PlanetGeek

SSD externo Crucial X8 2TB a €91

20-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 2 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X8 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X8 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X8 de 2 TB está disponível por 91 euros, com envio da Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.

Se procuram SSDs M.2 NVMe, podem também espreitar os Crucial P3 e Crucial P5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Western Digital lança discos de 24 TB

20-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Western Digital iniciou o fornecimento em volume de discos de 24 TB com gravação convencional CMR, e está a aumentar a produção dos discos SMR de 28 TB.

Ao contrário dos discos SMR que usam o sistema de pistas parcialmente sobrepostas, que os torna mais lentos / menos adequados para operações com alteração frequente de dados, os novos Ultrastar DC HC580 24 TB e WD Gold 24 TB são discos CMR que usam o formato convencional dos discos rígidos, fazendo com que possam ser utilizados em qualquer aplicação sem necessidade de preocupações. Estes discos também incluem o sistema de memória flash OptiNAND, que promete acelerar o desempenho servindo como cache para dados acedidos com frequência.

Curiosamente, apesar de serem discos orientados para o segmento profissional, a WD optou por começar pelo lançamento das versões SATA; com as versões SAS, que seriam mais adequadas para esse segmento, a só chegarem no primeiro trimestre de 2024.

Com o Western Digital Ultrastar DC HC550 de 18TB a custar mais de 360 euros, facilmente se pode antever que estas versões de 24 TB irão para valores superiores. E, não nos podemos esquecer que, por trás de um disco de grande capacidade, está a necessidade de ter capacidade idêntica em duplicado para se terem backups adequados. Se a avaria de um disco de 1 TB ou 2 TB já é suficiente para causar grandes dores de cabeça com dados perdidos, nem é bom imaginar o que será ter que lidar com a perda de 24 TB de dados.

Microsoft acolhe Sam Altman - que ainda poderá regressar à OpenAI

20-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O reboliço da saída de Sam Altman da OpenAI continua a dar que falar, agora com a porta aberta da Microsoft, mas havendo ainda possibilidade de regressar ao controlo da OpenAI.

A saída de Sam Altman da OpenAI, forçada pela direcção, apanhou todos de surpresa. Desde então, também se assistiu à saída de Greg Brockman, outro dos co-fundadores, e a um forte movimento de apoio por parte de muitos funcionários da empresa, com cerca de 700 funcionários a ameaçarem sair para se juntarem ao ex-CEO. Perante tudo isto, a OpenAI iniciou negociações para o tentar fazer regressar - sem sucesso - mas a história está longe de estar terminada.

A Microsoft, que é um das maiores investidores na OpenAI (mais de $10B prometidos ao longo dos próximos anos), não gostou de também só ter ficado a saber disto "em cima da hora", e desde logo se prontificou para apoiar Sam Altman no seu projecto seguinte... que poderá vir a ser feito dentro da própria Microsoft. Ainda assim, e perante o grande movimento de apoio que pode levar à desintegração completa da OpenAI com a saída de funcionários para se juntarem a Altman, ainda existe a possibilidade de Altman regressar à OpenAI.

O seu regresso à OpenAI seria a saída mais airosa de todo este incidente, e que evitaria todas as enormes complicações de parcerias falhadas devido à eventualidade da OpenAI não conseguir cumprir com as suas obrigações contratuais devido à saída de pessoa crítico. Claro que, para Sam Altman regressar, certamente exigirá todo um conjunto de condições que lhe dêem maior "imunidade" perante a direcção. Mas, é algo que poderá ser inevitável, sob risco da OpenAI passar de grande pioneira da AI à primeira grande derrotada na área.

Partilha de fotos no iOS 17 num só toque

20-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do iOS 17, temos um pequeno atalho que acelera a partilha de fotos no iMessage.

Tradicionalmente, o processo de partilha de fotos nos iPhones usando o iMessage implica carregar no botão "+" ao lado da caixa de escrita, seleccionar fotos, e de seguida escolher a foto na galeria de fotos. Não é demorado, mas para quem fizer isso com frequência há forma de acelerar o processo, passando de três passos para apenas dois.

O truque é, na verdade, bastante simples, e consiste em simplesmente fazer um toque longo sobre o botão "+", que dispensa a selecção do conteúdo a partilhar e salta directamente para a selecção de fotos.
Simples, prático e eficaz.

Só é pena que a Apple não dê qualquer indicação aos novos utilizadores (nem aos já veteranos) desta funcionalidade, assim como outras, e que passam completamente despercebidas para muitos.

