PlanetGeek

Super-resolução GigaGAN usa AI para melhorar imagens de baixa-resolução

03-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há um novo método de super-resolução, GigaGAN, que consegue recriar detalhes impressionantes a partir de imagens de baixa resolução.

Ao longo dos anos vimos sistemas cada vez melhores de super-resolução, capazes de melhorar a qualidade de imagens, normalmente duplicando a resolução da imagem original - mas claro, sem atingir as capacidades futuristas que vemos em séries de TV, onde uns pixeis esborratados são melhorados até ao ponto de se ver a matrícula de um carro ou uma tatuagem na parte de trás da orelha de uma pessoa a 300 metros à noite. Mas agora temos um literal avanço de gigante.

Este GigaGAN não só consegue criar imagens a partir de texto de forma instantânea (não será preciso esperar minutos, ou dezenas de segundos, por uma imagem gerada por AI), como também consegue melhorar a qualidade de uma imagem de baixa resolução de uma forma inacreditável.


Adicionalmente, também tem a capacidade de transformação da imagem, permitindo aplicar diferentes materiais a um objecto. Por exemplo, podemos pedir que o urso de peluche seja convertido num boneco com mais pelo, ou feito de outro material.

Starfield não desaponta - mas não é perfeito

03-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Starfield está finalmente a chegar às consolas e PCs dos jogadores, e abre um novo universo de exploração para a Bethesda.

O Starfield marca a estreia de um novo universo de jogo na Bethesda, e que tem que conquistar o seu lugar ao lado de grandes títulos como o The Elder Scrolls V: Skyrim, a saga Fallout, e até clássicos renovados como o Doom e Wolfenstein, entre outros.

O jogo adapta a habitual estrutura e forma de jogo de exploração para um ambiente de ficção científica espacial, onde temos milhares de planetas que se podem explorar, alguns deles desolados, outros com grandes cidades, numa grande variedade de cenários. Para isso, temos a nossa nave espacial (que nos é oferecida no início com uma justificação plausível), mas que poderemos expandir para uma frota de naves à medida que se vai avançando no jogo, assim como uma tripulação que vamos recrutando ao longo das missões efectuadas.

Começando pelas partes boas, o jogo não apresenta bugs significativos - o que vai sendo uma raridade hoje em dia por altura do lançamento de um jogo. Depois de se superar a questão de ser um jogo que nas consolas está limitado a 30 fps (disfarçados por um efeito de motion blur que se pode desligar), podemos apreciar a beleza do jogo, com efeitos ambientais que lhe dão um realismo e beleza capaz de nos fazer parar para apreciar as paisagens. O nível de detalhes nos fatos dos personagens, naves, e cidades, é impressionante - embora a nível dos rostos e animação facial, apesar de representar um avanço face aos anteriores jogos da Bethesda, não será capaz de competir com jogos com The Last of Us; quando muito, estará ao nível dos jogos Mass Effect.
A primeira grande supresa, especialmente para quem estiver a acompanhar a saga do interminável Star Citizen, ou jogar No Man's Sky, é que este jogo que promete um grande universo, não oferece um universo acessível de forma contínua. Ou seja, entrar num planeta ou sair de um planeta obriga a um ecrã de carregamento em vez de fazer uma transição contínua. Isso também acontece no solo quando se entram em certos edifícios, ou se entra e sai da nave. É um pouco estranho e quebra o sentimento de imersão no jogo, especialmente por se tratarem de coisas que seriam facilmente disfarçadas (o tempo da porta a abrir, ou uma animação da nave a sair / entrar no planeta) - mas é algo com o qual se tem que aprender a viver. Mesmo no solo, não temos acesso a todo o planeta, mas sim a uma área (bastante grande diga-se) em torno dos locais onde se aterra. Será talvez uma limitação do motor utilizado pela Bethesda, mas que poderia ter sido melhor disfarçado.

Tal como se pode configurar detalhadamente o aspecto do nosso personagem, também se tem liberdade quase total para modificar e criar as naves. Peca apenas por não apresentar qualquer tutorial para esta secção, o que obrigará os jogadores a descobrirem como se desenrascarem por sua conta. O mesmo acontece com a gestão do inventário, que não explica como se podem efectuar a transferência de coisas do personagem para a nave. Felizmente, apesar do jogador ser penalizado por carregar coisas em excesso (para depois as vender nas lojas), o sistema não abranda significativamente o personagem - mas impede que faça fast travel, pelo que é recomendável manter o nosso personagem "leve". Pela parte positiva, quando se está numa loja podemos vender as coisas que temos no inventário da nave, dispensando a necessidade de andar a transferi-las para o personagem e fazer várias viagens; pela negativa, a maioria das lojas só compra coisas específicas, e só muito poucas compram as "tralhas" que se acumulam com facilidade. Para piorar, cada loja tem um limite de créditos, e quando termina, deixamos de as poder utilizar (espero que as lojas recuperem o dinheiro ao longo dos dias de jogo, para não se tornarem inúteis).
Uma parte boa é que, quando se está em missões, é extremamente fácil saltar imediatamente para um destino próximo do local para onde temos que ir. É algo que tem como ponto negativo retirar a sensação de universo "gigante" que demora horas a percorrer (como no Elite Dangerous), mas que acaba por ser a opção mais acertada para permitir que os jogadores passem o seu tempo a jogar em vez de olhar para o espaço infinito. Na parte espacial do jogo, temos que lidar com a gestão de energia para escudos, motores, armas, etc. e nas secções mais avançadas, será melhor ter uma nave dedicada ao combate espacial e outra para transportar carga.
Com cerca de 20 horas de jogo, estou "sobrecarregado" com dezenas de missões secundárias resultantes da interacção com personagens que vemos nas cidades e bases espaciais, e que nos levam por aventuras imensamente variadas. Já tive que lutar contra uma infestação apocalíptica de monstros alien, já colei cartazes de propaganda, cobrei dívidas em atraso, recuperei contrabando confiscado, aderi às forças de segurança, e infiltrei-me numa perigosa associação de piratas; com muito, muito mais para fazer. Nas missões mais "principais", as história têm sido bastante interessantes e variadas; e devido ao tal sistema que facilita as viagens rápidas, nunca se tornam maçadoras nos casos em que se tem que ir a algum lado e regressar à pessoa - mesmo que estejam em sistemas solares diferentes. Em muitos casos, temos também a liberdade de escolher diferentes caminhos para completar as missões, normalmente por uma via mais pacífica ou mais violenta, e todo um sistema social que permite persuadir ou ameaçar, que vai desbloqueando opções adicionais.

