PlanetGeek

Atlas da Boston Dynamic faz salto mortal

26-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Boston Dynamics aproveitou o Natal para mostrar as capacidades atléticas do Atlas.

A Boston Dynamics não tem feito grandes demonstrações desde que passou para a nova geração 100% eléctrica do seu robot Atlas, parecendo estar mais interessada nas aplicações práticas de fazer trabalhos "chatos". Mas, aproveitando o espírito natalício, partilhou um curto vídeo onde vemos o Spot e, de forma mais espectacular, o Atlas a fazer um salto mortal à retaguarda.


Esperemos que, com a crescente concorrência - a Unitree tem demonstrado os seus robots a fazer coisas impressionantes, tanto o G1 humanóide como o B2-W quadrúpede - a Boston Dynamics possa mostrar um pouco mais das capacidades do Atlas.

AirTag com 10 anos de autonomia com o TimeCapsule

26-12-2024 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

A Elevation Lab criou o adaptador TimeCapsule que prolonga a autonomia das AirTag até 10 anos.

Os AirTag da Apple são bastante populares, sendo pequenos dispositivos, pouco maiores que uma pilha de botão, que podem ser usados para localizar objectois perdidos ou roubados. No entanto, há situações em que os utilizadores podem preferir uma autonomia alargada em vez de um tamanho compacto, e é precisamente isso que a Elevation Lab decidiu resolver.

O TimeCapsule da Elevation Lab é um adaptador que permite alimentar um AirTag usando duas pilhas AA. Usando pilhas de longa duração como as Energizer Ultimate Lithium, podemos obter até 10 anos de autonomia, livre de preocupações.
É uma proposta ideal para quem quiser localizar objectos como mochilas com equipamento valioso. Aliás, na origem da sua criação está precisamente o roubo de uma mochila com material fotográfico no valor de 10 mil dólares, que o dono pensava que conseguiria localizar por conter um AirTag, mas que veio a descobrir que afinal tinha ficado com a pilha descarregada há três meses e nunca a tinha substituido.

iPhone "full-screen" ainda está a anos de distância

26-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a enfrentar problemas na criação de um iPhone sem qualquer margem visível em redor do ecrã, com essa tecnologia a não dever estar pronta a tempo do iPhone 18, previsto para 2026.

Ao longo dos anos a Apple (e outros fabricantes) têm conseguido reduzir a moldura em redor do ecrã, e esse é um objectivo no qual a empresa de Tim Cook tem trabalhado em colaboração com a Samsung Display e a LG Display, para desenvolver um ecrã verdadeiramente "full-screen" sem moldura. Mas apesar da redução para valores diminutos, eliminar a moldura por completo tem sido mais complicado do que se imaginava.

Ao contrário dos ecrãs curvos já utilizados por marcas como a Samsung e Xiaomi, a Apple quer manter o design plano e as laterais angulares que caracterizam o iPhone, estendendo o ecrã até às bordas sem criar o efeito curvo. Os principais obstáculos residem na adaptação de tecnologias como o Thin Film Encapsulation (TFE) que protege os ecrãs OLED, e o Optical Clear Adhesive (OCA), necessário para fixar as bordas curvas. As soluções OCA actuais enfrentam problemas de distorção e resistência ao impacto, dificultando a sua utilização da forma que a Apple pretende. Além disso, a Apple precisa assegurar o espaço para componentes essenciais, o que está a complicar ainda mais o processo.

Inicialmente, a Apple planeava estrear estes ecrã com a geração iPhone 18, mas os relatos destes problemas parecem praticamente confirmar que isso não será possível. Mas, a Apple tem alguns avanços que poderá utilizar para agradar aos consumidores até estar pronta para lançar um iPhone sem margens, como a redução da ilha Dynamic Island no ecrã, que se acredita que irá ser reduzida significativamente passando-se o sistema Face ID para o uso de câmaras "invisíveis" sob o ecrã, deixando apenas um furo para a câmara frontal principal (para que a sua qualidade de imagem não seja afectada negativamente - embora, daqui por mais uns anos, isso possa já não ser um problema).

Honda e Nissan juntam-se para enfrentar era EV

26-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para fazer frente a fabricantes como a BYD e a Tesla, a Honda e a Nissan vão unir-se.

