PlanetGeek

Hub Dirigera da Ikea ganha suporte Matter

17-09-2024 | 12:48 | A Minha Alegre Casinha

Tal como tinha sido prometido, o hub Dirigera da Ikea passa a suportar o mais recente protocolo Matter.

O hub Dirigera da Ikea recebeu finalmente a actualização que há muito era aguardada, permitindo fazer a interligação entre os dispositivos Zigbee da Ikea e sistemas compatíveis com Matter. Esta actualização possibilita que toda a gama de dispositivos Zigbee da Ikea — como luzes, persianas, sensores, controladores e purificadores de ar — comunique com dispositivos Matter de outros fabricantes, facilitando a interoperação entre dispositivos e plataformas.

A Ikea desde cedo se comprometeu a suportar o Matter, que tem como objectivo unificar e simplificar o uso de smart devices nas nossas casas. Embora isso esteja a ser feito de forma vagorosa e mais lenta do que alguns clientes poderiam desejar, pelo menos assegura que os dispositivos já comprados poderão continuar a ser usados à medida que se vai aumentando o número de dispositivos inteligentes. Os produtos smart home da Ikea já funcionavam com sistemas da Apple, Google e Amazon através de integrações personalizadas. Agora, com o Matter, a Ikea expande essas capacidades de forma mais universal.

O suporte para Matter no hub Dirigera está disponível em todos os locais onde o hub é vendido, sendo apenas necessário proceder à actualização do firmware para a versão mais recente.

Site gerado por AI é feito em tempo-real - mas fica caro

17-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Hoje em dia já é possível ter sites que são feitos em tempo real por AI à medida que vão sendo visitados.

As tecnologias AI têm permitido revolucionar inúmeros sectores nas mais diversas áreas, e uma delas é a nível de geração de conteúdos. Se anteriormente já não faltavam sites duvidosos criados especificamente com o único intuito de darem resposta a pesquisas específicas na web e apresentarem publicidade, com os assistentes AI isso tornou-se ainda mais fácil, pois já nem é preciso pagar a algum humano para escrever os conteúdos. Aliás, a coisa torna-se ainda mais futurista, pois o próprio site pode estar a ser gerado em tempo real por AI, em resposta ao que o utilizador clica ou pesquisa.

E não é algo que seja apenas uma ideia teórica, havendo quem já o tenha feito na realidade.

i made a website that is ai-generated as you browse it

is this the downfall of the internet? pic.twitter.com/4N1xwdGkEf

— Steve (Builder.io) (@Steve8708) September 10, 2024
O maior problema, por agora, é que este tipo de "brincadeira" ainda pode ficar caro. No exemplo acima, o seu criador viu os custos dos serviços AI passarem de algumas centenas de dólares por dia para mais de 3600 dólares, pelo que dificilmente será algo sustentável financeiramente.

update: why you shouldn't make a website that is AI-generated as you browse it https://t.co/F2L2PBRfeW pic.twitter.com/Pu4Cl0Tcc0

— Steve (Builder.io) (@Steve8708) September 16, 2024
Mas, à medida que as tecnologias AI forem evoluindo, e os custos baixando, é o tipo de coisa que inevitavelmente se irá tornar cada vez mais natural e comum. A web daqui por 20 ou 30 anos arrisca-se a ser composta de sites criados na hora de modo a acomodarem-se precisamente ao que cada um deseja ver. Os actuais "resumos AI" que os motores de pesquisa têm começado a apresentar nos resultados acabam por ser um percursor disso.

Como agilizar o regresso ao trabalho

17-09-2024 | 10:27 | Apps do Android


Sugestões da SPC para facilitar o regresso ao trabalho.

Depois de algumas semanas de lazer e descanso, é altura de regressar à rotina e aos hábitos do dia a dia, uma mudança que é muitas vezes difícil tanto para as crianças como para os adultos. Felizmente, seguindo algumas dicas, poderemos superar e até desfrutar do processo de regresso à nossa vida quotidiana habitual.
 
É por isso que a SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, oferece uma série de conselhos para o ajudar a regressar ao trabalho e evitar a síndrome “pós-férias”. E a tecnologia pode desempenhar um papel importante para tornar o “back to work” um momento muito mais agradável para todos.
 

1. Depois do calor do verão, volte a ligar-se ao conforto da sua smart home

Se há algo de positivo no fim das férias, é o facto de podermos regressar a casa, onde podemos desfrutar de todo o conforto que construímos ao longo dos anos para criar o nosso lar ideal, com a ajuda de dispositivos IoT, entre outros. Por isso, chegou a altura de aproveitar os benefícios que uma smart home pode proporcionar. Podemos começar por definir uma temperatura ideal, instalando ventoinhas de teto inteligentes que nos permitem obter o ambiente desejado. Depois de várias ondas de calor, ficaremos gratos por regressar a casa e podermos desfrutar de uma temperatura amena graças a estes dispositivos, que também podem ser controlados e configurados a partir do telemóvel e têm vários modos de utilização que se adaptam às necessidades de cada momento e utilizador.
 
