PlanetGeek

Produtos da Semana

13-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

OPPO lança o A38

A OPPO anuncia o lançamento do seu novo smartphone da série A - OPPO A38 – em Portugal. Com SUPERVOOC TM de 33W, uma grande bateria de 5000mAh e alimentado por MediaTek Helio G85 com ampla memória e armazenamento, o OPPO A38 foi concebido para proporcionar um desempenho suave e uma longa duração da bateria. O dispositivo possui uma câmara IA de 50MP, um deslumbrante ecrã Sunlight de 90 Hz e um Modo de Ultra Volume, perfeitamente combinados para proporcionar uma experiência de utilizador excecional para utilização diária e entretenimento envolvente.

Design icónico, deslumbrante e leve O OPPO A38 mantém-se fiel à estética do design icónico da OPPO e cativa com as suas cores vibrantes e texturas requintadas. O OPPO A38 está disponível em duas cores elegantes, Dourado Brilhante e Preto Brilhante. Ambos os modelos utilizam a técnica de design OPPO Glow exclusiva da OPPO, que dá à tampa traseira do telemóvel uma aparência subtilmente cintilante, criando um acabamento mate duplo resistente a impressões digitais com detalhes brilhantes. A linha também herda o mesmo design retro ultrafino icónico dos modelos anteriores da série OPPO A. Com o Design Premium 2D, o dispositivo é ergonómico e tem um aspeto elegante e leve, com apenas cerca de 8,16 mm de espessura e 190 g de peso. Para além disso, o OPPO A38 inclui uma funcionalidade de desbloqueio por impressão digital lateral, que permite um desbloqueio rápido e sem problemas, mesmo quando o dispositivo é segurado com apenas uma mão.

Experiência de visualização imersiva com ecrã Sunlight de 90 Hz
Ler ou ver o conteúdo no ecrã com luz intensa é muitas vezes um desafio, mas o OPPO A38 apresenta um inovador ecrã Sunlight de 90Hz que pode atingir até 720 nits de brilho no modo de alto brilho. Isto permite que os utilizadores visualizem sem esforço o conteúdo no ecrã sem necessidade de sombreamento, mesmo sob luz solar direta. Além disso, o OPPO A38 possui um ecrã HD+ de 6,56 polegadas com uma taxa de atualização de 90Hz e uma gama de cores DCI-P3 de 96%, proporcionando cores vibrantes e envolventes e visuais suaves. O OPPO A38 também vem com funcionalidades IA de conforto em termos de visão durante todo o dia que minimizam a tensão ocular, tornando a visualização confortável independentemente do tempo de ecrã.

Capte imagens fantásticas com o sistema de câmara melhorado
O OPPO A38 está equipado com uma câmara IA de 50MP e uma câmara com efeitos bokeh de 2MP, permitindo aos utilizadores capturar imagens claras, naturais e brilhantes. Com o suporte de binning de píxeis, quatro píxeis são combinados para formar um píxel maior, preservando mais detalhes, mesmo com pouca luz. As duas câmaras também funcionam em conjunto com o algoritmo avançado de retrato da OPPO para proporcionar impressionantes pontos de luz bokeh no fundo e realçar o motivo no modo Retrato. Com a câmara frontal de 5MP, o OPPO A38 proporciona selfies deslumbrantes e uma qualidade de videochamada melhorada. Com as funcionalidades de Retoque de Retrato, os utilizadores têm opções para ajustar o nível de embelezamento para obter efeitos subtis e naturais nas câmaras frontal e traseira.

Desempenho rápido e suave para uma utilização sem esforço e a longo prazo
Equipado com a plataforma MediaTek Helio G85, o OPPO A38 oferece um desempenho suave e eficiente. Com o motor de computação dinâmica da OPPO, o desempenhosuave e duradouro do OPPO A38 foi verificado através de testes de fluência de 36 meses realizados no laboratório da OPPO, registando uma taxa média de envelhecimento inferior a 10%, garantindo a longevidade. O OPPO A38 vem com uma configuração de 4GB de RAM + 128GB de ROM e tecnologia de expansão de RAM, permitindo-lhe converter o espaço livre de ROM em até 4GB de RAM para manter o telemóvel a funcionar sem problemas durante cenários de carga elevada. O OPPO A38 introduz o Modo Ultra Volume, uma funcionalidade de software que ajuda a amplificar o volume do altifalante em 300%. Esta funcionalidade garante facilidade na realização de chamadas telefónicas e na visualização de vídeos curtos, mesmo em ambientes movimentados ou ruidosos.

Carregamento ultrarrápido e maior duração da bateria
Respondendo às preocupações dos utilizadores relativamente à duração e capacidade da bateria, o OPPO A38 exibe uma grande bateria de 5000mAh que pode ser carregada a 100% em cerca de 75 minutos utilizando o SUPERVOOC TM de 33W. Um carregamento rápido de 15 minutos pode proporcionar 5,02 horas de visualização de vídeos do YouTube e até 8,61 horas de chamadas de voz. Com o carregamento completo, o dispositivo terá ainda mais de 20% de autonomia, mesmo após 12 horas de trabalho e atividades diárias. A OPPO introduziu também uma série de tecnologias exclusivas concebidas para melhorar a segurança do carregamento e a fiabilidade da bateria. A proteção de carregamento durante todo o dia utiliza a IA para aprender os hábitos de carregamento dos utilizadores e programar o carregamento de forma inteligente, garantindo segurança e eficiência durante períodos de carregamento noturnos ou prolongados. Além disso, a poupança de energia IA durante todo o dia garante um suporte para 25 horas em standby permanente, mesmo com um nível de bateria baixo de 5%.

