PlanetGeek

YouTube apresenta novas ferramentas AI para criadores

18-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube reforça a aposta nas ferramentas AI e promete mais opções de monetização para os criadores.

No evento Made on YouTube 2025, o YouTube revelou um conjunto de ferramentas AI pensadas para simplificar a criação de conteúdos e aumentar o envolvimento do público. Além disso, a plataforma vai disponibilizar novas opções de monetização para aproximar criadores e marcas.

Nos Shorts, a Google vai integrar o modelo Veo 3 Fast da DeepMind, capaz de criar vídeos dinâmicos com som, adicionar objectos a cenas, alterar estilos de movimento, e até transformar diálogos em faixas musicais. As ferramentas de edição AI também ajudarão a converter gravações não-editadas em vídeos quase prontos a publicar. Já o novo assistente conversacional Ask Studio foi desenhado para sugerir melhorias no fluxo de trabalho, realizar testes A/B, e suporta dobragem automática.



O streaming em direto e os podcasts também vão beneficiar destas novidades. Os podcasters poderão gerar automaticamente Shorts e clipes a partir de episódios completos, enquanto o Veo será capaz de transformar programas apenas de áudio em vídeos personalizáveis. Para os criadores em directo (livestreaming), as novas funcionalidades AI prometem aumentar a audiência e reforçar os ganhos.

No lado comercial, o YouTube quer estreitar relações entre criadores e empresas. Em breve, será possível adicionar links directos para sites de marcas nos Shorts, enquanto o YouTube Shopping vai chegar a mais mercados e comerciantes. A integração será facilitada pela marcação automática de produtos através de AI. As novas ferramentas começarão a ser disponibilizadas ao longo dos próximos meses.

iQOO 15 tem traseira que muda de cor

18-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Para o novo IQOO 15 a marca aposta em hardware de topo e uma traseira que muda de cor.

O novo iQOO 15 chamou a atenção depois de surgir com uma traseira capaz de mudar de cor. Embora as primeiras fotos mostrassem apenas um padrão rosa e cinzento, o efeito ao vivo é muito mais marcante, alternando de um cinzento sólido para um tom rosa vibrante conforme o ângulo de visão. É uma solução que dá um efeito mais imediato que outras tentativas anteriores que tinham sistemas que demoravam algum tempo a aplicar a mudança de cor, e que parece ser um efeito puramente visual sem recurso a materiais electrocromáticos.

A apresentação deverá acontecer ainda este mês, logo após a Qualcomm revelar o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 no seu evento anual, de 23 a 25 de Setembro. Como já é tradição, a série iQOO irá receber o mais recente chip topo de gama da Qualcomm. Os rumores apontam ainda para um ecrã OLED QHD de 6.85" fabricado pela Samsung, com brilho entre 1 nit e impressionantes 6.000 nits, taxa de actualização elevada, e sensor de impressões digitais ultrassónico.


No campo da fotografia, tudo aponta para uma câmara principal de 50MP com sensor de 1/1.5" e uma teleobjetiva periscópica de 50MP para zoom de longo alcance, superando a lente 2x do iQOO 13. Espera-se ainda uma ultra grande-angular, possivelmente também de 50MP, garantindo consistência no conjunto.

No software, o iQOO 15 deverá estrear o novo OriginOS 6 da Vivo. A autonomia também promete surpreender, com fugas de informação a indicarem uma bateria entre 7.000mAh e 8.000mAh, acompanhada por carregamento rápido de 100W. Uma combinação que poderá torná-lo num dos topo de gama com maior duração de bateria do mercado.

Novo ataque FileFix esconde malware em imagem

17-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os hackers continuam a demonstrar grande criatividade para os seus ataques, desta vez recorrendo a esteganografia para esconder malware dentro de uma imagem.

Um novo ataque, designado por FileFix, está a ser usado para instalar o malware StealC. A campanha finge ser um aviso de suporte da Meta, alegando que a conta do utilizador será suspensa num prazo de sete dias caso não abra um falso "relatório de incidente". Em vez de fornecer um documento, o esquema convence a vítima a colar comandos PowerShell maliciosos na barra de endereços do Explorador de Ficheiros.

