PlanetGeek

YouTube reduz controlo de publicidade nos canais

08-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a retirar alguns controlos sobre a publicidade nos canais, passando a ter total controlo sobre o que é apresentado.

Os criadores no YouTube vão deixar de poder escolher se é apresentada publicidade que pode ser ultrapassada ou não nos seus vídeos. Em Novembro, passam a poder escolher apenas se querem ter publicidade antes do vídeo ou não. Uma redução significativa, já que até agora podiam escolher individualmente se queriam publicidade pre-roll, post-roll, skippable ou non-skippable.

No entanto, o YouTube diz que a maioria dos canais não irá notar qualquer diferença, pois já deixavam todas as opções activadas. Quem poderá não concordar são os canais que faziam questão de só apresentar publicidade "skippable" para não chatear demasiado os espectadores, e que agora ficam sujeito à apresentação de publicidade que não pode ser ultrapassada, podendo resultar em número de visualizações reduzidas.

Announced today, rolling out in November — Simplified ad controls:

🎛️ Turn ads on or off (you get pre/post —skippable/non-skippable decided by the system)
🎞️ If ads are on, you can also turn midrolls on (no changes to midrolls, except...)
🤖 Midrolls can still be manual or…

— YouTube Liaison (@YouTubeLiaison) September 6, 2023

É apenas mais um passo no sentido do YouTube assumir maior controlo sobre a forma como a publicidade é apresentada. O YouTube também testado coisas como publicidade de maior duração, até 30 segundos, sem se poder passar à frente; e até 6 vídeos publicitários de curta duração apresentados sequencialmente.

Também tem estado a testar limitar o número de vídeos que os utilizadores com ad-blockers podem ver.

Chrome com design Material You para o 15° aniversário

08-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome vai fazer 15 anos, e a Google aplica-lhe uma camada de modernidade com o design Material You.

Embora na sua essência o Chrome continue a ser o Chrome, há muitos detalhes que foram trabalhados e melhorados para esta nova versão Material You, que chegará a todas as plataformas: Windows, Mac, Linux e ChromeOS.

Temos um novo ênfase nos cantos arredondados, e na barra de endereços o destaque vai para o desaparecimento do símbolo da fechadura que sinaliza as ligações seguras - algo que agora passa a ser implícito, sendo indicado quando a ligação não é segura. Também temos nova selecção de temas com tonalidades de cor à escolha do utilizador.
A parte da pesquisa recebe novo ênfase na sidebar lateral, onde podemos encontrar sugestões de pesquisa, para texto e imagens.
E, claro está, não podia faltar a componente AI, com o "SGE while browsing", que pode resumir páginas web a uma lista de pontos essenciais, entre outras capacidades.
Outro aspecto que a Google salienta é uma melhoria no sistema Safe Browsing. A lista de sites perigosos é normalmente actualizada a cada 30 - 60 minutos, mas a Google diz que muitos sites de phishing apenas se mantêm activos por menos de 10 minutos, para escaparem a estes sistemas de verificação. Por isso, o Google Safe Browsing passa a fazer a verificação de sites maliciosos em tempo real, contribuindo para uma maior protecção dos utilzadores.

Este novo Chrome renovado irá sendo disponibilizado ao longo das próximas semanas, com a versão Chrome 117 a ser lançada na próxima semana.

Gmail prepara reacções emoji

08-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

As reacções com emoji tornaram-se tão comuns, que até a Google se prepara para as adicionar ao Gmail.

Depois de terem começado como uma curiosidade derivada dos "likes" e expandindo-se a todos os emoji, as reacções tornaram-se numa interacção tão comum que até já se estranha se se usar um serviço de mensagens que não permita fazê-lo. São uma forma prática e eficaz de reagir a mensagens sem "poluir" a conversação com mensagens evitáveis, e que se revelam de ainda maior utilidade nas conversas em grupo, onde algo tão simples como uma confirmação poderia gerar dezenas de mensagens que ofuscariam a mensagem principal.

Agora, surgem indícios de que o Gmail se prepara para adicionar reacções emoji aos emails, que potencialmente irá permitir fazer o mesmo com os emails - embora com algumas restrições. Não será possível usar as reacções com emails em BCC, emails encriptados, para grupos de grande dimensão, ou com emojis em quantidade excessiva.

