PlanetGeek

Esta pop quer-se pesada

21-10-2023 | 14:35 | Gonçalo Sá

Poppy_Zig.jpg

"ZIG", o quinto álbum de POPPY, está quase aí. O sucessor de "Flux" (2021) é editado a 27 de Outubro, mas as primeiras amostras ficaram abaixo do que se esperava de alguém que costuma ter nos singles as suas canções mais fulminantes.

Nem "Church Outfit", nem "Knockoff", nem "Motorbike" acrescentaram interesse especial à música da norte-americana, com uma pop electrónica genérica que fez ansiar um regresso às guitarras, retomadas numa potente versão de "Spit", das Kittie, que ficará fora do alinhamento do disco.

A distorção também se faz notar, felizmente, no novo avanço, "HARD", que não precisa de muito mais do que dois minutos para comprovar - depois de "I Disagree" (2020) já o ter mostrado - que o melhor do projecto de Moriah Rose Pereira tem nascido de embates com o industrial ou o shoegaze sem perder a sensibilidade melódica pelo caminho.

O quarto avanço do álbum parece partir de onde os Sleigh Bells ou os Crystal Castles ficaram, indo dos sussurros aos gritos a um ritmo acelerado numa atmosfera tão efervescente como envolvente. Esperemos que os próximos passos sigam por aqui:

Google Messages prepara emparelhamento simplificado

21-10-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Utilizar o Google Messages noutros dispositivos vai dispensar a necessidade de usar códigos QR para emparelhamento.

É cada vez mais anacrónico (e inaceitável) ter serviços que só funcionam num único dispositivo. O Google Messages, que trata dos SMS e RCS já permite que os utilizadores recebam e enviam mensagens noutros equipamentos, através de um processo de emparelhamento com QR Codes, mas em breve poderá bastar fazer o login com a conta Google.

Apesar de se poder continuar a usar o método QR Code, as versões beta indicam que a Google está a preparar um novo sistema que aproveita a conta Google para permitir que os utilizadores possam aceder às mensagens do seu smartphone a partir de qualquer outro dispositivo onde façam login com a sua conta, usando apenas um processo de emparelhamento simplificado onde têm que seleccionar o mesmo emoji que é apresentado no smartphone.
Embora possa parecer inconveniente, este mini-processo de emparelhamento via emoji acaba por ser benéfico em termos de segurança, já que de outra forma daria acesso imediato a todas as mensagens a qualquer pessoa que conseguisse entrar na conta Google dessa pessoa - incluindo o acesso a códigos 2FA enviados via SMS.

Wi-Charge promete energia wireless a 10 m de distância

21-10-2023 | 12:09 | A Minha Alegre Casinha

O sonho da energia wireless a grande distância não está morto, e a Wi-Charge diz estar pronta para o tornar realidade.

O carregamento wireless já é uma realidade para milhões de pessoas, que carregam os seus smartphones sem preocupação com cabos ou fichas, bastando pousá-los numa base ou suporte com carregamento wireless. Ainda assim, continua a existir interesse em tecnologias que permitissem a transmissão de energia a maiores distâncias, tecnologias essas que - infelizmente - têm prometido mais do que aquilo que realmente oferecem.

A Wi-Charge tem estado neste sector há vários anos - em 2010 tinha mostrado uma fechadura electrónica que dispensava cabos e carregamentos tradicionais - e agora diz estar pronta para começar a conquistar o público em geral. O sistema da Wi-Charge troca as ondas de rádio por raios laser IR, que diz permitirem uma transmissão de energia mais eficiente. No fundo, temos um emissor laser colocado no tecto, e os dispositivos remotos funcionam de forma idêntica à de equipamentos com pequenos painéis solares. Cada "carregador" pode iluminar múltiplos equipamentos em simultâneo, a distâncias de até 10 metros.
A empresa diz que o sistema é ideal para coisas como escovas de dentes eléctricas, painéis de parede, fechaduras, e outros dispositivos que tenham consumo de energia relativamente reduzido.

O uso de lasers pode ter vantagens em termos de eficiência, mas tem como grande inconveniente necessitar de uma linha de visão desimpedida entre o emissor e receptores. Qualquer obstáculo, como uma pessoa a passar à frente, ou rodar-se o receptor para outro ângulo, pode interromper o carregamento.

O pior é que a Wi-Charge parece estar a demonstrar o sistema usando dispositivos que, na maioria das vezes, serão de instalação fixa, e que pouca vantagem terão em adoptar um novo (e dispendioso) sistema face ao simples "cabo ligado à tomada". Já para as empresas, a solução poderá ser mais atractiva, pois permite alimentar milhares de coisas como etiquetas de preço electrónicas em lojas. Veremos o que o futuro dirá para esta empresa em termos do mercado doméstico, mas por agora, as coisas parecem não ser ainda suficientemente apelativas para tal.

Desinformação no X é promovida por contas verificadas

21-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Deitando por terra as justificações de Elon Musk para as contas pagas como forma de combate aos bots e desinformação, um estudo revela que as maiores fontes de desinformação no X são contas verificadas.

O X tem estado a testar tornar o serviço exclusivamente pago, e o próprio Elon Musk já confirmou a chegada de mais modalidades pagas em breve. Uma opção que, segundo ele, é a única solução para resolver o problema dos bots e desinformação na plataforma. Só que essa justificação para não ser tão válida quanto ele desejaria.

