PlanetGeek

Youtube melhora proteção de conteúdos

19-09-2024 | 07:32 | Apps do Android


A inteligência artificial pode passar a ter a vida dificultada.


O YouTube anunciou uma nova tecnologia que irá permitir a criadores e artistas no YouTube protegerem os seus trabalhos da Inteligência Artificial. 

A saber: 
 - Desenvolveu uma nova tecnologia de identificação de expressão vocal sintética no Content ID  que vai permitir aos parceiros detetarem e gerirem automaticamente conteúdo gerado através de IA no YouTube que simule a sua expressão vocal de cantores. O YouTube está já a testar esta tecnologia com os parceiros, estando previsto um programa piloto para o início do próximo ano.


- Está também a desenvolver ativamente novas tecnologias que vão permitir que pessoas de diversas indústrias — desde criadores e atores a músicos e atletas — detectem e controlem os conteúdos gerados por IA que mostrem os seus rostos no YouTube. Juntamente com as recentes atualizações de privacidade, irá criar um conjunto robusto de ferramentas para gerir a forma como a IA é utilizada para representar pessoas no YouTube.


Toda a informação disponível no blogpost assinado por Amjad Hanif, YouTube’s Vice President of Product Management 

Galaxy S25 Ultra com margens mais finas que iPhone 16 Pro Max

19-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung poderá roubar à Apple o título das "margens mais finas" com o seu novo Galaxy S25 Ultra.

Temos assistido a uma nova corrida pela espessura mais reduzida nos smartphones, e que também se tem feito notar nas margens em redor dos ecrãs. Para a geração iPhone 16 Pro a Apple conseguiu reduzi-las para o valor mais pequeno de sempre de todos os iPhones, mas a Samsung poderá superá-la com o seu próximo topo de gama.

Para o Galaxy S25 Ultra a Samsung deverá adoptar um ecrã de 6.9" (a mesma dimensão do ecrã do iPhone 16 Pro Max), mas com margens ainda mais reduzidas, com menos 0.2 mm em relação ao S24 ultra, que serão ligeiramente mais finas que as do iPhone.
A diferença não deverá ser significativa, mas ajudará a que os utilizadores possam ter os maiores ecrãs possíveis num smartphone sem que isso se faça notar exageradamente nas dimensões exteriores totais dos dispositivos.

De qualquer forma, parece que ainda estamos a anos de distância de um ecrã realmente "sem margens" - isto se ignorarmos aquelas "batotas" de usar ecrãs com curvas bastante pronunciadas nas partes laterais para esconder as margens.

Milhões de boxes TV Android infectadas com malware

18-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores de segurança descobriram um malware que infecta 1.3 milhões de boxes TV baseadas em Android, em quase 200 países, mas desconhecendo qual a sua origem exacta.

O malware Android.Vo1d foi detectado pela empresa de segurança Doctor Web, que relatou que o software instala componentes maliciosos na área de armazenamento do sistema, permitindo que os atacantes actualizem esses dispositivos com mais malware remotamente a qualquer momento.

Os dispositivos infectados usam firmware baseado no Android Open Source Project (AOSP), e não o Android TV OS proprietário, o que significa que estes dispositivos não são certificados nem protegidos pelo Google Play Protect, tornando-os mais vulneráveis a ataques. No entanto, não conseguiram identificar a origem desta vasta infecção, podendo apenas suspeitar que possa ter sido por via de exploração de vulnerabilidades (algumas delas usam versões Android bastante desactualizadas, de 2016), ou até que alguns dos produtos possam já ter vindo com o malware pré-instalado de origem, tendo sido comprometidos em algum ponto da sua cadeia de fornecimento.
Os investigadores detectaram dispositivos infectados em praticamente todo o mundo, mas com o Brasil a ser o país mais afectando, acumulando quase um terço das infecções detectadas. Sem surpresas, os investigadores recomendam a utilização do software antivírus da Doctor Web para detectar se os dispositivos estão infectados e para remover o malware (para tal sendo necessário que se tenha acesso root).

Snap lança Spectacles 24 com realidade aumentada

18-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Snap continua a investir nos óculos de realidade aumentada, agora com os Spectacles 24.

