PlanetGeek

Tesla Model S Plaid vs Lamborghini Revuelto

28-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Demonstrando o quanto os automóveis eléctricos vieram envergonhar os super-desportivos, eis este teste que coloca um Tesla Model S Plaid à prova contra um Lamborghini Revuelto num desafio de aceleração.

O Lamborghini Revuelto conta com um motor V12 de 6.5l assistido por três motores eléctricos num total de 1015 hp e 1076 Nm; o Tesla Model S dispensa o motor a combustão e recorre exclusivamente a três motores eléctricos com 1020 hp e 1420 Nm. Obviamente, não se pode ignorar o factor preço, com o Lamborghini a custar cerca de 600 mil euros, mais de cinco vezes o preço do Model S Plaid. No entanto, apesar de ser algo que é sempre interessante espreitar, aqui temos que ter em conta que este Model S Plaid sofreu algumas alterações, deixando em aberto como ficariam as coisas com um Model S Plaid de origem.

O ponto que me parece ser mais interessante, é que ao longo dos diversos arranques efectuados, tanto o Tesla como o Lamborghini sofreram de "fenómenos estranhos" que obrigaram à ridícula situação de "desligar e voltar a ligar" para ver se passavam. Se pensavam que os eternos bugs apenas afectavam as apps e sistemas operativos, eis que fica demonstrado que já nem os carros escapam, confirmado ainda mais de que hoje em dia se tratam de computadores sobre rodas.


Será interessante revisitar este tipo de desafios quanto a Tesla lançar o seu prometido Roadster, que foi prometido há sete anos, e para o qual ainda não existe qualquer data de entrega estimada para quem o comprou na altura.

Ganha uma coluna Anker Soundcore Mini

28-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é uma coluna Anker Soundcore Mini.

Para garantir que a música que têm no smartphone pode ser ouvida em alto e bom som, temos uma excelente coluna BT Soundcore Mini da Anker para vos oferecer. Esta coluna pode reproduzir música enviada via Bluetooth, mas também pode tocá-la a partir de um cartão microSD, ou usando um cabo áudio com ficha de 3.5mm, e tem uma autonomia de 15 horas.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

WhatsApp duplica actualizações de voz para 1 minuto

28-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores WhatsApp que sejam fãs dos voice status updates podem agora deixar mensagens até um minuto.

Numa alteração que já deveria ter sido feita, o WhatsApp traz finalmente a igualdade de duração aos status updates de voz.

Anteriormente, o WhatsApp passou a permitir status updates em vídeo de até um minuto, mas as actualizações por voz mantiveram-se nos 30 segundos. Agora, os utilizadores passam a ter até 1 minuto, tanto para vídeo como para voz.
Poderá criticar-se sobre se realmente faz sentido ter uma duração de um minuto, em vídeo ou em voz, para algo que deveria ser apenas para coisas curtas e rápidas. Mas, já se sabe que não há nada pior do que querer dizer ou mostrar algo e ser-se "cortado" com a indicação de que excedemos o tempo limite. Por isso, será sempre melhor ter tempo a mais e não lhe dar uso, do que precisar usar esse tempo extra e não o ter disponível.

Este novo limite já está a chegar ao WhatsApp para Android e iOS, mas com o habitual processo de actualização faseada a poder fazer com que demore alguns dias / semanas até chegar a todos os utilizadores.

Phone Link ganha OCR de fotos Android

28-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Em breve os utilizadores Windows poderão copiar texto das fotos dos seus Android.

À semelhança do que alguns smartphones já permitem fazer, a Microsoft está a preparar-se para deixar copiar texto directamente a partir de fotos dos smartphones Android ligados ao computador através do Phone Link (e app Link to Windows).

Na verdade, o Windows 11 já suporta esta capacidade através da sua ferramenta de captura de imagens (Snipping Tool), pelo que se trata apenas de a tornar directamente acessível através do Phone Link, facilitando o processo de extrair texto de fotos, incluindo coisas com páginas de livros, ementas, nomes de ruas, ou qualquer outro texto que esteja visível numa foto.
Por agora isto está a ser testado na versão beta Insider Preview Build 22635.3646, mas deverá ser algo que chegará a todos os utilizadores nos próximos meses.

