PlanetGeek

Google Home com novas acções

29-08-2023 | 12:38 | A Minha Alegre Casinha

A Google adicionou quase duas dezenas de novas acções às rotinas no Google Home, ampliando drasticamente as possibilidades de automação.

No total temos 9 novos triggers / starters e 9 novas acções, que incluem coisas como detectar abertura ou fecho de um sensor, alteração de temperatura, silenciar volume, alteração de humidade, sensor de presença; e efectuar acções como abrir e fechar coisas, activar efeitos luminosos, controlar temporizadores, e até efectuar actualização de software.
A Google dá vários exemplos de como se podem utilizar estes novos "triggers" e acções:
  • Quando se abre uma janela, desligar o termostato
  • Quando se liga um carro eléctrico à tomada em casa, começar a tocar música ou efectuar actualização
  • Quando a temperatura numa divisão ficar elevada, abrir a janela e ligar um ventilador
  • Quando se faz mute do volume, desligar as colunas ou iniciar um temporizador para retomar passado um tempo
  • Quando um aspirador regressa à base, anunciar que a casa foi aspirada
  • Quando se faz pausa de um programa de TV, ajustar automaticamente a iluminação
  • Quando a fechadura da porta encravar, fazer piscar uma luz e dar um alerta sonoro
  • Quando o nível de humidade baixar de um certo nível, ligar o humidificador
  • Quando detecta a presença de alguém numa sala, ligar a luz

Nas acções:
  • Fazer piscar a luz do quarto ou sala quando alguém toca à campainha
  • Quando se desliga o alarme acender as luzes gradualmente ao longo de 1 hora
  • Ao dizer "Party time" por as luzes a mudar de cor durante 30 minutos
  • Abrir os estores à 7h da manhã e fechá-los automaticamente às 22h
  • Fazer pausa do aspirador robot quando alguém toca à campainha
  • Fazer mute ao volume da TV quando está na hora dos filhos irem para a cama
  • Fazer reboot de consolas, televisores, ou routers, uma vez por mês para melhorar a estabilidade de funcionamento
Obviamente, tudo isto fica dependente dos fabricantes de equipamentos suportarem as respectivas acções; e resta esperar que com a popularização e expansão do Matter, tudo isto comece a tornar-se num standard que seja seguido por todos.

Carregamento rápido não degrada baterias dos Tesla

29-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver um Tesla não deverá ter receio dos carregamentos rápidos, pois o seu impacto na degradação da bateria é nulo.

Embora a maioria das pessoas acabe por fazer carregamentos lentos em casa, há sempre o receio de que o recurso aos carregadores rápidos vá reduzir a longevidade da bateria. No entanto, um estudo da Recurrent Auto tendo por base mais de 12 mil automóveis Model 3 e Model Y, revela que não há motivo para preocupações.

O estudo compara a perda da capacidade da bateria entre carros que fizeram carregamentos rápidos mais de 90% das vezes, e os que fizeram carregamentos rápidos menos de 10% das vezes. E os resultados são virtualmente idênticos para ambos os grupos.
Nos Model 3 ambos os grupos se situam nos 89% de capacidade de bateria ao fim de 2000 dias de carregamentos; nos Model Y, fica nos 91% ao fim de 1000 dias de carregamentos.

De notar que não há motivo para preocupações pelo facto da degradação "mais rápida" nos Model Y, há que a curva da degradação não é linear, e tem perda mais acentuada durante os primeiros mil dias, mas depois torna-se bastante mais plana daí em diante. Esta perda inicial mais rápida também é visível nos Model 3.

Portanto, não há motivos para ter receio dos carregamentos rápidos, embora seja conveniente tomar todas as demais precauções para prolongar a vida das baterias, como limitar o nível máximo de carga quando não se necessita da carga total, e fazer o pré-condicionamento da mesma para que esteja na temperatura ideal de carregamento.

Oppo Watch 4 Pro e Oppo Watch SE

29-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo apresentou os seus mais recentes smartwatches, o Oppo Watch 4 Pro em aço e o mais económico Oppo Watch SE.

