PlanetGeek

Apple prepara duas novas Siri para este ano

22-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de todos os anos de atraso, em 2026 deveremos assistir à chegada de, não uma, mas sim duas novas Siri com capacidades AI.

A Apple está a preparar uma transformação profunda da Siri, que passará a funcionar como um chatbot completo a partir do iOS 27. A assistente deixará de ser apenas um sistema de comandos por voz e passará a competir directamente com chatbots AI como o ChatGPT e Gemini.

De acordo com as informações reveladas, a Apple está a desenvolver internamente uma nova Siri com o nome de código "Campos", que deverá chegar juntamente com o próximo iOS 27, macOS 27 e iPadOS 27. Esta nova versão substituirá completamente a Siri actual e funcionará como uma aplicação integrada no sistema, acessível através da palavra falada "Siri" ou ao manter pressionado o botão lateral do iPhone e do iPad - como acontece actualmente.

A nova Siri será alimentado por um modelo personalizado baseado no Gemini da Google e suportará conversas em linguagem natural. Entre as capacidades esperadas estão pesquisas na web, respostas a perguntas complexas, geração de imagens, resumos de texto, análise de documentos e do conteúdo no ecrã, bem como o controlo de definições do dispositivo e o uso de dados pessoais para tarefas específicas. Permitirá também executar acções directamente dentro das apps.
Mas, até lá, poderemos ficar com uma previsão do que está a ser trabalhado, com uma Siri "intermédia" que chegará numa actualização para o iOS 26 nos próximos meses. Esta versão terá menos capacidades do que a Siri do próximo sistema, mas já deverá permitir recuperar o grande atraso que a Siri actual tem face aos assistentes AI (a Siri tem estado praticamente parada nos últimos anos em termos de evolução).

É provável que se comecem a conhecer mais detalhes sobre a futura Siri durante a WWDC de 2026 em Junho, altura em que também deverá começar a ser disponibilizada a versão beta para o iOS 27.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

22-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NexPhone corre Android, Linux e Windows

22-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O NexPhone é um smartphone que pode correr Android, Linux, ou até mesmo Windows.

A Nex Computer apresentou o NexPhone, um smartphone que aposta num conceito idêntico ao que se tem nos PC, em que os utilizadores ficam livres de poder escolher e instalar o sistema que desejarem. O dispositivo corre Android 16, mas também consegue arrancar Linux (Debian) e Windows 11, permitindo usar o telemóvel como único dispositivo de computação, seja em mobilidade ou substituindo um desktop quando ligado a um ecrã externo, rato e teclado.

O truque está no NexOS, um sistema personalizado que integra o Linux como uma app dentro do Android, acessível a qualquer momento. Além disso, é possível arrancar directamente o Windows 11 em versão Arm. A empresa criou até interface especial para o Windows, com mosaicos ao estilo do Windows Phone. E o telemóvel pode ser ligado a um monitor via USB-C para uma experiência de desktop completa.
Em termos de hardware, o NexPhone posiciona-se como um equipamento de gama média. Usa um processador Qualcomm QCM6490, o mesmo do Fairphone 5, acompanhado por 12 GB de RAM, e 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via microSD. O ecrã é um IPS LCD de 6.58" com resolução FHD+ e taxa de actualização de 120 Hz, protegido por Gorilla Glass 3. O telefone é certificado IP69, inclui uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 18W e suporte para carregamento sem fios. O preço será de 549 dólares, com reservas a partir de um depósito de 199 dólares, e as primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2026.

Resta saber se o conceito de ter um smartphone com vários sistemas à disposição conseguirá atrair clientes suficientes para garantir a sua viabilidade, ou se se manterá uma curiosidade limitada a um número reduzido de interessados.

OnePlus desmente rumores de encerramento

22-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os rumores que indicavam o encerramento da OnePlus parecem ter sido precipitados.

A OnePlus já negar publicamente os rumores de que estaria prestes a encerrar actividade. As especulações surgiram depois de um artigo que citava dados de várias empresas de análise e apontava para um possível fim da marca, com base nas vendas fracas, perda de quota de mercado, e no fecho de escritórios em várias regiões.

Segundo o artigo, o desempenho abaixo do esperado nos últimos anos e a redução da presença global da OnePlus seriam sinais de que a empresa estaria em declínio irreversível em vários continentes, o que deu ainda mais força aos rumores nas redes sociais.

