PlanetGeek

How to Use a Wordpress ChatGPT Plugin to Detect and Block Spam Comments

11-10-2023 | 17:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a PHP content management system that allows users to post articles with comments.

Some people use robots to post spam comments and place links in the post pages to try to attract users to other pages and influence search engine rankings.

This package provides a WordPress plugin that uses the API of the ChatGPT artificial intelligence engine to detect and block spam comments sent to WordPress posts.

Notícias do dia

11-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Califórnia aprova Direito à Reparação e exige 7 anos de peças; Volkswagen ID.4 e ID.5 com novo infotainment; Tesla vende empresa de carregamento wireless que comprou há meses; Sony apresenta nova PS5 mais compacta e com drive amovível; Google reactiva grupos de colunas após Sonos ser humilhada em tribunal.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Google prepara Assistente renovado com Bard

A Google pode não estar a integrar tecnologia AI com a mesma velocidade da Microsoft, mas também não tem estado quieta, agora com indicações de que se prepara para lançar um assistente melhorado com as capacidades do Bard.

Mais do que um simples assistente por texto, a Google está a preparar o assistente para que seja desde logo capaz de lidar com coisas como reconhecimento de imagens através da câmara, voz, geração de imagens, etc.
A grande questão é saber se a Google optará por disponibilizar tudo isto de forma global para todos os utilizadores, ou se irá restringir funcionalidades em função do equipamento utilizado (como as coisas exclusivas do Pixel 8), ou da conta (se é subscritor do Google One).


Sony lança streaming de jogos PS5 na PS5

Aos poucos a Sony vai aproximando os seus serviços digitais daqueles da Xbox, agora com a disponibilização do streaming da cloud de jogos PS5.

A funcionalidade só está disponível para subscritores PlayStation Plus Premium e, por agora, apenas para quem tenha uma PS5 (embora no futuro a ideia seja disponibilizar jogos PS5 em mais dispositivos), ficando activa na Europa a 23 de Outubro. E se se interrogam qual o interesse de fazer streaming de um jogo PS5 numa PS5 (que podia correr o jogo directamente), há inúmeros casos em que isso é vantajoso: podemos querer experimentar um novo jogo sem ter que descarregar 50 ou 100 GB; podemos gostar de jogar um jogo ocasionalmente, mas sem ter gigabytes permanentemente ocupados na consola; ou até para jogar / experimentar um jogo para o qual nem sequer temos espaço livre para que fosse instalado. Por agora a selecção de jogos será bastante limitada, mas a Sony também diz que pretende expandir o número de jogos PS5 na cloud rapidamente.


UE relembra Meta e X para exigências na remoção de conteúdos

Com a escalada dos confrontos em Israel e faixa de Gaza, as redes sociais têm enfrentado repercussões digitais de parte a parte. O comissário europeu Thierry Breton já avisou Mark Zuckerberg e Elon Musk para a necessidade das suas plataformas cumprirem com a exigência a remoção atempada de conteúdos ilegais - como a promoção de actividades terroristas.

Incapaz de ficar calado, Musk disse-lhe que basta reportar os conteúdos através da plataforma, tal como qualquer outra pessoa pode fazer - e mais tarde dizendo que não fazia ideia a que conteúdos ilegais é que ele se referia. Talvez se / quando levar com um processo com multa em proporção da facturação da empresa, passe a saber do que se trata.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira sonda a passar por Saturno foi a Pioneer 11, que se aproximou do planeta em Setembro de 1979. As visitas seguintes foram feitas pelas Voyager 1 e Voyager 2, em 1980 e 1981.

SSD externo Samsung T7 Shield 2TB a €116

11-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 Shield da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 Shield é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, e hoje o modelo em destaque é a versão de 2 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Este Samsung T7 Shield 2 TB está disponível por 116.79 euros na Amazon Espanha.

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla vende empresa de carregamento wireless que comprou há meses

11-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla vendeu a Wiferion, uma startup alemã dedicada ao carregamento wireless de veículos que tinha adquirido há apenas alguns meses.

A aquisição da Wiferion gerou toda uma série de rumores referentes à possibilidade de se carregar os automóveis Tesla sem necessidade de usar um cabo, bastando estacioná-lo por cima de uma plataforma de carregamento. Agora com a venda da empresa, as perguntas multiplicam-se: dividindo-se entre os que se interrogam se a Tesla mudou de ideias quanto a este tipo de carregamento (no passado já tinha proposto soluções de braços robóticos que colocavam o cabo de carregamento de forma automática), ou se é apenas uma questão estratégica de desenvolvimento - já que alguns relatos referem que a intenção da Tesla era ficar apenas com a equipa de desenvolvimento da empresa mas sem ter interesse na parte das operações.

