PlanetGeek

Ganha um tapete RGB para rato

22-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Qualcomm revela Snapdragon 8 Elite com cores Oryon

22-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm apresentou oficialmente o seu mais recente processador topo de gama, o Snapdragon 8 Elite, que vai equipar a próxima geração de smartphones Android.

Este novo chip estreia os novos core Oryon numa estrutura de oito núcleos, com dois núcleos "Prime" de alto desempenho a 4.32 GHz e seis núcleos "Performance" adicionais a 3.53 GHz, assistidos por uma cache L2 de 24 MB e suporte para RAM LPDDR5X a 5.300 MHz, e prometendo grande salto evolutivo no desempenho - como já era antecipado por alguns benchmarks não oficiais.
O Snapdragon 8 Elite é fabricado no processo de 3nm da TSMC, oferecendo um aumento de 45% no desempenho da CPU e uma melhoria de 44% na eficiência energética em relação ao modelo anterior. No lado gráfico, o GPU Adreno oferece um aumento de 40% no desempenho, maior eficiência energética e melhorias na performance de ray-tracing. O chip também suporta o mais Unreal Engine 5.3 e o sistema de geometria Nanite, sendo o primeiro processador móvel a trazer estas funcionalidades para smartphones.
No campo da AI, a Qualcomm melhorou a unidade de processamento neural (NPU) Hexagon, que agora executa tarefas AI 45% mais rápidas e com maior eficiência energética. Isto faz parte do motor AI da Qualcomm, que suporta a grandes e pequenos modelos multimodais. Além disso, o processamento de imagem foi melhorado, com HDR, autofocus mais eficiente e novas funcionalidades como eliminação de objectos em fotos e vídeos, e tons de pele mais naturais.

A conectividade também foi reforçada com o modem Snapdragon X80 5G, que agora suporta até 10 Gbps de velocidade de download e 3.5 Gbps de upload. É também o primeiro modem a suportar WiFi 7, Bluetooth 5.4 e Ultra Wideband, tudo num único chip de 6 nm. O Snapdragon 8 Elite vai equipar os próximos smartphones topo de gama de marcas como Samsung, Xiaomi, Oppo e OnePlus, que começarão a chegar ao mercado já nas próximas semanas.

Actualização para Android 15 está a bloquear os Pixel 6

22-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A actualização para o Android 15 é bastante desejada pelos utilizadores, mas quem tiver um Pixel 6 poderá preferir adiar a instalação pois há relatos de que está a bloquear alguns equipamentos tornando-os completamente inutilizáveis.

O Pixel 6 já teve problemas com actualizações anteriores. No ano passado, alguns utilizadores ficaram sem acesso ao armazenamento após a actualização para o Android 14, e no início deste ano, as reposições de fábrica deixaram muitos dispositivos Pixel 6 inoperacionais. Desta vez, parece que o problema é ainda mais grave, com utilizadores a reportarem que os seus dispositivos ficaram completamente bloqueados após a instalação do Android 15.

Os utilizadores não conseguem reactivar os telemóveis através dos métodos habituais, como pressionar os botões de Ligar e Volume em simultâneo ou conectá-los a um computador. A causa ainda não está clara, alguns utilizadores no Reddit sugeriram que o problema pode estar ligado à funcionalidade Private Space - com o smartphone a ter ficado bloqueado depois de ter tentado abrir uma app no Private Space - mas entretanto outros já disseram que os seus Pixel 6 ficaram bloqueados subitamente durante o uso normal; pelo que não há ainda uma explicação definitiva. Por isso, será preferível não arriscar e aguardar mais algum tempo até fazer a actualização nos Pixel 6 até que a Google forneça mais informações ou uma correcção.

Importa relembrar que, apesar da maioria das pessoas tratar as actualizações como algo que se faz de forma despreocupada, toda e qualquer actualização, especialmente no caso de actualizações de sistema, é uma operação de risco que pode não correr tão bem quanto se desejaria. Tendo em conta a crescente tendência de tudo ser lançado à pressa e com bugs, isto pode resultar em casos como estes, em que a boa disposição da expectativa de ter acesso às novidades do novo sistema rapidamente se pode tornar numa frustrante experiência de ficar com um smartphone inutilizado.

