PlanetGeek

Klapklok dá as horas à moda antiga

10-11-2024 | 13:36 | A Minha Alegre Casinha

O Klapklok é um relógio de parede que usa pixeis mecânicos para mostrar as horas.

Hoje em dia vivemos numa era em que ninguém fica maravilhado por passar em frente a um ecrã gigante com a dimensão de uma parede. Mas, é bem provável que muitos fiquem ao olhar para um relógio que recorda tecnologias mecânicas de outros tempos.

Este Klapklock da Miniot recupera os "pixeis" mecânicos que, em décadas passadas, eram usados para criar ecrãs digitais que hoje seriam considerados rudimentares. Mas, precisamente por se tratar de tecnologia agora ultrapassada, adquire todo um novo fascínio, pois não é comum ver um ecrã que tenha partes físicas móveis.
Os seus 69 pixeis consistem em pequenas abas que podem mover-se para mostrar uma superfície branca/preta, permitindo apresentar as horas, ou outros desenhos ao gosto do utilizador. A cada mudança de hora, temos também direito a um espectáculo adicional, em que o relógio mostra a hora em formato numérico, com a característica "sinfonia" das peças a moverem-se em cascata.
O único ponto contra, é que o preço da nostalgia aqui faz-se pagar, e bem. Este relógio mecânico Klapklok custa a 2400 euros (!), e nem mesmo o preço promocional de 1800 euros me parece ser compatível com a carteira da maioria das pessoas, por muito nostálgicas que se sintam.

Não deixará de ser um bom candidato para que possa tentar replicar-se o relógio numa versão "faça-você-mesmo", já que me parece que será possível replicar cada um destes pixeis mecânicos a preço bastante mais em conta.

ChatGPT afunda Chegg - serviço de assistência a estudantes

10-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Chegg, serviço de ajuda aos estudos e trabalhos de casa, está a sentir na bolsa o efeito do ChatGPT, com as suas acções a caírem 99%.

Desde o lançamento do ChatGPT, a gigante de tecnologia educacional Chegg perdeu mais de meio milhão de subscritores que anteriormente dependiam da plataforma para ajuda nos trabalhos de casa. Em tempos uma referência para estudantes, a Chegg agora luta para se manter relevante num mercado transformado pelo acesso gratuito a ferramentas AI. Com cada vez mais estudantes a preferirem fazer as perguntas directamente no ChatGPT em vez de pagar pelos serviços da Chegg, as acções da empresa caíram 99% face ao seu valor máximo, apagando 14.5 mil milhões de dólares em valor de mercado.

Apesar de ter tentado adaptar-se, incluindo uma parceria breve com a OpenAI para criar uma ferramenta chamada Cheggmate, os esforços da Chegg não foram suficientes para reverter os danos. Mesmo com tentativas de tornar as respostas mais rápidas e baratas com AI, as perdas de subscritores não pararam. Os estudantes preferem as respostas instantâneas e gratuitas do ChatGPT, com a taxa de utilização da Chegg entre estudantes universitários a cair para 30% neste semestre, enquanto 62% planeiam usar o ChatGPT.
A táctica mais recente consiste em tornar-se em algo mais do que uma simples ferramenta de ajuda a trabalhos de casa, visando "estudantes sérios" com serviços como aconselhamento académico em vez de respostas rápidas. Mesmo mantendo ainda mais de 4 milhões de subscritores, resta saber se esta reformulação será suficiente para os segurar, ou se continuará a perder alunos ao ritmo elevado até se tornar numa das primeiras empresas a ser vítima da era AI.

SpaceX prepara Marslink para comunicações em Marte

10-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX já vai antecipando uma rede de comunicações em Marte, Marslink, ao estilo da Starlink na Terra.

Para qualquer tentativa de colonização, ou habitação permanente, fora da Terra, será preciso replicar muitas das comunidades que damos por garantidas na Terra, especialmente a nível de comunicações e capacidades de geolocalização. Para tal, já se estão a estudar propostas para assegurar o mapeamento, localização, e comunicações em Marte.

A SpaceX é uma das candidatas, propondo o Marslink, que colocaria satélites em redor de Marte, tal como o Starlink na Terra, e que além das comunicações no planeta, também trataria de permitir a comunicação com a Terra. Algumas notícias referem que o sistema permitiria "comunicações instantâneas", mas a verdade é que estas comunicações continuariam sujeitas às demoras inerentes à distância entre os planetas, que provocariam atrasos nas comunicações que podem ir dos 3 minutos (quando os planetas estão mais próximos) aos 22 minutos (quando estão mais afastados).
As dificuldades de uma rede de comunicações espacial interplanetária já são conhecidas há muito. Há mais de uma década já se estudavam protocolos adequados para uma rede que podia ter lag (ou "ping") que pode ser de dezenas de minutos, e também de poder sofrer interrupções por horas ou dias.

Isto, a não ser que se faça uma qualquer descoberta revolucionária a nível de bits quânticos emparelhados que permita comunicações a velocidades mais rápidas que a da luz; mas até lá, os primeiros exploradores de Marte terão que se mentalizar em ter uma boa dose de paciência nas comunicações com a Terra.