O Oppo Watch 4 Pro mantém um design idêntico ao do modelo anterior, mas passa a contar com um corpo em aço inoxidável em vez de alumínio, para maior resistência e sensação de qualidade. Uma opção que também sentir no peso, que passa de 37.5g para 52.3g. A traseira é feita de cerâmica e conta com toda a panóplia de sensores que temos nestes dispositivos. Além da frequência cardíaca e nível de oxigenação, o relógio também tem ECG, detecção de fibrilação arterial, e também pode detectar o ressonar. Há também referência à monitorização no nível de açucar no sangue, mas não está ainda claro como é que isso é feito. Conta ainda com sensor de temperatura da pela, com precisão de 0.1°C.

Tem um ecrã AMOLED LTPO de 1.91" com 378 x 396 pixeis, em formato ligeiramente curvado. Tal como o modelo anterior, recorre a um Snapdragon W5+, acompanhado por um chip low power BES 2700, mas agora com 2 GB de RAM e 32 GB de capacidade. Tem eSIM 4G e bateria de 570mAh com promessa de 5 dias de autonomia. Na China, vai ter preço a começar nos 290 euros.


Depoius, temos o Oppo Watch SE, alternativa mais económica. Com ecrã AMOLED de 1.75" (372 x 430 pixeis) e o velhinho Snapdragon Wear 4100 (já usado no Oppo Watch 2 de 2021), com 1 GB de RAM e 8 GB de capacidade. Tem bateria de 400 mAh e autonommia para 3 dias, e também conta com eSIM para conectividade sem necessidade do smartphone por perto, além do WiFi e Bluetooth. Tem sensor dfe frequência cardíaca e detecção de ritmo cardíaco irregular, assim como o nível de oxigénio, tracking de actividade desportiva, e qualidade do sono.

Na China fica disponível por um preço a começar nos 125 euros.


Agora é esperar para ver que preços terão quando chegarem à Europa.

Ganha um carregador Anker Nano USB-C

29-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um carregador Anker Nano de 20W.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos carregadores suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, consistindo num carregador Anker Nano equipado com uma porta USB-C com carregamento PD até 20W.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Samsung Galaxy Z Flip5 resiste ao teste da dobragem

29-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Galaxy Z Flip5 torna-se num exemplo do quanto os modelos dobráveis têm evoluído e ficado mais aptos para enfrentarem os abusos do dia a dia.

Demonstrando o quanto os modelos dobráveis têm sido melhorados a cada geração, o Samsung Galaxy Z Flip5 foi sujeito à habitual ronda de testes abusivos do JerryRigEverything, enfrentando riscos, areia e sujidade, e o habitual teste de resistência à dobragem - que nestes modelos dobráveis, se foca em tentar dobrá-los no sentido oposto ao habitual, levando a resistência do mecanismo da dobradiça ao limite.

O resultado do mais pequeno dobrável da Samsung é notável, e praticamente faz esquecer os receios dos primeiros modelos, em que um pouco de sujidade infiltrada pela dobradiça era suficiente para danificar o ecrã; para além de também demonstrar que não tem receio de alguém tentar dobrá-lo "ao contrário".


Nubia prepara smartphone com câmara de 1"

29-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A ZTE está a preparar a estreia de um sensor de câmara de 1" num dos seus próximos smartphones Nubia.

Vários fabricantes já lançaram smartphones equipados com sensores de imagem de 1" - que em tempos se pensaria serem impossíveis de aplicar num smartphone de espessura reduzida - e a ZTE não quer ficar de fora.

Uma foto dos seus laboratórios revela um protótipo que usa como base o actual Nubia Z50S Pro, e que revela precisamente o tipo de condicionantes que a utililzação de um sensor dessa dimensão implica a nível da objectiva, quando colocado ao lado de um Nubia Z50S Pro normal com o seu sensor principal de 1/1.49" (que deverá ser um sensor Sony IMX989). A objectiva é bastante mais volumosa, tendo uma espessura que é idêntica, ou até ligeiramente superior, à espessura do smartphone.