A Snap apresentou a sua mais recente versão dos Spectacles, os Spectacles 24, e são, literalmente, os maiores de sempre. Estes óculos de realidade aumentada (AR) são muito maiores do que os modelos anteriores, posicionando-se entre os óculos de realidade aumentada mais volumosos e óculos inteligentes mais compactos. Contudo, os novos Spectacles continuam a ser direccionados principalmente para programadores, sendo provável que o acesso para consumidores só aconteça numa versão futura (e mais barata).

A Snap adoptou um modelo de "hardware como serviço", disponibilizando os óculos por $99 por mês, com um compromisso de um ano, totalizando cerca de 1200 dólares - um preço que seria proibitivo para a maioria dos consumidores. Por outro lado, há developers que também criticam este sistema, dizendo que na verdade deveria ser a Snap a pagar-lhes para que criassem apps inovadoras para esta nova plataforma.


Apesar do tamanho, os novos Spectacles pesam apenas 230 gramas - significativamente mais leves do que dispositivos similares, como o Vision Pro da Apple. Oferecem um campo de visão de 46 graus, quase três vezes maior do que a versão anterior, mas que continua a ser bastante reduzido e incapaz de criar a "ilusão de realidade aumentada" que é apresentada nos vídeos promocionais (na prática, os utilizadores verão uma pequena "janela" à frente dos seus olhos).

Estes óculos estreiam também o uso do SnapOS, um novo sistema operativo baseado no Android para facilitar o desenvolvimento de apps, com a Lego, Niantic e ILM Immersive, a já se terem comprometido a lançar títulos como Star Wars e Pokémon GO para a plataforma.

Sugestões para o regresso às aulas: SONY

18-09-2024 | 16:32 | Apps do Android


Conheçam algumas das propostas que a Sony apresenta para este regresso às aulas.

Novas necessidades, altura de substituir dispositivos e materiais gastos - tudo para começar com energias recarregadas e uma nova carga. Para aqueles que procuram começar o ano letivo com a tecnologia certa que tornará o seu regresso à rotina num processo mais suportável e funcional, a Sony sugere os seguintes dispositivos que facilitarão a vida de qualquer estudante.

 

A companhia ideal desde o início até ao fim do dia: os novos WF-C510

A mais recente adição à extensa família de áudio da Sony. Os novos auscultadores sem fios "True Wireless" WF-C510 integram a prestigiada e distinta qualidade de som da Sony num design muito mais compacto e portátil.

 

Os auscultadores dispõem de uma bateria de longa duração (até 22 horas), um design muito confortável e funcionalidades melhoradas, tudo a um preço acessível. Tudo isto faz com que sejam perfeitos para usar durante todo o dia e para os estudantes que desejam que os seus longos dias de estudo e deslocações para a escola se façam acompanhar da melhor música. 



Concentre-se sem ser perturbado ou desfrute da música graças ao ULT Wear

Para quem procura isolar-se verdadeiramente do resto do mundo com graves excecionais e um cancelamento de ruído melhorado ou simplesmente concentrar-se sem ser perturbado, os auscultadores com banda para a cabeça ULT WEAR são o companheiro perfeito. 

 

Trata-se de um modelo da gama ULT Power Sound, concebido para os amantes da música urbana, que inclui um botão (ULT) que intensifica os graves sem distorcer o som. Além disso, possuem almofadas macias e mais espaço à volta das orelhas, proporcionando uma experiência de audição mais confortável durante mais tempo. E mais, os ULT WEAR estão repletos de funcionalidade, estilo e desempenho. Este modelo inclui um sensor que interrompe a música quando os auscultadores são retirados e retoma-a quando são recolocados.



Para animar as longas tardes de estudo em grupo: a SRS-XB100

Para quem está sempre em movimento e não consegue imaginar um dia sem música, a coluna SRS-XB100 será o dispositivo indispensável para aquelas longas tardes passadas a estudar em grupo. As longas jornadas de estudo tornar-se-ão mais agradáveis graças à música. Com uma grande variedade de cores atrativas à escolha e dimensões compactas, esta coluna pode ser pendurada onde quiser graças à sua pega resistente.

 

E com 16 horas de autonomia, poderá ouvir as suas músicas favoritas com os seus colegas praticamente durante todo o dia, tornando os momentos de estudo mais divertidos.




