PlanetGeek

How Can PHP Detect AdBlock Used by Site Users to Educate Them to Support the Site that They Love and Keep Sites Financially Viable

27-08-2023 | 16:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many sites place ads on their pages to earn more revenue while providing free access to site resources.

Some users who dislike seeing ads use ad-blocking extensions in their browsers to avoid showing ads.

When ads are blocked, the site owners who depend on advertising revenue to keep the sites running pay for all its costs and may be unable to control the sites open.

This package uses a JavaScript library to show messages to users that block ads to let them know that the advertising revenue is necessary to give them access to the site resources.

This way, conscious users may unblock ads for the sites that show these messages.

Onde estão as pilhas de tipo A e B?

27-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Embora as pilhas AA e AAA sejam populares, o que é feito das pilhas A, e B?

Estamos habituados a lidar frequentemente com pilhas de formato AA e AAA, e também com pilhas de formato C e D de maiores dimensões. Não será preciso muito para notar algumas ausências nesse alinhamento. Se temos pilhas AA e AAA, porque não temos pilhas A? E se temos pilhas C e D, porque não temos pilhas B?

Na verdade, as pilhas A e B estão previstas no standard.
A questão é que as suas dimensões eram tão próximas das pilhas AA e pilhas D que acabaram por ser ignoradas pelos fabricantes - e ainda bem, senão teríamos que lidar com ainda maior variedade de pilhas.

Houve também outras pilhas que foram populares em tempos mas caíram em desuso, nomeadamente as pilhas rectangulares A e B, que foram muito utilizadas até à década de 70 e popularização dos transístores, que vieram possibilitar produtos mais compactos e com menores tensões. A pilha rectangular B usava uma tensão de 67.5 V, necessária para os equipamentos com tubos de vácuo.

Hoje em dia, será também recomendável optar por baterias recarregáveis em vez de pilhas de uso único sempre que possível, e especialmente em produtos de uso frequente que obrigariam a usar dezenas ou centenas de pilhas por ano.

WordPress.com lança registo de domínios para 100 anos

27-08-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O WordPress.com está a disponibilizar um plano de 100 anos, que inclui o domínio e alojamento assegurado por um século.

Se há coisa que as décadas têm demonstrado, é que nem sempre aquilo que está na internet dura para sempre. São frequentes os sites que encerram, e até os impérios digitais colapsam. Para quem quiser paz de espírito a longo prazo, o WordPress.com propõe o seu novo plano para um século. O preço, uns módicos 38 mil dólares, o que dá um custo de 380 dólares por ano, ou de 31.6 dólares por mês.

O novo plano de 100 anos do WordPress.com inclui a garantia do serviço, incluindo o domínio, alojamento, backups, e suporte técnico, durante cem anos.


A ideia não deixa de ser curiosa do ponto de vista de quem se preocupa com a "longevidade digital" (uma das coisas referidas é para os pais deixarem um legado digital para os filhos), mas tal como referimos no início, nada dura para sempre, e até grandes plataformas digitais podem eclipsar-se no espaço de uma década. Se por agora tudo parece ser risonho e sustentável para o WordPress.com, é impossível prever como as coisas estarão daqui por 10, 20, 50 anos.

Se calhar será melhor ideia pegar numa fracção daquele valor e comprar Bitcoins, e deixar isso como legado para o filho, esperando que daqui por umas décadas possa ajudá-lo a pagar o curso universitário, ou até comprar casa, em vez de uma página web numa plataforma que daqui a 20 anos poderá ter tanta relevância como o MySpace ou Geocities hoje em dia. :)

Como fazer uma ventoinha RGB de mesa

27-08-2023 | 12:32 | A Minha Alegre Casinha

Uma ventoinha RGB de um PC pode facilmente ser reconvertida para um ventilador de secretária.

Tirando partido dos componentes que actualmente se tornaram bastante populares e facilmente disponíveis, este projecto Neo Desktop Fan mostra como se pode combinar uma ventoinha RGB com um pequeno controlador compatível com Raspberry Pi RP2040, e de algumas peças impressas em 3D, para se criar uma ventoinha de secretária que combinará perfeitamente junto de um computador gaming - mas não só.

