PlanetGeek

Threads com nova ronda de melhorias

10-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Threads da Meta continua a melhorar a ritmo acelerado e recebe nova dose de funcionalidades esta semana.

A app "anti-Twitter" de Mark Zuckerberg - que ainda não está disponível oficialmente na Europa - tem estado sob constante evolução desde o seu lançamento, procurando tirar o máximo partido do descontentamento em torno do Twitter. Enquanto vai aguardando pela data do combate com Elon Musk, Zuckerberg anunciou as novidades que estão a chegar ao Threads:
  • Partilhar um post do Threads para mensagem directa no Instagram
  • Possibilidade de adicionar uma descrição de texto para fotos e vídeo
  • Botão para fazer menção a outros utilizadores no Threads
Actualmente já era possível adicionar menções através do processo convencional de escrever o @ seguido do nome do utilizador, pelo que falta ver de que forma é que o novo sistema com botão irá facilitar esse processo - mas poderá ser destinado às pessoas que não estão habituadas a usar este sistema.

Infelizmente, ainda não há qualquer indicação sobre quando o Threads irá ser disponibilizado na Europa, nem sobre quando irá passar a implementar o suporte para servidores externos da rede Fediverse, que lhe dará compatibilidade com o Mastodon.

Lamborghini prepara carro 100% eléctrico

10-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Lamborghini vai revelar o seu primeiro modelo 100% eléctrico, ainda como protótipo, durante a Monterey Car Week.

A Lamborghini é uma das marcas que, apesar de estar associada a designs futuristas e alta-tecnologia, tem estado bastante reticente a dar o salto para os hipercarros eléctricos. Talvez por isso, e para evitar ferir susceptibilidades entre os clientes mais puristas, opta por entrar no segmento 100% eléctrico não com um super-carro, mas sim com um modelo familiar de 2+2 lugares e que irá evocar o design do histórico Lamborghini Espada de 1968 e do concept Estoque mostrado em 2008 (nas imagens).
Ao contrário do Estoque, o pormenor da Lamborghini dizer que se trata de um protótipo e não de um concept faz antever que se trate de um modelo praticamente pronto para passar à produção assim que houver interesse suficiente por parte dos clientes.

O carro deverá ter uma autonomia superior a 480 km e ser baseado na plataforma SSP Sport da Porsche para manter os custos de produção dentro de valores aceitáveis.

Xiaomi Smart Band 7 Pro a €69

10-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi é bastante conhecida pelas suas Mi Band e Smart Bands, e agora apresenta a variante Pro da sua mais recente Smart Band 7 que tinha apresentado há alguns meses.

A Smart Band 7 Pro vem com um ecrã rectangular AMOLED de 1.64" (486x280 a 326 ppi), com brilho máximo de 500 nits e sensor de luminosidade para ajustar o brilho do ecrã em função do ambiente em que se está. A Xiaomi diz que o vidro tem tratamento anti-dedadas, o que também é sempre um ponto positivo.

Conta com mais de uma centena de mostradores à disposição, para além do tracking de dezenas de actividades, funções de treino personalizado, incluindo rotinas de caminhada / corrida para iniciante, monitorização do sono, frequência cardíaca, nível de oxigénio, etc. Também tem sistema de navegação integrado para registo de rotas sem necessidade de levar o smartphone; e conta com resistência à água até 5 ATM, podendo ser usada durante a natação (ou o banho).
A Xiaomi Smart Band 7 Pro está disponível por 69 euros na Amazon Espanha.

A Xiaomi promete uma autonomia de até 12 dias de uso típico, podendo ser utilizada tanto com Androids como com iPhones. Fica disponível em duas cores, com opções coloridas diversas para as braceletes.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TSMC vai construir fábrica de chips na Europa

10-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A TSMC vai construir uma nova fábrica de chips na Europa, principalmente destinada à produção de chips para o sector automóvel.

