PlanetGeek

Como fazer uma bracelete LED RGB programável com Arduino Nano

18-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Qualquer pessoa pode construir a sua própria bracelete LED RGB programável, com peças facilmente acessíveis.

Este projecto mostra como criar uma bracelete LED RGB programável, usando um Arduino Nano e fita LED RGB (com LEDs endereçáveis individualmente) como componentes principais. Depois temos a estrutura, impressa em 3D.

Infelizmente, a parte da alimentação (a pilhas, e o próprio Arduino Nano, resultam num módulo mais volumoso que tem que ser mantido à parte da bracelete - o que resulta num conjunto mais incómodo, com cabos a ligar à bracelete propriamente dita, em vez de se ter um conjunto único totalmente integrado. Mas, isso poderá servir de inspiração para que se tente criar uma versão melhorada, talvez com um ESP32, e alimentação que pudesse ficar na própria bracelete (talvez com diversas baterias de pequena dimensão que pudessem ficar posicionadas em círculo). E se o objectivo for usar a bracelete no exterior, também seria conveniente assegurar uma maior resistência à humidade (incluindo transpiração e chuva).

Como sempre, a melhor parte destes projectos é precisamente poderem servir de ponto de partida para projectos melhorados, bastando seguir a inspiração e imaginação de cada um.


Headphones Sony WH-1000XM4 a €202

18-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM4, que são uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço bastante mais simpático que o habitual.

Apesar da Sony já ter lançado os WH-1000XM5, a anterior geração Sony WH-1000XM4 continua a ser uma referência em termos de headphones wireless com cancelamento de ruído. E tendo em conta a diferença de preço para a geração XM5, tornam-se ainda mais apetecíveis para quem procurar o silêncio dos ruídos do dia a dia.
Os headphones Sony WH-1000XM4 estão disponíveis por 202 euros na Amazon Espanha - e os novos WH-1000XM5 estão disponíveis por 324 euros.

Com design over-ear e autonomia para mais de 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de "apagar" os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores. E, neste modelo, passamos a poder contar com emparelhamento duplo, que facilita a sua utilização com dois equipamentos, como smartphone e portátil, e que era mais chato de fazer na geração anterior.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Half-Life gratuito para celebrar o 25º aniversário

18-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Valve está a celebrar os 25 anos de Half-Life com um jogo actualizado e o lançamento de um documentário.

Quem quiser revisitar, ou explorar pela primeira vez, o jogo que deu início a uma saga, tem agora a oportunidade perfeita para o fazer. O Half-Life faz 25 anos e tem direito a uma actualização que inclui uma nova mini-campanha "Half-Life Uplink" (que na altura apenas estava disponível via CDs de revistas e alguns fabricantes de hardware), novos mapas multiplayer, e até jogar com novos personagens que tinham sido testados durante a criação do jogo mas que não foram lançados na versão final. O interface também foi revisto para acomodar a evolução que houve deste então - não esquecer que o jogo foi criado para ser jogado a 640x480 pixeis - passa a contar com ajuste de FOV, configuração de gamepads, e também funciona na Steam Deck.

O Half-Life também fica disponível gratuitamente no Steam até 20 de Novembro.

E, para terminar em grande, temos também um documentário que revisita o período inicial da Valve e o processo de desenvolvimento deste jogo que marcou gerações.


OpenAI despede Sam Altman - co-fundador e CEO

18-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O mundo AI está em reboliço com o anúncio inesperado de que Sam Altman foi despedido da OpenAI, sendo logo de seguida acompanhado pela saída de outro co-fundador, Greg Brockman.

O nível de "cusquice" tecnológica está ao máximo com o anúncio da OpenAI da saída de Sam Altman, citando que a direcção tinha perdido a confiança no CEO e que este não mantinha um nível de comunicação sincero.

Sem detalhes adicionais, as suspeitas e rumores entravam em modo overdrive, levando tudo e todos a avançarem com as suas próprias teorias. Mas, o consenso parece ser de que a direcção da OpenAI, que contém membros bastante diversificados e mais orientados para uma direcção de desenvolvimento académico, não apreciou que Sam Altman se estivesse a focar cada vez mais na parte de angariação de "biliões de dólares", tanto para OpenAI como para projectos externos.

Sources tell me that the profit direction of the company under Altman and the speed of development, which could be seen as too risky, and the nonprofit side dedicated to more safety and caution were at odds. One person on the Sam side called it a “coup,” while another said it was…

— Kara Swisher (@karaswisher) November 18, 2023

One source did note that the fault lines were Altman/Brockman duo versus chief scientist Ilya Sutskever and board member Helen Toner, who were aligned.

— Kara Swisher (@karaswisher) November 18, 2023

Sem dúvida que este é um episódio que irá fazer correr muita tinta (pixeis). Por agora, não se espera que existam grandes alterações nas operações da OpenAI nem o desenvolvimento dos seus próximos modelos AI, com o seu CTO Mira Murati a assumir temporariamente as funções de CEO até que seja nomeado o próximo CEO oficial.

