PlanetGeek

Google forçada a revelar as pesquisas mais lucrativas

01-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

No decorrer do processo anti-monopólio que enfrenta nos EUA, a Google deu a conhecer a lista de pesquisas mais lucrativas para o seu negócio.

O caso anti-monopólio tem obrigado a Google a revelar informação que seguramente preferiria manter confidencial, e que a têm deixado numa posição complicada em certas áreas: como quando diz que não estava preocupada com a saída de funcionários da área de pesquisa para a Apple, e depois tem emails a mostar preocupação com essa saída vindos directamente do seu CEO; ou quando diz que ser o motor de pesquisa pré-seleccionado em browsers e dispositivos não é significativo, e depois tem estudos internos que revelam o impacto crítico de o ser - ao ponto de ter pago dezenas de "biliões" de dólares para assegurar que é o motor de pesquisa em tudo o que possa.

Agora, ficamos também a saber a lista secreta de palavras de pesquisa mais lucrativas - embora referentes à distante semana de 22 de Setembro de 2018:
  • iphone 8
  • iphone 8 plus
  • auto insurance
  • car insurance
  • cheap flights
  • car insurance quotes
  • direct tv
  • online colleges
  • at&t
  • hulu
  • iphone
  • uber
  • spectrum
  • comcast
  • xfinity
  • insurance quotes
  • free credit report
  • cheap car insurance
  • aarp
  • lifelock
Infelizmente a parte que indicava exactamente o valor obtido pela Google em cada pesquisa continua a estar escondida do olhar do público.

O facto da Google também ter passado a eliminar as suas conversas internas passadas 24 horas também é outra das coisas que seguramente não lhe assegurará grande simpatia, e que poderá ser considerado como ocultação e destruição de provas - especialmente com o contexto dos emails que "sobreviveram" e que têm revelado as suas intenções contraditórias face ao que tem dito publicamente.

Powerbank iPosible 26800mAh com carregador wireless a €27

01-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh da iPosible assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank iPosible não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank iPosible 26800 mAh com com PD 18W e Qi wireless está disponível por 27.16 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto.

O powerbank suporta vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 15 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 10 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Samsung Auto Blocker reforça segurança no One UI 6

01-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung tem uma nova opção de segurança - Auto Blocker - que pode ser activada nos equipamentos com One UI 6.

O Auto Blocker é uma opção de segurança à disposição dos utilizadores, que aplica regras adicionais que visam proteger os utilizadores.

Quando activado, o Auto Blocker impede a instalação de apps via sideloading ou descarregadas de lojas de apps não autorizadas, e também aplica verificações de segurança adicionais nas apps, para detectar e bloquear comandos maliciosos. Outro ponto interessante é o bloqueio de comandos enviados via USB, para evitar potenciais infecções de apps maliciosas quando se liga o smartphone a um carregador desconhecido que, na verdade, possa ser ser um dispositivo de ataque camuflado, que será bastante útil para quem tem por hábito recarregar o seu smartphone em pontos públicos.
Embora alguns critiquem este sistema como sendo uma forma da Samsung restringir o acesso a app stores alternativas e de ter maior controlo sobre as apps que os utilizadores instalam, há que relembrar que o ponto principal deste Auto Blocker é o de ser uma opção que caberá ao utilizador activar ou não.

Pode também ser uma opção bastante útil para activar no caso de utilizadores com menores conhecimentos e que pudessem estar mais expostos e predispostos a fazer instalações de apps maliciosas.

Google lança domínios .ing

31-10-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google abriu o registo para um novo gTLD, permitindo a criação de sites com terminação .ing.

