PlanetGeek

Actualização Windows 11 24H2 "mata" jogos da Ubisoft

28-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O trauma das actualizações Windows terem efeitos adversos continua, com o Windows 24H2 a causar problemas nos jogos Ubisoft como Star Wars Outlaws, Assassin's Creed Valhalla, e outros.

Mantendo a tendência que se começa a tornar tragicamente cómica, de toda e cada actualização do Windows ser acompanhada por novos bugs, também a mais recente actualização Windows 24H2 está a impedir que se joguem muitos dos jogos mais populares da Ubisoft, como os: Assassin's Creed Valhalla, Assassin's Creed Origins, Assassin's Creed Odyssey, Star Wars Outlaws, e Avatar: Frontiers of Pandora.

Os problemas podem manifestar-se de diferentes formas, desde o jogo recusar-se a arrancar, ou ficar encravado durante o processo de loading, ou até mesmo encravando enquanto se joga, quando se pensaria já estar a salvo do bug.

Continuando a parte "cómica" da coisa, a Ubisoft lançou uma actualização para o Star Wars Outlaws que dizia corrigir este problema, mas reconhecendo que os problemas podem continuar a existir. Nada de anormal, considerando que continua a insistir no intrusivo Denuvo como método de DRM, e monitorização da RAM do PC (o que praticamente equivale a ter spyware no sistema).

Por agora a Microsoft aplicou uma regra de adiamento da actualização, que fica suspensa para os computadores que tiverem estes jogos instalados, não sendo dado qualquer prazo para se ter a situação corrigida.

Hugo Barra prepara sistema operativo focado em AI

28-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Hugo Barra e outros colegas da equipa Android da Google criaram a /dev/agents que se irá focar na criação de um sistema operativo pensado de raiz para a era dos agentes AI.

Os sistemas operativos têm estado, de certa forma, estagnados no tempo, consistindo na mesma estrutura base criada no século passado, com um ambiente gráfico a servir de interacção com o utilizador. A isso vão-se juntando apps e programas, mas sem qualquer alteração "revolucionária", algo que a /dev/agents pretende mudar.

Criada por Hugo Barra (que esteve à frente do Android na Google, depois passando para a Xiaomi e posteriormente para o Facebook), acompanhado por David Singleton (Android VP na Google), Ficus Kirkpatrick (Android), Nicholas Jitkoff (Chrome OS), e Björn Bringert (Google Search no Android), esta nova startup reúne uma equipa de luxo que se vai dedicar a criar um novo sistema, concebido para enfrentar esta nova era em se que antevê que muitas das tarefas tradicionais se tornem obsoletas, passando a forma de interacção principal a ser feita através de assistentes AI.

I'm starting a new company with some of the best people I've ever worked with, and could not be more pumped. We're calling it /dev/agents.

Going back to our Android roots, building a new operating system for people & AI agents. Check out @dps's post below for more.

We're… https://t.co/QSIZLXJqZl

— Hugo Barra (@hbarra) November 26, 2024
Se serão bem sucedidos - tendo em conta que haverá muitas outras empresas e startups a quererem fazer o mesmo - isso só o tempo dirá. Mas por agora, atrairam atenção suficiente para conseguirem cerca de 500 milhões de dólares de investimento para arrancarem com o projecto.

Notícias do dia

28-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Samsung promete suporte 5G na DIGI nas próximas semanas; Starlink Direct-to-Phone aprovado pela FCC; Claude AI replica estilos de escrita personalizados; Tesla com opção de compra no fim do leasing nos EUA; e actualização da QNAP bloqueia acesso aos NAS.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV. E sendo final do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que te dá descontos e pode valer prendas extra todos os meses.

Tempo passado no smartphone e PC chega às 6h por dia

O mais recente relatório da Ofcom no Reino Unido revela que o tempo passado diariamente no smartphone, tablet e computador, continua a aumentar, com os jovens adultos (18-24) a atingirem o valor de 6 horas e 1 minuto por dia. É um crescimento de mais de uma hora e meia por dia face aos valores de 2023.
As plataformas mais usadas são o YouTube, Facebook, Instagram, e TikTok, sendo que na quinta posição temos a curiosidade do Reddit (cresceu 47% face ao ano anterior) ter superado o X (que caiu 8%).