Um estudo revela que a maioria da desinformação no tópico dos conflitos entre Isreal e Hamas tem como origem contas verificadas - tanto de contas anónimas que pagam, como de contas de alguns políticos que também não se abstêm de dizer falsidades comprovadas. E nem as Community Notes, que Musk também refere frequentemente como sendo a solução para publicações enganadoras, são tão eficientes quanto isso: das 250 publicações falsas analisadas, com maior número de visualizações, apenas 79 tinham uma nota adicional a indicar que se tratava de conteúdo falso.

Sem grandes surpresas, Elon Musk já embarcou em nova viagem que acusa a entidade que realizou o estudo (NewsGuard, que também tem trabalhado em programas de combate à desinformação com a UE) de ser uma fraude completa ao serviço da manipulação contra a "verdade" - e certamente também achará o mesmo da TrustLab, que tambem fez um estudo que indica que o X se tem tornado na plataforma que mais promove a desinformação face a plataformas rivais.

Veremos se, com tantas irritações contra a UE, Musk efectivamente cumpre com as suas ameaças e encerra o serviço na UE. Até lá, vão aumentado o número de serviços que optam por encerrar a sua presença no X, e que dizem que o impacto a nível das visitas é imperceptível.

Zotac Zbox Pico PI430AJ estreia dissipação solid-state AirJet

21-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Zotac tem um novo mini-PC que estreia um sistema de dissipação solid-state AirJet que poderá tornar-se comum no futuro.

Por muito que se lute pela eficiência, os chips electrónicos continuam a gerar calor que, no caso de CPUs e GPUs, necessita de ser removido com recurso a dissipadores e ventoinhas. Mas este Zbox Pico PI430AJ da Zotac adopta um sistema inovador, dispensando a ventoinha e trocando-a por módulos AirJet da Frore Systems/, que não têm partes móveis mas são capazes de gerar ondas de ar ultrasónicas que passam por micro-dissipadores integrados nos chips.

Apesar de cada módulo ter capacidade de dissipação relativamente modesta (5 W), é possível combinar módulos para dissipação acrescida - a Zotac utiliza dois, para dissipar até 10 W, adequados ao Intel Core i3-N300 que utiliza - e com a grande vantagem de não fazer barulho e evitar a acumulação de pó face ao uso de ventoinhas convencionais.
Se estes módulos demonstrarem na prática ser tão eficientes quanto prometem, é de imaginar que em breve se tornem no sistema de dissipação mais comum nos mini-PCs, e até em máquinas de maiores dimensões onde seja dada prioridade ao funcionamento silencioso.

SpaceX quer lançamentos a cada 2 dias em 2024

21-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para tornar realidade a mega-constelação de satélites Starlink, a SpaceX planeia acelerar drasticamente o ritmo de lançamentos em 2024.

A SpaceX já tem feito mais de um lançamento por mês de lotes de satélites Starlink - sem contar com os demais lançamentos - mas em 2024 a frequência de lançamentos irá aumentar de forma substancialmente, com a empresa a apontar para um lançamento a cada 2.5 dias.

Para se ficar com uma melhor ideia do que isto representa, basta referir que a SpaceX deverá chegar ao final deste ano com 100 lançamentos (mais de 60% dos quais relativos a lançamentos Starlink), e este novo objectivo significará um total de 144 lançamentos em 2024 dedicados aos satélites Starlink, sem contar com os lançamentos para os demais clientes. Com o lançamento dos primeiros satélites da Amazon, que pretende oferecer um serviço rival, já tínhamos referido que a Amazon precisará fazer lançamentos a um ritmo ambicioso para cumprir com os requisitos da FCC (50 satélites por mês até Julho de 2026, para ter metade da sua constelação em órbita nessa data), o que será extremamente difícil de atingir considerando que a Amazon não planeia usar lançamentos da SpaceX, e o desenvolvimento dos seus próprios foguetes tem estado bastante atrasado. Já a SpaceX, tem a vantagem de ter a questão dos lançamentos tratada, e de ainda ter o trunfo do seu Starship e Super Heavy que potenciará o envio de ainda mais satélites para o espaço de forma mais eficiente e económica, quando entrar em actividade.

E não nos podemos esquecer que o serviço Starlink não será exclusivamente para uso dos terminais de satélite. A partir do próximo ano teremos o serviço Direct to Cell que permite a ligação de smartphones comuns, sem qualquer modificação, directamente aos satélites, para cobertura global em praticamente todos os pontos do globo - e que dará a Elon Musk mais uma importante vertente de vantagem estratégica global.

Google apresenta publicidade para Keepass malicioso

20-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google tem estado a apresentar publicidade para um site falso do Keepass que pode enganar muitas pessoas.

A utilização dos anúncios da Google para promover malware não é novidade, mas desta vez temos uma campanha que pode enganar até alguns utilizadores mais atentos.

O anúncio apresenta-se como sendo publicidade ao Keepass, o popular gestor de passwords open-source, com aspecto completamente legítimo, indicando o endereços do site verdadeiro e sendo apresentada por um anunciante verificado pela Google. O problema é que em vez de ser um anúncio legítimo do Keepass, é um anúncio que direcciona quem clicar nele para um site malicioso que tira partido dos caracteres unicode para passar despercebido.
Será preciso estar extremamente atento para conseguir reparar que em vez do site legítimo keepass.info, estão num site cuja letra k inicial tem um pequeno ponto por baixo (ķ). Um detalhe quase insignificante que a maioria dos utilizadores poderá nem reparar, ou assumir que se trata de alguma sujidade no ecrã.

Como será de imaginar, a versão do Keepass disponibilizado por este site vem com malware incluído, deixando o computador acessível a atacantes.