É possível que a Google tenha tido esta ideia ao implementar as reacções nas mensagens SMS para compatibilidade com as reacções iMessage nos iPhones, onde é necessário converter reacções para texto e vice-versa (até que a Apple seja forçada a permitir a interoperabilidade do iMessage, coisa que por agora está adiada até ao próximo ano). Ao tomar a dianteira nas reacções nos emails, é bem possível que daqui por uns tempos seja a Apple a ter que seguir a Google para permitir funcionalidade idêntica.

Huawei Mate 60 Pro+ com telefonemas via satélite

08-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Mate 60 e 60 Pro, a Huawei revelou o Mate 60 Pro+, que até suporta chamadas via satélite.

A Huawei apresentou recentemente os Mate 60 e 60 Pro, que marcam o regresso da marca à competitividade com o seu próprio chip com suporte 5G - do qual tinha ficado afastada nos últimos anos devido às restrições aplicadas pelos EUA. Ainda existe grande curiosidade quanto ao chip Kirin 9000 que a marca estará a utilizar, mas também neste caso a Huawei se mantém silenciosa e sem avançar detalhes.

O que se sabe é que o Mate 60 Pro+ usa um ecrã OLED de 6.82" 1-120 Hz, de tamanho idêntico ao Pro, mas com maior resolução (2720 x 1260 pixeis), com touch a 300 Hz e PWM dimming de 1440 Hz, 16 GB de RAM, 512 GB ou 1 TB de capacidade expansível via cartões NM (o formato proprietário da Huawei que a marca esperava tornar no standard que substituísse os microSD, mas sem sucesso), câmara frontal de 13 MP com três furos no ecrã (dois para o sistema 3D), câmaras traseiras de 48 MP + 48 MP periscópica + 40 MP ultrawide, bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 88 W via USB-C e 50 W wireless, 20 W reverse wireless, WiFi 6 ax, Bluetooth 5.2, NFC, e até IR blaster. A Huawei volta a não fazer referência a 5G (ou sequer 4G), sendo que a única "confirmação" tem sido inferida pelas velocidades atingidas por quem já foi experimentando estes modelos.
Entre as curiosidades, temos o reforço das capacidades de comunicação via satélite. Enquanto o Mate 60 e 60 Pro suportam envio de mensagens via satélite usando a rede BeiDou - não apenas para uso em emergências mas para uso geral - este Mate 60 Pro+ também suporta telefonemas via satélite (Tiantong). No entanto, não há detalhes sobre as condições para acesso ao serviço, se estará incluído ou precisará de uma subscrição adicional (refira-se que a Apple também continua sem revelar quanto é que irá custar o serviço das mensagens de emergência via satélite depois de terminar o período oferecido).

Falando do que não se sabe, a Huawei também não revelou o preço deste Mate 60 Pro+, mas será necessário pagar um depósito de 127 euros para quem quiser fazer a pré-reserva, sem ainda saber quanto é que irá ter que pagar pelo smartphone (estima-se que vá para perto dos 1200 euros, na China).

SSD Fanxiang S101 250GB SATA a €17

08-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os SSDs são hoje um componente indispensável para acelerar o funcionamento de qualquer computador, e considerando o baixo custo a que os podemos encontrar, não há desculpa para ainda continuar a sofrer com a lentidão dos "discos".

Se são daquelas pessoas que tem por hábito ir tomar um café após ligar o computador, sabendo que irá demorar longos minutos até que finalmente tenham o sistema operativo carregado e pronto a funcionar, são os candidatos ideais para melhor tirarem proveito da troca do disco por um SSD - ou se possível, no caso de terem espaço físico para tal, manterem os dois, usando o disco original como espaço extra.

Estes SSD Fanxiang S101 oferecem velocidades de até 550 MB/s em leitura e 450 MB/s em escrita, com a vantagem acrescida dos acessos praticamente instantâneos que fazem toda a diferença quando existem diversos programas a competir pelo acesso ao disco - como acontece frequentemente no arranque do sistema ou de programas mais "pesados". E como usam interface SATA tradicional, podem ser usados até em computadores mais antigos.
O SSD Fanxiang S101 250GB está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha, com a versão de 512 GB também disponível por 23 euros.

O processo de troca de disco é normalmente bastante simples, sendo que também podemos recorrer a uma caixa USB externa para aproveitar o disco antigo ou ficar com um SSD externo, se for esse o objectivo. Tendo em conta o seu custo reduzido, podem dar uma nova vida a computadores mais antigos que se tornam extremamente lentos devido ao "mastigar" dos discos rígidos tradicionais.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

08-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Hama MagPower5

A Hama apresentou uma solução de carregamento compatível com Apple MagSafe que lhe oferece todas vantagens do carregamento por indução com a comodidade de um formato altamente portátil e sem fios.

