PlanetGeek

O espectáculo "Light Show" do novo Model Y

26-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Model Y da Tesla continua a dar que falar, e não lhe falta o modo "Light Show" para ajudar a cativar novos clientes.

Já é tradição que os modelos da Tesla têm um modo "Light Show", que transforma o carro no centro das atenções ao dar um espectáculo sonoro e visual, e o novo Model Y não é excepção. Usando todas as suas luzes, incluindo a luz da matrícula na traseira e até o ecrã interior para colorir os bancos, o novo Model Y exibe orgulhosamente todas as suas capacidades luminosas.

New Model Y Light Show 🔥 pic.twitter.com/9cI5rBvLdZ

— Jay in Shanghai 电动 Jay 🇨🇳 (@JayinShanghai) January 24, 2025

Better in the dark but you can really see the interior lighting with the walk around. pic.twitter.com/PgHiOqDSwM

— Gary Mark⚡️Blue Sky Kites  𝕏 🈴 (@blueskykites) January 24, 2025

Infelizmente, parece haver um pequeno ponto negativo. A nova barra luminosa frontal parece não ter controlo de segmentos individuais e ter apenas controlo único a toda a largura, o que impede a criação de efeitos estilo "Knight Rider" ou "Cylon", em que se tivesse uma pequena luz a andar de um lado para o outro. Bem, pode ser que seja algo que surja numa futura actualização do Model Y.

Este novo Model Y Juniper está disponível em versão de lançamento por 61 mil euros, sendo que a versão mais económica, a começar nos 45 mil euros, só deverá ser disponibilizada na segunda metade do ano.

Renault 5 E-Tech é o Carro do Ano 2025

26-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Renault 5 E-Tech eléctrico foi nomeado Carro do Ano 2025. O resultado foi anunciado numa cerimónia organizada pelo júri do Carro Europeu do Ano, no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica.

O regresso em versão modernizada e eléctrica de um dos ícones da marca francesa conquistou o júri internacional.

Este prémio sublinha a pertinência da estratégia de electrificação e a qualidade da nova gama Renault, desenvolvida no âmbito do plano Renaulution. A plataforma AmpR Small permite oferecer um elevado valor para o cliente, deixando a cada marca a liberdade de exprimir, o seu próprio posicionamento, em termos de design, desenvolvimento, tecnologias de bordo e experiência do cliente.

Na primeira ronda de votações, em Novembro passado, o Renault 5 E-Tech eléctrico foi nomeado um dos sete finalistas, juntamente com o Alfa Romeo Junior, o Citroën ë-C3/C3, o Cupra Terramar, o Dacia Duster, o Hyundai Inster e o Kia EV3.

O vencedor escolhido por 60 jornalistas, do sector automóvel, de 23 países. O Renault 5 E-Tech eléctrico ficou em primeiro lugar, com 353 pontos, marcando a uma vitória consecutiva para a Renault que já tinha vencido o galardão em 2024. O novo ícone pop eléctrico da Renault torna-se o oitavo automóvel da marca a ganhar o prestigiado prémio Carro do Ano, depois do Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio III (1991), Scenic (1997), Megane (2003), Clio II (2006) e Scenic E-Tech eléctrico (2024).

A par do interesse no Renault 5 E-Tech, que tem preço a começar nos 27 mil euros, o público europeu está também bastante curioso com a variante "Turbo" mais radical, que deverá ser lançada este ano.


[Pela Estrada Fora]

Cloudflare expõe localizações através do envio de imagens

25-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O modo de funcionamento da Cloudflare permite descobrir a localização aproximada de pessoas, mesmo que usem apps de conversa seguras como o Signal.

Um investigador de segurança descobriu uma forma de explorar o uso da CDN da Cloudflare que pode revelar a localização aproximada de utilizadores ao enviar-lhes uma imagem em apps como o Signal ou Discord. Embora não tenha precisão para identificar moradas exactas, permite descobrir a região em que os utilizadores se encontram, num raio de 50 a 300 quilómetros, preocupando quem valoriza a privacidade.

A "falha", se assim de pode chamar, deve-se ao próprio modo de funcionamento da rede CDN da Cloudflare, que coloca acede aos conteúdos multimédia no centro de dados mais próximo dos utilizadores como forma de melhorar a eficiência e desempenho. Tirando partido disso, e forçando os utilizadores a aceder a data centers específicos, era possível inferir a área geral dos utilizadores. Apesar da Cloudflare ter corrigido alguns dos pontos indicados, ataques semelhantes ainda são possíveis usando VPNs para testar diferentes localizações da CDN, embora com mais esforço.
Este ataque gerou mais preocupações porque apps como o Signal e Discord podem descarregar imagens automaticamente para apresentá-las nas notificações, não sendo necessária qualquer interacção do utilizador para que um atacante pudesse tentar descobrir a sua posição. De resto, e como esperado, tanto Signal e o Discord dizem não se tratar de qualquer falha do seu lado, uma vez que se trata de um aproveitamento do modo de funcionamento da rede CND da Cloudflare.

Quanto à Cloudflare, embora a empresa tenha recompensado o investigador com $200 e defendido o seu programa de recompensas como essencial para a segurança, refere que os seus clientes podem desactivar a funcionalidade de caching para maior segurança contra este tipo de ataque, embora penalizando o desempenho no acesso aos conteúdos.

Tetris 3D com 3x3x12 LEDs

25-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto de Tetris 3D usa uma matriz 3D de LEDs para uma abordagem tridimensional do popular jogo.

Por cá já passaram inúmeros projectos de matrizes de LEDs 3D, normalmente utilizadas apenas para iluminação decorativa. Desta vez temos uma coluna de 3x3x12 LEDs, que em vez de servirem apenas para criar efeitos luminosos, são usados como ecrã volumétrico para jogar o popular Tetris em modo 3D.

Como se pode imaginar, no centro do projecto deste projecto Tetris 3D está um ESP32 e 108 LEDs endereçáveis, com mais alguns componentes adicionais e o trabalho restante a recair sobre a parte do acabamento final da caixa e invólucro acrílico, para que fique com um aspecto "apresentável".
Como qualquer projecto "faça-você-mesmo", poderá facilmente ser ajustado e adaptado em função dos gostos e necessidades de cada um. Por exemplo, poderá facilmente adicionar vários modos extra, além do modo Tetris, para que esta coluna de LEDs possam criar efeitos visuais quando não se está a jogar, ou apresentar as horas com numeração 3D volumétrica, ou qualquer outra coisa que achem que seria interessante. As possibilidades são apenas (i)limitadas pela imaginação.

Nos bastidores de um show com milhares de drones

25-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Uvify dá-nos a conhecer os bastidores dos espectáculos aéreos com milhares de drones.

Os shows aéreos com drones têm-se tornado, cada vez mais, uma alternativa aos festejos com fogo de artifício, e actualmente atingem um nível técnico que permite criar autênticos "filmes" no céu.

