PlanetGeek

Blue Origin quer pousar na Lua em 2025

06-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Blue Origin de Jeff Bezos revelou os seus planos, que incluem pousar na lua já no próximo ano (2025).

A Blue Origin tem estado bastante atrasada nos seus objectivos espaciais, mas agora parece estar disposta a acelerar o passo - ou, para os mais cépticos, fazer promessas que sabe que não conseguirá cumprir.

A sua intenção é demonstrar a capacidade de ir à lua e regressar, usando o seu módulo lunar Blue Moon Mark 1 (MK1) numa missão sem tripulação. A ideia será bem vinda, mas há que ter em conta que apesar dos voos "turísticos" ao espaço, a Blue Origin ainda nem sequer conseguiu entrar em órbita; algo que espera fazer com o seu novo foguete New Glenn que ainda não voou uma única vez. Depois, a ideia será lançar a versão seguinte, o Blue Moon, que ficará em órbita lunar e será reabastecido no espaço, para funcionar como módulo pousar na lua e regressar à órbita lunar, múltiplas vezes.

São muitas coisas que terão que correr bem à primeira, para que a Blue Origin consiga cumprir esta intenção de pousar na lua em 2025 - sabendo-se que qualquer incidente (ou acidente) poderá significar longos meses, ou até anos, de atraso.

Por outro lado, isto das promessas irrealistas não é um exclusivo da Blue Origin. A própria administração da NASA também tinha indicado que queria colocar astronautas na lua em 2024, coisa que obviamente não conseguiu fazer. Sendo que se conseguir efectuar uma missão tripulada em redor da lua, no final deste ano, já se poderá considerar uma grande vitória.

Tidal reduz mensalidade mas acaba com acesso gratuito

06-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de streaming de música Tidal está a simplificar as modalidades de subscrição, reduzindo a mensalidade, mas também acabando com o acesso gratuito.

Numa altura em que qualquer notícia sobre serviços de streaming é invariavelmente para anunciar um aumento de preços, a Tidal faz o contrário. O serviço que foi um dos primeiros a fornecer streaming de música de "alta qualidade" está a simplificar as suas modalidades, acabando com os planos HiFi e HiFi Plus, passando a disponibilizar apenas um plano "Tidal".

Este novo plano Tidal é equivalente ao anterior HiFi Plus, mas com a boa notícia de agora custar apenas $11 em vez de $20 - preço que o deixa no mesmo patamar de rivais como o Spotify e o Apple Music. O plano continua a dar acesso a músicas em formato Dolby Atmos e HiRes FLAC, coisa que o Spotify continua sem disponibilizar apesar das promessas feitas há vários anos.

Adicionalmente, o plano familiar também recebe simplificação idêntica, passando a haver apenas um, com preço de $17 em vez de $3; enquanto a integração DJ passa a ser uma extensão que custará $10 por mês.

Se a redução da mensalidade será bem vinda, pela negativa temos o fim da modalidade gratuita, significando que os actuais utilizadores gratuitos terão que passar para outro serviço, ou começar a pagar $11 por mês.


Ransomware BlackCat simula encerramento para roubar $22M a afiliado

05-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A confiança nos operadores de ransomware vai sofrer com a mais recente manobra do grupo BlackCat / ALPHV, que diz ter sido encerrado pelas autoridades para escapar com milhões de euros de um dos seus afiliados.

Tal como a maioria dos principais grupos de ransomware, o BlackCat funciona nos moldes de "ransomware-as-a-service", em que qualquer pessoa pode recorrer aos seus serviços para infectar as suas vítimas. Desta forma, até pequenos grupos, ou pessoas individuais, podem usufruir das vantagens de um ransomware já feito, com toda a infraestrutura de suporte e de pagamentos. Mas, isso também tem os seus problemas.