Internet Archive sofre novo ataque

21-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Internet Archive sofreu novo ataque, desta vez através da sua plataforma de suporte Zendesk. Hackers conseguiram roubar tokens de autenticação e aceder a mais de 800.000 tickets de suporte, incluindo pedidos de utilizadores enviados desde 2018.

Depois de um ataque DDoS e de roubo de dados que obrigou a suspender o funcionamento do Internet Archive e serviços associados durante vários dias, temos novo ataque que desta vez visou a plataforma de suporte Zendesk que utiliza.

O hacker responsável enviou e-mails a utilizadores que tinham contactado previamente o Internet Archive, alertando que as suas informações pessoais, incluindo anexos sensíveis como documentos de identificação que tivessem enviado nas suas mensagens, podem agora estar nas mãos de indivíduos não autorizados.

Oh geez, it looks like someone is replying to every single one of Internet Archive’s Zendesk tickets via an exposed key. I thought this just came to me in response to my original disclosure notice to them, but apparently not. https://t.co/YNUpiuMGP4 pic.twitter.com/SsGGBWPxjZ

— Troy Hunt (@troyhunt) October 20, 2024
Este incidente surge após uma série de ataques à organização, incluindo o roubo de de 33 milhões de utilizadores e um ataque DDoS. Embora tenham ocorrido ao mesmo tempo, estes ataques foram realizados por hackers diferentes. O hacker responsável pela violação de dados explicou que obteve acesso através de um ficheiro de configuração GitLab que expunha credenciais. Apesar dos avisos, o Internet Archive falhou em renovar todos os seus tokens de acesso, ficando vulnerável a esta nova invasão.

Continua a pensar-se que os ataques não tenham tido motivações "especiais", mas sim para ganhar notoriedade no submundo dos hackers na internet, podendo gabar-se que "fomos nós que atacamos o Internet Archive". Quanto aos dados roubados, provavelmente ainda estarão a circular de forma mais restrita entre grupos de hackers, sendo uma questão de tempos até que surjam em fóruns públicos.

Android Automotive chega às motos com a KTM

21-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Android Automotive, normalmente associado a automóveis, está agora a chegar às motos da KTM.

A KTM anunciou que os seus novos modelos de motos irão contar com o sistema operativo Android Automotive, integrado em sistemas com touchscreen. Este sistema (não confundir com o Android Auto que trata da parte multimédia e de apps replicando o ecrã do smartphone) integra um sistema baseado em Android directamente como sistema operativo do veículo, dando acesso a todo o tipo funcionalidades, como navegação offline, suporte para apps adicionais, e actualizações automáticas, sem dependência de um smartphone.

O novo sistema da KTM é alimentado por uma unidade de conectividade CCU3.0, que inclui 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com conectividade IoT através de eSIM, a par de GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Isto facilita a ligação ao mundo exterior, tanto quando se está parado como em movimento.
Embora o Android Auto já fosse útil para os motociclistas, o novo Android Automotive OS foi concebido para ser ainda mais fiável e seguro. Elimina a necessidade de ligação constante ao smartphone, evitando as distracções de tentar resolver falhas de ligação em movimento. No entanto, esta versão do Android Automotive pode não disponibilizar todas as apps e funcionalidades da versão usada nos automóveis, provavelmente devido ao foco da Google nos carros. Mas, se mais fabricantes começarem a usar Android Auto em motos, pode ser que isso se altere no futuro.

Os novos painéis da KTM com Android Automotive OS estarão disponíveis em orientação vertical e horizontal, dependendo dos modelos, e deverão chegar em breve ao mercado.

Notícias do dia

21-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Estamos a celebrar os 17 anos de Aberto até de Madrugada; Android obriga apps a usar selecção de fotos do sistema; Snapdragon 8 Elite oblitera A18 Pro da Apple nos benchmarks; Tesla mostra carregamento wireless do Robotaxi; Google Photos na web com backup automático de pastas no computador; Star Citizen mostra nuvens, trovoadas, e naves gigantes; Minimax AI surpreende com expressões faciais ultra-realistas; e a eSUN faz reset às passwords dos utilizadores, deixando-as iguais aos emails.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh; e recordo que está também a decorrer o passatempo adicional do 17º aniversário do AadM.