A Uvify é uma empresa que se tem dedicado a esse sector, e que partilhou um vídeo que nos permite acompanhar todo o trabalho de bastidores que acompanha o seu trabalho, desde a própria construção dos drones ao planeamento de um desses espectáculos.


O paradoxo das alavancas

25-01-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

As alavancas parecem não ter qualquer segredo, no entanto, escondem algumas curiosidades físicas e matemáticas.

Steve Mould leva-nos em mais uma viagem intrigante, que começou com a tentativa de construir um pêndulo de Newton de dois andares, com o movimento a ser transferido de um andar para o outro através de uma alavanca, e que não funcionou como se esperaria.

É a demonstração perfeita de como, habitualmente, se aprende mais com as coisas que não funcionam como se esperaria, do que com as coisas que funcionam como o esperado.


Como fazer um botão digital anti-distracções

25-01-2025 | 13:09 | A Minha Alegre Casinha

Este Focus Dial mostra como criar um botão digital com ecrã e LEDs, para temporizar o tempo em que queremos estar concentrados e livre de distracções.

Hoje em dia é difícil estar concentrado e resistir à tentação das constantes notificações e mensagens com que praticamente todas as apps usam desesperadamente para nos tentar atrair. Sistemas como o Android e iOS já disponibilizam vários modos "focus" anti-distracção, mas este projecto pode tornar-se mais prático, pois materializa um botão físico que nos permite definir o tempo pretendido e activar esse modo.

Como se poderia imaginar, o cérebro por trás deste Focus Dial isto é o sempre versátil ESP32, acompanhado por um pequeno display OLED e um anel de LEDs, com o resto do trabalho a recair sobre a parte de fabricação (com elementos impressos em 3D) de modo a ser obter um botão rotativo agradável ao toque e ao uso.


A comunicação com o smartphone é feita via Bluetooth, possibilitando toda uma série de automações. Mas, sendo um projecto "faça-você-mesmo", também poderá ser facilmente alterado para desempenhar outras funções, por exemplo, para definir temporização para alertas, ou tempo para suspender a reprodução de vídeo ou música, ou qualquer outra coisa de que necessitem.

Google Identity Check protege contas em caso de roubo

25-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a lançar uma nova funcionalidade de segurança chamada Identity Check para ajudar a proteger as contas dos utilizadores em caso de roubo do smartphone ou tablet.

O Identity Check complementa as ferramentas de protecção contra roubo lançadas no ano passado, como o Theft Detection Lock e o Remote Lock, ao adicionar uma camada extra de segurança. O Identity Check exigirá autenticação biométrica - como impressão digital ou reconhecimento facial - quando os utilizadores tentarem aceder a definições sensíveis do dispositivo fora de locais de confiança. Isto garante que, mesmo que um ladrão tenha acesso físico ao dispositivo, não poderá alterar facilmente o PIN, desactivar o Find My Device ou fazer uma reposição de fábrica.

O Identity Check foi concebido para impedir o acesso não autorizado a funcionalidades críticas, como Passkeys e definições do dispositivo. Se o telemóvel estiver fora de um local de confiança, como a casa ou local de trabalho, os utilizadores terão de verificar a sua identidade através de autenticação biométrica antes de fazer alterações. Isto torna significativamente mais difícil para os ladrões bloquear os utilizadores das suas próprias contas ou apagar o dispositivo para o revender.

A funcionalidade estreará nos telemóveis Pixel com Android 15, começando com o Pixel 6 e modelos mais recentes. Também estará disponível em dispositivos Samsung com One UI 7 nas próximas semanas. A Google confirmou que o Identity Check será expandido para outros fabricantes Android ainda este ano, tornando-o uma ferramenta global para melhorar a segurança dos dispositivos Android.

Fiat Grande Panda faz roadshow em Portugal

25-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Já disponível para encomenda em Portugal, o novo Fiat Grande Panda já se mostra ao público português, através de um longo Roadshow que irá prolongar-se por cerca de dois meses e meio, visitando os concessionários da marca FIAT de Portugal Continental.

A viagem deste modelo de estilo ousado iniciou-se nas instalações da Stellantis &You na Amadora, rumando em seguida para Coimbra, para se expor na MCoutinho Centro, na terça e quarta-feira (dias 21 e 22). Dali a Aveiro é um saltinho e será no stand da Corvauto que o novo modelo, mostrará as suas valências aos clientes da região, nos dias 24 e 25 do presente mês. A exposição em Janeiro terminará na Auto Reno, em Viana do Castelo, mostrando-se na terça e quarta-feira (dias 28 e 29) e depois na Maia, nas instalações da Cardan (31 de janeiro e 1 de fevereiro) onde se pode comprovar o futuro da marca FIAT, através do seu design inovador e ousado, de soluções inteligentes de espaço e arrumação, uma personalidade moderna e vivaça e funcionalidades tecnológicas surpreendentes.

Será também na Cardan, mas agora em Braga, que o novo modelo 100 por cento elétrico, com 320 km de autonomia, estará depois exposto, nos dias 4 e 5 de fevereiro, numa proposta sustentável, com materiais reciclados, bem como um design integrado entre hardware/software e de inspiração histórica, com referência à pista da Fábrica de Lingotto. O Grande Panda segue, depois, viagem para a C.A.M., no Porto (7 e 8 de fevereiro), e depois para a Auto Reno, em Paços de Ferreira (dias 11 e 12), e para a MCoutinho Douro, em Vila Real (dias 14 e 15). Não parando nesta longa viagem, o novo Fiat Grande Panda estará em Vila Nova de Gaia nos dias 18 e 19, no concessionário BJC, exibindo os seus cinco confortáveis lugares, com espaço para ombros dentro dos melhores do segmento, ou os 13 litros de arrumação interior, antes de fazer uma segunda visita à região de Braga, mostrando-se no stand da Stock-Car (dias 21 e 22).

Seguem-se as concessões Filinto Mota, em Matosinhos, nos dias 25 a 26 de fevereiro, rumando para sul, até Mafra, onde estará nos dias 28 de fevereiro e 1 de março na concessão Carlos Simões. Cabe, depois, à Soveco a honra de apresentar aos seus clientes viseenses a mais nova das propostas da FIAT, o que acontecerá a 4 e 5 de março.

Depois, o inédito modelo italiano, compacto e espaçoso, com 4 metros de largura para uma excelente manobrabilidade, regressa a Lisboa, para o périplo pela capital e arredores, numa viagem que arrancará nos dias 7 e 8 de março nas instalações da MCoutinho Lisboa, em Loures. Fará, depois, um desvio para Leiria, para a LPM (11 e 12 de março), antes de rumar ao stand da Santogal, em Cascais (14 e 15 de março). Seguem-se duas visitas a Faro, aproveitando os 361 litros de bagageira para malas e bagagens, primeiro na Motorpor (dias 18 e 19) e depois na MSCar (dias 21 e 22), para depois regressar à Grande Lisboa, mais propriamente a Torres Vedras, expondo as suas valências na GDA, nos dias 25 e 26 de março, terminando-se este Roadshow do Novo Fiat Grande Panda em Almada, nas instalações da SGS, nos dias 28 e 29 março.

