PlanetGeek

Frigideira processada nos EUA por anunciar temperaturas superiores à do Sol

24-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA uma mulher está a processar a SharkNinja por considerar que faz publicidade enganosa quanto à sua frigideira ser feita com temperaturas superiores à do Sol.

Sendo os EUA a terra dos processos, é inevitável que de tempos a tempos surjam alguns processos curiosos. É esse o caso deste processo de Patricia Brown contra a SharkNinja, fabricante de utensílios de cozinha, quanto à sua frigidreira anti-aderente.

A empresa refere que a sua fridigeira é feita com temperaturas que atingem mais de 16 mil graus centígrados, usando isso como superioridade para frigideiras concorrentes feitas a temperaturas de apenas 480°C; e com essa temperatura a ser superior à do Sol, e mais que suficiente para vaporizar qualquer material, a senhora considera que se trata de publicidade enganadora.
Ora, este poderia parecer um caso quem nem deixa margem para dúvidas, mas ao contrário do que se poderia imaginar, a empresa pode estar certa.

Existe um método de aplicação de revestimentos cerâmicos que é feito através da projecção de plasma, para criar uma camada ultra-resistente com propriedades especiais (anti-aderente, anti-riscos, etc.) com apenas alguns átomos de espessura que fica fundida com os átomos do material do objecto. Ora, esse processo envolve de facto bombardear o produto com plasma que pode atingir e superar a temperatura do sol, mas sendo feito por instantes tão infinitesimais que não destroem o objecto.

Portanto, é bem provável que a SharkNinja saia vitoriosa deste processo, também contribua para a educação pública sobre as técnicas de aplicação de revestimentos avançados.

Google Photos adiciona AI à geração de vídeos de memórias

24-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google adicionou mais uns toques de AI ao seu sistema de geração de vídeos no Google Photos.

Os vídeos gerados no Google Photos são uma excelente forma de condensar centenas de fotos e vídeos num vídeo compacto mais divertido de ver (e fácil de digerir), e são muitas vezes apresentados de forma automática pelo serviço ou podendo ser criados pelos utilizadores escolhendo manualmente as fotos e vídeos desejados. Mas agora, a opção manual passa a ter assistência AI para facilitar a tarefa.

Uma vez que se pode tornar bastante trabalhoso seleccionar manualmente todas as fotos e vídeos, o Google Photos passa a dar a opção de referir apenas as pessoas, locais ou actividades, para que esses vídeos e fotos sejam seleccionados automaticamente, teoricamente com a selecção das imagens e secções de vídeo mais adequados.

Create a highlight video of your favorite vacation, activity, or event in just a few taps! Simply search for what you want to feature, and Google Photos will choose the best clips & photos in your gallery, add music and sync the video to the music to bring it all together. pic.twitter.com/oJlmsFTDZR

— Google Photos (@googlephotos) October 24, 2023

Tal como anteriormente, os utilizadores continuarão a ter a opção de editar e modificar o resultado final, removendo elementos, adicionando coisas novas, trocando a música e estilo de montagem, etc.

Esta nova funcionalidade está a chegar aos utilizadores de forma faseada, pelo que quem ainda não a vir no seu Google Photos terá que ter a habitual dose de paciência e esperar que chegue à sua conta.

Ganha uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini

24-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma coluna Bluetooth Tronsmart.

A transição para o áudio wireless Bluetooth pode ter sido acompanhado pela necessidade de ter mais produtos para recarregar, mas tem também a vantagem de facilitar o processo de levar uma coluna para qualquer lado e posicioná-la sem procupação de se ter um cabo a ligá-la ao smartphone. E no caso desta Tronsmart Groove Force Mini, é uma coluna que pode resistir a salpicos e areia, permitindo uma utilização em todo o tipo de ambientes sem qualquer chatice.


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

AI facilita pesquisa de vídeo

24-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Em sentido contrário ao da geração de imagens, há quem trabalhe com sistemas AI para catalogar tudo o que acontece em vídeos e facilitar pesquisas e outras operações.