ICQ encerra a 26 de Junho

27-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O ICQ, serviço de mensagens que dominava a internet na mudança de milénio, vai encerrar a 26 de Junho de 2024.

Tal como hoje em dia se pode considerar o WhatsApp no serviço de mensagens universal, no final do século passado e início deste milénio, era o ICQ eu dominava. O ICQ, que tirava partido da sonoridade "I Seek You", era o programa de chat de eleição para os que procuravam mensagens instantâneas.

Em 2001, o ICQ contava com mais de 100 milhões de utilizadores registados, e mesmo em 2010 mantinha mais de 40 milhões de utilizadores diários activos. A app era gratuita e permitia conversas directas ou em grupo, ocupando grande parte do tempo de quem se ligava à internet.
O ICQ acabaria por ser comprado pela Mail.ru em 2010, que posteriormente se tornou na VK, e nessa altura ainda tinha mais de 10 milhões de utilizadores activos mensais. Mas desde então esse número foi caindo, levando agora ao seu encerramento.
Adeus ICQ, o teu "uh oh" permanecerá na memória de milhões de utilizadores como sinónimo de boas memórias.


YouTube salta para o fim dos vídeos para quem usa adblocker

27-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Alguns utilizadores com adblockers estão a notar que o YouTube salta automaticamente para o final dos vídeos impedindo a sua visualização.

O YouTube tem estado em guerra aberta contra os adblockers nos últimos meses, tendo por vezes causado lentidão na abertura dos vídeos, e também perseguindo as apps não oficiais que permitem ver vídeos sem publicidade.

Essa perseguição tem levado ao velho jogo do "gato e do rato", em que o YouTube tenta bloquear as medidas anti-publicidade, e os adblockers tentam contornar essas novas implementações, numa guerra sem fim. Desta vez, o YouTube parece ter optado por uma táctica curiosa, que faz com que o vídeo salte para o final, tanto quando é carregado como quando se tenta saltar para qualquer ponto da sua timeline.
New Youtube adblock weird behaviour - video automatically skips to the end
byu/SDHD4K inyoutube
Este sintoma só sem tem feito notar por utilizadores que estão a usar o Adblocker, pelo que a suspeita recai imediatamente sobre isso - embora exista sempre a possibilidade de ser algum bug indevido e não propositado.

De notar que, para os utilizadores do Chrome, estamos também nas últimas semanas em que se poderão ter adblockers verdadeiros, pois em Junho chega a temida versão do Chrome que impedirá o uso de adblockers tal como são implementados actualmente, e que reduzirá drasticamente aquilo que um adblocker poderá fazer.

How to Use a PHP Meta Tag Property Class to Fix Issues to Rank Better on Google Searches

27-05-2024 | 16:34 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Meta tags are useful to define certain page properties that are not visible to users but can be useful for other applications and search engines like Google or social networks like Twitter and Facebook.

Many modern PHP applications use Model-View-Controller (MVC) frameworks that allow developers to define aspects of the presentation of the application pages with view scripts.

This package allows developers to easily set page property meta-tags using view scripts for applications developed using the Yii2 framework.

Notícias do dia

27-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Meta pode usar dados dos utilizadores para AI mesmo que estes não queiram; carregamento wireless MotherBox mantém-se vaporware 7 anos depois; iOS 18 aposta em funcionalidades AI; Citroën recolhe C3 e DS 3 devido a airbags da Takata; Neuralink Compression Challenge procura revolução na compressão; como reverter o YouTube para o interface antigo; e respostas AI da Google incluem disparates do Reddit.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

YouTube Music com detecção de músicas cantadas

O YouTube Music quer evitar o recurso ao Shazam e SoundHound, passando a ter o reconhecimento integrado de músicas cantaroladas ou assobiadas.

Desta forma, os utilizadores já não têm que desesperar para tentar descobrir qual era "aquela música" cuja melodia têm na cabeça mas sem saberem a que artista ou banda pertence - algo que, na prática, já se podia resolver recorrendo às apps acima mencionadas (ou até ao Google Assistant), mas que compreensivelmente, o YouTube prefere que dispense o recurso a serviços externos e fique disponível de forma mais visível e imediata.