O power pack "MagPower5" dispõe de um alinhamento magnético preciso para tirar proveito da tecnologia MagSafe sem necessitar de cabos inconvenientes ou tomadas de energia. O processo de carregamento é simples: assim que o iPhone toca no power pack ele começa a carregar. O carregamento rápido (10 W sem fios) está protegido contra sobrecargas, sobreaquecimento e curtos-circuitos. Além de proporcionar a mais elevada qualidade e segurança nos ciclos de carregamento, o MagPower5 oferece uma carga completa (capacidade de 5000 mAh) que protege a bateria e prolonga o seu tempo de vida útil. O power pack MagPower5 acondiciona-se de forma segura ao smartphone, permitindo que o continue a usar sem restrições. Graças ao seu design compacto, é possível inclusive carregar o smartphone enquanto ele está no bolso das calças. Finalmente, a sua função de carregamento pass-through permite-lhe carregar o smartphone com o power bank, carregando o power bank em simultâneo. Note-se que o carregamento por indução é também compatível com dispositivos Android, embora a funcionalidade MagSafe só funcione com smartphones Apple.

Compatível com todos os produtos Apple MagSafe e Hama MagLine, o power pack sem fios MagPower5 está disponível em Portugal com um preço de venda sugerido de 49,99 euros.


Marantz STEREO 70s - som cinematográfico em casa em formato "slim"


A Marantz anunciou o novo recetor estéreo STEREO 70s. Equipado com toda a tecnologia dos recetores A/V de dimensões standard, o STEREO 70s dispõe de um formato mais compacto e esteticamente elegante sem sacrificar um desempenho altamente musical e cinematográfico.

Fabricado artesanalmente com a meticulosa simetria inconfundível da Marantz, o fino STEREO 70s (com 11 cm de altura) oferece a melhor experiência de som possível para salas de estar em que todo o espaço conta. Compatível com uma extensa variedade de sistemas dedicados para streaming de vídeo, consolas de videojogos de nova-geração e televisores inteligentes graças às suas 6 entradas HDMI, 3 das quais 8K, e uma saída HDMI com suporte para ARC, o STEREO 70s está totalmente pronto para o entretenimento do presente e futuro. O seu amplificador integrado estéreo totalmente discreto resulta num som claro, detalhado e dinâmico, independentemente da fonte de entrada, permitindo conectar até 2 pares de colunas que podem ser utilizadas conjuntamente ou em separado. Para garantir o melhor som em todo o tipo de conteúdos, o STEREO 70s também permite acrescentar graves profundos nas suas duas saídas para subwoofers, incluindo ainda uma saída pré, entrada para gira-discos e rádio FM. Os entusiastas da alta-fidelidade encontrarão ainda no Marantz STEREO 70s um recetor capaz de descodificar com a mais elevada precisão áudio digital de alta resolução, com compatibilidade com áudio digital 24 bits/192 kHz e ficheiros DSD. Já a tecnologia HEOS Built-In integrada permite aceder a conteúdos por streaming e desfrutar da música ou podcasts em toda a casa quando está conectado a outros dispositivos HEOS compatíveis.

O recetor Marantz STEREO 70s está disponível a partir deste mês nos revendedores autorizados da Marantz, nos acabamentos preto e ouro-prata, por um preço sugerido de 1.000 euros.


Synology DiskStation DS224+ e DS124


A Synology apresentou as suas unidades DiskStation DS224+ e DS124, as duas mais recentes adições ao portefólio de soluções de dados para profissionais, pequenas equipas e implementações perimetrais.

Os modelos DS224+ e DS124 facilitam a gestão e a partilha intuitiva de arquivos graças ao Synology Drive, uma solução de cloud privada que combina o acesso multiplataforma com controlos avançados de privacidade. Isso permitirá aos profissionais de todas as áreas ser mais produtivos, com a comodidade de trabalhar a partir de qualquer lugar e a simplicidades de ter os dados centralizados. Os utilizadores também poderão fazer backups de estações de trabalho, portáteis e dispositivos moveis de forma contínua ou manual, ou seguir uma programação de backup personalizada em sistemas Windows e macOS. Para garantir um nível mais elevado de proteção, os utilizadores podem criar backups de pastas, configurações do sistema e pacotes de software armazenados no seu dispositivo Synology, e replicá-los na cloud, em sistemas secundários da Synology ou em dispositivos externos.

