PlanetGeek

Notícias do dia

24-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança novo Model 3 Performance; Apple corta produção dos Vision Pro para metade; MS lança publicidade no Start Menu do Windows 11; Steam acaba com reembolsos abusivos no Early Access; e GPT-4 pode tirar trabalho aos hackers conseguindo criar exploits através da leitura dos relatórios de segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Musk quer usar Teslas para computação distribuída

Elon Musk não parece ter planos de alguma vez concretizar a promessa de fazer com que os automóveis da Tesla ganhassem dinheiro para os seus donos a fazerem serviço de táxi autónomo, mas parece estar interessado em aproveitar o poder computacional. Ao estilo de projectos como o Folding@home, que permitem que qualquer pessoa deixe o seu computador a trabalhar de forma voluntária para fazer cálculos, Musk imagina um futuro onde os milhões de automóveis Tesla possam ser usados para ajudar em terefas de computação intensiva.

A grande questão é, em que termos é que isso seria feito, e de que forma é que os donos dos carros seriam recompensados por isso? Se alguns até poderiam não se importar de fazer tal "donativo" a um dos homens mais ricos do mundo, outros certamente não veriam com bons olhos estar a pagar por electricidade para fornecer esse serviço gratuitamente para a Tesla (mesmo se, para todos os efeitos, acabam por já o fazer, ao fornecerem dados sobre a condução e imagens recolhidas).


Qualcomm Snapdragon X Plus e X Elite

A Qualcomm está determinada a avançar finalmente para o mercado "PC" com os seus chips Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite, chips ARM que começarão a surgir em portáteis Windows nos próximos meses, e que chegam numa altura crítica em que a MS também precisa desesperadamente de ter máquinas capazes de fazer frente aos portáteis da Apple em termos de desempenho, autonomia e eficiência.

O Snapdragon X Plus será destinado aos portáteis mais baratos, sendo um chip com 10-cores (3.4 GHz), 42 MB de cache, Adreno GPU de 3.8 TFLOP, NPU de 54 TOPS (Tera operations per second), e suportando memória LPDDR5x. Os Snapdragon X Elite, com 12-cores, podem chegar aos 3.8 GHz (4.2 GHz em modo boost dual-core). Curiosamente, para estes chips a Qualcomm opta por cores idênticos em vez de os segmentar em cores de alto-desempenho e cores de alta-eficiência como tem sido habitual; dizendo que estes cores superam a eficiência dos chips concorrentes da Apple, Intel e AMD, e que não é preciso adoptar cores especializados. Promessas que têm sido duramente disputadas, havvendo acusações de que a Qualcomm está a fazer batota.


Europa reforça direito à reparação

A UE deu mais um passo importante no "direito à reparação" que visa tornar mais apelativa e acessível o uso das reparações e garantias por parte dos consumidores europeus.

Além do período mínimo de garantia por dois anos, qualquer reparação feita neste período prolongará a garantia por mais um ano. No período pós-garantia, as reparações deverão ser fornecidas a custo aceitável e justo, para que não se tornem numa forma indirecta de obrigar os consumidores a comprarem produtos novos. Os fabricantes também não podem impedir que as reparações sejam feitas em lojas não oficiais ou usando peças de marcas alternativas; mantendo-se a necessidade de disponibilizarem peças durante 5 a 10 anos dependendo do tipo de produto. Também será criada uma plataforma online que facilite encontrar locais para reparação, produtos usados, e até pessoas que tenham comprado produtos defeituosos que tenham programas de recolha / substituição.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar dos LEDs nos acompanharem há décadas, os primeiros LEDs de cor azul só surgiram na década de 90, com esse esforço a ser recompensado em 2014 com a atribuição do prémio Nobel da Física ao trio de cientistas que os criaram: Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.

Teclast P40HD 4G a €109

24-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do P20HD temos mais um tablet da Teclast que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o P40 HD com 4G.

O Teclast P40HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM, 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 5MP e 2MP, conectividade 4G LTE dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, corpo de meta, bateria de 6000 mAh e Android 13.
Com tudo isto, este Teclast P40HD 4G está disponível por apenas 109.99 euros na Amazon Espanha - usar cupão de desconto de 50 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como interface de intercomunicação, ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Mercedes apresenta G-Class eléctrico

24-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O icónico jipe "quadradão" da Mercedes, o Classe G, ganha uma versão 100% eléctrica.

