PlanetGeek

Pininfarina Barchetta B95 é o carro eléctrico mais caro do mundo

01-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Automobili Pininfarina revelou o seu novo B95, eléctrico, que salta para o topo da lista dos automóveis eléctricos mais caros do mundo.

Ao contrário de algumas marcas que parecem estar reticentes em abandonar os motores a combustão, a Pininfarina aproveita as novas tecnologias para lançar um hipercarro que nem sequer tem tejadilho ou pára-brisas. O B95 é um carro em formato "barchetta", e onde o 95 celebra o 95° aniversário da marca que chega em 2025. As características técnicas acabam por se tornar irrelevantes, já que desde logo se pode antever que, com um preço de 4.4 milhões de euros, tenha tudo o de melhor que um carro pode ter. Isso inclui quatro motores com um total de 1400 kW de potência, aceleração dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos, bateria de 120 kWh com carregamento rápido de 270 kW (25 minutos dos 20-80%), velocidade máxima superior a 300 km/h, e sistema de deflecção de ar activo, que promete desviar o vento do rosto dos condutores sem necessidade do pára-brisas tradicional.


Tudo coisas com as quais não teremos que nos preocupar, uma vez que a marca só irá produzir 10 unidades (que provavelmente por esta altura já estarão todas reservadas), e também pelo detalhe adicional de ser um carro que nem sequer tem homolgação para poder circular nas estradas públicas.

Reino Unido confisca Flipper Zero na bagagem de mão

30-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Quem passar num aeroporto no Reino Unido deverá certificar-se que não leva nenhum Flipper Zero na bagagem de mão, arriscando-se a que seja confiscado.

O Flipper Zero é um pequeno dispositivo que pode parecer um brinquedo, mas que na realidade é uma versátil ferramenta que suporta inúmeras comunicações wireless e que pode ser usado para efeitos de segurança, investigação e desenvolvimento. Por exemplo, recentemente foi usado para demonstrar um ataque de spam a iPhones usando notificações excessivas.

Como as suas potencialidades são imensas - incluindo a possibilidade de ser usado de forma abusiva em ataques wireless - há locais onde a sua compra e uso tem sido proibido, como acontece no Brasil e também na Amazon. E agora podemos juntar o Reino Unido à lista.


so... flipper zero is now forbidden on hand luggage across uk airports. just got mine seized by security. ffs! pic.twitter.com/m83QWAGnnk

— vd (@vd) September 27, 2023


Os agentes nos aeroportos britânicos alegam que o Flipper Zero é um risco de segurança por ter a capacidade de copiar os seus cartões de acesso, sendo essa a justificação dada para que seja confiscado.

Aparentemente, se o Flipper Zero seguir viagem na bagagem de porão já não haverá problema; e os mesmos agentes também parecem não se incomodar que existam muitos outros aparelho que também poderão copiar e replicar cartões wireless (nalguns casos isso podendo ser feito até mesmo com um simples smartphone). De qualquer maneira, fica o aviso dado para quem passar num aeroporto britânico - e, por via das dúvidas, será melhor assumir que o mesmo possa acontecer em todos os outros aeroportos.

Ganha um powerbank Baseus USB-C 65W [gadget do mês Clube AadM+]

30-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um powerbank Baseus USB-C 65W.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. No caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa de 20000 mAh, como a possibilidade de carregamento rápido a 60 W e uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Flávio Saraiva.

LEGO lança músicas Rhythm and Bricks para acompanhar sessões de construção

30-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se estão com dificuldades em encontrar a música adequada para acompanhar as sessões de construção, a LEGO dá uma ajuda com o novo género musical R&B - Rhythm & Bricks.

Os sons dos tijolos LEGO foram adaptados para servirem um novo género musical lo-fi pelo famoso compositor e multi-instrumentista Tom Misch, o trio eletrónico dinamarquês WhoMadeWho e outros artistas, a que se chamou Rhythm and Bricks.

O lançamento do novo género surge como resposta à pesquisa Play Well, do Grupo LEGO, que concluiu que um em cada três adultos em todo o mundo se sente stressado semanalmente (34 %), com 98 % dos adultos a concordarem que a música é uma forma importante de relaxarem.

