PlanetGeek

Dongfeng Voyah Free com autonomia para 1200 km

08-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Dongfeng está a preparar uma remodelação do seu SUV Voyah Free, que chega com autonomia de 1200 km - mas com batota.

Seria impressionante ver um SUV eléctrico com uma autonomia de 1200 km, e depressa se percebe que as contas não batem certo ao se descobrir que este Voyah Free vem com um pack de baterias de apenas 37.55 kWh. É aí que entra a parte da batota, pois embora se trate de um carro eléctrico no sentido em que a sua propulsão é feita apenas por motores eléctricos, o segredo da sua autonomia está num motor de combustão de 1.5L que funciona como gerador para carregar a bateria e proporcionar a autonomia anunciada.
Os seus dois motores eléctricos oferecem uma potência combinada de 360 kW e 720 Nm, e a marca mantém um sistema de três ecrãs na consola frontal, assistidos por dois touchscreens para os passageiros na fila de trás. A Dongfeng também fez uma parceria com a Baidu para oferecer o sistema de assistência à condução Apollo Highway Driving, que promete ser um sistema de nível 4 (dispensando a atenção do condutor) nas autoestradas e também conseguindo conduzir sozinho nas estações de serviço.

Na China o anterior Voyah Free tinha um preço a começar nos 51 mil euros, e é de esperar que o patamar de preços seja mantido nesta nova versão.

Notícias do dia

08-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Óculos Vision Pro da Apple protegem olhar dos utilizadores mas limitam criatividade dos developers; Facebook Messenger abandona SMS em Setembro; iPhone 15 Pro deverá começar nos 256GB para ajudar a justificar aumento de preço; Google convida funcionários a dormirem no campus - por $99 a noite; e Clop ransomware usa torrents para distribuir dados roubados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Apple M3 Max com 16-cores e 48 GB

O próximo chip M3 Max da Apple já está a ser testado, e deverá proporcionar novo ganho de desempenho. Passando para um processo de fabrico de 3 nm - tal como os chips A17 dos iPhone 15 Pro - o novo M3 Max deverá adoptar 16-cores, com 12 deles a serem de alto-desempenho (face aos 8 dos actuais M2 Max), 40-cores no GPU, e 48 GB de RAM. No entanto, deverá ser necessário esperar até 2024 até se poder apanhar novos MacBook Pro com estes chips, assim como novos Mac Mini e iMacs.

A Apple terá conseguido fazer um acordo especial com a TSMC, que lhe dá grande vantagem na produção de chips de 3nm, praticamente fazendo com que durante um ano toda a produção seja sua e impedindo que os rivais consigam chips com esta tecnologia. Aparentemente, a TSMC também irá arcar com os custos dos chips não-funcionais (que são frequentes quando se passa para um novo processo) resultando numa "aposta segura" para a Apple.


Julho bate recordes nos cinemas portugueses

A tripla de filmes - Barbie, Oppenheimer e Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One - tornaram-se numa combinação inigualável de blockbusters para este Verão nos cinemas portugueses. As salas nacionais registaram uma afluência de 1.7 milhões de espectadores, a maior afluência desde Agosto de 2019, e o melhor mês de sempre em receitas desde que há registos.

São notícias muito bem vindas depois da período de calamidade que as salas de cinema atravessaram durante a fase Covid-19; e que demonstram que a fórmula dos blockbusters se mantém viva e de boa saúde, e aplicando-se aos mais variados géneros, como os três filmes acima mencionados.


Netflix facilita "likes"

A Netflix vai facilitar o uso dos seus likes nos dispositivos mobile. A partir da próxima semana a app irá apresentar as três opções - thumbs down, thumbs up, duplo thumbs up - assim que se tocar no ecrã durante a visualização de um filme ou série nos smartphones, para acesso imediato a qualquer momento.

A actualização chega à versão iOS na próxima semana, chegando à versão Android posteriormente.


