PlanetGeek

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €95

08-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas, as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 95 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Logitech lança cadeira Playseat Challenge X dobrável

08-10-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Logitech tem uma nova cadeira para os fãs dos simuladores de corridas - a Playseat Challenge X - que promete resolver o problema da falta de espaço.

Fãs de jogos de corridas há muitos, que apreciariam ter um sistema adequado para montarem um volante, pedais e manete de velocidades, para dar maior realismo às provas nos simuladores. Infelizmente esse desejo nem sempre é compatível com as demais questões de ordem prática, a começar pelo espaço que isso ocupa, ou pelo tempo que sistemas demoram a montar e desmontar, e que tornam o processo de diversão num trabalhoso ritual que até faz perder a vontade de jogar.

A Logitech Playseat Challenge X surge de uma colaboração com a Playseat, que já tinha um sistema de cadeira racing dobrável, que promete tornar todo o processo bastante mais rápido, criando um cockpit racing em menos de um minuto, e que pode ser arrumado em qualquer canto assim que for hora de suspender a brincadeira até à próxima sessão.
Esta edição especial Logitech vem com alguns extras face à cadeira Playseat Challenge, como o adaptador para a manete de velocidades e o ajuste da inclinação dos pedais. No entanto, caberá a cada "piloto" contabilizar se isso justifica a diferença de preço, já que a cadeira Playseat Challenge pode ser encontrada a 225 euros, e a Logitech Playseat Challenge X obrigará a gastar 386 euros.


Que enorme regresso...

08-10-2023 | 12:00 | Gonçalo Sá

TORRES_What-an-enormous-room-_by-Ebru-Yildiz.jpg

Directamente para a lista de álbuns mais aguardados de 2024: "What an Enormous Room", o sexto de TORRES. O sucessor de "Thirstier", um dos melhores de 2021, foi esta semana anunciado para 26 de Janeiro e parece seguir as pistas deixadas por esse capítulo de viragem: a saber, a colisão mais pronunciada do eléctrico e do electrónico, feita com paixão, distorção e nervo.

É, pelo menos, por aí que avança "COLLECT", primeiro single tão breve (menos de três minutos de duração) como incisivo, arrancando com um embalo rítmico a lembrar o clássico "Closer", dos Nine Inch Nails, mas transformando-se numa criatura distinta pelo caminho (e não menos imponente).

whatanenormousroomc.jpg

Autêntica mulher dos sete instrumentos (considerando que a voz pode ser usada como instrumento), a norte-americana ocupou-se da guitarra, baixo, sintetizadores, piano, órgão e programação de bateria, tendo colaborações de Sarah Jaffe (com quem produziu o disco) e TJ Allen (também encarregue da mistura).

Com o anúncio do álbum, chegou o das primeiras datas de uma nova digressão, maioritariamente nos EUA e com algumas incursões europeias (no Reino Unido, França ou Bélgica). Portugal ficou mais uma vez de fora, mas ainda vai a tempo de acolher o projecto de Mackenzie Scott, que promete ser nada menos do que intenso num palco...

X testa nova publicidade - dissimulada e sem possibilidade de bloqueio

08-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Vários utilizadores do X (Twitter) estão a deparar-se com um novo formato de publicidade que, além de não indicar que é publicidade, não permite o seu bloqueio.

O X tem impingindo cada vez mais publicidade aos utilizadores, e usando diferentes tácticas para a tornar mais intrusiva e difícil de detectar. Começou por mudar a posição do identificador de publicidade, reduzindo o seu tamanho, e até removendo esse indicador. Ainda assim, até ao momento, sempre foi possível clicar nas opções adicionais da publicação e dizer que não se tinha interesse naquela publicidade (não que tenha qualquer efeito a nível da quantidade de publicidade que se continuar a ver na plataforma). Mas agora, parece que estamos prestes a entrar numa nova era...

