PlanetGeek

Chrome tenta impingir novo sistema de tracking aos utilizadores

06-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do Chrome têm sido confrontados com um popup a impingir o novo sistema de tracking por tópicos.

Com o fim anunciado dos cookies, a Google tem estado a trabalhar activamente em novos sistemas que permitam fazer o tracking para apresentação de publicidade, mas prometendo que agora irá ser feito de modo a assegurar a privacidade e anonimato dos utilizadores. Depois de uma tentativa que foi duramente criticada, a proposta actual consiste na utilização de "tópicos", que indicam que o utilizador tem interesse em certos assuntos mas sem revelar aos anunciantes dados excessivos sobre si.

Nas últimas semanas o Chrome tem apresentado um popup a dar conta desta alteração, mas a verdade é que os utilizadores já estão com este sistema activo e o popup em si não permite recusar o sistema - para tal será necessário ir às definições do Chrome e desactivar manualmente este novo sistema de tracking por tópicos.
O próprio popup tem sido alvo de críticas, pois pode dar a entender que é apenas informativo. As opções que disponibiliza aos utilizadores são "got it " e "settings", podendo a primeira opção ser interpretada como tendo lido e compreendido o novo sistema, e a segunda a ser a opção que se deveria seguir para activar o sistema - quando na verdade não se trata de qualquer opção. O sistema está activo, e quem não o quiser terá que o desligar em Settings > Privacy and Security > Ad privacy ou chrome://settings/adPrivacy.
Nessa secção será preciso percorrer três sub-secções: Ad topics, Site-suggested ads, e Ad measurement; para se desligar todo o sistema (ou parcialmente, sendo possível bloquear alguns tópicos enquanto se permitem outros, por exemplo).

Como sempre, para quem achar que o Chrome se começa a tornar excessivo nestas coisas, pode sempre recorrer a browsers alternativos como o Brave, que apesar de usarem o Chromium como base, dão mais valor à privacidade dos utilizadores.

How to Have Better Ideas to Developer New PHP Classes in 5 Steps

06-09-2023 | 18:20 | Manuel Lemos

By Daniel Alan Guerrero Matamoros
How often did you spend time thinking in a PHP class that makes something useful for your job project, personal skill, or even sharing your ideas with the community?

Well, read this article in which I will share some points to evaluate your PHP class ideas and explain each point.

Google Maps com emojis para locais gravados

06-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos emoji podem agora utilizá-los para sinalizar de forma mais visual os seus locais favoritos no Google Maps.

Tirando partido do "uma imagem vale por mil palavras", agora é possível utilizar emojis nas listas de locais guardados no Google Maps.

Com esta funcionalidade, torna-se extremamente fácil e prático diferenciar entre diferentes locais, sendo que podemos utilizar o emoji de café para guardar cafés, emoji de faca e garfo para os nossos restaurantes favoritos, etc.; o que se revela bastante mais útil do que o anterior icon comum a todos os locais gravados.

Para tal basta visitar a secção da lista de locais gravados e escolher "Choose icon" para escolher o emoji pretendido.

here's how to add emojis to your map: pic.twitter.com/GMhNdanavx

— Google Maps (@googlemaps) September 6, 2023

A funcionalidade está disponível no Google Maps para iOS e Android, mas poderá demorar algum tempo até que fique activo para todos os utilizadores.

Notícias do dia

06-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iMessage e Bing a salvo do DMA por agora, mas serão alvo de investigação; Philips Hue ganha compatibilidade Matter este mês; Sonos Move 2 com Bluetooth e 24h de autonomia; extensões do Chrome podem roubar passwords da Google e Facebook; e automóveis espiam condutores da pior maneira possível revela a Mozilla.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

MSI corrige erro "unsupported processor" no Windows

A MSI diz já ter detectado a origem do problema que estava a causar erros de ecrã azul no Windows 11 e Windows 10 com a referência "unsupported processor", e que será corrigido através de uma actualização da BIOS.