A qualidade melhorada começa com a durabilidade
Concebido a pensar na durabilidade, o OPPO A38 tem uma classificação IP54 à prova de pó e de água, com resistência à água IPX4, oferecendo proteção contra salpicos de água ou ambientes húmidos. Para garantir a máxima qualidade e fiabilidade, o OPPO A38 passou seis grandes testes, incluindo quedas físicas, água, radiação, danos climáticos, pequenas quedas repetidas e testes de estabilidade do sinal.

Disponibilidade no mercado
O OPPO A38 estará disponível nas cores Dourado Brilhante e Preto Brilhante com 4GB RAM + 128GB ROM, a partir de 9 de Outubro no mercado português, ao preço de 199,99 EUR nos principais canais retalhistas e operadoras.


Sony revela os INZONE Buds


A Sony anunciou os INZONE Buds – os novos auscultadores para videojogos verdadeiramente sem fios, equipados com a reconhecida tecnologia de áudio da Sony, concebidos para o ajudar a vencer. Os INZONE Buds oferecem aos jogadores de PC e de consola uma experiência de jogo envolvente graças ao som personalizado, às 12 horas de autonomia da bateria e à baixa latência.

Graças à tecnologia 360 Spatial Sound integrada INZONE Buds, pode ouvir a direção e a distância do seu adversário para estar sempre um passo à frente da concorrência. Ao longo dos seus anos de trabalho na tecnologia de auscultadores líder da indústria, a Sony desenvolveu os INZONE Buds para oferecer um campo sonoro adaptado a si. Ao analisar não só o formato do ouvido externo, mas também as características acústicas do canal auditivo, os INZONE Buds oferecem um som espacial mais preciso. Graças à otimização do campo sonoro, pode criar um perfil auditivo personalizado através de fotografias dos seus ouvidos utilizando a aplicação para smartphone 360 Spatial Sound Personaliser. Depois, pode desfrutar do seu jogo com uma precisão espacial inigualável. Buds podem ser otimizados de acordo com o seu canal auditivo através da função Sound Tone Personalisation (personalização do tom de som). Os auscultadores reproduzem sons de teste de unidades de transmissão e utilizam microfones de feedback para medir a forma como o som preenche o canal auditivo. Com base na análise acústica, o som é então personalizado utilizando a aplicação para PC INZONE Hub, garantindo uma experiência de audição espacial verdadeiramente própria.

Ao reproduzir fielmente todos os sons do jogo, desde explosões poderosas até passos subtis, sentir-se-á transportado para o mundo do jogo. Tal é possível graças à unidade de controlador de alto desempenho especialmente concebida - a Dynamic Driver X - que foi concebida para reprodução de frequências amplas e que também é utilizada com os WF-1000XM5. A estrutura do diafragma, que utiliza materiais diferentes tanto para a cúpula como para o rebordo, garante uma distorção mínima e uma qualidade de som nítida, proporcionando um nível de realismo auditivo inigualável. As capacidades de cancelamento de ruído ativo da Sony permitem que os INZONE Buds bloqueiem o ruído de fundo, para que se possa concentrar no jogo. O novo processador de baixo consumo L1 proporciona até 12 horas de autonomia da bateria nos auscultadores, com uma autonomia total de até 24 horas com o estojo de carregamento. Dispondo da bateria de maior duração do setor, os INZONE Buds estão prontos para alimentar sessões mais longas e revolucionar os seus jogos. Os INZONE Buds incluem uma ligação dongle USB-C que proporciona uma latência inferior a 30 ms, o que significa que nada o poderá deter.

Os INZONE Buds estão disponíveis em duas opções de cor - preto e branco - para que possa escolher a que mais se adequa ao seu estilo de jogo.


Série Xiaomi 13T já disponível em Portugal


Os novos Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro já estão disponíveis em Portugal, prontos para oferecerem toda uma nova experiência de liberdade criativa fruto da parceria da Xiaomi com a Leica.

Entre os destaques dos mais recentes smartphones da Xiaomi contamos com uma configuração de câmara tripla com lentes Summicron, concebidas em conjunto com a Leica: uma grande angular de 50MP, uma teleobjetiva de 50MP e uma ultra grande angular de 12 MP. A parceria com a Leica também é visível através dos estilos fotográficos originais Leica Authentic Look e Leica Vibrant Look, além de seis filtros Leica, incluindo os mais recentes Leica Sepia e Leica Blue. Os dois modelos contam ainda com quatro novas marcas de água Leica, proporcionando ainda maior escolha para composições de fotografias e tamanhos de molduras. Com a tecnologia Xiaomi ProFocus, é possível conseguir fotografias com grande detalhe, mesmo em situações de movimento rápido. Também no campo do vídeo, o Xiaomi 13T Pro destaca-se com gravação de vídeo H.265 LOG 4:2:0 de 10 bits e LUT Rec.709 pré-instalada para um resultado final sem comparação. As câmaras traseiras do Xiaomi 13T suportam a gravação de vídeo 4K em todas as distâncias focais, juntamente com uma bastante intuitiva. O ecrã, tanto no Xiaomi 13T Pro, como no Xiaomi 13T, permite ver séries, filmes ou pequenos vídeos com uma qualidade de imagem impressionante e a experiência torna-se ainda mais imersiva graças ao suporte Dolby Atmos com altifalantes duplos incorporados. Com os mais recentes processadores Mediatek que garantem uma excelente eficiência energética em qualquer tipo de utilização, a versão Pro conta com o carregador Xiaomi 120W HyperCharge, que permite uma carga de 100% em apenas 19 minutos, além disso, ambos os dispositivos têm a opção de carregamento rápido, com o Xiaomi 13T Pro a atingir 36% e o Xiaomi 13T 21% de carga em apenas 5 minutos. Todas as mais recentes tecnologias chegam conjugadas num design verdadeiramente apelativo, com o painel traseiro do modelo Alpine Blue a destarcar-se por incluir pele vegan Xiaomi BioComfort premium, enquanto os modelos Meadow Green e Black contam com um painel traseiro de vidro brilhante para uma sensação realmente premium.