O suporte da ventoinha permite o fácil ajuste da mesma - até mesmo virá-la ao contrário se se quiser utilizá-la como extractor de fumo enquanto estiverem a soldar componentes - e podem seleccionar diferentes cores ou efeitos luminosos através de um botão.
Infelizmente neste caso não temos nenhum controlo directo seleccionável da velocidade da ventoinha, que poderá ser ajustado manualmente no conversor de 5V para 12V (optando-se por uma tensão intermédia, como 7V ou 9V) durante o processo de montagem. Mas, é algo que podem considerar para expansão do projecto, fazendo com que diferentes cores correspondam a diferentes velocidades.

Apple prepara iPad Pro com OLED para 2024

27-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple prepara uma das maiores evoluções dos iPad Pro para o próximo ano.

A Apple não tem feito saltos revolucionários na evolução dos iPads, mas para o próximo ano prepara um dos maiores saltos nos iPad Pro.

Para a próxima geração dos iPad Pro é esperado que a Apple faça finalmente a transição para um ecrã OLED, resolvendo de uma vez por todas as limitações (e críticas) ao sistema de local dimming utilizado no iPad Pro de maior dimensão. Além do impacto que isso terá a nível de imagem, também tem como vantagem secundária poupar precioso espaço, num segmento onde todas as décimas de milímetro têm valor incalculável. No interior, teremos um chip M3, que reforçará as capacidades de processamento deste tablet que é apresentado como alternativa a um computador tradicional; e para isso também contribuirá um novo Magic Keyboard.

Funcionalmente, com os Macs a usarem o mesmo chip, não há qualquer desculpa para que um iPad não possa fazer o mesmo que um MacBook. O grande problema tem sido ajustar o iPadOS de modo a permitir isso, já que o sistema de gestão de multiplas "janelas" de apps no ecrã tem sido atormentado por bugs e comportamentos estranhos que vão criando alguma frustração. Mas isso é algo que a Apple poderá resolver através de actualizações, e espera-se que o iPadOS 17 possa trazer melhorias a esse nível.

Para quem estiver a considerar comprar um iPad Pro, será aconselhável aguardar mais um pouco, se possível, para tentar apanhar um destes modelos OLED.

X / Twitter lança serviço de empregos

27-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

No caminho para se tornar uma "everything app", o X passa a disponibilizar um serviço de oferta de empregos, intrometendo-se na área do LinkedIn e outros.

Elon Musk tem insistindo repetidamente que o X (Twitter) é o melhor local para os utilizadores e empresas chegarem instantaneamente a "milhões de pessoas" (aparentemente ignorando que o mesmo se aplica a qualquer outra rede social onde se tenha número de seguidores idêntico), e agora tenta torná-lo mais apelativo para as empresas.

O X passa a ter um serviço de oferta de empregos, permitindo que as empresas publiquem os lugares e funções disponíveis.

#Twitter will let verified organizations import all of their jobs to Twitter by connecting a supported ATS or XML feed! 🚀

"Connect a supported Applicant Tracking System or XML feed to add your jobs to Twitter in minutes." pic.twitter.com/TSVRdAoj3h

— Nima Owji (@nima_owji) July 20, 2023
Esta é uma função que mais habitualmente se associará ao LinkedIn e plataformas dedicadas de empregos, mas não é mal pensado oferecer esta possibilidade no Twitter. Resta saber se as empresas irão aderir e, ultimamente, se resultará em sucesso a recrutar novos colaboradores por esta via.

Conhecendo-se a tendência que Musk tem para mudar as regras a qualquer momento, já nem seria surpresa se começasse a exigir aos empregadores que pagassem comissão extra mensal por cada pessoa contratada via X, e também exigisse o dízimo a quem encontrou trabalho via X.

Ford disponibiliza Alexa nos carros na Europa

27-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Ford anunciou que os clientes na Europa podem agora aceder ao assistente Amazon Alexa, através do Alexa Built-in, que permite aos utilizadores fazer perguntas ou emitir comandos directamente a partir do interior do veículo sem necessitar de um smartphone.

Por exemplo, o Alexa Built-in proporciona aos condutores aceder a notícias e actualizações de trânsito logo pela manhã, a caminho do trabalho, – ou gerir remotamente a temperatura de casa, para ajudar a manter os custos com a energia baixos.

A funcionalidade está disponível através de uma actualização do software Ford Power-Up, disponibilizada over‑the-air (wireless/sem fios). O Alexa Built-in faz parte de uma série de funcionalidades que estão a ser disponibilizadas através das actualizações de software Ford Power-Up para a vasta gama de veículos equipados com os sistemas de comunicação e entretenimento SYNC 4 e SYNC 4A. Entre estes modelos incluem-se o Ford Mustang Mach-E e o Ford Mustang Mach-E GT, Focus e Focus ST.

