PlanetGeek

Tesla Actually Smart Summon limitado a 6 metros na Europa

23-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os condutores europeus não poderão fazer grande uso do Actually Smart Summon, pois fica limitado a um raio máximo de 6 metros.

Recentemente a Tesla anunciou a chegada do modo Actually Smart Summon à Europa, para grande alegria dos clientes europeus, que têm sido significativamente prejudicados face aos clientes de outras regiões pela ausência de muitas funcionalidades - especialmente para todos os que pagaram milhares de euros pelo modo FSD. Mas essa alegria poderá passar a incredulidade, quando se descobre que também aqui há uma "pequena grande diferença".

Enquanto nos EUA o modo Actually Smart Summon (ASS) pode chamar ou enviar o carro para um ponto num raio de 65 metros, na Europa os utilizadores só poderão usar o ASS num raio de 6 metros! Ou seja, nem sequer pode ser usada a "dois carros" de distância, o que faz com que esta funcionalidade passe de algo prático (com as devidas limitações e cuidado na utilização) para uma mera curiosidade para "brincar".

🇪🇺 Tesla’s Actually Smart Summon (ASS) is restricted in Europe due to UNECE Regulation 79 Rev5 (2024.44.3+ update).

Here’s how it compares with North America, based on the owner’s manuals:

—— Max Range ——
🇺🇸 213 ft / 65 m
🇪🇺 20 ft / 6 m

—— Max Distance Moved ——
🇺🇸 475 ft / 145… https://t.co/0eRLBMj0SP pic.twitter.com/enLYCsjvnF

— Tesla Newswire (@TeslaNewswire) November 22, 2024
Além da limitação do raio de acção, também existem restrições a nível da distância percorrida: nos EUA o modo ASS pode percorrer uma distância total de até 145 metros, na Europa a distância máxima que pode percorrer é de 20 metros - o que seria engraçado de ver acontecer tendo em conta a limitação do raio de 6 metros. (Ao que parece, isto fica aquém daquilo que a legislação europeia permite.)

Bem, pela parte positiva, temos o regresso da funcionalidade de Summon manual, que permite chegar o carro atrás ou à frente para o colocar ou tirar de lugares mais apertados; algo que já esteve disponível no passado mas que depois foi removido numa actualização (lembrete de que as actualizações nem sempre são para melhor, e aquilo que a Tesla dá, também pode tirar).

WhatsApp com novo indicador de escrita

23-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A WhatsApp está a fazer a transição do seu indicador de escrita, substituindo o antigo indicador de texto que aparecia no topo das conversas por um icon animado junto das mensagens, ao estilo de outras apps de mensagens.

Embora esta alteração já tivesse sido antecipada pela análise de versões beta da app, a mesma só agora começou a ser activada para alguns utilizadores, tanto para a versão Android como para a versão iOS (ainda na versão beta).

O antigo indicador por texto era (é) algo anacrónico face ao indicador visual através do "..." que indica que a outra pessoa está no processo de escrita. E, como se poderia imaginar, as reacções dos utilizadores a esta mudança têm sido maioritariamente positivas, pois vem uniformizar o uso de um elemento do interface que já se pode considerar ser o padrão.

A WhatsApp ainda não revelou quando planeia lançar esta funcionalidade oficialmente para todos, mas a sua crescente presença na versão beta sugere que a atualização não deverá demorar a chegar à versão estável.

Volvo EX30 Single Motor Core beneficia do incentivo de abate

23-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os portugueses podem recuperar até 4.000 euros na compra de um Volvo EX30 Single Motor Core.

O Governo português lançou um incentivo ao abate em 2024 que visa tornar mais apelativa a compra de automóveis eléctricos. Este apoio público de até 4.000€ aplica-se a veículos com preço máximo de 38.500€ (incluindo IVA e despesas), e o Volvo EX30 Single Motor Core, com o seu preço de campanha atual, enquadra-se perfeitamente neste limite. Para beneficiar do incentivo, o cliente deve dar para abate um veículo a combustão com mais de 10 anos.

Como funciona o processo?

Elegibilidade: O veículo a abater deve ter mais de 10 anos e estar em nome do comprador por pelo menos 12 meses. A compra do Volvo EX30 Single Motor Core deve ter sido feita a partir de 1 de janeiro de 2024, com candidaturas submetidas no portal do Fundo Ambiental.

Submissão: A candidatura é feita online e deve incluir documentação como a prova de aquisição do carro eléctrico e o comprovativo do abate do automóvel antigo. Os incentivos são atribuídos por ordem de candidatura até esgotar o orçamento de 20 milhões de euros disponibilizado pelo Governo. Por esse motivo, nada como pedir o quanto antes este apoio.

Prazo: Os interessados devem submeter a sua candidatura num prazo de 30 dias após a compra do veículo.


O Volvo EX30 destaca-se no segmento eléctrico, sendo actualmente o terceiro automóvel eléctrico mais vendido na Europa, o que reforça a sua popularidade e o compromisso da Volvo com a mobilidade sustentável. Este é o momento perfeito para abraçar a inovação e contribuir para um futuro mais verde, aproveitando as vantagens oferecidas pelo programa de incentivo ao abate do Governo de Portugal. Podem conhecer mais detalhes sobre o Volvo EX30 e como candidatar-se ao incentivo num concessionário da marca.


[Pela Estrada Fora]

Strava restringe acesso via API e vai "matar" milhares de apps

22-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os dias de usar o Strava como plataforma de centralização e distribuição de acesso a dados de actividade física chegaram ao fim.