Ecrãs do iPhone 16 voltam a crescer

20-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os ecrãs deverão voltar a crescer nos iPhone 16 Pro, mas os modelos normais manter-se-ão nos 60 Hz.

De acordo com rumores que referem os fornecedores da Apple, os próximos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max deverão voltar a crescer, para 6.27" e 6.86", mantendo uma frequência máxima de 120 Hz. Já nos modelos normais, os iPhone 16 e 16 Plus deverão manter-se com 6.12" e 6.69" dos modelos actuais. Os iPhone 16 não Pro também se irão manter nos 60 Hz - apesar de no sector Android até modelos de baixo custo já oferecerem 90 Hz ou mais - sendo que só em 2025 a Apple deverá passar a adoptar ecrãs de 120 Hz em toda a gama; algo que até agora tem estado reservado apenas à gama Pro, tanto nos iPhones como nos iPads.

A confirmarem-se estas medidas, o iPhone 16 Pro crescerá do actual ecrã de 6.1" para as 6.12", mas o iPhone 16 Pro Max terá um crescimento mais substancial, das 6.7" para as 6.86" - algo que nesta fase parece ser um crescimento "excessivo". Nos modelos actuais, as dimensões globais mantiveram-se as mesmas face à geração anterior, mas com os modelos Pro a reduzirem ligeiramente a margem em redor do ecrã.

Tendo em conta que a Apple também está a preparar um dobrável para os próximos anos, vai ser interessante ver qual irá ser o futuro dos modelos Pro Max, e se os tradicionais clientes desse modelo continuarão a preferir o ecrã grande tradicional ou um que se possa dobrar ao meio.

Coluna Anker Soundcore Motion Boom a €69

20-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Motion Boom da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Não será por acaso que o design da Anker Soundcore Motion Boom de 30 W vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. O seu aspecto dá desde logo a indicação de que conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Motion Boom está disponível por 69 euros na Amazon Espanha.

Tem autonomia de até 24 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C. Conta com protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas; e, não fosse um produto Anker, também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. E no caso de não necessitarem de tanta "pujança sonora", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Amazon lança cursos gratuitos de AI

20-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon está a disponibilizar cursos gratuitos em AI, para todos os interessados nestas tecnologias.

Com a "Inteligência Artificial" a ter saltado para o topo da lista de prioridades de muitas empresas, a Amazon não perde tempo e lança a iniciativa "AI Ready" com oito cursos gratuitos relacionados com AI.

A primeira parte, com introdução ao CodeWhisperer está disponível no AWS Educate, as demais sessões, incluindo uma que ensina como se pode usar o sistema de conversão de voz para texto Amazon Transcribe estão disponíveis no site AWS Skill Builder.

Obviamente, e à semelhança dos outros cursos gratuitos oferecidos pela Amazon, esta é uma prenda que também é de interesse próprio para Amazon, pois ensina os interessados a utilizarem produtos da própria empresa, aumentando as probabilidades que no futuro os developers se mantenham dentro da sua plataforma.

Apple Vision Pro adiados para Março de 2024

20-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os planos de lançamento dos óculos Vision Pro da Apple derraparam, sendo agora esperados que sejam lançados em Março.

Depois de anos de secretismo, a Apple revelou os seus óculos Vision Pro em Junho. A proposta da Apple é que estes óculos levem os utilizadores para realidades alternativas e, potencialmente, venham a substituir os smartphones (e até os computadores tradicionais, ecrãs, e tudo o mais). Mas, para que tal aconteça, há ainda um longo caminho a percorrer.

Depois do mediatismo inicial da apresentação, começaram a surgir as críticas, como o uso de uma bateria exterior com cabo a ligar aos óculos, peso excessivo, preço ultra-elevado, limitações a nível de desenvolvimento de apps, e a isto juntavam-se problemas na sua produção. Tudo coisas que terão afectado os planos de lançamento da Apple.

Inicialmente a Apple previa começar a vender os Vision Pro em Janeiro de 2024, mas agora surgem indicações de que o lançamento só irá ser feito em Março. Se sofrer mais uma pequena derrapagem, chegará às lojas quase um ano depois de ter sido apresentado.

Google detalha planos para fim dos cookies no Chrome em 2024

19-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google prepara-se para dizer o adeus aos cookies de terceiros no Chrome ao longo do ano de 2024.