O Xiaomi 13T Pro e o Xiaomi 13T estão agora disponíveis em Portugal com três opções de cor: Alpine Blue, Meadow Green e Black. O Xiaomi 13T 8+256GB tem um PVPR de 649,99 euros, o Xiaomi 13T Pro, na versão de 12+512GB, conta com um PVPR de 899,99 euros e, por fim, o Xiaomi 13T Pro, na versão de 16+1TB, está agora disponível por 999,99 euros.


Garmin apresenta relógios MARQ Carbon



A Garmin anunciou a coleção MARQ Carbon, três luxuosos e modernos relógios inteligente fabricados com 130 camadas de Fused Carbon Fiber. A coleção MARQ Carbon, composta por MARQ Athlete, MARQ Golfer e MARQ Commander, com um ecrã tátil AMOLED brilhante e vidro de safira curvo. Com características únicas para cada relógio, bateria até 16 dias de duração e materiais elaborados por especialistas, cada novo smartwatch foi desenhado para cada uma das aventuras da vida.

A coleção MARQ Carbon destaca a paixão da Garmin pelo design requintado, apresentando à indústria um material de engenharia exclusiva: Fused Carbon Fiber. Cada relógio possui uma caixa de 46 mm e uma moldura fabricados com 130 camadas de Fused Carbon Fiber, tornando-os a coleção MARQ mais leve até hoje. Para criar o corpo do relógio, cada camada de carbono é girada num ângulo único para aumentar a resistência do bloco inicial. O bloco é então submetido a uma combinação de calor e pressão para se alinhar ao formato da caixa do relógio. Várias horas de trabalho com ferramentas de corte de diamante de alta precisão resultam numa superfície extraordinária com um padrão de desenho em espiral que é ao mesmo tempo forte, leve e elegante. Combinando luxo com desempenho, braceletes premium (couro, nylon ou silicone) são usadas em toda a coleção MARQ Carbon e são cuidadosamente projetadas pensando em cada utilizadoro. Com bateria de até 16 dias, cada novo smartwatch acompanhará os utilizadores nas suas aventuras mais extremas. Quando chega a hora de recarregar o seu relógio, é rápido e fácil graças a um carregador magnético intuitivo que pode restaurar 100% da bateria numa hora.

Preparado para qualquer desafio, MARQ Athlete - Carbon Edition é o relógio multidesportivo definitivo com métricas de treino, desempenho e recuperação de ponta. Além do monitorização de atividades diárias, os utilizadores podem seguir as suas paixões com perfis desportivos pré-carregados para corrida em trilho, natação, caminhada, remo, escalada indoor e muito mais, além de exercícios animados fáceis de seguir para cardio, força, ioga e Pilates. Métricas avançadas como Endurance Score e Hill Score ajudam os atletas a medir sua resistência geral e capacidade de correr em subidas, enquanto o Training Readiness Score analisa a qualidade do sono, a recuperação, a carga de treinto e outros fatores para ajudar a determinar se é um bom dia para se esforçar ou ir com calma. Além disso, os corredores podem se preparar para a próxima grande corrida com recursos de treino premium, como PacePro, Garmin Coach, treinos diários sugeridos, resistência em tempo real e widget de corrida. O MARQ Athlete – Carbon Edition tem um PRVP a partir de 2950 euros.

Para ajudar os amantes de golfe a prepararem-se melhor, MARQ Golfer – Carbon Edition vem pré-carregado com mais de 43.000 cursos de todo o mundo. O Virtual Caddy oferece aos jogadores uma recomendação de taco com base no vento, na elevação e nos dados de swing, enquanto um novo gráfico de dispersão de tacadas mostra rapidamente os obstáculos que podem estar em jogo com base no taco escolhido. A função aprimorada de distância PlaysLike permite que os utilizadores saibam a distância real de cada tacada, com a distância ajustada com base nas mudanças de elevação e nas condições ambientais. Planeie a melhor tacada de aproximação e dê aquela tacada com os dados do Green Contours; Juntamente com uma assinatura ativa da aplicação Garmin Golf, os utilizadores podem ver a direção da inclinação do green em campos selecionados diretamente no relógio. Além disso, os mapas dos campos de golfe agora apresentam vários biomas com base na localização do campo e fornecem detalhes adicionais, como árvores e caminhos de carrinhos, para que possa ter uma imagem clara de cada buraco. O MARQ Golfer – Carbon Edition tem um PRVP a partir de 3100 euros.

Criado para qualquer missão, o MARQ Commander - Carbon Edition Ele apresenta um design furtivo e vem com funcionalidades específicas para operações táticas. Desenhado para uso durante o dia ou a noite, o MARQ Commander permite que os utilizadores alternem as visualizações com um display que pode ser lido ao usar óculos de visão noturna. O modo furtivo mantém o relógio operacional, mas para de armazenar e partilhar a posição GPS do utilizador e desativa a conectividade e comunicação sem fio. Se a segurança se tornar um problema, o recurso Kill Switch apagará toda a memória do usuário do dispositivo. Outros recursos incluem formato de posição dupla, que exibe simultaneamente dois conjuntos de sistemas de coordenadas num único ecrã, Jumpmaster, uma atividade tática pré-instalada e pontos de referência projetados. Para operações aéreas, os recursos avançados de aviação incluem navegação direta, que permite aos utilizadores navegar diretamente para um local, ponto de referência ou aeroporto próximo, além de boletins meteorológicos. de NEXRAD, METAR e TAF. O MARQ Commander – Carbon Edition tem um PRVP a partir de 3200 euros.


iPhone 16 Pro com WiFi 7 e 5G mais rápido

13-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 15 foram lançados há apenas um mês, mas já começam os rumores sobre o que se poderá esperar dos próximos modelos iPhone 16 de 2024.