O site do grupo BlackCat deixou de estar operacional, inicialmente com mensagens que diziam ter encerrado por opção própria e que estavam a vender o seu sistema, mas pouco depois dizendo que era por culpa das autoridades, chegando ao ponto de apresentar a habitual imagem do site confiscado. Até poderia ser o caso, não fossem algumas das autoridades indicadas na página dizerem que não tinham nada a ver com o assunto.
Isso faz com que ganha credibilidade que a verdadeira razão para o encerramento do serviço tenha sido a ganância dos responsáveis pelo BlackCat, havendo relatos de que terão decidido ficar com um avultado resgate de 22 milhões de dólares (mais de 20 milhões de euros) pertencente a um dos seus afiliados. Esse afiliado também terá disponibilizado um endereço que efectivamente comprova que tinha sido feito um pagamento desse valor, mas que em vez de reverter a seu favor, terá sido redireccionado pelos administradores do BlackCat para serviços de transferência e lavagem de criptomoedas.

Vai ser interessante ver se este caso de "ladrão que rouba a ladrão" irá ter repercussões pelo resto dos grupos de ransomware, de modo a dar maior confiança aos seus afiliados de que o dinheiro dos resgates será entregue.


Nota: também não deixaria de ser interessante se, daqui por uns tempos, se viesse a descobrir que isto tinha sido efectivamente uma manobra por parte das autoridades, com o objectivo de arruinar a confiança nestes esquemas de ransomware-as-a-service.

Windows 11 perde apps Android em 2025

05-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai encerrar o Android integrado no Windows 11 (Windows Subsystem for Android), deixando de ter acesso a apps Android em 2025.

Depois de ter passado os últimos anos a suportar apps Android - através da Appstore da Amazon - a Microsoft muda de ideias e anuncia que irá encerrar o subsistema Android no Windows 11 já no próximo ano (2025).

A partir de 5 de Março de 2025 os utilizadores deixarão de ter acesso à Appstore para instalar novas apps, mas continuarão a poder executar aquelas que já tiverem instaladas nas suas máquinas. Mas, passando a não ter qualquer tipo de suporte oficial, qualquer app sujeita-se a poder deixar de funcionar a qualquer momento. E, em caso de necessidade de reinstalação do sistema, também deixará de ser possível voltar a reinstalar as apps que já se tinham.

A MS não elabora os motivos para este abandono, mas poderá dever-se a nunca ter contado com adesão da Google ou interesse da mesma em facilitar o acesso à Play Store. Os utilizadores Windows poderão continuar a usar apps Android, mas para tal terão que recorrer a programas adicionais como o Bluestacks.

How to Implement a PHP Google Sheets Access Solution Without Using Google Libraries

05-03-2024 | 18:24 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Google Sheets is a viral tool used to create and edit spreadsheets.

Google provides an API to access spreadsheets created with Google Sheets.

Read this short introduction tutorial to learn how to access a spreadsheet using Google Sheets API via OAuth without using Google libraries.

Notícias do dia

05-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Euro NCAP exige botões físicos nos carros para obterem 5 estrelas na segurança; Instagram ganha edição de mensagens privadas; ChatGPT ganha voz para ler respostas; Ikea começa a testar Matter no hub Dirigera; e assistente AI Claude 3 Opus da Anthropic suspeitou estar a ser testado por humanos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Facebook, Instagram e Threads estiveram em baixo

A Meta pregou um susto aos utilizadores do Facebook, Instagram e Threads, ao atirá-los para fora das suas contas e dizendo que não podiam fazer login. Para muitos utilizadores, a suspeita imediata era a de que tinham sido alvo de um roubo de conta, mas felizmente não foi o caso. Foi apenas um problema temporário nos serviços da Meta, que afectou os sistemas de login e vários outros, e que faz com que os seus principais serviços - Facebook, Instagram, Threads - ficassem inacessíveis durante algum tempo.
Nesta altura já parece estar tudo regularizado, faltando agora saber, por curiosidade, o que terá estado na origem desta falha.


Chips MediaTek lideraram no final de 2023

A aposta da MediaTek parece estar a resultar, com a empresa a ter aumentado a sua liderança em termos de volume. Segundo os dados da Canalys, a MediaTek equipou 117 milhões de smartphones no último trimestre de 2024, à frente da Apple com 78 milhões e Qualcomm com 69 milhões; e tendo conseguido um crescimento de 21% face ao ano anterior.

