PlanetGeek

Raspberry Pi ganha Touch Display 2 com 720p

04-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Raspberry Pi passa a ter um touchscreen actualizado - o Touch Display 2 - com resolução HD, mantendo o preço do ecrã touch anterior.

Embora não faltem opções a nível de ecrãs para se utilizar com o Raspberry Pi, passamos a ter um acessório oficial que sofre uma bem-vinda actualização. O Touch Display de 2015", um touchscreen de 7" com resolução de 800x480, dá lugar ao Raspberry Pi Touch Display 2.

O Raspberry Pi Touch Display 2 mantém a dimensão de 7" e a capacidade multitouch (5 pontos), mas tem a resolução melhorada para os 1280x720 (HD) e é mais fino.
Este ecrã mantém a compatibilidade com todos os Raspberry Pi desde o Pi 1B+ (com excepção dos diminutos Pi Zero), sendo alimentado directamente pelo mesmo, e sendo suportado pelo Raspberry Pi OS para uso imediato sem necessidade de configurações complicadas.

A boa notícia final é que o preço será o mesmo do ecrã anterior ($60), e terá produção assegurada pelo menos até Janeiro de 2030, dando também alguma tranquilidade a quem desejar utilizá-lo para projectos comerciais de longo prazo.

Venda de tablets cresce 20% no 3º trimestre

04-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo um relatório da IDC, o mercado global de tablets registou um crescimento de 20.4% no terceiro trimestre deste ano, com 39.6 milhões de unidades vendidas.

Embora a Apple continue na liderança com uma diferença confortável face à segunda posição, com quase o dobro das vendas, essa distância diminuiu face ao avanço de outras marcas. A empresa vendeu 12.6 milhões de tablets neste trimestre, representando 31.7% - uma queda em relação aos 37.7% do ano passado.

A Samsung mantém-se como a principal concorrente da Apple, com 7.1 milhões de unidades enviadas e uma quota de 17.9%, também registando uma ligeira descida dos 18.2% do ano passado. A Amazon, no entanto, registou um impressionante aumento de 111.3% nas vendas, atingindo os 4.6 milhões de unidades, em parte atribuído às promoções do Prime Day.
A Huawei também tem motivos para celebrar, com um crescimento de 44.1% e uma subida na quota de mercado de 6.9% para 8.2%, graças à mais recente geração de tablets MatePad SE. E a fechat o top 5 temos a Lenovo numa posição curiosa, já que por um lado aumentou enviou as vendas de 2.6 para 3 milhões de unidades (+14.7%), mas por outro lado perdeu quota de mercado, passando de 8% para 7.6%.

A IDC atribui o aumento das vendas da Apple à época de regresso às aulas para o novo iPad Air, mas sendo penalizada pelos preços elevados dos modelos iPad Pro, que limitaram o seu crescimento. Na Samsung, o aumento das vendas foi conseguido à custa da série económica Galaxy Tab A9, em não pela série Galaxy Tab S10.

LastPass alerta para fraude com serviço falso de Apoio ao Cliente

03-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A LastPass está a alertar os utilizadores sobre uma nova fraude com números falsos de apoio ao cliente publicados em críticas da extensão Chrome, levando utilizadores a ligar para uma linha de apoio fraudulenta.

As críticas falsas na Chrome Web Store incentivam os utilizadores a contactar o "apoio" através de um determinado número telefónico — um número sem qualquer ligação à LastPass. Quando os utilizadores ligam, são levados por uma série de perguntas sobre o dispositivo antes de serem redireccionados para um site que descarrega uma ferramenta ConnectWise ScreenConnect, que os burlões podem usar para controlar o computador remotamente, incluindo roubar dados ou instalar programas maliciosos em segundo plano.
Estes servidores têm IPs associados a outras campanhas maliciosas, visando utilizadores de muitas outras empresas além da LastPass, incluindo a Amazon, PayPal, Netflix e iCloud. Estes números falsos de apoio ao cliente aparecem em críticas online e em fóruns como o Reddit, tentando alcançar o máximo de visibilidade em locais que os utilizadores poderão visitar quando tentam lidar com algum problema no serviço.