Como parte da música experimental, Misch criou uma faixa original com a inclusão de guitarras e batidas de jazz fluídas, fazendo uso de sons LEGO reconhecíveis, para encabeçar um novo álbum de rhythm and bricks, disponível no Spotify, com música de Misch, WhoMadeWho, entre outros.




Dos adultos que participaram na investigação, 58 % afirmaram ainda que encontrar novas formas de relaxar se tornou mais importante na sua vida nos últimos três anos, ao passo que oito em cada dez (78 %) acreditam que fazer algo criativo ou manual é mais gratificante do que fazer algo passivo (por exemplo, ver televisão).

De acordo com a recente pesquisa Play Well, a construção LEGO traz uma série de benefícios para os adultos:
  • Ajuda-os a relaxar e a manter a calma (88 %), a desligar das tarefas domésticas e do trabalho (86 %) e a ser criativos (90 %).
  • Muitos adultos pesquisam maneiras de relaxar (80 %) e reconhecem que fazer algo criativo ou manual é mais gratificante (78 %).
  • 86 % dos adultos afirmam que brincar os ajuda a relaxar e a descontrair.
  • 85 % afirmam que brincar lhes oferece uma pausa na vida quotidiana, nas tarefas domésticas e nas preocupações.
  • 92 % dos adultos sentem que as atividades relacionadas com os seus passatempos ou interesses os ajudam a relaxar.
A pesquisa Play Well contemplou 33 429 inquiridos adultos em 13 mercados em 2022, com a pesquisa a ser realizada pela Edelman DXI em nome do Grupo LEGO.


Tesla Semi percorre 1731 km num dia

30-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Um teste em circunstâncias reais demonstrou que o Tesla Semi conseguiu percorrer mais de 1730 km num único dia.

O Tesla Semi, o camião eléctrico da Tesla, tem tido um processo de lançamento relativamente vagaroso, mas tem vindo a dar provas da sua viabilidade económica. Depois de ter demonstrado poder transportar uma carga completa durante 800 km sem necessidade de recarregar, obteve novo resultado significativo.

Numa ronda de testes de várias semanas realizada pelo NACFE (North American Council for Freight Efficiency), um Tesla Semi conseguiu percorrer mais de 1730 quilómetros num único dia, com mais de 30 toneladas de carga em média. Desta vez não se tratou de uma viagem sem recarregamentos, mas sim com três paragens durante as quais o camião ia sendo recarregado - em circunstâncias idênticas às que se teriam durante um cenário de utilização comercial do veículo.
Estes resultados chegam numa excelente altura, pois ainda o mês passado o CEO da Nikola Motor promovia um dos seus camiões a hidrogénio por ter percorrido 1448 km num dia, e desafiando qualquer pessoa a encontrar outro camião sem emissões que fosse capaz de o fazer. Pois bem, aqui está ele, e não está dependente de uma infraestrutura de produção, distribuição, armazenamento e abastecimento de hidrogénio.

Spotify com transcrições automáticas de podcasts

30-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os podcasts no Spotify passam a ter transcrições automáticas, apresentando o texto sincronizado com o podcast.

Se já passaram por situações onde não era conveniente estarem a ouvir um podcast, ou em que preferiam estar a lê-lo, vão apreciar a nova funcionalidade no Spotify que cria transcrições automáticas dos podcasts.

Ao estilo das letras das músicas, também estas transcrições são apresentadas de forma sincronizada com o áudio, e permitem tornar os podcasts mais acessíveis, tanto para quem tenha dificuldades de audição como para quem, por opção, prefira acompanhar o podcast em versão escrita.

Adicionalmente, os criadores de podcasts também podem especificar capítulos, facilitando o processo de saltar directamente para diferentes secções do podcast.

Recentemente o Spotify também anunciou a capacidade para traduzir podcasts para múltiplas línguas utilizando voz AI que replica a voz do respectivo criador.