Google vai enfrentar julgamento por tracking em modo Incógnito


A Google parece que terá que enfrentar um julgamento público devido ao tracking efectuado quando se usa o modo Incógnito do Chrome (e outros browsers). Isto porque a juíza considerou que a descrição feita pela Google cria a ilusão implícita nos utilizadores de que a sua privacidade será assegurada, mas não refere que continuarão a estar sujeitos a (quase) todo o tipo de tracking que é feito como quando usam o browser normalmente.

....Because Google never explicitly told users that it does so, the Court cannot find as a matter of law that users explicitly consented to the at-issue data collection."

— Mike Swift (@Swiftstories) August 8, 2023


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Embora o conceito de "tablets" remonte às décadas de 50 e 60, foi preciso esperar até ao final da década 80 para que o primeiro tablet comercial chegasse ao mercado (apesar de terem havido alguns anteriores com produção bastante limitada). O GRiDPad 1900 foi lançado em 1989, com uma stylus que ficava presa ao tablet por um cabo. Curiosamente, o seu sistema de reconhecimento de texto foi criado por Jeff Hawkins, que mais tarde viria a criar os populares PalmPilot.

Tablet Chuwi UBook X com ecrã 2K a €279

08-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi é uma marca que já conhecemos por ter portáteis a preços bastante atractivos (dos mais económicos aos mais equipados), mas desta vez falamos do seu UBook X, que é uma verdadeira alternativa ao Surface da Microsoft a preço reduzido.

O Chuwi UBook X é um tablet transformável 2-em-1 com ecrã 2K de 12" (2160x1440), que vem equipado com CPU Intel N4120, acompanhado por 8 GB de RAM e SSD de 256 GB. Tem WiFi ac Dual Band 2.4GHz/5GHz, BT 5.0, câmara traseira de 5 MP e frontal de 2 MP, peso de 850 g, espessura de 9 mm e bateria de 38 Wh. Opcionalmente podem adicionar-lhe um teclado com trackpad, e stylus com 4096 níveis de pressão.

Este tablet 2-em-1 Chuwi UBook X 8GB + 256GB fica por 279 euros, com envio da Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20 euros.

À semelhança do Surface, este tablet conta também com um suporte integrado (0-145º) que permite ajustar a sua inclinação da forma mais conveniente para o tipo de trabalho que se estiver a fazer. Conta ainda com portas USB 3.0 tradicionais, uma porta USB-C, micro HDMI, microSD, ficha para headphones e ficha para alimentação.

Para quem procurar um computador que possa levar para todo lado, que seja leve no peso e na carteira, tem aqui uma boa opção.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google convida funcionários a dormirem no campus - por $99 a noite

08-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do trabalho remoto, a Google quer que os funcionários fiquem a dormir no próprio campus, pela módica quantia de $99 por noite.

Ficar a dormir no escritório não é incomum nas empresas tecnológicas quando se estão a iniciar ou durante fases críticas de desenvolvimento ou lançamento de novos produtos. Mas desta vez não é esse o caso.

Desta vez não se trata de ter os funcionários a dormirem em sacos-cama no chão do escritório. A Google está a propor que os funcionários passem a noite no hotel no Google Campus em Mountain View, propondo um valor diário promocional reduzido de apenas $99 por noite.

A proposta é apresentada como sendo algo benéfico para os funcionários que agora passaram a ser obrigados a passar alguns dias por semana no escritório, evitando que tenham que lidar com os transportes e trânsito durante esse dias. E alguns deles dizem que mesmo quem decidisse lá ficar durante um mês ($3000) continuaria a ficar mais barato do que uma renda naquela área.

Por outro lado, outros relembram que se trata de uma promoção temporária (o preço normal é superior), e consideram abusivo que a Google esteja a tentar criar uma cultura de "viver no local de trabalho", que automaticamente lhes iria subtrair umas centenas ou milhares de dólares ao seu ordenado.

Por agora, é uma opção que ninguém é forçado a aceitar. Mas tendo em conta a evolução que a Google tem tido, já nem se pode dizer que seria irrealista que, um destes dias, isso passasse a ser uma nova exigência.

