PlanetGeek

Google Workspace com aprovação multi-pessoas para alterações de alto-risco

10-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Workspace está a reforçar a segurança com a opção de ser necessária a aprovação de vários administradores para fazer alterações de alto risco.

As questões da segurança digital têm, cada vez mais, uma importância crítica, e é necessário acautelar todo o tipo de situações. Não só se tem que lidar com a eterna preocupação de um hacker conseguir aceder a uma conta, como também se pode ter que lidar com pessas descontentes com a empresa em que trabalham, ou até simplesmente alguém fazer qualquer alteração "idiota" por descuido ou desconhecimento.

No Google Workspace passamos a ter uma solução prática para todas estas questões, limitando as alterações de alto-risco a algo que necessita a aprovação de múltiplos administradores.
Esta necessidade de aprovação adicional entra em acção caso se queira fazer alterações nas seguintes definições:
  • 2-step verification
  • Account recovery
  • Advanced protection
  • Google session control
  • Login challenges
  • Passwordless (beta)
Os pedidos são enviados para os administradores adicionais, que têm um prazo de 72 horas para fazer a aprovação - no caso de ser uma alteração legítima. Caso contrário, a alteração não será feita e isso servirá como sinal de alerta para que se averigue o que se está a passar.

Facebook Messenger com fotos ainda mais "HD"

10-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Facebook Messenger está a ganhar um novo modo HD "mais HD" para o envio de fotos, assim como o envio de albums e ficheiros com até 100 MB.

Alguém no Facebook parece ter dificuldade em compreender designações, e agora tenta resolver as coisas de forma que não parece ajudar muito. O Messenger já tinha anunciado o envio de fotos em modo "HD" para maior qualidade (em 2017), mas agora volta a dizer que tem um novo modo HD com ainda maior qualidade.

O anterior modo HD permitia o envio de fotos com qualidade 4K, enquanto o novo modo permite uma resolução de - esperem só - também 4K. A diferença é que supostamente o novo modo HD utiliza menos compressão nas imagens, resultado em fotos com maior qualidade.
Igualmente útil é a possibilidade de se criarem álbuns para partilhar maior quantidade de fotos de uma vez sem a habitual enchente de fotos numa conversa ou grupo, que facilitará o processo de partilhar fotos de eventos ou viagens, com as pessoas no grupo a poderem adicionar as suas próprias fotos ao álbum.

O limite de tamanho dos ficheiros partilhados foi aumentado de 25 MB para 100 MB. E por último, temos QR Codes e links para facilitar o contacto sem que seja necessário fornecer o número de telefone.

Notícias do dia

10-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

XPeng chega a Portugal este ano por intermédio da Salvador Caetano; Google Photos com edição AI para todos; Galaxy S20 passa a actualizações trimestrais; Browsers alternativos para iOS registam aumento de utilizadores na UE; BYD Seagull já vendeu 360 mil unidades em menos de um ano; estúdios de Hollywood voltam a preocupar-se com pirataria devido ao aumento das mensalidades no streaming.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Óculos Vision Pro provocam dores de cabeça

Podem ser dos melhores óculos VR da actualidade, mas não conseguem evitar os problemas tradicionalmente associados a estes produtos. Os dispendiosos Vision Pro deixaram de ter o mediatismo da época de lançamento e, aos poucos, vão dando lugar a críticas que oscilam entre as boas experiências e as que não são assim tão boas.

Agora, temos um relato que indica que muitos utilizadores se queixam de problemas de dor de cabeça, dores no pescoço, e "olhos escuros" provocados pela pressão que os óculos exercem sobre o rosto. Esta última questão provavelmente pode ser resolvida optando-se pela banda de apoio opcional que inclui uma tira na parte superior da cabeça, mas quanto aos outros, são coisas que provavelmente só poderão ser resolvidas pela evolução da tecnologia para as próximas gerações (com ecrãs ainda melhores e peso mais reduzido).


Amazon deixa de pagar por apps Alexa

Numa altura em que se assiste a forte aposta nos assistentes AI, a Amazon parece seguir em sentido oposto e termina com os planos de incentivo à criação de apps para a Alexa.