OneWheel recolhe milhares de uniciclos eléctricos

30-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A OneWheel acedeu finalmente a recolher os seus uniciclos eléctricos, depois de inicialmente se ter recusado a isso, e na sequência de diversos acidentes que causaram vítimas mortais.

A OneWheel é uma das marcas mais populares no segmento dos uniciclos eléctricos, funcionando de forma idêntica aos hoverboards mas usando apenas uma única roda central de grandes dimensões. O controlo é feito através da inclinação do utilizador, com a inclinação para a frente a fazer acelerar e a inclinação para trás a desacelerar.

O sistema acaba por ser mais natural do que pode pensar, e a maioria das pessoas consegue circular com relativa facilidade após alguns minutos de treino e adaptação. No entanto, há situações que podiam gerar acidentes inesperados, e que o ano passado já tinham dado a um pré-aviso de potencial recolha devido a quatro acidentes mortais. Na altura a empresa disse que estava a ser injustamente perseguida (três dos acidentes foram utilizadores que nem sequer estavam a usar capacete) - mas agora parece ter reconsiderado a sua posição, aceitando fazer a recolha "voluntária" de todos os veículos vendidos entre 2014 e 2023.

O problema ocorria quando o veículo atingia a sua velocidade máxima, e onde qualquer inclinação adicional do utilizador não podia ser compensada, resultando numa aparatosa queda para a frente. Para tentar minimizar essa possibilidade a empresa desenvolveu o sistema Haptic Buzz, que dá um aviso táctil (através de vibração) e sonoro sempre que os utilizadores se aproximam da velocidade máxima.


Esta actualização irá começar a ser disponibilizada para as Onewheel GT, Onewheel Pint X, Onewheel Pint, e Onewheel+ XR a partir da próxima semana.

Renault Trafic Van E-Tech 100% eléctrica

30-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Renault Trafic ganha uma versão 100% eléctrica E-Tech, e a que se juntam os novos Renault Kangoo Van E-Tech Electric e Master E-Tech Electric.

O Renault Trafic é um best-seller em que mais de 2,4 milhões de profissionais têm confiado desde 1980 e a família inclui agora uma versão que vem completar a gama de VCL totalmente eléctricos da Renault. Este veículo continua a oferecer a melhor escolha de comprimentos, versatilidade e possibilidades de personalização do espaço de arrumação nos comerciais ligeiros:
  • Dois comprimentos (5,08 metros e 5,48 metros) e duas alturas (1,967 metros e 2,498 metros)
  • A capacidade de carga (na configuração Furgão) pode variar entre os 5,8 m3 e os 8,9 m3
  • Até 4,15 metros de comprimento de carga (na versão longa L2 com a partição na divisória)
  • Até 750 kg de capacidade de reboque e 1,1 toneladas de capacidade de carga útil
  • Disponível em versão chassis/cabine
  • Extrema modularidade e opções de personalização quase ilimitadas, a partir da nossa rede de mais de 359 fabricantes de carroçarias aprovados.
Os espaços de arrumação na cabina ascendem aos 88 litros (19,7 litros na consola, 14,6 litros nas portas e 54 litros sob o banco).

Em algumas versões, o porta-luvas é, na verdade, uma gaveta Easylife com um sistema de abertura inteligente que a torna ainda mais prática para o condutor e tem 6,6 litros de capacidade.

O Trafic Van foi o primeiro VCL a incluir um “escritório móvel”. Ao rebater o assento do meio, as suas “costas” transformam-se numa secretária (com um espaço para guardar os blocos de notas) ou numa mesa para refeições. Graças ao Renault Trafic Van, este equipamento inteligente tornou-se indispensável para os profissionais do sector.

Com uma bateria de iões de lítio de 52 kWh de capacidade 100% utilizável, o novo Trafic Van E-Tech Electric pode percorrer até 297 km entre cargas (WLTP). Isto é, normalmente, suficiente para um dia inteiro – com o melhor custo de propriedade e utilização.

As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Enquanto a cobertura estiver activa, são substituídas gratuitamente se o seu estado descer abaixo dos 70% do seu nível nominal.

