PlanetGeek

Hackers usam mortes falsas para roubar passwords do LastPass

25-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Hackers estão a usar uma técnica curiosa para roubarem passwords do LastPass, usando pedidos falsos de falecimento do utilizador para obterem acesso aos "cofres" do serrviço.

A LastPass está a alertar os utilizadores para uma nova campanha de phishing que tenta enganá-los com falsos pedidos de acesso por "motivos de falecimento", com o objetivo de roubar palavras-passe e passkeys.

A campanha começou em meados de Outubro e foi associada ao grupo CryptoChameleon (UNC5356), conhecido por ataques com fins financeiros. Este grupo utiliza páginas falsas que imitam serviços como Okta, Gmail, iCloud e Outlook, roubando credenciais ligadas a plataformas de criptomoedas como Binance, Coinbase, Kraken e Gemini. Não é a primeira vez que os utilizadores da LastPass são visados, em Abril de 2024 o mesmo grupo já tinha lançado um ataque semelhante, mas esta nova vaga é mais sofisticada e agora também tenta roubar passkeys e não apenas passwords.

Os emails falsos informam as vítimas de que um familiar solicitou acesso ao cofre LastPass, alegando ter enviado um certificado de óbito. A mensagem pede ao utilizador que clique num link para cancelar o pedido "caso ainda esteja vivo". O link conduz a um site fraudulento - lastpassrecovery[.]com - criado para roubar credenciais. Em alguns casos, os atacantes chegaram a telefonar às vítimas, fingindo ser funcionários da LastPass e orientando-as de forma a introduzirem os dados na página falsa.
Segundo a LastPass, os atacantes também estão a usar domínios como mypasskey[.]info e passkeysetup[.]com para tentarem obter passkeys. A empresa reforça o alerta para que os utilizadores só confiem em comunicações enviadas a partir de domínios lastpass.com, lembrando que os gestores de passwords modernos, por acumularem a maioria (ou totalidade) das passwords e credenciais dos utilizadores, são um alvo cada vez mais desejado pelos cibercriminosos.

Nike Project Amplify: sapatilhas motorizadas

25-10-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Nike apresentou o Project Amplify, que demonstra o primeiro calçado motorizado do mundo.

A Nike revelou o Project Amplify, que descreve como o primeiro sistema de calçado motorizado do mundo - uma proposta que pretende ser para os pés o que as e-bikes são para o ciclismo. Desenvolvido em parceria com a empresa de robótica Dephy, o projecto utiliza um sistema robótico leve para aumentar a velocidade ao caminhar ou correr, ajudando os utilizadores a deslocarem-se mais depressa e com menor esforço.

Segundo a marca, esta primeira geração não foi criada para atletas de alta competição, mas sim para o dia a dia. O objectivo é proporcionar "um segundo par de músculos gémeos", permitindo percorrer maiores distâncias com menor fadiga. O público-alvo são corredores ocasionais ou pessoas activas.
O Project Amplify tem o aspecto de uma joelheira motorizada e integra um motor, correia de transmissão e bateria recarregável, tudo num design compacto. O sistema foi testado com mais de 400 atletas ao longo dos últimos anos e ainda se encontra em fase de desenvolvimento. A Nike planeia disponibilizá-lo ao público nos próximos anos, embora sem data exacta concreta.

Uma coisa é certa: conhecendo-se os preços das sapatilhas "normais", desde já se pode antecipar que estas sapatilhas motorizadas poderão aliviar o peso do corpo ao caminhar, mas irão certamente pesar na carteira.

Halo: Campaign Evolved faz chegar clássico à PS5

25-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Enquanto não nos traz um novo jogo Halo, a MS aposta em relembrar velhos sucessos com o Halo: Campaign Evolved - um remake que chega à Xbox, PC, e PS5 em 2026.

A Halo Studios está a preparar uma celebração em grande para o 25º aniversário de Halo. O estúdio anunciou Halo: Campaign Evolved, um remake completo de Halo: Combat Evolved, o título que acompanhou a estreia da primeira Xbox em 2001. A nova versão apresenta gráficos renovados em 4K, novas armas e veículos, modo cooperativo online para quatro jogadores e conteúdos inédito de história. E pela primeira vez na história da saga, Halo chegará à PlayStation 5, juntamente com a Xbox Series X/S e PC.

O remake foi feito em Unreal Engine 5 e vai muito além de um simples "retoque visual". O estúdio diz que todas as cenas, animações, e vozes foram recriadas de novo, com a participação dos actores originais de Combat Evolved. Os ambientes, desde os icónicos cenários alienígenas até à imponente arquitectura forerunner, foram totalmente reconstruídos. A campanha inclui ainda três novas missões extra, concebidas como prequelas à história principal, com novas interacções entre Master Chief e o sargento Johnson.


As mecânicas de jogo também evoluíram e passam a incluir coisas que não estavam disponíveis no original: é agora possível correr, apontar com a mira em todas as armas e pilotar veículos inimigos. O clássico Warthog ganhou um novo assento traseiro ideal para co-op, e o arsenal foi expandido com nove armas adicionais da série Halo, incluindo a Energy Sword. O modo cooperativo suporta crossplay e progressão partilhada entre plataformas, e há ainda co-op local para dois jogadores, mantendo o espírito do original.

O jogo será lançado em 2026 para Xbox Series X|S, PC e PS5, disponível no primeiro dia no Game Pass Ultimate e PC Game Pass, com suporte para Xbox Cloud Gaming e Play Anywhere.