Threads vai copiar "Starter Packs" do Bluesky

A Meta nunca teve grandes complexos em copiar funcionalidades dos concorrentes, e prepara-se para voltar a fazê-lo no Threads. Apesar de por várias vezes ter minimizado o sucesso do Bluesky, dizendo que o seu Threads tem crescido "vários Threads" por mês, parece reconhecer que os seus Starter Packs são uma boa ideia, preparando-se para lançar algo idêntico no Threads.

Nestas plataformas, um dos maiores problemas para os novos utilizadores é agrupar um conjunto inicial de contas de interesse a seguir. Os Starter Packs do Bluesky visam resolver isso, sendo listas sugeridas com grupos de contas, que rapidamente permitem que um novo utilizador fique com uma timeline bem preenchida com temas do seu interesse.
Como seria de esperar, esta intenção não passou despercebida ao Bluesky, que adequadamente mandou o seu bitaite: "Se esta app vai continuar a copiar-nos, então mais vale juntarem-se ao Bluesky".


Navio chinês terá cortado cabos submarinos no Báltico

Investigadores europeus suspeitam que o corte "acidental" de dois cabos submarinos estratégicos na região do Báltico terá sido na verdade uma manobra deliberada e programada.

O navio chinês tinha partido de um porto russo transportando fertilizante e terá arrastado a sua âncora no fundo do mar por mais de 160 km. No entanto, a investigação é complicada pelo facto das entidades europeias não terem autoridade para exigir que o navio se dirija a um porto europeu para mais averiguações, estando isso a ser negociado de forma voluntária com o dono da embarcação.

Google GenChess cria peças de xadrez via AI

A Google lançou mais uma curiosa experiência no Google Labs. O GenChess é um projecto que permite que qualquer pessoa crie peças de xadrez via AI, com as possibilidades a serem apenas limitadas pela imaginação.

É possível pedir para gerar peças de xadrez inspiradas em plantas, massa, ondas, montanhas, ou qualquer outra coisa que se deseje. Infelizmente, e inexplicavelmente, a Google optou por bloquear geograficamente o acesso a este projecto, sendo que no momento desta publicação não estave acessível a utilizadores de Portugal (a não ser que se use uma VPN para aceder a partir de um país com acesso).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro computador portátil à venda no mercado foi o Osborne 1, lançado em 1981. Na altura custava 1795 dólares (cerca de 6100 dólares em 2020) e vinha equipado com um "espaçoso" ecrã de 5", mais pequeno do que o que encontramos actualmente na maioria dos smartphones (e monocromático, pois claro).

Poco M6 Pro a €182

28-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco M6 Pro já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco M6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1300 nits de pico, chipset MediaTek Helio G99 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB, dual SIM, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8 mm e o peso nas 179 g. Nas câmaras temos um conjunto de câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP. E o sistema fica a cargo do HyperOS da Xiaomi.

O Poco M6 Pro 8+256 GB está disponível por 182 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também a versão com 12+512GB ou o Poco X6, por um preço um pouco mais elevado.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ganha um powerbank Baseus 65W [gadget do mês Clube AadM+]

28-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um powerbank Baseus 65W.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.


Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Filipe Dias.

How to Find a Legitimate PHP Elephant Shop For You to Buy the PHP Mascott in Time For Christmas or the Birthday of Someone You Love

28-11-2024 | 14:35 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many PHP developers desire the PHP elephant, but it is not easy to find it for sale.

Fortunately for you who want to have one PHP elephant plush toy with the design and production approved by the great creator Vincent Pointer loved and admired the PHP ElePHPant design, we know where you can find a legitimate PHP elephant toy today for you to get you or to give to your loved family and friends or PHP colleagues.

Please read this article briefly to learn more about the PHP elephant shop where we know you can get the PHP elephant plush toy.

Samsung promete suporte 5G na DIGI

28-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O arranque da DIGI em Portugal tem enfrentando alguns problemas, mas a Samsung já se comprometeu a adicionar suporte para 5G, VoLTE e VoWiFi na rede móvel da DIGI nas próximas semanas.

