A Apple já disponibilizou o iOS 18, que vem mudar por completo o rosto do iOS ao gosto de cada utilizador.
O
iOS 18 já está disponível para todos os iPhones da geração XS e seguintes - sendo que a Apple também dá a opção dos utilizadores se manterem no iOS 17, com uma actualização para o 17.7, que poderá ser a opção mais sensata para quem preferir "aguardar para ver", esperando que os inevitáveis novos bugs sejam corrigidos, ou até que a Apple lance as versões com Apple Intelligence.
As novidades são muitas, das mais visíveis às mais discretas. A própria Apple listou
mais de 250 alterações no iOS 18, mas vou focar-me apenas naquelas que serão imediatamente mais visíveis para os utilizadores: as alterações no home screen e Control Panel.
Home screen
Finalmente, e após todos estes anos, os utilizadores iOS passam a ter a liberdade que os utilizadores Android têm desde sempre, de poderem posicionar os icons das apps onde e como quiserem, não mais ficando forçados a usar o alinhamento obrigatório de preenchimento do ecrã da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não é nada "radical", mas que é - finalmente - bem vinda.
Adicionalmente, os utilizadores passam a ter a opção de usar icons maiores que removem o nome das apps, usar os icons escuros das apps mesmo que estejam no modo diurno, e ainda - talvez a opção mais polémica - podem aplicar uma tonalidade colorida à sua escolha, para o bem ou para o mal do "bom-gosto" de todos os que os rodeiem.
[o meu home screen iOS 17 vs iOS 18]
No meu caso, optei apenas pelo modo escuro e icons maiores, o que já é suficiente para mudar por completo o ecrã com que convivo mais frequentemente ao longo do dia. Ainda não ganhei coragem para me aventurar nas "tonalidades"! :)
A crítica mais imediata? O espaço que fica entra a última linha de apps e a parte inferior do home screen torna-se excessiva - praticamente dando para adicionar mais uma linha de icons. Esperemos que a Apple reveja isso em breve.
Control Panel
O outro ecrã que recebe uma remodelação é o Control Panel, de acesso a definições, controlos, etc. Um ecrã que começava a ficar demasiado sobrecarregado no iOS 17 e que a Apple tenta resolver no iOS 18 com a criação de múltiplas páginas. De origem já vem com um ecrã de "favoritos" que replica o ecrã tradicional, outro dedicado ao media player, outro para o controlo de smart devices HomeKit, e outro para a conectividade wireless. Mas podemos criar as nossas próprias páginas, além de redimensionar e resposicionar os controlos, o que se torna particularmente útil agora que as apps de terceiros também podem criar controlos para adicionar no Control Center.
Se são mudanças radicais? Não. E, como disse, algumas delas já são possíveis na plataforma Android há mais de uma década. Mas, isso em nada invalida que não venham melhorar a experiência de utilização para os utilizadores iOS, e que por muito que tenham demorado a chegar, ajudam a que cada um possa ter um iPhone com o aspecto tal como deseja.