PlanetGeek

How to Use PHP Arrays to Implement Lists with Keys that Can Only Be Set Once and Can Have Default Values

19-10-2023 | 16:19 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Arrays are a frequently used data type that PHP developers use in their code.

Often, associative arrays are used to store lists of values.

This package provides an alternative class that implements lists of values that can assume default values when retrieving list values that are not set.

It can also prevent setting a list value that is already set.

These features allow the implementation of more restricted lists of values in PHP.

SSD Samsung 980 Pro 2TB a €121

19-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 980 Pro, com velocidades de até 7 GB/s em leitura e 5 GB/s em escrita.
O Samsung 980 Pro de 2 TB está disponível por 121 euros na Amazon Espanha. Quem não precisar de tanta velocidade e capacidade, ou preferir poupar um pouco, pode encontrar o SSD 980 normal de 1 TB por 61 euros.

Há quem critique a Samsung por ter chamado 980 Pro a estes SSDs, quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. Por exemplo, os 5 GB/s de escrita caem para 1 GB/s caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal isso não se deverá fazer notar.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp testa mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez

19-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp prepara-se para adicionar as mensagens de voz ao lote de mensagens com opção para só serem ouvidas uma vez.

Há muito que o WhatsApp disponibiliza a opção para enviar fotos e vídeos que apenas podem ser vistos uma vez mas, até agora, as mensagens de voz permaneciam uma excepção, só podendo ser enviadas de forma permanente - algo que em breve deverá ser rectificado.

A versão beta do WhatsApp para Android está a fazer surgir a opção de aplicar a opção de "ouvir uma só vez" às mensagens de voz.

Curiosamente, além do destinatário só poder ouvir a mensagem uma vez - como seria suposto - quem a envia também deixa de a poder ouvir assim que a mesma é enviada; pelo que não poderá revisitá-la para se certificar do que foi dito.
Embora faça todo o sentido adicionar esta opção às mensagens de voz, o que não se compreende é que, depois de todo este tempo (a opção de só ver fotos e vídeos uma vez foi adicionada em 2021), o WhatsApp ainda não permita fazer isso com as mensagens de texto. Esperemos que, depois de tratar destas mensagens de voz, se relembre de adicionar a opção às mensagens de texto, nem que seja por uma questão de uniformidade do serviço.

Google Meet com filtro de beleza

19-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Meet vai melhorar o aspecto dos utilizadores, com filtro de beleza e anti-olheiras.

Depois dos fundos virtuais que escondem a desarrumação em casa, o Google Meet dá uma ajuda na aparência dos próprios utilizadores. A partir de agora, na app do Google Meet, passam a estar disponíveis dois níveis de filtros de beleza.
  • Subtle: aplica ligeiro filtro na pele, retira as olheiras e torna os olhos mais brancos.
  • Smoothing: aplica um filtro mais forte na pele, na iluminação sob os olhos e parte branca dos olhos.

A aplicação de filtros de beleza é algo que já se tornou comum em inúmeras apps de vídeo, e até as apps de câmara de muitos smartphones disponibilizam funcionalidades idênticas. Enquanto uns criticam que isto promove a distorção da realidade, outros agradecerão o facto de lhes dar um melhor aspecto quando estão numa videochamada ou videoconferência sem terem que perder tempo a tratar da imagem. Por agora este filtro do Google Meet será disponibilizado na app, sendo aplicado na versão web até ao final do ano.

De resto, importa realçar que é apenas uma opção, e que ninguém será obrigado a utilizá-la se não o quiser fazer.

NOS bate recorde do Guinness com 127 pessoas ligadas ao mesmo WiFi

19-10-2023 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

A NOS bateu um recorde mundial ligando 127 pessoas em simultâneo à mesma rede WiFi.

O recorde foi validado por Jack Brockbank, um dos veteranos do Guinness World Records que tem viajado pelo mundo nos últimos 16 anos a fazer a verificação dos recordes, e serve para a NOS promover as suas soluções de acesso à internet.