O FileFix é uma variante do método de ataque ClickFix. Ao contrário das versões anteriores, que usavam código PowerShell visível ou o símbolo "#", esta técnica esconde os comandos maliciosos com espaços e caminhos de ficheiro falsos, tornando-o mais difícil de detectar por utilizadores e sistemas de segurança - com a parte visível a parecer legítima.

O que torna esta campanha diferente é a utilização de esteganografia (não confundir com estenografia). Depois de executado o primeiro comando, é descarregada uma imagem JPG aparentemente inofensiva do Bitbucket. Dentro dela, os atacantes escondem um segundo script e executáveis encriptados, que são extraídos e corridos em memória. O resultado final é o StealC, um malware capaz de roubar dados de browsers, apps de mensagens, carteiras de criptomoedas, credenciais na cloud, e também fazer screenshots do desktop.

Segundo a Acronis, já foram detectadas várias variantes desta campanha, o que sugere que os atacantes estão a testar e a melhorar a técnica. Embora muitos utilizadores já estejam sensibilizados para o phishing tradicional, os ataques FileFix continuam recentes e em evolução. As equipas de segurança devem reforçar a formação, e alertar os utilizadores para que tratem com a máxima suspeita qualquer tipo de pedido lhes que peça para fazer "copy paste" de comandos para o seu computador, por muito inocentes que pareçam.

Reddit aplica novos limites a moderadores

17-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Reddit está a aplicar novas restrições aos moderadores, com que nem todos concordam, limitando-os a um máximo de 5 grandes comunidades.

O Reddit vai implementar novas regras que obrigam alguns moderadores a abandonar funções. A partir dos próximos meses, nenhum utilizador poderá moderar mais de cinco subreddits de grande dimensão (com mais de 100 mil visitantes mensais). A empresa afirma que a medida afecta apenas 0.1% dos moderadores activos e que o objectivo é garantir "perspectivas e experiências diversas".

A mudança será faseada: a 1 de Dezembro, os moderadores afectados deixarão de poder aceitar convites para novas comunidades grandes. Até 31 de Março, quem não cumprir será removido dos cargos, começando pelos subreddits onde tiver menor actividade. O Reddit vai ainda substituir o número de subscritores por estatísticas de visitantes únicos e de contribuições semanais.
Muitos moderadores criticaram a decisão, alegando que castiga voluntários experientes e deixará várias comunidades sem equipas qualificadas. Alguns consideram que a medida é uma resposta indirecta aos protestos passados, quando vários subreddits foram bloqueados em reacção às novas taxas da API. No entanto, há também quem apoie a decisão, defendendo que limita o poder excessivo dos chamados "power mods".

Paralelamente, o Reddit deixará de mostrar nos perfis o conteúdo removido por moderadores e poderá reduzir respostas a denúncias. A empresa garante que a segurança não será comprometida, mas vários moderadores temem que aumentem os casos de discurso de ódio, desinformação e abusos. Apesar da contestação, e tendo em conta o histórico das alterações anteriores, tudo indica que as novas regras avançarão conforme planeado.

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €76

17-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas (algo que começa a mudar com a mais recente geração de lâmpadas), as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 76 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

World Labs melhora geração de mundos 3D

17-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Word Labs anunciou melhorias no seu sistema AI de geração de mundos 3D a partir de uma única imagem 2D.

No final do ano passado a World Labs maravilhou o mundo com o seu sistema AI capaz de converter imagens em mundos 3D interactivos. Desde então não tem estado parada, e agora apresenta algumas novidades.

A World Labs anunciou o lançamento do Marble, ainda em fase beta com acesso limitado, que permite gerar e explorar mundos 3D persistentes. Disponível em marble.worldlabs.ai, a plataforma cria ambientes 3D a partir de prompts de texto ou imagens, com resultados mais consistentes e visualmente variados face aos modelos anteriores. Ao contrário de técnicas tradicionais como point clouds ou depth maps, o Marble gera ambientes 3D completos e navegáveis, que podem ser explorados no browser. Os mundos criados podem ainda ser exportados como Gaussian splats e integrados em projectos através do Spark, a biblioteca open-source da World Labs, que funciona de forma nativa com Three.js em computadores, dispositivos móveis e óculos de realidade virtual.