A DIGI veio finalmente dar um abanão nos tarifários nacionais, há muito desejado pelos consumidores fartos de ouvirem as desculpas de que "no nosso mercado não era possível fazer melhor" por parte dos três maiores operadores com tarifários equalizados (que milagrosamente, agora demonstram que afinal era possível baixar preços para metade). Mas, como se poderia imaginar, o arranque do serviço da DIGI tem enfrentado alguns percalços.

Entre os utilizadores que se queixem de ficar sem rede, aos que se queixam de velocidades lentas, abaixo dos operadores concorrentes, não faltam coisas a melhorar - mas algumas delas não são directamente por culpa da DIGI. É o que acontece com alguns smartphones Samsung, que não conseguem aceder às frequências 5G usadas pela DIGI, e que por isso ficam automaticamente penalizados a nível de cobertura e velocidades de acesso à internet.

A Samsung e a DIGI estão a colaborar para trazer aos clientes a melhor experiência de utilização. Nas próximas semanas, funcionalidades como o 5G, VoLTE e VoWiFi serão ativadas através de atualização de software OneUI 6 (Android 14).

— Samsung Portugal (@SamsungPortugal) November 26, 2024
Felizmente, a Samsung já reconheceu esta situação e promete resolver o problema através de uma actualização, nas próximas semanas, adicionando não só o suporte 5G como também o VoLTE (que possibilita fazer telefonemas sem perder os dados 5G) e VoWiFi (permite fazer telefonemas desde que se tenha uma ligação à internet via WiFi, mesmo que não se tenha rede móvel).

Enquanto isso, muitos clientes DIGI vão reportando melhorias a nível da velocidades dos dados nos smartphones, demonstrando que a DIGI não tem estado parada. Refira-se que todos os interessados poderão experimentar o serviço da DIGI até ao final do ano, sem qualquer custo, em qualquer uma das modalidades, incluindo a de dados móveis ilimitados. Pelo que não têm que se limitar a "acreditar" no que lêem e ouvem, podendo testar por si mesmos que tal é o serviço DIGI na sua área.

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €101

28-11-2024 | 13:29 | A Minha Alegre Casinha

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas, as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 101 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Chat ganha "Huddles" para reuniões audio instantâneas

28-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Chat está a lançar uma nova funcionalidade chamada "Huddles", uma ferramenta de reuniões centrada no áudio, criada para facilitar a comunicação rápida.

Usando as capacidades do Google Meet, esta funcionalidade permite iniciar conversas áudio directamente na interface do Chat. Os Huddles podem ser acedidos através de um botão no canto superior direito de uma conversa na versão web do Chat. Estão disponíveis em mensagens directas, conversas de grupo e Spaces. Quando um Huddle é iniciado, os participantes recebem uma notificação na conversa. Embora o foco seja no áudio, os utilizadores podem activar vídeo e partilha de ecrã, tornando esta ferramenta flexível para diferentes tipos de colaboração.

O Google destaca que os Huddles oferecem uma integração mais simples do que os links tradicionais de reuniões, permitindo funcionalidades como redimensionar a janela ou partilhar conteúdos enquanto se permanece no Chat. A funcionalidade foi projectada para tornar as discussões rápidas mais fáceis, dispensando o tempo habitualmente perdido nas configurações adicionais.

Alguns ainda se recordarão que a Google tinha anunciado esta capacidade em Agosto de 2023 (isto se não quisermos recuar até 2011 aos tempos do Google+) mas só agora está a ser disponibilizada para os utilizadores do Google Workspace, ficando disponível na maioria dos planos, incluindo o Business Starter, Standard e Plus, bem como nas versões Enterprise e Nonprofits. Como sempre, e devido à distribuição faseada, poderá demorar várias semanas até que efectivamente chegue a todos.

Claude AI replica estilos de escrita personalizados

28-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Anthropic lançou uma nova funcionalidade para o seu assistente Claude AI, permitindo aos utilizadores personalizar o estilo de escrita do chatbot.

Com esta actualização, é possível treinar o Claude para imitar um estilo de escrita com base num exemplo, ou escolher entre três opções predefinidas: Formal, Conciso e Explicativo. O objectivo é tornar as respostas mais naturais e adequadas a tarefas específicas, como a escrita de emails profissionais ou conteúdos educativos.