O erro começou a surgir há algumas semanas nas motherboards com chipsets Intel 700 e 600, e depois de inicialmente se pensar que era causado por uma actualização no Windows, confirmou-se que afinal era da responsabilidade da MSI, devido a uma alteração para suportar os CPUs Intel de 13ª geração. A MSI diz que todas as motherboards afectadas irão receber a actualização da BIOS até ao final de Setembro, e até lá os utilizadores poderão utilizar uma versão mais antiga da BIOS para escaparem ao problema.


YouTube começa a testar jogos

A secção de jogos da Netflix pode ser ainda relativamente pouco popular, mas o YouTube não quer ser apanhado desprevenido e também está a explorar uma secção dedicada a jogos - e por jogos refiro-me a jogos mesmo e não uma secção de vídeos de jogos.

No entanto, é algo que o YouTube diz estar a disponibilizar a um número bastante reduzido de utilizadores, e não há ainda qualquer informação sobre possíveis datas para o lançamento oficial do serviço nem lista dos jogos que serão disponibilizados.


Google revela novo logo Android com robot 3D

A Google fez ajustes ao logo do Android, tanto no texto como no icónico robot que lhe serve de imagem.

O robot passa a estar representado em 3D, podendo ser visto de diferentes perspectivas e utilizando diferentes materiais - e até acessórios - para melhor condizer com a situação pretendida.


Apple renova acordo com a ARM para mais de uma década

Não querendo ser apanhada de surpresa com potenciais mudanças de gestão na ARM, a Apple assegura desde já que continuará a ter acesso à tecnologia durante mais de uma década, até depois de 2040.

Embora os chips actualmente utilizados nos iPhones, iPads e Macs, sejam desenhados pela Apple, continuam a utilizar como base a tecnologia ARM. Sendo um pilar fundamental para a sua estratégia a longo prazo, é daquelas coisas que a Apple quer assegurar. Aliás, a importância da ARM neste momento é de tal ordem, que seria pouco provável que os gigantes tecnológicos aceitasssem que a ARM fosse comprada por uma única empresa, sendo mais provável que isso fosse feito por um consórcio de empresas que assegurasse que todas continuariam a ter acesso ao licenciamento da sua tecnologia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As emissões de televisão a cores em Portugal iniciaram-se na RTP a 7 de Março de 1980 com o Festival da Canção.

Microsoft Office 365 Family a €53.99

06-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Microsoft 365 Family é uma proposta tentadora para toda a família.

O Microsoft 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 53.99 euros na Amazon Espanha.

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

GoPro Hero 12 Black grava 2x mais

06-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A GoPro revelou a mais recente câmara Hero 12 Black, que permite gravações até duas vezes mais longas que a geração anterior Hero 11 Black.

Graças a um sistema completamente renovado de gestão de energia, a GoPro Hero 12 Black, pode gravar vídeos contínuos com mais de 2.5 horas a 1080p30, ou 1.5 horas a 5.3K30 - mais do dobro do que era possível com o modelo anterior. Também suporta resoluções vídeo 5.3K60, 4K120 e 2.7K240, e fotos de 27 MP, e não se esquece de formato vertical 9:16 para quem se dedicar a fazer vídeos para o TikTok ou YouTube Shorts. Também suporta earphones e microfones Bluetooth, para maior versatilidade.

Utilizando-se a lente adaptadora Max Lens Mod 2.0, permite gravar um campo de visão de 177° a 4K60, representando uma largura 36% superior em modo horizontal, e altura 48% em modo vertical
A GoPro Hero 12 Black tem preço base de 449.99 euros, que passa para 499.99 euros com kit de acessórios, e para 537.98 euros com o adaptador Max Lens Mod 2.0 para campo de visão expandido.

Automóveis espiam condutores da pior maneira possível - diz a Mozilla

06-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Há marcas de automóveis que chegam ao ponto de recolher informação sobre a vida sexual dos clientes, que depois podem vender a terceiros.