Starship volta a explodir no 2º lançamento

18-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O segundo lançamento da Starship voltou a terminar com explosão, mas desta vez com separação bem sucedida.

O mundo voltou a colar-se aos ecrãs para assistir ao segundo teste de lançamento da Starship da SpaceX. O primeiro lançamento tinha terminado numa explosão depois da Starship ter falhado em se separar do booster Super Heavy, e ficou também marcado pela destruição da plataforma de lançamento, levando a uma série de exigências da FAA que tiveram que ser abordadas antes de ter sido dado permissão para esta nova tentativa.

Com novo sistema de amortecimento com água na plataforma, este segundo lançamento decorreu perfeitamente, com todos os 33 motores Raptor a funcionarem como deviam. A nave superou o ponto Max Q, em que fica sujeito à pressão máxima, e também efectuou a separação do Super Heavy de forma bem sucedida. No entanto, pouco depois, o booster Super Heavy explodiu. E passados mais alguns minutos, perdeu-se a comunicação com a Starship, levando também à activação do sistema de destruição automático.

Starship launch live broadcast https://t.co/hRmOPXJ296

— Elon Musk (@elonmusk) November 18, 2023


A destruição do Super Heavy poderá estar relacionado com danos provocados pela nova técnica de separação "hot-staging" que foi utilizada.

Today’s flight test will feature a new stage separation method on Starship called hot-staging pic.twitter.com/jOoGEFUySr

— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023


Apesar do desfecho explosivo, este voo teve muitas coisas bem sucedidas e que certamente terão proporcionado valiosos dados para a próxima tentativa da SpaceX. Agora resta aguardar que, à terceira, seja de vez.

Grupo de ransomware denuncia vítimas por não divulgarem ataques

17-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do roubo de dados e ameaça da sua publicação, os grupos de ransomware têm uma nova táctica para pressionar as vítimas: denunciando-as às entidades competentes.

O grupo de ransomware ALPHV/BlackCat optou por uma táctica inesperada para lidar com uma das suas vítimas mais recentes. O grupo infiltrou-se na rede da MeridianLink, que fornece serviço a bancos e outras entidades financeiras, mas como a empresa não fez qualquer anúncio referente ao ataque, o grupo decidiu fazer queixa e denunciar a empresa à U.S. Securities and Exchange Commission. De acordo com as regras em vigor, a empresa estaria obrigada a comunicar casos de ciberataque num prazo de quatro dias, coisa que não fez.
Os atacantes dizem que conseguiram obter dados dos clientes e informação operacional da empresa, mas a MeridianLink, quando foi contactada, optou por usar a resposta tipo habitual, dizendo que foi detectada uma intrusão e que o caso está a ser investigado, desvalorizando o incidente com a referência de que o incidente teve impacto mínimo nas suas operações.

De qualquer forma, a regra com o prazo de quatro dias para comunicar incidentes deste tipo só vai entrar em vigor a 15 de Dezembro (2023), pelo que a queixa do grupo de ransomware ainda não terá o peso que os atacantes desejariam que tivesse - pelo menos, desta vez.

AI "Make it real" converte desenhos em jogos funcionais

17-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Um novo modelo AI consegue converter desenhos e descrições em interfaces e jogos funcionais.

No futuro, a vida de um developer poderá aproximar-se mais da de um designer ou escritor do que da de um programador convencional. Pelo menos, assim parece tendo em consideração a evolução de ferramentas AI, que converterão os desejos dos utilizadores em produtos funcionais.

Este Make it Real está a dar que falar, ao ter sido treinado para fazer isso, deixando que o utilizador crie esboços e escreva instruções do que pretende; mas cujas capacidades surpreenderam o seu criador quando descobriu que era capaz de criar jogos do estilo Breakout / Arkanoid, entre muitas outras coisas

Yea… I am done. lol 🤯

I just drew a game and it works… 💀 pic.twitter.com/GczEz4BAwe

— Andreas Klinger 🏝 (@andreasklinger) November 16, 2023

Por um lado, serve como demonstração das tecnologias AI, e de como uma simples developer individual pode tirar partido disso para fazer coisas impressionantes. Por outro lado, põe-nos a cabeça a andar à roda só de tentar imaginar quantas mais coisas se tornarão possíveis daqui por dez ou vinte anos.

A vida de um developer poderá ser passar o dia a dialogar com uma AI, a explicar o que se quer e como se quer.

Notícias do dia

17-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Powerwall disponível em Portugal; Apple adiciona RCS aos iPhones em 2024; Signal revela custos de operação; Qualcomm apresenta Snapdragon 7 Gen 3; Falha Reptar afecta CPUs Intel e fazia "coisas estranhas"; e Apple combate abertura da App Store na Europa.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Eono by Amazon.

Windows 11 sem Bing e Edge na UE

Por obrigatoriedade do Digital Markets Act Europeu (DMA), a Microsoft vai ser obrigada a dar opção de remover a pesquisa do Bing e o browser Microsoft Edge, e possibilitar a escolha de motores de pesquisa alternativos no Windows 11.