Há ainda muito por explorar e que não dediquei muita atenção. Podemos modificar e evoluir as armas, fatos espaciais, comidas e poções, investigação para melhoria de características, e ainda toda uma complexa árvore de melhoramento do personagem. É literalmente uma overdose de coisas que assegurará que os jogadores têm muito por explorar.


O Starfield está disponível para PC e Xbox Series X/S, estando também disponível "gratuitamente" via Game Pass, com lançamento a 6 de Setembro (com acesso antecipado a quem comprar a versão Premium).



Avião supersónico Boom XB-1 aproxima-se do primeiro voo

03-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Após muitos anos de desenvolvimento, o Boom XB-1 vai aproximando-se do seu primeiro voo no sentido de fazer regressar os voos supersónicos comerciais.

A Boom Technology tem passado os últimos anos a preparar-se para o momento mais crítico da sua história, com o voo inaugural do seu XB-1, um modelo do seu avião supersónico que irá validar a tecnologia e as suas capacidades de voar a velocidades superiores à do som. Desta vez, o avião saiu do seu hangar para demonstrar a sua capacidade de circular e manobrar na pista, o que foi superado sem qualquer incidente.

O avião tem como objectivo atingir velocidades de cruzeiro de Mach 2.2 (2.2 vezes a velocidade do som, ou cerca de 2700 km/h), e o primeiro teste irá ser feito sobre o deserto do Mojave - a mesma área onde em 1947 Chuck Yeager se tornou no primeiro humano a superar a barreira do som no Bell X-1. A Boom também já tem as devidas autorizações para que os pilotos de teste Bill "Doc" Shoemaker e Tristan "Gepetto" Brandenburg efectuem esse primeiro voo.


Se tudo correr como previsto, o objectivo será avançar para a construção de um avião em escala maior, o Overture com capacidade para até 80 passageiros, em 2026, com voo inaugural marcado para o ano seguinte. De acordo com a empresa, o avião atingirá Mach 1.7 e será capaz de fazer um voo entre Nova Iorque e Roma em 4 horas e 45 minutos - que actualmente demora 8 horas - e ir de São Francisco a Seul em 8 horas em vez das actuais 12 horas.

Marcará também o regresso das viagens supersónicas comerciais, que terminaram com o último voo do Concorde a 24 de Outubro de 2003.

Dodge Charger Daytona SRT Concept antecipa muscle car eléctrico

03-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Dodge está a dar um passo em frente no caminho da marca para um futuro electrificado, revelando Dodge Charger Daytona SRT, um concept car capaz de mudar percepções e que reinventa o que pode ser um muscle car eléctrico.

O Dodge Charger Daytona SRT Concept põe de lado o aborrecido paradigma dos eléctricos citadinos, assumindo-se como um veículo electrificado diferente de qualquer outro actualmente na estrada. Um novo sistema de propulsão impulsiona o Charger Daytona SRT Concept com um desempenho que ultrapassa o do famoso motor SRT Hellcat da marca Dodge, acompanhado por um som de escape destinado a facilitar a transição para os fãs dos cilindros.

O estilo exterior moderno do concept incorpora elementos subtis que fazem a ligação à herança Dodge, ao mesmo tempo que supera os objectivos aerodinâmicos. Os elementos de design interior ligam-se para criar uma experiência imersiva centrada no condutor através de sons, displays e elementos de iluminação que podem ser alterados com o premir de um botão.
A alma do Dodge Charger Daytona SRT Concept está formada por três características inovadoras, com patentes pendentes, que irão reescrever as regras do segmento eléctrico:
  • R-Wing: uma característica única de design aerodinâmico que faz a ligação entre o concept e o seu icónico homónimo Dodge Daytona
  • Escape com câmara Fratzonic: Um escape para um veículo BEV, o primeiro da indústria, pode atingir 126 dB, fazendo-o tão audível como um Dodge com motor Hellcat
  • eRupt: Transmissão multivelocidades para uma experiência electromecânica que é genuinamente Dodge
O Dodge Charger Daytona SRT Concept de duas portas foi revelado no M1 Concourse em Pontiac, no Michigan, durante o terceiro dia da série de eventos da Dodge Speed Week, que incluiu anúncios e revelações de produtos de elevadas prestações da Dodge.

[Pela Estrada Fora]

Suzuki apresenta nova V-Strom 1050

03-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da chegada da V-STROM 1050DE no início do ano, chega a V-Strom 1050 na sua versão standard, com uma veia mais turística, mas sem comprometer o seu carácter aventureiro.

Partilhando muitos dos elementos principais com a versão DE, a V-Strom 1050 tem adopta algumas diferenças que lhe conferem uma vocação mais estradista e apta para grandes tiradas em asfalto, sempre com conforto e elevada segurança:
  • Painel de instrumentos TFT Colorido com 5” com auto ajuste de luminosidade;
  • 3 modos de condução (S.D.M.S.);
  • Sistema de regulação de velocidade (Cruise Control);
  • Quick Shift Bi-direcional;
  • Sistema de Controlo de Tração Suzuki (S.T.C.S.) com 3 modos distintos e possibilidade de desligar por completo o controlo de tracção;
  • Guiador mais estreito para melhor compromisso em estrada;
  • Jantes de alumínio fundido equipadas com pneus Brigdestone BATTLAX ADVENTURE A41;
  • Deflector com sistema de ajuste rápido e sem ferramenta;
  • Banco do condutor com ajuste e independente do banco do passageiro;
  • Pousa pés de alumínio para um desempenho equilibrado em estrada e fora de estrada;
  • Protecção do motor em plástico;
  • Protecção de mãos;
A nova V-STROM 1050 já está disponível nos concessionárioas nacionais, com preço a partir de €14.999.

[Pela Estrada Fora]

Windows 11 21H2 com actualização forçada no próximo mês

02-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a relembrar que os utilizadores que se mantiverem no Windows 11 21H2 irão receber uma actualização forçada no próximo mês, para manter o sistema em segurança.

