PlanetGeek

Portugal com novo recorde de electricidade a preço negativo

14-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apenas dez dias após se ter tido electricidade a preço negativo em Portugal, temos novo recorde com preço ainda mais reduzido.

No início de Abril tivemos a boa notícia de, pela primeira vez, se ter tido electricidade a preço negativo no nosso país. O valor era meramente simbólico, cifrando-se num timído cêntimo negativo, mas que parece ter aberto as portas para valores mais substanciais.

Desta vez, temos electricidade a preço de -0.63 euros por MWh, que apesar de ficar aquém do preço de -1 euro conseguido em Espanha, não deixa de ser um excelente indicador para o futuro.

Bom dia, #energia ⚡️ O #Mibel terá este domingo novos recordes de preços negativos de #eletricidade no mercado diário:

🇪🇸 -€1,01 por MWh
🇵🇹 -€0,6 por MWh

Apesar da fraca produção #eólica 💨, a forte produção #solar ☀️ e a importação de 🇫🇷 contribuirão para estes mínimos ⚡️ pic.twitter.com/ItojJMQ78D

— Miguel Prado (@mpradoexpresso) April 13, 2024
Com o mercado de energia a ser cada vez mais dinâmico, resta esperar que os fornecedores de energia também se consigam ajustar de modo a fazer chegar o verdadeiro custo da energia aos consumidores - sabendo-se que, de qualquer forma, já asseguram o seu rendimento fixo por conta das "potências contratadas", e taxas de acesso, e todos os demais elementos que integram a conta da "electricidade" ao final do mês.

Coincidência ou não, a EDP Comercial tem estado a informar os clientes de que irá baixar em 10% a componente "Energia e Estrutura Comercial" a partir de 1 de Junho. Medida que provavelmente mais se deverá ao número de clientes que se tem mudado para outros operadores.

Rede Mobi.E com 447 mil carregamentos em Março

14-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos eléctricos na rede Mobi.E continua a bater recordes, atingindo os 447 mil carregamentos em Março.

No mês de Março, foram registados cerca de 447 mil carregamentos, o que representa uma subida de 68% face ao mesmo mês de 2023. Ao nível dos consumos de energia, estes foram superiores a 9 milhões kWh, um aumento de 90% em comparação com o período homólogo.
  • No primeiro trimestre realizaram-se, no total, cerca de 1,2 milhões de carregamentos na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 66% face ao primeiro trimestre do ano passado.
  • Foram consumidos cerca de 25 milhões kWh de energia, mais 88% do que no mesmo período de 2023.
O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas eléctricas. Em março, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.630 postos, o que equivale a cerca de 8.200 pontos de carregamento de acesso público.

Outro dado relevante é a potência da rede, actualmente superior a 254.667 kW, 8% acima do objectivo proposto no regulamento europeu "Alternative Fuel Infrastructure” Regulation" (AFIR). No final de Março, 1.695 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede.

Ao longo do primeiro trimestre do ano, cerca de 114.000 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representa um crescimento de cerca de 70% face ao período homólogo. Em média, neste primeiro trimestre, cada utilizador efectuou 11 carregamentos na rede Mobi.E.

Existem atualmente 71 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 96 tomadas, em média.

[Pela Estrada Fora]

Novo Dacia Spring começa nos 16.900 euros

14-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Dacia Spring é um dos mais económicos automóveis eléctricos disponíveis no mercado e recebe agora uma actualização, mantendo um preço base abaixo dos 17 mil euros.

O terceiro automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, na Europa, o Spring está a ser um símbolo da democratização da mobilidade eléctrica. Em Portugal, em 2023, o Spring foi o 4º automóvel eléctrico mais vendido no país e o 1º a clientes particulares pelo segundo ano consecutivo. Desde o lançamento, em 2021, o Spring já vendeu mais de 140.000 unidades em toda a Europa. Em 2023, as vendas globais dispararam para um recorde de 61.803 unidades, um aumento de 26,4% em relação a 2022. O novo Spring apresenta o mais recente design Dacia, visto pela primeira vez na nova geração do Duster. O estilo robusto e assertivo reforça ainda mais a atractividade do Spring. O impacto desta transformação é visível tanto no interior, que foi completamente redesenhado, como no exterior, onde o tejadilho é a única parte da carroçaria que se mantém do modelo anterior.