Já era sabido que o Chrome iria juntar-se aos demais browsers e bloquear os cookies 3rd-party - os cookies que são principalmente utilizados para tracking dos utilizadores enquanto visitam diferentes sites. Agora, temos mais detalhes de como esse processo irá ser feito.

Os cookies de terceiros são quase sempre utilizados para efeitos de tracking, mas poderá haver casos em que tenham uso funcional em benefício dos utilizadores. Por isso mesmo a Google opta por um processo de transição bastante lento, para minimizar o potencial impacto negativo. No início de 2024 a Google activará o bloqueio desses cookies em 1% dos utilizadores do Chrome (120). E, ao longo dos meses seguintes, irá aumentando gradualmente o número de utilizadores do Chrome, até que tal abranja todos os utilizadores no final do ano.
O processo deverá ser pacífico - até porque o Firedox e Safari já bloquearam estes cookies, sem que tenha havido grandes repercussões - mas, estando na posição de browser mais utilizado, é natural que a Google opte por esta transição mais gradual.

O principal objectivo da Google é que os sites e anunciantes passem dos cookies 3rd-party para o novo sistema Privacy Sandbox, que promete fazer o tracking dos utilizadores de forma mais genérica e menos individualizada; mas que muitos criticam por continuar a ser tracking de qualquer forma. Espera-se é que, tal como a opção de bloquear ou não bloquear os cookies estava na mão dos utilizadores, também no Privacy Sandbox continuem a estar disponíveis opções para quem não quiser ter qualquer tipo de tracking no Chrome.

Mini-observatório funcional impresso em 3D com Raspberry Pi

19-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs da observação astronómica poderão espreitar o céu nocturno com este mini-observatório funcional.

Apesar da poluição luminosa nos centros urbanos complicar imensamente a vida a quem gosta de ver as estrelas, este projecto presta homenagem ao icónico observatório Palomar em San Diego, na Califórnia, replicando-o em versão reduzida para criar este mini-observatório com um Raspberry Pi.

Os elementos principais são um Raspberry Pi 4, a câmara Raspberry Pi Hi Quality acompanhada por uma objectiva de 16 mm, motores de controlo, e muitas, muitas, peças impressas em 3D.

Há ainda toda a parte do software, que vai do controlo dos motores à parte da observação, com a captação das imagens e do seu processamento - com o DeepSkyStacker - responsável por tornar aquelas imagens "assim-assim" em imagens impressionantes que nos permitem ver os confins do universo.


O que acontece quando a pressão aumenta?

19-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Todos sabemos como as coisas se comportam quando sujeitas a mais pressão - mas a níveis de pressão extremos, as coisas começam a ficar estranhas.

Uma das coisas fascinantes na física é a de podermos pegar num exemplo banal, como aumentar pressão, e ver até onde isso nos leva quando aplicamos forças cada vez maiores, e maiores, e maiores. Muitas vezes, acabamos com cenários onde o comportamento dos materiais deixa de seguir as regras a que estamos habituados, e é precisamente isso o que acontece à matéria quando sujeita a pressões ultra-elevadas, idênticas às que se podem encontrar no centro da Terra, ou ainda maiores.

Sem querer estragar a surpresa, já sabemos que a coisa irá terminar no processo de fusão que decorre no interior das estrelas, mas a viagem até lá continua a ser fascinante e repleta de surpresas, como os metais que se tornam transparentes, ou os gases que se tornam metais. E no vídeo que se segue, ficamos também a conhecer como é que um laboratório na Terra (o Center for Matter at Atomic Pressures - CMAP) consegue replicar essas condições.


The Abyss - finalmente em 4K

19-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O clássico The Abyss, de James Cameron, vai finalmente ter direito a uma versão remasterizada em 4K, com exibição especial nos cinemas a 6 de Dezembro.

Quem me acompanha há alguns anos saberá que este é um dos meus filmes favoritos, e que me tem estado "atravessado" por não haver uma edição com a qualidade que o filme merecia ter. Por fim, apesar de ter demorado, o meu desejo vai ser concretizado.

Não sei se por cá teremos alguma sala de cinema a passar esta versão remasterizada 4K (se sim, lá estarei), mas é inevitável que depois esta versão 4K à minha colecção! Grande prenda de natal para este ano! :)

"I’m excited for you to experience The Abyss: Special Edition, now remastered in 4K, only in theaters on December 6."

via: @JimCameron pic.twitter.com/p1mgJ9E1eW

— 20th Century Studios (@20thcentury) November 13, 2023




Vamos ver se esta edição contém o blooper da praia... :)


Candeeiro de tecto com iluminação ajustável por diafragma íris

19-11-2023 | 13:45 | A Minha Alegre Casinha

O projecto de hoje mostra como se pode ter um candeeiro de tecto com intensidade de luz ajustável, usando um mecanismo íris puramente mecânico.