Jovens europeus vão poder conduzir aos 17 anos - com adulto ao lado

25-10-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Parlamento Europeu aprovou novas regras para a carta de condução, permitindo a condução acompanhada aos 17 anos, e viabilizando a carta em formato digital.

O Parlamento Europeu aprovou uma actualização das regras relativas à carta de condução na União Europeia. Entre as principais mudanças está a possibilidade de os jovens de 17 anos conduzirem veículos ligeiros (categoria B), desde que acompanhados por um condutor experiente até completarem 18 anos. Além disso, será introduzido um período de testes mínimo de dois anos para os novos condutores, durante o qual as infracções relacionadas com álcool, cinto de segurança e uso do telemóvel terão sanções mais severas - para promover maior segurança.

As novas regras também procuram responder à escassez de motoristas profissionais. Jovens de 18 anos poderão conduzir camiões (categoria C) e os de 21 anos, autocarros (categoria D), desde que possuam um certificado de aptidão profissional. Sem essa certificação, as idades mínimas são de 21 e 24 anos, respectivamente.

Outro destaque é a viabilização da carta de condução digital, que passará a ser acessível através do telemóvel e será o formato primário na UE - embora continue a existir a versão física. Os exames de condução também serão actualizados, incluindo temas como ângulos mortos, sistemas de assistência, abertura segura de portas, e distracções ao volante. As cartas de condução para automóveis e motociclos terão validade de 15 anos (ou 10 anos, se também servirem de documento de identificação), enquanto as de camiões e autocarros serão válidas por cinco anos. Condutores com 65 anos ou mais poderão ter períodos de validade reduzidos e ser sujeitos a exames médicos mais frequentes. Por fim, haverá um sistema europeu de partilha de informações para facilitar o reconhecimento de suspensões, restrições e apreensões de cartas, evitando que condutores com carta apreendida num país circulem noutro.

As novas regras entram em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da União Europeia. Os países da UE terão três anos para adaptar a legislação nacional e mais um ano para garantir a sua aplicação.

IKEA lança cama NFC para smartphones

25-10-2025 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

A IKEA lançou uma curiosa cama NFC para smartphones, para promover um sono mais descansado.

Naquilo que quase se poderia pensar ser uma campanha de 1 de Abril - mas que é mesmo realidade - a IKEA revelou uma mini cama NFC para telemóveis. O acessório, baptizado de Phone Sleep Collection, foi criado para ajudar os utilizadores a reduzir o tempo que passam a fazer "scroll infinito" antes de dormir, incentivando a que "deitem" os seus smartphones, e também oferecendo recompensas pelo bom comportamento.

Esta mini cama tem um chip NFC que permite que a app IKEA registe o tempo em que o telemóvel "dorme". Quem conseguir sete noites seguidas com pelo menos sete horas de sono no seu smartphone recebe um voucher IKEA.


O único problema é que, por agora, esta cama está apenas disponível nos Emirados Árabes Unidos, e de forma promocional para para clientes que façam compras de valor superior a 175 euros e que incluam produtos "Complete Sleep Collection".

No entanto, e tendo em conta a atenção que a campanha tem conquistado a nível mundial, não será descabido que a IKEA possa fazer chegar a ideia a mais países.

Yangwang U9 Xtreme bate recorde no Nürburgring

25-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O impressionante Yangwang U9 Xtreme bateu o recorde de carros eléctricos no Nürburgring, com um tempo abaixo dos 7 minutos.

Depois de ter demonstrado uma velocidade máxima de 496 km/h (não deverá faltar muito para arredondar este recorde com um valor de 500 km/h) a marca de luxo da BYD demonstrou que o U9 não é um carro apenas para as linhas retas, batendo novo recorde no mítico circuito alemão de Nürburgring - conhecido como "O Inferno Verde" - completando uma volta ao circuito Nordschleife em 6:59.157, recorde absoluto para veículos eléctricos de produção.

O feito é duplamente histórico: além de melhorar o recorde anterior (também seu) em cinco segundos, o U9 tornou-se o primeiro EV da categoria a quebrar a barreira dos sete minutos. Ao volante esteve o piloto alemão Moritz Kranz, especialista em provas de resistência, que descreveu o resultado como um testemunho das capacidades de desenvolvimento da BYD e da Yangwang. O carro foi projetado para dominar tanto curvas técnicas e subidas íngremes quanto as longas retas do traçado.

A new legend is born at the Nürburgring.

After becoming the world’s fastest production car, the YANGWANG U9 Xtreme (U9X) returns to make history once again, conquering the Nordschleife in a record time of 6:59.157, and becoming the fastest electric hypercar ever to lap the… pic.twitter.com/fbPA2esy9g

— BYD (@BYDCompany) October 21, 2025
Baseado na plataforma eléctrica BYD e4 de 1.200 V, o U9 Xtreme utiliza quatro motores independentes, um por roda, que podem girar até 30.000 rpm e gerar uma potência combinada de 3.000 cavalos. Para o recorde, o veículo recebeu algumas modificações, incluindo um sistema de refrigeração otimizado, travões carbono-cerâmicos e pneus e·GTR2 PRO desenvolvidos pela GitiSport especificamente para esta tentativa.

Actualmente, o recorde absoluto do Nürburgring Nordschleife é de 6:29.090, obtido por um Mercedes-AMG One em Outubro de 2024.