Resta agora esperar que a Google aproveite este incidente para reforçar o seu processo de validação de anúncios, que tanto parece levar a sério as questões de direitos de autor e copyright, e depois deixa passar casos maliciosos como este, que facilmente deveriam ser detectados através dos mecanismos automáticos (como não estar a direccionar os utilizadores para o site legítimo que refere no próprio anúncio).

GAC Aion Hyper HT vem com portas à Model X

20-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Model X da Tesla passa a ter um concorrente chinês que também abre as portas para cima: o SUV GAC Aion Hyper HT.

A Hyper é uma sub-marca da GAC que se tem estado a fazer notar apesar da sua tenra idade. Com apenas dois modelos no seu catálogo, o Hyper GT, Hyper SSR, passa agora a ter um terceiro: o Hyper HT.

Este SUV começará por ser oferecido com apenas um motor, privilegiando o conforto e o espaço interior. Mas, tal como tinha sido prometido nos protótipos apresentados, vai mesmo ter portas de abrir para cima, ao estilo das Falcon Wing do Model X, embora só estejam presentes nas versões mais equipadas deste modelo; as versões mais económicas manterão portas tradicionais.

No interior os ocupantes podem contar com amplo espaço nos bancos traseiros, com a possibilidade de rebate o banco do passageiro dianteiro para se esticar completamente as pernas.
O modelo mais equipado, com as portas de abrir para cima, tem uma autonomia anunciada de 770 km e pode recarregar o suficiente para percorrer 450 km em apenas 10 minutos; mas mesmo o modelo base promete uma autonomia de 600 km e recarregar 140 km em 10 minutos. Outra curiosidade é que as três variantes mais equipadas contam com arquitectura eléctrica de 800 V (400 V no modelo base).

Embora ainda não tenha sido indicado o preço do modelo topo de gama com as portas à Model X, os preços começarão nos 28 mil euros para a versão base, na China.


Notícias do dia

20-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Musk confirma mais modalidades pagas no X e possibilidade de sair da Europa; escrita por voz multilingua vai chegar ao Pixel 7; Reddit contempla login obrigatório para escapar aos bots AI; Google prepara Chrome OS Flex para Chromebooks sem actualizações; e vulnerabilidade 0-day no WinRAR usada em ataques desde Abril.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB; temos ainda o nosso passatempo de 16º aniversário.

Google desactiva Nearby Share no trabalho

A Google está a fazer um ajuste no sistema de partilha Nearby Share, desactivando-o nos Android com perfis de trabalho activos.

Embora o Nearby Share seja conveniente para fazer partilha de conteúdos entre dispositivos Android, essa facilidade nem sempre é desejada em ambientes empresariais - muito pelo contrário - muitas vezes sendo até indesejável por motivos de segurança. Com esta alteração a Google pretende facilitar a vida aos administradores de dispositivos Android nessas circunstâncias, e que até agora obrigava a recorrer a métodos mais instrusivos, como desactivar os serviços de loclização, etc.


Musk avisa para dificuldades na produção do Cybertruck

O Tesla Cybertruck vai finalmente começar a ser entregue a 30 de Novembro (de 2023) - muito depois da data incialmente prometida de 2021 - mas Elon Musk diz que não irá ser um veículo fácil de produzir. Musk diz que a Tesla se "meteu num buraco" com o Cybertruck, que é um produto bastante especial e que será extremamente difícil atingir um volume de produção que o torne rentável.

A produção irá ser bastante limitada por agora, e não se espera que atinja as 250 mil unidades por ano até 2025. Tendo em conta que existem mais de 1 milhão de reservas, irá demorar anos até que todos os actuais interessados recebam o seu Cybertruck. E não se pode esquecer que, enquanto isto, empresas como a Ford, GM e Rivian, já têm estado a vender as suas pickups e veículos concorrentes.

Por outro lado, a Tesla tem melhores notícias para o futuro...


Futuro modelo económico da Tesla será mais convencional

A Tesla tem estado a trabalhar num novo automível eléctrico que ficará posicionado abaixo do Model 3 e com preço base a começar nos 23 mil euros. Felizmente, para esse modelo não se prevêem complicações na produção, com Musk a dizer que será um modelo bastante mais convencional - que certamente tirará partido de toda a aprendizagem que a empresa já teve com o Model 3 e Model Y (ao contrário do Cybertruck, cujo corpo com painéis em aço obrigou a desenvolver novos sistemas de produção).

A parte negativa é que não há ainda qualquer data prevista para a chegada deste modelo mais económico, e o facto da Tesla estar hesutante nos planos da sua nova Gigafactory no México fazem antever que a coisa possa demorar ainda mais tempo do que todas as anteriores expectativas poderiam assumir.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a velocidade da luz no vácuo seja de cerca de 300 mil km por segundo, quando é transportada numa fibra óptica essa velocidade desce para os 200 mil km por segundo.

How Can PHP Sanitize Form Data to Fix Common User Mistakes Automatically

20-10-2023 | 16:19 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Secure PHP applications must be careful with the values passed to the PHP code from external sources they do not control, such as the parameters passed to PHP via HTTP requests.

When the user enters the values, for instance, in a form, it may be necessary to tell the user to fix invalid values submitted via forms so that the values can comply with applicable rules.

For simple user mistakes, such as incorrect use of the case of words of a person's name, it may be more user-friendly to make the PHP code fix the issue of the letters rather than making the user select the case of the person's name.

This package can do that kind of automatic fixing of values passed to the PHP application by sanitizing important data object classes according to the rules defined in the comments of those classes.

This way, the user will not be bothered to fix the values entered in the forms, and those values will be compliant with the PHP application rules.

