PlanetGeek

Tablet Teclast T60 a €244

18-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 244 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

18-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Projetores 4K Samsung The Premiere 9 e The Premiere 7

A Samsung apresenta uma das suas mais recentes inovações em entretenimento doméstico: The Premiere 9 e The Premiere 7. Estes projetores de alcance ultracurto, concebidos para oferecer uma experiência de visualização incomparável, transformam qualquer espaço num home cinema premium com uma impressionante resolução 4K, som envolvente e outras características avançadas.

As novidades da Samsung na gama The Premiere vão ao encontro da crescente procura por soluções de entretenimento de alta qualidade, utilizando tecnologia laser de ponta para levar a experiência cinematográfica diretamente a casa. O The Premiere 9 possui tecnologia tripla de laser para maior precisão de cor e brilho, e ambos os modelos oferecem características de alcance ultracurto e resolução 4K vibrante em ecrãs até 130 polegadas. A vibrante resolução 4K do The Premiere e a excecional precisão de cor dão vida a cada cena. Os projetores The Premiere 9 e The Premiere 7 oferecem uma cobertura de gama de cores de 154% e 100% do padrão DCI-P3, respetivamente, e ambos os modelos suportam HDR10+, garantindo imagens nítidas e vívidas — mesmo em ambientes luminosos. Com um brilho máximo de 3.450 lumens ISO para o The Premiere 9 e 2.500 lumens ISO para o The Premiere 7, estes projetores oferecem imagens nítidas e dinâmicas. Para melhorar ainda mais a qualidade da imagem, os projetores The Premiere estão equipados com inovadores melhoramentos de imagem AI, incluindo AI Upscaling e Vision Booster. O AI Upscaling garante que o conteúdo é apresentado numa impressionante resolução 4K, independentemente da sua qualidade original, enquanto o Vision Booster ajusta automaticamente o brilho e o contraste em várias condições de iluminação para uma qualidade de imagem ideal. As colunas incorporadas com tecnologia Dolby Atmos em ambos os modelos proporcionam um áudio potente e envolvente, criando uma verdadeira experiência de cinema em casa sem a necessidade de equipamento de som adicional. O Premiere 9 inclui colunas de 40 W com 2.2.2 canais para cima, enquanto o Premiere 7 inclui colunas de 30 W com 2.2 canais para uma experiência de som expansiva.

Os novos projetores Premiere vêm com o Samsung Tizen OS Home, oferecendo acesso a uma vasta gama de serviços de streaming, incluindo Samsung TV Plus, Netflix, YouTube, Amazon Prime Video e muito mais. Esta extensa seleção garante que os utilizadores podem desfrutar dos seus filmes e programas de TV favoritos, proporcionando uma experiência de entretenimento abrangente com o clique de um botão. Para os entusiastas de jogos, o Samsung Gaming Hub oferece uma experiência de jogo perfeita. Os utilizadores podem desfrutar de jogos sem a necessidade de uma consola, acedendo a uma vasta seleção de jogos baseados na nuvem diretamente através do projetor. Para aqueles que querem criar uma envolvência feita à medida, o Ambiente Customizado oferece decorações domésticas personalizadas através da projeção de vários widgets no espaço. Os utilizadores podem combinar fotos, vídeos e widgets livremente através da aplicação SmartThings nos seus telemóveis. Mesmo quando não está a ser utilizado como um projetor totalmente cinematográfico, o Premiere garante comodidade e entretenimento para todos os consumidores como um altifalante inteligente com controlo de voz de mãos-livres e uma variedade de aplicações de música. Os novos projetores Premiere também melhoram a conetividade, proporcionando uma experiência de entretenimento perfeita e integrada. Os utilizadores podem facilmente partilhar conteúdo dos seus smartphones para o grande ecrã com o Tap View e Mirroring, enquanto o suporte de assistente de voz incorporado permite um fácil controlo do projetor e de outros dispositivos ligados com simples comandos de voz. Além disso, a integração com o SmartThings da Samsung permite aos utilizadores gerir dispositivos domésticos inteligentes, tais como luzes, termóstatos e sistemas de segurança a partir do projetor, criando assim um ambiente doméstico totalmente integrado.

Os projetores Premiere apresentam um design minimalista, em branco quente, com arestas arredondadas e um acabamento em tecido de primeira qualidade da Kvadrat, uma empresa dinamarquesa de design têxtil, que se integra na perfeição em qualquer decoração. O tamanho compacto e a fácil instalação tornam os projetores ideais para qualquer divisão, maximizando a funcionalidade e o apelo estético. A configuração de qualquer modelo do The Premiere é simples - os utilizadores só precisam de ligar o projetor e ligá-lo a uma rede sem fios. As capacidades de projeção ultracurta eliminam a necessidade de instalações complexas, permitindo aos utilizadores desfrutar de projeções em ecrãs grandes com o mínimo de esforço. Os novos projetores Premiere 9 e Premiere 7 estão agora disponíveis para compra na loja online oficial da Samsung e em locais de venda selecionados nos Estados Unidos, Canadá e China. O lançamento continuará noutras regiões ainda este ano.


Earbuds Bose Quietcomfort

A BOSE apresentou os seus novos earbuds Bose QuietComfort que dão um passo em frente e acompanham as necessidades do teu dia a dia. Combinam um áudio poderoso, uma tecnologia avançada de cancelamento de ruído e uma bateria de duração extremamente longa. Tudo isto num produto compacto e duradouro que combina potência e eficiência.