Explicadores AI fazem sucesso junto dos estudantes

São cada vez mais os estudantes que estão a trocar os explicadores humanos por apps AI especializadas na resolução de problemas. Com assistentes como o ChatGPT, torna-se possível tirar uma foto a um problema e obter soluções e explicações, e mesmo os serviços pagos tornam-se drasticamente mais acessíveis do que os explicadores humanos.

Nos EUA, as apps de explicação AI já ocupam 5 lugares do top 20 das apps de educação na App Store (e, curiosamente, duas delas são apps chinesas, demonstrando como a campanha anti-TikTok nos EUA terá muitas mais apps para perseguir, se mantiver a mesma postura). E, conscientes de que os actuais sistemas AI também podem falhar, há alunos que até já ganharam o hábito de validar as respostas dadas por um assistente AI noutros assistente AI, para verem se as mesmas se confirmam ou não. O que é certo é que, tal como outras ferramentas no passado, há enorme potencial para que estas ferramentas possam auxiliar alunos que, de outra forma, não teriam acesso a este tipo de ajudas.


Google passa cheque antecipado para tentar escapar a processo

Prestes a enfrentar novo processo anti-monopólio no sector da publicidade online, a Google optou por uma estranha táctica: passando desde já um cheque com o montante máximo do valor que eventualmente poderá ter que pagar se perder o processo.

Aparentemente, a ideia será: se o acusado se predispõe a efectuar a compensação máxima que seria pedida, deixa de haver motivo para haver um processo. Algo que me parece que acaba por ter o efeito de demonstrar que as supostas regras anti-monopólio não estarão a ter o efeito pretendido, se permitem que esses monopólios se mantenham desde que tenham dinheiro suficiente para ir pagando as multas e processoas - o que, sendo monopólios, conseguem com facilidade.

Talvez se fosse exigido um pagamento proporcional à sua facturação anual, como o DMA europeu antecipa, se obtivesse melhores resultados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O computador HAL do filme 2001: Odisseia no Espaço oficialmente representa "Heuristically programmed ALgorithmic computer", mas o seu nome coincide com o da empresa IBM, substituindo-se cada uma dessas letras pela letra precedente no alfabeto.

Coluna Anker Soundcore Boost a €45

27-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Boost da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Esta Anker Soundcore Boost de 20 W fica posicionada abaixo da Soundcore Motion Boom que vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. Mesmo com aspecto mais simples e tradicional,  conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Boost está disponível por 45.73 euros na Amazon Espanha.

Esta coluna portátil conta com uma autonomia para até 12 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C, e também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. Também tem protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas. No caso de não necessitarem de tanta "pujança", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Carregamento wireless MotherBox mantém-se vaporware 7 anos depois

27-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

No início de 2017, o MotherBox surgiu no Indiegogo com a promessa de carregamentos wireless a meio metro de distância; passados 7 anos, continua sem ter cumprido as promessas.

O projecto MotherBox prometia carregamentos wireless a grande distância, angariou quase 300 mil euros no Indiegogo, e dizia que estaria pronto para ser entregue aos apoiantes em Setembro (de 2017!) Mas estamos em 2024, mais de sete anos mais tarde, e ainda não há qualquer sinal de que este carregador wireless alguma vez venha a ser entregue.

Não há falta de promessas tecnológicas que tardam em ser cumpridas (o FSD da Tesla é um exemplo recorrente, mas que ao menos vai mostrando sinais de que está a ser trabalhado e melhorado), e no caso de projectos crowdfunding de apoio directo, como os que surgem no Indiegogo e Kickstarter, isso até se tornou, infelizmente, bastante frequente. O mais curioso é que, ao longo de todos estes anos, os responsáveis do projecto têm publicado mensagens de actualização do projecto, que na sua maioria parecem ser basicamente copy-paste umas das outras, e que dizem que a equipa continua a trabalhar para melhorar o produto, sem qualquer referência a uma eventual data de conclusão.
Um salto aos comentários revela o grande descontentamento dos apoiantes, com mensagens dos que dizem exigir a devolução do dinheiro, dos que acusam o projecto de ser uma burla, e de diversos comentários bastante suspeitos que "mantêm a fé" no projecto e que dizem que não se importam de esperar o tempo que for preciso.