Equipamento de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades (por exemplo, navegação) através do seu smartphone, com uma ergonomia concebida para ser utilizada durante a condução.

O sistema Media Nav Live – de série na versão Extreme e opcional na Expression – dispõe de um grande ecrã táctil central de 10 polegadas que incorpora uma navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus actualizados. Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlay e do Android Auto. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.

Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do Novo Spring para cumprir as mais recentes normas de segurança europeias GSR II: sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com detecção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Para facilitar a vida aos condutores, a Dacia incluiu o elegante botão “My Safety” para um acesso rápido às suas definições ADAS preferidas.
O motor eléctrico de 65 CV está agora disponível a partir do nível de equipamento Expression. Este motor de 65 CV / 48 kW proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Está disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme do Novo Spring. Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos. Está disponível no nível de equipamento Essential do Novo Spring.

As encomendas do Novo Spring abrem no segundo trimestre, em Portugal, estando as primeiras entregas previstas para o último trimestre de 2024. Os preços começam nos 16.900 euros para a versão Essential com motor de 45 CV, com a versão Expression com motor de 65 CV a custar 18.900 euros e a versão Extreme, também com o motor de 65 CV, a custar 19.900 euros.

[Pela Estrada Fora]

Reino Unido enfrenta vaga de selos falsos nos correios

13-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Reino Unido mudou para selos dos correios com códigos digitais, mas isso não tem conseguido evitar uma vaga de selos falsos no território.

O ano passado o Royal Mail fez a transição dos selos de correio tradicionais para uma nova versão com códigos digitais datamatrix que prometiam maior segurança. Apesar das preocupações destes selos poderem ser usados para fazer invadir a privacidade dos cidadãos, descobre-se agora que também nada consegue fazer para evitar a proliferação de selos falsos.

Muitos cidadãos britânicos estão a ser surpreendidos com a devolução da sua correspondência com a aplicação de uma multa de £5 por estarem a usar selos falsos, que consideram totalmente incompreensível por dizerem que compraram os selos legítimos em lojas dos correios.
Apesar dos correios britânicos admitirem que por vezes se tratam de falsos casos de detecção de selos falsos (culpando as máquinas por serem demasiado sensíveis), aparentemente também terão descoberto empresas chinesas que dizem poder fornecer um milhão de selos britânicos por semana a preço substancialmente inferior ao oficial. Uma operação de falsificação em grande escala que está a ser equiparada a um acto de guerra económica, equivalente à impressão de dinheiro falso.

E com tudo isto, as culpas vão sendo atiradas de um lado para o outro. A China diz que as acusações são totalmente infundadas e que os correios britânicos deveriam investigar os seus próprios fornecedores; os correios acusam os serviços alfandegários por não detectarem e impedirem a entrada de selos falsos no país; e os postos de correio que venderam selos falsos dizem que só venderam selos que fornam fornecidos directamente pelo Royal Mail.

Quase parece um sketch dos Monty Python, mas na vida real.

Mini portátil em baú de madeira com Raspberry Pi

13-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como criar um mini-portátil com um Raspberry Pi num formato pouco convencional.

Quem procurar um computador que possa passar despercebido numa casa com decoração mais tradicional vai adorar este projecto. Recorrendo a um confiável Raspberry Pi, um touchscreen de 4" e um mini-teclado, podemos criar um portátil que fica perfeitamente camuflado numa pequena caixa de madeira.

Na parte electrónica não existem dificuldades, recorrendo-se a um UPS Hat com bateria de 2200 mAh que simplifica todo o processo de manter o Raspberry Pi em funcionamento sem necessitar estar permanentemente ligado por cabo a uma fonte de alimentação, e um pequeno mini-teclado Bluetooth que neste caso se mantém ligado via USB ao Raspberry Pi para evitar a necessidade de o recarregar de forma separada.

Por isso, a maior parte do trabalho recai sobre a parte de criar o pequeno baú de madeira e de lhe dar os acabamentos adequados.