O modelo DS224+ representa uma implementação perimetral versátil para equipas de pequena ou média dimensão, disponibilizando uma unidade de redundância de dados numa configuração RAID ou duas baias de unidade para armazenamento. Com recursos avançados de sincronização, o dispositivo permitirá a sincronização de dados em vários locais e oferecerá suporte a diversas implantações globais, tornando-o ideal para equipas e filiais que desejam permanecer sincronizadas com a sede.

O DS124 foi projetado especificamente para ajudar os proprietários das pequenas empresas e profissionais a aumentarem a sua produtividade consolidando os seus dados. Com aplicações móveis como o Synology Photos e o Synology Drive, é possível fazer backups e sincronizar arquivos sem complicações. A sincronização sob procura permitirá aos utilizadores baixar grande parte dos seus dados armazenados localmente no DS124, minimizando a necessidade de atualizações dispendiosas de armazenamento em portáteis ou estações de trabalho.

O DS224+ e o DS124 já se encontram disponíveis através dos distribuidores oficiais da Synology em Portugal.


LG permite conectividade entre marcas via LG ThinQ

A LG Electronics prepara-se para introduzir a primeira implementação comercial da HCA Specification 1.0 da Home Connectivity Alliance, permitindo a conectividade de eletrodomésticos entre marcas através da plataforma de smart home LG ThinQ.

Com um firme compromisso com a inovação ao nível da experiência do cliente, a LG juntou-se a outras marcas para levar a elegante simplicidade da compatibilidade entre marcas aos principais mercados em todo o mundo, incluindo a Coreia do Sul, os EUA e a Europa. A parceria abrangerá inicialmente as principais categorias de produtos de eletrodomésticos, como máquinas de lavar, de secar e de lavar louça, e será gradualmente expandida para outros tipos de eletrodomésticos no futuro. A ampla adoção da HCA Specification 1.0 faz com que seja possível monitorizar e controlar eletrodomésticos e soluções de ar de diversas marcas utilizando uma única aplicação. Com a app ThinQ, os utilizadores só precisam de registar os seus produtos compatíveis e assim poderão aproveitar a facilidade e a liberdade da gestão centralizada num só dispositivo. Quem tem uma máquina da roupa LG e uma da louça Samsung, por exemplo, não precisará de alternar entre as apps de cada fabricante para definir o seu ciclo de lavagem e configurações de limpeza preferidas.

A chegada da verdadeira interconectividade entre marcas passa pela concretização da visão da HCA para um experiência de smart home perfeitamente unificada. Fundada em janeiro de 2022 e composta por vários fabricantes de soluções de smart home, a HCA visa fornecer interoperabilidade baseada em cloud entre as plataformas para casas inteligentes das suas empresas-membro. Enquanto membro do conselho da aliança, a LG tem trabalhado em estreita colaboração com outros fabricantes de eletrodomésticos, incluindo a Samsung e a Vestel, para impulsionar a adoção da HCA Specification 1.0, com o objetivo final de melhorar a conveniência do utilizador. Empenhada em expandir o ecossistema doméstico inteligente, a LG também tem apoiado ativamente o trabalho da Connectitivity Standards Alliance (CSA), uma organização global dedicada ao desenvolvimento de protocolos de comunicação abertos para dispositivos domésticos inteligentes. A LG contribuiu para o desenvolvimento padronizado do protocolo Matter, um standard de comunicações IoT baseado em IP liderado pela CSA.

Até ao final deste ano, os consumidores poderão controlar equipamentos de diversas marcas, como Samsung e Vestel, com a intuitiva app ThinQ, proporcionando uma interconectividade perfeita e uma casa mais inteligente e conveniente.


Google mostra vídeos do Pixel 8

08-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google assume que já não vale a pena manter qualquer segredo sobre o próximo Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

Depois de ter lançado um simulador oficial do Pixel 8 que permita vê-lo em detalhe, a Google lança alguns vídeos que voltam a certificar os rumores quanto ao design do Pixel 8 e também do Pixel Watch 2.

Não parecem haver novidades face aos rumores que têm circulado nos últimos meses, e não deixa de ser curioso que, por esta altura, a Google pareça já nem sequer fazer qualquer esforço para manter qualquer tipo de secretismo sobre os seus próximos produtos. Algo que é difícil de conseguir, é certo, mas que por outro lado também retira um pouco da "mística" dos eventos de apresentação. Se bem que, também é certo que nesse aspecto a Google nos tem poupado ao mediatismo de um espectáculo bem montado - como a Apple faz, e que nem sempre é bem conseguido - e muitas vezes se limite a fazer o lançamento sem qualquer tipo de apresentação oficial; mas que não será o caso desta vez.