I wanted to address some misinformation that has been circulating about OnePlus India and its operations.
We’re operating as usual and will continue to do so.
Never Settle. pic.twitter.com/eAGA7iy3Xs

— Robin Liu (@RobinLiuOnePlus) January 21, 2026
A resposta da OnePlus não tardou. O CEO da OnePlus na Índia, Robin Liu, fez uma declaração oficial a garantir que a empresa continua a operar normalmente, tanto do ponto de vista comercial como interno. O responsável assegurou que não existem planos para encerrar operações e tentou tranquilizar tanto os fãs da marca como os accionistas e investidores, pedindo que verifiquem sempre a informação junto de fontes oficiais antes de acreditarem em tudo o que circula na internet.

Apesar de (pelo menos por agora) parecer ficar posto de lado o risco de encerramento, é preciso relembrar que a OnePlus só continua a existir porque se encontra integrada na Oppo; pelo que, a última palavra quanto à sobrevivência da OnePlus acaba por lhe pertencer.

Elon Musk ameaça comprar Ryanair

21-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk tem estado a trocar acusações com o CEO da Ryanair, depois deste ter dito não ter interesse em instalar sistemas Starlink na sua frota.

Como se não bastasse a peixeirada com Sam Altman, Elon Musk ataca em duas frentes ao ameçar comprar a Ryanair para lá colocar um CEO chamado Ryan, depois de uma troca pública de insultos com o CEO da companhia aérea, Michael O’Leary. O comentário surgiu após O’Leary ter rejeitado a instalação da tecnologia Starlink nos aviões da Ryanair, levando Elon Musk a chamar a justificação de "mal informada".

O conflito começou quando O’Leary afirmou que a instalação de antenas Starlink nos cerca de 650 aviões da frota criaria um arrasto adicional de 2%, aumentando a factura anual de combustível em centenas de milhões de euros - custo que não seria comportável - e que não antevê que a maioria dos seus passageiros estivesse disposta a pagar para ter WiFi em voos de curta duração. Musk respondeu no X, com trocas de insultos, dizendo que O’Leary é um "macaco com necessidades especiais", um contabilista que não percebe nada de aviões, e que deveria ser despedido. Musk lançou uma sondagem no X a perguntar se deveria comprar a Ryanair, avaliada em cerca de 30 mil milhões de euros, e colocar alguém chamado Ryan à frente da empresa. Mais de 75% dos quase 900 mil participantes responderam sim.

The insufferable, special needs chimp currently running Ryan Air is an accountant. Has no idea how airplanes even fly.

— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2026

Should I buy Ryan Air and put someone whose actual name is Ryan in charge?

— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2026

Don’t thank us, thank that big “IDIOT” @elonmusk 👀

Sale now on👇https://t.co/0c6IvsKyyB pic.twitter.com/JAxRNzaYTa

— Ryanair (@Ryanair) January 20, 2026

The insufferable, special needs chimp currently running Ryan Air is an accountant. Has no idea how airplanes even fly.

— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2026
Mas, parecendo desconhecer que Michael O’Leary é um "personagem" que também não fica calado, este anunciou uma conferência de imprensa na qual anunciou uma mega campanha de "saldos para idiotas como o Musk", com um milhão de lugares desde £16.99.

Apesar da legião de fãs de Musk assistir a isto com grande contentamento, acreditando que Musk poderá efectivamente comprar a Ryanair para demonstrar o seu poder (tal como fez com o Twitter), desta vez as coisas parecem ser mais favoráveis a Michael O’Leary, que diz que Musk é um idiota que desconhece por completo a indústria da aviação - sendo que, desde logo, as regras da União Europeia exigem que companhias aéreas do bloco sejam maioritariamente detidas por cidadãos europeus, o que complicaria qualquer potencial aquisição por Musk.

Does he have any interest in running an airline? Might be a job opening soon.

— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2026
Ainda assim, Musk tem estado a procurar pessoas chamadas Ryan, dizendo que pode ter uma oportunidade de emrego em breve para elas...


PowerToys 0.97 chega com CursorWrap

21-01-2026 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A colecção de utlitários PowerToys ganha nova funcionalidade CursorWrap que permite "dar a volta" ao monitor com o ponteiro do rato.

A Microsoft lançou o PowerToys 0.97, que traz diversas melhorias e estreia uma nova ferramenta que transforma o uso do rato. Chamada CursorWrap, a funcionalidade permite "teletransportar" o cursor do rato de um lado do ecrã para o outro, fazendo-o reaparecer instantaneamente no extremo oposto quando se ultrapassa qualquer margem do monitor.

A ideia é com a frustração de arrastar o cursor através de grandes áreas de ecrã. O CursorWrap funciona entre um e nove monitores, com base na disposição lógica dos ecrãs no sistema. Num único monitor, o cursor passa automaticamente do topo para baixo ou da esquerda para a direita; em configurações multi-monitor, o comportamento adapta-se ao layout definido no PC.