A LastPass aconselha os utilizadores a nunca partilhar a sua master password com ninguém, nem mesmo com o apoio oficial. Os utilizadores que encontrarem problemas devem contactar a LastPass (e qualquer outro serviço) apenas através dos canais oficiais e estar atentos a contactos não solicitados.

A engenharia dos temporizados hidráulicos nas casas de banho

03-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Até uma simples casa de banho pode esconder uma incrível quantidade de engenharia, como revela uma análise dos temporizadores hidráulicos dos autoclismos.

Actualmente vivemos numa era electrónica, onde é simples pensar em soluções para tudo usando microcontroladores, sensores e actuadores eléctricos. Mas, e se o desafio fosse criar um sistema que não só não necessitasse de energia eléctrica, como nem sequer precisasse de partes móveis? É precisamente isso que acontece com estes sistemas, capazes de fazer descargas temporizadas dos "autoclismos" apenas com base no fornecimento de água.


As curiosas disquetes Triple Density de 9MB

03-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Na época de ouro das disquetes, a NEC criou umas curiosas disquetes 3.5" Triple Density com 9 MB de capacidade.

Embora grande parte das novas gerações já nem tenha tido oportunidade de segurar uma disquete de 3.5" nas mãos, estas eram elemento do quotidiano nas décadas de 80 e 90 do século passado. Evolução dos floppy de 5.25", as disquetes de 3.5" eram compactas e eram mais robustas, dispensando a necessidade dos "envelopes" que protegiam a superfície magnética do disco.

As disquetes de 3.5" chegaram com uma capacidade de 720 KB, que depois se expandiu para os 1.44 MB que acabou por se tornar a capacidade standard. Houve também a tentativa de duplicar essa capacidade com um novo formato "ED" de 2.88 MB por parte da IBM, mas que nunca pegou de forma generalizada. Mas, menos conhecido, é o formato "Triple Density" / "2TD" que a NEC lançou no PC-88 VA3 em 1988. Estas disquetes de 3.5" tinham uma capacidade de 13 MB que, depois de formatadas, se tornavam em 9 MB de capacidade útil. As pistas passavam das tradicionais 80 pistas para 240 pistas (daí o nome "tripla densidade"). Infelizmente, a velocidade de acesso mantinha-se nos 100 KB/s, pelo que ler ou gravar uma destas disquetes, na sua totalidade, iria a ter uma boa dose de paciência.
Também aqui o formato acabou por não ter qualquer sucesso global, com os CD-ROMs a começarem a tornar-se no formato de eleição para tudo o que necessitasse de grandes quantidades de dados, e na década seguinte os Zip Drives a conquistarem o mercado das "disquetes" de grande capacidade. E claro, já neste século, tudo isso acabou por se tornar obsoleto com a chegada das "pens USB".

Waze melhora aviso de incidentes por voz

03-11-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Waze vai permitir reportar incidentes na estrada usando voz de forma mais natural.

O Waze está a melhorar substancialmente a forma de reportar incidentes na estrada por voz, permitindo o uso de linguagem natural.

Apesar do Waze já permitir reportar coisas usando voz, isso tinha que ser feito de forma bastante específica usando-se os formatos pré-programados para ser reconhecido correctamente - algo que, na maioria das vezes, se tornava demasiado trabalhoso para ser usado pela maioria dos utilizadores, especialmente em cenários em que os condutores continuam a ter que manter a atenção e concentração na estrada e não a esforçarem-se para se recordarem como é que tinham que dizer determinada frase. Mas, felizmente, isso vai ser coisa do passado.

Com o novo sistema "Conversational Reporting" - que, imagine-se, nem sequer refere o uso de tecnologia AI - os condutores poderão simplesmente falar em linguagem natural, com o Waze a até poder fazer perguntas adicionais, para reportar o incidente correctamente.


O Conversational Reporting será lançado em fase beta, para Android e iOS, inicialmente apenas em inglês, com promessa de expansão a mais utilizadores e línguas ao longo dos próximos meses.

