PlanetGeek

AT&T processa Broadcom por não manter contrato "perpétuo"

15-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A AT&T está a sentir na pele aquilo que faz à maioria dos seus clientes, quanto altera os planos supostamente "perpétuos".

A AT&T entrou em litígio contra a Broadcom, acusando a empresa de recusar renovar os serviços de suporte para as suas licenças perpétuas de software VMware. O processo alega que a Broadcom está a tentar alterar retroactivamente os termos dos contratos existentes para se alinhar com a sua nova estratégia empresarial. Este conflito surgiu após a aquisição da VMware pela Broadcom por 61 mil milhões de dólares em Novembro, que trouxe mudanças significativas ao modelo de licenciamento da VMware.

A AT&T depende do software VMware para gerir 75.000 máquinas virtuais (VMs) em 8.600 servidores, suportando operações críticas para as suas operações, como o atendimento ao cliente. Segundo a queixa, a gigante das telecomunicações acredita que tem direito a uma renovação de um ano dos serviços de suporte, o que seria a segunda de três renovações planeadas. Estes serviços são essenciais para ter acesso a actualizações de segurança, correcções de software e manutenção diária. Sem este suporte, a AT&T teme que qualquer erro de software possa causar dispendiosas interrupções nos seus serviços.
O processo acusa a Broadcom de utilizar tácticas injustas, ao recusar a renovação a menos que a AT&T aceite novos pacotes de subscrição dispendiosos. Estes pacotes adicionais poderiam custar à empresa dezenas de milhões de dólares mais do que apenas os serviços de suporte que deseja. A Broadcom, em resposta, nega as alegações e insiste que a transição da VMware para serviços de subscrição começou muito antes da aquisição.


Este caso torna-se curioso, pois estamos a falar de empresas de telecomunicações que têm longo historial de querer redefinir o significado das palavras. Desde os "dados ilimitados" que afinal têm limites, aos preços "garantidos para sempre" que afinal aumentam sempre que a empresa assim o entender. Mas parece que isso apenas é válido quando são eles a ditar as regras, não apreciando quando estão do lado de quem tem que "comer e calar".

Tesla promove FSD Supervisionado

15-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a começar a promover o modo FSD Supervisionado que, teoricamente, irá cumprir com a promessa que tem feito há anos.

Tendo sido forçada a clarificar que o modo "FSD 100% autónomo" na realidade precisa da supervisão permanente por parte do condutor - dando origem ao FSD Supervisionado - a Tesla tem passado os últimos meses a testar e melhorar a sua nova versão do sistema que assenta maioritariamente em tecnologia "AI" para a condução, com resultados que têm sido extremamente positivos. Positivos ao ponto da marca estar finalmente a indicar que o FSD será lançado na Europa em 2025.

A Tesla lançou recentemente um curto vídeo de promoção do FSD Supervisionado, indicando a sua capacidade de lidar com a maioria das situações nas estradas, incluindo manobras inesperadas de outros condutores, desvios e obstáculos na via, e até rotundas (algo essencial para as estradas europeias).


Isto acaba por ser inevitável, tendo em conta que a Tesla prometeu demonstrar o seu Robotaxi - este sim, 100% autónomo - no dia 10 de Outubro; e seria um completo desastre se o fizesse sem que cumprisse a promessa feita a todos os clientes que pagaram pela função FSD nos seus Tesla e têm estado à espera disso, desde sempre.

Robot humanóide NEO Beta faz as lides domésticas

15-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O NEO Beta é um robot que promete ser o mordomo doméstico capaz de lidar com todas as tarefas chatas em casa.

Há quase um século que se sonha com os robots que nos livrem das lides domésticas, mas esse tem sido um sonho que, ao estilo dos "carros voadores", tem tardado em se concretizar. A 1X quer mudar isso, e apresenta-nos o seu robot humanóide NEO Beta como sendo a resposta.

Com 1.65m de altura, o robot não tem um tamanho que intimide, mas sendo suficiente para lidar com todo o tipo de tarefas que uma pessoa possa fazer, tendo já efectuado demonstrações de coisas tão simples como limpar líquido derramado numa mesa, tratar da roupa, arrumar a casa, ou até mesmo preparar uma mochila. No entanto, há um pequeno mas importante detalhe: algumas destas operações têm sido feitas através de controlo remoto por humanos, à distância.