A terminação .ing torna-se particularmente atractiva em inglês, já que possibilita a criação de conjugação com a maioria dos verbos, ao estilo de "play.ing", "sell.ing", "buy.ing", "eat.ing", etc. etc. Como tal, é de esperar que não faltem interessados em mais este novo domínio, e a Google refere vários que já têm destes domínios:
  • Canva, com design.ing e draw.ing
  • Adobe Acrobat com edit.ing e sign.ing
  • Going com go.ing
  • Giving Tuesday com giv.ing
  • Mavericks Surf Awards com surf.ing
  • e outros
Os interessados podem obter o seu domínio .ing em get.ing e diversos serviços de registo de domínio, mas importa referir que estes domínios estão a ser oferecidos de forma faseada. Neste fase inicial, quem quiser ser dos primeiros a assegurar um domínio .ing terá que pagar uma taxa adicional de 1 milhão de dólares (!), taxa essa que irá decrescendo diariamente até baixar para os $144 na sua fase final, antes da passagem ao processo de venda normal de domínios.

Apple confirma problemas dos iPhones 15 com carregadores wireless da BMW

31-10-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple deu finalmente sinal de que existem problemas com o carregamento wireless nalguns veículos BMW que afectam os iPhone 15.

No início do mês falamos de relatos de utilizadores com iPhones 15 que se deparavam com problemas estranhos depois de os terem carregado nos carregadores wireless dos seus BMWs, com o chip NFC a ficar inacessível e a impedir o uso de coisas como o Apple Pay para pagamentos, ou o seu uso como chave digital para os automóveis. E, como é habitual, rapidamente se criou uma divisão na comunidade online, entre os que apontavam o dedo à Apple por lançar iPhones "defeituosos", e os que atribuiam a culpa à BMW por carregadores que avariavam iPhones. Mas, o que é certo é que a Apple se mantinha em silêncio, até agora.

A Apple vem finalmente admitir que existe um problema com os iPhone 15 e os carregadores da BMW, mas dando a entender que o problema com a desactivação do NFC é temporário e poderá ser rectificado através de uma actualização que será disponibilizada até ao final do ano.
Infelizmente não são dados detalhes técnicos quando ao problema em si, havendo apenas a indicação de que o NFC deverá poder ser reactivado num reparador oficial Apple - e que, só se tal não for possível, é que deverá ser iniciado o processo de reparação / substituição do iPhone.

Escusado será dizer que isto em nada ajuda - neste momento - quem tiver um iPhone 15 e quiser tirar partido do carregador wireless no seu BMW. Pelo que, até que a dita actualização seja disponibilizada, será conveniente não darem uso aos carregadores wireless nos BMW.

Notícias do dia

31-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple apresenta M3, iMacs e MacBooks Pro; Car Crash Detection nos Pixel chega a Portugal; WhatsApp prepara perfil privado e público; Google Search ajuda na trigonometria, cálculo e geometria; Google mede frequência cardíaca em earphones com cancelamento de ruído sem hardware adicional; e constelação de satélites russa mudou de nome após erro de Putin.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart.

Recorde "WiFi" da NOS não tem nada a ver com WiFi

A equipa de marketing da NOS parece ter sido demasiado ambiciosa quando noticiou o recorde mundial de ter supostamente ter ligado 127 pessoas em simultâneo à mesma rede WiFi.

Afinal, aquilo que o recorde do Guinness refere, é o de se ter tido o maior número de pessoas a fazer o símbolo "V" em simultâneo numa videochamada, mantido durante 30 segundos. Não existe qualquer referência ao número de pessoas na mesma rede WiFi, até porque teria sido necessário clarificar que estavam a ser usados vários repetidores, o que levantaria diversas questões quanto a ser a "mesma rede" WiFi ou não - como qualquer pessoa que faça a gestão da rede WiFi num estádio, capaz de aguentar com dezenas de milhares de utilizadores usando centenas de hotspots, poderá disputar.


The Guardian queixa-se de inquérito AI adicionado a artigo

Dando aos sites noticiosos motivos para repensarem até que ponto devem aderir cegamente aos sistemas AI, o jornal The Guardian queixa-se de ter ficado com a sua reputação danificada depois do sistema AI da Microsoft ter gerado automaticamente um inquérito associado a uma notícia de uma mulher encontrada morta. O inquérito convidava os visitantes a votar se teria sido um assassinato, um acidente, ou suicídio.

Por muito eficaz que os modelos AI sejam, há que relembrar que nem sempre têm a noção do que é socialmente adequado ou apropriado. No passado já vimos casos dos sistemas de criação de memórias automáticas a apresentarem fotos de ex-companheiros(as) que os utilizadores preferiam não rever, ou de familiares ou amigos falecidos que potencialmente também se preferiria só ver quando se fizesse questão disso.