Para quem procura algo mais personalizado, o Claude pode criar estilos inteiramente à medida. Os utilizadores apenas precisam carregar um documento com textos de exemplo, com o chatbot a usar isso como referência. Esta funcionalidade torna o Claude numa ferramenta prática para automatizar prompts e assegurar que os textos gerados se alinham com o estilo desejado.
Embora seja uma actualização relevante para a Anthropic, há que relembrar que assistentes AI concorrentes, como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google, também oferecem capacidades idênticas. Ambos permitem ajustar o tom e o nível de detalhe das respostas, sendo que o Gemini pode também refinar rascunhos de emails escritos no Gmail. As Writing Tools da Apple também oferecem predefinições de estilo semelhantes, embora continuem a estar indisponíveis para os utilizadores na UE, só devendo chegar até nós em Abril do próximo ano.

Webcam Logitech C920S a €45

28-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Melhorar a qualidade de vídeo nas video-conferências ganhou uma importância fundamental, e por isso hoje trazemos-vos uma webcam Logitech C920S que poderá fazer isso e está disponível para entrega imediata.

Depois do período de confinamento COVID ter promovido o tele-trabalho, aulas remotas, e muitas videoconferências, passou a dar-se valor a um componente que até aqui era quase sempre ignorado: a câmara utilizada. E se a webcam de baixo custo integrada no portátil ou que usam no computador desktop não satisfizer, há opções de melhor qualidade, como é o caso desta webcam da Logitech com qualidade Full HD e dois microfones para melhor captação da voz. Uma câmara que está disponível a preço interessante, fazendo esquecer a época dos preços inflacionados da fase inicial da pandemia.
Esta webcam Logitech C920S está disponível por 45 euros com envio da Amazon Espanha.

A câmara conta com um sistema de clip que lhe permite ser posicionada na parte superior de um monitor ou ecrã de um portátil, mas pode igualmente ser pousada em qualquer superfície plana e usar o mecanismo do clip para ajustar a sua orientação. Conta também com uma tampa amovível para quem quiser garantia total de privacidade, cobrindo a objectiva quando não se está a dar-lhe uso.

Se não se importarem de pagar um pouco mais, podem também espreitar a Logitech StreamCam Web USB-C.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla com opção de compra no fim do leasing (nos EUA)

28-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a Tesla voltou a permitir a compra de veículos no final do leasing, dando aos clientes a opção de adquirir o carro após o término do contrato - o que gera algumas questões quanto aos planos anunciados anteriormente.

Esta política aplica-se a todos os modelos Tesla, incluindo o Cybertruck, Model S, Model 3, Model X e Model Y, a partir de 27 de Novembro de 2024, sendo que também os concessionários independentes podem adquirir os veículos. Esta decisão representa um afastamento dos planos anteriores da Tesla, que dizia que iria manter os carros para a sua frota de robotaxis autónomos equipada com tecnologia Full Self-Driving (FSD).

A mudança alinha a Tesla com outros fabricantes que oferecem opções semelhantes, permitindo que o leasing funcione como um "período de teste" antes da compra. Também apresenta vantagens financeiras, facilitando o acesso a benefícios fiscais para EVs nos EUA. No entanto, a Tesla mudou bastante a sua abordagem às compras de leasing. Desde 2019, a empresa restringiu estas opções como forma de criar a sua prometida frota de robotaxis autónomos. Contudo, esses planos ainda não se concretizaram, com o FSD a continuar sem a capacidade de autonomia total sem supervisão (algo que continua a estar prometido "para o ano").

BREAKING: For the first time ever, Tesla has officially introduced end-of-lease buyouts for the Model 3, Model Y and Cybertruck in the U.S.

End-of-lease buyouts are now also available for the Model S/X.