Apesar de nos últimos tempos se dar maior destaque às ferramentas de geração de imagem a partir de texto, como o Dall-E e Imagen - que, sem qualquer dúvida, são impressionantes - o mesmo tipo de avanços também tem sido aplicado em sentido contrário, na interpretação daquilo que se pode ver em fotos e em vídeos.

Estes novos modelos AI têm capacidade de reconhecer todos os objectos que aparecem em cada frame de um vídeo, e também das acções que estão a ser feitas. E com isso, torna-se possível criar motores de pesquisa de vídeo que são capazes de identificar qualquer coisa que o utilizador peça, como "mostra a cena em que uma pessoa está sentada a comer com uma janela a mostrar o pôr do sol", como também criar descrições e resumos automáticos de filmes. Para além das aplicações de pesquisa e sumarização, esta capacidade de interpretar o vídeo também permite criar sistemas que dividam automaticamente um vídeo em capítulos, ou que determinam os melhores momentos para apresentação de publicidade.

Para os utilizadores finais, poderá ser um precioso auxiliar para descobrir "aquele filme" do qual não nos lembramos do nome mas em que somos capazes de descrever uma cena.

Xreal lança óculos Air 2 e Air 2 Pro

24-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xreal - anteriormente Nreal - lançou a nova geração de óculos Xreal Air 2 e Air 2 Pro.

A empresa esteve atenta às críticas dos utilizadores dos seus óculos anteriores e fez melhorias em praticamente todas as áreas.

Os Xreal Air 2 são mais leves e confortáveis de usar, têm ecrãs melhorados, e agora têm direito a uma versão Pro com lentes electrocromáticas que podem escurecer ao toque de um botão. Estes óculos apresentam um ecrã Full HD à frente dos olhos do utilizador, usando novos displays micro-OLED da Sony de 120 Hz que agora podem atingir um brilho de 500 nits (face aos 400 nits dos anteriores) preenchendo um campo de visão de 49°. Apesar do aumento do brilho, quem os quiser usar no exterior apreciará a maior conveniência do modelo Pro que disponibiliza três modos de transparência: transparência total para se ver o mundo exterior com a informação visual projectada, modo produtividade que escurece 35% para facilitar a visualização do ecrã, e modo imersivo que bloqueia o exterior a 100%, ideal para ver filmes ou jogar jogos sem distracções.
O tamanho do ecrã virtual pode ser ajustado, indo até um máximo equivalente a um ecrã de 330" à frente do utilizador. E, para evitar a necessidade de earphones, os óculos contam com colunas integradas direccionadas para os ouvidos e microfones.

Outra grande vantagem é que desta vez a Xreal vai disponibilizá-los na Europa, e também através da Amazon, com preço de 460 euros para o Air 2 e de 515 euros para o Air 2 Pro.

Google prepara protecção de IP no Chrome

23-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar um sistema de protecção do IP para esconder a localização dos utilizadores.

Actualmente, quando alguém visita um site usando um browser convencional, dá ao servidor de destino o seu endereço IP que, invariavelmente, permite descobrir a sua localização aproximada, habitualmente num raio de várias centenas ou milhares de metros, mas potencialmente com maior precisão. Pode também ser usado para individualizar o visitante e fazer o seu tracking através de múltiplos sites. A única forma de evitar isso é através de uma VPN ou usando um browser Tor, mas o Chrome poderá em breve facilitar o processo.

A Google está a preparar uma opção "IP Protection" para o Chrome que vai esconder o endereço IP dos utilizadores. Em vez de revelar o endereço IP real, o serviço redireccionará as comunicações através de proxies, fazendo com que os servidores de destino apenas tenham acesso a um IP que indica a zona geográfica do utilizador mas sem qualquer possibilidade de saber que utilizador é.
Uma vez que é um sistema que mexe com alguns dos pressupostos base do funcionamento da web, a Google irá começar por fazer os testes com número bastante limitado de utilizadores e - por agora apenas para utilizadores com conta Google. Numa segunda fase a Google planeia aumentar ainda mais a privacidade com sistema de duplo proxy (ao estilo das redes Tor que fazem os dados passar por vários nós intermédios), em que um dos passos seria feito por um CDN externo, para que nem a Google pudesse ser acusada de continuar a fazer o tracking que diz estar a evitar.