Nem o Windows 11 escapa à passagem dos anos, e o Windows 11 21H2 vai deixar de receber actualizações a partir de 10 de Outubro. Como tal, a MS está a avisar os utilizadores de que esses Windows irão receber uma actualização forçada para o Windows 11 22H2 - abrangendo todas as versões Home, Pro, Pro Education, e Pro for Workstations.
A MS também disponibiliza um guia para lidar com potenciais problemas resultantes desta actualização, e a PC Check Health app que pode ser usada para fazer a pré-verificação do sistema de modo a reduzir a probabilidade de incompatibilidades.

Embora existe sempre a possibilidade desta actualização forçada se tornar numa chatice para algumas utilizadores, há pelo menos uma coisa que a Microsoft felizmente aprendeu com os erros do passado: esta actualização não irá fazer um reboot automático, deixando que sejam os utilizadores a decidirem o melhor momento para o fazerem.

Como transformar um cartucho SNES num SSD externo

02-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para os fãs das consolas antigas, eis como criar um SSD externo que homenageia uma das consolas mais populares da época: a SNES / Super Nintendo.

Este projecto de conversão de um cartucho SNES para SSD é indicado para cartuchos que já não funcionem, sendo que de forma alternativa também podem considerar imprimir a própria caixa do cartucho em 3D para não estragarem cartuchos funcionais.

O processo resume-se a abrir o cartucho para remover a placa no seu interior, e fazer a limpeza e instalação de uma peça adaptadora (impressa em 3D) para acomodar um SSD M.2 2280 e a respectivo adaptador de conversão M.2 para USB.
O resultado final é virtualmente indistinguível de um cartucho original, até ao momento em que se olha para a secção da ficha e se vê uma porta USB em vez da ficha do cartucho.


Para além da óbvia utilização deste SSD para armazenar jogos clássicos para emuladores, torna-se também uma excelente forma de dissimularem um SSD de backups de modo a que possa passar despercebido no meio de uma prateleira cheia de jogos.

LEGO lança Gringotts O Banco dos Feiticeiros – Edição de Coleccionador

02-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO lança novo set destinado aos fãs da saga Harry Potter, o inconfundível Gringotts O Banco dos Feiticeiros.

Repleto de detalhes que deliciarão os fãs de Harry Potter, este set Gringotts O Banco dos Feiticeiros – Edição de Colecionador (76417) é também o mais alto conjunto da série Harry Potter lançado até à data, com uns imponentes 75 cm de altura.

Com 4801 peças, recria também muitos dos detalhes deste banco cheio de magia, onde não falta a caixa forte e os carris em espiral para lá chegar, e 13 minifigs para recriar as cenas do filme ou novas aventuras à imaginação de cada um.
A parte inferior com o percurso em espiral pode ser removida, de modo a que o banco se enquadre com os demais edifícios da série Diagon Alley.


O set Gringotts O Banco dos Feiticeiros – Edição de Colecionador (76417) está disponível desde já com um preço de 429.99 euros, na loja online da LEGO e lojas habituais.

Canadá pode forçar Facebook e Google a pagarem por notícias

02-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Canadá pode ter que recorrer a tácticas mais explícitas para obrigar plataformas como o Facebook e Google a pagarem às grandes editoras de sites noticiosas.

O Canadá aprovou legislação para obrigar as plataformas online a pagarem pela notícas. Em resultado disso, a Meta cumpriu com a ameça de que se limitaria a remover os links de notícias em vez de pagar - e com resultados que fundamentaram a sua decisão, já que a remoção das notícias não teve qualquer impacto na sua actividade diária. Isto deixa o Canadá e os sites noticiosos numa posição delicada, e que vai obrigando a repensar a estratégia.

O governo do Canadá diz que esta medida de pagar pelas notícias representaria o pagamento de $60 milhões de dólares canadianos por parte do Facebook e $172 milhões pela Google, o que são valores "insignificantes" para ambas as plataformas, mas mesmo assim a Meta não se deixa demover e diz que não tem qualquer intenção de pagar seja o que for pelos links das notícias. E com isso, o Canadá também já vai deixando outro tipo de ameaça, dizendo que se as plataformas não quiserem pagar voluntariamente, poderá ter que passar para legislação que torne essa negociação obrigatória.

Talvez a solução final seja simples: as plataformas passam a pagar pelas notícias, mas passam também a cobrar aos grandes sites noticiosos por cada link que direccione tráfico para eles. Assim, fica a questão equilibrada e resolvida.

Philips Hue com câmaras, novas luzes e sensores

02-09-2023 | 12:26 | A Minha Alegre Casinha

A Signify apresentou uma série de novidades na família Philips Hue, que agora passa a incluir câmaras de vigilância além dos sistemas de iluminação.

A Signify anunciou o lançamento de uma nova categoria de produtos com câmaras inteligentes, sensores e funcionalidades da aplicação Philips Hue Secure para ajudar a proteger a sua casa. A Philips Hue Secure permite monitorizar a casa em tempo real e recorrer a sensores de movimento instantâneos e alarmes de luz e som, para ajudar a dissuadir intrusos. Através da subscrição de um plano, o novo Centro de Segurança da aplicação Philips Hue oferece funcionalidades ainda mais avançadas, que incluem as luminárias Philips Hue Festavia para interiores e exteriores e o lançamento do Matter para os utilizadores do sistema.

Câmaras de Segurança Philips Hue para vigiar a sua casa

As Câmaras Philips Hue Secure apresentam uma imagem de vídeo HD 1080p nítida com visão noturna para o ajudar a monitorizar a casa em tempo real e em qualquer momento, ao mesmo tempo que permitem acionar notificações de movimento instantâneas. Esta é a solução ideal para dissuadir intrusos acionando a combinação única de luzes e alarmes sonoros Philips Hue, ou, em situações do dia-a-dia ativar a conversação bidirecional para dizer ao carteiro para deixar a encomenda ou, simplesmente, dizer "Olá!" a uma cara amiga. As câmaras Philips Hue incluem encriptação de ponta a ponta por predefinição, garantindo a privacidade de todas as gravações efetuadas, sejam elas instantâneas ou visualizações em direto. Através do sistema inteligente da Philips Hue Secure é possível reconhecer se uma notificação é acionada por uma pessoa ou um animal de estimação. A identificação é executada na própria câmara e não na nuvem, o que significa que a encriptação de ponta a ponta está sempre ativada.

Indicadas para interiores e exteriores, as câmaras Philips Hue Secure estão disponíveis nas versões com bateria e com fios, bem como nas cores preto e branco. O sistema com fios pode ser utilizado com um prático suporte de secretária em qualquer zona da casa. Ambas as câmaras também podem ser colocadas no exterior com o suporte de câmara Secure com suporte de chão, podendo ser facilmente ligadas ao sistema exterior de baixa tensão da Philips Hue.