Um estudo da Mozilla Foundation sobre as políticas de privacidade e recolha de dados das marcas automóveis teve resultados surpreendentes, pela negativa. Das 25 marcas analisadas, não houve nenhuma que conseguisse uma boa classificação, limitando-se a ir das "más" às "péssimas"!

As marcas reservam o direito de recolher todo o tipo de informação sobre os utilizadores, que vão desde coisas como a forma como conduzem até à música que estão a ouvir; mas há marcas que não se ficam por aqui, a Nissan e a Kia referem expressamente que também podem recolher dados sobre a actividade sexual dos utilizadores (dá que pensar se estarão a analisar os dados da suspensão do carro a saltitar quando se encontra parado); e outras chegam ao ponto de dizer que podem recolher informação genética. Marcas como a Hyundai também dizem que podem fornecer estes dados às autoridades, quer estas façam pedidos formais ou "informais". Mas, tendo em conta que 84% delas já partilha ou vende os dados a outras entidades, isso acaba por ser inconsequente.
Com todas as marcas a ficarem mal representadas, o destaque vai para a pior de todas elas nesta lista: a Tesla. A Tesla consegue o pleno de ter conseguido más prestações em todas as categorias analisadas.

Caricatamente, a maioria das marcas automóveis analisadas subscreveu uma lista que se compromete a proteger a privacidade dos consumidores, que diz que as marcas devem recolher o mínimo de dados possíveis, deixar que os consumidores tenham opção para decidir se querem que esses dados sejam recolhidos e partilhados, e transparência na forma como esses dados são usados. No entanto, nenhuma delas seguem esses princípios. Depois das preocupações com os cookies nos browsers, parece que será necessário olhar para os abusos da recolha de dados que está a acontecer no sector automóvel.

iMessage e Bing a salvo do DMA - por agora

06-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Comissão Europeia não englobou o iMessage e o Bing nas categorias abrangidas pelo Digital Markets Act (DMA), mas vai abrir uma investigação para avaliar se devem ser incluídos.

A Apple pode respirar de alívio durante mais algum tempo, tendo conseguido aquilo que tinha pedido, para que o iMessage não fosse abrangido pelo DMA; e o mesmo acontece com o Bing da Microsoft. Em ambos os casos, as respectivas empresas argumentam que a utilização destes serviços na UE fica abaixo dos limites definidos (45 milhões de utilizadores mensais), e que por isso não deverão ficar sujeitos às exigências acrescidas - como a obrigatoriedade de permitir a interoperabilidade com serviços concorrentes, no caso dos serviços de mensagens e comunicações.

No entanto, é algo que irá ser alvo de uma investigação, com duração máxima de cinco meses, e que irá determinar se de facto estes serviços ficam de fora ou serão incluídos na lista dos gatekeepers do DMA. Tendo em conta que os requisitos são de 45 milhões de utilizadores mensais, e que só nos últimos três anos a Apple vendeu 150 milhões de iPhones na Europa, parece-me que será uma investigação extremamente fácil de efectuar. Mas mesmo que o resultado venha a ser a inclusão do iMessage no DMA, a Apple só terá que o fazer em Agosto de 2024.
Apesar do iMessage e Bing (e Microsoft Ads) ficarem de fora por agora, tanto a Apple como a MS ficam sujeitas ao DMA noutras categorias, como o iOS, Windows, App Store e Safari. E de forma idêntica, temos a Google / Alphabet, Amazon, ByteDance, e Meta, com produtos e serviços como o TikTok, Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, YouTube, Google Search, Google Maps, etc.

Todas estas empresas e serviços terão que assegurar que cumprem as exigências do DMA até Março de 2024.

Sonos Move 2 com Bluetooth e 24h de autonomia

06-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Sonos apresentou a sua mais recente coluna portátil, Move 2, com Bluetooth, som stereo e autonomia para 24 horas.

Depos da Move original e da mais compacta Roam, a Sonos traz-nos a nova geração de colunas portáteis Move 2. Ao contrário do modelo original, esta coluna pode gerar som stereo (a original era mono) graças aos dois altofalantes mais subwoofer, e agora conta com autonomia para mais do dobro do tempo, até 24 horas. Os controlos foram renovados, usando agora os botões touch que a marca já usou nas colunas Era 100 e Era 300. E, para facilitar o seu transporte para qualquer lado, contam com uma pega integrada.