O modelo compacto para o segmento B – com 3,99 metros de comprimento, interior bem pensado com capacidade para cinco pessoas e design elegante inspirado no icónico Fiat Panda dos anos oitenta – está disponível em duas versões: o topo de gama Grande Panda “La Prima” e o Grande Panda (RED), estando disponível a partir de 23.550 euros. O novo Fiat Grande Panda estará, também, em data a anunciar, disponível em versão híbrida.




[Pela Estrada Fora]

Mazda CX-80 é o "melhor grande SUV" do Euro NCAP

25-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Mazda CX-80 foi nomeado o melhor SUV de grandes dimensões da sua classe pelo Euro NCAP, na mais recente série de testes.

Em 2024, o Euro NCAP testou um total de 44 automóveis, com o Mazda CX-80 a emergir como o que obteve melhor desempenho na categoria dos Grandes SUV de grandes dimensões, alcançando uma vitória sobre o Audi Q6 e-tron.

O Mazda CX-80 alcançou uma classificação de 92% na Ocupação de Adultos, com notas máximas nos testes de Impacto Lateral e Impacto Traseiro. Obteve, também, uma pontuação de 88% na Ocupação de Crianças, assegurando o mais elevado nível de protecção para os passageiros mais jovens. A isto juntou-se uma pontuação de 84% em Utilizadores Vulneráveis das Estradas, destacando a segurança dos peões e ciclistas. Por fim, obteve uma pontuação de 79% no domínio da Assistência à Segurança, demonstrando o compromisso da Mazda em equipar os seus veículos com as mais recentes tecnologias de segurança.

A performance superior em termos de segurança do Mazda CX-80 é complementado pelo seu conforto, comodidade e versatilidade, tornando-o num elemento de destaque no segmento dos SUV de sete lugares. Construído sob o conceito Crafted in Japan, este emblemático modelo incorpora a excelência do design e da engenharia da Mazda. As suas excepcionais classificações de segurança reflectem a dedicação da Mazda à questão da segurança dos seus clientes. A classificação de cinco estrelas é suportada pela Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture da Mazda, que melhora a dinâmica de condução com um motor dianteiro, tracção traseira e tracção integral. Dotado de três filas de bancos, o CX-80 é o veículo mais espaçoso da gama europeia da Mazda, oferecendo conforto, versatilidade, tecnologias avançadas e a típica dinâmica de condução da marca de Hiroshima.

Implementado em 1996 com o objectivo de melhorar a segurança dos veículos, o consórcio Euro NCAP atribui, anualmente, aos automóveis com melhores pontuações o título de ‘Best in Class’, ajudando os consumidores a escolher os veículos mais seguros para as suas necessidades. Para determinar essa classificação, o Euro NCAP calcula uma soma ponderada das pontuações em quatro áreas de avaliação da segurança: Ocupantes Adultos, Ocupantes Crianças, Peões e Assistência à Segurança. O total obtido é utilizado para efeitos comparativos dos automóveis avaliados, qualificando-se para essa valorização ‘Best in Class’ com base nas pontuações obtidas com equipamentos de segurança de série.


[Pela Estrada Fora]

Bing esconde link do Chrome - promove o Microsoft Edge

24-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft volta a recorrer a tácticas infelizes para impedir que os utilizadores mudem para o Google Chrome.

Depois de recentemente ter sido apanhada a imitar os resultados da Google para tentar manter os utilizadores, a mais recente actualização do Bing passa a esconder o link de download do Chrome.

Quando os utilizadores pesquisam por Chrome no Bing sem estarem ligados à sua conta Microsoft, são recebidos com um grande banner a promover o Microsoft Edge. O banner diz que "Não há necessidade de transferir um novo browser” e incentiva os utilizadores a ficarem com o Edge para uma "experiência web rápida, segura e moderna". Quem quiser descarregar o Chrome terá que clicar num botão "ver mais" para ter acesso, e a isso soma-se um efeito de desfocagem nos resultados que também direcciona o olhar dos utilizadores para o banner a promover o Edge. Embora os utilizadores mais experientes possam ignorar tudo isto e aceder ao Chrome, para outros utilizadores isto poderá ser suficiente para que se mantenham nos produtos da Microsoft.
Adicionalmente, o mesmo tipo de coisa está a ser feito por quem pesquisar por Google no Bing. Embora já não tenha o descaramento de tentar imitar o aspecto dos resultados da Google, os links para o motor de pesquisa da Google ficam também escondidos atrás de um botão "ver mais", podendo causar a ideia de que os resultados da Google "não funcionam" ou "não prestam".

Sem dúvida que deve ser desmotivador ter um browser ou motor de pesquisa que, como a MS bem saberá devido a toda a telemetria que recolhe dos utilizadores, seja principalmente utilizados para descarregar um browser de uma empresa concorrente. Mas, não me parece que seja a recorrer a tácticas como estas que irá ganhar a simpatia dos utilizadores ou conquistar a sua confiança - muito pelo contrário.

Sony termina produção de Blu-rays, MiniDiscs e MiniDV

24-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Sony, de uma assentada, prepara-se para dizer adeus a grande parte dos formatos físicos de gravação: Blu-rays, MiniDiscs e MiniDV.

Outrora presença obrigatória nos computadores, os gravadores de CD, depois DVD, e por último, Bluray, tornaram-se uma presença cada vez mais rara ao longo das últimas décadas. As novas gerações já se arriscam a nunca sequer terem manuseado estes formatos físicos, e a Sony vem apenas reconhecer esta nova realidade.

A Sony Japão anunciou o fim da produção dos discos Blu-ray graváveis, assim como dos MiniDiscs, MD-Data e cassetes MiniDV.
Para o bem (ou mal), a Sony diz não ter planos para lançar outros formatos, o que acaba por ser positivo conhecendo-se o historial da Sony em insistir em formatos proprietários.
A Sony foi uma das impulsionadoras dos Blu-ray, em oposição aos discos HD-DVD, mostrando protótipos no ano 2000 e lançado gravadores Blu-ray em 2006. O formato MiniDisc vem ainda mais de trás, tendo sido lançado em 1992 como formato mais compacto e resistente que os CDs, e posteriormente dando origem à variante MD-Data para guardar dados (cada disco podendo levar até 140 MB de dados). Já as cassetes MiniDV, deixarão saudades em todos que os assistiram à transição dos formatos de vídeo analógicos para a codificação digital, que nos livrou das habituais intereferências e demais efeitos das cassetes analógicas.