Tablet Teclast M50HD a €109

13-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 109.49 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 18 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

MS testa publicidade no Start Menu do Windows 11

13-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft volta a aplicar publicidade no Windows, desta vez no Start Menu do Windows 11.

Por agora ainda em testes na versão beta do Windows para Windows Insiders, a MS está a fazer no Windows 11 o mesmo que já fez no Windows 10, começando a apresentar "sugestões" de apps - leia-se: publicidade - na secção de recomendações do Star Menu.

A forma como isso é feito pode ser criticada, já que se por um lado não parece demasiado "incomodativa", por outro lado fica melhor disfarçada e pode levar a que os utilizadores cliquem nela de forma acidental. A secção das recomendações é habitualmente reservada para sugerir documentos ou apps a que os utilizadores queiram aceder.
Pelo menos por agora, a MS disponibiliza uma opção que permite desactivar esta publicidade: Settings > Personalization > Start > "Show recommendations for tips, app promotions, and more" - mas teremos que esperar para ver se a opção será disponibilizada quando a publicidade for lançada para as versões públicas do Windows 11.

Mesmo que a opção se mantenha, podemos contar com que a opção de apresentar publicidade seja activada automaticamente, dando aos utilizadores o trabalho de as desactivar (quando dela se aperceberem e descobrirem como as desligar).

Tendo em conta que o Windows é um sistema operativo pago, é bastante desolador ver a MS a insistir neste tipo de coisas. Se querem apresentar publicidade, ao menos que disponibilizem o Windows gratuitamente para os utilizadores domésticos.

Tesla reduz mensalidade FSD para metade

13-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla continua a promover o seu modo FSD, agora com a redução da mensalidade para metade no modo de subscrição.

Há anos que a Tesla vende a ideia de que o seu modo FSD (Full Self Driving) é a grande mais valia nos seus automóveis - em tempos prometendo que os carros poderiam funcionar como "táxis autónomos" enquanto os donos não precisassem deles, fazendo com que os automóveis ganhassem dinheiro e se pagassem a eles próprios (algo que nunca se concretizou na realidade). Com a mudança do sistema FSD para um baseado em AI, a Tesla parece achar que está finalmente pronta para lançar a funcionalidade FSD.

Nas últimas semanas temos visto nos EUA coisas como a "obrigatoriedade" de se demonstrar o modo FSD a novos compradores de Teslas, e oferta de um mês de FSD gratuito. E a isso junta-se agora a redução substancial do custo do acesso ao modo FSD no modo de subscrição, que custava $199 por mês e passa agora a custar $99 - sendo também visível a nova designação mais realista de "FSD Supervised" que indica que o condutor terá que se manter atento constantemente.

You can now subscribe to FSD (Supervised) for $99/month in the UShttps://t.co/0IwC9GC0aF

Upgrades > Software Upgrades > Subscribe

— Tesla (@Tesla) April 12, 2024
Nos EUA a opção FSD custa 12 mil dólares, pelo que a nova mensalidade se torna bastante mais apelativa para quem quiser usar o modo FSD apenas durante períodos ocasionais (esta mensalidade permite usar o FSD mensalmente durante dez anos até que se atinja o custo do FSD pago de uma vez - mas ficando sujeita à variação do custo da mensalidade).

Vídeos do modo FSD v12 mostram que o sistema é realmente impressionante, mas o grande problema com isto (e outros sistemas idênticos) é que continua a ser extremamente preocupante que o carro consiga conduzir perfeitamente durante 99.9% do tempo, mas depois exista 0.1% de probabilidade de poder causar um acidente caso o condutor não esteja atento e pronto para assumir o controlo imediatamente, potencialmente sem que sequer seja dado qualquer pré-aviso.

Hyundai Ioniq 5 Robotaxi passa exame de condução

13-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai lançou um vídeo que mostra o robotáxi IONIQ 5 a concluir com êxito um processo semelhante a um exame de condução nos EUA de forma autónoma.