Uma nova funcionalidade que se poderia pensar ser standard nesta gama de produtos mas que a coluna Move original não suportava, é a capacidade para ser usada via Bluetooth, com sincronização do som para outras colunas Sonos (via WiFi). Quem desejar usar uma ligação por cabo line-in precisará recorrer a um dongle USB-C da Sonos, e falando de USB-C, a coluna também pode funcionar como power bank para recarregar smartphones ou outros dispositivos, tirando partido da sua generosa bateria de 44 Wh.
A Move 2 vem com protecção IP56 para lhe dar alguma confiança na utilização no exterior, e a Sonos diz que a coluna também está preparada para alguns tombos ocasionais que possam ocorrer no dia a dia.

Olhando para a utilização a longo prazo, a Sonos também diz que irá disponibilizar baterias de substituição para que a coluna possa manter as suas capacidades quando a bateria original perder capacidade de forma significativa.

A Sonos Move 2 fica disponível a partir de 20 de Setembro de 2023, com preço recomendado de 499 euros.

20 anos

06-09-2023 | 09:22 | Edgar Durão

O durao.net, e concretamente o Blog associado a ele fazem hoje 20 anos!

Não é a primeira versão, e outros escritos houve antes, mas nesta data decidi marcar a minha pegada na internet com um domínio e um blog. E têm sido uns looooooongggggggooosss vinte anos, o blog pouco atualizado já é, e muitos companheiros já partiram. Mas é um marco, neste ano em que tenho 44 anos, ter um blog com 20 anos – quase metade é obra !

Tablet Doogee T20S a €149

06-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Temos um tablet da Doogee que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o T20S com 8 GB de RAM e Android 13.

O Doogee T20S vem equipado com ecrã LCD IPS de 10.4" com 2000x1600 pixeis, tem corpo em metal com 7.9 mm de espessura, e um peso de 470 gramas. No interior teremos um chipset Unisoc T616, 8 GB de RAM (que a marca anuncia como podendo chegar aos 15 GB usando RAM virtual), 128 GB de capacidade com possibilidade de expansão via microSD até 1 TB, câmara principal de 13 MP e câmara frontal de 5 MP. Também temos Dual SIM, WiFi ac dual band, Android 13 e bateria de 7500 mAh. Suporta Widevine L1 para streaming de vídeo na máxima qualidade.

Com tudo isto, este Doogee T20S está disponível por 149.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google revela Pixel 8 Pro em simulador oficial

06-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google volta a não deixar espaço para surpresas, revelando o futuro Pixel 8 Pro no seu simulador oficial.

Enquanto algumas marcas ainda vão tentando manter os seus próximos modelos em segredo até ao momento da apresentação oficial, a Google tem sido o exemplo oposto, com os seus Pixel (e outros produtos) a serem descobertos em detalhe meses antes da sua revelação. E o Pixel 8 Pro não é diferente.

A Google já está a disponibilizar um simulador 3D do Pixel 8 Pro que revela o seu design e também todos os seus sensores, câmaras, e cores.

Google recently posted the official 3D renders of the Pixel 8 Pro on their brand new Pixel Simulator website.

These renders confirm the presence of the SIM card tray, body temperature sensor as well as Pro variant colors.https://t.co/vEqlPKkKls pic.twitter.com/NGHQMor5Z9

— Dylan Roussel (@evowizz) September 6, 2023
Além de confirmar que teremos um Pixel 8 Pro em preto, beige, e azul, também fica confirmada a presença de um sensor de temperatura no módulo das câmaras na traseira. Uma inclusão que poderá revelar-se útil no caso de se assistir a um ressurgimento de uma nova variante COVID (esperemos que não!) mas que também poderá ser apreciada no dia a dia, se tiver precisão suficiente para permitir detectar antecipadamente potenciais situações de febre.