Este sistema irá ser testado entre as versões do Chrome 119 e Chrome 225, pelo que ainda deverá demorar algum tempo até que seja lançada oficialmente para todos os utilizadores.

Murena 2 aposta na privacidade com botões físicos

23-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do Murena One, temos o Murena 2 - um smartphone com e/OS que se foca na privacidade dos utilizadores.

Depois do sucesso do modelo inicial ter demonstrado que há pessoas que valorizam a sua privacidade, chega o Murena 2 em nova campanha no Kickstarter.

O Murena 2 é um smartphone relativamente comum, com ecrã de 6.43", MediaTek Helio P70, 8 GB de RAM, 128 GB, câmaras de 64 MP + 13 MP telefoto + 5 MP wide angle, câmara frontal de 25 MP, e bateria de 4000 mAh. Onde se destaca é no facto de vir de origem com e/OS, uma versão do Android sem as ligações à Google, e com dois curiosos botões físicos de privacidade: o primeiro assegura que todas as câmaras e microfones são desligadas fisicamente do sistema; o segundo assegura que o smartphone fica desligado de todas as comunicações wireless (modo Airplane).


O projecto já superou amplamente a sua meta, neste momento com mais de 150 mil dólares angariados, e os interessados poderão apanhar um Murena 2 por 399 euros na edição Early Bird. As entregas estão prometidas para Dezembro de 2023.

Notícias do dia

23-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Amazon com passkeys em iOS e web; Excel corrige autoformatação que arruinava dados genéticos (passados três anos); Netflix perde interesse em Portugal; GAC Aion Hyper HT vem com portas à Model X; Google Photos com backup de fotos RAW quer se queira ou não; SpaceX quer lançamentos a cada 2 dias em 2024; Google apresenta publicidade para Keepass malicioso; desinformação no X é promovida por contas verificadas; recriação de imagens da Google expande fotos de forma realista com base noutras fotos; e falsa oferta de emprego da Corsair no LinkedIn distribui malware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB; temos ainda o nosso passatempo de 16º aniversário.

Android 14 mais eficiente a lidar com apps em background

No Android 14 a Google dedicou bastantes esforços para melhorar a gestão das apps em background, e diz que as diferenças irão fazer-se sentir no uso no dia a dia.

As tarefas em background eram uma das grandes vantagens e desvantagens do sistema Android. Por um lado, dão maior liberdade ao tipo de processamento que se pode fazer (face ao iOS, por exemplo, que aplica regras bem restritivas quanto ao que as apps podem fazer), por outro lado, fazem com que uma app mal programada possa abusar do sistema e prejudicar drasticamente o desempenho e autonomia do equipamento. No Android 14 isso não deverá acontecer, com o sistema a manter maior controlo sobre os processos em background, e também poupando memória. O resultado final será permitir que mais apps se mantenham em memória prontas a ser reactivadas de forma instantânea, sem que tenham que ser recarregadas a partir do zero.




Google reduz chamadas SOS acidentais nos Android

A Google está a fazer alterações ao sistema de chamadas SOS nos Android para tentar reduzir o número de chamadas acidentais feitas para os serviços de emergência.

Atá agora, quando activado o sistema, o smartphone apresentava uma contagem decrescente de 5 segundos, ao fim da qual era iniciada a chamada para os serviços de emergência. Agora, a nova opção pede aos utilizadores que confirmem activamente que querem efectuar a chamada de emergência mantendo o dedo pressionado no ecrã durante 3 segundos.

Este novo sistema reduzirá as chamadas acidentais, mas também destrói por completo o propósito da chamada de emergência no caso do utilizador estar incapacitado e não puder tocar no ecrã. Felizmente, a Google manteve uma opção que permite que os utilizadores mantenham o comportamento antigo se assim o desejarem - só têm que ter o cuidado de não activar o sistema acidentalmente e gerar mensagens de emergência sem necessidade.