Embora existam múltiplas empresas a explorar o carregamento wireless de automóveis eléctricos, o grande "elefante na sala" (e que quase nunca é mencionado), é a questão da eficiência. Nos carregadores wireless que se usa nos smartphones, é habitual ter uma eficiência de carregamento entre 40-65%. Estando a falar-se de baterias de 5000 mAh, podemos deixar que esse factor seja ignorado face ao factor conveniência. Mas, quando se tratarem de automóveis, com baterias de 50 kWh ou 100 kWh, parece-me difícil que alguém esteja disposto a desperdiçar metade da energia num carregamento wireless - a não ser em situações muito específicas onde o carregamento por cabo (que também tem que lidar com questões de eficiência e perdas) não seja uma solução viável.

Claro que há outros sectores onde a Tesla poderá beneficiar de carregamentos wireless sem ser no sector automóvel. Um potencial candidato serão os seus robots humanóides, onde esse tipo de sistema poderia ser bastante mais aceitável e produtivo. Mas, por agora, teremos que aguardar para ver.

Yamaha revela Motoroid 2 - mota autónoma sem guiador

11-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Yamaha apresentou uma versão evoluída da moto futrista autónoma que tinha revelado na década passada: a Motoroid 2.

Tal como a Motoroid original, a Motoroid 2 destaca-se pelo seu aspecto futurista que mais parece saído de filme de ficção científica. A nova versão mantém as capacidades, bem reais, de poder circular autonomamente graças a um sistema de auto-equilíbrio, mesmo nas monobras a baixa velocidade ou quando está completamente estacionária. Mantém também o incomum sistema que permite que a roda traseira se incline de forma independente da parte frontal.

Na parte da frente, a Yamaha livra-se dos já diminutos punhos do guidador do modelo original, passando a disponibilizar apenas duas pegas para que o piloto / passageiro / ocupante se segure - assumindo-se que a própria moto faça todo o trabalho de curvar quando necessário.
Ver a Yamaha a insistir neste protótipo Motoroid faz antever que, algures no futuro, estas tecnologias futuristas possam vir a materializar-se numa moto disponibilizada comercialmentel, embora isso seja algo que por agora não tem qualquer data marcada.

O que é certo é que tudo isto volta a demonstrar o incrível atraso que as tradicionais marcas japonesas, que em décadas passadas eram vistas como exemplo de referência nas novas tecnologias (posso relembrar a Yamaha GTS 1000 com a sua suspensão frontal futurista, ou a Honda NR com os seus pistões ovais revolucionários), têm tido na transição para os veículos eléctricos. E mesmo as que se vão aventurando nisso, como a Kawasaki, fazem-no com modelos que deixam bastante a desejar. Um atraso que se torna ainda mais indesculpável quando, do outro lado, vemos marcas tradicionalmente "antiquadas", como a Harley Davidson, a lançarem modelos de sucesso como a LiveWire.

Google reactiva grupos de colunas após Sonos ser humilhada em tribunal

11-10-2023 | 12:31 | A Minha Alegre Casinha

A Google não demorou a reagir à vitória sobre a Sonos nos tribunais, reactivando a funcionalidade de agrupamento de colunas Nest, ecrãs e Chromecasts.

O mês passado a Google surpreendeu os clientes ao remover a a capacidade de colocar um mesmo dispositivo em múltiplos grupos de colunas. Não foi algo que a Google tenha decidido fazer apenas para chatear os clientes, mas sim algo derivado de um processo de violação de patentes da Sonos - e agora teve um desenvolvimento inesperado e surpreendente.

Sendo bastante raro que se veja um tribunal assumir uma postura de bom senso em casos de patentes, desta vez assistimos a uma total "desanca" na Sonos, com o juiz a dizer que a empresa fez uma utilização completamente abusiva e ilegal do sistema de patentes, subvertendo por completo o seu propósito. Em vez de usar as patentes para proteger uma inovação ou invenção, a Sonos manipulou patentes apenas para tentar prolongar a validade de patentes passadas, coisa que o juiz não perdoou, invalidando a vitória anterior e dando razão à Google.

Uma vitória que a Google se apressou a pôr em prática, dizendo que já está a reactivar a funcionalidade que tinha removido, permitindo que dispositivos possam fazer parte de múltiplos grupos de colunas.

