PlanetGeek

Apple adiciona RCS aos iPhones em 2024

16-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple cedeu finalmente e anunciou que irá passar a suportar as mensagens RCS nos iPhones no próximo ano (2024).

Depois de muitas campanhas, críticas, e de uma posição intransigente da Apple - em que até Tim Cook aconselhava todos a comprarem iPhones para poderem comunicar com as "bolhas azuis" em vez das "bolhas verdes" dos SMS tradicionais - eis que a Apple faz o anúncio surpresa de que irá passar a suportar as mensagens RCS.

Apesar deste suporte, a Apple continua a insistir que o seu iMessage é o sistema de mensagens preferencial, e mais seguro; fazendo antever que o RCS será tratado de forma idêntica à dos SMS actualmente, e diferenciada das mensagens entre iPhones. Ainda assim, o RCS por si só oferece toda uma série de vantagens face aos SMS, equiparando-se a um serviço de mensagens moderno, que pode funcionar via WiFi, com indicador de escrita e recepção, etc.

No entanto, esta é uma cedência da Apple que pode ser interpretada como sendo o seu plano de cumprir com as exigências europeias do DMA, já que parece ser cada mais provável que o iMessage vá ser classificado como Core Platform Service e, como tal, sujeito a toda uma série de exigências e requisitos, incluindo a interoperabilidade com serviços concorrentes. Este suporte do RCS não cumpre tecnicamente com esses requisitos (criar uma API para os concorrentes acedam ao iMessage), mas a Apple poderá alegar que sendo um serviço duplo, o suporte RCS já adicionará a parte da "interoperabilidade".

Veremos se a táctica conseguirá ludibriar os reguladores europeus, ou se já vem tarde demais para permitir manter o iMessage como serviço fechado.

Notícias do dia

16-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Carregamento wireless Qi2 com alinhamento magnético ao estilo MagSage; Meta prepara edição de fotos e vídeo via AI; portas do GAC Aion Hyper HT mais limitadas que as do Model X; problemas de carregamento wireless do iPhone 15 expandem-se aos carros da GM; Teslas com áudio Bluetooth independente nos lugares traseiros; vimos ainda como reiniciar um Tesla quando fica "encravado"; e Windows 10/11 vindos do Windows 7/8 em risco de desactivação.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Eono by Amazon.

Smartphones mais próximos de se tornarem na chave standard para automóveis

Dois consórcios concorrentes aliaram-se, passando a trabalhar conjuntamente para a criação de um standard que permita utilizar um smartphone como chave automóvel, com todas as medidas de segurança necessárias.

O CCC (Car Connectivity Consortium) com a Apple, Samsung, Xiaomi e a maioria dos fabricantes de automóveis, e o FiRa Consortium (com a Apple, Google, Cisco, Samsung, Qualcomm, e outros) passam a dar lugar ao JUMPWG (Joint Ultra-wideband MAC PHY Working Group). Como o próprio nome indica, o sistema deverá utilizar tecnologia UWB, que de resto já era usada na chave digital do CCC, a par de NFC. A ideia é permitir que os utilizadores possam abrir os seus carros e iniciar a marcha sem sequer terem que tirar os seus smartphones do bolso.


Google aplica watermark sonoro nas músicas AI

Embora os especialistas refiram que os sistemas de watermarking não serão a solução ideal, é isso que a Google vai aplicar nas músicas geradas através do seu modelo AI Lyria. Ao estilo dos modelos que podem gerar imagens a partir de uma descrição, o Lyria pode criar uma infinidade de músicas em resposta aos pedidos dos utilizadores. E todas elas incluirão um watermark a indicar a sua origem.

A Google diz que o sistema SynthID permitirá identificar as músicas geradas por AI, de forma que não afecta a qualidade sonora nem será audível pelos utilizadores. A Google diz que o watermark resistirá mesmo a conversões para outros formatos, recompressão do áudio, mudança da velocidade da música, e até a ruído adicionado propositadamente. Apesar disso, será certamente uma questão de tempo até que surja uma ferramenta de "limpeza" deste watermark, tornando-o (quase totalmente) inconsequente.


Tesla Cyberquad for Kids está de regresso

A Tesla volta a disponibilizar o Cyberquad for Kids, uma moto-quatro eléctrica destinada às crianças, com design a condizer com o Cybertruck.