Com tomadas inteligentes pode controlar e programar vários dispositivos convencionais. E para completar a experiência de uma casa personalizada, os humidificadores purificadores de ar permitir-nos-ão respirar sempre um ar limpo e saudável, o que é especialmente útil nas grandes cidades, pois podemos refugiar-nos da poluição, do pó e da sujidade. E, por falar em pó e sujidade, se programar o seu aspirador robot para ir fazendo a manutenção da limpeza do chão durante a sua ausência, vai certamente apreciar regressar a um lar mais agradável.
 

2. Produtividade na sua forma mais pura: utilizar aplicações para gerir o regresso ao trabalho  

O regresso à rotina pode ser caótico se não soubermos ultrapassar um período de inatividade em que certamente teremos acumulado tarefas pendentes. A estas, juntam-se as novas obrigações que o novo ano letivo trará. Para evitar sentir-se assoberbado no regresso, o melhor conselho é manter a situação sob controlo, utilizando apps de produtividade. Estas ajudar-nos-ão a gerir o nosso calendário, a definir a nossa lista de tarefas e a controlar o que estamos a fazer. Se instalarmos estas apps no nosso smartphone e tablet, e as sincronizarmos entre dispositivos, evitaremos esquecer tarefas importantes e conseguiremos gerir melhor o nosso dia a dia.
 

3. Está na hora de voltar aos níveis de prática de desporto que tinha antes de ir de férias: acompanhe os seus treinos com um smartwatch

Depois de algumas semanas de paragem, é provável que o nosso corpo nos peça para voltarmos a calçar os ténis e darmos o nosso melhor. setembro é um bom ponto de partida para retomar o estilo de vida mais saudável e a tecnologia será a nossa aliada para o conseguir.

Por exemplo, podemos equipar-nos com um novo smartwatch que nos ajudará a acompanhar os nossos recordes pessoais e a monitorizar valores como o ritmo cardíaco ou as calorias queimadas em cada treino. E, em casa, podemos instalar uma balança inteligente que nos ajudará a monitorizar o nosso desempenho para continuar a promover hábitos saudáveis que nos façam sentir melhor todos os dias.
 

4. Retomar outras rotinas que usamos para “desligar”: abrir um novo livro e ouvir música.
 
Tal como retomamos as nossas rotinas de trabalho, também devemos retomar aquelas que nos ajudam a alcançar o nosso bem-estar e a nossa paz de espírito. Para além do desporto, ler ou ouvir música são algumas das atividades que temos ao nosso alcance para tornar o regresso ao trabalho mais suportável. E é aqui que a tecnologia se pode tornar no grande aliado de que precisamos para desfrutar destes momentos de lazer, seja com um eReader para termos os últimos livros do mercado na ponta dos dedos ou uns auscultadores ou auriculares potentes para ouvirmos a nossa banda ou cantor preferido.


5. Criar um espaço de estudo e trabalho confortável em casa  

Quer vamos para o escritório ou para a escola, a nossa casa tornar-se-á, em muitos momentos do novo ano letivo, uma extensão de ambos. Por isso, quer seja para estudar ou para trabalhar à distância, é essencial que tenhamos um espaço confortável, bem equipado e funcional para podermos realizar as nossas tarefas.
 
Neste sentido, a SPC recomenda uma combinação de ferramentas que respondam às nossas necessidades profissionais, começando por um bom computador e um smart monitor que nos permita visualizar claramente todos os conteúdos de que necessitamos para estudar ou trabalhar em qualquer momento.
 
Estes monitores versáteis permitem-nos instalar aplicações graças ao facto de utilizarem o sistema operativo Android, tornando-os no novo epicentro de estudo e trabalho para toda a família. E uma boa razão para voltar à rotina com o entusiasmo de saber que seremos capazes de enfrentar qualquer novo desafio que surja graças ao facto de termos a tecnologia do nosso lado para tornar o novo ano académico mais suportável.
 
 
 
Com os conselhos tecnológicos da SPC, o regresso à rotina após as férias será certamente mais fácil e agradável. Aproveite toda a motivação e energia recarregada durante a pausa para enfrentar os desafios do dia a dia com mais eficiência e entusiasmo. SPC está ao seu lado, garantindo que cada retorno seja uma nova oportunidade para um desempenho ainda melhor. 

Instagram passa adolescentes para contas "teen" mais restritas

17-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Instagram está a lançar novas "Conta Teen" para utilizadores com menos de 18 anos, aplicando medidas de privacidade e segurança mais rigorosas.