Learn more: https://t.co/CNJDHTGFVU pic.twitter.com/mOoSyqtLGV

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) November 28, 2024
Esta alteração de política sugere que a Tesla está a reavaliar o seu cronograma ou as expectativas de rentabilidade para os robotaxis, agora parecendo querer focar-se no seu veículo robotaxi criado de raiz para esse efeito, embora continue a dizer que todos os seus modelos terão a mesma capacidade. Elon Musk já afirmou que os carros da marca se iriam tornar em ferramentas que teriam valor crescente, podendo ganhar dinheiro para os seus donos a fazer serviço de táxi autónomo. Mas, após anos de adiamentos e promessas de que o FSD chegaria "no próximo ano" isso continua a ser (mais uma) das muitas promessas que continua sem data prevista para se tornar realidade.

Adicionalmente, avançar com esta alteração, num período em que Musk continua a insistir que tudo isto se tornará realidade "para o ano", também não parece fazer grande sentido, pois teoricamente seria uma altura em que faria sentido manter estes carros para cumprir com o plano inicial, podendo ser indicador de que nem a própria Tesla espera conseguir a autonomia não-supervisionada nos próximos anos.

DJI Mic Mini: microfone wireless compacto para smartphones e câmaras

28-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI revelou o Mic Mini, o mais recente modelo da sua série de microfones de lapela wireless.

Mais pequeno que os seus antecessores (Mic e Mic 2), este novo Mic Mini oferece maior autonomia de bateria e funcionalidades adicionais pensadas para gravações de áudio versáteis.

O conjunto Mic Mini inclui dois transmissores compactos que podem ser fixados na roupa com um suporte magnético ou clip. Discreto e leve, o design evita chamar demasiada atenção durante a utilização. O kit também traz protectores de vento, ideais para gravações ao ar livre. O receptor wireless liga-se a uma ampla variedade de dispositivos, como câmaras, smartphones, tablets e computadores, através de uma ligação USB-C ou 3.5 mm TRS. A DJI anuncia uma capacidade de transmissão de até 400 metros.

Graças à conectividade Bluetooth, os transmissores emparelham directamente com smartphones, tablets e dispositivos DJI seleccionados, como o Osmo Action 4 e o Osmo Pocket 3. O Mic Mini oferece dois níveis de cancelamento de ruído: Básico, para ambientes interiores silenciosos; e Forte, para gravações no exterior. Inclui ainda um limitador automático para evitar cortes no áudio e uma faixa de segurança gravada a 6 dB mais baixa que a principal, ideal para situações de áudio saturado.



O kit standard, com dois transmissores, um receptor e uma caixa de carregamento com autonomia total de 48 horas, está disponível por €169. Existe também uma versão básica, com apenas um transmissor e um receptor, por €89, com transmissores adicionais disponíveis por €59 (em branco ou em preto).

Actualização da QNAP bloqueia acesso aos NAS

27-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Desta vez não foi ransomware, foi mesmo uma actualização oficial da QNAP a deixar os utilizadores sem acesso aos seus NAS.

Do capítulo "cada actualização traz uma nova surpresa (indesejada)", a actualização de firmware da QNAP versão 5.2.2.2950 para dispositivos NAS, deixou muitos utilizadores sem acesso aos seus sistemas. Embora a empresa tenha suspendido rapidamente a actualização e lançado uma versão corrigida em menos de 24 horas, o incidente levantou novas preocupações sobre a fiabilidade do processo de actualizações da QNAP.

Apesar de a empresa afirmar que o problema afectava apenas modelos específicos, como as séries TS-x53D e TS-x51, relatos de utilizadores em fóruns e redes sociais sugerem que a falha foi mais generalizada. Os problemas incluíam dispositivos que não arrancavam, rejeição de utilizadores autorizados e a ausência de Python para executar aplicações e serviços essenciais. A QNAP aconselhou os utilizadores afectados a fazer o downgrade dos seus dispositivos para a versão anterior ou a contactar o suporte técnico. No entanto, muitos manifestaram frustração com a resposta da empresa, especialmente porque perder o acesso a sistemas de backup, ou à informação guardada num NAS, pode ter consequências graves.

Os dispositivos QNAP são alvos frequentes de ciberataques, com vulnerabilidades exploradas por grupos de ransomware como o DeadBolt. Investigadores de segurança da WatchTowr identificaram anteriormente 15 falhas nos sistemas da QNAP e criticaram a empresa pela lentidão em corrigir os problemas. No entanto, esta actualização com bugs demonstra a dificuldade em equilibrar a rapidez necessária para reagir às vulnerabilidades com a devida qualidade nas correcções que fazem chegar aos clientes.