Pequenos, confortáveis e de última geração, incluem a tecnologia de cancelamento ativo da Bose que, numa fração de milissegundo, consegue gerar um sinal oposto para eliminar o ruído indesejado. Há alturas em que é necessário estar atento ao que se passa à nossa volta. Por esta razão estes QuietComfort têm 3 níveis de cancelamento (desligado, silencioso e consciente). O objetivo é eliminar as distrações, minimizar o cancelamento de ruído ou selecionar uma opção intermédia. Com o modo Bose Aware, vais sentir que não os estás a usar, porque vais poder falar com outras pessoas e ouvi-las sem ter de os tirar. Com todo o controlo nas tuas mãos devido à nova aplicação Bose QCE terás acesso a diferentes funções, como a personalização dos controlos tácteis, a previsão da duração da bateria tanto para ouvir como para telefonar, a possibilidade de tirar uma selfie à distância ou utilizar comandos de voz. Além disso, a ID de voz permite-te calibrar o auricular através da sua própria voz para melhorar o desempenho e a precisão do controlo por voz. Com estes earbuds podes fazer muitas coisas sem sequer utilizar as mãos, através de comandos de voz: reproduzir ou pausar música, avançar ou retroceder, aumentar ou diminuir o volume, alterar a definição do comando de voz, tirar uma fotografia, aceder ao assistente de voz nativo ou atender e terminar uma chamada.

Com este auricular é possível fazer chamadas inteligentes; não só porque tem capacidade de comando de voz, mas também porque tem tons laterais. Isto significa que podes ouvir a tua voz em chamadas ou chats de jogos e ajustar a sua amplificação. Além disso, podes ativar anúncios de chamadas e ouvir o nome do autor da chamada e até personalizar os controlos tácteis para gerir as chamadas. Uma caraterística única dos auriculares Bose QuietComfort é que podes tirar uma selfie se assim o configurares através da aplicação Bose QCE. Na seção Remote Selfie da aplicação Bose QCE, podes tirar uma fotografia de ti próprio enquanto usas os auscultadores através do controlo por voz e/ou modificando um dos gestos. Se utilizares comandos de voz, abre a aplicação da câmara e comande "Hey Headphones. Take Photo" e o telemóvel irá tirar uma fotografia. Se utilizares o controlo tátil personalizável, podes atribuir esta ação a um dos earbuds para tirar uma selfie. Se preferires podes utilizar apenas um auricular, o esquerdo ou o direito, para ouvir música e fazer chamadas telefónicas. De facto, os controlos do auricular funcionam da mesma forma que quando se utilizam ambos e os atalhos associados também não mudam. No entanto, para que o cancelamento de ruído funcione corretamente, é necessário utilizar ambos.

Com o Bluetooth multiponto estes earbuds permitem não só uma reprodução perfeita e ininterrupta, mas também uma comutação fácil e instantânea entre o telemóvel, o computador portátil e outros dispositivos. Os auriculares Bose QuietComfort não te vão desiludir porque oferecem uma bateria de longa duração de até 8,5 horas com um tempo de carregamento de 2 horas no estojo. Também terás direito a 2,5 carregamentos, pelo que pode continuar com bateria durante 31,5 horas. Mas mesmo que precises de mais, também podes contar com o carregamento rápido: em apenas 20 minutos terás 3 horas de bateria. Não vais sentir que os estás a usar porque também oferecem um grande conforto graças às suas bandas de estabilidade e às capas de silicone em três tamanhos, para um ajuste perfeito e confortável. E como estes auscultadores são resistentes ao suor e têm certificação IPX4, são também o companheiro perfeito para o ginásio. Por fim, os novos Earbuds Bose QuietComfort são fornecidos com um estojo rígido para armazenamento e carregamento, bem como um cabo de carregamento USB tipo C. Também podes escolher entre três cores: preto, branco fumado e lilás.

Os auriculares Bose QuietComfort estão disponíveis por um preço de venda de 219 euros.


Trust apresenta painéis luminosos GXTrust Vybz


Continuando a expandir a vasta oferta da empresa para todos os tipos de gamers, a Trust anunciou o lançamento da gama de iluminação Vybz. Com três produtos vibrantes atualmente disponíveis, esta é uma nova e entusiasmante adição à linha de produtos GXTrust.

Focando na qualidade acessível, personalização completa e controlo inteligente, os gamers podem escolher entre três opções elegantes. Disponíveis num Kit Inicial de 9 peças e num Kit de Extensão de 3 peças, os Hexágonos LED Vybz permitem aos utilizadores expandir até 21 painéis para criar formas geométricas impressionantes na parede. O kit de 9 Barras de Luz LED Vybz oferece tecnologia RGBIC para uma distribuição de cores fluida e de alta qualidade, e podem ser facilmente encaixadas para formar o padrão que preferir. A completar o trio, a Corda de Luz LED Vybz de 5 metros oferece a máxima flexibilidade para moldar qualquer design imaginável, desde animais e palavras até obras-primas abstratas. Oferecendo aos gamers a possibilidade de criar e personalizar as suas próprias formas e designs, as possibilidades de mostrar a personalidade e criatividade únicas dos jogadores são realmente infinitas. Cada produto Vybz pode ser ajustado em termos de cor, efeitos e brilho, e inclui 44 modos de luz pré-programados, além da possibilidade de criar e guardar o seu próprio modo para uma atmosfera perfeita.

Além disso, os produtos Vybz podem ser controlados de três maneiras diferentes: através da app Trust WiFi, controlo remoto sem fios ou painel de controlo na parede, oferecendo uma facilidade de utilização incomparável. Foram desenhados para serem fáceis de instalar, com tudo o que os utilizadores precisam já incluído na caixa. No caso dos hexágonos e barras, cada um vem com conectores para ligação a outros hexágonos e barras, respetivamente; e todos os produtos podem ser montados em qualquer parede plana, utilizando a fita adesiva de dupla face ou parafusos incluídos, para paredes irregulares. Outras funcionalidades impressionantes da gama Vybz incluem a capacidade de sincronizar as luzes com a sua música através do microfone integrado e o controlo por voz através do Google Home e Alexa.
Já disponíveis no mercado, o Kit Inicial de 9 peças Vybz Hexagon está à venda por um preço recomendado de 129,99 euros, o Kit de Extensão de 3 peças Vybz Hexagon por 39,99 euros, o Kit de 9 peças Vybz Light Bars por 119,99 euros e a Corda de Luz de 5 metros Vybz por 79,99 euros.