Gravação de jogos no Steam disponível para todos

10-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Valve lançou oficialmente a funcionalidade de gravação de jogos do Steam para todos os utilizadores, permitindo que jogadores no PC, Mac e Steam Deck capturem vídeos das suas sessões directamente no Steam.

Depois da actualização automática, os jogadores podem iniciar gravações de forma manual com um atalho (Ctrl + F11 por padrão) ou configurá-lo para gravar automaticamente. A gravação de jogos no Steam tem múltiplas possibilidades de configuração, permitindo controlar a duração, qualidade e espaço de armazenamento dos vídeos. Funciona com todos os jogos Steam e alguns jogos fora do Steam que suportem o Steam Overlay. Esta funcionalidade integrada elimina a necessidade de softwares externos para gravação, colocando o Steam ao lado de outras ferramentas populares como o Xbox Game Bar, Nvidia GeForce e AMD Adrenalin.

Refira-se que esta funcionalidade está desligada de origem, podendo ser activada no novo separador "Gravação de Jogos" nas definições do Steam. Há também nova secção Session View que permite aos utilizadores gerirem as gravações e capturas de ecrã, organizando-as com etiquetas e dados adicionais sobre cada jogo.

Com esta atualização, o Steam também deixa de suportar o Windows 7 e 8, bem como o macOS 10.13 e 10.14, algo que já tinha sido anunciado no início do ano e era apresentado aos utilizadores numa mensagem bem visível no próprio Steam. Embora continuem a poder usar o Steam nesses sistemas, não terão acesso à nova função de gravação nem a futuras actualizações do Steam.

D-Link não corrige vulnerabilidade em NAS antigos

09-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A D-Link anunciou que não lançará uma correcção para uma falha de segurança crítica que deixa mais de 60.000 NAS antigos vulneráveis a ataques.

A falha, identificada como CVE-2024-10914, afecta vários dispositivos NAS que atingiram o fim de vida útil (EoL), o que significa que a D-Link já não fornece actualizações para eles. Esta vulnerabilidade permite que atacantes executem comandos ao enviar pedidos HTTP GET, adicionando novos utilizadores "falsos" com acesso aos NAS, representando um sério risco para os utilizadores.

Com uma pontuação de gravidade elevada de 9.2, a falha foi revelada pelo investigador de segurança Netsecfish, que explicou como pode ser explorada. Esta falha afecta vários modelos da D-Link, incluindo o DNS-320, DNS-320LW, DNS-325 e DNS-340L, frequentemente utilizados em pequenos negócios. Uma pesquisa do investigador revelou mais de 61 mil NAS vulneráveis expostos na internet.
Tratando-se de equipamentos em fim de vida, a D-Link confirmou que não irá disponibilizar correcções para esta falha, limitando-se a recomendar aos utilizadores que retirem estes produtos do serviço. Se isso não for possível, devem pelo menos isolar os dispositivos da internet pública e aplicar controlos de acesso mais restritos - recomendações que, de resto, se aplicam a todos os NAS, antigos ou novos. O mesmo investigador já tinha descoberto anteriormente uma falha semelhante, CVE-2024-3273, afectando mais de 92 mil dispositivos NAS D-Link, no início do ano.

Por um lado, é compreensível a posição da D-Link, que se começasse a criar "excepções" para resolver problemas em dispositivos em fim-de-vida, entraria num ciclo infinito do qual nunca poderia escapar, já que é inevitável que continuem a ser descobertas falhas de segurança. Por outro lado, coisas como estas mostram como é preciso passar a ter informação bem clara sobre os prazos oficiais de suporte dos produtos que se compram, para se estar informado quanto à possibilidade de se ficar com um produto que, apesar de funcional, passará a ter problemas graves de segurança que nunca irão ser corrigidos.

Como funciona o GPU de uma placa gráfica?

09-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os GPUs tornaram-se em peças comuns a que já quase nem se dá valor, mas que escondem uma inimaginável quantidade de tecnologia.

Quer seja num computador, numa consola de jogos, ou até num smartphone, já é implícito que, algures no seu interior, se esconda um GPU. Embora tenha algumas semelhanças com os CPUs, acaba por ser um parente afastado, criado especificamente para acelerar determinado tipo de operações, e fazê-lo numa escala monumental e a velocidades incríveis, que acabam por ser indispensáveis para podermos ter todo o tipo de jogos modernos com objectos tridimensionais, e mais recentemente até com ray-tracing para maior realismo.

O seguinte vídeo do canal Branch Education leva-nos numa fascinante viagem ao interior dos GPUs, revelando todos os seus segredos, onde ficamos a conhecer as diferenças entre o SIMD e SIMT, as técnicas utilizadas para acelerar a transmissão de dados no acesso à memória GDDR, tudo o mais que, no dia a dia, passa completamente despercebido enquanto desfrutamos de um jogo.


Unitree mostra robot com caminhar natural

09-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O robot humanóide da Unitree começa a ter um caminhar cada vez mais humano e natural, enquanto o robot quadrúpede ganha novas capacidades acrobáticas.