O Alexa Built-in será também integrado durante a produção de veículos seleccionados, disponíveis para os clientes europeus ao longo deste ano, abrangendo os modelos Ford Mustang Mach-E, Ford Mustang Mach-E GT e Focus.

A Ford irá oferecer conectividade complementar às principais funcionalidades do Alexa. Concebido para ser uma extensão da experiência Alexa em casa, o assistente integrado da Amazon irá melhorar a experiência de condução:
  • Entretenimento: os condutores podem consultar a meteorologia, pedir à Alexa para contar uma anedota ou até perguntar a altura da Torre Eiffel
  • Produtividade: os condutores podem fazer chamadas telefónicas, adicionar itens a listas de compras e rever calendários
  • Controlos do veículo: os condutores podem regular a temperatura do habitáculo ou activar a navegação para um destino
  • Casa inteligente: os condutores podem controlar remotamente dispositivos domésticos inteligentes elegíveis, como termóstatos inteligentes
Os condutores também têm a opção de aceder à funcionalidade Ford Streaming, que permite a transmissão ilimitada de áudio, bem como aceder a actualizações de notícias e jogos através do Alexa. Um período de teste gratuito de 90 dias permite aos condutores ouvirem música, podcasts e audiolivros em plataformas compatíveis com o Alexa, incluindo Amazon Music e Audible, Kindle, bem como serviços de terceiros já subscritos pelos clientes.

[Pela Estrada Fora]

Ataque expõe dados de 10M de desempregados em França

26-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de emprego francês - Pôle emploi - anunciou ter sido alvo de um ataque que roubou dados de 10 milhões de pessoas.

O Pôle emploi, equivalente ao nosso IEFP, e que faz a gestão dos desempregados em França, revelou ter sido alvo de um ataque que terá conseguido roubar a totalidade dos dados referentes aos 10 milhões de indivíduos que tinha no seu sistema.

Estes dados incluem todas as pessoas que se tinham registado nos centros de emprego até Fevereiro de 2022 (6 milhões de pessoas), assim como 4 milhões de pessoas que se tinham inscrito durante os doze meses anteriores mas cujos dados ainda não tinham sido eliminados pelo serviço.

Os dados roubados incluem os nomes completos e os respectivos números de segurança social, o que potenciará a criação de campanhas de spearphishing mais verosímeis e que possam enganar as vítimas - para não falar em cenários de roubo de identidade.

O Pôle emploi refere que o ataque não afectará o pagamento do subsídio de desemprego, e que todas as suas equipas estão empenhadas em melhorar a segurança dos dados dos utentes. Mas isso é algo que pouco representará para estes 10 milhões de pessoas, cujos dados (permanentes) passarão a fazer parte da lista de dados roubados que circulam e são transaccionados na net.

LEGO lança blocos em Braille

26-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO está a disponibilizar o acesso aos conjuntos LEGO Braille Bricks, especificamente criados para as crianças e jovens com deficiência visual.

Em antecipação do mês de outubro, em que se assinala o Dia Mundial da Visão, e como resposta à procura global, o Grupo LEGO informa que os LEGO braille bricks estão disponíveis para compra, pela primeira vez, em LEGO.com. O novo produto LEGO Braille Bricks — Play with Braille destina-se a crianças com mais de seis anos e foi concebido para que qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre o braille, seja cega, amblíope ou sem dificuldades de visão, possa divertir-se a conhecer o sistema braille em casa com os seus familiares de uma forma lúdica e inclusiva.

Até agora, os LEGO Braille Bricks só tinham sido distribuídos gratuitamente pela LEGO Foundation a organizações especializadas na educação de crianças com deficiência visual. Desde o lançamento destes kits pedagógicos em 2020, a resposta de pais, cuidadores, avós, crianças e educadores tem sublinhado continuamente o efeito positivo dos tijolos e como transformam o modo como as crianças com deficiência visual podem aprender braille. Esta resposta impressionante gerou a criação de LEGO Braille Bricks — Play with Braille, para dar às famílias a oportunidade de desfrutarem dos benefícios e praticarem a sua destreza tátil em casa.