Hoje em dia praticamente todos os candeeiros ditos "inteligentes" - ou até as próprias lâmpadas - contam com sistemas de regulação de intensidade. Mas, nalguns casos, esse ajuste deixa bastante a desejar quando se pretende ter um nível de iluminação reduzido, fazendo-se sentir o seu cintilar. A solução, consiste em regressar aos tempos das soluções mecânicas, como demonstra este projecto de como fazer um candeeiro com regulação por íris como a que existe nas objectivas fotográficas para ajustar a sua obertura.

O mecanismo permite regular o orifício de saída de luz, para a parte inferior e parte superior do candeeiro, com a grande vantagem de que não se tem que tocar na intensidade da fonte de luz - e, como tal, sem ficar sujeito a qualquer efeito de cintilamento por causa do dimming PWM.


Apple e Disney suspendem publicidade no X

19-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

São cada vez mais as empresas que estão a deixar de publicitar no X, com a Apple e a Disney a juntarem-se à lista, após (mais uma) publicação polémica de Elon Musk na plataforma.

Elon Musk pode ter muitos atributos positivos, mas é também conhecido por fazer declarações intempestivas e pouco informadas que o deixam em sarilhos (como quando acusou um mergulhador de ser pedófilo no caso dos jovens presos na caverna inundada na Tailândia em 2018). Desde que comprou o Twitter (agora X), essa sua tendência parece ter aumentado, e seguido por caminhos cada vez mais influenciados por teorias da conspiração e outros; o último dos quais promevendo um tweet anti-semita e de supremacia branca como sendo "a verdade".

Em resultado disso, temos assistido a um número crescente de empresas a abandonarem a plataforma, a que agora se juntam a Apple e a Disney na suspensão de publicidade na plataforma. Mas, há também outras que parecem ter parado de usar a plataforma por completo, sem qualquer publicação nos últimos dias - não se sabendo ainda se será opção deliberada ou meramente um lapso temporário.

Do seu lado Musk já veio reagir a estes abandonos, repetindo a sua acusação de que estas empresas "são contra a liberdade de expressão e de quererem controlar o discurso público", e incentivando os utilizadores a subscreverem as modalidades pagas do X. Parece que, para Musk, a verdade está intimamente ligada a ser algo pelo qual os utilizadores lhe pagam.

Kia lança EV5 a €19.000 na China

19-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Kia tem um novo modelo eléctrico - o EV5 - que está a lançar na China a metade do preço do que era esperado.

A Kia tem sido uma das marcas que mais tem apostado nos veículos eléctricos, e agora tem uma nova proposta extremamente tentadora. O seu novo EV5, que se esperava que chegasse ao mercado por cerca de 40 mil euros, foi lançado na China com um preço base de apenas 19 mil euros. Um preço substancialmente inferior aos cerca de 34 mil euros do Tesla Model Y, e que também se torna concorrencial com os modelos da BYD (Dolphin e Yuan Plus, a cerca de 16 e 18 mil euros respectivamente).
O EV5 tem 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, e 1.715 mm de altura. Vem com o novo design "Opposites United" também usado no EV9, que lhe dá um aspecto robusto e poderoso, com nova grelha "Tiger Face" que substitui a anterior "Tiger Nose", e iluminação tridimensional "Star Map Lighting" que reforça a sua identidade na estrada.
O interior mantém o espírito minimalista que a marca tem usado, focando a atenção nos dois ecrãs principais de 12.3" para os instrumentos e infotainment, e um ecrã adicional de 5" dedicado ao controlo da climatização.
Este modelo é baseado na plataforma E-GMP da Hyundai, e chegará em três variantes: standard, long-range, e long-range AWD. O modelo base de 19 mil euros vem com bateria BYD Blade de 64.2 kWh e motor de 160 kW, com autonomia anunciada de 530 km. O long-range usa bateria de 88.1 kWh e oferece autonomia de até 720 km (CLTC).

Mesmo com o habitual diferencial de preços a que estamos habituados a ter em relação à China, é de imaginar que este EV5 possa chegar a Portugal com um preço extremamente atractivo.