A actualização também destaca as melhorias ao Command Palette, o lançador rápido do PowerToys acessível através do atalho Win+Alt+Space. A ferramenta passa a permitir controlar outras utilidades do PowerToys directamente a partir da interface, como alternar layouts do FancyZones, activar o seletor de cores, ou mudar o modo claro/escuro, sem abrir janelas adicionais.
O Peek foi integrado no Command Palette, permitindo pré-visualizar ficheiros e pastas. Há também novas opções de personalização do Command Palette, incluindo imagens de fundo e ajustes de cor, além de uma extensão integrada para Remote Desktop e suporte para motores de pesquisa personalizados.

Originalmente lançado na era do Windows 95, o PowerToys foi recuperado pela Microsoft em 2019 como um conjunto open-source de ferramentas para melhorar o uso do Windows, sendo de instalação fortemente recomendada. A versão 0.97 já está disponível através da Microsoft Store e do GitHub oficial.

Musk e Altman em troca de acusações sobre quem mata mais pessoas

21-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova "peixeirada" entre Elon Musk e Sam Altman, com o primeiro acusar o ChatGPT de matar pessoas, e o segundo a responder que o FSD da Tesla mata mais.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu publicamente a Elon Musk depois deste ter apelado à sua legião de seguidores para não deixarem familiares usar o ChatGPT. O comentário surgiu após uma publicação no X a referir que o ChatGPT está ligado a várias mortes e casos de suicídio.

Mas a acusação não ficou sem resposta, com Altman a acusar Musk de hipocrisia, lembrando que o empresário critica o ChatGPT por ser "perigoso", mas ignora as mortes associadas ao Autopilot da Tesla. O CEO da OpenAI referiu que quase mil milhões de pessoas usam o ChatGPT e que algumas podem estar em estados mentais muito frágeis, reconhecendo que é uma tarefa difícil conseguir manter um equilíbrio, enfrentando acusações permanentes de que, ora o ChatGPT é demasiado restritivo, ora é demasiado permissivo.

Sometimes you complain about ChatGPT being too restrictive, and then in cases like this you claim it's too relaxed. Almost a billion people use it and some of them may be in very fragile mental states. We will continue to do our best to get this right and we feel huge… https://t.co/U6r03nsHzg

— Sam Altman (@sama) January 20, 2026
Altman devolveu o argumento da segurança contra Musk, citando relatos de mais de 50 mortes associadas ao Autopilot e dizendo que a sua própria experiência com o sistema o deixou com dúvidas sobre a sua segurança. O episódio expõe tensões antigas entre os dois, que foram cofundadores da OpenAI, e acontece num contexto em que Musk continua a criticar a empresa enquanto desenvolve o seu próprio chatbot, o Grok, também ele envolto em polémica por permitir despir pessoas e crianças.

A troca de acusações surge num momento de crescente pressão legal e regulatória sobre ambas as empresas. A OpenAI enfrenta vários processos por morte indevida relacionados com alegadas falhas nas salvaguardas de saúde mental, incluindo acções judiciais que apontam para o papel do modelo GPT-4o em suicídios e no reforço de delírios graves. Quanto à Tesla, além dos casos das mortes do FSD, enfrenta também vários processos pelas promessas não cumpridas - que podem ter levado ao fim da venda do modo FSD.

SSD WD_BLACK 2TB a €197

21-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos WD_BLACK SN850X, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes WD_BLACK SN850X 2TB, com velocidades de até 7.3 GB/s em leitura e 6.6 GB/s em escrita.
O WD_BLACK SN850X 2TB está disponível por 197 euros na Amazon Espanha. Também têm disponível a versão de 8 TB se precisarem de mais espaço.

Tendo em conta a recente tendência de aumento de preços, que já fez disparar o preço da memória RAM, teme-se que esse efeito também contagie os SSDs, cujo preço também já começou a aumentar. Como tal, se estiverem a considerar o upgrade, será aconselhável fazerem-no quanto antes, ou correm o risco de ter que aguardar mais um par de anos até que a situação se regularize - ou se arrisquem a pagar muito mais por isso. Daqui por meio ano poderá parecer loucura que se pudesse comprar um SSD de 8TB por menos de mil euros.

Nota quanto ao desempenho, para quem estiver a pensar usar um destes SSDs em motherboards mais antigas: no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google garante Gemini sem publicidade

21-01-2026 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Em posição oposta à da OpenAI com o ChatGPT, a Google assegura que não adicionará publicidade no Gemini.

A Google garantiu que o Gemini não vai ter anúncios, numa altura em que o ChatGPT se prepara para começar a apresentar publicidade no ChatGPT. A decisão contrasta com a estratégia da OpenAI, que já começou a testar publicidade no ChatGPT para utilizadores do plano gratuito e também do plano Go mais económico.