Também será possível desinstalar mais apps pré-instaladas que, até agora, não podiam ser removidas facilmente. Mas, perdendo a oportunidade de tratar todos os utilizadores por igual, coisas como a remoção do Bing e do Edge só estarão disponíveis para os utilizadores na UE e não no resto do mundo.

Já podemos antecipar o número de pesquisas de "como posso simular que o meu Windows esteja na UE embora eu viva fora da Europa".


Apple expande uso de ecrãs OLED até 2027

Depois dos iPhones e Apple Watches, a Apple prepara a expansão dos ecrãs OLED a mais dispositivos. Nos próximos anos espera-se que a Apple lance um iPad Mini e iPad Air 10.9" com ecrã OLED (2026), e em 2027 lance um iPad Air de 12.9". Os iPad Pro também receberão ecrãs OLED, mas numa versão melhorada com maior luminosidade e maior eficiência, e que também possibilitará o uso de câmara invisível sob o ecrã. Os MacBooks não ficam esquecidos, esperando-se um MacBook Pro de 16" com OLED em 2025, seguido do de 14" no ano seguinte; enquanto os MacBook Air de 13" e 15" deverão adoptar ecrãs OLED em 2026.

Só de pensar a quantidade de discussões que cheguei a ter, quando dizia que seria inevitável que a Apple iria usar ecrãs OLED mais cedo ou mais tarde, e algumas pessoas diziam que isso nunca iria acontecer... :)


Canais de Transmissão do Facebook e Messenger chegam a Portugal

Os Canais de Transmissão / Broadcast Channels do Facebook e Messenger, que a Meta apresentou o mês passado, ficam agora disponíveis em Portugal.
Os Canais de Transmissão são uma ferramenta pública de mensagens para Páginas no Facebook e são a mais recente adição ao robusto conjunto de ferramentas do Facebook que administradores de Páginas, como criadores de conteúdo e figuras públicas, podem usar para alcançar directamente e interagir ainda com as suas comunidades.

Os Canais de Transmissão também oferecem um lugar para os seguidores sentirem-se ainda mais conectados e aprofundarem-se nos assuntos que são mais relevantes para si. Os administradores de Páginas podem usar os recursos do Canal de Transmissão, como inquéritos, para receber feedback instantâneo da comunidade, enviar fotos ou vídeos de bastidores e usar notas de voz para ter uma expressão mais autêntica. Qualquer pessoa no Facebook pode juntar-se aos Canais de Transmissão para receber actualizações sobre as novidades das suas Páginas favoritas.

Como funciona:
Se gere uma Página no Facebook num mercado em que os Canais de Transmissão estão actualmente disponíveis, é possível iniciar um canal directamente na sua Página. Depois de criar o Canal de Transmissão e enviar a primeira mensagem, os seguidores da Página vão receber uma notificação única para aderirem ao canal. Apenas o criador pode enviar mensagens, mas os membros podem reagir às mensagens e votar em inquéritos.

O utilizador pode juntar-se a Canais de Transmissão no perfil da sua Página favorita no Facebook e na pasta Canais no Messenger. Depois de entrar no canal, começará a receber notificações quando o conteúdo for publicado. As notificações podem ser silenciadas através do ícone "silenciar" no canto superior direito do tópico do canal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Commodore foi criada em 1958 por Jack Tramiel e Manfred Kapp, na altura dedicando-se ao comércio das máquinas de escrever. Cessou operações em Abril de 1994, falhando em capitalizar o sucesso dos seus Commodore Amiga, computadores com capacidades à frente do seu tempo.

Saldos Black Friday: Windows 10/11 Pro a €13 e €18 na CdkeySales

17-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]


How to Learn about Earning Cryptocurrency Virtual Coins with a PHP Cryptocurrency Mining Game

17-11-2023 | 15:41 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Part of the excitement of cryptocurrencies is that people can do a mining process to earn virtual money by working to find more virtual coins.

Usually, this mining work is done by specific software so that it can be automated, and the mining of virtual coins can done faster.

This package implements a game that simulates the cryptocurrency mining process done by a virtual pet.

This game can help people learn more about the cryptocurrency mining process in an educative and fun way.

Apple combate abertura da App Store na Europa

17-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Como era de prever, a Apple vai lutar "com unhas e dentes" para manter o iOS fechado a apps externas à App Store na UE.

Com o Digital Market Act da UE, a Apple vê-se obrigada a abrir o acesso ao iOS, tendo que permitir a instalação de apps nos iPhones e iPads através de app stores alternativas, ou directamente sem qualquer loja de apps. E, tal como fez com o iMessage, em que tem contestado a abertura do serviço, apresenta agora uma disputa oficial para manter o iOS fechado e acessível apenas através da App Store oficial.