O conjunto LEGO Braille Bricks — Play with Braille traz 287 tijolos em cinco cores: branco, amarelo, verde, vermelho e azul. Todos os tijolos são inteiramente compatíveis com outros produtos LEGO e as espigas em cada tijolo estão dispostas para corresponder aos números e letras no sistema braille, com a versão impressa do símbolo ou letra situada abaixo das espigas. O set inclui ainda duas placas de construção e vem numa embalagem com relevo em braille. Para melhorar a experiência de brincadeira e contribuir para o desenvolvimento de competências pré-braille, há uma série de incentivos à brincadeira auxiliares, disponíveis em LEGO.com, que vão ensinar os jogadores a orientar, encaixar e empilhar os tijolos por meio de jogos bem populares, como o pedra-papel-tesoura, em que todos os membros da família podem participar.

Com o seu compromisso contínuo de tornar as suas experiências de brincadeira mais inclusivas, o Grupo LEGO também estabeleceu uma parceria com a aplicação móvel gratuita Be My Eyes. A popular aplicação liga pessoas cegas e com baixa visão a empresas, para ajudar aquelas nas tarefas diárias por meio de uma chamada de vídeo em tempo real. Como parte da parceria, os colegas do Serviço de Apoio ao Cliente da LEGO fornecerão auxílio visual confidencial em direto, na aplicação, que inclui apoio sobre uma vasta gama de tópicos, desde unboxing a apoio geral sobre os produtos. O Grupo LEGO tem igualmente o prazer de anunciar que LEGO® Audio & Braille Building Instructions se vai tornar uma oferta permanente. Inspirada e desenvolvida em conjunto com o empreendedor Matthew Shifrin, que é cego, esta experiência dá aos construtores a opção de terem uma seleção de instruções de construção LEGO disponíveis como áudio ou texto, para leitores de braille.

LEGO Braille Bricks — Play with Braille custa 89,99 dólares e está já disponível para pré-encomenda nas versões em inglês e francês em antecipação do lançamento a 1 de setembro de 2023. No início de 2024, o set estará ainda disponível nas versões em italiano, alemão e castelhano. A LEGO Foundation continuará a realizar investigação e a distribuir kits pedagógicos LEGO Braille Bricks gratuitamente por intermédio de associações nacionais de cegos parceiras e outras organizações parceiras.



Nota: Os kits de ferramentas pedagógicas LEGO Braille Bricks são distribuídos gratuitamente por instituições, escolas e serviços selecionados que têm como missão a educação de crianças com deficiência visual. Em cada país em que estão disponíveis, a LEGO Foundation trabalha com um Parceiro Oficial para os distribuir por estas instituições.


(40656) LEGO® Braille Bricks Play with Braille — disponibilidade da versão em inglês:
Reino Unido: 79,99 GBP
Irlanda: 89,99 EUR
Estados Unidos: 89,99 USD
Canadá: 119,99 CAD
Austrália: 149,99 AUD
Nova Zelândia: 169,99 NZD

(40655) LEGO® Braille Bricks Play with Braille — disponibilidade da versão em francês:
França: 89,99 EUR
Canadá: 119,99 CAD
Suíça: 109,00 CHF
Luxemburgo: 89,99 EUR
Bélgica: 89,99 EUR

How to Use PHP Array Intersection to Find Patterns of Common Values to Implement Artificial Intelligence Solutions Based on Past Patterns

26-08-2023 | 16:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Some applications need to analyze different sets of values to find what they have in common.

This is the case with artificial intelligence applications that try to find patterns they can recognize to compare with situations they detected in the past and help those application users make good decisions based on the patterns they found.

This package can analyze multiple sets of values to find the deals all groups have in common.

The package provides classes that use PHP generators and iterator interfaces, so developers that use this package can process the intersection results in one value at a time.

Chuwi GemiBook Pro 14 a €269

26-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do Aerobook, trago-vos mais um portátil tentador que fica situado entre esse e o mais económico UBook: o GemiBook 14 com ecrã 2K.

Já tínhamos falado do GemiBook 13; mas este GemiBook Pro 14 aumenta ligeiramente o tamanho do ecrã mantendo todas as principais características já conhecidas, incluindo o ecrã com margens reduzidas em redor, que faz com que este portátil de 14" acabe por ter dimensões mais compactas do que seria habitual, e sem que se deixe de desfrutar de um ecrã 2K 3:2 com resolução 2160x1440 que nos oferece área vertical mais confortável para trabalhar.