O Strava é uma das mais populares apps de tracking de actividade física, usada por corredores, ciclistas e entusiastas de actividades ao ar livre. Parte desse sucesso deve-se ao facto da app contar com uma alargada gama de dispositivos, e de facilitar o acesso a essa informação por parte de outra apps e serviços. Mas isso vai mudar, com a restrição do uso da sua API, que passa a proibir: a exibição de dados de atividade em plataformas externas, o uso de dados para modelos AI, e também proibindo que app "repliquem" o design da sua app.

Regras que são tão amplas que basicamente ditam o fim de praticamente todas as apps e serviços que lhe davam uso - fazendo relembrar o mesmo tipo de restrições que o Twitter fez e que levou à morte de todo o tipo de clientes não oficiais do serviço.
O Strava justifica estas alterações com o objectivo de proteger a privacidade dos utilizadores e evitar a exposição involuntária de dados, referindo casos anteriores em que informações de fitness revelaram locais sensíveis, como instalações militares, e diz que irão afectar "menos de 0.1%" das apps. Um número em que ninguém acredita, já que são tão abrangentes que, levadas à letra, impossibilitam que existam plataformas em que simplesmente se mostrem tempos para se comparar um determinado percurso com um grupo de amigos.

Adicionalmente, não ajudará que o Strava esteja a proibir todo e qualquer tipo de discussão sobre estas alterações nos seus fóruns, fazendo com que nem sequer seja possível fazer perguntas "sérias" para procurar alguns esclarecimentos.

Veremos que tal esta decisão irá afectar o futuro do Strava a médio e longo prazo, e se não acabará por se tornar no início do fim da sua popularidade.

Google Maps perde timeline na web

22-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Tal como tinha sido anunciado em Junho, os utilizadores do Google Maps deixam de ter acesso à sua localização na web.

O histórico da localização do era uma funcionalidade bastante apreciada, permitindo - para os utilizadores que o desejassem - manter um registo histórico dos locais por onde andaram a cada dia. Um registo que podia ser acedido e revisitado em qualquer browser, acedendo ao Google Maps com a sua conta Google. Mas agora, isso deixa de ser possível.

O Google Maps perde o histórico de localizações na web, pois esses dados passam a só ficar guardados no smartphone que o utilizador desejar. Uma medida que a Google anuncia como sendo para proteger a privacidade dos utilizadores - pois assim não fica com dados do seu lado que pudesse ser forçada a ceder secretamente às autoridades.
É uma desculpa que "não satisfaz", sabendo-se que existem muitos outros dados que a Google continua a guardar do seu lado, dos emails do Gmail às fotos no Google Photo (que também contêm informação de geolocalização na maioria das vezes).

Estamos numa altura em que se assume que seja implícito que os dados estejam acessíveis em todas as plataformas que se utiliza. Retroceder de uma timeline de localizações partilhada e sincronizada para uma em que isso fica apenas disponível num único dispositivo, é literalmente dar um passo de gigante para trás.

Custa a crer que a Google não tenha capacidade técnica para aplicar as devidas medidas de encriptação end-to-end no histórico de localizações de modo a assegurar que esses dados só fossem acedidos pelos utilizadores. Talvez seja algo que venha a anunciar como "grande novidade" daqui por uns anos, depois de ter dado tempo para que os utilizadores se esquecessem do que tinham.

Notícias do dia

22-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança Actually Smart Summon na Europa; UZO mostra como vender a velocidade anunciada; rebranding da Jaguar dá polémica e Volvo sai a ganhar; Windows 1 faz 39 anos; WhatsApp lança transcrição de mensagens de voz; e Microsoft volta a fazer spam no Windows 10 a favor do Windows 11.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Siri conversacional só chega em 2026

A Apple está a trabalhar numa "LLM Siri" mais inteligente e capaz de manter conversações por voz, ao estilo dos modos de voz do ChatGPT e Gemini, mas que só deverá ser lançada em 2026.

Isto acaba por vir dar razão aos que criticam a Apple de estar a vender "sonhos futuros". Apesar das funcionalidades AI "Apple Intelligence" terem estado em destaque na apresentação dos novos iPhone 16, essas mesmas funcionalidades continuam a estar ausentes e a chegarem de forma bastante lenta. Uma versão melhorada da Siri só deverá chegar para Abril do próximo ano, e ainda assim sem as capacidades de conversação dos modelos AI referidos (mas podendo dar-lhes uso). Embora por um lado seja compreensível que a Apple tenha que jogar pelo seguro, pois rapidamente seria criticada por qualquer pequeno lapso da sua Siri AI, e que tecnicamente também queira tirar partido deste tempo para ir preprando a sua cloud para a carga AI acrescida de centenas de milhões de utilizadores, 2026 é uma data muito distante que dá (demasiado?) tempo para que a Google e ChatGPT possam distanciar-se neste sector.


OpenAI elimina "acidentalmente" dados do processo NY Times

O caso do NY Times contra a OpenAI, que acusa a empresa de ter usado conteúdos seus para treinar modelos AI, sofreu um inesperado revés.

A OpenAI apagou acidentalmente os dados referentes a mais de 150 horas de investigação por parte da equipa do NY Times. E apesar de posteriormente esses dados terem sido recuperados, já não estavam em condições de poderem ser usados como prova no processo, significando que o trabalho terá que ser repetido (e tendo por base o preço por hora das grandes firmas de advogados, é algo que não deverá ser negligenciável).