Infelizmente, não haverá muito a fazer. Todos estes projectos assentam numa base de confiança de que os seus criadores irão cumprir com o prometido, mas sem qualquer garantia de que tal aconteça. Umas vezes pode ser por verdadeiras dificuldades imprevistas que impedem que o projecto seja bem sucedido, outras vezes sendo burlas descaradas de quem, desde logo, não tinha qualquer intenção de cumprir o prometido (ou de simplesmente estar a revender produtos existentes a preço inflacionado). Neste caso, não é certo qual terá sido o motivo, mas quantos mais anos será considerado aceitável tolerar actualizações de que "continuamos a trabalhar nisto" até que se dê o investimento por perdido?

Meta pode usar dados dos utilizadores para AI mesmo que estes não queiram

27-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a informar os utilizadores que vai utilizar os seus dados para treinar modelos AI, e podem nem ter opção para o evitar.

Não é a primeira vez que a Meta (e outras empresas) recorrem aos chamados "dark patterns" para tentarem fazer com que os utilizadores deixem ficar as coisas da forma que é mais conveniente para as empresas. Isso vê-se frequentemente em coisas como, sistemas super-fáceis e rápidos para aderir ou subscrever um serviço, mas que depois são um pesadelo para se tentar cancelar. E é precisamente o que se verifica neste uso de dados para AI.

A Meta diz que vai usar os dados dos utilizadores para treinar modelos AI, podendo incluir coisas como publicações, fotos e mensagens, mas apresenta uma forma para os clientes não cederem os seus dados para este uso. O processo é ridiculamente complexo, obrigando a passar por uma numerosa quantidade de passos, durante os quais será preciso escrever uma justificação(!), e adicionar um código de segurança enviado por email(!).

6. Third, they provide you with a form to fill out. It is only at this stage — the stage when you are objecting — that they inform you about which of your content they plan to use for training AI models. Notice the highlighted text, clarifying that they may ignore your objection. pic.twitter.com/ZxSGFdKbnw

— Tantacrul (@Tantacrul) May 26, 2024
O cúmulo, é que a Meta diz expressamente que pode simplesmente optar por ignorar a objecção do utilizador e continuar a usar os seus dados para treinar modelos AI, e que, mesmo que aceite essa objecção, poderá também continuar a usá-los, bastando que esses conteúdos sejam partilhados ou republicados pelos seus amigos ou seguidores.

Tendo já passado pela polémica do caso Cambridge Analytica, seria de esperar que a Meta não tivesse a memória curta e já tivesse deixado de tratar os dados dos utilizadores de forma tão arrogante - neste caso, até dizendo claramente que pode simplesmente ignorar a sua vontade expressa. E depois ainda se queixam de que a UE é demasiado "intrometida" quando impõe regras sobre a forma como estas plataformas podem processar os dados dos utilizadores.

Motherboard da Gigabyte aguenta placas gráficas de 58 Kg

27-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Gigabyte está a demonstrar a sua nova geração de motherboards para AMD AM5, que chega com características impressionantes.

A Gigabyte B650E AORUS PRO X USB4 parece ser a forma que a Gigabyte arranjou para servir de antevisão das capacidades das futuras X870 e X850, sem quebrar os contratos de confidencialidade com a AMD. Como o nome indica, tem suporte para USB4, assim como WiFi 7, ligação Sensor Panel Link para ecrãs externos de apresentação de informação do sistema.

No entanto, um dos elementos que se torna mais curioso é o seu slot PCIe UD Slot X 5x16, com EZ-Latch Plus, e que promete estar preparado para suportar placas gráficas com até 58 Kg!
Não sendo previsível que qualquer fabricante se aventure a criar uma placa gráfica que pese o mesmo que um saco de cimento dos antigos (nos últimos anos passou-se dos sacos de 50 kg para sacos de 25 kg), será certamente uma forma da Gigabyte assegurar que a motherboard não terá problemas em lidar com placas gráficas de qualquer dimensão.

