PlanetGeek

Raspberry Pi ganha Touch Display 2 com 720p

08-11-2024 | 13:34 | A Minha Alegre Casinha

O Raspberry Pi passa a ter um touchscreen actualizado - o Touch Display 2 - com resolução HD, mantendo o preço do ecrã touch anterior.

Embora não faltem opções a nível de ecrãs para se utilizar com o Raspberry Pi, passamos a ter um acessório oficial que sofre uma bem-vinda actualização. O Touch Display de 2015", um touchscreen de 7" com resolução de 800x480, dá lugar ao Raspberry Pi Touch Display 2.

O Raspberry Pi Touch Display 2 mantém a dimensão de 7" e a capacidade multitouch (5 pontos), mas tem a resolução melhorada para os 1280x720 (HD) e é mais fino.
Este ecrã mantém a compatibilidade com todos os Raspberry Pi desde o Pi 1B+ (com excepção dos diminutos Pi Zero), sendo alimentado directamente pelo mesmo, e sendo suportado pelo Raspberry Pi OS para uso imediato sem necessidade de configurações complicadas.

A boa notícia final é que o preço será o mesmo do ecrã anterior ($60), e terá produção assegurada pelo menos até Janeiro de 2030, dando também alguma tranquilidade a quem desejar utilizá-lo para projectos comerciais de longo prazo.

Samsung Galaxy Z Fold SE com vinco mais subtil

08-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Galaxy Z Fold SE mostra a evolução da Samsung nos dobráveis, com um vinco bastante mais subtil na zona de dobragem do ecrã.

Comprovando que o novo Galaxy Z Fold SE é aquilo que os dobráveis "sempre deveriam ter sido", isso também se faz notar a nível da melhoria do ecrã na secção de dobragem. O habitual "vinco", que em certos modelos é bastante pronunciado, neste modelo é bastante menos notório, ao ponto de ser quase imperceptível na maioria dos cenários de utilização.

The crease of Samsung W25 is very shallow, almost the best on the market. pic.twitter.com/zMnDfJoJHX

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) November 7, 2024

Quando comparado com o sistema do Oppo Find N3 (e OnePlus Open). as diferenças tornam-se ainda mais evidentes a nível dos mecanismos de dobragem.

Crease contrast
Samsung W25(Fold SE)vs OPPO Find N3(OnePlus Open) pic.twitter.com/Enpg8EmAS2

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) November 7, 2024
Refira-se que na maioria dos modelos actuais o vinco no ecrã acaba por passar despercebido com o ecrã ligado, a não ser que se olhe para o ecrã a partir de determinados ângulos, ou se houver iluminação que o faça salientar. Dito isso, todas as medidas que permitam criar um ecrã mais plano e uniforme serão sempre bem-vindas.

Por agora a Samsung ainda não revelou intenções de lançar o Galaxy Z Fold SE fora da Coreia do Sul e da China, mas é de esperar que todas estas melhorias sejam aplicadas na próxima geração dos dobráveis da Samsung destinadas ao mercado global.

Nvidia GeForce Now com limite de 100h por mês

08-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia fez alterações no GeForce Now, serviço de streaming de jogos, e vai aplicar um limite de tempo de jogo de 100 horas por mês.

A Nvidia está a fazer alterações no serviço GeForce Now, com o nível de "Priority" a passar a "Performance", com streaming a 1440p, suporte para resoluções ultrawide e a capacidade de guardar definições de gráficos entre sessões. Mas a alteração que está a dar mais que falar é o novo limite de 100 horas mensais para novos membros dos níveis Performance e Ultimate, a partir de 1 de Janeiro de 2025.

Este limite de 100 horas traduz-se numa média de três horas de jogo por dia e, segundo a Nvidia, apenas afectará uma pequena percentagem de utilizadores (menos de 6%). A Nvidia diz que esta medida é necessária para permitir manter os preços estáveis durante os próximos tempos.
Para os actuais subscritores, o tempo ilimitado de jogo manter-se-á até ao final de 2025. No entanto, a partir de 1 de Janeiro de 2026, também passarão a estar sujeitos ao limite de 100 horas.

A Nvidia permitirá ainda que os utilizadores acumulem até 15 horas não utilizadas para o mês seguinte. Caso excedam o limite de 100 horas, poderão adquirir horas extra em blocos de 15 horas, com preços de $2,99 para Performance e $5,99 para Ultimate.

A Nvidia está também a oferecer um desconto limitado de 25% nos passes diários para os níveis Ultimate e Performance até 22 de Novembro. Os subscritores que actualizarem para planos mensais ou semestrais até essa data poderão garantir um ano completo de tempo ilimitado de jogo antes do novo limite de 100 horas entrar em vigor.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €318

08-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 318 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

08-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Controlador DJ Pioneer DJ/AlphaTheta DDJ-FLX2

A AlphaTheta Corporation anunciou o lançamento do DDJ-FLX2, um controlador de DJ fácil de utilizar que é perfeito para quem está a pensar em começar a ser DJ.