Por agora não se tratam de rumores revolucionários, indicando apenas melhorias que seriam mais que previsíveis na habitual progressão de modelo para modelo, como: a evolução do WiFi 6E dos actuais modelos para o WiFi 7 mais veloz; actualização do modem 5G Qualcomm Snapdragon X70 para o mais recente X75; novos sensores de 48 MP nas câmara ultrawide; sendo também esperado que a Apple inclua a câmara tele 5X do iPhone Pro Max também no iPhone 16 Pro normal, aproveitando um ligeiro aumento das suas dimensões (para 6.3" e 6.9" respectivamente).

Também é esperado que no próximo ano a Apple adopte dois novos chips em ambos os modelos de iPhones, como um A18 Bionic e A18 Pro, em vez de utilizar um chip "do ano passado" nos modelos não Pro, como tem feito até agora. Teremos também que esperar para ver se há alterações a nível do Face ID, com a eventual passagem do módulo Face ID para um sistema sob o ecrã, que reduziria o espaço morto do ecrã a um simples furo para a câmara frontal principal - mas sendo isso algo que poderá ficar apenas para o ano seguinte.

É também esperado que se assista a uma nova ofensiva da Apple nas capacidades AI, com uma Siri completamente renovada a nível de compreensão, e sendo também lógico que o novo chip dedique uma parte substancial das suas melhorias a esse tipo de processamento. Mas, ainda temos um ano pela frente, e seguramente teremos informações que irão ficando cada vez mais detalhadas à medida que os meses forem passando.

PHP Current Version Adoption in 2023, AJAX Character Counter, PHP Conferences of November - 8 minutes - Lately in PHP 99

12-10-2023 | 22:32 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
On the Lately in PHP 99 podcast, you will learn in 8 minutes about the percentages of adoption of PHP versions by members of the Laravel community, a package that can show a character counter using AJAX to measure the length of text entered by a user in text form input, the PHP conferences and user group meetings around the world in November 2023.

Read this article, watch an 11-minute video, or listen to episode 99 audio of the Lately in PHP podcast to learn about the best articles published on the PHP Classes site in the week of October 1 through October 7.

PHP Current Version Adoption in 2023, AJAX Character Counter, PHP Conferences of November - 11 minutes - Lately in PHP 99

12-10-2023 | 20:52 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
On the Lately in PHP 99 podcast, you will learn in 11 minutes about the percentages of adoption of PHP versions by members of the Laravel community, a package that can show a character counter using AJAX to measure the length of text entered by a user in text form input, the PHP conferences and user group meetings around the world in November 2023.

Read this article, watch an 11-minute video, or listen to episode 99 audio of the Lately in PHP podcast to learn about the best articles published on the PHP Classes site in the week of October 1 through October 7.

Tesla chega aos 20 milhões de células 4680

12-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Após muitos atrasos, a Tesla parece estar finalmente a produzir as novas células 4680 à velocidade desejada.

A célula 4680 foi apresentada há anos pela Tesla como sendo uma evolução crítica para permitir a produção em volume, e a custo reduzido, dos seus automóveis eléctricos. Ao contrário das células tradicionais, esta célula foi concebida para poder ser produzida num processo de linha de montagem contínuo, sem paragens, e podendo ser utilizada como elemento estruturante do próprio veículo. No entanto, essas promessas acabaram por demorar mais tempo do que o previsto, com a Tesla a dizer por diversas vezes que estava a resolver detalhes relacionados com o processo de produção, mas que agora parecem ter ficado definitivamente resolvidos.

A Tesla anunciou ter produzido 20 milhões de células 4680 na Giga Texas, e sabendo-se que tinha anunciado ter atingido os 10 milhões em Junho, pode concluir-se que produziu 10 milhões de células em quatro meses, ou cerca de 2.5 milhões por mês. E conhecendo-se a Tesla, é um ritmo que certamente já terá sido melhorado por esta altura, deixando a empresa bem posicionada para ter a questão das baterias resolvida para os seus actuais e futuros modelos - sendo que o próximo grande lançamento será o do Cybertruck, que utilizará estas células.

Just built our 20 millionth 4680 cell at Giga Texas! pic.twitter.com/6PCD6UC9PS

— Tesla (@Tesla) October 11, 2023

Embora todos os demais fabricantes de automóveis estejam a procurar desesperadamente por fornecedores de baterias capazes de responder em volume - e também a fazer grandes investimentos em novas gigafábricas de baterias, que se tornam num componente crítico para as suas ambições eléctricas - não há dúvida que a Tesla continua a tirar partido da vantagem conseguida pela sua visão estratégica, e que ainda lhe vai dando alguns anos de avanço sobre os concorrentes.

Starlink oficializa serviço directo a telemóveis

12-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX começará a fornecer telecomunicações a smartphones normais através dos seus satélites Starlink a partir do próximo ano (2024).

A nova geração de satélites Starlink pode comunicar directamente com satélites no solo, dispensando a necessidade destes terem hardware especial, e começaremos a sentir esse efeito já a partir do próximo ano. O serviços Starlink Direct to Cell arranca em 2024, inicialmente começando por suportar apenas serviço de mensagens, e no ano seguinte expandindo-se para serviço de voz, dados, e também fazendo referência expressa a cenários IoT (Internet of Things).