Multilíngua no Pixel 8 muda teclado automaticamente

A funcionalidade de reconhecimento de voz multilíngua no Pixel 8 vem acompanhada por um detalhe que pode ser mais inconveniente do que vantajoso.

O Pixel 8 tem a capacidade de fazer o reconhecimento de voz em diversas línguas, o que é uma excelente melhoria. No entanto, apesar dessa funcionalidade ainda não ser tão perfeita quanto se desejaria, a Google também a associou à mudança automática de teclado para a língua em que se estiver a falar. E se por vezes esse pode ser o comportamento desejado, outras vezes pode trabalhar contra os desejos do utilizador - que agora deixa de ter a possibilidade de manter o teclado na língua específica que pretendesse, independentemente da língua que quiser falar.

Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Prolog é uma linguagem de computação criada em França em 1972 por Alain Colmerauer, e foi inicialmente concebida para lidar com a tarefa de interpretar linguagem natural de modo a ser percebida pelos computadores.

Micro-compressor portátil Xiaomi 1S a €43

23-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada


A Xiaomi tem um micro-compressor que enche pneus de carros e bicicletas sem necessidade de visitar um posto de abastecimento.

Por norma os mini-compressores para os automóveis necessitam de ser ligados à ficha do isqueiro, o que inviabiliza a sua utilização em bicicletas ou longe de uma fonte de energia (para além do seu volume também não ser muito conveniente para andar permanentemente connosco). Mas a Xiaomi tem uma proposta interessante, um compressor portátil com volume bastante mais reduzido - mais parecendo um leitor MP3 volumoso - e que resolve o problema. Neste caso, trata-se da versão mais recente 1S, que tem um caudal de 15 l/s, mais do dobro do micro-compressor original, que se ficava pelos 7 l/s - e assim poderá encher os pneus em metade do tempo.


Este micro-compressor portátil Xiaomi 1S custa apenas 43.09 euros na Amazon Espanha.

Este compressor pode literalmente andar num bolso, e conta com um display para monitorizar a pressão e fazer os ajustes necessários, sendo apropriado para pneus de todos os tipos, e com indicação que tem autonomia para encher 8 pneus de bicicleta ou 5 de automóvel. O carregamento é feito via ficha micro USB standard e demora cerca de 3 horas. Tem também uma lanterna LED integrada, para facilitar o processo de encher um pneu em locais sem iluminação.

Um acessório perfeito para quem tem um carro eléctrico e já perdeu o hábito de visitar os postos de combustível.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

PHP API Example That Implements CRUD Operations on MongoDB Database Records

23-10-2023 | 13:18 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
MongoDB is a popular NoSQL database that stores information records in a document database.

This package provides an example application that shows how to implement a Web services API that can perform CRUD (Create, Retrieve, Update, and Delete) operations on records of information stored in a MongoDB database.

Amazon com passkeys em iOS e web

23-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon também adere às passkeys, mas por agora apenas no iOS e na web, com os Android a terem que aguardar mais algum tempo.

As passkeys libertam os utilizadores da preocupação com a utilização de passwords, podendo fazer o login em serviços usando o método que já utilizam no seu smartphone (reconhecimento facial, impressões digitais, código PIN, etc.) Embora o sistema seja simples de utilizar, utiliza mecanismos extremamente complexos para garantir a segurança na autenticação, e com a grande vantagem de que substitui simultaneamente a necessidade de uma password e também de códigos 2-factor adicionais (que se tornam indispensáveis no caso das passwords simples).

Quem desejar dar uso às passkeys na sua conta Amazon poderá fazê-lo na web indo às configurações da sua conta, "Login & Security", e activar o sistema na secção "Passkey". Na app iOS também passa a existir uma secção idêntica em Account > Login and Security > Set Up For Passkeys.

Os utilizadores Android terão que aguardar, com a Amazon a dizer que as passkeys na app Android chegarão "em breve".

De notar que, embora sejam cada vez mais as empresas a suportar passkeys, por agora estão a ser usadas de forma complementar às passwords tradicionais + 2FA; o que por um lado prejudica a segurança (os utilizadores continuam a sofrer os mesmos riscos que antes), mas permite que se habituem a este novo sistema de forma mais progressiva, sem arriscarem perder o acesso às suas contas.