Para conseguir este recorde, que assegurou uma ligação WiFi sem falhas a 127 pessoas, a NOS utilizou apenas os produtos que disponibiliza na sua oferta doméstica, nomeadamente: uma ligação de fibra NOS com plano GIGA, e a solução Wi-Fi Total. Embora não tenham sido dados detalhes exactos sobre os equipamentos utilizados, é feita referência à amplificação do Wi-Fi através de Super Extenders, pelo que se pode inferir que terão sido utilizados múltiplos hotspots e não apenas um.
Habitualmente, em circunstâncias normais, ninguém fica perto de atingir o limite do número de dispositivos WiFi ligados a um mesmo hotspot; mas com o aumento do número de smart devices em nossas casas, isso é algo que poderá mudar no futuro. Em vez de um par de smartphones, tablets, computadores, Smart TVs e consolas de jogos, o número de dispositivos WiFi facilmente se pode multiplicar drasticamente com sensores de movimento, câmaras, sensores de temperatura, lâmpadas inteligentes, tomadas, electrodomésticos conectados, etc. etc.

De um ponto de vista técnico, começa também a ser recomendável considerar a criação de uma rede virtual separada para estes dispositivos, mas isso é todo um outro mundo que terá que ser abordado à medida que se vão acrescentando dispositivos em nossas casas.

WhatsApp com duas contas em Android

19-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp vai dar aos utilizadores Android a possibilidade de usarem duas contas no mesmo smartphone.

O WhatsApp pode ser uma das apps de mensagens mais populares, mas o facto de estar presa a um número de telefone faz com que por vezes seja extremamente complicado gerir múltiplas contas. Algo que ficará ligeiramente mais fácil em breve.

Mark Zuckerberg anunciou que em breve será possível manter duas contas num smartphone Android, com o utilizador a poder alternar entre as contas sem necessidade de fazer logout ou andar com dois smartphones - bastante útil para quem tem que lidar com uma conta pessoa e uma conta profissional. No entanto, para poder usufruir disto, será necessário continuar a ter um segundo número de telefone - quer através de outro telefone, quer no mesmo smartphone se suportar duplo SIM ou eSIM.



A opção de usar o número de telefone para o registo do serviço tem vantagens em termos de simplicidade do processo inicial, mas depois também tem desvantagens em termos de se poder aceder em múltiplos dispositivos ou de gerir múltiplas contas a partir do mesmo dispositivos. Esta opção para usar duas contas será bem-vinda, mas continuará a não resolver a questão para pessoas que tenham que gerir mais de duas contas.

AMD apresenta CPUs Ryzen Threadripper 7000 com até 96-cores

19-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A AMD apresentou a sua nova série de CPUs Ryzen Threadripper 7000, com arquitectura Zen 4, e que podem ter até 96 cores e 384 MB de cache.

Os fãs da AMD têm novo lote de CPUs à disposição para as suas próximas máquinas. A série Ryzen Threadripper 7000 vem com modelos à disposição para todas as necessidades, dos modelos mais modestos a começar nos $550 até à gama Threadripper Pro com preço ainda por anunciar, e com TDP que pode chegar aos 350 W.

Comum a todos eles é a arquitectura Zen 4 e o suporte para PCIe 5.0 e DDR5-5200, mas com o número de canais dependente da gama: 2 / 4 / 8 canais de memória, 24 / 48 / 128 lanes PCIe 5.0, nos Ryzen, Threadripper e Threadripper Pro, respectivamente.

O modelo base, com 6-16 cores, tem frequência base de 4.5 GHz e pode chegar aos 5.7 GHz, com TDP de 170 W. Os modelos com mais cores podem chegar a um TDP de 350 W (e certamente mais, no caso de overclock), com frequência base de 2.5 GHz e turbo de 5.1 GHz.

A ter em conta para quem estiver a pensar montar um novo computador, se o orçamento o permitir.



Xiaomi Smart Band 7 Pro a €57

19-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi é bastante conhecida pelas suas Mi Band e Smart Bands, e agora apresenta a variante Pro da sua mais recente Smart Band 7 que tinha apresentado há alguns meses.