Basta instalar uma das várias aplicações de DJ compatíveis no seu smartphone, tablet ou computador, ligá-lo ao DDJ-FLX2, e estará pronto para misturar faixas sem problemas e aplicar efeitos emocionantes com facilidade, tal como fazem os DJs profissionais. E não se preocupe se não tiver os seus próprios ficheiros de música, pode começar a fazer DJing utilizando serviços de streaming compatíveis, como o Apple Music, através da aplicação djay da Algoriddim. Quer pretenda ganhar reputação com as suas atuações de festa que agradam ao público, exprimir-se de forma criativa através do DJing ou apenas desfrutar de misturas com os seus amigos, o DDJ-FLX2 é o controlador perfeito para o ajudar a transformar a sua fantasia em realidade.

O DDJ-FLX2 está disponível por um preço de venda de 156 euros.


Hama Extreme Protect com tecnologia D3O

Mochilas, malas, sleeves, capas e protetores de ecrã para smartphones são alguns dos novos produtos que a Hama acaba de lançar em Portugal e que incorporam a tecnologia D3O, um inovador material contra impactos que absorve a energia, dissipando-a de forma a proteger os equipamentos.

Esta parceria com a Hama é uma das primeiras que a 3DO realiza a nível mundial com empresas da área da eletrónica de consumo. Além deste setor, a 3DO formula também produtos para as áreas do Desporto (bicicletas de montanha, desportos de neve, futebol americano e hóquei no gelo, entre outros desportos de contacto), Motociclismo (desportivo, urbano e de aventura), Defesa (militares e forças policiais) e Trabalho (luvas, joelheiras…). Uma das primeiras linhas de produtos a receberem a tecnologia D3O são as malas, sleeves e mochilas da gama Extreme Protect da Hama. Destinados ao transporte e proteção de tablets, notebooks e laptops, estes produtos incluem uma estrutura de proteção com licença D3O para todos os compartimentos interiores, incluindo uma divisória para portátil nas malas e mochilas, na qual o material D3O oferece amortecimento contra choques e impactos, oferecendo ao portátil uma proteção altamente eficaz contra danos. A chancela Extreme Protect surge também em novas capas de proteção para iPhone 16, incluindo capas MagCase e protetores de ecrã. Os produtos Hama com esta tecnologia têm a indicação "Extreme Protect with D3O" e o distintivo logótipo laranja da D3O, entre eles: Mochila para laptop Extreme Protect (ref.ª 00227052), Mala para laptop Extreme Protect (ref.ª 00227051), LT Sleeve Extreme Pro (ref.ª 00227056), Capa TC Extreme Protect para iPad Pro de 11 (ref.ª 00222097), Hama Extreme Protect Mobile Phone Case para Apple iPhone 16 Pro (ref.ª 00123764).


Headphones SPC DREAMER 2 PRO com Fast Pair

A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, anuncia o lançamento dos novos auscultadores SPC DREAMER 2 PRO, concebidos para oferecer a melhor experiência em áudio e comunicação profissional. Com um foco em conforto, qualidade de som e facilidade de utilização, este novo modelo vem equipado com a mais recente inovação em conectividade: Google Fast Pair.

Os auscultadores DREAMER 2 PRO são os primeiros dispositivos da SPC a incorporar a tecnologia Google Fast Pair. Este permite aos utilizadores de dispositivos Android fazer um emparelhamento instantâneo: com apenas um clique, o smartphone ou tablet reconhece automaticamente os auscultadores assim que estes são ligados, exibindo uma notificação para emparelhamento imediato. Esta tecnologia facilita também a gestão dos auscultadores, permitindo controlar funcionalidades como a ativação/desativação de cancelamento de ruído ativo (ENC) e até fazer tocar o dispositivo remotamente para o encontrar mais facilmente. Após o emparelhamento, os auscultadores ficam associados à conta Google do utilizador, aparecendo, por exemplo, na aplicação "Encontrar o meu dispositivo" juntamente com os restantes dispositivos associados à mesma conta.

Os DREAMER 2 PRO foram desenvolvidos com foco em profissionais que valorizam auscultadores de alto desempenho para o trabalho. Destaca-se o seu chip Qualcomm de última geração com suporte a APTX, que oferece uma qualidade de som superior, e o codec APTX garante uma transmissão de áudio otimizada via Bluetooth, tirando o máximo proveito da largura de banda disponível. A sua autonomia de 50 horas faz toda a diferença no desempenho em tarefas profissionais. Além do mais, são compatíveis com Windows 11, Microsoft Teams e Zoom, o que faz com que este seja o dispositivo perfeito para ter em casa ou no escritório, uma vez que estará sempre à altura do exigido, até nos dias de trabalho mais intensos.