Embora a disputa não tenha sido revelada, a Apple continua a fazer referência aos pontos do costume, de que está preocupada que a instalação de apps externas ponha em risco a segurança dos utilizadores. Uma pseudo-justificação que rapidamente pode ser desmontada usando a própria Apple como exemplo. Bastará olhar para o macOS, que apesar de ter uma App Store, também permite que os utilizadores instalem apps directamente. Quererá a Apple admitir que o macOS deixa os utilizadores em permanente risco de segurança?

O mais provável é que isto não passe de mais uma forma de tentar adiar, pelo máximo de tempo possível, a abertura do iOS à concorrência. Mas, parece inevitável que, tal como cedeu no suporte ao RCS (que adicionará aos iPhones em 2024), também vá ter que abrir o acesso ao iOS. E a verdade é que nem sequer seria preciso fazer tal alarido. Basta olhar para os Android, onde apesar de ser possível instalar apps directamente, a maioria dos utilizadores opta por se manter voluntariamente na Play Store oficial - e isso é algo que tem ainda mais probabilidades de acontecer entre os utilizadores de iPhones e iPads. Tal como em outras opções de escolha, importa relembrar que lá por se ter a opção de poder instalar uma app fora da App Store, não se está obrigado a fazê-lo.

Tesla Powerwall disponível em Portugal

17-11-2023 | 14:10 | A Minha Alegre Casinha

Depois de alguns anos de espera, a Tesla começa finalmente a disponibilizar a bateria Powerwall em Portugal.

A Tesla Powerwall é uma bateria para residências, que serve de complemento perfeito a quem tiver painéis solares e quiser armazenar a energia produzida durante o dia para a utilizar à noite. Mas, pode também ser usada sem painéis solares, carregando em alturas que a energia está mais barata para a usar nos períodos em que a energia da rede está mais cara - embora neste caso as vantagens em termos de poupança (e retorno do investimento) sejam mais reduzidas.

A Powerwall tem um capacidade de 13.5 kW e suporta 5 kW de forma contínua e 7 kW de pico. Pode ser instalada no chão ou numa parede, no interior ou no exterior, e é possível combinar até 10 Powerwalls para maior capacidade.
Os utilizadores têm acesso a toda a informação em tempo real através da app respectiva - sendo que nos EUA o sistema até já permite a criação de redes de energia virtuais, em que os clientes que aderirem a esse programa podem disponibilizar energia das suas Powerwalls para alimentar a rede pública em períodos em que tal seja necessário (e receberem dinheiro por isso). Por cá, tendo em conta toda a burocracia, é pouco provável que se venha a ter tal funcionalidade nos próximos anos.

Infelizmente, a Tesla não indica o preço da Powerwall, remetendo os interessados para instaladores certificados na sua área, para obterem um orçamento em função das suas necessidades.

Signal revela custos de operação

17-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Signal partilhou quanto é que o serviço de mensagens privadas custa, entre infraestrutura e custos com pessoal.

O serviço Signal é bastante popular entre os utilizadores mais preocupados com a privacidade, e que adopta a postura de não poder fornecer os dados que não guarda sobre os utilizadores, que dessa forma ficam a salvo de qualquer potencial infiltração por parte de hackers, ou de ordens dos tribunais por parte das autoridades. Mas, apesar de ser um serviço gratuito, o seu custo de funcionamento está longe de o ser.

Actualmente, o Signal gasta cerca de $14M por ano em infraestrutura e $19M em custos com o pessoal. Valor que em 2025 deverá subir para um total de $50M por ano. E apesar de estar registado com entidade não-lucrativa, obviamente necessita de encontrar formas de assegurar que estas contas são pagas, para se manter em actividade. Esta partilha dos custos de operação será também uma forma de sensibilizar os utilizadores para que eventualmente possam considerar fazer um donativo (até suporta donativos recorrentes).

O serviço relembra ter sido dos primeiros a colocar a privacidade dos utilizadores como ponto prioritário, tendo adoptado encriptação end-to-end há anos, até para coisas como os nomes de utilizador e fotos, significando que não os consegue ver mesmo que quisesse.

Tesla Powerwall disponível em Portugal

17-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de alguns anos de espera, a Tesla começa finalmente a disponibilizar a bateria Powerwall em Portugal.

A Tesla Powerwall é uma bateria para residências, que serve de complemento perfeito a quem tiver painéis solares e quiser armazenar a energia produzida durante o dia para a utilizar à noite. Mas, pode também ser usada sem painéis solares, carregando em alturas que a energia está mais barata para a usar nos períodos em que a energia da rede está mais cara - embora neste caso as vantagens em termos de poupança (e retorno do investimento) sejam mais reduzidas.

A Powerwall tem um capacidade de 13.5 kW e suporta 5 kW de forma contínua e 7 kW de pico. Pode ser instalada no chão ou numa parede, no interior ou no exterior, e é possível combinar até 10 Powerwalls para maior capacidade.
Os utilizadores têm acesso a toda a informação em tempo real através da app respectiva - sendo que nos EUA o sistema até já permite a criação de redes de energia virtuais, em que os clientes que aderirem a esse programa podem disponibilizar energia das suas Powerwalls para alimentar a rede pública em períodos em que tal seja necessário (e receberem dinheiro por isso). Por cá, tendo em conta toda a burocracia, é pouco provável que se venha a ter tal funcionalidade nos próximos anos.

