PlanetGeek

Notícias do dia

30-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Microsoft testa mais popups abusivos anti-Chrome no Windows; Galaxy S24 europeu com Exynos 2400; Fairphone 5 com garantia de 5 anos e até 10 anos de actualizações; Apple aposta no iPhone 15 Pro Max como modelo mais atractivo para os consumidores; X enfrenta 2200 processos de funcionários despedidos que lhe podem custar milhões só em taxas processuais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Pasta escondida do Google Photos chega aos iPhones

Com a chegada do backup na cloud da pasta protegida do Google Photos, chega também a sua disponibilização no Google Photos para iOS.

Até agora, a pasta protegida do Google Photos estava disponível apenas no Googe Photos para Android, mas com a chegada do backup na cloud passa a estar disponível também nos iPhones e iPads, e também no Google Photos na web. Como sempre, é algo que está disponibilizado de forma gradual, pelo que poderá demorar ainda algum tempo a chegar a todos os utilizadores.


WhatsApp com edição de mensagens nas comunidades

O WhatsApp está a preparar-se para permitir a edição de mensagens também nas comunidades, acabando com a frustração de ter que apagar e reenviar uma mensagem por causa de um simples erro.

Até agora a edição de mensagens estava disponível apenas nas mensagens individuais e nos grupos normais, mas estava ausente das comunidades - o sistema que permite agrupar e gerir diferentes grupos e que, apesar de parecer mais complicado, acaba por tornar mais simples a gestão de grupos.


Remoção das notícias sem impacto no Facebook no Canadá

No Canadá, a tentativa de forçar as plataformas a pagarem pelos links para sites noticiosos teve como resultado a remoção das notícias do Facebook e Google, e os dados sobre a utilização confirmam aquilo que já era esperado: a remoção das notícias não teve qualquer impacto na utilização do Facebook.
Dito de outra forma: o Facebook não precisa das notícias para nada; mas quase seguramente os sites noticiosos não poderão dizer o mesmo. É esperar para ver o impacto que a medida teve nas visitas a esses sites, e quanto tempo irá demorar até que reconsiderem e digam que, se calhar, afinal, é melhor continuar a permitir a partilha de links.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Dragon Dictate foi um dos primeiros sistemas de reconhecimento a chegar aos consumidores em 1990. Foi seguido pelo Dragon NaturallySpeaking em 1996, que permitia o reconhecimento de forma contínua e a um ritmo de até 100 palavras por minuto.

Coluna Anker Soundcore Boost a €51

30-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Boost da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Esta Anker Soundcore Boost de 20 W fica posicionada abaixo da Soundcore Motion Boom que vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. Mesmo com aspecto mais simples e tradicional,  conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Boost está disponível por 51.83 euros na Amazon Espanha, activando-se o cupâo de desconto de 15%.

Esta coluna portátil conta com uma autonomia para até 12 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C, e também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. Também tem protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas. No caso de não necessitarem de tanta "pujança", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple aposta no iPhone 15 Pro Max

30-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple está confiante que a nova câmara no iPhone 15 Pro Max vai fazer com que continue a ser o modelo preferido pelos consumidores.

Depois de nos iPhone 13 a preferência ter ido para o modelo mais barato, a geração iPhone 14 veio dar a vitória ao modelo iPhone 14 Pro Max. Uma tendência que a Apple espera manter, estimando que 40% das vendas dos novos iPhones 15 sejam do mais dispendioso iPhone 15 Pro Max - que este ano estreará uma câmara com objectiva periscópica.

É também a táctica que tem funcionado para manter (ou até aumentar) o nível de lucro perante um menor volume de vendas, apostando em modelos mais caros e com maior margem de lucro.