Generate persistent 3D worlds from a single image, bigger and better than ever!

We’re excited to share our latest results and invite you to try out our world generation model in a limited beta preview. pic.twitter.com/HkPO4E5X2g

— World Labs (@theworldlabs) September 16, 2025
O modelo suporta uma ampla variedade de estilos, desde ambientes hiper-realistas a mundos em cartoon, anime, fantasia, sci-fi e low-poly. Os primeiros utilizadores já estão a criar cenários maiores e coerentes ao juntar vários espaços gerados, o que abre portas a aplicações no cinema, desenvolvimento de jogos, storytelling em VR, e experiências interactivas.

Embora o Marble esteja actualmente focado em ambientes e não em objectos centrais como pessoas ou animais, o feedback inicial destaca o seu potencial para reduzir drasticamente o tempo necessário à criação de mundos 3D. Para os criadores, é a possibilidade de passar da ideia a um ambiente imersivo em apenas minutos, e a World Labs está a convidar mais utilizadores a experimentar o Marble e a contribuir para o futuro da geração de mundos digitais.

Google lança app de pesquisa para Windows

17-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou uma app de pesquisa para Windows, que permite pesquisar na web, Google Drive, e ficheiros locais.

A Google está a testar uma app de pesquisa para Windows que está a gerar curiosidade - e que em muitos aspectos funciona melhor do que a pesquisa nativa da Microsoft. Chama-se simplesmente Google e permite pesquisar na web, no Google Drive e ficheiros locais, com um interface simples, disponível para Windows 10 e 11, mas por agora só nos EUA.

Depois de instalada, basta pressionar Alt+Espaço (ou outro atalho definido pelo utilizador) para abrir a barra de pesquisa flutuante da Google. Os resultados surgem de imediato numa pequena janela, abrangendo pesquisas na web, conteúdos do Knowledge Graph, ficheiros locais, documentos do Drive e apps instaladas. O Google Lens também está incluído, permitindo seleccionar qualquer elemento no ecrã para pesquisa de imagem ou tradução.
Ao contrário da pesquisa do Windows, muitas vezes lenta e limitada, a versão da Google revela-se rápida, simples e versátil. Por norma apresenta a página tradicional de resultados, mas também é possível activar o AI Mode nas definições para ter acesso aos resultados resumidos. A aplicação é leve, pode flutuar sobre outras janelas, e evita encher o browser com mais separadores.

Para já, a aplicação só está disponível nos EUA, apenas em inglês e limitada a contas pessoais da Google, sendo necessário inscrever-se no Search Labs para fazer o download. Ainda assim, mesmo nesta fase inicial, já se apresenta como uma ferramenta de pesquisa mais prática do que a solução oferecida de origem no Windows.

Google Home ganha automações mais avançadas

17-09-2025 | 12:42 | A Minha Alegre Casinha

O Google Home ganha maior versatilidade na criação de automações para a casa.

Depois de uma fase de testes, a Google está finalmente a lançar o renovado editor de automações do Google Home em Android e iOS. O objectivo é dar mais poder e flexibilidade aos utilizadores, permitindo criar rotinas domésticas com condições adicionais e maior personalização.

Entre as novidades está a possibilidade de criar automações mais contextuais, como por exemplo as luzes ajustarem-se automaticamente consoante a hora do dia e se alguém está em casa. Também passam a ser possíveis automações únicas, com a opção de se auto-eliminarem após concluídas. Outras funções incluem notificações direccionadas a membros específicos da casa, execução em horários e dias específicos, e rotinas baseadas em presença (alguém em casa, todos ausentes).
Apesar das melhorias, a Google avisa que algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis no novo editor, como o controlo de termostatos, activação/desactivação de câmaras, ou efeitos e cores de luz. Sensores de movimento já são suportados, mas sensores de portas/janelas e detecção de movimento por câmaras só chegarão mais tarde. Durante esta transição, será possível alternar para o editor antigo nas opções do menu, garantindo compatibilidade com automações já criadas.

Esta actualização está a ser lançada de forma faseada e deverá chegar a todos os utilizadores ao longo das próximas semanas, reforçando o uso o Google Home como uma plataforma cada vez mais versátil para utilizadores que não se queiram aventurar em soluções como o Home Assistant.

