PlanetGeek

MS revela ferramenta de desbloqueio de funções secretas do Windows 11 por acidente

03-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft disponibilizou inadvertidamente a sua ferramenta interna de desbloqueio de funções experimentais no Windows 11.

Existem inúmeras funcionalidades no Windows 11 que vêm deliberadamente escondidas e desactivadas, destinando-se a serem usadas apenas em testes específicos. Normalmente, só podem ser acedidas através de utilitários não oficiais como o ViVeTool, mas um lapse da Microsoft revelou a sua ferramenta interna que usa oficialmente para o efeito.

A StagingTool foi revelada no âmbito de um programa de "caça aos bugs" que a MS fez, e embora se trate de um utilitário de linha de comando que não atrairá a maioria dos utilizadores finais, será sempre de interesse para o grupo de curiosos que gosta de esmiuçar o sistema operativo da Microsoft.

Some quests include a valid link to a staging tool that appears to be like vivetool pic.twitter.com/MUXPzQlbsy

— Xeno (@XenoPanther) August 2, 2023
A Microsoft acabou por remover a ferramenta algumas horas mais tarde, quando se apercebeu do sucedido, mas tendo em conta que a ferramenta já foi apanhada e anda a circular pela net, melhor faria em oficializar a sua existência e disponibilizá-la publicamente - com o mesmo tipo de advertências que faz para os utilizadores dos programas de Early Access do Windows.

Hub USB 3.2 Sabrent 7-portas com interruptores individuais a €38

03-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Precisam de um hub USB 3.2 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Sabrent tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.2 Sabrent 7-portas com interruptores está disponível por apenas 38.87 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação de 36 W.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 15 deverá ter procura inferior ao iPhone 14

03-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo as estimativas de Ming-Chi Kuo, a geração iPhone 15 irá ter procura abaixo da do iPhone 14.

Estamos a um par de meses do lançamento dos novos iPhone 15 da Apple, em que os modelos Pro deveráo estrear ecrãs com margens mais reduzidas e o iPhone 15 Pro Max deverá estrear uma câmara periscópica 5X ou 6X. Serão também os modelos que marcam a adopção (forçada pela UE) da ficha USB-C em vez da tradicional ficha Lightning proprietária da Apple.

Ming-Chi Kuo prevê que estes modelos terão dificuldade em atrair os consumidores, que têm tido que lidar com os efeitos da inflação e juros crescentes; e o facto dos iPhone 15 Pro deverem sofrer um agravamento de preço (em parte devido ao custo de produção, mas noutra parte também devido à vontade da Apple em manter as receitas com menor número de unidades vendidas) não irá ajudar.

Por outro lado, ano após ano a Apple tem conseguido bons resultados, continuando a vender dezenas de milhões de iPhones contrariamente ao que se poderia esperar de modelos cada vez mais dispendiosos. Resta saber se essa tradição se irá manter, ou se será o ano em que a Apple terá que se confrontar com o cenário de "crise".

Samsung lança Odyssey OLED G9 de 240 Hz

03-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung tem um novo monitor OLED, curvo ultrawide de 49", o Odyssey OLED G9.

Depois do monitor Odyssey OLED G8 lançado o ano passado, a Samsung lança um novo modelo - Odyssey OLED G9 - que oferece uma imagem ultrapanorâmica de 49" com ecrã curvo e resolução 5K.
Com 49 polegadas e curvatura de 1800R, o Odyssey OLED G9 é o primeiro monitor OLED a oferecer uma resolução Dual Quad High Definition (DQHD; 5.120 x 1.440) com formato de 32:9. É equivalente a dois ecrãs QHD lado a lado. O seu rápido tempo de resposta de 0,03 ms de cinzento a cinzento (GtG) e a taxa de atualização de 240 Hz oferecem aos jogadores uma vantagem competitiva.

A adição do Neo Quantum Processor Pro distingue o Odyssey OLED G9 dos outros monitores de jogos OLED. Utilizando um algoritmo de aprendizagem profunda, analisa de forma inteligente as imagens e aumenta automaticamente a escala para ajustar o brilho enquanto amplifica o contraste. Isto permite que o monitor restaure cada detalhe e forneça as imagens mais brilhantes, pixel a pixel.

O AMD FreeSync Premium Pro melhora ainda mais a experiência de jogo super suave do Odyssey OLED G9. Com o DisplayHDR True Black 400, o monitor oferece detalhes incríveis e cores vivas, independentemente do jogo que está a ser jogado ou do conteúdo que o utilizador está a ver.
O Odyssey OLED G9 apresenta um design fino com uma elegante estrutura metálica. Na parte de trás do monitor encontra-se o muito apreciado CoreSync e o Core Lighting+, que utiliza tecnologia de iluminação avançada para fazer corresponder as cores no ecrã, tornando o conteúdo mais envolvente e dando vida à experiência de jogo. As colunas estéreo incorporadas complementam o conteúdo no ecrã com um som nítido.