Como sempre, importa relembrar que nunca se deve ligar um NAS directamente à internet, devendo usar-se uma VPN ou outro método seguro para lhe aceder remotamente.

Starlink Direct-to-Phone aprovado pela FCC

27-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX recebeu aprovação da FCC para avançar com o serviço de internet via satélite Starlink directo para telemóveis, em parceria com a T-Mobile.

Esta autorização permite que a SpaceX opere sob o modelo de cobertura suplementar do espaço (SCS), possibilitando aos clientes T-Mobile, obterem ligação directa aos satélites para obter cobertura em áreas onde não exista serviço terrestre. O projecto, anunciado em 2022 e previsto para 2023, enfrentou vários atrasos - tendo obtido uma autorização provisória de emergência para fornecer serviço em áreas afectadas por desastres naturais - e só agora obtendo a aprovação oficial definitiva.

Esta decisão coloca a SpaceX à frente de concorrentes como a Lynk, que já tem satélites em órbita, mas sem parceiros comerciais nos EUA. O serviço usará bandas específicas para expandir a rede terrestre da T-Mobile, melhorando a conectividade em áreas remotas e em situações de emergência. A FCC destacou os benefícios do serviço, mencionando o seu uso em furacões para fornecer comunicações essenciais em regiões sem rede terrestre.

Starlink Direct to Cell works with existing LTE phones wherever you can see the sky. No special apps or hardware are required https://t.co/tztHdyDl34

— Starlink (@Starlink) November 25, 2024
No entanto, há desafios. A rede Starlink só agora completou a constelação inicial com esta nova geração de satélites "direct-to-cell", e deve garantir que o serviço não interfere com as redes terrestres. Os satélites, que operarão entre 340 e 360 quilómetros de altitude, estarão numa altitude próxima da Estação Espacial Internacional (ISS) e exigirão a coordenação com a NASA para operações abaixo de 400 quilómetros. Apesar das complexidades e das muitas queixas de serviços concorrentes, que tentaram complicar e adiar ao máximo esta aprovação, a SpaceX fica numa posição privilegiada para fornecer o serviço desde já, antecipando-se às constelações rivais como a Kuiper da Amazon e a DISH.

Embora a data de lançamento do serviço e os preços ainda não tenham sido revelados, Elon Musk já referiu no passado que iria fornecer o serviço "gratuitamente" em cenários de emergência - faltando saber no que isso se irá traduzir na prática.

Notícias do dia

27-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Superchargers vão ter cabos mais compridos; Google Maps com alerta para polícia; modelo AI Sora partilhado publicamente em protesto contra OpenAI; Anthropic lança MCP para facilitar integração de AI com serviços externos; e Apple recolhe informação excessiva de tudo o que é feito na App Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Vodafone lança roaming em mais países - por €4.90 por dia

A Vodafone expandiu o número de países em que se pode usar os dados do tarifário em roaming, ao estilo do que acontece nos países da UE - mas para tal sendo necessário pagar 4.90 euros por dia.

Numa mensagem que se pode considerar algo enganadora. A Vodafone começa por referir que se pode usar os dados móveis do tarifário, a partir de 2 de Janeiro, nos EUA, Brasil, Canadá, Marrocos, Turquia, EAU, México, Tunísia, China, Moçambique, Índia, Arábia Saudita, Egito e Tailândia, tal como no Espaço Económico Europeu. E só depois, em jeito de "detalhe" é que refere que isso tem um custo de €4.90 por dia.
Não é que seja mau negócio - basta sair da UE para se ver o quanto estamos "bem habituados" na UE, e a barbaridade que continuam a ser os preços em roaming - mas a Vodafone poderia ter reformulado a mensagem de forma a não criar falsas expectativas.

Poderá continuar a ser mais vantajoso usar um SIM ou eSIM de um operador no país de destino, mas para quem não se quiser chatear com isso, é uma opção a considerar.