Por outro lado, isto é apenas um protótipo, e certamente haverão coisas que a marca poderá fazer para tentar reduzir - ou pelo menos disfarçar - a espessura do dispositivo, e é precisamente esse o aspecto em que a ZTE está a trabalhar antes de lançar um potencial Nubia Z50S Ultra com câmara de 1".

Hackers apagam dados de spyware brasileiro WebDetetive

28-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um grupo de hackers infiltrou-se e apagou os dados recolhidos pelo spyware WebDetetive, que tem como mercado principal o Brasil.

As apps de spyware parecem estar a ser alvo de uma campanha de hackers que não apreciam a espionagem de pessoas. Depois de em Junho um hacker ter roubado os dados do LetMeSpy, agora temos um caso idêntico referente ao spyware WebDetetive.

Tirando partido da má qualidade da programação da maioria deste programas, parece não ter sido difícil conseguir entrar na secção de gestão do spyware e ter acesso a todos os dados e controlo da rede, que englobava mais de 76 mil smartphones Android infectados com este spyware. Os hackers eliminaram os dados que tinham sido roubados às vítimas, e partilharam 1.5 GB de dados referentes à operação, incluindo os endereços de email dos clientes, os seus endereços IP, registo de compras, e lista das respectivas vítimas e dados que foram roubados.

Este spyware tenta passar despercebido assumindo um icon e nome de uma app do sistema, e tem a capacidade de roubar mensagens, fotos, emails, etc., assim como indicar a localização do smartphone. É muitas vezes utilizado por pessoas em relações abusivas para seguir todos os movimentos e actividade da outra pessoa.
Neste caso em particular, o spyware WebDetetive assume-se como uma app chamada WiFi com icon do símbolo WiFi num círculo azul sobre fundo branco.

Também se descobriu que o spyware WebDetetive é na verdade apenas uma versão remarcada do spyware OwnSpy, desenvolvido em Espanha, e que facilita a criação de apps remarcadas que utilizam a mesma base de funcionamento.

Neste caso, o método típico de infecção não passa por tirar partido de qualquer vulnerabilidade, mas sim pelo processo de instalação pelo companheiro ou companheira da vítima, que tem acesso ao smartphone.

Google Home com novas acções

28-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google adicionou quase duas dezenas de novas acções às rotinas no Google Home, ampliando drasticamente as possibilidades de automação.

No total temos 9 novos triggers / starters e 9 novas acções, que incluem coisas como detectar abertura ou fecho de um sensor, alteração de temperatura, silenciar volume, alteração de humidade, sensor de presença; e efectuar acções como abrir e fechar coisas, activar efeitos luminosos, controlar temporizadores, e até efectuar actualização de software.
A Google dá vários exemplos de como se podem utilizar estes novos "triggers" e acções:
  • Quando se abre uma janela, desligar o termostato
  • Quando se liga um carro eléctrico à tomada em casa, começar a tocar música ou efectuar actualização
  • Quando a temperatura numa divisão ficar elevada, abrir a janela e ligar um ventilador
  • Quando se faz mute do volume, desligar as colunas ou iniciar um temporizador para retomar passado um tempo
  • Quando um aspirador regressa à base, anunciar que a casa foi aspirada
  • Quando se faz pausa de um programa de TV, ajustar automaticamente a iluminação
  • Quando a fechadura da porta encravar, fazer piscar uma luz e dar um alerta sonoro
  • Quando o nível de humidade baixar de um certo nível, ligar o humidificador
  • Quando detecta a presença de alguém numa sala, ligar a luz

Nas acções:
  • Fazer piscar a luz do quarto ou sala quando alguém toca à campainha
  • Quando se desliga o alarme acender as luzes gradualmente ao longo de 1 hora
  • Ao dizer "Party time" por as luzes a mudar de cor durante 30 minutos
  • Abrir os estores à 7h da manhã e fechá-los automaticamente às 22h
  • Fazer pausa do aspirador robot quando alguém toca à campainha
  • Fazer mute ao volume da TV quando está na hora dos filhos irem para a cama
  • Fazer reboot de consolas, televisores, ou routers, uma vez por mês para melhorar a estabilidade de funcionamento
Obviamente, tudo isto fica dependente dos fabricantes de equipamentos suportarem as respectivas acções; e resta esperar que com a popularização e expansão do Matter, tudo isto comece a tornar-se num standard que seja seguido por todos.