Equipado com o Samsung Gaming Hub e aplicações de smart TV, o Odyssey OLED G9 permite o acesso a serviços de streaming, jogos e entretenimento, num só lugar. Os utilizadores podem ver os seus programas favoritos dos principais fornecedores de serviços OTT (over-the-top) sem uma ligação a um PC ou dispositivo móvel. O Samsung Gaming Hub também permite aos utilizadores descobrir e jogar jogos de parceiros como o Xbox Game Pass e o NVIDIA GeForce Now – tudo sem downloads ou requisitos de espaço de armazenamento.

A oferta Multi View permite aos utilizadores tirar o máximo partido do ecrã de grandes dimensões, possibilitando a reprodução de jogos em até dois ecrãs em simultâneo. Isto significa que os jogadores podem agora desfrutar de multitarefas sem o incómodo de uma configuração com vários monitores.

O Odyssey OLED G9 oferece uma variedade de funções e características convenientes que proporcionam uma experiência otimizada, quer se trate de jogos ou de visualização. As opções de conectividade versáteis, incluindo HDMI 2.1 e Micro HDMI 2.1, Display Port 1.4 e Auto Source Switch+, criam ligações mais limpas a partir de um hub USB central, proporcionando uma experiência perfeita, independentemente da fonte de conteúdo. O suporte ajustável em altura (HAS) permite que os utilizadores encontrem a posição de jogo ou de visualização perfeita, independentemente do que estiverem a jogar.

O monitor Samsung Odyssey OLED G9 (G95SC) estará disponível para compra a partir de Agosto de 2023 com preço recomendado de 2199 euros.

Cult of the Dead Cow vai disponibilizar framework para comunicações e redes sociais seguras

02-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O histórico grupo de hackers Cult of the Dead Cow vai disponibilizar uma framework que garante total privacidade aos utilizadores, em apps de mensagens e redes sociais que a utilizem.

Após anos sem grande alarido, o Cult of the Dead Cow está de regresso à ribalta, dizendo que está no momento de voltar a dar poder aos utilizadores. Para isso, o grupo que popularizou o termo "hacktivismo" promete muitas novidades para a próxima edição da Def Con em Las Vegas - já na próxima semana.

O grupo diz ter criado uma framework que combina encriptação end-to-end (E2E) com roteamento de dados por múltiplos computadores de forma anónima, ao estilo da rede Tor, num pacote fácil de integrar por qualquer developer que queira criar uma app de mensagens ou uma rede social que coloque os utilizadores em primeiro lugar. Embora os detalhes só sejam conhecidos na próxima semana, pode esperar-se algo que seja parecido com as comunicações descentralizadas do BitTorrent, em que os próprios utilizadores da rede irão servir para suportar o seu funcionamento.

Numa altura em que tanto se fala dos utilizadores que fogem do Twitter / X para o Mastodon com protocolo aberto, e que até o Threads da Meta suportará esse mesmo protocolo - e também países que praticamente querem ilegalizar a encriptação E2E - veremos se há receptividade suficiente para fazer com que esta nova framework ganhe massa crítica ao ponto de se tornar popular - e não apenas uma curiosidade usada por um grupo extremamente reduzido de pessoas que levam a sua privacidade a sério.

Chrome melhora pesquisas e downloads

02-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a fazer chegar os tópicos mais recentes às pesquisas, e a melhorar a gestão dos downloads no Chrome.

Começando pelo Chrome para Android, a Google vai começar a apresentar os tópicos mais recentes directamente na barra de pesquisa, facilitando o processo de ficar a par dos últimos acontecimentos. Também irá sugerir conteúdos relacionados em função das pesquisas e locais em que se está, podendo sugerir coisas como restaurantes nas proximidades, ou locais de interesse perto de um destino de férias. Por agora isto é estreado no Android, chegando ao Chrome para iOS nos próximos meses.

No Chrome para desktop temos direito a um novo sistema de gestão dos downloads que faz desaparecer a barra com ficheiros descarregados na parte inferior do browser. Agora, os downloads passam a ser sinalizados por um icon de download na parte superior ao lado da barra de endereços, que dá acesso directo aos ficheiros descarregados nas últimas 24 horas, e que pode abrir-se momentaneamente de forma automática quando um download é concluído - podendo ser configurado para não o fazer.
Para quem preferisse o sistema antigo com os downloads na barra inferior, será necessário um período de adaptação - mas penso que para a maioria das pessoas este novo sistema acaba por ser mais prático e menos intrusivo.