Ou então, podemos por em acção as teorias da conspiração, e considerar que talvez a Gigabyte tenha acesso a informação privilegiada sobre a próxima geração de placas gráficas RTX 50xx da Nvidia, que tragam capacidades gráficas e de AI melhoradas, e que possam obrigar a ter pesados sistemas de dissipação e ventilação (alguns rumores sobre a RTX 5090 já referem designs que ocuparão o espaço de quatro slots PCI, pelo que tudo é possível).

Tesla regressa aos cinzentos com Lunar Grey

27-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a disponibilizar uma nova cor cinzenta "Lunar Grey" nos Model S e Model X.

Se há coisa em que a Tesla nunca deu muitas opções aos clientes interessados nos seus veículos, é a limitada gama de cores que disponibiliza. Não só temos uma selecção bastante limitada de cores, como também é extremamente raro a Tesla fazer qualquer alteração. Mas, ocasionalmente, lá chega uma nova cor.

Os fãs dos cinzas metalizados passam a poder optar pela nova cor Lunar Grey, mas que só fica disponível nos Model S e Model X.
Esta é uma cor pela qual será necessário pagar mais 2600 euros, o mesmo valor que já era pedido nas cores premium.

Actualmente, estes modelos são vendidos com a cor branca pérola multicamadas (sem custo acrescido), com opção de preto sólido (€1600), azul-escuro metalizado (€1600), ultra vermelho (€2600) e cinzento furtivo (€2600).

Para referência, estas são as cores também disponíveis no Model 3 (sem a Lunar Grey) com preços de €1300 / €2000. Já o Model Y, mantém o branco, preto e azul, mas tem também as cores Vermelho Midnight Cherry (€2600) e cinzento metalizado Quicksilver que é muito próxima desta nova Lunar Grey, também por €2600.

Teclast F16 Pro a €316

27-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Pro.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Pro está disponível por 316 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 80 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x77 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 18 aposta em funcionalidades AI

27-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para o próximo iOS 18 a Apple vai apostar na estreia de diversas funcionalidades AI, que vão desde a criação de emojis personalizados a uma Siri melhorada.

A Apple tem estado a trabalhar a ritmo acelerada para não se deixar ficar para trás nesta nova era AI, em que a Google, Microsoft e Meta, já vão bastante à frente (nem sempre com os resultados desejados, é certo), e a sua resposta começará a fazer-se notar com a chegada do iOS 18.

Para o iOS 18 estão a ser preparadas funcionalidades que vão das coisas simples (e ridículas) a coisas verdadeiramente úteis. Teremos coisas como sugestões de respostas automáticas a emails e mensagens, geração de emojis personalizados com base nas mensagens (lá vai a Apple estragar o standard, com emojis que só poderão ser vistos noutros iPhones), resumos de notificações / mensagens / páginas web / etc., manipulação de fotos, e Siri melhorada.

As capacidades AI combinarão coisas que serão feitas localmente sem envio de dados para fora do iPhone / iPad, mas outras continuarão a estar dependentes de processamento AI na iCloud da Apple.

Como parte das novidades que se podem considerar "ridículas" (por terem demorado mais de uma década a serem implementadas pela Apple), aparentemente teremos a capacidade de modificar as cores dos icons das apps e, imagine-se, poder colocar os icons das apps em qualquer ponto do ecrã sem que tenham que ficar obrigatoriamente por ordem a encher o ecrã! Parabéns Apple, grande inovação que só existe na plataforma concorrente há mais de dez anos!

Só se tornará mais ridículo se a Apple fiquer questão de lhe dar grande destaque como sendo uma das suas "invenções" durante a sessão oficial de apresentação do iOS 18.

Xiaomi SU7 com baterias da CATL e BYD

27-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Para poder aumentar a produção do SU7, a Xiaomi vai recorrer tanto a baterias da CATL como da BYD.