Só o iPhone 15 Pro Max irá contar com esta nova câmara, com a Apple a não querer roubar demasiado volume interno ao iPhone 15 Pro mais pequeno, e isso por si só poderá fazer com que alguns clientes habituais dos modelos Pro se convertam para o Pro Max. Mas, será necessário esperar pelo evento oficial de apresentação dos novos iPhone - já confirmado para 12 de Setembro - para saber qual será o agravamento nos preços, estando praticamente assegurado desde já que as variantes mais baratas de 128 GB irão desaparecer, forçando os utilizadores a passar para o patamar seguinte (e em cima disso, poderá haver ajuste dos preços, para cima).

Windows testa mais popups abusivos anti-Chrome

30-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft parece não conseguir resistir ao uso de tácticas abusivas para tentar forçar os utilizadores do Windows a usarem o Edge em vez do Chrome.

Ao longo das décadas a MS tem, por diversas vezes, recorrido a técnicas pouco apreciadas para promover os seus próprios produtos face à concorrência. Técnicas que até levaram a que o Windows apresentasse uma caixa com selecção de browsers alternativos.

Apesar disso, parece que esses velhos hábitos vão ressurgindo de tempos a tempos, e um dos testes mais recentes parece querer explorar os limites do que se pode considerar abusivo, apresentando popups a incentivar o uso do Edge que podem aparecer mesmo quando se está a meio de um jogo.
A MS disse já ter parado com estes popups, dizendo que não era sua intenção serem tão abusivos; mas o que é certo é que isto demonstra que a MS está a analisar os computadores dos uilizadores para determinar que estão a utilizar um browser concorrente (o Chrome) e em resultado disso instalam um programa adicional responsável por apresentar estes popups independentes, que nem sequer estão integrados nos popups mais comuns de sugestões que aparecem na secção de notificações do Windows.

Vai ser interessante ver se este tipo de coisa é admissível sob o Digital Services Act europeu, que já está a fazer-se sentir com a obrigatoriedade das plataformas terem que disponibilizar formas dos utilizadores verem os feeds daquilo que seguem sem manipulação por parte dos seus algoritmos.

Fairphone 5 com garantia de 5 anos e 10 anos de actualizações

30-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Fairphone já apresentou o seu mais recente Fairphone 5, que mantém a aposta na sustentabilidade.

A Fairphone é uma marca que se tem diferenciado pela aposta na sustentabilidade dos seus produtos, assegurando peças para reparação (e facilidade na substituição das mesmas), assim como garantia de manter actualizações durante o máximo de tempo possível - evitando o frequente cenário de se ser forçado a abandonar um smartphone funcional apenas por ter deixado de receber actualizações do segurança.

O Fairphone 5 dá uso extensivo a materiais reciclados e com origens sustentáveis, e chega com um ecrã OLED de 6.46" (1224 x 2700 pixeis) a 90 Hz com brilho de 880 nits e protegido por vidro Gorilla Glass 5. O chip utilizado é um Qualcomm QCM 6490, chip equivalente ao Snapdragon 778G mas para uso industrial, tendo por isso garantia de disponibilidade mais longa, necessária para os 5 anos de garantia assegurada e actualizações prometidas por 8 anos, podendo chegar aos 10 anos se possível. Vem com 8 GB de RAM, 256 GB de capacidade + microSD até 2 TB. Nas câmaras, temos uma câmara frontal de 50 MP em furo no ecrã, e duas câmaras de 50 MP na traseira acompanhadas por um sensor 3D Time of Flight. Suporta Dual SIM, com um SIM físico e um eSIM; WiFi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, e claro, 5G.
A bateria de 4200 mAh suporta carregamento rápido de 30 W - uma melhoria face ao modelo anterior com bateria de 3905 mAh e 20 W) - permitindo carregar a bateria a 50% em 20 minutos. Não tem carregamento wireless mas em contrapartida permite a rápida troca de bateria, assim como a substituição de até 10 peças e módulo do smartphone sem grandes dificuldades pelo utilizador. Apesar disso, tem protecção IP55.

O Fairphone 5 chega numa versão única com preço de 699 euros, em preto, azul, ou transparente.