Mattel Brick Shop junta-se à Audi e Hot Wheels para 2 novos modelos

25-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos automóveis podem deliciar-se com os novos Audi Avant RS2 e o Audi R8 LMS em miniatura da Mattel Brick Shop.

A Mattel Brick Shop volta a surpreender com uma nova colaboração exclusiva em conjunto com a Hot Wheels e a Audi, onde dois modelos icónicos da marca alemã, o Audi Avant RS2 e o Audi R8 LMS, ganham vida e convidam os colecionadores a experimentar a emoção da engenharia e da construção.

Os dois modelos escolhidos destacam-se pelo design intemporal, pela herança desportiva e sucesso que têm entre os fãs do mundo automóvel. O Mattel Brick Shop Audi Avant RS2 (PVP 24,99€), à escala 1:32, recria o modelo de edição limitada produzido pela Audi entre 1994 e 1995, que foi um verdadeiro ícone dos anos 90, reconhecido pelo seu motor de cinco cilindros com turbo e pela caixa manual de seis velocidades. A versão de construção apresenta um tejadilho amovível, quatro portas funcionais e para-brisas dianteiro e traseiro que se abrem, oferecendo um nível de realismo sem precedentes.
Já o Mattel Brick Shop Audi R8 LMS (PVP 49,99€), à escala 1:16, presta tributo à trajetória de competição da Audi. Equipado com um tejadilho amovível que revela um interior minuciosamente detalhado, o modelo inclui portas e compartimento do motor funcionais, bem como direção operacional ligada diretamente às rodas para um movimento realista. Os construtores podem ainda personalizar os seus veículos com autocolantes, divisores e um conjunto adicional de tampões metálicos, além da emblemática placa metálica Hot Wheels que assina ambas as edições.

Mais do que uma coleção, esta parceria é um tributo à paixão pelo design automóvel e pode ser explorada em www.MattelBrickShop.com.


[Pela Estrada Fora]

Novo Mazda6e com cinco estrelas Euro NCAP

25-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Mazda6e obteve a classificação máxima de cinco estrelas na mais recente ronda de testes da Euro NCAP.

Nas duas categorias de proteção de ocupantes adultos e crianças, o mais recente modelo 100% elétrico da Mazda obteve uma pontuação de 93%, alcançando, em complemento, uma classificação de 74% na proteção de Utilizadores Vulneráveis das Estradas e de 77% para os seus sistemas de Assistência à Segurança.

A pontuação de 93% do Mazda6e na categoria Ocupantes Adultos incluiu uma pontuação máxima no teste de barreira lateral e uma proteção boa ou adequada para todas as áreas críticas do corpo no teste de impacto lateral mais severo contra um poste. Concebido para mitigar lesões entre ocupantes em impactos laterais, o airbag lateral proporcionou uma boa proteção ao condutor e ao passageiro da frente. Os apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros demonstraram boa proteção contra lesões cervicais em caso de colisões traseiras.

Na categoria Ocupantes Crianças, o novo hatchback de cinco portas da Mazda também obteve um pontuação geral de 93%, tendo registado a pontuação máxima no desempenho em testes de colisão com impacto frontal e lateral com crianças de seis e dez anos. A instalação correta dos Sistemas de Retenção de Crianças (vulgo cadeirinhas), na análise Verificação de Instalação de CRS, também recebeu nota máxima, enquanto o Sistema de Monitorização de Ocupantes do Mazda6e, que avisa o condutor da presença de crianças a bordo, para que não sejam deixadas sozinhas na viatura, recebeu um reconhecimento positivo.

Na categoria de Utilizadores Vulneráveis da Estrada, o Mazda6e proporcionou uma proteção boa ou adequada para os peões. Os sistemas de Travagem de Emergência Autónoma (AEB) e de apoio à faixa de rodagem alcançaram a pontuação máxima na proteção de motociclistas. O veículo também obteve uma boa pontuação na proteção de ciclistas com o seu sistema AEB e avisos de abertura de portas para todas as portas laterais, resultando numa classificação geral de 74% nesta categoria.

A abrangente integração de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) no Mazda6e ajudou o modelo a garantir uma sólida classificação de 77% na área de Assistência à Segurança. O sistema AEB reagiu bem à presença de outros veículos. O monitor de estado do condutor de série detetou fadiga e distração, o sistema de assistência à manutenção da faixa corrigiu suavemente a trajetória do veículo e o sistema de assistência à velocidade identificou os limites de velocidade locais.

Também contribuem para a segurança de condução do Mazda6e o seu baixo centro de gravidade, a distribuição de peso ideal de 47% – 53% e a excelente dinâmica de condução. O design do cockpit do modelo, focado no condutor, e a interface homem-máquina (HMI) avançada ajudam o condutor a manter-se concentrado.



[Pela Estrada Fora]

Reddit processa Perplexity por "roubo de dados"

24-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Reddit montou uma armadilha para ver se os bots AI estavam a roubar dados, e diz ter apanhado a Perplexity em flagrante.

A Reddit apresentou um processo contra a Perplexity, acusando-a de roubar conteúdo do Reddit através dos resultados do Google, contornando sistemas de protecção criados por ambas as empresas. Segundo a queixa, a Perplexity terá conspirado com outras companhias para evitar os mecanismos anti-scraping e recolher dados, num esquema que a Reddit tenta equiparar a um "assalto a um banco digital".