A partir de hoje, estas novas Teen Accounts serão aplicadas tanto aos novos utilizadores como aos utilizadores adolescentes já na plataforma, com as contas a adoptarem uma pré-definição de modo privado e protecções que limitam mensagens de desconhecidos, e "modo de descanso" que silencia notificações das 22h às 7h. Os adolescentes poderão escolher conteúdo apropriado para a sua idade nas recomendações e páginas Explorar, com tópicos como desporto, viagens e animais de estimação. O Instagram continuará a limitar o tipo de conteúdo que os jovens podem ver no Reels e na página Explorar, enviando lembretes para incentivá-los a fazer pausas. Os pais terão mais controlo, podendo ver quem os seus filhos enviaram mensagens na última semana (sem ler as mensagens) e decidir quando activar o Modo de Descanso.

Os adolescentes com 16 anos ou mais terão mais liberdade para ajustar estas definições, mas os utilizadores mais novos precisarão de permissão dos pais para fazer alterações como tornar a conta pública. Esta actualização será lançada inicialmente nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, com expansão para a UE ainda este ano.
Obviamente, todas estas medidas se tornam inconsequentes se os adolescentes criarem contas e mentirem sobre a sua idade, algo que inevitavelmente acaba por levar a medidas mais "abusivas" de verificação de idade, que levam a novos métodos para as tentar contornar, etc. etc.

Embora estas medidas possam ser bem vindas, há que lembrar que tanto o iOS como o Android já disponibilizam ferramentas bastante versáteis a nível de limitar o uso excessivo de apps e smartphones, de forma mais global e que se pode aplicar a todas as apps.

Ganha uma luz LED para armários

17-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma luz LED para armários com sensor de movimento.

Quando é necessário iluminar um armário ou outra parte da casa (escadas, rodapé de camas, etc.) em que não haja alimentação eléctrica por perto, nada como recorrer a estas luzes LED portáteis recarregáveis, com sensor de luminosidade e de movimento, para se iluminarem apenas quando é preciso. Neste caso, até já inclui uma moderna ficha USB-C para recarregamento.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Lotus revela protótipo Theory 1

17-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Lotus apresentou um protótipo futurista para um supercarro eléctrico, o Theory 1, repleto de tecnologia inovadora e soluções de design que talvez possam ser adoptadas no futuro.

O Theory 1 é significativamente mais leve do que o recente Lotus Eletre (pesa menos de 1588 kg) alimentado por uma bateria de 70 kWh, oferecendo uma autonomia estimada de 418 km. O sistema de tração integral, combinado com motores eléctricos potentes, proporciona 987 cv, permitindo ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2.5 segundos. O design exterior destaca-se, especialmente na parte traseira, com luzes finas, um spoiler retráctil  um difusor que conferem ao carro o seu visual único.
No interior, o Theory 1 apresenta um assento central para o condutor, rodeado por dois assentos traseiros individuais. As tecnologias avançadas incluem dois ecrãs heads-up a substituir os espelhos laterais e pods infláveis da MotorSkins embutidos no banco do condutor, que oferecem feedback táctil, como um toque quando um veículo se aproxima por trás. Estes pods também funcionam como botões escondidos que surgem apenas quando necessário, mantendo o interior minimalista.
Embora o Theory 1 seja apenas um concept car, é claro que a Lotus está a experimentar novas tecnologias que poderão moldar o futuro dos seus veículos elétricos. Veremos se os futuros modelos eléctricos da marca aproveitarão algum destes elementos.

Android 15 prepara sincronização de notificações entre dispositivos

17-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Se estão frustrados de ter que limpar notificações no smartphone, e depois novamente num tablet (ou vice-versa), isso poderá finalmente ficar resolvido com o Android 15.

A Google está a trabalhar numa funcionalidade há muito aguardada, para o Android 15, que permitirá sincronizar notificações entre múltiplos dispositivos Android, ao estilo do que o iOS já oferece há algum tempo. Isto significa que, ao limpar uma notificação num dispositivo, ela será também removida nos restantes dispositivos ligados à mesma conta Google, resolvendo o problema de notificações antigas acumuladas.

Isto foi descoberto na versão Beta 1 do Android 15 QPR1, que revelou indícios de que esta funcionalidade está a ser preparada para esta versão do Android. E se assim for, irá melhorar bastante a gestão de notificações para os utilizadores que têm vários dispositivos Android. Embora se imagine que poderá haver alguns utilizadores que até apreciem ter as notificações em separado (veremos se esta sincronização será uma opção que os utilizadores possam activar ou desactivar) é de imaginar que seja apreciada pela maioria dos utilizadores.

No entanto, ainda não está confirmado se a funcionalidade será activada logo na fase de lançamento do Android 15 final, ou se chegará posteriormente numa actualização. A boa notícia é que não será exclusiva para os dispositivos Google Pixel, e ficará disponível para todos os dispositivos com Android.

