLI!) por diversas vezes, entre outras coisas. Nada mau para um PC nascido em 2009!

Tesla ganha método alternativo para soltar ficha de carregamento

28-01-2026 | 17:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla adicionou um método alternativo prático para libertar a ficha de carregamento usando o puxador da porta.

A Tesla lançou uma melhoria simples e engenhosa para um problema comum no inverno: os cabos de carregamento cobertos de gelo. A mais recente actualização de software adiciona uma forma alternativa de libertar o cabo quando o botão habitual do conector deixa de funcionar.

As portas de carregamento congeladas são uma dor de cabeça conhecida para quem vive em climas frios e carrega o carro no exterior. O gelo pode impedir que se use o botão na ficha de carregamento, obrigando os condutores a recorrer ao telemóvel ou ao ecrã no interior do veículo para para parar o carregamento e soltar a ficha. São operações pouco práticas de fazer quando se está a tentar remover a ficha em situações adversas (como chuva ou neve intensa), e que agora podem ser evitadas usando este novo método alternativo.

Com a versão 2026.2.3 do software da Tesla passa a ser possível parar o carregamento e libertar a ficha ao puxar o puxador da porta traseira esquerda durante três segundos (o veículo tem de estar destrancado ou detectar uma chave reconhecida nas proximidades).

Ao usar o puxador da porta traseira esquerda, mesmo ao lado da porta de carregamento, a Tesla adiciona uma solução física facilmente acessível para quem está a tentar tirar a ficha, dispensando a necessidade de uma viagem ao interior do carro para carregar no ecrã, ou de tirar e usar o smartphone em circunstância pouco convenientes.

Powerbank Mankiw MagSafe wireless 5000mAh a €15

28-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank MagSafe wireless de 5000 mAh recarrega iPhones sem necessidade de cabos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank temos a conveniência adicionar do sistema magnético MagSafe / Qi2 que permite o carregamento wireless livre de cabos.


Este powerbank Mankiw MagSafe 5000 mAh está disponível por 15 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 2 euros.

O powerbank vem com uma única porta USB-C que suporta carregamento bidireccional PD de até 20W, mas o seu elemento diferenciador é a compatibilidade MagSafe que possibilita o carregamento wireless com iPhones bastando encaixá-lo magneticamente na traseira sem necessidade de cabos adicionais. Neste caso a velocidade fica reduzida a 7.5W/15W dependendo do modelo de iPhone, pelo que quem tiver pressa poderá preferir fazer o carregamento tradicional via cabo - especialmente se se tratar de um iPhone com MagSafe de 7.5W. Como último elemento de destaque adicional, o seu tamanho compacto, que permite que facilmente seja transportado para qualquer lado sem grandes inconvenientes .


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Robot Figure tira e põe louça na máquina

28-01-2026 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure mostrou mais uma impressionante demonstração do seu robot humanóide, a fazer tarefas domésticas.

A Figure tem estado a trabalhar num sistema AI que permita aos robots humanóides fazer as tarefas que, para os humanos são "simples" mas para os robots são incrivelmente complexas. Agora, podemos ver o resultado desse trabalho com o modelo Helix 02 a permitir que um robot possa, de forma totalmente autónoma, tirar a loiça da máquina e arrumá-la nos sítios correctos, abrindo e fechando portas e gavetas, e também a colocar a loiça suja na máquina.

Embora com ainda alguma lentidão face aos humanos, o robot demonstra movimentos surpreendentemente graciosos e fluidos, e sem as demoras de sistemas demonstrados no passado. Conta até com alguns pontos de destaque, como aos 2:50, quando após ter aberto uma gaveta, o robot faz um "toque de anca" para a fechar sem usar as mãos, ou aos 3:20, quando para fechar a porta da máquina de lavar começa por levantá-la com o pé - tal como a maioria dos humanos fará.



Long‑Horizon Loco-Manipulation

Helix 02 performs continuous, multi‑minute tasks that demand the full integration of locomotion, dexterity, and sensing pic.twitter.com/tweFSUMj5a

— Figure (@Figure_robot) January 27, 2026
Como é habitual, não demoraram a surgir acusações de que esta demonstração terá sido feita com um humano a controlar remotamente o robot, mas o fundador da Figure, Brett Adcock (o mesmo que não acredita que as empresas chinesas estejam a produzir e vender centenas/milhares de robots humanóides) assegura que tudo foi deito de forma realmente autónoma graças ao modelo Helix 02.

Tal como se previa, o ano de 2026 vai ser extremamente interessante a nível da evolução dos robots humanóides.

