PlanetGeek

Star Citizen mostra nuvens, trovoadas, e naves gigantes

20-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Star Citizen, jogo que tem estado em desenvolvimento há mais de uma década, mostrou as suas mais recentes novidades na CitizenCon 2954.

Criticado por muitos pelo seu perpétuo estado de desenvolvimento, o Star Citizen continua a ter uma legião de fãs que têm possibilitado manter o trabalho ao longo de todos estes anos. O trabalho no jogo iniciou-se em 2010, ganhando força em 2012 com uma campanha de crowdfunding, e desde então não tem parado de se tornar num jogo (universo?) cada vez mais ambicioso.

Temos mais de uma hora do Star Citizen: Squadron 42, que quase poderia ter sido apresentado como um filme de animação sci-fi, recheado com caras bem conhecidas de Hollywood.


Entre as melhorias técnicas, temos agora meteorologia dinâmica, capaz de gerar nuvens com base nos dados atmosféricos, e até criar violentas tempestades e trovoadas.


Também temos novas mega-naves gigantes, como a Sherman Castra II, uma autêntica "ilha no céu".

Sherman Castra II AKA "The island in the sky" now in pre-production!

Just announced at #CitizenCon2954 pic.twitter.com/HWGQUWBhvM

— Star Citizen @ #CitizenCon2954 (@RobertsSpaceInd) October 19, 2024

E quem tiver curiosidade (e paciência), pode ver o stream completo dos dois dias da CitizenCon 2954:



iPhone 16 Pro enfrenta crashes e restarts frequentes

20-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um número crescente de utilizadores do iPhone 16 Pro tem reportado problemas com os seus smartphones, que congelam e se reiniciam aleatoriamente.

segundo queixas no em diversos fórums e na Comunidade de Suporte da Apple, os novos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max parecem sofrer de algum bug que, em certos casos, os faz sofrer de crashes com frquência elevada. O problema, que começou desde o lançamento dos modelos iPhone 16 em setembro, continua a ocorrer, mesmo após a chegada das actualizações iOS 18.0.1 e iOS 18.1.

O bug parece surgir de forma aleatória, fazendo com que o ecrã do iPhone pare de responder ou fique lento antes de o dispositivo reiniciar. Em alguns casos, o problema acontece enquanto o iPhone está em modo StandBy. Apesar das actualizações de software, os utilizadores afectados dizem que a situação ainda não foi resolvida, com a maioria das queixas a serem referentes aos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Curiosamente, alguns utilizadores que se queixaram e tiveram os seus iPhones substituídos pela Apple, dizem que o problema permaneceu mesmo nesses novos equipamentos - nalguns casos podendo atingir cerca de 20 crashes e restarts por dia.

Isto faz suspeitar que problema não seja de hardware mas esteja relacionado com alguma configuração ou determinadas apps instaladas, algo que parece ser confirmado por alguns relatos de que, se configurarem o seu iPhone de raiz sem restaurarem o backup, os crahes deixam de acontecer. Além deste bug, também há utilizadores que se queixam que os iPhone 16 estão a ter consumo de bateria excessivo - mais um sintoma de que os consumidores são actualmente tratados como beta testers pelas empresas.

Snapdragon 8 Elite oblitera A18 Pro da Apple

20-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um benchmark do novo Snapdragon 8 Elite destrói por completo toda a concorrência, incluindo o A18 Pro da Apple e Dimensity 9400 da MediaTek.

O Snapdragon 8 Elite, que marca nova alteração de designações na Qualcomm (seria o Snapdragon 8 Gen 4), já está a aparecer nalguns benchmarks, e com valores que parecem não dar hipótese à concorrência.

Um protótipo de um Realme GT7 Pro, equipado com este chip, atingiu mais de 3 milhões de pontos no AnTuTu, superando tanto o A18 Pro da Apple, que se fica por 1.65 milhões, como o mais recente Dimensity 9400, que tinha atingido 2.8 milhões.
Espera-se que o Snapdragon 8 Elite chegue ao mercado em duas variantes, a normal com os dois cores de alto-desempenho a funcionarem até 4.09 GHz e os seis cores adicionais a 2.78 GHz, e uma versão acelerada em que os cores principais poderão atingir os 4.32 GHz - impressionante quando consideramos que estamos a falar de frequências idênticas, ou superiores, às dos CPUs desktop, e que aqui estão a funcionar num computador de bolso alimentado por uma pequena bateria, que se espera que funcione alguns dias entre carregamentos.

Rede Mobi.E com mais de 535 mil carregamentos em Setembro

20-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

No mês de Setembro de 2024, registaram-se mais de 535 mil carregamentos na rede Mobi.E, o que representa uma subida 58% face ao ano anterior.

Depois do recorde de 583 mil carregamentos registados em Setembro, a rede Mobi.E recua ligeiramente em relação ao período de férias e de viagens mais frequentes, mas ainda assim mantendo a tendência de crescimento que se tem verificado nos últimos anos. Em Setembro foram registados mais de 535 mil carregamentos, significativamente mais (+58%) do que em Setembro de 2023.
Ao nível dos consumos de energia, atingiram-se cerca de 11.320 kWh, um aumento de 64% face ao período homólogo.