Embora o objectivo da 1X seja que, futuramente, tudo isto possa ser feito de forma autónoma (e na verdade, algumas das demonstrações já são feitas em modo autónomo) por agora a empresa reconhece que há coisas que ainda precisam de ser assistidas por humanos.

É impossível não recordar o filme Sleep Dealer (2008) de Alex Rivera, que aborda precisamente o tema de se ter trabalhadores remotos de países pobres a controlar robots que trabalham nos países ricos.

Subwoofer do Cybertruck usa chassis para som mais profundo

15-09-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla aproveitou a estrutura do Cybertruck para melhorar os graves do subwoofer.

A Tesla já tem por hábito aplicar um sistema de som bem capaz nos seus automóveis, e o Cybertruck não é excepção. Aliás, quem puxar pelo volume num Cybertruck ficará impressionando pela qualidade sonora e pelos seus graves profundos, cujos segredos foram agora revelados.

O Cybertruck tem um sistema de subwoofers instalados sob os bancos, mas a particularidade é o facto de eles aproveitarem o interior da estrutura do chassis como caixa de ar para amplificar os graves.
Um detalhe interessante para quem se interessar pelo sistema sonoro nos automóveis, e que talvez possa vir a inspirar outros fabricantes para que prestem um pouco mais de atenção à questão da qualidade sonora - que tantas vezes é descurada como forma (propositada?) de tentar vender dispendiosos "extras" para melhoria do sistema de som.

Samsung promete 7 anos de actualizações para Smart TVs

15-09-2024 | 12:57 | A Minha Alegre Casinha

A Samsung compromete-se a assegurar sete anos de actualizações para as suas Smart TVs, começando nalguns modelos de 2023 e 2024.

Depois dos esforços feitos a nível de prolongar as actualizações nos smartphones, a Samsung faz o mesmo noutra gama de produtos onde isso se torna igualmente indispensável: as smart TVs.

Muitos são os consumidores que, depois de terem investido numa Smart TV, a vêem perder capacidades e funcionalidades ao longo dos anos, à medida que deixam de receber actualizações e perdem acesso a coisas como o YouTube, Netflix, etc. Um cenário extremamente desolador tendo em conta que, ao contrário dos smartphones e tablets, onde se pode "tolerar" que precisem de ser trocados ao fim de alguns anos, uma Smart TV espera-se que se mantenha em uso por bastante mais tempo, preferencialmente por uma década ou mais - se não tivemos o azar de levar com uma avaria pouco depois de terminar o período de garantia.

A garantia de 7 anos de actualizações para Smart TVs é bem-vinda, mas resta saber se não será penalizada pela promoção das funcionalidades "AI" (a Samsung tem falado frequentemente de AI TVs), e que potencialmente poderão estar associadas a um serviço de subscrição que, raramente, resulta a favor dos consumidores a longo prazo - veja-se o que se tem passado com os Echo Show da Amazon.

iOS 18 disponível a 16 de Setembro

15-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima versão iOS 18 e iPadOS 18 fica disponível para os iPhones e iPads a 16 de Setembro.

Tal como tem sido tradição na Apple, os utilizadores poderão instalar a mais recente versão do iOS alguns dias antes do lançamento da nova geração de iPhones.

O iOS 18 fica disponível para todos os iPhones que tinham acesso ao iOS 17, o que se traduz por todos os iPhone XS/XR e demais modelos com chip A12 Bionic, e mais recentes:
  • iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max
  • iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max
  • iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS, iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone SE (2nd gen), iPhone SE (3rd gen)

Quanto ao iPadOS e iPads, o iPadOS 18 abandona os iPads com chips A10X Fusion, ficando disponível para os seguintes iPads:
  • iPad Pro: 2018 e posteriores
  • iPad Air: 2019 e posteriores
  • iPad mini: 2019 e posterior
  • iPad: 2020 e posterior

De referir que, embora uma das maiores novidades publicitadas pela Apple para o iOS 18 sejam as funcionalidades AI Apple Intelligence, estas só começarão a ser disponibilizadas com o iOS 18.1 (previsto para Outubro) e muitas delas só chegarão em 2025. Adicionalmente, são coisas que só ficarão disponíveis nos iPhone 16 e iPhone 15 Pro.

Pixel 9 Pro Fold não resiste à dobragem

15-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não fez melhorias na resistência do Pixel 9 Pro Fold aos abusos face ao modelo anterior.