Musk explica como o X se vai tornar na app para tudo

Durante uma reunião com os funcionários do X, Elon Musk voltou a insistir no seu plano de tornar o X numa app universal, dizendo que irá substituir o YouTube, LinkedIn, FaceTim, apps de encontros, e apps de bancos.

Musk continua convicto que tem inovado o X a um ritmo "sem precedentes" para qualquer empresa da internet - embora, por outro lado, quando é altura de pagar prémios aos funcionários, assuma que o X vale menos de metade do que pagou por ele. Só o tempo dirá se Musk conseguirá transformar o X na app universal que deseja, mas até ao momento as probabilidades parecem não estar a seu favor.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Ray Tomlinson criou o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre utilizadores em diferentes servidores na ARPANET em 1971, usando o símbolo @ para referenciar o nome do utilizador e o servidor de destino. Sistema que viria a ser conhecido por email e que, actualmente, dispensa apresentações.

How to Get PHP Performance Optimization Using the New PHP JIT-ir Proposed for Future PHP Versions

31-10-2023 | 17:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
PHP is continuing to improve version after version. A recent proposal to improve the PHP performance further was just accepted by the PHP core developers group.

This proposal, called JIT-ir, aims to implement a new JIT engine (Just in Time compilation engine) that will replace the current PHP 8.x JIT engine.

Read this article to learn more about what is this new JIT engine and how your PHP code will benefit from this improvement when it is made available in future PHP versions.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €354

31-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 354 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp prepara perfil privado e público

31-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp vai permitir diferenciar o perfil que se apresenta aos amigos do perfil que se apresenta ao público em geral.

Com o WhatsApp a tornar-se numa app que tanto é utilizada para comunicações pessoais como para efeitos de trabalho, surge também a necessidade de acomodar diferentes modos de utilização. Um deles tem a ver com o facto de nem sempre querermos que a nosso foto de perfil - pensada para ser partilhada entre amigos - seja a foto utilizada quando se faz comunicações com um grupo de colegas de trabalho. E, felizmente, o WhatsApp está a preparar-se para resolver isso.

Na mais recente versão beta descobriu-se que o WhatsApp está a preparar a possibilidade de se ter um perfil alternativo. Com isto, os utilizadores podem restringir o seu perfil principal apenas aos nosso contactos, ou aos nossos contactos com algumas excepções, e ter um perfil diferente que será utilizado para todas as outras pessoas, onde podemos usar um foto e nome diferente.
Com isto, será possível manter uma foto mais cómica e um nome que pode ser um diminutivo ou uma alcunha, para usar entre os amigos, e manter uma foto e nome mais sóbrios para usar com o resto das pessoas.

Recentemente o WhatsApp também passou a suportar duas contas em simultâneo (em Android), e também fez chegar os seus canais a Portugal. Esperemos que esta funcionalidade de duplo perfil seja rapidamente promovida a funcionalidade oficial, pois será bastante útil e apreciada para maioria dos utilizadores.

Ganha um kit Tenda Nova MW3 Mesh [gadget do mês Clube AadM+]

31-10-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um kit Tenda Nova MW3 Mesh WiFi.

Com o WiFi a ser algo indispensável nos dias de hoje, nem sempre se pode contar com uma cobertura com a qualidade desejada em todos os pontos da casa. Isso é algo que rapidamente ficará resolvido com este kit Tenda Nova MW3 Mesh AC1200 com três unidades, que assegurará cobertura a 100% em todos os locais e sempre com a máxima velocidade.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Luis Correia.

Apple apresenta M3, iMacs e MacBooks Pro

31-10-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple aproveitou o Halloween para o seu evento "Scary Fast", que se focou no novo chip M3 e de iMacs e MacBooks Pro actualizados com este novo chip.