Tendo em conta que o Gemini da Google vai ter suporte para português de Portugal, há boas probabilidades de podermos falar em português com o Waze para esta funcionalidade.

Falha da Okta permita logins sem password em nomes com mais de 52 caracteres

03-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Em mais uma "inimaginável" falha de segurança, a Okta alertou para um problema no seu sistema de autenticação, que permitia fazer login sem passwords em contas em que o nome de utilizador tivesse 52 ou mais caracteres.

Empresas que utilizem o sistema de autenticação da Okta poderão ser surpreendidas ao descobrir que, um utilizador com um nome longo (52 caracteres ou mais), poderá entrar na conta sem necessitar de password.

A falha parece estar relacionada com o facto da função bcrypt hash ignorar valores a partir de certa dimensão, pelo no caso de quem a aplicar directamente a um conjunto "nome + password" corre o risco da parte da password ser completamente ignorada se a parte do nome for demasiado longa.

reminder that the bcrypt hash function ignores input above a certain length! so if you do bcrypt(username || password) for some reason, a sufficiently long username will make it accept any password. to fix this you can sha256 the input first. https://t.co/UqqSFsT2kh

— yan (@bcrypt) November 2, 2024
A única atenuante neste caso é que isto não permitia ultrapassar a autenticação 2FA, caso estivesse activada, o que vem relembrar a necessidade de recorrer a esse método de validação adicional sempre que possível - pois está visto que uma única e simples password, por mais segura que seja, não é elemento suficiente nos dias de hoje.

Apple lança programa de reparação para iPhone 14 Plus com câmaras defeituosas

03-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a lançar um programa de reparações para lidar com um problema de fabrico nos iPhone 14 Plus, que faz com que não mostrem a imagem da câmara traseira.

A Apple diz que este problema afecta apenas "uma percentagem muito reduzida" de iPhones, aplicando-se apenas aos iPhone 14 Plus comercializados entre 10 de Abril de 2023 e 28 de Abril de 2024. Curiosamente, isto significa que o problema não afecta o lote inicial de lançamento, que se iniciou em Setembro de 2022.

Quem tiver um iPhone 14 Plus comprado nesta data pode inserir o número de série no site da Apple para verificar se o seu iPhone é abrangido por este programa.

A reparação gratuita estará disponível por um período de três anos após a data de compra original, e a Apple refere que os clientes que já pagaram pela reparação deste problema poderão pedir um reembolso.


Este tipo de programa não tem sido comum, mas vai acontecendo ao longo dos anos. O mais recente aconteceu em 2021 afectando a coluna auricular de alguns iPhone 12, impossibilitando que se ouvisse som durante os telefonemas. Recuando mais, também a série iPhone 5S foi alvo de uma campanha de reparações devido ao botão de power defeituoso.

MacBook Pro com ecrã OLED só em 2026

03-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da transição para os ecrãs OLED nos iPad Pro, ainda será preciso aguardar mais uns anos para que o mesmo aconteça nos MacBook Pro.

A Apple deverá adoptar um ecrã OLED e um design mais fino nos MacBook Pro, mas estimando-se que isso só aconteça em 2026. Embora os novos modelos com chip M4 tragam melhorias como Thunderbolt 5 e opção de ecrã com nano-textura, a maioria dos MacBook Pro com chips Apple mantêm o mesmo design desde a sua introdução.

Os analistas Ming-Chi Kuo e Ross Young referem que os modelos de 14 e 16 polegadas continuarão a usar ecrãs mini-LED até 2025, e que a mudança para tecnologia OLED poderá chegar em 2026. Em comparação com os mini-LED, o OLED proporcionaria maior brilho, melhor contraste com pretos mais profundos e maior eficiência energética, o que poderia prolonghar a autonomia do portátil. Adicionalmente, também permitiria reduzir a espessura do ecrã, potenciando a remodelação visual destes modelos, com um portátil mais fino e leve.

A última geração de ecrãs OLED "tandem" praticamente resolve as questões da longevidade desta tecnologia de ecrãs, permitindo maior luminosidade, menor consumo, e tempo de vida acrescido dos pixels. Coisas que se tornam de particular importância num portátil, que tradicionalmente poderá ficar ligado de forma permanente durante a maior parte do dia. A questão final será saber em quanto é que isso irá afectar o preço desses futuros MacBook Pro OLED.