Nos primeiros nove meses do ano, realizaram-se mais de 4.357.000 carregamentos na rede Mobi.E, efectuados por mais de 200 mil utilizadores distintos, o que representa um aumento de 66% respectivamente, em ambos os indicadores face ao mesmo período do ano passado.

O crescimento contínuo da rede é um dos principais factores que impulsiona os resultados positivos, acompanhando o aumento do número de veículos eléctricos. No final do mês de Setembro, a rede Mobi.E contava com 5.341 postos de acesso público, o que equivale a 9.357 pontos de carregamento.

No final de Setembro, os utilizadores tinham à sua disposição mais de 2.000 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, o que representa 37,8% do total da rede. Actualmente, existem em média 81 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas em média 110 tomadas.

[Pela Estrada Fora]

eSUN faz reset às passwords - deixando-as iguais aos emails

19-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Demonstrado não haver limite para as barracadas de segurança, a eSUN decidiu fazer o reset às passwords dos utilizadores, deixando-as iguais ao seu email.

Superando até a barracada com o verificador dos números de contribuinte da CNN Portugal, a eSUN, empresa de filamentos para impressoras 3D, torna-se em mais um caso de estudo sobre como não fazer uma migração de utilizadores para um novo sistema.

A empresa está a informar os clientes que, por levar a segurança dos seus utilizadores muito a sério, o processo de transferir as contas para o novo sistema no seu site está a ser acompanhado pelo reset das passwords. Até aqui tudo muito bem, pois se as coisas estiverem bem feitas, nem sequer deveriam conseguir aceder às passwords originais dos utilizadores. O problema é que, nesse mesmo processo de reset das passwords, parece ter optado por ignorar todas as regras básicas de segurança com que diz preocupar-se: fazendo com que a nova password dos utilizadores seja igual ao seu email!

Uhhh @troyhunt have you seen this? @esun3dfilament is doing one of the biggest security blunders I have ever seen! pic.twitter.com/Ht0NJakWXk

— Gatorz (@GatorzVR) October 14, 2024
Nem sequer podemos imaginar o que terá passado pela cabeça das pessoas responsáveis por esta decisão, mas obviamente que colocar uma password igual ao email é equivalente ao deixar a porta completa aberta para que qualquer atacante entre nessas contas sem problemas.

O processo habitual de reset das password deverá consistir em algo como:
  1. Utilizador tenta fazer o login
  2. O site indica que é preciso definir uma nova password, enviando um link com código único para o email do utilizador
  3. Utilizador vai à sua caixa de email e clica no link, indo para uma página onde introduz a sua nova password
Querem saber o que absolutamente, nunca, em nenhum caso, devem fazer em caso de terem que fazer reset à password de utilizadores? Pois é... meter uma password igual ao seu email!

Ilusão óptica motorizada impressa em 3D

19-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Esta escultura cinética usa peças impressas em 3D para criar um intrigante efeito de movimento infinito.

Perfeito para quem quiser explorar as capacidades das impressoras 3D, esta escultura não só tem um aspecto moderno quando está parada, como ganha toda uma nova dimensão quando é colocada em movimento, criando a ilusão de uma espiral infinita a passar entre dois portais.

Na sua versão mais simples conta com movimentação manual, mas com um pouco mais de trabalho podemos aplicar-lhe um pequeno motor, para fazer com que o efeito seja ainda melhor.


Como sugestão para melhorias, podem sempre considerar adicionar um pequeno ESP8266 ou ESP32 para lhe dar capacidade de integração e controlo a partir de algo como o Home Assistant (ou directamente a partir do smartphone), e sendo eu um fã da iluminação decorativa, não posso deixar de evitar pensar que também deverá ser possível adicionar ali alguns LEDs para criar efeitos de iluminação que dêem ainda maior destaque à escultura.

LEGO lança Mansão-X dos X-Men

19-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO tem novo conjunto para os fãs dos super-heróis da Marvel, mais particularmente dos X-Men: a icónica mansão do Professor Xavier.

Talvez querendo tirar partido do enorme sucesso do Deadpool e Wolverine, ou tão somente para aproveitar a aproximação da época natalícia, este novo conjunto servirá de complemento perfeito a quem já tiver, ou quiser iniciar, uma colecção temática dedicada aos super-heróis.

O Grupo LEGO anuncia o lançamento do set de construção LEGO Marvel X-Men: A Mansão-X, que vai transportar os fãs para o universo de X-Men, quase como se tivesse superpoderes de teletransporte.

Com 3093 peças, este projeto de construção imersivo e criativo dá aos adultos a oportunidade de descontrair e abstrair enquanto constroem um modelo duradouro de uma parte essencial e recorrente das histórias de X-Men, da Marvel: o Instituto Xavier para Aprendizagem Avançada.

O set de construção LEGO Marvel X-Men: A Mansão-X inclui uma Sentinela para construir e 10 minifiguras familiares — cinco das quais surgem pela primeira vez num set LEGO. As novas minifiguras LEGO incluem o Professor X, uma nova variação de Jean Grey, Gambit, Iceman e Bishop. Com acessórios realistas, o set traz ainda elementos da Mansão-X, incluindo Cérebro, itens comutáveis da Sala de Perigo, uma cúpula a explodir, a moto do Wolverine, além de referências gráficas à icónica storyline de X-Men.
Parte da gama de sets LEGO para Adultos, a Mansão-X é o escape perfeito para construtores experientes e um presente com o encaixe ideal para fãs da Marvel. Solte o seu herói interior, reúna a equipa mutante e viva a Mansão-X como nunca antes!