À semelhança do Pixel Fold original, os utilizadores do novo Pixel 9 Pro Fold deverão ter o máximo de cuidado quanto aos abusos, propositados ou acidentais, a que o sujeitam. O novo Pixel 9 Pro Fold tem precisamente as mesmas fragilidades do seu antecessor, podendo "desmontar-se" se se fizer alguma pressão mais excessiva no sentido oposto ao da abertura correcta (apesar da dobradiça em si, sobreviver).

O ecrã interior também volta a demonstra a fragilidade dos ecrãs dobráveis. Enquanto o ecrã exterior resiste a riscos até ao nível 6 e 7 na escala de Mohs, o ecrã interior fica riscado logo ao nível 2, o que significa que até as unhas podem deixar o ecrã marcado de forma permanente.


Se era possível fazer melhor? Claro que sim, bastava a Google ter aprendido com o modelo anterior e ido buscar inspiração ao Galaxy Z Fold 6 da sua parceira Samsung, que sobrevive a estes abusos de resistência mecânica.

TP-Link Archer BE550 quer ser a base para a conectividade doméstica

15-09-2024 | 09:32 | Apps do Android


Archer BE550 - um router tri-band Wifi 7 a que só falta tirar cafés. Pelo preço, não seria de esperar menos!


 A TP-Link anunciou o lançamento do Archer BE550, o novo router Tri-Band Wi-Fi 7 que redefine os padrões de conectividade doméstica. Com velocidades sem precedentes e funcionalidades inovadoras, o Archer BE550 foi projetado para atender às crescentes exigências de uma era digital onde a conectividade rápida, estável e segura é essencial.
 
Archer BE550 proporciona velocidades de até 9214 Mbps através da tecnologia Tri-Band Wi-Fi 7, permitindo que os utilizadores tirem o máximo partido das suas atividades online, desde streaming 4K/8K a jogos AR/VR imersivos e downloads de alta velocidade. Graças à sua Operação Multi-Link (MLO), o router oferece uma latência reduzida, maior fiabilidade e um desempenho contínuo mesmo em ambientes de alta densidade de dispositivos.

Equipado com 5 portas de 2.5G (1 WAN e 4 LAN), o Archer BE550 eleva a conectividade com fios a um novo patamar, permitindo que os utilizadores ultrapassem o congestionamento das redes de 1G tradicionais. Estas portas garantem que todos os dispositivos conectados, desde computadores a sistemas de entretenimento, operem com o máximo desempenho possível.
 
Archer BE550 foi concebido para fornecer uma cobertura Wi-Fi estendida em casas de grandes dimensões, graças às suas 6 antenas otimizadas e ao Beamforming, que concentra o sinal diretamente nos dispositivos, garantindo uma conexão forte e fiável em todos os cantos da casa. O High-Power FEM melhora ainda mais a cobertura, assegurando que todos os utilizadores desfrutem de uma ligação sem interrupções, mesmo em áreas mais afastadas.
 
Fácil de Configurar, Simples de Usar

A instalação e gestão da rede nunca foi tão fácil. Com a aplicação Tether da TP-Link, o utilizador pode configurar o Archer BE550 em minutos e controlar todos os aspetos da sua rede a partir de um smartphone. Além disso, o router é compatível com o EasyMesh, permitindo expandir a rede Wi-Fi em toda a casa, de forma simples e sem quebras de sinal.
Para garantir a proteção de todos os dispositivos conectados, o Archer BE550 vem equipado com o TP-Link HomeShield, oferecendo segurança em tempo real contra ameaças cibernéticas. Desde a proteção contra sites maliciosos até à prevenção de ataques DDoS, o HomeShield assegura que a sua rede e os seus dados estão sempre protegidos.
O novo produto é também compatível com Google Assistant e Amazon Alexa, permitindo controlar a sua rede por comandos de voz, proporcionando uma experiência verdadeiramente inteligente e integrada com o seu lar.
 