Como sempre, haverá certamente um pequeno grupo de entusiastas que terá todo o gosto em manter estes formatos para efeitos de preservação histórica para a posteridade.

Notícias do dia

24-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Novo Tesla Model Y já disponível em Portugal com preço de 61 mil euros; OpenAI lança agente AI Operator que pode controlar o browser; Perplexity segue o exemplo e lança assistente AI para Android; análie aos Huawei FreeBuds Pro 4; preços do Galaxy S25 em Portugal; e falhas da Subaru deixavam abrir carros e ver localizações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.

Google lança Android 16 beta 1 para os Pixel

A Google lançou a primeira versão Android 16 beta 1 para os Pixel, passando da fase "Developer Preview" para uma mais próxima da versão final.

Esta primeira versão beta vem com novidades como os Live Updates, um novo estilo de notificações dinâmicas ao estilo das Live Activities do iOS, que podem manter os utilizadores actualizados com informação em tempo real; e também algo que há muito era pedido, passando a permitir o redimensionamento de apps quando usadas em dispositivos com ecrãs maiores, como os dobráveis, de modo a garantir que as apps podem tirar partido da totalidade do ecrã.
Esta versão também traz o novo codec Advanced Professional Video (APV) que permite maior qualidade e tamanho de vídeos mais reduzidos, e funções de localização de dispositivos Bluetooth para saber a sua distância e em que direcção.


Apple dá novas opções para compras in-app

Embora continuem as queixas frequentes de que a Apple muitas vezes demora semanas a aprovar actualizações de apps na App Store, a Apple parece estar mais interessada em facilitar a expansão das compras in-app.

Os developers passaam a ter novos modos de compra e venda destinados a: apps que ofereçam catálogos de conteúdos extremamente numerosos comprados uma só vez; compras e subscrições ligadas a produtos ou criadores específicos; e ainda subscrições que possam ter extras opcionais, como acesso a canais adicionais.


Epic lança jogos gratuitos na loja mobile

A Epic cumpre com o prometido para a sua loja de apps Android e iOS (na UE), passando a disponibilizar jogos de terceiros e também jogos gratuitos, começando com o Bloons TD 6 e Dungeon of the Endless: Apogee.

A Epic Games continua a estar na linha da frente contra as exigências que a Apple continua a fazer às app stores alternativas, e por enquanto promete cobrir os custos da taxa Apple nos jogos que forem disponibilizados na sua loja iOS, e que se tornam num forte desincentivo para os developers que quiserem distribuir os seus jogos fora da App Store da Apple.


Microsoft encerra loja em Londres

Pode dizer-se que durou mais do que alguns pensavam. A Microsoft vai encerrar a sua mega-loja no centro de Londres, que tinha sido aberta como forma de replicar a fórmula das Apple Stores que estão espalhadas pelo mundo.

A MS diz que isto se deve a um novo alinhamento e maior aposta nos serviços digitais e não nas experiências físicas. Pode também ser visto como uma demonstração de como, aquilo que funciona para umas marcas, pode não funcionar da mesma forma para outras. Independentemente do que se achar da marca, a Apple conseguiu conquistar uma imagem "especial" junto dos consumidores - e particularmente dos seus fãs - que a MS nunca conseguiu replicar, pelo menos até à data.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes das disquetes de 3.5", o formato mais popular eram os floppy disks de 5.25", criados para serem uma versão mais compacta dos anteriores floppys de 8" criados no início da década de 70. Podiam armazenar 360 KB de dados.

Office 365 a €17 e Windows a €11 na CdkeySales

24-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda tirando partido do espírito de entrada num novo ano, esta promoção de Janeiro da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Análise aos Huawei FreeBuds Pro 4

24-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Huawei lançou a mais recente geração dos seus earphones de topo FreeBuds Pro 4, que prometem cancelar o ruído até nos ambientes mais complicados.

Os Huawei FreeBuds Pro 4

Os Huawei FreeBuds vêm devidamente acomodados numa caixa de qualidade que demonstra estar num patamar bem acima dos "comuns" earphones de baixo custo. Além do estojo com carregamento USB-C dos auriculares, temos o esperado cabo USB-C - com comprimento bastante curto, para não incomodar demasiado; sendo que, usando USB-C, não será difícil recorrer a outro cabo para quem desejar algo mais comprido.
Os outros extras que encontramos na caixa são uma generosa selecção de adaptadores para os ouvidos, que são disponibilizados em duas variantes de diferentes materiais: em silicone, e em espuma com efeito de memória (shape-memory foam).
Os primeiros (silicone) estão disponíveis em tamanhos XS, S, e L (com o M a já vir pré-instalado nos FreeBuds Pro 4), e os outros (shape-memory foam) estão disponíveis em tamanhos S, M e L.

A Huawei relembra que os adaptadores shape-memory foam devem ser tratados como consumíveis, e ser substituídos quando começarem a perder as suas capacidades elásticas.


Em funcionamento

Sendo earphones de topo, os Huawei FreeBuds Pro 4 chegam com todo o tipo de funcionalidades e capacidades que se poderiam esperar. Do controlo por gestos e toques feitos nos auriculares, ao suporte para áudio lossless, ao cancelamento de ruído activo, e ligação simultânea a dois dispositivos.

Estes são os primeiros auriculares "Huawei Sound", e também os primeiros a suportar uma ligação de 2.3 Mbps usando o codec L2HC 4.0 da Huawei, possibilitando a transmissão de áudio de 48 kHz/24 bits. Mas para tal é necessário que sejam ligados a um smartphone Huawei das gerações mais recentes. Quando ligado a smartphones de outras marcas temos que nos contentar com uma ligação áudio HD de 990 Kbps.
As primeiras impressões foram positivas. Foi imediato emparelhar os FreeBuds Pro 4 com um iPhone, sem qualquer entrave nem exigência de instalar qualquer app. No entanto, será necessário instalar a app Huawei AI Life para se ter esse a funcionalidades de personalização, fazer actualizar de firmware, seleccionar perfis de som, etc. Felizmente, a Huawei parece ter ouvido as nossas críticas, e já não é obrigatório criar uma conta Huawei ou dar acesso a permissões excessivas para se poder fazer tudo isso. Podemos controlar e configurar os FreeBuds Pro 4 sem sequer fazer qualquer login na app.
A app está bem estruturada e não é demasiado complexa de navegar, dando acesso imediato aos modos de cancelamento de som, ou de audição do som ambiente, diferentes perfis de equalização de som, e possibilidade de se configurar os muitos gestos possíveis: toques, apertos, ou deslizar, que podem ser configurados separadamente para o auricular esquerdo e direito. De fábrica, temos o gesto de deslizar para ajustar o volume, apertar e manter para alterar entre os modos de cancelamento de ruído, e toques para atender/cancelar chamadas, fazer play/pause, ou passar para música seguinte ou anterior.