ChatGPT pode iniciar conversas com os utilizadores

16-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT tem estado a iniciar conversas inesperadas com alguns utilizadores.

No seguimento do lançamento dos novos modelos o1 com capacidade de raciocínio, vários utilizadores têm sido surpreendidos pelo ChatGPT a iniciar conversas consigo de forma proactiva.

Tradicionalmente, o ChatGPT é um assistente que apenas responde a conversas iniciadas pelos utilizadores. Mas nos últimos dias, alguns utilizadores têm relatado que o ChatGPT, por si mesmo, lhes tem perguntado coisas como "que tal foi o primeiro dia de escola?"

Uhhh ChatGPT apparently is starting conversations on its own now??

User: Is it a new update?

ChatGPT: Yes, it’s part of an update that allows me to check in or follow up on things we’ve talked about, like your first day of school. I can still wait for you to start the… https://t.co/fn9honnRQg

— AI Notkilleveryoneism Memes ⏸️ (@AISafetyMemes) September 15, 2024
Um pedido de clarificação ao próprio ChatGPT revela que isto é mesmo um comportamento planeado, resultado de uma actualização, mas que os utilizadores podem optar por manter o comportamento tradicional do ChatGPT só responder a conversas iniciadas pelo utilizador.

Não deixa de ser um elemento curioso que aproxima os modelos AI dos comportamentos humanos, e poderá ser bem recebido por muitos utilizadores. Resta saber se a OpenAI saberá manter as coisas num ponto de equilíbrio saudável e que não se torne em mais um factor de chatice e frustração para os utilizadores, ao estilo das overdoses de spam, publicidade, notificações, etc. com que já têm que lidar no seu dia a dia, e às quais certamente não se quererá adicionar um assistente AI constantemente a querer intrometer-se, em modo "stalker".

Não subestimemos estas canções

16-09-2024 | 19:40 | Gonçalo Sá

Nina Ryser.jpg

Das Palberta aos Data, passando pelos mais recentes @, NINA RYSER tem feito um caminho que cruza aventuras ao lado de bandas com uma obra a solo há mais de dez anos.

Se em discos como "I Hope All of Your Dreams Come True" (2016) e "Laughing Tears" (2019) a norte-americana propôs exercícios experimentais, de costela lo-fi, com temas que muitas vezes duravam menos de um minuto, em "Paths of Color" (2020) e no EP "I Miss My Dog" (2023) aproximou-se do formato canção e de uma escrita mais pessoal sem abdicar da estranheza inata à sua indie pop espartana.

Water Giants.jpg

"WATER GIANTS", o quarto álbum, agendado para esta sexta-feira, 20 de Setembro, traz uma mudança de rumo ao ser o primeiro que a cantautora criou fora do seu estúdio caseiro e em colaboração com um produtor, Lucas Knapp. Outros cúmplices são músicos de bandas da sua Filadélfia natal, caso de Jill Ryan (Great Time), Victoria Rose e Nino Soberon (@, Brittle Brian), Eli Kleinsmith (The Knee Jerk Reaction) e o seu marido, Gabe Adels (com quem compõe os Data).

Apresentado como o registo mais expansivo e espontâneo do seu percurso, o novo longa-duração discorre sobre o amor, a doença, o vício ou a ansiedade através de um tom confessional reforçado. "Things I Claim", a primeira amostra, juntou voz e guitarra em modo comedido, entre a folk e o rock dito alternativo de baixa voltagem. Já "UNDERESTIMATE", o segundo e mais recente single, vira-se para território tenso e barroco, com uma voz inquieta acompanhada de teclados e cordas numa disputa sinuosa e claustrofóbica. Se as canções que se seguem forem tão desafiantes, é disco a ter por perto nos próximos tempos:

Apple aumenta preço da bateria do iPhone 16 Pro

16-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple aumentou o custo da substituição da bateria nos seus novos iPhone 16 Pro e Pro Max. Agora, substituir a bateria nestes modelos vai custar 119 dólares, um aumento de 20 dólares em relação aos modelos anteriores.

Os mais recentes iPhones 16 devem facilitar o processo de substituição de bateria, mas essa facilidade vai implicar custos acrescidos na tabela de preços oficiais da Apple, passando de 99 para 119 dólares. Curiosamente, o preço para a substituição de bateria mantém-se inalterado nos modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus, bem como nos modelos do ano passado.

