PlanetGeek

Notícias do dia

21-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Woo baixa velocidade e usa "velocidade máxima" imaginária; partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps; Gemini AI ganha memória persistente; Renault 4 E-Tech estreia logo iluminado; iPhone SE 4 em Março com modem 5G da Apple; e Microsoft prepara recuperação remota para PCs Windows 11 encravados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Comunicação satélite nos iPhones faz 2 anos e continua gratuita

A Apple estreou o serviço de comunicação via satélites em Novembro de 2022 com o lançamento dos iPhone 14 e, passados dois anos, continua sem dar qualquer indicação de quando o serviço deixará de ser oferecido e passará a ser pago.

Uma aparente falta de decisão que pode ser explicada pela eventualidade da Apple não querer enfrentar uma notícia do estilo "utilizador de iPhone morre perdido em montanha por não ter pago o serviço de satélite que lhe permitiria pedir ajuda" - provavelmente seguido por um tweet de Elon Musk a relembrar que vai fornecer o serviço Starlink direct-to-cell gratuito para comunicações de emergência. Talvez por isso a Apple esteja a preparar-se para ter maior controlo sobre esse serviço, tendo investido $1.5B na Globalstar, a empresa que disponibiliza o serviço de satélite para os iPhones.


Google ajusta ranking "parasita" de sites populares

A Google está finalmente a tratar do cenário indesejado em que sites populares têm peso excessivo nos resultados, até para conteúdos que não têm "nada a ver" com a sua temática ou actividade.

Não era incomum fazer-se uma pesquisa e, em vez de ser ir parar a uma página do produto / serviço / empresa, ou uma publicação original sobre o assunto, em vez disso se tivesse uma dezena de resultados iniciais "desviados" por sites de grandes dimensões que tivessem criado páginas sobre esse assunto ou produto, ou até "mini-lojas"; isto porque a Google dava melhor pontuação a essas páginas por fazerem parte de um site com boa reputação. Agora, a Google diz que isso irá deixar de acontecer, deixando de dar tanto destaque a coisas que, mesmo sendo (re)publicadas por sites populares, não façam parte do seu conteúdo típico.


Instagram sofre invasão de vídeos deepfake

O Instagram está a sofrer com a "industrialização" dos deepfakes, que vão sendo cada vez mais fáceis de criar.

Existem milhares de contas que têm aumentado o uso de vídeos deepfake, pegando em vídeos já existentes e aplicando-lhes um rosto gerado por AI para que passem por "novo conteúdo", frequentemente na área dos vídeos "para adultos" - naquilo que já começa a dar um novo significado à "chulice digital". Se por agora os criadores originais ainda têm motivos para se queixar, também já é previsível que, daqui por mais algum tempo, seja possível recriar esse tipo de vídeos inteiramente de raiz com tecnologia AI.

Vai ser interessante se / quando se chegar a uma altura em que a maioria das pessoas até passa a preferir vídeos "AI" do que vídeos com pessoas reais...


Xbox Cloud com jogos dos utilizadores

Depois do acesso via cloud aos jogos Game Pass, a Xbox começou a permitir o acesso cloud a jogos comprados pelos jogadores que não fazem parte do catálogo Game Pass.

Com o Xbox Cloud Gaming os jogadores podem ter acesso aos jogos em praticamente qualquer dispositivo, consola, PC, smartphones, tablets, Smart TVs, sem que sequer necessitem de ter o jogo instalado no seu PC ou consola; sendo uma opção extremamente interessante para quem poupar centenas de GB nas instalações de jogos que pode apenas querer jogar ocasionalmente.

O serviço arranca com 50 jogos, incluindo títulos como: Cyberpunk 2077, Dying Light 2 Stay Human, Metro Exodus, Stray, Star Wars Outlaws, e muitos outros.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A gasolina, ainda tão popular nos automóveis actuais, começou por ser um produto que se considerava "sem interesse" resultante da refinação do petróleo em querosene

Poco X6 Pro 5G a €304

21-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 12 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos um conjunto de câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X6 Pro 5G 12+256 GB está disponível por 304 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps

21-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google ajustou o Partner Sharing do Google Photos, de modo a não incluir capturas de ecrã e imagens gravadas de outras apps.

A funcionalidade Partner Sharing / Partilha com Parceiros do Google Photos permite partilhar automaticamente as fotos de um utilizador com outro, facilitando o processo de partilhar fotos entre membros familiares. No entanto, a funcionalidade podia tornar-se inconveniente por também fazia a partilha de coisas como screenshots, ou imagens gravadas por outras apps, o que poderia subverter o intuito principal de apenas partilhar as "fotos verdadeiras". E a partir de agora é precisamente isso que acontece, sendo que apenas as fotos e vídeos captados com a câmara do dispositivo serão partilhadas via Partner Sharing.