Nem sempre nos encontramos no ambiente com as condições ideais para podermos focar, tranquilamente, conversas e chamadas. Por isso os SPC DREAMER 2 PRO contam com cancelamento de ruído premium. Se quiser colocá-los facilmente em "mute", basta levantar o braço do microfone para a posição vertical para ativar este modo, tornando assim a dinâmica das conversas mais prática. As almofadas basculantes e o design adaptável proporcionam um conforto ergonómico pelo ajuste perfeito para qualquer utilizador. Além disso, o microfone ajustável a 270º pode ser posicionado no lado esquerdo ou direito, garantindo que pode ser usado consoante a preferência de cada um. Os DREAMER 2 PRO vêm equipados com "Busylight", uma luz indicadora de "modo ocupado", para sinalizar a quem se encontre a seu redor que está em chamada ou videoconferência. Além da conectividade sem fios via Bluetooth, os auscultadores incluem uma entrada de áudio Jack 3.5 mm, proporcionando uma opção adicional para uso em diferentes dispositivos.

Os auscultadores SPC DREAMER 2 PRO estão disponíveis a um preço de 99,90 euros.


Rede Locky 'by CTT' com mais de 1000 cacifos

A Locky, marca do Grupo CTT e a maior rede de cacifos inteligentes de Portugal, está em forte expansão e são já mais de 1000 os cacifos (entre públicos, privados e click & collect) que podem ser encontrados de norte a sul do país e ilhas.

Os cacifos Locky são uma excelente opção para a receção de encomendas ao longo de todo o ano, mas assumem especial relevância agora, com a peak season a ser, por excelência, a época em que os consumidores mais fazem compras online. “A Locky está numa trajetória de crescimento sólido e a nossa ambição é continuar a expandir a sua presença em todo o território nacional. É naturalmente com muito orgulho que vemos a preferência dos consumidores pela nossa marca, não esquecendo também as parcerias estratégicas que temos estabelecido, que nos ajudam a manter este nível de crescimento da rede”, destaca Francisco Travassos, CEO da Locky. A rede de cacifos Locky é uma solução muito simples para quem compra online. No processo de compra, os destinatários decidem receber no seu cacifo preferencial e, depois do objeto depositado pela transportadora, recebem um SMS ou email com o PIN para poderem levantar durante cinco dias e sempre com horário alargado.

Além de receberem encomendas, os cacifos Locky estão também disponíveis para envios ou devoluções. Para isso, o cliente tem apenas de ter na sua posse uma etiqueta válida de envio e reservar de seguida, no Portal Locky, o cacifo onde a quer depositar. A entrega de encomendas em locais centralizadores permite aos CTT uma menor utilização dos seus veículos – reduzindo o tráfego dentro nas cidades - e dos seus colaboradores, o que por um lado permite reduzir custos operacionais e, por outro, reduzir emissões poluentes. Além disso, são uma solução que contribui para a satisfação do cliente, uma vez que lhe permite total autonomia, sem a necessidade de estar em casa à espera de uma encomenda. Com total autonomia e segurança garantidas, a utilização dos lockers permite ainda uma maior privacidade, para quem não quer que as encomendas sejam entregues em casa ou mesmo no local de trabalho. Num plano mais prático, todos os Locky podem ser encontrados em locais de fácil acesso, como supermercados, bombas de gasolina, estações de metro e Lojas CTT tornando o levantamento da encomenda mais prático para quem passa por estes locais diariamente, sem a necessidade de se "desviar" do seu caminho habitual.

Todas as localizações dos cacifos Locky podem ser encontradas aqui.


Inércia Demoparty em Dezembro

08-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Associação Inércia vai realizar a Inércia Demoparty 2024, de 6 a 8 de Dezembro de 2024, no Salão de Festas da Incrível Almadense em Almada.

Inércia Demoparty 2024

Festival de música e arte digital em Portugal. Durante três dias, vão estar reunidos entusiastas e profissionais de várias áreas para celebrar e promover a arte digital gerada em tempo real por computador.

A Demoscene tem uma longa história de inovação e colaboração, ao longo da qual os artistas ultrapassaram constantemente os limites das máquinas e exploraram novos conceitos técnicos e artísticos. A Associação Inércia tem por missão promover e divulgar essa cultura entre o público português.



Destaques da Inércia Demoparty:
  • Workshops: Aprender com especialistas em programação a trabalhar a criatividade em ambiente digital.
  • Exibições de Arte Digital: Durante todo o evento estarão patentes um conjunto de artes digitais criadas pela nossa comunidade.
  • Palestras sobre diversos temas.
  • Zona com máquinas antigas, denominado "retro corner"

A entrada para a Inércia Demoparty é gratuita para associados da Inércia e custa 30 euros para o público em geral.

(Fará sentido considerarem tornar-se associados, que tem um custo de 12/24 euros por ano.)

MAX prepara combate à partilha de passwords

07-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da Netflix e Disney+, também a (HBO) MAX irá começar a ofensiva contra a partilha de contas.

Com a Netflix a ter iniciado a era de combate à partilha de contas - que na altura causou grande indignação entre os grupos de familiares e amigos que partilhavam o serviço (algo que, em tempos, a Netflix chegou a promover) mas que, apesar das ameaças de que iria levar ao afastamento de clientes, acabou por resultar em lucros acrescidos - todos os demais serviços de streaming têm seguido pelo mesmo caminho. E depois da Disney+, é altura de também o serviço MAX (anteriormente conhecido por HBO) anunciar medidas idênticas.