Para comprovar o roubo, a Reddit criou uma armadilha digital, publicando conteúdo que só poderia ser acedido pelos bots da Google para integrar as páginas de resultados do Google. Horas depois, o mesmo texto apareceu nas respostas geradas pela Perplexity, o que, segundo a empresa, demonstra que o motor AI anexou esses mesmos os resultados de pesquisa. A queixa acusa a Perplexity e os seus parceiros de terem deliberadamente contornado uma tecnologia da Google chamada SearchGuard, responsável por bloquear acessos automatizados aos resultados. Entre os acusados estão as empresas Oxylabs (Lituânia), AWMProxy (ligada a antigos botnets russos) e SerpApi (EUA), todas especializadas em ferramentas de scraping. A Reddit afirma que estas companhias disfarçam os seus bots como utilizadores reais e utilizam redes de servidores para evitar bloqueios, tendo extraído quase três mil milhões de páginas de dados do Reddit num período de duas semanas. Todas as empresas acusadas negam as acusações, argumentando que o acesso a dados públicos faz parte da liberdade de expressão e é essencial para investigações e inovação.

A Perplexity rejeitou qualquer ilegalidade, contra-acusando a Reddit de tentar extorquir licenças de conteúdo e de usar o processo como forma de pressão nas negociações com a Google e a OpenAI. A empresa diz que o seu "answer engine" apenas resume discussões públicas e cita links, tal como qualquer motor de pesquisa, sem que esses dados sejam usados para o treino de modelos AI. A Reddit, por sua vez, diz que o caso ameaça os seus acordos de licenciamento de dados e prejudica a confiança dos utilizadores. A decisão promete reacender a discussão sobre se os dados publicamente acessíveis na web são realmente públicos.

IKEA lança cama NFC para smartphones

24-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A IKEA lançou uma curiosa cama NFC para smartphones, para promover um sono mais descansado.

Naquilo que quase se poderia pensar ser uma campanha de 1 de Abril - mas que é mesmo realidade - a IKEA revelou uma mini cama NFC para telemóveis. O acessório, baptizado de Phone Sleep Collection, foi criado para ajudar os utilizadores a reduzir o tempo que passam a fazer "scroll infinito" antes de dormir, incentivando a que "deitem" os seus smartphones, e também oferecendo recompensas pelo bom comportamento.

Esta mini cama tem um chip NFC que permite que a app IKEA registe o tempo em que o telemóvel "dorme". Quem conseguir sete noites seguidas com pelo menos sete horas de sono no seu smartphone recebe um voucher IKEA.


O único problema é que, por agora, esta cama está apenas disponível nos Emirados Árabes Unidos, e de forma promocional para para clientes que façam compras de valor superior a 175 euros e que incluam produtos "Complete Sleep Collection".

No entanto, e tendo em conta a atenção que a campanha tem conquistado a nível mundial, não será descabido que a IKEA possa fazer chegar a ideia a mais países.

Módulo de tomadas Aonoka com 3 USB + 3 tomadas a €18

24-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB (2x USB-C, 1x USB-A) está disponível por apenas 18 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até 20W PD e 18W QC, suficiente para assegurar um carregamento rápido na maioria dos dispositivos sem necessidade de ocupar uma tomada com um carregador USB dedicado. Como particularidade adicional, a ficha rotativa na traseira permite colocar o módulo na horizontal ou vertical, conforme seja mais conveniente, e ainda conta com práticos interruptores individuais para cada tomada e para as portas USB, para eliminar os chamados consumos "fantasma" de equipamentos em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Microsoft expande Edge com modo Copilot melhorado

24-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Dias após o lançamento do browser AI ChatGPT Atlas da OpenAI, a Microsoft reforça as capacidades AI do Edge com o modo Copilot.

A Microsoft reforçou a experiência AI no Edge com o novo Copilot Mode, uma experiência que transforma o browser num "companheiro inteligente e dinâmico". O anúncio surge apenas dois dias depois da OpenAI lançar o seu próprio browser AI, o ChatGPT Atlas, reforçando a crescente rivalidade na corrida pelos browsers de nova geração.

Este novo modo do Edge permite que o Copilot veja e raciocine sobre as tabs abertas, resuma e compare informações, e até execute acções como reservar hotéis ou preencher formulários online. Estas funções expandem a versão inicial lançada em Julho, que incluía pesquisa por voz e integração no ecrã de novas tabs. Agora, com as opções "Actions" e "Journeys", o Copilot passa a poder acompanhar o utilizador de forma activa, automatizando tarefas que exigem sequências de acções mais complexas.


Embora a Microsoft garanta que a proximidade com o lançamento do Atlas seja apenas uma coincidência as semelhanças visuais e funcionais entre o Copilot Mode do Edge e o Atlas da OpenAI são evidentes. Ambos apresentam uma janela lateral com AI e comandos por texto, diferindo apenas no estilo visual: o Edge adopta um tema escuro e integra-se no Windows, enquanto o Atlas adopta um design mais aproximado do macOS.

Ainda assim, o lançamento quase simultâneo demnonstra que a era dos browsers AI está aí, quer se goste quer não - pelo menos, resta esperar que continue a ser dada a opção dos utilizadores usem o browser de forma tradicional, até eventualmente chegar o momento em que sintam necessidade ou curiosidade de se aventurarem nestes modos AI - que por agora ainda levantam bastantes questões a nível de segurança (têm havido inúmeras demonstrações de como estes modos podem ser abusados para roubar dados dos utilizadores).