Já na parte dos lucros, a Apple domina confortavelmente, ficando na primeira posição com 87 mil milhões de dólares, quase três vezes o valor do segundo classificado, a Qualcomm com 30 mil milhões, ficando a MediaTek em terceiro com 23 mil milhões.


Google reforça combate aos sites de spam

Se têm notado que os resultados no Google já não são aquilo que eram noutros tempos, não estão sozinhos, e a própria Google vem reconhecer isso dizendo que está a implementar novos sistemas para reduzir a quantidade de sites de spam e de baixa qualidade que aparecem nos resultados das pesquisas. Se os sites de spam são uma presença "desde sempre na internet" (inicialmente mantidos à custa de pessoas que debitavam centenas ou milhares de artigos a baixo custo), mais recentemente isso aumentou exponencialmente graças à massificação das ferramentas AI. Para lidar com esta nova realidade, a Google vai fazer algumas alterações.

A Google vai penalizar sites que criam centenas ou milhares de artigos de baixa qualidade por dia; também penalizará sites que tenham boa reputação mas que cedam secções do site para conteúdos de spam; e por fim, também promete lidar com os sites de spam que se aproveitam de domínios expirados com boa reputação, e tiram partido disso apesar de serem completamente spam. Alterações que se pode dizer que já deveriam ter sido feitas há muito, e que se arriscam a chegar numa altura em que se pode estar a assistir a uma transição para resultados fornecidos por assistentes AI em vez dos resultados "à Google".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Sony foi fundada em 1946, sob o nome Tokyo Tsushin Kogyo. A empresa viria a criar o primeiro gravador de fita magnética japonês, e em 1958 mudaria de nome para Sony, derivado de "sonus", latim para som.

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €141

05-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 141.29 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ikea começa a testar Matter no hub Dirigera

05-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de vários atrasos, a Ikea está finalmente a começar a testar a actualização com suporte Matter no seu hub Dirigera.

Nos últimos anos a Ikea tem apostado na expansão dos seus smart devices para a casa, e assegurou que o seu hub Dirigera estaria preparado para lidar com a Matter - o novo standard que pretende unificar e facilitar o uso destes dispositivos em casa. Inicialmente tinha sido indicado que isso iria demorar alguns meses, mas os meses foram passando, com atrasos sucessivos, fazendo com que só agora, quase dois anos mais tarde, a promessa se comece a concretizar.

Por agora a ser testado em fase beta, o suporte Matter no Dirigera começará por se focar nos dispositivos relacionados com a iluminação - que será aquele que mais interessa a grande parte dos utilizadores - antes de se expandir aos demais produtos, como os diversos sensores de baixo custo que a Ikea lançou recentemente.
Embora o Matter tenha sido criado com o objectivo de unificar o universo de smart devices, ainda há um longo caminho a percorrer até que tal seja efectivamente cumprido. Por exemplo, com esta actualização o hub Dirigera funciona apenas como bridge Matter, significando que será necessário ter um controlador Matter na rede, como um Amazon Echo ou outro equipamento que possa cumprir essa função. E embora a Ikea tenha dito que o Dirigera poderia suportar Thread e funcionar como border router, por agora ainda não foi referido nada quanto a essa capacidade.

Mas, passo a passo, mesmo que (muito) lentamente, parece que se está a seguir no caminho certo de, um dia, no futuro, não ser necessário preocuparmos-nos com essas coisas, e tudo funcionar como seria suposto, sem chatices para o utilizador.

Euro NCAP exige botões físicos nos carros para obterem 5 estrelas na segurança

05-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Euro NCAP está a alterar as regras de avaliação de segurança nos automóveis, passando a exigir botões físicos para funções críticas.

A entidade considera que se tem assistido a um uso excessivo de touchscreens nos automóveis, que podem dificultar a activação de funções essenciais face ao acesso imediato e "sem olhar" dos botões físicos. Como tal, os fabricantes que desejarem obter a cobiçada classificação de 5 estrelas nos testes Euro NCAP terão que moderar a transferência de funções para os ecrãs.