Notícias do dia

28-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Musk demonstra FSD v12 só com AI; Google prepara SOS satélite via Garmin nos Android; Google Photos vai ter backup da Locked Folder; WhatsApp com envio de fotos e vídeos originais; onde estão as pilhas de tipo A e B; Windows 11 com novo processo de boas-vindas após instalação; e CloudNordic e AzeroCloud perdem dados dos clientes após ataque ransomware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Smartwatch Nothing CMF sem Wear OS

Apesar da sua tenra idade e quantidade reduzida de produtos, a Nothing anunciou recentemente a criação da submarca CMF que se iria estrear com um smartwatch. E agora ficamos com uma melhor ideia do que esperar.

Quem esperasse um smartwatch Wear OS irá ficar desapontado, pois tudo indica que o primeiro smartwatch CMF será um modelo económico - o Watch Pro - com sistema próprio. Terá ecrã AMOLED de 1.96" quadrado com cantos arredondados, sensor de frequência cardíaca e oxigénio no sangue, tracking de mais de 100 actividades desportivas, mais de 100 mostradores, e autonomia para até 13 dias (com ecrã always-on desligado).
Pela positiva, tem um preço que deverá andar pelos 55-60 euros. Pela negativa, as imagens parecem revelar que se trata de um modelo com braceletes com sistema de fixação proprietário. Descobriremos no próximo mês, quando for revelado oficialmente.


Musk quer painéis alinhados no Cybertruck com precisão de 10 microns

Para a qualidade final do Cybertruck, Elon Musk diz que quer atingir uma precisão de alinhamento de 10 microns, superior ao dos concorrentes, e dizendo que se o grupo LEGO e as latas de alumínio conseguem ter produção em volume dentro dessas tolerâncias, também a Tesla terá que conseguir.

Enquanto isso, num Cybertruck de pré-produção que Elon Musk demonstrou com orgulho, são facilmente visíveis grandes falhas no alinhamento. Por algum motivo as primeiras unidades deverão ser destinadas a funcionários da Tesla, antes de efectivamente começarem as entregas ao público em geral.


Índia mostra rover na lua


A Índia partilhou um vídeo do rover da missão Chandrayaan-3, que aterrou com sucesso pólo sul da Lua, a descer do módulo e a dar os primeiros passos na superfície lunar.

O rover também já deu uso a alguns dos seus instrumentos, incluindo uma sonda capaz de registar a diferença de temperatura no subsolo lunar a diferentes profundidades.

... ... and here is how the Chandrayaan-3 Rover ramped down from the Lander to the Lunar surface. pic.twitter.com/nEU8s1At0W

— ISRO (@isro) August 25, 2023


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora as origens dos LEDs remontem a 1927, só em 1961 foi criado o primeiro LED de luz visível (cor vermelha) que deu início à revolução nos sistemas de iluminação. Ao longo das décadas seguintes foram feitos avanços que nos foram trazendo LEDs amarelos, verdes, e por fim os "difíceis" LEDs azuis e UV.

SSD Samsung 990 Pro 2TB a €69

28-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 990 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 2 TB está disponível por 167.29 euros na Amazon Espanha.

Há quem critique a Samsung por ter chamado Pro a estes SSDs, quando eles utilizam memórias flash TLC acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. No entanto, é uma opção que em nada invalida o seu excelente desempenho em uso típico do dia a dia para a maioria dos utilizadores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

How to Implement a PHP ChatGPT Client in a Laravel Site Integrating a Laravel Nova

28-08-2023 | 15:27 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
ChatGPT is a popular artificial intelligence service that allows users to ask questions using natural language.

Laravel Nova is a package that allows developers to implement modular administration panels in sites implemented using the Laravel framework.

This package implements an integration between the ChatGPT service and a panel that lets users ask questions to the ChatGPT service using its API from a Laravel application.

This possibility allows users of a Laravel application to quickly ask questions and get answers in the same place as a site where the users perform site administration tasks.