Agora estamos perante o Modelo 915, que sucede ao modelo 914 lançado em Dezembro de 2021, mas que acabou por ter uma vida curta por não cumprir a regulamentação de segurança para aquele tipo de veiculos, obrigando à sua recolha. A idade mínima passou dos 8 para os 9 anos, tem suspensão traseira modificada, um aviso da pressão dos pneus, e outra etiqueta que relembra que o produto é um brinquedo e não se destinada a utilização todo-o-terreno.

Quem estiver interessado poderá comprar um por 1900 dólares na loja da Tesla nos EUA.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato MP3 foi criado em 1993 pela Fraunhofer e permitiu efectuar uma compressão sem precedentes de música sem perda aparente de qualidade. Naquele tempo, comprimir uma única música podia demorar dezenas de minutos; mas o seu tamanho reduzido veio possibilitar que se começassem a transferir músicas através da internet - algo inicialmente visto como sendo um novo apocalipse que iria ditar o fim da indústria musical, mas que hoje em dia permite o esmagador sucesso dos serviços de streaming.

Monitor MSI Optix G322CQP curvo 170Hz a €293

16-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem procurar um monitor curvo que vá para além dos 60Hz e mantenha um preço convidativo, poderá querer espreitar este MSI Optix G322CQP.

O MSI Optix G322CQP é um monitor curvo WQHD de 31.5", com uma resolução de 2560 x 1440 pixeis e curvatura 1000R, e que suporta frequências de até 170 Hz que o tornam bastante mais fluido que os habituais 60 Hz, tanto nos jogos como também para o trabalho do dia a dia. Depois de passarem uns dias a arrastar janelas e a fazer scroll a 100 Hz, regressar a um monitor de 60 Hz vai fazer com que tudo pareça mover-se aos "saltinhos". Mas a melhor parte, é que de momento está com um preço muito interessante:
O monitor MSI Optix G322CQP Ultrawide curvo de 170 Hz está disponível por 293 euros na Amazon Espanha.

A nível das entradas temos duas ficha HDMI 2.0, e uma DisplayPort 1.2, o que lhe permite enfrentar tanto os PCs mais recentes como também ser utilizado com as consolas de última geração para jogos mais fluidos.

Se preferirem os ecrãs planos e mais pequenos, podem espreitar o Optix G2722 FHD de 27", que também pode atingir os 170 Hz e está disponível por 161 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta prepara edição de fotos e vídeo via AI

16-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Em breve qualquer pessoa poderá editar fotos e vídeos no Facebook e Instagram, sem necessitar de conhecimentos especiais, graças à tecnologia AI.

A Meta não pode arriscar ficar para trás nos sistemas AI, e por isso prepara-se para disponibilizar ferramentas de edição de fotos e vídeo em que os utilizadores apenas têm que dizer o que pretendem.

Actualmente já temos ferramentas poderosas, mas que podem obrigar os utilizadores a navegar por menus de ferramentas e seleccionar áreas da imagem. Mas, o sistema que a Meta está a preparar com Emu Edit e Emu Video, dispensa tudo isso, bastando que os utilizadores escrevam o que pretendem, coisas como: remove a pessoa da imagem, troca o cenário por um deserto, troca as montanhas por prédios, adiciona um banco, transforma o cão num panda, etc. etc.
Com o Emu Video, passamos da fase de geração de imagens estáticas via AI para pequenos vídeos animados, que seguramente irão ter bastante sucesso a nível de criação de GIFs animados.

Se este tipo de sistemas é impressionante escrevendo-se o que se quer, facilmente se pode antever o quanto serão adequados para interacção com comandos de voz. Infelizmente, a Meta não avança com qualquer data concreta para disponibilizar o acesso a estas ferramentas ao público em geral - sendo bastante provável que esteja a dedicar-se à criação de filtros para evitar o uso destas ferramentas para uso impróprio.

How to Implement a PHP Shipping Calculator Script That Can Give Shipping Costs Based on the Distance to the Customer Location

16-11-2023 | 14:18 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many businesses now are selling goods via the Internet with e-commerce systems.

When the goods are physical products, one aspect of the product's cost to the customer is the shipping cost.