Segundo a Google, não existem planos para incluir anúncios no Gemini neste momento. A confirmação veio do CEO da Google DeepMind, Demis Hassabis, que deixou claro que a empresa não está a trabalhar em publicidade para o chatbot, referindo que o foco atual do Gemini continua a ser a qualidade do produto e a experiência do utilizador, sem interferências comerciais directas. Ainda assim, o CEO da Google DeepMind comentou que achou curioso o facto de o ChatGPT ter optado por adicionar anúncios "tão cedo", sugerindo que essa decisão poderá estar ligada à necessidade de gerar mais receitas.

Dito isso, as palavras de Demis Hassabis não ficaram sem resposta, uma vez que a Google efectivamente já começou a apresentar publicidade nos resumos AI nas pesquisas. Além disso, não fica completamente posta de parte a possibilidade de, no futuro, o mesmo ser feito no Gemini. O que é certo é que, por agora, a Google pode gabar-se do Gemini (ainda) não ter publicidade, quando o ChatGPT já vai começar a ter.

Google explica origem do nome Nano Banana

21-01-2026 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O popular modelo AI Nano Banana de geração de imagens da Google fico com esse nome por puro acidente.

A Google DeepMind explicou a origem de um dos nomes mais improváveis e virais da sua mais recente tecnologia AI: o Nano Banana. Oficialmente conhecido como Gemini 2.5 Flash Image, o modelo destacou-se não só pelas suas capacidades avançadas de edição de imagem, mas também por um nome completamente totalmente fora do padrão habitual neste sector.

Ao contrário do que se poderia pensar, o nome não resultou de uma complexa estratégia de marketing, mas sim por acidente. O nome surgiu às 2h30 da manhã, como um simples nome temporário para o LMArena, uma plataforma pública onde modelos AI são comparados de forma anónima. A responsável foi a gestora de produto Naina Raisinghani, que juntou dois dos seus apelidos informais: "Naina Banana", usado pelos seus amigos, e "Nano", alcunha associada à sua estatura e afinidade com tecnologia.
Apesar de reconhecerem o quão absurdo o nome era, a equipa decidiu mantê-lo. O modelo fazia parte da linha Flash, pensada para ser mais rápida e leve, o que tornava o "Nano" bastante apropriado. Quando o modelo chegou ao público, a combinação entre desempenho impressionante e o nome estranho chamaram imediatamente a atenção da comunidade.

Com a popularidade crescente, a Google optou por manter o nome em vez de o abandonar. A marca passou a integrar referências visuais à banana nas interfaces e até em merchandising interno. Agora, com o lançamento do Gemini 3 Pro Image, o nome evoluiu oficialmente para Nano Banana Pro, confirmando que aquela decisão improvisada durante a madrugada acabou por se tornar uma identidade permanente.

Nova Launcher começa a apresentar publicidade

21-01-2026 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Nova Launcher cumpre com o que se temia, começando a apresentar publicidade nos smartphones Android.

Aquilo que já se temia desde que o Nova Launcher perdeu o seu criador original e passou para as mãos de uma empresa, concretizou-se. O Nova Launcher voltou a mudar de dono, para a empresa sueca Instabridge, mas o ponto problemático é que já começou a apresentar publicidade.

A Instabridge diz que não quer reinventar o Nova Launcher de um dia para o outro, mas admite que precisa de um modelo de negócio sustentável. Entre as opções em cima da mesa estão planos pagos e publicidade na versão gratuita, com a promessa de que o Nova Prime continuará sem anúncios. O problema é que, apesar de a empresa falar disso como sendo planos futuros, alguns utilizadores já começaram a ver publicidade nos seus smartphones.
A versão mais recente, a 8.2.4, inclui código associado a Facebook Ads e Google AdMob, além dos sistemas de analytics já presentes desde que o launcher estava nas mãos da Branch Metrics. Vários utilizadores relataram publicidade tanto no home screen como no app drawer, levantando grandes preocupações. A Instabridge garante que a recolha de dados será mínima e que não vende dados pessoais, mas neste momento parece pouco provável que consigam manter os utilizadores que ainda se mantinham com este launcher.

Para quem ainda usa o Nova Launcher, as opções agora são simples: aceitar as actualizações e o risco de mais anúncios e tracking; ficar numa versão anterior e desligar as actualizações automáticas; ou mudar para o launcher do sistema ou outro launcher alternativo. E com isto, a era do Nova Launcher como launcher de referência para quem queria personalizar o seu Android, chega ao fim.

ChatGPT ganha detecção de idade para "proteger" menores

21-01-2026 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT está a receber um novo sistema que tenta detectar a idade dos utilizadores para proteger os mais jovens de conteúdos impróprios.

