PlanetGeek

MS pede $30 para manter Windows 10 actualizado por mais um ano

01-11-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft revelou que irá ser necessário pagar $30 para manter o Windows 10 actualizado por mais um ano após o fim do suporte oficial.

O suporte oficial do Windows 10 vai terminar a 14 de Outubro de 2025. Para as empresas, a MS já tinha anunciado que irá haver um plano de suporte prolongado - ESU (Extended Security Updates) - mas não tinha dito como é que ficaria o caso para os utilizadores domésticos.

Para as empresas, a MS vai cobrar $61 pelo primeiro ano de suporte adicional, $122 pelo segundo ano, e $244(!) pelo terceiro ano - sendo pagamentos cumulativos, pelo que quem quiser actualizar o Windows 10 três anos após o fim do suporte, sem ter pago os anos anteriores, continuará a ter que pagar $427 (o que será quase suficiente para comprar um computador novo). Agora, ficamos a saber que para os consumidores finais, haverá apenas uma única opção: a de prolongar o Windows 10 por mais um ano por $30.

Embora, obviamente, o ideal fosse disponibilizar a actualização gratuitamente, temos que ter em consideração que se trata de manter o suporte para além do período oficial que foi anunciado. Quando muito, poderemos criticar a MS por ter bloqueado o Windows 11 em milhões de computadores mais antigos, que terão que recorrer a artimanhas e formas não-oficiais de correr o Windows mais recente. Isto deixa todo esse imenso parque informático sem qualquer forma de correr um sistema Windows de forma oficial e segura - o que poderá acabar por resultar em boas consequências indirectas, se essas pessoas se aventurarem a experimentar uma distro Linux como o popular Ubuntu.

Android 16 chega mais cedo em 2025

01-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a reestruturar o lançamento das versões Android, passando a fazer o lançamento do Android 16 no segundo trimestre de 2025.

A próxima versão do Android - Android 16 - vai chegar mais cedo. Em vez de manter os lançamentos no terceiro trimestre, como tem sido habitual, a Google vai antecipá-los para o segundo trimestre, entre Abril e Junho.

Segundo a Google, este ajuste permite fazer chegar as novas versões do sistema a mais dispositivos, de forma mais rápida. A ideia é fazer o lançamento principal no segundo trimestre, com uma actualização secundária intermédia no quarto trimestre.
Veremos como é que isto irá beneficiar (ou não) o lançamento das novas versões de Android para os smartphones dos demais fabricantes - já que a maioria contnua a demorar demasiados meses a fazer chegar a mais recente versão do Android aos seus smartphones.

Como benefício indirecto, o lançamento do novo Android nesta altura evita que isso seja feito quase a par do lançamento dos novos iPhones e iOS da Apple, o que também poderá ser benéfico a nível de exposição e atenção.

Tablet Teclast M50HD a €120

01-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 120 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €22 aplicado no checkout.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

01-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Samsung Galaxy AI em português de Portugal já este mês

A Samsung Portugal anunciou a chegada da Galaxy AI em português de Portugal em todos os dispositivos com esta funcionalidade. Os dispositivos Samsung não só vão falar português como vão ser capazes de descrever sensações, paisagens, objetos, sotaques e particularidades únicas do nosso País, o que representa uma nova dimensão de proximidade para os portugueses e a marca.

Desde o lançamento do Galaxy S24, em janeiro deste ano, que a Samsung assumiu o compromisso de disponibilizar Galaxy AI em português de Portugal até ao final do ano. Recorde-se que a série Galaxy S24 veio mudar a forma como comunicamos entre todos, recorrendo à Inteligência Artificial (IA) para potenciar todas as experiências de utilização. Na altura, estavam disponíveis 13 idiomas, entre os quais português do Brasil. Desenvolvida após mais de 10.000 horas de trabalho por uma equipa dedicada de oito pessoas, a Galaxy AI em português vai permitir aos utilizadores superar barreiras linguísticas e culturais com facilidade, promovendo uma maior compreensão e interação. Com capacidades de entender e expressar nuances locais, a Galaxy AI é uma ponte para uma comunicação mais rica e autêntica, essencial num mundo globalizado.
Tradução em Tempo Real (nos dois sentidos, traduções de voz e texto em tempo real de chamadas telefónicas), Intérprete (conversas em tempo real que podem ser traduzidas de forma instantânea numa vista de ecrã dividido, para que as pessoas que se encontram frente a frente possam ler a transcrição de texto do que a outra pessoa disse) e o Assistente de Chat (pode ajudar a aperfeiçoar os tons de conversação para garantir que a comunicação soa como pretendido) são algumas das funcionalidades da Galaxy AI presentes nos equipamentos Samsung.