A Smart Band 7 Pro vem com um ecrã rectangular AMOLED de 1.64" (486x280 a 326 ppi), com brilho máximo de 500 nits e sensor de luminosidade para ajustar o brilho do ecrã em função do ambiente em que se está. A Xiaomi diz que o vidro tem tratamento anti-dedadas, o que também é sempre um ponto positivo.

Conta com mais de uma centena de mostradores à disposição, para além do tracking de dezenas de actividades, funções de treino personalizado, incluindo rotinas de caminhada / corrida para iniciante, monitorização do sono, frequência cardíaca, nível de oxigénio, etc. Também tem sistema de navegação integrado para registo de rotas sem necessidade de levar o smartphone; e conta com resistência à água até 5 ATM, podendo ser usada durante a natação (ou o banho).
A Xiaomi Smart Band 7 Pro está disponível por 57.60 euros na Amazon Espanha.

A Xiaomi promete uma autonomia de até 12 dias de uso típico, podendo ser utilizada tanto com Androids como com iPhones. Fica disponível em duas cores, com opções coloridas diversas para as braceletes.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BMW, Mini e Rolls-Royce adoptam ficha da Tesla nos EUA

19-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a ficha Tesla / NACS continua a conquistar fabricantes, com o grupo BMW a anunciar que também a irá utilizar nos modelos BMW, Mini e Rolls-Royce.

A táctica da Tesla para tornar a sua ficha de carregamento na ficha standard nos EUA está a resultar, desta vez conquistando mais um grande fabricante. O grupo BMW também vai adoptar a ficha NACS nas suas diversas marcas, incluindo a Mini e Rolls-Royce.

A BMW já tinha anunciado que os actuais veículos iriam poder aceder à rede Supercharger da Tesla, usando um adaptador de ficha, mas agora é de esperar que os próximos modelos passem a utilizar a ficha NACS, dispensando a necessidade de adaptador e facilitando a vida aos utilizadores. Nos EUA são cada vez mais as marcas a adoptarem a ficha NACS (North American Charging Standard), que já englobam a Ford, GM, Rivian, Volvo, Polestar, Nissan, Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover, Fisker, Hyundai, e Kia.

Há no entanto algumas (grandes) marcas que ainda não anunciaram planos para usar essa ficha: nomeadamente o grupo VW, a Toyota e o grupo Stellantis. Mas, da forma que as coisas estão a decorrer, acabará por ser quase inevitável que também o façam, sob risco de serem penalizadas no momento de escolha de um carro eléctrico.

Neste momento a Tesla conta com mais de 45 mil postos Supercharger em todo o mundo, e diz que têm uma fiabilidade de 99.95% em termos de funcionamento. Por cá continuamos a aguardar pela sua abertura / integração na rede de carregamento pública, sendo algo que potencialmente só acontecerá por força das exigências da UE a nível da simplificação dos carregamentos eléctricos.

Apple AirTag 2 só chega em 2025

19-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Quem estivesse a adiar a compra de umas AirTags da Apple à espera de um novo modelo, terá muito que esperar.

Segundo as previsões actualizadas de Ming-Chi Kuo, que anteriormente tinha indicado que as novas AirTag 2 chegariam no final de 2024, a Apple terá adiado a produção em volume para 2025.

Por um lado, esta demora relembra que nem todos os dispositivos electrónicos têm obrigatoriamente que estar sujeitos a ciclos de actualização anuais, e que se funcionam bem, não é preciso andar a "inventar" demasiado com pseudo-novidades só para dizer que há um novo modelo. Por outro lado, a Apple tem o novo chip U2 UWB que estreou nos iPhone 15, que permite uma localização mais precisa a maior distância, pelo que poderia facilmente justificar o lançamento de uma nova geração de trackers.

Há ainda rumores que indicam que a Apple está a preparar uma melhor integração dos seus AirTags com os Vision Pro e futuros óculos de realidade aumentada, possibilitando uma mais fácil localização e interacção com os mesmos. Mas, até lá, os utilizadores continuarão a ter que dar uso aos AirTag originais de 2021.