The calculation of the shipping costs can be complex, depending on the cost of operation of the shipping carrier company.

This package provides a simple method of calculating shipping costs in PHP code that considers the geographic coordinates of the origin and destination location of the products to be shipped and the cost to deliver the products per kilometer of distance.

Como reiniciar um Tesla quando fica "encravado"

16-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Se o ecrã do vosso Tesla ficar "encravado", será conveniente saberem como podem forçar um reboot.

Os Tesla - assim como a maioria dos automóveis modernos - melhor podem ser descritos como sendo computadores sobre rodas. E, como qualquer outro computador, há sempre a possibilidade de um dia encravarem sem motivo aparente. Felizmente, tal como nos PCs temos as técnicas do CTRL+ALT+DEL ou de manter o botão de power pressionado durante alguns segundos, também nos Tesla há possibilidade de forçar o reboot do sistema.

Para tal, o método mais simples é pressionar e manter pressionados os dois botões de scroll no volante até que o ecrã se desligue. Isto iniciará o processo de reboot do sistema de infotainment, podendo ser útil para resolver problemas quando o sistema fica encravado, deixa de dar música, etc. O processo poderá demorar dois a três minutos, durante os quais não se terá acesso ao ecrã - mas mantendo as funções críticas de condução. Embora possa ser efectuado em andamento, é recomendável que o façam com o carro parado em local onde possam permanecer até que o processo esteja concluído.
A segunda opção é fazer um reboot de todos os sistemas, e neste caso será obrigatório estar com o veículo imobilizado. Será necessário usar o ecrã do veículo e ir a Controls > Safety & Security > Power Off button.

Este processo também irá demorar um par de minutos, reiniciando os vários sistemas do carro, e não se devendo efectuar qualquer interacção com o veículo durante este período: não abrir as portas, não tocar nos pedais, não tocar no ecrã. Passados cerca de dois minutos, bastará abrir a porta ou pressionar o pedal de travão para reactivar o automóvel.

Panasonic Toughbook 55 Mk3 vem com aquecedor de SSD

16-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente portátil robusto Panasonic Toughbook 55 Mk3 vem com acessórios modulares e um incomum aquecedor de SSD.

A gama Toughbook da Panasonic é bastante conhecida entre todos os que procuram portáteis capazes de resistir a ambientes mais agrestes. O Toughbook 55 Mk3 mantém essa capacidade, incluindo a resistência a quedas de um metro de altura, e podendo adoptar uma diversidade de configurarações, com CPUs Intel 13th Gen do Core i5-1345U ao Core i7-1370P, 2 DIMMs (até 64 GB DDR4-3200MHz), SSDs até 2 TB, e ecrãs IPS de 14" até Full HD com touch e luminosidade de 1000 nits. O som não foi esquecido, tendo um sistema de colunas que pode atingir os 92 dB para assegurar que pode ser ouvido em ambientes barulhentos; Thunderbolt 4 de 40Gbps com Display Port e Power Delivery, WiFi 6E, Bluetooth 5.3; e tem protecção IP53 contra pó e resistência à água.

Este portátil vem com um sistema de baías modulares, permitindo a fácil adaptação às necessidade de cada utilizador. Temos três baías (esquerda, direita, traseira), que podem aceitar módulos como: drive óptico, portas de rede, leitor de impressões digitais, leitor de códigos de barras, leitor de smart cards, bateria adicional, SSD adicional, etc. Com a bateria opcional, a autonomia duplica das 10 horas para as 20 horas.
Outro pormenor curioso e pouco habitual, é que este Toughbook também tem um aquecedor integrado para o SSD. Normalmente, vemos os SSDs equipados com dissipadores para se manterem frescos; mas neste caso, e relembrando que é um portátil preparado para trabalhar no exterior e em ambientes menos agradáveis (incluindo temperaturas negativas), esse elemento pode assegurar que o SSD pode ser aquecido para se manter dentro das temperaturas recomendadas.

Por agora o Toughbook 55 Mk3 começará por ser disponibilizado com CPU Core i7, com os modelos com Core i5 a chegarem em Fevereiro de 2024.