Acompanhando os tempos, a Mercedes criou uma versão 100% eléctrica do seu jipe G, mas que mantém todos os atributos que têm permitido a este modelo superar as décadas sem grandes alterações visuais.

O Classe G eléctrico vem com quatro motores eléctricos com potência total de 432 kW, e um monstruoso binário de 1164 Nm. O chassis mantém as capacidades todo-o-terreno que os fãs poderão apreciar (mesmo se poucos o deverão levar para fora da estrada), e a sua bateria de 116 kWh conta com uma placa de protecção de material compósito na parte inferior do veículo, com 26 mm de espessura, para assegurar que resiste a abusos extremos. Tendo em conta o seu design pouco aerodinâmico e peso, a autonomia anunciada é de 473 km (WLTP). Ainda assim, acelera de 0 a 100 km/h em apeans 4.7 segundos, e tem velocidade máxima limitada electronicamente a 180 km/h.
Com os seus quatro motores, o EQG / G 580 também consegue rodar sobre si mesmo para girar 360°, naquilo que a Mercedes chama G-Turn, mas só em terra / gravilha / neve; e disponibiliza vários modos optimizados para todo terreno, para superar obstáculos a baixa velocidade. Por outro lado, a Mercedes não consegue evitar os toques de nostalgia, disponibilizando o som G-Roar que evoca o ruído de um motor V8.
Infelizmente, este é um dos casos em que a electrificação e simplificação mecânica não se traduz em vantagem económica para os clientes no momento da aquisição. O EQG vai ter preço base a começar nos 142 mil euros (mais caro que as versões a combustível) com a versão de lançamento a ir para os 192 mil euros.


What Are PHP Projects Artificial Intelligence Opportunities and Challenges to Improve Development Efficiency

24-04-2024 | 14:00 | Manuel Lemos

By Ahmed Abdulla
PHP is a popular programming language used mainly to develop Web sites, applications, and APIs.

Using artificial intelligence in PHP projects can help improve development efficiency in several ways.

Read this short article to learn about the opportunities and challenges of using artificial intelligence tools and APIs to improve the efficiency of PHP project development.

Steam acaba com reembolsos abusivos no Early Access

24-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Valve ajustou a sua política de reembolsos para acabar com os pedidos abusivos nos jogos Early Access e Advanced Access.

Há quase uma década a Valve implementou um sistema de reembolsos que permitia que os jogadores obtivessem a devolução do valor pago desde que o pedido fosse feito num prazo de 14 dias e se não tivessem jogado mais de duas horas.

O problema é que esse sistema não englobava as modalidades que surgiram posteriormente, como os programas Early Access e Advanced Access, que dão acesso aos jogos enquanto estão a ser desenvolvidos, antes do lançamento oficial. Nestes casos, os jogadores podiam jogar dezenas ou milhares de horas, sem que fossem contabilizadasm, e ainda assim obterem o reembolso se fizessem o pedido nos 15 dias após a data de lançamento oficial do jogo.

Com esta nova alteração da política de reembolsos, o tempo passado a jogar nos jogos Early Access e Advanced Access passa a ser contabilizado, significando que se jogarem mais de duas horas, já não poderão pedir o reembolso. No entanto, o limite dos 14 dias mantém-se, sendo apenas contabilizado após a data oficial de lançamento.

O limite de tempo continua a não ser aplicado no caso de beta-testing de jogos.

Smart TVs Hisense podem encravar PCs

24-04-2024 | 12:07 | A Minha Alegre Casinha

Se o vosso PC Windows começar a fazer desaparecer a barra de tarefas ou o gestor de processos, a culpa pode ser da vossa Smart TV Hisense.

É inevitável que, ao longo dos anos, quem lida com computadores se depare com problemas misteriosos que quase parecem "bruxaria". Foi precisamente um desses casos que atormentou um utilizador durante anos, com o seu PC a ter comportamentos cada vez mais estranhos, até que finalmente se dedicou a explorar o que se passava, e a resposta era uma daquelas que ninguém estaria à espera. A culpa dos problemas no PC do escritório era a Smart TV Hisense que tinha na sala há vários anos.

Por um qualquer motivo ainda desconhecido, a Smart TV estava a gerar chaves de identificação "infinitas" no registry do Windows, originando todos os problemas.
Se por acaso se deparem com sintomas idênticos, de desaparecimento das taskbar ou impossibilidade de aceder ao task manager, poderá ser conveniente dar um salto à seguinte secção do Registry:
  • Computer\\HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\ControlSet001\\Services\\DeviceAssociationService\\State\\Store
E verificarem se por lá existem centenas ou milhares de chaves "DAFUPnPProvider#uuid..." que deverão eliminar.