Notícias do dia

02-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Teslas investigados por problemas na direcção; Twitter / X com opção para esconder vistos azuis do Twitter Blue; vaga de calor no Texas faz-se sentir nos automóveis; NASA perde contacto com Voyager 2 após envio de instrução errada; e YouTube vai facilitar exportação de vídeos em 2024 por conta do RGPD.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk.

Chrome com permissões "apenas uma vez"

O Chrome desktop prepara-se para ganhar maior controlo sobre as permissões dadas aos sites, passando a disponibilizar permissões "apenas uma vez" ao estilo do que já é comum nos sistemas mobile.
Esta nova opção torna mais simples dar acesso temporário a algo como a localização, sem se ter que passar pelo processo de dar permissão e posteriormente lembrarmos-nos de retirar essa permissão.


Apple atrasada na AI

Enquanto quase todas as empresas avançam a grande velocidade no sector AI, a Apple parece ter sido apanhado de surpresa e não estar disposta a recuperar do atraso.

Apesar dos rumores que indicam que a Apple está a "brincar" internamente com um modelo AppleGPT, as indicações mais recentes é a de que não deveremos ver nenhum produto concreto chegar este ano nem sequer no próximo (2024).

É uma (falta de) estratégia que se arrisca a deixar a Apple bem para trás no campo dos assistentes digitais AI - mas que, por outro lado, também lhe permitirá aprender com os erros dos seus concorrentes. Veremos que tal resulta, lá para 2025.


Android com mais opções de privacidade sobre publicidade

Para dar resposta às exigências da UE, o Android da Google já começou a dar maior controlo sobre o tipo de anúncios exibidos e tracking que é feito aos utilizadores. Alguns utilizadores já começaram a ser notificados para as novas opções de privacidade na publicidade.

Temos três secções principais, que os utilizadores podem activar ou desactivar:
  • Ad topics: Usa as apps que foram usadas recentemente para apresentar publicidade direccionada relacionada com os tópicos de interesse do utilizador
  • App-suggested ads: As apps que se usam podem determinar os gostos do utilizador e sugerir o tipo de publicidade a apresentar noutras apps
  • Ad measurement: Dar permissão para o Android fornecer dados sobre a publicidade apresentada e os cliques efectuados
No mínimo, terá sempre o factor positivo de dar maior visibilidade a todo o tracking que era/é feito aos utilizadores, e que normalmente ficava escondido do olhar público.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O Zigbee é um protocolo de baixo consumo criado para coisas como a automação doméstica, iniciado em 2002 pela Zigbee Alliance. Permite criar sensores e dispositivos wireless a pilhas / baterias com autonomia para mais de um ano, numa rede mesh autoconfigurável que permite que alguns dispositivos expandam o alcance da rede de forma automática.

Pack tomadas TP-Link Tapo P100 a €37

02-08-2023 | 16:24 | A Minha Alegre Casinha

Os módulos de tomada inteligentes como os Tapo P100 da TP-Link permitem ligar e desligar equipamentos remotamente e agendar o seu funcionamento, até via comandos de voz.

É cada vez mais fácil automatizar ou controlar remotamente aparelhos eléctricos através de tomadas inteligentes. E é precisamente isso que podem fazer com este pack de quatro módulos de tomadas TP-Link Tapo P100, que contam com conectividade WiFi (sem necessidade de hubs adicionais), e podem ser controladas manualmente via app, ou programadas com agendamentos e temporizadores, ou até via assistentes de voz.
Este pack de 4 tomadas TP-Link Tapo P100 está disponível por apenas 37.60 euros na Amazon Espanha.

Para além do habitual controlo remoto através da app, conta também com integração com o Google Home e Amazon Alexa, para facilitar a sua integração e utilização via comandos de voz, se assim desejarem. Também disponibiliza modos de simulação de actividade, ideal para quando se está ausente por alguns dias ou se vai de férias, para manter a aparência de que continuam pessoas em casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

SPC com dois novos smartwatches

02-08-2023 | 15:41 | Apps do Android


Os preços dos novos smartwatches vão dos ~50 aos ~60€.


SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo e dispositivos inteligentes, apresenta os novos smartwatches SPC SMARTEE TALK e SPC SMARTEE DUO. Dois dispositivos concebidos para a atividade física e desportiva, bem como para o dia a dia dos utilizadores, independentemente da sua idade e objetivos de saúde. Ambos com um design cuidado e personalizável e um catálogo de opções de configuração que farão destes smartwatches um companheiro ideal para o lazer e os tempos livres.
 