O set de construção LEGO Marvel X-Men: A Mansão-X está disponível para os membros LEGO Insiders no dia 1 de novembro de 2024, em www.LEGO.com/MarvelMansion e nas lojas LEGO, e para todos, no dia 4 de novembro, com PVP recomendado de 329,99 €. Além disso, entre 1 e 7 de novembro, em todas as compras do set de construção LEGO Marvel X-Men: A Mansão-X, os compradores vão receber um LEGO Marvel Cérebro de oferta, sendo, para isso, necessário ser membro do programa LEGO Insiders.

LEGO Marvel X-Men: A Mansão-X (76294)
Idade: 18+
PVP recomendado: 329,99 €
Peças: 3093
Dimensões: 27 cm de comprimento, 40 cm de largura, 27 cm de altura
Disponibilidade:
LEGO Insiders: 1 de novembro
Todos: 4 de novembro

Ofertas:
LEGO® Marvel Cérebro (10+) (5009015)
Datas: 1 a 7 de novembro de 2024 (apenas para LEGO Insiders, é necessário ser-se membro, em todas as lojas e online). Enquanto houver stock.
Compra mínima: na compra de LEGO® Marvel X-Men: A Mansão-X (76294) exclusivamente (apenas para LEGO Insiders, é necessário ser-se membro, em todas as lojas e online). Enquanto houver stock.

ChatGPT dá respostas diferentes dependente do nome do utilizador

19-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI estudou de que forma o nome do utilizador pode influenciar as respostas dadas pelo ChatGPT, particularmente entre nomes masculinos e femininos.

Uma das coisas que por vezes pode baralhar os utilizadores do ChatGPT (ou modelos AI idênticos), é o facto de ser difícil obter exactamente a mesma resposta, pois qualquer diminuta variação no contexto, ou forma de perguntar, pode resultar em respostas ligeiramente, ou totalmente, diferentes. Isso também se faz notar desde para os mesmos pedidos, feitos por pessoas com nome diferente.

Foi precisamente isso que a OpenAI esteve a analisar, no sentido de tentar reduzir essa diferenciação e dar respostas mais justas para todos.

Por exemplo, nalguns dos exemplos apresentados, quando se pediu para criar um título para um vídeo do YouTube, para um utilizador com nome masculino o ChatGPT sugeriu "10 Easy Life Hacks You Need to Try Today", mas para uma utilizadora com nome feminino sugeriu "10 Easy and Delicious Dinner Recipes for Busy Weeknights".

Em resposta ao que é o Kimble, para o homem o ChatGPT diz que é uma empresa de software, enquanto para as mulheres diz que é o personagem da série de TV "The Fugitive".
E quando se pede para criar uma pequena história, para a utilizadora com nome feminino, deu uma história com um jardim mágico com flores e criaturas fantásticas; enquanto para o utilizador masculino criou uma mini-aventura com uma caverna com um tesouro escondido.

Parece que, à lista de prompts em que se pede ao assistente para se comportar como um especialista de determinada área, passaremos também a ter que dizer algo do tipo "dá-me uma resposta como se o meu nome fosse X". E claro, nem será preciso dizer que para obter a resposta perfeita, assegurada, e totalmente garantida de estar 100% correcta, bastará informar o ChatGPT de que o vosso nome é... Chuck Norris! :)

Novos painéis solares tandem produzem 60% mais energia

19-10-2024 | 12:58 | A Minha Alegre Casinha

Um painel solar que combina silício com perovskite atingiu novo recorde de eficiência, produzindo mais 60% de energia que os painéis actuais.

Nos últimos anos tem havido uma procura cada vez maior por painéis solares, e a sua evolução pode estar prestes a dar um salto gigante. O segredo por trás deste avanço está no uso de perovskite, um material que complementa o silício para captar melhor a luz azul de alta energia. Ao empilhar os dois materiais, combinam-se as vantagens de cada um, reduzindo as perdas de energia e aumentando a eficiência geral. Estas células solares em tandem, desenvolvidas por investigadores da gigante energética LONGi, conseguem converter 33.89% da luz solar em eletricidade, muito acima da taxa de conversão de 20-22% dos painéis comerciais actuais.

Esta inovação pode revolucionar a forma como aproveitamos a energia solar, exigindo menos painéis para gerar a mesma quantidade de eletricidade, o que reduz os custos de instalação e o espaço necessário para centrais solares; ou aumentar a energia produzida para a mesma área de exposição. Painéis mais eficientes também trariam maiores poupanças para as famílias com painéis solares em telhados. Se a eficiência dos painéis aumentar de 22% para 34%, os proprietários podem ver as suas poupanças anuais aumentar em quase 30%. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que estas células solares em tandem estejam amplamente disponíveis, pois aumentar a produção e garantir a durabilidade necessária para uso comercial continua a apresentar diversas dificuldades.
Mas as perspectivas são boas. Empresas como a Oxford PV já começaram a vender os seus primeiros painéis tandem de perovskite e silício. Mesmo não atingindo ainda a eficiência recorde de 34% conseguida nos laboratórios, demonstra que esta tecnologia é real e está a caminho, sendo apenas uma questão de tempo até que estas novas gerações mais eficientes de células solares possam ser aplicadas em todo o lado.

iPad mini 7 resolve problema do "jelly scrolling"

19-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo iPad mini com chip A17 Pro também parece ter resolvido a questão do "jelly scrolling" que afectava o modelo anterior.