Google consegue adiamento e mantém Play Store fechada

A Google conseguiu o adiamento da entrada em vigor da decisão do caso contra a Epic, que iria fazer com que fosse obrigada a abrir a Play Store a app stores rivais e a apps que usem sistemas de pagamento alternativos; algo que teria que ser cumprido já a partir do dia 1 de Novembro.

Por agora é um pequeno adiamento temporário, para determinar se a Google conseguirá o que pretende: de adiar a entrada em vigor destas alterações até que se saiba o resultado do processo de recurso que já apresentou, e que poderá demorar anos até ficar resolvido. Assim, a Google não tem qualquer interesse em que isso seja feito rapidamente, já que para todos os efeitos tudo se irá manter na mesma enquanto o caso estiver em deliberação. A única alteração, que não é abrangida pelo adiamento, é a de que a Google não poderá fazer acordos com operadoras de telecomunicações ou fabricantes para bloquear a pré-instalação de app stores rivais.


FCC exige compatibilidade entre smartphones e aparelhos auditivos

Nos EUA a FCC vai por um ponto final na "selva" dos aparelhos auditivos, passando a exigir a compatibilidade entre aparelhos auditivos e smartphones.

Após um período de transição, os fabricantes dos aparelhos auditivos deixarão de poder usar sistemas proprietários que bloqueiam o uso dos seus auriculares com os produtos da própria marca, mantendo os consumidores presos e a pagarem preços mais elevados do que teriam num mercado aberto. Uma boa notícia para todos os que usam, ou que possam vir a necessitar, de aparelhos auditivos, e que passarão a ter um uso mais simplificado, idêntico ao uso de comuns earphones Bluetooth.


Anthropic revela vertentes de sabotagem de modelos AI

A Anthropic revelou um estudo em que analisa quatro potenciais vectores de sabotagem por modelos AI: sabotagem de decisões por humanos; sabotagem de código; sandbagging; e manipulação de modelos AI de terceiros.

Se a maioria deles é auto-explicativa, o que achei mais curioso é o denominando "sandbagging", no qual um modelo AI pode activamente tentar esconder as suas capacidades, por exemplo, recusando-se a responder a questões ilegais, mas fazendo-o apenas com o intuito de passar os testes de validação e depois podendo dar essas respostas mais tarde noutras circunstâncias.


OpenAI pode usar AGI para "escapar" à Microsoft

A Microsoft tem sido uma das grandes apoiantes e parceiras da OpenAI, mas a empresa de Sam Altman poderá estar a tentar utilizar uma clásula de excepção para escapar ao actual contrato e, potencialmente, renegociar o acordo para obter condições mais vantajosas para si.

Isto porque, apesar do actual acordo assegurar que o mesmo se irá manter durante anos, existe uma cláusula que diz que a OpenAI poderá "dar o corte" à MS no caso de desenvolver uma AGI (Artificial General Intelligence), ou seja, um sistema capaz de igualar o raciocínio humano. Algo que os especialistas dizem que ainda estaria a anos de distância, mas que a OpenAI tem vindo dar a entender que poderá estar mais próximo do que se pensa. E como bónus adicional a favor da OpenAI, é a própria OpenAI que tem o poder de decisão de determinar quando esse patamar é atingido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Commodore foi criada em 1958 por Jack Tramiel e Manfred Kapp, na altura dedicando-se ao comércio das máquinas de escrever. Cessou operações em Abril de 1994, falhando em capitalizar o sucesso dos seus Commodore Amiga, computadores com capacidades à frente do seu tempo.

Earphones Anker Soundcore P20i a €16

21-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 16.94 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Adobe transforma desenhos 2D em 3D com "Project Turntable"

21-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Adobe apresentou o "Project Turntable", uma nova ferramenta AI que permite transformar desenhos vectoriais 2D em modelos 3D que se podem rodar.

Ao longo dos anos a Adobe tem mostrado incríveis ferramentas de manipulação de imagem, e é algo que continua a fazer. Este Project Turntable foi apresentado na conferência Adobe MAX, usando machine learning para gerar múltiplas vistas de um desenho 2D e permitindo rodá-lo para diferentes ângulos em 3D.