O novo Trafic Van E-Tech Electric é alimentado por um motor de 90 kW (122 cavalos) de potência que fornece 245 Nm de binário instantaneamente disponível, pelo que a sua condução é suave e relaxante em todas as circunstâncias. O modo Eco limita a potência do Trafic Van E-Tech Electric, mas assegura uma ainda maior autonomia, e também existe uma opção de “long range” (longo alcance) limitada a 90 km/h, que proporciona uma autonomia de 322 km.

O sistema de travagem hidráulico convencional inclui agora um ARBS (Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa), que maximiza a recuperação de energia.

O novo Trafic Van E-Tech Electric apresenta uma escolha de três tipos de carregadores:
  • Um carregador monofásico de 7 kW CA que funciona com todos os tipos de tomadas domésticas
  • Um carregador rápido de 22 kW CA para estações públicas, que permite um carregamento de 50 km de autonomia (WLTP), em menos de 25 minutos
  • Um carregador rápido de 50 kW DC estará disponível no próximo ano
Por fim, através da aplicação MyRenault para smartphone ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série em todas as versões), o novo Trafic Van E-Tech Electric oferece vários serviços específicos:
  • Programar o carregamento da bateria e monitorização remota do estado da bateria
  • Pré-aquecimento programado da cabina
  • Pontos de carregamento no seu trajecto
  • Uma lista de destinos que podem ser alcançados com a autonomia restante na bateria
As encomendas para o L2 (H1 e H2 Furgão, Chassis/Cabine e CrewCab) será aberta em Outubro e as entregas terão início em Novembro. As encomendas para o L1 (H1 Furgão e CrewCab) terão início em Novembro, com entregas a partir de Dezembro.

[Pela Estrada Fora]

Philips Hue vai obrigar utilizadores a criar conta na cloud

29-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Signify está a desapontar alguns utilizadores de longa data dos produtos Philips Hue, ao revelar que em breve será obrigatório criarem uma conta Hue na cloud para poderem usar os seus produtos.

Os produtos Philips Hue existem há muito, e embora desde o início seja recomendado que os utilizadores criem uma conta Hue para poderem controlar as suas luzes (e não só) mesmo quando estão fora de casa, isso sempre foi opcional - permitindo que, quem o desejasse, usasse os produtos unicamente através da sua rede local quando está em casa, sem necessidade de criar qualquer tipo de conta. Algo que em breve deixará de ser possível.

A app Philips Hue está a notificar os utilizadores que, em breve, será obrigatório criar uma conta Hue.
A justificação da Signify é bastante estranha, uma vez que diz que esta obrigatoriedade é necessária para "maior segurança" dos utilizadores; o que se torna um pouco difícil de aceitar, considerando que será difícil bater a segurança de um serviço de uso exclusivamente local sem qualquer dependência ou ligação à cloud.

O mais certo é que esta obrigatoriedade esteja relacionada com a expansão da família Hue para o sector das câmaras de vigilância, e onde acaba por ser necessário ter a conta Hue para se poder ver as câmaras remotamente ou até para se receberem as notificações de movimento detectado quando se está fora de casa. Ainda assim, é algo que teria sido muito melhor deixar ao critério dos utilizadores em vez de lhes retirar a opção e dizer que é obrigatório - até mesmo para quem não pretende usar qualquer câmara e só quer controlar as suas luzes localmente.

Refira-se que, sendo dispositivos ZigBee, continua a ser possível controlar as lâmpadas Hue directamente por ZigBee sem qualquer dependência nos serviços ou cloud Hue; mas para quem quiser a solução "comprar e usar", poderá não apreciar ser obrigado a criar (mais) uma conta para poder acender e apagar luzes em casa.

Estes melancólicos (e transgressivos) objectos do desejo

29-09-2023 | 18:14 | Gonçalo Sá

O novo cinema sul-americano continua a ser dos melhores motivos para espreitar o QUEER LISBOA. Na 27.ª edição do festival a decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca, há propostas recomendáveis da Argentina e do Brasil na competição de longas-metragens.