Sistema de dessalinização solar gera água mais barata que a da torneira

23-10-2023 | 12:07 | A Minha Alegre Casinha

Investigadores criaram um novo sistema de dessalinização solar, que pode gerar água potável a baixo custo.

A questão da (falta de) água potável é um tema que preocupa todos os que se interessam pelos temas ambientais. A dessalinização é uma das propostas que está constantemente em cima da mesa, mas estando associada a custos elevados e apenas ao alcance dos países mais ricos, mas isso pode estar prestes a mudar.

Cientistas do MIT criaram um sistema de dessalinização solar que replica as correntes térmicas do oceano em escala reduzida, e que é capaz de gerar água potável de forma eficiente e com um custo extremamente reduzido - fazendo com que a água produzida seja até mais barata do que aquela que é fornecida pela rede pública.

Um sistema do tamanho de uma mala pode produzir entre 4 a 6 litros de água potável por hora, usando unicamente energia solar, e podendo funcionar durante vários anos sem que seja necessário substituir peças. Em escalas maiores, poderia fornecer água potável a comunidades inteiras a preço ainda mais competitivo.

Excel corrige autoformatação que arruinava dados genéticos

23-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Chega tarde, mas a MS anunciou ter corrigido a situação que causou grande frustração a cientistas que tentassem processar nomes de genes no Excel.

Em 2020 falamos do caricato caso do Excel estar a arruinar a vida a cientistas, devido ao formato do nome de genes ser erradamente reconhecido como datas e convertido de forma automática - ao ponto de obrigar a mudar o formato de nomes que era utilizado.

Agora, três anos mais tarde, a Microsoft diz ter implementado uma solução que desactivar a conversão automática de letras e números para uma data.
A MS diz que desactivar a conversão pode ter alguns efeitos secundários, já que os campos serão tratados como dados de texto e impedir cálculos, e também não sendo possível desactivar as conversões quando se correm macros - o que poderá revelar-se problemático nalguns cenários.

No entanto, a minha maior pergunta é: porque motivo demorou mais de três anos para lançarem algo tão simples como uma opção para desactivar uma conversão automática de dados?

Xiaomi 14 e 14 Pro com 16 GB de RAM

23-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os Xiaomi 14 e 14 Pro já foram apanhados no Geekbench, revelando que irão ter versões com 16 GB de RAM.

Estamos a poucos dias da apresentação oficial da nova geração Xiaomi 14 (com HyperOS) e vão surgindo mais detalhes sobre estes modelos. Estes novos Xiaomi apareceram nas tabelas do benchmark Geekbench, com o Xiaomi 14 normal no Geekbench 5 e Xiaomi 14 Pro no Geekbench 6. Isto impede uma comparação directa entre ambos, mas já permite ficar com alguns dados interessantes.

Para começar, ambas as versões vão ter variantes com 16 GB de RAM, e ambos irão também estar equipados com o mais recente Snapdragon 8 Gen 3 - que também será apresentado oficialmente pela Qualcomm nos próximos dias.
Comparando com a anterior geração equipada com Snapdragon 8 Gen 2, o Snapdragon 8 Gen 3 parece ser cerca de 20% mais rápido em multicore e 5% em single core, com a Qualcomm a apostar numa combinação 1x Cortex-X4 a 3.30 GHz + 3x Cortex-A720 a 3.15 GHz + 2x Cortex-A720 a 2.96 GHz + 2x Cortex-A520 a 2.7 GHz.

Vai ser interessante ver que tal este novo chip se compara com o Dimensity 9300 da Mediatek, que tem apresentado resultados bastante curiosos.

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €81

23-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 81.32 euros na Amazon Espanha.

Podem também espreitar a versão mais compacta e económica de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

SPC Discovery Pro disponível no mercado nacional

22-10-2023 | 10:32 | Apps do Android



A segunda aposta da marca espanhola passa por um equipamento mais refinado, com set de câmaras melhorado, o dobro da memória RAM e uma bateria com 5000mAh. 