Apesar da Apple nunca o ter reconhecido como sendo um problema, dizendo que era normal, muitos utilizadores dos anteriores iPad mini desesperaram com o problema de oscilação da imagem no ecrã durante o scrolling. Isto é um fenómeno visual que normalmente está associado a uma dessincronização entre o sentido do varrimento do ecrã e as imagens em movimento, sendo habitualmente mais notório quando se usam painéis LCD "invertidos". A isso há que adicionar a imensa variabilidade dos utilizadores serem mais susceptíveis a isso ou não, havendo pessoas que nem notam que isso acontece, e outras que não conseguem deixar de ver esse efeito por mais que o tentem ignorar.

Mesmo com a desculpa do "é normal", surgem indicações de que a Apple fez alterações no iPad mini 7, que muito provavelmente passam por assegurar que o ecrã fica montado na orientação correcta, para que o varrimento coincida com o movimento típico esperado, ou talvez usando um ecrã que tenha um varrimento mais rápido, reduzindo a probabilidade desse efeito se fazer notar.

Seja qual for o método que a Apple tiver usado, é uma excelente notícia para todos os fãs dos iPad mini, e que assim deixam de ter este potencial problema a pesar negativamente na sua decisão de comprar, ou não comprar, um destes novos modelos. No entanto, será preciso aguardar até que os iPad mini comecem a ser entregues, para efectivamente se poder comprovar se de facto a Apple tratou deste "problema que não era problema".

Ferrari apresenta o F80

19-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Ferrari revelou o seu novo F80, que sucede ao LaFerrari e recupera a linhagem de uma das designações mais icónicas da marca italiana.

Recuperando as memórias iniciadas pelo mítico F40 (que foi seguido pelo F50, Enzo e LaFerrari), o F80 é mais um dos potenciais últimos super-carros da Ferrari que ainda recorre ao motor de combustão. Um motor que leva um "corte", passando de um V12 para um mais modesto V6, mas assistido por três motores eléctricos, resultando numa potência total combinada de 1200 cv e, não menos impressionantes 1137 Nm de binário. Chega aos 100 km/h em apenas 2.15 segundos, e atingir 350 km. Mas a electrificação não se fica por aqui.

Os turbocompressores passam a ser eléctricos, eliminando por completo o habitual "atraso" que têm nas baixas rotações. E também a suspensão troca alguns elementos mecânicos por um sistema eléctrico capaz de ajustar cada uma das quatro rodas de forma independente e imediata, nas acelerações, travagens, e curvas.


Não se espere fazer grandes viagens em modo eléctrico neste F80; a bateria é de apenas 2.28 kWh, com um peso reduzido de 39 kg, sendo destinada principalmente a fornecer a energia extra para os motores eléctricos quando há necessidade de complementar os 900 cv do motor a combustão.

Mas, é também daqueles problemas que não se coloca, pois apesar do seu preço de 3.6 milhões de euros, as 799 unidades que irão ser fabricadas a partir de 2026 já estão totalmente reservadas.

Mobilize Duo e Bento com até 161 km de autonomia

19-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Concebidos para utilização urbana, o Mobilize Duo é um quadriciclo eléctrico e o Bento é a sua versão utilitária, da submarca eléctrica da Renault.

O Duo e o Bento destinam-se tanto a clientes particulares como a empresas. O Duo é um veículo de dois lugares e pode ser conduzido com ou sem carta de condução, consoante a versão e a regulamentação local. O Bento é uma microcarrinha que requer carta de condução, e que em vez de um lugar de passageiro tem uma caixa de carga de 649 litros, para transportar pequenos equipamentos e outros bens.

O Duo e o Bento são compactos (2,43 e 2,54 metros de comprimento, respectivamente) e fáceis de manobrar no trânsito citadino. As suas dimensões reduzidas facilitam o estacionamento.
Com uma posição de condução central e suspensão optimizada, o Duo e o Bento proporcionam uma experiência de condução única. Vêm equipados de série com um airbag para o condutor, uma novidade no segmento dos quadriciclos. Ambos os veículos têm uma autonomia generosa – até 161 km para o Duo e 149 km para o Bento – dando resposta à maioria das necessidades diárias e dispensando carregamentos frequentes.

O Duo e o Bento rompem com os clássicos do design automóvel. A sua grande área vidrada e as portas Elytron, que abrem para cima, dão-lhes o aspecto de uma cápsula espacial futurista. Concebidos para serem eco-responsáveis, o Duo e o Bento incluem mais de 40% de materiais reciclados e são 95% recicláveis.