É certo que tudo isto poderá ser apenas temporário, já que a Sonos diz que vai recorrer da decisão, e o caso de arrisca a mudar novamente de rumo. Mas, pelo menos por agora, e durante mais umas semanas ou meses, os clientes com colunas Nest, Chromecasts e afins, poderão usá-las como bem entenderem - até se arriscarem a ver as coisas desaparecerem por culpa de patentes óbvias e idiotas que nunca deveriam ter sido atribuídas.

Califórnia aprova Direito à Reparação e exige 7 anos de peças

11-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Na Califórnia assistiu-se a uma vitória do movimento do "Direito à Reparação", com a aprovação do Right to Repair Act que entrará em vigor a 1 de Julho de 2024.

Esta medida do Direito à Reparação passa a exigir que os fabricantes disponibilizem peças de substituição, ferramentas e documentação, para todos os dispositivos electrónicos com preço acima de $100, durante um período de sete anos após a sua data de produção. Os produtos abaixo desse valor só necessitarão fazê-lo durante três anos.

Esta exigência pode ajudar a perceber porque a Google decidiu passar a oferecer sete anos de suporte no seu mais recente Pixel 8, pois é algo a que estaria obrigada a fazer de qualquer forma (pelo menos a nível das peças). Estando também sediada na Califórnia, também a Apple terá que seguir o exemplo e assegurar que existem peças de substituição para iPhones, iPads, etc.
Sendo uma medida extremamente positiva, há no entanto diversas excepções. Por algum motivo, consolas e sistemas de alarme não ficam abrangidos por esta medida. Também ficará por demonstrar a sua aplicabilidade em produtos como earphones, ou até smartwatches, cujas reparações são muitas vezes extremamente complicadas ou até "impossíveis".

De qualquer forma, passar a ter sete anos como tempo de vida mínimo assegurado para produtos electrónicos é um bom primeiro passo, que potencialmente poderá expandir-se no futuro para os 10 anos.

Tesla lança wraps oficiais para o Model 3 e Y (nos EUA)

11-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA a Tesla está a disponibilizar cores adicionais para o Model 3 e Model Y através de wraps instalados de origem.

A Tesla nunca foi uma empresa que oferecesse muitas opções de cor para os seus automóveis, mas agora parece querer recuperar desse défice face a outros fabricantes. Nos EUA, está a disponibilizar diversas cores adicionais - Slip Grey, Satin Ceramic White, Satin Stealth Black, Glacier Blue, Forest Green, Satin Rose Gold, Crimson Red - através de wraps, as películas aplicadas sobre o carro, e que também têm como vantagem adicional proteger a pintura original.
A selecção de wraps não é muito extensa e, curiosamente, mantém-se em tonalidades próximas às das cores oficiais do veículo: algo que muito certamente deverá ser propositado, para evitar problemas de legislação quanto à cor registada do veículo. Também está disponível um wrap transparente, para quem só pretender a protecção da pintura.

O maior problema é que por agora estes wraps só são aplicados em dois service centers nos EUA, e os preços começam nos 4700 euros para o wrap transparente e vão até mais de 7000 euros pelos wraps coloridos - valores que não parecem ser competitivos face à aplicação de wraps em instaladores não-oficiais, e onde se tem a vantagem de ter uma maior gama de escolha no wrap que se deseja.

SSD externo Crucial X8 1TB a €61

11-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X8 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X8 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X8 de 1 TB está disponível por 61.99 euros, com envio da Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.

Se procuram SSDs M.2 NVMe, podem também espreitar o Crucial P3 de 1 TB disponível por 41 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Volkswagen ID.4 e ID.5 com novo infotainment

11-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A VW refrescou o ID.4 e ID.5, que passam a ter novo sistema de infotainment e também motorizações actualizadas.

A VW ouviu as críticas dos utilizadores, com muitos a dizerem que o sistema de infotainment do carro não estava à altura das expectativas para um carro moderno. Agora, os ID.4 e ID.5 vêm com novo ecrã de 12.9" de origem, com sistema de infotainment renovado - e mantendo a opção de HUD (Head-Up Display) para quem quiser uma experiência mais futurista. A VW também diz que a nova assistente de voz IDA é bastante mais evoluída que a anterior - embora seja difícil compreender porque as marcas continuam a desperdiçar tantos recursos a reinventar a roda, quando o que a maioria dos utilizadores deseja é simplesmente ter acesso ao CarPlay / Android Auto para usarem aquilo que já têm nos seus smartphones.
Nas motorizaçãoes, ambos os modelos passam a ter mais 60 kW de potência (210 kW, 250 kW nos modelos GTX), e o binário salta dos 310 Nm para os 545 Nm. Curiosamente, a VW opta por manter a potência ao mesmo nível independentemente de se optar por uma versão RWD com um motor ou AWD com dois motores (provavelmente devido ao mesmo tipo de legislação alemã que taxa a potência). As autonomias aumentam ligeiramente, para os 550 km e 556 km (ID.4 e ID.5 respectivamente), com as baterias de 77 kWh a poderem ganhar 178 km de autonomia com um carregamento de 10 minutos.