Detalhes das câmaras dos iPhone 15 e 15 Pro

06-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Já está a circular informação que revela as câmaras que serão aplicadas nos iPhone 15 e iPhone 15 Pro.

Uma das maiores novidades para a geração iPhone 15 vai ser a estreia de uma câmara com objectiva periscópica no iPhone 15 Pro Max, fazendo com que esse elemento seja, desde logo, um dos elementos que suscita maior curiosidade. Mas também nos iPhone 15 normais vamos ter melhorias, assim como no iPhone 15 Pro mais pequeno.

Nos iPhone 15 normais - iPhone 15 e iPhone 15 Plus - passaremos a ter uma câmara principal de 48 MP, tal como nos iPhone 14 Pro, mas utilizando um novo sensor Sony que promete melhor sensibilidade.
  • Câmara principal: 48 MP, f/1.6
  • Ultrawide: 12 MP, f/2.4

No iPhone 15 Pro a Apple deverá manter o sensor principal do iPhone 14 Pro, mas melhorando a câmara ultrawide de modo a que se aproxime da qualidade da câmara principal.
  • Câmara principal: 48 MP, f/1.8, Sony IMX803 1/1.3"
  • Telefoto: 12.7 MP, f/2.8
  • Ultrawide: 13.4 MP, f/2.2

Já no iPhone 15 Pro Max, teremos um conjunto idêntico ao do 15 Pro, mas com a câmara telefoto a adoptar a objectiva periscópica.
  • Câmara principal: 48MP, f/1.8, Sony IMX803 1/1.3"
  • Telefoto: 12.7MP, f/2.8, 85mm objectiva periscópica, 1/1.9"
  • Ultrawide: 13.4MP, f/2.2

Apesar de alguns rumores indicarem que a Apple aproveitaria a objectiva periscópica para ter um factor zoom de 5x ou até mesmo 10x, estes valores resultam numa câmara que terá um zoom de cerca de 4x, que acabaria por ser bastante mais prático para o dia a dia. Basta relembrar que, já por altura do Huawei P30 Pro com câmara periscópica de 5X, acabei por dar comigo a desejar que fosse de apenas 3X como no P20 Pro, que se revelava mais útil.

O módulo periscópico será exclusivo do iPhone 15 Pro Max este ano devido ao volume extra que ocupa, mas no próximo ano poderá também ser aplicado no iPhone 16 Pro normal, pois há rumores de que a Apple vai fazer crescer os iPhones mais uma vez, passando o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max para ecrãs de 6.3" e 6.9" (face aos actuais 6.1" e 6.69").

Extensões do Chrome podem roubar passwords da Google e Facebook

05-09-2023 | 20:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar das restrições aplicadas às extensões no Chrome, continuam a poder roubar com facilidade passwords, incluindo as de contas Google e Facebook, entre outras.

A Google tem limitado significativamente as capacidades das extensões no Chrome, mas mesmo com as regras do Manifest V3, continua a ser extremamente simples para uma extensão maliciosa roubar as passwords dos utilizadores.

Investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison demonstraram isso com uma extensão que rouba as passwords tanto através dos campos de input das mesmas, como - inacreditavelmente - simplesmente copiando-as do código HTML da página, que em muitas plataformas contém a password do utilizador em plaintext! E quando falamos de "muitas" plataformas, estamos a falar de plataformas que se imaginaria terem cuidados ultra-especiais com a segurança, como a Google e Facebook. A extensão também pode recorrer a artimanhas que modificam os campos de input para removerem possíveis codificações que dificultassem a tarefa de obter a password.
Uma análise aos 10 mil sites mais populares da internet revela que cerca de 1100 mantêm a password dos utilizadores em plain text no HTML da página, e muitos outros através dos campos de input. E alguns dos sites serão facilmente reconhecidos pelos utilizadores:
  • gmail.com – plaintext passwords no HTML
  • cloudflare.com – plaintext passwords no HTML
  • facebook.com – passwords extraídas via os campos de input
  • citibank.com – passwords extraídas via os campos de input
  • irs.gov – números de Segurança Social visíveis em plain text no HTML
  • amazon.com – detalhes do cartão de crédito (incluindo o código de segurança) visíveis no código HTML da página
Os investigadores dizem que mais de 17 mil extensões na Chrome Web Store possuem actualmente as permissões necessárias para fazer este tipo de ataque, com forte incidência nas extensões de ad-blockers, que necessitam de ter este tipo de acesso para analisar e bloquear a publicidade indesejada contida nas páginas.