A câmara de lentes amovíveis ideal para quem se está a iniciar no mundo da fotografia: a ZV-E10L

Para aqueles que pretendem dedicar-se ao estudo das artes visuais, a ZV-E10L é a escolha perfeita para começar. Trata-se de uma câmara muito compacta com lentes amovíveis que se adaptam a qualquer tipo de trabalho, iluminação ou objeto a fotografar.

Um outro aspeto que a torna na câmara ideal para os estudantes que estão a começar é a sua facilidade de utilização - tudo isto com uma qualidade de imagem excecional, mesmo sob condições de pouca luminosidade.

Além disso, por um período limitado e apenas para estudantes, a Sony está a oferecer um desconto de 100€ na compra desta câmara. Esta oferta de reembolso pode ser solicitada através do website https://www.sony.es/promo/studentcashback, onde é possível consultar a lista de modelos elegíveis para esta promoção e as condições de elegibilidade.






Notícias do dia

18-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Pagers explosivos fazem milhares de vítimas no Líbano; Apple suspende iPadOS 18 após relatos de iPads bloqueados; Google prepara RCS encriptado entre Android e iPhone; ChatGPT gratuito com modo "Auto" e acesso ao o1-mini; conversas iniciadas pelo ChatGPT eram apenas um bug; e iOS 18 vem renovar o "rosto" dos iPhones.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Neuralink Blindsight promete dar super-visão aos cegos

A Neuralink de Elon Musk obteve aprovação da FDA para avançar com o desenvolvimento do Blindsight, um sistema que promete devolver a visão até a quem nunca viu. O dispositivo utiliza câmaras e estímulo directo do córtex visual, ultrapassando quaisquer danos nos olhos ou no próprio nervo óptico.

Sem surpresas, Elon Musk não poupa promessas, dizendo que o sistema permitirá que, no futuro, esses pacientes fiquem com super-visão, onde além da visão normal poderão ter visão nocturna, visão térmica, e noutros espectros. Enquanto isso, os mais cépticos esperam para ver se o sistema conseguirá sequer ter a capacidade de dar aos pacientes uma visão com resolução aproximada da visão natural.


Google livra-se de multa de €1.49B

A Google tem motivos para celebrar, tendo conseguido escapar a uma multa bilionária de 1.49 mil milhões de euros num processo da UE, devido ao seu sistema de leilões de publicidade.

Mas, o caso poderá não se ficar por aqui, já que a UE poderá ainda recorrer deste recurso e deixar a decisão final nas mãos do Tribunal de Justiça da UE. Embora não tenha revelado se o irá fazer, o facto de recentemente ter obtido uma mega-vitória num caso contra a Apple, que obriga a empresa a pagar mais de 13 mil milhões de euros em impostos devidos na Irlanda, poderá servir de incentivo para que o faça e tente amealhar mais "bilião" adicional.


Mozilla encerra servidor Mastodon

Depois do entusiasmo inicial, a Mozilla anuncia que irá encerrar o seu servidor Mastodon em Dezembro (o servidor Mozilla.social só tem tido poucas centenas de utilizadores activos; em contraste com o Mastodon.social com quase 250 mil utilizadores activos). A rede descentralizada que pretende libertar os utilizadores de plataformas fechadas permite que qualquer pessoa possa criar o seu próprio servidor, mas isso não evita que a qualquer momento qualquer um deles possa deixar de existir.

Pelo lado positivo, os utilizadores podem facilmente migrar a conta para outro servidor, ou fazer o download de toda a sua informação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro relógio de pulso electrónico com mostrador digital foi o Pulsar lançado em 1972. O seu display era tão gastador que só exibia as horas por um segundo quando se carregava num botão, para evitar que a bateria se esgotasse rapidamente.

Logitech MX Ergo M575 a €33

18-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura precaver-se contra as dores de pulso por utilizar um rato durante todo o dia, a mudança para uma trackball pode ser a solução.

Embora este tipo de ratos trackball continue a ser bastante menos popular que os ratos tradicionais, há toda uma legião de fãs que nem sequer consideraria outra coisa, permitindo reduzir os efeitos dos movimentos repetitivos feitos ao longo do dia a arrastar os ratos convencionais. Como vantagem adicional, é também perfeito para utilização em espaços mais limitados.
Este Logitech ERGO M575 Trackball está disponível por 33.33 euros na Amazon Espanha; e quem tiver orçamento mais alargado pode espreitar o Logitech MX Ergo normal.