Infelizmente, a Tesla não indica o preço da Powerwall, remetendo os interessados para instaladores certificados na sua área, para obterem um orçamento em função das suas necessidades.

Qualcomm apresenta Snapdragon 7 Gen 3

17-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente Snapdragon 7 Gen 3 vem com CPU 15% mais rápido e GPU 50% mais rápido - do que o Snapdragon 7 Gen 1.

A Qualcomm apresentou a actualização do seu chip de gama média-alta, o Snapdragon 7 Gen 3, um chip que também demonstra o abrandamento nas melhorias que se faz notar no segmento, ao ponto de fazer a comparação de desempenho não com o modelo anterior (SD 7 Gen 2) mas sim com o chip original Snapdragon 7 Gen 1. Isto porque, na realidade, este SD 7 Gen 3 acaba por ficar posicionado entre o SD 7+ Gen 2 e SD 7s Gen 2 (sim, nem com o sistema de numeração simplifcado a Qualcomm consegue manter a simplicidade).

O Snapdragon 7 Gen 3 é fabricado em processo de 4nm pela TSMC e adopta uma arquitectura 1+3+4 com um núcleo principal a 2.63 GHz + 3 de desempenho a 2.4 GHz + 4 de eficiência a 1.8 GHz, GPU Adreno (OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0 FP, Vulkan 1.3), Hexagon NPU, Spectra ISP (câmaras até 200 MP e vídeo 4K HDR), suportando ecrãs até 4K a 60 Hz ou FHD+ a 168 Hz.

Mesmo assim, os ganhos a nível de CPU resumem-se a uns reduzidos 15%, sendo que no GPU as melhorias chegam aos 50%, e no processamento AI temos desempenho 60% superior por watt - tudo isto, face ao Snapdragon 7 Gen 1.
Na conectividade, temos WiFi 6E, Bluetooth 5.3, e modem Snapdragon X63 5G com velocidades de até 5 Gbps.

Os primeiros smartphones equipados com este chip deverão chegar ao mercado ainda este mês, em modelos da Honor e Vivo.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €46

17-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 46 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 5%.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

17-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

ASUS ExpertBook B9 OLED chega a Portugal

A ASUS anunciou a disponibilidade do ExpertBook B9 OLED para Portugal, um novo portátil empresarial meticulosamente fabricado a partir de uma liga de magnésio-lítio Premium que ultrapassa os limites da leveza e proporciona a máxima portabilidade e durabilidade - elevando-o ao estatuto de portátil empresarial OLED de 14" mais leve do mundo, com um peso de apenas 990g.

Com um design amigo do ambiente, um ecrã OLED 16:10 brilhante, uma câmara potenciada por IA e cancelamento de ruído para experiências de trabalho modernas, o mais recente processador Intel Core vPro e uma multiplicidade de funcionalidades de segurança de nível empresarial, o ExpertBook B9 OLED é o parceiro perfeito para executivos e empresários em viagem. Reforça as credenciais ecológicas e o profissionalismo e estabelece uma nova referência para os portáteis empresariais de elite. O ASUS ExpertBook B9 OLED é elegante, robusto, sustentável e seguro - e é também a melhor escolha para o local de trabalho moderno. As especificações são encabeçadas por um processador Intel Core i7 vPro de 13ª Geração e 64 GB de memória LPDDR5X rápida e eficiente, por isso está pronto para oferecer a performance inabalável que os executivos de negócios de hoje esperam e exigem. O ecrã OLED é também impressionante, uma vez que apresenta cores vivas e baixas emissões de luz azul para uma melhor proteção dos olhos, além de uma relação ecrã/corpo de 90% para experiências visuais envolventes. Beneficia também de uma relação de aspeto 16:10, oferecendo um espaço de trabalho amplo para uma produtividade melhorada. Abraçando o poder intuitivo do Windows 11 Pro, o ExpertBook B9 OLED está também repleto de tecnologias ativas e passivas inteligentes para garantir que as elites empresariais podem fazer mais com o mínimo de distrações ou interrupções. Comparativamente às gerações anteriores, o sistema de arrefecimento inteligente de ventoinha dupla do portátil reduz as temperaturas de funcionamento até 27%, o ruído até 32% e diminui o consumo de energia. O touchpad também aumentou de tamanho, com uma área de superfície 26.8% maior, proporcionando mais espaço para uma navegação mais confortável.