Desenvolvida especificamente para utilização no exterior, a câmara com projetor Philips Hue Secure reúne o melhor do sistema Philips Hue. Permite uma vigilância total de toda a envolvente da casa, incluindo o quintal, o pátio ou a entrada da garagem e, quando acionado um alarme de luz a partir da aplicação Philips Hue, o projetor ilumina imediatamente toda a área, podendo optar por uma branca brilhante ou mesmo vermelha.

Para todas as câmaras Philips Hue Secure, estão ainda disponíveis um cabo de carregamento exterior de baixa tensão e um cabo anti-queda.


Sensores de alarme para controlo total de portas e janelas

Discreto e disponível em preto e branco, o sensor de alarme Philips Hue Secure pode ser utilizado em portas, janelas, armários e qualquer espaço onde possa detetar movimento e enviar notificações em tempo real, captadas pelo sensor de alarme. Totalmente versátil, pode programar o sensor de alarme da porta para acionar as luzes do corredor e enviar uma notificação, para que possa verificar imediatamente se existem potenciais intrusos ou, simplesmente, automatizar o sistema de luzes em qualquer parte da casa para ligar as luzes quando abre e fecha um armário ou uma porta de qualquer divisão.


Novo centro de segurança na aplicação Philips Hue

A aplicação Philips Hue inclui agora o novo Centro de Segurança para controlo total do sistema de segurança da casa. Ao receber uma notificação pode aceder à aplicação e decidir como agir: pode acionar manualmente um alarme luminoso ou sonoro e ligar para as autoridades locais ou para um contacto de confiança.

Através da aplicação Philips Hue, é possível personalizar as definições da câmara para criar zonas de blackout, tornando privadas determinadas áreas do feed de vídeo, ou zonas de atividade, impedindo o envio de notificações, o que se torna particularmente útil junto de passeios movimentados. Totalmente versátil, o sistema permite aos utilizadores ativar e desativar o sistema, definir estados de ativação especial para dentro ou fora de casa e até, entre outras funções, rever gravações.


Como aceder ao Philips Hue Secure

Os kits e pacotes iniciais Philips Hue Secure oferecem uma vasta gama de produtos para os estreantes do novo sistema Philips Hue Secure. Com a Philips Hue Bridge pode aceder aos produtos Philips Hue Secure e a todas as funcionalidades avançadas, como o sensor de alarme, a câmara do projetor, os alarmes de luz e som, ou a programação do sistema, entre outros.

Para garantir a privacidade e a segurança do sistema de segurança doméstica inteligente Philips Hue, é essencial que os utilizadores tenham uma conta Philips Hue, de modo a terem acesso imediato ao seu sistema, às funcionalidades de segurança (mesmo quando estão ausentes) e ao controlo das permissões individuais dos membros na aplicação, aos quais podem ser definidas restrições de acesso (controlar apenas a iluminação, controlar a iluminação e a ativar/desativar o sistema de segurança) ou atribuir controlo total sobre todo o sistema de luz e segurança.

As funcionalidades de segurança adicionais, que incluem o acesso a zonas de atividade e a deteção de uma pessoa, pacote, animal ou veículo que acionou o alerta, podem ser desbloqueadas com um plano pago. O plano Basic dá acesso a 30 dias de histórico de vídeo, enquanto o plano Plus oferece 60 dias de histórico de vídeo.


O que mais há de novo na Philips Hue

Vai ser lançada uma nova geração das populares luzes Philips Hue Festavia, que podem ser utilizadas tanto no interior como no exterior da casa. Para além de criar um ambiente acolhedor para férias e ocasiões especiais, qualquer churrasco ou festa no quintal pode tornar-se num evento visualmente mais atrativo, graças às decorações luminosas. As novas luzes de fio estão disponíveis em três variedades: 100 LEDs ao longo de um cabo de 8 metros, 250 LEDs ao longo de um cabo de 20 metros e 500 LEDs ao longo de um cabo de 40 metros. Três novos efeitos de luz, criados especialmente para a Festavia, poderão ser acionados através da aplicação Philips Hue: Prism, Glisten e Opal. Estes efeitos também estarão disponíveis para as luzes de fio Festavia de primeira geração, enquanto o efeito Prism estará disponível para todas as luzes Philips Hue com capacidade de cor.

Outra das novidades é a lâmpada inteligente Philips Hue MR16 (GU 5.3) que permite levar a iluminação inteligente Philips Hue aos projetores convencionais de qualquer parte da casa. A lâmpada funciona com a mesma baixa tensão de 12 V que as lâmpadas MR16 normais, tornando-as compatíveis com a maioria dos transformadores. Com um casquilho de dois pinos e uma largura padrão, estas lâmpadas adaptam-se perfeitamente, tanto em termos de tamanho como de estilo, à maioria das instalações existentes.

Por último, os utilizadores do Philips Hue podem beneficiar da operacionalidade do Matter através de uma atualização de software para o Philips Hue Bridge que estará disponível em setembro de 2023. Com o lançamento desta atualização, os utilizadores terão uma experiência simplificada ao conectarem-se com o seu sistema Philips Hue a outros dispositivos e aplicativos domésticos inteligentes compatíveis com o Matter.


Disponibilidade e preços:

  • Câmara com fio Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 199,99 / EUR 229,99 com suporte de secretária
  • Câmara com bateria Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 249,99
  • Câmara com projetor Philips Hue Secure em preto (disponível no primeiro trimestre de 2024) EUR 349,99
  • Sensor de alarme Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 39,99 (pacote com 1) / EUR 69,99 (pacote com 2)
  • Suporte de câmara Philips Hue Secure (disponível no outono de 2023) EUR 39,99
  • Suporte de mesa Philips Hue Secure em preto e branco (disponível no outono de 2023) EUR 49,99
  • Cabo de carregamento externo Philips Hue Secure de baixa voltagem (disponível no outono de 2023) EUR 29,99
  • Cabo anti-queda Philips Hue Secure (disponível no outono de 2023) EUR 14,99
  • Plano Philips Hue Secure Basic com histórico de vídeo de 30 dias (disponível no outono de 2023) EUR 3,99 por câmara por mês ou EUR 39,99 por câmara por ano
  • Plano Philips Hue Secure Plus com histórico de vídeo de 60 dias (disponível no outono de 2023) EUR 9,99 por mês ou EUR 99,99 por ano para várias câmaras
  • Grinalda de luz Philips Hue Festavia (disponível em setembro de 2023) EUR 119,99 (100 LEDs) / EUR 219,99 (250 LEDs) / EUR 359,99 (500 LEDs)
  • Lâmpada de ambiente branco Philips Hue MR16 (GU 5.3) e ambiente branco e colorido (disponível em setembro de 2023) EUR 39,99 ( pack 1 lâmpada branca) / EUR 64,99 (pack 2 lâmpadas brancas)) / EUR 64,99 (pack 1 lâmpada colorida) / EUR 109,99 (pack 2 lâmpadas coloridas)

Ilha de Anguila vai ganhar milhões com domínios .ai

02-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A pequena ilha de Anguila nas Caraíbas vai receber dezenas de milhões de euros por conta do TLD .ai na web.