Penso que a mudança será positiva, embora possa vir prejudicar (um número reduzido de) pessoas que efectivamente queriam partilhar coisas como screenshots ou imagens vindas de outras apps.

Embora pudesse ser vantajoso que isto ficasse a cargo de uma opção à escolha de cada um (partilhar tudo ou só fotos com origem da câmara), por agora o método alternativo para fazer com que uma imagem de outra origem seja partilhada via Partner Sharing consiste em editar a foto no Google Photos e gravá-la, o que faz com que a mesma seja tratada como uma foto partilhável.

Woo baixa velocidade e usa "velocidade máxima" imaginária

21-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Woo ajustou os seus tarifários para enfrentar a Digi, mas além dos preços reduziu a velocidade e adoptou uma interpretação "criativa" da definição de velocidade máxima.

A Woo baixou os preços e melhorou os limites de dados na sua mais recente actualização de tarifários, o que é extremamente positivo para os consumidores portugueses. Mas, parecendo querer manter a ideia da antipatia dos operadores nacionais para com os seus clientes, também fez algumas alterações menos positivas.

Para começar, apesar de se poder assumir que o serviço móvel que a Woo fornecesse seria, no mínimo, igual (ou melhor) do que oferecia no passado, na prática não é bem assim. Enquanto que nos contratos pré-DIGI a Woo prometia velocidades máximas de até 150 Mbps de download e 40 Mbps de upload, nos novos tarifários esses valores passam para metade, com limites máximos de 75 Mbps e 20 Mbps. (Não que seja uma redução crítica, pois continuam a ser velocidades decentes para uso móvel, mas que numa era de 5G tão elogiado pelas empresas de telecomunicações, era perfeitamente escusado.)

Mas há um aspecto que se torna ainda mais curioso - para não dizer discutível (ou até uma confissão de publicidade enganosa). Um salto à documentação da Woo a propósito das velocidades de internet (PDF) revela uma interpretação extremamente criativa do que a Woo publicita como "velocidade de internet" (PDF).

Segundo a Woo, existem três níveis de velocidade:
  • temos a "velocidade anunciada", que é a velocidade que anuncia na publicidade (500/100 Mbps);
  • depois temos a "velocidade máxima", que é a velocidade máxima teórica (150/50 Mbps) que a ligação permitiria em condições ideais (que presumivelmente raramente, ou nunca, serão atingidas);
  • e por fim temos a "velocidade máxima estimada", que será o indicador da real velocidade que os clientes poderão esperar, e que indicam os 75/20 Mbps.

Temos que agradecer a cortesia da Woo em informar os clientes da velocidade que eventualmente irão ter na realidade; mas sendo esse o caso, porque motivo a Woo insiste em manter a existência de, não uma, mas duas(!) "velocidades máximas", que a própria empresa reconhece que não serão atingíveis - particularmente a velocidade máxima anunciada, cuja própria descrição confessa que é uma velocidade totalmente inventada só para efeitos de marketing. Algo que não parece estar longe da admissão de que se trata de publicidade enganosa, anunciando algo que sabe que não poderá ser cumprido.

É pena continuarmos com este tipo de relações, quando seria extremamente simples adoptar uma política de transparência e respeito para com os clientes e consumidores, e demonstrando que se tinha deixado para trás o tempo das brincadeiras com as palavras com interpretação criativa, como os "dados ilimitados, com limites" (limites esses que, ainda por cima, eram secretos e negados).

iPhone SE 4 em Março com modem 5G da Apple

21-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O novo iPhone SE4 vai chegar um mês mais cedo do que estava inicialmente previsto, e adoptar - pela primeira vez - um modem 5G concebido pela Apple.

Segundo as mais recentes informações, a quarta geração do iPhone SE da Apple irá ser lançado em Março de 2025, um mês mais cedo do que as previsões iniciais, e que acaba por ser um regresso às origens, já que o iPhone SE original foi lançado em Março de 2022. Este iPhone irá também marcar a estreia de um modem 5G desenvolvido pela própria Apple, passo crítico que a marca tem tentado dar há anos para reduzir a dependência da Qualcomm.

Espera-se que o novo iPhone SE 4 marque o fim da era do design icónico com "home button" e Touch ID, passando a adoptar design full-screen semelhante ao do iPhone 14, com ecrã OLED de 6.1", Face ID, e câmara traseira de 48 MP. Também deverá sofrer a modernização (forçada) para a porta USB-C, assim como usar um chip A18 e 8 GB de RAM, para suportar as funcionalidades AI Apple Intelligence que a Apple tanto tem promovido (mas lançado a "conta-gotas", chegando vagarosamente a cada nova actualização do iOS 18, e que só em meados de 2025 deverão estar totalmente acessíveis - incluindo na UE e em português).