Infelizmente, neste modelos mais económico os utilizadores não poderão contar com o sistema de ajuste do ângulo de inclinação, de 0 a 20º, que existe no modelo mais caro. Mas ainda assim, o seu formato já será bastante mais ergonómico que a maioria dos ratos. Além das vantagens na redução do movimento dos pulsos e antebraço, tem também a vantagem adicional de ser perfeito para trabalhar em espaços reduzidos - leia-se: sem espaço. Bastará apenas um pequeno período de habituação para quem vier de um rato convencional, e em breve nunca mais irão querer outro tipo de rato.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung pode lançar smartphone enrolável em 2025

18-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung quer ser a primeira a chegar ao mercado com um smartphone "esticável" com ecrã OLED de enrolar.

Depois de ter deixado a Huawei ser a primeira a lançar um smartphone dual-fold, a Samsung parece não querer deixar que o mesmo aconteça com os ecrãs de enrolar. A marca sul-coreana está a acelerar o desenvolvimento do seu smartphone com ecrã OLED enrolável, com previsão de lançamento já para 2025. Este dispositivo deverá ter um ecrã de 12.4" quando totalmente aberto, mas podendo assumir diversas dimensões e formatos mediante o tamanho desejado pelo utilizador.


Espera-se que este novo smartphone enrolável tenha um preço elevado, possivelmente próximo ao do Huawei Mate XT, que custa 2.800 dólares. No entanto, o grande ecrã de 12.4" poderá atrair utilizadores que procurem um dispositivo que funcione como um tablet ou portátil, mas que possa ser transportado de forma mais compacta. Este tamanho de ecrã poderá ser uma característica apelativa para consumidores que necessitam de capacidades multitarefa em movimento.

A LG já se tinha aventurado no mercado com um televiso com ecrã de 65" de enrolar, mas que acabou por descontinuar após alguns anos, devido ao seu preço elevado. Veremos se a Samsung tem melhor sorte neste formato mais compacto.

Pagers explosivos fazem milhares de vítimas no Líbano

18-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Num incidente em que a realidade supera a ficção, pagers foram transformados em dispositivos explosivos activados remotamente.

Parece não haver fim à vista para a violência no médio oriente, desta com uma série de explosões no Líbano envolvendo pagers. Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 2.750 ficaram feridas depois dos pagers, alegadamente utilizados pelo Hezbollah, terem detonado simultaneamente. O Hezbollah acusou Israel pelo incidente, que até ao momento não comentou as explosões.

Embora inicialmente se tivesse suspeitado que se tivesse tratado de um hack que tivesse sobrecarregado as baterias dos pagers, isso depressa foi descartado, tendo em conta a violência das explosões e o facto de terem ocorrido em simultâneo. Pelo que a explicação mais provável é a de que se tratassem de dispositivos que foram modificados propositadamente para incluir uma carga explosiva. Os pagers são uma das formas de comunicação preferida dos membros do Hezbollah, que se mantêm afastados dos smartphones precisamente pelos riscos destes poderem ser utilizados para vigilância remota e denunciar a sua localização.

Tendo em conta a escala deste ataque, não há como evitar imaginar que o mesmo poderia ser feito com todo o tipo de outros dispositivos, de smartphones a electrodomésticos, passando pelos automóveis e tudo o mais que se possa imaginar, permitindo fazer ataques direccionados de uma forma que, até agora, só tinhamos visto em filmes de ficção.


Actualização: A campanha continua, com nova ronda de explosões ainda mais violentas afectando walkie-talkies e outros dispositivos.

Apple suspende iPadOS 18 após relatos de iPads bloqueados

18-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de todos os testes e versões beta, há utilizadores que estão a ficar com os iPads encravados na actualização para o iPadOS 18.

A Apple suspendeu temporariamente a actualização do iPadOS 18 para os iPad Pro M4 depois de vários utilizadores relatarem que os seus dispositivos ficaram encravados após a instalação. Lançada na segunda-feira, a actualização para o iOS 18 / iPadOS 18 fez com que alguns iPads ficassem completamente inoperacionais, levando a um crescente número de reclamações de utilizadores incapazes de ligar os seus dispositivos.