X enfrenta 2200 processos de funcionários despedidos

30-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O X (ex-Twitter) enfrenta mais de 2 mil processos de funcionários despedidos, que podem abrigar a empresa a gastar 3.5 milhões de dólares só em custos judiciais.

Apesar de todas as tentativas de Elon Musk em cortar custos no Twitter (agora X), as despesas parecem não parar de surgir. Além dos relatos de que o X se tem atrasado a pagar a fornecedores (e até a renda da sua sede), chega agora a indicação de que também enfrenta 2200 processos arbitrais referentes a ex-funcionários que foram despedidos.

Este volume de casos implicará que o X pague 3.5 milhões de dólares só em taxas para a abertura dos processos, a que se poderão seguir valores ainda mais avultados. Uma situação que não será novidade para a empresa, que já terá passado por um caso idêntico com 890 funcionários, com os quais também foi adiando os processos.

Apesar de valores nesta ordem de grandeza serem "insignificantes" para empresas com aquela dimensão, não deixam de ser valores que pouco agradarão aos accionistas.

Galaxy S24 europeu com Exynos 2400

30-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung deverá regressar aos seus chips Exynos próxima geração Galaxy S24.

De acordo com o habitualmente certo leaker Ice Universe, está praticamente garantido que o próximo Samsung Galaxy S24 regressará aos chips Exynos nos modelos Europeus.

A Samsung já teve por hábito lançar os Galaxy S diferenciados, com chips Exynos para os modelos europeus e chips Snapdragon para o mercado norte-americano, e sendo criticada por os seus chips serem "piores" que os chips da Qualcomm. Nos Galaxy S23 a Samsung fez um pausa para reavaliar e reestruturar o seu desenvolvimento de chips (que chegou a ser posto em causa) e lançou todos os modelos com chip Snapdragon 8 Gen 2, mas para os S24 voltará a apostar nos seus chips próprios. O Galaxy S24 virá equipado com um Exynos 2400 na Europa.

At least Europe will adopt, 100%

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) August 29, 2023

Vai ser interessante ver que tal este Exynos 2400 (10-cores, com núcleo principal Cortex-X4 a 3.16GHz) se comportará face ao Snapdragon 8 Gen 3 que se espera que seja usado nos Galaxy S24 nos EUA, para ver se desta vez terá prestações equiparáveis (especialmente a nível de aquecimento e consumos), ou se assistiremos a uma repetição do que já aconteceu no passado.

Além do Exynos, o Galaxy S24 também deverá chegar com ecrãs ultra-brilhantes, com até 2500 nits de luminosidade de pico, e com uma resolução de 3120x1440 pixeus no Galaxy S24+.

Fundo de catálogo (118): Metric

29-08-2023 | 21:25 | Gonçalo Sá

METRIC.jpg

O álbum de estreia de uma das bandas mais confiáveis deste milénio faz 20 anos esta semana. Editado a 2 de Setembro de 2003, "OLD WORLD UNDERGROUND, WHERE ARE YOU NOW?" apresentou os METRIC ao mundo e conserva alguns dos maiores hinos dos canadianos para uma imensa minoria.

Da new wave ao rock de contornos indie, com acessos dance-punk e pop electrónica pelo meio, o primeiro longa-duração dos METRIC ampliou largamente o que o grupo de Toronto tinha revelado em "Static Anonymity E.P." (2001), registo mais discreto tanto na música como nas atenções que despertou. Talvez porque apesar de este ter sido o primeiro álbum dos METRIC a ser editado, não foi o primeiro criado pela banda: o papel inaugural coube a "Grow Up and Blow Away", gravado dois anos antes mas adiado pela editora do quarteto da altura, a Restless Records, tendo sido apenas lançado em 2007 (já pela Last Gang Records).

Essa situação invulgar talvez ajude a explicar a solidez de um alinhamento que, mais do que o do disco descartado (mas também recomendável), deixou logo pistas do que viria a ser o caminho dos seus autores nas décadas seguintes. Guitarras, teclados e sintetizadores, aliados à voz versátil da carismática Emily Haines, dominam canções que vão do festivo ao crispado ou introspectivo com um à-vontade assinalável em todas as vertentes.