Satechi hub para Mac Mini

A Satechi criou um hub feito por medida para o Mac Mini, que lhe serve de base e adiciona três portas USB-A, um slot para cartões SD, e slot NVMe que permite adicionar um SSD com até 4 TB de espaço.

Tendo em conta os preços que a Apple cobra pela expansão de capacidade nos Mac mini (e em todos os seus dispositivos em geral), poderá tornar-se numa opção atractiva, especialmente tendo em conta que a maioria dos utilizadores também terá bastantes dispositivos USB-A que obrigariam a usar um hub de qualquer forma para serem ligados às portas USB-C / Thunderbolt do Mac Mini. No entanto, será preciso esperar até ao início de 2025, e ainda não se sabe quanto irá custar - com a marca a disponibilizar um desconto de 20% para quem se registar para ser notificado do lançamento.


Disney revela intuito do aumento da mensalidade do Disney+

Bob Iger, CEO da Disney, foi inesperadamente (e inadvertidamente) honesto, revelando dados sobre o número de subscritores da modalidade Disney+ com publicidade, e o verdadeiro propósito do aumento da mensalidade Disney+.

Ele revelou que o plano Disney+ com publicidade é actualmente responsável por 37% dos clientes do serviço de streaming nos EUA, e 30% a nível global - dados que as empresas de streaming têm optado por manter em segredo (a Netflix, por exemplo, diz que a modalidade com publicidade tem sido um "sucesso" mas sem nunca revelar números). Isso acaba por estar relacionado com a política de preços, já que também "confessou" que o principal objectivo do aumento de preços no Disney+ é forçar os clientes a mudarem-se para o plano com publicidade, com valor mais reduzido - pois é uma modalidade mais rentável para eles.

Relembre-se que actualmente o Disney+ começou com uma mensalidade de $7.99 (sem publicidade), que depois passou para $11.99 acompanhado da modalidade de $7.99 com publicidade, e que entretanto sofreu aumentos adicionais para $13.99 e posteriormente para $15.99. Ou seja, num período de tempo não muito prolongado, passou a custar o dobro para se poder ver Disney+ sem publicidade. Veremos se o objectivo da Disney será conseguido, ou se muitos dos clientes consideram que talvez seja melhor poupar 100% em vez de 50%, abandonando o serviço.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Red Digital Cinema foi fundada em 2005 com a missão de criar uma câmara digital que fosse suficientemente boa para ser usada para cinema. A empresa foi crada por Jim Jannard, fundador da Oakley.

Black Friday com Windows 11 a €11 na CdkeySales

22-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Estamos a entrar em nova época de descontos super especiais com a loucura do Black Friday e Cyber Monday. Esta promoção da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Rebranding da Jaguar dá polémica e Volvo sai a ganhar

22-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O rebranding da Jaguar não está a correr da melhor forma, e a Volvo assume posição de exemplo de referência a seguir nas campanhas publicitárias.

A Jaguar está a remodelar a sua imagem de marca, e não se pode dizer que o resultado esteja a ser o esperado. O vídeo da marca a celebrar esta nova imagem está a ser criticado, melhor se adequando a um qualquer vídeo generalista de um qualquer produto de moda, sendo também discutível se será adequado que nem sequer se veja um único automóvel.


Em resposta a isto, está a ter destaque o vídeo da Volvo a promover o EX90, que realça os valores da marca e a preocupação com a segurança que tem estado presente desde a génese da marca, e que ninguém conseguirá ficar indiferente:




Do lado da Jaguar, a única coisa positiva é que o seu novo mote "Copy Nothing" foi imediatamente aproveitado pela Nothing para responder com um divertido "Copy Jaguar", e certamente que os memes derivados não se irão ficar por aqui.
Sem dúvida que a campanha da Jaguar está a dar que falar, mas não pelos motivos que a marca desejaria.

Tesla lança Actually Smart Summon na Europa

22-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os condutores europeus vão poder finalmente ter acesso à funcionalidade Actually Smart Summon (ASS) nos seus Tesla.

O Actually Smart Summon foi lançado em Setembro nos EUA, permitindo chamar o carro remotamente (ou enviá-lo para um lugar de estacionamento), sendo que ele irá fazer a manobra autonomamente para ir ter com o condutor onde ele estiver (num raio de 65 metros). Como sempre, apesar das promessas de total autonomia de Elon Musk, convém manter a atenção permanente sobre o veículo para poder acautelar toda e qualquer eventualidade - que, tal como no modo FSD Supervisionado, será sempre da responsabilidade do condutor.

Além do ASS, esta actualização da Tesla também traz melhorias a nível do estacionamento automático e da visualização "3D" que apresenta durante o processo; tem o sistema de monitorização do ângulo morto para evitar a abertura de portas em caso de potenciais colisões; entre outras coisas.

Actually Smart Summon rolling out now in Europe & the Middle East

— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) November 21, 2024
A Tesla também está disponibilizar a venda da opção Acceleration Boost para os novos Model 3, que reduz o tempo de aceleração dos 0-100 km/h dos 4.4s para os 3.8s (ainda assim, "distante" dos 2.9s do Model 3 Performance). Nos modelos anteriores esta opção implicava uma perda de eficiência na ordem dos 5%, por manter o modo de alta potência permanentemente activo, mas desta vez a Tesla não faz qualquer referência a isso, pelo que pode ter conseguido optimizar o processo.