"Com o lançamento do Archer BE550, estamos a dar um passo significativo no futuro das redes domésticas. O Wi-Fi 7 representa um avanço tecnológico que vem responder às exigências cada vez maiores de uma conectividade rápida e estável nas casas modernas. Sabemos que os utilizadores de hoje exigem mais das suas redes, seja para o streaming de vídeo em alta definição, gaming imersivo ou até mesmo para aplicações emergentes como AR e VR”, explica Carlos Costa, Pre Sales Enginner da TP-Link Portugal. “O Archer BE550 redefine o conceito de router Wi-Fi, não só pelo seu desempenho avançado, mas também pela facilidade de configuração e gestão através da nossa aplicação Tether. Com este lançamento, estamos a demonstrar o nosso compromisso em oferecer produtos que não apenas acompanham o ritmo da inovação, mas que também proporcionam uma experiência de rede superior para todos os utilizadores”.
 
O novo BE550 está disponível por um preço aproximado de 449.99 euros. 

Polaris Dawn regressa à Terra em segurança

15-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A missão Polaris Dawn regressou em segurança, marcando mais um importante passo para a SpaceX.

A missão, considerada o voo espacial privado mais ambicioso até à data, levou a tripulação - Jared Isaacman, o comandante da missão, engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon, e piloto Kidd Poteet - a uma altitude de 1.408,1 km, tornando-se o voo orbital mais alto desde a era Apollo.

Um dos momentos-chave ocorreu no terceiro dia, quando Isaacman e Gillis realizaram o primeiro passeio espacial privado, utilizando fatos espaciais desenvolvidos pela SpaceX em apenas dois anos. Estes fatos espaciais são bastante mais económicos que os fatos clássicos usados pela NASA e serão essenciais para as próximas etapas da exploração espacial, incluindo os fatos que serão usados na Lua ou em Marte. Quem se interessar por esse tema, pode acompanhar aqui uma análise mais detalhada sobre a sua manobrabilidade, havendo vários aspectos que certamente irão ser melhorados após este teste em circunstâncias reais.

Splashdown of Dragon confirmed! Welcome back to Earth, @rookisaacman, @kiddpoteet, @Gillis_SarahE, @annawmenon pic.twitter.com/nILpMQh2sR

— SpaceX (@SpaceX) September 15, 2024
Outra das coisas que esta missão testou foi uma ligação laser à constelação Starlink para manter comunicações de alta-velocidade com o solo. No último dia em órbita, a tripulação do Resilience efectuou uma chamada de vídeo contínua de 40 minutos com operadores da missão na Califórnia, utilizando a rede Starlink.

Com esta missão terminada, as atenções voltam-se para o próximo lançamento Starship que deverá testar o sistema de agarrar o booster Super Heavy em voo, mas que tem estado sujeito a demoras burocráticas que têm frustrado a SpaceX.

Apple promove Siri que só chegará em 2025

14-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Algumas das novidades Apple Intelligence que a Apple está usar para vender os iPhone 16 só chegarão quando já se estiver perto do lançamento dos iPhone 17.

Estamos numa era em que as empresas tecnológicas parecem estar, cada vez mais, a vender a "promessa" de coisas futuras em vez de coisas que se podem fazer no momento da compra dos produtos. Nem vamos falar do caso da Tesla, que há anos vende um modo FSD que, até à data, continua por disponibilizar aos clientes. Nos smartphones, tem-se tornado cada vez mais frequente as empresas demonstrarem coisas que, depois, só chegam em actualizações futuras, e este ano a Apple reforça isso - em grande - com a promessa das suas funcionalidades Apple Intelligence e nova Siri mais inteligente. Mas, a única garantia real é a de que nenhuma funcionalidade Apple Intelligence estará disponível para quem comprar um iPhone 16 no dia do lançamento.

As funcionalidades Apple Intelligence só começarão a chegar aos clientes Apple em Outubro, com o iOS 18.1, e mesmo assim de forma bastante limitada, sem a nova Siri e outras funcionalidades AI avançada - que só irão chegando ao longo dos meses seguintes e esticando-se por 2025. Na realidade, há coisas que a Apple está a demonstrar e promover como sendo possíveis nos novos iPhones, que só se tornarão realidade seis meses(!) após o lançamento dos iPhone 16. E isto assumindo que não irá haver atrasos adicionais, nem considerando que poderão demorar ainda mais a ficar disponíveis em todas as regiões, e idiomas. Apesar disso, a Apple lança vídeos a promover essas capacidades.