Criado para ilustrar a segurança e a confiança da tecnologia de condução autónoma do robotáxi IONIQ 5, o vídeo apresenta o robotáxi IONIQ 5 a completar uma série de testes de condução semelhantes aos efectuados pelo público em geral, incluindo condução em estrada em Las Vegas, EUA, dando mostras de um excepcional desempenho. Este feito sublinha as capacidades do robotáxi IONIQ 5, assim como a sua tecnologia de veículo autónomo, destacando o seu potencial para, de forma segura, proporcionar liberdade de mobilidade para todos.

No exame de condução, levado a cabo por uma experiente examinadora profissional, o robotáxi IONIQ 5 distinguiu-se, impressionando pelo seu controlo da velocidade, pelas suas mudanças de faixa e pelas manobras realizadas, pela sua capacidade para parar com precisão num sinal de “STOP”, para realizar viragens à esquerda, e pelo seu tempo de reacção perante os obstáculos com que que se deparava.

O robotáxi IONIQ 5 é a materialização das tecnologias transformadoras da mobilidade reunidas num único veículo. Significa a extensa colaboração entre o Hyundai Motor Group e a criadora de tecnologia de condução autónoma Motional, que abrange anos de desenvolvimento, e testes rigorosos, de plataformas automóveis avançadas e de tecnologia de condução autónoma. O robotáxi IONIQ 5 consegue um desempenho consistente em termos de condução em variados ambientes de condução, graças ao seu conjunto de sensores avançados, que combinam LiDAR, radar e câmaras.


[Pela Estrada Fora]

Novo Renault Captur chega a Portugal este ano

13-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Renault Captur fica disponível na segunda metade do ano, e chega com sistema de condução autónoma de nível 2.

O Novo Renault Captur é o “automóvel para ser vivido” do segmento B. É versátil e polivalente, simultaneamente compacto no exterior (4,23 m) e espaçoso no interior, modular para se adaptar às diferentes utilizações dos clientes, igualmente à vontade na cidade ou fora dela.

A sua posição de condução elevada é apreciada pelos clientes, permitindo um acesso fácil ao automóvel e uma boa visibilidade da estrada. Todas estas qualidades explicam o sucesso de um automóvel que, desde que foi lançado há dez anos, já vendeu mais de dois milhões de unidades, em 90 países do mundo.

O Novo Renault Captur continuará a ser a referência dos SUV urbanos, um mercado que representa metade das vendas do segmento B e 30% do mercado total europeu. O Novo Captur mantém a versatilidade, a carroçaria bicolor e o generoso espaço interior, bem como uma gama de equipamentos engenhosos e de alta tecnologia. Para além destas qualidades, que já fazem parte do seu ADN, a nova geração do Captur ganha uma série de novas funcionalidades.
Mais expressivo por dentro e por fora, com o novo nível de equipamento Esprit Alpine, o estilo do Novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo. O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos. Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B. A arquitectura electrónica, inteiramente nova, eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida predictiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
Em Portugal, o Novo Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv. Para um maior prazer e uma condução ainda mais dinâmica, a transmissão foi revista e a direcção assistida recalibrada. Consoante a versão, o sistema Extended Grip optimiza a tracção em todas as condições de condução.

Fabricado em Valladolid, Espanha, o Novo Renault Captur estará disponível, em Portugal, no segundo semestre de 2024.

[Pela Estrada Fora]

Chave com password esquecida tem €460M em Bitcoin

12-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma chave IronKey S200 guarda 7002 bitcoins, mas o seu dono não se lembra da password.

Não faltam relatos de casos desesperados em maior ou menor grau, de pessoas que perderam ou deitaram fora bitcoins que, na altura, não tinham qualquer valor significativo, mas que actualmente podiam valer milhares ou até milhões de euros. Em 2017 falamos do caso de um britânico que estava disposto a vasculhar um aterro depois de ter atirado um disco para o lixo; e agora temos um caso idêntico, mas de solução potencialmente bastante mais simples.