Pornomelancolia.jpg

"PORNOMELANCOLÍA", de Manuel Abramovich: O documental e o ficcional combinam-se e confundem-se nesta primeira longa-metragem de um realizador que se notabilizou nas curtas... e em documentários. Talvez por isso o argentino revele uma segurança assinalável ao focar-se no operário fabril tornado "influenciador sexual" (expressão do próprio) tornado actor porno gay Lalo Santos, mexicano cuja solitária vida pessoal (a julgar pelo filme) e célebre carreira virtual não poderiam estar mais distantes.

O protagonista queixou-se, nas suas plataformas online, do desconforto que a participação nesta obra acabou por lhe trazer, mas Abramovich tem uma visão muito pouco sensacionalista da sua rotina, ao contrário do que o título poderia sugerir. Sim, há aqui nudez e sexo sem grandes travões, mas o tom é mais observacional e meditativo do que gratuito e tititante, e a milhas de um registo de filme pronto a chocar.

O que fica é um olhar melancólico (nesse aspecto, o título não engana) e cru em várias frentes, dos bastidores e transformações do cinema "para adultos" à realidade de quem ainda tem de lidar com o estigma do HIV (por muito que esta se tenha alterado nas últimas décadas, como algumas personagens comentam), aliado a momentos de descompressão temperados com humor, caso das cenas das filmagens das versões sexualmente explícitas de um clássico de Buñuel ("Este Obscuro Objecto do Desejo") ou de um episódio-chave da história mexicana (com o protagonista a encarnar Emilio Zapata). E Lalo Santos não se sai nada mal nesta primeira experiência como actor num filme não pornográfico: é certo que faz quase sempre dele próprio, mas o carisma e peso emocional que mantém são a maior força deste híbrido perspicaz e convincente.

3/5

Regra 34.jpg

"REGRA 34", de Julia Murat: "Estudante de Direito de dia, cam girl à noite", descreve-se a certa altura a protagonista do novo filme da autora de "Histórias que Só Existem Quando Lembradas" (2011) e "Pendular" (2017), que arrebatou o Leão de Ouro na mais recente edição do Festival de Locarno. Apesar de premiado, na Suíça e não só, é um retrato que dificilmente gerará consenso (e ainda bem), ao se impor entre os mais transgressivos e ariscos do Queer Lisboa deste ano enquanto mergulha na vida dupla da protagonista.

Conjugando as leis do desejo com as da constituição, dá mais um motivo para acompanhar o novo cinema brasileiro (já bem representado no QUEER LISBOA 26), mesmo que parte da sua produção raramente atravesse o Atlântico. Tão lúdico como provocador, conjugando subversão e denúncia, parte do machismo e racismo sistémicos para se debruçar sobre as fronteiras entre a violência e o prazer desenhadas na jornada de autodescoberta de uma mulher negra e bissexual (defendida com garra pela quase estreante Sol Miranda).

Regra 34 2.jpg

Murat está tão interessada em abordar o feminicídio no Brasil como em desmitificar práticas sadomasoquistas (e a asfixia autoerótica em particular), num contraste entre o público e o privado que nunca deixa de ser político e abre um leque de possibilidades a um filme que, à imagem da protagonista, insiste em explorar limites. Às vezes, com desequilíbrios, como quando se centra em debates legais e sociais de alunos universitários de forma algo didáctica, mesmo que com justificação narrativa e, felizmente, a deixar perguntas (acutilantes) sem ter a pretensão de sublinhar respostas.

Mais desenvolto é o olhar sobre o corpo e as possibilidades de relacionamentos não normativos (na linha do conterrâneo "Corpo Elétrico", exibido no festival há uns anos), com uma fluidez extensível a um argumento que vai reforçando heranças da série B, códigos do thriller ou sugestões de body horror - numa fuga para a frente rumo a um final com um muito apropriado clímax de desconforto, obsessão e tensão.

3,5/5

Xiaomi Smart Band 8 chega à Europa

29-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A mais recente geração das populares Mi Bands da Xiaomi - a Smart Band 8 - chega finalmente a Portugal, e à Europa em geral.