Na demonstração, o investigador da Adobe, Zhiqin Chen, usou uma cena 2D no Illustrator com um guerreiro e um dragão. Normalmente, qualquer alteração para se ver estes personagens de outra perspectiva exigiria que fossem completamente redesenhados de raiz. No entanto, com o Project Turntable, o guerreiro foi transformado num modelo 3D em segundos, permitindo uma rotação completa de 360 graus no eixo vertical, incluindo detalhes da personagem que não eram visíveis no desenho original.


A ferramenta também permite rotações verticais, embora aparentemente de forma mais limitado do que nas rotações horizontais. Também se viu o sistema aplicado em desenhos mais complexos, como um cesto com diversos tipos de pão e um personagem de um copo de batatas fritas com braços e pernas. No entanto, faltará ver como a ferramenta lida com formas mais incomuns ou complexas.

Por agora o Project Turntable ainda está em fase de demonstração, não se sabendo quando é que será disponibilizado aos clientes dos programas Adobe. Mas a avaliar pelo enorme (para não dizer excessivo) entusiasmo do público a esta a funcionalidade, espera-se que isso possa acontecer em breve.

Android obriga apps a usar selecção de fotos do sistema

21-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai restringir o acesso das apps às fotos e vídeos, obrigando-as a utilizar o sistema de selecção de fotos do sistema.

A Google está a reforçar a privacidade dos utilizadores ao limitar o acesso das apps Android aos ficheiros multimédia. As apps que não tenham justificação para aceder directamente às fotos ou vídeos terão que usar o novo selector de fotos da Google, que permite que os utilizadores escolham precisamente as fotos a que a app terá acesso, e não permitindo que abusem da permissão de acesso total a todas as fotos e vídeos - que só ficará disponível em apps que estejam directamente relacionadas com a gestão ou edição de conteúdos multimédia, como editores de fotos.

Apps que só precisam de aceder à galeria ocasionalmente, como para carregar uma foto de perfil ou uma imagem para uma operação bancária, terão obrigatoriamente que usar o selector de fotos.
O selector de multimédia foi lançado com o Android 13 em 2022 e disponibilizado para versões mais antigas através do Google Play Services, oferecendo uma forma mais segura de controlar o acesso aos ficheiros multimédia. No entanto, muitas apps continuam a utilizar permissões globais para aceder à galeria completa de fotos e vídeos. Agora, os criadores de apps têm que actualizar as suas apps em conformidade, até 31 de Outubro - com possibilidade de pedirem uma extensão do prazo até 22 de Janeiro de 2025.

A partir de 22 de Janeiro de 2025, qualquer app que não cumpra com esta regra será removida da Play Store, o que poderá significar que muitas apps antigas, que não sejam actualizadas há algum tempo, se arrisquem a desaparecer da loja da Google.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

21-10-2024 | 12:23 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30 euros - activar cupão de desconto de 15%.

Disponibiliza quatro tomadas mais quatro portas USB, podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home. As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chrome para Android prepara suporte para gestores de passwords

21-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Chrome vai facilitar a vida aos utilizadores de Android que usem apps de gestão de passwords; com o Chrome 131, os utilizadores poderão preencher automaticamente as suas passwords no browser a partir do gestor que usarem, sem depender do Google Password Manager.

Enquanto nos desktop o Chrome vai sendo criticado por complicar a vida aos adblockers, no Android prepara a integração (há muito pedida) com apps de gestão de passwords.

Actualmente em fase beta e com lançamento global previsto para o próximo mês, o Chrome 131 virá com um novo serviço de preenchimento automático de passwords substituindo o antigo "modo de compatibilidade" que frequentemente causava problemas, como falhas no scroll das páginas e passwords incorrectas. Esta actualização permite activar o preenchimento automático de passwords guardadas em apps de terceiros através das definições do Chrome, seleccionando "Preenchimento automático com outro serviço".
Embora o Google Password Manager continue a ser a opção mais simples para quem usa os serviços Google, incluindo coisas como como partilha familiar, suporte para passkeys, e alertas de passwords comprometidas, este suporte para gestores de terceiros dá aos utilizadores maior liberdade de escolha.