Google Photos prepara backup da Locked Folder

28-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos está prestes a permitir o backup na cloud dos conteúdos na sua pasta protegida.

Em 2021 a Google adicionou uma muito útil pasta protegida ao Google Photos, permitindo guardar fotos que não se deseja que estejam imediatamente visíveis na galeria de fotos e álbuns - e antes que deixem a imaginação visualizar que tipo de fotos lá se poderão colocar, importa referir que é bastante útil quando se quer tirar fotos a coisas como documentos de identificação, cartões de crédito, e outras coisas que não implicam necessariamente pele visível.

O grande problema é que as fotos e vídeos na Locked Folder não tinham direito ao backup automático associado ao Google Photos, fazendo com que alguns utilizadores enfrentassem dissabores ao trocarem de smartphone e descobrirem que as suas fotos desaparecidas tinham desaparecido. Mas felizmente, é algo que está prestes a ser resolvido.

Um utilizador já conseguiu desbloquear a funcionalidade de backup na cloud para a pasta protegida do Google Photos.

An exclusive look at the "Backup Locked Folder" feature in action. Your photos will be backed up to the cloud when you add them in the Locked Folder and can access them even after you uninstall or clear data of the app. pic.twitter.com/rgxIL13c93

— AssembleDebug (@AssembleDebug) August 25, 2023

Como se pode imaginar, é algo que tem que ser activado manualmente - não fossem chover as reclamações de que a Google estava a "roubar" fotos privadas ao enviá-las para a cloud.

Apesar da função ainda não estar oficialmente disponível, a mesma já estava em estado totalmente funcional quando foi activada de forma alternativa. Pelo que é extremamente provável que seja algo que a Google esteja prestes a lançar nas próximas semanas.

Musk demonstra FSD v12

28-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk fez uma demonstração da próxima versão do modo FSD (v12), que tem apresentado como sendo revolucionária, mas o resultado não impressionou.

Musk tem insistido, ao longo dos anos, que o modo FSD da Tesla tem que funcionar apenas com câmaras, replicando aquilo que os condutores humanos têm (olhos) para conduzir. A grande novidade para esta versão do FSD, é que todo o sistema é assente exclusivamente em redes neuronais, dispensando a necessidade da programação tradicional.

Nesse sentido, sim, podemos dizer que se trata de uma revolução, para a Tesla, por ser uma mudança radical face ao que tinha. Por outro lado, demonstra apenas aquilo que muitos outros já fizeram, com demonstrações AI realizadas virtualmente, ou até fisicamente, como o sistema AI de condução criado por George Hotz... em 2016! O grande problema é que, tal como nessa altura, a questão não é ver o sistema quando funciona bem na maioria do tempo, mas sim todas as situações em que falha flagrantemente, mesmo sendo apenas numa percentagem ínfima das vezes.


https://t.co/VzTxpktH1q

— Elon Musk (@elonmusk) August 26, 2023


Mesmo alguns fãs de longa data da Tesla não ficaram particularmente impressionados por esta demonstração do FSD v12. Para além da demonstração parecer estar a ser transmitida por Elon Musk a segurar no smartphone enquanto conduz, violando as regras da Tesla, temos situações como o carro a circular na via errada e, de forma mais grave, a ter que ser travado manualmente quando tentava passar um sinal vermelho quando existia um sinal verde para outra via. É o tipo de falhas flagrantes que deita por terra a promessa de que o modo FSD 100% autónomo está "mesmo mesmo quase a chegar" - algo que, de resto, os clientes Tesla já terão percebido, ao longo de todos os anos já passados à espera.

Android com SOS satélite via Garmin?

28-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar-se para replicar o envio de mensagens SOS via satélite dos iPhones no Google Messages, usando o serviço da Garmin.

O iPhone 14 da Apple estreou um serviço de pedidos de emergência via satélite, e a Google prepara-se para replicar a funcionalidade no Android.

No Google Messages já foram detectadas referências a este serviço, que aparentemente será feito através de uma parceria com a Garmin, que já disponibiliza dispositivos com pedidos de emergência via satélite.