A medida parece sinalizar uma mudança de estratégia, deixando de ter interesse na criação de uma "app store" para a Alexa, talvez achando que uma próxima geração da Alexa com mais capacidades AI substitua a necessidade de recorrer a apps de terceiros para capacidades adicionais.


Gemini Pro 1.5 ganha capacidades auditivas

A Google actualizou o Gemini 1.5 Pro, que agora passa a ter a capacidade de lidar com informação sonora. Os utilizadores podem enviar ficheiros áudio (ou de vídeo) e perguntar-lhe coisas sobre o que foi dito - sem necessidade de disponibilizar uma transcrição de texto.

Isto permite que os utilizadores possam pedir resumos sobre coisas como reuniões, ou pedir explicações sobre o que foi dito num filme, ou num podcast, etc. Mais um pequeno passo que amplia as capacidades dos assistentes AI em lidarem com todo o tipo de informação do mundo real, tal como os humanos fazem.


Curtas do dia

x

Resumo da madrugada

x


Curiosidade do dia: O primeiro cabo submarino transatlântico que ligou a Europa à América do Norte foi instalado em 1858, entre a Escócia e o Canadá, transmitindo sinais de telegrafo e funcionando apenas durante três semanas. Só um século mais tarde, em 1956, seria instalado o primeiro cabo que permitia telefonemas. Tinha um comprimento de 3584 km e consistia em dois cabos coaxiais, permitindo 36 chamadas telefónicas de voz em simultâneo.

Powerbank Veger 30000 mAh a €28

10-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 28 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Browsers alternativos para iOS registam aumento de utilizadores na UE

10-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Nem seria necessário dizê-lo, mas eis a confirmação: o ecrã de sugestão de browsers alternativos resulta e tem feito aumentar o número de utilizadores desses browsers nos iPhones.

Por imposição do DMA na Europa, a Apple foi forçada a apresentar um ecrã com sugestão de browsers alternativos, que mostra uma selecção dos browsers mais populares em cada região, e por ordem aleatória para que não haja favoritismos. O resultado não se fez esperar, com browsers como o Brave e o Opera a anunciarem aumentos significativos no número de utilizadores na UE, e isso tem sido sentido por todos os browsers.

Até browsers menos conhecidos, como o Aloha (de uma empresa no Chipre) diz ter registado um aumento de 250% nos utilizadores europeus em Março.

Ainda assim, as empresas criticam a forma como a Apple tem apresentado o ecrã de selecção do browser, dizendo que demonstra total "má vontade" com esta exigência. O ecrã de selecção de browser apenas surge quando um utilizador começa por abrir o Safari, e sendo-lhe apresentado o ecrã de escolha de browser sem que seja disponibilizada qualquer informação adicional ou contexto para essa escolha. Outros queixam-se de que a Apple tem demorado bastante mais tempo que o normal a disponibilizar as actualizações para os browsers alternativos - a que se junta o Spotify, que teve um actualização bloqueada durante semanas sem qualquer explicação, apesar da Apple prometer que as actualizações são aprovadas ou recusadas em poucos dias.

How to Use a PHP Artificial Intelligence Library to Implement a PHP Voice Chat Application That Translates Speech to Other Languages

10-04-2024 | 13:05 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Artificial intelligence-based tools like ChatGPT and Google Translate allow users to interact with these applications to ask for solutions to their problems, like answering questions or translating sentences to other languages.

This package implements a PHP application that uses the ChatGPT and Google Translate APIs to demonstrate how to implement a voice chat feature in any PHP application.

Estúdios voltam a preocupar-se com pirataria devido ao aumento das mensalidades no streaming

10-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Os estúdios de Hollywood, mais concretamente a MPA, querem ter novas ferramentas para facilitar o bloqueio de sites com conteúdos pirata.

Os anos vão passando, mas parece que os estúdios de Hollywood (e não só) parecem não compreender a relação que existe entre disponibilizar o acesso legítimo a conteúdos a preço razoável, e o aumento / diminuição da pirataria.

Os serviços de streaming provocaram uma forte redução na procura de conteúdos pirata (que muitas vezes só acaba por ser necessário devido à continuidade das ridículas políticas de restrições geográficas que fazem com que, num mesmo serviço, os conteúdos disponibilizados num país possam não estar disponíveis noutros). Todas as empresas correram atrás da mesma fórmula, com inúmeros serviços de streaming a multiplicarem, até ao ponto de não serem sustentáveis e obrigarem a que vários deles se juntassem. No entanto, o mal já está feito. Entre as restrições à partilha de contas e os contínuos aumentos que os serviços tem aplicado, volta-se a assistir a um aumento da procura por conteúdos piratas.