A explosão da popularidade dos sistemas de inteligência artificial (I.A. / A.I.) nos últimos anos está a trazer vantagens inesperadas à pequena ilha de Anguila nas Caraíbas. Tudo porque a ilha é detentora do domínio .ai que agora se tornou num dos favoritos para todas as empresas e serviços que operam nesta área.

As últimas estimativas apontam para que este ano os domínios .ai possam render 30 milhões de dólares à ilha, representando um aumento substancial face aos 7 milhões de dólares que tinha recebido em 2021. E é um valor que não deve ser menosprezado numa ilha com cerca de 15 mil habitantes e que tem um PIB de 300 milhões de dólares.

Recentemente o TLD (top level domain) .ga também foi notícia, com o Gabão a assumir o controlo do domínio e a fazer uma limpeza de milhões de domínios existentes e que estariam associados a esquemas ilegais. Esperemos que tal não venha a ser o caso com os domínios .ai.

Mercedes inaugura postos de alta potência este Outono

02-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Mercedes-Benz irá inaugurar as suas primeiras estações de carregamento de alta potência durante o Outono deste ano, implementando os seus planos de expansão da sua rede de estações de carregamento.

A partir de Outubro, as primeiras estações de carregamento Mercedes-Benz irão entrar em funcionamento em Atlanta nos EUA, Chengdu na China e Mannheim na Alemanha. Até ao final de 2024, a Mercedes-Benz pretende expandir a sua rede mundial de estações de carregamento de alta potência para mais de 2.000 locais. O objectivo a longo prazo consiste em construir mais de 2.000 estações de carregamento com mais de 10.000 postos de carregamento até ao final da década.

Com esta rede de estações de carregamento, a Mercedes-Benz estabelece novos padrões para o carregamento rápido, cómodo e sustentável de veículos eléctricos. Em função da região, as estações de carregamento oferecem uma potência de carregamento de até 400 kW, fornecida através dos respectivos sistemas de carregamento normalizados CCS1, CCS2, NACS e GB/T. Graças à gestão de carregamento inteligente, cada veículo pode ser carregado à sua potência máxima admissível. Isto permite reduzir o tempo de carregamento ao mínimo absoluto.

Quando o local das estações de carregamento é seleccionado, a Mercedes-Benz atribui grande importância a uma experiência de cliente agradável e segura. As estações de carregamento serão construídas nas principais artérias rodoviárias e concessionários Mercedes-Benz seleccionados e irão também oferecer serviços complementares como a venda de bebidas, aperitivos e instalações sanitárias. Para garantir segurança nas estações de carregamento serão instaladas câmaras de vigilância. Em locais seleccionados, os postes de iluminação inteligente irão fornecer não só iluminação apropriada, mas também elementos funcionais em LED, que fornecem informação sobre a disponibilidade dos postos de carregamento e do estado de carregamento do veículo. As coberturas em estações de carregamento seleccionadas irão oferecer protecção contra condições meteorológicas adversas.

A rede de postos de carregamento estará disponível aos condutores de veículos de todas as marcas. Os clientes da Mercedes-Benz terão benefícios especiais, por exemplo, a capacidade de reservar um posto de carregamento através do serviço Mercedes-Benz me Charge para reduzir os tempos de espera. A rede de estações de carregamento Mercedes-Benz será continuamente integrada e irá complementar os mais de 1,3 milhões de postos de carregamento já existentes em todo o mundo. Com o auxílio da Navegação com Inteligência Eléctrica da Mercedes-Benz, as estações de carregamento serão integradas directamente no planeamento do percurso para mostrar a melhor forma de carregar. Para tornar a experiência de carregamento ainda mais cómoda, as estações de carregamento irão oferecer serviços de conveniência adicionais, como o Plug & Charge. Este serviço permite aos clientes Mercedes-Benz automatizarem os processos de carregamento e de pagamento logo que o cabo de carregamento seja ligado à tomada de carregamento do veículo.

[Pela Estrada Fora]

Nissan ultrapassa 1 milhão de automóveis eléctricos

02-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan anunciou que as vendas globais dos seus automóveis eléctricos ultrapassaram 1 milhão de unidades, com quase um terço a serem para clientes europeus.

Desde o seu lançamento em Dezembro de 2010, o Nissan LEAF já vendeu mais de 650.000 unidades em todo o mundo. O modelo, actualmente vendido em aproximadamente 50 mercados centrados no Japão, EUA e Europa, continua a ser altamente valorizado por clientes em todo o mundo e ganhou inúmeros prémios de relevo em vários mercados.

Depois de o LEAF original ter ganho o Carro Europeu do Ano e o Carro Mundial do Ano, a produção para os mercados europeus foi localizada em 2013 na fábrica de Sunderland da Nissan e mais de 263 mil unidades foram vendidos na Europa até agora.

Em 2022, a Nissan iniciou as vendas do crossover totalmente eléctrico Nissan Ariya. O Ariya engloba a mais recente linguagem de design e tecnologias de última geração da Nissan, como sejam o controlo de tracção integral e-4ORCE e o suporte avançado ao condutor ProPILOT 2.0. O seu design sofisticado ganhou o Auto Color Award 2021 Grand Prix no Japão e o Red Dot Design Award na Alemanha. O Ariya também foi nomeado na lista Wards Top 10 Best Interiors & UX e terminou em 3º lugar do pódio na eleição do European Car of Year 2023.
Na gama dos comerciais, a Nissan lançou o seu primeiro furgão eléctrico na Europa, a e-NV200, em 2014, que passou a vender mais de 45.000 unidades em todo o continente, antes da introdução do seu sucessor, a Nissan Townstar EV, no início deste ano.