O preço base irá manter-se inalterado, cxomeçando nos 40 mil euros na Alemanha.

Qualcomm anuncia Snapdragon X para máquinas Windows

11-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm está a remodelar a designação dos chips dedicados a dispositivos Windows on ARM, focando-se num nome mais popular: Snapdragon X.

A Qualcomm já tem chips ARM dedicados a computadores Windows há alguns anos, com o Snapdragon 8cx a ter sido lançado em 2018, acompanhado do Snapdragon 8c em variante mais modesta. Agora, anuncia que a designação com "c" e "cx" era demasiado confusa para os consumidores, e optando por designar os chips por Snapdragon X para que sejam facilmente distinguidos dos demais Snapdragon destinados às plataformas mobile.

Considerando que os mais recentes chips da família eram o Snapdragon 8cx Gen 3 e o 7c+ Gen 3, não se pode dizer que a ideia da simplificação chegue em má hora, mas falta ver em que é que irá concretizar-se na prática. Se acabar por ser um Snapdragon X8 e X7, pode ser que fique mais diferenciado e interpretável - pelo menos até ao momento em que começarem a lançar portáteis Windows com 5G, que usem modems Snapdragon X75 ou mais recentes, voltando a contribuir para a confusão.

A Qualcomm parece querer colocar tudo sob o "bom nome" Snapdragon, quando provalvemente já deveria ter criado designações diferentes para diferentes gamas de produtos - com os modems a serem um dos casos flagrantes. Os primeiros dispositivos com chips Snapdragon X deverão chegar ao mercado no início de 2024.

Dança, fuga e luta, de Paris a Nova Iorque (ou entre fronteiras)

10-10-2023 | 23:05 | Gonçalo Sá

Da Áustria, EUA ou Suécia chegaram alguns dos filmes mais celebrados do QUEER LISBOA 27. Descobertas a reter numa altura em que o QUEER PORTO regressa à Invicta até dia 14.

La Bête dans la jungle 2.jpg

"LA BÊTE DANS LA JUNGLE", de Patric Chiha: Apesar de qualidades evidentes (direcção artística e guarda-roupa de encher o olho, a fotografia sumptuosa de Celine Bozon), o filme escolhido para a sessão de abertura do QUEER LISBOA deste ano não foi dos mais memoráveis.

Adaptação do romance "The Beast in the Jungle" (1903), de Henry James, a nova obra do realizador de "Si c’était de l’amour" (2019) transfere a acção do Reino Unido para França, acompanhando as noites partilhadas pela dupla de protagonistas num clube underground parisiense ao longo de 25 anos, entre 1979 e 2004.

Enigmático e envolvente na primeira metade, sobretudo pela carga sensorial já aplaudida noutros títulos do cineasta austríaco, é um olhar que se vai esgotando quando a longa espera das personagens principais por um acontecimento extraordinário se encaminha para uma reflexão existencial e melancólica que, não sendo desinteressante, se arrisca a ser antecipada pelo espectador.

La Bête dans la jungle.jpg

Também não ajuda que a direcção de actores seja desigual: se Anaïs Demoustier nunca deixa de ser uma presença forte e persuasiva, Tom Mercier oferece uma interpretação tão plana como apática, e talvez o filme saísse a ganhar caso o argumento se debruçasse mais sobre figuras secundárias, como a porteira a cargo da veterana Béatrice Dalle (sempre inquietante).

A cápsula temporal da narrativa é curiosa, até por ir apontando alguns eventos-chave (da crise da sida à queda do Muro de Berlim) em paralelo com a evolução das tendências de música de dança (do disco à synthpop, da house ao techno) e da moda (do fausto dos anos 80 ao despojamento da viragem do milénio) a partir da pista da discoteca. Só é pena que esse retrato do hedonismo e escapismo, captado com um fulgor estético assinalável, não tenha ressonância emocional à altura num drama tão esbatido - e que foi, incompreensivelmente, o único título apresentando em antestreia nesta edição do festival.