Microsoft 365 Copilot com instalação forçada no Windows

17-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A MS vai aplicar a instalação automática do Microsoft 365 Copilot - mas os utilizadores europeus ficam livres disso.

A Microsoft prepara-se para incentivar o uso do seu assistente AI. A partir de Outubro, a empresa vai começar a instalar automaticamente a nova app Microsoft 365 Copilot em dispositivos Windows que tenham as apps de desktop do Microsoft 365. O processo será global, com excepção da Área Económica Europeia, e deverá ficar concluído até meados de Novembro.

A aplicação dedicada vai funcionar como um ponto central para o Copilot em ferramentas como Word, Excel e PowerPoint. Além disso, dará acesso a funcionalidades como Notebooks e agentes AI, oferecendo aos utilizadores uma forma unificada para explorar o ecossistema de inteligência artificial da Microsoft. A empresa aconselhou os administradores de sistemas a informarem os utilizadores e equipas de suporte antes da instalação forçada, para reduzir a possibilidade confusões, já que a app surgirá no menu Iniciar do Windows. Em alguns casos, a aplicação poderá já estar instalada, sendo a única novidade visível o novo ícone do Copilot. Ainda assim, os administradores poderão optar por desactivar a instalação através do Apps Admin Center.

Esta medida surge após o anúncio da integração de agentes do Microsoft 365 Copilot na barra lateral do Edge, prevista para o final de Setembro. Para a Microsoft, é mais um passo para tornar o Copilot uma presença mais visível no Windows, relembrando os utilizadores que têm uma alternativa ao ChatGPT, Gemini, Claude, e outros assistentes AI.

Como desligar o "Liquid Glass" do iOS 26

17-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem não for fã do Liquid Glass estreado no iOS 26 poderá reduzir a sua transparência.

O iOS 26 aposta num novo visual para o iPhone com o design Liquid Glass, mas nem todos têm ficado convencidos. Embora a Apple não permita desligar completamente a sua nova estética visual, existe uma forma de a atenuar e deixar o sistema mais parecido com o que se tinha no iOS 18.

A opção está escondida nas definições de Acessibilidade. Ao activar a funcionalidade "Reduzir Transparência", os utilizadores conseguem reduzir o efeito de transparência de vidro aplicados em várias partes do sistema. Esta alteração aumenta o contraste, melhora a legibilidade do texto e reduz o impacto visual do Liquid Glass.

Para tal, basta abrir a app Definições, aceder a Acessibilidade, escolher Ecrã e Tamanho do Texto e ligar a opção Reduzir Transparência.
  1. Ir aos Settings
  2. Ir à secção "Accessibility"
  3. Tocar em em "Display & Text Size"
  4. Activar a opção "Reduce Transparency"
A diferença nota-se de imediato, dando ao iOS 26 um ar mais clássico sem abdicar totalmente das novidades gráficas.

Embora não elimine o Liquid Glass por completo, esta opção é um bom compromisso para quem acha o novo visual exagerado ou menos legível. É uma forma simples de tornar o iOS 26 mais familiar sem perder todas as mudanças de design que a Apple aplicou.

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €112

17-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 112 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 40 euros.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Caixa dos Nothing Ear (3) vai funcionar como walkie-talkie

17-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing prepara uma funcionalidade curiosa para os Nothing Ear (3), transformando a caixa num walkie-talkie.

A Nothing pode estar prestes a transformar os seus novos auriculares em algo mais do que simples dispositivos de áudio. Um teaser da futura caixa dos Nothing Ear (3) mostra um botão "Talk" e, agora, a marca confirmou a presença de um microfone "Super Mic" na própria caixa. Isto aumentou as suspeitas de que o produto possa funcionar como um walkie-talkie.

Na imagem mais recente, partilhada nas redes sociais da Nothing, surge a frase "Ear (3) with Super Mic. Now they can hear you". Embora o microfone não apareça na publicação, teasers anteriores mostraram-no colocado na caixa. O botão "Talk" também se destaca, sugerindo uma funcionalidade push-to-talk.
O que ainda não é claro é que apps ou serviços irão suportar esta função. Caso funcione mesmo como um walkie-talkie, poderá permitir comunicação directa entre utilizadores sem depender de chamadas tradicionais. Não será totalmente novidade, pois é algo que já se pode fazer com dispositivos como o Apple Watch, mas que seria uma estreia no segmento dos earphones - embora fique por explicar se realmente será prático andar a falar para a caixa dos auriculares, particularmente se se tiver os earphones nos ouvidos, que já permitiriam esse tipo de funcionalidade sem ter que pegar na caixa.