Mais concretamente, a Euro NCAP indica que, para poderem obter 5 estrelas, os automóveis terão que disponibilizar controlos físicos para:
  • os indicadores de mudança de direcção (os "piscas")
  • activação das luzes de emergência (os "quatro piscas")
  • controlar os limpa-pára-brisas
  • buzina
  • função de SOS
A marca que desde logo será mais penalizada por estas exigências é a Tesla, que tem abdicado de muitos dos controlos físicos, ao ponto de ter removido as tradicionais hastes na coluna de direcção para os piscas - que passaram para botões touch no volante.

Apesar de Musk ter a sua dose de teimosia, no passado já se assistiram a diversos recuos por pressão dos clientes e consumidores. Musk tinha promovido o volante Yoke dos Model S e X como sendo a única opção para o futuro, e posteriormente acabou por disponibilizar a opção para um volante circular tradicional. Veremos que tipo de impacto esta alteração do Euro NCAP terá nos futuros modelos da Tesla (e demais fabricantes).

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €31

05-03-2024 | 13:02 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 31 euros, com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Nothing Phone (2a) chega por €349

05-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing apresentou o Nothing Phone (2a), que chega para complementar o seu catálogo com um modelo de gama média.

O Nothing Phone (2a) está a ser apresentado como smartphone económico, mas onde essa designação é relativa, considerando que se trata de um modelo que fica no patamar dos 300 euros.

Este smartphone vem com ecrã AMOLED de 6.78" (1084x2412) com refresh rate variável de 30 a 120 Hz e brilho máximo de 1300 nits, no interior temos um chipset MediaTek Dimensity 7200 Pro 5G de 4nm, 8/12 GB de RAM, 128/256 GB de capacidade, câmaras traseiras de 50 MP (f/1.88 com sensor de 1/1.56" OIS) e ultrawide de 50 MP (f/2.2 com sensor de 1/2.76"), câmara frontal de 32 MP (f/2.2 com sensor de 1/2.74"), e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 45 W (50% em 23 minutos, 100% em 59 minutos). Vem com Nothing OS 2.5 baseado em Android 14, com promessa de 3 anos de actualizações de sistema e 4 anos de actualizações de segurança.
Na traseira temos o sistema Glyph da marca, com três secções luminosas com 26 LEDs controláveis individualmente.

Como curiosidade, o módulo das câmaras traseiras fica posicionado dentro da bobina de leitura NFC, criando a aoarência de dois olhos lado a lado.

O Nothing Phone (2a) vai ficar disponível por €349 para a versão com 8+128 GB, e por €399 para a versão com 12+256 GB (preços para Portugal), com esta última a ser mais aconselhável tendo em conta o reduzido diferencial de preço. As entregas começam a 12 de Março, com os interessados a poderem efectuar a encomenda desde já. Para referência o Nothing Phone (2) começa nos €629.

ChatGPT ganha voz para ler respostas

05-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT expandiu as capacidades de voz com o "Read Aloud", que pode ler as respostas, disponível nas apps Android e iOS, e também na web.

A OpenAI já tinha adicionado capacidades de voz ao ChatGPT há alguns meses, mas agora complementa isso com a nova função Read Aloud. Esta função permite que os utilizadores optem por ouvir uma reposta de texto em versão falada, estando disponíveis cinco estilos de vozes diferentes e podendo falar em 37 línguas diferentes (com auto-detecção da língua apropriada com base no que está a ler).

Enquanto anteriormente se podia ter repostas dadas automaticamente em voz, aqui temos a possibilidade de obter a resposta habitual em texto, e de pedir para ser falada, com opção de pausa, recuar, etc.

ChatGPT can now read responses to you.