Também é possível activar um modo de baixa latência, no caso de jogos em que o som esteja "atrasado", e controlo por gestos de cabeça para atender ou cancelar chamadas. Existe também um "teste sonoro", que valida se estamos a usar os adaptadores mais adequados para os nossos ouvidos.


O som

Passando à parte do som propriamente dita, as coisas também começaram bem, logo desde os momentos iniciais de colocar os FreeBuds Pro 4 nas orelhas. Mesmo eu sendo "esquisito" em termos de earphones intra-auriculares, não tive dificuldades em fazer com que ficassem bem colocados e de forma confortável. Mal se notam, e com a confiança de que não irão cair a qualquer movimento mais brusco.

Como é habitual nos earphones com adaptadores de ouvido, temos desde logo uma boa isolação sonora do ruído exterior - que inicialmente até me fez pensar se já estaria o cancelamento de ruído activo. Mas não, a verdadeira magia entra em acção quando activamos o modo de cancelamento de ruído, e aí, numa fracção de segundo, o pouco ruído que restava desaparece por completo, envolvendo-nos numa (quase) total bolha de silêncio.

Claro que, há barulhos que não são tão bem anulados. Mas para aqueles ruídos persistentes, como o barulho de fundo de uma estrada, o barulho das ventoinhas de um computador, etc. o efeito é notável. Um benefício que também se estende a quem faz muitos telefonemas, já que o sistema de cancelamento de ruído também é aplicado nas chamadas, fazendo com que do outro lado as pessoas nos possam ouvir de forma mais clara, mesmo em ambientes ruidosos. E nos momentos em que não é conveniente estar em total silêncio, podemos desactivar esse modo e dar uso ao modo "ambiente", que nos deixa ouvir o que se passa à nossa volta, e com opção de melhorar as frequências de voz, para facilitar conversas.

Passando para a música, os Huawei FreeBuds Pro 4 oferecem uma qualidade sonora excelente, reproduzindo graves e agudos da forma adequada e sem exageros (usando o perfil de som "Balanced" que a Huawei diz ter sido calibrado em estúdio). Apesar deste modo já nos dar "batidas" fortes e convincentes, existem modos que reforçam ainda mais os graves, deixando que cada um ouça as músicas da forma que mais aprecia.


Apreciação final

Gostei de ver (ouvir) que os FreeBuds Pro 4 não desapontam e superam as expectativas que se poderia ter de uns earphones desta gama (pode ser encontrado com preço abaixo dos 200 euros). Com uma autonomia de até 33 horas (sessões de 7h sem cancelamento de ruído, 5h com cancelamento de ruído), dão total paz de espírito a quem se quiser abstrair do ruído exterior, e permitem desfrutar de todos os estilos de música com a máxima qualidade - mesmo tendo em conta que só os mais recentes smartphones Huawei poderão dar uso ao seu modo de 2.3 Mbps.

É também positivo que os FreeBuds Pro 4 se mantenham totalmente utilizáveis com qualquer Android ou iPhone sem que tenha que instalar qualquer app, e que mesmo usando a app da Huawei, não se seja forçado a criar uma conta só para o efeito de os poder configurar e ajustar.

Junte-se a isso o seu conforto de utilização e qualidade sonora, e não há qualquer dificuldade em justificar porque motivo recebem o nosso "escaldante".

Huawei FreeBuds Pro 4

Escaldante

Prós
  • Qualidade sonora
  • Qualidade de construção
  • Cancelamento de ruído

Contras
  • Necessita de um smartphone Huawei recente para modo de máxima qualidade
  • Latência nos jogos podia ser melhorada


Huawei FreeBuds Pro 4

Escaldante (5/5)

Perplexity lança assistente AI para Android

24-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Perplexity adicionou um assistente AI à sua app Android que pode interagir com outras apps.

Não querendo deixar que a OpenAI recebe todo o protagonismo com o lançamento do Operator, a Perplexity avança com algo que pode acabar por ser bastante mais marcante para os utilizadores, a começar pelo facto de não estar limitado a quem paga uma subscrição de $200 por mês.

O Perplexity Assistant fica disponível, de forma gratuita, para todos os utilizadores da app Perplexity para Android. Em vez de se limitar a responder às habituais questões como os assistentes AI tradicionais, pode também interagir com outras apps, como fazer pedidos de viagens usando a Uber, ou criar lembretes e eventos no calendário, ou redigir emails.

Introducing Perplexity Assistant.

Assistant uses reasoning, search, and apps to help with daily tasks ranging from simple questions to multi-app actions. You can book dinner, find a forgotten song, call a ride, draft emails, set reminders, and more.

Available on Play Store. pic.twitter.com/UHdUIiDOzD

— Perplexity (@perplexity_ai) January 23, 2025

It also maintains context from one action to another — if you’re researching restaurants in your area and want to reserve a table, choose an option and Assistant will help book it. pic.twitter.com/8rjEJkhMOf

— Perplexity (@perplexity_ai) January 23, 2025

Here are a few more examples of what Perplexity Assistant can do. We can’t wait to see how you use it.

Get it here: https://t.co/H4J9cr68So pic.twitter.com/F7ibSFfrgq

— Perplexity (@perplexity_ai) January 23, 2025
Este é apenas mais um pequeno passo que confirma que o ano de 2025 vai ser o ano dos "agentes AI", no sentido em que se passa de uma interacção des "perguntas e respostas" para pedidos que podem desempenhar e desencadear acções cada vez mais complexas, usando outras apps ou serviços. Eventualmente, estes agentes AI serão capazes de fazer tudo o que uma pessoa for capaz de fazer, e posteriormente até coisas que a maioria das pessoas poderia nem ser capaz de fazer.

OpenAI lança Operator que pode controlar o browser

24-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI entra na era dos agentes AI com o lançamento do seu Operator, que pode controlar o browser para concretizar os pedidos dos utilizadores.

Tal como se tinha previsto, a OpenAI lançou o Operator, que se torna no seu primeiro "agente AI".

O sistema interage com elementos no ecrã, como botões e campos de texto, imitando a forma como um humano faria tarefas no seu computador. O Operator captura imagens do ecrã do computador e analisa-as usando as capacidades de visão do GPT-4o. De seguida, simula o uso do rato e teclado para clicar, escrever e deslocar-se na página. Enquanto está em funcionamento, o Operator exibe uma janela do browser em miniatura para mostrar as suas acções, enquanto vai descrevendo o que faz no painel lateral - de forma muito idêntica à ferramenta "Computer Use" que a Anthropic já tinha demonstrado há alguns meses.

A research preview of Operator, an agent that can use its own browser to perform tasks for you. pic.twitter.com/wkBBDIlVqj

— OpenAI (@OpenAI) January 23, 2025
No entanto, a própria OpenAI relembra que o Operator ainda está em fase experimentar e tem bastantes limitações, enquanto no acesso a sites como a Amazon e Google Maps pode atingir taxas de sucesso perto dos 87%, noutras tarefas essa taxa por cair para menos de 40%, resultando numa experiência que acabará por dar "mais trabalho" do que simplesmente fazer a coisa directamente. Mas, como se sabe, a evolução destes modelos AI está a ser feita a alta-velocidade, e daqui por um ano é de imaginar que este tipo de agentes consiga fazer praticamente tudo o que lhes seja pedido.