Novos chips M3

Depois do M1 e M2 chega o M3, M3 Pro e M3 Max, o mais poderoso chip da Apple até à data, fabricado em processo de 3nm, até 128 GB de memória unficada, GPU com ray-tracing, e que na versão M3 Max conta com 92 mil milhões de transístores, com CPU 16-core e GPU 40-core. Na sua versão base, a Apple diz que este chip oferece o dobro do desempenho do M1 original.


Novo iMac 24" com chip M3

A tirar partido destes novos chips temos um novo iMac de 24", com ecrã 4.5K Retina, suporte para WiFi 6E, webcam 1080p, e podendo ter até 24 GB de RAM unificada. Fica disponível em sete cores (verde, amarelo, laranja, roxo, azul e cinza) e, curiosamente, os acessórios com cor a condizer continuam a utilizar a ficha Lightning - o que parece ser uma forma da Apple despachar stock de componentes que tem, pois nesta altura já faria sentido ter mudado tudo para USB-C.


MacBooks Pro de 14" e 16" com M3 Pro e M3 Max

Além do iMac, também temos novos MacBooks com chips M3 Pro e M3 Max. Vêm com ecrãs Mini-LED, webcam 1080p, sistema de som com 6 altofalantes, até 128 GB de RAM, 22 horas de autonomia, e novo opção de acabamento space black que a Apple diz ser mais resistente às dedadas.


MacBook Pro 14" "light" com M3 Pro

A par dos MacBooks Pro com chips M3 mais poderosos, a Apple disponibiliza um MacBook Pro mais acessível, equipado com um chip M3 base, que substitui o MacBook Pro M2 lançado o ano passado. Este MacBook Pro será 60% mais rápido que esse modelo, e marca também o adeus à touchbar. No entanto, esta versão fica limitada a um máximo de 8 GB de RAM e fica disponível apenas em prateado e cinza, sem acesso ao space black anti-dedadas dos modelos mais caros.


Filmado com iPhones

A Apple filmou o evento usando iPhones 15 Pro Max, e lançou um vídeo dos bastidores de como isso foi feito.


Google Search ajuda na trigonometria, cálculo e geometria

31-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A pesquisa da Google passa a ser mais útil nos trabalhos de casa de matemática e geometria, agora percebendo trigonometria e integrais.

Numa altura em que muito se fala do impacto do ChatGPT nos métodos de ensino, importa relembrar que não é só o ChatGPT que pode auxiliar na resolução de problemas. Também o Google Search há muito pode ajudar a resolver problemas de matemática, e essa capacidade foi agora expandida para as áreas da trigonometria, cálculo e geometria.

Introduzindo-se uma equação na caixa de pesquisa, ou apontando a câmara para um problema com o Google Lens, temos agora acesso a explicações mais detalhadas sobre a resolução do mesmo.
Mas, não querendo ficar para trás na corrida dos modelos AI, a Google também passa a conseguir melhor interpretar problemas na forma como são normalmente colocadas em testes, resolvendo questões do tipo: "um ciclista acelera a descer uma montanha, passando de uma velocidade de 22 m/s para 32 m/s em 2 segundos. Qual foi a sua aceleração?"


Um precioso auxiliar, tanto para os alunos, como para os pais dos alunos que também olharem para estes problemas com vontade de fugir deles. :)

Série Xiaomi 13T disponível a partir dos ~650€

31-10-2023 | 10:32 | Apps do Android


Os novos Xiaomi 13T  e Xiaomi 13T Pro estão disponíveis em Portugal por 649,99€ e a partir de 899,99€, respectivamente (PVPR).

Entre os destaques dos mais recentes smartphones da Xiaomi contamos com uma configuração de câmara tripla com lentes Summicron, concebidas em conjunto com a Leica: uma grande angular de 50MP, uma teleobjetiva de 50MP e uma ultra grande angular de 12 MP.

A parceria com a Leica também é visível através dos estilos fotográficos originais Leica Authentic Look e Leica Vibrant Look, além de seis filtros Leica, incluindo os mais recentes Leica Sepia e Leica Blue. Os dois modelos contam ainda com quatro novas marcas de água Leica, proporcionando ainda maior escolha para composições de fotografias e tamanhos de molduras. Com a tecnologia Xiaomi ProFocus, é possível conseguir fotografias com grande detalhe, mesmo em situações de movimento rápido.