This feature isn’t available for 6 months after the iPhone 16 goes on sale. https://t.co/8fa4EhixRj

— Mark Gurman (@markgurman) September 13, 2024

Até que ponto é que se deverá aceitar estar a promover produtos usando demonstrações de coisas que estão a meio ano (ou anos) de distância? A Tesla já levou com processos em cima devido à promessa do FSD - com a empresa a adoptar uma postura de que não pode ser culpabilizada por estar a fazer promessas "de boa fá", mesmo que isso já leve meia década de atraso e faça com que alguns dos clientes que pagaram pelo FSD já tenham vendido o seu Tesla, após anos de uso, sem que tenham podido usufruir de uma opção pela qual pagaram. Mais recentemente, e mais apropriado para este caso das capacidades AI dos smartphones, a Google também foi forçada a parar de promover um vídeo enganador das capacidades do Gemini AI.

Se hoje temos a Apple a promover capacidades que só chegarão aos iPhones daqui por seis meses (assumindo que sim), o que impede que no próximo ano a Apple (ou outros) comecem a "vender" o sonho de funcionalidades que chegarão apenas no ano seguinte, e depois a vários anos de distância? Seria de pensar que, depois do fiasco do carregador wireless AirPower, demonstrado num evento, adiado por anos, e finalmente apagado pela Apple como se nunca tivesse existido, a Apple tivesse aprendido a só promover coisas que estivessem efectivamente prontas. Veremos se estas promessas AI para o "futuro" não acabarão por resultar num lembrete desse episódio, quer por pressão dos consumidores, quer pelas autoridades encarregues de regular a publicidade enganosa.

Teclado de macros para impressora 3D com RPI

14-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este teclado foi criado para facilitar o uso de impressoras 3D mas pode ser facilmente adaptado a muitas outras tarefas.

Já por cá falamos de inúmeros projectos de teclados para macros, para automatizar todo o tipo de operações, e desta vez temos que não só conta com peças impressas em 3D como também é, ele próprio, criado para agilizar o uso de impressoras 3D.

Este 3D Printer Macro Pad disponibiliza funções de acesso rápido para coisas como, ligar o aquecimento, suspender e retomar a impressão, e ajustar a altura - ou qualquer outra operação que se deseje ter sempre à mão sem necessidade de navegar por interfaces mais complexos.


O cérebro do sistema é um pequeno e económico Raspberry Pi RP2040, e o projecto até conta com algumas curiosidades a nível de acabamentos, com fita LED RGB e botões iluminados, que por si só poderão ser suficientes para dar ideias para muitos outros usos deste macro pad em inúmeros outros cenários.

LEGO Technic McLaren P1 dá volta Silverstone

14-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO e a McLaren uniram-se para criar um modelo de tamanho real e funcional do icónico McLaren P1, usando mais de 342.000 peças LEGO Technic.

Dando continuidade a projectos passados de carros recriados em LEGO à escala real, desta vez coube ao piloto de Fórmula 1 da McLaren, Lando Norris, testar o supercarro construído em LEGO, completando uma volta ao Circuito de Silverstone, um local cheio de história para a McLaren. O modelo pesa cerca de 1.220 kg e inclui direcção funcional alimentada por um motor eléctrico e baterias LEGO Technic, sendo a primeira vez que a LEGO cria um modelo capaz de percorrer uma volta completa numa pista de corridas.


O projecto exigiu 8.344 horas para ser concluído, envolvendo uma equipa de 23 especialistas da LEGO e da McLaren. A construção utilizou 393 tipos diferentes de peças LEGO Technic para recriar o McLaren P1 com detalhes impressionantes, combinando inovação em design e engenharia. O resultado não é apenas uma réplica, mas um veículo funcional que demonstra o potencial das peças LEGO Technic.

Obviamente, este modelo em escala real não está disponível para compra pelos fãs, mas podem optar pelo McLaren P1 (42172) com 3893 peças em escala mais reduzida e adequada para ser montado e exibido em casa.
O McLaren P1 LEGO Technic tem um preço de 449.99 euros e já pode ser reservado pelos interessados na loja online da LEGO.

Robotaxi da Tesla apanhado em testes

14-09-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a preparar-se para a grande revelação do Robotaxi 100% autónomo a 10 de Outubro nos estúdios Warner Bros., e foi recentemente avistado um protótipo camuflado em testes.

Embora a Tesla esteja a mapear a área com carros normais, um veículo destacou-se — um automóvel amarelo vivo com um design peculiar que sugere ser o tão aguardado Robotaxi.