Óculos Vision Pro da Apple protegem olhar dos utilizadores mas limitam criatividade dos developers

08-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Os óculos Vision Pro da Apple continuam a ser um produto que poucos tiveram oportunidade de testar, mas alguns developers criticam as restrições aplicadas pela Apple.

Os developers que quiserem criar experiências inovadoras em VR nos Apple Vision Pro poderão deparar-se com bastantes limitações. A Apple está a limitar consideravelmente o tipo de coisas que os developers podem fazer, e que na prática se resume a deixar que descrevam modelos 3D e o material que deverão ter, e pouco mais. Tudo o resto será tratado automaticamente pelo sistema da Apple, incluindo o rendering e iluminação.

Para a maioria dos casos, isso não será problemático, mas para os cenários de aplicações que desejassem ir mais além e explorar os ambientes VR, a coisa torna-se praticamente impossível e faz temer que esse tipo de restrições se torne na nova norma nas plataformas da Apple.

Parte destas limitações pode ser atribuída à protecção da privacidade dos utilizadores, já que isto significa que os developers não podem ter acesso a coisas como o olhar dos utilizadores ou sequer as coisas que têm na sua sala.

A lot of it centers around Apple's choice to both make eye tracking central to the headsets input, and simultaneously declare it to be too private to be exposed to apps. (Which, to be fair, it's pretty sensitive data.)

— Brandon Jones (@Tojiro) June 9, 2023
Esse tipo de dados seria extremamente valioso. Imagine-se ter publicidade que sabe exactamente quanto tempo os utilizadores olharam para ela (embora isso seja informação a que a Apple irá ter acesso, dando-lhe vantagem sobre os seus rivais); ou apps que aproveitassem as câmaras dos óculos para saber o que os utilizadores têm em suas casas, ou até gravando cenas privadas do que se estivesse a passar à frente dos óculos.

Tendo em conta o ponto em que nos encontramos, será perfeitamente natural que a Apple tenha implementado estas restrições. Veja-se o caso do flop dos Google Glass, em grande parte devido às preocupações de privacidade de poderem gravar tudo o que se estivesse a ver. É o tipo de coisa que a Apple não poderia arriscar que aconteça com o Vision Pro. Mas, com o seu preço, a privacidade dos utilizadores pode acabar por ser o menor problema com que a Apple tenha que se preocupar.

iPhone 15 Pro deverá começar nos 256GB

08-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Após anos de críticas, a Apple deverá passar para 256 GB no modelo base dos iPhone Pro 15.

Após anos a ignorar as críticas de vender smartphones topo de gama com preço acima dos mil euros mantendo uma capacidade de apenas 128 GB, a Apple deverá finalmente mudar isso com a chegada da nova geração.

Para os iPhone 15 Pro o modelo base deverá passar a ter 256 GB, o que se alinha perfeitamente com as nossas suposições de que a Apple utilizaria isso para justificar o aumento de preço. Vários rumores indicavam que os iPhones iriam ter preço acrescido, e combinar isso com o aumento de capacidade é uma forma fácil da Apple dizer que "não aumentou" os preços.
Relembre-se que a margem de lucro é significativamente maior para a Apple nos modelos com maior capacidade, já que a mudança de 128 GB para 256 GB é algo que lhes custará apenas alguns poucos euros, mas pelo qual cobram mais de 100 euros adicionais. Pelo que, a remoção do modelo mais barato de 128 GB - que na verdade só existia para "forçar" os utilizadores a optarem pelo modelo seguinte - assegurará desde logo maior lucro para a empresa numa altura em que se antevê que o volume de vendas seja inferior.

Ainda assim, a Apple deverá manter a existência de quatro variantes, com os actuais iPhones 14 Pro de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB, a darem lugar aos iPhone 15 Pro de 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB, com este último a significar que um iPhone 15 Pro Max de 2 TB deva ter um preço máximo superior a 2500 euros (o actual 14 Pro Max de 1 TB custa 2149 euros).