A grande "revolução" neste sistema - que inicialmente estava previso arrancar ainda este ano - é a de que temos os satélites a actuarem como uma comum torre de telecomunicações no solo, pelo que para o smartphone não há qualquer diferença, não necessitando de qualquer hardware especial para além do que já tem (ao contrário do sistema utilizado pela Apple nos iPhones mais recentes, em que existe hardware específico para comunicar com satélites). Mas importa relembrar que, embora a SpaceX leve vantagem em número de satélites Starlink, não é a única empresa a querer lançar este tipo de serviços - a AST SpaceMobile já efectuou as primeiras chamadas 4G e 5G via satélite.
As potencialidades destas mega-redes de comunicação via satélite serão imensas. Poderemos dizer adeus às zonas "sem cobertura" e assegurar que temos comunicações em praticamente todo o globo, incluindo no meio do oceano, ou nas zonas mais remotas e inóspitas. Por outro lado, embora os custos e tecnologia não sejam adequados para substituir por completo a cobertura terrestre, vai ser interessante ver como é que os operadores de telecomunicações irão reagir a esta "ameaça vinda do céu". Irá também ser interessante ver as implicações em termos de segurança e de privacidade, já que estas redes irão também permitir a fácil localização de qualquer telemóvel a nível mundial e até a sua espionagem - implicações que, pelo lado positivo, irão seguramente promover o uso de serviços de comunicações mais seguros, com encriptação end-to-end (E2E) para se precaverem contra essa eventualidade.

Notícias do dia

12-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhones com reboots misteriosos durante a noite; Android 14 aumenta apps em memória de 32 para 1024; app Google com gestão de passwords em iOS; Adobe Res-Up melhora qualidade de GIFs animados; e Microsoft fecha activações do Windows 11 com chaves do Windows 7 e 8.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Google Search já pode gerar imagens AI

Quem tiver aderido ao programa AI da Google (Google Search Generative Experience - SGE) já poderá começar a tirar partido das funcionalidades visuais dos modelos AI da Google para gerar imagens directamente a partir da caixa de pesquisa.

Ao estilo de outros modelos AI, basta descrever a imagem que se quer para que a Google apresente quatro propostas, podendo depois refinar-se a imagem até se obter o resultado final pretendido.
A Google diz ter tido cuidado para tentar evitar abusos, motivo pelo qual - neste momento - não será possível usar este sistema para criar imagens pessoas fotorealistas ou rostos de pessoas "famosas". Mas, sem dúvida que serão limites que irão ser testados pelos utilizadores, que normalmente conseguem arranjar técnicas criativas para ludribirar as restrições aplicadas nos modelos AI.


WordPress com plugin ActivityPub oficial

O WordPress junta-se à família descentralizada do ActivityPub, também usada pelo Mastodon, facilitando o processo de disponibilizar notícias e conteúdos no "fediverse".

O novo plugin ActivityPub, disponível em todos os planos do WordPress.com faz com que um utilizador do Mastodon possa facilmente seguir as notícias de um site ou blog WordPress directamente na app, com os comentários feitos lá a serem publicados automaticamente no site. A única coisa a ter em conta é que isto apenas será aplicado aos posts publicados após a activação do plugin, e que pode demorar até 15 minutos até que as publicações cheguem ao fediverse - pelo que há que ter alguma paciência no caso de não aparecerem imediatamente.


iPhones 15 encontram amigos a 60 metros de distância


Os iPhone 15 vêm com uma nova geração de chips UWB que ampliam drasticamente as suas capacidades de localização de alta-precisão. Enquanto os modelos anteriores só podiam usar este modo a uma distância de até 10-15 metros, nos iPhone 15 isso pode ser feito até cerca de 60 metros - não só para localizar AirTags mas também outras pessoas com iPhones com que se esteja a partilhar a localização.

E, ao contrário da localização GPS, com o UWB a localização leva-nos directamente até à pessoa, até mesmo no meio de uma multidão.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes dos touchscreens se popularizarem, uma das tecnologias que existiam eram as light pens, canetas que permitiam o utilizador interagir com os conteúdos em ecrãs CRT. A primeira light pen foi criada em 1955 no MIT, e tornaram-se bastante populares nas décadas de 60, 70 e 80. A caneta tinha um sensor que detectava a luminosidade do varrimento feito nos ecrãs, e através disso, determinava a sua posição.

Ticwatch Pro 3 Ultra GPS a €213

12-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

A Mobvoi continua a ser uma das empresas que se mantém fiel ao Wear OS e oferece uma gama sempre crescente de smartwatches. O TicWatch Pro 3 Ultra GPS partilha muitas das características com TicWatch Pro 3 GPS, incluindo um Snapdragon 4100 Wear no interior, e o curioso ecrã secundário sobreposto no ecrã OLED principal de 1.4", com cor de fundo configurável. Temos ainda tracking de actividade, sensor de frequência cardíaca contínuo, medição SPO2, GPS, barómetro, e NFC com suporte Google Pay.
O preço deste Ticwatch Pro 3 Ultra GPS GTS é de 213.47 euros na Amazon Espanha. Se procuram algo mais em conta, podem espreitar o Ticwatch E3.

Este ecrã secundário permite apresentar informação de forma contínua com consumo ultra-reduzido, e conta com retro-iluminação com cor configurável. Desta forma, a hora, data, passos, e outra informação, pode ser apresentada a tempo inteiro sem ter que activar o ecrã OLED mais gastador. Com isso, a Mobvoi anuncia uma autonomia de 72 horas em uso normal, ou de até 45 dias no modo de poupança "Essential Mode" que desactiva a maioria das funcionalidades avançadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhones com reboots misteriosos durante a noite?

12-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Vários utilizadores queixam-se que os seus iPhones fizeram reboots espontâneos durante a noite enquanto carregavam.

Não é comum acordar-se para um novo dia e encontrar o iPhone a pedir o código PIN e código SIM como se tivesse feito um reboot; no entanto é isso que aconteceu a diversos utilizadores. O mais estranho é que, a acompanhar este fenómeno, os dadas da bateria mostram que o iPhone terá passado várias horas desligado antes de se reactivar por si novamente.