Recentemente, a FIDO Alliance também anunciou medidas para facilitar o processo de transferência de passkeys (e passwords) de forma segura entre serviços e dispositivos; pelo que será ainda mais fácil mudar de um serviço de gestor de passwords para outro.

Google Messages com perfil personalizado partilhável

21-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Messages está a promover a funcionalidade de perfil partilhado, que permite aos utilizadores controlar como o seu nome e foto de perfil são apresentados aos outros.

Depois da confusão com o(s) Meet, a Google tem tentado aproveitar a transição dos SMS para o RCS para recuperar alguma relevância no sector das apps de mensagens. E isso inclui um sistema de partilha do perfil, sob total controlo de cada utilizador. Esta actualização expande a funcionalidade anterior chamada Profile Discovery, que passou a Profile sharing.

Ao abrir o Google Messages, os utilizadores são recebidos por um ecrã com o título "Personaliza como és visto". A partir daqui, podem ajustar o nome e a foto de perfil nas definições da Conta Google. Há também um menu com três opções de privacidade: partilhar o perfil apenas com contactos, partilhá-lo com as pessoas para quem se envia mensagens, ou não partilhar com ninguém.
Antes desta actualização, os utilizadores apenas podiam activar ou desactivar a partilha de perfil. Com este novo sistema, há configurações de privacidade mais detalhadas que serão dos utilizadores e acomodar uma gama mais vasta de cenários de utilização.

Refira-se que esta partilha apenas funciona entre utilizadores do Google Messages e não com outros smartphones que suportem RCS, pelo que não permitirá que um utilizador com iPhone receba automaticamente o nome e foto associado a uma mensagem RCS. Para quem já tiver um determinado contacto guardado, este sistema faz com que a foto do utilizador seja actualizada no Google Messages, mas deixando o nome que se tinha gravado originalmente.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

21-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google encerra Google Meet original

21-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou o fim definitivo da versão original da sua app Google Meet, anteriormente conhecida como Hangouts Meet, redireccionando os utilizadores para o novo Meet.

Pondo um ponto final "definitivo" num dos mais desastrosos processos de transição / combinação de serviços, a Google dá o golpe de misericórdia ao resquício do Hangouts - apesar de provavelmente já não ir a tempo de recuperar todos os utilizadores que perdeu com a confusão dos múltiplos serviços de mensagens e videochamada que desenvolveu, e que teve o efeito prático de empurrar muitas pessoas para serviços concorrentes, como o WhatsApp.
A versão original da Google Meet foi lançada em Abril de 2020 e, em 2022, a Google fundiu a aplicação com o Duo, gerando alguma confusão com duas versões Meet em circulação. A empresa começou a incentivar os utilizadores a mudarem-se para a nova versão, desaconselhando o uso da app antiga.

Agora, a Google retirou a versão original da Play Store, o que significa que já não pode ser descarregada nem acedida. Quem ainda tiver a versão antiga instalada, verá um pop-up a indicar que os utilizadores deverão instalar a nova app Google Meet.

Hyundai Inster Cross apela aos aventureiros

21-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai revelou uma nova versão do seu modelo Inster, o Inster Cross, pensada para quem procura um carro que combina a conveniência urbana com a capacidade para aventuras fora da estrada.

O Inster Cross é um crossover que mantém o design do modelo original, mas com características que o tornam mais versátil para passeios ao ar livre. O Inster Cross mantém a mesma bateria e motorização do modelo normal, mas está equipado com pára-choques largos e retangulares, proteções inferiores (skid plates) à frente e atrás, e painéis laterais de proteção para enfrentar terrenos irregulares. As jantes de 17 polegadas oferecem maior durabilidade e as barras no tejadilho são de série, com a opção de adicionar um cesto para mais espaço de bagagem.
Para se diferenciar do modelo base, o Inster Cross inclui uma cor exclusiva para o exterior, o Amazonas Green Matte, e no interior, um novo esquema de cores com detalhes em amarelo lima e tecido cinzento nos bancos.
Tendo por base as características do modelo nromal, podemos esperar que este modelo chegue com uma bateria de 42 kWh de série e bateria Long-Range de 49 kWh como opção, com motor de 71,1 kW (97 cv) na variante base e 84,5 kW (115 cv) na versão Long-Range. A autonomia WLTP anunciada é de até 355 km para o Long-Range, com consumos de 15,3 kWh/100 km. O Inster pode carregar de 10% a 80% em cerca de 30 minutos usando um posto de carregamento DC de 120 kW, e também inclui de série um carregador de bordo de 11 kW, estando disponíveis um sistema de aquecimento de bateria e uma bomba de calor de alta eficiência. A funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) externa e interna fornece energia para dispositivos externos (110V/220V), permitindo o carregamento bidirecional sem necessidade de equipamento adicional. Isto permite aos clientes utilizar ou carregar livremente dispositivo como bicicletas elétricas, scooters e equipamento de campismo.