O protótipo foi fotografado por um funcionário dos estúdios Warner Bros. e a imagem rapidamente se espalhou pela internet. O veículo aparece coberto por uma camuflagem amarela, com partes adicionais de carroçaria a esconder a sua verdadeira forma. Curiosamente, a Tesla escolheu uma abordagem mais divertida para disfarçar o automóvel, em vez do padrão de camuflagem com listras zebrada comum nos testes de veículos. A parte traseira do carro supostamente tem uma luz traseira ao estilo do Cybertruck, que percorre toda a parte de trás, embora não seja visível na foto.
O veículo camuflado parece partilhar algumas semelhanças com a representação conceptual do Robotaxi, como o capot baixo e o para-brisas inclinado. No entanto, também apresenta uma secção traseira volumosa, provavelmente adicionada para despistar especulações sobre o design final. O protótipo parece ser mais pequeno do que um Tesla típico, em linha com rumores que sugerem que o Robotaxi será um veículo de 2 portas e 2 lugares.

Um detalhe curioso é uma pequena saliência perto do topo do para-brisas, que alguns especulam poder ser um sensor LiDAR. Se for verdade, isto marcaria uma mudança significativa para a Tesla, que há muito defende que o LiDAR é desnecessário para a condução autónoma.

De qualquer forma, estamos em contagem decrescente para a Tesla revelar que efectivamente tem capacidade para criar e lançar um veículo 100% autónomo, e no processo deixando de ter desculpas para não cumprir com a promessa que há anos vai adiando, do modo FSD 100% autónomo nos seus automóveis.

Apple revela mais de 250 novas funcionalidades no iOS 18

14-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple divulgou a lista completa com mais de 250 novas funcionalidades que chegam com o iOS 18. Entre as principais novidades estão o Apple Intelligence, novas opções de personalização do ecrã inicial e do Centro de Controlo, uma app Fotos redesenhada, melhorias no Mensagens, uma nova app de Palavras-passe, e muito mais.

No seguimento da apresentação dos iPhone 16, a Apple disponibilizou um PDF com mais de 250 novidades do iOS 18.

Embora algumas funcionalidades estejam disponíveis de imediato, a Apple anunciou que o Apple Intelligence será lançado apenas com o iOS 18.1 previsto para Outubro, e com funcionalidades parciais que irão sendo expandidas ao longo de 2025. O Apple Intelligence só ficará disponível nos novos iPhone 16 e nos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max da geração anterior, com Siri configurada para Inglês dos EUA, e não se sabendo quando é que será disponibilizado nos países da UE.

Outras novidades incluem pequenas funcionalidades que ainda não tinham sido anunciadas. Por exemplo, o CarPlay agora suporta Spatial Audio em veículos compatíveis para o Apple Music e algumas apps de terceiros. O AirPlay também passou a suportar Spatial Audio ao transmitir áudio para um HomePod e outros dispositivos compatíveis. Além disso, os utilizadores poderão adicionar e controlar acessórios Matter baseados em Wi-Fi directamente na app Casa sem precisar de um hub doméstico. A actualização também expande o VoiceMail ao Vivo para novos países e idiomas, como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Japonês, entre outros.

A Apple confirmou que o iOS 18 e o iPadOS 18 serão lançados publicamente na segunda-feira, 16 de Setembro. Quanto ao atraso do Apple Intelligence na UE, é algo com o qual a Apple também não se poderá arriscar a adiar por demasiado tempo, já que esse será um tempo no qual os utilizadores poderão ir optando por usar serviços AI alternativos, como o ChatGPT, Gemini, e outros.

Rafale E-Tech 4×4 300 cv já disponível

14-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Rafale E-Tech full hybrid 200 cv, a Renault abre agora as encomendas para o Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid de elevado desempenho.

As versões E-Tech 4×4 300 cv vêm equipadas com um grupo propulsor híbrido plug-in com 300 cavalos de potência, que oferece o melhor dos dois mundos: combustão interna e eléctrico, com ênfase na condução eléctrica numa utilização quotidiana.

A bateria de 22 kWh permite uma autonomia 100% eléctrica de até 105 km e uma autonomia total de até 1.000 km com o depósito cheio, tendo em conta um consumo de combustível combinado WLTP de 0,5 litros/100 km e 12 g de CO2/km.