Looks like Google Messages may use Garmin Response for the Satellite Emergency SOS

If true it could mean that Emergency Satellite messages would be available in 150+ countries👀https://t.co/egVqM6JaJV

(1st screen is a mockup, 2nd are the translations found in Google Messages) pic.twitter.com/Rza9BUxJwJ

— Neïl Rahmouni 🐢 (@neil_rahmouni) August 28, 2023
A parte positiva é que isto asseguraria acesso imediato ao serviço em praticamente todos os países do mundo (a Apple apenas ainda disponibiliza o serviço numa dezena de países, apesar da cobertura de satélite chegar a todo o mundo, suspeitando-se que seja por questões de legislação de cada país). A parte negativa é que, actualmente, esse é um serviço pelo qual a Garmin cobra $15 por mês.

A melhor opção seria a Google fazer algum tipo de acordo para permitir o envio de mensagens durante um ano ou dois antes de começar a cobrar pelo serviço, tal como a Apple está a fazer. O serviço SOS satélite da Apple é gratuito durante dois anos, mas a Apple ainda nem sequer revelou quanto é que irá custar após esse período. Seguramente será um preço que deverá incentivar a que os clientes comprem um novo iPhone para terem direito a mais dois anos.

O serviço de SOS satélite já permitiu salvar a vida a várias pessoas, e é daquelas coisas que ninguém espera precisar usar... até ao dia em que precisa. Nessa altura seria extremamente embaraçoso (e preocupante) que uma pessoa pudesse morrer porque não prolongou a subscrição do serviço satélite.

WhatsApp com envio de fotos e vídeos originais

28-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp prepara-se finalmente para permitir o envio de fotos e vídeos em qualidade original.

Depois de recentemente ter lançado a opção para enviar fotos e vídeo com qualidade HD melhorada em relação ao envio normal, o WhatsApp prepara-se para acabar de vez com as queixas e permitir o envio das fotos e vídeos com qualidade original sem necessidade de recorrer a "batotas".

O envio das fotos e vídeos em qualidade HD veio resolver o problema parcialmente, ao permitir o evio de fotos com qualidade 4K e vídeos com qualidade 720p, mas isso de nada servia para quem queria enviar esses conteúdos no seu formato original. Para tal tinha que se recorrer a métodos alternativos, como mudar a extensão das fotos para .doc ou .pdf, para que as mesmas fossem enviadas como ficheiros de documentos - e que estava longe de ser a experiência de utilização mais agradável.
Mas parece que esses dias estão prestes a terminar, com uma versão beta do WhatsApp para Android a fazer referência ao envio de fotos e vídeos na qualidade original.

Se for como no caso da qualidade HD, esta opção da qualidade original deverá chegar às versões públicas do WhatsApp já nas próximas semanas.

Tablet Teclast T40S a €128

28-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M40 Pro temos agora o tablet Teclast T40S que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T40S vem equipado com um ecrã IPS de 10.4" (2000x1200), CPU MediaTek MT8183, 8 GB de RAM (+8 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 512 GB, câmaras de 13 MP e 5 MP, WiFi ac, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google.
Com tudo isto, este Teclast T40S está disponível por 128.98 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Windows 11 com novo processo de boas-vindas após instalação

28-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar um novo processo de boas-vindas para melhor informar os utilizadores das capacidades do Windows 11 após a instalação.

Por vezes é difícil lembrarmos-nos de que, apesar de para muitas pessoas a instalação e arranque de um sistema operativo seja algo rotineiro e recorrente, para outras pessoas isso é algo que é feito pela primeira vez, confrontando-as com algo "desconhecido".

No Windows a Microsoft está a preparar uma série de novos guias à disposição para o seu OOBE ("out of box experience" - o processo feito após o arranque do sistema operativo pela primeira vez), que perguntará o objectivo do utilizador e o direccionará para uma série de passos para melhor cumprir esse objectivo.

