Sistema de alertas da Protecção Civil
deixa de fora os clientes DIGI;
DeepSeek ultrapassa ChatGPT na App Store; Windows 11 ganha
icon de bateria colorida; Sony
termina produção de Blu-rays, MiniDiscs e MiniDV; nos bastidores de um
show com milhares de drones; o
"Light Show" do novo Model Y; Bing
esconde link do Chrome e promove o Microsoft Edge; e
estacionamento automático da Tesla posto à prova na Europa.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns
Xiaomi Redmi Buds 6 Active.
DeepSeek limita novos registos
O DeepSeek está a ter um momento de revelação mundial, e a exposição acrescida de ter
ultrapassado o ChatGPT na App Store está a originar um frenesim de adesões ao serviço e uso da app.
Para além da (invulgar) lentidão em certos momentos de uso do serviço, a empresa também já veio dizer que foi forçada a limitar temporariamente a criação de novos utilizadores, por estar a detectar ataques maliciosos em grande escala. Apesar disso, a empresa dá sinais de que não se vai ficar por aqui, tendo também já revelado novos modelos AI para geração de imagem, que prometem idêntica revolução face ao Dall-E 3
Kimi AI com acesso gratuito e ilimitado
Como se não bastasse o DeepSeek para preocupar as empresas AI ocidentais, eis que da China nos chega mais um modelo e assistente AI,
Kimi.ai, que promete superar as capacidades do modelo GPT-4o da OpenAI e o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic.
Apesar das suas capacidades, incluindo acesso à web, processamento de dezenas de tipos de documentos, interpretação de imagens, etc. é de uso totalmente gratuito e sem qualquer tipo de limites - ou seja, mais um serviço que vem pressionar as modalidades pagas dos serviços AI existentes.
Siri erra em perguntas básicas
Apesar das promessas de
melhorias da Siri no iOS 18.4, a nova versão da Siri da era Apple Intelligence parece ser um retrocesso,
falhando até em perguntas simples e básicas.
É certo que nos modelos AI temos sempre que ter em conta que as respostas podem estar erradas e ser alucinações, mas esperar-se-ia que a nível de perguntas factuais, os resultados fossem correctos. Mas, mesmo sendo-o para a maioria dos motores de pesquisa e modelos AI, a Siri "Apple Intelligence" parece estar predisposta a inventar respostas.
A única atenuante é que, ao estilo do que aconteceu com o Apple Maps, até maus serviços da Apple podem acabar por dar a volta e tornarem-se bastante bons. Resta saber se isso irá acontecer com a Siri, ou quanto tempo irá demorar até que tal aconteça.
Novo Tesla Model Y tem haste dos piscas - mas só para piscas e nada mais
O novo Model Y renovado da Tesla fez a vontade aos clientes e manteve uma haste tradicional na coluna de direcção para o controlo dos piscas - sendo esse um dos pontos mais criticados na redução minimalista que a Tesla aplicou a outros modelos, adoptando controlos unicamente no volante.
No entanto, embora não fosse complicado dar uso a uma haste multifuncional, a haste no novo Model Y apenas permite o controlo básico dos piscas e nada mais: não tem controlo para dar sinais de máximos (puxando-a), não tem botão para ligar/desligar os limpa pára-brisas, nem reconhece um toque simples e toque "com mais força" para diferenciar entre sinal de passagem (três piscas) e piscas contínuos. Ao estilo da Apple, daqui por uns anos ainda vemos essas funções a regressarem e serem apresentadas como sendo uma grande inovação.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: O primeiro modem comercial foi o Bell 103, lançado pela AT&T em 1962, e que permitia aos computadores comunicarem através de uma linha telefónica à estonteante velocidade de 300 bits por segundo.