No caso de ter sido um crash devido a um qualquer bug, o restart seria feito de forma imediata, sem demorar horas. E embora este comportamento pudesse ser explicado pelo processo de actualizações automáticas do sistema feitas à noite, isso seria algo que continuaria a estar dependente da confirmação do utilizador com a introdução do código PIN para aceitar esse agendamento - além disso, estes utilizadores asseguram que já estavam com a mais recente versão do iOS, pelo que não se tratou de nenhuma actualização.
Podemos pensar em possibilidades mais esotéricas, como potencial infecção por spyware, que estivesse a modificar o sistema durante o período nocturno para passar despercebido aos utilizadores; mas isso parece ser algo muito pouco provável, tendo em conta que tem atingido pessoas aleatórias, e esse tipo de ataques é habitualmente direccionado contra alvos bastante mais específicos.

Por agora será mais lógico assumir que se trata de um qualquer bug do iOS 17; mas é uma situação que convém que seja analisada pela Apple para que fique esclarecida / corrigida quanto antes. Até lá, se acordarem para um iPhone a pedir código, já sabem que não estão sozinhos.

Android 14 aumenta apps em memória de 32 para 1024

12-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Android 14 vem com um aumento substancial do número de apps que podem permanecer em memória, passando de 32 apps para 1024 apps.

Com cada vez mais smartphones Android a virem carregados com memória RAM - são cada vez mais comuns os modelos topo de gama com 16 GB de RAM, e alguns deles até já se esticam para os 24 GB de RAM - é bom saber que o Android 14 está preparado para tirar o máximo partido dessa memória.

Até agora, e a não ser que houvessem alterações por parte dos fabricantes, o Android vinha com um limite máximo de 32 apps mantidas em memória; e com este valor a estar dependente da memória RAM disponível. Se nos smartphones com menos RAM este limite se tornava irrelevante, com o smartphone a apenas conseguir aguentar com meia dúzia de apps antes de começar a libertar memória, nos smartphones com muita RAM isto poderia fazer com que apenas fossem mantidas 32 apps apesar de haver memória RAM para manter muitas mais apps.

Quando as apps são mantidas em memória, podem ser reactivadas de forma praticamente instantânea, sem que seja necessário efectuar todo o processo de carregamento que é feito quando se abre uma app pela primeira vez; pelo que, quantas mais apps puderem ser mantidas nesse estado, melhor será a experiência de utilização dos utilizadores, com menos tempo de espera quando saltitam entre as apps que utilizam ao longo do dia.

Android 14 increases the maximum number of cached applications to 1024 (up from 32)!

That's a HUGE increase. https://t.co/lW7bzW1GKH

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) October 11, 2023

Here are four ways that Android 14 improves on performance and memory efficiency:

1) Freezing cached applications

Android 14 freezes cached apps after a "short period of time", giving them 0 CPU time. During the Android 14 Beta, Google saw cached processes consume "up to 50%… pic.twitter.com/vKW50wY5L1

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) October 11, 2023

Poderá dizer-se que, para a maioria das pessoas, as 32 apps seriam mais que suficientes (não sei se chegarei sequer a abrir mais que 10-12 apps diferentes ao longo do dia), mas penso que este é um daqueles limites que no futuro poderia assemelhar-se aos tempos dos PCs em que se dizia "640KB será memória mais que suficiente para tudo!". Com a passagem para 1024, essa situação fica resolvida, pelo menos para os próximos anos, e até pode vir a potenciar um reforço da utilização do Android enquanto sistema que possa começar a competir com sistemas desktop. A chegada do USB-C aos iPhones poderá também ser positiva nesse sentido, de popularizar o uso de docks para ligar o smartphone a um teclado e monitor, passando a ser literalmente o computador principal que se leva no bolso para todo o lado.

App Google com gestão de passwords em iOS

12-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a facilitar o acesso às passwords dos utilizadores em iOS, adicionando a integração com o Autofill do sistema na app Google.

O iOS permite a integração de serviços de passwords externos, para que a introdução de logins e passwords possa ser feita de forma genérica em sites, apps, etc. Para os utilizadores que também guardam esses dados na sua conta Google, tudo isso passa a ser feito de forma mais imediata.

A app Google passa a ter integração com o Autofill, à semelhança do que já acontecia com o Chrome.
A medida será particularmente de interesse para os utilizadores que não usam o Chrome nos seus iPhones e iPads, já que permite terem acesso às passwords sem necessidade de o instalarem unicamente para esta função.

A Google tem também feito forte promoção das Passkeys, que recentemente passaram a ser o método preferencial de autenticação das contas Google, pelo que toda esta questão das passwords tradicionais deverá começar a perder relevância, lentamente, ao longo dos próximos anos - embora seja algo que seguramente irá demorar o seu tempo, e não evitará que continuem a haver situações em que as passwords continuarão a ser necessárias.

AVerMedia lança placa de captura HDMI 2.1 USB

12-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A AVerMedia Live Gamer ULTRA 2.1 permite fazer capturas HDMI 2.1 via USB, suportando resoluções e frequências elevadas.

Demorou, mas finalmente começam a surgir no mercado placas de captura HDMI 2.1 via USB. As resoluções e frequências acrescidas do HDMI 2.1 fizeram com que a maioria das placas de captura USB se tornassem obsoletas, com a maioria dos fabricantes a migrar para placas de captura PCIe. Mas, quem preferir manter-se fiel às placas externas via USB, começa a ter algumas opções.

A AVerMedia Live Gamer ULTRA 2.1 destina-se aos jogadores que usam resoluções como 4K a 120 Hz ou 144 Hz, que assim podem continuar a jogar com frequência elevadas e fazer as capturas a 4K/60Hz sem qualquer interferência na forma como jogam. A placa suporta a passagem directa de resoluções até 4K/144Hz (com HDR e VRR).
No entanto, apesar de ser uma placa HDMI 2.1, não se espere que suporte todas as capacidades do HDMI 2.1. Embora suporte 1080p/240 Hz, será necessário esperar por uma actualização prometida para as próximas semanas para lhe adicionar o modo 1440p/240 Hz. A marca promete adicionar resoluções adicionais em actualizações futuras.