Daí que seja mais que importante passar-se para sistemas que dispensem as passwords - como as passkeys - para que este tipo de problema se torne numa coisa do passado.

A cidade (e o cinema) ao redor

05-09-2023 | 19:07 | Gonçalo Sá

Que espaço têm hoje as salas de cinema nas cidades? Em "RETRATOS FANTASMAS", Kleber Mendonça Filho parte da sua experiência no Recife e propõe uma viagem entre memórias pessoais, mas sempre transmissíveis. Se há documentário que merece (mesmo) ser visto no grande ecrã, é este.

Retratos_Fantasmas.jpg

Em filmes anteriores, sobretudo "O Som ao Redor" e "Aquarius", um dos realizadores brasileiros mais celebrados dos últimos anos já tinha revelado uma forma muito particular de olhar e pensar a cidade - com o sentido de espaço a demarcar-se em dramas vincados pelo thriller lado a lado com uma curiosidade arquitectónica óbvia.

Na sua obra mais recente, Kleber Mendonça Filho volta ao Recife (depois do mergulho no Brasil profundo e distópico do frustrante "Bacurau"), de onde é natural e onde cresceu e vive, mas desta vez optando pelo documentário, como já tinha acontecido na sua primeira longa-metragem, "Crítico" (de 2008, que não passou pelo circuito comercial português). Não quer dizer que a ficção fique necessariamente de fora (como o desenlace trata de sublinhar), até porque este é um autor pouco interessado em fronteiras estanques entre géneros ("Todos os filmes de ficção são documentários sobre o tempo em que foram feitos", diz a certa altura deste filme no qual assegura a narração em off na primeira pessoa). Mas em "RETRATOS FANTASMAS" parte, como nunca até aqui, da sua própria história e da relação com a sua família, com o Recife e, claro, com o cinema. E em particular com os cinemas da sua cidade, cujas salas fervilhantes de outros tempos estão hoje, maioritariamente, em ruínas ou transformadas em igrejas ou armazéns.

Reatratos_Fantasmas_Creditos_-Wilson-Carneiro-da-C

Esse cenário não é, de resto, exclusivo desta cidade brasileira e tem sido testemunhado por espectadores de tantas outras metrópoles desse ou deste lado do Atlântico. Num filme dividido em três partes, o cineasta começa a viagem afectiva através das memórias do seu antigo apartamento, passa para o bairro que o envolve e acaba por se focar no centro do Recife, contrastando passado e presente com alguma melancolia embora sem alarmismos quanto ao futuro (o sentido de humor e o tom despretensioso ajudam muito).

Não se apresentando como uma autobiografia, "RETRATOS FANTASMAS" recua até aos dias em que Kleber Mendonça Filho se foi descobrindo cinéfilo e, mais à frente, realizador, integrando cenas de curtas-metragens caseiras (muitas vezes com salpicos gore de baixo orçamento) mas também das longas que lhe deram reconhecimento internacional.

Felizmente, quem não está familiarizado com a sua obra não se sentirá perdido nesta revisitação, porque esta está longe de ser uma experiência hermética, embora o mergulho nos bastidores tenha valor acrescentado para quem já a acompanha. De qualquer forma, os registos a que o autor recorre são bastante mais vastos: há aqui vídeos domésticos, conversas e entrevistas, imagens de filmes de terceiros e um cruzamento de vários formatos (Super 8, 16 e 35mm, VHS, Betacam, digital em 4k...) numa lição de montagem meticulosa e impressionante.