A mais recente "inovação" do X parece consistir em publicidade que nem sequer tem uma conta X associada, fazendo com que a publicidade apareça sem qualquer referência à sua origem e sem dar acesso à habitual opção de "não tenho interesse nesta publicidade".

I’ve been getting them. Super weird pic.twitter.com/w88vUhzre2

— Huey P. Neutron (@TheAlanShane) October 6, 2023

Coincidência ou não, isto surge após relatos de descontentamento dos anunciantes relativamente às Community Notes do X, em que os utilizadores chamam a atenção para publicidade fraudulenta ou enganadora, e que tinha levantado bastante curiosidade quanto ao lado a que Musk iria dar prioridade: os anunciantes ou os utilizadores. Uma resposta que parece estar dada com este novo tipo de publicidade inbloqueável.

Tesla melhora qualidade das câmaras HW3 via actualização

08-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização para os Tesla com HW3 melhorou substancialmente a qualidade das câmaras em situações de baixa luminosidade.

Com os Tesla mais recentes a já virem equipados com o HW4, com novas câmaras, era natural o receio sobre se a Tesla continuaria a dedicar tempo de desenvolvimento aos modelos anteriores equipados com hardware HW3. Felizmente, parece que sim, com um utilizador a dizer que notou melhorias significativas a nível da qualidade de imagem das câmaras em ambientes mal iluminados.

Anteriormente as imagens das câmaras laterais apresentam falta de nitidez e uma tonalidade roxa, e após a actualização 2023.32 passaram a mostrar mais detalhes e com uma tonalidade de cor mais próxima da realidade.

O que continua a ser estranho é que, para uma marca que tem câmaras em redor do veículo, a Tesla continue sem combinar a informação de todas as câmaras para dar uma visão a 360° que facilitasse as manobras feitas pelos condutores - algo que até carros de segmentos inferiores já vão oferecendo. É bem possível que isso seja algo que no futuro venha a acontecer, resta saber se será antes ou depois do prometido modo FSD que, como Musk tinha prometido, permitirá que o carro "vá ganhar dinheiro" em vez de ficar parado a ocupar um lugar de estacionamento.

Tesla destrói drone em colisão com motor Raptor a reboque num Cybertruck

08-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla sofreu um insólito acidente, ao colidir um drone com um motor espacial Raptor rebocado por um Cybetruck.

A Tesla tem falhado as datas prometidas para o lançamento do Cybertruck (não que isso seja novidade por esta altura), mas o momento deve estar para breve tendo em conta o aumento de acções promocionais. Neste caso, a Tesla estava a fazer filmagens que mostravam um Cybertruck a rebocar um imponente motor Raptor, como os que equipam os seus foguetes Falcon e a sua Starship, quando o operador do drone aparentemente se terá distraído a fazer uma manobra mais aproximada que resultou num "contacto imediato" - leia-se: uma colisão que destruiu o drone de forma instantânea.

Cybertruck VS. Drone pic.twitter.com/7a3QYfl1HP

— Sean Doherty (@SeanKD_Photos) October 5, 2023

Aparentemente o drone seria um DJI Inspire 3, e dá oportunidade à DJI de actualizar a sua publicidade dizendo que o seu sistema anti-colisões funciona com quase tudo, excepto motores espaciais.

Esperemos que a colisão não seja um mau presságio para o futuro do prometido-mas-eternamente-atrasado modo de condução autónoma FSD e, não menos importante, para o sistema que supostamente irá evitar colisões de satélites em órbita, num altura em que a SpaceX supera o marco dos 5 mil satélites Starlink e com muitos mais milhares ainda por lançar.

NSA e CISA revelam as 10 falhas mais comuns nas redes das empresas

07-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

The NSA (National Security Agency) e a CISA (Cybersecurity and Infrastructure Security Agency) revelaram as falhas mais comuns encontradas nas redes das empresas, e que deverá ser dada atenção especial.