Este reajuste de um mês também permite à Apple ganhar um mês para receber feedback sobre o desempenho do seu modem 5G no mundo real, embora o prazo continue a ser curto para se aventurar a arriscar no seu uso já na próxima geração iPhone 17 (embora possa ser usado no iPhone 17 "Air" ultra-fino. De qualquer forma, a Apple ainda tem acordo feito com a Qualcomm para os próximos anos, pelo que não será problema aguardar até à geração seguinte para adoptar o seu chip 5G em toda a gama.

Facebook Messenger com chamadas HD e fundos AI

21-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta anunciou várias novidades para o Facebook Messenger, incluindo chamadas em vídeo HD, redução do ruído de fundo, e até fundos AI.

A Meta tem trabalho redobrado a tentar manter equilibradas as funcionalidades entre o Facebook Messenger e o WhatsApp, e desta vez é o FB Messenger a receber algumas melhorias.

As novidades principais são a aposta na qualidades das chamadas, com vídeo "HD" de maior qualidade e sistema de redução de ruído e isolamento de voz. Estas melhorias prometem uma experiência de chamadas que a Meta diz tentar replicar o efeito de ter a pessoa "na mesma sala". As chamadas HD ficarão activadas automaticamente quando se tem uma ligação WiFi, mas os utilizadores poderão activá-las também para chamadas via dados móveis (com o respectivo aumento do consumo de dados).
Outra novidade é a possibilidade de deixar mensagens de áudio ou vídeo quando a outra pessoa não atende, basta tocar no botão "gravar mensagem" após uma chamada não atendida. A Meta também vai adicionar ao Messenger fundos gerados por AI para as chamadas de vídeo, através do ícone de efeitos na barra lateral durante a chamada.

Por fim, os utilizadores iOS passam a contar com integração com a Siri, podendo fazer chamadas ou enviar mensagens no Messenger através de comandos de voz, ao estilo do que podem fazer com o Facetime.

Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €65

21-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker GaN 200 W com 6 portas garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker pode fornecer um total de 200 W e tem seis portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto em formato "charging station" para desktop, graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker GaN 200 W 6-portas está disponível por 65 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15% aplicado no checkout.

Vem equipado com quatro portas USB-C e duas portas USB-A, significando que está preparado para lidar com os equipamentos mais recentes mas também lida sem dificuldade com cabos USB da geração anterior (que ainda são bastante populares). Pode fornecer até 100 W simultanteamente em duas portas USB-C quando se quer carregar múltiplos dispositivos, o que significa que poderá suportar com facilidade o carregamento de dois portatéis ao mesmo tempo. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Renault 4 E-Tech estreia logo iluminado

21-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Renault vai aproveitar a recriação de um dos seus modelos icónicos, o Renault 4 E-Tech, para estrear uma grelha com o logo Renault iluminado pela primeira vez.

Embora não seja a primeira marca a fazê-lo, a Renault vai juntar-se ao crescente número de fabricantes que dá destaque à marca usando logos iluminados nos seus automóveis.

Isto é possível devido às alterações feitas na legislação da UE em Junho de 2023, que passa a permitir logotipos iluminados nos carros - mas com limite de um tamanho máximo de 100 cm², que ajudará a evitar os (inevitáveis) exageros que poderiam fazer com que os carros se tornassem em autênticos "painéis publicitários" móveis.

Será de imaginar que a Renault mantenha esta tendência para os seus futuro modelos, e que daqui por uns anos até se tenha algumas marcas a pedir uma subscrição mensal para se ter a opção de poder desligar a luz do logotipo.


Transferência de iPhone para Android melhorada com Android Switch

21-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a melhorar o processo de transferência de iPhones para Androids via Android Switch, expandindo a mais modelos as capacidades que tinha estreado no Pixel 9.

A Google vai facilitar a transferência de dados de iPhones para Android, mesmo depois de já se ter feito a configuração inicial. Esta funcionalidade, estreada na gama Pixel 9, permite copiar dados de outro dispositivo a qualquer momento, e vai ser alargada mais dispositivos Androids em 2025, como parte das melhorias no Android Switch.

O novo processo permite aos utilizadores explorar o telemóvel antes de transferir os dados, tornando a configuração inicial mais rápida e prática. Quando prontos, os utilizadores podem iniciar a transferência através do menu Definições ou da app Android Switch actualizada e disponível na Play Store. Uma opção de configuração rápida também estará disponível, que optimiza o processo de transferência copiando apenas os dados armazenados no dispositivo e ignorando tudo o que já está na cloud. A ferramenta guia os utilizadores passo e passo, e permite transferir coisas como conversas, contactos, calendários, definições WiFi, conta Google, etc. (algumas dessas coisas só estão disponíveis nas transferências de dispositivos Android e não de iPhones, por causa das restrições de acesso).

No caso dos iPhones, a Google diz que também optimizou o processo e consegue fazer as transferências 40% mais rápidas se se utilizar um cabo, o que será uma excelente notícia para quem tiver várias centenas de gigabytes para transferir e estiver a olhar "pacientemente" para o indicador do progresso da transferência.