Xiaomi SU7 destronou Model 3 na China

28-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da sua juventude, o SU7 da Xiaomi conseguiu destronar o Model 3 da Tesla na China.

A Xiaomi alcançou um marco importante na China, ao vender mais unidades do seu eléctrico SU7 do que o Tesla Model 3 em 2025. É a primeira vez desde 2019 que o Model 3 perde a liderança anual no mercado chinês.

De acordo com dados oficiais do sector, a Xiaomi entregou 256.164 unidades do SU7 em 2025, contra 200.361 unidades do Model 3. Isto representa uma vantagem de quase 30% e confirma o forte arranque do primeiro automóvel eléctrico da marca, ao mesmo tempo que sinaliza um ano menos dominante para a Tesla.
O sucesso do SU7 não é propriamente surpreendente. O modelo da Xiaomi é cerca de 9% mais barato do que o Model 3 e oferece uma autonomia CLTC de 700 km, superior aos 634 km da versão base RWD da Tesla. Além disso, o SU7 conta com um interior mais tecnológico que pode cativar mais pessoas que o interior "despido" dos Tesla - tendo também recebido uma actualização para 2026.

A grande questão fica agora agendada para o final de 2026, para ver se o igualmente bem recebido YU7 conseguirá repetir o feito e superar também as vendas do Model Y.

Raspberry Pi Flash Drive promete desempenho e fiabilidade

28-01-2026 | 13:29 | A Minha Alegre Casinha

A Raspberry Pi criou uma pen USB concebida para suportar o uso típico com um RPI.

A Raspberry Pi revelou a Raspberry Pi Flash Drive, uma pen USB pensada como acessório essencial para quem usa os Raspberry Pi - ou simplesmente quer um dispositivo fiável para transferir e guardar dados. O novo modelo já está à venda por 32 euros (128 GB) ou 59 euros (256 GB) e aposta numa combinação de velocidade, durabilidade, e qualidade de construção que nem sempre se encontra nas opções mais baratas.

Trata-se de uma pen USB 3.0 USB-A com caixa em alumínio, desenhada para resistir ao uso diário e aos maus-tratos ocasionais. A Raspberry Pi garante velocidades de escrita sustentadas de 75 MB/s no modelo de 128 GB e 150 MB/s no de 256 GB (sendo possível atingir velocidades bastante superiores devido ao uso de cache interna), além de testes extensivos para assegurar resistência a desligamentos súbitos e falhas de energia. Em termos técnicos, a pen usa NAND flash QLC com uma pequena cache pSLC, uma abordagem comum para melhorar o desempenho em escritas curtas e intensivas. Durante estes picos, a velocidade pode aproximar-se do limite da capacidade do USB 3.0, motivo pelo qual a Raspberry Pi optou por indicar apenas as velocidades "sustentadas" de quando os dados são movidos internamente para a memória mais lenta, e não essas velocidades alucinantes que serão atingidas em escritas limitadas (mas que beneficiarão o uso no dia a dia).
Como bónus especial, e de particular interesse para quem valoriza a fiabilidade, a Raspberry Pi Flash Drive suporta SMART health reporting e operações TRIM, ao estilo do que se tem nos SSD, permitindo a sinalização de potenciais problemas antes destes se tornarem catastróficos. Suporta também a gestão automática de energia, entrando em modos de baixo consumo quando está inactiva. Funcionalidades que ajudam a justificar o seu preço face às pens USB mais baratas.

Google AI Plus chega por €7.99

28-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google fez chegar o novo plano AI económico Google AI Plus a todos os países, com uma mensalidade de 7.99 euros.

Depois da fase de teste limitada a alguns países (tendo começado pela Indonésia e mais tarde chegando a Portugal), a Google expande a modalidade "económica" Google AI Plus a mais países.

Este novo plano não esconde ser uma resposta ao ChatGPT Go da OpenAI - custando precisamente o mesmo - e dá uma opção mais acessível para quem quiser tirar maior partido dos serviços AI. Até agora, a Google disponibilizava apenas os planos Google AI Pro por €21.99/mês, e o exorbitante Google AI Ultra de €274.99/mês, valores que podiam manter afastados grande parte das pessoas que quisesse apenas um pouquinho mais do que aquilo que têm no plano gratuito. Com o Google AI Plus isso passa a ser uma proposta bastante mais realista, até porque também inclui 200 GB de espaço.