A MAX diz que irá iniciar o combate à partilha de contas e passwords ainda durante este ano, mas optando por uma abordagem bastante "suave", prevendo-se que por isso se refira a começar por enviar emails para os clientes a informar sobre a possibilidade de adicionar utilizadores "externos" mediante um valor mensal adicional, e só posteriormente, ao longo de 2025 e 2026, começar efectivamente a aplicar o bloqueio de contas a utilizadores considerados "ilegais".

Apesar destas medidas serem equiparadas a aumento da mensalidade (já que irão obrigar utilizadores partilhados a pagar mais, quer através da taxa extra ou de novas subscrições), a MAX não elimina a possibilidade das mensalidades do serviço sofrerem novos aumentos ao longo do próximo ano; algo que também tem sido comum à maioria dos serviços de streaming. Mas de resto, isso já era previsível, sendo algo que estará destinado a continuar, até ao momento em que os clientes chegarem ao seu limite e considerarem que o custo já não justifica o benefício.

PlayStation 5 Pro já disponível por €799.99

07-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Fica disponível a partir de hoje a mais poderosa consola PlayStation até à data, a PS5 Pro, com preço a começar nos 799.99 euros.

A Sony antecipou-se às confusões de Natal e lança a PlayStation 5 Pro a 7 de Novembro, para que os fãs possam desfrutar dos jogos com qualidade melhorada desde já.

Com hardware melhorado, GPU 62% mais rápido com 16.7 teraflops, +2 GB de memória extra, e 2 TB de capacidade, mais leve, e não aquecendo tanto, a PS5 Pro é uma consola que não irá desapontar os fãs das PlayStation. Por outro lado, o maior problema que tem que enfrentar é que a PS5 normal, que já se pode encontrar a quase metade do preço, continua a ser uma consola excelente. Com a PS5 Pro os utilizadores podem ter acesso a jogos mais detalhados, ou com maior framerate, mas são coisas que até podem passar despercebidas a grande parte dos jogadores.

A grande questão é que a PS5 Pro entra directamente na era em que as melhorias começam a ter custos substanciais face a benefícios cada vez menos visíveis. Se para quem vier de uma PS4 ou PS3 poderá ser mais fácil justificar a opção por uma PS5 Pro como decisão para manter a consola por longos anos, para quem já tiver uma PS5 a proposta torna-se bastante mais complicada, tendo ainda que se contabilizar que o drive óptico é um extra pago à parte. E para ambos, será impossível não considerar a compra de uma PS5 Slim por €430, que mesmo levando com um upgrade para SSD de 2TB, continua a ficar bastante mais em conta. Para não falar da possibilidade comprar a PS5 normal e usar a diferença de preço para ajudar na comprar uma placa gráfica mais decente para o PC.





Para os verdadeiros fãs, ou que estejam interessados em tentar o negócio da revenda, temos também a edição limitada PlayStation 5 Pro 30º aniversário, com preço oficial de 1099.99 euros, se tiverem a sorte de conseguir apanhar uma.

Notícias do dia

07-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Operadores nacionais fazem "figuras tristes" face à Digi; OpenAI compra chat.com; bug no Waze altera idioma da app; Android TV salta do Android 14 para 16 em 2026; iOS 18.2 beta 2 disponível para o público com mais listas de espera para funcionalidades AI; e cápsula Dragon da SpaceX empurra ISS pela primeira vez e reduz dependência da Rússia.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

UE investiga Corning por práticas anti-concorrenciais

A Comissão Europeia abriu uma investigação à Corning, fabricante do popular "Gorilla Glass" usando em inúmeros smartphones, por potenciais práticas anti-concorrenciais.

Em causa estão coisas como os contratos da Corning obrigarem os clientes a só comprarem produtos seus, exigirem que os clientes os informem de propostas de fornecedores concorrentes e darem à Corning a possibilidade de igualar as condições, entre outras coisas que impedem uma justa e saudável concorrência no sector, penalizando tanto as empresas como, principalmente, os consumidores finais.


Samsung prepara Galaxy "ultra-fino" para 2025

Com os rumores de que a Apple está a trabalhar num iPhone ultra-fino, não será surpresa ver rumores idênticos surgirem do lado da Samsung. Aparentemente, a Samsung também está a preparar um novo Galaxy ultra-fino para o próximo ano, que poderá despoletar o regresso de uma nova época de batalhar pelo "mais fino" smartphone do mercado.

Na verdade, enquanto um eventual iPhone ultra-fino pode ser visto como passo intermédio para a Apple depois lançar um iPhone / iPad dobrável, para a Samsung a tarefa acaba por ser mais fácil, pois basicamente só tem que pegar num Galaxy Fold e, quase literalmente, cortá-lo"ao meio.


Roblox limita crianças com menos de 13 anos

O Roblox anunciou novas medidas para proteger as crianças, que passam por bloquear o acesso a diversos espaços e experiências, incluindo espaços de interacção social onde se facilita a comunicação entre os participantes, por texto ou voz, ou ainda através de desenhos em quadros virtuais, para os menores de 13 anos.