Microsoft prepara recuperação remota para PCs Windows 11 encravados

20-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar uma nova funcionalidade "Quick Machine Recovery" para o Windows 11, que permitirá corrigir remotamente computadores que não consigam arrancar o sistema.

Não há nada de mais frustrante do que nos depararmos com um computador que não consegue iniciar o sistema, e que na maioria das vezes faz com que os afectados tenham que recorrer ao "familiar" ou "amigo" que presta o serviço de assistência técnica. E agora, após todos estes anos, a Microsoft parece finalmente querer resolver esse problema dispensando a necessidade de uma visita física até ao computador em questão. Imagino que seja feita através de um mini-sistema de arranque que possa colocar o PC num estado funcional com comunicações, para poder receber e aplicar correcções e actualizações (e que previsivelmente poderá ele próprio estar sujeito a falhas e deixar de arrancar, mas isso será outro assunto).

Esta novidade surge como parte da Iniciativa de Resiliência do Windows, criada após o incidente em Julho de 2024 provocado por uma actualização defeituosa do CrowdStrike Falcon, que encravou milhões de computadores por todo o mundo, incluindo infraestruturas críticas como hospitais e companhias aéreas.

A ferramenta possibilitará correcções remotas via Windows Update sem a necessidade de acesso físico aos computadores, garantindo resolver uma gama de problemas maior do que as que são possíveis actualmente. O Quick Machine Recovery estará disponível para participantes do programa Windows 11 Insider no início de 2025.

Para reforçar o seu compromisso com a segurança, a MS também vai promover um evento de hacking - Zero Day Quest - com prémios de 4 milhões de dólares, que irá desafiar hackers e investigadores de segurança a descobrirem falhas no sistema.

Gemini AI ganha memória persistente

20-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Gemini AI da Google tornou-se mais inteligente com uma nova função de memória, semelhante à que a OpenAI lançou no início deste ano para o ChatGPT.

Com esta funcionalidade de memória, o Gemini pode lembrar-se de detalhes sobre as preferências e interesses dos utilizadores, oferecendo respostas mais personalizadas e úteis. Os utilizadores podem partilhar o que desejam que a Gemini memorize através de uma conversa normal ou na página Saved Info, onde podem visualizar, editar ou apagar as informações guardadas. A Google garante que aoGemini notificará os utilizadores sempre que esses dados forem usados nas suas respostas.

Por agora esta função de memória está disponível apenas em inglês para utilizadores do plano Google One AI Premium com o Gemini Advanced, mas tendo em conta a elevada concorrência no sector é possível que no futuro seja alargada aos utilizadores Gemini gratuitos.

O próximo passo será a dos assistentes manterem uma memória persistente "infinita", tendo em consideração todas as interacções com o utilizador, algo que poderá surgir muito em breve, sendo que tanto a MS como a Google já fizeram referências a isso para os seus modelos AI.

Recentemente, também me começou a aparecer no Gemini a capacidade de seleccionar parte do texto de uma resposta para que possa ser ajustado em função das necessidades, como ser reescrito, expandido, resumido, ou mudando o "tom" de escrita. É uma forma mais prática e fácil de assegurar que a resposta está como queremos, sem necessidade de pedidos mais complexos ou de a reescrever manualmente noutro lado.

Os fantasmas de Huppert

20-11-2024 | 17:48 | Gonçalo Sá

Isabelle Huppert é protagonista de vários filmes da mais recente edição da FESTA DO CINEMA FRANCÊS, que está de regresso ao Porto, e a sua presença valoriza duas novidades que dificilmente seriam tão intrigantes sem ela - uma faz parte da secção de antestreias, outra destaca-se entre os inéditos deste ano.

My New Friends (2024).png

"OS NOVOS VIZINHOS", de André Téchiné: A mais recente obra do realizador de "Os Juncos Silvestres" (1994) podia ter sido um grande filme sobre questões actuais e urgentes, tanto em França como por cá. Da violência policial à fronteira entre activismo e terrorismo, do caldeirão multicultural de uma nova Europa a um contexto político cada vez mais polarizado, há várias pistas nada indiferentes às manchetes do momento lançadas no arranque deste drama urbano.

Mas se Ladj Ly tentou fazer esse filme em "Os Indesejáveis" (em cartaz e também apresentado em antestreia na Festa do Cinema Francês), depois do marcante "Os Miseráveis" (2019), ficando aquém dos objectivos num final desequilibrado, Téchiné nem parece estar tão interessado nisso a certa altura. Ou pelo menos não é esse o ângulo mais memorável e conseguido desta história sobre uma polícia veterana que se aproxima de uma família recém-chegada à vizinhança.