O Duo e o Bento são nativamente conectados. Dispõem da sua própria aplicação móvel "MyDuo", que permite gerar até seis chaves digitais, uma novidade para o Grupo Renault.

Apresentados nas suas versões definitivas, no Salão Automóvel de Paris, o Duo e o Bento estarão futuramente disponíveis na rede Renault.

[Pela Estrada Fora]

17 anos de Aberto até de Madrugada

18-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Aberto até de Madrugada chega à época de ouro da adolescência, celebrando 17 anos, a um ano da maioridade. :)

Começando a ser um pouco preocupante a cadência aparentemente crescente destas publicações de aniversário - agora a propósito do 17º aniversário(!) - que parece ir acontecendo de forma cada vez mais frequente (ainda "ontem" estávamos no 16º), a parte em que prefiro focar-me é aquela que tem possibilitado tudo isto: a de continuar a manter o AadM com todo o gosto e paixão (e para o qual também é parte fundamental toda a comunidade que, de forma mais regular ou mais ocasional, se tem criado e mantido por cá) que me fez iniciá-lo no distante ano de 2007.

É curioso como essa época agora nos parece pré-histórica. Na altura, os gadgets da moda eram os pequenos Eee PC, e ainda assistíamos a um aceso debate entre fãs da Apple e fãs Nokia, e sobre se a Apple teria sucesso ao lançar um smartphone chamado iPhone, sem botões, imagine-se. Mal se podia imaginar, na altura, o quanto os smartphones iriam transformar as nossas vidas. Depois de uma fase "there's an app for that", os anos foram passando, e aquilo que era novidade passou a ser apenas o novo lugar comum. Nem me arrisco a tentar fazer um apanhado de todas as transformações, a todos os níveis, que isto potenciou - mas relembro que nem todas elas foram positivas.

Numa altura em que se volta a debater se se devem permitir os smartphones nas escolas, temos que reconhecer que já nem se acha estranho ver grupos de pessoas em ambiente social, em que cada uma delas está totalmente concentrada no ecrã seu smartphone, alheada do que se passa em seu redor. Algo que não se verifica apenas nos mais novos, mas em todos os segmentos de idades.
De resto, tal como já se fazia antever no aniversário passado, este ano a tecnologia do momento continua a ser a Inteligência Artificial, que aos poucos também vai transitando da fase da adopção pelos "geeks" para o lugar-comum da sociedade em geral. Não me surpreende que algumas pessoas "não-tecnológicas" me venham dizer que conseguiram fazer "isto e aquilo" com a ajuda do ChatGPT ou equivalente, coisas que anteriormente nem teriam qualquer esperança de fazer, a não ser que contratassem um qualquer especialista em programação, ou artista, ou etc. Começamos a entrar numa fase em que se começa a abrir o acesso às ferramentas AI para geração de vídeo, e será apenas uma questão de tempo até que esses vídeos AI comecem a dar que falar (preferencialmente por bons motivos e não pelos maus). O que importa relembrar é que continuamos a falar de ferramentas que podem assistir quem tem a iniciativa de querer fazer algo, e que criam todo um novo horizonte de abrangências possíveis.

No passado uma pessoa comum que tivesse a ideia de fazer um programa e que estivesse realmente empenhada nisso, podia aventurar-se a aprender programação, mas poderia ter que gastar centenas ou milhares de horas nesse processo, tornando o projecto inviável (o mesmo para quem quisesse fazer um filme, ou uma música, ou etc. sem ter as competências adequadas). Com as ferramentas AI, essas centenas ou milhares de horas poderão agora reduzir-se a uma questão de dias, ou até horas, fazendo com que passem de inviáveis a concretizáveis. Mas, não será por isso que deve retirar o mérito a quem se empenhar em tirar o máximo partido destas ferramentas, pelo contrário.

Veremos como as coisas mudam e evoluem ao longo do próximo ano - como vimos, não vai demorar assim tanto - e ver se os próximos 12 meses mantêm esta mesma tendência ou se teremos algo novo e revolucionário a transformar o mundo (arriscava-me a referir o modo FSD da Tesla, mas infelizmente Elon Musk já nos demonstrou que não tem qualquer credibilidade quanto a prazos de promessas).


Dito isto, passo para o nosso habitual passatempo de aniversário, em que este ano vos vai deixar cheios de cor: um conjunto de barras de luz Goovee.

Loading…


P.S. Manda a tradição que deixe um link para o post do aniversário anterior; e também para o primeiro post do AadM em 2007.

Google Photos na web com backup automático de pastas no computador

18-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a facilitar o backup de fotos do computador, usando apenas o site Google Photos na web sem necessidade de programas adicionais.

O Google Photos na web está a informar os utilizadores de que agora podem fazer o backup automático de pastas no seu computador. O funcionamento é idêntico ao uso da desktop do Google Drive, mas evitando a necessidade de instalar programas adicionais para quem preferir usar apenas o browser. Para tal, bastará tocar no botão de Upload e escolher "Fazer backup de pastas", e de seguida seleccionar as pastas com fotos que se deseja enviar automaticamente para o Google Photos, dando as devidas permissões.
Os utilizadores poderão, a qualquer momento, alterar as pastas seleccionadas, removendo ou adicionando novas pastas, na mesma secção.