Depois do cenário de falta de chips por que se passou, em que praticamente todos os fabricantes automóveis foram forçados a suspender as linhas de produção ou a "desenrascarem" da forma que pudessem - alguns removendo certas opções, outros até a entregarem os carros incompletos com a promessa de os completarem quando tivessem peças - a Europa percebeu a necessidade de reduzir a sua exposição a fornecedores externos. Prometendo um investimento de biliões para a produção de chips na Europa, um dos principais interessados é a TSMC.

A nova fábrica de chips da TSMC na Europa ficará localizada em Dresden na Alemanha e será feita em parceria com a Robert Bosch, Infineon Technologies e NXP Semiconductors, tendo capacidade para produzir até 40 mil wafers de 300 mm (12") por mês, usando processos de 28/22nm (planar CMOS) e 16/12nm (FinFET). Apesarem de serem processos bastante antiquados (já com uma década) e longe dos processos de 3nm que a TSMC já está a utilizar para os chips mais avançados, são mais que adequados para os chips usados na indústria automóvel.
O início da construção da fábrica está planeado para a segunda metade de 2024, esperando-se que esteja pronta para iniciar a produção de chips em 2027.

OnePlus Ace 2 Pro com carregamento de 150W

10-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O OnePlus Ace 2 Pro terá sistema de carregamento SuperVOOC S de 150 W, sendo carregado totalmente em 17 minutos.

A OnePlus já começou a promover o seu Ace 2 Pro, que será revelado oficialmente na próxima semana (16 de Agosto) na China, e dando grande destaque ao seu sistema de carregamento rápido.

Este smartphone recorrerá ao sistema SuperVOOC S partilhado pelas marcas do mesmo grupo, e que nesta versão oferece um carregamento rápido de 150 W e com eficiência anunciada de 99%. A OnePlus também garante que a bateria de 5000 mAh suportará 4 anos de uso normal, para descansar aqueles que temem que o carregamento rápido pudesse reduzir a sua longevidade.

O carregador de 150 W fornecido também poderá disponibilizar 45 W no standard USB Power Delivery. E falando de standards de carregamento, o Ace 2 Pro é também o primeiro smartphone da marca a suportar UFCS (Universal Fast Charging Specification) criado pelas principais marcas chineses (Oppo, vivo, Xiaomi e Huawei) para tentar compatibilizar os seus diferentes sistemas de carregamento rápido.

Gmail chateia utilizadores para activar Enhanced Safe Browsing

09-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Gmail tem estado a insitir na activação do Enhanced Safe Browsing, fazendo a pergunta repetidamente até a quem disse que não queria.

Não será de estranhar que um serviço faça recomendações que sejam de interesse dos utilizadores, e ninguém levaria a mal ao ver uma recomendação do Gmail a sugerir a activação do modo Enhanced Safe Browsing. No entanto existe uma ténue linha entre uma sugestão bem-vinda, e uma insistência que se torna exagerada, e a Google parece tê-la ultrapassado.

Muitos utilizadores do Gmail estão a enfrentar a recomendação frequente para activarem o Enhanced Safe Browsing, mesmo quando já disseram por várias vezes que não tinham interesse nisso. No meu caso pessoal penso que passei por cinco ou seis perguntas, ao longo de vários dias e dispositivos, até que finalmente fosse deixado em paz.
O modo Enhanced Safe Browsing promete proteger os utilizadores de sites e conteúdos potencialmente perigosos, como sites de phishing, fazendo verificação adicional dos URLs, downloads, extensões do browser, e também do próprio sistema. Mas sendo uma opção que actua não só sobre o Gmail como também sobre o funcionamento do Chrome - enviando dados adicionais para a Google - é algo que nem todos os utilizadores poderão estar dispostos a aceitar.