Embora em nada afecte as suas capacidades, a Live Gamer ULTRA 2.1 também vem equipada com iluminação RGB que pode controlada através do software Gaming Utility e sincronizada com outros sistemas RGB que já se possa ter no computador.

Headphones Corsair HS80 RGB Wireless a €113

12-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Se gostam de ouvir todos os detalhes nos jogos, sem limitações de volume independentemente da hora do dia ou da noite, uns headphones gaming wireless como estes Corsair HS80 RGB Wireless podem fazer toda a diferença.

Quer seja para poderem jogar jogos de guerra recheados de explosões às altas horas de madrugada, ou para facilmente comunicarem com os demais jogadores da vossa equipa, uns headphones gaming com microfone tornam-se num acessório indispensável. No caso destes Corsair HS80 RGB Wireless, temos direito às almofadas com espuma visco-elástica para maior conforto, e com banda de suporte para que o arco superior dos headphones não fique em contacto directo com a cabeça, aumentando a comodidade em sessões mais prolongadas.
Estes Corsair HS80 RGB Wireless estão disponível por 113.42 euros na Amazon Espanha.

Apesar de terem RGB no nome, importa realçar que se trata de um modelo bastante discreto, apenas com o logotipo iluminado nos headphones e um pequeno aro luminoso no microfone - que até serve para indicar quando está em mute.

Se procurarem algo mais em conta podem espreitar os Corsair HS55 a 50 euros; ou podem considerar os Corsair HS60 Haptic com vibrações que se podem sentir - que já por cá passaram e nos surpreenderam pela positiva. Todos eles têm controlos (mute, volume, etc.) directamente nos headphones, evitando a necessidade de um dongle pendurado no cabo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Nothing Phone(2) recebe Nothing OS 2.5 beta

12-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível o Nothing OS 2.5 beta - baseado no mais recente Android 14 - para o Nothing Phone(2).

A Nothing não perdeu tempo a fazer chegar o mais recente Android 14 ao seu Phone(2). Apesar de ser ainda uma versão beta, o Nothing OS 2.5 pode ser testado desde já pelos utilizadores que não quiserem esperar pela chegada da versão final.
Entre as novidades destacadas pela Nothing, temos:

Nothing OS
  • Interface da biblioteca de widgets renovado
  • Novo widget de fotos para mostrar fotos favoritas no Home screen e Lock Screen
  • Editor de screenshots melhorado
  • Gesto back redesenhado para melhor se integrar no sistema
  • Opção para esconder icons das apps no Home Screen e app drawer. Deslizar para a direita na app drawer mostra icons escondidos
  • Gesto de deslizar com três dedos para captar screenshots
  • Possibilidade de usar duplo-clique do power button como atalho para diversas funções
  • Página de edição do Home Screen e Lock Screen remodelada
  • Efeito Glass filter para os wallpapers
  • Wallpapers de cor sólida

Android 14
  • Tema de cor monocromático
  • Novo gesto "back" enquanto se interage com apps
  • Ajustes no Quick Settings com inclusão dos Nothing earbuds
  • Mais opções de atalhos no Lock Screen: do not disturb, mute, QR code scanner e câmara em modo vídeo
  • Possibilidade de ajusta volume do ringtone e notificações de forma independente
  • Ajustes regionais para seleccionar unidades e apresentação de números

Como sempre, tratando-se de uma versão beta, há que estar consciente de que o sistema poderá ter erros e não ser tão estável quanto se desejaria, pelo que há que pesar bem os prós e contras antes de a instalar - especialmente se for o smartphone principal de que se depende no dia a dia. No caso de quererem reverter para a versão anterior (Nothing OS 2.0.3) será necessário fazer um reset de fábrica completo.

Android Auto prepara botão disconnect

12-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns utilizadores estão a ver uma opção para desligarem a ligação Android Auto aos automóveis sem necessidade de recorrerem a métodos "habilidosos".

O Android Auto é extremamente conveniente, permitindo utilizar as funcionalidades das apps e smartphones Android directamente a partir de um automóvel. No entanto, por vezes pode tornar-se inconveniente, como quando temos várias pessoas com smartphones Android no carro, ou quando se viaja no carro de um amigo, e se fica sujeito à perguntas permanentes se se querem ligar (no caso das ligações wireless), ou na eventualidade de precisarmos de um pouco de carga e o ligarmos ao cabo USB.

Para lidar com isso, a Google está a testar uma opção de desligar a ligação Android Auto através de uma notificação.
Até agora isto tinha que ser feito através de métodos como ligar o modo airplane para desactivar as comunicações, ou desligando fisicamente o cabo USB.

Apesar de ser algo que deveria ter estado disponível logo desde o início, será bom que seja activado de forma oficial para todos os utilizadores quanto antes. Além disso, há ainda algumas arestas por limar, pois há utilizadores que se queixam de que a notificação permanece nos seus smartphones durante tempo excessivo, muito depois de até já terem saído do carro.

Microsoft fecha activações do Windows 11 com chaves do Windows 7 e 8

11-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Quem não fez a actualização do seu Windows 7/8 para o Windows 11, agora terá que comprar uma nova licença do Windows 11.

Apesar do Windows 11 ser o Windows recomendado há muito, a Microsoft nunca se deu ao trabalho de fechar a porta aos Windows antigos. Graças a isso, qualquer pessoa podia instalar um Windows 11 e activá-lo utilizando uma chave do Windows 7 ou Windows 8, e isso foi algo que se manteve ao longo dos últimos anos - mas que agora chega ao fim.