O resto das características também não são más, considerando o segmento de preço em que se insere: temos um CPU Intel Celeron N5100 quad-core com turbo até 2.7 GHz, 8 GB de RAM, SSD de 256 GB (expansível, com 2 slots M.2), webcam de 1MP, bateria de 38 Wh, teclado retroiluminado, WiFi ac dual-band USB 3.0, USB-C, micro-HDMI, e Windows 10.
O Chuwi GemiBook Pro 14 está disponível por 269 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 100 euros.

Mesmo tendo um CPU modesto, os 8 GB de RAM e o SSD permitem que enfrente todo o tipo de utilização comum de um computador sem grandes embaraços, incluindo aguentar com várias dezenas de páginas abertas no browser, a par de apps como o Office, edição de fotos, etc. Definitivamente mais que suficiente para uso dos mais novos (e menos novos) para fazerem os seus trabalhos e sessões de video-conferência.


Podes acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ByteDance quer monitorizar funcionários da Oracle que analisam código do TikTok

26-08-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

As relações entre a Oracle e TikTok relativamente ao TikTok nos EUA parecem não estar a correr da melhor forma.

Em resultado das crescentes preocupações com o uso do TikTok nos EUA, o governo norte-americano exigiu que o TikTok passasse pelas mãos de uma empresa nacional que assegurasse que o serviço funcionava como anunciado, apenas e só, sem elementos escondidos. Essa empresa acabou por ser a Oracle, mas a relação com a ByteDance, dona do TikTok, não têm sido as melhores.

A análise ao código e algoritmo do TikTok tem que ser feito numa sala especial, isolada, na qual os funcionários da Oracle só podem entrar sem smartphones, e que conta com câmaras para supervisão permanente por parte da ByteDance. Aparentemente a ByteDance queria que as câmaras ficassem posicionadas mesmo por cima dos funcionários, mas será algo que a Oracle tem combatido, dizendo que deixaria em risco informação potencialmente sensível que fosse escrita pelos seus funcionários.

Tendo em conta o clima de tensão crescente entre EUA e China, este é o tipo de parceria que em nada contribuirá para inverter essa tendência. Por outro lado, torna-se também em combustível para todos os que criticam o TikTok, demonstrando que a sua suposta "transparência" continuará a ser bastante opaca. Deste lado do atlântico, o TikTok diz que irá cumprir com as exigências europeias e fornecer feeds livres do seu algortimo, mas teremos que esperar para ver se isso é algo que a UE aceitará apenas com base nas promessas feitas, ou se exigirá ter provas mais concretas de que é mesmo isso que está a ser feito.

Escolas revertem decisão sobre ChatGPT

26-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Várias escolas estão a mudar de posição quanto ao ChatGPT e demais ferramentas AI, reconhecendo que passarão a fazer parte integrante da sociedade para o futuro.

Depois das apressadas reacções iniciais, em que muitas escolas se apressaram a banir o ChatGPT com a justificação de que facilita o trabalho dos alunos - facilmente produzindo os "trabalhos de casa" com um simples pedido (apesar de nada assegurar que o trabalho fique bem feito ou isento de erros) - várias escolas têm estado a mudar de posição.

Escolas e professores começam a admitir que o ChatGPT, e outras ferramentas AI, continuam a ser meras ferramentas e que, como tal, será mais proveitoso que sejam exploradas da melhor forma. Em tempos, fazer uma pesquisa sobre qualquer tema obrigaria a que uma pessoa se deslocasse fisicamente a uma biblioteca, e esperasse que a mesma tivesse livros adequados sobre o que se desejava (e que o livro estivesse disponível); algo que hoje em dia pode ser, na maioria dos casos, obtido através de pesquisas na internet.

No caso de ferramentas como o ChatGPT, é certo que pode ser usado para "fazer os trabalhos de casa", mas será redutor olhar para estes modelos AI dessa forma. Estes mesmos modelos também se revelam extremamente valiosos a condensar informação extensa num resumo, ou até explicar tópicos complexos usando linguagem mais acessível e compreensível - e de forma interactiva, respondendo às dúvidas de cada utilizador.

Agora será uma questão de tempo para ver se esta aceitação e compreensão se irá alastrar e tornar "comum" entre as escolas.

Peugeot apresenta bicicletas eléctricas conectadas

26-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Peugeot Cycles, um dos principais actores do sector das bicicletas a nível mundial há quase 140 anos, continua a inovar com o lançamento de uma nova gama de bicicletas com assistência eléctrica e conectadas, concebidas tanto para utilização em família como para os profissionais.