E falando de optimizações, a Tesla também está a optimizar o consumo de energia do Sentry Mode de vigilância, fazendo o processamento da detecção de movimento das câmaras no computador FSD em vez do MCU (Media Control Unit), o que permite manter o MCU em modo de baixo consumo durante a maior parte do tempo - só sendo reactivado quando é necessário, nos casos de ter sido detectado movimento e ter que se proceder à gravação desse vídeo para uma pen ou disco USB (já que as portas USB só podem ser acedidas via MCU).

Qualcomm revela novos chips para smart devices

22-11-2024 | 13:34 | A Minha Alegre Casinha

A Qualcomm apresentou dois novos chips WiFi destinados à próxima geração de dispositivos inteligentes para o lar, que prometem maior autonomia e capacidades.

Estes novos chips de comunicação podem ser utilizados numa vasta gama de smart devices e dispositivos ligados à internet (Internet of Things).

O destaque é o QCC74xM, o primeiro chip de comunicações da Qualcomm baseado na arquitetura RISC-V, alternativa ao ARM - e que chega numa altura crucial, tendo em conta a disputa entre a Qualcomm e a ARM. O QCC74xM vem com opções avançadas de conectividade, incluindo WiFi 6, Bluetooth 5.3 e protocolos como Thread e Zigbee, tornando-o ideal para hubs domésticos inteligentes e outros dispositivos conectados. Além das ligações wireless, também suporta ligações físicas Ethernet e CAN, aumentando a sua versatilidade.
O segundo chip, o QCC730M, destina-se a dispositivos inteligentes de baixo consumo, como câmaras de segurança WiFi e fechaduras inteligentes. Com um CPU de 60 MHz e 640 KB de RAM, foi concebido para funcionar com o máximo eficiência energética, ficando-se pelo WiFi 4 dual-band, tornando-se numa opção ideal para dispositivos alimentados por bateria.
Ambos os chips já estão disponíveis como amostras para os fabricantes, ficando comercialmente disponíveis para produção em volume na primeira metade de 2025.

Ao contrário do que acontece com os chipsets Snapdragon para smartphones e tablets, em que os clientes finais podem optar por um ou outro smartphone em função do chip que têm, neste caso são chips que irão passar toda a sua via "despercebidos" dentro dos produtos, pouca diferença fazendo ao consumidor final se é o chip "X" ou "Y".

UZO mostra como vender a velocidade anunciada

22-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A UZO ainda não tem tarifários ajustados à DIGI, mas pelo menos é correcta a publicitar as velocidades que fornece aos clientes.

No seguimento do caso da Woo (da NOS), que não só piorou o seu serviço reduzindo a velocidade face ao que oferecia anteriormente, como também admite na sua própria documentação oficial que faz publicidade a velocidades que depois não fornece, damos também a conhecer que nem todos os operadores o fazem.

A UZO é a submarca económica da MEO (neste momento 200 GB por €10 mensais), e tem uma postura bastante mais correcta nesta área, indicando que a velocidade de dados móveis anunciada (40/40 Mbps) é aquela que os clientes poderão esperar obter em condições reais.
Como fica demonstrado, não é difícil ser transparente e correcto para com os consumidores e clientes, indicando claramente aquilo que podem esperar ter, em vez de ligarem o complicómetro para inventar "velocidade anunciada", "velocidade máxima teórica", e por fim, a "velocidade efectiva" que realmente vão ter - especialmente quando existe uma discrepância gigantesca entre elas: a Woo anuncia "500 Mbps", que depois são reduzidos a 150 Mbps "teóricos", e a 75 Mbps efectivos.

Já seria tempo dos operadores compreenderem que não estamos em tempos em que seja possível esconder coisas nas letras pequenas ou nos asteriscos, e que aquilo que mais quiserem esconder ou "aldrabar" é o que mais rapidamente se irá espalhar pelos fóruns, notícias e redes sociais.

Android replica "Motion Cues" anti-enjoo do iOS

22-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a trabalhar numa nova funcionalidade chamada Motion Cues, destinada a combater o enjoo em Android, e que replica as Vehicle Motion Cues lançadas no iOS 18.

A solução da Apple no iOS 18 utiliza pontos animados no do ecrã que servem de referência para o movimento do veículo, equilibrando os sinais que o cérebro recebe dos olhos e do ouvido interno. Espera-se que o Motion Cues da Google, identificado numa análise do Google Play Services beta v24.46.30, funcione de forma semelhante, oferecendo uma experiência mais confortável para os utilizadores durante viagens de carro, autocarro, comboio, etc.

Como parece estar integrado no Google Play Services, esta funcionalidade poderá ser disponibilizada em várias versões de Android, desde que o dispositivo suporte os Play Services, não ficando dependente de uma actualização completa do sistema. No entanto, o desenvolvimento ainda está numa fase inicial, não havendo garantias de que será lançado ou quando estará acessível ao público.
Embora existam aplicações de terceiros para prevenir o enjoo disponíveis no Android, uma solução integrada faz com que chegue automaticamente a mais utilizadores. É também um caso de como as empresas e plataformas podem, e devem, aprender umas com as outras, especialmente neste tipo de funcionalidades que tem benefícios directos na saúde e conforto de utilização dos dispositivos móveis.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €30

22-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 30 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

22-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Router gaming TP-Link Archer GXE75 WiFi 6E

A TP-Link anunciou o lançamento do Archer GXE75, um router de gaming Wi-Fi 6E que promete transformar a experiência de jogo online para os gamers portugueses. Este inovador dispositivo, disponível a partir de Janeiro 2025, está projetado para responder aos requisitos dos jogadores mais exigentes, oferecendo uma combinação imbatível de velocidade, estabilidade e segurança.