Para quem estiver interessado em activar o Enhanced Safe Browsing, poderá fazê-lo:
  1. Ir à sua conta Google
  2. Ir à página Security
  3. Descer até à secção Enhanced Safe Browsing
  4. Clicar em Manage Enhanced Safe Browsing e activar ou desactivar a opção

Poderá ter sido apenas um lapso da Google, mas é o tipo de lapso que em nada contribuirá para manter uma relação de simpatia com os utilizadores / clientes.

LK-99 não é supercondutor - revelam estudos independentes

09-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O material LK-99 que prometia ser o primeiro super-condutor à temperatura e pressão ambiente, parece ser completamente falso.

O LK-99 criou um reboliço na comunidade científica, ao prometer uma verdadeira revolução: tornar possível um supercondutor capaz de funcionar à temperatura ambiente e pressão ambiente. Seria um passaporte directo para um prémio Nobel, mas infelizmente parece que teremos que continuar a aguardar pela prometida revolução.

Para além das críticas de vários físico ao papel cientifico, que não referia vários pontos chave essenciais, diversas tentativas de replicar a experiencia do LK-99, em laboratórios de todo o mundo, têm resultado num falhanço completo.

With a great deal of sadness, we now believe that the game is over. LK99 is NOT a superconductor, not even at room temperatures (or at very low temperatures). It is a very highly resistive poor quality material. Period. No point in fighting with the truth. Data have spoken.

— Condensed Matter Theory Center (@condensed_the) August 8, 2023

One aspect of ICQM and NTU (also NPL) results is the extreme high semiconducting/insulating resistivity (increases with decreasing T) with the room temperature resistivity ~ 2.10^5 https://t.co/K0eeC1u4kP which is billion times the Cu resistivity. LK99 seems to be an Anti-SC! pic.twitter.com/1Fj69whOIT

— Condensed Matter Theory Center (@condensed_the) August 8, 2023
Pelo contrário, os testes efectuados têm demonstrado que o LK-99 não só não é supercondutor a qualquer temperatura, como nem sequer é um bom condutor "comum", sendo até apelidado de ser um verdadeiro "anti-supercondutor".

Enquanto alguns ainda se agarram à esperança de que o LK-99 ainda seja real e queiram aguardar por testes indpendentes feitos na amostra original que deu origem à publicação original, a maioria está a dar o episódio por encerrado.


Actualmente, o supercondutor que funciona a temperatura mais elevado consegue fazê-lo a −23 °C mas necessitando de uma pressão imensa de 200 GPa; se for à pressão ambiente, o recordista recua para uns gélidos −135 °C. Ainda há um longo caminho a percorrer até que promessa de um supercondutor à temperatura e pressão ambiente seja concretizada.

Notícias do dia

09-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Model 3 "Highland" deve chegar em Outubro com preço ainda mais baixo; WhatsApp com partilha de ecrã; Google Messages com encriptação E2E em RCS; Netflix lança app que transforma iPhone em gamepad para jogos na TV; sistema de infotainment dos Tesla crackado por investigadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Chrome passa para actualizações semanais para maior segurança

A Google anunciou que o Chrome irá passar para um ciclo de actualizações semanais, para reduzir o tempo que as correcções de segurança demoram a chegar aos utilizadores.

Até agora, o Chrome recebia uma actualização a cada quatro semanas (anteriormente seis), com actualizações de segurança intercalares a cada duas semanas. Mas com a chegada do Chrome 116 passaremos a ter actualizações a cada semana, reduzindo o tempo que os utilizadores poderão estar expostos a vulnerabilidades.

Relembre-se que antes de 2020 o intervalo habitual entre actualizações era de 35(!) dias, tendo passado para duas semanas nessa altura, e agora reduzindo o intervalo para uma única semana. Ainda assim é de esperar que no caso de vulnerabilidades 0-day extremamente graves e em uso activo, o Chrome possa receber actualizações extraordinárias assim que estiverem disponíveis.