Ford BlueCruise expande-se a 15 países na Europa

A tecnologia exclusiva BlueCruise da Ford para condução sem mãos pode agora ser utilizada e usufruída num total de 15 países europeus, após a aprovação da Comissão Europeia. Esta tecnologia permite o acesso a mais de 133.000 quilómetros de estradas designadas em toda a Europa, conhecidas como Blue Zones, permitindo aos clientes viajar por estrada através de vários países. Por exemplo, um cliente pode conduzir com BlueCruise ao longo de seis países, da Suécia a Itália, e percorrer quase 3.000 quilómetros, durante mais de 25 horas, sem utilizar as mãos.

O avançado sistema de assistência à condução de Nível 2 "sem mãos, olhos na estrada" é agora também o sistema mais difundido do seu género na Europa, estando o BlueCruise disponível e aprovado para compra pelos clientes em todos os novos veículos Mustang Mach-E comercializados num total de 20 países de todo o mundo. Além disso, os proprietários de veículos Mustang Mach-E de versões anteriores poderão, em países selecionados, receber uma atualização de software no futuro para ativar o BlueCruise. Em 2023, o BlueCruise foi o primeiro sistema do género a obter aprovação, quando foi lançado na Grã-Bretanha, e tornou-se o primeiro sistema avançado de assistência ao condutor a oferecer uma verdadeira condução mãos-livres à velocidade de autoestrada na Europa. "Acreditamos que o BlueCruise pode tornar a condução mais fácil e mais agradável, quer estejamos retidos num engarrafamento ou numa longa viagem, e esta recente decisão vai permitir-nos oferecer a ainda mais clientes o acesso ao BlueCruise em toda a Europa", declarou Ashley Lambrix, Diretora-Geral BlueCruise, Ford Motor Company. "A expansão da disponibilidade das Blue Zones para além da Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha é também um marco importante para nós, pois permitirá aos clientes utilizar o BlueCruise em viagens por estrada através de vários países."

Quando o BlueCruise é ativado, o sistema controla a direção, a aceleração, a travagem, a posição na faixa de rodagem e as distâncias de segurança em relação ao veículo da frente, monitorizando as marcas rodoviárias, os sinais de velocidade e a evolução das condições de trânsito, desde a velocidade em autoestrada até à imobilização total em engarrafamentos. Os condutores que utilizem o BlueCruise nas Blue Zones podem conduzir sem as mãos no volante, desde que continuem a prestar atenção à estrada. De forma a garantir que os condutores mantêm os olhos na estrada enquanto não têm as mãos no volante, uma câmara virada para o condutor sob o painel de instrumentos verifica o olhar e a posição da cabeça do condutor, mesmo quando este usa óculos de sol. Os clientes podem usufruir de um período experimental gratuito de 90 dias para conhecerem a forma como a BlueCruise torna as viagens longas ou o trânsito em “pára-arranca” mais agradáveis e menos cansativas. Após o período de teste gratuito, os clientes podem ativar uma subscrição anual ou mensal, que pode ser cancelada ou renovada a qualquer momento. Este modelo de assinatura mensal facilita a ativação do BlueCruise no momento que melhor se adapta aos seus planos de condução.

Existem mais de 420.000 veículos equipados com BlueCruise nas estradas de todo o mundo, distribuídos por modelos Ford e Lincoln. Foram percorridos, em todo o mundo, mais de 342 milhões de quilómetros com a utilização do BlueCruise, totalizando mais de 3,1 milhões de horas de condução. Os clientes têm a oportunidade de experimentar o Ford BlueCruise durante 90 dias; este período experimental gratuito pode ser ativado a qualquer momento durante o primeiro ano desde a aquisição do veículo. No final deste período, ou em qualquer outro momento da sua vida com o Mach-E, os clientes têm a opção de ativar o sistema por uma taxa mensal de 24,99 euros. Além disso, e para satisfazer as necessidades dos utilizadores regulares e ocasionais, não existe um compromisso de adesão mínimo para a ativação. Por exemplo, um cliente pode registar este serviço durante um único mês para o utilizar ao longo de uma única viagem e só voltar a ativá-lo um ano mais tarde.


Google Maps move informação meteorológica para baixo

18-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai mudar o local onde mostra a informação meteorológica e da qualidade do ar no Google Maps.

Apesar de só ter começar a apresentar a informação meteorológica no Google Maps este ano, a Google parece já estar a reconsiderar a forma onde o mostra. Actualmente, a informação meteorológica, que indica o estado do tempo, temperatura, e qualidade do ar, é apresentada numa pequeno widget na canto superior esquerdo da vista do mapa. Mas, pelo que já se pode ver na versão beta do Google Maps, essa informação deverá ser relegada para o painel deslizante inferior que mostra informação referente ao local.

Por um lado, isto combate a "poluição visual" com o inevitável aumento de coisas que vão preenchendo o ecrã à medida que as apps vão evoluindo; por outro lado, penaliza os utilizadores que gostavam de ter essa informação sempre visível, já que agora, para o fazerem, terão que deixar o painel deslizante parcialmente visível na parte inferior, o que acaba por roubar mais espaço útil do ecrã.
Sendo a Google habitualmente fã de deixar que as coisas fiquem ao critério dos utilizadores, não me parece que tivesse sido pior ideia deixar esta decisão do nosso lado, oferecendo uma opção em que se pudesse escolher onde se quer ver a informação meteorológica: se permanentemente no ecrã (como agora), ou no painel inferior.