Também no campo do vídeo, o Xiaomi 13T Pro destaca-se com gravação de vídeo H.265 LOG 4:2:0 de 10 bits e LUT Rec.709 pré-instalada para um resultado final sem comparação. As câmaras traseiras do Xiaomi 13T suportam a gravação de vídeo 4K em todas as distâncias focais, juntamente com uma bastante intuitiva.

O ecrã, tanto no Xiaomi 13T Pro, como no Xiaomi 13T, permite ver séries, filmes ou pequenos vídeos com uma qualidade de imagem impressionante e a experiência torna-se ainda mais imersiva graças ao suporte Dolby Atmos® com altifalantes duplos incorporados.

Com os mais recentes processadores Mediatek que garantem uma excelente eficiência energética em qualquer tipo de utilização, a versão Pro conta com o carregador Xiaomi 120W HyperCharge, que permite uma carga de 100% em apenas 19 minutos2, além disso, ambos os dispositivos têm a opção de carregamento rápido, com o Xiaomi 13T Pro a atingir 36% e o Xiaomi 13T 21% de carga em apenas 5 minutos.2

Todas as mais recentes tecnologias chegam conjugadas num design verdadeiramente apelativo, com o painel traseiro do modelo Alpine Blue a destarcar-se por incluir pele vegan Xiaomi BioComfort premium, enquanto os modelos Meadow Green e Black contam com um painel traseiro de vidro brilhante para uma sensação realmente premium.

O Xiaomi 13T Pro e o Xiaomi 13T estão agora disponíveis em Portugal com três opções de cor: Alpine Blue, Meadow Green e Black. O Xiaomi 13T 8+256GB tem um PVPR de 649,99€, o Xiaomi 13T Pro, na versão de 12+512GB, conta com um PVPR de 899,99€ e, por fim, o Xiaomi 13T Pro, na versão de 16+1TB, está agora disponível por 999,99€.

De recordar que ambos os modelos contam com quatro gerações de atualizações do sistema operativo Android, bem como cinco anos de patches de segurança. Para quem adquirir uma das novas obras-primas da Xiaomi, tem direito a 100 GB de armazenamento na cloud do Google One durante 6 meses de teste e 3 meses de YouTube Premium com acesso ao YouTube sem anúncios e à aplicação YouTube Music2.


Fita LED Goovee TV Ambilight com câmara a €50

31-10-2023 | 10:30 | A Minha Alegre Casinha

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee com câmara está disponível por 50 euros na Amazon Espanha.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara que se deve colocar no topo do ecrã, e que vai analisar as imagens do que quer que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens - e não apenas uma única cor como nas propostas anteriores. É também, apesar dos projectos open-source ambilight que dependem de uma entrada HDMI, uma das poucas soluções para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ganha um tapete RGB para rato

31-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Car Crash Detection nos Pixel chega a Portugal

31-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O sistema de detecção de acidentes de automóvel nos Pixel fica finalmente disponível em Portugal.

Há vários anos que a Google adicionou aos Pixel a capacidade de detectar acidentes de automóvel para efectuar uma chamada de emergência de forma automática. O sistema utiliza os diversos sensores para determinar situações que sinalizem um acidente (rápida desaceleração, nível de barulho, etc.) Infelizmente, era também uma das funcionalidades que a Google limitava apenas a certos países.

Felizmente, talvez por ter passado a disponibilizar o Pixel oficialmente em Portugal, o Car Crash Detection passa a estar disponível no nosso país, assim como em quatro novos países que também ainda não tinham acesso a esta função:
  • Portugal
  • Áustria
  • Bélgica
  • Índia
  • Suiça
Curiosamente, a página da Google passa agora a indicar que a funcionalidade apenas fica disponível para os Pixel 4a e mais recentes, quando originalmente indicava o Pixel 3 e mais recentes. E apesar de adicionar Portugal à lista, continua a dizer que só está disponível numa série de línguas que não inclui o português. Por isso, fica a pergunta se só ficará disponível em Portugal para quem tiver o seu Pixel com língua de sistema definida em inglês.