Promos Halloween na CdkeySales: Windows 10/11 a €13

20-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €46,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Google prepara Chrome OS Flex para Chromebooks sem suporte?

20-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google pode estar a preparar um bónus para os donos de Chromebooks sem suporte, através do Chrome OS Flex.

O Chrome OS Flex é o sistema da Google que permite transformar portáteis velhos (ou novos) num Chromebook através da instalação do Chrome OS. Curiosamente, apesar de permitir essa transformação num portátil convencional, nunca foi destinado a ser usado em Chromebooks - tornando-se num ponto criticável para todos os que têm Chromebooks que já não têm direito a actualizações. Mas parece que isso poderá mudar em breve.

Mesmo com algumas limitações (sem acesso a apps Linux ou apps Android), a Google parece estar a preparar-se para permitir o uso do Chrome OS Flex em Chromebooks antigos, permitindo assim que continuem a ser utilizados com uma versão actual do Chrome.

É certo que alguns utilizadores já têm optado por instalar o Flex em Chromebooks, mesmo estando sujeito a incompatibilidades, mas é sempre bom saber que alguém na Google parece estar a levar essa questão mais a sério e a permitir manter o uso de milhões de máquinas funcionais, que só não podem funcionar porque têm uma versão obsoleta do Chrome.

Reconhecimento de voz multilingua vai chegar ao Pixel 7

20-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O reconhecimento de voz multilíngua do Google Assistant no Pixel 8 vai ser disponibilizado também no Pixel 7.

Com o lançamento do Pixel 8 a Google trouxe uma grande novidade para os utilizadores que usam frequentemente múltiplas línguas nos seus smartphones, anunciando que a capacidade de escrita por reconhecimento de voz iria suportar múltiplas línguas simultaneamente. Algo que pode parecer simples mas representa um passo de gigante para todos os que usam a escrita por voz e se deparam com as criações artísticas do sistema tentar interpretar palavras em inglês quando se está a falar em português, ou alguma palavra em português quando se está a falar em inglês.

A grande questão era saber se isso seria algo que só ficaria disponível para os novos Pixel 8, mas felizmente a Google já veio confirmar que o sistema de reconhecimento de voz multilingua também irá ser disponibilizado no Pixel 7 - embora apenas com a indicação de um "brevemente".

Por outro lado, não é feita qualquer referência ao Pixel 6, pelo que se pode antever que a Google não esteja a planear fazer chegar esta capacidade aos smartphones com chip Tensor original, somente aos modelos que foram lançados com o Tensor G2 e posteriores.

Musk confirma mais modalidades pagas no X - e possibilidade de sair da Europa

20-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do teste de subscrição obrigatória, Elon Musk confirma a chegada de mais modalidades pagas para acesso ao X.

Recentemente o X começou a testar a subscrição obrigatória em dois países, deixando que os novos utilizadores possam continuar a ler de forma gratuita, mas tendo que pagar $1 por ano se quiserem comentar ou publicar conteúdos. Agora, chega a confirmação de novas subscrições cujas referências já tinham sido apanhadas no código interno do serviço.

Além da subscrição actual, que reduz a publicidade apresentada para cerca de metade, Musk indica duas novas opções: uma mais gratuita, com todas as vantagens da subscrição paga mas sem redução na publicidade; e outra mais cara, que removerá a publicidade por completo.

Two new tiers of X Premium subscriptions launching soon.

One is lower cost with all features, but no reduction in ads, and the other is more expensive, but has no ads.

— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2023

Não se sabe se estes novos planos estarão relacionados com as exigências da UE, que obrigam a que os serviços contemplem a possibilidade dos utilizadores não aceitarem o tracking - mas com isso a não ser sinónimo de serviço sem publicidade, apenas significa que não poderá ser apresentada publicidade direccionada com base na informação de cada utilizador.

Talvez mais relevante, e mais ao estilo de Elon Musk, está a crescente possibilidade do X deixar de estar disponível na Europa; já que Musk parece estar cada vez mais irritado com as exigências da UE quanto às regras de moderação e combate à desinformação, que têm tido novo pico referente aos conflitos Hamas-Israel.

Por um lado, bem que seria positivo ver o X a desaparecer da Europa, já que acabaria por promover o uso de redes descentralizadas, mais resistentes a qualquer tipo de censura ou controlo de conteúdos. Serviria também com momento perfeito para a Meta lançar o Threads na Europa, região da qual tem estado ausente desde o seu lançamento (refira-se que o Threads também assenta num protocolo descentralizado, que tecnicamente o torna compatível com o Mastodon e outros, assim que a Meta o desejar fazer).

Reddit contempla login obrigatório para escapar aos bots AI

20-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A proliferação dos modelos AI pode acabar por ter efeitos secundários adversos para os humanos, com mais serviços a considerarem esconder conteúdos atrás de páginas de login obrigatório.

Os modelos AI de última geração são impressionantes mas, para saberem o que sabem, precisam de aceder à maior quantidade de dados possíveis, o que normalmente é sinónimo de "toda a informação que puderem apanhar da internet". Com essa informação a revelar-se valiosa, são poucos os que a querem disponibilizar de forma gratuita, e além dos sistemas de indicação de que os conteúdos não devem ser utilizados para AI - que na realidade fica dependente da honestidade dos serviços em não o fazerem, apesar de tecnicamente o poderem fazer - há quem considere a utilização de métodos mais inconvenientes.

Se até agora qualquer pessoa podia ver directamente uma qualquer publicação no Reddit, no futuro poderá ser obrigado a criar conta e fazer login. Uma medida que o serviço justifica para evitar o roubo dos seus conteúdos por modelos AI.