Os Novos Vizinhos.jpg

Mais do que o suspense em torno das ligações dos novos vizinhos ao activismo anti-polícia, o melhor deste retrato é a forma atenta, justa e digna com que Téchiné foca o envelhecimento, a solidão quotidiana e o luto da personagem de Huppert. O modo como a protagonista encara a morte recente do ex-companheiro, também ele polícia, não chega a atirar o filme para domínios do esotérico mas surpreende no que se perfila até aí como um exemplo de realismo bem trabalhado, embora sem grandes sinais de personalidade.

Em vez de um thriller levado até às últimas consequências, fica a crónica humanista feita com modéstia e sobriedade, engrandecida por uma actriz em estado de graça - e pelos também brilhantes Nahuel Pérez Biscayart e Hafsia Herzi, já agora, mesmo que o argumento pudesse oferecer-lhes mais. Daria uma boa sessão dupla com "O Adeus à Noite" (2019), o filme anterior de Téchiné a estrear-se nas salas portuguesas ("Les âmes soeurs", de 2023, ficou de fora), no qual a personagem de Catherine Deneuve se inquietava com o radicalismo político do neto.

3/5

"Os Novos Vizinhos" é exibido esta sexta-feira, 22 de Novembro, às 19h30, no Teatro Rivoli, no Porto.

Sidonie no Japão.jpeg

"SIDONIE NO JAPÃO", de Élise Girard: Sem estreia comercial prevista por cá, o novo filme da realizadora de "Belleville-Tokyo" (2010) foi um dos bons motivos para espreitar a edição lisboeta da Festa. À partida, parece haver neste drama etéreo e minimalista ecos de "Lost in Translation: O Amor é um Lugar Estranho" (2023): afinal, arranca com a chegada de uma francesa ao Japão, sem conhecer o idioma do país e mantendo apenas uma relação de proximidade com uma pessoa ao longo da estadia. Mas embora Girard não evite os contrastes Ocidente/Oriente nem a lógica do peixe fora de água, à medida que a protagonista tenta adaptar-se à realidade de Kyoto, esta viagem transformadora dificilmente se confundirá com a obra de culto de Sofia Coppola.

"Esta é uma terra de fantasmas, e eles estão entre nós", diz a personagem de Tsuyoshi Ihara à de Isabel Huppert a certa altura. E tal como "Os Novos Vizinhos", "Sidonie no Japão" é um filme de fantasmas, mas sem fazer tangentes ao thriller, muito menos ao terror. O retrato nasce antes a partir de um romantismo onírico, com uma cineasta a esmerar-se na poesia visual (com olho para enquadramentos meticulosos que tiram partido da arquitectura ou da natureza da região) enquanto acompanha a jornada de uma escritora que apresenta a edição japonesa de um bestseller. Pelo caminho, a protagonista ajusta contas com um passado atormentado pela morte do marido, encarnado pelo alemão August Diehl em cenas que parecem rimar com as da mulher polícia e do seu antigo companheiro no filme de Téchiné.

Felizmente, Girard não se leva demasiado a sério e tempera com algum humor uma narrativa que, noutras mãos, talvez ficasse refém de uma carga solene exasperante. E Huppert, com uma conjugação de maturidade e curiosidade, ilumina o ecrã mesmo que o ritmo nem sempre seja o mais convidativo. Pequenos achados, como uma cena sexo particularmente imaginativa, reforçam a singularidade desta bela viagem física e emocional que merecia chegar a mais ecrãs.

3/5

Notícias do dia

20-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Sabotagem à DIGI com cabos cortados por todo o país; Woo ajusta tarifários para preços "DIGI"; Microsoft Flight Simulator 2024 chega com modo "carreira"; Starship 6 faz voo bem sucedido mas sem aterragem na torre; ReCapture AI recria movimentos de câmara em vídeos já gravados; Google vai fundir Chrome OS no Android.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Android 16 DP1 com notification cooldown e audio sharing

Tal como tinha prometido, a Google já está a acelerar no Android 16 lançando a primeira versão Developer Preview.

A próxima versão do Android vai chegar mais cedo no próximo ano (com ajuda de uma mudança na forma como a Google lida com as actualizações) e por agora podemos ver algumas das coisas que estão a ser preparadas, como a partilha de áudio para vários earphones Bluetooth, sistema de redução de notificações excessivas, modo de ecrã de baixa luminosidade, Privacy Dashboard para os últimos sete dias, e outros.

Uma notícia inesperada é que este Android 16 DP1 está a ser disponibilizado para o Pixel 6, que já não devia receber nova actualização do sistema, o que reacende as esperanças de que possa vir a ter direito a um prolongamento surpresa do seu tempo de vida.


Google prepara backups no Google Messages

A mais recente versão beta do Google Messages revela que a Google está a trabalhar numa funcionalidade que será apreciada por todos: a capacidade de fazer backup e restore das mensagens.