Fiat Panda eléctrico vai custar menos de €25K

08-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Stellantis está a preparar novo eléctrico económico, e vai aproveitar a tradição do Fiat Panda.

O Fiat Panda tem um longo historial de associação com carros divertidos e, acima de tudo, com preço reduzido. Agora fazendo parte do grupo Stellantis, esse historial vai ser aproveitado para lançar uma versão eléctrica para competir com os carros eléctricos de baixo custo que têm chegado ao mercado, como o Dacia Spring.

O futuro Panda eléctrico só deverá chegar no próximo ano (2024) e junta-se ao Citroen e-C3 no segmento dos eléctricos económicos da Stellantis, mas por essa altura também se deverá ter maior concorrência nesse segmento, já que são cada vez mais as marcas chinesas que se começam a implantar na Europa e que oferecem modelos a preços bastante atractivos.

Há ainda que ter em conta que a própria Tesla poderá avançar com um novo modelo mais económico, também para esta gama de preços. Mas, toda a concorrência será bem vinda pelos consumidores interessados em deixar para trás os seus automóveis a combustão.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

08-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbanks permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Asus deixa de desbloquear bootloader dos Zenfone?

08-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Asus deixou de permitir o desbloqueio do bootloader nos Zenfone 9 e 10.

Apesar de ser uma empresa que tradicionalmente era amiga dos fãs das alterações nos seus smartphones, agora está a angustiar alguns utilizadores que estão a receber a indicação de que deixou de ser possível desbloquear o bootloader no Zenfone 9, e que no Zenfone 10 nem sequer será possível.

No entanto, quando contactada outra equipa de suporte da Asus, via Telegram, foi dito que não tinham qualquer informação quanto a isso, e que a única coisa que sabiam era que o servidor que disponibiliza a ferramenta de desbloqueio estava em manutenção mas voltaria a ficar disponível em breve.

É algo que a Asus deverá esclarecer quanto antes, para não ter que lidar com clientes que se sintam enganados. Apesar da maior parte dos utilizadores se sentir confortável com o sistema tal como é fornecido pela Asus, há alguns que não abdicam da liberdade de ter total controlo sobre o seu smartphone e consideram o desbloqueio do bootloader como ponto crítico essenial.

Facebook Messenger abandona SMS em Setembro

08-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A partir de 28 de Setembro o Facebook Messenger deixará de suportar mensagens SMS.

Adicionada em 2016, a funcionalidade do Messenger do Facebook também tratar das mensagens SMS vai desaparecer no final de Setembro.

A Meta não dá qualquer explicação para esta remoção, limitando-se a informar os utilizadores de que deverão seleccionar outra app para lidar com os SMS - como o Google Messages - ou, no caso de não o fazerem, os seus smartphones passarem a utilizar a app default do sistema para esse fim.

Seria interessante saber se esta alteração estará relacionada com as questões de privacidade da legislação da UE, ou se terá sido abandonada por não haver quantidade suficiente de utilizadores que use o Messenger para gerir os SMS. Mas parece que será algo que só a Meta saberá.

Clop ransomware usa torrents para distribuir dados roubados

07-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O grupo de ransomware Clop está a recorrer aos torrents para melhorar o seu serviço de distribuição de dados roubados pelos seus ataques.

O grupo Clop teve recentemente uma vaga bem sucedida de ataques explorando uma vulnerabilidade 0-day da plataforma MOVEit de transferência de ficheiros, conseguindo roubar dados de cerca de 600 organizações em todo o mundo.