Como sempre, estando isto a ser testado na versão beta, há sempre a possibilidade de ainda serem feitas alterações antes desta mudança chegar à versão pública final do Google Maps.

Windows 11 24H2 vem com bugs no histórico do clipboard e disk cleanup

17-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição, a mais recente actualização Windows 11 24H2 vem com diversos bugs, com utilizadores a reportarem erros no histórico da área de transferência e dados incorrectos na Limpeza de Disco.

A funcionalidade de histórico da área de transferência, introduzida no Windows 10 e melhorada no Windows 11, permite guardar e recuperar múltiplos excertos de texto, imagens e outros ficheiros copiados, usando a combinação de teclas WIN + V. No entanto, após a actualização para o Windows 11 24H2, muitos utilizadores depararam-se com um histórico completamente vazio, mesmo após tentarem fazer copy-paste de novos elementos.

O mais ridículo é que este foi um problema detectado pelos utilizadores das versões de teste Windows Insider, há vários meses, mas que a Microsoft parece ter ignorado por completo, lançando a actualização sem ter feito a sua correcção. Por agora a solução temporária parece consistir em desactivar e reactivar as Ações Sugeridas nas configurações da área de transferência:
  1. Abrir os Settings
  2. Ir a System > Clipboard.
  3. Desligar as Suggested Actions se estiverem ligadas
  4. Sem mexer em mais nada, carregar em Windows + V para abrir o histórico do clipboard - deverá mostrar os novos elementos copiados
  5. (opcional) Reactivar as Suggested Actions se quiserem. O histórico do clipboard deverá continuar a funcionar de agora em diante.
Além do bug no histórico da área de transferência, a Microsoft também já reconheceu outro erro, relacionado com o relatório no Disk Cleanup / Limpeza de Disco. A ferramenta mostra incorretamente 8,63GB de espaço utilizado pela cache de actualizações do Windows, mas este é apenas um erro de exibição, não estando a usar realmente essa quantidade de armazenamento.

A Microsoft diz que este problema será corrigido numa futura actualização do Windows - restando esperar que essa actualização a corrigir estes bugs não venha com novos bugs, como tem sido frequente.

Microsoft Flight Simulator 2024 pode gastar gigabytes por hora

17-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft reduziu o tamanho de instalação do Flight Simulator 2024, mas os jogadores poderão ser surpreendidos pelo consumo de dezenas de gigabytes da internet, por hora.

Uma das principais mudanças do Flight Simulator 2024 em relação ao Flight Simulator 2020 é o tamanho significativamente menor da instalação. A nova versão, que tem estado em testes, requer apenas 30 GB em vez dos muito criticados 130 a 400(!) GB necessários na versão anterior. No entanto, essa redução implica que mais dados precisam de ser transmitidos em tempo real, exigindo mais da ligação à internet.

Alguns jogadores têm notado transferências que podem superar aos 180 Mbps em certas áreas mais detalhadas, e mesmo tendo em conta que isto representa alguns picos pontuais, na prática faz com que o jogo possa gastar dezenas de gigabytes de dados por hora.


Isto pode revelar-se um problema para jogadores com ligações à internet com dados limitados, ou que atrás dos "dados ilimitado" escondem limites efectivos nas suas "Políticas de Utilização Razoável" que podem ser de apenas 500 GB por mês.

Aliás, para gastar gigabytes de dados por hora, interrogo-me se ainda fará sentido sequer instalar o jogo localmente, podendo ser mais vantajoso simplesmente jogá-lo via streaming (como de resto tenho feito, pois nem sequer tinha espaço para o instalar na Xbox).

Notícias do dia

17-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Chrome começa a desactivar uBlock Origin; Tesla Model Y de 7 lugares chega a Portugal; Google Gemini prepara redimensionamento de imagens AI; robot Tesla Optimus sobe escadas e recarrega-se sozinho; como activar a Vibração Adaptativa no Android 15; e EUA exigem cancelamento fácil de serviços com um só clique.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Cybertruck já circula na Europa

Apesar de estar a fazer sucesso nos EUA, o Cybertruck continua a ter futuro incerto na Europa. A Tesla já trouxe o Cybertruck para fazer uma ronda de demonstrações pela Europa (incluindo Portugal), e há já um Cybertruck a circular nas estradas europeias. Mas, permanecem muitas dúvidas.

Por um lado, o Cybertruck no seu formato actual teria uma péssima pontuação nos testes Euro NCAP, mas isso não seria impeditivo - da mesma forma que existem modelos à venda com "zero estrelas". O maior problema é mesmo a legislação que impede a existência de arestas, e que será um entrave às tentativas de legalização oficial para iniciar a sua comercialização (o Cybertruck em circulação foi obrigado a aplicar umas protecções nas arestas, mas que não seriam suficientes para satisfazer a legislação de forma permanente).
A isto somam-se outras questões de ordem prática, como as suas dimensões serem excessivas para grande parte das estradas europeias, mas isso não seria impeditivo, tendo em conta que também temos pessoas que não têm problemas em comprar SUVs gigantescos e aprenderem a evitar certas estradas, parques de estacionamento, e demais locais incompatíveis com viaturas dessa dimensão.


Winamp desaparece do GitHub

A disponibilização do código fonte do Winamp não durou. Menos de um mês após ter sido disponibilizado, o Winamp desapareceu do GitHub.

O seu suposto lançamento como open-source foi bastante criticado, por efectivamente ser "open-source" apenas de nome, aplicando uma licença bastante restritiva que basicamente significava que todos os contribuidores estivessem a trabalhar gratuitamente para benefício da empresa que detém o WinAmp.


Android 15 chega sem limitação da carga da bateria nos Pixel

A aguardada funcionalidade de limitação de carga da bateria para os Pixel, que estava a ser testada, não está disponível na versão de lançamento do Android 15. A mesma só irá chegar aos utilizadores numa actualização futura, esperando-se que ainda possa chegar antes do final do ano.