Algures entre os Blondie e os Garbage (com quem partilharam palcos em 2023), e antecipando um cruzamento que seria seguido pelos Yeah Yeah Yeahs ou The Strokes (contemporâneos que se destacaram pelo rock cru e foram abrindo espaço à electrónica), os METRIC tornar-se-iam dos maiores embaixadores de uma vaga indie canadiana de inícios do milénio que teve nos Arcade Fire, Broken Social Scene, Feist, Final Fantasy ou Stars outros conterrâneos de peso. Haines chegou a colaborar com alguns deles, aventurando-se também em discos a solo, de perfil intimista, mas voltando sempre a uma banda cuja formação se tem mantido intacta: a vocalista e multi-instrumentista surge acompanhada por James Shaw (guitarra/sintetizadores), Joshua Winstead (baixo/sintetizadores) e Joules Scott-Key (bateria/percussão).

Essa coesão, especialmente visível em palco e audível no disco mais recente, "Formentera" (2022), já dava provas em canções fulminantes como "Combat Baby" e "Dead Disco", não por acaso os dois singles de "OLD WORLD UNDERGROUND, WHERE ARE YOU NOW?". Com Haines em modo particularmente imponente, são clássicos cuja força não esmoreceu e pontos altos de um álbum que tem outra pérola na mais esquecida "Hustle Rose", belíssimo exemplo dos METRIC mais serenos (embora ainda dançáveis).

Metric_2003.jpg

"Succexy", alerta antibélico com um dos refrãos mais orelhudos, continua mais actual do que nunca ao também lançar farpas à dependência digital ("All we do is talk, sit, switch screens/ As the homeland plans enemies", entoa a vocalista com sarcasmo). "Wet Blanket", cuja pujança duplica ao vivo, dá uma lição de garra alimentada por harmonias vocais. E as serenas "Calculation Theme" e "Love Is a Place" sugeriram vias que Haines percorreria em nome próprio, ainda que o grupo também nunca tenha deixado de praticar a arte de uma boa balada minimalista.

Enquanto não chega o próximo álbum dos canadianos, "Formentera II" (o nono, agendado para 13 de Outubro), nem a colheita da rentrée, vale a pena regressar à casa de partida e celebrar o início de uma das discografia consistente como poucas das últimas décadas. "Dead disco, dead funk, dead rock and roll"? Enquanto os METRIC andarem por cá, dificilmente será o caso...

FBI encerra Qakbot botnet com mais de 700 mil computadores

29-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O FBI anunciou ter conseguido desmantelar a botnet Qakbot, uma das mais antigas e maiores botnets em funcionamento, que infectou mais de 700 mil computadores.

A Qakbot - também conhecida como Qbot e Pinkslipbot - estava a associada a dezenas de ataques de ransomware que resultaram em centenas de milhões de euros em danos. Só nos últimos 18 meses estima-se que os estragos causados tenham superado os 50 milhões de euros.

O FBI conseguiu infiltrar-se na rede de controlo do grupo que controlava esta botnet, e além de ficar com informação privilegiada sobre eles, incluindo registos de pagamentos, também conseguiu utilizar a própria botnet para distribuir uma ferramenta de limpeza para que os computadores se auto-removessem da rede.


O FBI diz que o encerramento da rede irá perturbar as operações de diversos grupos de ransomware que a utilizavam, e que também permitiu apreender cerca de 9 milhões de dólares em criptomoeda, que serão destinadas às vítimas dos ataques do grupo.

Embora a ferramenta de limpeza tenha feito a sua operação de forma silenciosa, o FBI diz que qualquer pessoa que suspeite ter sido alvo de ataque poderá confirmá-lo introduzindo o seu email no site da polícia holandesa ou através do Have I Been Pwned.

Samsung lança TV Terrace de 85" para o pátio

29-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung expandiu a sua gama de televisores LCD para exterior - Terrace - que agora passa a contar com um modelo de 85".