O perfil ultrafino do ASUS ExpertBook B9 OLED não é uma barreira à conectividade. Está repleto de portas de I/O para garantir que é capaz de interagir com uma grande variedade de dispositivos modernos e antigos. As ligações incluem um par de portas Thunderbolt 4 Type-C de última geração, com suporte para USB Power Delivery 3.0, e uma porta USB 3.2 Type-A tradicional para garantir a compatibilidade com os dispositivos existentes Com uma porta HDMI 2.1 integrada em conjunto com as portas Thunderbolt 4 acima mencionadas, o ExpertBook B9 OLED é também capaz de suportar a ligação de até três ecrãs externos 4K. Existe ainda uma entrada combo de 3.5 mm para suportar um microfone externo, auscultadores ou auriculares, assegurando que os executivos podem comunicar ou relaxar com algum entretenimento pós-trabalho utilizando os seus acessórios de áudio favoritos. O ExpertBook B9 OLED é também apoiado pelo suporte iminente do ASUS Carbon Partner Services. Isto proporciona uma entrega de ponta a ponta, qualidade garantida, opções de compensação de carbono flexíveis e precisas que geram um impacto real e positivo. A iniciativa ASUS Carbon Partner Services arranca este ano, começando com o ExpertBook B9 OLED - e assinala o início de uma série de opções flexíveis de compensação de carbono que a ASUS está a preparar para apoiar a sustentabilidade empresarial.

O ASUS ExpertBook B9 OLED está disponível em Portugal e pode ser configurado de acordo com as especificações que melhor se adaptam a cada empresa.


Computadores de mergulho Descent Mk3 da Garmin

A Garmin anunciou os novos computadores de mergulho da serie Descent Mk3 e o transmissor Descent T2 com tecnologia de sonda SubWave melhorada que próximamente permitirá enviar mensagens de mergulhador a mergulhador e Diver Assistance para monitorizar a pressão das garrafas.

Desenvolvida para imersão, a série Descent Mk3 está disponível em dois tamanhos (43 mm e 51 mm) com opções de integração de ar em ambos e possui um ecrã tátil AMOLED vibrante, uma caixa com capacidade de mergulho de 200 metros com botões indutivos Invólucros de metal à prova de vazamentos que são totalmente operacional nessa profundidade e até 48 horas de duração da bateria no modo de mergulho. O Descent Mk3i de 51 mm também possui uma lanterna LED integrada para maior visibilidade em condições de pouca luz, mesmo debaixo d'água. Com ferramentas como vários modos de mergulho, mapas DiveView e pontuação de prontidão para mergulho, além do conjunto de recursos de saúde, condicionamento físico e conectividade da Garmin, a série Descent Mk3 ajuda os mergulhadores a aproveitar ao máximo as suas aventuras acima e abaixo da superfície.

As novidades da série Descent Mk3 permitem mergulhar com maior tranquilidade.
  • Assistência ao mergulhador (brevemente): Se um mergulhador precisar de ajuda, esta ferramenta revolucionária permitirá solicitá-la diretamente do relógio, graças à tecnologia aprimorada de sonda SubWave. Usando um computador de mergulho Descent Mk3i e um transmissor Descent T2, os mergulhadores poderão enviar um alerta de assistência a outros mergulhadores conectados. Mergulhadores conectados próximos poderão ver a profundidade e a distância do mergulhador e controlá-lo o mais rápido possível.
  • Mensagens de mergulhador a mergulhador (brevemente): Graças à tecnologia SubWave, os mergulhadores com um transmissor Descent Mk3i e Descent T2 poderão trocar mensagens predefinidas com outros mergulhadores conectados, a até 30 metros de distância.
  • Seguimento de grupos de imersão: Ao integrar o ar, poderá ficar ciente de onde estão os outros mergulhadores do grupo. Verá a profundidade e a pressão do tanque de até oito mergulhadores usando um transmissor Descent T2, a até 10 metros de distância.
  • Design orientado para mergulho: Uma caixa submersível de 200 metros com vidro de safira resistente a riscos funciona com o dobro da profundidade das gerações anteriores e possui botões indutivos de metal que são à prova de vazamentos e totalmente funcionais a 200 metros. Além disso, o ecrã tátil AMOLED brilhante oferece maior visibilidade, mesmo debaixo de água.
  • Lanterna LED integrada: Disponível no Descent Mk3i de 51 mm, uma lanterna LED integrada com modo estroboscópico integrado proporciona aos mergulhadores maior visibilidade em condições de pouca luz, acima ou abaixo da água.
  • Preparação para a imersão: Descubra como fatores de estilo de vida, como sono, exercícios, stress e jet lag, podem afetar a prontidão geral do seu corpo para mergulhar. Uma pontuação de prontidão mais alta pode sugerir que é hora de mergulhar, enquanto uma pontuação mais baixa pode ser um motivo para considerar um mergulho mais fácil.