Bancos multados por mensagens via WhatsApp e Signal

Nos EUA, a SEC (Securities and Exchange Commission) e a CFTC (Commodity Futures Trading Commission) multaram diversos bancos e instituições financeiras - incluindo a Wells Fargo, BNP Paribas, e outras - num total de 549 milhões de dólares por não conseguirem fornecer todas as comunicações efectuadas pelos seus funcionários.

Muitos deles usarem apps como o Signal e WhatsApp, ficando fora dos registos que estas entidades são obrigadas a manter. No entanto, fica a pergunta: se o resultado das ditas comunicações resultar em negócios que superam os milhões que foram pagos em multas, não será simplesmente mais um caso em que "o crime compensa"?


Óculos Vision Pro passam a usar bateria "mágica"

A Apple achou que o nome "MagSafe Battery Pack" não era suficientemente nobre para acompanhar os seus óculos Vision Pro, e como tal parece ter mudado o nome para a designação mágica que tanto adora: Magic Battery.

There’s nothing magical about a two hour tethered battery pack, but OK. https://t.co/SQOTdRe2B5

— Mark Gurman (@markgurman) August 9, 2023

Magic Battery seria um termo adequado para uma bateria que permitisse uma autonomia revolucionária (não é o caso, permitindo usar os óculos por apenas 2 horas). Mas talvez neste caso a Apple tenha sentido vontade de ir buscar inspiração ao famoso Magic Mouse, cuja ficha de carregamento na parte inferior impedia o seu uso enquanto estivesse a ser recarregado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: As primeiras tomadas eléctricas começaram a ser utilizadas no Reino Unido na década de 1880, oferecendo uma forma fácil e cómoda de ligar dispositivos à rede eléctrica que começava a chegar às casas. Até aí, eram comuns existirem adaptadores de enroscar que permitiam ligar coisas como ventoinhas e aspiradores aos casquilhos das lâmpadas.

Uma cruz com novos cruzamentos indie pop

09-08-2023 | 16:24 | Gonçalo Sá

glasser-2023.jpg

Precisamente dez anos depois da edição de "Interiors", o segundo álbum de GLASSER, há confirmação de um novo longa-duração da voz revelada em "Ring" (2010), ainda um belo exemplo de indietrónica e dream pop.

"Crux", agendado para 6 de Outubro, traz a primeira colecção de originais do projecto de Cameron Mesirow desde "Sextape" (2018), EP ainda mais experimental do que o habitual na sua obra ao se aventurar por relatos de encontros sexuais em modo spoken word.

Do próximo disco foram já apresentados três temas, todos a partir de um cruzamento de cordas e sintetizadores que tanto remete para os melhores (e mais inteligíveis) dias de Björk como para a sedução atmosférica dos igualmente saudosos School of Seven Bells.

"Vine" e "All Lovers" são amostras sugestivas, mas é "DRIFT" o avanço que mais convence ao entrar directamente para a lista de canções imaculadas da norte-americana. "What a good life / Except for all those times / When you want to die", entoa, e a combinação electroacústica que a acompanha também alterna entre a euforia e o negrume. Óptimo regresso, e provável pico de intensidade do álbum, com videoclip a reforçar o apelo à dança lado a lado com uma sensação de desnorte:

Saldo de fim de Verão GoDeal 24 com Office 2021 a 24€ e Windows 10 a 7€

09-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

O site GoDeal24.com está a levar a cabo nova campanha de descontos GoDeal24 End of Summer Sale que tornam bastante mais acessíveis os diversos Windows e Office, tanto em separado como em bundles conjuntos, ou ainda na compra de duas chaves.