Foi necessário aguardar quase meio ano para que a Xiaomi se dignasse a trazer para este lado do globo a sua mais recente Mi Band 8 / Smart Band 8, a par do Watch 2 Pro com Wear OS. Recorde-se que esta smart bracelete foi apresentada na China em Abril, mas só agora fica oficialmente disponível no mercado global.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Tem resistência à água até 5 ATM.
A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora, pelo que também não será complicado mantê-la recarregada a tempo inteiro.

Já está disponível no nosso país com preço recomendado de 39.99 euros, podendo também ser apanhada na Amazon Espanha.

Notícias do dia

29-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google quis piorar resultados da pesquisa para impingir mais publicidade; CEO do X não tem X no primeiro ecrã do seu iPhone; Apple reduz potência do iPhone 12 em França para ficar dentro do limite de emissões; Paint ganha geração de imagens AI via Dall-E; e Disney+ combate partilha de passwords no Canadá.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Microsoft tentou vender Bing à Apple em 2020

A pesquisa nos iPhones podia ser bem diferente do que é actualmente. Em 2020 a Microsoft tentou vender o Bing à Apple, para que passasse a ser usado como o motor de pesquisa nos iPhones em vez do Google.

O negócio acabou por não se concretizar, e a Apple continua a usar o Google como motor de pesquisa nos iPhones - algo pelo qual a Google paga um valor astronómico. De qualquer forma, e tendo em conta que a Apple investiu para criar o seu próprio serviço de mapas, não deixa de ser intrigante pensar porque não terá decidido fazer o mesmo a nível da pesquisa e criar o seu próprio motor de busca. Talvez seja algo que ainda esteja em consideração e que possa voltar a ser abordado com a obrigatoriedade de investir em força nas tecnologias AI para acompanhar os serviços que têm surgido.


Apple "perdida" no projecto do seu carro?

Ming-Chi Kuo diz que o projecto do carro da Apple parece estar completamente sem rumo e sem grandes possibilidades de resultar num produto real nos próximos anos, a não ser que a Apple opte pela via de comprar um qualquer fabricante que lhe permita acelerar consideravelmente as suas ambições.

Talvez por agora a Apple se esteja a focar em tentar convencer os fabricantes a adoptarem a nova geração do CarPlay, que pode assumir o controlo do painel de instrumentos - mas podendo ser algo a que os fabricantes não estejam muito receptivos, para não ficarem dependentes da Apple.

The development of the Apple Car seems to have lost all visibility at the moment. If Apple doesn't adopt an acquisition strategy to enter the automotive market, I doubt that the Apple Car can go into mass production within the next years.
--
Apple…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) September 27, 2023


Amazon prepara novo projector para transformar superfícies em interfaces

Depois de se ter aventurado num projecto falhado que usava projectores interactivos para criar brincadeiras para crianças, a Amazon parece estar a trabalhar num novo projecto em que utilizará projectores para criar smart displays em qualquer superfície.

Com este dispositivo seria possível ver receitas no balcão de uma cozinha, ou ver quem está a tocar à porta, e também interagir com esses conteúdos através de gestos ou por comandos de voz através da Alexa. O risco seria sujeitarmos-nos a que, passado alguns meses, a Amazon decidisse que começaria a cobrar uma mensalidade em função do número de dedos que se quisesse usar, ou a quantidade de sílabas faladas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Zigbee é um protocolo de baixo consumo criado para coisas como a automação doméstica, iniciado em 2002 pela Zigbee Alliance. Permite criar sensores e dispositivos wireless a pilhas / baterias com autonomia para mais de um ano, numa rede mesh autoconfigurável que permite que alguns dispositivos expandam o alcance da rede de forma automática.

Windows 10/11 a €11 com desconto de 91% na Cdkeysales

29-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

How to Use a PHP Color Name to Hex Conversion Package that Provides Enum Values for Standard Colors Used by Browsers, Tailwind, and Bootstrap CSS Frameworks

29-09-2023 | 14:41 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
In Web browsers, colors can be referred to using the numeric values of the component color values, like in hexadecimal or by the respective names.