Tradicionalmente estes dados roubados seriam disponibilizados através de um site na rede Tor, mas isso faz com que as velocidades de download sejam lentas; e se se mudassem para um site web directo, seria mais fácil para as autoridades o encerrarem e potencialmente ficarem com mais dados que facilitassem a sua identificação. Por isso, a nova técnica está a ser a utilização de um dos sistemas mais eficientes para a distribuição de dados: os torrents.
Usando os torrents, o grupo consegue melhorar susbstancialmente as velocidades, que melhoram progressivamente à medida que mais pessoas quiserem os dados - e uma vez que se trata de um processo completamente descentralizados, continua a ser praticamente impossível de ser impedido pelas autoridades (bastará olhar para todos os sites de conteúdos pirata que continuam a usar torrents com sucesso, para desespero dos estúdios e entidades anti-pirataria).

Estima-se que esta última ronda de ataques vá render ao grupo entre 75 e 100 milhões de dólares(!), devido a alguns pagamentos de resgates bastante avultados por parte de um pequeno número de empresas.

Cientistas repetem fusão nuclear com energia positiva

07-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory voltaram a gerar energia positiva de um processo de fusão nuclear.

Estes cientistas são os mesmos que em Deembro já tinham efectuado uma reacção positiva, com 2.05 Megajoules de energia de um laser a resultar na geração de 3.15 Megajoules resultante do processo de fusão.

Neste novo teste dizem ter conseguido uma taxa de geração de energia superior ao teste de Dezembro, mas sem ainda terem revelado detalhes adicionais.

O grande problema é que, embora estes testes tecnicamente gerem mais energia da que foi injectada para iniciar a reacção, a nível global continua ser necessário injectar bastante mais energia no sistema devido à ineficácia de todos os elementos. Ou seja, no teste de Dezembro foram gastos 300 Megajoules para gerar os 2.05 Megajoules injectados pelo laser. Talvez o novo supercondutor LK99 possa vir dar uma ajuda a melhorar drasticamente essa eficiência.

Notícias do dia

07-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone 15 deve ser apresentado a 12 ou 13 de Setembro; Elon Musk promete combate com Zuckerberg com streaming no X; Twitter apodera-se da conta @music; Android com auto-zoom de códigos QR; morreu Bram Moolenaar - criador do Vim; Elon Musk promete pagar custos judiciais de pessoas despedidas por publicarem no Twitter; som dos teclados revela teclas carregadas com 95% de fiabilidade; e Google explica como malware contorna protecções da Play Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk.

Bing Chat vai estar disponível em todos os browsers

A Microsoft fez uma avaliação dos seis meses que se passaram desde o lançamento do Bing AI, e revela estar disposta a expandir a sua ofensiva nesta área. O Bing Chat, que até recentemente só estava disponível através do Edge, vai passar a estar acessível através de todos os browsers, incluindo browsers mobile.

Relembre-se que a MS já tinha aberto o acesso ao Bing Chat no Chrome e Safari, pelo que esta expansão já abrangia o browser mais popular a nível global, e o browser mais popular na plataforma Mac.


Zoom pede a funcionários para trabalharem presencialmente

O Zoom, que ganhou popularidade durante a fase de confinamento Covid-19, como ferramenta que permitia o trabalho remoto via video-conferência, está agora a pedir aos seus funcionários que regressem aos escritórios dois dias por semana, se estiverem num raio de 80 km de um deles.

Muitas empresas têm optado por regimes idênticos, de trabalho remoto combinado com trabalho presencial alguns dias por semana - e que até é apreciado pelos colaboradores, como forma de se sentirem mais ligados à empresa e colegas. Mas, há também casos em que as horas perdidas nas deslocações, ou a frustração de estar preso no trânsito, seriam perfeitamente dispensadas pelos trabalhadores que preferem trabalhar remotamente a 100%, tirando alguns eventos ocasionais que justifiquem a sua presença física.


OpenAI lança GPTBot para percorrer a web

A OpenAI revelou o seu crawler web - o GPTBot - que à semelhança dos crawlers dos motores de pesquisa, percorre todos os sites públicos para recolher informação que potencialmente poderá ser utilizada para treinar os seus modelos AI, como o GPT.