16 anos de Aberto até de Madrugada

18-10-2023 | 21:49 | Aberto até de Madrugada

O Aberto até de Madrugada chega aos "sweet sixteen". :)

Chegamos novamente àquela altura do ano em que se torna obrigatório mencionar o aniversário e somar mais um à sua idade, entrando agora em período de adolescência pura. São 16 anos deste lado, e outros tantos desse lado - para quem acompanha desde o início, sem desvalorizar todos os que nos foram encontrando desde então (incluindo aqueles que nos podem ter encontrado só hoje).

Os 16 anos podem ser uma época feliz, mas chegam numa altura em que também se pode considerar que se aproxima o fim da inocência. São cada vez mais notórias as tentativas de manipulação e propaganda nas redes sociais, tanto por culpa dos seus "algoritmos" que têm como missão tentar fazer com que os utilizadores por lá permaneçam o máximo de tempo possível, como dos exércitos de bots que tentam tirar o máximo partido disso com publicações polémicas, desinformação, e tudo o mais que tente assegurar que sejam publicações que suscitem reacções e sejam exibidas ao máximo número de pessoas possíveis. É um fenómeno que obriga a ter grande dose de paciência e tolerância, para não nos deixarmos arrastar para essa espiral, mantendo o foco naquilo que realmente nos interessa.

No campo da tecnologia propriamente dita, têm faltado "revoluções". Depois da fase de rápida evolução nos smartphones, estamos agora numa era em que cada novo modelo é "um pouco mais rápido" e tem câmaras "um pouco melhores". É algo que sabe a pouco mas que, por outro lado, vai fazendo com que se dê mais valor à questão da longevidade, com alguns fabricantes a aumentarem (finalmente) o período de actualizações e suporte oficial. Quanto à realidade virtual / aumentada, apesar de todas as promessas, só no próximo ano iremos ver a reacção do público aos ultra-dispendiosos Vision Pro da Apple, e ainda está longe de se poder dizer que o público esteja disposto a isso. Por outro lado, pode ser uma daquelas coisas que vá conquistando mercado lentamente, até se tornar comum quase sem se dar por isso.

A tecnologia que mais tem mostrado rápida evolução tem sido a Inteligência Artificial, e aí temos visto melhorias revolucionárias a surgirem a ritmo acelerado. Um ritmo tão acelerado que até se torna difícil explorar todas as suas potencialidades e capacidades. Isto é algo que irá começar a tornar-se mais visível ao longo dos próximos anos, à medida que as empresas a forem integrando nos seus produtos e serviços; sendo que o passo mais aguardado é a sua utilização para renovar os "velhos" assistentes digitais, cujas capacidades se tornam pré-históricas quando comparados com os modelos AI mais recentes.

Dito isto, passo para o nosso habitual passatempo de aniversário, em que este ano é um Xiaomi Redmi 12.

Loading…


P.S. Manda a tradição que deixe um link para o post do aniversário anterior; e também para o primeiro post do AadM em 2007.

More Details on How to Use a Wordpress Plugin Comments Spam Detection and Blocking using ChatGPT

18-10-2023 | 20:37 | Manuel Lemos

By Mr.shaggyy83
Detecting and blocking spam comments in a WordPress blog is a tedious task that may consume a lot of time when the blog administration needs to do it manually.

Fortunately, you can use a more automated way to make it more efficient using a ChatGPT API plugin to automatically detect and block spam comments.

Read this short tutorial article to learn how to block spam comments automatically using this WordPress plugin.

NOS bate recorde do Guinness com 127 pessoas ligadas ao mesmo WiFi

18-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A NOS bateu um recorde mundial ligando 127 pessoas em simultâneo à mesma rede WiFi.

O recorde foi validado por Jack Brockbank, um dos veteranos do Guinness World Records que tem viajado pelo mundo nos últimos 16 anos a fazer a verificação dos recordes, e serve para a NOS promover as suas soluções de acesso à internet.