Neste caso em concreto, o utilizador diz que passou cinco minutos a apagar continuamente chave após chave até finalmente se ver livre de todas elas, e de aí em diante o seu Windows passou a funcionar devidamente, como era esperado.

MS lança publicidade no Start Menu do Windows 11

24-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft volta a aplicar publicidade no Windows, desta vez no Start Menu do Windows 11.

Depois dos testes, a MS está a começar a activar a publicidade no Start Menu do Windows 11 para todos os utilizadores com a actualização KB5036980.

A secção de "recomendações" do Start Menu, que tradicionalmente sugere ficheiros ou apps que se tenha usado recentemente, vai começar a incluir a recomendação de "algumas apps da Microsoft Store" que a MS diz terem sido seleccionadas cuidadosamente.
A parte mais criticável é que estas pseudo-recomendações (leia-se: publicidade) nem sequer são facilmente indentificáveis, confundindo-se facilmente com outras apps que os utilizadores tenham legitimamente na secção de recomendações.

Felizmente, pelo menos por agora, os utilizadores poderão desactivar esta publicidade em: Settings > Personalization > Start > "Show recommendations for tips, app promotions, and more"

De qualquer forma, tendo em conta que a MS disse que esta publicidade só seria disponibilizada se não houvesse feedback negativo, mas só aguardou duas semanas entre o início dos testes e o seu lançamento global, parece que não está muito interessada em saber a real opinião por parte dos utilizadores - não sendo descabido que, no futuro, esta opção de não ver publicidade venha a desaparecer.

VideoGigaGAN da Adobe melhora resolução de vídeos

24-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Adobe apresentou um modelo AI VideoGigaGAN que consegue melhorar a resolução de vídeos em até 8x com qualidade surpreendente.

Aqueles vídeos de baixa resolução gravados com telemóveis da era pré-smartphone, ou com as primeiras gerações de smartphones, poderão em breve ser transformados em vídeos HD. O VideoGigaGAN da Adobe consegue pegar em vídeos pixelizados e transformá-los em vídeos com qualidade HD ou Ultra HD, com até 8x mais resolução.

Isto significa que até um vídeo com resolução reduzida de 128x128 pixeis se pode transformar num vídeo de 1024x1024 pixeis muito mais adaptado aos tempos modernos.

Apesar dos sistemas de super-resolução existirem há anos, a sua aplicação em conteúdos vídeo habitualmente gera interferências como cintilamento e outros; outros sistemas que tentam evitar isso acabam por fazê-lo sacrificando a qualidade. Com o VideoGigaGAN os investigadores da Adobe dizem ter resolvido esses problema, obtendo a máxima qualidade sem efeitos indesejados.

Mesmo tendo em conta o risco destes detalhes adicionados aos vídeos terem sido "inventados" por um modelo AI, será uma excelente forma de recuperar memórias que de outra forma poderiam ser apenas uma colecção de pixeis de baixa qualidade.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €14

24-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 14.67 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla lança novo Model 3 Performance

24-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla revelou finalmente o novo Model 3 Performance, com mais potência que nunca, e com suspensão adaptativa.

Depois de muitos avistamentos (tinha sido apanhado em gravações de vídeos publicitários - mas entretanto Elon Musk despediu toda a equipa publicitária da Tesla), o Model 3 Performance está finalmente disponível.

Os destaques vão para uma potência de 510 hp e 741 Nm, velocidade máxima de 262 km/h e aceleração dos 0-100 km/h em 3.1 segundos, com autonomia WLTP de 528 km. Há algumas ligeiras diferença dependendo de ser um modelo produzido nos EUA ou em Shangai, devido ao pack de baterias diferentes. Este modelo vem com chassis optimizado para alto-desempenho e mais rígido, mas o conforto não será penalizado por causa da (finalmente) suspensão adaptativa. Temos novas jantas de 20" com pneus Pirelli, e no interior temos bancos desportivos mais adequados a um modelo "Performance".

New Model 3 Performance launching today 🏎️

https://t.co/IEF8dpRyvJ

0-60 mph in 2.9
510 hp / 741 Nm
163 mph top speed

Performance-tuned chassis
Same quiet & comfortable cabin plus bespoke chassis hardware for improved stiffness and higher performance baseline.