SPC, empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, anuncia que o novo DISCOVERY PRO já está à venda. Um smartphone que se tornará o telemóvel do momento para aqueles que querem absolutamente tudo com qualidade "pro". Trata-se de um dispositivo elegante, com um acabamento tátil sedoso, cujas características surpreendentes colocam a SPC na vanguarda dos terminais inteligentes em termos de "relação qualidade-preço". Isto é possível graças às suas elevadas características e desempenho, à sua memória
 
SPC DISCOVERY PRO: experiência de câmara e desempenho profissional ao preço mais baixo
 
O novo smartphone SPC DISCOVERY PRO está pronto para romper o mercado de gama média com recursos projetados para tirar o máximo proveito deste dispositivo. O terminal incorpora no seu Core AI Camera a combinação de três lentes para oferecer a possibilidade de fotografia de nível profissional: grande angular de 50Mpx com deteção de cena por IA, câmara de 5Mpx com super grande angular e câmara macro de 2Mpx.
 
Este "tridente" de objetivas representa um salto qualitativo na experiência fotográfica e chega a esta nova gama com sensor Omnivision para oferecer melhores imagens em qualquer situação, mesmo com pouca luz ou em movimento. Na parte frontal, o terminal inclui uma câmara selfie de 8 megapixéis, perfeita para fazer videochamadas ou criar conteúdos para as redes sociais. O SPC DISCOVERY PRO também grava vídeos em qualidade Full HD.
 
A SPC concentrou os seus esforços num conjunto de câmaras que, quando complementadas com software, permitem ao utilizador obter melhores imagens. Assim, o novo DISCOVERY PRO dispõe de um Modo Automático capaz de tirar fotografias de alta qualidade nas suas configurações padrão, bem como de flash, modo HDR, função Face Beauty ou uma grande variedade de filtros para melhorar as fotografias tiradas pelo utilizador.
 
Com o Modo Manual (Camera Pro), este smartphone oferece a oportunidade de personalizar características como o brilho, a velocidade do obturador, a focagem, o ISO, o equilíbrio de brancos, o contraste e a saturação. Adicionalmente, a câmara integra modos especiais como Retrato, Panorama, Vídeo, Câmara Lenta, Timelapse, entre outros.
 
Em relação às definições de fotografia e vídeo, os utilizadores têm a liberdade de ajustar várias especificações, como o armazenamento (interno ou cartão SD); bem como atalhos para controlar a utilização, como a tecla de volume para tirar fotografias; o som da câmara, a opção de guardar, o detetor de sorrisos, o ativador e desactivador anti-bandas ou o reconhecimento de cenas AI. Além disso, a sua câmara tira o máximo partido do Google Lens como leitor de códigos QR e reconhecimento de imagens.
 
Em termos de desempenho, o SPC DISCOVERY PRO vem numa configuração de RAM com 6GB 128GB de armazenamento interno. O aparelho é alimentado por um processador Octa Core Unisoc T616 de 2GHz e uma bateria de 5.000 mAh com carregamento ultrarrápido de até 18W, que é uma proporção perfeita para uso intensivo durante todo o dia sem problemas. O dispositivo também possui carregamento inverso, o que significa que pode carregar outros dispositivos ligados a ele, como auscultadores ou tablets, por exemplo. Uma opção que apenas alguns modelos topo de gama incluem e que representa um salto significativo na estratégia da SPC de conceber smartphones com características premium a um preço competitivo.
 
O dispositivo conta ainda com um painel IPS LTPS de 6,8 polegadas com resolução FHD+ (2460x1080 pixéis), proteção Panda e densidade de 396 PPI. Com um design O Display, que permite que a câmara frontal esteja integrada no ecrã, dispõe ainda de uma função de luminosidade automática e de um ecrã adaptável a cada momento do dia. Isto significa que pode ser configurado não só para mostrar mais ou menos brilho dependendo da localização no interior ou no exterior, mas também se ajusta de acordo com a hora do dia para que, à medida que a noite se aproxima, o ecrã bloqueie progressivamente a quantidade de luz emitida para que o olho se habitue à escuridão.
 