O Microsoft Office 2021 Professional Plus é um software de escritório abrangente para aumentar a produtividade que inclui vários aplicativos importantes, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc. O Office 2021 Pro processa funções e ferramentas avançadas que podem ajudar os utilizadores a concluir várias tarefas mais rapidamente. No Word, os utilizadores podem usar recursos e ferramentas integrados para criar e editar vários documentos. Existem também funções poderosas no Excel que podem ajudar os utilizadores a analisar dados e gerar gráficos e relatórios. E o PowerPoint pode ajudar os utilizadores a fazer apresentações de todos os tipos. O OneNote é um aplicativo de anotações muito prático que pode ser usado de forma independente ou integrado a outros aplicativos do Office para facilitar o registo ideias e inspiração a qualquer momento; O Publisher é usado para criar e editar publicações; e o Access é um aplicativo para criar e gerir bases de dados.

Esta loja online disponibiliza não só licenças para estes produtos, como também jogos nas plataformas Steam, Origin, Uplay e Epic.

Em promoção especial temos os Office e outros.

Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto de 62% usando-se o código SGO62:
Descontos ainda maiores nos packs multi-chave:
Temos os Windows e outros com desconto de 50% usando-se o código SGO50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:


O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.
A Godeal24 conta com excelente avaliação no TrustPilot, e o pagamento pode ser feito com PayPal - que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco - para total segurança. Tem também assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Google Messages com encriptação E2E em RCS

09-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Messages passa a aplicar encriptação end-to-end em todas as mensagens RCS, e a activá-las para todos os utilizadores.

A Google faz nova ofensiva para a promoção do uso das mensagens RCS e abandono dos SMS. Depois de ter aplicado encriptação E2E às mensagens RCS entre duas pessoas, o Google Messages passa a ter encriptação E2E em todas as mensagens RCS incluindo os grupos.

Em resultado disso, as mensagens RCS passam a ser activadas automaticamente para todos os utilizadores, novos e já existentes, com excepção daqueles que por qualquer motivo as quiserem desactivar deliberadamente.

A Google tem sido uma das maiores impulsionadoras do RCS, em muitos casos fazendo o trabalho que deveria ter sido feita pelas operadoras de telecomunicações. Com os RCS os "SMS" passam a ter o mesmo tipo de funcionalidades que se tornaram comuns nos serviços de mensagens, como o envio de mensagens via WiFi, envio de fotos em alta-resolução, indicação das mensagens lidas (se o utilizador der permissão para tal), indicador de quando a outra pessoa está a escrever, etc.

Cientistas repetem fusão nuclear com energia positivaFus

09-08-2023 | 12:02 | A Minha Alegre Casinha

Os cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory voltaram a gerar energia positiva de um processo de fusão nuclear.

Estes cientistas são os mesmos que em Deembro já tinham efectuado uma reacção positiva, com 2.05 Megajoules de energia de um laser a resultar na geração de 3.15 Megajoules resultante do processo de fusão.

Neste novo teste dizem ter conseguido uma taxa de geração de energia superior ao teste de Dezembro, mas sem ainda terem revelado detalhes adicionais.

O grande problema é que, embora estes testes tecnicamente gerem mais energia da que foi injectada para iniciar a reacção, a nível global continua ser necessário injectar bastante mais energia no sistema devido à ineficácia de todos os elementos. Ou seja, no teste de Dezembro foram gastos 300 Megajoules para gerar os 2.05 Megajoules injectados pelo laser. Talvez o novo supercondutor LK99 possa vir dar uma ajuda a melhorar drasticamente essa eficiência.

Tesla Model 3 "Highland" deve chegar em Outubro com preço ainda mais baixo

09-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A aguardada remodelação do Model 3 da Tesla, deverá começar a chegar aos clientes em Outubro - com preço potencialmente reduzido.

Há muito que se sabe que a Tesla tem estado a trabalhar numa actualização do seu Model 3, com nome de código Highland. Agora, informação da Gigafactory de Shangai indica que este novo modelo já entrou na fase de pré-produção, esperando-se que inicie a produção final em Setembro e as entregas comecem em Outubro.