More power,… pic.twitter.com/kJKOuDpOTP

— Tesla (@Tesla) April 23, 2024
Em Portugal já está disponível para encomenda com preço a começar nos 55.990 euros, e entregas prometidas para Maio-Junho. Para referência, o Long Range está actualmente disponível por 48.990 euros e oferece uma autonomia de 629 km (100 km superior ao Performance, certamente devido às jantes e pneus).

Apple corta produção dos Vision Pro

24-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece estar a repensar a sua estratégia VR, reduzindo a produção dos óculos Vision Pro para metade do que estava inicialmente estimado.

Os Vision Pro foram lançados como sendo os óculos que revolucionariam a experiência de realidade virtual e realidade aumentada, sendo que a grande questão era saber se o mercado estaria dispostos a pagar mais de 3500 dólares por isso. Apesar de tecnicamente avançados, os óculos rapidamente demonstraram ter pontos fracos, como o pack de bateria à parte ligado por cabo aos óculos e, principalmente, um peso elevado que acaba por penalizar o seu uso. Também faltavam mais casos de uso prático para os óculos além das (impressionantes) experiências de lançamento - coisa que a Apple tem tentado resolver, recentemente permitindo a tele-presença de múltiplas pessoas com as suas Personas.

Apesar de tudo isso, e mesmo tendo em conta que a Apple ainda não lançou os óculos em muitos países, a empresa de Tim Cook parece estar a moderar significativamente as expectativas para os Vision Pro, reduzindo-as de 800 mil para 400 mil unidades no primeiro ano. Ming-Chi Kuo diz que a Apple também está a reavaliar a sua estratégia para o futuro, podendo não lançar qualquer nova versão dos Vision Pro em 2025.

Se tal se vier a confirmar, e se a Apple não tiver uma variante de óculos VR mais baratos para lançar em breve, isso dará valioso tempo à Meta para se ir espalhando no mercado - especialmente agora que disponibiliza o seu sistema VR para outros fabricantes. A Apple pode ter falhado por ter apostado em lançar um produto de referência que, para todos os efeitos é "inatingível" para a maioria dos consumidores, e o mercado preferir óculos que, mesmo sendo tecnologicamente inferiores, são também imensamente mais baratos.

GPT-4 pode tirar trabalho aos hackers

23-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram que o modelo GPT-4 consegue explorar vulnerabilidades através da leitura dos "security advisories".

Muito se fala de que os sistemas AI vão tornar muitos empregos obsoletos, e nem sequer os hackers estão livres desse risco. O GPT-4 da OpenAI conseguiu criar exploits em 87% dos casos, com base em 15 vulnerabilidades one-day críticas descritas nos habituais security advisories.

O feito adquire destaque especial quando se considera que todos os demais modelos AI testados - GPT-3.5, OpenHermes-2.5-Mistral-7B, Llama-2 Chat (70B), LLaMA-2 Chat (13B), LLaMA-2 Chat (7B), Mixtral-8x7B Instruct, Mistral (7B) Instruct v0.2, Nous Hermes-2 Yi 34B, OpenChat 3.5 – falharam completamente nessa tarefa, não tendo conseguido criar qualquer exploit funcional. Por outro lado, os investigadores não testaram os rivais mais capazes do GPT-4, o Claude 3 da Anthropic nem o Gemini 1.5 da Google.

A preocupação é que, mais do que enviar os hackers para o desemprego, estes modelos AI se venham a tornar numa preciosa ferramenta que facilitará imensamente o seu trabalho a explorar vulnerabilidades. Não só aquelas que já são bastante conhecidas e já têm exploits públicos, como todas as outras para as quais, tradicionalmente, demoraria mais tempo para tal. Resta esperar que, tal como o GPT-4 é bom a explorar vulnerabilidades, também seja bom a analisar código para as evitar, auxiliando a vida dos programadores e possibilitando a criação dos míticos "programas sem bugs nem falhas de segurança"!

Teclados dos smartphones podem expor o que se escreve

23-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Uma análise aos teclados da Baidu, Honor, Huawei, iFlytek, OPPO, Samsung, Tencent, Vivo, e Xiaomi revela que podem existir até mil milhões de utilizadores expostos a vulnerabilidades que podem revelar o que escrevem.