Uma das opções que será disponibilizada é para "Developers", que os levará para o Dev Home e apresentará as funcionalidades que o Windows tem para auxiliar developers; mas temos também uma opção mais genérica para quem quiser ver as funcionalidades do Windows 11 de um modo geral; e também uma opção "Restore", destinada aos utilizadores que fizeram a recuperação do sistema, e em que lhes será mostrado como podem aceder às apps reinstaladas, etc.
Por agora isto está a ser testado no Windows 11 Insider Preview Build 25936 (Canary Channel), pelo que ainda será cedo para estimar quando é que serão lançadas em versão oficial para o público em geral. Provavelmente é algo que ainda não chegará na próxima grande actualização, que adicionará ao Windows o suporte nativo para ficheiros comprimidos RAR e 7-zip, mas certamente estará na calha para o final do ano ou início de 2024.

Asus vai abandonar gama Zenfone

28-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A série Zenfone poderá chegar ao fim com o lançamento do Zenfone 10.

Apesar da longa tradição desta série, que já vai no modelo Zenfone 10, chegam relatos de Taiwan de que a Asus irá terminar os modelos Zenfone.

A medida inesperada será devida a uma reestruturação interna e reavaliação dos planos para o futuro, e no qual os modelos Zenfone terão passado a dispensáveis. Em vez disso, a Asus irá reforçar a aposta na gama ROG Phone, mais orientada para um público gamer, e onde também tem a vantagem de estar melhor cotada face a marcas concorrentes.

Por agora ainda não existe qualquer confirmação oficial, mas tudo isto são alterações com dimensão que não poderá ser mantida em segredo por muito mais tempo. Uma coisa é certa, para os fãs dos Zenfone será uma notícia bastante penosa, e que obrigará a considerar a mudança para um ROG Phone no futuro, se se quiserem manter fiéis na marca.

Bitwarden lança gestor de segredos open-source

27-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Bitwarden lançou um gestor de segredos open-source - Bitwarden Secrets Manager - destinado a developers e profissionais do sector.

Hoje em dia vivemos num mundo rodeado de segredos, e os developers e outras pessoas em sectores relacionados, têm que lidar com isso. Uma coisa tão simples quanto um acesso a uma API externa pode estar associada a uma chave que tem que ser mantida em segredo; para não falar de credencias de acesso a serviços, certificados SSL e TLS, chaves de encriptação, etc. etc. Algo que se complica quando temos projectos que são disponibilizados como open-source, e onde esses dados não deverão estar presentes. Aliás, o lapso de deixar estes dados serem publicados em projectos open-source é tão frequente, que plataformas como o GitHub disponibilizam serviços para os detectar e alertar os responsáveis.

O Bitwarden Secrets Manager tem como objectivo facilitar essa tarefa, fazendo a gestão dos segredos, em múltiplos projectos e plataformas, para developers individuais ou equipas.


Ao estilo do seu gestor de passwords, o Bitwarden Secrets Manager é disponibilizado como open-source, dando maior confiança a quem não quiser confiar os seus "segredos" a um programa proprietário.

A Bitwarden disponibiliza uma modalidade gratuita, com segredos ilimitados, até dois utilizadores, três projectos, e três contas de serviços. Depois tem modalidades "Teams" e "Enterprise", por $6 e $12 por mês, com limites superiores e mais funcionalidades.

AI reconstrói imagens a partir de pensamentos

27-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um novo sistema é capaz de converter pensamentos em imagens com maior fidelidade que nunca.

Ter um computador capaz de ler os pensamentos é algo com que se sonha há muito, potenciando uma nova forma de interacção Homem-Máquina, e que seria de incalculável valor para todas as pessoas com limitações físicas. Enquanto alguns investigadores têm feito grandes avanços no sentido de falar usando apenas pensamentos, outros têm trabalho no sentido de serem capazes de materializar os pensamentos em imagens.

Embora longe de ser um sistema perfeito, é preciso não esquecer que estamos a falar de reconstruir imagens com base apenas na actividade do cérebro, e que neste momento já é capaz de produzir resultados surpreendentes.


Apesar de não se poder ignorar os riscos para uso abusivo deste tipo de tecnologia, as potencialidades são imensas e, de qualquer forma, é algo que se tornará inevitável quer se queira ou não. Por isso, mais vale ir preparando o caminho para o dia em que podermos transformar os sonhos em filmes, ou de materializar exactamente uma imagem tal como a vemos no nosso pensamento e imaginação.

|