2,5/5

Mutt.jpg

"MUTT", de Vuk Lungulov-Klotz: Tão realista como humanista, este drama ambientado em Nova Iorque foi das melhores surpresas do QUEER LISBOA 27. Primeira longa-metragem de um realizador que já contava com três curtas, mergulha na vida atribulada de um rapaz trans de ascendência chilena durante 24 horas especialmente intensas, marcadas por três encontros decisivos: com o ex-namorado, com a meia-irmã e com o pai.

Reflexão sensível sobre a identidade, consegue abordar a transfobia ou a fase pós-transição sem simplificações, evitando reduzir as personagens a estereótipos. E nem o facto de o realizador estar claramente do lado do protagonista faz com que ostracize outras figuras que este por vezes confronta, destacando-se também pelas nuances no retrato de dois homens cisgénero que marcam esta jornada pessoal.

Mutt 2.jpg

O que se perde em militância ganha-se, felizmente, em ambiguidade, traduzida em algumas sequências de um intimismo precioso: as que se debruçam sobre a possibilidade de reatar uma relação amorosa são das mais conseguidas e tocantes, aliando a singularidade temática às interpretações justas de Lio Mehiel (premiada em Sundance) e Cole Doman.

Lungulov-Klotz, realizador e escritor trans criado entre o Chile, os EUA e a Sérvia, filma os corpos sem pruridos nem gestos gratuitos (caso de uma reveladora cena numa lavandaria), tem uma visão empática sem deixar de ser crua e afirma-se aqui como um nome a seguir com atenção. Mas esperemos que não fique restrito ao circuito dos festivais (depois de também ter sido distinguido em Berlim), porque este cinema queer merece mais salas...

3,5/5

Opponent_2.jpg

"OPPONENT", de Milad Alami: Vencedora do Prémio do Público do QUEER LISBOA e também distinguida com uma menção especial do júri (que premiou o igualmente meritório "Regra 34", de Julia Murat), a segunda longa-metragem do realizador sueco nascido no Irão e radicado na Dinamarca é ainda a candidata à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional pela Suécia. E boa parte destas atenções (ou das várias nomeações no Festival de Berlim) terão sido motivadas pelo desempenho de Payman Maadi, o excelente actor de "Uma Separação" ou "A Lei de Teerão", que aqui mantém esse patamar enquanto confirma a versatilidade.

Com uma interpretação mais circunspecta e implosiva do que as que o ajudaram a fazer-se notar fora de portas, mais ancorada em silêncios (e nos olhares e na linguagem corporal) do que na profusão de diálogos, o iraniano eleva um sólido estudo de personagem vincado pelo realismo social, centrado no patriarca de uma família sua conterrânea refugiada numa pequena localidade sueca. O protagonista viu-se obrigado a sair do país natal devido a um segredo que este drama demora o seu tempo a revelar, colocando em jogo um contraste cultural atravessado pela angústia e o medo, o desejo e a repressão ou conceitos de masculinidade.

Opponent.jpg

Se nas linhas gerais do argumento este retrato não se afasta assim tanto de outros sobre homofobia internalizada, o contexto e a atenção que Alami dá aos detalhes são suficientemente interessantes para ultrapassar essas limitações (ou um final um tanto abrupto). Além, claro, de um actor que é certamente dos mais magnéticos vistos nesta edição do QUEER LISBOA, acompanhado por um elenco que também merece elogios - sobretudo Marall Nasiri, que atribui à mulher do protagonista uma subtileza e generosidade muito bem-vindas.

O realizador valoriza esse empenho, esmera-se em alguns episódios de antologia (um especialmente tocante com uma actuação ao piano, outro uma sequência onírica, além de flirts entre luta livre e homoerotismo) e justifica o entusiasmo que o sucessor do já aplaudido "The Charmer" (2017) tem despertado. Como outras apostas do festival, é das que parecem ter tudo para chegar a um público mais vasto - assim as distribuidoras o permitam ou comecem por reparar nele...

3,5/5

Google reactiva grupos de colunas após Sonos ser humilhada em tribunal

10-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não demorou a reagir à vitória sobre a Sonos nos tribunais, reactivando a funcionalidade de agrupamento de colunas Nest, ecrãs e Chromecasts.

O mês passado a Google surpreendeu os clientes ao remover a a capacidade de colocar um mesmo dispositivo em múltiplos grupos de colunas. Não foi algo que a Google tenha decidido fazer apenas para chatear os clientes, mas sim algo derivado de um processo de violação de patentes da Sonos - e agora teve um desenvolvimento inesperado e surpreendente.