No âmbito da sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan planeia lançar globalmente 19 modelos totalmente eléctricos até 2030. A empresa também pretende lançar automóveis eléctricos alimentados por baterias de estado sólido desenvolvidas internamente até 2028 e expandir sua linha de VEs para atender às diversas necessidades dos clientes em todo o mundo.

Dois futuros automóveis 100% eléctricos já foram anunciados para o mercado europeu, um crossover eléctrico de nova geração antecipado pelo protótipo CHILL-OUT e um novo automóvel eléctrico compacto que se tornará o automóvel de entrada na gama electrificada da Nissan.
[Pela Estrada Fora]

Windows 11 vai abrir links no browser escolhido - mas só na Europa

01-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai deixar que todos os links sejam abertos no browser escolhido pelos utilizadores em vez do Edge - mas só para os utilizadores europeus.

A MS parece sofrer de amnésia recorrente e esquecer casos do passado, como aquele em que acabou por ser obrigada a adicionar um ecrã de selecção de browser no Windows, para apresentar opções alternativas aos utilizadores em vez de os deixar (na altura) com o medonho Internet Explorer. Apesar das décadas passarem, parece manter-se o mesmo sentimento. A MS começou por dificultar o processo de escolha de um browser alternativo no Windows 11, onde seria necessário fazer dezenas de associações manuais a tipos de ficheiros; e mesmo depois de ter facilitado esse aspecto, havia alguns links que continuavam a ser abertos sempre no Edge apesar dos utilizadores terem escolhido outro browser pré-definido para o sistema.

Com o Windows 11 Insider Preview Build 23531 isso fica resolvido, com todos os links a - finalmente - respeitarem a opção do browser escolhido pelos utilizadores. Mas se esta alteração poderá colocar, por agora, um ponto final no assunto para os utilizadores europeus, vem também reforçar críticas adicionais por utilizadores no resto do mundo.
Agora começam a surgir utilizadores que se sentem injustiçados por continuarem a ter que levar com o Edge em vez do browser da sua preferência, e que vão perguntando coisas como "como posso enganar o meu Windows 11 para que pense que sou um utilizador europeu?"

É muito mau sinal quando se começa a ter que recorrer a batotas e artimanhas para que o sistema operativo se comporte como o utilizador deseja; e infelizmente isso é algo que no Windows tem vindo a acontecer com cada vez maior frequência (bastando lembrar a questão de não se poderem desligar as actualizações ou o envio de dados de telemetria para a MS, a não ser que se recorram a utilitários não oficiais). E se é certo que não é fácil escapar ao Windows, importa relembrar que todos os abusos só são suportados até chegar a um ponto limite, a partir do qual perderão não só um utilizador, como ganharão um verdadeiro anti-fã que não perderá oportunidade para falar mal do sistema e fazer os possíveis para que mais pessoas o abandonem.

Controlos parentais do Messenger disponíveis em Portugal

01-09-2023 | 17:39 | Aberto até de Madrugada

As ferramentas de controlo parental do Messenger passam a estar disponíveis para os pais e responsáveis de educação em Portugal.

Há algumas semanas a Meta anunciou novas funcionalidades de controlo parental para o Messenger, para que pais e responsáveis de educação pudessem ter um maior controlo e informação sobre a actividade dos mais pequenos no Messenger. Na altura essas funcionalidades apenas foram disponibilizadas em alguns países, mas agora isso é algo que foi expandido a todos os países, incluindo Portugal.

Através do Centro Família da Meta, os utilizadores têm acesso a várias ferramentas e relatórios, que permitem:
  • Os pais podem analisar quanto tempo os filhos passam no Messenger;
  • Receber atualizações se houver alterações nos contactos do Messenger, assim como qualquer alteração nas definições de privacidade e de segurança;
  • Se o seu filho denuncia alguém pode receber de imediato uma notificação - se o adolescente em questão quiser partilhar a informação;
  • Analisar quem pode enviar uma mensagem – os amigos, os amigos de amigos, ou até ninguém - e saber se o adolescente mudar esta definição;
  • Os pais podem saber ainda quem pode ver as Stories do seu filho e ser alertados se houver alterações nestas definições;
É importante referir que, apesar destas ferramentas de controlo, os pais não têm acesso às mensagens dos filhos.

A Meta diz que irá adicionar ainda mais ferramentas e funcionalidades à Supervisão Parental do Messenger no próximo ano, para que pais e educadores possam gerir o tempo que os filhos passam no Messenger.

How to Create Nice PHP Article Editor Pages using ASCOOS Content Management System

01-09-2023 | 16:32 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Content management systems help create sites that publish valuable content.

Most of the best content management systems allow the generation of pages with content so that the pages can be composed using blocks dedicated to showing specific types of information.

This package provides a module for the ASCOOS CMS that can display information about the author of an article.

This makes it easier to insert the information of an author page automatically.

Notícias do dia

01-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança Model 3 renovado Highland; Chrome facilita captura de frames de vídeo com qualidade original; Sony aumenta anuidades PS Plus; Instagram prepara Reels de 10 minutos; Philips Hue com câmaras, novas luzes e sensores; ransomware Key Group com descodificador gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Óculos Magic Leap 1 deixam de funcionar no final de 2024

A saga Magic Leap continua com episódios infelizes, agora anunciando que os óculos Magic Leap 1 se irão tornar em dispendiosos pisa-papéis a partir do final de 2024, data em que deixarão de funcionar.

Estes óculos custavam 2300 dólares, e apesar de terem sido uma desilusão, seria de esperar que quem os comprou os pudesse usar enquanto desejasse. No entanto a empresa diz que estão em fim de vida e irá encerrar os servidores. Como os óculos fazem uma validação regular via cloud para se manterem funcionais, isso deixará de ser possível - a não ser que alguém se dê ao trabalho de criar um qualquer "jailbreak" para contornar isso.

Teria sido muito melhor que tivesse sido a empresa a dizer que iria encerrar os servidores, mas que simultaneamente também desbloquearia os óculos para que pudessem manter-se funcionais em uso offline com apps carregadas localmente. Assim, acaba por ser apenas mais um "prego no caixão" da Magic Leap, que certamente não será esquecido por todos os que decidiram acreditar naquele produto.