Começamos logo pelo facto de o Archer GXE75 se destacar destaca pela sua impressionante capacidade Tri-Band Wi-Fi, que atinge velocidades de até 5,4 Gbps. A inclusão da nova banda de 6 GHz não só proporciona uma largura de banda excecional, mas também garante canais livres de congestionamento, permitindo que os jogadores desfrutem de uma experiência online sem interrupções. "Com o Archer GXE75, estamos a redefinir as expectativas dos gamers em relação à sua infraestrutura de rede", afirma Carlos Costa, Pre-Sales Engineer da TP-Link Portugal. "Este router não é apenas um dispositivo, é uma ferramenta essencial que oferece uma vantagem competitiva aos jogadores que desejam maximizar o seu desempenho". Equipado com uma porta Multi-Gigabit de 2,5G e quatro portas LAN de 1G, o Archer GXE75 assegura uma conectividade robusta e rápida, ideal para jogos multiplayer intensivos. As quatro antenas otimizadas e a tecnologia Beamforming garantem que cada canto da casa esteja coberto, eliminando zonas mortas que poderiam prejudicar a experiência do utilizador. Além disso, a aceleração exclusiva para jogos prioriza o tráfego relacionado com gaming, minimizando problemas como jitter e lag. Isso significa que os jogadores podem concentrar-se no que realmente importa: vencer as suas batalhas.
Para tornar a experiência ainda mais envolvente, o Archer GXE75 apresenta um painel de jogo intuitivo que fornece informações em tempo real sobre o estado da rede e o desempenho do router. Esta funcionalidade permite que os gamers ajustem as suas configurações rapidamente para otimizar a sua experiência durante os momentos críticos do jogo. O design do router também não passa despercebido: com um aspeto moderno e iluminação RGB personalizável, o Archer GXE75 não só se destaca pelo desempenho como também pela sua estética arrojada. A segurança é outro aspeto fundamental do Archer GXE75. Com o TP-Link HomeShield integrado, os utilizadores podem jogar com confiança, sabendo que os seus dispositivos e dados pessoais estão protegidos contra ameaças online. Além disso, a compatibilidade com EasyMesh permite a criação de uma rede mesh em toda a casa, garantindo cobertura consistente e forte em todos os ambientes.

O Archer GXE75 será disponibilizado nas principais lojas de eletrónica e plataformas online em Portugal por um preço recomendado de 199,99 euros. Esta oferta torna-o uma escolha acessível e poderosa para todos os gamers que desejam elevar o seu nível de jogo.


Leitor de cartões PKT da Angelbird

Transferir dados e editar ficheiros em movimento tornou-se tão fácil e eficiente quanto possível. A Angelbird, marca distribuída em Portugal pela Robisa, anunciou o lançamento do seu novo leitor de cartões PKT. Um leitor de cartões de memória compacto que revoluciona a forma como os profissionais criativos podem gerir e organizar ficheiros. Combina uma proteção de ficheiros melhorada com uma versatilidade funcional no que diz respeito à gravação externa e à expansão do armazenamento de dados. Em termos de design, o leitor de cartões PKT é prático, com um tamanho de bolso leve que proporciona uma durabilidade robusta, complementando na perfeição os fluxos de trabalho móveis.

O leitor de cartões PKT da Angelbird suporta cartões SD, CFexpress Type A ou CFexpress Type B dependendo do modelo, com tempos de transferência significativamente reduzidos e descarregamento contínuo. Os leitores também utilizam a conetividade universal USB 3.2 e atingem velocidades de até 20 Gb/s (até 5 Gb/s para o leitor de cartões PKT SD). Isto significa que os leitores conseguem processar grandes quantidades de dados numa questão de segundos, libertando tempo para os criadores se concentrarem em tarefas importantes. Este versátil leitor de cartões expande a funcionalidade dos suportes de gravação SD, CFexpress Type A ou CFexpress Type B, proporcionando compatibilidade universal e expansão de armazenamento para portáteis, PCs, tablets e smartphones. Também se integra na perfeição com câmaras compatíveis com USB-C e suporta o desempenho Stable Stream nos cartões de memória Angelbird, mantendo a velocidade mais elevada e o fluxo de dados suave ao longo de toda a capacidade do cartão. Com uma ampla compatibilidade entre câmaras e dispositivos, o leitor de cartões PKT é um módulo multifuncional de gravação ou expansão de armazenamento, garantindo uma qualidade de dados consistente. O leitor de cartões PKT gere de forma segura os dados em movimento com um interrutor de proteção de escrita LED integrado que minimiza o risco de apagar acidentalmente o trabalho, substituir ficheiros ou formatar involuntariamente os cartões durante a transferência. Uma luz indicadora LED integrada também permite ao utilizador saber que o interrutor de proteção de escrita está ativado e assinala o estado das transferências de ficheiros. Quando o cartão de memória é inserido, é coberto pela tampa PKT, selando o dispositivo para proteção. Isto assegura que os cartões de memória permanecem seguros no interior do leitor de cartões durante o transporte.

O leitor de cartões PKT da Angelbird já está disponível em Portugal através da Robisa, com um preço recomendado de 120,99 euros para qualquer um dos modelos.


Câmara Sony Alpha 1 II Full-Frame


A Sony apresentou a segunda geração da Alpha 1 II, uma nova câmara de lentes amovíveis sem espelho full-frame equipada com a mais recente unidade de processamento de IA da Sony.