O primeiro automóvel da Xiaomi, o SU7, continua a fazer sucesso na China e a marca tem feito tudo o que pode para aumentar a produção. Para tal, a Xiaomi não teve pudor em recorrer a dois dos maiores fornecedores de baterias, para assegurar que não terá problemas na obtenção deste componente crítico: a CATL e a BYD.

Quer isto dizer que o modelo base do SU7 poderá vir equipado com bateria CATL ou BYD, com a Xiaomi a assegurar que, em qualquer um dos casos, terá a mesma autonomia prometida de até 700 km em ciclo CLTC, e carregamento rápido de 350 km em apenas 15 minutos.
Até agora, o modelo base contava apenas com baterias da BYD, mas com a Xiaomi a já recorrer à CATL para as baterias do modelo Pro (CATL Shenxing), e do modelo Max topo de gama (com as baterias CATL Qilin).

Na China, o SU7 tem preço a começar abaixo dos 28 mil euros para o modelo base, facilmente se percebendo porque motivo tem feito sucesso.

Como reverter o YouTube para o interface antigo

26-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a alterar o seu interface para algo que não tem sido do agrado dos utilizadores, mas (ainda) há possibilidade de voltar ao interface antigo.

A mais recente versão do interface do YouTube, que está em processo em distribuição, é daquelas alterações radicais que muda por completo a experiência de utilização do YouTube. A parte onde estavam os comentários passa a dar lugar aos vídeos sugeridos, a parte dos vídeos sugeridos passa a ter os comentários, etc.

Embora pareça ser mais uma daquelas guerras "impossíveis de ganhar" (com o YouTube a aparentemente manter-se indiferente às reclamações dos utilizadores), pelo menos por agora ainda pode ser combatida com recurso a algumas modificações do lado do utilizador.

Um utilizador criou e partilhou uma série de regras que podem ser aplicadas no uBlock Origin e que recuperam o formato tradicional do interface do YouTube:

! Youtube New UI Fix
youtube.com###related #thumbnail.ytd-rich-grid-media:style(margin-right: 8px!important;height: 94px!important;width: 168px!important;min-width: 168px!important;)
youtube.com###related #avatar-link.ytd-rich-grid-media, #related #attached-survey.ytd-rich-grid-media, #related .ytd-rich-shelf-renderer .button-container.ytd-rich-shelf-renderer:style(display:none!important;)
youtube.com###related #dismissible.ytd-rich-grid-media:style(display:flex;flex-direction:row!important;)
youtube.com###related #details.ytd-rich-grid-media:style(width: 100%!important;min-width: 0!important;)
youtube.com###related #contents ytd-rich-item-renderer:style(margin:0!important;margin-top:8px!important;)
youtube.com###related ytd-rich-grid-row #contents.ytd-rich-grid-row,#related h3.ytd-rich-grid-media,#related ytd-rich-section-renderer #content,#related #rich-shelf-header.ytd-rich-shelf-renderer:style(margin:0!important;)
youtube.com###related ytd-rich-item-renderer.ytd-rich-grid-row,#content.ytd-rich-item-renderer:style(width:100%!important;)
youtube.com###related #video-title.ytd-rich-grid-media:style(font-size:1.4rem!important;)
youtube.com###related .ytd-channel-name a,#related #metadata-line.ytd-video-meta-block span:style(font-size:12px!important;)
youtube.com###related ytd-rich-grid-renderer #contents:style(padding-top:0px!important;)
youtube.com###related .ytd-rich-shelf-renderer ytd-rich-item-renderer.ytd-rich-shelf-renderer:style(width:130px!important;min-width: 130px!important;)
youtube.com###related #contents.ytd-rich-shelf-renderer:style(display: flex !important;flex-direction: row !important;gap: 8px !important;flex-wrap: nowrap!important;max-width: 400px!important;overflow-x: scroll!important;overflow-y: hidden!important)
youtube.com###related .ytd-rich-shelf-renderer .yt-core-image:style(object-fit: cover!important;)
youtube.com###related ytd-rich-section-renderer #contents:style(margin-left:0!important)
youtube.com###related #contents ytd-rich-section-renderer ytd-rich-item-renderer:style(margin-top:0px!important;)
youtube.com###related .ytd-rich-shelf-renderer ytd-rich-item-renderer.ytd-rich-shelf-renderer[hidden=""]:style(display:block!important;)
youtube.com###related #dismissible.ytd-rich-shelf-renderer:style(margin:0!important; border-color: transparent!important)
youtube.com###title yt-formatted-string.ytd-watch-metadata:style(font-size:20px!important; font-weight: 700!important; line-height:28px!important)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.kevlar_watch_grid, false)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.small_avatars_for_comments, false)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.kevlar_watch_comments_panel_button, false)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.web_rounded_thumbnails, false)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.web_watch_rounded_player_large, false)
youtube.com##+js(set, yt.config_.EXPERIMENT_FLAGS.kevlar_watch_max_player_width, 1280)