Poderia assumir-se que qualquer grande empresa tivesse especialistas a tratar da sua segurança digital, mas uma e outra vez deparamos-nos com cenários que resultam de falhas extraordinariamente básicas, como ter bases de dados com dados sensíveis expostos publicamente para toda a internet ver.

Durante os seus testes de ataque e defesa, a NSA e CISA depararam-se com um conjunto de falhas recorrentes que criam vulnerabilidades em redes empresariais, estatais, e outras. As 10 falhas mais frequentes são:
  1. Default configurations of software and applications
  2. Improper separation of user/administrator privilege
  3. Insufficient internal network monitoring
  4. Lack of network segmentation
  5. Poor patch management
  6. Bypass of system access controls
  7. Weak or misconfigured multifactor authentication (MFA) methods
  8. Insufficient access control lists (ACLs) on network shares and services
  9. Poor credential hygiene
  10. Unrestricted code execution
Não são coisas que pareçam de difícil resolução, e tendo em conta todo o vasto conjunto de ferramentas de ataque automatizadas, que percorrem a internet incessantemente a procurar por toda e qualquer falha - sem esquecer que alguns dos grupos de hackers mais proeminentes têm orçamentos de milhões para investirem nestes ataques - são tudo coisas em que não se poderá facilitar.

Como transformar um Commodore 64 num sintetizador

07-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos sons electrónicos dos microcomputadores do passado podem revisitar essa era transformando máquinas como o Commodore 64 num sintetizador.

Este projecto Cyanodore 64 revisita as capacidades sonoras - revolucionárias para a altura - do Commodore 64 e do seu chip SID (Sound Interface Device) - um chip que oferecia três canais de som sintetizados totalmente independentes. Compare-se com o canal único de "beeps" moduladores do ZX Spectrum, lançado no mesmo ano, e facilmente se percebe a "inveja" destes face aos efeitos sonoros e músicas do C64.

Curiosamente, o SID chip foi criado por Bob Yannes, que viria a criar a empresa de sintetizadores Ensoniq, que mais tarde acabou por ser comprada pela Creative Technology.
Hoje em dia, é verdade que todos estes sons podem ser facilmente replicados por via de sintetizadores digitais a correr num PC, tablet ou smartphone. Mas, para os puristas que ainda procura o som mais genuíno possível (mesmo tendo em conta que actualmente é necessário recorrer a peças modernizadas para substituir os chips que já não existem), não deixa de ser um projecto interessante de seguir.

Powerbank iPosible 26800mAh com carregador wireless a €27

07-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh da iPosible assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank iPosible não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank iPosible 26800 mAh com com PD 18W e Qi wireless está disponível por 27.16 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 15 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 10 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Publicidade no X enfrenta esclarecimentos dos utilizadores

07-10-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Musk tem promovido X como sendo a única plataforma que promove a "verdade do povo", mas essas verdades estão a entrar em conflito com os anunciantes.

As Community Notes do X (Twitter) permite que os utilizadores adicionem contexto a tweets, e também aos próprios anúncios, e é isso que os utilizadores estão a fazer. Há jogos, famosos por usarem vídeos publicitários que nada têm a ver com o jogo em si, que estão a levar com alertas desse tipo, assim como publicidade da Uber que promete dinheiro fácil para todos os motoristas, que foi "esclarecido" com um link para um estudo que refere que, na prática, a maioria dos motoristas recebe valores bem reduzidos. Nem sequer o ultra zoom mágico da Samsung, que aplica uma lua falsificada nas fotos nocturnas escapou a estes esclarecimentos.

Em resultado disto já há vários anunciantes a dizerem que vão repensar a a sua estratégia de publicidade no X, isto numa altura em que a plataforma precisa desesperadamente de dinheiro, ao ponto de até estar a considerar tornar-se numa plataforma exclusivamente para subscritores pagos.