A produção do Inster Cross vai começar no final deste ano na fábrica da Hyundai na Coreia do Sul, complementando a oferta da marca para os condutores que desejam um carro versátil tanto para a cidade como para os passeios off-road.

Uma rapariga com potencial

20-10-2024 | 21:49 | Gonçalo Sá

Numa altura em que a FESTA DO CINEMA FRANCÊS se instala no Porto, já a partir de dia 22, louva-se por aqui a aposta em "DIAMANTE BRUTO" na edição lisboeta, no início do mês. Uma das melhores antestreias do evento, o primeiro filme de Agathe Riedinger chegou de Cannes com duas nomeações (incluindo à Palma de Ouro) e vale tanto pela descoberta de uma realizadora como de uma actriz.

Diamant Brut.jpg

"Vou ser a Kim Kardashian francesa", garante a protagonista desta longa-metragem baseada na curta "J'attends Jupiter" (2018). Adolescente de 19 anos, influencer a despertar atenções no Instagram e no TikTok, Liane é tão ambiciosa como meticulosa na gestão da imagem e essa determinação poderá dar maiores frutos mediáticos depois de um casting para um reality show. Mas se a oportunidade lhe permite ir ganhando o estatuto de estrela local - numa zona empobrecida de Fréjus, no sul de França -, a espera pela confirmação da produtora é o rastilho para uma espiral de insegurança e ansiedade.

Movendo-se na fronteira ténue entre realidade e artifício, "DIAMANTE BRUTO" tem, desde logo, o mérito de nunca olhar de cima para a sua protagonista nem para o meio que a envolve. O retrato de um quotidiano precário, marcado por horizontes limitados e metas questionáveis, seria facilmente ridicularizado noutras mãos, mas a realizadora está sempre com Liane, nunca a julgando mas também não a apresentando como uma figura dócil para o espectador. Neste estudo de personagem vertiginoso tanto cabe a obsessão, o narcisismo e a insolência como uma vulnerabilidade comovente e até inesperada à primeira vista.

Diamant Brut 2.jpg

Apresentando uma segurança e desenvoltura invulgares numa primeira longa, Riedinger desenha um relato coming of age numa moldura de realismo social traçado com rasgo e urgência. A câmara à mão e a fotografia saturada não serão opções originais neste registo, mas são agarradas com "savoir faire" num drama que acompanha a procura de beleza e da fama a todo o custo - sugestões de "body horror" incluídas - sem cair no conto moral(ista) pronto a consumir e descartar.

O papel da religião numa rotina guiada por padrões estéticos exacerbados e a banda sonora entre o melancólico e o sinuoso (cortesia do violoncelo de Audrey Ismaël) ajudam a conferir uma gravidade crescente a uma obra que vai afirmando o seu espaço, apesar das muitas referências próximas. O filme tem suscitado comparações a "Rosetta", dos irmãos Dardenne, pela forma crua como segue uma adolescente, embora esta história de crescimento no feminino, com experiências de solidão e abandono, também lembre os mais recentes "The Florida Project", de Sean Baker, ou "How to Have Sex", de Molly Manning. O universo de Céline Sciamma, conterrânea que se tem debruçado sobre vidas de jovens mulheres à margem ("Naissance des pieuvres", "Retrato de uma Rapariga em Chamas"), é outra aproximação possível.