SMARTEE TALK, o smartwatch que faz tudo
 
O novo SPC SMARTEE TALK foi concebido para ser um companheiro quotidiano, quase como uma extensão do seu smartphone. Não só permite fazer e atender chamadas telefónicas com elevada qualidade graças à sua conetividade Bluetooth e ao seu potente altifalante, como também possui uma coroa funcional que serve para controlar algumas das principais funções do dispositivo e do próprio smartphone do utilizador. Por exemplo, o SMARTEE TALK pode ser utilizado para controlar a câmara do telemóvel, utilizando o smartwatch como disparador. Também é possível verificar as notificações do WhatsApp, ler e-mails ou verificar as atualizações nas redes sociais do utilizador, bem como gerir a sua lista de reprodução ou definir alarmes. E tudo isto a um preço surpreendente, pois não existem no mercado modelos de marcas de referência com estas características por menos de 100 euros.
 
Com um design configurável e vários mostradores de relógio personalizáveis, o dispositivo tem um ecrã de alta resolução de 1,8 polegadas concebido para funcionar mesmo sob luz solar intensa. É resistente à água com certificação IP68 e possui sensores para medir o ritmo cardíaco, o oxigénio no sangue, os passos dados ou as calorias. Também mede os níveis de stress e oferece guia de respirações para baixar os seus níveis de stress numa situação de tensão, bem como um medidor da qualidade do sono, tornando-o um dispositivo ideal para usar durante todo o dia e toda a noite. Além disso, graças à sua bateria de 220mAh, tem uma autonomia de 5 dias com uma utilização normal do dispositivo.
 
O seu perfil metálico em alumínio torna-o resistente aos choques e confere-lhe um design elegante e de qualidade superior, perfeito para mostrar a personalidade deste dispositivo. O SMARTEE TALK tem a capacidade de registar informações sobre mais de 100 desportos diferentes, o que faz deste smartwatch SPC um dos mais completos do mercado e um dispositivo que se destaca pela qualidade do seu altifalante, pelo seu peso reduzido (apenas 52 gramas) e por um preço mais do que competitivo, inferior a 60 euros.
 
SPC SMARTEE DUO, o design que combina com todos os desportistas
 
A SPC apresentou também o SMARTEE DUO, um smartwatch que se destaca pelo seu design cuidado e personalizável, uma vez que incorpora braceletes de cores substituíveis para se adaptar ao dia a dia de cada pessoa e fazer parte do seu look. O relógio inclui uma bracelete extra de silicone de cor diferente, resistente e de fácil manutenção, para que possa começar a personalizar o dispositivo desde o primeiro dia com mostradores ou braceletes, podendo assim ter dois designs diferentes por menos de 50 euros. Existem duas versões disponíveis: WHITE STAR e LIGHT BLUE, cores mais claras e casuais, e DARK TITANIUM e BLUE MIDNIGHT, para quem procura cores atractivas sem renunciar ao tradicional. Opções para todos os gostos num smartwatch que, graças a estas braceletes intercambiáveis, se tornará o novo objeto de desejo dos amantes da moda, do design e da expressão pessoal.
 
O novo SPC SMARTEE DUO possui também um ecrã de 1,8 polegadas, configurável com vários mostradores, com uma nitidez excecional para se adaptar a qualquer ambiente. Além disso, é possível definir até seis níveis de luminosidade para personalizar uma experiência de utilização mais agradável. É resistente à água e ao pó, com certificação IP68, e tem uma autonomia de 7 dias em utilização normal, graças à sua potente bateria e ao baixo consumo de energia. Permite também controlar as playlists do Spotify ou definir alarmes, sincronizando-o com o seu telemóvel.
 
Concebido para o desporto e a saúde, pode monitorizar mais de vinte desportos diferentes e possui sensores para medir o ritmo cardíaco, o oxigénio no sangue, as calorias, os passos e a qualidade do sono. Pode também controlar a câmara do smartphone, definir alarmes e até medir o stress para encontrar espaços de relaxamento que melhorem a vida quotidiana do utilizador.
 
Estas opções da gama de smartwatches da SPC tornar-se-ão os aliados perfeitos para acompanhar cada utilizador no cuidado da sua saúde e bem-estar, quer seja com a monitorização direta da sua saúde, com a facilidade de controlar certas funções do telemóvel a partir do smartwatch ou com a possibilidade de registar os seus recordes desportivos. Ambos os modelos são sincronizados com a aplicação gratuita SPC SMARTEE, que armazena um histórico de atividade física para obter estatísticas, analisar o desempenho e verificar a evolução do utilizador. A forma mais eficaz, fácil e divertida de praticar desporto chegou finalmente ao pulso de cada utilizador.
 