Refira-se que o Copilot ganhou também um novo personagem virtual Mico para a interacção por voz.

OpenAI compra criadores do Shortcuts da Apple

24-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI soma nova vitória com a aquisição da equipa que criou o Sky e o Shortcuts da Apple.

Na renhida luta por talentos na área AI a OpenAI anunciou a aquisição da Software Applications Incorporated (SAI), empresa mais conhecida por desenvolver o Sky, uma interface AI para macOS capaz de controlar o sistema através de linguagem natural. Apesar de os valores não terem sido revelados, a compra mostra claramente a intenção da OpenAI em integrar o ChatGPT de forma mais profunda nos sistemas operativos, começando pelo macOS - ou, a mais longo prazo, até poder criar o seu próprio sistema operativo AI.

Segundo a empresa, o objectivo é "libertar o potencial da AI através de interfaces que compreendem o contexto e se adaptam à intenção do utilizador". Toda a equipa da SAI, incluindo os cofundadores Ari Weinstein, Conrad Kramer e Kim Beverett, irá juntar-se à OpenAI. O trio trabalhou anteriormente na Apple, onde ajudou a criar o Shortcuts após a Apple ter adquirido a sua app de automação Workflow.

This is what sky was supposed to launch this summer, before @OpenAI acquired them.

Apparently these are also the folks behind the workflow app that apple bought and turned into shortcuts so they have deep knowledge of the internals of macOS! https://t.co/4DUHYnyMCE pic.twitter.com/puVgWXRfx4

— Alex Volkov (Thursd/AI) (@altryne) October 23, 2025
O Sky foi concebido para permitir comandos em linguagem natural que a AI interpreta e executa em várias aplicações do macOS, criando fluxos de trabalho de forma automática - acabando por ser uma forma mais natural dos processos já conhecidos dos utilizadores do Shortcuts. O sistema baseava-se nas APIs e nas ferramentas de acessibilidade da Apple para entender o que estava no ecrã.

Esta aquisição, que surge pouco depois do lançamento do navegador Atlas, reforça a ambição da OpenAI em ir além de um simples chatbot. Com a experiência da SAI, o ChatGPT poderá dar um grande salto em frente a nível de desempenhar tarefas em tempo real no macOS, tornando a utilização dos agentes AI mais acessível e útil para o utilizador comum.

Copilot ganha Mico como rosto virtual

24-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft apresentou o Mico, o novo rosto virtual do copilot - e sucessor espiritual do icónico Clippy de outras eras.

A Microsoft está a ressuscitar o espírito do Clippy, mas desta vez com inteligência artificial. A empresa apresentou o Mico, um novo personagem virtual integrado no modo de voz do Copilot, criado para tornar a interacção com o assistente mais natural. O Mico reage em tempo real à voz e às emoções do utilizador, mostrando expressões animadas e transformando as conversas com o computador numa experiência mais pessoal e agradável.

O Mico esteve em fase de testes durante vários meses e passa agora a estar activado de origem no modo de voz do Copilot - embora seja possível desactivá-lo por quem preferir a experiência tradicional. O lançamento começa nos Estados Unidos, e o assistente vai usar a nova função de memória do Copilot para recordar informações sobre o utilizador e os projectos em que está a trabalhar, oferecendo respostas mais contextuais e consistentes.

Clippy is back as an Easter egg in Copilot’s new Mico character. If you tap on Mico multiple times then Clippy appears pic.twitter.com/lXZKWZMtht

— Tom Warren (@tomwarren) October 23, 2025
[Há um Easter egg do Clippy escondido - bastando tocar repetidamente e rapidamente no Mico]

A Microsoft está também a introduzir o modo Learn Live, que transforma o Mico num assistente de ensino, capaz de guiar o utilizador através de conceitos complexos com a ajuda de quadros interactivos e explicações visuais. Esta funcionalidade destina-se sobretudo a estudantes ou a quem queira aprender novas competências.

O Mico faz parte da estratégia da Microsoft para dar personalidade e identidade ao Copilot, algo que o CEO da Microsoft AI, Mustafa Suleyman, considera fundamental para o futuro do assistente (embora no passado tenha falhado em fazer isso com a Cortana). Enquanto a empresa promove o slogan "o computador com quem podes falar" nas suas novas campanhas de TV, o Mico surge como o passo seguinte nesta aposta em tornar a AI mais humana.

DJI lança Osmo Mobile 8 com rotação de 360º

24-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI lançou a sua mais recente geração de estabilizadores gimbal, o Osmo Mobile 8 - mas por agora apenas na China.

A DJI revelou o Osmo Mobile 8, o seu mais recente estabilizador para smartphones, que chega com várias novidades e melhorias. O novo modelo introduz rotação horizontal ilimitada de 360 graus, permitindo capturar vídeos e fotos panorâmicas suaves mesmo ao seguir um sujeito em movimento.

O gimbal mantém o sistema de estabilização de 3 eixos da DJI, mas traz várias actualizações, incluindo uma extensão integrada que facilita capturas em ângulos baixos, um módulo de tracking melhorado, gravação de áudio integrada, e uma luz frontal com brilho e temperatura de cor ajustáveis.
Segundo a DJI, o Osmo Mobile 8 oferece até 10 horas de autonomia e pode carregar o smartphone via USB-C. O novo suporte magnético de quarta geração é mais robusto e compatível com telemóveis maiores e com módulos de câmara mais pesados. O gimbal conta ainda com o ActiveTrack 7.0, que melhora a precisão do tracking e permite o seguimento com duas câmaras através da aplicação DJI Mimo.