Desde o início que o robot humanóide da Unitree se tem destacado por ter movimentos bastante fluidos, e que ao longo do tempo têm vindo a melhorar, primeiro exibindo-se com saltos e acrobacias, e depois com proezas físicas mais ambiciosas. No mais recente vídeo, a empresa mostra como o Unitree é agora capaz de caminhar de forma bastante mais natural e aproximada do caminhar humano, em contraste com a maioria dos robots humanóides que mantém um caminhar "à robot".

Mas o vídeo mostra também grandes avanços no seu robot quadrúpede. Se dantes já era impressionante vê-lo a fazer o pino sobre duas patas, agora isso é levado ao limite, fazendo o pino sobre uma só pata, assim como podendo mover-se mesmo sem usar algumas das patas, e resistindo à habitual dose de "interferência" humana.


Microsoft adiciona AI ao Notepad e Paint

09-11-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a adicionar funcionalidades AI a algumas das suas apps mais básicas, o Notepad e o Paint.

O Notepad / Bloco de Notas, o editor de texto simples que existe desde 1983, está a receber nova funcionalidade chamada "Rewrite", por agora lançada para os Windows Insiders. Esta ferramenta permite que os utilizadores usem AI para reescrever frases, ajustar o tom e alterar o comprimento do seu conteúdo, permitindo resumir ou expandir uma selecção de texto. Os Windows Insiders podem experimentar o Rewrite ao selecionar o texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção Rewrite. O Bloco de Notas sugere então três versões diferentes do texto selecionado, facilitando o ajuste do conteúdo com apenas alguns cliques. Como esta funcionalidade é baseada na cloud, os utilizadores terão obrigatoriamente de iniciar sessão com a sua conta Microsoft para a poderem utilizar, e por agora fica também limitado a utilizadores nos EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.
Mas as capacidades AI não se ficam pelo texto, com a MS a testar também as capacidades AI no Paint. A funcionalidade Generative Fill permite adicionar novos elementos a imagens através de uma descrição, enquanto o Generative Erase permite remover partes de uma imagem e preencher o espaço vazio de forma "imperceptível". Estas funcionalidades foram apresentadas no mês passado e agora os Insiders com PCs Copilot Plus podem experimentar o Generative Fill, enquanto o Generative Erase está aberto a todos os Insiders.

Estas novidades poderão não agradar a todos, principalmente aos que prefeririam que estas apps básicas da Microsoft se mantivessem "básicas", mas acaba por ser consequência da era "AI" em que a MS tem apostado fortemente, procurando evitar erros do passado de se ter deixado ficar para trás e perdido a oportunidade, como aconteceu com os Windows Phone face aos iPhones e Androids.

Mac mini M4 com SSD modular

09-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Mac mini M4 sofreu grande redução no tamanho, mas vem com alguns pormenores interessantes, como um SSD modular.

Estão a começar a surgir os primeiros vídeos e análises de como é o interior do novo Mac mini da Apple, que sofreu uma significativa redução de tamanho - que se torna ainda mais notável face à maioria dos mini-PC quando se tem em conta que tem a fonte de alimentação integrada, dispensando o habitual "tijolo" externo.

Outra coisa positiva é que a Apple resolveu a questão dos modelos base, com menor capacidade e um só chip, terem tradicionalmente um desempenho SSD bastante inferior aos modelos de maior capacidade com mais chips (permitindo fazer acessos paralelos). Nesta geração até o modelo base usa dois chips de memória, permitindo manter o nível de desempenho elevado. Estes chips estão em módulos SSD que podem ser substituídos, mas infelizmente a Apple volta a complicar a vida aos utilizadores, usando um SSD não-standard com controlador integrado, o que impede que os utilizadores possam instalar um SSD convencional.
Não será de estranhar se, em breve, começarmos a ver alguns mini PC de outros fabricantes aproveitarem algumas das ideias deste Mac mini para reduzirem o seu tamanho para níveis mais compactos.


iPhone 16 resiste à dobragem

09-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 16 "normais" mantêm uma rigidez estrutural capaz de resistir a abusos.

Não será preciso ter demasiadas preocupações com a resistência dos novos iPhone 16. O modelo base da mais recente geração de iPhones enfrentou a habitual ronda de testes abusivos do JerryRigEverything e saiu maioritariamente incólume, se ignorarmos os riscos no corpo e no vidro do ecrã (apesar das melhorias graduais que vão sendo conseguidas, não há vidro que se aproxime da resistência aos riscos do verdadeiro vidro safira).

O ponto alto destes testes é o teste de dobragem, e também aqui o iPhone 16 mostra não ter qualquer receio, resistindo às tentativas de dobragem tanto no sentido de dobragem do ecrã como da parte traseira, e com aparente facilidade, indicando que seria capaz de aguentar bastante mais. Uma resistência que será bem vinda se a Apple efectivamente lançar um iPhone ultra-fino no próximo ano, onde essa capacidade de resistir à dobragem será bastante mais crítica.