Quem não o desejar, poderá adicionar ao ficheiro robots.txt, já utilizado para controlar os demais crawlers, regras que impeçam totalmente, ou parcialmente, o uso dos conteúdos do site para esse efeito. Com isto, a OpenAI espera reduzir as polémicas quanto ao uso potencialmente abusivo de conteúdos para treinar os seus modelo AI.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: Nikola Tesla nasceu em 1856 e foi um prolífico inventor nas áreas da física, mecânica, electricidade e ondas electromagnéticas. As suas patentes na área da corrente alternada tiveram grande peso na sua adopção para as redes de distribuição eléctrica, vencendo as propostas de utilização de corrente contínua propostas por Edison.

Bloco de tomadas vertical com USB a €26.99

07-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 8 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical JSVER 8 tomadas + 4 USB está disponível por 26.99 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, com um total máximo combinado de 4.8 A. Temos ainda um botão para cortar a alimentação e evitar desperdícios com os "consumos fantasma" dos equipamentos em standby.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube 1080p Premium chega à web

07-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O modo Full HD 1080p de maior qualidade do YouTube está finalmente a chegar à web.

Há alguns meses o YouTube anunciou a estreia de um novo modo 1080p (Full HD) com bitrate mais elevado para maior qualidade, limitado aos subscritores do serviço YouTube Premium. Na altura esse novo modo só ficou disponível no YouTube para iOS, mas agora está finalmente a começar a chegar aos subscritores que usam YouTube nos computadores.

Inicialmente chegou a temer-se que este novo sistema consistiria em piorar a qualidade do modo Full HD 1080p "normal" para todos os utilizadores, de modo a fazer sobressair a "melhor qualidade" do modo 1080p Premium, mas a Gooogle assegura que não é esse o caso, e que este modo 1080p Premium tem mesmo um bitrate superior ao do modo 1080p que já existia.
Este modo fica visível para todos os utilizadores do YouTube, mas quem não for subscritor e o tentar seleccionar será direccionado para uma página que indica a necessidade de subscrição do YouTube Premium.

Além do YouTube na web, a Google diz que este novo modo também está a chegar aos Chromecast (nas versões sem Android) e consolas de jogo. Fica por explicar a demora para que este modo chegue ao YouTube nos Android.

Google lança campanha para atrair utilizadores de iPhone para Android

07-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou uma nova campanha para tentar cativar utilizadores com iPhones a fazerem a mudança para Android.

Já estamos habituados a ver Google, Apple, e marcas como a Samsung a lançarem vídeos que apelam (ou gozam) com utilizadores da plataforma concorrente, de modo a tentar fazer com que se mudem para o campo oposto.

Com o mote "It’s all good with Google on Android" a campanha foca-se em quatro áreas.


Privacidade & Segurança: com o Play Protect que vigia as apps instaladas e procura por malware, sugerindo a remoção de apps maliciosas ou removendo-as automaticamente em casos críticos.

Emoji Reactions: Para demonstrar que não é só o iMessage da Apple que tem esta funcionalidade.

Transferência de fotos: Sendo um dos elementos mais importantes para os utilizadores, com a app de transferência Switch to Android os utilizadores podem ficar descansados que todas as suas fotos se manterão no seu novo Android.

Compatibilidade com dispositivos: Mostra a ligação dos smartphones Android a todo o tipo de equipamentos, de smart devices a altofalantes e headphones.









Não se pode dizer que a selecção destas categorias tenha sido particularmente feliz, pois são todas áreas em que o iOS e os iPhone se sentirão à vontade para serem comparados com os Android. Melhor teria sido focarem-se na enorme variedade de dispositivos Android, em formatos e preços, ou em todas as coisas que o Android pode fazer e o iOS não permite: como correr browsers alternativos (a Apple continua a obrigar que todos os browsers, independentemente de dizerem que são o Chrome ou Firefox, utilizem o motor do Safari nos iPhones e iPads).