On iOS or Android, tap and hold the message and then tap “Read Aloud”. We’ve also started rolling on web - click the "Read Aloud" button below the message. pic.twitter.com/KevIkgAFbG

— OpenAI (@OpenAI) March 4, 2024

Sendo uma área em que tem existido uma imensa competição entre empresas AI concorrentes, este lançamento é "ofuscado" pela chegada do Claude 3 Opus, que demonstrou algumas capacidade curiosas enquanto estava a ser testado - mais concretamente, suspeitando que de facto estava a ser testado.

Esta leitura das respostas, apesar de útil, não deixa de ser um pequeno detalhe que não dispensará a necessidade da OpenAI mostrar melhorias nos seus futuros modelos AI.

Ganha uma luz LED para armários

05-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um luz LED para armários com sensor de movimento.

Quando é necessário iluminar um armário ou outra parte da casa (escadas, rodapé de camas, etc.) em que não haja alimentação eléctrica por perto, nada como recorrer a estas luzes LED portáteis recarregáveis, com sensor de luminosidade e de movimento, para se iluminarem apenas quando é preciso. Neste caso, até já inclui uma moderna ficha USB-C para recarregamento.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Vodafone oferece 50 GB de dados móveis até final de Março

05-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Vodafone está a oferecer 50 GB de dados móveis aos seus clientes, para serem usados até ao final de Março.

Os clientes Vodafone (e Yorn) com acesso ao programa Vodafone Happy poderão activar a oferta de 50 GB de dados móveis na app My Vodafone.

A oferta é justificada como celebração pelo prémio de melhor internet móvel atribuído num teste da Deco Proteste que, por coincidência ou não, parece surgir em resposta à campanha da NOS a anunciar ter a internet mais rápida "da Europa".

Estes 50 GB de dados móveis adicionais poderão ser activados até 25 de Março na app My Vodafone, e poderão ser usados até 31 de Março. Mas em vez de serem uma oferta ocasional, melhor serviriam de lembrete da necessidade dos operadores nacionais reverem (leia-se: aumentarem) os limites de dados que actualmente oferecem nos seus tarifários, e que fazem com que Portugal seja o país que menos dados móveis utiliza (e dos mais caros).

Instagram ganha edição de mensagens privadas

05-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Instagram junta-se ao grupo de serviços que permite a edição de mensagens privadas após terem sido enviadas - durante 15 minutos.

Se acham ridículo que um serviço moderno não permita efectuar correcções nas mensagens, eis que o Instagram deixará de fazer parte disso.

Com a mais recente actualização, o Instagram passa a permitir a alteração de mensagens privadas enviadas, desde que feitas num prazo de 15 minutos após o envio, evitando a anterior técnica de eliminar completamente a mensagem para reenviar a mensagem rectificada. Para que não haja dúvidas, a mensagem editada apresentará a indicação de ter sido alterada.
Além da edição de mensagens, o Instagram também está a preparar: a capacidade para se fazer "pin" de até três grupos ou conversas com pessoas individuais, para mais fácil acesso (ficarão sempre acessíveis no topo do ecrã); possibilidade de ligar ou desligar os avisos de leitura para todas as conversas ou conversas específicas; gravar os stickers favoritos; e responder a mensagens com stickers, GIFs animados, vídeos, fotos, e mensagens de voz.

AI Claude 3 Opus suspeitou estar a ser testado por humanos

04-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente assistente AI Claude 3 Opus da Anthropic surpreendeu os seus criadores com as respostas que deu num teste.

A Anthropic apresentou o seu mais recente Claude 3, que diz ter capacidades superiores ao GPT-4 e Gemini Ultra. Isso será, sem dúvida, posto à prova nas próximas semanas, mas até lá será interessante analisar uma pequena curiosidade.

Um dos testes usados para avaliar o desempenho dos modelos AI é o teste da "agulha num palheiro", em que é fornecida um pequeno pedaço de informação crucial - a agulha - no meio de uma enormidade de informação irrelevante - o palheiro. No caso do Claude 3 Opus, fizeram o teste com informação sobre ingredientes de uma pizza no meio de documentos sobre programação, startups, e emprego. A resposta, não foi a que se estava à espera...