Radares da PSP em Novembro 2024

09-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Novembro. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
01/Nov – 15h00 – Estrada Regional – Castelo Branco – DP Horta
11/Nov – 08h00 – Av. 25 de Abril – DP Horta
27/Nov – 15h00 – Rua do Farrobo – Flamengos – DP Horta
02/Nov – 08h00 – Estrada Regional N.1 de 1ª, Ladeira Grande, Ribeirinha, A. Heroísmo. NIP: 29647/40198 – DP Angra
03/Nov – 08h00 – Estrada Regional N.1 de 1ª, À Chanoca, São Bartolomeu, Concelho de Angra do Heroísmo – DP Angra
12/Nov – 08h00 – Estrada Regional N.1 de 1ª, Negrito, freguesia de São Mateus, Concelho de Angra do Heroísmo – DP Angra
13/Nov – 08h00 – Canada de Belém, freguesia da Terra Chã, Concelho de Angra do Heroísmo – DP Angra
23/Nov – 08h00 – Estrada Regional N.1 de 2ª, Serretinha, Freguesia da Feteira, Concelho de A. Heroísmo – DP Angra

BEJA
13/Nov – 09h00 – Rua Zeca Afonso
16/Nov – 09h00 – Rua Zeca Afonso
20/Nov – 09h00 – Av. Salgueiro Maia
22/Nov – 09h00 – Av. Salgueiro Maia
25/Nov – 09h00 – Rua Zeca Afonso

BRAGANÇA
04/Nov – 08h00 – EN 218 (Quinta das Carvas)
05/Nov – 08h00 – Olímpio Guedes de Andrade
13/Nov – 08h00 – EN15 – Mirandela
15/Nov – 08h00 – Quinta de S. Lourenço (Casa do Cantoneiro)

BRAGA
05/Nov – 09h30 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
06/Nov – 09h00 – Circular de Barcelos
07/Nov – 08h30 – Circular Urbana de Guimarães
12/Nov – 10h00 – Av. Frei Bartolomeu dos Mártires (Braga)
26/Nov – 15h00 – Av. António Macedo (Braga)
26/Nov – 08h30 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
28/Nov – 09h00 – Circular Urbana de Guimarães

CASTELO BRANCO
11/Nov – 08h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
12/Nov – 08h30 – Av. Dia de Portugal – Castelo Branco
22/Nov – 13h00 – Av. Infante Dom Henrique – Covilhã
28/Nov – 13h00 – Rua Adelino Semedo Barata – Castelo Branco

ÉVORA
11/Nov – 10h00 – EN18 – Ao Gil – Estremoz
14/Nov – 15h00 – ER 114-A Estrada de Arraiolos – Évora
18/Nov – 16h00 – Av. Lino de Carvalho – Évora
21/Nov – 15h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
28/Nov – 09h30 – Av. D. Manuel Trindade Salgueiro – Évora

FARO
06/Nov – 09h00 – Av. Heróis 1808 – Olhão
08/Nov – 09h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
12/Nov – 09h00 – Estrada Moinho da Palmeira-Faro
13/Nov – 10h00 – Av. da Fonte Coberta – Lagos
13/Nov – 09h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
19/Nov – 09h00 – Av. V2 – Portimão
20/Nov – 09h00 – Rua da Cruz vermelha Portuguesa
26/Nov – 09h00 – Av. 5 de Outubro – Olhão
26/Nov – 09h00 – Av. V6 – Portimão
27/Nov – 09h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira-Faro
29/Nov – 09h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira

GUARDA
06/Nov – 09h00 – Av. Cidade de Salamanca – Guarda
07/Nov – 09h00 – Av. Monsenhor Mendes do Carmo – Guarda
08/Nov – 16h30 – Av. 25 de Abril – Guarda
11/Nov – 09h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia
12/Nov – 16h30 – Av. cidade de Bejar – Guarda
13/Nov – 16h30 – Av. Rainha D.ª Amélia – Guarda

LEIRIA
21/Nov – 09h00 – EN 242, Km 18.5 – Marinha Grande
14/Nov – 09h00 – Rua Figueira da Foz – Pombal
25/Nov – 14h00 – Av. Eng.º Luís Paiva e Sousa – Caldas da Rainha
29/Nov – 14h00 – Av. Comunidade Europeia – Leiria
28/Nov – 14h00 – Av. Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche

LISBOA
05/Nov – 14h00 – Av. Padre Cruz – Lisboa
06/Nov – 09h00 – Av. Conde Castro Guimarães / Estrada dos Salgados – Amadora
11/Nov – 14h00 – EN 10, Km 125.3, em Alhandra, sentido Alhandra – Vila Franca de Xira
12/Nov – 14h00 – IP 7 (Eixo Viário Norte/Sul) – Lisboa
18/Nov – 09h00 – Av. Marginal – Cascais
19/Nov – 08h30 – EN 250 – Baratã – Algueirão – Sintra
19/Nov – 13h30 – Av. Capitães de Abril – Mem Martins – Sintra
20/Nov – 08h00 – Acesso ao Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado
21/Nov – 09h00 – Estrada de Leião – Porto Salvo – Oeiras
25/Nov – 14h00 – IC 2 – Santa Iria de Azóia
26/Nov – 09h00 – EN 10, km 134 – Santa Iria da Azoia – Loures
26/Nov – 14h00 – Rua Pedro Alvares Cabral – Pontinha – Odivelas
28/Nov – 10h00 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa

MADEIRA
07/Nov – 10h00 – Estrada Monumental – Concelho do Funchal
08/Nov – 10h00 – Rua 5 de Outubro – Concelho do Funchal
18/Nov – 08h00 – VR-1 Km 6.0 Oeste-Este – Quinta Grande – Concelho de Câmara de Lobos
29/Nov – 09h00 – VE 1 – km 5,1 – Maiata – Porto da Cruz – Concelho de Machico

PORTO
01/Nov – 08h00 – Av. República (antes da Fundação Couto), VN Gaia
04/Nov – 16h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco, Valongo
05/Nov – 13h00 – Av. D. João II 317, VN Gaia
07/Nov – 13h00 – Rua das Rãs, Santo Tirso
11/Nov – 08h00 – Av. D. João I nº 629 – Águas Santas, Maia
13/Nov – 08h00 – Est. da Circunvalação 14036, Matosinhos
15/Nov – 08h00 – Est. da Circunvalação 9389, Porto
19/Nov – 13h00 – Av. 25 de Abril (junto escola EB 1 das Flores) sentido descendente, Porto
21/Nov – 13h00 – Via Ardegães, Maia
25/Nov – 08h00 – Av. Dr. Antunes Guimarães, Matosinhos
27/Nov – 08h00 – Av. D. João I, Rio Tinto, Gondomar
29/Nov – 08h00 – R. Gomes Amorim c/ R. de Escudeiro, Póvoa de Varzim

SANTARÉM
05/Nov – 08h00 – Av. Junta de freguesia S. Salvador – Santarém
06/Nov – 08h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
08/Nov – 08h30 – Rua do Progresso – Cartaxo
14/Nov – 08h00 – EN 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
15/Nov – 08h00 – Variante do Bom Amor – Torres Novas
25/Nov – 08h00 – Av. das Forças Armadas – Entroncamento
27/Nov – 08h00 – Av. Dr. Santana Maia – Abrantes

SETÚBAL
04/Nov – 08h30 – EN 10 – Palhais – Barreiro
05/Nov – 09h00 – Av. Arsenal do Alfeite, sentido Corroios-Almada
18/Nov – 09h00 – Circular Externa – Montijo
20/Nov – 08h30 – EN 10 Km 42.3 – Setúbal
29/Nov – 10h30 – Av. 1º de Dezembro 1640 – Seixal

VILA REAL
06/Nov – 14h00 – Rua da Paz – Chaves
11/Nov – 08h30 – Av. do Tâmega – Chaves
13/Nov – 09h00 – Av. da Europa – Vila Real
26/Nov – 14h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
30/Nov – 09h00 – Av. da Universidade – Vila Real

VIANA DO CASTELO
06/Nov – 10h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo
16/Nov – 10h00 – Av. Paulo VI – Darque- Viana do Castelo
18/Nov – 10h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima;
22/Nov – 20h30 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
28/Nov – 09h30 – Av. 25 de abril – Viana do Castelo

VISEU
07/Nov – 08h30 – Av. D. Egas Moniz – Lamego
13/Nov – 09h00 – Av. Regimento Infantaria 14 – Viseu
26/Nov – 09h00 – Av. Manuel Abreu Lameiras – Viseu
28/Nov – 08h30 – Av. Defensores do Douro – Lamego

[Pela Estrada Fora]

Novos destinos numa via até aqui positiva

08-11-2024 | 22:06 | Gonçalo Sá

Xeno & Oaklander.jpg

Com o oitavo álbum à porta, os XENO & OAKLANDER já podem orgulhar-se de ser um dos nomes mais coerentes e consistentes a mover-se, há quase 20 anos, entre a darkwave e a pop electrónica de perfil retro e analógico.

"VIA NEGATIVA (IN THE DOORWAY LIGHT)" está agendado para 15 de Novembro e não promete grandes rupturas com uma sonoridade que a dupla nova-iorquina explorou desde "Vigils" (2006) até "Hypnos" (2019) e "Vi/deo" (2021) - embora este último se tenha aventurado em acessos italo disco.

Descrito como um conjunto de hinos para a era cibernética, o novo disco de Liz Wendelbo e Sean McBride (AKA Martial Canterel) inspirou-se no fascínio mútuo pelo drama e personagens teatrais, a resultar em canções com relatos trágicos, traumáticos e fantasmagóricos. Mas esse negrume não é incompatível com o apelo da pista de dança: nas suas plataformas virtuais, o duo promete ritmos "cósmicos" e "sensualidade EBM" ao longo do alinhamento, saídos directamente de um estúdio caseiro que também funciona como laboratório de sintetizadores.

Os primeiros singles não traem essa garantia. E se "Magic of the Manifold" e a faixa-título deram argumentos para continuar a seguir este percurso, o mais recente, "O VERMILLION", eleva a fasquia num tema bilingue cantado a duas vozes (McBride em inglês, Wendelbo em francês), exemplo de synth-pop tão expressiva e intensa como orelhuda:

Polícia intrigada com reboots automáticos de iPhones

08-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a polícia está intrigada com o reboot inesperado de iPhones mantidos para investigação forense.