Estas restrições começarão a ser aplicadas a 18 de Novembro. Os criadores que queiram que os seus jogos e expriências no Roblox fiquem acessíveis a crianças com menos de 13 anos terão que fornecer informações adicionais e certificar que esse conteúdo cumpre todos os requisitos do Roblox que se aplicam aos conteúdos adequados para todas as idades.


Austrália quer redes sociais só para maiores de 16

Na Austrália, discute-se uma lei que pode proibir o acesso às redes sociais por crianças com menos de 16 anos.

A parte mais polémica é que a medida não contempla qualquer tipo de excepção, significando que esse acesso seria ilegal tanto para os jovens que já têm contas nestas redes, como também para aqueles que têm consentimento dos pais para tal. O resultado prático, se efectivamente a medida avançar, prevê-se desde já que seja idêntico aos das proibições de venda de tabaco e bebidas alcoólicas, levando a que crianças e jovens recorram a todo o tipo de métodos alternativos, ou redes sociais mais obscuras e de difícil controlo pelos pais, para contornarem a proibição.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €19

07-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 19.86 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Bug no Waze altera idioma da app

07-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem utilizar o Waze pode ter notado algumas coisas estranhas nos últimos dias, com a app a assumir uma língua desconhecida e unidades imperiais.

Se foram surpreendidos por descobrir um Waze a funcionar em chinês, arábico, ou outra língua "estranha", não se preocupem que não se tratou de nenhum ataque por hackers. Foi apenas um bug, e podem facilmente repor uma app compreensível seguindo os indicadores visuais.

Para voltarem a ter o Waze em português, ou inglês, ou língua da vossa preferência, terão apenas que ir ao menu, e seguir as opções da roda dentada / engrenagem (por duas vezes: Definições > Geral), até chegarem à opção de escolha do idioma da app. A partir daí poderão rever e corrigir todas as demais definições, como unidades de distância, opções do mapa e navegação, avisos por voz, etc.
Sendo utilizador do Waze beta, quando me deparei com o meu Waze em arábico, pensei que fosse apenas um sintoma de ser a versão beta. Mas afinal, parece que se trata de um bug que está a afectar também os utilizadores das versões públicas oficiais.

Embora fosse preferível não ter que lidar com bugs, não deixa de ser uma boa oportunidade para darem um passeio pelas muitas opções do Waze, incluindo aquela para que já alertamos no passado, de certificar que o Waze continua a dar os alertas mesmo durante um telefonema, para se evitar passar distraído a velocidade excessiva por um radar.

Operadores nacionais fazem "figuras tristes" face à Digi

07-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Com o arranque do serviço da Digi em Portugal, multiplicam-se os relatos de telefonemas inacreditáveis por parte do trio dos maiores operadores de telecomunicações nacionais.

Enquanto se aguarda pela actualização dos tarifários da NOS, MEO, e Vodafone, em resposta aos preços reduzidos da Digi - algo que está prometido para os próximos dias, e que poderá ser feito tanto nos seus tarifários oficiais como por via das suas sub-marcas mais económicas - vão sendo partilhados telefonemas por parte das linhas de renegociação e retenção desses operadores.

Nas semanas que antecederam o início do serviço da Digi, foi notório o aumento de telefonemas por parte dos operadores, principalmente para os clientes já fora dos períodos de fidelização, por vezes de forma algo agressiva, tentando prender os clientes no mesmo patamar de valores ou com irrelevantes descontos de "1€". Os clientes que resistiram (e bem) a essas ofensivas, descobrem agora que podem poupar entre dezenas a centenas de euros, por mês, e potencialmente ficando ainda melhor servidos, pois a Digi fornece internet a 1 Gbps como base, e nos telemóveis podemos ficar com dados "ilimitados" por meros 7€ por mês (que passam a 5€ para três ou mais números). E daí, as tais figuras tristes...

Se as tentativas de refidelização já eram algo agressivas, agora os operadores parecem ter perdido a cabeça. Milagrosamente, estes operadores que no passado nos tentavam convencer que era normal haver limites secretos(!) nos seus planos ilimitados, agora fazem questão de frisar que o "ilimitado" da Digi não é "ilimitado", pois só inclui 200 GB à velocidade máxima, contrapondo que o cliente fica muito melhor servido com apenas 20 ou 40 GB pelo dobro do preço. Nalguns casos, o desespero é tal que apelam ao sentimento de culpa, dizendo que é injusto o cliente abandonar a empresa que "sempre esteve lá quando o cliente dela necessitou"!
Falta saber se isto, e outras coisas, fazem parte do "script" actualizado pela empresa ou se é devido à capacidade criativa dos assistentes e das instruções que lhe tenham sido dadas para "segurar" os clientes por todo e qualquer meio.