The popularity of CSS frameworks like Bootstrap and Tailwind has increased the number of colors developers may want to use in their site pages.

Humans usually prefer to use names rather than numbers to refer to objects because names are easier to remember.

This package provides sets of enumeration definitions for colors used by default browsers, Tailwindow or Bootstrap.

This way, developers can refer to any of those colors by name rather than by color values.

Paint ganha geração de imagens AI via Dall-E

29-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a adicionar ao Paint a capacidade para gerar imagens AI a partir de uma descrição em texto com o Cocreator.

Continuando o seu plano de adicionar capacidades AI a todos os produtos e serviços, desta vez é o Paint que recebe um assistente AI.

O Paint Cocreator integra as capacidades do Dall-E directamente na app de edição de imagens da Microsoft. Os utilizadores podem escrever uma descrição detalhada daquilo que querem, qual o estilo de arte pretendido, e ficarem com três propostas geradas pelo Dall-E. Depois de escolherem aquela que melhor se adequa às suas necessidades, podem dar continuidade à edição, incluindo o uso de layers e transparência, que também foram adicionadas recentemente.

Mas não se pense que se pode tirar partido do Paint para acelerar a geração de imagens AI em grande volume. Para além desta funcionalidade estar ainda a ser testada no Windows Insiders, está também sujeita a uma adesão limitada com lista de espera, só em alguns países, e quem conseguir ter acesso terá direito a 50 créditos, que irão desaparecendo à medida que for gerando novas imagens. Este sistema faz antever que, no futuro, seja algo pelo qual os utilizadores tenham que pagar.

CEO do X não tem X no primeiro ecrã do seu iPhone

29-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Durante uma entrevista, Linda Yaccarino, CEO do X, mostrou o seu iPhone - e não demorou para que se descobrisse que não tem a app X no primeiro ecrã.

Linda Yaccarino, antiga gestora da NBC Universal, foi a escolha de Musk para ficar à frente do X numa altura em que choviam críticas quanto à sua forma de gestão e o lembravam da promessa que tinha feito de que colocaria outra pessoa à frente da empresa. Mas agora é Linda Yaccarino que se torna no alvo de críticas, depois de tentar demonstrar à audiência o que o X significa, e exibindo o seu iPhone - sem a app do X no primeiro ecrã.

Na sua página inicial, onde tradicionalmente se colocam as apps mais utilizadas, podemos ver apps como o Gmail, Instagram, Facebook, Signal, Messages, Facetime, e até a app do Starbucks. Mas esperar-se-ia que, enquanto CEO do X, também a app do X tivesse direito a lugar de destaque. Curiosamente, parece dar mais valor aos settings do iPhone, que tem lugar de destaque na dock, para ficar acessível em todos os ecrãs!

wait, Twitter isn't even on her home screen 🫥 pic.twitter.com/7aITidJGns

— Arin Waichulis (@arinwaichulis) September 29, 2023



Também não terá ajudado que, enquanto CEO do X, parecesse ficar surpreendida quando lhe perguntaram se o serviço sempre vai passar a ser de subscrição obrigatória, como Musk disse.

Como fazer um vaso inteligente para plantas

29-09-2023 | 12:16 | A Minha Alegre Casinha

O projecto de hoje mostra-nos como criar um vaso inteligente capaz de monitorizar as condições ideais para que as plantas floresçam.

Com tudo em nossas casas a ficar "smart", não será surpresa se a isso também juntarmos os vasos. Este Pet Pot mostra-nos como podemos criar um vaso inteligente capaz de monitorizar as condições ambiente, incluindo temperatura e nível de humidade no solo, e traduzir isso para uma representação via emojis que mais facilmente será interpretado por qualquer pessoa: sinalizando se a planta está com falta de água, com baixa temperatura, ou temperatura excessiva.