Os teclados são uma classe bastante especial de "app" nos smartphones, e que por isso merecem cuidado especial quando se trata de escolher um teclado alternativo. Neste caso, a análise recai sobre o método Pinyin para escrever caracteres chineses, e que se torna bastante problemática, até em teclados oficiais pré-instalados, como acontece com a Samsung.

Foram descobertas diversas vulnerabilidades, que possibilitam que se espie o que os utilizadores estão a escrever, bastando estarem na mesma rede - o mesmo tipo de falhas que no passado já foram apanhadas a serem utilizadas por diversas entidades para espiarem utilizadores.
Alguns dos fabricantes efectuaram as devidas correcções depois de contactados, mas alguns teclados continuam a deixar os utilizadores em risco.

No iOS, a Apple implementa um sistema interessante que pode ajudar a prevenir estes incidentes, pois qualquer teclado instalado adicionalmente não tem permissões de acesso à rede, a não ser que o utilizador dê permissão expressa para tal. Pelo que, em caso de dúvida, bastará manter o teclado totalmente "offline" e evitar que envie dados para onde quer que seja. Claro que, ao estilo de outras falhas, não é difícil para um teclado justificar a necessidade de aceder à net, por exemplo, para poder fazer traduções, ou conversão de voz para texto, ou para se poder escolher GIFs animados, etc.

How Developers Can Implement A PHP Monitor Tool Using a Package That Can Send Messages to a Slack Channel When a PHP Site Stops Working

23-04-2024 | 16:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Every software project has issues that should be fixed quickly because they affect how the project works for its users.

In some cases, those issues are only detected when the project is in production and is affecting real users.

Monitoring tools are useful to detect and notify the project leaders responsible for fixing the issues as soon as possible.

Slack is a platform that facilitates the collaboration of people who work on a project.

Check this package to learn how to use it to quickly notify people working on a project when critical issues happen on a site in a production environment.

Notícias do dia

23-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple desiste do material FineWoven; Tesla com a manutenção mais barata a longo prazo segundo a CR norte-americana; LinkedIn dificulta a gestão das notificações; Smart TVs Hisense podem encravar PCs na mesma rede; e Google Maps cada vez mais chato com as notificações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Óculos Meta Ray-Ban com AI melhorada

Numa altura em que o Humane AI Pin tem estado a dar que falar, como produto AI que falhou em estar à altura do que tinha sido prometido, a Meta aposta numa Táctica bastante mais segura: adicionando AI multimodal aos já existentes óculos Ray-Ban Meta.

Com esta actualização, os óculos passam a ter capacidade de processar conteúdos não só de voz, mas também de imagens e texto, tornando-os bastante mais úteis e funcionais. Os utilizadores podem olhar para algo como um animal, flor, monumento, etc. e perguntar informação que lhes será respondida directamente nos seus ouvidos. É certo que o sistema estará longe de ser perfeito, mas torna-se um pequeno exemplo de como produtos existentes podem beneficiar com os recentes avanços dos modelos AI mais poderosos.


Sonos troca apps Windows e Mac por web apps

A Sonos está a remodelar o sistema de controlo dos seus sistemas sonoros, com novas apps para iOS e Android que se focam em melhor desempenho e estabilidade, e também o anúncio do fim das apps nativas para Windows e Mac.

Em vez de apps nativas, a Sonos aposta numa nova web app que uniformizará o acesso transversalmente a todas as plataformas e permitirá controlar as colunas Sonos a partir de qualquer local, não apenas quando se está na rede WiFi de casa. A web app ficará disponível a 7 de Maio, e promete ser bastante personalizável para facilitar o dia a dia dos utilizadores.


Apple apresenta novos iPads a 7 de Maio

A Apple oficializou o seu próximo evento "especial" para 7 de Maio. Embora não diga exactamente do que se trata, a imagem com um Apple Pencil em destaque não deixa grande mistério quanto a tratar-se de um evento dedicado aos aguardados novos iPads.

Para esta nova geração espera-se a transição para os ecrãs OLED nos iPads, a par dos chips M3, que deverão ser motivos suficientes para atrair os consumidores em busca do melhor iPad do momento. A par dos iPads, também se terá um novo Apple Pencil que deverá reconhecer mais gestos, e os rumores referem que que teremos o reposicionamento da câmara frontal de modo a ficar centrada com o iPad na posição horizontal. A grande questão é saber quanto é que a transição para os ecrãs OLED se irá fazer ressentir nos preços.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A maior tensão eléctrica (V) já produzida foi de 25.5 MV (milhões de volts) no Oak Ridge National Laboratory nos EUA, usando vários geradores Van de Graaff a trabalhar em conjunto.