Embora seja natural que algumas funcionalidades só cheguem mais tarde, não deixa de ser mais um caso da normalização do permanente estado "beta" dos produtos actuais, onde até funcionalidades básicas acabam por não ficar disponíveis desde logo, ficando prometidas para "mais tarde".


Falência da Fisker assegura "recalls"

A falência da Fisker veio relembrar os riscos dos automóveis modernos, deixando os clientes "pendurados", não só em termos de assistência, como de recolhas obrigatórias e acesso aos serviços digitais dependentes da cloud.

Embora alguns dos recalls (recolhas obrigatórias para resolver problemas) sejam coisas que podem ser feitas através de actualizações remotas, o ponto de discórdia era referente a dois recalls que têm que ser feitos em oficinas, e que a marca queria que fossem os clientes apagar o custo da mão de obra. Agora, isso ficou resolvido, embora nalguns casos os clientes tenham que ser eles a pagar e só depois podendo submeter um pedido de reembolso.

Embora não seja frequente ver fabricantes automóveis a fecharem, é algo a ter em conta, sob pena de não se poder sequer entrar no próprio carro, por os serviços de autenticação na cloud terem sido encerrados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro sistema funcional de comunicação com fibra-óptica foi demonstrado em 1965 pelo físico Manfred Börner nos laboratórios da Telefunken na Alemanha.

Suporte dobrável para portátil a €13

17-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para auxiliar no trabalho com portáteis, tablets, ou outros equipamentos, um compacto e económico suporte pode fazer maravilhas ao posicioná-los na orientação pretendida.

Com mais pessoas a trabalhar / estudarem em casa, é mais importante que nunca fazer todos os possíveis para que essas tarefas possa ser realizadas da forma mais adequada. Por vezes, até algo tão simples como um pequeno ajuste na forma como se pousa um portátil ou tablet pode fazer toda a diferença, e daí a importância de ter um suporte que permita afinar a sua posição à vontade de cada um.
Este suporte dobrável para portátil está disponível por apenas 13 euros na Amazon Espanha.

Com um formato "transformável" retráctil, este suporte pode facilmente ser levado para qualquer lado quando fechado, mas acomodar portáteis com ecrãs até 17" quando completamente aberto. Essa mesma capacidade significa também que o podemos usar com dispositivos de diferentes tamanhos, indo de um simples smartphone, passando por tablets e livros, e qualquer outra coisa que se deseje ter inclinado - e mesmo a nível de inclinação é também ajustável, podendo ir dos 17º aos 50º com ajustes intermédios.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Vibração Adaptativa no Android 15

17-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Android 15 vem com a funcionalidade de Vibração Adaptativa para os Pixel, que ajusta a intensidade da vibração do telemóvel com base nas circunstâncias à sua volta.

Poucas pessoas ajustam a intensidade da vibração do seu smartphone, e isso acaba inevitavelmente por fazer com que existam situações em que as vibrações não são suficientemente fortes para serem notadas (quando se está em ambientes ruidosos ou muito movimentados), ou o sejam em excesso (quando temos o smartphone numa mesa de vidro numa sala silenciosa). Mas o Android 15 vem dar uma ajuda para resolver isto.

A Vibração Adaptativa do Android 15 utiliza o microfone e os sensores do telemóvel para analisar os níveis de som e movimento. Por exemplo, se o telemóvel estiver no bolso enquanto se move ou se houver música alta a tocar, o motor de vibração intensifica-se para garantir que o sente. E porque hoje em dia as coisas têm que ficar bem esclarecidas, a Google garante que nenhum som é gravado ou enviado para servidores externos durante este processo, sendo tudo processado unicamente no smartphone.

Para activar a Vibração Adaptativa basta:
  1. Aceder às Definições do Pixel.
  2. Tocar em "Vibração & haptics."
  3. Seleccionar "Adaptive Vibration" e activar a funcionalidade.
Uma vez activada, o telemóvel ajustará automaticamente a intesidade da vibração para notificações e chamadas - não afectando as demais vibrações, como as do teclado.

Infelizmente por agora isto é um exclusivo dos smartphones Pixel da Google, restando esperar que no futuro se possa tornar numa funcionalidade geral do sistema, para todos os dispositivos Android.

EUA exigem cancelamento fácil de serviços

17-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A FTC norte-americana vai exigir que as empresas disponibilizem métodos que facilitem o cancelamento de serviços com um único clique.

Sabemos muito bem como as coisas são: subscrever um qualquer novo serviço é algo que pode ser feito com um único clique num botão; mas se quisermos cancelar esse mesmo serviço, podemos ter que percorrer uma meia dúzia de ecrãs até finalmente chegar à opção para o fazer. Isso é algo que levou a FTC a definir novas regras, passando a exigir métodos de cancelamento fácil dos serviços nos EUA.

O objectivo é fazer com que se torne tão simples cancelar um serviço, com um só clique, tal como é subscrevê-lo.

NEW: The FTC has finalized its “Click to Cancel” rule – which will require companies to make it as easy to cancel a subscription as it is to sign up.

Unwanted subscriptions add up for Americans, and our Administration is taking action to save families time and money. pic.twitter.com/wdIcKac6PN

— The White House (@WhiteHouse) October 16, 2024
É o tipo de coisa que, também deste lado do Atlântico, seria bem mais produtivo e útil para os cidadãos europeus que os intragáveis e inúteis popups de consentimento dos cookies que infestam os sites da internet.

Ainda recentemente sofri precisamente com este fenómeno, ao fazer uma ronda de "limpeza" de serviços subscritos, e onde nalguns deles fui obrigado a recorrer ao Google para pesquisar "como cancelar o serviço X", precisamente por essa opção estar deliberadamente escondida das formas mais obtusas possíveis, para desincentivar o cliente de cancelar o serviço.