A introdução da Galaxy AI em português de Portugal reflete o compromisso da Samsung com a Portugalidade e com a aproximação aos portugueses e à sua identidade cultural, numa ótica de valorização da linguagem própria do nosso País.


Vodafone lança router WiFi 7

A Vodafone é a primeira operadora em Portugal a lançar a oferta comercial da tecnologia Wi-Fi mais avançada do mercado. O novo Smart Router com Wi-Fi 7 está disponível a partir de hoje, possibilitando aos Clientes o acesso a velocidades de transferência de dados 20% superiores à experiência existente com o Wi-Fi 6, maior cobertura da casa, menor latência e uma capacidade de conexão para mais de 200 equipamentos em simultâneo, sem perda de desempenho.

Com este equipamento de nova geração e a excelência da fibra da Vodafone, a Operadora quer proporcionar aos seus Clientes a melhor experiência de internet de sempre, com ainda mais rapidez e fluidez no streaming de vídeos HD/4K ou na transferência de grandes ficheiros. E, em particular para os Clientes gamers, a garantia da menor latência. "Esta é uma experiência destinada a satisfazer casas inteligentes e famílias exigentes, onde tudo e todos estão ligados a todo o momento. A Vodafone quer que os seus Clientes sejam os primeiros a ter acesso a todas as funcionalidades das novas gerações da tecnologia. É isso que estamos a fazer, desta vez com o acesso pioneiro ao Wi-Fi 7", afirmou Inês Valadas, administradora da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal. O novo router Wi-Fi 7 vem complementar outras ofertas anunciadas pela Vodafone nos últimos meses para assegurar uma conectividade de topo em casa, tais como o Fiber to the Room ou o acesso 10 vezes mais rápido à internet fixa.

O lançamento do novo Smart Router com Wi-Fi 7 será comunicado sob o conceito Casa Feliz, desenvolvido pela Agência Criativa VML para a mais recente campanha da Vodafone. A campanha multimeios é protagonizada por Gilmário Vemba e Ana Guiomar, produzida pela Krypton Films com realização de Fred Oliveira, direção de fotografia de Oriol Villa e acompanhamento da Film Brokers.


Trust lança rato YVI+ e tapete XXL Benya

A Trust apresentou dois novos produtos projetados para oferecer a melhor experiência aos utilizadores com o menor impacto ambiental possível. Trata-se da nova versão do rato YVI+, agora sem fios, multiplataforma e composto por 75% de materiais reciclados, e do novo tapete Benya XXL, revestido em couro PVC vegan.

A versão renovada do rato YVI+ destaca-se em relação a outros modelos disponíveis no mercado por vários motivos. Graças à sua conectividade sem fios 2.4G e à compatibilidade com Bluetooth 3.0 e Bluetooth 5.0, os utilizadores podem conectar-se simultaneamente a vários dispositivos de forma simples, tornando o YVI+ ideal para trabalhar em casa, no escritório ou em viagem. Foi concebido para minimizar ao máximo o impacto ambiental, sendo composto por 75% de materiais reciclados e capaz de funcionar durante 12 meses de uso contínuo com um único conjunto de pilhas. O rato YVI+ apresenta um design compacto, com botões silenciosos que garantem que os utilizadores não incomodem as pessoas ao redor. Inclui um botão que permite ajustar a velocidade do cursor entre 800 e 1600 DPI, adaptando a sensibilidade do dispositivo conforme as diferentes atividades. Já está disponível em preto, branco, azul e roxo, com um preço de venda recomendado de 19,99 euros nas principais lojas físicas e online do nosso país.

Por outro lado, a Trust apresentou a nova Benya XXL, um tapete de secretária de grande formato. Com dimensões de 90 x 43 x 0,16 cm, oferece espaço mais do que suficiente para o teclado, rato, portátil e muito mais. Possui uma cobertura em couro PVC vegan, e a sua superfície suave garante uma limpeza rápida e facilidade de trabalho, além de proteger a secretária contra a sujidade. A base é antiderrapante, mantendo tudo no lugar, independentemente da intensidade com que se utilize o rato ou o teclado. O tapete de secretária Benya XXL pode ser adquirido nas principais lojas online e físicas em Espanha, nas cores azul ou verde, por um preço de venda recomendado de 14,99 euros.


Razer Barracuda X Chroma - áudio sem fios com iluminação dinâmica

A Razer expande a sua linha de auscultadores gaming multiplataforma Barracuda, com a introdução dos Razer Barracuda X Chroma. Estes novos auscultadores, enriquecidos com a vibrante Razer Chroma RGB, foram desenvolvidos em resposta ao feedback da comunidade de gaming, que solicitava mais recursos visuais imersivos no seu setup de jogo.