Além da data, o outro elemento que será potencialmente ainda mais interessante é que o novo Model 3 poderá ter um preço base ainda mais baixo na China, passando de 230 mil yuan para 200 mil yuan (de 29 mil euros para 25 mil euros), ficando abaixo de modelos concorrentes como o BYD Han e BYD Seal. Isto permitiria à Tesla conquistar mais um lote de novos clientes num mercado onde a guerra de preços nos eléctricos tem sido extremamente feroz (ao ponto dos fabricantes até tentarem fazer um cartel às claras para combinar preços!)

Veremos se este rumor dos preços se confirma e se, em caso afirmativo, como irá afectar o preço dos Model 3 na Europa, mais concretamente em Portugal. Até lá, quem estiver a pensar comprar um Model 3 deverá pelo menos estar informado desta remodelação, para que não seja apanhado de surpresa ao comprar um Model 3 dos actuais e no dia seguinte descobrir que há um novo modelo prestes a chegar.

WhatsApp com partilha de ecrã

09-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Passa a ser possível partilhar o ecrã durante as videochamadas no WhatsApp.

O WhatsApp tem acelerado a inclusão de novas funcionalidades, e agora passa a ter uma que o torna numa potencial alternativa a serviços de videoconferência como o Zoom e Google Meet.

A partir de agora os utilizadores poderão partilhar o conteúdo do ecrã durante as videochamadas, o que torna mais adequado para apresentações, ou tão somente para assistir algum familiar ou amigo que esteja com alguma dificuldade no seu computador ou smartphone. Através do botão de partilha podemos seleccionar se queremos partilhar o ecrã completo ou apenas uma app específica.



Como extra, o WhatsApp passa também a suportar videochamadas com o smartphone em modo horizontal.

A partilha de ecrã fica disponível em Android, iOS, e Windows. Recentemente, o WhatsApp adicionou também a capacidade para mensagens de vídeo instantâneas, com duração de até 60 segundos.

Powerbank Veger 30000 mAh a €29

09-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

YouTube sem vídeos recomendados para quem não tiver histórico activado

09-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A página inicial do YouTube irá perder os vídeos sugeridos para os utilizadores que tiverem o histórico desactivado.

A Google tem enfrentado cada vez mais processo devido ao tracking dos utilizadores, e parece querer evitar que o mesmo aconteça com o seu YouTube. Como tal, o YouTube está a anunciar que deixará de apresentar a tradicional lista de vídeos sugeridos no caso dos utilizadores terem o histórico de visualizações desactivado.

No entanto isto não deverá afectar a apresentação de vídeos recomendados genéricos a quem visitar o YouTube sem fazer login, e não significa que os vídeos sugeridos não possam continuar a ser apresentados a quem desligar o histórico, pois o YouTube refere:
Starting today, if you have YouTube watch history off and have no significant prior watch history, features that require watch history to provide video recommendations will be disabled – like your YouTube home feed. This means that starting today, your home feed may look a lot different: you’ll be able to see the search bar and the left-hand guide menu, with no feed of recommended videos thus allowing you to more easily search, browse subscribed channels and explore Topic tabs instead.
Coloco o ênfase no "if you have YouTube watch history off and have no significant prior watch history", ou seja, para os utilizadores que já tiverem um histórico significativo, poderá presumir-se que o YouTube continuará a apresentar recomendações mesmo que o utilizador tenha desactivado o histórico recentemente.

Mas, isto é algo que o YouTube diz que irá ser feito ao longo dos próximos meses, pelo que ainda poderá demorar bastante até que esta alteração se venha a fazer notar.

Netflix lança app que transforma iPhone em gamepad para jogos na TV

09-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix continua a sua aposta nos jogos, agora com uma app que transforma iPhones em gamepads para jogar na TV.