Carregamento wireless Qi2 com alinhamento magnético

16-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Wireless Power Consortium (WPC) anunciou o início da certificação do mais recente sistema de carregamento wireless Qi2, com os iPhone 15 a serem os primeiros smartphones no mercado a suportá-lo.

A grande novidade do Qi2 (PDF link) é passar a contar com um sistema de alinhamento magnético - idêntico ao que a Apple já utilizava no MagSafe wireless. Com a Apple a ser um dos membros deste consórcio, era algo que já era de esperar.

O standard Qi também foi actualizado para a v2.0, mas os equipamentos sem alinhamento magnético serão designados por Qi 2.0, e só os dispositivos com alinhamento magnético poderão ostentar a certificação Qi2.
Os iPhone 15 poderão carregar a 15 W em carregadores certificados Qi2, algo que até agora só era possível com carregadores certificados MagSafe, ficando limitados a 7.5 W com os carregadores wireless genéricos.

Outro factor de relevo é que será mantida a compatibilidade, com os carregadores Qi antigos a poderem ser usados para carregar dispositivos Qi 2.0, e podendo usar-se carregadores Qi v2.0 sem alinhamento magnético para carregar dispositivos Qi2 com alinhamento magnético (obviamente, necessitando do habitual processo de alinhamento manual).

Agora só resta saber se os problemas de carregamento wireless dos iPhone 15 nos automóveis estarão de alguma forma relacionados com o Qi2, ou se será por causa de qualquer outra coisa.

Tablet Teclast T40 Air LTE a €169

16-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40 Pro temos agora o tablet Teclast T40 Air que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T40 Air vem equipado com um ecrã IPS de 10.4" (2000x1200), CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM, 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 8 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7200 mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google e Widevine L1 para ver vídeos em streaming com a máxima qualidade.

Com tudo isto, este Teclast T40 Air está disponível por 169.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 60 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Basta relembrar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, e que só podia mostrar fotos, custava bastante mais. É revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como interface para controlo da casa, ver o estado do tempo e notícias mais recentes, ou até para servirem como intercomunicadores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 15 com problemas de carregamento wireless nos carros GM

16-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos problemas nos BMW, os iPhone 15 começaram a ter problemas nos carregadores wireless de vários automóveis da GM.

Os iPhone 15 suportam carregamento wireless, mas vieram com um estranho problema em que a utilização dos carregadores wireless nos automóveis BMW podia originar diversos problemas, como a impossibilidade de utilizar o NFC. A Apple lançou o iOS 17.1.1 para corrigir esse problema, mas com essa actualização o problema começou a acontecer nos automóveis GM.

A situação é bastante estranha, e neste caso faz aumentar ainda mais a curiosidade sobre o que se estará a passar - isto porque, com o iOS 17.1, estes utilizadores nunca se tinham queixado de problemas nos seus carros GM, passando a existir apenas com a actualização para o iOS 17.1.1 que traz as correcções para que o carregamento wireless passasse a funcionar sem problemas nos BMW.

Tendo em conta que nunca houve relatos de tais problemas nas gerações anteriores de iPhones, que suportam carregamento wireless desde o iPhone X e iPhone 8 - e já lá vão bastantes anos - será interessante saber que alterações a Apple introduziu nos iPhone 15 para causar tal situação. Uma das possíveis causas poderá estar relacionada com o suporte de carregamento wireless de maior potência, em preparação para a chegada do standard Qi 2, sendo que supostamente os iPhone 15 estarão habilitados para tal, mas não podiam ser certificados na fase de lançamento por o standard não estar finalizado.

Portas do GAC Aion Hyper HT mais limitadas que as do Model X

16-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

As portas que abrem para cima do GAC Aion Hyper HT poderão tornar-se numa fonte de frustração para os seus utilizadores.

A GAC Aion apresentou oficialmente o seu Hyper HT, um modelo que gerou alguma confusão por inicialmente prometer portas "de gaivota" que abrem para cima, ao estilo do Model X, e depois apresentou modelos com portas convencionais. O que se passa é que estas portas apenas ficam disponíveis nalgumas variantes do Hyper HT, mas embora possam fascinar os fãs das portas incomuns, poderão revelar-se numa fonte de problemas.