O único requisito é que, ao contrário do que acontece com app Google Drive, que se mantém sempre em funcionamento para fazer a sincronização das pastas, neste caso será necessário visitar o site do Google Photos com alguma regularidade, para dar início ao processo de backup - o que até pode ser preferível para as pessoas que não quiserem ter o Google Drive a correr continuamente nos seus computadores.

Notícias do dia

18-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Passwords do Portal das Finanças expostas na internet; Google Gemini com português de Portugal; Chrome para Android com leitura das páginas em background; Microsoft Flight Simulator 2024 pode gastar gigabytes por hora; Windows 11 24H2 vem com bugs no histórico do clipboard e disk cleanup; e o curioso caso do carregador Xiaomi problemático que enfrentei nas últimas semanas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Testes 6G atingem 938 Gb/s

Enquanto alguns já se vão mentalizando que têm maior velocidade de internet no seu telemóvel 5G do que na ligação fixa de casa, os testes para a próxima geração "6G" das redes móveis vão demonstrando que nos estamos a contentar com pouco. As próximas gerações irão rir-se quando lhes dissermos que os nossos smartphones tinham ligações de 100-200 Mbps à internet, ou que até podiam chegar aos 500-600 Mbps. Os testes feitos para o futuro 6G atingiram transferências de 938 Gb/s!

Para tal foi usada uma vasta gama de frequências, incluindo não só os 5 GHz como também as gamas mmWave até aos 150 GHz. Agora, é só deixar os departamentos de marketing dos operadores de telecomunicações darem asas à imaginação, para promoverem tudo o que se tornará possível quando estas tecnologias, eventualmente, chegarem ao mercado. Um potencial caso prático, é que finalmente aqueles jogos ou actualizações com mais de 100 GB poderão ser descarregados em menos de 1 segundo! :)


OpenAI lança app ChatGPT para Windows


Depois da app para Mac, a OpenAI começa a disponibilizar uma app ChatGPT para Windows. No entanto, por agora é aquilo que a empresa dizer ser ainda uma app de testes, e que por agora fica apenas disponível para os clientes ChatGPT Plus, Enterprise, Team, e Edu.

Depois de instalada, a app dá acesso rápido ao ChatGPT através da combinação de teclas ALT + SPACE, fazendo surgir uma janela para se interagir com o ChatGPT a par dos demais programas que se estiverem a usar.

Today, ChatGPT Plus, Enterprise, Team, and Edu users can start testing an early version of the Windows desktop app.

Get faster access to ChatGPT on your PC with the Alt + Space shortcut.https://t.co/mv4ACwIhzA https://t.co/Ww6QvBfMnB pic.twitter.com/tkyodezZhv

— OpenAI (@OpenAI) October 17, 2024


App Store exige morada e telefone dos developers para a UE

Devido às exigências europeias do DSA (Digital Services Act), os developers que tiverem apps à venda na App Store terão que passar a disponibilizar uma morada, número de telefone, e email, que estarão visíveis publicamente.

Se isto não será problemático para as empresas, pode tornar-se numa grande dor de cabeça para pequenos developers, que podem ser obrigados a expor ao mundo a sua morada e o seu telefone pessoal. Isto não afecta os developers que disponibilizam apps gratuitas, apenas os que têm apps pagas com ou compras in-app. Fica também criada a oportunidade de negócio para serviços que disponibilizem "moradas" e "telefones" virtuais para developers.


Qualcomm cancela Snapdragon X Elite Dev Kit

A AMD e a Intel estão preocupadas com a ofensiva ARM nos PCs, mas o arranque da Qualcomm no sector não está a correr da melhor forma. A Qualcomm cancelou o Snapdragon X Elite Dev Kit, destinado aos developers, dizendo que o mesmo não tem o "nível de qualidade" esperado.

Embora não tenha dado detalhes, suspeita-se que isso se deva a um problema na parte da saída HDMI deste mini PC, que a Qualcomm tinha tentado contornar através do fornecimento de um adaptador USB-C-HDMI. De qualquer forma, entretanto também já estão no mercado máquinas com estes chips, embora encontrar um portátil com o mesmo Snapdragon X Elite e 32 GB de RAM vá ficar sempre mais caro do que os $900 que a Qualcomm estava a pedir pelo kit de desenvolvimento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Instagram foi criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, focando-se na partilha de fotos depois de inicialmente acharem que era demasiado parecido com o Foursquare. Em 2012 era comprado pelo Facebook / Meta por mil milhões de dólares, valor que seria eclipsado dois anos mais tarde com a compra do WhatsApp por 19 mil milhões de dólares.

Saldos de Halloween com Windows a €11 na CdkeySales

18-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para a época mais assustadora do ano temos a campanha de Halloween da CdkeySales com descontos de arrepiar. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Chrome para Android com "Listen to this page" em background

18-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de leitura de páginas web do Chrome - Listen to this page - passa a ser mais útil com o funcionamento em background.

A capacidade de "Ouvir esta página", que chegou ao Chrome para Android recentemente, recebeu uma melhoria importante. A versão mais recente, Chrome 130, permite que os utilizadores ouçam as páginas web enquanto utilizam outras apps. Até agora, a reprodução parava se o utilizador saísse do Chrome, a menos que se mantivesse o browser visível no ecrã.

