Amazon com
passkeys em iOS e web; Excel corrige
autoformatação que arruinava dados genéticos (passados três anos); Netflix perde
interesse em Portugal; GAC Aion Hyper HT vem
com portas à Model X; Google Photos com
backup de fotos RAW quer se queira ou não; SpaceX quer
lançamentos a cada 2 dias em 2024; Google apresenta
publicidade para Keepass malicioso; desinformação no X é
promovida por contas verificadas; recriação de imagens da Google
expande fotos de forma realista com base noutras fotos; e falsa oferta de emprego da Corsair no LinkedIn
distribui malware.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um
cubo de tomadas múltiplas com USB; temos ainda o nosso passatempo de
16º aniversário.
Android 14 mais eficiente a lidar com apps em background
No Android 14 a Google dedicou bastantes esforços para
melhorar a gestão das apps em background, e diz que as diferenças irão fazer-se sentir no uso no dia a dia.
As tarefas em background eram uma das grandes vantagens e desvantagens do sistema Android. Por um lado, dão maior liberdade ao tipo de processamento que se pode fazer (face ao iOS, por exemplo, que aplica regras bem restritivas quanto ao que as apps podem fazer), por outro lado, fazem com que uma app mal programada possa abusar do sistema e prejudicar drasticamente o desempenho e autonomia do equipamento. No Android 14 isso não deverá acontecer, com o sistema a manter maior controlo sobre os processos em background, e também poupando memória. O resultado final será permitir que mais apps se mantenham em memória prontas a ser reactivadas de forma instantânea, sem que tenham que ser recarregadas a partir do zero.
Google reduz chamadas SOS acidentais nos Android
A Google está a fazer alterações ao sistema de chamadas SOS nos Android para tentar reduzir o número de chamadas acidentais feitas para os serviços de emergência.
Atá agora, quando activado o sistema, o smartphone apresentava uma contagem decrescente de 5 segundos, ao fim da qual era iniciada a chamada para os serviços de emergência. Agora, a nova opção pede aos utilizadores que confirmem activamente que querem efectuar a chamada de emergência mantendo o
dedo pressionado no ecrã durante 3 segundos.
Este novo sistema reduzirá as chamadas acidentais, mas também destrói por completo o propósito da chamada de emergência no caso do utilizador estar incapacitado e não puder tocar no ecrã. Felizmente, a Google manteve uma opção que permite que os utilizadores mantenham o comportamento antigo se assim o desejarem - só têm que ter o cuidado de não activar o sistema acidentalmente e gerar mensagens de emergência sem necessidade.
Multilíngua no Pixel 8 muda teclado automaticamente
A funcionalidade de reconhecimento de voz multilíngua no Pixel 8 vem acompanhada por um detalhe que pode ser mais inconveniente do que vantajoso.
O Pixel 8 tem a capacidade de fazer o reconhecimento de voz em diversas línguas, o que é uma excelente melhoria. No entanto, apesar dessa funcionalidade ainda não ser tão perfeita quanto se desejaria, a Google também a associou à
mudança automática de teclado para a língua em que se estiver a falar. E se por vezes esse pode ser o comportamento desejado, outras vezes pode trabalhar contra os desejos do utilizador - que agora deixa de ter a possibilidade de manter o teclado na língua específica que pretendesse, independentemente da língua que quiser falar.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: O Prolog é uma linguagem de computação criada em França em 1972 por Alain Colmerauer, e foi inicialmente concebida para lidar com a tarefa de interpretar linguagem natural de modo a ser percebida pelos computadores.