Novo Audi Q8 chega a Portugal

19-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Audi Q8 apresenta um design renovado, com novos para-choques e, pela primeira vez, luzes luzes traseiras digitais OLED que realçam o carácter do SUV coupé.

O pacote exterior opcional denominado S line destina-se aos clientes que procuram mais desportivismo. Pela primeira vez, a Audi equipa o Q8 com faróis LED Matrix HD com função de máximos entregue a tecnologia laser de longo alcance. Os faróis também incluem luzes diurnas digitais de assinatura personalizável. A vasta gama de opções de iluminação soma ainda luzes traseiras digitais OLED com quatro possibilidades de designs selecionáveis. As novas jantes, cores, aplicações decorativas e bancos com costura em contraste realçam a posição de topo do automóvel entre os modelos Q, conferindo-lhe um posicionamento verdadeiramente distintivo.
O novo Q8 é seguramente um SUV coupé desportivo e, ao mesmo tempo, elegante. As suas linhas claras, superfícies amplas e a generosa volumetria exterior definem o Q8 como um modelo assumidamente dinâmico e desportivo. A longa distância entre eixos revela proporções elegantes que podem ser acentuadas com a nova oferta de cores e jantes distintas.

Os faróis inovadores com tecnologia HD Matrix LED com laser, bem como as luzes diurnas posicionadas horizontalmente, proporcionam ao Q8 uma expressão ainda mais autoconfiante. Em conjunto com as luzes traseiras digitais OLED, disponíveis pela primeira vez como opção no Q8, reforçam o carácter premium deste modelo. Na traseira, a faixa luminosa em LED, juntamente com frisos em preto brilhante que integram os anéis Audi, unem visualmente os grupos ópticos OLED digitais a toda a largura do Q8.
O Audi Q8 assume a nova identidade corporativa da Marca. Especificamente, a dos anéis bidimensionais que surgiram pela primeira vez no Audi Q8 e-tron, criando uma imagem impressionante graças à superior precisão dos contornos dos anéis. Em vez do cromado, o novo design dos quatro anéis surge agora em branco e preto contrastantes. Opcionalmente, o branco dos anéis é substituído por cinzento-escuro. No pilar B, o novo Q8 também apresenta a identificação do modelo e tecnologia.

Com a mais recente actualização de produto, a Audi melhorou uma vez mais a gama de equipamentos para o Q8. As costuras dos bancos em cinza contrastante são de série na linha base. Há também nove inserções decorativas disponíveis, como por exemplo o cinzento-prata natural para a linha base, o carbono twill mate ou alumínio prata para as unidades equipadas com o pacote desportivo S line, bem como para o topo de gama SQ8 TFSI. Para sublinhar ainda mais o carácter do Q8 estão disponíveis três novos tipos de cores exteriores metalizadas, com a Audi Sport GmbH a propor o Sakhir Gold, o Azul Ascari e o Vermelho Chili. Para a gama de jantes estão disponíveis cinco novos designs, com dimensões que variam entre as 21 e 23 polegadas, em clara vantagem sobre a concorrência.
O novo Audi Q8 chega ao mercado português em Novembro de 2023 com duas versões: o SQ8 TFSI quattro tiptronic com 373 KW (507 cv) por 157.701€ (PVP recomendado), e a versão Diesel 50 TDI quattro tiptronic com 210 kW (286 cv), por 115.401€ (PVP recomendado). Para Abril de 2024 estão planeadas duas motorizações híbridas Plug-In de elevada eficiência: o 55 TFSIe com 290 kW (394 cv) e o 60 TFSIe com 360 kW (490 cv).

[Pela Estrada Fora]

Sunbird não encripta as mensagens iMessage

18-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço Sunbird que adicionou compatibilidade iMessage ao Nothing Chat, não usa encriptação end-to-end como apregoava.

Recentemente a Nothing anunciou o Nothing Chats com compatibilidade iMessage. Isso foi feito através do serviço Sunbird, que usa Macs para actuarem como gateways de acesso à rede de mensagens iMessage da Apple.

Como em qualquer outro caso de intermediários, surge a inevitável preocupação com os riscos de segurança, coisa que o Sunbird assegurava dizendo que usava encriptação end-to-end para tudo, não tendo acesso às mensagens ou conteúdos transferidos pelos utilizadors. Uma garantia que, agora veio a descobrir-se, ser totalmente falsa. O Sunbird não usa encriptação end-to-end e tem acesso a todas as mensagens e conteúdos dos utilizadores.