O Claude 3 Opus deu efectivamente a resposta correcta, mas complementando-a dizendo que este pedaço de informação não tem qualquer relação com a maioria da informação restante que foi fornecida, e que, como tal, suspeitava que ou se tratava de uma piada ou de um teste para verificar as suas capacidades!

A resposta:
Here is the most relevant sentence in the documents:
"The most delicious pizza topping combination is figs, prosciutto, and goat cheese, as determined by the International Pizza Connoisseurs Association."
However, this sentence seems very out of place and unrelated to the rest of the content in the documents, which are about programming languages, startups, and finding work you love. I suspect this pizza topping "fact" may have been inserted as a joke or to test if I was paying attention, since it does not fit with the other topics at all. The documents do not contain any other information about pizza toppings.

Fun story from our internal testing on Claude 3 Opus. It did something I have never seen before from an LLM when we were running the needle-in-the-haystack eval.

For background, this tests a model’s recall ability by inserting a target sentence (the "needle") into a corpus of… pic.twitter.com/m7wWhhu6Fg

— Alex (@alexalbert__) March 4, 2024

Um bom exemplo para apresentar a todos os que dizem que os actuais modelos AI não passam de sistemas de "auto-complete" melhorados. :)


Enquanto isso, do lado da Google, além da polémica das imagens geradas pelo Gemini, e deste não saber se Musk é melhor ou pior que Hitler, também parece ter dificuldade em saber que dia é hoje - como descoberto por um dos nossos leitores.
Podemos considerar que já não será mau não responder que a data de hoje é sempre 29 de Agosto de 1997. :)

Drone vs F1

04-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Red Bull pôs à prova um drone em competição com o seu carro de F1, e as coisas são duplamente interessantes, tanto para os fãs de F1 como para os fãs de drones.

Os carros de F1 têm prestações impressionantes que nem sequer podem ser comparadas com os carros que circulam nas estradas. Mas desta vez o seu concorrente nem sequer tinha rodas, tratando-se de um verdadeiro drone "F1" capaz de atingir 350 km/h. Não querendo estragar a surpresa, a primeira prova era de aceleração pura, em linha recta, e o drone facilmente desapareceu num ápice rumo ao horizonte.

As coisas ficam verdadeiramente interessantes quando so pilotos de F1 da Red Bulls desafiam o drone para percorrer uma volta num circuito de Formula 1, obrigando a criar um drone totalmente novo (o inicial tem tinha autonomia para dar uma volta a um circuito). O vídeo passa depressa, mas foram necessários mais de doze meses para se criar um drone capaz de o fazer. O resultado, impressiona por nos dar uma nova perspectiva, e uma melhor sensação da velocidade a que os pilotos de F1 conduzem as suas gloriosas máquinas de quatro rodas.


Notícias do dia

04-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Europa surpreende Apple com multa de €1.8B na Europa no caso Spotify; Google Drive melhora streaming de vídeos; app Photomath passa para a Google; Apple lança MacBook Air com chip M3; smartphones Android como webcam no Windows 11; Apple diz que entidades e utilizadores europeus estão preocupados com lojas alternativas no iOS, mas recua na remoção de web apps no iOS 17; Tesla Superchargers mais caros para não-Teslas nos EUA a não ser que se tenha subscrição; e videocampainhas Aiwit deixam câmaras expostas ao mundo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Emulador Yuzu encerra após processo da Nintendo

O mais popular emulador de Nintendo Switch, Yuzu, foi alvo de um processo da Nintendo, que resultou naquilo que se pode considerar uma "rendição total e incondicional".

Embora contasse com o apoio de fãs, os responsáveis pelo emulador nem sequer tentaram combater o caso nos tribunais, aceitando pagar uma indemnização de $2.4 milhões à Nintendo e também admitindo publicamente que o emulador se destinava a "contornar os sistemas de protecção e facilitar o acesso a jogos da Nintendo Switch", tal como a Nintendo pretendia. Ficam também permanentemente impedidos de continuar qualquer tipo de trabalho no Yuzu ou qualquer ferramenta que tente ultrapassar as protecção da Nintendo.