Os Barracuda X Chroma introduzem o Razer Chroma RGB na linha Barracuda, oferecendo aos gamers a combinação perfeita entre excelente desempenho de áudio e um toque visual cativante. Com seis zonas de iluminação Chroma RGB personalizáveis através do Razer Chroma Studio ou da App Razer Audio, os utilizadores podem desfrutar de uma vasta seleção de efeitos, melhorando o seu setup de gaming com 16.8 milhões de opções de cores e integração com mais de 300 jogos. Equipados com a tecnologia sem fios Razer SmartSwitch Dual, os Barracuda X Chroma alternam perfeitamente entre Razer HyperSpeed para sessões de jogo intensas e Bluetooth para conectividade em movimento. Isto garante uma experiência de áudio impecável entre dispositivos, sem necessidade de repetir o emparelhamento, tornando-os os auscultadores ideais tanto para uso em casa como em viagem.

Os auscultadores incluem escolhas de design ergonómico, como almofadas de espuma viscoelástica respiráveis e auriculares com eixos de rotação, proporcionando durabilidade e conforto leve durante todo o dia. Quer seja para jogar durante horas ou em viagem, os Barracuda X Chroma mantêm-se confortáveis e portáteis, atendendo às diversas necessidades dos gamers imersivos. Os drivers Razer TriForce de 40mm oferecem uma clareza de som excecional em todas as frequências, garantindo uma imersão profunda, quer seja durante o jogo ou ao desfrutar de conteúdos multimédia. O microfone Razer Cardiode HyperClear destacável oferece uma comunicação cristalina ainda mais aperfeiçoada, essencial tanto para jogos competitivos como para chamadas diárias. Com até 70 horas de autonomia, os Barracuda X Chroma proporcionam um aumento de desempenho de 40% em relação ao seu antecessor. Um carregamento curto de 15 minutos proporcionada aproximadamente 6 horas de tempo de jogo. Esta autonomia, combinada com o carregamento rápido via USB Tipo-C, mantém os gamers ligados e em ação, mesmo durante as mais longas maratonas de gaming ou viagens extensas.

Como a mais recente adição à linha Barracuda, os Razer Barracuda X Chroma são um testemunho do compromisso da Razer para com o feedback da comunidade, oferecendo aos gamers uns auscultadores com som incrível e também um visual espetacular, quer em casa, quer em movimento. Estão disponíveis por um preço de venda de 139,99 euros.


Malware FakeCall para Android desvia telefonemas bancários

31-10-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores detectaram novas versões do trojan FakeCall, capaz de interceptar telefonemas para linhas de apoio de bancos, que tornam mais difícil a sua detecção.

Inicialmente descoberto em 2022, o FakeCall é um malware extremamente especializado, que tenta apoderar-se das credenciais de acesso a bancos. Para tal, tem a capacidade de interceptar chamadas para bancos, redirecionado-as para números controlados pelos atacantes, levando os utilizadores a revelar informações confidenciais. E desde então, não tem parado de evoluir, com as versões mais recentes a prepararem novas funcionalidades e a usarem novas técnicas para dificultar a sua detecção.


Uma das alterações é a capacidade do FakeCall se intrometer ainda mais profundamente no sistema, utilizando as funcionalidades de acessibilidade (Android Accessibility Service) para controlar remotamente o interface do utilizador. Isso permite-lhe fazer coisas como mostrar o número de telefone correcto no ecrã, enquanto na realidade está a fazer um telefonema para um número diferente.

O código do FakeCall é deliberadamente complexo, usando diversas técnicas de "obfuscação", assim como o carregamento e execução de código dinâmico, para dificultar a sua detecção pelas ferramentas do sistema e a sua análise por investigadores de segurança.
Este malware começou por se focar em ataques a utilizadores de serviços bancários na Coreia do Sul, mas desde então acrescentou suporte para chinês, japonês e inglês, o que faz antever que o grupo esteja a preparar-se para expandir os seus ataques a mais países.

Importa relembrar que, como quase sempre acontece, tudo isto continua a estar dependente das acções do utilizador. Este malware chega aos smartphone por via de instalação directa de apps, fora da Play Store, que os utilizadores têm que fazer e aceitar; e de seguida está também dependente dos utilizadores lhe darem todas as permissões excessivas que pede, como fazer a gestão das chamadas telefónicas, controlar o ecrã por intermédio das funções de acessibilidade, etc.

Adicionalmente, há também que ter em consideração a vertente de ataque social, de pessoas que se podem fazer passar por assistentes do banco, etc. e que na realidade fazem parte do esquema. É conveniente estar continuamente atento a todos os sinais suspeitos, e não ter "vergonha" de recusar dar informação (ou desligar o telefonema na cara) sempre que começar a ser pedida informação excessiva, ou a serem dadas instruções de coisas que se deva fazer no smartphone ou computador.