Além dos filmes e séries, a Netflix tem feito uma forte aposta - embora por agora com jogos relativamente modestos - na área dos jogos de vídeo. É uma área que movimenta biliões e que tem um enorme potencial, e onde a Netflix espera vir a estar presente ao nível das outras plataformas de jogos, como o Steam, Origin, Epic Store, UPlay, etc. e também Android e iOS nos smartphones e tablets.

Agora, lança a app Netflix Game Controller que funcionará como acessório para assistir nessa actividade, permitindo transformar um iPhone num controlador de jogos para jogar os jogos Netflix na TV.
Com esta app o ecrã do iPhone assume um thumbstick touch direccional do lado esquerdo, e do lado direito apresenta quatro botões para replicar um formato idêntico ao dos gamepads genéricos.

É algo que vem dar continuidade à promessa que a Netflix tinha feito de que os seus jogos seriam jogáveis em "todos os ecrãs", mas que por agora ainda não é utilizável, sendo indicado que tal passará a ser possível em breve.

Também para breve é esperado que surja app idêntica para Android, para que não sejam apenas os utilizadores com iPhones a poderem jogar jogos Netflix na TV.

Sistema de infotainment dos Tesla crackado por investigadores

08-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um grupo de investigadores da Universidade Técnica de Berlim crackou o sistema de infotainment da Tesla, conseguindo desbloquear opções pagas e correr software não oficial.

O "jailbreak" do sistema da Tesla foi facilitado pelo facto da Tesla usar um chipset AMD que contém vulnerabilidades já conhecidas de outros chips da marca. Tirando partido disso, os investigadores conseguiram obter controlo total do sistema, o que lhes permitiu correr software não oficial e até obter segredos das partes supostamente seguras do chip, como a chave de autenticação que o carro utiliza para se ligar à rede da Tesla.

No processo, além de ser possível aceder a todo o tipo de informação dos utilizadores, como dados pessoais, lista de chamadas, passwords WiFi e até os cookies de sessão das contas Google e outras, também se tornou possível desbloquear opções pagas como o aquecimento dos bancos ou o Acceleration Boost. No entanto, não foi possível activar o modo FSD - que seguramente seria uma das coisas mais procuradas.

Entretanto, a Tesla disse que este ataque foi feito contra uma versão já antiga do seu sistema, e que o sistema actual só permite o desblqueio de funções quando validado adicionalmente pelo Gateway, o que obrigaria a descobrir novas vulnerabilidades sobre esse módulo adicional. Mas, a parte da extracção da chave de autenticação continua a ser possível, e será difícil que a Tesla consiga resolver isso através de actualizações remotas de software.

Os investigadores prometem revelar todos os detalhes na sessão "Jailbreaking an Electric Vehicle in 2023 or What It Means to Hotwire Tesla's x86-Based Seat Heater" durante o evento BlackHat 2023 em Las Vegas que decorrerá nos próximos dias.

Dongfeng Voyah Free com autonomia para 1200 km

08-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Dongfeng está a preparar uma remodelação do seu SUV Voyah Free, que chega com autonomia de 1200 km - mas com batota.

Seria impressionante ver um SUV eléctrico com uma autonomia de 1200 km, e depressa se percebe que as contas não batem certo ao se descobrir que este Voyah Free vem com um pack de baterias de apenas 37.55 kWh. É aí que entra a parte da batota, pois embora se trate de um carro eléctrico no sentido em que a sua propulsão é feita apenas por motores eléctricos, o segredo da sua autonomia está num motor de combustão de 1.5L que funciona como gerador para carregar a bateria e proporcionar a autonomia anunciada.
Os seus dois motores eléctricos oferecem uma potência combinada de 360 kW e 720 Nm, e a marca mantém um sistema de três ecrãs na consola frontal, assistidos por dois touchscreens para os passageiros na fila de trás. A Dongfeng também fez uma parceria com a Baidu para oferecer o sistema de assistência à condução Apollo Highway Driving, que promete ser um sistema de nível 4 (dispensando a atenção do condutor) nas autoestradas e também conseguindo conduzir sozinho nas estações de serviço.