MS volta a adiar o Recall para Dezembro

02-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft anunciou novo adiamento para o Recall, que tinha chegada anunciada nos PCs Copilot Plus.

Previsto para ser lançado aos Windows Insiders em Outubro, o Recall, que regista capturas de ecrã para permitir fazer pesquisas sobre tudo o que se tenha feito, volta a sofrer novo adiamento, agora para Dezembro. Segundo a Microsoft, esta medida visa assegurar que o Recall proporciona uma "experiência segura e confiável" aos utilizadores.

O adiamento surge após os esforços da Microsoft para resolver preocupações de segurança levantadas antes do lançamento inicial, originalmente prometido para Junho. Desde então, o Recall passou por várias revisões, com a Microsoft a trabalhar para melhorar as funcionalidades de segurança, incluindo tornar a ferramenta opcional e dar aos utilizadores a possibilidade de a desinstalar totalmente. A Microsoft também reforçou a protecção de dados com a encriptação da base de dados do Recall, sendo o acesso autenticado via Windows Hello.

Apesar do seu potencial para ajudar os utilizadores a procurar e recuperar actividades nos seus PCs através de uma timeline, o Recall gerou controvérsia. Depois de referências ao Recall terem aparecido na versão 24H2 do Windows 11, surgiram rumores de que estaria a ser instalado secretamente em todos os sistemas. Em resposta, a Microsoft esclareceu que o Recall não será obrigatório, e que apenas ficará disponível nos PCs Copilot Plus (que representam uma percentagem ínfima do universo de PCs Windows).

Uma vez mais, apesar das indesculpáveis falhas de segurança inicial, o maior problema do Recall terá sido a forma como foi apresentado. Não é difícil antever que uma outra forma de apresentação tivesse feito com que, em vez de polémico a receado, o Recall tivesse sido bem-recebido e ansiosamente aguardado. Resta esperar que a Microsoft saiba aprender com os erros para não voltar a repeti-los no futuro.

Como fazer um mini-teclado macro com 3 teclas

02-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser acelerar acções chatas pode criar o seu próprio mini teclado macro, impresso em 3D.

Hoje falamos de mais um projecto que mostra como é simples criar-se um teclado macro físico que acelere algumas funções repetitivas chatas que se façam no dia a dia.

Este mini-teclado macro utiliza um Seeed Studio XIAO SAMD21 como cérebro do sistema - mas facilmente poderia ser adaptado para qualquer módulo ESP32 ou outro que disponibilize funcionalidades USB de emulação do teclado. Depois, bastam apenas alguns poucos componentes electrónicos, como botões e LEDs, e ficando os acabamentos e peças a cargo de uma impressora 3D.
Além de ser extremamente simples a nível de execução, também será simples modificá-lo, como alterá-lo para incluir mais teclas - se as três teclas se revelarem insuficientes para aquilo que se pretende.

Runway Gen-3 Alpha Turbo ganha controlo de câmara

02-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Runway, modelo AI de geração de vídeo, ganha controlo de câmara avançado para facilitar a criação dos vídeos como se pretende.

O Runway tem sido um dos modelos AI de geração de vídeo que mais tem dado que falar (em parte tirando partido do Sora da OpenAI continuar sem estar disponível ao público em geral), e tem sido alvo de melhorias ao longo dos últimos meses.

Agora, os utilizadores passam a ter maior controlo sobre o movimento de câmara, com movimentação lateral, vertical, profundidade, e rotação, de forma linear ou em arco, o que vem dar todo um novo conjunto de possibildades a quem se dedica à geração de vídeos.

Advanced Camera Control is now available for Gen-3 Alpha Turbo. Choose both the direction and intensity of how you move through your scenes for even more intention in every shot.

(1/8) pic.twitter.com/jRE6pC9ULn

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Move horizontally while panning to arc around subjects.

(2/8) pic.twitter.com/LAaTtnxjmg

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Or, move horizontally while panning to explore locations.