Retratos_Fantasmas_5.jpg

Desenvolvida ao longo de sete anos, esta ode à experiência comunitária e formativa do cinema em sala resulta num dos melhores documentários dos últimos tempos, tão sensível como acessível, tão urgente como didáctico (sem se sujeitar ao politicamente correcto) na captação da história de um espectador e das metamorfoses de uma cidade. E mesmo que o recurso regular à voz off desperte alguma desconfiança inicial, "RETRATOS FANTASMAS" nunca se torna verborreico - a sonoplastia não é menos exigente do que a de títulos anteriores, sobretudo quando o realizador mergulha em assombrações urbanas descendentes de escolas que lhe são caras, do terror ao thriller.

Um grande filme sobre o amor pelos filmes, como já o tinham sido na temporada 2022/2023 os muitos diferentes (mas não menos apaixonantes) "Os Fabelmans", de Steven Spielberg, e "Babylon", de Damien Chazelle.

4/5

How PHP PDO Driver Classes Will Improve in Future PHP Versions

05-09-2023 | 18:35 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP core group has approved a new proposal to improve the features of the PDO driver classes.

Please read this short article to learn about what is planned to improve the features of the PDO driver classes so you can prepare to change your PHP code to benefit from planned improvements when they are made available in a PHP version that will be released with these improvements.

Philips Hue ganha compatibilidade Matter

05-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos atrasos, a bridge Philips Hue recebe em Setembro uma actualização que lhe adiciona compatibilidade Matter.

A par das câmaras e novas luzes, uma das novidades mais aguardadas que a Signify anunciou na IFA em Berlim é a da chegada iminente da actualização que adiciona compatibilidade Matter ao sistema.

O Matter é a proposta que tem sido encarada como a solução para a proliferação de sistema individuais e incompatíveis, prometendo fazer com que todos os "smart devices" passem a ser compatíveis entre si, independentemente do fabricante. Uma promessa que continua a sofrer de alguns problemas por agora, mas que a médio e longo prazo poderá mesmo vir a atingir esse objectivo.

Tendo em conta que o sistema Philips Hue tem grande aceitação, isto também tem como efeito secundário promover a interoperação e interligação dos sistemas Hue já existentes com outros sistemas que, até agora, os utilizadores poderiam achar que seriam demasiado "complicados" de configurar para que trabalhassem em conjunto. Em sentido oposto, também pode fazer com que as lâmpadas Hue passem a ser consideradas como uma possibilidade por pessoas que, até aqui, se mantinham afastadas deste sistema.

Com esta actualização, até as lâmpadas Hue originais lançadas há mais de uma década (em 2012) passarão a poder ser controladas através do Matter.

Notícias do dia

05-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple tenta que iMessage escape às exigências europeias do DSA; BMW apresenta iX1 eDrive20 de €47.900 - mas será difícil que chegue a Portugal a este preço; mod DLSS 3 para o Starfield gera polémica; Gizmodo em espanhol dispensa editores e adopta traduções AI; LIDL recolhe snacks da Patrulha Pata no Reino Unido devido a site impróprio para crianças.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

TikTok prepara ofensiva como app de mensagens

Enquanto a maioria das plataformas vai tentando replicar o sucesso viral do TikTok nos vídeos, o TikTok já está de olho noutra ofensiva: como app de mensagens.

Embora o TikTok permita o envio de mensagens, o mais provável é que os seus utilizadores continuem a recorrer a apps externas, como o WhatsApp ou o Messenger. Parece que a próximo objectivo do TikTok será tentar evitar que isso aconteça, tentando manter os utilizadores dentro da app fornecendo funcionalidades idênticas à desses serviços. Nada garante que esse objectivo seja conseguido, mas tendo em conta os "estragos" feitos no sector dos vídeos, acho que nenhuma das grandes plataformas de mensagens irá correr o risco de subestimar o TikTok e irá acompanhar estes desenvolvimentos bem de perto.