Para conseguir este recorde, que assegurou uma ligação WiFi sem falhas a 127 pessoas, a NOS utilizou apenas os produtos que disponibiliza na sua oferta doméstica, nomeadamente: uma ligação de fibra NOS com plano GIGA, e a solução Wi-Fi Total. Embora não tenham sido dados detalhes exactos sobre os equipamentos utilizados, é feita referência à amplificação do Wi-Fi através de Super Extenders, pelo que se pode inferir que terão sido utilizados múltiplos hotspots e não apenas um.
Habitualmente, em circunstâncias normais, ninguém fica perto de atingir o limite do número de dispositivos WiFi ligados a um mesmo hotspot; mas com o aumento do número de smart devices em nossas casas, isso é algo que poderá mudar no futuro. Em vez de um par de smartphones, tablets, computadores, Smart TVs e consolas de jogos, o número de dispositivos WiFi facilmente se pode multiplicar drasticamente com sensores de movimento, câmaras, sensores de temperatura, lâmpadas inteligentes, tomadas, electrodomésticos conectados, etc. etc.

De um ponto de vista técnico, começa também a ser recomendável considerar a criação de uma rede virtual separada para estes dispositivos, mas isso é todo um outro mundo que terá que ser abordado à medida que se vão acrescentando dispositivos em nossas casas.

Photopea lança Vectorpea para imagens vectoriais

18-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O imensamente versátil editor de imagens Photopea passa a ter uma versão dedicada exclusivamente às imagens vectoriais: o Vectorpea.

O Photopea pode ser descrito de forma sucinta como sendo um autêntico Photoshop de uso gratuito, que corre directamente no browser sem necessidade de instalar seja o que for - e tendo acesso a funcionalidades avançadas como a substituição AI de elementos.

Apesar do Photopea já suportar imagens vectoriais, agora passa a ter uma versão dedicada exclusivamente a esse tipo de imagens: o Vectorpea.
Embora se possam encontrar funcionalidades equivalentes em ambos os programas, o Vectorpea foca-se na edição de imagens vectoriais (como as de formato SVG), tirando partido das suas vantagens face às imagens bitmap - como a sua capacidade para zoom infinito sem "pixelização". Se o Photopea é uma alternativa ao Adobe Photoshop, este Vectorpea será uma alternativa ao Adobe Illustrator.

Conhecendo-se a qualidade do Photopea e todas as melhorias feitas ao longo dos anos, este Vectorpea será uma ferramenta a manter debaixo de olho para todos os que trabalham com imagens vectoriais, ou que esteja a considerar aventurar-se nesse mundo.

Notícias do dia

18-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

X / Twitter testa pagamento de $1/ano para novos utilizadores; Qualcomm e Google preparam chip RISC-V para Wear OS; Google prepara modo de reparação para todos os Android; teclado Gboard facilita escolha de tom de pele nos emoji; Comcast defende direito a usar planos "10G" enganadores; e Signal diz desconhecer suposta vulnerabilidade 0-day na sua app.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

iPad dobrável pode chegar no final de 2024

Surgem relatos de que a Apple tem estado a trabalhar a toda a velocidade no desenvolvimento de um iPad dobrável, que poderá lançar já no final de 2024 ou início de 2025.

A Apple tem estado ausente do sector dobrável, numa altura em que concorrentes como a Samsung já lançaram várias gerações de smartphones dobráveis. Curiosamente, em vez de começar por um iPhone dobrável, a Apple parece querer começar pelos tablets - o que se pode dever ao iPadOS ser mais adequado para um sistema de dimensão de ecrã variável, e também ao facto do sector dos tablets dobráveis estar menos explorado no campo Android. Por agora a Apple parece estar focada em simplificar o design do mecanismo da dobradiça, e de minimizar o efeito do vinco no ecrã na zona de dobragem.


Apple Watch 9 e Ultra 2 com ecrã "pisca-pisca"

Alguns utilizadores estão a queixar-se que os seus Apple Watch estão a sofrer de um ecrã a piscar no modo always-on, e que parece afectar principalmente os mais recentes modelos Series 9 e Ultra 2.