O problemas destas portas "gaivota" é que, ao contrário das portas "falcon wings" do Tesla Model X, são feitas de uma peça única. As portas do Model X tem uma dobradiça adicional na aresta superior, que lhes dá maior versatilidade e possibilita a sua abertura em espaços reduzidos. Sem este sistema, as portas do Hyper HT irão precisar de maior espaço lateral para serem abertas, e se tiverem o azar de estacionar num lugar apertado, em que outro automóvel se coloque ao lado, arriscam-se a não poder abrir as portas, para entrar ou para sair.
Na China o Hyper HT tem um preço a começar nuns ultra-competitivos €27.500, mas não é referido o preço base das versões que trazem as portas de abrir para cima. De qualquer forma, e tendo em conta a limitação acima referida, será algo que deverá ser bem ponderado: já que o desejo de ter tais portas pouco habituais poderá rapidamente dar lugar ao arrependimento perante a falta de conveniência da utilização no dia a dia.

Windows 10/11 vindos do Windows 7/8 em risco de desactivação

15-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Quem usufruiu do upgrade gratuito do Windows 7 para o Windows 11 pode agora deparar-se com um sistema operativo não activado se trocar algum componente.

São vários os utilizadores que se estão a queixar que o seu computador perdeu o Windows 10/11 activado depois de fazerem upgrade de algum componente. A situação parece estar relacionada com o fim das activações dos Windows 10/11 usando chaves do Windows 7/8, que permitia a actualização gratuita dos Windows mais antigos para os mais recentes.

A MS diz que, como as chaves Windows 7/8 já não são suportadas, a reactivação do Windows 10/11 em caso de alteração do hardware também deixa de o ser. É uma lógica difícil de seguir, já que um sistema Windows 10 ou Windows 11, depois de activado, deveria ser tratado como se fosse uma instalação completamente válida e feita de raiz, independentemente de poder ter sido feita com base no Windows antigo.

Esta situação pode ser despoletada, por vezes, até por simples actualizações da BIOS da motherboard, pelo que resultará em situações bastante frustrantes para os utilizadores - que num dia tinham um sistema perfeitamente validado, e que no dia seguinte, por terem feito uma actualização ou upgrade de um qualquer componente, ficam em risco de ter que comprar uma nova licença do sistema operativo.

Há novas canções para corações góticos

15-11-2023 | 19:13 | Gonçalo Sá

heartworms-may-i-comply.jpg

Nome a fixar: Jojo Orme, já mais conhecida como HEARTWORMS, autora de um dos EPs mais vibrantes de 2023. Editado em Março, "A Comforting Notion" é uma declaração de intenções muito promissora, a oferecer um pós-punk de contornos góticos e cold wave com pelo menos uma canção superlativa no alinhamento: "Retributions of an Awful Life", banda sonora tão inquieta como perfeita para tempos especialmente conturbados a vários níveis.

Produzido por Dan Carey, cujo toque de Midas tem agraciado algumas das revelações britânicas mais memoráveis dos últimos anos (Fontaines D.C., PVA, Sinead O'Brien), o disco marcou a entrada em cena de uma voz inspirada por gente como PJ Harvey, Sisters of Mercy ou Interpol (alguns temas também lembram o rasgo dos Elastica) e deixou vontade de ouvir mais.

Enquanto não há anúncio de um álbum (façamos figas para 2024), chegou entretanto um novo single. Mais um exemplo conseguido de new wave tensa, a cruzar guitarras e sintetizadores, "MAY I COMPLY" é uma sucessão natural da moldura sonora do EP e já conta com um videoclip, novamente com fotografia a preto e branco, dirigido pelo colaborador habitual Gilbert Trejo.

Captação de uma actuação, faz querer ver como resulta esta música num palco numa altura em que Orme se prepara para assegurar as primeiras partes de concertos dos The Last Dinner Party e The Kills. Igualmente recomendável é a tremenda versão ao vivo de "DOMINION", clássico dos Sisters of Mercy, também para ver e ouvir abaixo:

Tesla com áudio Bluetooth nos lugares traseiros e Autopilot num só toque

15-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a lançar uma actualização que permite áudio Bluetooth independente para os lugares traseiros, e que também facilita a activação do Autopilot.