O mais recente iOS 18 pode ter adicionado aos iPhones uma medida de segurança não divulgada, que faz com que os iPhones façam um reboot automático se passarem demasiado tempo desligados da rede. Isto faz com que os dispositivos passem de um estado AFU (After First Unlock) para o modo BFU (Before First Unlock), o que torna mais complicado o processo de conseguir aceder a dados guardados nos dispositivos - assumindo que a polícia tinha conseguido recolher os iPhones depois de já terem sido usados pelos respectivos suspeitos, em modo "trancado" mas já tendo sido desbloqueados.

Inicialmente, a polícia até suspeitou que isto estivesse a ser provocado pela proximidade de outros iPhones, que fizessem uma comunicação secreta que ordenasse aos iPhones próximos, sem rede, para fazerem esse reboot. Mas isso parece ser uma teoria demasiado rebuscada, até porque este sintoma dos reboots automáticos afectou até um iPhone que era mantido dentro de uma gaiola da Faraday, que impossibilitaria todo o tipo de comunicações. De resto, e como isto a afectar apenas iPhones com o mais recente iOS 18, faz com que seja mais provável que seja apenas uma medida de segurança que provoque o reboot em casos em que o iPhone esteja demasiado tempo sem acesso à internet.

Será de esperar que nas próximas semanas este assunto seja explorado mais em detalhe, e a teoria seja posta à prova mantendo iPhones desligados da rede para ver se exibem este mesmo comportamento de reboots automáticos - algo que, de resto, faz todo o sentido sob o ponto de vista de protecção da segurança e privacidade dos utilizadores.

Matter 1.4 com painéis solares e maior autonomia

08-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do Matter 1.4 temos suporte para painéis solares, bombas de calor, routers, autonomia prolongada, e outras melhorias.

Depois de um arranque modesto, o Matter vai evoluindo e ficando melhor com cada nova versão. A mais recente actualização da Connectivity Standards Alliance (CSA) para o Matter 1.4 traz correcções para a integração de redes, expande o suporte a novos tipos de dispositivos e melhora a funcionalidade "multi-admin", permitindo que os dispositivos funcionem simultaneamente em diferentes plataformas como Apple Home, Google Home e Amazon Alexa. A nova especificação também adiciona o suporte para dispositivos como routers WiFi, modems, bombas de calor e painéis solares, facilitando a sua integração.

A função multi-admin do Matter 1.4, chamada "enhanced multi-admin" vem simplificar a experiência do utilizador sincronizando dispositivos automaticamente entre plataformas. Assim, um dispositivo emparelhado com o ecossistema da Apple poderá aparecer automaticamente nas plataformas da Google ou Amazon, desde que seja dada autorização para partilha de dados. Esta actualização poderá acabar com as anteriores frustrações de interoperabilidade ao mudar dispositivos entre plataformas. Embora seja opcional, espera-se que todos os fabricantes rapidamente adoptem esta funcionalidade, que será bastante apreciada pelos utilizadores.
A actualização também adiciona routers, modems e pontos de acesso compatíveis com Matter, que agora podem actuar como routers Thread e pontos de acesso Wi-Fi, centralizando a infraestrutura das casas inteligentes. Estas novas capacidades devem simplificar o processo de adicionar dispositivos Matter às redes domésticas, sem a necessidade de hardware especializado, fornecendo aos utilizadores uma infraestrutura unificada e compatível com Matter.

A gestão de energia também não ficou esquecida, com o suporte para dispositivos como bombas de calor, painéis solares e baterias residenciais. Isto vem facilitar a monitorização e controlo do uso de energia - permitindo coisas como agendar o carregamento de carros eléctricos para alturas em que se esteja a ter produção solar com energia "gratuita", permitindo reduzir custos. E esse cuidado também abrange a melhoria da autonomia de dispositivos Matter alimentados por pilhas e baterias, com o novo Long Idle Time (LIT), que permite que esses dispositivos fiquem em modo de poupança de energia durante mais tempo.

É óbvio que tudo isto não será implementado pelos fabricantes de um dia para o outro, mas são melhorias necessárias para ir aproximando o Matter do seu objectivo de se tornar no standard universal para as casas inteligentes.

Notícias do dia

08-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

MAX prepara combate à partilha de passwords que começará antes do fim deste ano; Nvidia GeForce Now com limite de 100h por mês até nos planos pagos; o novo AMD Ryzen 7 9800X3D é o mais apetecível para os jogos; Audi abandona logo dos quatro anéis na China; e já está disponível a nova PlayStation 5 Pro, para quem não se importar de pagar 800 euros por uma consola.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

Apple adiciona reacções correctas às mensagens RCS

Depois de ter resistido a suportar as RCS nos iPhones, a Apple parece querer deixar essa má-vontade para trás, acrescentando o devido suporte para reacções às mensagens "verdes".

Embora entre mensagens azuis (iMessage) a Apple há muito que suporta reacções, quando as mesmas eram enviadas por um smartphone Android eram apresentadas como sendo uma mensagem separada a dizer algo como "a pessoa X reagiu com um "emoji" à mensagem Y", o que não era propriamente a experiência mais agradável. Agora, isso desaparece, fazendo com que as reacções nas mensagens RCS nos iPhones funcionem da forma que se esperaria, com os emoji aplicados directamente nas mensagens respectivas.