Google Earth vai facilitar instalação de painéis solares

17-10-2024 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

O Google Earth vai ter integração com a Solar API para facilitar a avaliação de instalações de painéis solares.

Hoje em dia a instalação de painéis solares passou a ser algo bastante mais acessível do que era há algumas décadas, fazendo com que se torne numa proposta vantajosa para a maioria das pessoas. Dito isso, quando se trata de instalações de grandes dimensões, o que manda são os "números", e é aí que a Google quer tornar o Google Earth mais útil.

Com a integração com a Solar API, será muito mais fácil criar ferramentas que permitem avaliar a instalação de painéis solares, introduzindo-se o custo de instalação e rendimento pretendido, e ficando com uma ideia mais realista do retorno que se irá obter, tendo em conta os dados de exposição solar.

Google Earth will soon integrate with Solar API to provide solar feasibility assessment for large commercial roofs and parking lots. Evaluate solar feasibility faster for early stage designs with advanced solar data and rooftop imagery, Learn more: https://t.co/nzhy5ODyj4 pic.twitter.com/RE0aNxQIa3

— Google Earth (@googleearth) September 27, 2024
Infelizmente, não parece que isto seja algo que vá ficar disponível (gratuitamente) para o público em geral. Sendo que tal seria interessante se a Google disponibilizasse uma ferramenta assim com limites ajustados para pequenas instalações residenciais.

Robot Tesla Optimus sobe escadas e recarrega-se sozinho

17-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla mostrou alguns dos mais recentes desenvolvimentos do seu robot humanóide Optimus, incluindo subir escadas, recarregar-se sozinho, e interagir com pessoas.

No seguimento do evento de apresentação do robotaxi e robovan, onde a Tesla colocou vários robots a interagir com o público - que estavam a ser controlados remotamente por humanos - a Tesla veio mostrar alguns dos avanços que tem feito.

Os robots Optimus podem agora aventurar-se em espaços desconhecidos, com múltiplos robots a poderem partilhar o conhecimento do espaço uns com os outros para criarem um mapa global, subir escadas, e pegar em cargas mais pesadas (até 11 kg) sem aquecer excessivamente - este último ponto indicando que ainda há trabalho pela frente a nível de criar actuadores e motores mais eficientes e capazes.

Talvez em alusão aos robots controlados remotamente no evento, a Tesla também mostra a capacidade de interacção dos robots a entregarem pedidos a pessoas, aqui aparentemente funcionando de forma autónoma via AI.

Navigating by myself pic.twitter.com/CeFSqCcy5I

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) October 17, 2024
Outra das capacidades destes Tesla bots é que, ao estilo dos aspiradores robot, agora também passam a ter a capacidade de irem até um posto de carregamento e se recarregarem autónomamente, regressando ao trabalho quando estiverem recarregados.

Google Gemini prepara redimensionamento de imagens AI

17-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a resolver uma das maiores limitações da geração de imagens AI via Imagen 3 no Gemini, permitindo que os utilizadores escolham diferentes dimensões e formatos das mesmas.

Até agora, os utilizadores estavam limitados à geração de imagens quadradas ao utilizar o Gemini para gerar imagens com o Imagen 3, o gerador de imagens AI da Google. Com a nova actualização, por agora disponível na versão beta, os utilizadores podem redimensionar imagens directamente na app, com a ferramenta a adicionar automaticamente detalhes de fundo ao cortar ou preencher espaços em branco ao ampliar as imagens.

Isto vem evitar a necessidade de fazer estes passos manualmente, usando outras ferramentas AI, sempre que se precisam de imagens AI que não sejam no formato quadrado.
É de imaginar que, a mais longo prazo, este tipo de capacidades acabe por se tornar tão banal que até possa estar integrada directamente nas apps das câmaras, dando total versatilidade a nível de poder "esticar" a imagem para o formato que se deseja, com a tecnologia AI a encarregar-se de gerar as partes em falta de modo a que o resultado final seja imperceptível.

As ferramentas de geração de imagens do Gemini foram também integradas noutras apps da Google, como o Slides, embora por agora limitado a utilizadores com contas Enterprise, Education, ou que subscrevem o Google One AI Premium.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €92

17-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 92 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10%. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple apresenta logótipos de marcas em emails e chamadas

17-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a lançar nova funcionalidade que permitirá às empresas personalizar a forma como aparecem em emails, telefonemas, e pagamentos nos iPhones.

O Business Connect, lançado no ano passado, permite às empresas gerirem as suas informações nos serviços da Apple, incluindo o Mapas, Siri e Mensagens. Ao confirmar a sua informação, as empresas podem adicionar fotos, ofertas especiais e outros detalhes para tornar os seus produtos e serviços mais apelativos para os utilizadores. E agora, poderão também mostrar o nome e logótipo da marca em apps como o Mail, Telefone e Wallet nos iPhones, facilitando a identificação de quem está a contactar.

Uma das principais actualizações é o "Branded Mail", que as empresas já podem subscrever. Esta funcionalidade tornará mais fácil para os utilizadores reconhecerem emails de fontes verificadas, adicionando os seus logótipos às informações do remetente. É idêntica à recente funcionalidade do Gmail de mostrar marcas de verificação de autenticidade, ajudando a distinguir emails legítimos de spam.
A Apple também planeia introduzir o Business Caller ID, que mostrará o nome, logótipo e departamento da empresa no ecrã de chamadas recebidas. Isto ajudará os utilizadores a decidir se devem atender ou ignorar chamadas de números desconhecidos. Esta funcionalidade deverá ser lançada durante o próximo ano (2025). Além disso, as empresas que utilizam o serviço Tap to Pay da Apple poderão em breve exibir o seu logótipo ao aceitar pagamentos.