Isto era bastante frustrante, impedindo que se continuasse a ouvir uma página enquanto se dava um salto a outra app, como uma app de notícias, de meteorologia, ou até de navegação GPS. Com o novo sistema, a reprodução é apresentada com a respectiva informação e controlos na secção das notificações, permitindo que os utilizadores continuem a ter controlo imediato sobre o que estão a ouvir.
A função de leitura também permite que os utilizadores ajustem a velocidade de reprodução, escolham entre diferentes vozes, e mostrem visualmente as partes do texto que estão a ser lidas. O Listen to this page também tem uma opção de acesso fácil para quem quiser usar frequentemente esta opção, apresentando um botão directamente ao lado da barra de endereços (ir a Chrome Settings > Toolbar para o configurar) evitando ter que percorrer os menus.

Carregador Xiaomi auto e o cabo dos trabalhos

18-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Nas últimas semanas passei por um problema curioso, que demonstra como os "especialistas" também podem sucumbir às falhas mais básicas.

Quem me acompanha por aqui há algum tempo deverá saber que sou grande fã dos smartphones com carregamento wireless - desde os tempos do velhinho mas excelente Nexus 4 da Google! É um sistema extremamente conveniente, que nos evita dos embaraços de ter cabos com "a ficha certa" (o que era de grande utilidade nos tempos em que nos podíamos deparar frequentemente com dispositivos com ficha micro-USB, Lightning, ou USB-C), e que se torna ainda mais útil em cenários como o de uso no automóvel, onde basta "pousar e andar" sem preocupações com tira-e-mete frequente de cabos no smartphone.

Precisamente no carro, depois de ter passado alguns meses com um suporte com carregador wireless que revelou as suas fraquezas durante um Verão (com as temperaturas altas, aquecimento do carregamento, uso de app de navegação, e numa posição que ficava todo o conjunto exposto ao sol) resultando em situações frequentes de excesso de temperatura no smartphone, mudei para o carregador motorizado da Xiaomi, que além da comodidade da actuação motorizada de apertar e soltar o smartphone, fica posicionado em frente às grelhas de ventilação, assegurando que se mantém fresco durante a operação. Tem funcionado perfeitamente ao longo dos anos, e nunca me fez sequer pensar muito nele... até há umas semanas.
Recentemente, e quase de forma coincidente com a compra de um novo smartphone, o carregador começou a demonstrar alguns sintomas estranhos. Algumas vezes não abria o suporte quando queria retirar o smartphone; outras vezes ficava com a luz a piscar e não carregava; com isto a ter começado de forma intermitente mas começando a tornar-se cada vez mais frequente. Ora, tendo já muitos anos de uso, pensei que estivesse a chegar o dia em que teria que o substituir, mas as coisas começaram a ficar ainda mais estranhas.

Como o suporte deixava de fazer o carregamento, comecei a tirar o cabo USB-C do suporte e a encaixá-lo directamente no smartphone, para ir carregando o smartphone nas viagens. Mas também aqui se faziam notar sintomas estranhos, com o smartphone a carregar ou não carregar, dependendo das ocasiões. O que me fez suspeitar que o problema pudesse estar no adaptador do isqueiro que alimenta o carregador. Suspeitei que pudesse ser algum mau contacto do mesmo (alguns adaptadores de isqueiro não encaixam bem), mas este tinha estado a funcionar há anos, e tem uma luz que indica ter energia. Ainda assim, troquei para outro adaptador de isqueiro, com algum receio sobre se teria potência suficiente para suportar o carregador motorizado... e nada, nem carregador nem carregar o smartphone directamente. Pior ainda; começava a carregar por alguns instantes, e só depois parava. E isto mantinha-se mesmo quando usava outras tomadas no carro (no apoio de braços, no lugar traseiro, etc.

Por esta altura já estava a imaginar se seria algum problema na tomada de isqueiro ou sistema de controlo, em que o carro estivesse a fazer algum corte de energia na tomada por protecção contra alguma sobretensão!
Até que finalmente, e por via das dúvidas, numa altura em que já estava prestes a mandar vir um novo carregador wireless para o carro, decidi que talvez não fosse má ideia experimentar usar outro cabo USB-C.

Apesar de eu, depois de estar a lutar com a situação durante vários dias, até já estar a imaginar que alguma coisa iria começar a deitar fumo, a verdade foi bem mais simples: tudo ficou a trabalhar como seria suposto. O carregador problemático deixou de ter problemas, o carregamento já era feito como era suposto, e até a abertura motorizada do suporte voltou a funcionar sem qualquer falha.

Por esta altura alguns de vocês estarão a pensar: "Carlos, trocar o cabo devia ter sido a primeira coisa a fazer!" Pois, agora vejo que sim, mas confesso que não estava mesmo a imaginar que o problema pudesse ser do cabo, ainda mais num cenário em que o cabo nem tinha "uso" e estava continuamente ligado sem estar sujeito a dobragens frequentes. Mas, como se vê, não se pode assumir que nada funcione para sempre, nem mesmo quando se trata de um simples cabo USB-C.