Ticwatch Pro 5 Wear OS a €254

23-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

A Mobvoi continua a ser uma das empresas que se mantém fiel ao Wear OS e oferece uma gama sempre crescente de smartwatches. O Ticwatch Pro 5 é a evolução dos modelos anteriores que têm tido bastante sucesso entre os que procuram smartwatches Wear OS, vindo equipado com chipset Snapdragon W5+ Gen 1 e um ecrã OLED principal de 1.43" com modo ultra low-power para quem privilegiar a autonomia, e aro giratório para facilitar a interacção com o relógio. Temos ainda tracking de actividade, sensor de frequência cardíaca contínuo, medição SPO2, GPS, barómetro, e NFC com suporte Google Pay.
O preço deste Ticwatch Pro 5 é de 295 euros na Amazon Espanha. Se procuram algo mais em conta, podem espreitar o Ticwatch E3.

Graças ao modo de poupança, o ecrã permite apresentar informação de forma contínua com consumo ultra-reduzido, e conta com retro-iluminação com cor configurável. Desta forma, a hora, data, passos, e outra informação, pode ser apresentada a tempo inteiro sem ter que activar o ecrã OLED mais gastador. Com isso, a Mobvoi anuncia uma autonomia de até 80 horas em uso normal, ou de até 45 dias no modo de poupança "Essential Mode" que desactiva a maioria das funcionalidades avançadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla com a manutenção mais barata a longo prazo

23-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um relatório da Consumer Reports norte-americana deixa a Tesla no topo das marcas mais baratas a nível da manutenção automóvel a longo prazo.

Um relatório da CR relembra que o custo de ter um automóvel está longe de terminar quando se acaba de pagar o carro, e que continuam a ser necessários milhares de dólares para os manter ao longo dos anos seguintes - e isso sem contar com os custos de combustível ou energia.

Tendo perguntado aos seus associados quanto é que têm gasto com os seus carros ao longo dos anos, o resultado dá a vitória à Tesla, embora por uma margem mais reduzida do que se poderia esperar.

Nos primeiros cinco anos um Tesla tem um custo médio de manutenção de $580, com os cinco anos seguintes a subirem para os $3455, num total de $4035. Na segunda e terceira posição, com um total de $4900, temos a Buick e a Toyota. Muito mais abaixo na tabela, marcas como a BMW, Audi e Mercedes, têm valores na ordem dos $9500-$10500; e marcas como a Porche e Land Rover atiram os valores para os 14 mil e 19 mil dólares, respectivamente.
Não há dúvidas de que um eléctrico necessita de muito menos manutenção que um carro com motor a combustão. Mas essa redução de manutenção tem sido anulada por alguns fabricantes cobrando valores superiores nas operações de rotina. Nesse aspecto há que dar o devido crédito à Tesla, que se tem tentado afastar desse paradigma das revisões programadas, fazendo com que o carro apenas tenha que ir a uma oficina quando detecta alguma anomalia que a isso obrigue.

LinkedIn dificulta a gestão das notificações

23-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O LinkedIn remodelou a gestão das notificações, mas o principal objectivo parece ter sido tornar mais difícil a sua gestão e desactivação.

Nos últimos tempos tenho andado particularmente irritado com os serviços que se têm tornado cada vez mais intrusivos e abusivos (já falei do Google Maps), e o LinkedIn é outro dos que se enquadra nesse grupo.

Estando a tentar limpar ao máximo os emails supérfluos que vão surgindo na inbox, foi tempo de ir espreitar os emails frequentes que o LinkedIn vai mandando e que, com excepção dos que indicam mensagens directas, vão directamente para o link. Um salto à secção de "unsbscribe / gestão" revela um cenário assustador, ainda mais quando se trata de uma empresa que suspostamente teria a obrigação de saber fazer bem as coisas.