A câmara possui um sensor com uma resolução aproximada de 50,1 MP (megapíxeis), até 30 fps (fotogramas por segundo) de disparo contínuo sem interrupções com seguimento AF/AE, um obturador anti-distorção, e maior nitidez de imagem em sensibilidades médias a altas. A unidade de processamento de IA proporciona desempenho e funcionalidades avançadas de reconhecimento de objetos com base em IA, incluindo um novo modo "Auto" que pode detetar uma grande variedade de motivos. Além disso, a Alpha 1 II também herda inovações da Alpha 9 III, incluindo a pré-captação de até um segundo e um design ergonómico otimizado. A câmara mantém um formato leve de aproximadamente 743 gramas (1 lb, 7,3 oz) para poder ser utilizada numa variedade de cenários profissionais.

"A Alpha 1 original foi uma introdução inovadora no mercado aquando do seu lançamento, em 2021, no entanto, a Sony desenvolveu uma série de novas tecnologias desde então - esta foi a nossa oportunidade de garantir que a nossa câmara principal inclui todas as nossas inovações mais recentes." afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de IP&S, Sony Europe. "A Alpha 1 II foi concebida para proporcionar a máxima versatilidade, combinando resolução, velocidade, reconhecimento de objetos com base em IA e um fluxo de trabalho eficiente. Trata-se de uma ferramenta distinta para profissionais, desde o fotojornalismo, trabalho comercial, retratos, fotografia de casamento, vida selvagem e desporto." Num mundo tecnológico em expansão e IA crescente, a capacidade de autenticar uma fotografia é agora mais crítica do que nunca.

A Alpha 1 II estará disponível em Dezembro de 2024 por cerca de 7.500 EUR numa variedade de revendedores autorizados da Sony.


Garmin Approach R50 - monitor e simulador portátil de golfe

A Garmin anunciou o Approach R50, o novo monitor de lançamento premium e simulador de golfe, que permite aos utilizadores o luxo de jogar 365 dias por ano em casa ou em qualquer campo de golfe.

O Approach R50 possui um ecrã tátil a cores de 10 polegadas e mais de 43.000 campos de golfe pré-instalados de todo o mundo com uma versão melhorada de Home Tee Hero. Utilizando três câmaras diferentes, o monitor de lançamento pode acompanhar mais de 15 métricas de bola e taco, incluindo a velocidade de rotação medida e o eixo de rotação. Pode também fornecer análises precisas para cada taco, desde o driver ao taco, e oferecer vídeos de impacto a alta velocidade para que os jogadores possam ver de perto o contacto de cada pancada. Um dia frio e chuvoso faz com que, muitas vezes, o jogo seja cancelado. Mas com o Approach R50 e a sua configuração interior, os utilizadores não perderão nada devido ao mau tempo. Jogue uma volta virtual completa, do drive ao putt, em mais de 43.000 campos em todo o mundo, no conforto da sua casa ou no campo de golfe. Através do simulador Home Tee Hero melhorado, os utilizadores podem jogar rondas virtuais com até quatro jogadores e participar em torneios semanais com pontuações publicadas numa tabela de classificação global, todos visíveis no ecrã do Approach R50. Para tirar o máximo partido do simulador, o Approach R50 pode ser facilmente ligado a um monitor ou projetor, permitindo aos utilizadores transformar a sua casa no seu campo virtual favorito. Os jogadores podem simplesmente espelhar o ecrã do Approach R50 num projetor ou monitor externo ou personalizar as definições de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, podem desfrutar de visitas virtuais imersivas com o Home Tee Hero num projetor e, em seguida, visualizar os dados do monitor de lançamento ou vídeos de impacto no ecrã do Approach R50. Ou para utilizadores que pretendam simplificar a sua configuração, o Approach R50 portátil pode servir como simulador por si só.

Os utilizadores que pretendam melhorar entre jogos ou fora da época podem utilizar a funcionalidade de modo de treino do Approach R50, que regista as sessões e guarda as estatísticas de cada clube, permitindo aos jogadores ver e compreender as melhorias meteorológicas. Os vídeos de impacto a alta velocidade fornecem feedback visual imediato em cada pancada, para que qualquer pessoa, desde o principiante ao campeão, possa analisar o seu swing e trabalhar para resolver os pontos fracos do jogo. Seja em ambientes interiores ou exteriores, o Approach R50 pode ajudar os utilizadores a melhorar o seu jogo durante todo o ano. O dispositivo fornece um seguimento estatístico de cada taco no saco e 15 medições avançadas para ajudar os utilizadores a ajustar o seu swing, como a velocidade da bola, o ângulo de lançamento e a trajetória. Graças às câmaras de alta velocidade de última geração, cada movimento da bola é captado quadro a quadro, permitindo ao Approach R50 medir todos os aspetos dos parâmetros de lançamento da bola, incluindo a taxa de rotação e o eixo de rotação.

Com Home Tee Hero, Os utilizadores podem jogar nos seus campos favoritos em todo o mundo. O simulador permite que até quatro jogadores joguem em qualquer um dos seus 43 mil campos de golfe, dando-lhes a oportunidade de jogar voltas completas no conforto da sua casa. Home Tee Hero melhorou os seus mapas de percurso para o Approach R50, proporcionando muito mais detalhes e uma experiência de jogo mais realista. Quer os utilizadores queiram jogar jogos realistas nos seus campos, praticar antes de uma próxima viagem ou experimentar os campos da sua lista de desejos, os utilizadores podem jogar o que há de melhor no mundo sem sair de casa. Graças à conectividade Wi-Fi integrada, os jogadores também podem utilizar os seus simuladores de terceiros favoritos sempre que houver ligação disponível. Juntamente com o Home Tee Hero, os utilizadores também podem jogar nos principais simuladores de terceiros GSPro, E6 Connect e Awesome Golf, todos compatíveis com o Approach R50.