A série Descent Mk3, que também é um smartwatch GPS multidesportivo premium, inclui dezenas de perfis de atividades pré-instalados para corrida em trilho, natação, caminhada, golfe e muito mais, para que os utilizadores possam rastrear os seus movimentos. Recursos de condicionamento físico premium, como VO2 máximo, exercícios diários sugeridos para corrida e ciclismo, pontuação de resistência e pontuação de inclinação podem ajudar os utilizadores a se manterem em forma para o próximo mergulho, enquanto dados de bem-estar, como monitorização de condicionamento físico, sono, pontuação de sono, Pulse Ox e Jet Lag Adviser podem ajudar os utilizadores a entender melhor o seu corpo. Quer esteja a explorar um novo destino ou mais perto de casa, a série Descent Mk3 possui recursos de navegação e orientação para ajudá-lo em cada etapa do caminho. Mapas TopoActive pré-carregados de todo o mundo podem ajudar a manter as explorações no caminho certo, enquanto a tecnologia SatIQ pode ajudar a fornecer precisão de posicionamento superior com GPS multibanda, otimizando ao mesmo tempo a vida útil da bateria. Crie ou encontre rotas existentes na aplicação Garmin Connect e obtenha instruções passo a passo diretamente no relógio ou insira a distância desejada e obtenha sugestões de rotas de ida e volta que usam rotas TrendLine™ para encontrar as melhores rotas locais. Repleta de recursos conectados, a série Descent Mk3 permite aos mergulhadores: receber notificações inteligentes, baixar músicas do Spotify, Deezer ou Amazon Music (requer assinatura premium) para ouvi-las sem um smartphone, treinar com maior tranquilidade graças à detecção e assistência em caso de incidente, pagamentos sem contacto Garmin Pay; e muito mais.

Já disponível, o Descent Mk3 de 43 mm tem um preço de venda de 1.249,99 euros, enquanto o Descent Mk3i de 43 mm com integração de ar adicional, recursos de mensagens para mergulhadores e opções de moldura de titânio Cinza Carbono ou Bronze custa 1.449,99 euros. Para quem procura integração com o ar, recursos de mensagens do mergulhador e um ecrã maior, o Descent Mk3i de 51 mm é oferecido com uma moldura de titânio DLC Carbon Grey e pulseira de silicone preta por 1.649,99 euros ou com uma bracelete de titânio DLC por 1.849,99 euros. O transmissor Descent T2 tem um preço de 499,99 euros.


Cartões microSDXC SanDisk para Nintendo Switch

A Hama, distribuidor em Portugal da SanDisk, apresenta os cartões oficiais licenciados SanDisk microSDXC para a consola Nintendo Switch que permitem adicionar até 512 GB de espaço de armazenamento à consola.

Com um design inspirado em alguns dos símbolos mais emblemáticos dos jogos da Nintendo, os cartões SanDisk microSDXC proporcionam uma elevada velocidade para que passe menos tempo à espera e mais tempo a jogar. Projetados, testados e aprovados para a consola Nintendo Switch, os cartões SanDisk microSDXC estão disponíveis em cinco modelos com diferentes capacidades de armazenamento: 64 GB, 128 GB, 256 GB e 512 GB. Com estes cartões, os jogadores poderão facilmente organizar a sua coleção de jogos digitais, acedendo-lhes rapidamente e em qualquer lugar. As velocidades de leitura até 100 MB/s1 proporcionadas pelos SanDisk microSDXC™ permitem inclusive carregar os jogos mais rapidamente, para que se possam focar em conquistar novos níveis nas suas aventuras favoritas.

Os SanDisk microSDXC estão já disponíveis em Portugal através da Hama com os seguintes preços recomendados: 14,49 euros (64 GB), 28,99 euros (128 GB), 51,99 euros (256 GB), 96,99 euros (512 GB).


Hercules anuncia produtos de áudio Hercules Stream

Com uma extensa experiência de 40 anos no mundo do áudio e entretenimento interativo, e mais de 20 anos na indústria de DJing, a Hercules congratula-se de lançar uma novíssima linha de produtos concebidos especialmente com os livestreamers em mente: Hercules Stream. Os dois controladores de áudio da gama Hercules Stream foram desenvolvidos para streamers por streamers e visam aliviar um autêntico obstáculo que muitas pessoas encontram quando transmitem em direto: a gestão do áudio!

Com os controladores de áudio Hercules Stream 100 e Hercules Stream 200 XLR, os streamers podem agora controlar e dominar facilmente todos os aspetos do seu áudio – com apenas um rápido relance e diretamente nas pontas dos dedos! Graças a estes novos controladores altamente inovadores, não podia ser mais fácil gerir todas as suas fontes de áudio – incluindo jogos, software de chat, música, microfone e mais. O ecrã LCD integrado permite-lhe ver e controlar individualmente o nível sonoro de cada faixa em tempo real, o que simplifica ativar instantaneamente, baixar o volume aumentar o volume, silenciar ou reativar o som. Mais do que meros controladores de áudio, os dispositivos Hercules Stream são também centros de comando incrivelmente úteis! Cada controlador possui quatro botões de controlo personalizáveis que lhe permitem executar instantaneamente as suas ações favoritas: silenciar múltiplas fontes de áudio simultaneamente, abrir endereços URL ou alterar o fundo da sua transmissão em direto, por exemplo.

Os produtos da gama Hercules Stream estão disponíveis com os seguintes preços de retalho sugeridos: Hercules Stream 100 por 149,99 euros e o Hercules Stream 200 XLR por 279,99 euros.