A OpenAI começou a implementar um novo sistema de detecção de idade no ChatGPT, com a justificação de que quer aumentar a protecção de utilizadores mais jovens. A funcionalidade tenta identificar contas que possam pertencer a menores e aplica restrições adicionais aos conteúdos.

Esta decisão surge num contexto de críticas crescentes sobre o impacto da AI em crianças e adolescentes. Nos últimos anos, a OpenAI tem sido alvo de controvérsia devido a casos associados a interações problemáticas com jovens, bem como falhas anteriores que permitiram ao ChatGPT abordar temas sexuais com utilizadores menores de idade. Segundo a empresa, o novo sistema recorre a AI que analisa "sinais comportamentais e ao nível da conta", como a idade indicada pelo utilizador, o tempo de existência da conta e os horários habituais de utilização.

Sempre que uma conta é identificada como pertencendo a um menor de 18 anos, os filtros de conteúdo já existentes passam a ser aplicados de forma automática, afectando coisas como:
  • Violência gráfica ou conteúdo gore
  • Desafios virais que possam incentivar comportamentos de risco ou nocivos em menores
  • Role play de cariz sexual, romântico ou violento
  • Representações de autolesão
  • Conteúdo que promove padrões de beleza extremos, dietas não saudáveis ou ridicularização do corpo
Admitindo desde já que irão ocorrer erros neste sistema, caso um utilizador adulto seja incorretamente classificado como menor, existe a possibilidade de confirmar a idade através do envio de uma selfie para a Persona, a parceira da empresa responsável pela verificação de identidade - faltando saber como é que isso irá ser feito na Europa, onde o sistema só entrará em funcionamento daqui por mais algumas semanas.

Adicionalmente, tendo em conta que hoje em dia facilmente se podem criar rostos AI (ou usar fotos do rosto de um qualquer adulto), pode assumir-se desde já que qualquer utilizador menor que queira fazer-se passar por maior de idade continuará a conseguir fazê-lo.

Tesla Model Y Standard faz mais de 430 km em auto-estrada

21-01-2026 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um teste de autonomia em auto-estrada revela que o Tesla Model Y Standard é bastante eficiente, circulando por mais de 430 km.

O Tesla Model Y Standard pode ser a versão mais básica do SUV da Tesla, mas testes em condições reais mostram que é também um dos veículos mais eficientes no mercado. Num teste em autoestrada a uma velocidade constante de 113 km/h, o Model Y Standard percorreu 431 km antes de deixar de conseguir manter ritmo de via rápida, somando ainda mais 29 km a velocidade reduzida. Apesar de ficar abaixo da autonomia oficial (534 km)), é um resultado bastante bom para viagens a velocidades de autoestrada e mostra que o carro é adequado para viagens longas - registando um consumo médio de 15 kWh/100km.

Em utilização mais urbana, os resultados são ainda melhores. Outro teste com maior componente de condução citadina revelou uma autonomia de 542 km, validando a estimativa oficial. A condução em para-arranca favorece os carros eléctricos, e o Model Y tira bom partido disso.


Claro que também é possível prolongar significativamente a autonomia em viagem. Bastará que, em vez de se fazer a viagem a 113 km/h se tenha a paciência para reduzir a velocidade para algo como os 60 km/h, o que permite reduzir os consumos para cerca de 10 kWh/100 km, com as consequentes vantagens a nível de autonomia.

De qualquer forma, embora seja legalmente permitido circular a 60 km/h em auto-estrada, isso acaba por não ser aconselhável. Talvez no futuro possa haver uma "faixa verde" à direita, dedicada aos veículos que quiserem circular a uma velocidade fixa reduzida para maior eficiência nos consumos - ou então, acreditando nos sistemas de condução autónoma, isso se torne irrelevante, e passe a ser obrigatório deixar que o carro conduza em modo automático quando entra numa auto-estrada, ficando o assunto resolvido.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €40

21-01-2026 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 40 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xbox Cloud Gaming prepara plano gratuito com publicidade

21-01-2026 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Em breve será possível jogar jogos Xbox Cloud Gaming de forma gratuita, graças a um novo plano com publicidade.

A Microsoft está a preparar o lançamento de um plano gratuito com publicidade para o Xbox Cloud Gaming, e já começaram a surgir sinais disso. Alguns utilizadores levaram com uma mensagem a referir "1 hora de tempo de jogo com anúncios por sessão", indicando que a empresa está a preparar esta nova opção.