Desta vez não há o problema de não saber onde está o item. O seu dono sabe exactamente onde se encontra a sua IronKey S200, uma carteira em hardware, encriptada que guarda 7002 bitcoins que recebeu em 2011 por um trabalho que fez, numa altura em que cada bitcoin valia menos de um euro. O problema é que ao longo dos anos acabou por perder dois backups que tinha, e também se esqueceu da password que tinha utilizado - fazendo com que agora esteja impossibilitado de aceder às bitcoins que valem mais de 460 milhões de euros (nos últimos dias cada bitcoin atingiu um valor de mais de 66 mil euros).
Curiosamente, desta vez o problema poderá ser de simples resolução, com uma equipa a assegurar que criou um método 100% eficaz de crackar a chave e recuperar as bitcoins. Mas o indivíduo em causa diz já ter contratado o serviço de duas equipas e não está disposto a negociar com uma terceira - uma posição que também poderá ser ajudada pelo facto de aparentemente ser multimilionário por conta das criptomoedas.

Talvez se / quando o valor da sua carteira esquecida atingir os mil milhões de dólares ele se sinta mais motivado a recuperá-las. :)

AI gera videoclip a partir uma só imagem e música

12-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O modelo AI EMO da Alibaba é capaz de criar vídeos impressionantes a partir de uma única imagem.

Com o Udio podemos criar músicas AI dando uma descrição. Agora, imagine-se as potencialidades quando combinado com outros modelos AI capazes de criar vídeos realistas de alguém a cantar, com base numa única foto do seu rosto.

É isso que se pode ver no vídeo que se segue, com as partes mais impressionantes a nem serem as expressões feitas enquanto está a cantar, mas sim os movimentos feitos durante as pausas.

This still blows my mind. Look at what she does when there are no lyrics playing.

Now that AI music is almost indistinguishable from real music, what do you think future music videos might look like? pic.twitter.com/RbYpw94ELI

— Halim Alrasihi (@HalimAlrasihi) April 9, 2024
Imagine-se isto extrapolado para uma altura em que este tipo de processamento possa ser feito em tempo real e aplicado na representação dos assistentes AI - para não falar da aplicação em filmes e jogos.

Notícias do dia

12-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Udio gera músicas via AI; X remove opção de esconder "visto azul" dos utilizadores Premium; Google vai encerrar serviço de VPN; WebKit e Safari ficam mais rápidos; bug na Play Store remove "My Apps" dos atalhos; e Microsoft deixou passwords expostas na internet por mais um mês após ter sido notificada.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

China vai remover chips estrangeiros das suas redes

Replicando o que tem sido feito pelos EUA e outros países ocidentais, que boicotaram produtos de empresas chinesas nas redes de telecomunicações, também a China responde na mesma moeda com uma medida que visa remover todos os chips estrangeiros das suas redes até 2027. Uma medida que irá prejudicar empresas como a Intel e AMD.

É bastante desolador que, numa altura em que se deveria trabalhar para uma maior cooperação e confiança entre todas as nações do planeta - ainda mais tendo em conta a necessidade implícita de assegurar um futuro saudável e sustentável do próprio planeta - se esteja a assistir ao oposto, com divisões que vão ficando cada vez mais marcadas. Por este andar, será que teremos cada país a só confiar na tecnologia que seja criada por si mesmo?


DeepMind ainda não descobriu materiais revolucionários

A Google tem usado o DeepMind para inúmeras funções, e uma delas foi explorar a criação de novos tipos de materiais. O resultado foram mais de 2.2 milhões de novos tipos de cristais, que a Google dizia que eram equivalente a 800 anos de trabalho "humano" e que tinham potencial para revolucionar diversas áreas da indústria e tecnologia. No entanto, tal ainda não aconteceu.

Uma análise feita por investigadores humanos a um subconjunto dos mais de 2 milhões de novos materais descobertos pela AI DeepMind da Google não revelou - até ao momento - qualquer material com propriedades revolucionárias como a Google tinha dado a entender. Os investigadores não disputam que as ferramentas AI têm enorme potencial nesta área, mas da forma que foi actualmente aplicada, ainda não foram capazes de produzir resultados à altura das expectativas.


Meta lança OpenEQA para AIs perceberem o mundo visualmente

A Meta apresentou um novo benchmark OpenEQA que visa avaliar a capacidade dos sistemas AI perceberem o mundo real. O objectivo é que, sendo fornecido um vídeo, se possa perguntar coisas como "onde é que deixei as chaves" ou "que fruta tenho em casa" e o modelo AI consiga responder a essas questões com base nas imagens captadas.