Ganha kit de barras LED RGBIC da Govee [gadget do mês Clube AadM+]

31-10-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer são umas barras LED RGBIC da Govee.

Para dar o passo seguinte ao uso de uma fita LED comum a iluminar a parede por trás do televisor ou monitor, a Govee tem uma proposta interessante sob a forma de duas colunas LED RGBIC, capazes de criar uma infinidade de cenários e efeitos luminosos.


Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Carlos Alves.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €20

31-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 20 euros - activar cupão de desconto de 20%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Momentos Netflix para recordar e partilhar

31-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Netflix criou o Moments, como forma de marcar momentos específicos de filmes e séries, para partilhar ou recordar.

Da próxima vez que passarem por um momento marcante de um filme ou série, já não ter que fazer um apontamento a indicar em que filme ou episódio foi, e a que hora/minuto ocorre. Um processo bastante artesanal de manter esse registo, e também muito pouco amigo das partilhas nas redes sociais.

Para resolver isso a Netflix lançou os Netflix Moments, uma nova funcionalidade que permite guardar secções - os "momentos" - para posterior acesso, ou que também podem ser partilhados facilmente para outras apps e serviços.
Os Moments já estão disponíveis na app Netflix para iOS e chegarão à versão Android nas próximas semanas. Mas por agora, é algo que terá que ser feito exclusivamente nos smartphones e tablets, pois a Netflix não tem planos de disponibilizar esta funcionalidade na web nem directamente nas smart TVs - o que é pena, pois faria todo o sentido poder aceder aos Moments em qualquer plataforma.

Nintendo lança app de músicas para clientes Switch Online

31-10-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto se aguarda pela Nintendo Switch 2, a Nintendo dá literal música aos fãs, pelo menos aos que sejam subscritores do Nintendo Switch Online.

A Nintendo Music é uma nova aplicação que traz as bandas sonoras da Nintendo para os dispositivos móveis - das batidas icónicas de Super Mario Bros., passando pelas paisagens sonoras do épico The Legend of Zelda: Breath of the Wild, até às músicas ritmadas de Splatoon 3 e mais além. Exclusivamente para os membros do Nintendo Switch Online, o serviço permite que cada um inicie a sua própria digressão musical através de quase 40 anos de história da Nintendo.


Com o Nintendo Music, os fãs podem ouvir músicas na app via streaming ou download. Também é possível pesquisar músicas por título do jogo, nome da música, nome da playlist ou até mesmo navegar por captura de ecrãs. O serviço também permite criar loops de músicas ou prolongar músicas seleccionadas para 15, 30 ou 60 minutos, para ouvir música de fundo ininterruptamente. A Nintendo nem sequer se esqueceu de implementar um sistema de filtros que permite escapar a possíveis spoilers revelados por certas bandas sonoras.

O Nintendo Music está disponível em versão Android e iOS para quem tenha uma subscrição Nintendo Switch Online ou Nintendo Switch Online + Pack de expansão na Europa. Com uma adesão Nintendo Switch Online ou Nintendo Switch Online + Expansion Pack, os jogadores podem também desfrutar de jogos online, jogos clássicos, entre outros benefícios e ofertas especiais.

TP-Link apresenta aspiradores robots Tapo RV30 Max

31-10-2024 | 13:01 | A Minha Alegre Casinha

A TP-Link apresentou a sua nova família de aspiradores robot, os modelos Tapo RV30 Max e RV30 Max Plus, concebidos para uma limpeza sem esforço e totalmente personalizada graças à sua combinação de potência de sucção, navegação inteligente e autonomia duradoura.

Equipados com uma bateria que permite uma limpeza contínua até 150 minutos com uma única carga, são ideais para casas grandes. Uma vez esgotada a bateria, o robot regressa sozinho à estação de carregamento e, depois de concluído o carregamento, volta à sua posição anterior para terminar a limpeza. O RV30 Max Plus dispõe de uma estação de esvaziamento automático com uma capacidade de 3 litros. O seu saco selado e descartável armazena a sujidade recolhida até 60 dias, evitando o contacto direto com o pó ou alergénios.