Chrome com barra de endereços em baixo ou em cima no iOS

31-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome para iOS passa a deixar que os utilizadores escolham se querem a barra de endereços em cima ou em baixo.

Com o crescimento do ecrã dos smartphones, a parte superior do ecrã torna-se de acesso cada vez mais difícil para quem utiliza o smartphone com uma só mão. Apesar dos métodos existentes para "chegar o ecrã para baixo" que auxiliam nesse cenário, esse efeito também se faz sentir nos interfaces de diversas apps, e os browsers são um dos exemplos, passando a barra de endereços - tradicionalmente posicionada no topo do ecrã - para a parte inferior do ecrã, para ficarem mais acessíveis.

Aproveitando essa mudança no Safari, também o Chrome para iOS passa a ter opção para posicionar a barra de endereços em baixo - uma opção que, curiosamente, não está disponível na versão para Android.
Para mudar a localização basta fazer um toque longo sobre a barra de endereço para ter acesso a essa opção, ou ir a Settings > Address Bar (válido a partir do Chrome 119). Os utilizadores iOS também passam a ter acesso a mais um widget 1x1 que serve de atalho para o Google Password Manager.

Curiosamente, a Google já tinha testado a barra de endereços em baixo em 2016, mas abandonando a experiência em 2018, dizendo que a maioria dos utilizadores considerava a alteração confusa. Veremos se com esta nova opção no iOS, a Google decide dar idêntica opção de escolha aos utilizadores Android, que também merecem poder decidir se preferem ter a barra em cima da forma tradicional, ou na parte inferior mais perto dos seus dedos.

Constelação de satélites russa mudou de nome após erro de Putin

30-10-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Rússia também tem planos para criar a sua mega-constelação de satélites, mas o seu nome já teve que ser alterado devido a um erro de Putin.

A constelação de satélites russa, para distribuir internet e permitir a observação terrestre em alta-resolução, tem planeado o lançamento de 264 satélites e tinha originalmente o nome de Ehfir (Éter). No entanto, durante a apresentação pública do projecto em 2018, Putin enganou-se e disse que o projecto se chamava Sfera. Ora, não querendo arriscar-se a rectificar Putin, o então responsável pela agência espacial, Dmitry Rogozin, apressou-se a mudar o nome do projecto para coincidir com o que Putin tinha dito, passando a ser Sfera.

Putin diz que nem teve oportunidade de decidir sobre se se manteria o nome antigo ou não, pois quando regressou ao Kremlin recebeu a informação que já estava tudo tratado para que a constelação de satélites tivesse o nome que ele disse.
Esta não seria a primeira vez que projectos trocam de nome devido a erros presidenciais. Existe a história de que o famoso avião SR-71 Blackbird deveria chamar-se RS-71, mas que o seu nome também foi trocado pelo presidente Lyndon B. Johnson em 1964, (embora aparentemente não houve erro do presidente dos EUA mas sim da transcrição do seu discurso).

De qualquer forma, a constelação Sfera é algo que permanece tão etérea quanto o seu nome original, até à data apenas tendo lançado um único satélite de testes e aparentemente tendo regressado à fase de planeamento, pois também lhe querem adicionar a capacidade de comunicação directa com smartphones no solo, ao estilo que outras constelações estão a preparar - incluindo a Starlink da SpaceX.

Google mede frequência cardíaca em earphones com cancelamento de ruído

30-10-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google desenvolveu um sistema que permite que earphones com cancelamento de ruído meçam a frequência cardíaca sem necessidade de hardware adicional.

O hardware já existente nos earphones com cancelamento de ruído é tudo o que basta para que também possam monitorizar a frequência cardíaca do utilizador com excelente precisão. O estudo da Google mostra como estes earphones conseguem detectar as diminutas variações provocadas pela pulsação do sangue no canal auditivo, tranformando-as numa leitura de ritmo cardíaco bastante fiável.
Além do grande benefício de que isto é possível em earphones sem hardware adicional (é algo que poderia ser adicionado por meio de uma simples actualização do firmware), a Google aponta ainda outras vantagens como: imune à cor da pele, não depende do posicionamento dos earphones (funciona até se os earphones ficarem "mal postos"), não tem impacto audível na qualidade musical, e dispensa a necessidade de hardware adicional nos earphones.