A solução óbvia para Musk seria simplesmente desactivar as Community Notes para os anúncios no X, deixando que a publicidade por lá fosse igual à publicidade "enganadora" em todos os demais lados. Mas, sem dúvida que isso seria usado para mostrar (uma vez mais) os múltiplos pesos e múltiplas medidas que Musk tem, consoante aquilo que lhe vai na cabeça (e na carteira). Por outro lado, com as suas excelentes aptidões sociais, pode ser que consiga convencer os anunciantes incomodados de que toda a publicidade é boa publicidade, mesmo quando se trata de alguém a demonstrar que a dita publicidade é enganadora.

Como fazer um smartwatch de bolso

07-10-2023 | 12:26 | A Minha Alegre Casinha

Se não são fãs dos relógios de pulso, este projecto mostra como criar um smartwatch de bolso.

Quer seja por opção pessoal, para diversão, ou simplesmente pelo factor originalidade, este projecto Smart Pocket Watch mostra-nos como é relativamente simples transformar um smartwatch de baixo custo numa versão "relógio de bolso".

Os ingredientes são a caixa de um relógio de bolso (de preferência um danificado e sem salvação), um smartwatch de baixo custo (ter atenção ao tamanho de ecrã), e também acesso a uma impressora 3D para imprimir as peças de adaptação para facilitar a transposição dos componentes de um lado para o outro.
Pode dizer-se que, ao colocar um smartwatch no bolso se perde a conveniência de o ter - literalmente - sempre à mão. Mas, se o objectivo for apenas fazer a contagem de passos e dar-lhe uso ocasional para iniciar / parar as músicas, a diferença não será significativa. De resto, e como também é referido no projecto, em grande parte dos smartwatches de (muito) baixo custo, o suposto sensor de frequência cardíaca limita-se a ser um LED verde a piscar, não fazendo qualquer leitura efectiva - pelo que, nesse aspecto, não se perde nada.
Em contrapartida, ganham uma peça que irá atrair as atenções sempre que a tirarem do bolso. :)

Shell promove gasolina entre os mais novos com campanha no Fortnite

07-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Shell continua a repetir erros do passado feitos pela indústria petrolífera, fazendo propaganda aos combustíveis fósseis entre os mais novos através do jogo Fortnite.

Embora a grande maioria das empresas petrolíferas esteja a tentar criar uma imagem pública de fomentar a transição para energias renováveis e limpas, depois na prática as coisas parecem ser bem diferentes. Numa das suas campanhas, a Shell criou um mapa especial no Fortnite em que os jogadores têm que usar a sua gasolina V-Power NiTRO+, e que foi promovido por vários influencers e streamers com uma audência combinada de mais de dez milhões de seguidores, no Twitch, Instagram e TikTok.

Talvez um dia se chegue a um ponto de se poder sentir nostalgia pelos combustíveis fósseis de forma idêntica à que se sente por tecnologias antigas / obsoletas (e talvez dando uso a combustíveis sintéticos com emissões neutras), mas parece-me que ainda estamos bastante longe de chegarmos a esse patamar - até porque é preciso relembrar que a esmagadora maioria dos veículos em circulação são veículos com motores a combustão.

Ainda assim, não deixa de passar uma péssima imagem da marca lançar tal campanha de propaganda dirigida aos mais novos, que mais parece demonstrar que as empresas petrolíferas pouco ou nada aprenderam desde os tempos que sabiam os efeitos nocivos dos combustíveis com chumbo, mas continuaram a usá-los durante décadas.

Amazon lança os seus primeiros satélites Kuiper

07-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon dá finalmente o seu primeiro passo para criar a sua constelação de satélites Kuiper para competir com a Starlink da SpaceX, lançando os dois primeiros satélites num foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA).

Há muito que se conhecem os planos da Amazon para criar uma constelação com milhares de satélites que replica a Starlink da SpaceX. O projecto iniciou-se em 2018 e obteve as autorizações da FCC em 2020. Mas desde então, enquanto a SpaceX continua a enviar dezenas de satélites Starlink para o espaço a cada poucas semanas, o projecto da Amazon não mostrava sinais de vida, até agora.