Na China, o Osmo Mobile 8 tem um preço de 898 yuan (cerca de 109 euros) e inclui o OM Magnetic Phone Clamp 4, o novo módulo de tracking, cabo de carregamento e outros acessórios. Há também um Vlog Kit disponível por 997 yuan (cerca de 120 euros). O gimbal já se encontra à venda nas lojas online e físicas da DJI na China, com lançamento global previsto para breve.

Earphones Anker Soundcore P20i a €20

24-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Produtos da Semana

24-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Razer apresenta Raiju V3 Pro para PlayStation 5

A Razer anunciou o lançamento do Razer Raiju V3 Pro, o novo comando sem fios de próxima geração concebido para utilização com a consola PlayStation 5 (PS5).

Equipado com sticks analógicos TMR (Resistência Magnética com Tensão) simétricos, Razer Pro HyperTriggers e 4 botões traseiros removíveis com clique tipo rato, o Raiju V3 Pro foi concebido para dar aos jogadores de consola a vantagem competitiva de que precisam para dominar.

Botões Traseiros Removíveis & Botões no Topo para Pega em Garra

Concebido para estilos de pega tradicional e em garra, o Raiju V3 Pro inclui 4 botões traseiros com clique tipo rato e 2 botões no topo para pega em garra, todos remapeáveis e posicionados de forma ideal para controlo e flexibilidade acrescidos. Alimentados por switches ultrarresponsivos, iguais aos usados nos ratos gaming topo de gama da Razer, estes botões oferecem atuação extremamente rápida e feedback tátil para uma resposta instantânea no calor da batalha.

Analógicos TMR Simétricos com Tampas Substituíveis

Criados para oferecer precisão até ao píxel, os analógicos TMR simétricos do Raiju V3 Pro garantem uma tensão consistente e um desempenho anti-drift superior. Ideais para jogos de FPS, luta e ação, a tecnologia TMR traduz movimentos subtis em ações ultra-precisas no jogo, mantendo um consumo de energia reduzido para maior autonomia de bateria.

Razer Pro HyperTriggers

Alterne entre cliques rápidos tipo rato e controlo analógico total com os Razer Pro HyperTriggers. Através do Synapse 4, os jogadores podem afinar exatamente os pontos de atuação dos gatilhos, personalizando a sensibilidade para se adequar ao seu estilo de jogo — seja com uma resposta ultrarrápida para jogos FPS ou controlo total para títulos de corridas e aventura. Este nível de precisão garante que cada movimento é intencional, rápido e pensado para a vitória.

Botões de Ação Meca-Táteis em PBT & D-pad Flutuante com 8 Direções

Desenvolvidos para atuações ultrarrápidas com feedback tátil, os botões frontais e o D-pad flutuante do Raiju V3 Pro utilizam materiais PBT de dupla injeção de alta qualidade para máxima durabilidade e resposta precisa. Resistentes ao desgaste, estes componentes mantêm a sua textura e desempenho mesmo durante longas sessões de jogo competitivo.

Desempenho Sem Fios Ultrarrápido com Razer HyperSpeed Wireless

Desfrute de desempenho sem fios ultrarrápido e sem latência com a tecnologia Razer HyperSpeed, que assegura uma ligação estável e resposta imediata quando utilizado na PS5. Esta tecnologia de ponta permite aos jogadores competir com confiança, mesmo nos títulos mais exigentes.

Personalização de Nível Profissional

Os jogadores podem afinar a sua configuração através da App Móvel da Razer e do Synapse 4. Ajuste a sensibilidade dos analógicos, remapeie totalmente os botões e guarde até 4 perfis diretamente no comando, para levar as suas definições para qualquer lado.

Proteção e Conveniência Pensada para Torneios

Inclui uma bolsa de transporte premium e um cabo USB Tipo-C removível de 2 metros, ideal para viagens, torneios LAN e competições em movimento.

Preço e disponibilidade

Razer Raiju V3 Pro - 209.99€

Já disponível na maioria das regiões em Razer.com, lojas físicas RazerStore e revendedores selecionados em todo o mundo.


Hisense lança novas soundbars HS2000 e AX5140Q

A Hisense lançou novas soundbars das séries HS e AX, expandindo a sua gama de produtos de áudio. A soundbar Hisense HS2000 oferece um som potente num formato elegante e minimalista. Com design elegante e discreto, três altifalantes (dois tweeters de 60 W e um subwoofer de 4,75 polegadas e 120 W) que emitem 240 W de áudio potente, proporciona uma experiência de som nítida e envolvente que eleva o cinema a outro nível. Além disso, é fácil de configurar, adapta-se bem a todas as configurações de TV e complementa qualquer design. Destaca-se ainda pela variedade de opções de ligação com e sem fios, incluindo Bluetooth 5.3, HDMI, ótica e auxiliar. A HS2000 inclui suporte nativo para Dolby Digital Plus 7.1 e DTS Virtual:X, otimizando a forma como o som é reproduzido em todos os momentos.