Vamos ver quantas mais décadas serão necessárias para que voltem a descobrir que a solução para a pirataria já foi demonstrada, durante a fase inicial dos serviços de streaming, quando eram poucos e a preços acessíveis.

Tablet Teclast T60 a €194

10-04-2024 | 12:45 | A Minha Alegre Casinha

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 194.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Photos com edição AI para todos

10-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai disponibilizar as funções de edição AI do Google Photos, como o Magic Editor e Magic Eraser, a todos os utilizadores.

A Google parece querer evitar que os utilizadores do Google Photos comecem a sair para outros serviços, e vai passa a disponibilizar as suas ferramentas de edição avançadas a todos os utilizadores. Estas ferramentas estavam apenas disponíveis para utilizadores com smartphones Pixel ou subscritores pagos, deixando os utilizadores gratuitos sem acesso às mesmas.

É fácil perceber que a Google limitava essas funções como forma de incentivar os consumidores a optarem por smartphones da gama Pixel ou que subscrevessem os seus serviços pagos (para ter mais espaço na cloud), mas também se percebe como isso poderia acabar por correr mal: com cada vez mais empresas a promover os seus serviços de AI, havia grandes probabilidades dos utilizadores do Google Photos começarem a recorrer a ferramentas de edição externas para fazerem aquilo que não podiam fazer no Google Photos e, no processo, poderem começar a por em causa a sua dependência nos produtos da Google.
Estas ferramentas ficarão disponível nos smartphones com Android 8 e mais recentes, e iPhones com iOS 15 ou mais recente. Nos Chromebooks será necessário ter o ChromeOS 118 ou mais recente, e 3 GB de RAM.

A Google começará a activar o acesso global a estas ferramentas no Google Photos de forma faseada a partir de 15 de Maio, podendo demorar várias semanas até que efectivamente cheguem a todos os utilizadores.

Novos iPad Pro OLED revelados pelo iPadOS 17.5

10-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O lançamento dos aguardados iPad Pro com ecrãs OLED deve estar iminente.

Há muito que se fala da próxima geração iPad Pro, que desta vez deverá adoptar ecrãs OLED acabar de vez com as questões dos ecrãs mini-LED utilizados. E isso agora acaba por ser validado com referências a quatro novos modelos de iPad descobertos no iPadOS 17.5.

A mais recente versão do iPadOS faz menção aos modelos iPad16,3, iPad16,4, iPad16,5, iPad16,6 que deverão ser referentes aos novos iPad Pro, que chegarão com dois tamanhos de ecrã e variantes WiFi e celular.

A Apple aparentemente terá pedido à Samsung e LG para criarem ecrãs OLED "reforçados" para assegurar níveis de luminosidade superior e maior longevidade, que deverem ver em breve em tamanhos de 12.9" e 11"; ao contrário do que acontecia na geração actual, onde só o iPad Pro de maior dimensão tinha tecnologia mini LED.
A par destes iPad Pro OLED, também deveremos ver um novo Apple Pencil 3 com algumas funcionalidades extra, como detecção de "aperto" (incluindo um aperto longo e duplo aperto), e também suporte para a localização "Find My" (esperemos que com UWB para localização de alta-precisão). Algo que será bem útil, tendo em conta que faço parte do grupo de pessoas que já perdeu um Apple Pencil.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20

10-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

XPeng chega a Portugal este ano

10-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Salvador Caetano Auto anunciou que chegou a um acordo estratégico para importação e distribuição da XPENG – marca chinesa líder e pioneira nas tecnologias de veículos eléctricos inteligentes.

Esta colaboração permitirá que os veículos eléctricos XPENG, há muito aguardados pelos consumidores, sejam vendidos nos mercados português e espanhol durante 2024.