O aspirador robô RV30 Max Plus possui um sistema de navegação duplo inteligente que está equipado com uma combinação de sensores LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) e IMU (Inertial Measurement Unit). Os sensores LiDAR utilizam impulsos laser para mapear espaços e evitar obstáculos em tempo real, enquanto a IMU fornece informações adicionais sobre a orientação e o movimento do robô, melhorando a precisão em ambientes com vários obstáculos. Este sistema duplo permite que o Tapo RV30 Max Plus digitalize e crie um mapa da casa em tempo real, utilizando esta planta detalhada para planear as melhores rotas de limpeza e evitar obstáculos com facilidade, mesmo que sejam pequenos objetos como brinquedos no chão. O mapa pode ser editado pelo utilizador antes de cada sessão de limpeza, se, por exemplo, quiser impedir o robô de entrar em áreas ou divisões específicas que estejam a ser utilizadas no momento. Por sua vez, se a casa tiver vários andares, o RV30 Max Plus pode armazenar internamente até 4 mapas diferentes. Graças à sua capacidade de ultrapassar alturas até 22 mm, o Tapo RV30 Max Plus pode deslocar-se sem problemas por toda a casa, mesmo sobre alcatifas ou perfis de transição. Isto significa que pode limpar áreas difíceis de alcançar sem ficar preso ou interromper a sua rotina de limpeza.

Além disso, ambos os modelos incluem modos de limpeza específicos para alcatifas. Por um lado, os utilizadores podem ativar a função Boost que aumenta o poder de sucção para remover toda a sujidade e pó das fibras. Por outro lado, se o robô estiver no modo de lavagem, é possível programá-lo para evitar completamente as alcatifas, evitando assim que estas fiquem molhadas. Uma vez retirado o pano de limpeza, o robot regressa à zona e limpa as alcatifas no modo de aspiração. A Tapo App permite-lhe personalizar a limpeza de acordo com as suas necessidades e ter um controlo total sobre o robot, adaptando a limpeza a cada casa com as suas diferentes funcionalidades. Por exemplo, através da aplicação para tablet, os utilizadores podem criar mapas 3D da casa, adicionar mobiliário ao mapa para uma maior precisão visual e definir zonas de limpeza específicas ou áreas restritas, como uma área de lazer. Por fim, o robô é compatível com a funcionalidade Tapo Smart Actions para programar a sua atividade em conjunto com outros dispositivos domésticos inteligentes e pode até ser configurado com a Alexa e o Google Home para iniciar a limpeza com um simples comando de voz. O aspirador robô Tapo RV30 Max Plus é o complemento perfeito para o ecossistema Tapo, com um poder de sucção extremamente elevado, um sistema de navegação duplo altamente preciso, um modo dedicado para tapetes e uma gama de funcionalidades personalizáveis através da aplicação para uma limpeza totalmente personalizável e inteligente.

O Tapo RV30 Max Plus e Tapo RV30 Max vão estar disponíveis em Portugal. O Tapo RV30 Max Plus estará disponível em Novembro por um preço recomendado de 319 euros. A versão Tapo TV30 Max ainda não tem data de lançamento.

Klapklok dá as horas à moda antiga

31-10-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Klapklok é um relógio de parede que usa pixeis mecânicos para mostrar as horas.

Hoje em dia vivemos numa era em que ninguém fica maravilhado por passar em frente a um ecrã gigante com a dimensão de uma parede. Mas, é bem provável que muitos fiquem ao olhar para um relógio que recorda tecnologias mecânicas de outros tempos.

Este Klapklock da Miniot recupera os "pixeis" mecânicos que, em décadas passadas, eram usados para criar ecrãs digitais que hoje seriam considerados rudimentares. Mas, precisamente por se tratar de tecnologia agora ultrapassada, adquire todo um novo fascínio, pois não é comum ver um ecrã que tenha partes físicas móveis.
Os seus 69 pixeis consistem em pequenas abas que podem mover-se para mostrar uma superfície branca/preta, permitindo apresentar as horas, ou outros desenhos ao gosto do utilizador. A cada mudança de hora, temos também direito a um espectáculo adicional, em que o relógio mostra a hora em formato numérico, com a característica "sinfonia" das peças a moverem-se em cascata.
O único ponto contra, é que o preço da nostalgia aqui faz-se pagar, e bem. Este relógio mecânico Klapklok custa a 2400 euros (!), e nem mesmo o preço promocional de 1800 euros me parece ser compatível com a carteira da maioria das pessoas, por muito nostálgicas que se sintam.

Não deixará de ser um bom candidato para que possa tentar replicar-se o relógio numa versão "faça-você-mesmo", já que me parece que será possível replicar cada um destes pixeis mecânicos a preço bastante mais em conta.

Boston Dynamics mostra Atlas a fazer trabalho "chato"

31-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Boston Dynamics mostrou o novo robot Atlas a fazer o tipo de trabalho que nenhuma pessoa gostaria de fazer: mover peças de um lado para o outro.