Bloco de tomadas vertical com USB a €26.99

07-08-2023 | 12:35 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 8 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical JSVER 8 tomadas + 4 USB está disponível por 26.99 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, com um total máximo combinado de 4.8 A. Temos ainda um botão para cortar a alimentação e evitar desperdícios com os "consumos fantasma" dos equipamentos em standby.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Elon Musk promete combate com Zuckerberg com streaming no X

07-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk parece estar mesmo disposto a seguir em frente com o desafio de um combate lançado a Zuckerberg, dizendo que o stream será feito no Twitter / X.

Musk tem feito grande aposta nos vídeos no X, que agora podem ser vistos ao estilo TikTok, e acredita que um combate mediático com Zuckerberg será uma excelente forma de demonstrar a sua capacidade para streaming de vídeo em directo - potencialmente procurando que a plataforma passe a ser levada a sério para a o streaming de eventos desportivos e outros (nos quais as outras plataformas de streaming também têm estado a apostar).

Musk anunciou que o combate com Zuckerberg será transmitido no X, com todos os lucros a serem direccionados para instituições de caridade que apoiem veteranos de guerra.

Zuck v Musk fight will be live-streamed on 𝕏.

All proceeds will go to charity for veterans.

— Elon Musk (@elonmusk) August 6, 2023

Am lifting weights throughout the day, preparing for the fight.

Don’t have time to work out, so I just bring them to work.

— Elon Musk (@elonmusk) August 6, 2023
Musk diz que tem estado a treinar diariamente, fazendo levantamento de pesos no escritório sempre que pode, por não ter tempo para ir a um ginásio.

Zuckerberg, por seu lado, já deu resposta - no Threads, obviamente - dizendo que está pronto para combater "hoje mesmo", e que sugeriu o dia 26 de Agosto a Musk, mas que duvida que ele aceite.

Post by @zuck
View on Threads

Quanto à promessa de Musk de que a emissão enviaria os lucros para a caridade, Zuck também não perdoa, perguntando se não seria melhor usar uma plataforma mais fiável que efectivamente consiga angariar dinheiro para esse fim.

Post by @zuck
View on Threads

Tendo em conta que Zuckerberg pratica Jiujitsu e já venceu múltiplos combates, o desfecho deste hipotético combate parece estar definido logo à partida. Mas na verdade, o resultado pouco importará, uma vez que independentemente de ganhar ou perder, Elon Musk terá garantidamente centenas de milhões de pessoas a assistir a este evento - a não ser que o X não aguente e não haja stream para ninguém.

SpaceX faz teste estático do Super Heavy booster 9

07-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX fez um teste do Super Heavy booster 9 que lançará a próxima Starship, mas nem tudo correu como previsto.

Este teste visava avaliar a fiabilidade dos 33 motores usados no booster, assim como o novo sistema de água para amortecer o brutal impacto do lançamento - que no lançamento anterior destruiu completamente a plataforma.

Infelizmente, embora o foguete tenha passado o teste incólume, 4 dos 33 motores Raptor desligaram-se automaticamente, e o próprio teste ficou-se por uma duração de 2.74 segundos quando o pretendido era manter os motores ligados por 5 segundos. Algo que a SpaceX também já está a tentar resolver com uma nova geração de motores Raptor 3 que diz que serão mais fiáveis e utilizados nas futuras gerações do Super Heayy.

Drone view of Booster 9 static fire test pic.twitter.com/ARv6H6njgu

— SpaceX (@SpaceX) August 6, 2023
A SpaceX também ainda terá que lidar com o problema do seu sistema de auto-destruição ter demorado demasiado tempo a actuar (demorou cerca de 40 segundos no lançamento anterior), mas parece estar empenhada em manter o seu ritmo de desenvolvimento acelerado para lançar nova Starship o mais rapidamente possível.

Relembre-se que, com a sua enorme capacidade de carga, a Starship e Super Heavy são um ponto crítico para viabilizar o lançamento dos milhares de satélites Starlink que ainda faltam, a custo mais reduzido que os lançamentos actuais.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €101

07-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 101.65 euros na Amazon Espanha.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|