Por agora as coisas estão ainda bastante limitadas, com até o GPT-4 a ficar-se por um desempenho de 55 pontos face aos 86.8 pontos obtidos por um humano. Mas, sabendo-se a rápida evolução que esta área tem tido, não será de admirar que numa questão de meses esta diferença seja reduzida substancialmente.
... Isto para não falar no momento em que os modelos AI superarem os próprios humanos. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Nvidia foi fundada em 1993 com apenas 40 mil dólares de capital social. Só em 1998 ganharia mais visbilidade com o lançamento da Riva TNT, e em 1999 lançando a primeira GeForce 256 - dando origem a um nome que ainda hoje se mantém.

Saldos de Primavera CdkeySales com Windows a €11 e Office a €17

12-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €78,32 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,82 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Udio gera músicas via AI

12-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Udio é o mais recente serviço AI de geração de músicas a surgir no mercado, e por agora está disponível gratuitamente.

Depois dos assistentes AI capazes de interagir por texto e por voz, os sistemas AI de geração de imagem (e também vídeo), era inevitável que também surgissem modelos AI especializados na criação de música. Tal como nas imagens e vídeo, também estes assistentes AI de geração de música têm vindo a melhorar ao longo do tempo, com capacidades cada vez mais impressionantes.

O Udio não é o primeiro assistente AI de geração de músicas, mas é aquele que neste momento está a dar mais que falar. Basta descrever o tipo de música que se quer, referindo o estilo ou inspiração de bandas ou artistas, e em breve teremos uma música original criada inteiramente por AI, não só a parte instrumental mas também com parte vocal.
Por vezes os resultados são demasiado parecidos com artistas existentes, o que não deixará de ser "positivo" para o lado do utilizador final mas arriscando-se a criar polémica do lado dos artistas. O serviço diz ter filtros que tentam evitar estes casos, para impedir a geração de músicas com vozes que sejam idênticas à de artistas existentes, mas reconhece que o sistema não é perfeito e pode deixar passar algumas coisas.

Mais do que ter uma playlist temática, não é difícil antever que no futuro se tenham músicas completamente novas criadas no momento de acordo com aquilo que se tenha vontade de ouvir.

How to Implement Better PHP Security Support to Detect Possible Frauds in Financial Transactions Using Benford's Law

12-04-2024 | 13:27 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Fraud detection is critical to guarantee the security of transactions, especially when it involves financial values.

Benford's law can be applied to detect abnormal values in a data set that may contain financial values by analyzing its digits.

This package implements Benford's law in a PHP class. PHP developers can use it in applications to analyze values used in financial transactions and quickly detect the probability of fraud.

How to Implement Better PHP Security Support to Detect Possible Frauds in Financial Transactions Using Benford'

12-04-2024 | 13:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Fraud detection is critical to guarantee the security of transactions, especially when it involves financial values.

Benford's law can be applied to detect abnormal values in a data set that may contain financial values by analyzing its digits.

This package implements Benford's law in a PHP class. PHP developers can use it in applications to analyze values used in financial transactions and quickly detect the probability of fraud.

WebKit e Safari ficam mais rápidos

12-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple anunciou ter feito melhorias substanciais que tornam o WebKit e Safari até 60% mais rápido.

A Apple é frequentemente criticada por "arrastar os pés" no que diz respeito a implementar as mais recentes tecnologias web no WebKit e Safari, atrasando o processo das mesmas poderem ser utilizadas de forma standard por todos os browsers modernos. Mas talvez isso esteja a mudar.

Com a chegada do Speedometer 3 que serve de benchmark actualizado para os browsers, a Apple não quer ficar para trás e revela ter feito melhorias notórias no WebKit e Safari. Os resultados são uma melhoria de cerca de 60% entre o Safari 17.0 de Setembro de 2023 e o Safari 17.4 de Março de 2024, que a Apple apresenta como sendo benéficas para a criação de sites e web apps mais rápidas.