A Apple já enviou um comunicado para os centros de reparação para que não façam qualquer troca de ecrã nestes modelos, o que leva a pensar que será um problema de software que a Apple irá corrigir através de uma actualização. Até que isso aconteça, quem sofrer deste problema poderá desactivar o modo always-on e viver com o seu relógio com ecrã desligado enquanto não lhe dá uso.


Google Play Protect com verificação de apps fora da Play Store

A Google está a reforçar a segurança das apps instaladas directamente de fora da Play Store. Apesar do Google Play Protect já fazer a verificação das apps enquanto estão a ser executadas, a partir de agora vai apresentar as opções de "scan app" ou "não instalar" quando um utilizador tentar instalar apps externas.

A medida visa assegurar que a app passa pelo processo de verificação de código malicioso antes sequer de ser instalada e de poder ser executada, contribuindo para a redução do risco dos utilizadores. Uma medida bem vinda mas que não dispensa o habitual "senso comum" de que não se deve instalar uma app a não ser que se tenha certeza absoluta sobre ela - e apesar de isto se aplicar especialmente a instalações de fora da Play Store, também é recomendável ter igual cuidado mesmo com as apps na Play Store.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro smartphone da Nokia foi o Nokia 1011 lançado em 1992. O número 1011 fazia referência à sua da de lançamento, a 10 de Novembro.

Saldos de Halloween Godeal24: Office 2021 Pro por €26 e Windows 10 Pro a €8

18-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

Neste momento, a Godeal24 está a oferecer a todos os clientes o preço mais baixo de sempre, permitindo-lhe adquirir uma licença vitalícia por um custo reduzido. Com a Promoção Halloween Big Sale pode adquirir o Windows 10 Professional por apenas 8,65€, o que representa menos de 10% do preço habitual. Além disso, o Office 2021 Pro também está em promoção, sendo possível encontrar uma licença do Office 2021 Professional por apenas 26,75€.

Em promoção especial temos os Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:

Temos os Windows e outros com desconto de 50% usando-se o código SGO50:
Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Gboard facilita escolha de tom de pele nos emoji

18-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Utilizar emojis com diferentes tons de pele passa a ser mais fácil no Gboard para Android.

Há muito que o teclado Gboard da Google permite que os utilizadores escolham diferentes tonalidades de pele para os emojis respectivos (rostos, mãos, etc.) No entanto, para o fazer era necessário escolher o tom de cada emoji individualmente, o que poderia fazer com que - no limite - isso tivesse que ser feito centenas de vezes. Mas agora, isso é algo que passa a estar facilitado.

Com a mais recente actualização do Gboard para Android, ao se escolher a tonalidade de pele (e género) para um emoji fica automaticamente seleccionado o mesmo para todos os emojis.
A Google diz que esta alteração irá beneficiar a maioria dos utilizadores que opta por usar diferentes cores e géneros nos emoji. Para os utilizadores que preferiam ter a selecção individualizada por emoji, não é dito se será disponibilizada uma opção que mantenha o funcionamento como antigamente.

Huawei FreeBuds Pro 3 já disponíveis no mercado nacional

18-10-2023 | 13:32 | Apps do Android


Os novos auriculares ANC da Huawei chegam com um preço recomendado de ~200€. 

A Huawei anuncia a chegada a Portugal dos Huawei FreeBuds Pro 3. A nova geração de auriculares True Wireless Stereo (TWS) possui as certificações HWA e Hi-Res Audio Wireless e dispõe da tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC) 3.0 e uma bateria de longa duração, para uma experiência de áudio premium. Já estão disponíveis online, na Huawei Store, por um preço recomendado de 199,99€.


O novo topo de gama da marca, no campo dos earbuds, oferece ao utilizador uma qualidade de som líder na indústria graças ao sistema de som Hi-Res Dual Driver, Pure Voice 2.0, ANC Inteligente 3.0 e Triple Adaptive EQ, para uma comunicação nítida e cancelamento de ruído avançado.