Os Samsung Terrace são uma série de televisores destinados a permanecer no exterior, estando preparados para aguentar tanto com chuva como com temperaturas elevadas, e oferecer uma luminosidade capaz de competir a de um dia cheio de sol. O novo ecrã Terrace de 85" vem com um painel Neo LED, com zonas de local dimming melhoradas. Tem protecção IP56 melhorada (os outros modelos têm IP55) que promete suportar com jatos de água de baixa pressão vindos de qualquer direcção - o que teoricamente permite que este ecrã possa resistir a uma lavagem com mangueira, quer seja por necessidade ou simplesmente para impressionar os amigos.
O ecrã pode atingir luminosidades de mais de 1500 nits de pico, mas a Samsung alerta que a luminosidade poderá ficar limitada em caso de se atingirem temperaturas excessivas. O controlo remoto SolarCell da Samsung inclui carregamento solar, para que nunca se tenham que preocupar com trocar pilhas ou recarregamentos.

O preço nos EUA é de $19.999, pelo que desde logo se pode ver que é um produto destinado a quem não se intimida com estes detalhes dos números.

How Check If Two Images Can Be Copies using a PHP Image Correlation Package that Uses JavaScript to Perform Browser Side Calculations

29-08-2023 | 16:52 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Comparing images can be a valuable activity for many types of applications.

For instance, an application can determine if an image is mostly a copy of another embodiment.

Another application can compare two movie images to determine if there are significant changes between the two scenes.

This package implements an image comparison approach calculating a correlation factor using JavaScript and PHP code.

Notícias do dia

29-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Carregamento rápido não degrada baterias dos Tesla; Apple apresenta iPhone 15 a 12 de Setembro; Samsung Galaxy Z Flip5 resiste ao teste da dobragem; YouTube perdoa avisos aos YouTubers se assistirem a curso educativo; e hackers apagam dados de spyware brasileiro WebDetetive.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

WhatsApp para Mac com videochamada em grupo

O WhatsApp para Mac passa a disponibilizar videochamadas em grupos com até 8 pessoas, e chamadas áudio em grupos com até 32 pessoas. Além disso, a app adopta um design remodelado, mais em linha com o iMessage.

A app permite o arrastar de ficheiros para transferi-los entre os participantes e, como seria de esperar, utiliza encriptação end-to-end para maior segurança e privacidade; sendo que nem o próprio WhatsApp tem acesso ao conteúdo das mensagens ou ficheiros. Por agora a app terá que ser descarregada directamente do site do WhatsApp, mas em breve será disponibilizada também através da macOS App Store.


Avatars VR da Meta ganham pernas

Depois de muito ter sido criticada pelos seus avatars VR apenas com corpos flutuantes, a Meta está finalmente prestes a adicionar pernas aos seus bonecos VR.

No entanto, por agora isso parece estar a ser feito apenas no Quest Home (e não no Horizon Worlds), mas é um primeiro "passo" nesse sentido. E apesar de ainda haver algumas falhas, como a ausência da detecção de alguém se baixar, o resultado parece ser bastante positivo e permite recriar personagens virtuais mais realistas.

The new Leg IK for Meta is a good start. They kept their opinion that you should only see them as a third person view

The lack of crouching is probably the most glaring issue of it so far. But progress 🤷 pic.twitter.com/0s5jmIvuvW

— Brad Lynch (@SadlyItsBradley) August 29, 2023



Próximo Edge vai perder funcionalidades

Numa era em que estamos habituados a que todos os programas acrescentem continuamente funcionalidades e fiquem cada vez maiores, a MS opta por fazer o contrário. A próxima actualização do Edge vai remover algumas funcionalidades, nomeadamente:
  • Math Solver
  • Picture Dictionary
  • Citations
  • Grammar Tools
  • Kids Mode
O facto de provavelmente nunca terem ouvido ou dado uso a estas funcionalidades explicará rapidamente porque motivo a MS acha que não faz sentido que se mantenham no browser, dizendo que será preferível fazê-las desaparecer e simplificar os menus do browser.