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid sublinha as suas credenciais como topo de gama, com dois níveis de equipamento especialmente generosos:
  • esprit Alpine, um nível de equipamento de inspiração desportiva, com tração 4×4 permanente, combinada com o sistema 4Control advanced, equipado de série.
  • atelier Alpine, um nível de equipamento ainda mais exclusivo, que integra um chassis mais desportivo e uma suspensão controlada com câmara preditiva, desenvolvido em parceria com a Alpine.
O Renault Rafale E-Tech full hybryd 200 cv está disponível a partir de 45.500 € na versão techno e 50.000 € para a versão de topo, esprit Alpine. Já o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid está disponível a partir de 55.000€ na versão esprit Alpine e 59.500€ para a versão de topo, atelier Alpine.

O início de comercialização está previsto para o outono de 2024.


[Pela Estrada Fora]

Volvo XC90 já disponível para encomenda

14-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O XC90 é um ícone da Volvo e agora, graças ao novo design interior e exterior e a um vasto conjunto de inovações tecnológicas, está melhor do que nunca.

O novo Volvo XC90 é um automóvel premium de sete lugares, um paradigma em conforto e em segurança em estrada, que apresenta agora, na sua versão híbrida plug-in, mais de 70 kms de autonomia eléctrica (dados preliminares – WLTP) permitindo aos condutores fazerem as suas deslocações diárias com zero emissões de gases de escape. Com efeito, estudos recentes da Volvo mostram que os mais recentes automóveis híbridos plug-in da Volvo já percorrem pelo menos metade das suas distâncias em modo 100% elétrico.

A sua autonomia, combinando o motor eléctrico com o motor a gasolina, ultrapassa os 800 km, podendo ser conjugada com a tração integral constante ou condução fora de estrada.
O novo Volvo XC90 apresenta ainda um novo design exterior, mais contemporâneo, que reforça o seu aspecto confiante. O design reflecte a transição actual em curso para a electrificação total e apresenta os elementos diferenciadores que também se podem observar nos 100% eléctricos da marca sueca.

Contudo, a maior novidade é, sem dúvida, no interior. Um interior renovado e ainda mais prático com a nova geração do Sistema de Infotainment que a marca estreou nos modelos eléctricos EX90 e EX30. Um ecrã táctil central maior, com uma resolução mais elevada, capaz de melhorar a experiência de utilização, abrindo um mundo de novas funcionalidades, novas apps e, claro, actualizações de software over the air.

O novo Volvo XC90 já está disponível para encomenda e os preços, em Portugal começam nos 96.817€. A produção deverá começar no final de 2024 com as entregas a começarem no início de 2025.


[Pela Estrada Fora]

Gemini Live disponível gratuitamente em Android

13-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Não podendo arriscar-se a ficar para trás, a Google facilita o acesso gratuito ao Gemini Live em Android.

A Google disponibilizou o Gemini Live de forma gratuita para todos os utilizadores Android. Anteriormente acessível apenas a subscritores do Gemini Advanced, esta funcionalidade de AI conversacional permite interagir com o chatbot através de voz de forma mais natural, idêntica à que é possível com o ChatGPT. Agora, os utilizadores podem aceder ao Gemini Live pela aplicação Gemini ou através do assistente do sistema (se estiver definido para o Gemini).

Apresentado no evento de lançamento do Pixel 9 no mês passado, o Gemini Live permite que os utilizadores façam perguntas em voz alta e até interrompam respostas a meio. Também é possível personalizar a experiência escolhendo entre várias vozes. Para activar a função, basta tocar no novo ícone de onda sonora no canto inferior direito da app.

We're starting to roll out Gemini Live in English to more people using the Android app, free of charge. Go Live to talk things out with Gemini, explore a new topic, or brainstorm ideas. Keep an eye out for Gemini Live in the Gemini app 👀 pic.twitter.com/0VL0c7E6Gw

— Google Gemini App (@GeminiApp) September 12, 2024
Apesar de estar disponível apenas em inglês por enquanto, a Google já anunciou que vai expandir o suporte para dispositivos iOS e adicionar mais idiomas no futuro.

No entanto, nem tudo está a correr bem para a Google. A empresa foi forçada a parar a promoção de um vídeo demonstrativo das capacidades AI do Gemini, por poder ser considerada publicidade enganosa, já que consistia em coisas editadas que visavam demonstrar as capacidades do Gemini, mas não da forma tão natural e imediata com eram mostradas.