Na China o anterior Voyah Free tinha um preço a começar nos 51 mil euros, e é de esperar que o patamar de preços seja mantido nesta nova versão.

Notícias do dia

08-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Óculos Vision Pro da Apple protegem olhar dos utilizadores mas limitam criatividade dos developers; Facebook Messenger abandona SMS em Setembro; iPhone 15 Pro deverá começar nos 256GB para ajudar a justificar aumento de preço; Google convida funcionários a dormirem no campus - por $99 a noite; e Clop ransomware usa torrents para distribuir dados roubados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Apple M3 Max com 16-cores e 48 GB

O próximo chip M3 Max da Apple já está a ser testado, e deverá proporcionar novo ganho de desempenho. Passando para um processo de fabrico de 3 nm - tal como os chips A17 dos iPhone 15 Pro - o novo M3 Max deverá adoptar 16-cores, com 12 deles a serem de alto-desempenho (face aos 8 dos actuais M2 Max), 40-cores no GPU, e 48 GB de RAM. No entanto, deverá ser necessário esperar até 2024 até se poder apanhar novos MacBook Pro com estes chips, assim como novos Mac Mini e iMacs.

A Apple terá conseguido fazer um acordo especial com a TSMC, que lhe dá grande vantagem na produção de chips de 3nm, praticamente fazendo com que durante um ano toda a produção seja sua e impedindo que os rivais consigam chips com esta tecnologia. Aparentemente, a TSMC também irá arcar com os custos dos chips não-funcionais (que são frequentes quando se passa para um novo processo) resultando numa "aposta segura" para a Apple.


Julho bate recordes nos cinemas portugueses

A tripla de filmes - Barbie, Oppenheimer e Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One - tornaram-se numa combinação inigualável de blockbusters para este Verão nos cinemas portugueses. As salas nacionais registaram uma afluência de 1.7 milhões de espectadores, a maior afluência desde Agosto de 2019, e o melhor mês de sempre em receitas desde que há registos.

São notícias muito bem vindas depois da período de calamidade que as salas de cinema atravessaram durante a fase Covid-19; e que demonstram que a fórmula dos blockbusters se mantém viva e de boa saúde, e aplicando-se aos mais variados géneros, como os três filmes acima mencionados.


Netflix facilita "likes"

A Netflix vai facilitar o uso dos seus likes nos dispositivos mobile. A partir da próxima semana a app irá apresentar as três opções - thumbs down, thumbs up, duplo thumbs up - assim que se tocar no ecrã durante a visualização de um filme ou série nos smartphones, para acesso imediato a qualquer momento.

A actualização chega à versão iOS na próxima semana, chegando à versão Android posteriormente.


Google vai enfrentar julgamento por tracking em modo Incógnito


A Google parece que terá que enfrentar um julgamento público devido ao tracking efectuado quando se usa o modo Incógnito do Chrome (e outros browsers). Isto porque a juíza considerou que a descrição feita pela Google cria a ilusão implícita nos utilizadores de que a sua privacidade será assegurada, mas não refere que continuarão a estar sujeitos a (quase) todo o tipo de tracking que é feito como quando usam o browser normalmente.

....Because Google never explicitly told users that it does so, the Court cannot find as a matter of law that users explicitly consented to the at-issue data collection."

— Mike Swift (@Swiftstories) August 8, 2023


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Embora o conceito de "tablets" remonte às décadas de 50 e 60, foi preciso esperar até ao final da década 80 para que o primeiro tablet comercial chegasse ao mercado (apesar de terem havido alguns anteriores com produção bastante limitada). O GRiDPad 1900 foi lançado em 1989, com uma stylus que ficava presa ao tablet por um cabo. Curiosamente, o seu sistema de reconhecimento de texto foi criado por Jeff Hawkins, que mais tarde viria a criar os populares PalmPilot.

|