Uma das características mais marcantes da barra de som HS2000 é o Modo TV que retira vantagens da tecnologia de som das televisões Hisense, permitindo elevar a experiência auditiva. A HS2000 também utiliza o recurso EzPlay da Hisense, permitindo o controlo através do comando remoto da TV Hisense.

O portfolio de soundbars Hisense é reforçado também com o novo sistema de som AX5140Q, concebido para ambientes de cinema em casa e uma experiência de televisão descontraída. A soundbar AX5140Q é um sistema de alta qualidade com Dolby Atmos 5.1.4 canais, True Wireless Rear Surround e tecnologia Hi-Concerto. O sistema inclui um subwoofer de 6,5 polegadas.

A tecnologia Hi-Concerto da Hisense foi concebida para criar um sistema de som que aproveita os altifalantes integrados na televisão, bem como os altifalantes externos para o som surround e o efeito de áudio espacial. As duas colunas surround traseiras sem fios permitem flexibilidade de posicionamento e apresentam a tecnologia Pure Surround da Hisense para uma experiência envolvente. O sistema também suporta entrada HDMI, passagem de 4K 60 Hz, Bluetooth 5.3 e compatibilidade com EzPlay, funcionalidade que permite controlar o comando remoto da TV Hisense. Os novos lançamentos destacam o compromisso da Hisense com a inovação em áudio, desempenho premium acessível e produtos que vão ao encontro dos consumidores.

As soundbars HS2000 e AX5140Q já estão disponíveis em Portugal, com o PVP estimado de 129€ e 399€, respetivamente.


JBL lança edição especial JBL Tour PRO 3 em azul

  Os auriculares mais completos da JBL acabam de chegar numa versão renovada. Os JBL Tour PRO 3 estão agora disponíveis num tom azul-meia-noite profundo. Com detalhes em cobre que se destacam, esta nova edição combina um aspeto sofisticado com o som premium que já é marca da JBL. Graças à inovadora Smart Charging Case™, desfruta de entretenimento em qualquer lugar e viaja com estilo com os novos JBL Tour PRO 3.

Os JBL Tour PRO 3 são uma verdadeira revolução para quem viaja frequentemente. A Smart Charging Case funciona também como transmissor de áudio sem fios, ligando-se facilmente ao sistema de entretenimento a bordo. Basta sentar-te, relaxar e aproveitar ao máximo os teus filmes e músicas para dar início à tua próxima aventura. Quer estejas num voo ou num comboio, nunca comprometas o estilo nem o som com os JBL Tour PRO 3. O JBL Pro Sound e o Spatial Sound oferecem uma experiência sonora envolvente que se adapta ao teu movimento e, com o cancelamento de ruído mais avançado da JBL até hoje, não perderás nenhum detalhe, onde quer que estejas. E há mais. O ecrã tátil da Smart Charging Case dos JBL Tour PRO 3 é totalmente personalizável, permitindo adicionar as tuas fotos preferidas para um toque pessoal extra.

A viajar com amigos? A função Auracast permite manteres-te ligado em movimento — ouvir em conjunto nunca foi tão fácil. Basta abrir um dispositivo compatível com Auracast e usar o botão Auracast no ecrã da Smart Charging Case para começar a ouvir com conforto e estilo.

Se o novo acabamento não for o que tinhas em mente, não há problema. As versões originais em preto e latte continuam disponíveis — há opções para todos os gostos.

A edição azul dos JBL Tour PRO 3 estará disponível em novembro, por 299,99 €.


Securitas Direct passa a Verisure

A Securitas Direct inicia hoje um novo capítulo da sua história em Portugal. Após mais de 20 anos de presença no país, a empresa adota oficialmente o nome Verisure, alinhando-se à identidade global do grupo a que pertence desde a sua fundação. Esta mudança representa uma evolução estratégica que unifica a marca a nível global mantendo o compromisso de proteger o que mais importa, através da prevenção, deteção, verificação e intervenção.

A transição para o nome Verisure em Portugal dá continuidade à experiência e ao conhecimento consolidados nos 17 países onde o grupo está presente, com mais de 35 anos de experiência, 5,8 milhões de clientes e mais de 30.000 colaboradores. Este passo marca a construção de uma marca única, sólida e preparada para definir o futuro da segurança em Portugal.

Esta evolução reforça os três pilares da marca em Portugal. Em primeiro lugar, consolida o posicionamento da Verisure a nível nacional, dando continuidade à liderança alcançada pela Securitas Direct no segmento da segurança monitorizada. Em segundo lugar, fortalece a missão de continuar a trazer tecnologia e inovação constante, com o desenvolvimento de tecnologia própria que alia inteligência artificial e resposta humana imediata, mantendo sempre o fator humano no centro de cada intervenção. Por fim, reafirma o compromisso em oferecer um serviço de excelência, atuando em média em menos de 20 segundos, avaliado com uma média de 9,2 em 10 no índice de satisfação dos clientes. As pessoas estão no centro de todas as ações da empresa. Uma equipa altamente qualificada trabalha todos os dias para proteger pessoas e oferecer soluções seguras, rápidas e personalizadas.

O portefólio da Verisure em Portugal inclui sistemas de alarme para residências e pequenos negócios, conectados a uma Central Recetora de Alarmes disponível 24 horas por dia, todos os dias. As soluções abrangem deteção de intrusão, incêndio ou inundação, bem como resposta a emergências médicas. Cada sistema é acompanhado por uma equipa altamente qualificada que garante instalação profissional, acompanhamento contínuo e assistência imediata em qualquer situação, com um contacto direto com as autoridades.