Depois de no passado o Atlas nos ter impressionado com demonstrações acrobáticas vistosas, desta vez temos uma demonstração que é aquilo que se pode descrever como sendo "chata". Chata, mas funcional.

Ver um robot a correr e saltar e correr pode ser interessante mas, no final do dia, ninguém vai comprar um robot para fazer isso. Já o vídeo que se segue, pode ser extremamente aborrecido, mostrando o Atlas a simplesmente mover peças de motor de um lado para o outro, mas é algo que as empresas verão com cifrões nos olhos. A tarefa pode ser aparentemente simples e aborrecida, mas obriga a processos bastante complexos para ser feita por robots - incluindo o jeito especial que é necessário fazer para colocar as peças no receptáculo devido. E, para que não se pense que se trata de um robot controlado remotamente por um humano, a Boston Dynamics faz questão de frisar que o robot está a executar esta tarefa de forma totalmente autónoma.


Como curiosadades técnicas, temos coisas como ver o robot a agachar-se para apanhar as peças que estão nas partes inferiores; e também a recuperação de erros, como podemos ver ao 1m15s, em que a peça não entra à primeira (e até causa um sobressalto - não emocional - no robot).

Fita LED Goovee TV Ambilight com câmara a €71

31-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee com câmara está disponível por 71 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30%.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara que se deve colocar no topo do ecrã, e que vai analisar as imagens do que quer que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens - e não apenas uma única cor como nas propostas anteriores. É também, apesar dos projectos open-source ambilight que dependem de uma entrada HDMI, uma das poucas soluções para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple apresenta MacBook Pro 14 e 16 com M4

31-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente geração de MacBook Pro vem equipada com chips M4 e ganha versões em preto.

Depois dos iMac e Mac mini, a Apple apresentou os novos MacBook Pro com chips M4, M4 Pro e M4 Max.

Os MacBook Pro M4 chegam em variantes de 14" e 16", com resolução de 3024x2234 no mais pequeno e 3456x2234 pixeis no maior, ambos contando com painéis ProMotion de 120Hz e True Tone, e com opção de vidro mate "nano-texture" como nos iPad Pro. A Apple anuncia até 1000 nits de brilho em SDR e até 1600 nits em HDR. A câmara frontal é de 12 MP com Center Stage, que mantém o utilizador centrado na imagem mesmo que se movimente (dentro do seu campo de visão, obviamente), e com qualidade de imagem melhorada.

A escolha de CPUs vai do M4 base ao mais poderoso M4 Max, com 16 GB de RAM base, que pode ir até aos 128 GB de RAM, e até 8 TB de capacidade. Temos três portas USB-C com Thunderbolt 4 / 5, dependendo do chip escolhido, porta MagSafe, HDMI, e slot para cartões SDXC. Nas comunicações, estranhamente, a Apple não deu o salto para o WiFi 7, ficando-se pelo WiFi 6E e Bluetooth 5.3.


Com baterias de 72.4 Wh e 100 Wh, estes novos MacBook Pro prometem autonomias de até 24 horas, e vêm com carregadores de 70W, 96W, ou 140W, dependendo do modelo. E, além do tradicional modelo em cinzento, esta geração fica também disponível em preto "Space Black".

Quanto aos preços, vai dos €1949 aos €3899 para os modelos base de 14", e dos €2999 aos €4799 para os MacBook Pro 16". Claro que, se escolherem opções como o ecrã com video nano-textura (€170), 128GB RAM (€1150), e 8TB (€2534), o preço pode subir para uns nada módicos 8653 euros.

Apple apresenta M4 Pro e M4 Max

31-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Como tem sido tradição, depois do M4 a Apple revelou as variantes mais poderosas do seu mais recente chip, o M4 Pro e M4 Max.

A acompanhar a apresentação dos novos MacBook Pro, a Apple revela a sua linha completa de chips M4, M4 Pro e M4 Max, de 3nm. Os modelos M4 Pro e M4 Max vêm aumentar ainda mais o desempenho e capacidades de um chip que, mesmo na sua variante base, é um dos mais poderosos do momento.

O M4 Pro tem um CPU com até 14-cores (10 de alto desempenho, 4 de alta eficiência), que a Apple diz ser quase 2x mais rápido que o CPU do M1 Pro e 2.1x mais rápido que um Intel Core Ultra 7 258V. O GPU tem 20-cores, oferecendo o dobro do desempenho do M4 normal e 2.4x mais rápido que o chip da Intel. Vem com até 64 GB de memória integrada, com largura de banda de 273 GB/s (75% mais que o M3 Pro), e suporte para Thunderbolt 5 com transferências de até 120 Gbps.
Mas o destaque vai para a variante topo de gama, o M4 Max. O M4 Max vem com CPU de até 16-cores (12 de desempenho, 4 de eficiência), sendo 2.2x mais rápido que o M1 Max e 2.5x mais rápido que o Intel Core Ultra 7 258V. O GPU tem 40-cores, sendo 1.9x mais rápido que o M1 Max e 4x mais rápido que o chip da Intel. Temos até 128 GB de memória integrada, com transferências de 546 GB/s (4x mais que o "mais recente chip PC com AI", diz a Apple), suporte para Thunderbolt 5, e e dois aceleradores de hardware para codificação de vídeo e suporte para ProRes.

