Xiaomi SU7 chega em 2024
15-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada
Há muito que se sabe que a Xiaomi estava a trabalhar num automóvel, mas sendo um projecto que contrariamente ao habitual, estava a conseguir manter-se em segredo. Segredo que agora é revelado devido à informação que tem que ser cedida às entidades reguladoras na China, e que nos permitem ver o seu design e também alguns dos seus detalhes.
O Xiaomi SU7 vai chegar em duas variantes, com um ou dois motores, e com 4.997 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 1.455 mm de altura, e distância entre eixos de 3.000 mm. Dimensões que o tornam mais comprido e largo que os seus rivais principais, o Model 3 da Tesla e o Nio ET5. Teremos três versões: o SU7 base com um só motor (220 kW), e os SU7 Pro e SU7 Max com dois motores (220 kW + 275 kW) e diferentes níveis de equipamento.
O modelo base irá usar baterias LFP da FinDreams (uma empresa da BYD), enquanto os modelos dual-motor irá usar baterias da CATL.
Os carros virão com diversos sistemas tecnológicos, incluindo sistema de condução autónoma e LIDAR opcional, e espera-se que o carro seja lançado oficialmente nos primeiros meses de 2024 - talvez com direito a honras de apresentação durante o MWC 2024, o que seria um excelente cartão de apresentação para o mercado europeu (se a Xiaomi estiver a pensar nisso).
Os rumores apontam para que o SU7 tenha um preço inicial abaixo dos 40 mil euros - o que acaba por ser imperativo para poder fazer frente ao Model 3 da Tesla, cujo modelo mais barato na China começa nos 33 mil euros.