Além de revelar uma realizadora, "DIAMANTE BRUTO" vale pela descoberta de uma actriz, a estreante Malou Khebiz, presença fundamental para que Liane se imponha como uma das grandes personagens da Festa do Cinema Francês deste ano. Misto de inocência e voracidade, é o maior exemplo de uma direcção de actores apurada, mesmo que alguns secundários fiquem por explorar - uma das poucas limitações desta reunião de talento em bruto.

4/5

Spectre volta a assombrar CPUs Intel e AMD em Linux

20-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O fantasma do Spectre continua a pairar sobre os CPUs e Intel, com nova vulnerabilidade que ultrapassa as protecções implementadas em sistemas Linux.

O Spectre tornou-se na referência do que toca a uma classe de ataques de "execução especulativa", que tira partido de funcionalidades de baixo nível dos CPUs para inferir dados a que não se deveria ter acesso. Neste caso, este novo ataque contorna as protecções actuais contra o Spectre. O problema afecta as gerações 12, 13 e 14 dos processadores Intel, bem como os chips Xeon de 5.ª e 6.ª geração para servidores. No caso da AMD, a falha afecta as gerações Zen 1, Zen 1+ e Zen 2.

Este ataque contorna a barreira Indirect Branch Predictor Barrier (IBPB), uma defesa contra a execução especulativa que pode expor dados sensíveis. A execução especulativa é uma funcionalidade que permite aos processadores prever e executar tarefas antes de serem confirmadas, mas pode acidentalmente expor informações privadas, tornando-se um alvo para ataques como o Spectre. Investigadores da ETH Zurich demonstraram dois novos métodos de ataque que exploram estas vulnerabilidades. Nos processadores Intel, uma falha no microcódigo permite que previsões antigas revelem dados sensíveis, como a password de acesso root. Nos processadores AMD, o problema ocorre porque o kernel do Linux não aplica correctamente o IBPB, permitindo que os atacantes acedam a memória privilegiada do kernel.

A Intel e a AMD foram informadas sobre as vulnerabilidades em Junho. A Intel disponibilizou uma actualização de microcódigo no início do ano, mas nem todos os sistemas receberam essa correcção, incluindo o popular Ubuntu. A AMD reconheceu o problema, mas classifica-o como um bug de software e não uma falha de hardware, pelo continua a ser necessário aguardar para se fechar a porta a mais este "fantasma" que pode colocar os sistemas em risco.

Tesla mostra carregamento wireless do Robotaxi

20-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla mostrou o funcionamento do carregamento wireless do Robotaxi num curto vídeo.

Apesar do evento de apresentação Robotaxi e Robovan não ter revelado quaisquer detalhes técnicos dos veículos, uma das pequenas curiosidades foi a de dizerem que o Robotaxi teria um sistema de carregamento wireless.

Foi algo que veio confirmar os rumores dos últimos meses, de que a Tesla estava a preparar um sistema de carregamento wireless, que se pensava que poderia ser aplicado aos seus modelos comerciais (Model S, X, 3, Y) mas que agora se descobre que estava a ser preparado para o Robotaxi, para facilitar o processo de carregamento de forma autónoma e sem intervenção humana - e de forma mais simples do que as soluções que recorriam a braços robóticos para encaixar a ficha de carregamento.

Robotaxi wireless charging

No hands required pic.twitter.com/XL746DkGhb

— Tesla (@Tesla) October 18, 2024

Ora, os pormenores técnicos continuam em falta, mas com base nos números que se podem ver, estima-se que o sistema esteja a fazer um carregamento a cerca de 25 kW e o Robotaxi tenha uma bateria de 40 kHh.

Mais curiosa será a parte da eficiência do carregamento wireless, e quanto isso temos que nos baseado no intrigante episódio de compra-e-venda da Wiferion. Em meados de 2023 a Tesla comprou a empresa alemã Wiferion, que se dedicava a sistemas de carregamento wireless para veículos eléctricos (e reforçando os rumores do interesse da Tesla nessa tecnologia), mas acabou por vendê-la passados apenas alguns meses, fazendo suspeitar que a tecnologia não fosse satisfatória aos níveis pretendidos pela Tesla. Agora, isto parece indicar que afinal a Tesla comprou a empresa apenas para se apoderar de alguma da sua tecnologia e engenheiros, que se materializará no carregador wireless para os seus robotaxi.