 

Tecnologia de ponta para uma experiência de áudio imersiva

Os Huawei FreeBuds Pro 3 possuem um sistema de som Hi-Res Dual Driver, que proporciona uma experiência auditiva superior e realista com um intervalo de resposta de frequência de 14Hz a 48kHz[1], para detalhes sonoros verdadeiramente definidos.

 

Através da tecnologia Triple Adaptive EQ, sintonizam automaticamente o áudio de acordo com a estrutura do canal auditivo, a posição e o volume, fornecendo um som personalizado em tempo real. Além disso, estão equipados com os codecs L2HC 2.0[2] e LDAC™[3] e detêm as certificações HWA e Hi-Res Audio Wireless, garantindo uma experiência única e um áudio de alta resolução.


Cancelamento de ruído melhorado para um som claro e uma voz nítida

Os novos auriculares apresentam a tecnologia Pure Voice 2.0[4], que permite uma captação de voz durante as chamadas 2,5 vezes[5] superior em comparação com os Huawei FreeBuds Pro 2. Assim, assegura que o utilizador é ouvido com clareza, mesmo em condições desfavoráveis.

 

Esta funcionalidade é otimizada pelo ANC Inteligente 3.0, um algoritmo de cancelamento de ruído adaptativo, alimentado por inteligência artificial, que melhora o cancelamento de ruído em 50%[6] em comparação com a geração anterior.  


Construção leve aliada a uma bateria de longa duração para uma utilização confortável

Disponíveis em três cores – branco, verde e prateado –, os Huawei FreeBuds Pro 3 foram concebidos para serem leves, confortáveis e resistentes. Cada auricular pesa apenas 5,8g e conta com uma  certificação IP547, tornando o equipamento resistente ao pó e aos salpicos de água.

 

No que diz respeito à autonomia da bateria, asseguram até 6,5 horas, quando totalmente carregados, e até 41 horas quando emparelhados com o estojo de carregamento[7]. Além disso, suportam carregamento sem fios, para uma experiência de carregamento cómoda e sem complicações.

 

Os Huawei FreeBuds Pro 3 são compatíveis com Android e iOS e suportam a ligação simultânea de dois dispositivos, permitindo aos utilizadores conectarem-se e alternarem entre diferentes equipamentos, sem terem de os emparelhar e desconetar repetidamente.

 

 

HUAWEI FREEBUDS PRO 3

PVPR: 199,99€

Cores: Branco (Ceramic White), Verde (Green) e Prateado (Silver Frost)

Oferta de lançamento: Huawei Band 8 (PVPR: 69,99€) por apenas 19,90€

Para mais informações e para comprar: https://consumer.huawei.com/pt/headphones/freebuds-pro-3/



[1] Os dados da gama de frequências são provenientes dos laboratórios Huawei, nos quais o codec de áudio LDAC HD foi utilizado para ligações Bluetooth.

[2] A funcionalidade L2HC 2.0 só está disponível em determinados telemóveis Huawei com EMUI 13 ou posterior.

[3] disponível quando os dois dispositivos conectados suportam LDAC™.

[4] A voz do utilizador pode ser detetada em ambientes ruidosos para garantir uma chamada clara nesses ambientes. Esta função entra automaticamente em vigor quando são detetadas alterações no ruído ambiente. Não são necessárias definições manuais. A experiência de chamada real pode variar ligeiramente, dependendo dos hábitos de utilização, fatores ambientais e capacidades da aplicação. Apenas disponível quando os dois dispositivos conectados suportam LDAC™. LDAC e o logótipo LDAC são marcas comerciais da Sony Corporation.

[5] A captação de voz é 2,5 vezes melhor do que a dos Huawei FreeBuds Pro 2. Os dados são provenientes dos laboratórios Huawei.