Os interessados poderão encontrá-los na nova eração de iMacs, Mac mini, e MacBooks.

Recall não é instalado secretamente no Windows 11

30-10-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns utilizadores continuam a acusar a Microsoft de instalar "secretamente" o Recall nos seus PCs.

A nova funcionalidade da Microsoft, o Recall, que cria capturas de ecrã quase contínuas para permitir pesquisas futuras, tem gerado polémica desde a sua apresentação devido a preocupações de privacidade. No entanto, a Microsoft fez as devidas alterações e recentemente garantiu aos utilizadores que o Recall é completamente opcional e pode ser desinstalado, contrariando os receios anteriores. A discussão voltou a aumentar com um YouTuber a dizer que o Recall apareceu no Windows 11 versão 24H2 de forma automática, dando a entender que poderia ser obrigatório.

Receios que já foram explicados. O Recall ainda não está nas versões actuais do Windows, mas exstem certas referências que aparecem para facilitar a sua futura remoção pelos administradores. Essas referências no update 24H2 têm o objectivo de simplificar a sua desactivação, e não a de indicar a presença do Recall. Ainda por cima, e sem surpresas, estas referências também foram acompanhadas por alguns bugs, incluindo crashes do sistema, o que poderá ter contribuido para o receio de que o Recall já estivesse operacional.

Nesta altura o Recall ainda nem sequer foi disponibilizado para os Windows Insiders; e a MS relembra que, quando o Recall for lançado globalmente (e recorde-se que só funcionará nos PCs com Copilot Plus), será totalmente opcional e os utilizadores poderão removê-lo completamente.

Apesar dos rumores serem infundados, pode-se compreender que os utilizadores estejam receosos tendo em conta o historial da Microsoft e a forma como geriu (mal) toda esta situação do Copilot.

Chrome ganha alertas de desempenho

30-10-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a adicionar novos "alertas de problemas de desempenho" ao Chrome desktop, para que os utilizadores fiquem informados sobre os sites que estão a abrandar o browser.

Estes alertas, que chegam com o Chrome 130, ajudam os utilizadores a identificar as tabs que estão a consumir demasiados recursos do sistema. Um ícone de velocímetro ao lado da barra de endereço notificará os utilizadores de separadores que podem ser optimizados. Seleccionando "Corrigir agora" irá desactivar essas páginas, poupando recursos.

A ferramenta Memory Saver também foi remodelada e oferece três novos modos: Standard, Balanced e Maximum. Estes modos permitem ajustar a forma como o navegador liberta memória de páginas inactivas. O modo Standard desactiva as tabs conforme as necessidades do sistema, o Balanced considera tanto os hábitos de navegação quanto as necessidades do sistema, e o Maximum desactiva os separadores de forma mais agressiva, para recuperar memória de forma mais rápida. Estas configurações podem ser ajustadas em Settings > Performance > Memory Saver.

Para maior personalização, os utilizadores podem desactivar os indicadores específicos para o uso de memória e tabs inactivas. Ao passar o cursor sobre um separador, será exibido o uso de memória, e os separadores inactivos podem ser visualmente ajustados para reduzir distracções, permitindo uma experiência de navegação mais simplificada. Estas opções estão disponíveis em Settings > Appearance > Show memory usage on tab hover preview card e Settings > Performance > Inactive tab appearance.
Quem não quiser lidar com os novos alertas de desempenho poderá também desactivá-los em Settings > Performance > Performance issue alerts.

Notícias do dia

30-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Foi um dia cheio para a Xiaomi, que apresentou o impressionante SU7 Ultra, HyperOS 2 com AI; Pad 7 e Pad 7 Pro, Smart Band 9 Pro e Watch S4, e Xiaomi 15 e 15 Pro; a Apple também apresentou o Mac mini M4; e a Microsoft melhorou o sistema de actualizações do Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

X promete Community Notes mais rápidas

O X (eterno Twitter) remodelou o sistema Community Notes para que possa apresentar informação relevante de forma mais rápida. Segundo a plataforma, estas notas podem agora começar a surgir 20 minutos após uma publicação ter sido feita.