Para quem desse uso a alguma delas, será altura de procurar uma extensão que faça a mesma função ou, em último caso, um browser alternativo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola de jogos com CD foi a CD-i da Philips, lançada em 1991. Infelizmente, veio a tornar-se num falhanço, com jogos de fraca qualidade, com a Philips a acabar por tentar redireccioná-la para serviços de kiosks multimédia.

Chuwi HiPad X Pro a €126

29-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi é uma marca que já conhecemos por ter portáteis a preços bastante atractivos (dos mais económicos aos mais equipados), mas desta vez falamos do seu tablet HiPad X Pro, um tablet de 10.5" com características e preço imbatíveis.

O Chuwi HiPad X Pro é um tablet Android com ecrã de 10.1" (1920x1200), que vem equipado com CPU Unisoc T616, acompanhado por 6 GB de RAM e 128 GB + microSD. Tem WiFi Dual Band 2.4G Hz / 5 GHz, LTE Dual-SIM, BT 5.0, câmara traseira de 8 MP e frontal de 13 MP, espessura de 7.3 mm, peso de 500 g, e bateria de 7000 mAH. Tem USB-C e vem com Android 12.
Este tablet Chuwi HiPad X Pro 6 GB + 128 GB fica por apenas 126.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10 euros.

Infelizmente, neste caso, o teclado e stylus não estão incluídos, pelo que será necessário acrescentá-los à parte (se acharem que se justifica). Para quem apenas procurar um tablet com preço relativamente económico, com ecrã grande e de alta-resolução, que tenha um aspecto moderno com margens reduzidas, então não será necessário adicionar mais nada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube perdoa avisos aos YouTubers

29-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube vai permitir que os YouTubers limpem o seu cadastro, limpando um aviso se frequentarem um curso educativo.

O YouTube implementa um sistema de "strikes" com avisos que vão penalizando os canais de forma cada vez mais agravada, e que pode culminar com o encerramento do canal. Quando recebem um aviso por conteúdos que violam as regras, esses utilizadores ficam com o aviso permanentemente no seu cadastro, mas agora o YouTube dá a oportunidade de removerem um desses avisos.

Em vez de um aviso genérico, os avisos passarão a ser mais informativos quanto ao motivo da violação das regras, e os YouTubers poderão cumprir um curso educativo relativo à violação efectuada, com o objectivo de melhor perceberem o que podem ou não podem publicar na plataforma - e com isso ganhando a limpeza do seu cadastro.


No entanto, o aviso regressará se o YouTuber violar a mesma regra num prazo de 90 dias. Depois desses 90 dias, a violação da mesma regra voltará a poder usufruir do benefício da sua eliminação através da frequência do curso.

Como alerta, o YouTube relembra que violações frequentes continuam a ser justificativo para poder encerrar a conta, assim como a publicação de conteúdos que justifiquem uma penalização severa. YouTubers que também estejam a abusar demasiado da limpeza do cadastro através dos cursos também poderão ficar impedidos desse benefício.

Apple apresenta iPhone 15 a 12 de Setembro

29-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple já oficializou o seu evento para 12 de Setembro, em que apresentará os iPhone 15, novo Apple Watch, e potencialmente outras novidades.

Este nao não foi preciso esperar até perto do evento para ter confirmação oficial. A Apple já enviou os convites, para o evento "Wonderlust" a 12 de Setembro no Apple Park.

Para os iPhone 15 deste ano, a grande mudança será a transição para da ficha Lightning para a ficha USB-C, não apreciada pela Apple (apesar de já o ter feito nos iPad Pro há bastante tempo) mas que se torna numa exigência europeia que entrará em vigor no próximo ano. Os iPhone 15 também deverão adoptar o furo alongado no ecrã e Dynamic Island que foi estreado nos iPhone 14 Pro. Já nos iPhone 15 Pro, teremos ecrãs com margens mais reduzidas em redor, corpo em titânio, e uma câmara periscópica no iPhone 15 Pro Max. É também esperado que a Apple abandone as versões de 128 GB, pelo que o preço base dos iPhone 15 passará automaticamente para o patamar seguinte dos 256 GB - e potencialmente com agravamento de preço em cima.