O Google AI Plus dá acesso a maiores limites de uso do Gemini que o plano gratuito, e inclui acesso ao Nano Banana Pro para geração de imagens, Veo 3.1 Fast para geração de vídeos.
Quando comparado com os planos de espaço extra tradicionais da Google, as coisas tornam-se um pouco mais complicadas. O plano de 200GB de espaço, sem funcionalidades AI, custa €2.99 por mês, significando que o acesso ao Google AI Plus representa um acréscimo de 5 euros por mês - cabendo a cada um decidir se o valor se justifica.
Dito isto, este plano parece também estar a ser usado como um "incentivador" para que os utilizadores Google considerem o plano de 2 TB de espaço, que inclui as mesmas vantagens AI do plano "Plus" mas oferece significativamente mais espaço (2 TB vs 200 GB) por "apenas" mais 2 euros por mês: €9.99 vs €7.99. O plano de 2TB tem ainda a vantagem de poder ser pago anualmente com desconto, fazendo com que, por ano, se esteja a falar de €99.99 euros (2TB) versus €95.88 euros - uma vez que o Google AI Plus só está disponível por pagamento mensal.

Para quem quiser experimentar, pode tirar partido do desconto promocional, ficando por €3.99 por mês durante os dois primeiros meses.

Aluminium OS apanhado em vídeo

28-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Já podemos ver o que a Google está a preparar com o Aluminium OS, o sistema operativo "desktop" que combinará Android e ChromeOS.

A Google deixou escapar acidentalmente a primeira demonstração real do Android a correr num PC, através da sua futura plataforma híbrida ChromeOS / Android, conhecida pelo nome de código Aluminium OS. A revelação surgiu num relatório de erro que incluía gravações de ecrã do sistema operativo.

O relatório, entretanto restringido, fazia referência a uma versão de software identificada como ALOS e mostrava o sistema a correr num HP Elite Dragonfly. Os vídeos confirmam que o sistema é baseado no Android 16, com números de compilação que coincidem com o Aluminium OS.



Em termos visuais, o Aluminium OS parece uma fusão clara dos dois mundos. A barra de tarefas lembra o ChromeOS, mas com o botão centralizado ao estilo do Android, enquanto a barra superior segue uma abordagem mais próxima do Android, com ícones familiares de bateria, WiFi e estado do sistema. Há também sinais de multitarefa em ecrã dividido e acesso à Play Store.

Apesar de ser apenas um vislumbre rápido, permite ver aquilo que está a ser trabalhado. Ainda assim, permanecem as questões, sobre se poderá ser disponibilizado como actualização para os Chromebooks já no mercado, se só será lançado com novos dispositivos, ou ainda se será disponibilizado para instalação em PCs convencionais.

Coluna BT Tronsmart Bang 2 a €116

28-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang 2 de 90W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang 2 de 90W é uma versão renovada e melhorada da anterior Bang de 60W, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang 2 está disponível por 116 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 26 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Building a SaaS in Two Weeks: What Vibe Coding Actually Looks Like

28-01-2026 | 09:30 | João Craveiro

Somewhere in the back of my mind, I’ve wanted to build an org chart tool for a while. Not because the world needs another org chart tool—there are plenty—but because over many years I saw the ones that exist don’t solve the problem we actually have. Struktr is a real now, thanks to 2 weeks...

Google Photos expande edição por texto a mais países

28-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Google continua a expandir as funcionalidades AI do Google Photos, fazendo chegar a edição por texto a mais países - mas não à Europa.

A Google está a expandir a sua funcionalidade de edição de fotos com AI baseada em texto no Google Photos para mais países, incluindo a Índia, a Austrália e o Japão. A ferramenta permite editar imagens descrevendo as alterações pretendidas em linguagem natural, dispensando controlos manuais complexos.

A opção surge como uma caixa "Help me Edit" dentro do editor de fotografias. A partir daí, os utilizadores podem escolher sugestões automáticas ou escrever pedidos personalizados, como remover objectos, ajustar a focagem, restaurar fotografias antigas, ou adicionar novos elementos.
A AI consegue também fazer coisas como remover óculos ou corrigir olhos fechados, ou até mesmo alterar a pose de uma pessoa (algo que seria bastante mais complicado de fazer com as ferramentas tradicionais de edição de imagem). O processamento é feito localmente na app, recorrendo ao modelo de imagem Nano Banana da Google, sem necessidade de ligação à internet durante a edição.

Além da expansão geográfica, a Google está a adicionar suporte a vários idiomas e a implementar C2PA Content Credentials no Google Photos. Estes metadados indicam quando uma imagem foi criada ou editada com AI, ajudando a dar mais transparência numa altura em que conteúdos gerados por inteligência artificial são cada vez mais numerosos e difíceis de distinguir das fotos reais. A Google também melhorou recentemente a funcionalidade de conversão de fotos para vídeos - que infelizmente também (ainda) não está disponível na Europa.

|