Google Vids com geração de vídeo AI


A Google está finalmente a disponibilizar o Google Vids, que permite a criação de vídeos AI a partir de descrições de texto e documentos no Google Drive.

Tendo em conta o sucesso do NotebookLM que facilita a criação de resumos áudio de documentos em estilo podcast, facilmente se pode antever um sucesso idêntico para este Google Vids - que não surpreenderia ninguém se, no futuro, acabasse por também ser integrado no NotebooLM. No entanto, e tendo em conta a necessidade computacional acrescida, por agora o Google Vids é algo que só fica disponível para os clientes pagos do Workspace ou Gemini. Também de referir que esta ferramenta está orientada para a geração de vídeos "empresariais" ou de marketing, e não para a geração de vídeos genéricos.



MS melhora emulação PC nos chips ARM

No processo de transição dos chips x86 para os chips ARM, os PC Windows necessitam de recorrer a um emulador para correr as apps PC que não estejam disponíveis nativamente para chips ARM. Sabendo que isso é um elemento crítico, a Microsoft melhorou o emulador Prism nos PCs Copilot Plus (com chips Snapdragon X Elite e X Plus) de modo a suportarem apps que usem instruções AVX, AVX2, BMI, FMA, e F16C, e que até aqui não podiam ser executadas.

Eventualmente, este tipo de coisa deixará de ser necessário, à medida que os developers forem lançando versões nativas dos seus programas e jogos para ARM64, mas até que isso aconteça, será indispensável minimizar os casos em que os utilizadores se deparem com situações em que o seu "novo PC" Windows lhes diz que não pode correr um programa ou jogo Windows que funcionava perfeitamente no seu PC antigo.


CATL inicia produção de baterias solid-state

A CATL anunciou ter iniciado a produção, em fase de validação, de uma nova geração de baterias solid-state.

Depois das baterias semi-solid-state, isto sinaliza a aproximação da era que há muito se aguarda, de ter baterias 100% solid-state, mais seguras e com maior capacidade energética, que virão beneficiar directamente os automóveis eléctricos (e outros veículos). Esta nova bateria dá um salto significativo na densidade energética, atingido os 500 Wh/kg, face aos 300-350 Wh/kg das baterias tradicionais. Este é um valor que muitos especialistas apontam como sendo o patamar necessário para permitir a viabilidade de coisas como os aviões eléctricos; além de permitir automóveis eléctricos com maior autonomia e/ou peso mais reduzido.

A parte negativa, é que a CATL ainda não revelou quando é que irá passar à fase de produção em volume, coisa que alguns especialistas acreditam que possa acontecer só em 2027. Esperemos que a CATL possa surpreender pela positiva e fazê-las chegar ao mercado mais cedo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Amazon inciou operações em 1995, na altura ainda como loja exclusiva de livros, e o primeiro livro que alguém comprou foi o "Fluid Concepts and Creative Analogies: Computer Models of the Fundamental Mechanisms of Thought" de Douglas Hofstadter.

Descontos Black Friday na CdkeySales com Windows desde €11

08-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da campanha de Halloween da CdkeySales com descontos de arrepiar, chega nova época de descontos com a loucura do Black Friday e Cyber Monday. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

AMD Ryzen 7 9800X3D é o mais apetecível para os jogos

08-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O mais recente CPU da AMD, o Ryzen 7 9800X3D, traz finalmente melhorias visíveis para os fãs dos jogos nos PC.

No seguimento de uma fase de grande descontentamento com os chips Intel "defeituosos", a AMD parece assegurar uma grande vitória com este novo Ryzen 7 9800X3D que promete aumentar o desempenho tanto em jogos como em tarefas de produtividade. Com um preço de $479, este CPU aproveita a arquitectura Zen 5 da AMD e a segunda geração da tecnologia 3D V-Cache. Com estas melhorias, o 9800X3D supera o popular Ryzen 7 7800X3D, tornando-se no novo CPU de referência para os gamers, e não só.

Uma das principais novidades do 9800X3D é a estrutura redesenhada do processador, com a cache posicionada por baixo dos núcleos de processamento, melhorando a gestão térmica e tornando o CPU mais eficiente. Esta arquitectura permite à AMD aumentar a velocidade base em 500 MHz e o boost clock em 200 MHz. Pela primeira vez num chip X3D, a AMD também oferece suporte para overclocking, o que poderá resultar em ainda mais ganhos de performance (a MSI disse já ter conseguido atingir 7.241 GHz).
Nos testes, o Ryzen 7 9800X3D revelou resultados superiores ao Core i9-14900K e Core Ultra 9 285K da Intel, especialmente nos jogos. No Metro Exodus, o 9800X3D registou framerates 14% superiores ao 7800X3D, e foi cerca de 50%(!) mais rápido que o Core Ultra 9 285K no Cyberpunk 2077 a 1080p.