(3/8) pic.twitter.com/Fqi6D3pEK7

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Combine outputs with various camera moves and speed ramps for interesting loops.

(4/8) pic.twitter.com/ImCu2zCOFJ

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Dramatically zoom through locations.

(5/8) pic.twitter.com/COdOZN82Wz

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Slowly truck across scenes.

(6/8) pic.twitter.com/x1odtpSHuh

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Or quickly zoom out to reveal new context and story.

(7/8) pic.twitter.com/dovmMUsGEx

— Runway (@runwayml) November 1, 2024

Começa a estar cada vez mais próximo o dia em que bastará atirar o argumento de um filme para uma ferramenta AI, e se obtenha um filme completo, gerado inteiramente de forma digital, de forma cinematograficamente correcta.

Apple compra Pixelmator

02-11-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai comprar o Pixelmator, um dos mais populares editores de imagens para as plataformas Apple.

Ao longo dos anos a Apple tem comprado diversas apps que se destacam nas suas plataformas, quer por serem bastante conhecidas ou por permitirem funcionalidades estratégicas de longo prazo. Por isso, não é surpresa que a Apple queira juntar o Pixelmator à sua colecção.

Embora ainda fique dependente da aprovação das entidades competentes, a Apple anunciou a aquisição do Pixelmator.
As apps Pixelmator já seriam aquilo que se podem considerar apps de "nível Apple", combinando design cuidado e facilidade de utilização, sem comprometer o acesso a funcionalidades avançadas de nível profissional. Aliás, já oferecem há anos funcionalidades AI de remoção de elementos e super-resolução, que só agora a Apple começa a oferecer via Apple Intelligence.

Será de imaginar que, se o negócio for para a frente, a Apple mantenha uma versão gratuita do Pixelmator, mantendo as funcionalidades mais avançadas sob o modelo de subscrição, como já acontecia. Isto, a não ser que a Apple queira realmente "abanar o mercado", e disponibilize o Pixelmator Pro, com todas as funcionalidades de forma totalmente gratuita.

Home Assistant salva sanita de rolos de papel higiénico

02-11-2024 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

Num exemplo bastante original, vemos como o Home Assistant pode ser a salvação para uma curiosa situação envolvendo sanitas e rolos de papel higiénico.

O YouTuber NetworkChuck partilhou que a sua filha mais nova acha divertido atirar rolos de papel higiénico inteiros para a sanita. Embora a solução seja tecnicamente simples, manter a sanita ou a porta da casa de banho fechada, isso é algo que facilmente pode ser esquecido, resultando nos indesejáveis incidentes. A solução: recorrer ao infinitamente versátil Home Assistant.

Ao longo de quase uma hora, acompanhamos o processo de instalar e usar o Home Assistant de raiz num Raspberry Pi, passando pelas configurações e interligação aos serviços já existentes (como iluminação, televisores, rede, interruptores, sensores), e como, a partir dai, não há limite ao que se possa fazer.

Neste caso, é criada uma automação que, se detectar que a tampa da sanita e porta da casa de banho foram deixadas abertas, toca um vídeo de alerta nos vários televisores de casa (via Apple TV e Plex), enquanto simultaneamente faz piscar as luzes em vermelho, e também desliga a internet nos smartphones dos diversos membros da família: um forte incentivo para que se apressem a resolver a situação e não passem a ter mais cuidado a fechar a tampa e porta.


Obviamente, este é um caso bastante peculiar, mas que se torna num exemplo perfeito da enorme versatilidade que o Home Assistant permite, e que facilmente poderia ser adaptado para uma variedade de outros casos.

Google prepara Quick Share para macOS e iOS?

02-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Quick Share da Google, o sistema de partilha de conteúdos ao estilo do AirDrop da Apple, poderá expandir-se para as plataformas iOS e macOS.

O Quick Share é uma ferramenta prática para partilhar ficheiros, links, fotos e vídeos entre dispositivos Android próximos, ChromeOS, e até Windows através de uma aplicação dedicada. A expansão para o macOS seria o "próximo passo" natural, já que muitos utilizadores combinam dispositivos Android com hardware Apple, não sendo incomum encontrar utilizadores Android que usam MacBooks ou iPads.