Muitos utilizadores recorreram ao Reddit e aos Fóruns de Discussão da Apple para partilhar a sua frustração. Alguns afirmaram que os seus iPads se desligaram durante o processo de actualização e agora não voltam a ligar. Mesmo tentar restaurar o software usando um computador não funcionou para estes dispositivos. Um utilizador relatou que a Apple confirmou que o seu iPad estava inutilizado, mas precisaria de o enviar para o suporte técnico da marca antes de oferecer uma substituição. No entanto, iPads com outros chips parecem não ser afectados, continuando a ter a actualização disponível. Suspeita-se que o problema possa estar relacionado com quem faça a actualização do sistema actual para o iOS 17.7 e só posteriormente para o iOS 18, em vez de directamente para o iOS 18.

A actualização iPadOS 18 traz funcionalidades como um home screen mais personalizável, Math Notes, Handwriting com Smart Script, transcrição de áudio em tempo real e a aguardada aplicação Calculadora para iPad, que se tinha tornado numa lacuna cómica desde o lançamento do iPad original.

Android 15 chega aos automóveis via Android Automotive

18-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A versão mais recente do Android Automotive, Android Automotive 15, vai trazer algumas melhorias a nível da conectividade, aplicações e experiência de utilizador nos automóveis.

Não devendo ser confundido com o Android Auto, o Android Automotive é a plataforma da Google destinada a servir de sistema base a todo o sistema nos automóveis, em vez de se limitar a fazer a apresentação das apps no ecrã do automóvel, sendo utilizada pela Polestar e alguns outros fabricantes. Embora a Google ainda não tenha anunciado oficialmente a actualização, a documentação divulgada revela novas funcionalidades que condutores e passageiros poderão usufruir em breve.

Uma das funcionalidades de destaque no Android Automotive 15 é a capacidade de transmitir áudio do carro para auscultadores Bluetooth. Esta melhoria permite que os passageiros ouçam em privado através de auscultadores sem fios, enquanto o condutor permanece focado na condução. Contudo, apenas é suportada uma transmissão de áudio Bluetooth de cada vez, o que significa que não será possível usar esta funcionalidade em simultâneo com o envio de som via Bluetooth de um smartphone para o carro. Ainda assim, será uma opção útil para os pais que querem entreter os filhos durante viagens mais longas.
Outra alteração importante é a introdução de uma dock personalizável na parte inferior do ecrã, que permite aos utilizadores fixar as suas aplicações favoritas para acesso rápido. Adicionalmente, a nova funcionalidade de vista ambiente permite que os fabricantes de automóveis criem experiências personalizadas quando o ecrã principal está inactivo, semelhante ao modo ambiente da Google TV, mostrando informações como a hora e o clima.

O Android Automotive 15 também traz funcionalidades práticas, como a persistência de hotspots Wi-Fi, permitindo que estes se mantenham activos entre sessões de condução, e suporte melhorado para rádio HD e DAB (que por cá, infelizmente, nunca se concretizaram).

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €40

18-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 40.65 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT gratuito com modo "Auto" e acesso ao o1-mini

18-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI está a fazer alterações no ChatGPT gratuito, disponibilizando acesso ao mais recente o1-mini e fazendo a selecção automática com o ChatGPT Auto.

Quem utilizar o ChatGPT gratuito poderá notar que deixa de ter a capacidade de poder escolher manualmente qual o modelo AI desejado, em vez disso passando a ter acesso a um ChatGPT Auto que promete seleccionar automaticamente o melhor modelo para o tipo de tarefa que se pedir. Infelizmente, por agora não parece haver qualquer indicação visual sobre qual o modelo que está a ser utilizado neste modo, o que poderá causar alguma confusão para quem estivesse habituado a ter as respostas de um modelo específico e agora começar a receber respostas de outro.
Pelo lado positivo, a OpenAI também está a começar a dar acesso, no modo gratuito, ao mais recente e poderoso modelo o1-mini, embora se preveja que tal seja feito de forma bastante limitada.