Veremos como esta "guerra das AIs" irá progredir no futuro. Por agora o modo avançado de voz do ChatGPT só está disponível para utilizadores com subscrição; veremos se esta expansão do Gemini Live poderá fazer com que a OpenAI também opte por o disponibilizar no ChatGPT gratuito.

Chrome com permissões temporárias e remoção de notificações indesejadas

13-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Chrome está a ganhar novas medidas de segurança e de combate ao spam de notificações.

O Google Chrome reforçou a funcionalidade Safety Check com protecções automáticas de segurança. Esta ferramenta agora toma medidas proactivas para proteger os utilizadores com base nas suas acções, como revogar permissões de sites que já são visitados há muito tempo. Além disso, o Safety Check combate notificações abusivas ao revogar permissões de sites que enganam os utilizadores para activar notificações. No desktop, o Chrome irá notificar os utilizadores sobre extensões que possam representar um risco de segurança.

Para utilizadores Android, o Chrome está a facilitar o cancelamento de notificações indesejadas de sites. Nos dispositivos Pixel, e em breve noutros Androids, um novo botão Cancelar na barra de notificações permite parar de receber todas as notificações de um sites com um simples toque. A Google diz que esta funcionalidade já reduziu o volume de notificações em 30% nos telemóveis Pixel.
Não menos útil, e replicando algumas permissões temporárias nos dispositivos móveis, o Chrome também passa a dar mais controlo aos utilizadores, permitindo que se dê acesso temporário a coisas como a câmara ou microfone apenas para uma única sessão; com essas permissões a serem retiradas assim que se sair do site.

Notícias do dia

13-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

OpenAI lança modelos AI o1 com capacidade de "raciocínio"; Mini recolhe 140.000 Cooper SE eléctricos por risco de incêndio; hub Dirigera da Ikea ganha suporte Matter; como desbloquear computador da Escola Digital com o CUCo; e iOS 18 vem com 'Assistente de Reparação' para configurar peças de substituição genuínas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Spotify prepara contas para crianças

Quem já passou pelo "sofrimento" de ter as suas sugestões no Spotify completamente arruinadas pelo facto dos seus filhos terem decidido ouvir as suas músicas favoritas, poderá em breve ter forma de o evitar.

Isto será feito com um novo sistema de contas supervisionadas para crianças associadas ao plano familiar, que por agora será testado na Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia. Uma solução que, no entanto, não resolverá o problema para os utilizadores sem conta familiar - e que terão que continuar a recorrer à não muito acessível opção de "sessões privadas" para tentarem esconder algumas músicas do algoritmo de recomendações do Spotify.


Unity abandona "taxa de instalação"

Sendo mais que previsível, a Unity veio anunciar que vai abandonar a polémica taxa de instalação que lançou há um ano - que para além de violar a promessa do anterior CEO de que não haveria tais taxas, para cúmulo tinha efeitos retroactivos contabilizando as instalações feitas desde o início do ano.

Resta saber se este alteração conseguirá recuperar a confiança perdida, ou reconquistar os developers que entretanto já se mudaram para outras plataformas.


X/Twitter com bloqueio separado de DMs


O X parece querer assumir-se também como serviço de mensagens directas para quem não o quiser usar como plataforma social, e para tal está a adicionar a possibilidade de gerir o bloqueio de mensagens de forma separada do bloqueio dos conteúdos publicados. Isto permitirá que um utilizador possa bloquear outros para não receber mensagens, mas continuar a segui-los ou a ver as suas publicações.

DMs are being decoupled from public posting, so that if all you want to do is use this platform for messaging, but not post publicly, you can do so https://t.co/Z1hBwjcYJa

— Elon Musk (@elonmusk) September 11, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Nvidia foi fundada em 1993 com apenas 40 mil dólares de capital social. Só em 1998 ganharia mais visbilidade com o lançamento da Riva TNT, e em 1999 lançando a primeira GeForce 256 - dando origem a um nome que ainda hoje se mantém. Em 2024 tornou-se na empresa mais valiosa em bolsa, superando a Microsoft e a Apple.

Regresso às aulas com Windows a €11 na CdkeySales

13-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Aproveita a época de regresso às aulas com descontos no Windows e Office da CdkeySales. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para os estudos a preço reduzido, para iniciar o ano lectivo com todos os programas necessários, incluindo o Windows e Office. Podemos comprar o Windows e encontrar chaves Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

|