Além de fornecer métricas completas e precisas, o Approach R50 oferece aos utilizadores a versatilidade de jogar praticamente em qualquer lugar com espaço adequado. O monitor de lançamento premium é fácil de configurar, tem uma bateria até quatro horas e inclui uma prática mala de transporte. Já disponível, o monitor de lançamento premium Approach R50 tem um preço de venda recomendado a partir de 4.999,99 euros.


WhatsApp lança transcrição de mensagens de voz

22-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp dá mais uma ajuda a quem preferir mensagens de texto em vez de mensagens de voz, com a funcionalidade de transcrição.

Por vezes pode ser mais conveniente enviar ou receber uma mensagem de voz, outras vezes será mais conveniente usar mensagens escritas. Deixando que isso fique ao critério de cada um independentemente da situação, o Whats ganha transcrições de mensagens de voz, facilitando o acompanhamento das conversas quando não é conveniente ouvi-las.

As transcrições são feitas directamente no smartphone, assegurando que não são enviadas para qualquer serviço externo na cloud. Nesta fase de lançamento, as transcrições suportam inglês, português, espanhol e russo, em Android; sendo que no iOS, além destas, também suportam francês, alemão, japonês, e outras.

A funcionalidade pode ser activada ou desactivada em Settings > Chats > Voice message transcripts, sendo também possível converter qualquer mensagem de voz em texto através de um toque longo na mensagem e escolhendo a opção "transcribe".

Microsoft volta a fazer spam no Windows 10 a favor do Windows 11

21-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft continua a repetir os erros do passado, agora com nova publicidade em ecrã completo no Windows 10 a incentivar a compra de novo PC com Windows 11.

Embora o fim do suporte do Windows 10 só chegue em Outubro de 2025, a Microsoft já deu início a novas campanhas intrusivas para tentar convencer os utilizadores a mudar para um novo computador com Windows 11. Vários utilizadores do Windows 10 começaram a ver avisos em ecrã completo a promover PCs com Windows 11 ou os "Copilot Plus PCs", que são apresentados como sendo a melhor opção possível para o Windows 11, com links para páginas promocionais.

Sem qualquer surpresa, a MS não dedica igual atenção a quem pretende manter o Windows 10 após 2025, não fazendo qualquer referência ao plano de actualizações prolongadas (ESU), que pela primeira vez ficará disponível para os utilizadores domésticos (por $30 por um ano de suporte extra; e até 3 anos, com custo crescente, para empresas).
O que é triste é ver a história a repetir-se, pois a MS já recorreu a técnicas intrusivas idênticas para incentivar os utilizadores a mudarem do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10 - e deveria ter ficado claro que os utilizadores não apreciam que o "seu" computador tenha este tipo de comportamento inesperado e indesejado (quando muito, poderia apresentar uma notificação mais subtil - e mesmo assim devia dar opção para nunca mais ver esse tipo de coisa).

Relembre-se que desta vez a transição é complicada pelo facto da MS ter abandonado o suporte (oficial) para hardware mais antigo, fazendo com que muitos computadores, perfeitamente funcionais com o Windows 10, não possam fazer a actualização para o Windows 11 (a não ser que recorram a alguns malabarismos não oficiais, e ficando sujeitos a problemas com actualizações futuras). Um pequeno "detalhe" que pode fazer com que muitos utilizadores com Windows 10 ainda apreciem menos esta publicidade de ecrã completo a recomendar a compra de um novo PC.

Windows 1 faz 39 anos

21-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows 1 faz 39 anos, marcando o início do sistema operativo gráfico da Microsoft que ainda hoje persiste com o Windows 11.

Ao contrário do que o nome Windows "11" poderá dar a entender, o Windows não tem apenas 11 anos; longe disso, já está quase a celebrar o seu quadragésimo aniversário. O Windows 1 foi lançado a 20 de Novembro de 1985, na altura sendo apenas um ambiente gráfico a correr sobre MS-DOS, que continuava a ser o verdadeiro sistema operativo.

O sistema tinha inúmeras limitações que hoje em dia serão consideradas "pré-históricas", sendo que a mais marcante seria provavelmente a sua incapacidade de ter janelas sobrepostas. Os programas abertos estavam em janelas redimensionáveis e reposicionáveis, mas que tinham que ficar "encaixadas" umas nas outras no espaço livre disponível, ao estilo de um jogo de Tetris. Por outro lado, não nos podemos esquecer que precisava de apenas 320 KB de RAM e 720 KB de espaço em disco / disquete.

Happy 39th Birthday, Windows 1! 🥳 After years of setbacks & delays, it was released on 20th November 1985. Advertised as a graphical “operating environment” for Microsoft’s MS-DOS operating system, it was the longest-supported Windows, with support ending 31st December 2001. 👀 pic.twitter.com/QelOC7RzZj

— Windows On Windows (@wowstartsnow) November 20, 2024
Curiosamente, apesar de ser o primeiro Windows, foi também o Windows com mais longo período de suporte (17 anos), tendo tido suporte oficial da Microsoft até 31 de Dezembro de 2001 - algo que nenhum sistema operativo moderno consegue replicar (até as edições LTS do Ubuntu se ficam pelos 10 anos).