É uma medida que penalizaria os utilizadores, mas que também acaba por penalizar os próprios serviços. Ao estilo das paywalls nos sites de notícias, a apresentação de um ecrã de "bloqueio" acaba inevitavelmente por afastar visitantes e reduzirá o número de visitas no site. Adicionalmente, também acaba por impedir a indexação pelos motores de pesquisa, pelo que têm dupla penalização para quem pesquisar por conteúdos; e se disponbilizarem os conteúdos para os motores de pesquisa, ficam sujeitos a que os dados acabem por ser usados (mesmo que de forma ilegal) para modelos AI que não estejam preocupados em seguir as regras - que também poderão criar múltiplas contas falsas com o único propósito de ultrapassarem a página e continuarem a ver os conteúdos.

É certo que o Reddit não será o primeiro serviço a esconder conteúdos atrás de um login obrigatório mas, ao estilo dos CAPTCHAS, a obrigatoriedade de login acaba por se tornar um maior incómodo para os utilizadores humanos, do que para os supostos serviços AI que são usados para justificar essa medida.

Smart #1 entra a sério na geração eléctrica

20-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os simpáticos Smart fazem finalmente aquilo que os fãs há muito pediam, lançando toda uma nova geração de modelos 100% eléctricos.

A marca Smart está connosco desde o século passado, com o pequeno modelo "City Coupé" de dois lugares - mais tarde "ForTwo" - a tornar-se num modelo com uma legião de fãs. O seu tamanho ultra-compacto tornava-o perfeito para a mobilidade urbana, facilmente estacionando em locais onde não caberiam os outros carros. A gama acabou por se ir expandindo ao longo dos anos, passando até a incluir modelos com mais lugares, mas uma das coisas que parecia uma oportunidade perdida era a ausência de versões eléctricas, que assentariam no Smart que nem uma luva. Eventualmente, lá acabaram por ser lançados algumas variantes eléctricas, mas de acesso bastante limitado e principalmente destinadas a empresas, coisa que agora vai ser finalmente rectificada.

A Smart tem uma nova geração de modelos, os smart #1, que apostam na mobilidade eléctrica que agora passou a assumir uma importância ainda mais crítica - nem que seja pelo custo dos combustíveis fósseis e pelo seu impacto no ambiente.
Existem quatro linhas à disposição:
  • smart #1 Pro+: com preço a partir dos 41.950 € e vocacionado para o dia a dia de forma confortável e segura.
  • smart #1 Premium: com preço a começar nos 44.450 € e que adiciona alguns elementos adicionais.
  • smart #1 BRABUS: com preço a começar nos 48.450 € e destinado aos condutores que preferem uma experiência mais desportiva
  • smart #1 Edição Limitada: com preço a partir 45.750 € numa edição especial de apenas mil unidades para toda a europa.
Cada gama conta com um conjunto de cores exclusivas, que permitem optar por um visual mais discreto com cor única, ou tirar partido da cor bipartida diferenciada entre o corpo do smart #1 e do tejadilho. Temos também elementos como tecto panorâmico em vidro, sistema de Head-Up Display, e autonomias de até 440 km com carregamento rápido de 150 kW DC que permite recarregar a bateria dos 10-80% em apenas 30 minutos. No caso do modelo Brabus, podemos contar com aceleração dos 0-100 Km/h em apenas 3.9 segundos, o que garantidamente irá surpreender outros automóveis na estrada.

Podem descobrir todos os detalhes e mais informação sobre estes smart #1 no site da Smart em Portugal.

Produtos da Semana

20-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Trust apresenta as cadeiras de jogos Ruya e Riye

A Trust apresentou dois novos modelos de cadeiras de jogos preparados para oferecer o máximo conforto durante longas sessões de jogo. Estamos a falar das cadeiras Ruya e Riye, ambas disponíveis em branco, azul, preto ou vermelho.

A Ruya é uma cadeira de jogos confortável fabricada com materiais sustentáveis. Foi projetada para cuidar das costas do utilizador, uma vez que garante a posição perfeita devido à sua altura e encosto totalmente ajustáveis, aos apoios de braço em 3D e ao bloqueio de inclinação. Seguindo as novas políticas de design da Trust, esta cadeira combina estilo, conforto e sustentabilidade: a sua estrutura é feita de madeira sustentável, com certificação FSC, e foi projetada para resistir às intensas sessões de jogo e durar ao longo do tempo. Distinguido-se das cadeiras normais, a Ruya inclui almofadas lombares e cervicais ajustáveis e removíveis, para que o utilizador possa encontrar o ajuste perfeito e manter uma postura correta. Ela também incorpora um elevador de gás de classe 4, com capacidade para 150 kg, e a sua estrutura de espuma de alta densidade molda-se ao corpo do utilizador para garantir o máximo conforto.

A cadeira Riye apresenta-se como uma alternativa mais simples, mas igualmente confortável e atenta à saúde das costas. Os apoios de braço acolchoados estão prontos para qualquer situação; podem ser dobrados para cima quando não são necessários, assim como abaixados para descansar os braços. Além disso, possui um bloqueio de inclinação, e a sua elevação a gás de classe 4, com capacidade para 140 kg, acrescenta-se a uma estrutura de grande resistência. Ambos modelos têm como objetivo oferecer o máximo conforto e uma postura benéfica para as costas. São compostos por espuma de alta densidade que se adapta ao corpo, e os seus acabamentos em polipele resistente e tecidos respiráveis tornam-nos frescos e confortáveis durante todas as épocas do ano. Possuem cinco rodas e, sob o assento, apresentam uma alavanca para ajustar a altura de forma simples. Tanto a Ruya como a Riye têm uma garantia de dois anos.