Segundo os rumores, este plano gratuito deverá ser lançado ainda este ano, indo ao encontro das intenções da Microsoft de tornar o cloud gaming mais acessível. O Xbox Cloud Gaming tem sido expandido a cada vez mais dispositivos, sob o mote de que "tudo é uma Xbox".
A ideia não é propriamente nova. O GeForce Now, da Nvidia, já disponibiliza um plano com publicidade que permite jogar durante uma hora por sessão, pelo que a MS estaria apenas a seguir o exemplo.

Para os jogadores, esta novidade pode ser muito apelativa. Um plano gratuito permitirá experimentar jogos modernos sem necessidade de investir num PC (algo cada vez mais difícil com os preços elevados da memória, GPUs, e SSDs), ou sequer comprar uma consola. Além do mais, pode fazer com que alguns desses utilizadores gratuitos acabem por subscrever um dos planos pagos - sendo certo e sabido que as empresas preferem imensamente uma subscrição do que uma compra única de uma consola ou um jogo ocasional.

iPhone 18 Pro deverá manter Dynamic Island central

21-01-2026 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O futuro iPhone 18 Pro deverá manter o recorte da Dynamic Island central, mas com tamanho reduzido face à geração iPhone 17 Pro.

Depois de rumores terem indicado que o iPhone 18 Pro passaria a adoptar um sistema Face ID "invisível" sob o ecrã, deixando apenas um furo para a câmara frontal no topo superior esquerdo do ecrã, parece que finalmente as coisas ficaram esclarecidas. Esta informação aparentemente deveu-se a uma má interpretação de um leaker chinês, que baralhou o iluminador IR usado pelo Face ID com uma câmara.

De acordo com a informação corrigida, a Apple não irá eliminar a Dynamic Island, mas sim reduzi-la. Apenas uma parte do sistema Face ID - o iluminador IR - passará para baixo do ecrã, posicionado no canto esquerdo, enquanto o resto do sistema e a câmara frontal continuarão visíveis numa Dynamic Island, mais pequena e centrada. Esta abordagem vai ao encontro ao que outros analistas têm dito nos últimos anos, quanto à transição gradual do Face ID para debaixo do ecrã.
Esta é uma opção bastante mais realista face à teoria de que a câmara frontal passaria para o canto do ecrã, e acaba também por ser mais cautelosa, dando tempo e experiência à Apple para se preparar para passar mais elementos para trás do ecrã.

Resta agora saber se essa aprendizagem será feita a tempo de poder lançar o aguardado iPhone "XX" do 20º aniversário com um ecrã total, como tem sido indicado por vários rumores. De notar que já há fabricantes que têm lançado smartphones com câmaras invisíveis sob a câmara, mas com efeito negativo na qualidade de imagem da câmara frontal - algo que a Apple certamente não estará disposta a fazer. Mas, com as capacidades "mágicas" da tecnologia AI, não será improvável que, até lá, a Apple arranje forma de disfarçar essa perda de qualidade - até porque, para muitos utilizadores, a preferência poderá ir para ter um ecrã completo sem recortes, em vez de ter uma câmara frontal que podem até nem usar regularmente.

Filmes, séries, discos, canções e concertos: os melhores de 2025

20-01-2026 | 21:12 | Gonçalo Sá

No Other.jpg

Sim, 2025 já se despediu há quase um mês, mas o prazo para (re)descobertas da sua colheita não tem fim à vista. Por isso, as escolhas abaixo serão sempre tão subjectivas como limitadas pela capacidade de atenção ao que o ano passado foi oferecendo em várias áreas. E parece ser cada vez mais difícil estar sintonizado com boa parte (tudo seria sempre impossível) do que chega aos ecrãs e palcos ou se ouve nos discos (seja qual for o formato). De estreias de cinema que mal aquecem as salas antes de desaparecerem às novidades que se atropelam nas séries, juntando ainda um caldeirão musical ampliado pelo streaming, há sempre muito a descobrir. Mas nem sempre o tempo devido para o digerir. Mais um motivo para revisitar, juntar e recomendar o que valeu mesmo a pena, portanto. 

15 LONGAS-METRAGENS

Vermiglio.jpg

"A Complete Unknown", James Mangold
"A História de Souleymane", Boris Lojkine
"A Uma Terra Desconhecida", Mahdi Fleifel
"Ainda Estou Aqui", Walter Salles
"Cutting Through Rocks", Sara Khaki e Mohammadreza Eyni (MDOC)
"Enzo", Laurent Cantet e Robin Campillo (Festa do Cinema Francês)
"Familia", Francesco Costabile (Festa do Cinema Italiano)
"Molt Lluny", Gerard Oms (Queer Porto)
"No Other Land", Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor
"O Agente Secreto", Kleber Mendonça Filho
"Plainclothes", Carmen Emmi (Queer Lisboa)
"Superman", James Gunn
"Três Amigas", Emmanuel Mouret
"Um Ladrão no Telhado", Derek Cianfrance
"Vermiglio", Maura Delpero