Embora a Apple ainda não tenha aumentado os preços para outras substituições de bateria, não seria inesperado se isso viesse a acontecer em breve. Em 2022, a empresa aumentou o custo de substituição da bateria do iPhone 14 em 30 dólares, e aumentos semelhantes seguiram-se para iPads, MacBooks e Apple Watches. Embora se tenha que aguardar pelos primeiros teardowns, suspeita-se que o aumento de preço possa estar relacionado com as novas baterias com invólucro em metal.
Vale lembrar que as baterias defeituosas estão cobertas pela garantia da Apple, e com o AppleCare Plus, as substituições são gratuitas se a capacidade da bateria cair abaixo dos 80%. Caso contrário, as alternativas mais económicas incluem a reparação em lojas não-oficiais ou a substituição por conta própria com peças oficiais da Apple.

Com o iOS 18 a Apple permite que se os próprios utilizadores autentiquem uma bateria substituída, desde que seja da Apple, mas que simultaneamente passa a haver bloqueio dos componentes aos iPhones a que foram associados, o que impede que se possam usar baterias, ecrãs, câmaras, etc. de iPhones roubados.

Notícias do dia

16-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O novo iOS 18 fica hoje disponível com mais de 250 novas funcionalidades, embora muitas das funcionalidades AI Apple Intelligence só cheguem em 2025; enquanto isso, a Google lança o Gemini Live grátis em Android; a Tesla promove o FSD Supervisionado; e a X1 mostra o robot humanóide NEO Beta a fazer as lides domésticas; por seu lado, a AT&T está a processar a Broadcom por não manter contrato "perpétuo".

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Tile apresenta novos trackers Bluetooth com SOS

A Tile revelou a sua nova geração de trackers Bluetooth, a primeira desde a aquisição pela Life360 em 2021.

Temos o Tile Mate ($25), o Tile Pro ($35) com alarme mais alto e maior alcance Bluetooth, Tile Slim ($30) ultra fino para caber em carteiras, e o Tile Sticker ($25) ultra-compacto que pode ser colado em objectos como o controlo remoto do televisor. Agora passam a ter função SOS, que pode ser activada clicando-se nos trackers três vezes, para alertar amigos e familiares de qualquer situação anómala.


Google reduz retomas para o Pixel Watch 3

Sem dar qualquer explicação, a Google reduziu substancialmente o valor das retomas para quem deseja comprar um Pixel Watch 3.

Se há poucos dias a entrega de um Pixel Watch original podia valer um desconto de $120, agora esse mesmo smartwatch apenas será valorizado nuns reduzidos $35, menos de um terço do valor. E estas reduções não afectam apenas os Pixel Watch, sendo que também os Apple Watch foram desvalorizados, com um Apple Watch Ultra original a só dar direito a um desconto de $100, e um Watch Series 9 a só valer $155. Até mesmo o mais recente Apple Watch Ultra 2, um smartwatch de $800-900, só dá direito a um desconto de $350 na compra do Pixel Watch 3.


Discos rígidos da década de 90 deixam backups musicais em risco

As editoras musicais estão a descobrir a triste realidade de que os discos rígidos que usaram na década de 90 para guardar os backups das obras musicais está a deixar parte do seu arquivo em risco.

Cerca de 20% dos discos rígidos dessa altura é ilegível e pode apresentar grandes dificuldades para a recuperação de dados. Ao contrário do que se possa imaginar, os discos rígidos não são o suporte ideal para armazenamento de dados durante décadas. Talvez seja desta que a indústria musical reconhece o importante aspecto arquivista de ter os fãs a manter todo este espólio sob a forma de torrents?... Podemos sempre sonhar. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As emissões de televisão a cores em Portugal iniciaram-se na RTP a 7 de Março de 1980 com o Festival da Canção.

Carregador INIU USB-C 100 W GaN a €19

16-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este INIU 100 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador INIU pode fornecer um total de 100 W e tem três portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto face aos carregadores de 100W tradicionais, graças à tecnologia GaN.
Este carregador INIU USB-C 100 W GaN 3-portas está disponível por 19 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 50%.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Análise à Huawei Band 9

16-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem não deseja avançar para um smartwatch, as smart braceletes com a nova Huawei Band 9 são uma opção mais discreta, económica, e igualmente funcional a nível de registo de actividade.

Recentemente analisamos o Huawei Watch Fit 3, que se revelou uma boa surpresa; pelo que existia bastante curiosidade para saber como se comportaria esta Band 9 mais económica.

A Huawei Band 9

A Huawei Band 9 na verdade já quase poderia ser considerado um "mini smartwatch", adoptando um ecrã AMOLED de 1.47" de formato rectangular, com 194x368 píxeis e ajuste de luminosidade automático, resistência à água, capacidade de monitorização de dezenas de tipos de actividade, frequência cardíaca, monitorização do sono, e muito mais. A Huawei promete uma autonomia de até 14 dias em uso comum, mas que pode reduzir-se para os 3 dias no caso de se ter o ecrã sempre ligado.
Na caixa não encontramos grandes extras, com a Huawei a limitar-se ao mínimo indispensável: a Band 9, uma bracelete, e cabo de carregamento com encaixe magnético como é habitual nestes equipamentos.
As braceletes podem ser facilmente substituídas, com a bracelete fornecida a ser bastante confortável e permitir um ajuste bastante amplo a nível da grossura do pulso.