Sendo bastante raro que se veja um tribunal assumir uma postura de bom senso em casos de patentes, desta vez assistimos a uma total "desanca" na Sonos, com o juiz a dizer que a empresa fez uma utilização completamente abusiva e ilegal do sistema de patentes, subvertendo por completo o seu propósito. Em vez de usar as patentes para proteger uma inovação ou invenção, a Sonos manipulou patentes apenas para tentar prolongar a validade de patentes passadas, coisa que o juiz não perdoou, invalidando a vitória anterior e dando razão à Google.

Uma vitória que a Google se apressou a pôr em prática, dizendo que já está a reactivar a funcionalidade que tinha removido, permitindo que dispositivos possam fazer parte de múltiplos grupos de colunas.

É certo que tudo isto poderá ser apenas temporário, já que a Sonos diz que vai recorrer da decisão, e o caso de arrisca a mudar novamente de rumo. Mas, pelo menos por agora, e durante mais umas semanas ou meses, os clientes com colunas Nest, Chromecasts e afins, poderão usá-las como bem entenderem - até se arriscarem a ver as coisas desaparecerem por culpa de patentes óbvias e idiotas que nunca deveriam ter sido atribuídas.

Sony apresenta nova PS5 mais compacta e com drive amovível

10-10-2023 | 17:48 | Aberto até de Madrugada

A Sony revelou a nova PS5 "Slim", que é mais compacta e conta com drive óptico destacável, e que substitui as PS5 e PS5 Digital Edition.

A nova PS5 é uma verdadeira consola 2-em-1, que permite à Sony simplificar imensamente o seu processo de produção, uma vez que passa a ter que lidar com um único modelo.

Embora mantenha um design idêntico às consolas originais, esta nova PS5 tem volume 30% inferior e uma redução de peso de quase 25%. O drive óptico passa a ser um componente destacável, o que permite que quem compre a consola sem drive o possa adicionar posteriormente e, quem tiver a consola com drive, poderá retirá-lo se assim o desejar - o que também facilita o processo de substituição do drive em caso de avaria, se alguma vez vier a ser necessário.


A consola passa também a ter 1 TB de espaço em vez dos 825 GB das PS5 anteriores. E tem também duas portas USB-C na frente em vez de uma USB-C + USB-A. Vem com um suporte para uso horizontal incluído, mas o suporte para uso na vertical será vendido à parte.

A nova PS5 chega às lojas em Novembro, mesmo a tempo de ser uma óbvia candidata para as prendas de Natal de quem adiou a compra da mais recente geração PlayStation. Na Europa tem um preço recomendado de 549.99 euros na versão com drive Bly-ray e de 449.99 euros na versão sem drive. O drive pode também ser comprado à parte por 119.99 euros; e o suporte para uso na vertical vai custar 29.99 euros.

How to Use a Wordpress Attachments Plugin to Allow Users to Easily Upload or Drag and Drop Files in WordPress Posts or Pages

10-10-2023 | 16:52 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a popular PHP content management system that allows users to publish content on blog posts or pages easily.

Sometimes, users must publish more than pages with images, videos, or audio files. They may also need to upload files like, for instance, PDF documents.

This package implements a WordPress plugin that allows users to upload or drag and drop files attached to specific WordPress posts and pages.

It provides an easy-to-understand user interface that facilitates uploading files, file descriptors, and other meta-data.

Notícias do dia

10-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

UE pergunta se iMessage e Bing devem ser abrangidos pelo DMA; Google começa a usar Passkeys como default; Chrome 119 com organização de tabs; Samsung apela à Apple para suportar RCS; Disney mostra novo robot bípede curioso e divertido; e Walmart levanta preocupações com cruzamento de dados de saúde e comida.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Apple enfrenta problemas de peso e lentes nos Vision Pro

Os óculos Vision Pro da Apple continuam a ser uma proposta misteriosa envolta em bastante curiosidade, mas mesmo antes de chegarem às lojas parecem já ser notórios alguns problemas que a Apple espera resolver para a segunda geração.

Aparentemente, as maiores críticas aos Vision Pro têm a ver com o peso dos óculos e o facto de não serem compatíveis com óculos correctivos tradicionais. O primeiro ponto foi algo que desde logo obrigou a Apple a recorrer a um pouco estético e pouco ergonómico pack externo de bateria, que obriga a ter um cabo pendurado a ligá-lo aos óculos; o segundo, obriga a recorrer a lentes adaptativas que se aplicam nos próprios óculos, mas que complicam o seu uso por diferentes pessoas, ou até mesmo pela mesma pessoa - assumindo que a médio / longo prazo necessitará de ir mudando de lentes.