Os Kuipersat-1 e Kuipersat-2 foram colocados em órbita a cerca de 500 km de altitude, e tudo parece ter corrido como era esperado, com a Amazon a confirmar as comunicações com ambos os satélites. Embora a Amazon esteja a desenvolver o seu foguete New Glenn, os planos são de usar foguetes de alta-capacidade diferentes empresas, como o Ariane 6 e o Vulcan Centaur da ULA - tudo foguetes que se deverão estrear no próximo ano. Obviamente, não será provável que a Amazon recorra a lançamentos feitos pela sua rival SpaceX, embora potencialmente isso até lhes pudesse poupar dinheiro.

Este início dos lançamentos não acontece por acaso. A Amazon tem autorização para criar a sua constelação Kuiper com 3236 satélites, mas tem que assegurar que pelo menos metade está em órbita e a funcionar até Julho de 2026, o que dá uma média de envios de 50 satélites por mês até lá. Neste momento, a Starlink já tem cerca de 5 mil satélites Starlink em operação do total de 12 mil que vai lançar na primeira fase, e está em curso de obter permissão para o lançamento de mais 30 mil satélites.

Novo Hyundai i20 chega este mês a Portugal

07-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A produção do novo Hyundai i20 já arrancou na fábrica da Hyundai em Izmit, na Turquia, e chega a Portugal já este mês.

A terceira geração do Hyundai i20 vai chegar às estradas com um design renovado e elegante. Adicionalmente, o kit de segurança e as funcionalidades de conectividade do novo i20 fazem dele um dos melhores da sua classe.

O novo Hyundai i20 apresenta um exterior elegante e moderno que promete atrair muitas atenções na estrada. A forma e o padrão do para-choques dianteiro, bem como da grelha do radiador, foram melhorados para criar um visual elegante com elementos desportivos. Já a traseira apresenta um para-choques redesenhado e um design único da luz traseira. Foram também adicionadas jantes de 16 e 17 polegadas com novo design.

O design do novo Hyundai i20 tem sido elogiado pelo seu estilo emocional e dinâmico que harmoniza a proporção, a arquitectura, o estilo e a tecnologia tanto no exterior como no interior. O modelo mantém o porte desportivo graças ao seu perfil de tejadilho baixo e longa distância entre eixos. Estas características realçam a aerodinâmica do veículo, reduzindo a resistência aerodinâmica, o que também melhora a manobrabilidade e aumenta a eficiência de combustível. Um dinâmico jogo de luzes salienta o seu visual arrojado, com luzes traseiras em halogéneo e forma de Z. Mesmo com as dimensões de um compacto de segmento B, o novo i20 oferece aos clientes um habitáculo espaçoso, assim como 352 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros para cima e 1.165 litros com os bancos traseiros rebaixados.
O novo Hyundai i20 está equipado com as mais recentes funcionalidades de conectividade, que tornam a experiência de condução ainda mais conveniente, incluindo agora a entrada USB tipo-C e o serviço eCall. Continua, também, a oferecer funcionalidades que já eram populares na versão anterior, como o cluster de 10,25” e ecrã táctil de 8”, Apple CarPlay e Android Auto.

Para uma maior tranquilidade do condutor e passageiros, este o novo i20 dispõe das funcionalidades de segurança Hyundai SmartSense, sendo elas: Travagem Autónoma de Emergência (FCA) – que ajuda a evitar possíveis acidentes para “Cidade”, ‘Interurbano” e “Peão” e agora “Ciclista” -, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), Controlo Automático dos Máximos (HBA), Controlo de Arranque em Subida (HAC) e Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros (ROA).

Estão disponíveis dois tipos de motores: 1.0 T-GDi com a opção de caixa 6 velocidades manuais (MT) e caixa automática de dupla embraiagem (DCT) com 7 velocidades, proporcionando uma experiência de condução suave e reactiva, e motor 1.2 MPi com uma única caixa disponível de 5 velocidades (MT).