Em utilização

O processo de configuração inicial não é complicado, mas obriga ao mesmo ritual que já referimos (e criticamos) no Watch Fit 3 a nível de exigir uma conta Huawei que obriga a fornecer o número de telefone para ser criada. Felizmente, é uma coisa que apenas se faz uma vez e depois nunca mais se pensa no assunto.

O processo de interacção com o interface da Band 9 é bastante simples, com o processo de deslizar para cima/baixo/esquerda/direita a dar acesso às diferentes secções e funcionalidades, e existem diversas opções de mostradores à escolha. Infelizmente, não são assim tantos, e quem quiser para além disso arrisca-se a ter que optar pelos mostradores pagos. A visibilidade no exterior, perante sol intenso, não é a melhor, mas é suficiente para um produto nesta gama de preço - sendo que o ajuste de luminosidade automático é algo que vem facilitar a vida aos utilizadores, dispensando a necessidade de ajustes contínuos ao longo do dia, ou ao se alternar frequentemente entre uso no interior e exterior. Mas, se quiserem tirar partido do ecrã always on, podem dizer adeus à autonomia dos "14 dias". Felizmente, o processo de carregamento é bastante rápido, bastando carregá-la enquanto se toma um duche rápido para se ficar com bateria para mais um par de dias.
A nível do tracking da actividade física não há coisas a apontar. A Huawei integra as tecnologias TruSleep 4.0, TruSeen 5.5, TruRelax e TruSport, e basicamente basta "usar e esquecer" para se ir ficando com o registo ao longo do dia.

Apreciação final

A Huawei Band 9 é uma excelente opção para quem procura uma smart bracelet relativamente acessível que esteja no limiar da entrada para os smartwatches em termos de design. O seu preço oficial de 59 euros é ajustado para o que oferece, pelo que a proposta se torna ainda mais tentadora quando se encontra a Band 9 em promoção por preço abaixo dos 50 euros.

Para quem já for utilizador de produtos Huawei a questão de criar uma conta Huawei já nem se coloca, sendo que para os demais utilizadores isso representa apenas um pequeno passo inicial extra, ao estilo dos que acabam por ser inevitáveis nos dias de hoje para aderir ou usar qualquer novo produto ou serviço. Por isso mesmo, sai daqui com um nosso escaldante.

Huawei Band 9

Escaldante

Prós
  • Preço
  • Qualidade de construção
  • Ecrã com opção Always On e sensor de luminosidade

Contras
  • Exigência de número de telefone para criação da conta Huawei


Huawei Band 9

Escaldante (5/5)

Android prepara redimensionamento de janelas "à Windows"

16-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a testar uma nova funcionalidade para tablets Android chamada "desktop windowing", que permitirá aos utilizadores redimensionar e organizar livremente as apps no ecrã ao estilo dos sistemas desktop.

Actualmente a ser testada como funcionalidade antecipada para developers, o desktop windowing visa facilitar o multitasking nos dispositivos Android com ecrãs de grande dimensão, permitindo abrir várias janelas e controlar o seu tamanho e posição. Semelhante ao modo DeX da Samsung, esta actualização cria uma experiência mais próxima de um ambiente de trabalho desktop para os tablets Android.

Actualmente, os tablets Android abrem as app em modo de ecrã inteiro, mas também permitindo colocar apps lado a lado. Com o desktop windowing activado, as aplicações aparecem em janelas individuais, com controlos para reposicionar, maximizar ou fechar as mesmas. Uma barra de tarefas também aparece no fundo do ecrã, facilitando a troca entre as apps activas.
Os utilizadores poderão activar esta funcionalidade ao pressionar e segurar a barra da janela no topo do ecrã ou utilizar um atalho de teclado. A Google também assegurou que as aplicações bloqueadas no modo retrato continuarão a ser redimensionáveis, embora algumas possam ser apresentar alguns problemas se não tiverem sido optimizadas para esta função.

A funcionalidade "desktop windowing" está actualmente disponível na Android 15 QPR1 Beta 2 para Pixel Tablets, não se sabendo ainda se depois dos tablets a Google a planeia fazer chegar aos dobráveis como o Pixel 9 Pro Fold.

Windows 11 testa arrastar de apps da pesquisa para a barra de tarefas

16-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a testar uma nova funcionalidade no Windows 11 que irá facilitar a fixação de aplicações na Barra de Tarefas / Taskbar.