Em 2022, o mercado europeu de bicicletas com assistência eléctrica atingiu um valor recorde de 5,5 milhões de unidades vendidas, o que representa um crescimento anual de 8,6%. Uma em cada quatro bicicletas vendidas na Europa no ano passado era eléctrica.

Com uma vasta história de inovação que remonta a 1885, a Peugeot Cycles é agora um dos principais intervenientes no mercado, através do seu fabricante licenciado exclusivo, a Cycleurope Industries, que concebe, fabrica e distribui toda a actual gama, incluindo bicicletas com assistência eléctrica (EAB), que cobrem os segmentos Junior, Trekking, City e Mountain.

Entre o final de 2023 e o início de 2024, a Peugeot Cycles vai expandir a sua gama de bicicletas de assistência eléctrica com o lançamento de um conjunto de modelos novos e inovadores dotados das melhores tecnologias conectadas. Através de uma nova aplicação de smartphone dedicada, estes modelos oferecerão aos utilizadores funcionalidades como a assistência eléctrica adaptativa, sistema de antifurto, alarme, geolocalização da bicicleta, navegação em tempo real, previsões meteorológicas no destino, estatísticas do percurso, entre outras, todas disponíveis desde o lançamento.

A Peugeot Cycles vai lançar esta gama de bicicletas com assistência eléctrica e conectadas em três novas categorias:
  • Bicicleta de cidade (e-Bike Digital)
  • Bicicleta de carga com traseira alongada (e-Longtail Digital), uma bicicleta com uma secção traseira alongada que pode acomodar confortavelmente até duas crianças ou transportar carga, especialmente adequada para utilização familiar
  • e-Front Load Digital, uma bicicleta de carga com uma distância entre eixos dianteira alargada, capaz de acolher uma caixa com capacidade até três crianças ou transportar cargas pesadas, indicada para uma utilização familiar ou profissional

A nova gama de bicicletas de carga reforça a oferta de mobilidade eléctrica da Peugeot Cycles, para responder às necessidades crescentes de cada vez mais clientes:
  • Famílias residentes em zonas urbanas, onde estão a ser desenvolvidas ciclovias e parques de estacionamento dedicados
  • Empresas de todas as dimensões, desde os artífices que utilizam a sua bicicleta de carga de duas rodas como uma nova ferramenta de trabalho, até às empresas de logística que procuram uma gama complementar e competitiva de veículos ligeiros adaptados às entregas de última milha (last mile deliveries)
Estes três novos universos de bicicletas eléctricas conectadas, destinados aos mercados B2C e B2B, serão concebidos e fabricados pela startup Beweel. Toda a gama Peugeot Cycles estará disponível através das principais redes de revendedores da Cycleurope Industries. A Beweel comercializará os 3 novos universos de bicicletas conectadas através dos seus próprios canais de distribuição.

[Pela Estrada Fora]

Citroën e-ROUTES para planear rotas eléctricas

26-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Citroën apresentou o companheiro ideal para os proprietários de veículos eléctricos desfrutarem de todas as viagens sem stress: a nova aplicação e-ROUTES.

Operacional a partir de Outubro, o e-ROUTES da Free2move Charge é um planeador de viagens de alto desempenho disponível através de uma aplicação dedicada para smartphone. Para ajudar o condutor e optimizar as suas viagens, o e-ROUTES recolhe em tempo real os dados do automóvel e propõe os melhores percursos em função das estações de carregamento no caminho. Disponível no ë-C4 e no ë-C4 X, este novo serviço facilita a utilização optimizada destes modelos de zero emissões quando se trata de viagens de longa distância. Esta aplicação inteligente contribui para a ambição da Citroën de oferecer uma experiência automóvel mais serena e responsável, personificada no programa Citizen, e de acelerar rumo a uma electrificação cada vez mais simples para os clientes.