O anúncio completo está marcado para esta quinta-feira, altura em que a Nothing deverá explicar finalmente o que faz este novo botão e microfone na caixa. A empresa tem histórico de adicionar extras curiosos às suas caixas de auriculares, como o Smart Dial, por isso uma função ao estilo walkie-talkie não seria descabida. Faltará saber se terá realmente benefícios práticos, ou se se tornará numa mera curiosidade que rapidamente cairá no esquecimento por ninguém estar interessado nela.

Amazon Prime Big Deal Days a 7 e 8 de Outubro

17-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon vai fazer novo período de promoções Prime Big Deal Days a 7 e 8 de Outubro.

A Amazon confirmou oficialmente o regresso do Prime Day neste Outono, marcado para os dias 7 e 8 de Outubro. O evento, agora conhecido como Prime Big Deal Days, vai permitir aos membros Prime aproveitarem descontos semanas antes da correria da Black Friday.

Lançado em 2015, o Prime Day começou como um festival de compras de Verão. No entanto, a Amazon tem vindo a alargar o calendário com novas iniciativas, como esta edição de Outubro e uma Big Spring Sale realizada no início do ano. A estratégia garante que os clientes regressem várias vezes ao longo do ano à procura de boas oportunidades.
Nesta edição de Outubro, a promessa é de descontos em várias categorias, desde tecnologia a electrodomésticos e artigos para a casa. Esperam-se promoções em auscultadores, televisores, tablets, dispositivos smart home e muito mais. Para quem quer actualizar gadgets ou adiantar compras de Natal, esta é uma oportunidade de poupança sem ter de esperar por Novembro. Para participar é necessário ter uma subscrição Amazon Prime, que além do acesso às promoções também oferece outras vantagens extra.

Por outro lado, o efeito secundário menos positivo destas campanhas, é que remove o impacto das campanhas tradicionais - como os dias Black Friday - especialmente tendo em conta que, na maioria delas, as promoções acabam por manter apenas os preços promocionais que vão tendo regularmente ao longo do ano - para não falar nos casos em que até ficam mais caros. Por isso, importa ir mantendo um olho no histórico de preços, para confirmar se realmente é uma promoção que mereça ser aproveitada. Relembro também que, além das promoções que vamos publicando aqui no site, temos um grupo dedicado a esse propósito - AadM Promos - onde vamos partilhando promoções diárias.

OpenAI lança GPT-5 Codex para enfrentar o Claude Code

16-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI anunciou uma nova versão do seu modelo para programação, o GPT-5-Codex, que já começou a chegar aos utilizadores do Codex.

A OpenAI começou a disponibilizar o GPT-5 Codex, uma versão especializada do seu modelo de IA focada em programação, para todas as instâncias do Codex — incluindo o Terminal, a extensão para IDEs e o Codex Web (chatgpt.com/codex).

O Codex funciona como um agente de automação de código, capaz de executar tarefas complexas de programação. Mesmo quem não domina linguagens de programação pode usá-lo para “vibe code” de apps e web apps. Até agora, no entanto, o serviço tinha ficado atrás do Claude Code, o principal concorrente neste segmento. Segundo a empresa, o modelo introduz uma forma mais flexível de "pensar", podendo dedicar desde alguns segundos até sete horas a uma única tarefa de programação, dependendo da sua complexidade. Essa abordagem torna-o mais eficiente em benchmarks de codificação, incluindo o SWE-bench Verified e testes de refactoring de código em grandes repositórios.
Este avanço surge num momento de forte competição no sector de ferramentas de programação assistida por AI. Concorrentes como o Claude Code, o Cursor (que ultrapassou os 500 milhões de dólares em ARR em 2025) e o Windsurf - que recentemente esteve no centro de uma tentativa falhada de aquisição - mostram o quanto o mercado está a crescer neste segmento.