Paris proíbe eScooters partilhadas

Em Paris chega ao fim a era do caos das scooters eléctricas, com a capital francesa a proibir a sua operação. Os habitantes poderão continuar a circular nas suas próprias scooters eléctricas, e também continuam disponíveis os serviços de bicicletas eléctricas partilhadas.

Em 2022, as E-scooters foram responsáveis por três mortes e 459 feridos. Ainda assim, a maior associação de prevenção rodoviária francesa, Prévention Routière, diz que teria sido preferível que a cidade se focasse na questão da segurança - com o uso obrigatório de capacetes, e maior controlo sobre estes serviços no horário nocturno - do que ter optado pela proibição completa.

Agora há que aguardar para ver se esta decisão se alastra a outras cidades europeias.


Tesla sob investigação por estar a construir mansão para Elon Musk

A Tesla está a ser investigada, por potencial uso ilegal de recursos, com a aquisição de materiais que estariam a ser usados para construir a nova mansão de Elon Musk. Em causa está a compra de um "vidro especial" para um projecto secreto, que se veio a descobrir que é a nova casa de Elon Musk, numa compra bastante superior aos 120 mil dólares que a empresa é obrigada a declarar.

Embora comprar coisas através da empresa possa ser uma prática comum numa empresa privada, quando se tratam de empresas cotadas publicamente em bolsa as regras são bastante mais apertadas e não se pode recorrer a este tipo de habilidades. Tendo em conta os valores, até acaba por ser surpresa que Musk não criasse uma nova empresa, dedicada à construção, apenas para esse efeito, e evitando este tipo de promiscuidade entre as suas demais empresas e vida pessoal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: James Cameron trabalhava como camionista, até que em 1977 um certo filme chamado Star Wars o ter feito seguir a sua paixão e tentar a sua sorte como realizador.

Licenças Windows 10/11 desde apenas €11 na CdkeySales

01-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]


Philips Hue com câmaras, novas luzes e sensores

01-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Signify apresentou uma série de novidades na família Philips Hue, que agora passa a incluir câmaras de vigilância além dos sistemas de iluminação.

A Signify anunciou o lançamento de uma nova categoria de produtos com câmaras inteligentes, sensores e funcionalidades da aplicação Philips Hue Secure para ajudar a proteger a sua casa. A Philips Hue Secure permite monitorizar a casa em tempo real e recorrer a sensores de movimento instantâneos e alarmes de luz e som, para ajudar a dissuadir intrusos. Através da subscrição de um plano, o novo Centro de Segurança da aplicação Philips Hue oferece funcionalidades ainda mais avançadas, que incluem as luminárias Philips Hue Festavia para interiores e exteriores e o lançamento do Matter para os utilizadores do sistema.

Câmaras de Segurança Philips Hue para vigiar a sua casa

As Câmaras Philips Hue Secure apresentam uma imagem de vídeo HD 1080p nítida com visão noturna para o ajudar a monitorizar a casa em tempo real e em qualquer momento, ao mesmo tempo que permitem acionar notificações de movimento instantâneas. Esta é a solução ideal para dissuadir intrusos acionando a combinação única de luzes e alarmes sonoros Philips Hue, ou, em situações do dia-a-dia ativar a conversação bidirecional para dizer ao carteiro para deixar a encomenda ou, simplesmente, dizer "Olá!" a uma cara amiga. As câmaras Philips Hue incluem encriptação de ponta a ponta por predefinição, garantindo a privacidade de todas as gravações efetuadas, sejam elas instantâneas ou visualizações em direto. Através do sistema inteligente da Philips Hue Secure é possível reconhecer se uma notificação é acionada por uma pessoa ou um animal de estimação. A identificação é executada na própria câmara e não na nuvem, o que significa que a encriptação de ponta a ponta está sempre ativada.

Indicadas para interiores e exteriores, as câmaras Philips Hue Secure estão disponíveis nas versões com bateria e com fios, bem como nas cores preto e branco. O sistema com fios pode ser utilizado com um prático suporte de secretária em qualquer zona da casa. Ambas as câmaras também podem ser colocadas no exterior com o suporte de câmara Secure com suporte de chão, podendo ser facilmente ligadas ao sistema exterior de baixa tensão da Philips Hue.

Desenvolvida especificamente para utilização no exterior, a câmara com projetor Philips Hue Secure reúne o melhor do sistema Philips Hue. Permite uma vigilância total de toda a envolvente da casa, incluindo o quintal, o pátio ou a entrada da garagem e, quando acionado um alarme de luz a partir da aplicação Philips Hue, o projetor ilumina imediatamente toda a área, podendo optar por uma branca brilhante ou mesmo vermelha.

Para todas as câmaras Philips Hue Secure, estão ainda disponíveis um cabo de carregamento exterior de baixa tensão e um cabo anti-queda.


Sensores de alarme para controlo total de portas e janelas

Discreto e disponível em preto e branco, o sensor de alarme Philips Hue Secure pode ser utilizado em portas, janelas, armários e qualquer espaço onde possa detetar movimento e enviar notificações em tempo real, captadas pelo sensor de alarme. Totalmente versátil, pode programar o sensor de alarme da porta para acionar as luzes do corredor e enviar uma notificação, para que possa verificar imediatamente se existem potenciais intrusos ou, simplesmente, automatizar o sistema de luzes em qualquer parte da casa para ligar as luzes quando abre e fecha um armário ou uma porta de qualquer divisão.


Novo centro de segurança na aplicação Philips Hue

A aplicação Philips Hue inclui agora o novo Centro de Segurança para controlo total do sistema de segurança da casa. Ao receber uma notificação pode aceder à aplicação e decidir como agir: pode acionar manualmente um alarme luminoso ou sonoro e ligar para as autoridades locais ou para um contacto de confiança.

Através da aplicação Philips Hue, é possível personalizar as definições da câmara para criar zonas de blackout, tornando privadas determinadas áreas do feed de vídeo, ou zonas de atividade, impedindo o envio de notificações, o que se torna particularmente útil junto de passeios movimentados. Totalmente versátil, o sistema permite aos utilizadores ativar e desativar o sistema, definir estados de ativação especial para dentro ou fora de casa e até, entre outras funções, rever gravações.


Como aceder ao Philips Hue Secure

Os kits e pacotes iniciais Philips Hue Secure oferecem uma vasta gama de produtos para os estreantes do novo sistema Philips Hue Secure. Com a Philips Hue Bridge pode aceder aos produtos Philips Hue Secure e a todas as funcionalidades avançadas, como o sensor de alarme, a câmara do projetor, os alarmes de luz e som, ou a programação do sistema, entre outros.