Desenvolvida pela divisão de software da Stellantis, a aplicação e-ROUTES é suportada por:
  • Um algoritmo de planeamento de rotas avançado, referência no mercado, que calcula a rota mais adequada considerando a localização das estações de carregamento, a sua qualidade (quantidade e características dos terminais em cada estação…) e disponibilidade (informação sobre pontos de carregamento disponíveis, em uso ou fora de serviço).
  • Uma conexão perfeita com o automóvel, que partilha em tempo real com a app e-ROUTES os dados necessários do veículo (nível de autonomia da bateria, utilização de energia, modo de carregamento, temperatura do ar, etc.), para fornecer indicações específicas, tais como a autonomia prevista e o nível de carga à chegada. Utilizando a caixa telemática, esta ligação “over the air” permite o acesso directo aos principais dados e não requer a adição de um dongle.
  • Um conjunto de funcionalidades de navegação conectada, utilizando mapas de alta qualidade sempre actualizados, enriquecidos por um sistema de orientação de última geração, informações de trânsito em tempo real e um conjunto abrangente de serviços em viagem (limites de velocidade, encerramento de estradas, alertas de perigo, etc.).
A aplicação e-ROUTES é muito fácil de utilizar graças à sua ergonomia cuidada e à compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Para aceder às funcionalidades de e-ROUTES, o cliente só precisa introduzir os dados de identificação da sua conta MyCitroën. Pode utilizar a aplicação através do smartphone ou do ecrã táctil do automóvel, graças à função mirroring.

O e-ROUTES representa um grande passo em frente para os clientes de automóveis eléctricos. Até agora, tinham de planear a sua viagem no ponto de partida e, em seguida, geri-la por si próprios em função da mudança das condições da viagem. A partir de agora, dispõem de um assistente real inteligente que optimiza a viagem e que está sempre a par do estado do veículo, dos pontos de carregamento disponíveis e do tráfego durante o trajecto.

Adapta-se constantemente para identificar as melhores sugestões de percurso e os melhores locais de paragem para carregamento e para facilitar a viagem. Assim, o e-ROUTES elimina as apreensões em relação à viagem, e tudo o que os utilizadores têm de fazer é deixarem-se guiar com toda a confiança.

A aplicação e-ROUTES será disponibilizada a partir de Outubro. Já faz parte do Pack CONNECT PLUS disponível sem custos adicionais durante 12 meses para todos os novos compradores do ë-C4 e do ë-C4 X (subscrição após 1 ano).

[Pela Estrada Fora]

CloudNordic e AzeroCloud perdem dados dos clientes após ataque ransomware

25-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os serviços de hosting CloudNordic e AzeroCloud (pertencentes à mesma companhia) foram alvo de um ataque de ransomware, levando à perda da maioria dos dados dos clientes.

O ataque à CloudNordic e AzeroCloud torna-se em mais um sério aviso de como nenhuma empresa está a salvo da praga do ransomware, e que pode ver-se num enorme sarilho de um momento para o outro. O ataque foi devastador, com os atacantes a terem conseguido entrar na rede da empresa e ter acesso a todos os dados, incluindo os backups, e procedendo à sua encriptação.

Como resultado, para além dos próprios sistemas da empresa terem ficado afectados, também os dados de todos os seus clientes desaparecerem, incluindo os sites, emails, documentos que guardavam nas suas clouds, etc.

A empresa diz que não irá pagar o resgate, e recomenda aos clientes que façam a reposição de dados a partir dos seus próprios backups, ou de tentarem recuperar o máximo de dados possíveis através do Wayback Machine, o serviço do Internet Archive que vai mantendo cópias dos sites ao longo do tempo. No entanto, a maioria deles estaria confiante de que esses backups estariam a ser feitos pela empresa de hosting, e podem acabar por ficar sem nada.

Para tentar terminar numa nota positiva, a empresa de hosting diz que os atacantes apenas terão efectuar a encriptação dos dados e não tiveram tempo para os roubar; pelo que será pouco provável que possam ameaçar expor ou vender esses dados. Algo que certamente servirá de pouco consolo, já que não será possível assegurar que tal não tenha sido feito, e será uma ameaça que assombrará permanentemente os todos os clientes de agora em diante.

YouTube tenta explicar o algoritmo do Shorts

25-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube lançou um vídeo em que tenta desmistificar o "algoritmo" por trás dos Shorts.

Ninguém tem dúvidas da importância dos "algoritmos" de sugestão e escolha do que é apresentado aos utilizadores, bastando olhar-se para o caso do TikTok, e de como isso lhe garantiu um sucesso viral que preocupou todos os gigantes que pensavam ser inatingíveis - ao ponto de todos eles se apressarem a lançar produtos idênticos. No YouTube isso materializou-se no Shorts, que apresentou vários desafios.