A Honda e a Nissan assinaram um memorando de entendimento para unir esforços na produção de veículos eléctricos (EV), criando uma empresa conjunta. Esta colaboração, que deverá incluir a Mitsubishi Motors no futuro, formará o terceiro maior grupo automóvel mundial, com cerca de 8 milhões de vendas anuais combinadas, atrás apenas da Volkswagen e da Toyota.

A fusão surge numa altura em que os fabricantes tradicionais enfrentam dificuldades para competir com líderes de EV como a Tesla e a BYD. O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, descreveu a transformação da indústria como um evento que ocorre "uma vez a cada 100 anos", destacando a necessidade de cooperação para manter a competitividade. Detalhes sobre a participação da Mitsubishi serão revelados em Janeiro de 2025, e a fusão deverá ser oficializada em Agosto de 2026.

Ambas as empresas reconhecem a pressão crescente de fabricantes chineses como a BYD, cujas vendas em rápido crescimento estão a reformular os mercados globais. O CEO da Nissan, Makoto Uchida, afirmou que a parceria oferecerá a escala e os recursos necessários para enfrentar a concorrência crescente em mercados chave como a China e outros.

A Honda nomeará a maioria do novo conselho, mas a fusão ainda depende da aprovação dos accionistas e das autoridades reguladoras. Com a Nissan a passar por uma reestruturação significativa, incluindo cortes de empregos e redução da produção, esta parceria representa uma das últimas oportunidades para os fabricantes nipónicos manterem a relevância na era EV.

Ganha um bloco de tomadas vertical

26-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um bloco de tomadas vertical.
Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 8 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB, incluindo uma USB-C.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Edge instala extensões do Chrome sem autorização

25-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft continua a insistir em tácticas intrusivas para forçar os utilizadores Windows a usar o seu browser Edge.

A MS tem feito tudo o que pode para tentar levar os utilizadores Windows a usarem o browser Edge, e no processo tem usado tácticas e técnicas que ignoram por completo o pequeno detalhe dos utilizadores deverem ter o direito de escolher como usam os seus computadores. Isso tem passado poe dificultar o uso de browsers alternativos, ou de os atirar de volta para o Edge com popups enganadores - e agora com mais uma "liberdade".

Apesar de até considerar o Edge um browser bastante decente, continua a preferir manter-me fiel ao Chrome (e de forma crescente, ao Brave). Como tal, o meu contacto com o Edge tem-se resumido às vezes em que o mesmo me aparece à frente de forma inesperada. E foi precisamente esse o caso, quando a instalação de uma qualquer app fez abrir o Edge só para o efeito de me atirar para a MS Store. Nesse pequeno instante fui confrontado com a informação de que o Edge tomou a liberdade de instalar automaticamente as mesmas extensões que uso no Chrome, sem qualquer pedido de autorização.
Ora, começando pelo pressuposto de que o sistema não deve fazer qualquer alteração deste calibre sem, no mínimo, pedir a autorização dos utilizadores, torna-se ainda mais inadmissível assumir que alguém, na MS tenha dado o seu aval para que tal coisa tenha sido feita. Seria perfeitamente plausível que, mesmo entre utilizadores semi-activos do Edge, quisessem manter configurações diferenciadas entre o Chrome e o Edge e não tenham qualquer interesse em replicar as extensões de um no outro.

Uma coisa me parece certa, não é com estas manobras que a MS irá reconquistar a confiança e/ou apreço dos utilizadores. O único efeito prático é o de demonstrarem aos utilizadores que colocam os seus próprios interesses e vontades à frente daquilo que os utilizadores desejam. E, mesmo que lentamente, apenas fazem com que os utilizadores Windows sintam uma vontade crescente de talvez utilizar um sistema operativo que se limite a fazer aquilo que desejam, sem surpresas inesperadas como esta.


Actualização: Mal imaginava eu que os abusos não se ficariam por aqui. Logo no reboot seguinte sou surpreendido com a indicação que o Windows agora me faz o "favor" de abrir o Edge automaticamente após o login, e também tentou impingir fazer o pin do office.com na taskbar!

O resgate da maior TV CRT do mundo

25-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Um YouTuber partilhou a aventura de salvar um mítico televisor CRT Sony KX-45ED1 de 45", com 200 kg, o maior CRT do mundo.