Wonder awaits. September 12. #AppleEvent pic.twitter.com/48gRXu3Ux4

— Greg Joswiak (@gregjoz) August 29, 2023

Nos Apple Watch devemos ter a nova Series 9, com Apple Watch de 41 e 45 mm, e também um novo Apple Watch Ultra.

Dia 12 de Setembro, cá estaremos para acompanhar o evento e relatar todas as novidades. Para os que trocam de iPhone todos os anos, será também altura de ir preparando o saldo bancário.

Google Home com novas acções

29-08-2023 | 12:38 | A Minha Alegre Casinha

A Google adicionou quase duas dezenas de novas acções às rotinas no Google Home, ampliando drasticamente as possibilidades de automação.

No total temos 9 novos triggers / starters e 9 novas acções, que incluem coisas como detectar abertura ou fecho de um sensor, alteração de temperatura, silenciar volume, alteração de humidade, sensor de presença; e efectuar acções como abrir e fechar coisas, activar efeitos luminosos, controlar temporizadores, e até efectuar actualização de software.
A Google dá vários exemplos de como se podem utilizar estes novos "triggers" e acções:
  • Quando se abre uma janela, desligar o termostato
  • Quando se liga um carro eléctrico à tomada em casa, começar a tocar música ou efectuar actualização
  • Quando a temperatura numa divisão ficar elevada, abrir a janela e ligar um ventilador
  • Quando se faz mute do volume, desligar as colunas ou iniciar um temporizador para retomar passado um tempo
  • Quando um aspirador regressa à base, anunciar que a casa foi aspirada
  • Quando se faz pausa de um programa de TV, ajustar automaticamente a iluminação
  • Quando a fechadura da porta encravar, fazer piscar uma luz e dar um alerta sonoro
  • Quando o nível de humidade baixar de um certo nível, ligar o humidificador
  • Quando detecta a presença de alguém numa sala, ligar a luz

Nas acções:
  • Fazer piscar a luz do quarto ou sala quando alguém toca à campainha
  • Quando se desliga o alarme acender as luzes gradualmente ao longo de 1 hora
  • Ao dizer "Party time" por as luzes a mudar de cor durante 30 minutos
  • Abrir os estores à 7h da manhã e fechá-los automaticamente às 22h
  • Fazer pausa do aspirador robot quando alguém toca à campainha
  • Fazer mute ao volume da TV quando está na hora dos filhos irem para a cama
  • Fazer reboot de consolas, televisores, ou routers, uma vez por mês para melhorar a estabilidade de funcionamento
Obviamente, tudo isto fica dependente dos fabricantes de equipamentos suportarem as respectivas acções; e resta esperar que com a popularização e expansão do Matter, tudo isto comece a tornar-se num standard que seja seguido por todos.

Carregamento rápido não degrada baterias dos Tesla

29-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver um Tesla não deverá ter receio dos carregamentos rápidos, pois o seu impacto na degradação da bateria é nulo.

Embora a maioria das pessoas acabe por fazer carregamentos lentos em casa, há sempre o receio de que o recurso aos carregadores rápidos vá reduzir a longevidade da bateria. No entanto, um estudo da Recurrent Auto tendo por base mais de 12 mil automóveis Model 3 e Model Y, revela que não há motivo para preocupações.

O estudo compara a perda da capacidade da bateria entre carros que fizeram carregamentos rápidos mais de 90% das vezes, e os que fizeram carregamentos rápidos menos de 10% das vezes. E os resultados são virtualmente idênticos para ambos os grupos.
Nos Model 3 ambos os grupos se situam nos 89% de capacidade de bateria ao fim de 2000 dias de carregamentos; nos Model Y, fica nos 91% ao fim de 1000 dias de carregamentos.