De acordo com um comentário no GitHub feito por um engenheiro da Google, a empresa está a preparar-se para lançar uma app Quick Share para macOS e iOS, que facilitaria a transferência de conteúdos entre as diferentes plataformas.

Obviamente, isto seria o tipo de coisa que faria todo o sentido de existir um "standard", que evitasse o recurso a sistemas proprietários fechados a marcas ou plataformas, mas já sabemos como estas coisas são: seria muito pouco provável que a Apple aderisse a isso, preferindo manter o AirDrop exclusivo entre os seus próprios dispositivos. Aliás, basta olhar para o RCS como exemplo, que apesar de ser um standard mundial que vem modernizar os SMS, só a muito custo, e depois de longa demora, e muita pressão, foi adicionado pela Apple aos iPhones.

Snapdragon 8 Elite pode ter problemas de aquecimento

02-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Snapdragon 8 Elite da Qualcomm está a gerar grandes expectativas devido ao seu desempenho, mas testes iniciais indicam possíveis problemas de aquecimento excessivo.

O Realme GT7 Pro, um dos primeiros smartphones a usar o Snapdragon 8 Elite, tem demonstrado sinais de aquecimento elevado em certas condições. Análises realizadas por diversos sites têm notado que, durante testes de benchmark, o smartphone aqueceu ao ponto de aparecer um aviso de sobreaquecimento — algo raro em dispositivos modernos, especialmente nos que recorrem a sistemas de dissipação mais avançados, como é o caso deste modelo equipado com "vapor chamber".

A atenuante é que isto aprece acontecer apenas durante os benchmarks, não se fazendo notar durante o uso normal do dia a dia. Até mesmo durante sessões de jogo intensivas, a temperatura subiu apenas ligeiramente, não atingido valores problemáticos ou preocupantes.
Há também a possibilidade destes aquecimento excessivo ser resultado de uma tentativa de manipulação dos benchmarks, já que continuam a existir fabricantes que, quando detectam a execução destes programas, aplicam valores de overclocking para conseguirem valores superiores aos concorrentes que usem o mesmo chip.

À medida que mais dispositivos com Snapdragon 8 Elite chegarem ao mercado, será mais fácil determinar se isto será um problema real, ou se se deve a este tipo de tácticas - e se for este último caso, resta esperar que a Qualcomm dê um "puxão de orelhas" aos fabricantes que insistem em tentar enganar os clientes, e no processo dar "má reputação" ao chip de forma indevida.

Kawasaki Ninja H2 SX SE com oferta de Pack Performace

02-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os clientes nacionais interessados na Kawasaki Ninja H2 SX SE podem usufruir da oferta do pack Performance sem custo acrescido.

O modelo Ninja da Kawasaki tem alimentado paixões há décadas, e continua a fazê-lo. A Ninja H2 SX SE vem equipada com um motor sobrealimentado, proporcionando acelerações impressionantes e um desempenho excepcional em estrada, destacando-se não só pela performance mas também pela sua versatilidade e facilidade de condução; uma escolha perfeita para quem procura emoção em cada viagem.

Para acentuar a sua versatilidade, a Kawasaki dotou-a também de uma vertente Sport Tourer, que a torna, igualmente, uma excelente opção para viajar. A Ninja H2 SX SE combina, potência e aceleração, ciclística refinada e tecnologia de ponta. E para maximizar a experiência e proporcionar maior conforto em cada viagem, a Kawasaki lançou uma campanha de oferta do Pack Performance Tourer. Este pack transforma a Ninja H2 SX SE numa moto ainda mais poderosa e sofisticada, reforçando também a vertente turística deste modelo.

O pack Performance contém os seguintes acessórios:
  • Malas interiores
  • Malas laterais
  • Viseira escurecida
  • Sliders
  • Escape Akrapovic em titânio
Esta oferta tem o valor de 2.200 € e está limitada ao stock existente.