OnePlus 11 recebe Android 14

17-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus já começou a disponibilizar a actualização Android 14 final para os OnePlus 11.

Não foi preciso esperar até 2024 para se ter a mais recente versão do Android nos OnePlus 11. Depois das fase beta, a OnePlus lança a versão final do Android 14 para o OnePlus 11.

Apesar de ser a versão final, a OnePlus opta por jogar pelo seguro, fazendo o lançamento de forma faseada, começando pelos utilizadores que participaram nas fases beta, e depois indo expandindo gradualmente a mais utilizadores e mais países. A actualização necessita de 5 GB de espaço livre e a OnePlus aconselha a que se tenha mais de 30% de bateria para o aplicar.

Quanto ao que se pode esperar desta actualização, eis a lista de alterações:
Pantanal Service
• Adds Fluid Cloud, a way of interaction with morphing forms that allows you to view up-to-date information at a glance.
• Adds cross-device support for Fluid Cloud. Now you can check the connection status of devices on your account at a glance.
Smart efficiency
• Adds File Dock, where you can drag and drop to transfer content between apps and devices.
• Adds Content Extraction, a feature that can recognize and extract text and images from the screen with one tap.
• Adds Smart Cutout, a feature that can separate multiple subjects in a photo from the background for copying or sharing.
Cross-device connectivity
• Improves Shelf by adding more widget recommendations.
Security and privacy
• Improves photo and video-related permission management for safer access by apps.
Performance optimization
• Improves system stability, the launch speed of apps, and the smoothness of animations.
Aquamorphic Design
• Upgrades Aquamorphic Design with a natural, gentle, and clearer color style for a more comfortable color experience.
• Adds Aquamorphic-themed ringtones and revamps the system notification sounds.
• Improves system animations by making them even smoother.
User Care
• Adds a carbon tracking AOD that visualizes the carbon emissions you avoid by walking instead of driving.


Falha Reptar afecta CPUs Intel e fazia "coisas estranhas"

16-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel corrigiu uma vulnerabilidade grave que afectava praticamente todos os seus CPUs mais recentes, designada por Reptar.

Esta falha Reptar podia resultar em crashes do sistema ou, em determinadas situações, obter privilégios superiores ao pretendido. A falha consistia na execução de uma instrução com informação redundante que não seria suposto estar presente. Isso não seria algo gerado por compiladores, mas podia ser forçado por grupos maliciosos com o único intuito de comprometer o sistema. A falha era transversal a todas as microarquitecturas recentes da Intel, incluindo os chips Alder Lake, Raptor Lake, e Sapphire Rapids, afectando tanto CPUs destinados a sistemas embedded, como desktops domésticos, e também servidores.

A Intel já lançou actualizações para os sistemas sob o seu controlo, mas é algo que também irá obrigar a actualizações por parte dos fabricantes OEM a nível de actualizações de BIOS em motherboards, sistemas, e software de virtualização.

A Intel diz que esta falha foi descoberta internamente pelas suas equipas de segurança, mas a falha também já tinha sido descoberta por várias equipas de segurança da Google. Segundo estas equipas, esta falha fazia com que o CPU se comportasse de forma "muito estranha", saltando para zonas inesperadas do código durante a execução, ignorando outros saltos, e ficando completamente perdido no caso de chamada de funções.

Apple adiciona RCS aos iPhones em 2024

16-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple cedeu finalmente e anunciou que irá passar a suportar as mensagens RCS nos iPhones no próximo ano (2024).

Depois de muitas campanhas, críticas, e de uma posição intransigente da Apple - em que até Tim Cook aconselhava todos a comprarem iPhones para poderem comunicar com as "bolhas azuis" em vez das "bolhas verdes" dos SMS tradicionais - eis que a Apple faz o anúncio surpresa de que irá passar a suportar as mensagens RCS.

Apesar deste suporte, a Apple continua a insistir que o seu iMessage é o sistema de mensagens preferencial, e mais seguro; fazendo antever que o RCS será tratado de forma idêntica à dos SMS actualmente, e diferenciada das mensagens entre iPhones. Ainda assim, o RCS por si só oferece toda uma série de vantagens face aos SMS, equiparando-se a um serviço de mensagens moderno, que pode funcionar via WiFi, com indicador de escrita e recepção, etc.

No entanto, esta é uma cedência da Apple que pode ser interpretada como sendo o seu plano de cumprir com as exigências europeias do DMA, já que parece ser cada mais provável que o iMessage vá ser classificado como Core Platform Service e, como tal, sujeito a toda uma série de exigências e requisitos, incluindo a interoperabilidade com serviços concorrentes. Este suporte do RCS não cumpre tecnicamente com esses requisitos (criar uma API para os concorrentes acedam ao iMessage), mas a Apple poderá alegar que sendo um serviço duplo, o suporte RCS já adicionará a parte da "interoperabilidade".

Veremos se a táctica conseguirá ludibriar os reguladores europeus, ou se já vem tarde demais para permitir manter o iMessage como serviço fechado.

|