A XPENG, fundada em 2014, aposta na utilização de tecnologias inteligentes como ponto de viragem para a mobilidade do futuro. No início do ano passado, a XPENG anunciou a sua intenção de estabelecer uma presença em vários mercados europeus, do Médio Oriente e de África, no âmbito da estratégia "Go Abroad 2.0", que reúne parceiros e distribuidores que partilham a visão de oferecer a melhor tecnologia inteligente em carros eléctricos e a melhor experiência e qualidade de serviço para todos os consumidores.
“Estamos muito orgulhosos de ter a Salvador Caetano como nosso parceiro estratégico em Espanha e Portugal, mercados muito importantes para a XPENG”, refere Dr. Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG. “A experiência internacional com longo histórico na distribuição de marcas na Europa, América do Sul e África, posiciona-a como a melhor escolha para garantir representação da XPENG na Península Ibérica, bem como explorar futuras parcerias.”

Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, destaca a importância estratégica desta parceria: “Esta aliança estratégica estabelece as bases para uma parceria sólida entre a XPENG e a Salvador Caetano Auto que nos permitirá oferecer rapidamente os automóveis eléctricos tecnologicamente avançados da XPENG no mercado da Península Ibérica, graças à implementação em cada mercado, com total foco nas necessidades dos nossos clientes.”


Na China a XPeng tem modelos que vão dos 35 mil aos 70 mil euros, mas será de esperar que a sua disponibilização em Portugal sofra o tradicional agravamento.


[Pela Estrada Fora]

Galaxy S20 passa a actualizações trimestrais

10-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O popular Galaxy S20 deixa de receber actualizações mensais mas a Samsung vai manter actualizações de segurança trimestrais.

O Galaxy S20 atingiu o fim do período de suporte garantido inicialmente, mas a Samsung está a adoptar uma táctica que se revela mais interessante para os consumidores. Em vez simplesmente abandonar o modelo de uma vez, está a optar por reduzir a frequência das actualizações de forma gradual.

Assim, em vez das habituais actualizações mensais de segurança, o Galaxy S20 passa a receber actualizações a cada três meses, a par de modelos como os Galaxy Z Flip 5G, Galaxy Z Fold2 5G, e outros.
Embora a Samsung não diga quanto tempo irá manter os Galaxy S20 neste ciclo trimestral, será de esperar que posteriormente os passe para um ciclo de actualizações semestrais (como já acontece com os Galaxy Tab A7, Tab A8, e Tab S7+), antes de dar efectivamente por terminado o fim do suporte. Ainda assim, sempre é uma melhor opção para os clientes do que simplesmente deixar os equipamentos sem suporte totalmente em determinada data.

Smart TVs LG com WebOS estão vulneráveis na net

09-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores de segurança alertam para mais de 90 mil smart TVs LG com WebOS que estão vulneráveis a ataques a partir da internet.

As Smart TVs são autênticos computadores que, tal como outros dispositivos, podem ter vulnerabilidades que permitem que atacantes assumam o seu controlo. É precisamente isso que acontece com algumas smart TVs LG com determinadas versões do WebOS.

Estes televisores tem sistemas que permitem emparelhar smartphones de modo a que enviem vídeos para serem exibidos no ecrã, mas existem vulnerabilidades que permitem que atacantes consigam obter acesso ao televisor sem a devida autorização, e de seguida obterem acesso root e ficarem com controlo total do dispositivo. Além de poderem usar a smart TV como um ponto de ataque de uma rede botnet, também podem fazer coisas como roubar as credenciais de acesso a serviços de streaming que tenham adicionado na TV.
As vulnerabilidades em questão são:
  • CVE-2023-6317 permite que os atacantes ignorem o mecanismo de autorização da TV ao explorar uma configuração de variável, possibilitando adicionar um utilizador ao aparelho de TV sem a devida autorização.
  • CVE-2023-6318 é uma vulnerabilidade de elevação de privilégios que permite aos atacantes obter acesso root após o acesso não autorizado inicial fornecido pelo CVE-2023-6317.
  • CVE-2023-6319 envolve injecção de comandos no sistema operativo através da manipulação de uma biblioteca responsável por exibir letras de música, permitindo a execução de comandos arbitrários.
  • CVE-2023-6320 permite injecção de comandos autenticado ao explorar o endpoint da API com.webos.service.connectionmanager/tv/setVlanStaticAddress, possibilitando a execução de comandos como utilizador dbus, que possui permissões semelhantes ao utilizador root.