Por agora também acaba por ser um pouco inconsequente, pois o Operator apenas está a ser disponibilizado aos subscritores do ChatGPT Pro, que custa $200 por mês, e nos EUA. A OpenAI diz que mais tarde irá expandir o acesso às outras modalidades de subscrição, mas também refere que na UE as coisas poderão ser mais demoradas devido às regras de privacidade (a OpenAI guarda os screenshots durante 3 meses). Para os demais utilizadores, resta o consolo da OpenAI dizer que o ChatGPT gratuito irá ter acesso ao modelo o3-mini.

Novo Tesla Model Y já disponível em Portugal

24-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Model Y da Tesla já pode ser encomendado em Portugal, com as entregas a começarem em Março.

Depois do muito aguardado novo Model Y se ter estreado na China, já se sabia que seria uma questão de tempo até que fosse disponibilizado na Europa - algo que se tornou ainda mais iminente com o início da produção deste novo modelo na Gigafactory Berlim. E de facto, assim foi.

O Model Y renovado já está disponível em Portugal. Ao estilo do que fez nos outros países, a Tesla faz o lançamento com uma edição especial limitada "Launch Series", que vem com uma série de extras, e tem um preço base de 60.990 euros.
Esta edição vem com jantes de 20", e permite escolher entre a cor preta e quicksliver sem custo adicional. Também inclui o gancho para reboque. Infelizmente, e penalizando o modelo face ao Launch Series noutros países, na Europa a Tesla não parece estar a incluir a opção FSD nesta edição - que nos EUA faz com que o preço acrescido se torne bastante mais digerível - nem sequer o carregador móvel (€200). Também não é feita referência se por cá o modelo inclui a opção "acceleration boost", que aproxima as acelerações do carro do model Performance (ainda não disponível na nova variante).

Por agora, para quem quiser um Model Y dos novos, esta edição Launch Series é a única opção disponível. Só depois desta fase inicial veremos o novo Model Y surgir nas habituais versões RWD mais económica, Long Range, e Performance - sendo que esta última também deverá contar com a suspensão adaptativa e bancos desportivos, ao estilo do que foi feito no Model 3.


Para quem não se importar de ficar com um Model Y "antigo", procurando-se no inventário existente, podemos encontrar Model Y Performance novos por 53 mil euros, e modelos RWD por 43 mil euros.

Tablet Teclast M50 90 Hz a €116

24-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 original e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50 de 90 Hz.

O Teclast M50 vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1280x800) a 90 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 6 GB de RAM (14 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 14 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50 está disponível por 116 euros na Amazon Espanha.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

24-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Acer lança monitor portátil duplo PD3

A Acer apresentou a nova série Acer PD3 — monitores portáteis dobráveis de ecrã duplo concebidos para aumentar a produtividade, a eficiência e as experiências de entretenimento.

O design de ecrã duplo da série PD3 facilita os trabalhos multitarefa. Com o dobro da superfície do ecrã, a produtividade e o entretenimento atingem novos patamares. Os utilizadores podem trabalhar numa apresentação num ecrã enquanto consultam dados no outro ou jogar num ecrã enquanto leem guias de jogo no outro. Com o seu design ergonómico de 315° e suporte integrado, os utilizadores podem personalizar o ângulo de visualização de acordo com as suas necessidades e preferências. Por exemplo, a colocação dos ecrãs na vertical reduz a necessidade excessiva de scroll e minimiza o esforço dos olhos e do pescoço. Ideal para visualizar documentos de grandes dimensões e reduzir o deslocamento vertical (scroll) excessivo, a série Acer PD3 oferece uma visualização de 1080p. Quando combinados, os ecrãs atingem uma resolução imersiva de 2160x1080 Dual FHD, proporcionando uma visualização natural e nítida. O painel IPS (In-Plane Switching) proporciona um amplo ângulo de visualização de 178° e cores vivas. A funcionalidade de rotação automática facilita a transição dos modos de paisagem para retrato ao ajustar o ângulo dos ecrãs. A série PD3 está equipada com a tecnologia Acer VisionCare™, que incorpora várias funcionalidades especificamente concebidas para uma utilização prolongada por utilizadores exigentes, como programadores, autores e designers gráficos.

A série Acer PD3 pode funcionar como um segundo e terceiro ecrã, oferecendo aos utilizadores multitarefa mais eficiente. Ao ligar o dispositivo principal, as pessoas podem facilmente gerir compromissos em tempo real com três ecrãs: um para apresentações, outro para interatividade e um terceiro para análise detalhada. Esta configuração proporciona uma visão abrangente de todas as informações importantes sem interromper o fluxo de trabalho. Além disso, para otimizar o espaço na secretária, a série Acer PD3 pode ser montada em suporte VESA, criando um ambiente elegante e sem desordem, tanto em espaços de trabalho como de entretenimento, oferecendo maior personalização e versatilidade.

O Acer PD3 Series está disponível em dois tamanhos diferentes, 15,6" (PD163Q) e 18,5" (PD193Q E). A disponibilidade e o preço na região EMEA serão anunciados em breve.


Garmin apresenta o Approach G20 Solar

A Garmin anunciou o novo Approach G20 Solar, o primeiro dispositivo portátil de GPS para golfe alimentado a energia solar que oferece uma duração ilimitada da bateria quando utilizado em condições de luz solar. Durante o percurso, os utilizadores podem visualizar a distância até à frente, ao meio e ao fundo do green e planear a sua aproximação utilizando o ecrã de alto contraste de 2,2 polegadas. E graças aos números grandes e fáceis de ler, os utilizadores poderão ler as distâncias durante o jogo, mesmo em dias claros e ensolarados.

Jogue dia após dia, ronda após ronda, sem ter de carregar o Approach G20 Solar. O expositor alimentado a energia solar permite-lhe permanecer no campo por mais 18 buracos ou até mesmo guardá-lo num saco de golfe após a volta, sem se preocupar em carregá-lo antes do próximo horário de partida. Mesmo em condições de pouca luz solar, os jogadores poderão utilizá-lo até 36 rondas sem carregamento solar. O Approach G20 Solar é uma ferramenta inovadora que oferece aos utilizadores inúmeras funcionalidades para melhorar o seu desempenho no golfe. Equipado com um visor de 2,2 polegadas brilhante e legível sob luz solar, o dispositivo permite visualizar com facilidade a distância até à frente, ao meio e ao fundo do green, além de identificar perigos e doglegs. Para maior conveniência, apresenta um texto com medidas ampliadas, tornando a leitura das distâncias ainda mais fácil. Com mais de 43.000 campos de golfe de todo o mundo pré-instalados, o Approach G20 Solar garante acesso imediato a uma vasta seleção de cursos, possibilitando ainda atualizações sem fios quando emparelhado com um smartphone compatível. O dispositivo oferece também a funcionalidade de vista de green, permitindo que os utilizadores visualizem o formato do green e posicionem manualmente as bandeiras para maior precisão. Além disso, é possível combinar o Approach G20 Solar com os sensores de seguimento de tacos Approach CT10, proporcionando um acompanhamento automático das tacadas e uma visão detalhada da ronda atual. Por fim, ao emparelhá-lo com a aplicação Garmin Golf para smartphones, os utilizadores podem aceder a vantagens exclusivas, como a visualização em tempo real da velocidade e direção do vento, além de poderem acompanhar a pontuação diretamente no dispositivo.