5 CURTAS-METRAGENS

Casi Septiembre.jpg

"Birthdays", Adrian Jalily (Queer Lisboa)
"Casi Septiembre", Lucía G. Romero (Queer Lisboa)
"Oceania", Valentin Noujaïm (Queer Lisboa)
"Tigre Es Yaguarete (Tiger is Yaguareté)", Colectivo Left Hand Rotation (CineEco)
"Water Will Be Here Tomorrow", Lesia Bakalets (CineEco)

3 LONGAS-METRAGENS PORTUGUESAS

A Vida Luminosa.jpeg

"A Vida Luminosa", João Rosas
"Lavagante", Mário Barroso
"On Falling", Laura Carreira

3 CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS

"Quem Se Move", Stephanie Ricci (Queer Porto)
"Tapete Voador", Justin Amorim (Queer Porto)
"That's How I Love You", Mário Macedo (CineEco)

15 SÉRIES

This Is Going to Hurt.jpg

"A Verdade Oculta" T1 (Disney+)
"Common Side Effects" T1 (HBO Max)
"Demolidor: Nascer de Novo" T1 (Disney+)
"Invencível" T3 (Prime Video)
"Isto Vai Doer" Minissérie (RTP2/RTP Play)
"Murderbot" T1 (Apple TV+)
"O Monstro em Mim" Minissérie (Netflix)
"O Teu Amigo da Vizinhança Homem-Aranha" T1 (Disney+)
"Overcompensating" T1 (Prime Video)
"Task" T1 (HBO Max)
"Terra de Bandidos" T1 (SkyShowtime)
"The Mighty Nein" T1 (Prime Video)
"The Pitt" T1 (HBO Max)
"The Studio" T1 (Apple TV+)
"Your Friends & Neighbors" T1 (Apple TV+)

Série portuguesa: "Porta Premium" Minissérie (RTP Play)

10 ÁLBUNS

Just Mustard.jpg

"Abyss", Anika
"Addison", Addison Rae
"BRONTO", The Hidden Cameras
"DÍA", Ela Minus
"Kintsugi", Fragrance
"Louder, Please", Rose Gray
"Manual for Dying", Patriarchy
"NEVER ENOUGH", Turnstile
"Poèmes Pulvérisés", Léonie Pernet
"We Were Just Here", Just Mustard

10 EPs

Automelodi.jpg

"Amour Armour", TATYANA
"Batakari", Ata Kak
"Cavallo", Automelodi
"Dancing Shoes", Nilüfer Yanya
"No Separation", MSPAINT
"Shades of Meridian", Èbony
"Someone Else Is Calling", Hercules & Love Affair
"Trouble", Nuovo Testamento
"Undefeated", Sandhouse
"Upper Magazine", Sex Week

5 ÁLBUNS PORTUGUESES

marquise.jpg

"Alegria Terminal", Vaiapraia
"Arca", Três Tristes Tigres
"Best Behavior", Them Flying Monkeys
"Ela Caiu", Marquise
"Ferry Gold", A garota não

20 CANÇÕES INTERNACIONAIS

Patriarchy.jpg

"Abracadabra", Lady Gaga
"Breathe", Kae Tempest
"Coat", Sex Week
"Code Alpha", Fragrance
"Dream On", Nuovo Testamento
"Ecstasy in Space", Blue Foundation
"ENDLESS DEATHLESS", Just Mustard
"Enlightenment (Main Title Theme) - from 'The White Lotus: Season 3'", Cristobal Tapia De Veer
"Falter", Acopia
"Frequency (Joe Goddard & Al Doyle Remix)", Lou Hayter
"Have We Met (The Void)", Garbage
"Headphones On", Addison Rae
"I Want You (Fever)", Momma
"Imagined Order", Echo Instinct (The KVB)
"Kingdom Undersea", Ladytron
"Lonely Town", Steve Queralt feat. Emma Anderson
"Love Who You Love", Romy
"My Melody", TEED
"NEVER ENOUGH", Turnstile
"Victim of God", Patriarchy

Mais? É seguir por aqui:

15 CANÇÕES PORTUGUESAS

A garota não.JPG

"333", Malaboos
"20 .20 . Um dia como tantos outros", Noiserv feat. A garota não
"Água", Três Tristes Tigres
"Ai Senhor!", Xico Gaiato
"Andava eu...", Rodrigo Leão feat. Francisco Palma
"Correr Atrás do Vento", Afonso Rodrigues
"Este país não é para mães", A garota não
"Estrela Superstar", Girls 96
"Eu Quero Eu Vou", Vaiapraia
"Everybody Everything", Them Flying Monkeys
"Gratidão", Luta Livre
"lugar.", redoma
"O Que Esta Gente Quer", Cara de Espelho
"Ofélia", Marquise
"Tigre da Serra", Expresso Transatlântico