Segundo os dados que a Wiferion anunciava, o seu sistema era capaz de fazer carregamentos wireless com uma eficiência de 93%, pelo que poderemos usar isso como valor de referência para o que a carregador wireless da Tesla deverá permitir.

Se alguma vez veremos o sistema a ser disponibilizado nos modelos da Tesla destinados ao público, é provável que sim, se/quando o custo desse sistema se tornar comercialmente vantajoso. Num robotaxi isto permite dispensar por completo a ficha de carregamento e tudo o que isso implica em termos mecânicos e de cablagem; num Model 3 ou Y para o público, seria necessário manter a ficha em vez de a substituir pelo sistema wireless (para se manter compatível com postos de carregamento nas estradas). Mas a, mais longo prazo, pode ser que tal venha a acontecer, e ter bases de carregamento wireless espalhadas por todo o lado seja algo que, no futuro, se torne comum.

Minimax AI surpreende com expressões faciais ultra-realistas

20-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O modelo AI Minimax de geração de vídeo está a atrair as atenções, por ser capaz de gerar expressões faciais surpreendentemente realistas e naturais.

Enquanto a OpenAI vai mantendo o seu Sora longe do acesso do público, outras empresas têm aproveitado para mostrar os seus próprios sistemas de geração de vídeo AI. O Minimax da Hailo é um desses sistemas, e os resultados podem ser assustadoramente realistas.

Enquanto a indústria da animação CGI se vai debatendo com o uncanny valley, que continua a fazer com que seja extremamente difícil replicar rostos humanos animados que nos consigam enganar, podemos dizer que com a ajuda das tecnologias AI, isso é completamente superado. Vejam apenas os dois exemplos que se seguem:

Minimax by Hailuo AI is insane.

It's the best AI video model right now.

10 wild examples:

1. Girl with Pearl Earring pic.twitter.com/eK07DNhnRn

— Min Choi (@minchoi) October 19, 2024

Is Minimax the best AI video tool right now? This looks amazing, every expression is spot on!
📹 via r/u/kaigani pic.twitter.com/WGR4Nd1yye

— AshutoshShrivastava (@ai_for_success) October 19, 2024
Neste caso, só seleccionei vídeos AI de rostos, mas podem espreitar a lista completa para verem vídeos de outros estilos, que passam dos jogos de vídeo, anime, etc.


Aliás, tirando partido das tecnologias AI, até podemos imaginar como poderia ser um filme do Harry Potter em versão Wes Anderson!

It's so over guys...

AI-generated Harry Potter movie trailer — Midjourney + Runway + Elevenlabs + Suno

How long do you think AI replace the film industry? pic.twitter.com/tq29AO9HRs

— Haider. (@slow_developer) October 18, 2024

Star Citizen mostra nuvens, trovoadas, e naves gigantes

20-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Star Citizen, jogo que tem estado em desenvolvimento há mais de uma década, mostrou as suas mais recentes novidades na CitizenCon 2954.

Criticado por muitos pelo seu perpétuo estado de desenvolvimento, o Star Citizen continua a ter uma legião de fãs que têm possibilitado manter o trabalho ao longo de todos estes anos. O trabalho no jogo iniciou-se em 2010, ganhando força em 2012 com uma campanha de crowdfunding, e desde então não tem parado de se tornar num jogo (universo?) cada vez mais ambicioso.

Temos mais de uma hora do Star Citizen: Squadron 42, que quase poderia ter sido apresentado como um filme de animação sci-fi, recheado com caras bem conhecidas de Hollywood.


Entre as melhorias técnicas, temos agora meteorologia dinâmica, capaz de gerar nuvens com base nos dados atmosféricos, e até criar violentas tempestades e trovoadas.


Também temos novas mega-naves gigantes, como a Sherman Castra II, uma autêntica "ilha no céu".

Sherman Castra II AKA "The island in the sky" now in pre-production!

Just announced at #CitizenCon2954 pic.twitter.com/HWGQUWBhvM

— Star Citizen @ #CitizenCon2954 (@RobertsSpaceInd) October 19, 2024

E quem tiver curiosidade (e paciência), pode ver o stream completo dos dois dias da CitizenCon 2954:



|