[6] Em comparação com os Huawei FreeBuds Pro 2, os Huawei FreeBuds Pro 3 tem um desempenho ANC 50% superior. Os dados são provenientes dos laboratórios Huawei. Os modelos de teste foram concebidos com base na audição humana e o modo de cancelamento de ruído dinâmico foi ativado durante os testes. O desempenho real do cancelamento de ruído pode variar consoante o cenário de utilização. O cancelamento de ruído não funciona tão bem com ruído de alta frequência, como vozes humanas e buzinas.

[7] Os dados relativos à autonomia da bateria e ao carregamento são provenientes dos laboratórios da Huawei, nos quais o áudio foi reproduzido a um nível de volume de 50% e com o ANC desativado no modo AAC, com smartphones Huawei P60. Foram utilizadas as predefinições para outras funcionalidades. A duração real da bateria pode variar consoante o nível de volume, a fonte de áudio, a interferência ambiental, as características do produto e os hábitos de utilização.


Chrome melhora pesquisa e autocomplete na barra de endereços

18-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google melhorou o funcionamento da barra de endereços do Chrome, fazendo correcção de erros e uma pesquisa mais eficiente.

É natural que quando se escreve manualmente o nome de um site na barra de endereços do browser se possa dar um erro, e muitas vezes esses erros são aproveitados por sites fraudulentos para tentar apanhar os utilizadores mais distraídos (apesar de alguns serviços populares registarem domínios com erros comuns, para redireccionarem o utilizador para o site correcto). Mas no Chrome será mais difícil ir dar a um site errado por erro de escrita.

A Google está a melhorar a pesquisa da barra de endereços do Chrome, fazendo com que mesmo endereços com erros recomendem o site que deverá ser o correcto e que já se tenha visitado.

O sistema também funcionará para sites que nunca se tenham visitado anteriormente, fazendo a sugestão de sites populares.

O processo de pesquisa também terá inteligência para encontrar coisas no meio de endereços, não apenas para endereços que comecem com aquilo que se está a escrever.

A última melhoria refere-se à pesquisa nos bookmarks, bastando escrever o nome da pasta dos bookmarks para que a pesquisa seja feita dentro dos endereços dessa pasta.

Estas melhorias chegarão ao Chrome desktop e versões mobile, mas seguindo o habitual processo de distribuição faseada, pelo que irá demorar algum tempo até chegar a todos os utilizadores.

X / Twitter testa pagamento de $1/ano para novos utilizadores

18-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Cumprindo com aquilo que tinha dito (ameaçado?), o X / Twitter avança com subscrição "Not-A-Bot" obrigatória para novos utilizadores, por agora a ser testada em dois países.

Novos utilizadores do X na Nova Zelândia e Filipinas que queiram publicar ou interagir com outros utilizadores na plataforma, terão obrigatoriamente que pagar $1 por ano pela subscrição "Not-A-Bot". Uma subscrição que Elon Musk diz ser a única forma eficaz de combater os bots na plataforma, aparentemente desconhecendo que muitos bots já usam contas "verificadas" que pagam um valor superior. Apesa do valor irrisório significar que não deverá ser elemento crítico para os utilizadores humanos, também significa que não será crítico para as contas de bots, com o único efeito previsto a ser: não a redução de bots, mas a de fazer com que esses bots contribuam para as receitas da plataforma, efectivamente fazendo com que Musk lucre com a proliferação de bots que diz querer eliminar.

Starting today, we're testing a new program (Not A Bot) in New Zealand and the Philippines. New, unverified accounts will be required to sign up for a $1 annual subscription to be able to post & interact with other posts. Within this test, existing users are not affected.

This…

— Support (@Support) October 17, 2023

Correct, read for free, but $1/year to write. It’s the only way to fight bots without blocking real users.

This won’t stop bots completely, but it will be 1000X harder to manipulate the platform.

— Elon Musk (@elonmusk) October 18, 2023
Os novos utilizadores nestes países poderão continuar a registar-se gratuitamente, mas ficarão limitados a ler posts, seguir utilizadores e ver vídeos. Mas se quiserem publicar posts, comentar, ou até fazer like ou bookmark, será preciso pagar a taxa "anti-bot".

Os actuais utilizadores não serão afectados - pelo menos por agora.

|