Embora o sector PC esteja actualmente em potencial fase de transição, dos chips x86 para os novos chips ARM mais eficientes (replicando o que a Apple tem feito), ainda irá demorar algum tempo até que essa mudança se torne suficientemente convincente para o sector gaming, que mais procura os CPUs e GPUs que oferecem o melhor desempenho possível. Quem sai mais prejudicado será a Intel, que além de ter que reconquistar a confiança dos clientes após os incidentes com os chips problemáticos, agora vê essa tarefa complicada pelo facto da AMD ter lançado um chip mais atractivo.

Audi abandona logo dos quatro anéis na China

08-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Audi procura reinventar-se e mudar a sua imagem na China, abandonando o seu icónico logo dos quatro anéis em troca do próprio nome "AUDI".

A nova marca "AUDI" dedicar-se-á exclusivamente a veículos eléctricos na China, e resulta de uma parceria com o fabricante chinês SAIC. A antever pelo protótipo AUDI E, um dos elementos de destaque é a ausência dos quatro anéis, que dão lugar à proeminente designação AUDI em letras iluminadas, tanto à frente como atrás.

Não é explicado o motivo dessa alteração, mas poderá estar relacionada com eventual preferência dos consumidores chineses por ter o nome das marcas bem visível nos seus automóveis. Também a Tesla passou do seu símbolo minimalista para a designação "Tesla" por extenso - e nem vamos falar dos modelos da BYD que orgulhosamente ostentam o "Build Your Dreams" por extenso.
O protótipo AUDI E assenta numa nova plataforma criada em conjunto com a SAIC, podendo combinar dois motores e baterias de até 100 kWh, com autonomias de até 700 km e carregamento rápido de 800 V que possibilita carregar energia suficiente para mais 370 km em apenas 10 minutos. De resto, teremos que aguardar para ver como é que o protótipo futurista será reajustado para a realidade do futuro modelo de produção.

O logotipo dos quatro anéis remonta à própria origem da Audi, quando o seu fundador criou a Auto Union AG, resultando da combinação de quatro marcas: Audi, Horch, DKW (Dampf-Kraft-Wagen) e Wanderer; com cada círculo a representar cada uma delas.
É um símbolo com longa tradição histórica no velho continente, mas que certamente não terá esse mesmo peso histórico no mercado chinês.

Raspberry Pi ganha Touch Display 2 com 720p

08-11-2024 | 13:34 | A Minha Alegre Casinha

O Raspberry Pi passa a ter um touchscreen actualizado - o Touch Display 2 - com resolução HD, mantendo o preço do ecrã touch anterior.

Embora não faltem opções a nível de ecrãs para se utilizar com o Raspberry Pi, passamos a ter um acessório oficial que sofre uma bem-vinda actualização. O Touch Display de 2015", um touchscreen de 7" com resolução de 800x480, dá lugar ao Raspberry Pi Touch Display 2.

O Raspberry Pi Touch Display 2 mantém a dimensão de 7" e a capacidade multitouch (5 pontos), mas tem a resolução melhorada para os 1280x720 (HD) e é mais fino.
Este ecrã mantém a compatibilidade com todos os Raspberry Pi desde o Pi 1B+ (com excepção dos diminutos Pi Zero), sendo alimentado directamente pelo mesmo, e sendo suportado pelo Raspberry Pi OS para uso imediato sem necessidade de configurações complicadas.

A boa notícia final é que o preço será o mesmo do ecrã anterior ($60), e terá produção assegurada pelo menos até Janeiro de 2030, dando também alguma tranquilidade a quem desejar utilizá-lo para projectos comerciais de longo prazo.

Samsung Galaxy Z Fold SE com vinco mais subtil

08-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Galaxy Z Fold SE mostra a evolução da Samsung nos dobráveis, com um vinco bastante mais subtil na zona de dobragem do ecrã.

Comprovando que o novo Galaxy Z Fold SE é aquilo que os dobráveis "sempre deveriam ter sido", isso também se faz notar a nível da melhoria do ecrã na secção de dobragem. O habitual "vinco", que em certos modelos é bastante pronunciado, neste modelo é bastante menos notório, ao ponto de ser quase imperceptível na maioria dos cenários de utilização.

The crease of Samsung W25 is very shallow, almost the best on the market. pic.twitter.com/zMnDfJoJHX

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) November 7, 2024

Quando comparado com o sistema do Oppo Find N3 (e OnePlus Open). as diferenças tornam-se ainda mais evidentes a nível dos mecanismos de dobragem.

Crease contrast
Samsung W25(Fold SE)vs OPPO Find N3(OnePlus Open) pic.twitter.com/Enpg8EmAS2

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) November 7, 2024
Refira-se que na maioria dos modelos actuais o vinco no ecrã acaba por passar despercebido com o ecrã ligado, a não ser que se olhe para o ecrã a partir de determinados ângulos, ou se houver iluminação que o faça salientar. Dito isso, todas as medidas que permitam criar um ecrã mais plano e uniforme serão sempre bem-vindas.

Por agora a Samsung ainda não revelou intenções de lançar o Galaxy Z Fold SE fora da Coreia do Sul e da China, mas é de esperar que todas estas melhorias sejam aplicadas na próxima geração dos dobráveis da Samsung destinadas ao mercado global.

|