O que é certo é que isto é apenas o reflexo do panorama geral e global de descontentamento dos portugueses com a forma como têm sido (mal)tratados pelos operadores de telecomunicações ao longo das últimas décadas. É certo que a Digi não é perfeita, e tem toda uma série de falhas e lacunas (algumas delas causadas directamente pela postura "cartelizada" dos demais operadores, como o bloqueio de acesso a certos canais de TV, ou não facilitar mensagens de SMS gratuitas entre eles), mas são pequenos detalhes que facilmente se ultrapassam face ao diferencial de preços que é praticado.

Quanto aos que dizem que a Digi será apenas "mais uma operadora" que começa por lançar preços baixos e depois os subirá assim que conquistar os clientes, é certo que é um risco (tal como a Vodafone fez quando avançou com a rede de fibra). Mas, ao contrário dos operadores que temos, acho que podemos olhar para o trajecto que a Digi tem tido nos países em que já entrou, como Itália e Espanha, e em que, ano após ano, tem disponibilizado tarifários cada vez melhores.

OpenAI compra chat.com

07-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI comprou o domínio chat.com - que já redirecciona para o ChatGPT.

Reacendendo as conversas sobre os domínios de valor milionário na internet, a OpenAI comprou o muito desejado domínio chat.com, num negócio que se estima que terá custado cerca de 20 milhões de dólares.

O anúncio foi feito da forma mais simples possível, com Sam Altman simplesmente a publicar um tweet com o nome do domínio chat.com.

https://t.co/n494J9IuEN

— Sam Altman (@sama) November 6, 2024

Para quem gostar de um pouco mais de informação dos bastidores, este domínio tinha sido comprado no início de 2023 por Dharmesh Shah, fundador do HubSpot, por 15.5 milhões de dólares. Além de ficar implícito (e já ter sido confirmado por ele) que lucrou com esta venda, ele também fez questão de dar algum contexto adicional, dizendo que é fã da OpenAI, que já conhecia Sam Altman há mais de uma década desde antes da criação da OpenAI, e que está bem financeiramente e "não precisa do dinheiro" da venda do domínio. Coisas que dão a entender que tenha cedido o domínio à OpenAI com o pagamento a ter sido feito em acções da empresa.

BREAKING NEWS: Secret acquirer of $15+ million domain chat .com revealed and it's exactly who you'd think.

For those of you that have been following me for a while, you may recall that I announced earlier this year that I had acquired the domain chat .com for an "8 figure sum"… https://t.co/nv1IyddP5z

— dharmesh (@dharmesh) November 6, 2024
Em Julho tivemos o caso do friend.com, em que uma startup comprou o domínio por 1.8 milhões de dólares, parte significativa dos 2.5 milhões que tinha angariado. Neste caso, mesmo que o domínio tenha custado 20 milhões à OpenAI, torna-se num valor irrisório face aos 6.6 mil milhões que angariou até à data, e que se poderão multiplicar com a transição da empresa de "sem fins lucrativos" para empresa "lucrativa".

XPeng prepara plataforma EREV para autonomia de 1400 km

07-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de se dedicar aos carros 100% eléctricos, a XPeng anunciou o desenvolvimento de uma plataforma EREV que usa um motor a combustão como gerador e permite autonomia até 1400 km.

Reconhecendo os cenários em que os carros eléctricos puramente a bateria podem não ser adequados em cenários em que os clientes necessitem viajar longas distâncias sem pausas para carregamentos, ou onde não exista uma infraestrutura capaz de assegurar o seu carregamento de forma fácil, a XPeng propõe a sua nova plataforma EREV (Extended Range Electric Vehicle).

Designada por Xpeng Kunpeng Super Electric System, este sistema consiste na utilização de um motor a combustão ligado à sua plataforma eléctrica. Em que é que isto difere dos híbridos tradicionais? É que neste caso o motor a combustão não tem qualquer ligação mecânica ao sistema de transmissão do veículo, funcionando unicamente como gerador para recarregar as baterias, mantendo-se o sistema puramente eléctrico para a propulsão.
A marca diz que a plataforma permite circular até 430 km usando apenas as baterias, que se prolongam para os 1400 km quando se utiliza o gerador para as ir recarregando conforme necessário. Promete também resolver muitos dos problemas associados a este tipo de sistemas, dizendo que o motor a combustão será inaudível (apenas +1 dB quando está ligado), e tirando partido de tecnologia "AI" para determinar os momentos mais adequados para que seja ligado, como em antecipação a subidas acentuadas quando a bateria está em nível reduzido.

Apesar do motor-gerador, continuará a ser possível recarregar a bateria da forma tradicional, sendo que também aí a marca tem boas notícias, com uma bateria 5C que pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 12 minutos.

Ticwatch E3 Wear OS a €76

07-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

Sendo prático para fazer o tracking da actividade, não só durante as férias de Verão mas durante todo o ano, este Ticwatch E3 é smartwatch Wear OS da Mobvoi, com chipset Snapdragon Wear 4100, ecrã circular de 1.3" (360x360), GPS e suporte para pagamentos Google Pay via NFC. Sendo esta uma das (poucas) empresas que continua a apostar em força no Wear OS, torna-se numa excelente opção para quem procura um smartwatch Android, mas que também pode funcionar com iPhones.
O preço deste Ticwatch E3 é de apenas 76 euros na Amazon Espanha.