Por agora as capacidades de backup de mensagens (SMS, MMS, RCS) ainda sofrem de algumas limitações, e ter uma opção de mais fácil acesso, directamente através da app, tornar-se-á mais simples e funcional de utilizar. Por outro lado, mesmo neste novo sistema, há algumas restrições que podem impedir que se utilizem coisas como a encriptação end-to-end. Pelo lado positivo, parece estar implícito que o sistema funcionará com a sincronização das mensagens para múltiplos dispositivos e plataformas.


iOS 18.2 melhora botão Camera Control

Com o iOS 18.2 (ainda em beta) a Apple vai permitir usar o novo botão Camera Control dos iPhone 16 para algo que poderá acabar por ter maior interesse: servir como atalho de acesso ao Visual Intelligence - o "Google Lens" da Apple - que aplica AI à câmara para processar o que se estiver a ver.

Por agora, o botão Camera Control parece ser uma solução à procura de um problema, e efectivamente melhor teria sido lançado como um "action button 2" que desse acesso a funções mais genéricas do que estar exclusivamente associado a funções da câmara. Mas, talvez a Apple venha a reconhecer isso com o tempo, e se/quando o fizer, bastará uma simples actualização para resolver o assunto.


SpaceSail quer lançar internet via satélite no Brasil em 2026

A Starlink pode actualmente liderar o serviço de internet via satélite, mas nos próximos anos vai começar a enfrentar serviços concorrentes.

A empresa chinesa SpaceSail ainda só tem 36 satélites em órbita, mas anunciou que espera iniciar o serviço de internet via satélite no Brasil em 2026, servindo de complemento no acesso a áreas onde não exista rede de fibra ou serviço móvel. Tendo em conta a vasta geografia do país, é um candidato perfeito para o serviço via satélite, e tendo em conta que as relações entre o actual governo e Elon Musk (e suas empresas) não são as melhores, é de imaginar que a SpaceSail se sinta "bem-recebida".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes das disquetes de 3.5", o formato mais popular eram os floppy disks de 5.25", criados para serem uma versão mais compacta dos anteriores floppys de 8" criados no início da década de 70. Podiam armazenar 360 KB de dados.br />

Amazfit Helio Ring a €146

20-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Amazfit Helio Ring vem facilitar o acesso aos smart rings, com preço bastante mais acessível que os seus concorrentes.

Depois dos smartwatches e smart bands se terem tornado comuns e acessíveis, estamos a entrar na era dos smart rings. O Amazfit Helio Ring faz para os anéis inteligentes aquilo que a marca já fez para os demais wearables, disponibilizando um smart ring a preço bastante mais competitivo do que alternativas da Oura ou Samsung. Ao estilo de uma smart band, o anel pode fazer o tracking da frequência cardíaca e actividade física, com a vantagem de ser bastante mais discreto e conveniente de utilizar. Tem resistência à água até 10 ATM.
De momento, podemos apanhar a Amazfit Helio Ring por 146 euros na Amazon Espanha.

A autonomia é de cerca de três dias e pode ser utilizado tanto em smartphones Android como iPhones através da app Zepp. Por agora a quantidade de tracking de exercícios é ainda limitada face às smart bands e smartwatches, mas isso é algo que poderá ir sendo melhorado no futuro através de actualizações. Um dos seus pontos fortes é a monitorização do sono, já que se torna bastante mais confortável de usar do que uma bracelete ou relógio enquanto se dorme.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Plataforma STLA Frame da Stellantis com até 805 km de autonomia

20-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Stellantis revelou a sua nova plataforma STLA Frame, concebida para camionetas e SUVs eléctricos de grande dimensão, que oferece até 805 km de autonomia.

Em vez de apostar a 100% nos BEVs (puramente eléctricos com bateria), a Stellantis aposta na versatilidade. A STLA Frame suporta todos os tipos de motorização, dos eléctricos puro (EV) aos eléctricos com extensão de autonomia (EREV - com motor a combustão a servir como gerador), passando pelos híbridos (HEV), modelos puramente a combustão interna (ICE), e até modelos a hidrogénio.

Um dos destaques é a sua autonomia alvo de até 805 km, eliminando preocupações comuns relacionadas com a autonomia dos EVs (até 1100 nos EREV). Isto é possível graças ao suporte para baterias com refrigeração líquida e que podem ter capacidade de 159 kWh a mais de 200 kWh, integradas no centro da plataforma. A carga rápida de 350 kW permite adicionar até 161 km de autonomia em apenas 10 minutos.
A plataforma também foi projectada para tarefas pesadas, oferecendo uma capacidade de reboque até 6.350 kg e uma carga útil de 1.225 kg. Inclui ainda carregamento bidireccional, podendo alimentar uma casa ou devolver energia à rede. O primeiro modelo a utilizar esta plataforma será a Ram 1500 REV eléctrica, com lançamento agendado para o início de 2025.