Para os utilizadores pagantes do ChatGPT Plus, além de terem a possibilidade de continuarem a escolher o modelo pretendido, também foram aumentados os limites de uso dos modelos o1, de 50 mensagens por semana para 50 mensagens por dia no caso do o1-mini, e o mais poderoso (e dispendioso) o1-preview a passar de 30 mensagens por semana para 50 mensagens por semana.

Google prepara RCS encriptado entre Android e iPhone

18-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Com a Apple a ter finalmente adicionado o suporte RCS aos iPhones, o próximo passo é aumentar a segurança com encriptação end-to-end entre Androids e iPhones.

A Google está a avançar com planos para melhorar o RCS (Rich Communication Services) ao introduzir encriptação ponta-a-ponta (E2EE) entre dispositivos Android e iPhone. Após a implementação recente do RCS nos iPhones, a Google anunciou que está a trabalhar no sentido de dar o passo seguinte e adicionar encriptação nas conversas entre as duas plataformas. Actualmente, a E2EE está disponível apenas para mensagens RCS entre dispositivos Android.

A GSMA, a organização responsável pelos padrões móveis, destacou esta funcionalidade de encriptação como um marco importante para a segurança das mensagens. A introdução da E2EE interoperável não só melhorará a privacidade, como também proporcionará uma melhor protecção contra fraudes e burlas. A Google tem suportado E2EE para conversas RCS em Android desde 2020 e está empenhada em tornar esta encriptação um padrão para todos os utilizadores, independentemente da plataforma. A Apple, por sua vez, mostrou interesse em colaborar com membros da GSMA para adicionar encriptação ao padrão RCS, bem como novas funcionalidades de mensagens, como reacções e respostas directas em conversas de grupo.

A funcionalidade de encriptação entre plataformas deverá fazer parte da próxima actualização do RCS Universal Profile. Esta actualização incluirá também novas funções, como a capacidade de editar e apagar mensagens já enviadas, assim como aplicar reacções com emoji e responder directamente a mensagens específicas.

iOS 18 vem renovar o "rosto" dos iPhones

17-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple já disponibilizou o iOS 18, que vem mudar por completo o rosto do iOS ao gosto de cada utilizador.

O iOS 18 já está disponível para todos os iPhones da geração XS e seguintes - sendo que a Apple também dá a opção dos utilizadores se manterem no iOS 17, com uma actualização para o 17.7, que poderá ser a opção mais sensata para quem preferir "aguardar para ver", esperando que os inevitáveis novos bugs sejam corrigidos, ou até que a Apple lance as versões com Apple Intelligence.

As novidades são muitas, das mais visíveis às mais discretas. A própria Apple listou mais de 250 alterações no iOS 18, mas vou focar-me apenas naquelas que serão imediatamente mais visíveis para os utilizadores: as alterações no home screen e Control Panel.


Home screen

Finalmente, e após todos estes anos, os utilizadores iOS passam a ter a liberdade que os utilizadores Android têm desde sempre, de poderem posicionar os icons das apps onde e como quiserem, não mais ficando forçados a usar o alinhamento obrigatório de preenchimento do ecrã da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não é nada "radical", mas que é - finalmente - bem vinda.

Adicionalmente, os utilizadores passam a ter a opção de usar icons maiores que removem o nome das apps, usar os icons escuros das apps mesmo que estejam no modo diurno, e ainda - talvez a opção mais polémica - podem aplicar uma tonalidade colorida à sua escolha, para o bem ou para o mal do "bom-gosto" de todos os que os rodeiem.

[o meu home screen iOS 17 vs iOS 18]

No meu caso, optei apenas pelo modo escuro e icons maiores, o que já é suficiente para mudar por completo o ecrã com que convivo mais frequentemente ao longo do dia. Ainda não ganhei coragem para me aventurar nas "tonalidades"! :)

A crítica mais imediata? O espaço que fica entra a última linha de apps e a parte inferior do home screen torna-se excessiva - praticamente dando para adicionar mais uma linha de icons. Esperemos que a Apple reveja isso em breve.