O evento de apresentação do Pixel 8, Watch 2, e novos Pixel Buds está marcado para 4 de Outubro - e por esta altura o elemento mais importante será saber se o preço realmente vai sofrer o agravamento que se espera.

Rockstar está vender jogos crackados no Steam

07-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Rockstar Games está a ser acusada de vender alguns dos seus jogos mais antigos no Steam com cracks do infame grupo Razor 1911.

Uma vez mais se assiste ao lado negro do DRM com que os estúdios de jogos infestam os seus produtos, e que não só se tornam numa dor de cabeça para os jogadores, como também se revelam problemáticos para os próprios estúdios à medida que os anos vão passando.

A Rockstar Games e a Take Two, responsáveis por jogos como a saga GTA e Red Dead Redemption, e que tradicionalmente têm posições bastante agressivas contra todo o tipo de cheats para os seus jogos, foram agora apanhadas a usar cracks do defunto grupo pirata Razor 1911 para manter alguns dos seus jogos mais antigos jogáveis, como o Manhunt, Max Payne 2 e Midnight Club II, que estão a ser vendidos no Steam.
O grupo Razor 1911 foi seguramente um dos grupos mais odiados dos estúdios de jogos, cujas origens remontam à época de ouro dos micro-computadores (1985), criando cracks para jogos e demos a explorar as capacidades do hardware (mais abaixo podem ver um desses exemplos). Com a transição dos jogos offline para a distribuição online, foi perdendo protagonismo, acabando por se desagregar em 2012. Ainda assim, não perdeu a oportunidade para demonstrar que continua atento, publicando no X / Twitter que a primeira regra é que o "warez não se vende"!
Para jogos com mais de uma década, é mais que provável que a maioria dos estúdios já não tenha nem os PCs com o software necessário para fazer qualquer alteração aos mesmos, nem as pessoas que o saberiam fazer. Por isso, entende-se que seja mais prático simplesmente recorrerem aos cracks dos grupos pirata que tanto odeiam. Talvez se possam lembrar disso da próxima vez que tiverem que investir milhões num qualquer novo DRM que vai atormentar os jogadores pagadores, e que os irá fazer passar vergonhas num futuro mais distante.


Como recuperar de um código esquecido no iOS 17

07-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

No iOS 17 a Apple dá uma segunda oportunidade a quem tiver alterado o código PIN ou password de acesso iPhone, durante 72 horas.

O cenário é bem mais frequente do que se possa pensar. Alguém que tenha usado o mesmo código PIN ou password durante anos, e que depois tenha decidido alterá-los, tem boas probabilidades de ficar perante a situação de se esquecer da nova password ou código. Mas no iOS 17 não haverá problema.

No caso de se esquecerem do novo código ou password num iPhone com iOS 17, a Apple disponibiliza um período de 72 horas durante o qual os utilizadores poderão utilizar o seu código anterior.
Durante os três dias seguintes à mudança do código, os utilizadores terão acesso a uma opção de "código esquecido" que aparece após falharem a introdução do novo código, e que permite utilizar o código que ainda se lembrarão.

Sabendo-se que nestas coisas haverá sempre quem se tente aproveitar disto, a Apple também disponibiliza uma opção que permite fazer esquecer imediatamente o código anterior, invalidando esta funcionalidade de utilizar o código antigo. Por exemplo, em situações em que o código foi revelado e se quer assegurar que outra pessoa que conheça o código não o possa utilizar para desbloquear o iPhone.

Para tal será necessário ir a Settings > Face ID/Touch ID & Passcode > Temporary Passcode Reset > Expire Previous Passcode Now.
Tendo em consideração que actualmente, a introdução manual do código é feita com pouca frequência, graças ao Face ID / Touch ID, vale a pena considerar a troca do habitual código PIN numérico por uma password, que será sempre bastante mais segura.

How to Use a PHP Document Scanner That Can Convert Printed Documents to PDF and Works in Windows, Mac OS, and Linux

07-09-2023 | 17:23 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many applications need to use documents that have been printed and process the documents in a way they can be stored as files.

There are scanner devices that can be used to convert printed documents to PDF files.

The conversion process is complex because there are many types of scanner devices.

One way to simplify this process is to use specialized programs that communicate with almost any device.