[Pela Estrada Fora]

Cloudflare activa ECH nas contas gratuitas - impede bloqueio de sites pirata pelos operadores

06-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Cloudflare activou o ECH (Encrypted Client Hello) para todas as contas gratuitas, protegendo a privacidade dos utilizadores e, no processo, impedindo que os operadores possam bloquear sites pirata.

O processo de se visitar um site na web é algo que acontece de forma quase imediata mas que é o resultado de uma longa e complexa sequência de passos, que vão desde a tradução do nome do site para um endereço IP, troca de chaves de segurança no caso de ser um site HTTPS, e muito mais. Até agora, mesmo no caso de se visitar um site HTTPS, o operador de telecomunicações conseguia saber que site é que um cliente estava a tentar visitar, podendo aplicar listas de bloqueio para sites indesejados - como sites pirata. Mas agora, com o ECH, isso deixa de ser possível.

O Encrypted Client Hello aplica encriptação logo desde o processo inicial de se querer visitar um site, fazendo com que o operador de telecomunicações não consiga saber que site vai ser visitado - algo que anteriormente obrigaria a utilizar uma VPN para esconder o tráfego do operador.
Obviamente, embora isto venha beneficiar sites pirata, não é esse o propósito da Cloudflare, que se foca unicamente na questão de estar a proteger a privacidade dos utilizadores. E considerando todos os abusos que existem, a todos os níveis, referentes à recolha e análise de dados de tudo o que os utilizadores fazem na internet, é uma questão bastante mais crítica e importante do tentar limitá-la à questão da pirataria.

O Chrome, Firefox e Edge já suportam o ECH, mas pode ser necessário activá-lo manualmente nos settings.

Windows 11 com jogo de surf durante a instalação

06-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Em vez de ficarem a olhar para uma percentagem no ecrã, a Microsoft vai deixar que se passe o tempo de instalação do Windows 11 a jogar um jogo de surf.

Não há nada de mais irritante do que estar a olhar para um computador à espera que faça algo demorado - como acontece durante o processo de instalação do Windows 11. Para tentar reduzir a monotonia, a MS vai permitir que os utilizadores passem esse tempo mais entretidos a jogar um jogo de surf.

O jogo não é propriamente uma novidade, uma vez que é o mesmo jogo integrado no browser Edge que está disponível desde 2020 através do url edge://surf, e sendo ele próprio uma actualização do mais antigo jogo SkiFree que estava disponível através do Microsoft Entertainment Pack 3 para o Windows 3.0, lançado em 1991.
Refira-se que em tempos pré-históricos, quando os jogos podiam demorar minutos a serem carregados de cassetes, também existiam alguns jogos que integravam mini-jogos durante o processo de carregamento; e que na altura eram bastante apreciados (não havia smartphones para passar o tempo, era mesmo aguardar longos minutos e esperar que no final não se levasse com um erro de carregamento que obrigasse a repetir o processo do início).

What is the PHP Current Version 2023 Adoption

06-10-2023 | 16:45 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
PHP 8.3 is expected to be released by the end of 2023. Older versions are no longer getting version updates.

Many PHP developers have upgraded to newer PHP versions. Still, not every developer is using the latest stable PHP version.

Read this article to see the current breakdown of PHP version adoption according to the State of Laravel 2023 survey results.

You can also learn about the criteria when upgrading to a newer PHP version at the right time by watching a 5-minute video.

Notícias do dia

06-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Android 14 já disponível; Google apresenta Pixel 8 e Pixel 8 Pro com 7 anos de actualizações garantidas; Radares da PSP em Outubro; EUA fazem teste de mensagem de emergência; Samsung SmartTag2 tem autonomia para 700 dias; Apple lança iOS 17.0.3 que corrige aquecimento dos iPhone 15; Tesla reduz preço do Model 3 e Model Y nos EUA; e X prepara mais modalidades pagas - e com publicidade.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Câmara Municipal de Gondomar alvo de ransomware

A Câmara Municipal de Gondomar terá sido alvo de um ataque de ransomware, com os atacantes a disponibilizarem os dados roubados por 9,99 BTC (cerca de 26 mil euros) - com o compromisso de que os dados só serão vendidos uma vez.