Amazon Kindle ganha versão Colorsoft a cores

17-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon apresentou a mais recente geração dos seus Kindle, que pela primeira vez inclui uma versão "Colorsoft" com ecrã e-ink a cores.

Esta actualização traz quatro novos Kindles. O modelo base é em tudo idêntico ao Kindle de 2022, mas promete mudanças de páginas mais rápidas e vem com 16 GB de capacidade. Depois, temos o Kindle Paperwhite com ecrã de 7" actualizado para maior contraste, também com mudanças de página 25% mais rápidas, e agora tendo protecção total à prova de água, o que deverá dar maior confiança a quem gostar de ler na piscina (ou no banho). O Kindle Scribe, com ecrã de 10.2", e que ganha capacidades AI, não só podendo converter texto escrito à mão em texto, como também fazer sumários e resumos dos conteúdos.

Mas o maior destaque vai para o Kindle Colorsoft Signature Edition. Este é o primeiro Kindle com ecrã e-ink a cores, que a Amazon diz ser ideal tanto para ver banda desenhada como ver fotos, revistas digitais, ou até para fazer a marcação de textos em diferentes cores para mais fácil visualização. Também vem com protecção à prova de água, além de carregamento wireless e autonomia de até 8 semanas.
Enquanto aguardamos pelos preços para Portugal, podemos usar como referência os preços nos EUA:
  • Kindle (2024): $109.99
  • Kindle Paperwhite (2024):$159.99
  • Kindle Scribe (2024): $399.99
  • Kindle Colorsoft Signature Edition: $279.99
É bom ver a tecnologia dos ecrãs e-Ink continua a melhorar, com ecrãs mais rápidos, mas é pena que as versões a cores, ou dos ecrãs de maior dimensão, ainda fiquem a um preço mais elevado do que seria desejado.

Chrome começa a desactivar uBlock Origin

16-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome começou a bloquear as extensões Manifest V2, que incluem adblockers populares como o uBlock Origin.

Depois do prenúncio nos últimos dias, em que alguns utilizadores começaram a ver a mensagem de que a extensão uBlock Origin iria ser bloqueada, vários utilizadores estão a deparar-se com o seu Chrome a dizer-lhes que desactivou o uBlock Origin e outras extensões.

O criador do uBlock Origin, Raymond Hill, confirmou a alteração ao fazer retweet um utilizador que recebeu uma notificação do Chrome a informar que a extensão já não é suportada e recomendando a sua remoção. Esta medida não é propriamente uma surpresa, tendo vindo a ser preparada pela Google desde 2019, e de forma mais intensiva nos últimos meses. A Google apresenta-a como sendo uma necessidade de segurança, já que as anteriores extensões tinham total acesso a todos os conteúdos dos sites, fazendo com que extensões maliciosas pudessem facilmente manipular e roubar dados; sendo que o novo Manifest V3 aplica muito mais restrições às capacidades das extensões - com consequência directa naquilo que os adblockers, e outras extensões, podem fazer. (Pessoalmente, não percebo porque não mantiveram aquilo que já existe, que é o de tornar claro, e deixar esse acesso total sujeito a aprovação/permissão por parte do utilizador).
Muitos utilizadores estão a criticar esta decisão e dizem que isto é justificação suficiente para mudarem para outros browsers, com os principais candidatos a serem o Firefox (a eterna "alternativa"), ou o Brave (para quem preferir manter-se com um browser que usa o mesmo motor do Chrome e suporta as suas extensões).

A questão é que, por muitas que sejam as críticas, adblockers como o uBlock Origin têm "apenas" 39 milhões de utilizadores, e mesmo que todos eles decidissem mudar para outro browser, isso continuaria a ser quase irrelevante para a Google face aos mais de 3.4 mil milhões de utilizadores do Chrome. No entanto, também sabemos que estes grandes produtos não terminam de um dia para o outro, mas começam por começar a perder relevância por força de utilizadores que vão recomendando e promovendo outros browsers - no mesmo estilo do que aconteceu quando foi o Chrome a enfrentar o domínio do Internet Explorer da Microsoft. Por isso, apesar desta alteração do Chrome poder não ter impacto imediato, não me surpreenderia se acabasse por ser o ponto de viragem que marcasse o início do fim do domínio do Chrome na web.

Tesla Model Y de 7 lugares chega a Portugal

16-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível em Portugal a opção de 7 lugares para o Model Y Long Range com tracção integral.

A Tesla está na fase de ir disponibilizando algumas funcionalidades pedidas pelos utilizadores como forma de revitalizar o interesse no Model Y numa altura em que muitos já começam a considerar aguardar pela versão remodelada (que deverá chegar no próximo ano), e agora isso concretiza-se com a variante de 7 lugares.

A Tesla expandiu a sua gama Model Y na Europa com a opção de sete lugares, disponível (apenas) na versão Long Range com tracção integral. Esta nova configuração, direcionada para famílias maiores ou quem precise de mais lugares, aumenta o preço base em €2500, passando o preço de 52.975 euros (sem outros extras) para 55.475 euros.
A terceira fila de assentos inclui dois bancos virados para a frente, dobráveis quando não estão a ser usados. Como se pode imaginar, não são propriamente espaçosos, com a Tesla a indeicar que estes bancos são mais adequados para crianças. O acesso à terceira fila é facilitado por botões nos bancos da segunda fila que os deslizam e dobram para a frente. Além disso, a terceira fila inclui duas portas USB-C para carregar dispositivos, o que pode ser interessante para manter as crianças entretidas durante viagens mais longas.

Como esperado, a configuração de sete lugares afecta o espaço de carga. O modelo de cinco lugares tem 854 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros levantados e até 2.158 litros quando dobrados; o Model Y de 7 lugares faz esse volume cair para 363 litros, subindo para os 753 litros com a terceira fila dobrada, e 2.040 litros dobrando-se também a segunda fila.