NAPS2 is one of those programs. It can work in different operating systems.

This package can communicate with NAPS2 to utilize its capabilities to scan printed documents and convert them into PDF files.

Notícias do dia

07-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple prepara Siri com AI para o iOS 18; MediaTek cria o seu primeiro chip de 3nm; recorde de distância LoRa batido em Portugal; Google Maps com emojis para locais gravados; WhatsApp vai deixar desligar botão das mensagens de vídeo instantâneas para evitar confusões; e Chrome tenta impingir novo sistema de tracking aos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Reino Unido recua nos backdoors na encriptação

As empresas tecnológicas e os utilizadores podem respirar de alívio por mais algum tempo no Reino Unido, com o recuo da sua intenção de exigir que todas as comunicações encriptadas pudessem ser descodificadas pelas autoridades.

A medida estava a ser alvo de fortes críticas, pondo em causa a privacidade e segurança dos utilizadores, e tendo levado a que diversas empresas ameaçassem com a remoção dos seus serviços do Reino Unido, incluindo a Apple, que disse que potencialmente teria que desactivar o iMessage no Reino Unido.


Pixel 8 com aumento de €150 e €200 na Europa

Numa altura em que se fala que os iPhone 15 Pro poderão chegar com aumento de 100 euros, parece que a Google não se quer deixar ficar para trás, e podemos enfrentar aumentos de 150 euros e 200 euros nos Pixel 8 e 8 Pro.

De acordo com os últimos rumores, o Pixel 8 base poderá começar nos 799 euros na Europa, com o Pixel 8 Pro a começar nos 1099 euros. Valores substancialmente mais altos que o Pixel 7 (649 euros) e Pixel 7 Pro (899 euros).

É o tipo de notícia que só nos faz recordar com ainda mais saudade os tempos dos Nexus 4 e Nexus 5, que na época tinham características imbatíveis a preços extremamente competitivos.


Rotten Tomatoes acusado de ser facilmente manipulado

O site Rotten Tomatoes pode ter ganho fama por ter avaliações habitualmente genuínas de filmes, mas essa reputação foi entretanto arruinada, tendo a plataforma sido convertida num campo de batalha onde estúdios e empresas de marketing manipulam os resultados com facilidade.

Uma vez que o site não faz qualquer diferenciação entre sites de pequena dimensão e sites de maior credibilidade, as empresas de marketing bombardeiam os sites mais pequenos com pedidos pagos de avaliação (positiva) de filmes, e que rapidamente podem transformar um filme com péssima avaliação num filme com pontuação média-alta. E o oposto também poderia ser feito com facilidade, caso alguém esteja disposto a investir para penalizar um filme que tenha boas avaliações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro browser foi o WorldWideWeb, criado em 1990 por Tim Berners-Lee para o NeXT Computer. Mas só em 1993 chegou o NCSA Mosaic, o primeiro browser capaz de exibir texto e imagens em simultâneo, que muito contribuiu para tornar a web naquilo que conhecemos.

Portátil Chuwi FreeBook 13.5" a €329

07-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se procuram um portátil compacto, que também possa funcionar como tablet, espreitem este Chuwi FreeBook convertível com touchscreen de 13.5".

O Chuwi HeroBook Pro é um portátil de 13.5" (ecrã touchscreen de 10 pontos, com resolução de 2256 x 1504 pixeis) equipado com um CPU Intel Jasper Lake N5100 (até 2.8 GHz) com Intel UHD Graphics, 12 GB de RAM, SSD de 512 GB, webcam, bateria de 38 Wh com autonomia até 8 horas, touchpad multitouch, três portas USB-C, e vem com Windows 11. Graças ao seu formato convertível, podemos usá-lo não só como um portátil tradicional, mas dobrar o ecrã sobre o lado oposto, transformando-o num tablet, ou até usa-lo em "tenda" ficando automaticamente numa excelente posição para apresentar fotos ou ver vídeos.
Este portátil Chuwi FreeBook com 12 GB + 512 GB está disponível por 329 euros na Amazon Espanha.

O ecrã touch também suporta stylus com detecção de pressão com 4096 níveis de intensidade, deixando-o apto para servir como bloco de notas ou tablet de desenho; e além do seu touchscreen também conta com um touchpad de grandes dimensões para uso mais cómodo com o teclado integrado. De notar que, embora disponibilize três portas USB-C, uma delas está limitada a velocidades USB 2.0 e não permite carregamento, sendo por isso adequada para acessórios como um rato.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp vai deixar desligar mensagens de vídeo instantâneas

07-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a fazer ajustes à funcionalidade de mensagens de vídeo instantâneas, permitindo que os utilizadores desactivem essa funcionalidade.