Conectividade para todas as situações
 
O novo DISCOVERY PRO dispõe de uma vasta gama de opções de conetividade, tais como NFC e o codec de áudio Bluetooth AAC topo de gama, que melhorará a qualidade do áudio, quer ligue um auricular Bluetooth ou um altifalante.
 
Também incorpora um leitor de impressões digitais na parte lateral para proporcionar uma camada adicional de segurança. Esta funcionalidade permite aos utilizadores desbloquear o dispositivo de forma rápida e segura, bem como proteger o acesso a aplicações e dados confidenciais.
 
Como exemplo do seu potencial de usabilidade, o SPC DISCOVERY PRO dispõe de funções como o Smart Gestures, que, entre outras coisas, detetca quando o utilizador segura o telemóvel na mão para ativar momentaneamente o ecrã e exibir notificações sem necessidade de ativar nada. E, graças ao sistema operativo Android 13, consolida-se como um dispositivo pronto a instalar e a utilizar as aplicações mais populares, com infinitas possibilidades de configuração para que cada um possa torná-lo seu desde o primeiro momento.
 
Se há uma coisa que a SPC procurou fazer com este novo smartphone, foi dar ênfase ao design e à funcionalidade. É um dispositivo que foi cuidadosamente concebido no exterior, com acabamentos premium, um toque sedoso e um tamanho confortável que se adapta comodamente à mão do utilizador. Tudo isto, numa combinação perfeita de características a um preço muito razoável. O SPC DISCOVERY PRO está disponível em Deep Sky, um azul-escuro com reflexos que criam suaves halos de luz e dão um toque de cor a um smartphone concebido para o conforto.
 
 
SPC DISCOVERY, uma grande capacidade de armazenamento e funcionalidades verdadeiramente úteis para o dia a dia
 
Para aqueles que procuram a combinação perfeita de funcionalidade e características a um preço mais acessível, a SPC colocou à venda antes do verão o seu novo SPC DISCOVERY, um smartphone com uma dupla câmara traseira composta por uma lente principal grande angular de 13 megapixéis e uma macro de 2 megapixéis, e também com gravação de vídeo em qualidade Full HD a 60 fps. Na parte frontal está a câmara selfie de 5 megapixéis. Além disso, este smartphone está disponível em duas versões de memória interna, 64GB (preço: 129,90 euros) ou 128GB de armazenamento (preço: 149,90 euros), em ambos os casos com um processador Quad Core de 2GHz e 12 nanómetros.
 
Este modelo possui um ecrã HD+ de 6,5 polegadas com proteção Panda e tecnologia InCell IPS, que oferece funcionalidades inteligentes para otimizar a duração da bateria. Em termos de opções de conetividade, o telemóvel inclui Bluetooth 5.0 e conetividade 4G.  Por outro lado, o SPC DISCOVERY tem uma bateria de 4.500mAh, que lhe dá uma grande autonomia para dois dias de utilização e ligação USB-C. Além disso, inclui também um botão de acesso direto à aplicação previamente configurada.
 
O SPC DISCOVERY está disponível em duas cores: Dark Matter para o modelo de 64GB de armazenamento e Deep Sky para o modelo de 128GB.
 
Preço e disponibilidade do novo SPC DISCOVERY PRO
SPC DISCOVERY PRO já está disponível na cor Deep Sky por 179,90 euros. 

Microsoft prepara fim do VBScript

21-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai dizer adeus (quase) definitivo ao VBScript, e com isso encerrar uma das principais preocupações de segurança para empresas e utilizadores.

O VBScript (Visual Basic Script) é uma linguagem de programação que a MS lançou em 1996 e que vinha incluída com o Internet Explorer, permitindo a criação de script que potenciavam a interoperação entre diferentes programas. Infelizmente, era algo que também era / é explorado para fins maliciosos, com a distribuição de malware como o Lokibot, Emotet, Qbot, e outros.