Ao contrário dos vídeos normais, em que os utilizadores têm uma selecção alargada de vídeos sugeridos para verem de seguida, no Shorts o formato obriga a que seja o próprio YouTube a escolher o vídeo que virá a seguir, a cada deslize do dedo do utilizador. O YouTube diz que, devido a serem vídeos curtos, e que serão mais rapidamente despachados pelos utilizadores, o seu algoritmo apresenta conteúdos mais variados do que nos vídeos normais. Refere ainda como nos Shorts a "arte" de escolher um thumbnail para o vídeo deixa de fazer sentido, pois os vídeos serão vistos em sequência sem que seja apresentado um thumbnail que tenha que prender a atenção do utilizador.


Fica apenas por explicar como é que tudo isto fica em relação ao Digital Services Act europeu, que já obrigou a plataformas como o TikTok, Instagram, e Facebook a disponibilizarem uma opção de feed "sem algoritmo" que tenha em conta as preferências ou hábitos e histórico do utilizador.

Notícias do dia

25-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Polestar 4 estreia Mobileye Chauffeur para condução autónoma; Dropbox acaba com espaço ilimitado; Citizen suspende vendas do Citizen Gen-2 CZ Smart watch devido a bugs e problemas; iPhone 15 Pro troca dourado por cinzento; Google Workspace com segurança de múltiplos administradores para alterações críticas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Android Auto perde comandos de voz

Quem utilizar os comandos de voz em Android Auto poderá ter reparado que deixou de os poder usar. Um problema no lado da Google está a fazer com que a tentativa de usar comandos de voz resulte num erro de queestão "indisponíveis de momento", causando grande frustração nos utilizadores - que normalmente descobrirão isso enquanto estão a conduzir, numa altura em que não poderão (nem deverão) ficar distraídos.

É um caso que nos relembra que, em certas aplicações, será necessário aplicar regras especiais para evitar este tipo de casos. Imagine-se que o próximo erro impede os utilizadores de usarem a navegação (para quem isso seja função crítica necessária para o seu dia a dia)? Infelizmente, parece que isso irá ser uma inevitabilidade - ao estilo dos condutores que já tiveram que desesperar por terem arriscado fazer uma actualização num parque de estacionamento, e depois descobriram que afinal ia demorar meia hora ou mais; e também já houve casos de carros encravados totalmente, por terem iniciado a actualização numa garagem subterrânea e ficarem sem ligação, obrigando a um reboque para os trazer até uma área com rede.


Windows 11 facilita acesso às definições

A Microsoft está a reajustar a página de definições do Windows de modo a apresentar uma página inicial com acesso rápido a funções mais frequentes e informações sobre a conta do utilizador.

A página oferece secções dedicadas a: settings recomendados; espaço na cloud; recuperação de conta; personalização do Windows; Microsoft 365; Xbox; e dispositivos Bluetooth. A secção do Microsoft 365, cloud e Xbox não deixam de poder ser consideraras uma forma da MS fazer publicidade aos seus serviços, mas acabam por ser úteis para quem os usar. Quanto muito, deveria haver a possibilidade de esconder as secções que não se tem interesse - por exemplo, para quem não usa nem pretende usar Microsoft 365.


Actualização do Windows causa BSOD

Mais uma actualização Windows chega com efeitos secundários indesejados para alguns utilizadores. Pessoas com algumas motherboards MSI estão a deparar-se com um ecrã azul de erro no Windows 11 que refere "UNSUPPORTED_PROCESSOR".

Para quem for afectado por este problema, a solução passa por desinstalar a actualização KB5029351. A MS e MSI dizem estar ao corrente e a analisar o que se passa, mas suspeita-se que tenha a ver com uma actualização de BIOS feita pela MSI para preparar a compatibilidade das motherboards com os próximos CPUs Intel 14th gen. CPUs que parecem trazer apenas ganhos bastante modestos de 3% ou 4% no desempenho face à geração anterior.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: VESA significa Video Electronics Standards Association - sendo um grupo que define standards relacionados com equipamentos de vídeo, indo das resoluções e frequências, às furações para encaixes standard na parte traseira dos monitores.

How to Implement PHP Voice Recognition that Uses the Web Speech API to Transcribe the Words of the User Voice Commands

25-08-2023 | 16:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many users like to interact with Web sites using voice because they will have the hands free to do other tasks.

Nowadays, there is a W3C standard to implement voice recognition called Web Speech API.

This package uses an implementation of the Web Speech API based on the Google Chrome browser called webkitSpeechRecognition.

The package can capture the user's speech and call the webkitSpeechRecognition API to transcribe the speech to text.

This allows PHP developers to implement applications that are activated by commands from the users via their voices.

CdkeySales Flash Sale: Windows 10/11 Pro a €13

25-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]


|