Qualcomm e Google preparam chip RISC-V para Wear OS
18-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada
Actualmente o sector mobile é dominado pela arquitectura ARM, utilizado pelos chips da esmagadora maioria dos smartphones, tablets, e outros dispositivos móveis. Mas, enquanto arquitectura proprietária, há quem vá tentando escapar a este sistema e apostar numa arquitectura open-source. É esse o caso do RISC-V, e agora a Google e Qualcomm dão um primeiro passo para que essa potencial transição possa vir a concretizar-se.
Por agora a ideia é criar chips RISC-V destinados a dispositivos Wear OS, mas obviamente que fica implícito que, a médio e longo prazo, a ideia seja evoluir para chips que possam competir com os ARM nos smartphones e tablets.
De notar que, desde o início do ano que o Android suporta oficialmente a arquitectura RISC-V, e que até a Apple poderá estar a considerar idêntica transição mudando da actual arquitectura ARM para RISC-V.
Sendo totalmente open-source, os fabricante podem poupar valores consideráveis nas licenças actualmente pagas à ARM, quer pela utilização da sua tecnologia, quer pelos direitos para poderem modificá-la para criar os seus chips específicos. Com a ARM a procurar novos donos, a aposta em tecnologia open-source permitiria também aos actuais fabricantes escaparem a potenciais situações complicadas, no caso de futuros donos decidirem inflacionar as licenças ou mudarem as regras de utilização.