De notar que não há motivo para preocupações pelo facto da degradação "mais rápida" nos Model Y, há que a curva da degradação não é linear, e tem perda mais acentuada durante os primeiros mil dias, mas depois torna-se bastante mais plana daí em diante. Esta perda inicial mais rápida também é visível nos Model 3.

Portanto, não há motivos para ter receio dos carregamentos rápidos, embora seja conveniente tomar todas as demais precauções para prolongar a vida das baterias, como limitar o nível máximo de carga quando não se necessita da carga total, e fazer o pré-condicionamento da mesma para que esteja na temperatura ideal de carregamento.

Oppo Watch 4 Pro e Oppo Watch SE

29-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo apresentou os seus mais recentes smartwatches, o Oppo Watch 4 Pro em aço e o mais económico Oppo Watch SE.

O Oppo Watch 4 Pro mantém um design idêntico ao do modelo anterior, mas passa a contar com um corpo em aço inoxidável em vez de alumínio, para maior resistência e sensação de qualidade. Uma opção que também sentir no peso, que passa de 37.5g para 52.3g. A traseira é feita de cerâmica e conta com toda a panóplia de sensores que temos nestes dispositivos. Além da frequência cardíaca e nível de oxigenação, o relógio também tem ECG, detecção de fibrilação arterial, e também pode detectar o ressonar. Há também referência à monitorização no nível de açucar no sangue, mas não está ainda claro como é que isso é feito. Conta ainda com sensor de temperatura da pela, com precisão de 0.1°C.

Tem um ecrã AMOLED LTPO de 1.91" com 378 x 396 pixeis, em formato ligeiramente curvado. Tal como o modelo anterior, recorre a um Snapdragon W5+, acompanhado por um chip low power BES 2700, mas agora com 2 GB de RAM e 32 GB de capacidade. Tem eSIM 4G e bateria de 570mAh com promessa de 5 dias de autonomia. Na China, vai ter preço a começar nos 290 euros.


Depoius, temos o Oppo Watch SE, alternativa mais económica. Com ecrã AMOLED de 1.75" (372 x 430 pixeis) e o velhinho Snapdragon Wear 4100 (já usado no Oppo Watch 2 de 2021), com 1 GB de RAM e 8 GB de capacidade. Tem bateria de 400 mAh e autonommia para 3 dias, e também conta com eSIM para conectividade sem necessidade do smartphone por perto, além do WiFi e Bluetooth. Tem sensor dfe frequência cardíaca e detecção de ritmo cardíaco irregular, assim como o nível de oxigénio, tracking de actividade desportiva, e qualidade do sono.

Na China fica disponível por um preço a começar nos 125 euros.


Agora é esperar para ver que preços terão quando chegarem à Europa.

Ganha um carregador Anker Nano USB-C

29-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um carregador Anker Nano de 20W.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos carregadores suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, consistindo num carregador Anker Nano equipado com uma porta USB-C com carregamento PD até 20W.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Samsung Galaxy Z Flip5 resiste ao teste da dobragem

29-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Galaxy Z Flip5 torna-se num exemplo do quanto os modelos dobráveis têm evoluído e ficado mais aptos para enfrentarem os abusos do dia a dia.

Demonstrando o quanto os modelos dobráveis têm sido melhorados a cada geração, o Samsung Galaxy Z Flip5 foi sujeito à habitual ronda de testes abusivos do JerryRigEverything, enfrentando riscos, areia e sujidade, e o habitual teste de resistência à dobragem - que nestes modelos dobráveis, se foca em tentar dobrá-los no sentido oposto ao habitual, levando a resistência do mecanismo da dobradiça ao limite.

O resultado do mais pequeno dobrável da Samsung é notável, e praticamente faz esquecer os receios dos primeiros modelos, em que um pouco de sujidade infiltrada pela dobradiça era suficiente para danificar o ecrã; para além de também demonstrar que não tem receio de alguém tentar dobrá-lo "ao contrário".


|