Para garantir a privacidade e a segurança do sistema de segurança doméstica inteligente Philips Hue, é essencial que os utilizadores tenham uma conta Philips Hue, de modo a terem acesso imediato ao seu sistema, às funcionalidades de segurança (mesmo quando estão ausentes) e ao controlo das permissões individuais dos membros na aplicação, aos quais podem ser definidas restrições de acesso (controlar apenas a iluminação, controlar a iluminação e a ativar/desativar o sistema de segurança) ou atribuir controlo total sobre todo o sistema de luz e segurança.

As funcionalidades de segurança adicionais, que incluem o acesso a zonas de atividade e a deteção de uma pessoa, pacote, animal ou veículo que acionou o alerta, podem ser desbloqueadas com um plano pago. O plano Basic dá acesso a 30 dias de histórico de vídeo, enquanto o plano Plus oferece 60 dias de histórico de vídeo.


O que mais há de novo na Philips Hue

Vai ser lançada uma nova geração das populares luzes Philips Hue Festavia, que podem ser utilizadas tanto no interior como no exterior da casa. Para além de criar um ambiente acolhedor para férias e ocasiões especiais, qualquer churrasco ou festa no quintal pode tornar-se num evento visualmente mais atrativo, graças às decorações luminosas. As novas luzes de fio estão disponíveis em três variedades: 100 LEDs ao longo de um cabo de 8 metros, 250 LEDs ao longo de um cabo de 20 metros e 500 LEDs ao longo de um cabo de 40 metros. Três novos efeitos de luz, criados especialmente para a Festavia, poderão ser acionados através da aplicação Philips Hue: Prism, Glisten e Opal. Estes efeitos também estarão disponíveis para as luzes de fio Festavia de primeira geração, enquanto o efeito Prism estará disponível para todas as luzes Philips Hue com capacidade de cor.

Outra das novidades é a lâmpada inteligente Philips Hue MR16 (GU 5.3) que permite levar a iluminação inteligente Philips Hue aos projetores convencionais de qualquer parte da casa. A lâmpada funciona com a mesma baixa tensão de 12 V que as lâmpadas MR16 normais, tornando-as compatíveis com a maioria dos transformadores. Com um casquilho de dois pinos e uma largura padrão, estas lâmpadas adaptam-se perfeitamente, tanto em termos de tamanho como de estilo, à maioria das instalações existentes.

Por último, os utilizadores do Philips Hue podem beneficiar da operacionalidade do Matter através de uma atualização de software para o Philips Hue Bridge que estará disponível em setembro de 2023. Com o lançamento desta atualização, os utilizadores terão uma experiência simplificada ao conectarem-se com o seu sistema Philips Hue a outros dispositivos e aplicativos domésticos inteligentes compatíveis com o Matter.


Disponibilidade e preços:

  • Câmara com fio Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 199,99 / EUR 229,99 com suporte de secretária
  • Câmara com bateria Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 249,99
  • Câmara com projetor Philips Hue Secure em preto (disponível no primeiro trimestre de 2024) EUR 349,99
  • Sensor de alarme Philips Hue Secure em preto ou branco (disponível no outono de 2023) EUR 39,99 (pacote com 1) / EUR 69,99 (pacote com 2)
  • Suporte de câmara Philips Hue Secure (disponível no outono de 2023) EUR 39,99
  • Suporte de mesa Philips Hue Secure em preto e branco (disponível no outono de 2023) EUR 49,99
  • Cabo de carregamento externo Philips Hue Secure de baixa voltagem (disponível no outono de 2023) EUR 29,99
  • Cabo anti-queda Philips Hue Secure (disponível no outono de 2023) EUR 14,99
  • Plano Philips Hue Secure Basic com histórico de vídeo de 30 dias (disponível no outono de 2023) EUR 3,99 por câmara por mês ou EUR 39,99 por câmara por ano
  • Plano Philips Hue Secure Plus com histórico de vídeo de 60 dias (disponível no outono de 2023) EUR 9,99 por mês ou EUR 99,99 por ano para várias câmaras
  • Grinalda de luz Philips Hue Festavia (disponível em setembro de 2023) EUR 119,99 (100 LEDs) / EUR 219,99 (250 LEDs) / EUR 359,99 (500 LEDs)
  • Lâmpada de ambiente branco Philips Hue MR16 (GU 5.3) e ambiente branco e colorido (disponível em setembro de 2023) EUR 39,99 ( pack 1 lâmpada branca) / EUR 64,99 (pack 2 lâmpadas brancas)) / EUR 64,99 (pack 1 lâmpada colorida) / EUR 109,99 (pack 2 lâmpadas coloridas)

Chrome facilita captura de frames de vídeo do YouTube

01-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Capturar uma imagem de um vídeo no YouTube torna-se mais fácil e prático do que nunca, sem ter que recorrer à técnica da captura de ecrã.

Quem já passou pelo processo de querer apanhar uma imagem de um vídeo no YouTube sabe que isso é algo que se torna num mini-jogo. Se fizermos pause para assegurar que o vídeo está no momento exacto, vamos apanhar o interface do YouTube sobreposto sobre a imagem, assim como legendas; e tentar apanhar esse momento exacto com o vídeo em andamento, vai exigir uma mestria do "Print Screen" (que é complicada pelo facto do sistema poder apresentar opções adicionais sobre o que se quer capturar, janela, ecrã total, secção, etc.).

Tudo isso fica agora resolvido com a nova opção adicionada ao Chrome, que permite copiar um frame do vídeo sem processos intermédios, usando a função "Copy Video Frame" do menu de contexto (botão direito do rato).
Com este sistema ficamos com acesso a uma imagem na qualidade original do stream. Ou seja, se estivermos a ver um vídeo 4K, ficarmos com a imagem em 4K e não limitada à resolução do ecrã. Também funciona nos vídeos do Google Photos, embora seja necessário fazer duplo-clique com o botão direito para se passar do menu habitual do serviço para o menu do browser. Também por esse motivo, o sistema não funciona no TikTok, Vimeo e Instagram, por bloquearem o acesso ao menu de contexto.

Esta funcionalidade funciona não só no Chrome como também noutros browsers que usam o Chromium, como o Arc e o Edge.

|