Outra curiosidade, é que continua a ser possível executar no Windows 11 programas criados para o Windows 1, o que também não deixa de ser notável numa era em que os produtos de software se começam a tornar em consumíveis com prazo de validade cada vez mais curto, e dependentes do esforço de preservação de entidades externas.

Notícias do dia

21-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Woo baixa velocidade e usa "velocidade máxima" imaginária; partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps; Gemini AI ganha memória persistente; Renault 4 E-Tech estreia logo iluminado; iPhone SE 4 em Março com modem 5G da Apple; e Microsoft prepara recuperação remota para PCs Windows 11 encravados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Comunicação satélite nos iPhones faz 2 anos e continua gratuita

A Apple estreou o serviço de comunicação via satélites em Novembro de 2022 com o lançamento dos iPhone 14 e, passados dois anos, continua sem dar qualquer indicação de quando o serviço deixará de ser oferecido e passará a ser pago.

Uma aparente falta de decisão que pode ser explicada pela eventualidade da Apple não querer enfrentar uma notícia do estilo "utilizador de iPhone morre perdido em montanha por não ter pago o serviço de satélite que lhe permitiria pedir ajuda" - provavelmente seguido por um tweet de Elon Musk a relembrar que vai fornecer o serviço Starlink direct-to-cell gratuito para comunicações de emergência. Talvez por isso a Apple esteja a preparar-se para ter maior controlo sobre esse serviço, tendo investido $1.5B na Globalstar, a empresa que disponibiliza o serviço de satélite para os iPhones.


Google ajusta ranking "parasita" de sites populares

A Google está finalmente a tratar do cenário indesejado em que sites populares têm peso excessivo nos resultados, até para conteúdos que não têm "nada a ver" com a sua temática ou actividade.

Não era incomum fazer-se uma pesquisa e, em vez de ser ir parar a uma página do produto / serviço / empresa, ou uma publicação original sobre o assunto, em vez disso se tivesse uma dezena de resultados iniciais "desviados" por sites de grandes dimensões que tivessem criado páginas sobre esse assunto ou produto, ou até "mini-lojas"; isto porque a Google dava melhor pontuação a essas páginas por fazerem parte de um site com boa reputação. Agora, a Google diz que isso irá deixar de acontecer, deixando de dar tanto destaque a coisas que, mesmo sendo (re)publicadas por sites populares, não façam parte do seu conteúdo típico.


Instagram sofre invasão de vídeos deepfake

O Instagram está a sofrer com a "industrialização" dos deepfakes, que vão sendo cada vez mais fáceis de criar.

Existem milhares de contas que têm aumentado o uso de vídeos deepfake, pegando em vídeos já existentes e aplicando-lhes um rosto gerado por AI para que passem por "novo conteúdo", frequentemente na área dos vídeos "para adultos" - naquilo que já começa a dar um novo significado à "chulice digital". Se por agora os criadores originais ainda têm motivos para se queixar, também já é previsível que, daqui por mais algum tempo, seja possível recriar esse tipo de vídeos inteiramente de raiz com tecnologia AI.

Vai ser interessante se / quando se chegar a uma altura em que a maioria das pessoas até passa a preferir vídeos "AI" do que vídeos com pessoas reais...


Xbox Cloud com jogos dos utilizadores

Depois do acesso via cloud aos jogos Game Pass, a Xbox começou a permitir o acesso cloud a jogos comprados pelos jogadores que não fazem parte do catálogo Game Pass.

Com o Xbox Cloud Gaming os jogadores podem ter acesso aos jogos em praticamente qualquer dispositivo, consola, PC, smartphones, tablets, Smart TVs, sem que sequer necessitem de ter o jogo instalado no seu PC ou consola; sendo uma opção extremamente interessante para quem poupar centenas de GB nas instalações de jogos que pode apenas querer jogar ocasionalmente.

O serviço arranca com 50 jogos, incluindo títulos como: Cyberpunk 2077, Dying Light 2 Stay Human, Metro Exodus, Stray, Star Wars Outlaws, e muitos outros.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A gasolina, ainda tão popular nos automóveis actuais, começou por ser um produto que se considerava "sem interesse" resultante da refinação do petróleo em querosene

Poco X6 Pro 5G a €304

21-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 12 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos um conjunto de câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X6 Pro 5G 12+256 GB está disponível por 304 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps

21-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google ajustou o Partner Sharing do Google Photos, de modo a não incluir capturas de ecrã e imagens gravadas de outras apps.

A funcionalidade Partner Sharing / Partilha com Parceiros do Google Photos permite partilhar automaticamente as fotos de um utilizador com outro, facilitando o processo de partilhar fotos entre membros familiares. No entanto, a funcionalidade podia tornar-se inconveniente por também fazia a partilha de coisas como screenshots, ou imagens gravadas por outras apps, o que poderia subverter o intuito principal de apenas partilhar as "fotos verdadeiras". E a partir de agora é precisamente isso que acontece, sendo que apenas as fotos e vídeos captados com a câmara do dispositivo serão partilhadas via Partner Sharing.

Penso que a mudança será positiva, embora possa vir prejudicar (um número reduzido de) pessoas que efectivamente queriam partilhar coisas como screenshots ou imagens vindas de outras apps.

Embora pudesse ser vantajoso que isto ficasse a cargo de uma opção à escolha de cada um (partilhar tudo ou só fotos com origem da câmara), por agora o método alternativo para fazer com que uma imagem de outra origem seja partilhada via Partner Sharing consiste em editar a foto no Google Photos e gravá-la, o que faz com que a mesma seja tratada como uma foto partilhável.

|