Android prepara notificações minimalistas para o lockscreen

Em breve o Android poderá dar nova opção de limpar o lockscreen, reduzindo o ecrã cheio de notificações a indicadores com icons minimalistas que não impedirão de ver a imagem de fundo do ecrã.
No fundo, acaba por replicar quase os antigos indicadores de notificações na barra de estados superior, mas de forma a que se mantenham mais visíveis sem os constrangimentos do pouco espaço que habitualmente existe nessa secção.


Android prepara botão de minimizar janelas

Com a aparente convergência do Chrome OS com o Android, a Google parece estar a prestar mais atenção ao uso do Android como sistema "desktop", melhorando a questão da gestão de janelas das apps.

A análise à versão beta mais recente do Android 15 revela a presença de um botão de minimizar as janelas (quando se tem o Android em modo desktop), o que é uma coisa simples mas que estava ausente, e assim o aproxima das funcionalidades que os utilizadores esperam ter num sistema desktop.


Microsoft diz que Windows é o sistema "mais aberto"


Numa afirmação que tem gerado reacções diversas por parte da comunidade open-source, a MS teve a falta de bom-senso de se referir ao Windows como sendo o sistema operativo "mais aberto".

Ora, claro que existe uma enorme latitude de interpretações para se considerar uma "janela" aberta, mas nenhuma delas se enquadra de forma convincente na intereptação formal do que se considera software aberto (open-source).

You cannot be serious.

Linux: "Hold my beer. The beer that I didn't just eject through my nose." pic.twitter.com/Lzrhuqi3JR

— Paul Thurrott (@thurrott) November 25, 2024
Esperemos que não seja um mau prenúncio, de que se torne uma raridade ter um sistema operativo que deixe aos utilizadores correrem os programas que bem entendem, e que seja configurado para fazer aquilo que desejam e não aquilo que o sistema os deixa fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.

Carregador Baseus 65 W GaN a €21

27-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 21 euros na Amazon Espanha.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Raspberry Pi lança Compute Module 5

27-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Raspberry Pi lançou o Compute Module 5, que traz a potência do RPI 5 para o formato modular compacto mais adequado para integração em produtos comerciais e industriais.

A Raspberry Pi, conhecida pelos seus versáteis computadores de placa única, como o Raspberry Pi 5 lançado em Setembro de 2023, apresentou o novo Compute Module 5. Ao contrário do RPI 5, que vem numa placa "pronta a usar", o Compute Module 5 é um sistema compacto sem portas externas, pensado para ser integrado noutros sistemas.

O Compute Module 5 inclui as principais capacidades do Raspberry Pi 5, como o processador quad-core Arm Cortex-A76, suporte para dois ecrãs 4K a 60Hz, Ethernet Gigabit, Wi-Fi e Bluetooth integrados. Os utilizadores podem personalizar o módulo com opções de 2GB, 4GB ou 8GB de RAM, até 64GB de armazenamento flash, e versões com ou sem conectividade Wireless. Haverá também uma versão com 16GB de RAM, que será lançada em 2025. Os preços começam nos $45, sendo o modelo mais avançado vendido por $95.

Características técnicas:
  • 2.4GHz quad-core 64-bit Arm Cortex-A76 CPU
  • VideoCore VII GPU, supporting OpenGL ES 3.1 and Vulkan 1.3
  • Dual 4Kp60 HDMI display output
  • 4Kp60 HEVC decoder
  • Optional dual-band 802.11ac Wi-Fi and Bluetooth 5.0
  • 2 × USB 3.0 interfaces, supporting simultaneous 5Gbps operation
  • Gigabit Ethernet, with IEEE 1588 support
  • 2 × 4-lane MIPI camera/display transceivers
  • PCIe 2.0 x1 interface for fast peripherals
  • 30 GPIOs, supporting 1.8V or 3.3V operation
  • A rich selection of peripherals (UART, SPI, I2C, I2S, SDIO, and PWM)
Para os programadores, a Raspberry Pi disponibiliza uma placa IO por $20, que permite aceder a todas as interfaces do módulo e até transformá-lo num mini computador de secretária com uma caixa metálica opcional. Além disso, está disponível um dissipador de calor passivo por $5 para manter o módulo mais fresco em tarefas intensivas.