As mais recentes versões Insider permitem arrastar uma aplicação directamente da barra de pesquisa do Windows para a Barra de Tarefas, um pequeno mas útil ajuste que simplifica o processo de fixar aplicações usadas frequentemente. Esta funcionalidade, está por agora disponível nos canais Canary, Dev e Beta.

Actualmente, o Windows 11 permite fixar aplicações na Barra de Tarefas, mas apenas arrastando-as a partir do menu Iniciar ou da secção de aplicações fixas. O novo método de arrastar a partir da Pesquisa do Windows torna o processo mais rápido e intuitivo, oferecendo uma forma mais prática de personalizar a Barra de Tarefas.

The latest Canary builds (27xxx) let you drag apps from the Windows Search UI to the taskbar to pin them. Here's the change in build 27695: https://t.co/m3XtSLE2i3 pic.twitter.com/MRFGzIvIuq

— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth) September 7, 2024
A Barra de Tarefas tem sido um ponto de trabalho contínuo nas atualizações do Windows 11, com a Microsoft a reintroduzir funcionalidades populares ao longo do tempo - que tinham sido perdidas na transição do Windows 10 para o Windows 11. A capacidade de arrastar aplicações a partir da Pesquisa do Windows é daquelas coisas que deveria ter estado presente logo desde o início, mas que "mais vale tarde do que nunca".

Embora a Microsoft ainda não tenha anunciado oficialmente esta funcionalidade, o facto dela está a ser testada faz antever que possa ser lançada em breve para todos os utilizadores.

Vendas dos iPhone 16 Pro abaixo das expectativas

16-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os consumidores parecem não ter ficado convencidos pelas novidades dos iPhones 16 Pro, preferindo aguardar para ver.

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, tendo por base os dados de cadeias de fornecimento e estimativas de envio, os novos modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max da Apple estão a ter uma procura abaixo do esperado.

Kuo estima que terão sido vendidos 37 milhões de unidades dos quatro modelos do iPhone 16 durante o primeiro fim de semana, uma queda de 13% em comparação com as vendas dos iPhone 15 no mesmo período do ano passado. Os modelos Pro terão sido os mais afectados, com as vendas do iPhone 16 Pro e do 16 Pro Max a caírem 27% e 16%, respectivamente.
Embora a procura pelos modelos standard, o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, tenha sido superior à dos iPhone 15 e iPhone 15 Plus, isso não foi suficiente para compensar a quebra da procura nos modelos Pro.

A contribuir para isto, poderá estar o facto das prometidas funcionalidades Apple Intelligence serem algo que só irá chegar ao longo do próximo ano, e não para todos os países - onde demorará ainda mais a chegar. Adicionalmente, quem já tiver um iPhone 15 Pro também terá acesso às funcionalidades AI quando eventualmente forem disponibilizadas, o que também reduzirá a "necessidade" de mudar para um novo iPhone Pro.

Tablet Teclast M50HD a €121

16-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 121.98 euros na Amazon Espanha.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Maxcom com 3 novas gamas de produtos para o mercado nacional

16-09-2024 | 08:32 | Apps do Android


SmartRings, dispositivos para a indústria Automóvel e Projetores são as novas categorias de produtos que vão passar a marcar presença nas lojas nacionais.

Ao todo são 16 novos produtos que combinam um design elegante apelativo com a melhor tecnologia, a um preço competitivo. Todos criados para facilitar a vida aos utilizadores, dos mais novos aos mais velhos, com funcionalidades orientadas não só para a comunicação, mas também para a saúde, segurança e proteção, produtividade e diversão.
 
Entre as novidades para Portugal, destaque para 3 novas gamas de produtos que deverão entrar no mercado nacional brevemente.
 
Smartwatches
Design, simplicidade de uso e tecnologia ao serviço do utilizador são 3 pontos sempre presentes nos relógios da marca. Os 6 novos modelos apresentados na IFA dão continuidade a esta estratégia.
Os novos FW27 Selen e FW44 Gold&Silver asseguram a elegância que pauta já os modelos femininos da marca.
Depois do sucesso dos dois primeiros Ecowatch, esta linha ganha dois novos modelos: o Ecowatch 3, com um design mais clássico e o Ecowatch 4, mais simples e casual.
Para os adeptos dos relógios desportivos, a Maxcom apresenta o topo de gama Titan Chronos e o FW69 eSIM uran.

 





Telemóveis e telefone fixo
Com uma vasta oferta nesta área, incluindo equipamentos com especificações orientadas para a população sénior, a Maxcom leva à IFA o novo MM835 Flip Phone, um equipamento DualSIM, pequeno, leve, e muito simples de utilizar, com ecrã de grande dimensão para facilitar a leitura e um menu simples e intuitivo.
Em exposição está também a gama de telefones fixos, com destaque para o MM42D SE, um telefone fixo com DualSIM, com câmara, acesso ao WhatsApp e um ecrã tátil de grande dimensão que facilita a comunicação com familiares e amigos. Inclui botão SOS.