Control Panel

O outro ecrã que recebe uma remodelação é o Control Panel, de acesso a definições, controlos, etc. Um ecrã que começava a ficar demasiado sobrecarregado no iOS 17 e que a Apple tenta resolver no iOS 18 com a criação de múltiplas páginas. De origem já vem com um ecrã de "favoritos" que replica o ecrã tradicional, outro dedicado ao media player, outro para o controlo de smart devices HomeKit, e outro para a conectividade wireless. Mas podemos criar as nossas próprias páginas, além de redimensionar e resposicionar os controlos, o que se torna particularmente útil agora que as apps de terceiros também podem criar controlos para adicionar no Control Center.


Se são mudanças radicais? Não. E, como disse, algumas delas já são possíveis na plataforma Android há mais de uma década. Mas, isso em nada invalida que não venham melhorar a experiência de utilização para os utilizadores iOS, e que por muito que tenham demorado a chegar, ajudam a que cada um possa ter um iPhone com o aspecto tal como deseja.

Conversas iniciadas pelo ChatGPT eram apenas um bug

17-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

As conversas aparentemente iniciadas de forma proactiva pelo ChatGPT eram apenas um bug, diz a OpenAI.

Recentemente começaram a surgir vários relatos de pessoas que diziam que o ChatGPT tinha iniciado uma conversa com eles, por sua própria iniciativa. Um cenário intrigante mas perfeitamente plausível tendo em conta as capacidades dos modelos AI actuais, onde tal coisa nem seria assim tão descabida. Mas, pelo menos por agora, ainda não teremos que nos preocupar com assistentes que se possam tornar demasiado intrusivos e a chatear-nos nos piores momentos.

A OpenAI diz que o ChatGPT não estava a iniciar conversas, e que na verdade era apenas um bug em que o modelo estava a tentar responder a mensagens que não tinham ficado devidamente registadas e apareciam como estando em branco, fazendo com que o modelo desse uma resposta genérica ou algo relacionado com os conteúdos memorizados anteriormente.

Isto não explica porque motivo o ChatGPT, quando inquirido, dizia de facto ter sido ele a iniciar a conversa e que tal se devia a uma recente actualização, mas já sabemos como os actuais modelos AI conseguem inventar todo o tipo de coisas não-reais em tom totalmente realista e convincente para agradar aos utilizadores.

Assumindo que de facto era apenas um bug, não deixa de deixar a porta aberta para que a OpenAI adicione uma opção de ChatGPT proactivo, capaz de iniciar a interacção com os utilizadores quando achar adequado.

Notícias do dia

17-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Instagram passa adolescentes para contas "teen" mais restritas; iOS 18 não força sincronização iCloud das passwords como se receava; site gerado por AI é feito em tempo-real mas fica caro; Android 15 prepara sincronização de notificações entre dispositivos; Apple aumenta preço da bateria do iPhone 16 Pro; e ChatGPT surpreende ao iniciar conversas com os utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Carta Aberta alerta para os perigos dos sistemas de verificação de idade

Dezenas de organizações e especialistas lançaram uma carta aberta contra a actual proposta da UE de exigir ferramentas de verificação de idade online.

Os sistemas de verificação de idade têm demonstrado as suas falhas ao longo dos anos, e as propostas mais radicais acabam por pôr em causa princípios fundamentais de segurança e privacidade, sem que - mesmo assim - consigam assegurar resultados fiáveis.

1/4 📢Today, 64 orgs & experts urge the @EU_Commission to halt proposals for using #AgeVerification tools when implementing #DigitalServicesAct & #eIDAS.

Evidence & lived experiences show these tools are dangerous, discriminatory & unsafe.

READ MORE: https://t.co/FE1DA54RFT pic.twitter.com/eYBV7TKjpZ

— EDRi (@edri) September 16, 2024


Health Connect com backup e restore

A Google está a preparar-se para permitir fazer o backup e restore dos dados do Health Connect, que agrupam o registo das medições de actividade, frequência cardíaca, etc. em Android.

O sistema foi criado para evitar que estes dados ficassem "presos" a apps específicas (como acontecia originalmente) para cada fabricante, ao estilo do HealthKit em iOS. Com a chegada do Android 15, o Health Connect deverá permitir que os utilizadores agendem backups automáticos para o Google Drive ou outro serviço cloud, com um ficheiro comprimido e encriptado, e que facilitará a transferência de dados para outras plataformas, dispositivos, ou simples recuperação dos dados em qualquer de qualquer "incidente".