Posteriormente, deverá ser aplicada em muitos outros modelos de marcas do grupo, que incluem a Fiat, Citroën, Opel, Peugeot, Alfa Romeo, Jeep, e outras.

Sabotagem à DIGI com cabos cortados

20-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O arranque do serviço da DIGI em Portugal está a ser alvo de uma campanha de sabotagem com o corte de cabos.

Os tarifários da DIGI têm estado a fazer mexer o sector das comunicações em Portugal, com reacções nem sempre positivas, tendo já começado a fazer-se sentir a nível da redução de preços nas submarcas de vários operadores, como a Amigo e a Woo. Mas há algo que também se tem feito notar, e que revela um cenário bastante mais preocupante.

Têm sido muitos os relatos de verdadeiras campanhas de sabotagem contra a DIGI com o corte de cabos de fibra. Embora o corte de cabos não seja propriamente novidade, tendo já sido sentido no passado em fases de expansão da cobertura de fibra de alguns operadores para áreas já servidas por outros operadores, esses eram quase sempre casos pontuais e raros. Desta vez, a situação parece ser bastante mais generalizada, num nível "nunca antes visto" em Portugal.
Infelizmente, este tipo de casos será de investigação difícil, podendo facilmente ser descartado como sendo algo feito por "indvíduos" desconhecidos no terreno - mesmo que muitas vezes isso seja pouco provável, considerando-se que em muitos casos esse corte foi feito no topo de postes de distribuição, obrigando a usar escadas para lá chegar (e tendo o cuidado de apenas cortar a fibra da DIGI e não de outros operadores), e outras vezes em armários fechados e de acesso não muito fácil. Mas, mesmo assim, é uma situação que não se deve aceitar e que deverá ser reportada, investigada, e esclarecida, até às últimas consequências. Apesar de se tratarem de serviços de empresas privadas, fazem parte da infraestrutura de comunicações que hoje se torna num "bem essencial e indispensável".

Seria bom ver os operadores nacionais aproveitarem a chegada da DIGI para reverem a sua atitude e posição face aos consumidores portugueses, apostando numa política de aproximação e confiança, e não a reforçarem a ideia de "cartel maquiavélico" que continua a fazer esquemas de bastidores para prejudicar o operador concorrente que veio criar ondas no sector.

Apple prepara "HomePad" para casas inteligentes

20-11-2024 | 13:11 | A Minha Alegre Casinha

A Apple está a reforçar as suas ambições no sector das casas inteligentes, preparando um "HomePad" que funcionará como um mini iPad dedicado à domótica.

A Apple prepara-se para entrar no mercado de casas inteligentes com um novo ecrã com AI, que poderá sere revelado em Março de 2025. Este dispositivo "HomePad" contará com um ecrã quadrado de 6 polegadas, margens espessas, com câmara e microfone para chamadas FaceTime, altifalantes para reprodução de música, e uma bateria recarregável. Este novo hub pretende funcionar como um centro de comando para automação doméstica, dando à Apple uma posição privilegiada num sector em que se tem vindo a posicionar com o HomeKit e apoio ao Matter.

O hub da Apple terá uma interface touch que combina o modo StandBy do iPhone com o watchOS, mas será principalmente controlado por voz através das novas funcionalidades Apple Intelligence. Tirando partido das App Intents, um sistema da Siri para controlo de apps, permitirá acesso fácil a produtos de casa inteligente e aplicações como o Safari, Apple Music e Calendário — embora, pelo menos numa primeira fase, não deva ter direito a uma App Store dedicada (o que simplifica a vida da Apple evitando todas as potenciais exigências de abertura da UE). Os widgets personalizáveis mostrarão informações úteis, como previsões meteorológicas e facilitarão o acesso às funções mais frequentes, como controlo de cenas de luzes, alarme, etc.
A segurança será uma prioridade para este novo hub da Apple. Espera-se que ofereça alertas em tempo real e imagens de câmara ao vivo de câmaras domésticas conectadas - sendo que se espera que a Apple também lance uma câmara de vigilância própria. Com sensores internos, o dispositivo poderá detectar a proximidade dos utilizadores e ajustar o ecrã conforme necessário (ao estilo do que a Google também já faz nos seus smart displays) — por exemplo, mostrando a temperatura e passando para o controlo do termóstato quando alguém se aproxima. Pode ainda suportar sensores externos pela casa, e possibilitar videochamadas entre diferentes partes da casa (ou iPhones, iPads e Macs).

O hub virá fazer frente ao Echo Hub da Amazon e do Nest Hub Max da Google, e também é falado que poderá contar com uma versão robótica como modelo topo de gama, que pode ter capacidade de mover o ecrã (ou até deslocar-se fisicamente pela casa) e adoptar uma personalidade mais marcada tirando partido das capacidades AI que têm vindo a ser desenvolvidas para a próxima geração da Siri. Será a Apple a preparar-se para um eventual futuro de mordomos robóticos, se a Tesla (ou Unitree) efectivamente concretizarem as promessas de robots humanóides verdadeiramente funcionais a preço acessível?