Hoje em dia podemos considerar comuns os ecrãs LCD de 65" e 75", mas nos velhos tempos dos monitores CRT, para quem não quisesse considerar os projectores, o maior sonho na década de 80 era o televisor Sony KX-45ED1 de 45" - que, com um preço equivalente a 100 mil euros actuais, bem que permanecia no reino dos sonhos.

A aventura começou em Outubro de 2022, quando uma dica do Console Modding Wiki levou o YouTuber e modder Shank Mods a um blogue japonês que mostrava a TV Sony KX-45ED1 / PVM-4300 num restaurante, Chikuma Soba em Osaka, que ia ser demolido. Com a demolição iminente, Shank Mods recorreu ao Twitter para pedir ajuda e conseguir confirmar que a TV estava funcional. O desafio passou a ser retirar o televisor de 200 kg (com uma base de 78 kg) do segundo andar do restaurante antes que fosse tarde demais, e enviá-la para os EUA.


Com o apoio financeiro de um patrocinador de vídeo, Shank Mods conseguiu cobrir os elevados custos de desmontagem, embalagem e envio da TV até à garagem da casa dos seus pais. Toda a história, incluindo os detalhes técnicos do restauro, foi capturada num vídeo de 35 minutos.

Esta rara peça de tecnologia, considerada a maior TV CRT do mundo, sobrevive agora como uma relíquia funcional da história dos videojogos e da televisão. Shank Mods espera que os seus esforços inspirem outros a preservar este tipo de equipamentos para as gerações futuras, quem sabe garantindo até um lugar num museu para esta monumental TV.

Robot Unitree B2-W exibe as suas capacidades

25-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Unitree demonstrou as incríveis capacidades do seu robot B2-W.

O B2-W da Unitree é um robot quadrúpede que combina as quatro patas com rodas, e que não tem parado de evoluir. Depois das primeiras demonstrações em que se ia aventurando timidamente por terrenos mais complicados, chegou agora a uma etapa em que nenhum terreno parece ser intransponível.

Mais impressionante é a velocidade com que é capaz de superar os obstáculos, e também a sua incrível capacidade de equilíbrio dinâmico, que lhe permite fazer toda uma série de acrobacias e actos de equilibrismo.

E para terminar a demonstração em grande, até o vemos a transportar uma pessoa - o que faz antever futuros modelos de maior dimensão que possam ser usados como verdadeiro "transporte todo o terreno" para pessoas no futuro. Ficamos a aguardar!


Também mal podemos esperar para ver este tipo de melhorias aplicadas nos seus robots humanóides.

CATL lança chassis EV Bedrock ultra-seguro

25-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Depois das baterias, a CATL lançou o Bedrock Chassis para veículos eléctricos, com aposta na segurança.

A CATL, o maior fabricante de baterias para veículos elétricos (EVs), apresentou o Bedrock Chassis, um chassis skateboard descrito como sendo o primeiro chassis "ultra-seguro". A marca diz que este chassis define novos padrões de segurança para veículos inteligentes e desafia o mito de que os carros a combustão são intrinsecamente mais seguros do que os EVs.

Durante o evento de lançamento, a CATL mostrou um protótipo que resistiu a um impacto frontal a 120 km/h (75 mph) sem explodir ou incendiar-se - mais do dobro da velocidade (56 km/h) usada nos testes de segurança padrão da C-NCAP. O Bedrock Chassis tem um design centrado na bateria, capaz de absorver 85% da energia do impacto, em comparação com 60% nos chassis tradicionais.
O chassis inclui uma célula de bateria ultra-segura, que desliga o circuito de alta tensão em 0.01 segundos durante uma colisão e descarrega a energia residual em 0.2 segundos, estabelecendo um novo recorde na indústria dos carros eléctricos. A CATL destacou que esta tecnologia não só melhora a segurança, mas também abre caminho para designs de EVs modulares, personalizados e inteligentes, activando o que chama de um mercado de "biliões de yuans".

A AVATR será o primeiro fabricante a adoptar o Bedrock Chassis, mas não devendo demorar para que muitas outros fabricantes sigam o exemplo, especialmente aqueles que já usarem a CATL como fornecedora de baterias.

Lilium - o táxi voador eléctrico - pode ter futuro assegurado

25-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Lilium, a startup de táxis aéreos eléctricos em dificuldades, pode ter uma nova oportunidade graças a um consórcio de investidores.