De acordo com Alexander Embiricos, líder de produto do Codex, o segredo do GPT-5-Codex está na sua capacidade de ajustar dinamicamente o tempo de raciocínio durante a execução. Ao contrário de sistemas baseados em routers, que decidem antecipadamente os recursos a usar, este modelo pode prolongar o seu esforço conforme necessário. Em alguns casos, já chegou a passar mais de sete horas numa única tarefa, algo que a OpenAI considera uma vantagem crucial em relação à concorrência.

O GPT-5 Codex está em fase de distribuição mas nem todos os utilizadores terão acesso imediato logo no primeiro dia. A OpenAI diz que o modelo irá ficar disponível para todos nos próximos dias, incluindo quem usa o plano ChatGPT Plus (20 dólares/mês).

Kate Winslet trocou de turno com Mark Ruffalo

16-09-2025 | 19:58 | Gonçalo Sá

Quatro anos depois de "Mare of Easttown", chegou uma nova minissérie criada por Brad Ingelsby. "TASK", aposta forte da HBO Max, mantém-se no território do drama policial e, em vez de Kate Winslet, tem agora Mark Ruffalo a conduzir uma investigação. Os primeiros episódios são dos melhores a espreitar nesta rentrée televisiva.

mark-ruffalo.jpg

Outra vez a Pensilvânia, outra vez um crime a dar o mote, outra vez um realismo suburbano pintado de tons sépia num convite à melancolia (para não dizer à depressão). Ao primeiro embate, "TASK", thriller dramático sucessor da elogiada "Mare of Easttown" (2021), não parece querer desviar-se muito do registo com o qual o argumentista e produtor Brad Ingelsby se estreou nas séries depois de um percurso no cinema.

Mas os dois episódios iniciais da nova coqueluche da HBO Max também não demoram a insinuar que as diferenças podem ser maiores do que as semelhanças. Se Mark Ruffalo funcionará como chamariz para muitos espectadores (tal como Kate Winslet há quatro anos), o protagonismo é dividido com Tom Pelphrey, nome menos sonante mas que já tinha deixado boas memórias, por exemplo, na terceira temporada de "Ozark" (série da Netflix na qual encarnou o irmão da personagem de Laura Linney).

tom-pelphrey-raul-castillo.jpg

Entre as histórias profissionais e familiares de um de outro, respectivamente polícia e ladrão, "TASK" começa por moldar uma simetria narrativa na qual vai sendo difícil separar bons, maus e vilões. Essa ambiguidade moral já é palpável no primeiro capítulo e adensa-se no segundo, quando entram em cena mais figuras de um bairro de Filadélfia marcado por assaltos a casas de traficantes de droga por parte de homens mascarados.

Com uma moldura dramática ambiciosa, a saga de sete episódios contrasta integridade e vingança ou culpa e redenção em histórias de pais e filhos nas quais o trauma e a violência são denominador comum. E tanto o argumento como a direcção de actores jogam a favor de personagens que desafiam estereótipos, mesmo que Ingelsby não pareça querer reinventar a linguagem do procedural. Também nem precisa: da realização astuta de Jeremiah Zagar ("We Are the Animals") à banda sonora densa e exploratória q.b. de Dan Deacon, "TASK" afirma-se como um retrato adulto e exigente, capaz de gerar tensão tanto através de uma conversa num jantar de família como em sequências de suspense a altas horas.

Felizmente, este arranque também é temperado por algum humor, sobretudo nas cenas com a jovem equipa que ajuda o agente do FBI encarnado por Ruffalo. Entre os novos investigadores está Fabien Frankel, bastante mais à vontade aqui do que como Criston Cole em "House of the Dragon" (também da HBO Max). Outro nome a destacar, Emilia Jones é tão brilhante como comovente na pele de uma mulher obrigada a crescer demasiado rápido. Ruffalo está muito bem acompanhado, portanto.

"TASK" estreou-se na HBO Max a 8 de Setembro. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as segundas-feiras.

iOS 26 chega com Liquid Glass ainda com falhas

16-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 26, mas o Liquid Glass continua a ser alvo de críticas.