Woo ajusta tarifários para preços "DIGI"

20-11-2024 | 11:30 | Aberto até de Madrugada

A Woo passa a oferecer dados móveis ilimitados por €7 e pacote com fibra 1 Gbps desde €20.

Depois da Amigo da Vodafone, é a vez da Woo ajustar os tarifários face à chegada da DIGI a Portugal.

Para fazer face à Digi, e para adesões até ao final do ano, a Woo avança com tarifário móvel de €5 por 100 GB e 2500 min/SMS, ou €7 por dados ilimitados por 5000 min/SMS. Ter em conta que a Woo anuncia que "nunca se fica sem net", pelo que tecnicamente mesmo o plano de 100 GB permite dados "ilimitados", mas com velocidade reduzida a partir desse limite (ao contrário da DIGI, que refere claramente o limite de 200 GB nos seus "ilimitados", a Woo não apresenta esse limite no seu plano ilimitado).
Para quem só quiser internet, a Woo disponibiliza ligação por fibra de 500 Mbps por €12.50, ou 1 Gbps por €15, com período de fidelização de três meses. Se desejarem serviço de TV (60+ canais), temos pacote fibra 1 Gbps + TV por €25, fibra 1 Gbps + móvel 100 GB + TV por €30, e fibra 1 Gbps + móvel ilimitado + TV por €32. Tudo isto, preços promocionais até ao final do ano.

Resta saber se a Woo também fez ajustes nas zonas de cobertura para coincidirem apenas com as zonas já abrangidas pelo serviço de fibra da DIGI, ao estilo do que tem sido criticado para o Amigo da Vodafone.

Por agora os três maiores operadores nacionais parecem optar por fazer frente à Digi ajustando os tarifários nas suas sub-marcas económicas, o que não deixa de ser uma táctica válida para manter os actuais clientes dentro do "grupo". Mas parece-me que será inevitável que tenham que mexer nos tarifários das suas marcas principais, sob pena de perderem uma quantidade significativa de clientes directos.

Snapdragon 8 Elite chega com boa autonomia

20-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente Snapdragon 8 Elite não só oferece um excelente desempenho como também chega com autonomia acrescida.

Já se sabe que quando surge um novo chip a prometer grandes saltos no desempenho, é natural que se fique preocupado com o peso que isso irá ter a nível de aquecimento e autonomia. Mas a Qualcomm parece ter encontrado a fórmula certa para o mais recente Snapdragon 8 Elite. Testes com os modelos Asus ROG Phone 9 Pro e OnePlus 13 mostram autonomia melhoradas, que superam o que seria esperado pelo aumento de capacidade das baterias.

O ROG Phone 9 Pro, com uma bateria de 5.800 mAh (5.4% maior que a do modelo anterior) alcançou quase 14.5 horas nos testes de bateria PCMark, uma melhoria de 30%. Já o OnePlus 13, com uma bateria de 6.000 mAh (11% maior que o antecessor), aguentou 17.5 horas no mesmo teste, um salto de 42% em relação ao OnePlus 12. A Qualcomm previa uma melhoria da eficiência energética de 27% com o Snapdragon 8 Elite, mas estes resultados sugerem que na prática isso poderá ser superado.

Embora os benchmarks não representem fielmente o uso diário, são melhorias que criam boas expectativas para o mais recente chipset topo de gama da Qualcomm. Os OnePlus 13 e Asus ROG Phone 9 Pro são dos primeiros dispositivos com Snapdragon 8 Elite disponíveis a chegar ao mercado, com a série Galaxy S25 da Samsung também o fará no início do próximo ano.


Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €63

20-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para os jogadores que gostam de ratos ultra-leves, este SteelSeries Aerox 5 apresenta-se cheio de estilo e peso reduzido de apenas 66 gramas.

O SteelSeries Aerox 5 adopta a táctica de poupança máxima de peso eliminando tudo o que não for estritamente necessário, com isso a traduzir-se num corpo perfurado que mantém apenas a estrutura necessária para lhe dar a rigidez necessária para desempenhar a sua função. Apesar do seu peso reduzido de 66g, conta com iluminação RGB programável em três zonas distintas, nove botões programáveis, e cabo USB-C destacável que facilita a sua arrumação sempre que for necessário transportá-lo para qualquer lado. Usa um sensor óptico TrueMove Air 18K DPI que lhe garante excelente precisão de movimentos.
Este SteelSeries Aerox 5 está disponível por 63.69 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, apesar de ser completamente perfurado, a marca assegurou a sua resistência a potenciais acidentes com bebidas com o Aquabarrier, que promete deixá-lo imune contra salpicos, poeira e sujidade, com certificação IP54.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|