A Mobile Uplift Corporation, um grupo de investidores europeus e norte-americanos, anunciou planos para adquirir os activos da Lilium GmbH e da Lilium eAircraft GmbH, poucos dias após a empresa ter encerrado operações e despedido cerca de 1.000 funcionários. O acordo, gerido pela consultora KPMG, deverá ser concluído em Janeiro. Embora a empresa-mãe, Lilium N.V., não receba fundos ao abrigo da lei de insolvência alemã, a Mobile Uplift Corporation pretende recontratar funcionários assim que a transacção estiver concluída. No entanto, não está claro se todos os 1.000 trabalhadores despedidos serão reintegrados.

Os novos proprietários da Lilium planeiam reestruturar a empresa, ajudando-a a sair da insolvência com a sua tecnologia intacta e sem dívidas. O CEO Klaus Roewe descreveu o acordo como “um avanço significativo” e afirmou que permitirá à Lilium retomar operações no início do próximo ano.
Antes de declarar insolvência em Outubro devido a falta de financiamento de emergência, a Lilium tinha angariado mais de mil milhões de dólares e garantido clientes importantes, incluindo uma encomenda da Arábia Saudita para 100 aeronaves eléctricas - tendo já demonstrado as suas capacidades com diversos voos de teste. Apesar destes feitos, a empresa enfrentou dificuldades devido aos elevados custos de desenvolvimento da sua aeronave VTOL (descolagem e aterragem verticais).

Veremos se, com esta ajuda extra, a Lilium poderá assegurar o seu futuro como táxi aéreo.

Adamastor Furia em testes no Algarve

25-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de vários testes em ambiente controlado, o Adamastor FURIA fez-se à pista do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) com resultados bastante animadores.

Era um dia especial para a dezena e meia de técnicos da estrutura da Adamastor que se fizeram à estrada, a partir da sede da empresa, em Perafita, rumo ao AIA. Afinal, tratava-se da estreia do FURIA num circuito, o que, por si só, era motivo de natural excitação, mas também de responsabilidade. A verdade é que a lição ía bem estudada, pelo que o super-desportivo português não deixou os seus créditos por mãos alheias, mostrando de imediato parte significativa das suas valências, contando com o engenheiro e piloto de desenvolvimento Diogo Araújo Matos ao volante.

Liderada por Frederico Ribeiro, engenheiro responsável pelo projecto FURIA, a equipa não poupou esforços, cumprindo um ambicioso run plan no traçado a norte de Portimão. A cada nova volta ao circuito foi aumentada a carga progressivamente, para avaliar o desempenho do FURIA num traçado real.

Neste tipo de sessões de trabalho, o tempo em pista é, muitas vezes, interrompido por longos períodos nas boxes a olhar para monitores de computador e a avaliar dados de telemetria; mas ainda assim foi possível passar cerca de três horas a ver o Furia a acelerar no exigente traçado algarvio.
Em Portimão a equipa fez-se acompanhar por um dos responsáveis da IGV Racing, empresa parceira da Adamastor, a quem cabe a responsabilidade de desenvolver e afinar todos os sistema eletrónicos geridos pela centralina, bem como dos diversos módulos de comando do FURIA. No AIA, a IGV fez-se representar por Eliseu Ribeiro, que entre muitos outros trabalhos de relevo na área, ostenta dois anos de atividade na prestigiada M-Sport, responsável, entre outras, pela particpação dos Ford Puma Rally no Campeonato do Mundo de Ralis.

Concluído este primeiro teste dinâmico no Circuito de Portimão, Frederico Ribeiro e restante equipa vão agora avaliar os resultados recolhidos e implementar as alterações necessárias para que possam começar a trabalhar num próximo regresso a um circuito, encontrando-se toda a equipa focada no objetivo final de apetrechar o Adamastor FURIA de tudo aquilo que fará do super-desportivo português um veículo único e inimitável.


[Pela Estrada Fora]

Ganha uns headphones JBL Tune 500

25-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar são uns headphones JBL Tune 500.
Estes headphones JBL Tune 500 continuam a necessitar de um cabo para funcionar, mas em contrapartida não têm que se preocupar com autonomia ou recarregamentos. E nem sequer falta o microfone, para permitir fazer chamadas ou usar assistentes de voz.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Passatempo do dia encerrado. Fica atento à próxima prenda.