Além do tracking de centenas de actividades físicas, também tem GPS e permite fazer telefonemas (com o smartphone por perto) graças ao microfone e coluna integradas, o que pode revelar-se prático para todas as situações em que não for conveniente estar a segurar-se no smartphone da forma tradicional.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 18.2 beta 2 disponível para o público

07-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou a versão pública do iOS 18.2 beta 2, com mais funcionalidades AI - sujeitas a lista de espera.

Depois do lançamento do iOS 18.1 com as primeiras, e tímidas, funcionalidades AI "Apple Intelligence", as atenções voltam-se para o próximo iOS 18.2, esperado para Dezembro, e que adicionará mais algumas funcionalidades. Depois das versões exclusivas para developers, a Apple lança a versão pública do iOS 18.2 beta 2, o que significa que qualquer interessado ou curioso a possa experimentar, bastando activar o acesso às versões beta nos settings do seu iPhone ou iPad.

As novidades AI desta versão são a chegada do Image Playground, o sistema de geração de imagens AI a partir de uma descrição, o Genmoji, para criar emojis usando AI, integração da Siri com o ChatGPT (incluindo suporte para o ChatGPT pago), e o Visual Intelligence, que permite identificar e descrever coisas vistas pela câmara - ao estilo do Google Lens.

Apesar da Apple já ter aplicado uma lista de espera às funcionalidades Apple Intelligence do iOS 18.1, as funções de geração de imagem do iOS 18.2 ficam sujeitas a uma lista de espera adicional, o que acaba por comprovar o "verdadeiro motivo" pelo qual a Apple vai fazer os utilizadores europeus esperarem até Abril de 2025 para terem acesso às capacidades AI nos novos iPhones.

Fica demonstrado que neste ano de estreia das funcionalidades AI nos iPhones, os utilizadores serão essencialmente tratados como beta testers, com as coisas a só estarem devidamente afinadas e preparadas para consumo público por altura da chegada do iOS 19 e próximos iPhone 17. E não se estranhe se, quando tal acontecer, a maioria das funcionalidades fiquem sujeitas ao pagamento de uma subscrição adicional para os serviços AI.

Android TV salta do Android 14 para 16 em 2026

07-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai remodelar o calendário de lançamento do Android TV, passando a ter novas versões a cada dois anos, começando com o salto para o Android 16 em 2026.

Reconhecendo que não faz sentido gastar recursos a manter televisores actualizados com a mesma frequência que um smartphone ou tablet, a Google está a considerar passar o Android TV para um ciclo de lançamentos bianual (a cada dois anos - convém indicar, já que a mesma palavra se aplicaria a duas actualizações por ano, o que não é o caso).

O efeito imediato é que não se deverá ter um Android TV 15, com a Google a saltar por cima da mais recente versão do Android, lançando apenas o próximo Android TV baseado em Android 16 em 2026.


Mais do que as actualizações anuais do sistema, faria muito mais sentido que, no Android TV, a Google prolongasse o suporte para lá dos 7 anos que começou a dar aos Pixel. Numa Smart TV faria todo o sentido assegurar actualizações por um mínimo de 10 anos, garantindo que os utilizadores não iriam ficar "esquecidos" ou presos a Smart TVs que nem podem correr serviços populares como o YouTube, Netflix, ou outros, apenas por causa de terem deixado de receber actualizações.

Cápsula Dragon da SpaceX empurra ISS pela primeira vez

06-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A NASA vai usar a cápsula Cargo Dragon da SpaceX ligada à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer o "reboost" da estação pela primeira vez.

A ISS necessita de elevar a sua órbita regularmente, sendo que até o reduzido atrito com a atmosfera vai fazendo com que perca velocidade e "caia". Tradicionalmente, é segmento russo da estação, juntamente com a nave Progress, que tratam da parte da propulsão necessária para manter a altitude da ISS, assim como efectuar as manobras para evitar detritos espaciais. Mas, pela primeira vez, vai ser testada a capacidade da cápsula Dragon para fazer essa função.

O teste envolverá os 16 propulsores Draco da Dragon, especificamente os localizados na base da cápsula. Estes propulsores geralmente servem para manobras em órbita, mas neste próximo disparo de 12.5 minutos, serão usados para ajustar ligeiramente a trajectória da estação. Curiosamente, este teste também permitirá obter dados essenciais para o desenvolvimento do futuro veículo que terá por missão fazer a reentrada controlada da ISS na atmosfera, quando terminar o seu período de serviço, em 2030.

Esta demonstração é também um passo importante para os EUA evitarem a necessidade de favores da Rússia. Dado o agravamento das relações entre os EUA e a Rússia (e também entre a Rússia e Europa), especialmente após a invasão da Ucrânia em 2022, a NASA tem procurado reduzir a dependência das capacidades de propulsão russas. Esta demonstração mostrará se a Dragon pode fornecer uma alternativa para apoiar as manobras da ISS, podendo até acabar por se tornar no sistema de propulsão principal - já que existe uma cápsula Dragon acoplada à ISS de forma quase permanente - se os resultados deste teste forem os esperados.