Com o fim do Internet Explorer torna-se ainda mais difícil justificar a sua existência, motivo pelo qual a MS anuncia que irá começar o seu processo de desfasamento. O VBScript passará a ser uma funcionalidade opcional, numa primeira fase mantendo a pré-instalação para não causar problemas às empresas que ainda o utilizam, mas posteriormente passando a não estar disponível a não ser que as empresas o instalem expressamente.
De notar que, desde 2019, o VBScript também já tinha passado a estar desactivado no Internet Explorer 11 no Windows 10 com a actualização de Julho de 2019. Pelo que, se não notaram a sua falta desde essa altura, certamente também não a irão sentir quando for removido de vez.

Elements Synth com componentes electrónicos

21-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser revisitar o espírito original dos sintetizadores, pode recriar o seu próprio com este projecto Elements.

Hoje em dia estamos "mal habituados", no sentido em que até um simples smartphone ou tablet tem capacidade mais que suficiente para recriar toda uma infinidade de sons sintetizados por intermédio de software. Ainda assim, há sempre quem prefira os sons puros gerados electronicamente, e é precisamente o que faz este projecto que nos mostra como criar pequenos sintetizadores capazes de criar um grande som.

Embora não chegue ao ponto de recriar os sintetizadores analógicos (que apesar da nostalgia, também sofriam de inúmeros problemas e de "temperamento peculiar" em função de coisas tão simples quanto a temperatura ambiente), temos como grande vantagem a sua extrema simplicidade e também dimensão reduzida, que facilita a criação e utilização de vários em simultâneo.


Google Photos com backup de fotos RAW

21-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos passa a fazer o backup de fotos RAW, mas sem dar opção aos utilizadores.

A funcionalidade de backup das fotos do Google Photos é imensamente apreciada pela maioria dos utilizadores, evitando a indesejada situação de - por um qualquer motivo imprevisto - se poder ficar sem anos de fotos. Agora, também está a incluir as fotos RAW, o que por um lado será bom, mas por outro lado vem acompanhado de um sério inconveniente.

As fotos RAW ocupam espaço significativamente superior às das fotos nos formatos normais, e o grande problema é que a Google se parece ter esquecido de adicionar uma opção dedicada para activar ou desactivar o backup das fotos RAW, fazendo com que estas fotos possam rapidamente comer todo o espaço livre que os utilizadores têm na sua conta Google.
Tal como a Google permite que os utilizadores façam backup em qualidade reduzida (em vez da qualidade original) para poupar espaço, faz todo o sentido que também exista uma opção que permita controlar o backup das fotos RAW.

Com isso a ter sido esquecido pela Google, resta esperar que essa opção seja adicionada quanto antes, e que também seja disponibilizada uma opção que facilmente permita eliminar todas as fotos RAW dos backups dos utilizadores, para recuperar o espaço que entretanto foi ocupado.

Esta pop quer-se pesada

21-10-2023 | 14:35 | Gonçalo Sá

Poppy_Zig.jpg

"ZIG", o quinto álbum de POPPY, está quase aí. O sucessor de "Flux" (2021) é editado a 27 de Outubro, mas as primeiras amostras ficaram abaixo do que se esperava de alguém que costuma ter nos singles as suas canções mais fulminantes.

Nem "Church Outfit", nem "Knockoff", nem "Motorbike" acrescentaram interesse especial à música da norte-americana, com uma pop electrónica genérica que fez ansiar um regresso às guitarras, retomadas numa potente versão de "Spit", das Kittie, que ficará fora do alinhamento do disco.

A distorção também se faz notar, felizmente, no novo avanço, "HARD", que não precisa de muito mais do que dois minutos para comprovar - depois de "I Disagree" (2020) já o ter mostrado - que o melhor do projecto de Moriah Rose Pereira tem nascido de embates com o industrial ou o shoegaze sem perder a sensibilidade melódica pelo caminho.

O quarto avanço do álbum parece partir de onde os Sleigh Bells ou os Crystal Castles ficaram, indo dos sussurros aos gritos a um ritmo acelerado numa atmosfera tão efervescente como envolvente. Esperemos que os próximos passos sigam por aqui:

|