Esta aparente preocupação com o desempenho também poderá estar relacionada com o pequeno detalhe da Apple ter sido forçada pela UE a permitir a entrada de browser verdadeiramente alternativos na App Store, sendo que até agora todos os browsers que a Apple permitia na App Store tinham obrigatoriamente que utilizar o motor WebKit disponibilizado no sistema, na prática fazendo com que tecnicamente fossem todos idênticos (limitados) ao Safari a nível de capacidades técnicas.

Uma canção para chamar o Verão

12-04-2024 | 12:25 | Gonçalo Sá

HADESSA QUEIMAR 2.jpg

Com "FORTUNA", editado no ano passado, HADESSA assinou uma estreia que fez jus ao título. O primeiro álbum da cantautora foi mesmo dos mais afortunados, no que ao conjunto de canções memoráveis diz respeito, que surgiram na música portuguesa nos últimos meses, unindo tradição e modernidade, retratos pessoais e um olhar ao redor tão interventivo como multifacetado.

Do nervo pós-punk de "Dedos na Mão" (a mergulhar em inquietações laborais) ao casamento perfeito da escola dos girl groups dos anos 50 e do rock alternativo dos 90 de "Temperança", passando pela afirmação feminista de "Força Motriz" (com Maria Antónia Mendes, em tempos d'A Naifa e Señoritas e agora nos muito recomendáveis Cara de Espelho) sem esquecer a acústica e desarmante "Mãe (elegia)" (o título é auto-explicativo), aprimorou uma identidade e linguagem que já seduziam nos singles iniciais, "Fortuna" e "Ruína".

O disco, no entanto, ainda reserva algumas surpresas. Por um lado, porque vai ser editado em formato CD e vinil este Verão (para já, está disponível nas plataformas digitais). Por outro, porque o seu alinhamento vai acolher mais duas canções. "QUEIMAR TUDO E RECOMEÇAR", a primeira a ser revelada, já tinha sido ouvida numa versão mais crua no concerto de apresentação do álbum no Tokyo, em Lisboa, em Setembro de 2023, espectáculo que teve entre os convidados Momma T (que produziu o tema) e Catarina Branco (que colaborou nos arranjos e gravação).

Com mistura de Guilherme Simões, o novo single é uma ode ao recomeço e, muito provavelmente, o acesso mais veraneante da sua autora, ao reforçar a carga electrónica e o apelo à dança - algures entre a fase recente de Ana Moura e a ginga do sírio Omar Souleyman, um bailarico dos santos populares e os encontros do Festival Músicas do Mundo de Sines. Mais uma faceta revelada, portanto, e já com um videoclip que parece ter antecipado a subida de temperatura repentina:

Dyson usa realidade aumentada para aspirar

12-04-2024 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

A Dyson tem uma app de realidade aumentada que mostra onde já se aspirou e que partes falta aspirar.

É certo que aspirar é uma daquelas tarefas que melhor é delegada para os aspiradores robot. Dito isto, há que reconhecer que nem todos temos casas perfeitas e amigáveis para esses robots, que podem implicar com certos tipos de tapetes, cabos eléctricos espalhados pelo chão, e outros "obstáculos" que podem impedir o seu normal funcionamento. Mas agora a Dyson dá uma ajuda a todos os fãs da aspiração manual e que sejam um pouquinho obsessivo-compulsivos.

A nova funcionalidade CleanTrace combina o uso do aspirador com um iPhone Pro com sensor LIDAR (desde a geração iPhone 12 Pro) para criar um mapa em realidade aumentada que mostra as zonas por onde já se passou com o aspirador.


A ideia é curiosa (não totalmente original, pois no passado já tinham sido criados vídeos que mostravam este tipo de uso para promover as lides domésticas de forma mais divertida - incluindo uma que colocava moedas virtuais no chão que tínhamos que apanhar com o aspirador) mas infelizmente por agora apenas ficará disponível no seu aspirador Gen5detect, que até já conta com uma luz especial que facilita a detecção de pó no chão. Desta forma, parece ser uma oportunidade perdida de promoção da Dyson, sendo de esperar que mais cedo ou mais tarde alguém crie algo idêntico mas que funcione em todos as aspiradores.

|