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Uma nova jornada: despedida da programação e boas-vindas à fotografia esportiva!

25-12-2024 | 09:47 | Alexsandro Felix

Prezados leitores,

Após uma ausência prolongada, retorno para compartilhar mudanças significativas em minha vida profissional. Nos últimos meses, enfrentei desafios pessoais que me levaram a reavaliar minhas prioridades e paixões. Depois de intensa reflexão, decidi deixar a carreira de programador para seguir meu coração: a fotografia esportiva!

Agora, estou totalmente imerso neste novo universo, capturando momentos emocionantes e histórias inspiradoras. Você pode acompanhar meu trabalho no Instagram (@asfelix_), onde compartilho meus melhores cliques!

Agora, gostaria de saber sua opinião:

Opções para o futuro do blog

  1. Continuar escrevendo sobre programação e tecnologia, mantendo o foco original?
  2. Mudar o foco para fotografia esportiva, compartilhando técnicas, dicas e histórias?
  3. Descontinuar o blog, fechando essa jornada?

Seus comentários e sugestões são fundamentais para mim!

Agradeço desde já sua compreensão e apoio. Estou ansioso para saber suas ideias!

Atenciosamente,
Alexsandro Felix

The post Uma nova jornada: despedida da programação e boas-vindas à fotografia esportiva! first appeared on Alexsandro Felix.

Feliz Natal 2024

24-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a nossa tradição de Natal (para além das prendas) desejo-vos um Feliz Natal 2024 e que o ano de 2025 seja o melhor de sempre.

Deixando outras considerações para o post de passagem de ano, vou manter-me fiel ao espírito natalício para me focar exclusivamente na parte "não-tecnológica" desta época. Na atarefada rotina da vida moderna, é extremamente fácil cair-se num ciclo vicioso em que se passa dia após dia a repetir o ritual diário, esquecendo-se de tratar todo e cada momento como o instante precioso que na realidade é. A maioria de nós tem a sorte de poder dormir numa cama, com um tecto sobre as suas cabeças, sem se preocupar se irá ter comida no prato na próxima refeição - coisas a quem nem se dá valor, mas que milhões de pessoas, por todo o mundo, considerariam como o pináculo dos seus desejos.

Com o tempo a passar cada vez mais rapidamente (já lá vão 17 anos!) é também inevitável que se tome maior consciência de que não iremos andar por cá para sempre, e isso oferece toda uma nova perspectiva quanto à forma como se encara o mundo - embora a forma como isso é feito varie de pessoa para pessoa, havendo algumas que parecem usar isso como desculpa para tornar a vida miserável a todos os que os rodeiam. Felizmente, não é o meu caso, podendo considerar-me extremamente bem afortunado por estar rodeado de família e amigos que muito aprecio, e apenas posso recomendar que todos façam o mesmo, mesmo que por vezes o contacto se resuma a uns encontros ocasionais, como a tradição do nosso meeting mensal, que se mantém deste tempos imemoriais! :)

Portanto, mais importante do que celebrar o Natal numa única noite por ano, certifiquem-se de que celebram a felicidade que existe em toda e cada noite, de cada dia da semana, ao longo de todos os meses de todos os anos. O tempo é preciso, e acreditem que passa demasiado depressa para o desperdiçarmos com inutilidades.

Um Feliz Natal 2024!

Genesis revoluciona simulação física com AI

24-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Genesis é uma plataforma open-source que permite simular todo o tipo de fenómenos físicos, incluindo movimento de treino de robots, com alta qualidade e em alta velocidade.

Embora o processo de simular o mundo físico já exista há muito, o Genesis apresenta-se com um avanço revolucionário - como pode ser visto no vídeo abaixo - e que surpreende ainda mais por ser open-source.


O Genesis é uma plataforma inovadora concebida para transformar aplicações em Robótica, IA Incorporada e IA Física. No seu núcleo, é um motor de física universal, reconstruído do zero para simular uma ampla variedade de materiais e fenómenos físicos. Para além disso, o Genesis funciona como uma ferramenta de simulação de robótica leve, rápida e fácil de usar, combinada com um sistema de renderização foto-realista de alta velocidade.