Os modelos afectados são:
  • LG43UM7000PLA (webOS 4.9.7 – 5.30.40)
  • OLED55CXPUA (webOS 04.50.51 – 5.5.0)
  • OLED48C1PUB (webOS 0.36.50 – 6.3.3-442)
  • OLED55A23LA (webOS 03.33.85 – 7.3.1-43)
As vulnerabilidades foram reportadas à LG em Novembro de 2023, mas a LG só lançou as correcções em a 22 de Março de 2024, tendo demorado uns excessivos quatro meses a fazê-lo. Adicionalmente, apesar dos televisores notificarem os utilizadores de que estão disponíveis actualizações, os utilizadores podem ignorar o alerta e permanecer com o seu televisor vulnerável.

Quem tiver algum destes modelos deverá visitar Settings > Support > Software Update e verificar se existe uma actualização. Podem também escolher a opção para instalar as actualizações automaticamente nessa mesma secção.

BYD Seagull já vendeu 360 mil unidades em menos de um ano

09-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Sem grandes surpresas, o mais económico modelo BYD Seagull (Dolphin Mini) está a fazer sucesso, com mais de 360 mil carros vendidos em menos de doze meses.

O BYD Seagull / Dolphin Mini no mercado internacional tem dado que falar, com a sua versão base a estar disponível por menos de 9 mil euros na China. Esse preço de combate reflecte-se agora no anúncio do volume de vendas, que já ultrapassar as 360 mil unidades desde que foi lançado a 26 de Abril de 2023.

Apesar do seu baixo preço, este modelo compacto oferece uma autonomia de 305 km (CLTC) ou de 405 km dependendo da versão, que será mais que suficiente para as necessidades diárias da maioria das pessoas.
Infelizmente há poucas probabilidades do Dolphin Mini chegar até nós com um preço idêntico, da mesma forma que os demais modelos chineses que vão chegando até nós também sofrem forte agravamento do preço final. No entanto, o sucesso deste modelo demonstra de forma bem clara que existe um vasto mercado pronto para aderir aos veículos eléctricos - desde que estes tenham o preço certo.

How Can PHP Store Passwords Securely Using a Redis Server to Make the Application Credentials Available to One or More Web Servers

09-04-2024 | 17:23 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Credentials are usually used to authenticate users. For instance, a username and a password are used to access a database server.

When credentials have a fixed value, developers often store them in a PHP configuration script.

When you want to change the credentials, it is better to store them in central storage that can be accessed by different parts of the application that need those credentials.

This package uses a Redis server to store and retrieve credentials for different services.

Notícias do dia

09-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google activa rede Find my Device; Fairphone lança Fairbuds com bateria substituível; Intel investiga problemas nos Core i9 13th e 14th Gen que encravam durante o Fortnite e outros jogos; Tesla faz acordo fora do tribunal para caso de acidente fatal; e HTTP/2 permite ataque DoS com uma única ligação.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Elon Musk com nova polémica no Brasil

Elon Musk não dá descanso aos reguladores e tribunais. Depois dos tribunais brasileiros terem ordenado a suspensão de contas de extrema-direita na plataforma X (ex-Twitter), Musk queixou-se publicamente que o Brasil se estava a tornar numa ditadura que tenta silenciar a liberdade de expressão, e aparentemente terá reactivado as contas, levando agora que seja alvo de uma investigação por potencial obstrução de justiça (Musk também terá apelado a que o juiz em questão fosse removido do cargo).

Musk tem metido os pés pelas mãos em inúmeras ocasiões, desde os tempos em que acusou um mergulhador envolvido no resgate das crianças presas na caverna na Tailândia de ser pedófilo, e mais recentemente dando azo a mais uma teoria de conspiração em que acusou um jovem judeu de ser ter infiltrado num grupo nazi para causar distúrbios (quando na realidade nem sequer estava no mesmo estado norte-americano na data dos acontecimentos) - e acabando por fazer recair tantas ameaças sobre ele, que ele e a sua família foram obrigados a mudar de casa (mas Musk considera que as suas acções não perturbaram significativamente a sua vida).


Instagram supera YouTube nos lucros da publicidade

A Meta foi obrigada a revelar as receitas de publicidade do Instagram, confirmando que rende mais do que o YouTube.