Google prepara Android XR para Realidade Aumentada

Apesar de parecer ter perdido interesse no segmento, a Google está a preparar uma nova categoria dedicada a dispositivos XR (eXtended Reality) que englobará óculos de realidade aumentada e realidade virtual. Esta nova categoria Android XR já aparece em diversos locais no interior do código dos Google Play Services e Play Store, a par das demais categorias já existentes: Phone, Tablet, Chromebook, Foldable, TV, Auto, Wear.

É uma daquelas coisas em que será melhor prevenir do que remediar, e mesmo que a Google assuma uma posição de "esperar para ver" relativamente aos óculos Vision Pro da Apple, não faltam parceiros e outros fabricantes - como a Samsung, e outros - que continuam interessados em se aventurarem nesse sector.


Google aumenta subscrição das câmaras Nest

Com a dependência dos serviços na cloud chega também a inevitabilidade de se ficar sujeito à mudança das condições e, menos agradável para os subscritores, aos aumentos de preço.

É precisamente isso que acontece com as subscrições Nest Aware para as câmaras Nest da Google, que passam de $6 para $8 por mês, ou $80 por ano (mais $20 do que anteriormente), tanto para novos clientes como para os clientes existentes. Para o Nest Aware Plus, o preço passa a ser de $15 por mês ou $150 por ano. Embora para muitas pessoas a conveniência dos serviços "sem chatices" na cloud continue a justificar o valor, a cada aumento será necessário re-equacionar a relação custo / benefício, pois chegará a um ponto em que eventualmente o preço pedido deixará de fazer sentido face a uma solução local, em que se pode fazer um investimento inicial mas depois se fica livre dos aumentos e dependência em terceiros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

Xiaomi Smart Band 7 a €40

05-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 7 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Mi Band da Xiaomi é uma das mais reconhecidas famílias de braceletes de tracking, oferecendo uma invejável relação preço / funcionalidades / qualidade desde a sua primeira geração. A Smart Band 7 refina o design da geração anterior, com um novo ecrã AMOLED que cresce de 1.56" (152x486 pixeis) para 1.62" (192x490 pixeis) com modo always-on que permite apresentar informação a tempo inteiro. A bateria cresce de 125 mAh para 180 mAh e temos sensores melhorados, agora com capacidade para medir SpO2 e VO2 max, 129 modos de treino, alertas para nível de oxigénio no sangue abaixo dos 90%, etc.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 7 por 40.65 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro ou a Smart Band 7 Pro; ou o mais económico Redmi Watch 2 Lite.

A sua bateria de 180 mAh permite uma autonomia anunciada de até 14 dias, tal como a geração anterior, apesar de agora contar com um ecrã always-on, e pode ser recarregada em menos de 2 horas. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony lança câmara ILX-LR1 para drones

05-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Sony lançou uma câmara - ILX-LR1 - com sensor full-frame de 61 MP destinada a drones. O único problema é que pode custar mais do que o próprio drone.

A Sony ILX-LR1 pertence à série Alpha, mais se assemelhando a uma action cam potencialmente modesta, que nem sequer tem ecrã. No entanto, depressa se descobre que se destina ao segmento profissional, para quem desejar melhorar as capacidades fotográficas e de vídeo dos seus drones.

O seu tamanho compacto é propositado, dispensando todos os elementos supérfluos, pois destina-se a ser utilizada em drones, onde todos os gramas contam (mede apenas 10 x 7.4 x 4.25 cm e pesa 243 g). Tem o mesmo sensor full-frame de 61 MP que é usado na Sony A7R V (que, para comparação, pesa 723 g), acompanhado pelo processador Bionz XR, e pode captar vídeo 4K a 60 fps. No entanto, não conta com estabilização de imagem, algo que a Sony diz que poupa peso e que, de qualquer forma, não iria ser utilizado pelos clientes a que se destina.
A câmara nem sequer tem bateria, tendo sido concebida para ser alimentada e controlada directamente pelos sistemas do drone.

Não que o público em geral se tenha que preocupar com isto, já que com um preço de quase 3 mil dólares, não é o tipo de câmara que se destine ao utilizador comum.

|