As Community Notes são apontamentos adicionais, escritos e votados pelos utilizadores, que servem para dar contexto adicional aos tweets, como indicar que uma notícia é falsa ou enganadora. No entanto, este sistema tem-se também tornado num campo de guerra nos bastidores, com muitas publicações mais polémicas (por exemplo, sobre os candidatos presidenciais nos EUA) a darem origem a uma imensidão de notas a favor / contra, dependendo das opiniões de cada um, e onde algumas delas atacam directamente notas com as quais não concordem.

Introducing Lightning Notes ⚡ People want fast notes. So we re-architected the system to score notes faster. Since rolling this out, we’ve seen notes go live in as little as 14m33s after being written, and 18m20s after the post itself was written. Ludicrously fast? Now reality!… pic.twitter.com/CuNsGEIKJY

— Community Notes (@CommunityNotes) October 29, 2024


Google já usa 25% de código gerado por AI

O CEO da Google, Sundar Pichai, diz que, actualmente, mais de 25% do código de programação usado na Google é gerado por modelos AI.

Claro que isto é feito pela vertente dos modelos AI serem ferramentas de assistência à programação, com este código a ser devidamente analisado e validado por humanos antes de ser aplicado. A notícia não será propriamente novidade para todos os programadores que já experimentaram ferramentas AI de assistência à programação, e que podem agilizar consideravelmente a sua tarefa. Mas, pelo menos por agora, não precisam ter receio de se tornarem obsoletos, pois ainda continua a ser necessária a supervisão humana para assegurar que as coisas realmente funcionam como se pretende.


Modelo Red Panda supera Dall-E 3

Há um novo modelo AI que apareceu "do nada" e está a dar que falar. O red_panda é um modelo de geração de imagens, e que aparentemente consegue superar modelos como o Midjourney, Flux, e até o Dall-E 3 da OpenAI. Ainda por cima, supostamente demora apenas 7 segundos a gerar uma imagem, o que é cerca de cem vezes mais rápido do que o Dall-E 3.

A parte misteriosa é que não se sabe que empresa o criou, o que pode significar que se tenha uma nova startup AI a entrar no sector em breve. Mas, por agora, será melhor aplicar uma boa dose de cautela, até que o modelo seja disponibilizado publicamente e posto à prova, para ver se realmente é tão bom como promete ser.


One UI 7 mostra a sua fluidez


A próxima actualização One Ui 7 promete ser a mais fluida de sempre, e alguns vídeos parecem comprová-lo.

Tendo em conta o hardware actual, há muito que já não existe qualquer desculpa técnica para que tal não aconteça, a não ser o mero desleixo dos fabricantes em não optimizar o software para os seus equipamentos.

New One UI 7 Animations both Widget and App Animations are Non Linear and Parallel 😍😍

Credits: @UniverseIce pic.twitter.com/rMNhstZEKA

— Khaled 🍉 (@TechKhaled_) October 30, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

Poco X6 Pro 5G a €304

30-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos um conjunto de câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 304.95 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi Smart Band 9 Pro e Watch S4

30-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da Band 9, a Xiaomi apresenta a Smart Band 9 Pro e o mais recente smartwatch Watch S4.

Bem, na verdade a Smart Band 9 Pro da Xiaomi já passa por um smartwatch, graças ao seus ecrã AMOLED rectangular de 1.74" (336x480), capaz de produzir até 1200 nits de luminosidade. Tem GPS, GLONASS, Galileo, QZSS, NFC, e bateria de 350 mAh com autonomia anunciada de até 21 dias. Faz o habitual conjunto de tracking de coisas como frequência cardíaca, nível de oxigénio, sono, e mais de 150 actividades desportivas. Mede 43.27 x 32.49 x 10.8 mm, pesa 24.5g, e tem protecção contra água até 5ATM. Pode ser usada tanto com smartphones Android com com iPhones.

O preço, na China começa nos 52 euros.

O Xiaomi Watch S4 vem com ecrã AMOLED circular de 1.43" (466x466) e 2200 nits, com aros substituíveis para modificar o estilo do relógio. As capacidades são idênticas às da Smart Band 9 Pro, mas com algumas funcionalidades extra a nível de rotinas de treino para corrida, incluindo "planeamento de rotas usando AI". Tem também uma versão com eSIM para quem quiser evitar a dependência do smartphone, e funcionalidade "walkie-talkie".

Este smartwatch mede 47.3 x 47.3 x 12 mm e pesa 44.5g. Na China fica disponível por 129 euros.


Mantendo-se a tradição, daqui por alguns meses deveremos ter direito a nova ronda de apresentações destes dispositivos, nas variantes destinadas ao mercado ocidental.

|