Tablet
Orientado para a população mais sénior, com ícones de maior dimensão e uma interface muito simples e intuitiva, o MT01 EasyTab é um tablet muito simples de utilizar que oferece funcionalidades de SOS, para proteção dos mais velhos, e tranquilidade dos familiares e amigos.


Equipamentos Auto
 
A Maxcom terá, pela primeira vez em Portugal, uma gama orientada para o mercado automóvel. Nesta fase, estão disponíveis dois produtos: o Smart Car Screen MC01 Vision, um ecrã tátil de 9,3” com suporte para Apple Carplay, Android Auto e Apple Airplay; e um wireless car adapter, o MC02 Wave.


SmartRings
Também uma estreia da marca em Portugal, a Maxcom dá a conhecer os seus primeiros 3 SmartRings: MR100 stell, o MR200 ceramic e o MR300 titanium. Todos eles à prova de água (IP68), com carregamento magnético e autonomia para até 6 dias.





Projetores
Inovadores, com um design apelativo, muito leves e de fácil transporte, fáceis de utilizar e equipados com a melhor tecnologia. A Maxcom apresenta 3 novos projetores, uma das novas gamas que a marca vai trazer para o nosso país.

MP1000 Stream, com tecnologia LCD, colunas incluídas e apenas 1kg de peso. O MP3000 Stream, com maior capacidade de projeção, e 3,5 kg. E por fim o MP5000 Stream, um modelo com tecnologia DPL, que pode levar facilmente para qualquer lado (1,11 Kg).





Apple lança vídeos promocionais do iPhone 16, Apple Watch 10 e AirPods 4

16-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple apresentou os iPhone 16, Apple Watch Series 10 e AirPods 4, e não falta uma meia-dúzia de vídeos promocionais a acompanhar.

Para quem não viu, ou prefere ver apenas uma versão resumida e condensada, há uma meia dúzia de vídeos promocionais que condensam as principais novidades dos diferentes produtos em poucos minutos.

O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus foram o destaque, com actualizações resumidas num vídeo de 2 minutos. Já os iPhone 16 Pro e Pro Max, com ecrãs maiores de 6.3" e 6.9" respectivamente, trazem coisas como a gravação de vídeo 4K a 120fps com Dolby Vision, mostradas num vídeo de 3 minutos.
A Apple também revelou a "Apple Intelligence", as funcionalidades AI que só chegarão mais tarde com o iOS 18.1. Esta funcionalidade irá transformar várias áreas do iOS, desde mensagens até à organização de fotos, além de melhorar as capacidades da Siri. Estará disponível tanto para a série iPhone 16 quanto para o iPhone 15 Pro, iPads e Macs com chips M1 ou superiores - embora seja algo que os clientes Apple poderão ter que esperar meio ano para ter acesso.














O evento também apresentou o Apple Watch Series 10, mais fino e leve, com o maior ecrã de todos os modelos Apple Watch (incluindo o Apple Watch Ultra) e funcionalidades como detecção de apneia do sono e medidor de profundidade para mergulho. Além disso, foram lançados os AirPods 4, com opções com e sem Cancelamento Ativo de Ruído, enquanto os AirPods Pro 2 receberão uma função de aparelho auditivo para ajudar utilizadores com perda auditiva leve a moderada.

Circle to Search a caminho de outros Android

16-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade Circle to Search, lançada em 2023 exclusivamente nos Samsung Galaxy e Google Pixel, está prestes a chegar a outros smartphones Android.

O Circle to Search permite aos utilizadores circundar qualquer item no ecrã e realizar uma pesquisa visual através do motor de busca da Google e do Google Lens, facilitando a identificação de objectos ou a obtenção de informações sobre os mais diversos elementos.

Até agora, o Circle to Search estava disponível apenas em dispositivos Pixel e alguns modelos Samsung Galaxy, mas isso está prestes a mudar. A Tecno confirmou que o seu próximo telemóvel dobrável, o Tecno V Fold 2, receberá a funcionalidade já no próximo mês. E, a concretizar-se, deverá ser indicador de que o Circle to Search passará a ficar disponível para integração em todas as marcas que o desejarem utilizar.

Com esta expansão, mais utilizadores de Android poderão beneficiar desta ferramenta de pesquisa visual. Adicionalmente, relembre-se que também a Apple adicionou uma funcionalidade de "Visual Intelligence" aos iPhones, que replica o Google Lens, pelo que esta expansão do Circle to Search poderá ser uma forma de relembrar os utilizadores Android de que estas capacidades estão disponíveis na plataforma (mesmo se, até agora, e relativamente ao Circle to Search, apenas nalguns Android seleccionados).

|