Mais escolhas da prata da casa: 

10 CONCERTOS

Letrux.png

Arab Strap no Lisboa ao Vivo
Franz Ferdinand na Aula Magna
Kylie Minogue na MEO Arena
Lena d'Água no Festival Músicas do Mundo, Sines
Letrux na Casa Capitão
MESA no Lux
Mokoomba no Festival Músicas do Mundo, Sines
Pet Shop Boys no MEO Kalorama
Scissor Sisters no MEO Kalorama
Sami Galbi no Festival Músicas do Mundo, Sines

Android prepara sideloading com "fricção elevada"

20-01-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google continua a tentar ajustar o novo sistema de sideloading, procurando um equilíbrio entre o direito legítimo e o uso abusivo para fins indesejados.

A Google está a preparar mudanças na forma como permite a instalação de apps fora da Play Store no Android - descrevendo o novo processo como sendo de "elevada fricção". A ideia não é bloquear o sideloading, mas obrigar os utilizadores a parar e pensar antes de instalarem apps não verificadas.

O ano passado, a Google anunciou que as apps instaladas directamente passariam a exigir verificação do programador como medida de segurança. Após críticas de que estava a fechar a plataforma ao estilo do iOS, a empresa recuou parcialmente e confirmou a existência de uma opção destinada a "utilizadores experientes", que permitirá instalar apps sem verificação. Agora, começaram a surgir indicações na Google Play Store que mostram a preparação para este novo sistema. As mensagens de aviso alertam claramente para os riscos associados a apps não verificadas, incluindo possíveis ameaças aos dados e ao dispositivo, e indicam que o processo poderá exigir mais passos do que os que são necessários actualmente.

Segundo a Google, isto não é uma limitação, mas sim uma "camada de responsabilidade". Ao tornar o processo mais incómodo, a empresa pretende reduzir as probabilidades para que os utilizadores sejam enganados ou pressionados a instalar apps maliciosas por esquemas fraudulentos. Para os utilizadores avançados, o importante é que continue a existir uma forma de instalar qualquer app que se queira, directamente a partir do smartphone sem necessidade de recorrer a um computador adicional - e não me parece que a existência de mais ecrãs de aviso seja problemática, desde que essa capacidade seja mantida.

Amazon termina "mistura" de stocks em Março

20-01-2026 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Amazon anunciou que irá deixar de fazer partilha/mistura de stock no final de Março de 2026.

Dando maior descanso e confiança aos vendedores e compradores, a Amazon anunciou que irá deixar de praticar a "mistura" de produtos em stock a partir de 31 de Março de 2026.

Este sistema era usado para acelerar as entregas, tratando todos os produtos com o mesmo código como sendo iguais. Como tal, o produto X comprado a um certo vendedor na Amazon, podia na verdade ter como origem o stock de outro vendedor que tivesse o mesmo produto num armazém da Amazon mais próximo do destino. Num mundo ideal, seria um sistema prático e eficaz; mas no nosso mundo real, isso podia resultar em problemas complicados. Por exemplo, um produto comprado a um vendedor com boa reputação podia ser substituído por um produto usado, ou até contrafeito, disponibilizado por outro vendedor - gerando grande confusão, tanto para o comprador como para o vendedor original.
Estes cenários parecem ter atingido um ponto em que a Amazon decidiu cortar o mal pela raiz, fazendo com que os produtos entregues sejam efectivamente aqueles que são fornecidos pelos respectivos vendores, evitando qualquer risco deste sistema de partilha de stocks.

A justificação oficial da Amazon é a de que, agora, a maioria dos vendedores mantêm um nível de stock junto dos seus clientes, permitindo que as entregas possam ser feitas rapidamente sem necessidade de usar este método.

Earphones CMF by Nothing Buds Pro 2 a €49

20-01-2026 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes CMF Buds Pro 2.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes CMF by Nothing Buds Pro 2 têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IP55 contra água e pó, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 43 horas.
Os CMF by Nothing Buds Pro 2 estão disponíveis por 49 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, LDAC oara música com a máxima qualidade, e o cada vez mais indispensável modo de cancelamento de ruído, perfeito para quem procura a máxima concentração livre do barulho ambiente. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados - a que se junta um original e prático botão rotativo para ajustes rápidos. Desta forma, a sua autonomia de 11 horas pode ser expandida até um total de 43 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5; nem de lidar com atraso do som nos jogos graças a um modo especial de baixa latência.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

|