Já está disponível o iOS 26, iPadOS 26, e demais sistemas para os restantes dispositivos da Apple, incluindo o Apple Watch, Apple TV, e Macs. A grande novidade, que saltará à vista, é o novo design Liquid Glass - um design controverso desde que foi inicialmente lançado, mas que a Apple foi ajustando ao longo dos últimos meses, resolvendo alguns dos problemas... mas não todos.

O aspecto do iOS 26 continua a não ser para todos, ao ponto de ter tido algumas pessoas a perguntarem-me, depois de terem actualizado os seus iPhones para o iOS 26, se era suposto o novo aspecto "ser mesmo assim"! E de facto, continuam a haver algumas (muitas?) situações onde o Liquid Glass pode ser visto como um retrocesso. É certo que os efeitos do vidro são "bonitos" em muitos casos, mas tudo isso depressa se esquece quando nos deparamos com botões e caixas que se tornam difíceis de localizar e identificar por estarem "camufladas", ou se recebe uma notificação que não se consegue ler a não ser que se ande a arrastá-la para cima e para baixo para que o texto fique sobre uma parte diferente do background. Também fico curioso para ver se os "textos em vidro" agradarão a quem sofra de astigmatismo, pois as bordas "desfocadas" poderão complicar ainda mais a vida a essas pessoas.

Os efeitos dinâmicos de "vidro" nos icons no Home Screen (que aplicam diferentes "reflexos" em função do movimento do iPhone) também não são propriamente consistentes - não resultando muito bem para quem prefere manter os icons em Dark Mode, por exemplo. Por outro lado, embora a Apple tenha acelerado algumas animações, outras continuam a ser ridiculamente lentas, como quando se sai do painel de notificações para o home screen, com os icons a irem "vagarosamente" para o seu lugar numa animação totalmente desnecessária e que só faz perder tempo (felizmente ausente quando se fecha o Control Panel).
Há coisas que poderão ser devidas a mera habituação e adaptação (nunca é bom tirar conclusões nos primeiros dias após grandes alterações de design), mas outras parecem-se que terão que continuar a ser ajustadas pela Apple.

O maior problema é que, pelo menos por agora - e potencialmente "para sempre" - este design visual resulta num autêntico caos, já que se perde totalmente ao entrar em 99.9% das apps, e que continuam a usar o seu próprio design; criando um contraste imenso com as poucas apps (da Apple) que adoptaram o Liquid Glass. Com o tempo irá haver apps que se adaptem ao novo design, mas outras poderão nunca se dar a esse trabalho, preferindo manter o seu próprio design "standard" para que mais facilmente se adaptem a diferentes plataformas (Android, web, Windows, etc.) Veremos como as coisas estão daqui por um ano.


Além deste primeiro impacto visual, recorde-se que o iOS 26 vem com centenas de alterações e novidades, que a Apple se deu ao trabalho de listar, e também informa que será natural que os utilizadores possam sentir um consumo de bateria e aquecimento excessivo após a instalação do iOS 26, mas que será uma situação temporária enquanto o sistema faz tarefas adicionais em background.

Para terminar em tom positivo, arrisco-me a dizer que a nova funcionalidade mais apreciada será a conversão das fotos em Spatial Photos, que transforma fotos comuns numa foto com efeito pseudo-3D que se pode ver movendo o iPhone.

Suporte para portátil com docking station e KVM a €53

16-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Sendo extremamente útil para quem trabalha com um portátil a par de um PC, espreitem este suporte para portátil com docking station e KVM da Benfei.

Para quem usa um portátil como computador principal (ou quase principal) e prefere usá-lo com monitor e teclado externos, ou em paralelo com um computador desktop, nem sempre é fácil fazer essa gestão e escapar à confusão de cabos. Mas isso é algo que pode ser resolvido escolhendo um suporte adequado.

Este suporte multifuncional da Benfei não só coloca o portátil numa posição mais adequada, como também integra um hub USB 3.0, suporte para carregamento PD 100 W, saída HDMI 4K para monitor externo, um KVM integrado, e até um carregador wireless de 15 W.
Este suporte Benfei com docking station está disponível por 53 euros na Amazon Espanha.