O LinkedIn apresentou-me uma indicação de que a secção de gestão das notificações tinha sido remodelada para benefício dos utilizadores (não sendo utilizador frequente, não sei se é realmente algo recente), mas se é para benefício dos utilizadores, então fizeram um péssimo trabalho.
Em vez de qualquer opção que permita desactivar todas as notificações de uma vez, temos cerca de uma dúzia de categorias diferenciadas, quem nem sequer permitem ver quais estão activadas ou não. Isto obriga a que o utilizador tenha que visitar cada uma delas em separado, com cada uma delas a ter mais sub-secções, e em cada uma delas sendo necessário desactivar os diferentes tipos de notificações (in-app, push, email). Para "melhorar", algumas das secções até têm várias tabs, obrigando a ainda mais cliques - sempre sem que haja qualquer forma global de ver o que está activado ou não, ou de desactivar tudo com um só clique.
O LinkedIn chega ao cúmulo de ter notificações para relembrar das notificações, no caso de se ter passado algum tempo sem que se tenha lido as mensagens!

Sim, é certo que é positivo ter todas estas opções que permitem ajustar as notificações e re-notificações ao gosto de cada um, mas a ausência de uma opção global de "não quero receber nenhuma notificação" não deixa de fazer parecer com que o seu intuito seja apenas o de vencer os utilizadores pelo cansaço ao complicar-lhes imensamente a vida se pretenderem desactivar tudo.

Nas apps, isso é facilmente resolvido dizendo simplesmente que não se aceita receber notificações. No email, por esta via, começa a ser mais simples criar uma regra de que todos os emails do LinkedIn deverão ser imeditamente enviados para a pasta de spam.

Vodafone lança internet de 10 Gbps em Portugal

23-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois das ligações de 1 Gbps, a Vodafone lança em Portugal o acesso à internet a 10 Gbps.

A Vodafone Portugal disponibiliza, a partir desta terça-feira, velocidades de acesso à Internet Fixa, através de fibra ótica, que podem chegar aos 10 Gbps de download e upload, ou seja, 10 vezes mais rápidas do que a solução atualmente disponível.

Recorrendo a tecnologia de fibra de última geração (XGS-PON), estas velocidades garantem que os Clientes com necessidades singulares de utilização de internet possam usufruir do seu serviço com máxima velocidade, estabilidade de rede e mínima latência. São os casos de Clientes no segmento de consumo com múltiplos equipamentos conectados e utilização intensiva ou, no segmento empresarial, pequenas e médias empresas com hábitos de consumo de internet que requerem velocidades cada vez mais rápidas.

Todos os Clientes particulares ou empresariais da Vodafone que possuam serviço fixo por fibra ótica podem ter acesso às velocidades de Internet Fixa até 10Gbps acrescentando ao seu plano tarifário um aditivo de velocidade. Nesta primeira fase, este novo serviço está já disponível nos municípios de Lisboa e Porto, sendo gradualmente estendido pelo País.


A opção dos 10 Gbps implica um aumento de €50 mensais na conta da internet, levando o valor total para perto dos 100 euros no tarifário sugerido da Vodafone.

Baterias StoreDot aguentam mais de 2 mil ciclos de cargas ultra-rápidas

23-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A StoreDot continua a trabalhar em baterias com carregamentos ultra-rápido, e que assegura que terão longevidade igual ou superior às das baterias no mercado.

Embora a questão da longevidade das baterias tenha deixado de ser tão crítica quanto o era no passado, a maioria das baterias no mercado ainda é penalizada quando se fala de fazer carregamentos rápidos. Para acabar com esse estigma, as baterias da StoreDot trocam a grafite por silício, para podem tirar partido de cargas ultra-rápidas sem degradação significativa.

A empresa diz que as suas baterias suportam mais de 2 mil ciclos de carga ultra-rápida (10% a 80% em 10 minutos) mantendo 80% da capacidade original.
Com isto, será possível criar packs de bateria suficientes para assegurar mais de 650 mil km de circulação num automóvel eléctrico, tornando-as viáveis para uso comercial.

A StoreDot conta com o apoio de empresas como a Mercedes-Benz, Volvo, Polestar e VinFast, demonstrando que não faltam interessados nas suas baterias. E o que é certo é que a empresa não está parada, trabalhando em células que permitam reduzir o tempo de carregamento ainda mais. Para 2026 espera conseguir reduzir o tempo de carregamento para os 4 minutos, e em 2028 espera conseguir atingir os 3 minutos.

Não ficaria chocado que, no futuro, se comecem a tornar comuns packs de baterias com tecnologias diferenciadas, incorporando diferentes tipos de células, em que temos parte da bateria optimizada para carregamento rápido, outra parte para armazenamento de longa duração, etc.

|