O WhatsApp lançou as mensagens de vídeo instantâneas no final de Julho, mas a funcionalidade não está a ser apreciada por todos os utilizadores.

Há pessoas que se queixam da forma como foi implementada, usando o mesmo botão que já era usado para as mensagens de voz, e que tem feito com que enviem mensagens de vídeo quando só queriam enviar mensagens de voz. Para resolver o assunto de forma rápida, o WhatsApp está a preparar uma opção para desactivar mensagens de vídeo instantâneas, revertendo o botão do microfone ao funcionamento tradicional.
De notar que, mesmo que os utilizadores desactivem a opção das mensagens de vídeo instantâneas, isso só faz com que o botão seja usado exclusivamente para as mensagens de voz, mas não impede que recebam mensagens de vídeo que lhes tenham sido enviadas por outras pessoas.

Esperemos que no futuro o WhatsApp encontre uma forma menos problemática de enviar mensagens de voz ou de vídeo de uma forma que não resulte em tanta confusão.

Apple prepara Siri com AI para o iOS 18

07-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a preparar uma Siri mais inteligente com tecnologia AI e maior integração com os Shortcuts, mas que só chegará no próximo ano com o iOS 18.

Já passou mais de uma década desde que a Apple lançou a Siri como parte integrante do iOS com o lançamento do iPhone 4S em 2011. Mas, aquilo que na altura foi apresentado como sendo uma melhoria revolucionária, depressa revelou as suas limitações e, pior ainda, teve evolução praticamente nula ao longo dos anos - ao ponto dos criadores da Siri terem acabado por sair da Apple por não lhes ser dadas condições para fazerem as evoluções que queriam fazer. Agora, com o ChatGPT e outros assistentes AI a terem saltado para as manchetes, a Apple parece finalmente prestar atenção ao assunto.

Para o iOS 18 a Apple estará a preparar uma Siri AI capaz de manter conversações e de melhor compreender os pedidos e comandos dos utilizadores. Aparentemente, será capaz de converter pedidos complexos em rotinas no Shortcuts, o que lhe daria capacidades praticamente ilimitadas ao nível do que se poderia fazer (e que actualmente obriga a que os utilizadores criem essas automações manualmente).
Se for bem implementado, poderá ser um novo trunfo da Apple que dê vantagem à Siri. Mas também é certo e sabido que um ano é um período de tempo bastante longo, e que até lá teremos todas as outras grandes empresas - para não falar em startups - a também apostarem em força na utilização das tecnologias AI para tudo e mais alguma coisa.

Sonos Move 2 com Bluetooth e 24h de autonomia

07-09-2023 | 12:37 | A Minha Alegre Casinha

A Sonos apresentou a sua mais recente coluna portátil, Move 2, com Bluetooth, som stereo e autonomia para 24 horas.

Depos da Move original e da mais compacta Roam, a Sonos traz-nos a nova geração de colunas portáteis Move 2. Ao contrário do modelo original, esta coluna pode gerar som stereo (a original era mono) graças aos dois altofalantes mais subwoofer, e agora conta com autonomia para mais do dobro do tempo, até 24 horas. Os controlos foram renovados, usando agora os botões touch que a marca já usou nas colunas Era 100 e Era 300. E, para facilitar o seu transporte para qualquer lado, contam com uma pega integrada.

Uma nova funcionalidade que se poderia pensar ser standard nesta gama de produtos mas que a coluna Move original não suportava, é a capacidade para ser usada via Bluetooth, com sincronização do som para outras colunas Sonos (via WiFi). Quem desejar usar uma ligação por cabo line-in precisará recorrer a um dongle USB-C da Sonos, e falando de USB-C, a coluna também pode funcionar como power bank para recarregar smartphones ou outros dispositivos, tirando partido da sua generosa bateria de 44 Wh.
A Move 2 vem com protecção IP56 para lhe dar alguma confiança na utilização no exterior, e a Sonos diz que a coluna também está preparada para alguns tombos ocasionais que possam ocorrer no dia a dia.

Olhando para a utilização a longo prazo, a Sonos também diz que irá disponibilizar baterias de substituição para que a coluna possa manter as suas capacidades quando a bateria original perder capacidade de forma significativa.

A Sonos Move 2 fica disponível a partir de 20 de Setembro de 2023, com preço recomendado de 499 euros.