Apesar de todas estas capacidades, o suporte pode ser "compactado" de forma a ficar totalmente plano, facilitando a sua arrumação e transporte. Mas, o mais importante, é que permite que se fique com um sistema pronto a funcionar de forma rápida e livre da ligação de quase uma dezenas de cabos de cada vez que se quer pousar o portátil na secretária para começar a trabalhar.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OpenAI revela dados sobre uso do ChatGPT

16-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI publicou um relatório sobre o uso e utilizadores do ChatGPT, que já é usado por quase 10% da população adulta mundial.

O ChatGPT continua a crescer a um ritmo impressionante. Segundo um estudo publicado pelo National Bureau of Economic Research, no final de Julho a plataforma contava com 700 milhões de utilizadores semanais ativos, o que representa quase 10% da população adulta global.

A investigação, conduzida pela equipa de economia da OpenAI em conjunto com um economista de Harvard, analisou 1.5 milhões de conversas internas (sem revisão humana, apenas por LLMs) para perceber quem usa o chatbot e de que forma. O estudo mostra que o perfil dos utilizadores tem mudado bastante desde o lançamento. Por exemplo, em 2022 cerca de 80% dos utilizadores tinham nomes tipicamente masculinos, mas em 2025 mais de metade já apresenta nomes femininos, indicando um equilíbrio de género muito maior.
Outro dado relevante é a idade: quase metade dos utilizadores que indicaram idade têm entre 18 e 25 anos. O relatório também destaca que pessoas com ensino superior recorrem mais ao ChatGPT para fins profissionais, especialmente em áreas técnicas como informática. O crescimento é particularmente rápido em países de baixo e médio rendimento, onde o recurso ao ChatGPT está a acontecer a um ritmo quatro vezes superior ao registado nos países mais ricos.

Em termos de utilização, 70% das interações não estão relacionadas com trabalho. A maioria dos pedidos prende-se com orientação prática, escrita e procura de informação. Apenas 5% dos utilizadores pedem ajuda técnica como programação ou análise de dados, uma queda face aos 12% registados em 2024. Curiosamente, utilizadores com nomes femininos tendem a procurar mais apoio em escrita e tarefas criativa, enquanto os masculinos recorrem mais ao ChatGPT para ajuda técnica e multimédia (gerar imagens AI).

E vocês, para quem têm usado o ChatGPT (ou outros)?

Apple lista as novidades do iOS 26

16-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Com o lançamento do iOS 26, a Apple listou todas as novidades que o novo sistema traz aos utilizadores.

Embora o aspecto mais visível do iOS 26 seja o novo design Liquid Glass (para o bem e para o mal), o iOS 26 vem com centenas de alterações, que a Apple fez questão de partilhar ao longo de quase 20 páginas (PDF Link).

Há muitas que já são conhecidas, outras que revelam que a Apple percebeu os seus erros - como a opção que simplifica o uso do complexo Camera Button, e que até é sugerido que seja activado durante o processo de configuração inicial do iOS 26 - e muitas outras que podem ter passado despercebidas, como a transferência rápida de eSIM ficar bloqueada e precisar de Face ID ou Touch ID caso se tenha activado a protecção contra roubo, impossibilitando a transferência mesmo que o ladrão tenha conseguido o código PIN do iPhone.
Há muitas outras coisas que os utilizadores irão descobrindo à medida que vão usando as diversas apps Apple que vêm com o sistema. Por exemplo, a app de podcasts passa a dar mais opções de velocidade, de 0.5x a 3x, que poderá ser gravada de forma independente para cada podcast. No iMessage podemos aplicar imagens de fundo para as conversas e criar inquéritos nos grupos (aproximando-se do que já se pode fazer, há muito, no WhatsApp e outros). Apple Maps com mais relatórios de incidentes e aprendizagem das rotas preferidas. E muito mais.

Há muito para explorar por trás do "vidro" que serve de rosto ao iOS 26.

Ganha uma luz LED para armários

16-09-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma luz LED para armários com sensor de movimento.

Quando é necessário iluminar um armário ou outra parte da casa (escadas, rodapé de camas, etc.) em que não haja alimentação eléctrica por perto, nada como recorrer a estas luzes LED portáteis recarregáveis, com sensor de luminosidade e de movimento, para se iluminarem apenas quando é preciso. Neste caso, até já inclui uma moderna ficha USB-C para recarregamento.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|