A cadeira Ruya, por 249,99 euros, e o modelo Riye, por 149,99 euros, já estão disponíveis para compra nas principais lojas físicas e online.


Hama lança smart plug compatível Matter

A Hama acaba de lançar em Portugal o seu primeiro produto de Smart Home compatível com a plataforma universal de código aberto Matter, a tomada inteligente Hama Smart Wi-Fi Matter (ref.ª 00176638).

Com o Matter Smart Home é possível integrar todos os dispositivos domésticos inteligentes de qualquer fabricante na nossa rede doméstica sem fios – e sem necessitar de qualquer aplicação especial ou "hub" de hardware. A interoperabilidade da plataforma Matter significa que qualquer dispositivo compatível pode coexistir na nossa rede e ser gerido a partir da mesma app. E, além disso, é também muito fácil a sua interação com assistentes digitais, incluindo Google, Alexa, Siri e Bixby. A vantagem de uma tomada inteligente é que permite às coisas que antes não eram inteligentes tornarem-se… inteligentes. O televisor, o candeeiro de pé, a ventoinha, o rádio – agora é fácil ligar e desligar sem ter de procurar o interruptor atrás de armários, sofás ou prateleiras. Mas, como a tomada suporta até 3680 watts, o controlo dos aparelhos mais potentes também funciona de forma segura e sem problemas. Se tem videoprojetores que consomem muita energia na sua sala ou utiliza luzes especiais de crescimento para cultivar as suas plantas, esta tomada doméstica inteligente é uma boa escolha. Do mesmo modo, os aparelhos que não se desligam completamente e ficam em standby, como os televisores e até algumas máquinas de lavar, podem ser completamente desligados com esta tomada inteligente. Com a interoperabilidade Matter, a configuração da tomada Hama é super fácil: basta digitalizar o código QR incluído no próprio dispositivo e a tomada fica imediatamente ligada à rede Matter Smart Home. Os smartphones com iOS a partir da versão 16.1 e Android a partir da versão 13 já têm a funcionalidade Matter automaticamente integrada. Versões mais antigas podem necessitar da instalação de uma app compatível com Matter.

A tomada inteligente Hama Smart Wi-Fi Matter já se encontra disponível no mercado português, com um preço sugerido de apenas 14,99 euros.


Canon lança scanner A4 de secretária

A Canon Europa anunciou o lançamento do imageFORMULA DR-S250N, um scanner de secretária compacto, fiável, seguro e produtivo, pensado para servir espaços de trabalho modernos e atarefados.

O imageFORMULA DR-S250N oferece uma abordagem simples e fácil à partilha de documentos com opções de conectividade flexíveis, permitindo aos utilizadores ligar-se intuitivamente através de ambientes de rede local (LAN) ou diretamente através de USB. Equipado com uma poderosa funcionalidade de digitalização na web, elimina os longos tempos de configuração causados pela instalação de controladores ou software, reduzindo os atrasos no fluxo de trabalho. É fácil começar a utilizar o scanner, uma vez que os utilizadores apenas têm de digitalizar, com o seu dispositivo móvel, o código QR apresentado nele – isto permite a ligação instantânea ao CaptureOnTouch LITE Web, uma aplicação do scanner baseada no browser. O imageFORMULA DR-S250N é também compatível com uma variedade de dispositivos, incluindo tablets, PCs, MacBooks e Chromebooks – proporcionando flexibilidade e comodidade a quem procura ter acesso a poderosas capacidades de digitalização num escritório ou ambiente de trabalho partilhado. O dispositivo também inclui uma função de digitalização direta, que permite aos utilizadores configurar diretamente fluxos de trabalho de digitalização quotidianos, sem necessidade de um PC ou de software de digitalização adicional. Como resultado, toda a força de trabalho pode digitalizar documentos diretamente para o e-mail, pastas partilhadas e plataformas colaborativas como o Teams ou o Slack com o premir de um botão.

O mais recente scanner imageFORMULA não compromete em qualidade, apesar da sua elevada produtividade – oferecendo aos utilizadores capacidades de processamento de imagem líderes de mercado que proporcionam resultados de digitalização de elevada qualidade. Através de sensores de imagem de contacto (CIS), os utilizadores beneficiam de imagens mais nítidas, de menos distorção e de melhor legibilidade do texto. Depois de um utilizador digitalizar um documento, o Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) pode ser utilizado para criar ficheiros editáveis e pesquisáveis, para uma colaboração eficaz e a partilha de documentos entre os colaboradores. Compatível com diversos tipos de documentos, incluindo documentos jurídicos, recibos, cartões de visita e passaportes, o scanner apoia uma vasta gama de tarefas de escritório.

À medida que as empresas de todas as dimensões continuam a analisar a sua segurança de TI, os gestores desta área têm de compreender melhor os perímetros da sua própria organização e onde existem potenciais pontos fracos. O imageFORMULA DR-S250N reforça a segurança no limite da rede ao garantir que os documentos digitalizados não permanecem no scanner, minimizando os riscos de fuga de dados confidenciais, independentemente do número de pessoas que partilham o dispositivo. Para além disso, as equipas de TI são capazes de gerir facilmente os utilizadores, definir restrições e personalizar as preferências de definições de digitalização do utilizador através do diretório ativo ou do endereço LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) – garantindo uma segurança rigorosa dos documentos.