Passwords do Portal das Finanças expostas na internet

18-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há uma lista com milhares de passwords do Portal das Finanças a circular na internet, obrigando a relembrar as devidas cautelas digitais.

Em primeiro lugar, importa relembrar que esta lista, com cerca de 15 mil registos de números de contribuintes e passwords associadas, não está relacionada com o recente ataque à AMA (cujas consequências a nível de potencial roubo de informação ainda estão por esclarecer). Na verdade, a lista já tinha sido detectada pelos serviços da Autoridade Tributária (AT) em Agosto, que rapidamente revogou as passwords comprometidas.

Ou seja, não há necessidade de entrar em pânico e alterar a password de acesso às Finanças "só porque sim", pois isso já foi feito de forma automática para os contribuintes que tiveram esses dados expostos nesta lista.

Mais preocupante será ver alguns orgãos de comunicação a anunciarem "ferramentas de verificação dos NIF", que deixam os dados dos utilizadores expostos para todos verem. E como se isso não fosse suficientemente grave, reforçaram o cúmulo da incompetência com uma tentativa de encriptarem esses dados... mas deixando a chave de desencriptação no próprio ficheiro! Até seria cómico, se não fosse uma flagrante falha de segurança e privacidade (que deveria ter consequências).

Agora encriptado... mas deixam a chave de desencriptação no próprio ficheiro 🚨🤡

Isto só pode ser uma piada. https://t.co/Ijr2XIY9AN pic.twitter.com/yzh5ARSCId

— Pedro Fernandes 👨‍💻 (@DJ_PRMF) October 18, 2024

A AT diz que esta lista não foi conseguida à custa de qualquer violação dos seus sistemas, tendo provavelmente tido origem em serviços de terceiros ou do roubo de dados recolhido directamente dos utilizadores (por via de malware, virus, etc.)

Em suma, há apenas que seguir as regras básicas de segurança digital: usarem passwords seguras, não usarem a mesma password para serviços diferentes, e não correrem a meter dados pessoais num qualquer site de "verificação" só porque isso apareceu em determinado canal de TV.

Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. pic.twitter.com/e9vW4Tz9jZ

— VOST Portugal (@VOSTPT) October 17, 2024
Agora só nos resta aguardar por desenvolvimentos, para saber o que realmente aconteceu no ataque à AMA.

Google Gemini com português de Portugal

18-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não se esqueceu dos utilizadores portugueses e acrescentou o suporte para português de Portugal ao Gemini.

Embora o português esteja no top 10 das línguas mais faladas, estamos habituados a que, no campo dos assistentes digitais, quando uma empresa anuncia o suporte para "português" se refira, invariavelmente, ao português do Brasil. Uma opção lógica, quando se considera que o Brasil tem uma população de mais de 200 milhões, face aos 10 milhões de Portugal. Mas, desta vez a Google reconhece que nem todos querem interagir com um assistente em versão brasileira, e acrescentou português de Portugal ao Gemini.

Gemini Live: agora em Português de Portugal

No Made by Google deste ano, apresentámos o Gemini Live, permitindo que as pessoas tenham conversas naturais e fluidas com o Gemini em inglês. A partir de hoje, e com a disponibilização gradual ao longo dos próximos dias, estamos a expandir o Gemini Live nos telefones Android para Português de Portugal para que mais pessoas possam conversar, colaborar e experimentar a IA de conversação em diferentes idiomas.

O Gemini Live suporta conversas até dois idiomas no mesmo dispositivo e temos planos para expandir para mais idiomas no futuro. Pode definir facilmente os idiomas preferidos na aplicação Google:
  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google e, na parte superior, toque na sua fotografia de perfil ou nas suas iniciais.
  2. Toque em Definições > Assistente da Google > Idiomas.
  3. Selecione o Português (Portugal) ou qualquer idioma suportado.
  4. Opcionalmente, pode adicionar um segundo idioma compatível. Por enquanto, pode definir e utilizar até dois idiomas com o Gemini Live.

Além disso, o Gemini poderá também ligar-se a mais aplicações Google em Português de Portugal, facilitando o acesso a informações e a concluir tarefas nos seus serviços Google preferidos, como o Gmail, Google Maps e o YouTube. Com as Extensões, o Gemini pode reunir o que precisa de outras aplicações e serviços para o ajudar a realizar tarefas nas mesmas e de forma mais fácil e rápida.

Poderá também ligar-se a novas ferramentas em diferentes aplicações e em Português de Portugal tornando mais fácil a realização de tarefas. Eis alguns exemplos de como pode utilizar as extensões Gemini no seu idioma:
  • Peça ao Gemini para descobrir aquela receita de lasanha que lhe foi enviada para o Gmail e peça-lhe para adicionar os ingredientes à sua lista de compras no Keep.
  • Tire uma fotografia de um folheto de um concerto e pergunte ao Gemini se está disponível nesse dia - e defina até um lembrete para comprar bilhetes.
  • Pergunte ao Gemini quando será lançado o seu próximo filme do seu super-herói preferido e peça-lhe para o lembrar uma semana antes para comprar os bilhetes.
Vamos ver se a Apple segue o exemplo e também aproveita a oportunidade de remodelação da Siri para acrescentar português "PT" à nova Siri AI.

|