As vendas da Raspberry Pi mostram o sucesso destes módulos em produtos comerciais, com 72% das vendas de computadores de placa única e módulos em 2023 vindas de aplicações industriais e integradas. Com o Compute Module 5, a Raspberry Pi fica ainda melhor posicionada para que esse sucesso se mantenha pelos próximos anos.

Google Maps com alerta para polícia

27-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps dá mais um passo no sentido de se aproximar do Waze, trocando os avisos de radares por uma categoria mais generalista de "polícia".

O Google Maps actualizou o seu sistema de reportar incidentes, substituindo o alerta de "Radares" por uma categoria de "Polícia". Com esta mudança, os utilizadores podem sinalizar qualquer actividade policial, desde controlo de velocidade até gestão de trânsito ou paragens na estrada, em vez de ficarem limitados apenas ao controlo de radar. A actualização visa dar maior amplitude aos condutores, embora muitos possam achar que se justificaria manter os alertas de radar como categoria separada.

Ao longo dos anos a Google tem aplicado no Google Maps funcionalidades copiadas do Waze, há alguns meses tendo adicionado a capacidade de reportar vários incidentes, como congestionamentos, obras e encerramento de faixas. Estas funcionalidades estão agora disponíveis no Android Auto e Apple CarPlay, tornando mais prático o envio de informações enquanto se conduz.
Embora a actualização já esteja disponível na aplicação móvel, ainda não há confirmação de quando será totalmente integrada no Android Auto ou CarPlay. Por agora, os utilizadores podem contar com o Google Maps no telemóvel para se manterem informados em tempo real, incluindo a nova categoria de actividades policiais.

No caso de preferirem ter ainda mais opções de incidentes, assim como radares e actividade policial em separado, podem sempre dar uma oportunidade ao Waze, que ainda recentemente ganhou um novo sistema de reportar incidentes por voz com assistência AI, que torna o processo ainda mais rápido e prático.

Sora partilhado publicamente em protesto contra OpenAI

27-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O muito aguardado modelo AI de geração de vídeo Sora, da OpenAI, por partilhado publicamente - mas por artistas e beta testers descontentes com a forma como a OpenAI tem actuado.

O Sora, o aguardado modelo de inteligência artificial de texto para vídeo da OpenAI, tornou-se alvo de polémica após um grupo de artistas divulgar o acesso antecipado ao modelo. Os artistas, que faziam parte do programa beta da OpenAI, acusam a empresa de usar o seu trabalho como "investigação e desenvolvimento e relações públicas não remuneradas". A divulgação, partilhada no Hugging Face, alegadamente permitiu a criação de vídeos semelhantes aos demos oficiais da OpenAI antes de o acesso ser bloqueado algumas horas mais tarde.

Num manifesto, os artistas criticaram a OpenAI por os explorar como testadores gratuitos e ferramentas de promoção, chamando o processo de "lavagem artística". Por exemplo, todos os conteúdos só podem ser partilhados após aprovação da OpenAI, que também os pressiona para "falarem bem" do modelo. Acusam ainda a OpenAI, avaliada em 150 mil milhões de dólares, de ter os recursos para compensar os artistas de forma justa.

OMG OpenAI Sora has been leaked!

Free to use now on Huggingface, link in comment

It can be shut down anytime, try it now! It can generate 1080P and up to 10s video! And the results are incredible!

9 Examples: pic.twitter.com/rIJJv5TQTo

— el.cine (@EHuanglu) November 26, 2024
A OpenAI respondeu, dizendo que a participação no programa alpha do Sora era voluntária e incluía acesso gratuito à ferramenta. A empresa defendeu o seu modelo de trabalho, explicando que pretende equilibrar criatividade e segurança enquanto trabalha com centenas de artistas para melhorar o Sora.

Embora tenha prometido lançar o Sora (inicialmente apresentado em Fevereiro) até ao final do ano, a OpenAI adiou o lançamento, citando a necessidade de ampliar os recursos computacionais e abordar questões de segurança. Desde então vários outros modelos de geração de vídeo têm chegado ao mercado, levantando cada vez mais questões sobre se o Sora ainda poderá manter a sua relevância quando, eventualmente, chegar oficialmente ao mercado.

|