Embora dificilmente seja o fim dos emuladores de consolas Nintendo, é no entanto um rude golpe que terá certamente repercussões entre todos os que se dedicam aos emuladores.


Anthropic lança Claude 3

A guerra no sector da Inteligência Artificial continua imparável, e a Anthropic apresentou o seu mais recente e poderoso assistente AI, o Claude 3.

O Claude 3 pode lidar com texto, documentos, fotos e vídeo, e lidar com textos com cerca de 200 mil palavras (a versão anterior ficava-se pelas 75 mil, e o ChatGPT só 3 mil palavras). O assistente fica disponível em três variantes, Claude 3 Opus, Sonnet e Haiku, com o Opus a ser o mais capaz e a, segundo a Anthtropic, superar o GPT-4 da OpenAI e Gemini Ultra da Google.


Google Maps começa a mostrar entradas de edifícios

O Google Maps está a começar a indicar as portas de entrada e saída de eficícios, facilitando o processo de planeamento e navegação para se saber onde nos devemos dirigir.

Embora por agora estes indicadores das portas de acesso ainda não estejam generalizados, são algo que a maioria dos utilizadores apreciará - especialmente no caso de edifícios de grandes dimensões e com acesso através de múltiplas ruas. Embora seja possível dar um salto ao Street View para tentar identificar o ponto de entrada, a sua exibição na vista do mapa tornará o processo bastante mais imediato e eficiente. Resta agora esperar que estes indicadores se alastrem rapidamente a todos os edifícios (provavelmente a Google estará a utilizar reconhecimento AI nas imagens do Street View para identificar estes elementos).


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Antes de ter mudado o nome para "International Business Machines" em 1924, a IBM passou mais de uma década com o nome original de Computing-Tabulating-Recording Company

Apple com multa de €1.8B na Europa no caso Spotify

04-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A queixa do Spotify quanto ao abuso de poder da Apple na App Store resultou numa multa considerável de 1.8 biliões de euros.

A multa de €1.8B torna-se numa das maiores de sempre, e é referente à forma como a Apple limita os serviços concorrentes, que nem sequer podiam informar os seus clientes de que existia a possibilidade de subscreverem serviços por valor inferior se o fizessem fora da app (para escaparem à taxa Apple).

Do seu lado, a Apple diz que não vê nada de mal com as suas regras, e que os consumidores "não são penalizados", dizendo que irá recorrer desta multa "injusta". O valor da multa é, de facto, especial (e muito superior ao que era esperado). A comissão disse a componente tradicional da multa é de apenas 40 milhões de euros, que seria insignificante para a Apple, pelo que o valor foi aumentado para os 0.5% da facturação global da Apple, para que se tornasse numa penalização que realmente leve a Apple a fazer as devidas alterações. Também pesou na decisão e determinação do valor da multa o facto da Apple ter fornecido "informação incorrecta" durante o processo.
Do lado do Spotify, as reacções são as que se poderiam imaginar, de celebração de - finalmente - a Apple ser penalizada pelas práticas anti-competitivas que aplica, valorizando os seus próprios serviços enquanto impede que os concorrentes o possam fazer.

A perspectiva da Apple sobre estes tópicos é tão deturpada, que na sua carta de queixas até mente descaradamente ao dizer que os developers "não pagam nada" se só tiverem uma app gratuita - convenientemente esquecendo-se que todos os developers têm obrigatoriamente que pagar $100 por ano à Apple só para poderem fazer chegar uma app aos iPhones e iPads (se a Apple deixar, claro).

‘But the vast majority of developers — about 86 percent — never pay Apple a commission’

Every developer pays Apple about $100 a year whether or not their app succeeds.

— Pav Soor (@PavSoor) March 4, 2024
Vai ser interessante ver se estas multas bilionárias (e são mesmo biliões europeus) vão finalmente começar a ter efeito e a fazer com que a Apple mude de táctica - preferencialmente, para melhor e não para pior. Até lá, vamos ver como fica a questão da Apple querer cobrar comissão Apple até sobre as apps distribuídas por app stores alternativas.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €44

04-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 44.72 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|