Google Keep elimina barra inferior e foca-se no botão flutuante

06-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Keep para Android está a simplificar a parte inferior da app, dando destaque ao FAB (Floating Action Button), simplificando a experiência de criação de notas e promovendo uma maior uniformidade entre os seus serviços.

Até agora, o Google Keep tinha uma barra inferior com botões específicos para criar listas, desenhos, gravações de áudio e notas de fotos, além de um desajustado botão flutuante para adicionar novas notas de texto. Agora, a app apresenta apenas um único botão flutuante no canto inferior direito. Ao tocar neste botão, surgem as opções para criar os diferentes tipos de apontamentos: imagem, desenho, lista ou nota de texto, todas organizadas em botões em forma de cápsula com a temática de cores Material You.
Se por um lado este novo design elimina o acesso directo com um único toque a tipos de notas específicos, tornando a criação de uma nova nota ou lista um processo de "dois toques", por outro lado ficamos com um interface mais limpo e uniformizado face ao que já se tinha noutras apps, como o Google Calendar, Docs, Sheets, e outras.

Esta actualização está a ser lançada como uma alteração do lado do servidor na versão 5.24.432.x do Google Keep para Android, pelo que poderá demorar várias semanas até chegar a todos os utilizadores. É de imaginar que a alteração também venha a ser aplicada na versão iOS, embora não se saiba quando é que isso poderá acontecer.

Notícias do dia

06-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Android 16 chega a 3 de Junho de 2025; Japão testa satélite de madeira; iPhones vão mostrar estimativa do tempo de carregamento; WhatsApp testa pesquisa de imagens no Google para facilitar identificação de imagens usadas indevidamente; e Find My ganha partilha temporária de dispositivos perdidos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

UE prepara nova multa à Apple por causa da App Store

A UE está a preparar nova multa potencialmente "bilionária" à Apple, devido às práticas anti-concorrenciais na App Store, nomeadamente a nível de impedir que as apps pudessem fazer referência a formas de pagamento externas, mais baratas.

Em Agosto a Apple começou a permitir que as apps fizessem isso, mas embora afrouxasse os requisitos de um lado, continua a insistir no pagamento de taxas mesmo que as apps usem esses pagamentos externos. Relembre-se também que, em vez da Apple usar todas as exigências do DMA como forma de promover a abertura das suas plataformas, continua a fazer exactamente o oposto, passando até a bloquear a execução de apps não assinadas no macOS.


Nvidia ultrapassa Apple e expulsa Intel do Dow Jones

Depois de ter atirado a Intel para fora do índice Dow Jones, a Nvidia continua a tirar partido da imensa procura por chips AI, voltando a ascender ao topo da tabela de empresas mais valiosas, superando os $3.38T da Apple com um valor de $3.43T.

Embora não seja a primeira vez que tal acontece, desta vez antevê-se que a Nvidia consiga aguentar-se nesta posição e até afastar-se da Apple, ao contrário do que aconteceu em Junho, em que a Nvidia ultrapassou a Apple mas apenas por um dia. Ao estilo dos empresários que fizeram fortuna a vender pás e picaretas durante as "corridas ao ouro", a Nvidia pode lucrar com todas as empresas que se querem manter na vanguarda a tecnologia AI, vendendo os chips e sistemas que actualmente são os mais poderosos e desejados para essa função.


Tesla abre acesso a empresas

A Tesla dá um passo no sentido de atrair novos serviços criando uma plataforma de acesso "Tesla for Business", que permite que apps e serviços possam aceder a dados de viaturas (que tenham dado as devidas permissões de acesso).

Isto será particularmente atractivo para empresas com grandes frotas de veículos Tesla, que assim os poderão integrar com os seus sistemas, a nível de controlo de acesso, utilização, custos, etc. A Tesla faz referência expressa a que a plataforma permite o acesso a toda a gama de produtos Tesla, pelo que além dos carros também será possível fazer essa integração com produtos como as Powerwalls e outros.


BP cancela 18 projectos de hidrogénio

Servindo como rude machadada em todos os proponentes do futuro a hidrogénio, desta vez foi a própria BP que anunciou o cancelamento de 18 projectos de hidrogénio que tinha começado por apoiar.

A empresa irá manter alguns projectos na área, mas não conseguindo esconder que já não está tão segura quanto a ser esse o caminho mais viável para o futuro das energias limpas. Embora exista necessidade e mercado para a indústria do hidrogénio, o mesmo continua a apresentar inúmeros desafios e desvantagens que o tornam completamente inadequado para uso pelos consumidores finais. Aliás, continua a ser ridículo ver fabricantes automóveis a insistirem nos "carros a hidrogénio", quando se esquecem de referir que bastará deixar o carro estacionado por uma ou duas semanas para que o depósito se "esvazie" por si mesmo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os fatos de astronautas habitualmente utilizados para operações no exterior da ISS têm tanques de oxigénio que permitem respirar por 6 a 8 horas, com 30 minutos adicionais como reserva de emergência.

|