O que distingue o Genesis é o seu motor de dados generativo, capaz de criar conjuntos de dados diversificados a partir de descrições simples em linguagem natural. Ao integrar solvers de física avançados num único framework, o Genesis visa tornar as simulações físicas e a investigação em robótica acessíveis a todos. O framework generativo foi concebido para automatizar a criação de dados, reduzindo o esforço manual dos investigadores. Embora o motor de física e a plataforma de simulação já estejam disponíveis em open-source, o framework generativo será lançado em breve.

A missão do Genesis inclui reduzir barreiras no uso de simulações físicas, unificar solvers de física de ponta para recriar o mundo físico em ambiente virtual e minimizar a intervenção humana na recolha de dados. O objectivo final é acelerar a inovação, tornando a geração de dados autónoma e permitindo que os investigadores se concentrem em descobertas.

Samsung reduz aposta nos dobráveis em 2025

24-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung parece estar a reconsiderar a aposta nos dobráveis em 2025, depois dos Galaxy Z Fold 6 e o Flip 6 não terem atingido o volume de vendas esperado.

A Samsung vai reduzir significativamente os seus planos para smartphones dobráveis de 2025, após o Galaxy Z Fold 6 e o Flip 6 terem falhado em atingir as vendas desejadas. Embora a marca sul-coreana tenha feito grande aposta nos dobráveis, com aumento do volume de produção a cada nova geração de dobráveis, agora parece ter chegado a um ponto em que é forçada a repensar a sua estratégia.

De acordo com um relatório recente, a Samsung planeia produzir apenas 5 milhões de unidades dos próximos Galaxy Z Fold 7 e Flip 7 - 3 milhões dos mais económicos Flip e 2 milhões do topo de gama Fold. Este número representa uma redução drástica em relação aos 8.2 milhões de unidades do Galaxy Z Fold 6 e Flip 6. O mau resultado da geração actual fez-se notar logo desde o lançamento, com número de pré-reservas abaixo do esperado, que se vieram a confirmar num volume de vendas inferiores ao que tinha sido estimado.

A Samsung não está sozinha nesta tendência; também as marcas chinesas que têm dispositivos dobráveis estão a reduzir as suas previsões e volume de produção para 2025. Algo que facilmente se pode justificar com os preços exorbitantes que os modelos dobráveis têm face aos modelos tradicionais, a que se somam outras condicionantes como a fragilidade acrescida do ecrã. Facilmente se pode imaginar que qualquer utilizador que tenha apostado num dobrável e tenha sido confrontado com uma conta de muitas centenas de euros para trocar um ecrã, não queira voltar a meter-se na mesma situação.

Titanfall 2 Ultimate gratuito no Xbox Live para Game Pass Ultimate / EA Play

24-12-2024 | 15:07 | Aberto até de Madrugada

Servindo como mais uma excelente prenda de Natal para os jogadores que sejam fãs dos jogos de "mechs", o Titanfall 2 Ultimate está gratuito no Xbox Live para jogadores com EA Play / Game Pass Ultimate.

Nem será preciso relembrar que sou grande fã da saga Titanfall desde que o primeiro jogo foi lançado. Apesar da EA ter cometido graves erros que penalizaram o jogo e o impediram de ter o sucesso que merecia ter (péssima opção na data de lançamento, posterior fragmentação da comunidade com o lançamento de mapas pagos, etc.) o jogo é efectivamente merecedor do nosso tempo e bastante cativante de jogar.

Como tal, é irresistível que, para quem ainda não o tenha, aproveitar a oportunidade para apanhar o Titanfall 2 Ultimate gratuito.
Mesmo assim, continua a não perdoar à EA ter simplesmente abandonado e feito desaparecer o Titanfall original, que neste momento não pode ser jogado nem revisitado. Apesar de ser um jogo exclusivamente multiplayer (ao contrário do Titanfall 2, que tem modo campanha), justificava-se que a EA permitisse que os jogadores pudessem jogar em modo de rede local, ou contra bots.

Samsung lança frigorífico termoeléctrico Peltier em 2025

24-12-2024 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

A Samsung revelou uma nova tecnologia de refrigeração híbrida para frigoríficos, que combina compressores com módulos Peltier.

Os frigoríficos têm-se mantido praticamente inalterados há décadas, recorrendo a compressores, mas no próximo ano (2025) veremos a chegada de um frigorífico da Samsung com tecnologia híbrida. Este modelo combina o compressor com módulos Peltier, um dispositivo sem partes móveis que transfere calor quando atravessado por corrente eléctrica. Com este sistema a marca diz ser capaz de minimizar flutuações de temperatura no interior do frigorífico, ajudando a conservar os alimentos frescos por mais tempo e optimizando o espaço interior.