Compacto e prático de transportar, o Approach G20 Solar pode ser fixado a um carrinho de golfe com o íman integrado ou a um cinto com o clipe incluído. Caso seja esquecido acidentalmente, os golfistas podem utilizar a opção "Find My Garmin" para visualizar a última localização conhecida do dispositivo através da aplicação Garmin Golf. E com uma classificação impermeável IPX7, foi concebido a pensar em todos os tipos de condições meteorológicas para o golfe, desde chuva leve e constante até vento e luz solar. Já disponível, o GPS portátil para golfe Approach G20 tem um preço de venda ao público recomendado de 349,99 euros.


OPPO Find X8 e Find X8 Pro com certificação DXOMARK Gold


A OPPO anunciou que os seus smartphones Find X8 e Find X8 Pro obtiveram a certificação "Gold Battery Label 2025" da DXOMARK, reconhecendo o desempenho de bateria líder na sua classe em termos de autonomia, carregamento e eficiência. Nos testes de autonomia, que medem a duração da bateria de um dispositivo através da realização de uma série de testes reais e em laboratório, o Find X8 Pro e o Find X8 ficaram em primeiro e segundo lugar, respetivamente, na categoria Ultra-Premium da DXOMARK, demonstrando que a série Find X8 tem um desempenho de bateria líder na indústria.

A DXOMARK indica que o Find X8 Pro demonstra um excelente desempenho em termos de autonomia, e ambos os telemóveis obtiveram bons resultados em cada subcategoria de teste: Home/office, On the go e Calibrated. A categoria Home/office (casa/escritório) representa os ambientes onde os utilizadores de smartphones passam normalmente a maior parte do seu tempo. Já nos testes On the go (em movimento), os especialistas em baterias da DXOMARK levam o telemóvel para o exterior e realizam um conjunto de atividades definidas com precisão, incluindo caminhar, apanhar o autocarro e o metro, enquanto realizam tarefas típicas, como ouvir música, tirar fotografias e gravar vídeos. Os testes da categoria Calibrated (calibrado) envolvem um conjunto de tarefas automatizadas, incluindo fazer chamadas, reproduzir música e vídeo e jogar num ambiente controlado e com um conjunto fixo de parâmetros. Tanto o OPPO Find X8 como o Find X8 Pro demonstraram uma excelente autonomia em todos os cenários testados, durando consistentemente mais de três dias em utilização moderada. Este desempenho reflete o rigoroso protocolo de testes, que simula a utilização diária, alternando entre ambientes estáticos, como em casa ou no escritório, e ambientes dinâmicos, como deslocações diárias ou atividades ao ar livre.

A pontuação de autonomia geral de um telemóvel reflete a duração da sua carga, e a bateria de 5910mAh de alta capacidade do Find X8 Pro estabelece uma base sólida para um excelente desempenho com uma única carga. Excelente na reprodução prolongada de vídeo, jogos e streaming, tarefas que normalmente resultam em falta de bateria, o Find X8 Pro é perfeito para quem exige mais do seu smartphone. O Find X8 também obteve o "Gold Battery Label 2025" da DXOMARK, demonstrando um desempenho impressionante da bateria em todas as categorias de teste. A sua célula de alta capacidade de 5630mAh é particularmente impressionante, tendo em conta a sua espessura e leveza, superando a concorrência em termos de capacidade e desempenho da bateria. Com a inovadora tecnologia de bateria de silício-carbono e a potência pioneira do MediaTek Dimensity 9400, a série Find X8 combina a máxima eficiência com geração mínima de calor e ainda um design requintado, fino e elegante. Para além de proporcionar bateria de longa duração, a série Find X8 oferece soluções versáteis de carregamento rápido. Ambos os telemóveis incluem o carregamento com fios OPPO SUPERVOOCTM 80W e o carregamento sem fios AIRVOOC TM 50W, garantindo um tempo de inatividade mínimo e a máxima conveniência para os utilizadores, como verificado pelos testes DXOMARK.

Concebidos de forma perfeita para satisfazer as necessidades dos utilizadores atuais, quer necessitem de um dispositivo multifuncional fino e leve com a potência de um topo de gama, quer de um telemóvel com uma câmara potente e de classe mundial, o Find X8 e o Find X8 Pro proporcionam horas de entretenimento, conectividade e produtividade sem preocupações com a bateria.


Bose QuietComfort: agora em edição limitada em lilás claro

A Bose apresenta os seus headphones Bose QuietComfort numa nova tonalidade: lilás gelado (claro), apenas por um período limitado.

A nova cor segue a tendência de um dispositivo tecnológico que, para além de proporcionar o melhor som para que possas disfrutar ao máximo das tuas músicas favoritas, também se adapta o mais possível a cada estilo e individualidade de cada um. O lilás junta-se assim à panóplia de cores disponíveis: azul lunar (escuro), azul moonstone (claro), arenito (bege) branco fumo e preto. Ergonómico e sem fios, este modelo com tecnologia Blutooth 5.1 está aqui para fazer magia sonora, eliminando as distrações exteriores e permitindo-lhe mergulhar totalmente na tua música, como e quando quiseres. Para tal, os Bose QuietComfort incluem a mais avançada tecnologia de cancelamento ativo disponível, para que possas desfrutar de um som claro, nítido e potente sem ter de aumentar o volume em ambientes ruidosos. Além disso, poderás escolher entre dois modos de cancelamento: silencioso e consciente. O primeiro modo, Silencioso, é o modo perfeito para se isolar do mundo exterior e mergulhar no que está a ouvir, quer seja um podcast, uma música ou o seu parceiro a contar-lhe o seu dia, sem aumentar o volume. Já o modo modo Aware, podes estar atento ao que se passa à tua volta: os carros que passam, o som dos semáforos enquanto caminhas pela rua ou quando precisas de pedir um café e uma sanduíche no café. Através da aplicação Bose Music, pode ainda aceder a até 4 modos para se adaptar à sua vida quotidiana.