O Model Y de sete lugares será produzido na Gigafactory da Tesla em Berlim, inicialmente apenas na versão Long Range com tracção integral. No entanto, a Tesla poderá expandir esta opção a outras variantes no futuro, em função das necessidades de ir mantendo o nível de vendas à medida que se for aproximando a data de lançamento do Model Y renovado.

Notícias do dia

16-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google lança Android 15 para os Pixel; Apple actualiza iPad Mini com A17 Pro e acesso à Apple Intelligence; AMD e Intel defendem CPUs x86 contra os ARM; Galaxy AI faz vídeos slow-motion e sketches; YouTube com sleep timer e ajuste de velocidade; Windows 11 24H2 causa erros em PCs com alguns SSDs; e Jetpack para WordPress corrige vulnerabilidade crítica.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Android 15 causa problemas no Instagram

Parece que não é só o Windows que tem problemas com as actualizações; também a chegada do Android 15 está a causar problemas, tornando a app do Instagram praticamente inutilizável com crashes frequentes e impedindo mudar entre stories.

A parte positiva é que parece já haver uma actualização do Instagram que resolve estes problemas. A app Instagram para Android na versão 353.1.0.47.90 parece já não ter problemas a correr no Android 15, mas no momento desta notícia, ainda não estava disponível na Play Store, obrigando a fazer a instalação directa manualmente. Por outro lado, tendo em conta o tradicionalmente lento ritmo de actualizações do sistema Android, quando o Android 15 começar a chegar a parte significativa dos utilizadores, é mais que certo que a Play Store já terá a app actualizada do Instagram.


Cão robot caminha debaixo de água


Se acham os robots quadrúpedes um pouco "assustadores", lamento informar-vos que o próximo vídeo não vos irá fazer mudar de ideias; pelo contrário.

A MAB Robotics mostrou as capacidades subaquáticas do seu robot Honey Badger, caminhando no fundo de uma piscina com a mesma tranquilidade e naturalidade com que caminha no solo fora de água.




Nova Xbox Series X gasta menos energia

A mais recente versão da Xbox Series X vem com um chip que agora é produzido em processo de 6nm em vez de 7nm, e as diferenças fazem-se notar nos consumos.

Quando se passa para um processo de produção de chips mais eficiente, normalmente podemos escolher entre ter melhor desempenho para o mesmo nível de consumo energético, ou manter o desempenho reduzindo o consumo. No caso da actualização da Xbox, a MS optou pela segunda opção. Face à Xbox Series X original de 2020, a nova Xbox Series X de 2024 reduz o consumo em idle de 60 W para 51 W ou 39 W (na versão sem drive óptica), e nos jogos passa de 167 W para 156/151 W.

Também por causa disto, vem com um dissipador mais económico (e leve), que dispensa o uso de cobre na quantidade que era usada no dissipador da versão original.


BBC diz que "Have I Been Pwned" foi o hacker do Internet Archive

Dando razão a todos os que criticam os orgãos de comunicação social de "não saberem o que dizem", temos mais um caricato caso em que a BBC mete os pés pelas mãos e noticia que o recente ataque ao Internet Archive foi realizado por um grupo de hackers chamado "Have I Been Pwned"!

Anyone got a @BBC contact that can get this fixed? Not sure if this is your piece @daniel_thomasg:

"The hackers, who call themselves "Have I Been Pwned", made off with more than 31 million email addresses, usernames and passwords." https://t.co/XcukwFwv0S

— Troy Hunt (@troyhunt) October 15, 2024

Ora, o Have I Been Pwned é precisamente um site e serviço que se dedica a alertar os utilizadores para o caso dos seus dados terem sido roubados em ataques de hackers, nada tendo a ver com o ataque em si.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro avião comercial da Airbus foi o A300 lançado em 1972. Foi o primeiro avião do mundo com dois corredores e dois motores. Em 1984 o A320 foi o primeiro avião comercial a adoptar um sistema fly-by-wire.

Xiaomi Smart Band 9 a €39

16-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 9 por 39 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a anterior Mi Band 8, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 21 dias de uso típico, que passam para cerca de uma semana com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Windows 11 24H2 causa erros em PCs com alguns SSDs

16-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição das actualizações problemáticas, o mais recente Windows 11 24H2 pode causar os odiados erros de ecrã azul (BSOD - Blue Screen of Death) em PCs com certos modelos de SSDs.

Vários utilizadores com SSDs da Western Digital têm reportado crashes frequentes com ecrãs azuis (BSOD) após actualizarem para o Windows 11 24H2. O problema, relatado em fóruns da comunidade desde o início de outubro, parece ser causado por uma má configuração do Host Memory Buffer (HMB), que gera instabilidade no sistema.

Os modelos mais afectados são o WD Blue SN580 e o WD Black SN770, ambos utilizando HMB para recorrer à RAM do sistema como cache adicional, geralmente cerca de 64 MB. No entanto, a actualização do Windows 11 24H2 aumentou esse valor até aos 200 MB, o que se pensa estar na origem destes crashes. Embora o problema afecte principalmente estes modelos, outros SSDs NVMe que usem HMB podem também estar em risco.

Por agora a solução tem sido editar o registry do Windows para limitar a memória do HMB a 64 MB, ou desactivá-lo completamente (mas neste caso, com o consequente impacto negativo a nível de desempenho). Para tal, é necessário alterar a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\CurrentControlSet\\Control\\StorPort" no registo, ajustando o HMB para 64 MB ou desligando-o através da chave "HmbAllocationPolicy" (valor 0 desactiva-o, valor 2 define o valor habitual de 64 MB).

É importante referir que este problema está relacionado com o Windows 11, e não com o hardware da Western Digital ou dos demais SSDs afectados.

|