Este último ponto poderá ser o mais atractivo para os fabricantes, já que adicionar sensores extra num dispositivo tão compacto como uns earphones teria sempre que ser feito à custa de outros aspectos, como volume acrescido, peso acrescido, e custo acrescido. Por isso mesmo, não é difícil antever que em breve comecem a surgir earphones a adoptar esta capacidade - embora seja duvidoso quantos se dêem ao trabalho de adicionar isto a earphones já no mercado, já que se torna mais atractivo tentar fazer com que os consumidores comprem um novo modelo mais recente, que na prática pode ser exactamente o mesmo, apenas com este novo firmware.

Notícias do dia

30-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Facebook e Instagram com subscrição sem publicidade na Europa; X/Twitter vale metade do que Musk pagou por ele - diz o próprio Musk; LEGO abre loja oficial no Porto; criador do Sqword lança armadilha para quem rouba o jogo; X tem duas novas modalidades pagas; NASA prepara actualização para as Voyager; Google Bard com opção para respostas imediatas; ataque iLeakage rouba passwords e dados de sites no Safari; e actualização para Android 14 tem bug que pode bloquear acesso aos dados dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart.

Paris aprova estacionamento mais caro para SUVs

Quem tiver um SUV passará a pagar mais pelo estacionamento na capital francesa já a partir de Janeiro de 2024, considerando que a sua volumetria representa uma maior "poluição urbana".

A medida arrisca-se a contagiar outras cidades, em França e noutros países, e obviamente que tem gerado bastante polémica. Apesar da sua dimensão, um SUV continua a ocupar "um lugar" de estacionamento, tal como ou automóvel mais compacto; e em termos de poluição, as coisas não são directamente proporcionais ao seu tamanho (um Tesla Model X poluirá muito menos que um Citroen 2V, apesar de um pesar mais de duas toneladas e o outro pesar cerca de 600 kg). Se o objectivo é mesmo penalizar o tamanho, então seria mais correcto fazer como no Japão, em que os carros são taxados directamente em função da área que ocupam (e que teve como efeito secundário criar designs bastante peculiares, de carros mais em formato "caixa" para optimizar o volume com menor área de solo ocupado).


Musk corta rendimentos a posts corrigidos no X

Para Elon Musk, a gestão do X parece resumir-se ao dinheiro. Por um lado diz que a solução para os bots é obrigar às contas pagas, agora diz que a solução para a desinformação é retirar os rendimentos às publicações corrigidas pela comunidade.

A medida parece ser uma resposta aos estudos que indicam que a desinformação no X é espalhada, principalmente, por contas verificadas, mas os utilizadores do X estão intrigados por este plano de Musk. É que as Community Notes não são usadas apenas para corrigir posts falsos, também são usadas frequentemente para adicionar contexto ou informação adicional a uma publicação, até mesmo para reforçar a sua validade e veracidade. Pelo que, não faz qualquer sentido que essas publicações sejam penalizadas.


Emuladores Android RISC-V chegam em 2024

A Google começa a levar cada vez mais a sério a utilização de chips RISC-V nos Android. Depois do anúncio do suporte oficial feito no início do ano, chega a indicação de que irá começar a disponibilizar emulador para apps Android RISC-V no próximo ano.

De notar que recentemente também se soube da parceria entre Google e Qualcomm para criação de chips RISC-V, inicialmente destinados aos smartwatches, mas que poderão servir como balão de ensaio para preparar chips para os smartphones e tablets. Embora actualmente esse sector seja dominado por chips ARM, são muitas as empresas que prefeririam mudar dessa arquitectura proprietária e pela qual têm que pagar licenças, para o RISC-V open-source e de uso completamente gratuito.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os satélites Starlink têm uma potência de transmissão de 4.89 MW. No entanto, a sua distância e atenuação da atmosfera faz com que o sinal que chega à superfície terrestre tenha uma potência equivalente à das redes de telemóveis convencionais.

|