Depois de ter adicionado ecrãs para os lugares traseiros nos seus modelos mais recentes, a Tesla torna mais conveniente o seu uso quando se vêem vídeos nesse ecrã. Os passageiros nos lugares traseiros poderão ouvir os vídeos usando headphones Bluetooth enquanto os demais ocupantes podem continuar a ouvir música ou qualquer outra coisa nas colunas do carro.

Os utilizadores podem emparelhar até dois headphones Bluetooth (App Launcher > Rear Display > Settings > Add New Headphones), e depois usá-los para vídeos vistos através da Theater app no ecrã traseiro.

Adicionalmente, a activação do modo Autopilot, que normalmente é feita puxando-se duas vezes a haste na coluna da direcção, passa agora a poder ser activada com um único toque. Será uma medida positiva para quem usa habitualmente esta funcionalidade, embora a prometida capacidade de condução autónoma total continue a ser algo que é prometida "para breve", ano após ano.

Estas alterações estão disponíveis na versão 2023.38.8 que está ser distribuída de forma faseada, podendo demorar ainda algum tempo a chegar a todos os automóveis.

How to Create a PHP Crypto Currency Exchange to Buy and Sell Virtual Currencies

15-11-2023 | 18:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Virtual currencies have become very popular among people who like finances since currencies like Bitcoin started to become used to exchange real money with virtual currency money.

Usually, the exchange process between currencies is done by broker companies.

This package implements a simulation of a cryptocurrency broker system.

With more development work, it can evolve into a real cryptocurrency broker system that actual broker companies can use.

Notícias do dia

15-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Automóvel Xiaomi SU7 chega em 2024; iPhone 14 com mais um ano de SOS satélite gratuito; Tesla revela factores para cálculo de autonomia; Asus vai trocar motherboards com nome enganado "Evangenlion"; actualização errada deixa Rivians com infotainment encravado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Eono by Amazon.

Google Photos mais organizado com identificação de documentos e bilhetes

O Google Photos está a receber algumas melhorias a nível de auto-organização de fotos. Depois das Photo Stacks que agrupam fotos semelhantes, tem também separação de coisas como apontamentos, documentos, recibos, documentos de identificação, e até bilhetes.
No caso de bilhetes, o Google Photos até disponibiliza uma opção para se criar um lembrete no calendário, com ligação à foto respectiva, para que fique acessível no altura do evento, quando iremos precisar dele.


Google lança nova Titan Key com passkeys

A Google há muito que tem promovido a adopção de chaves de segurança físicas como forma de manter as contas seguras, e agora apresenta uma nova geração das suas chaves Titan Security Key.

As novas chaves chegam em duas versões, com USB-A e USB-C, e agora contam com compatibilidade com Passkeys, podendo guardar mais de 250 passkeys. Ambas suportam NFC e também o processo tradicional de autenticação das chaves anteriores - embora nesta altura a recomendação, e aquilo que se vai assistindo nos principais serviços, seja adoptar as passkeys quanto antes e dizer o adeus às passwords.

Niantic usa AI para tornar Peridots mais inteligentes

A Niantic está a recorrer aos modelos AI LLM (o Llama 2 da Meta, afinado para esta função) para dar mais inteligência aos seus simpáticos Peridots, os animais de estimação virtuais que nos acompanham em realidade aumentada.

Para além de reforçar a personalidade individual de cada um, a tecnologia AI permite o reconhecimento de objectos no mundo real, fazendo com que reajam aos mesmos de forma mais natural, tal como se fossem criaturas reais.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As emissões regulares de rádio em Portugal começaram em 1924, através da Rádio Lisboa (P1AA, também conhecida por PIM-Rádio) a partir dos Armazéns do Chiado. Só uma década mais tarde, em 1935, seria feito o primeiro relato de um jogo de futebol na rádio.

SSD externo Crucial X8 4TB a €228

15-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 2 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X8 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X8 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X8 de 4 TB está disponível por 228.24 euros, com envio da Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.

Se procuram SSDs M.2 NVMe, podem também espreitar o Crucial P3 ou o Crucial P5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla revela factores para cálculo de autonomia

15-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O sistema de cálculo da autonomia nos Tesla tem em consideração o percurso, temperatura, pressão dos pneus e outros factores.