Thread time!

Summary:
- Sunbird has access to every message sent and received through the app on your device.

- All of the documents (images, videos, audios, pdfs, vCards...) sent through Nothing Chat AND Sunbird are public.

- Nothing Chats is not end-to-end encrypted.

— Dylan Roussel (@evowizz) November 18, 2023

Pior ainda, não é só o serviço que tem acesso a esses dados. Os utilizadores podem autenticar-se na base de dados Firebase utilizada pelo Nothing Chat e ver mensagens e conteúdos dos outros utilizadores, vendo-os surgir em tempo real à medida que são enviados. A base de dados já continha mais de 600 mil ficheiros, incluindo imagens, vídeos, PDFs, músicas, etc. Sendo que entretanto a Nothing retirou a app da Play Store, dizendo que há "diversos bugs que precisam ser corrigidos".

É uma descoberta surpreendente e que vem relembrar que, por muita boa vontade que haja por parte dos utilizadores, não se pode simplesmente acreditar que um serviço faz as coisas que diz fazer. Veremos como - ou se - o Sunbird conseguirá recuperar desta flagrante falha, de segurança e também de confiança para com os seus utilizadores.

Como fazer uma bracelete LED RGB programável com Arduino Nano

18-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Qualquer pessoa pode construir a sua própria bracelete LED RGB programável, com peças facilmente acessíveis.

Este projecto mostra como criar uma bracelete LED RGB programável, usando um Arduino Nano e fita LED RGB (com LEDs endereçáveis individualmente) como componentes principais. Depois temos a estrutura, impressa em 3D.

Infelizmente, a parte da alimentação (a pilhas, e o próprio Arduino Nano, resultam num módulo mais volumoso que tem que ser mantido à parte da bracelete - o que resulta num conjunto mais incómodo, com cabos a ligar à bracelete propriamente dita, em vez de se ter um conjunto único totalmente integrado. Mas, isso poderá servir de inspiração para que se tente criar uma versão melhorada, talvez com um ESP32, e alimentação que pudesse ficar na própria bracelete (talvez com diversas baterias de pequena dimensão que pudessem ficar posicionadas em círculo). E se o objectivo for usar a bracelete no exterior, também seria conveniente assegurar uma maior resistência à humidade (incluindo transpiração e chuva).

Como sempre, a melhor parte destes projectos é precisamente poderem servir de ponto de partida para projectos melhorados, bastando seguir a inspiração e imaginação de cada um.


Headphones Sony WH-1000XM4 a €202

18-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM4, que são uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço bastante mais simpático que o habitual.

Apesar da Sony já ter lançado os WH-1000XM5, a anterior geração Sony WH-1000XM4 continua a ser uma referência em termos de headphones wireless com cancelamento de ruído. E tendo em conta a diferença de preço para a geração XM5, tornam-se ainda mais apetecíveis para quem procurar o silêncio dos ruídos do dia a dia.
Os headphones Sony WH-1000XM4 estão disponíveis por 202 euros na Amazon Espanha - e os novos WH-1000XM5 estão disponíveis por 324 euros.

Com design over-ear e autonomia para mais de 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de "apagar" os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores. E, neste modelo, passamos a poder contar com emparelhamento duplo, que facilita a sua utilização com dois equipamentos, como smartphone e portátil, e que era mais chato de fazer na geração anterior.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Half-Life gratuito para celebrar o 25º aniversário

18-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Valve está a celebrar os 25 anos de Half-Life com um jogo actualizado e o lançamento de um documentário.

Quem quiser revisitar, ou explorar pela primeira vez, o jogo que deu início a uma saga, tem agora a oportunidade perfeita para o fazer. O Half-Life faz 25 anos e tem direito a uma actualização que inclui uma nova mini-campanha "Half-Life Uplink" (que na altura apenas estava disponível via CDs de revistas e alguns fabricantes de hardware), novos mapas multiplayer, e até jogar com novos personagens que tinham sido testados durante a criação do jogo mas que não foram lançados na versão final. O interface também foi revisto para acomodar a evolução que houve deste então - não esquecer que o jogo foi criado para ser jogado a 640x480 pixeis - passa a contar com ajuste de FOV, configuração de gamepads, e também funciona na Steam Deck.

O Half-Life também fica disponível gratuitamente no Steam até 20 de Novembro.

E, para terminar em grande, temos também um documentário que revisita o período inicial da Valve e o processo de desenvolvimento deste jogo que marcou gerações.


|