O efeito Peltier, utilizado em dispositivos de ar condicionado pessoais e gadgets específicos, será aplicado pela primeira vez num frigorífico de grande dimensão. A Samsung explica que o módulo Peltier só é activado em situações de maior necessidade de refrigeração, como ao adicionar uma grande quantidade de alimentos, ou depois de uma sessão de limpeza. Nestes casos, o módulo trabalha em conjunto com o compressor para estabilizar as temperaturas mais rapidamente, depois passando a usar unicamente o compressor para maior eficiência energética.

O frigorífico Samsung RM80F23VM deverá receber o galardão de o "mais eficiente da Energy Star" em 2025. Com uma capacidade de 900 litros, o design híbrido oferece mais 25 litros de espaço útil ao substituir os elementos tradicionais pelos módulos Peltier. Segundo a Samsung, o sistema prolonga a frescura dos alimentos de forma notável, com carne a durar até 40% mais tempo, e peixe 20% mais tempo, quando comparado com frigoríficos convencionais.

Acompanha o Pai Natal com o Santa Tracker da Google

24-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google deu início ao seu tradicional Santa Tracker, permitindo acompanhar a viagem do Pai Natal desde o Polo Norte enquanto ele se prepara para entregar presentes em todo o mundo.

Disponível todos os anos no dia 24 de dezembro, o Santa Tracker transforma a Aldeia do Pai Natal numa experiência interactiva, trazendo alegria às crianças (e aos adultos que levarem a sério o espírito natalício).

Podemos seguir o trenó do Pai Natal, com o site a mostrar um mapa com a localização actual do Pai Natal, o seu próximo destino, um vídeo da viagem e o tempo estimado de chegada a cada local. Além da localização, podemos ver fotografias dos locais já visitados pelo Pai Natal, uma contagem em tempo real dos presentes entregues e a distância em relação à localização do utilizador. Também há jogos divertidos, actividades criativas e vídeos para entreter os mais novos enquanto aguardam a chegada do Pai Natal.
Uma excelente forma de ajudar a passar o tempo para as crianças mais irrequietas que estejam continuamente a perguntar se o Pai Natal já chegou.

MediaTek revela Dimensity 8400 só com "big" cores

24-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek apresentou o Dimensity 8400, o primeiro chipset de gama média-alta com CPU só com big cores, dispensando os habituais cores de alta-eficiência.

Na verdade a aposta não é tão arriscada (ou inesperada), pois segue o caminho que a MediaTel já tinha feito no Dimensity 9300 com bons resultados. O Dimensity 8400 inclui oito núcleos Cortex-A725 com velocidades até 3.25 GHz, oferecendo um aumento de 41% no desempenho multi-core em relação ao seu antecessor, o Dimensity 8300, e uma redução de 44% no consumo energético.

Apesar de ser um chip de gama média, inclui suporte para ecrãs WQHD+ a 144 Hz, RAM LPDDR5X, armazenamento UFS 4.0 e conectividade avançada como Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.4. O GPU Arm Mali-G720 MC7 melhora o desempenho em 24% e reduz o consumo energético em 42%. No campo da fotografia e vídeo, o ISP Imagiq 1080 suporta sensores com até 320 MP, zoom integrado no sensor e gravação de vídeo 4K HDR com 12% menos consumo de energia.
A Redmi confirmou que o próximo Redmi Turbo 4 será o primeiro smartphone a integrar este chipset, com lançamento previsto para janeiro de 2025 na China. Internacionalmente, o Turbo 4 deverá ser lançado sob a marca Poco, possivelmente como Poco F7 ou Poco X7 Pro, embora os detalhes finais ainda sejam incertos.

Com esta nova aposta o Dimensity 8400 tem o potencial para destronar o Snapdragon 7+ Gen 3 da Qualcomm como líder no segmento médio-alto. Falta saber se mais fabricantes irão começar a usar a mesma táctica e abandonar o uso dos cores "eficientes", agora que parece que os cores de alto-desempenho são perfeitamente capazes de lidar com tudo mantendo um baixo consumo.

|