Aparentemente os dados incluem scans de documentos de identificação e outra informação sensível, esperando-se que a CMG esclareça se efectivamente foi alvo de ataque e alerte as pessoas afectadas.

Câmara Municipal de Gondomar alvo de ransomware 🚨
Dados pessoais sensíveis alegadamente comprometidos.@CamaraGondomar#ransomware #Portugal pic.twitter.com/a8tozRqV5Q

— Pedro Fernandes 👨‍💻 (@DJ_PRMF) October 6, 2023


Meta paga milhões por rostos famosos

A Meta já está na linha da frente para adquirir o direito de uso de rostos famosos para assistentes virtuais AI, que no futuro permitir que os utilizadores escolham entre diferentes personagens virtuais para interagirem com o serviço. No caso de rostos mais famosos o valor pode ser de milhões de dólares, o que certamente se torna numa proposta bastante atractiva - tendo em conta que é um valor conseguido sem qualquer trabalho adicional (além do processo de digitalização do rosto).

Arrisco-me a dizer que é um objectivo ainda melhor que ser YouTuber, já que nesse caso continua a dar trabalho criar novos vídeos e ir fazendo crescer o número de subscritores... :)


Agências de segurança dos EUA localizaram pessoas ilegalmente

Relembrando os alertas que Snowden já tinha denunciado, temos novo estudo que revela que entidades como a Immigration and Customs Enforcement (ICE), Customs and Border Enforcement (CBP), e Secret Service, todos fizeram uso ilegal de tecnologias para localizar pessoas - nalguns casos usando o sistema para localizar colegas sem qualquer motivo ou justificação.

É o tipo de capacidade que, como fica demonstrado, se torna demasiado tentadora para que um "simples humano" possa resistir, e fazendo com que os abusos sejam inevitáveis. E se se chega ao ponto de dar uso apenas por "brincadeira", facilmente se pode imaginar como isso pode resultar em casos abusivos, no caso de relações que não estejam a coprer bem, processos de divórcio complicados, etc.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O termo Podcast resulta da combinação de iPod e broadcast, tendo sido usado pela primeira ver pelo jornalista Ben Hammersley em 2004 num artigo para o jornal The Guardian.

Saldos CdkeySales de Outubro: Windows 10/11 Pro desde €13

06-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Tesla reduz preço do Model 3 e Model Y nos EUA

06-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla continua a não dar tréguas aos seus concorrentes, com nova redução de preço nos Model 3 e Model Y nos EUA, que os colocam nos valores mais baixos de sempre até à data.

É sabido que a Tesla quer chegar ao final do ano com novo recorde de vendas, e para isso lança o maior incentivo possível para atrair clientes: a redução de preços.

Depois de ter disponibilizado o Model Y Rear-wheel drive por $43,990 temos agora uma redução de $2,000 nos Model Y Long Range e Model Y Performance, que passam de $50,490 e $54,490 para $48,490 e $52,490 respectivamente.

Nos Model 3, temos uma redução de $1,250 no Model 3 Rear-wheel drive e Long Range, e de $2,250 no Model 3 Performance, passando a ter um preço de $38,990 para o RWD, $45,990 para o LR, e $50,990 para o Performance.
Juntem-se os benefícios fiscais da compra de um automóvel eléctrico e pode ficar-se com um Model 3 por menos de 30 mil dólares, tornando-se numa proposta imbatível.

Veremos se esta redução se irá espalhar a mais países. Actualmente os Model Y em Portugal custam 45.490€ (RWD), 54.490€ (LR) e 59.990€ (Performance); e os Model 3 custam 39.990€ (RWD) e 48.990 (LR).

|