O imageFORMULA DR-S250N foi concebido com a sustentabilidade em mente – durante a sua produção utiliza-se energia solar renovável e a sua embalagem pode ser reutilizada e é biodegradável. Também são utilizados plásticos reciclados para o construir, bem como componentes duradouros, concebidos para resistirem mais tempo. Para além disso, o seu baixo peso de 3.4 kg ajuda a minimizar o impacto ambiental associado ao transporte.


SPC MAGNUS para séniores

A SPC, empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, apresentou o novo telemóvel para idosos SPC MAGNUS. Um aparelho que combina a simplicidade de utilização com uma vasta gama de funcionalidades que ajudarão os idosos a estarem mais ligados aos seus entes queridos.

Uma das principais novidades do SPC MAGNUS é a opção de marcação guiada por voz opcional para ajudar os utilizadores seniores a fazer chamadas para os seus entes queridos. Esta funcionalidade facilita muito o processo de efetuar chamadas, proporcionando uma experiência intuitiva e sem complicações, tornando-se a solução para quem precisa de uma comunicação mais simples. Além disso, as duas memórias diretas do aparelho, designadas por M1 e M2, são o aliado perfeito para quem quer manter as suas pessoas preferidas à distância de um toque. Com uma simples pressão num destes botões, é possível ligar diretamente para os seus contactos habituais, sem ter de passar pelo processo de pesquisa na agenda de contactos. Por outro lado, o SPC MAGNUS inclui, estrategicamente colocado no centro, um botão de acesso direto às mensagens, para facilitar o acesso e a interação por texto. O SPC MAGNUS foi concebido para tornar as chamadas telefónicas claras e nítidas. Uma das suas características de destaque é a compatibilidade com a utilização de todos os tipos de aparelhos auditivos existentes no mercado. Além disso, o tom de toque alto para ouvir as chamadas garante que o som é sempre audível. Com estas características, o utilizador tem sempre acesso a um som limpo, claro e adaptado às suas necessidades.

O SPC MAGNUS dispõe de Smart Help, as três funções de ajuda inteligente da SPC: Configuração Remota, Notificações Inteligentes e Som Inteligente. Esta é uma caraterística que tornou os telemóveis para idosos da marca numa ferramenta útil para os utilizadores seniores, além de proporcionar tranquilidade aos familiares. Através da Configuração Remota, o utilizador sénior pode dar permissão a até 5 números de telefone para ajustar remotamente o SPC MAGNUS através de SMS, facilitando a sua configuração. E para evitar perder chamadas importantes, o seu Som Inteligente aumenta automaticamente o volume para o máximo se detetar que a mesma pessoa está a tentar ligar nos 3 minutos seguintes a uma primeira tentativa de chamada não atendida. Depois de a chamada ser atendida, o volume do telemóvel volta ao volume predefinido anteriormente. As Notificações Inteligentes são a terceira das funcionalidades da Ajuda Inteligente. Com estas, os ajudantes designados pelo utilizador sénior podem ser informados se for detetada uma inatividade prolongada do telemóvel. Se o dispositivo detetar uma falta de utilização, como não premir qualquer tecla ou não abrir ou fechar a tampa nas últimas 24 horas, ou mesmo se não tiver sido carregado, o SPC MAGNUS enviará automaticamente uma notificação aos contactos de confiança pré-estabelecidos. Além disso, o botão SOS, estrategicamente localizado na parte de trás do dispositivo, é uma ferramenta de emergência vital. Quando premido durante três segundos, o telemóvel faz três chamadas automáticas para cinco contactos de emergência pré-determinados, até que um deles responda. Esta função também envia um SMS para os cinco contactos e emite um sinal sonoro, para que as pessoas nas proximidades do utilizador sénior possam ajudar. Desta forma, o utilizador pode pedir ajuda sem ter de abrir o telefone e utilizar o teclado, poupando assim tempo em situações de emergência.

O novo SPC MAGNUS pretende tornar-se um companheiro quotidiano para os idosos. Para facilitar a segurança e a autonomia do dispositivo, este dispõe de duas opções de carregamento. Por um lado, a sua prática base, ideal para o manter sempre visível e ao alcance do utilizador, e por outro, a versatilidade do conetor USB-C reversível que o telemóvel possui. Este último elimina o incómodo das tentativas infrutíferas, uma vez que, independentemente da forma como é inserido no dispositivo, liga-se sempre e começa a carregar imediatamente. Para além disso, o SPC MAGNUS tem uma série de outras funções úteis para os idosos, como rádio FM, despertador (com alarme incorporado), lanterna, calculadora e calendário. O terminal também não descura as funções de conetividade que são exigidas nos telemóveis, uma vez que dispõe de conetividade Bluetooth 3.0 e de uma porta jack de 3,5 mm para ligação de auscultadores. O SPC MAGNUS suporta um cartão SIM duplo e um cartão microSD até 16 GB. O dispositivo pode armazenar até 300 contactos na lista telefónica. A SPC não se esqueceu de nada ao conceber o novo MAGNUS, uma vez que este também incorpora uma câmara traseira com flash. A facilidade de utilização, com menus concebidos para permitir um acesso rápido e intuitivo às funções com apenas alguns toques, é uma parte essencial de um dispositivo concebido para uma geração de utilizadores que exige uma tecnologia simples que facilite o seu dia a dia.

O SPC MAGNUS já está disponível por 79,90 euros.


Vulnerabilidade 0-day no WinRAR usada em ataques desde Abril

19-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A equipa de segurança da Google revelou a existência de (mais) uma vulnerabilidade grave no WinRAR, que tem estado a ser utilizada por grupos de hackers russos e chineses desde Abril.