São coisas que a Apple espera conseguir melhorar na segunda geração dos óculos, mas que terão que ser superadas / ignoradas pelo primeiro lote de clientes que não se importar de pagar os muitos milhares de euros pelos óculos Vision Pro de primeira geração.


X com opção de comentários só de contas pagas

O X passa a dar aos subscritores a opção dos seus posts só poderem ser comentados por outros utilizadores pagos.

São alterações que vão caminhando, cada vez mais, no sentido de tornar o X numa plataforma exclusivamente paga, ou onde passem a existir dois patamares: um gratuito com todo o lixo que se possa imaginar (como uma rápida passagem pela timeline "For You" demonstra); e outro pago, com lixo mais exclusivo (a mesma coisa que antes, mas com a segregação de que não têm que lidar com utilizadores gratuitos). Elon Musk volta a dizer que esta opção ajudará a lidar com os bots; uma justificação curiosa considerando que poucas semanas depois de ter comprado o Twitter ter dito que a questão dos bots tinha ficado resolvida.


Eléctrico de Lisboa no LEGO Ideas

Há um projecto no LEGO Ideas que precisa de uma pequena ajuda de todos para poder vir a ser considerado pelo Grupo LEGO para promoção a kit oficial. O Lisbon Tram (Elétrico 28) replica os eléctricos tradicionais, e está recheado de detalhes - onde nem sequer falta um carteirista que obriga à atenção constante dos passageiros.

O projecto foi criado por Ezequiel Alabaça e conta actualmente com 5600 votos, sendo necessário atingir os 10 mil votos para poder passar à fase seguinte, de avaliação pelos designers da LEGO.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira estação de rádio a ter licença comercial foi a KDKA em Pittsburgh (EUA) em 1920, mas que só começou a fazer transmissões diárias no ano seguinte. Naquela altura temia-se que a popularização da rádio fosse significar o fim da indústria discográfica, havendo fortes pressões para tentar impedir que as rádios passassem música (medos que infelizmente se vão repetindo ao longo da história para cada nova plataforma que surja).

Disney mostra novo robot bípede curioso e divertido

10-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Disney revelou um novo robot bípede que consegue replicar o tipo de movimentos que estamos habituados a ver nos filmes.

Praticamente desde o início que a Disney tem estado na vanguarda dos sistemas mecatrónicos, usados para animar os personagens nos seus parques de diversões, e nos últimos anos isso tem migrado para o desenvolvimento de sistemas robóticos bastante impressionantes, com suavidade de movimentos naturais, capazes de fazer acrobacias, ou de replicar os movimentos de olhos dos humanos. Desta vez, temos mais um projecto que traz para a realidade um robot que normalmente só poderia existir com a magia dos filmes.

Este pequeno robot bípede pode movimentar-se quase como um pato mas, novamente, tem uma impressionante capacidade para se aguentar sobre as suas duas patas, mesmo em terrenos complicados ou quando é empurrados. E faz isso com surpreendente graciosidade de movimentos e com um vasto catálogo de expressões físicas que contrastam com o habitual comportamento robótico "rígido" que estamos habituados a ver.


Por agora o mais provável é que este projecto sirva para criar robots para futuras produções da Disney, mas eventualmente poderá resultar em robots que circulem nos parques Disney e - num futuro ainda mais distante - talvez mesmo chegar ao ponto de poder ser aplicado em brinquedos que possam chegar até nós a preço que não seja proibitivo.

Promoções Amazon Prime Big Deal Days 2023

10-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Começa hoje mais uma campanha Prime Days da Amazon, em dose dupla, de 10 a 11 de Outubro, com descontos nos mais variados produtos.

A Amazon tem estado a expandir a habitual promoção Black Friday para eventos espalhados ao longo do ano (o que, de certa forma, retira um pouco da "mística" do evento de redução de preços), e este ano já realizou uma campanha Prime Days em Julho. De forma idêntica, este Prime Big Deal Days 2023 continua a ser um evento destinado aos clientes Amazon Prime, embora - tal como nos eventos anteriores, se possa tirar partido do período de adesão gratuita ao Amazon Prime por 30 dias para usufruírem dos descontos e promoções disponíveis (e até aproveitarem para verem uns filmes e séries no Prime Video).