A adoção do nome Verisure em Portugal vem, assim, dar continuidade à confiança construída ao longo de mais de duas décadas, com talento, tecnologia e experiência que continuarão a posicionar a empresa como líder no seu segmento em Portugal. Porque, quando tudo se decide num segundo, não há nada como ser o primeiro a proteger, com uma equipa profissional pronta para atuar em segundos.


iPhone "Flip" dobrável deverá chegar em 2028

24-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do iPhone "Fold" esperado para 2026, a Apple deverá lançar um modelo "Flip" em 2028 - a par de um iPhone "sem margens" para celebrar o 20º aniversário.

A Apple poderá estar a preparar bastantes novidades para os iPhones dos próximos anos. De acordo com vários rumores, a empresa de Tim Cook planeia lançar o seu primeiro iPhone dobrável já no próximo ano (2026), mas que será seguido de dois novos formatos: modelo tipo "Flip" em 2028, que será antecipado por um iPhone sem margens em redor do ecrã em 2027.

O primeiro dobrável, que por agora tem sido designado como iPhone Fold (designação que a Apple certamente irá alterar para não ser igual à da Samsung), deverá ter um formato tipo livro e utilizar um painel OLED flexível LTPO+ com um tamanho aproximado do de um iPad mini. O dispositivo supostamente utilizará um novo processo que evitará a criação das marcas da dobra do ecrã na zona de dobragem, que tem sido um dos principais desafios neste tipo de design. No ano seguinte (2027) a Apple poderá lançar o seu primeiro iPhone sem molduras, equipado com um painel OLED curvado nas quatro extremidades e uma nova camada de difusão que promete melhorar a uniformidade do brilho. Este modelo deverá ainda integrar o sistema Face ID sob o ecrã (mantendo apenas um pequeno furo para a câmara frontal - em vez da actual ilha alongada) e poderá marcar o 20º aniversário do iPhone.

Por fim, em 2028, a Apple deverá expandir a família dobrável e apresentar o seu primeiro modelo dobrável em concha, que por agora podemos chamar "iPhone Flip", para rivalizar directamente com a linha Galaxy Z Flip da Samsung e apela a quem procura um iPhone dobrável mais compacto (e mais económico) que o iPhone Fold.

MS corrige bug do Windows que impedia uso do WinRE

23-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O bug que impedia o uso de rato e teclado no WinRE (Windows Recovery Environment) fica resolvido com a actualização KB5070773.

Ao longo historial de bugs do Windows, junta-se este que é um dos mais caricatos - e frustrantes. A actualização mensal de 14 de Outubro vinha com um bug que inutilizava o Windows Recovery Environment (WinRE), impedindo o uso de rato ou teclado USB durante processos de recuperação ou reposição do PC.

Dado que o erro tornava impossível restaurar o sistema, a Microsoft apressou-se a lançar uma actualização de emergência, que chegou menos de uma semana depois: a actualização KB5070773. O patch está disponível para as versões 24H2 e 25H2 do Windows 11 e repõe o funcionamento completo de ratos e teclados USB no ambiente de recuperação.
Não é comum a Microsoft lançar actualizações fora do calendário, excepto em casos de falhas críticas de segurança ou estabilidade. Algo que este bug se enquadra, já que se torna num elemento crítico para poder repor o Windows num estado funcional quando ocorrem problemas mais graves.

Com o KB5070773 agora disponível, os utilizadores voltam a poder aceder e utilizar o Windows Recovery Environment sem problemas, garantindo que podem reparar ou repor o sistema sem ficarem bloqueados a olhar para o ecrã sem poderem fazer nada (caricatamente, computadores que ainda tivessem uma das velhas portas PS/2 podiam usar um teclado ou rato com ficha PS/2, que continuava a funcionar).

Apple prepara sistema de migração entre iPhone e Android

23-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a criar um sistema que facilita a migração de dados de Androids para iPhones, e vice-versa.

A Apple está a preparar um novo sistema que vai facilitar a transferência de dados de apps entre iPhones e dispositivos Android. A empresa publicou a documentação do AppMigrationKit, uma nova framework criada para simplificar a migração de dados de apps entre plataformas Apple e não-Apple.

A funcionalidade, que chegará com o iOS 26.1 e o iPadOS 26.1, permitirá aos programadores integrar as suas apps no processo de migração, garantindo que os dados dos utilizadores podem ser transferidos de forma mais simples. Curiosamente, a Apple esclarece que este framework é exclusivo para transferências com dispositivos não-Apple, não sendo funcional para migrações entre iPhones, iPads, Macs ou dispositivos Vision Pro. Os programadores poderão definir se as suas apps suportam importação, exportação ou ambas as opções, através de extensões baseadas no novo protocolo AppMigrationExtension. Ao configurar um novo dispositivo, todas as apps compatíveis terão os seus dados incluídos automaticamente, o que facilitará a vida aos utilizadores e evitará a necessidade de processos adicionais de migração de dados de equipamento para o outro.

Embora o AppMigrationKit ainda esteja em fase beta e sujeito a alterações, o facto de a documentação já estar disponível indica que o lançamento está para breve. A Apple está igualmente a trabalhar numa opção "Transfer to iPhone" para Android, que funciona em sentido inverso ao "Transfer to Android", criando uma via de transferência facilitada para quem pretende mudar de plataforma.

|