A partir de agora deixa de ser possível utilizar uma chave Windows 7 ou Windows 8 para activar um novo Windows 11. Quem já o tiver feito anteriormente poderá continuar a desfrutar de um Windows 11 activado, para os restantes, será necessário comprarem uma chave actualizada do Windows 11.
Pessoalmente, acho que já era mais que tempo para que a Microsoft fizesse aquilo que já deveria ter feito há décadas, disponibilizando o Windows 11 de forma gratuita para uso doméstico, já que continuaria a ganhar com as pré-instalações feitas pelos fabricantes nos seus computadores, e das licenças para uso empresarial.

Não o fazendo, só contribuem para que os seus utilizadores recorram a fontes não oficiais para obter chaves de activação a preço mais económico.

Adobe Res-Up melhora qualidade de GIFs animados

11-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Adobe tem um projecto que promete melhorar a qualidade dos GIFs animados e vídeos de baixa resolução.

Apesar de já termos visto excelentes exemplos de sistemas de melhoramento da resolução, as mais recentes tecnologias AI tem permitido que se façam autênticos milagres. A Adobe tira partido disso para melhorar GIFs animados e vídeos de baixa resolução com o seu projecto Res-Up.

Embora normalmente os sistemas de super-resolução se fiquem por uma melhoria de 200% da resolução inicial, a Adobe mostrou o efeito num clip do filme The Red House (1947) com 480x360 pixeis, passando-o para 1280x960 pixeis - na prática transformando um clip de qualidade VHS num clip de qualidade HD.

Infelizmente, e se seguir a sua tradição, este tipo de processo deverá ser algo que ficará acessível apenas para subscritores dos serviços Adobe, sendo necessário aguardar por uma versão open-source que nos permita explorar as vantagens do GigaGAN.

Já estou a imaginar que, daqui por alguns anos, os browsers passarão a ter uma opção "usar AI para melhorar o aspecto do que se está a ver", e que aplicará todo este tipo de coisas ao conteúdos apresentado...

How to Use a Wordpress ChatGPT Plugin to Detect and Block Spam Comments

11-10-2023 | 17:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a PHP content management system that allows users to post articles with comments.

Some people use robots to post spam comments and place links in the post pages to try to attract users to other pages and influence search engine rankings.

This package provides a WordPress plugin that uses the API of the ChatGPT artificial intelligence engine to detect and block spam comments sent to WordPress posts.

Notícias do dia

11-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Califórnia aprova Direito à Reparação e exige 7 anos de peças; Volkswagen ID.4 e ID.5 com novo infotainment; Tesla vende empresa de carregamento wireless que comprou há meses; Sony apresenta nova PS5 mais compacta e com drive amovível; Google reactiva grupos de colunas após Sonos ser humilhada em tribunal.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Google prepara Assistente renovado com Bard

A Google pode não estar a integrar tecnologia AI com a mesma velocidade da Microsoft, mas também não tem estado quieta, agora com indicações de que se prepara para lançar um assistente melhorado com as capacidades do Bard.

Mais do que um simples assistente por texto, a Google está a preparar o assistente para que seja desde logo capaz de lidar com coisas como reconhecimento de imagens através da câmara, voz, geração de imagens, etc.
A grande questão é saber se a Google optará por disponibilizar tudo isto de forma global para todos os utilizadores, ou se irá restringir funcionalidades em função do equipamento utilizado (como as coisas exclusivas do Pixel 8), ou da conta (se é subscritor do Google One).


Sony lança streaming de jogos PS5 na PS5

Aos poucos a Sony vai aproximando os seus serviços digitais daqueles da Xbox, agora com a disponibilização do streaming da cloud de jogos PS5.

A funcionalidade só está disponível para subscritores PlayStation Plus Premium e, por agora, apenas para quem tenha uma PS5 (embora no futuro a ideia seja disponibilizar jogos PS5 em mais dispositivos), ficando activa na Europa a 23 de Outubro. E se se interrogam qual o interesse de fazer streaming de um jogo PS5 numa PS5 (que podia correr o jogo directamente), há inúmeros casos em que isso é vantajoso: podemos querer experimentar um novo jogo sem ter que descarregar 50 ou 100 GB; podemos gostar de jogar um jogo ocasionalmente, mas sem ter gigabytes permanentemente ocupados na consola; ou até para jogar / experimentar um jogo para o qual nem sequer temos espaço livre para que fosse instalado. Por agora a selecção de jogos será bastante limitada, mas a Sony também diz que pretende expandir o número de jogos PS5 na cloud rapidamente.


UE relembra Meta e X para exigências na remoção de conteúdos

Com a escalada dos confrontos em Israel e faixa de Gaza, as redes sociais têm enfrentado repercussões digitais de parte a parte. O comissário europeu Thierry Breton já avisou Mark Zuckerberg e Elon Musk para a necessidade das suas plataformas cumprirem com a exigência a remoção atempada de conteúdos ilegais - como a promoção de actividades terroristas.

Incapaz de ficar calado, Musk disse-lhe que basta reportar os conteúdos através da plataforma, tal como qualquer outra pessoa pode fazer - e mais tarde dizendo que não fazia ideia a que conteúdos ilegais é que ele se referia. Talvez se / quando levar com um processo com multa em proporção da facturação da empresa, passe a saber do que se trata.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira sonda a passar por Saturno foi a Pioneer 11, que se aproximou do planeta em Setembro de 1979. As visitas seguintes foram feitas pelas Voyager 1 e Voyager 2, em 1980 e 1981.

SSD externo Samsung T7 Shield 2TB a €116

11-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 Shield da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 Shield é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, e hoje o modelo em destaque é a versão de 2 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Este Samsung T7 Shield 2 TB está disponível por 116.79 euros na Amazon Espanha.

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|