É muito mau quando se começa a ter que recorrer a estes artifícios para se manter os serviços como se deseja, mas infelizmente tem sido algo que se tem vindo a tornar cada vez mais frequente e habitual. Basta relembrar que há vários anos que tenho que fazer algo idêntico para manter o interface do blogger utilizável.

Motor de combustão interna sem partes móveis

26-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O motor Lightcell adopta um sistema de combustão interna, mas sem partes móveis, e aproveitando a energia térmica e luminosa.

Quando se fala de motores de combustão interna imediatamente pensamos nos motores de combustão com cilindros, válvulas, e toda a sua imensa complexidade mecânica. Mas, há quem esteja a trabalhar no sentido de tornar os motores de combustão numa forma ultra eficiente de converter combustível em energia eléctrica, com este Lightcell a prometer eficiências de até 80%, mais do dobro da eficiência dos motores nos nossos automóveis, e sem necessidade de quaisquer partes móveis. Tem ainda a vantagem de poder usar qualquer tipo de combustível.

Este motor (gerador?) utiliza um mecanismo de combustão contínua e, curiosamente, dispensa por completo a conversão em energia mecânica. Em vez disso aproveita a energia térmica para gerar luz com intensidade milhares de vezes superior à do sol, que depois é aproveitada por células fotovoltaicas afinadas para o comprimento de onda exacto da emissão, o que resulta nesta eficiência elevada.


Os detalhes técnicos de Senua's Saga: Hellblade 2

26-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Senua's Saga: Hellblade 2 da Ninja Theory é um dos mais aguardados deste ano, e não desaponta no departamento técnico.

Depois do primeiro jogo, as expectativas elevavam-se para níveis superiores, e o estúdio não desapontou. A análise do canal Digital Foundry revela todos os detalhes que estão por trás da criação deste jogo, não só a nível gráfico mas também a nível sonoro (é um jogo que recomenda que se jogue usando headphones para a melhor experiência).

Para quem tiver Game Pass, é também um jogo que fica disponível "gratuitamente" como parte da colecção de jogos a que se tem acesso.


Morreu Kabosu o rosto da criptomoeda Dogecoin

26-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A cadela Kabosu, que fica imortalizada como sendo o rosto da criptomoeda Dogecoin, morreu aos 18 anos.

A comunidade de amigos dos animais em geral, e dos fãs da Dogecoin em particular, estão a chorar a morte da Kabosu, uma cadela shiba inu que vivia no Japão.

A cadela foi adoptada por uma professora de uma creche, e depressa se tornou numa personalidade na internet devido às expressões curiosas e engraçadas que fazia, dando origem a inúmeros memes. Essa popularidade acabou por ser aumentada quando foi escolhida como rosto para a criptomoeda Dogecoin, na altura feita como piada ao excesso de criptomoedas que iam surgindo.

A sua dona diz que Kabosu tinha um temperamento bastante diferente do que é habitual para os cães daquela raça, sendo muito calma e meiga, e que adorava que lhe tirassem fotografias.

A criptomoeda Dogecoin tem estado a subir nos últimos meses, mas mantendo-se ainda num nível muito abaixo do que atingiu quando foi mencionada por Elon Musk, fazendo com que "brincadeira" se tivesse tornado em valores monetários bem reais, que pouco depois desapareceram de forma imediata quando o valor da moeda caiu drasticamente.

|