CATL cria bateria para autocarros eléctricos

A CATL anunciou ter criado uma bateria específica para autocarros eléctricos, que promete ser a solução ideal para estes veículos.

Esta bateria tem uma densidade energética de 175 Wh/kg e, mais importante, assegura uma longevidade de 15 anos e 1.5 milhões de quilómetros percorridos. A nível de segurança, vem com protecção IP69, podendo ficar totalmente submersa até 72 horas sem que sofra qualquer dano (o mesmo provavelmente não se poderia dizer do resto do autocarro). Infelizmente, não é dito que tipo de autonomia se poderá esperar para um autocarro com esta bateria, nem quais os tempos de carregamento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O sistema operativo MS-DOS foi lançado em 1981, mas era apenas uma versão com novo nome do 86-DOS criado por Tim Paterson no ano anterior, antes de ter sido comprado pela Microsoft por 75 mil dólares.

SSD externo Crucial X9 2TB a €147

17-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 2 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 2 TB está disponível por 147 euros na Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NASA prepara Padrão de Tempo Lunar para missões na Lua

17-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A NASA está a trabalhar na criação de um padrão de Tempo Lunar (LTC) como parte dos esforços para apoiar a futura exploração da Lua e do espaço profundo.

O Tempo Lunar será baseado em relógios atómicos colocados na Lua, de forma semelhante ao Tempo Universal Coordenado (UTC) na Terra. Contudo, os primeiros estudos indicam que esses relógios atómicos na Lua podem "marcar" o tempo mais rapidamente, com uma diferença de alguns microssegundos por dia devido aos efeitos da relatividade. A NASA e os seus parceiros estão a estudar quais os modelos matemáticos que melhor compensam estas diferenças na criação do sistema de tempo lunar.

Para ilustrar a importância dos microssegundos no espaço, a NASA explicou que apenas 56 microssegundos são suficientes para a luz viajar a distância equivalente a 168 campos de futebol. Diferenças tão pequenas, se não forem ajustadas, podem gerar erros de navegação para astronautas em órbita da Lua, podendo fazer com que houvesse um desfasamento de milhares de metros entre a sua posição real e a posição que um observador na Terra calcularia.

Obviamente, este projecto não se fica por aqui. O programa SCaN (Space Communication and Navigation) da NASA, que apoia a comunicação e navegação em missões como Artemis e a Estação Espacial Internacional, espera criar um sistema que possa ser expandido e adaptado para futuras missões a Marte e além.

iOS 18 não força sincronização iCloud das passwords

17-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple rectificou a sincronização forçada das passwords no processo de actualização para o iOS 18.

A Apple lançou o iOS 18, em que uma das novidades é uma nova app dedicada à gestão das passwords. O problema, para os que não desejam que as suas passwords saiam do seu iPhone, é que durante as versões de teste do iOS 18, incluíndo a mais recente versão RC que antecipava a versão final, ao se fazer a actualização para o iOS 18 a app Passwords activava automaticamente a sincronização das passwords através do iCloud, replicando-as para todos os dispositivos Apple com a mesma conta. Felizmente, foi algo que a Apple reviu na versão final.

O processo de actualização para o iOS 18 final não activa automaticamente a sincronização iCloud para os utilizadores que não tivessem isso já activado no iOS 17.

Passwords doesn't turn iCloud syncing on after upgrading to #iOS18. If you don't sync your passwords with iCloud in iOS 17, syncing remains off after upgrading to iOS 18 as expected.

The behavior was different when upgrading from a beta to iOS 18 RC. pic.twitter.com/aCygnZ8OLX

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) September 17, 2024
Isto significa que, neste aspecto, o assunto fica arrumado. No entanto, continuam a existir críticas quanto ao facto da Apple estar a incluir um gestor de passwords seu directamente no sistema, que irá inevitavelmente prejudicar a adopção de gestores de passwords concorrentes. Além disso, até temos o caso caricato de, mesmo para quem optar por apagar a app Passwords - que é possível - a própria Apple esclarece que continuará a manter as passwords e Passkeys já guardadas.
O problema de tudo isto é que acabará por baralhar os utilizadores, que ficarão sem saber exactamente onde e como as suas passwords estão efectivamente a ser guardadas, como é que as poderão eliminar efectivamente ou, transferi-las para outro lado.

|