No centro do sistema temos um micro-controlador DFRobot Unihiker que já vem com touchscreen integrado, e ao qual se ligam os diversos sensores. Do lado do software, para além da informação visual apresentada directamente no ecrã, também podemos ligar-nos a este vaso usando o smartphone e ter acesso ao histórico das medições, o que poderá ser útil para avaliar a humidade do solo ao longo dos dias e assim melhor perceber quando será necessário voltar a regar a planta.


Claro que, nada nos impede de expandirmos o projecto de forma a incluir um depósito de rega que seja activado automaticamente quando necessário.

Google quis piorar resultados da pesquisa para impingir mais publicidade

29-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Emails internos da Google revelam que a equipa da publicidade tentou manipular resultados das pesquisas para impingir mais publicidade aos utilizadores.

Estas comunicações internas foram reveladas durante o processo que decorre nos EUA contra a Google, e são referentes a Maio de 2019. Nelas, podemos ver alguém pertencente à equipa de publicidade a queixar-se que não iriam conseguir cumprir com as quotas pretendidas, e avança com um pedido à equipa da pesquisa e do Chrome, para "fazerem um jeitinho" de modo a impingirem mais publicidade aos utilizadores.

This being true, it's very worrying to see the level things are at Google.

Albeit not surprising to see someone on the ads side trying to push for their numbers or trying to make their clients look good, the real question is--was this even considered by the search team? https://t.co/9tELsOZG0M

— Pedro Dias (@pedrodias) September 29, 2023

Este email, por si só, não esclarece se o pedido foi acedido pela equipa da pesquisa; mas o simples facto de existir - além da forma maquiavélica como foi redigido, começando por dizer que não é algo que queiram que seja feito, para de seguida fazer chantagem emocional para que seja feito - já é suficientemente preocupante, e mostra os riscos inevitáveis de se terem empresas de tal dimensão que englobam toda uma vasta gama de serviços onde, inevitavelmente (como fica demonstrado) se cede à tentação de explorar uma das áreas para penalizar os utilizadores em benefício de outra área da empresa.

Interesting how it's laid out:

1st line - Be nice and pretend you care
2nd and 3rd lines - Say what you really wanted to do, but reversing it
4th line - Ask for a buy in for all the above, because you just painted it as the only way out pic.twitter.com/P76MRvDp9h

— Pedro Dias (@pedrodias) September 29, 2023

Curiosamente, isto aconteceu em 2019, o ano seguinte à Google ter removido o "don't be evil" do seu código de conduta. Coincidência, ou prenúncio do que estava para vir?

Google mostra iPhone com medo do Pixel 8

29-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou novo vídeo publicitário da série #BestPhonesForever, onde mostra um iPhone 15 Pro com medo do Pixel 8.

Aproveitando a aproximação do Halloween e a tradição de contas histórias assustadoras em redor de uma fogueira, a Google lança novo vídeo "cómico", em que goza com a Apple e o seu novo iPhone. O iPhone 15 Pro fica assustado por só ter um novo botão de mute e uma nova ficha, enquanto que o futuro Pixel 8 terá a "melhor AI" de sempre, que irá fazer com que as pessoas só falem do Pixel 8 e até se esqueçam dos novos iPhones.

Considerando que o Pixel 8 já não tem segredos, é certo que virá com algumas funcionalidades impressionantes em termos de edição AI de fotos, mas daí a assumir que isso vai fazer eclipsar os iPhones vai uma grande distância. Nem que seja pelo simples facto de a Apple, pelo menos, vender os iPhones em praticamente todos os países do mundo, enquanto que a Google continua a limitar drasticamente os países em que os Pixel estão disponíveis.

... Talvez não fosse má ideia ter um pouco de humildade e começar por aí antes de querer gozar com a concorrência...


Teclast P25T com WiFi 6 a €79

29-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Temos mais um tablet da Teclast que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o P25T com WiFi 6 e Android 12.

O Teclast P25T vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1280x800), CPU MT6762 octa-core, 4 GB de RAM (8 GB virtuais), 64 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 5MP e 2MP, WiFi 6 ax dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 5000mAh e Android 12 com certificação GMS (Google Mobile Services).
Com tudo isto, este Teclast P25T está disponível por apenas 79.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|