Algumas das promoções que destacamos (em actualização ao longo destes dois dias):


Baseus Docking Station USB C Dual HDMI, Hub 9-em-1 a €40.81
Drone IDEA12MINI-D a €53.76
Hohem iSteady M6 Kit Estabilizador gimbal a €186
Cadeira de escritório ergonómica Ahua CY-8013-TB a €111.81

NAS TERRAMASTER F4-423 4-baias CPU N5105/5095 4GB, 2x 2.5GbE a €406.60
Barra de som Ultimea 2.1 para TV com Subwoofer 190W a €101.65
Reolink 4K 8MP Camara Vigilancia PoE a €76.24


Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh a €40.65

Microsoft 365 Família | Subscrição anual | para 6 pessoas a €52

Mais promoções Amazon Big Deal Days 2023


Já sabem que nem sempre uma promoção pode ser tão boa quanto se queira fazer passar, e nesses casos nada como um salto ao Keepa, que nos dá acesso ao histórico de preço de cada produto para saber se realmente está a bom preço - e até comparar com o preço noutras lojas da Amazon (Espanha, França, Itália, Alemanha, etc.) para ver se realmente estamos a fazer o melhor negócio.

E não se esqueçam que temos um grupo do FB dedicado às melhores promoções diárias.

Google começa a usar Passkeys como default

10-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de em Maio ter começado a disponibilizar Passkeys, a Google passa a usá-las como default e a recomendar que todos os utilizadores as utilizem.

Os utilizadores Google começarão a ver uma mensagem a sugerir que criem uma passkey das próximas vezes que entrarem nas suas contas, ou no caso de criarem uma nova conta.

As passkeys são um sistema de autenticação mais evoluído, cuja maior vantagem é dispensar por completo a necessidade de uma password. E sem password, não há problemas de se usar uma password fácil, ou que pode ser roubada, ou que foi adivinhada por alguém. Depois de configurado, o processo de login torna-se em algo tão simples quanto apontar a câmara do smartphone para um QR Code que aparece no ecrã, e fazer a validação da passkey usando reconhecimento facial, impressão digital, ou código PIN - aquilo que as pessoas já fazem diariamente no seu smartphone.
É realmente um daqueles casos em que temos uma solução que é simultaneamente mais segura e também muito mais cómoda de utilizar para os utilizadores. A velocidade com que a Google a está a promover a método preferencial de login é exemplo disso, e é de esperar que muitos outros serviços se apressem a adoptá-las, marcando o fim da era dos roubos e vendas de passwords.


Nota: se por qualquer motivo extraordinário não quiserem usar passkeys na conta Google, poderão desactivá-las e manter exclusivamente o processo tradicional.

UE pergunta se iMessage e Bing devem ser abrangidos pelo DMA

10-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com o Bing e o iMessage a quererem escapar ao DMA (Digital Markets Act) europeu, a UE está a perguntar a utilizadores e empresas concorrentes a sua opinião.

O DMA abrange plataformas e serviços de grande dimensão, e no caso dos serviços de mensagens, vem com obrigações a nível de permitir a sua integração com serviços concorrentes - algo a que a Apple tem tentado escapar, alegando que o iMessage não atinge o limite dos 45 milhões de utilizadores mensais (o que parece bastante difícil de acreditar, por muitos malabarismos que queiram fazer com os números). O que é certo é que isso fez com o processo de decisão ficasse adiado para o próximo ano, e é precisamente nesse sentido que surge este inquérito.

A UE está a perguntar a utilizadores e empresas, se o iMessage e o Bing deverão ser abrangidos pelo DMA ou se deverão ser excluídos dessas obrigações.

Embora seja sempre positivo ouvir opiniões diversificadas, neste caso acho que nem deveria ter sido necessário chegar a tal ponto, já que há regras bem estabelecidas para os serviços serem abrangidos pelo DMA, e custa-me imensamente a acreditar que não existam 45 milhões de pessoas na Europa que utilizem o iMessage pelo menos uma vez por mês (mesmo com a condicionante de que muitas acabam por usar outros serviços, como o WhatsApp, para poderem comunicar com pessoas que não têm iPhones).

É pena que se tenha chegado a um ponto em que é necessária legislação europeia para fazer algo que os serviços de mensagens deveriam ter feito por si mesmo há muito - facilitar a sua interoperação, como em tempos chegou a acontecer com o Jabber/XMPP, que deixava que utilizadores do ICQ falar com utilizadores do AIM e outros serviços); antes dos serviços se começarem a fechar cada vez mais.

|