De certeza que já experienciaste que, durante as chamadas, o vento não é o teu melhor aliado, nem quando estás a ouvir música. Para que possas deixar essa sensação incómoda para trás, a Bose incorporou neste modelo a função Wind Block, que permite cancelar este tipo de ruído. Assim, quando ativada, alguns microfones externos são desligados, de forma a reduzir melhor a interferência do vento no circuito ativo de cancelamento de ruído. Adoras música e uma das suas plataformas favoritas é o Spotify. Com estes auscultadores, obtém o Spotify Tap, para que possa aceder às suas listas de reprodução com o toque de um botão. É tão simples como premir e manter premido o botão "Action" no auscultador esquerdo e o Spotify alterna entre as suas listas de reprodução favoritas. Na aplicação, também podes aceder ao equalizador ajustável para aumentar os graves, modificar os agudos e equilibrar as frequências médias, permitindo-te obter o som que melhor se adapta aos teus gostos e necessidades. Os headphones também têm uma funcionalidade que permite aos utilizadores desativar a função multiponto, o que significa que os problemas de interoperabilidade com alguns dispositivos podem ser ultrapassados. Desta forma, oferecem uma experiência perfeita sem a necessidade de desativar o Bluetooth noutros dispositivos emparelhados.

Se viajas frequentemente de avião, irás apreciar esta opção, uma vez que poderás ligar-te aos serviços de entretenimento a bordo oferecidos por muitas companhias aéreas. Incluem um cabo Aux com microfone em linha uma maior flexibilidade na forma como se liga ao seu entretenimento ou trabalho. Concebidos para proporcionar horas de prazer, tanto as almofadas como a fita para a cabeça têm um confortável enchimento de espuma no interior e são revestidos com uma pele sintética suave e agradável. Além disso, no caso da bandelete, a empresa deu especial ênfase à sua durabilidade, optando pela resistência do aço nos locais que requerem maior proteção, otimizando assim a resistência e a fixação. Lê, dorme ou faz o que quiseres durante duas horas e meia. É este o tempo que demora para carregar os headphones Bose QuietComfort para que possas desfrutar de até 24 horas da tua música e chamadas favoritas em movimento. Um carregamento rápido de 15 minutos proporciona até duas horas e meia de tempo de reprodução. Não poderás apenas ouvir música através do telemóvel, tablet ou computador portátil. Com estes headphones podes também ligar-te a uma coluna de som inteligente através da tecnologia SimpleSync para poderes desfrutar do seu programa favorito sem incomodar os outros. Os headphones podem ser transportados e guardados no seu estojo rígido que inclui um cabo para recarregar.

Os Headphones Bose QuietComfort estão disponíveis por 399 euros.


Getac ZX10 - o tablet robusto mais leve do mercado

A Getac Technology Corporation (Getac), fornecedor de soluções robustas de computação e vídeo móvel, anunciou o lançamento da nova geração do tablet Android ZX10 de 10 polegadas totalmente robusto que combina um design leve com um desempenho poderoso preparado para IA e funcionalidade Android intuitiva para um desempenho excecional no terreno. A nova geração do ZX10 destina-se a profissionais que trabalham em setores como a segurança pública, serviços públicos, transportes e logística, entre outros, que necessitam de dispositivos nos quais possam confiar nos vários ambientes e cenários desafiantes em que operam diariamente.

No coração da nova geração do ZX10 estão o processador QCS6490 e a Unidade de Processador Neural (NPU) da Qualcomm, desenvolvidos especificamente para suportar capacidades avançadas de IA e oferecer um desempenho surpreendente mesmo com níveis de energia mais baixos. O novo dispositivo vem ainda equipado com memória avançada (8GB LPDDR5) para uma transferência de dados extremamente rápida e até 256 GB de armazenamento Flash Universal (UFS) para uma experiência de utilização suave e contínua quando se executam várias aplicações em simultâneo. O novo ZX10 exibe ainda um ecrã LumiBond atualizado de 1.000 nits com tecnologia que permite leitura mesmo sob a incidência de luz solar e um ecrã multitoque capacitivo que permite um funcionamento eficaz, mesmo à chuva e quando se usam luvas. Um digitalizador ativo com caneta opcional está também disponível para anotações e introdução de dados rápidos e precisos sob chuva forte e/ou temperaturas extremamente baixas.

A nova geração do ZX10 inclui tecnologia dual SIM (Nano SIM + eSIM) para uma cobertura ideal da rede móvel, enquanto o WiFi 6E, Bluetooth 5.2 e o GPS de banda dupla dedicada opcional proporcionam uma transferência de dados rápida e capacidades de posicionamento de localização. Para os usos com necessidades mais extensas ao nível da recolha de dados e comunicação, o dispositivo pode ser configurado com 4G LTE e 5G Sub-6, Near Field Communication (NFC) (non-payment) e leitor de código de barras. O ZX10 apresenta um design de bateria dupla hot-swap que suporta o funcionamento um turno completo sem tempos de inatividade ou atrasos. Também pode ser configurado com uma única bateria para clientes que pretendem instalar o dispositivo em empilhadores ou outros veículos. Estão ainda disponíveis baterias opcionais de iões de lítio de alta capacidade para todos aqueles que necessitam de uma maior duração da bateria. Como todos os dispositivos Getac, o ZX10 foi construído de forma robusta para brilhar em ambientes desafiantes. A certificação MIL-STD-810H, a certificação IP66 e a resistência a quedas de 1,80 m garantem que pode suportar rigores do trabalho de campo intensivo. Por outro lado, suporta temperaturas de funcionamento de -29°C a 63°C/-20 °F a 145°F o que proporciona maior tranquilidade em condições meteorológicas adversas e cenários operacionais extremos. Apesar destas credenciais abrangentes e totalmente robustas, o ZX10 pesa apenas 906 gramas, o que o torna no tablet de 10 polegadas totalmente robusto mais leve atualmente disponível no mercado.

A nova geração do ZX10 vem equipada com o intuitivo sistema operativo Android (o Android 13 está instalado de série), proporcionando uma versatilidade e facilidade de utilização incríveis. É também um dispositivo robusto recomendado pelo Android Enterprise, cumprindo todas as especificações e requisitos do rigoroso processo de testes da Google. Isto significa que receberá atualizações de segurança completas a cada 90 dias durante cinco anos após a data de lançamento, juntamente com patches regulares e melhorias de funcionalidades durante este período. A Getac está também empenhada em suportar um mínimo de três versões do sistema operativo Android em cada geração de produto, preparando o ZX10 para o futuro e garantindo uma experiência Android excecional em todos os momentos.

A nova geração do ZX10 é totalmente compatível com o Essentials Suite da Getac – uma coleção abrangente de soluções de software poderosas, concebidas para ajudar as organizações a superar os desafios operacionais e a aumentar a eficiência dos trabalhadores de campo. Isto inclui novas aplicações inovadoras, como o Getac Management, Getac Monitoring, OEMConfig e Driving Safety.


|