Google Drive com bloqueio de ficheiros

07-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google adicionou ao Google Drive a possibilidade de bloquear ficheiros para que não sejam modificados por ninguém.

Os clientes Google Workspace que estiverem frustrados com documentos modificados por pessoas que não deveriam mexer neles, têm agora a solução pela qual aguardavam.

Passa a ser possível fazer o lock de ficheiros, assegurando que ninguém poderá editar, adicionar comentários, ou fazer seja o que for nesses ficheiros - até que o mesmo volte a ser desbloqueado.
Embora o Google Drive já contasse com o sistema de aprovações que permitia rejeitar edições indesejadas, este método de bloquear ficheiros - através de um clique com o botão direito do rato, indo a "File information" e escolhendo "Lock" - torna-se bastante mais prático e livre de chatices.

Esta alteração está a ser lançada de forma faseada, podendo demorar até ao final do mês para chegar a todos os utilizadores Google Workspace.

Chip 5G da Apple só chega nos iPhones de 2025

07-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a criar o seu próprio chip 5G, mas só deverá aplicá-lo no iPhone 17 em 2025.

Há muito que a Apple tem tentado escapar à dependência nos chips da Qualcomm, ao ponto de até ter feito uma parceria com a Intel para a criação de chips 5G para os iPhones. O resultado dessa parceria não foi satisfatório, com a Intel a desistir desse sector e essa divisão a ser comprada pela Apple.

Só que o desenvolvimento de um chip 5G que cumpra os requisitos da Apple não tem sido fácil e, segundo o analista Ming-Chi Kuo, a Apple só espera que isso seja cumprido em 2025 por altura do lançamento do iPhone 17. Até lá, a Apple terá que continuar a recorrer aos chips 5G da Qualcomm.

Uma potencial vantagem da Apple, é que ao controlar todo o processo de desenvolvimento do chip, pode assegurar que o mesmo é feito exactamente à sua medida. Embora possa não o fazer logo na primeira geração, as previsões são que a Apple acabe por combinar todas as comunicações wireless, incluindo WiFi 6E, Bluetooth, 5G, e satélite, tudo num único chip.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €102

07-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 102 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5%.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

MediaTek cria o seu primeiro chip de 3nm

07-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek anunciou ter criado o seu primeiro chip de 3nm, produzido pela TSMC, que lançará no mercado em 2024.

A MediaTek continua empenhada em demonstrar que tem capacidade para competir com os demais fabricantes de chips ARM, e para isso posiciona-se na linha da frente das primeiras empresas com chips de 3nm.

Embora não tenha especificado qual é o chip, a MediaTek diz que a passagem do processo de 5nm para 3nm resulta em grandes vantagens, permitindo um aumento do desempenho de 18% para o mesmo consumo, ou manter o mesmo nível de desempenho com redução de 32% no consumo. Permite também um aumento na densidade do chip de 60%, reduzindo o seu tamanho ou permitindo adicionar funcionalidades adicionais.

No entanto será necessário aguardar até a segunda metade de 2024 para que o primeiro chip de 3nm da MediaTek seja lançado - o que bate certo com os anteriores rumores de que, durante esta fase inicial, a TSMC iria reservar a quase totalidade da capacidade de produção de chips de 3nm para a Apple, que também irá estrear os chips de 3nm nos seus iPhone 15 Pro.

Recorde de distância LoRa batido em Portugal

07-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O novo recorde de distância de comunicações LoRa passa a ser de 1336 km, e foi conseguido em Portugal.

Apesar do LoRa ser um sistema tradicionalmente associado a distâncias (bastante) mais curtas, fica demonstrado que também é possível utilizá-los para comunicações de muito longa distância.

Este novo recorde foi conseguido com trackers LoRaWAN instalados no barco de pesca Estrela de Sesimbra e nas suas bóias na costa de Sesimbra, e que conseguiram estabelecer comunicação com um gateway nas Canárias a mais de 1300 km de distância.
O anterior recorde era de 832 km, atingido em 2020, com a significativa vantagem de ter utilizado um tracker num balão. Desta vez, não só temos uma distância significativamente superior, mas conseguida através de dispostivos (literalmente) ao nível do mar.

O tracker utilizado foi o STMicroelectronics STEVAL-STRKT01. E com este recorde, abre-se todo um novo universo de possibilidades, que potencia o uso de LoRa em cenários que, até agora, se poderia pensar não serem adequados para esta tecnologia.

|