O WinRAR continua a ser uma ferramenta bastante popular e instalada em centenas de milhões de computadores, e por isso torna-se num vector de ataque bastante apetecível. O Google Threat Analysis Group (TAG) descobriu a vulnerabilidade CVE-2023-38831, que tem estado a ser utilizada por grupos de hackers como o Sandworm, APT28, e APT40, e que permite infectar um sistema com malware assim que um utilizador tentar abrir um ficheiro RAR ou ZIP malicioso usando o WinRAR.

A vulnerabilidade já foi corrigida em Agosto, com o lançamento do WinRAR 6.23, mas ainda há milhões de utilizadores que se mantêm com a versão vulnerável e, desse modo expostos a este risco.
Se utilizam o WinRAR é imperativo que o actulizem para a versão mais recente; ou em alternativa podem considerar a utilização do 7-Zip, ou até nem usar qualquer programa adicional, já que o Windows 11 passou a suportar ficheiros RAR e 7-Zip de forma nativa.

Tesla pode estar a preparar um Model 3 Plaid

19-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O catálogo de peças da Tesla faz referência a um novo modelo Performance do Model 3 Highland, que poderá ser um modelo Plaid.

A designação Plaid tem sido reservada para os Model X e Model Y mais potentes equipados com três motores e potência total superior a 1000 cv. Aplicar um sistema de três motores num Model 3 poderia trazer benefícios idênticos, mas com um custo que potencialmente o atiraria para valores próximos de um Model S - no entanto, basta olhar para outras marcas para se ver que o preço não é factor de impedimento para lançar versões ultra desportivas de gamas mais baixas.

O catálogo faz referência a um novo Model 3 de alto desempenho, contendo até a indicação clara do logotipo da versão Plaid na traseira. Uma situação que pode ser apenas um erro, ou pode ser a confirmação de que a Tesla prepara efectivamente um modelo acima do modelo Performance tradicional, trazendo nova suspensão desportiva, novas jantes e novos travões. Fica a curiosidade se também aqui teremos direito a três motores, ou se a Tesla manterá dois motores (o que na prática significaria que teria sido melhor manter a designação Performance já existente). No passado Elon Musk tinha dito que não iria haver versões Plaid do Model 3 e Model Y, ficando isso reservado apenas para os Model S e Model Y - mas, como bem sabemos, aquilo que Musk diz num dia pode dar por não dito no outro.

O que é certo é que, neste momento, o site da Tesla em Portugal não indica a disponibilidade do Model 3 Performance. Além disto, sabemos que o Cybertruck irá finamente começar a ser entregue, com vários anos de atraso, no final de Novembro (nos EUA).

Notícias do dia

19-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Aberto até de Madrugada fez 16 anos (obrigado a todos!) ; Google Meet vai ter filtro de beleza; WhatsApp com duas contas em Android; Apple AirTag 2 só chega em 2025; Photopea lança Vectorpea para imagens vectoriais; e NOS bate recorde do Guinness com 127 pessoas ligadas ao mesmo WiFi.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB; temos ainda o nosso passatempo de 16º aniversário.

OpenAI abre acesso ao Dall-E 3

A OpenAI está finalmente a deixar que os seus clientes experimentem o Dall-E 3, o mais recente modelo de geração de imagens que apresentou o mês passado.

O Dall-E 3 está mais poderoso do que nunca, mas estranhamente a OpenAI não deu prioridade aos seus próprios clientes, optando por estreá-lo no Bing Chat e Bing Image Generator (acessível gratuitamente a todos). Só agora o Dall-E 3 fica acessível para os clientes que pagam pelo ChatGPT+, e só mais tarde será disponibilizado gratuitamente aos demais utilizadores OpenAI - sendo que, quem não quiser esperar, poderá fazê-lo desde já por intermédio dos serviços Microsoft.


Opção de escolha nos Android faz Yandex crescer na Europa

A UE exige que os utilizadores tenham liberdade de escolher o motor de pesquisa que preferem em sistemas como o Android, mas agora não está a gostar que essa opção de escolha esteja a fazer aumentar o uso do Yandex - o motor de pesquisa russo que tem sido criticado por remover conteúdos menos favoráveis a Putin e promover propaganda russa.

Na Alemanha o Yandex já aparece como sendo uma das opções de pesquisa no top 5, que lhe dá mais visibilidade e incentiva a sua utilização. Caso o cenário se venha a tornar mais preocupante, não seria difícil para a UE justificar a sua remoção da lista de opções, da mesma forma que tem restringido e embargado outras empresas e serviços russos. Mas, sem dúvida que isso iria dar ainda mais material para as campanhas de propaganda, dizendo que a UE só quer dar opção de escolha quando as escolhas são as que lhe interessam (não invalidando que a promoção do Yandex possa também ser resultado de campanhas concertadas para obter esse efeito - no mundo da propaganda e contra-propaganda, há sempre justificações e desculpas para tudo e todos.


Autoridades apoderam-se do portal do ransomware RagnarLocker

Uma coligação de agências de diversos países conseguiu apoderar-se do portal do grupo do ransomware RagnarLocker.

O RagnarLocker tem sido um dos ransomwares mais activos nos últimos anos, focando-se no ataque a organizações de média e grande dimensão, e também no sector das infraestruturas. Elementos que certamente terão contribuído para que se tornasse num dos principais alvos das autoridades. Resta agora saber se o ataque apenas se centrou sobre o seu portal, ou se também permitiu identificar e deter os responsáveis pelas operações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes das disquetes de 3.5", o formato mais popular eram os floppy disks de 5.25", criados para serem uma versão mais compacta dos anteriores floppys de 8" criados no início da década de 70. Podiam armazenar 360 KB de dados.

|