[Pela Estrada Fora]

Rússia multa Google em 2 sextiliões de rublos

01-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Rússia impôs uma multa astronómica à Google na tentativa de reverter as restrições a canais russos no YouTube, incluindo meios de comunicação pró-Kremlin e estatais.

Avaliada em dois sextiliões de rublos (um 2 seguido de 36 zeros). Para se ficar com uma referência do valor absurdo, esta multa ultrapassa amplamente o PIB mundial, estimado em 110 biliões de dólares, resultando das penalizações diárias aplicadas desde 2020, que vão duplicando semanalmente.

A origem desta multa colossal remonta a processos legais movidos pelos meios Tsargrad e RIA FAN, após a Google ter bloqueado os seus canais no YouTube. Desde então, a Google acumulou multas por recusar desbloquear os canais. Outros canais, como o Channel One e o Zvezda, também estão envolvidos em acções legais contra a empresa. Um representante do Kremlin disse esperar que esta multa sirva para "incentivar a gestão da Google a resolver a situação"; sendo que, por outro lado, pode também ter o efeito precisamente oposto.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, a Google bloqueou mais de 1.000 canais e removeu 5,5 milhões de vídeos ligados a fontes patrocinadas pelo estado russo. A Rússia tem multado repetidamente a Google por não cumprir ordens de censura, além de congelar as suas contas locais, o que levou à insolvência da sua divisão russa. Em resposta a estas pressões, a Google reduziu drasticamente a sua presença na Rússia, retirando colaboradores e desactivando contas AdSense no país.

Não será previsível que as coisas se alterem até que a Rússia reveja as suas políticas e abandone as "operações especiais" na Ucrânia.

OpenAI lança ChatGPT Search para pesquisar a web

01-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Tal como era esperado, a OpenAI lançou o ChatGPT Search para concorrer directamente com o motor de pesquisa da Google.

A OpenAI lançou o ChatGPT Search, uma nova funcionalidade que traz pesquisa na web para o ChatGPT, posicionando-se como um concorrente directo do Google. Agora, o ChatGPT pode procurar informações em tempo real, como notícias, condições meteorológicas, cotações de bolsa e resultados desportivos. Os utilizadores podem permitir que o ChatGPT decida quando fazer uma pesquisa ou activar a função manualmente com o botão "Search" na janela de chat.

Para garantir respostas precisas e actualizadas, a OpenAI estabeleceu parcerias com fornecedores de notícias e dados, adicionando elementos visuais a categorias como desporto, mapas e finanças. Outra funcionalidade muito pedida também chegou: a inclusão da origem dos dados. Agora, as respostas contêm links para as respectivas fontes, que podem ser consultados através do botão "Sources", abrindo uma barra lateral com todas as referências.

🌐 Introducing ChatGPT search 🌐

ChatGPT can now search the web in a much better way than before so you get fast, timely answers with links to relevant web sources.https://t.co/7yilNgqH9T pic.twitter.com/z8mJWS8J9c

— OpenAI (@OpenAI) October 31, 2024
Aparentemente, por agora o ChatGPT Search só deveria estar acessível para os utilizadores com subscrição ChatGPT Plus ou Team, mas eu sou um utilizador gratuito e tenho acesso; pelo que, experimentem.
Coincidência ou não, a OpenAI apresentou este ChatGPT Search praticamente em simultâneo com a Google ter disponibilizado a sua funcionalidade de pesquisa web ligada ao Gemini; pelo que, é bom ver que ninguém está parado no sector.

Será necessário aguardar algum tempo até vermos de que modo esta geração de pesquisas AI irá afectar as pesquisas tradicionais; sendo que essas também vão deixando de ser "tradicionais" e vão adoptando funcionalidades AI para compilar informação de múltiplos sites e apresentar resumos. Por mim, imagino que as pesquisas deixem de ser algo a que se vá a um motor de pesquisa fazer, e passe a ser algo que simplesmente seja feito directamente no assistente AI que se prefira utilizar.

Saldos de Halloween na CdkeySales com Office a €23

01-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para a época mais assustadora do ano temos a campanha de Halloween da CdkeySales com descontos de arrepiar. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

|