Em 2021 o Instagram gerou $32.4B em publicidade face aos $28.8B do YouTube, e o mesmo aconteceu nos anos anteriores com $22B e $17.9B face aos $19.7B e $15.1B do YouTube em 2020 e 2019, respectivamente. Estes números também mostram o quanto o Instagram se tem tornado cada vez mais importante para a Meta, tendo passado de 26% do total das receitas da Meta em 2020 para 30% em 2022.


Google app com selecção do Gemini em Android

A Google está prestes a dar visibilidade acrescida do Gemini na app Google para Android, adicionando em destaque um botão que permite alternar rapidamente entre o modo de pesquisa normal e o modo de pesquisa assistido pelo seu sistema AI Gemini.

Curiosamente, é algo que já estava disponível na app Google para iOS, sendo mais um dos casos em que se pode criticar a empresa por parecer dar prioridade às apps na plataforma concorrente.

Google app for Android to soon get toggle to switch between Gemini and Search [just like on iOS]

📝 Read - https://t.co/eMgD2NxZKX#Google #Android pic.twitter.com/i19Msjb8wm

— AssembleDebug (@AssembleDebug) April 7, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira aplicação comercial de um turbocompressor num motor foi feita em 1925 por Alfred Büchi, aplicando os turbos em motores diesel de 10 cilindros, aumentando a sua potência de 1750 para 2500 cv.

Poco X6 Pro 5G a €335

09-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 335.45 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta Quest 3 ganha modo deitado e maior qualidade "passthrough"

09-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Demorou mas a Meta permite finalmente que os utilizadores do Meta Quest 3 possam usar os óculos VR enquanto estão deitados.

É incrível como a Meta demorou tanto tempo para fazer algo que se pensar poder ser possível desde sempre, poder ver vídeos nos óculos VR enquanto se está deitado. Na verdade, isso é algo que já foi disponibilizado nos Quest 2 e Quest Pro o mês passado, e que só agora chega aos Meta Quest 3.

Isto permite que os utilizadores possam ver filmes, e também jogar jogos (que não dependam do movimento do utilizador), enquanto se está deitado numa cama ou sofá. Algo que não só permitirá a experiência VR para quem apreciar posições mais "confortáveis", como também abrir este mundo a utilizadores que estejam fisicamente impossibilitados de adoptar outra postura.

Estranhamente, a Meta já tinha disponibilizado uma opção idêntica numa versão beta o ano passado, mas que foi removida sem explicação e que só agora regressa. Para utilizar este modo será preciso ir a Settings - Experimental - Use Apps While Lying Down. Adicionalmente, esta versão também inclui suporte para microfones externos via USB-C, capacidade para de manter os streams mesmo após se remover os óculos da cabeça, e melhoria do modo de vídeo passthrough com uma maior qualidade de imagem do mundo real através dos óculos.

Fairbuds são earphones com bateria substituível

09-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Fairphone lançou os Fairbuds, earphones que mantêm a tradição da sustentabilidade com peças e baterias substituíveis.

Os fabricantes dizem estar imensamente preocupados com a sustentabilidade e o ambiente, e por conta disso já deixaram de incluir carregadores com os smartphones. O que não referem é que, com o abandono da ficha dos headphones, forçaram a maioria dos consumidores a mudarem-se para os earphones Bluetooth, que são produtos que vêm com data de expiração assegurada assim que a sua bateria se degradar ao ponto de os tornar inutilizáveis - e, ao contrário do que ainda vai acontecendo nos smartphones e smartwatches, onde apesar de difícil ainda vão permitindo substituir a bateria, nos earphones nem sequer se tem essa possibilidade. Um cenário que não tem que ser assim, como mostra a Fairphone.

Os Fairbuds mostram que é possível criar earphones compactos, com cancelamento de ruído, mas que efectivamente se preocupam com a sustentabilidade a longo prazo. Os utilizadores podem substituir facilmente as baterias nos auriculares e também na caixa de carregamento.
Contam com protecção IP54 e também permitem substituir separadamente diversos elementos dos auriculares e da caixa de carregamento. Também se pode substituir apenas um deles no caso de se perder ou danificar um dos auriculares sem que se fique obrigado a comprar novo conjunto.

Os Fairbuds estão disponíveis desde já com um preço de 149 euros.

|