Fazer a previsão da autonomia num carro eléctrico é algo mais complexo do que se pode imaginar, já que existe uma imensa variedade de elementos que podem afectar, em maior ou menor grau, os quilómetros que se poderão percorrer.

Além do imenso peso que o factor "pé direito do condutor" tem na autonomia, o método de cálculo usado pela Tesla tem sido melhorado gradualmente ao longo dos anos, e actualmente tem em consideração todo um vasto conjunto de factores que irá além daquilo que a maioria dos utilizadores imagina. Nomeadamente:
  • Velocidade do trânsito
  • Média de acelerações / desacelerações
  • Inclinações do percurso
  • Velocidade do vento e direcção
  • Temperatura
  • Humidade e pressão atmosférica
  • Estado do tempo (sol, nublado)
  • Nível de carga da bateria
  • Temperatura da bateria
  • Peso do veículo
  • Resistência de rolamento (incluindo a pressão dos pneus)
  • Resistência aerodinâmica
  • Consumo do sistema de climatização
  • Pré-condicionamento da bateria
  • Factores de consumo extra específicos do veículo (como reboque, suporte no tejadilho, etc.)
Seria curioso se a Tesla revelasse dados que mostrassem o quanto este novo sistema hiper-complexo é mais fiável e acertado que o sistema utilizado inicialmente, para se ficar com uma melhor ideia do que este tipo de avanços representa. Mas, tudo o que resulte em benefício dos utilizadores, a nível de lhes dar valores mais fiáveis da autonomia que poderão esperar dos seus automóveis, será sempre bem vindo e apreciado.

Asus vai trocar motherboards com nome enganado "Evangenlion"

15-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Um pequeno lapso que trocou "Evangelion" por "Evangenlion" vai obrigar a Asus a susbstituir as motherboards ROG Maximus Z790 Hero EVA-02 Edition de €800.

Quem compra uma motherboard de 800 euros será uma pessoa que espera receber tudo aquilo pelo qual pagou, mas no caso das ROG Maximus Z790 Hero EVA-02 Edition, a inspiração na popular série anime Evangelion não correu da melhor forma.

As motherboards fazem referência directa à serie com a indicação Evangelion impressa na parte esquerda da board, mas um olhar mais atento revela que as boards vieram com um erro de escrita, indicando "Evangenlion".

A única coisa positiva é a atitude da Asus, que perante esta falha se prontificou a substituir as motherboards de todos os utilizadores que não estiverem dispostos a viver com este erro. Adicionalmente, irá prolongar o período de garantia por mais um ano.

Para quem não se incomodar - ou até achar piada ter uma motherboard com nome errado - refira-se que o erro é puramente estético, e não afecta em nada o comportamento ou desempenho da placa. E tendo em conta a trabalheira de substituir a motherboard num computador já totalmente montado, se fosse eu, bem que ficava com uma motherboard "Evangenlion". :)

iPhone 14 com mais um ano de SOS satélite gratuito

15-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai prolongar por mais um ano o serviço de emergência SOS via satélite que estreou nos iPhone 14.

Uma das novidades lançada com os iPhone 14 é a sua capacidade de enviar e receber comunicações de emergência via satélite, que já se demonstraram bastante úteis em situações complicadas em locais sem cobertura de rede terrestre.

Em vez de dizer quanto é que isso iria custar aos clientes, a Apple optou por disponibilizar o serviço Emergency SOS gratuitamente por dois anos, e agora vem prolongar essa oferta para os três anos.

A Apple não dá qualquer explicação quanto ao motivo deste prolongamento, nem tão pouco faz qualquer referência ao preço que o serviço irá ter depois de terminar este período gratuito. Mas, é provável que seja simplesmente uma medida para ganhar tempo numa altura em que existe uma grande volatilidade nos serviços de satélite. Recentemente demos a notícia do fim da parceria da Qualcomm com a Iridium, e no próximo ano arranca o serviço satélite Starlink directo aos smartphones. Um serviço que se arrisca a fazer com que estes serviços mais limitados de emergência pareçam completamente pré-históricos (obrigando a apontar cuidadosamente o smartphone para um satélite, e apenas possibilitando o envio de mensagens e não telefonemas ou acesso à internet).

Refira-se que o serviço Emergency SOS dos iPhone 14 também está disponível em Portugal desde Abril deste ano.

|