 
Preço e disponibilidade
 
•          Smartwatch SPC SMARTEE TALK está disponivel por 59,90 euros.
•          Smartwatch SPC SMARTEE DUO está disponível por 49,90 euros. 

Monitor MSI Optix G322CQP curvo 170Hz a €344

02-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem procurar um monitor curvo que vá para além dos 60Hz e mantenha um preço convidativo, poderá querer espreitar este MSI Optix G322CQP.

O MSI Optix G322CQP é um monitor curvo WQHD de 31.5", com uma resolução de 2560 x 1440 pixeis e curvatura 1000R, e que suporta frequências de até 170 Hz que o tornam bastante mais fluido que os habituais 60 Hz, tanto nos jogos como também para o trabalho do dia a dia. Depois de passarem uns dias a arrastar janelas e a fazer scroll a 100 Hz, regressar a um monitor de 60 Hz vai fazer com que tudo pareça mover-se aos "saltinhos". Mas a melhor parte, é que de momento está com um preço muito interessante:
O monitor MSI Optix G322CQP Ultrawide curvo de 170 Hz está disponível por 344 euros na Amazon Espanha.

A nível das entradas temos duas ficha HDMI 2.0, e uma DisplayPort 1.2, o que lhe permite enfrentar tanto os PCs mais recentes como também ser utilizado com as consolas de última geração para jogos mais fluidos.

Se preferirem os ecrãs planos e mais pequenos, podem espreitar o Optix G2722 FHD de 27", que também pode atingir os 170 Hz e está disponível por 181 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube testa descrições geradas por AI

02-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a testar a apresentação de resumos dos vídeos gerados por AI.

Nem sempre os vídeos no YouTube têm os títulos mais descritivos ou contêm descrições que sejam úteis. Para resolver isso, o YouTube está a testar a utilização dos sistemas AI.

Na sua secção de funcionalidades experimentais o YouTube anunciou o teste de um sistema de criação de resumos por AI.
[July 31, 2023] Testing AI auto-generated summaries We’re starting to test AI auto-generated summaries on YouTube, so that it’s easier for you to read a quick summary about a video and decide whether it’s the right fit for you. To begin with, you may see these summaries on watch and search pages. While we hope these summaries are helpful and give you a quick overview of what a video is about, they do not replace video descriptions (which are written by creators!). This experiment is running only with a limited number of videos (en only) and viewers, so if you see the feature, let us know what you think by sending feedback!
O teste apenas abrangerá um número limitado de utilizadores e de vídeos; e uma vez que faz referência a que só afectará vídeos em inglês, faz-nos pensar que o sistema actuará apenas sobre sobre o reconhecimento de voz, aplicando de seguida um processo de resumo sobre isso - e não um processo de análise e reconhecimento do vídeo em si, que seria algo bastante mais complexo (mas já dentro das coisas que seria possível fazer-se hoje em dia).

Teslas investigados por problemas na direcção

02-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A NHTSA abriu uma investigação formal referente a queixas de problemas na direcção dos Tesla Model 3 e Model Y.

Desta vez o caso não parece estar relacionado com o modo FSD ou Autopilot. A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) recebeu mais de uma dezena de queixas dos Model 3 e Model Y de 2023, de que o sistema de direcção pode ficar bloqueado ou obrigando que o condutor tenha que fazer um nível de força extremamente elevado para conseguir rodar o volante.

Esta falha já provocou vários acidentes e colisões, com o carro a deixar de poder ser controlado pelo condutor. No entanto, nalguns casos os carros apresentam uma mensagem de erro a indicar problemas no sistema de direcção assistida, mas que basta sair do carro e voltar a entrar para que o erro desapareça - reaparecendo após se conduzir por mais alguns quilómetros.

É um problema que, se vier a dar origem a um processo formal de recolha - potencialmente abrangendo quase 300 mil veículos - poderá por em causa as esperanças da Tesla em obter novo recorde de vendas este ano. Especialmente tendo em conta que, ao contrário da maioria das "recolhas" na Tesla, este não deverá poder ser feito através de uma actualização remota e, devido à sua gravidade, não permitirá que os carros continuem a circular até serem corrigidos.

Twitter / X com opção para esconder vistos azuis

02-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Twitter / X dá aos subscritores do serviço Blue a opção de esconderem o visto azul pelo qual pagaram.

Sendo mais um exemplo do nível de "enshittification que atravessamos e o estado a que as coisas chegaram no Twitter / X, chega-se ao ponto da plataforma admitir que os utilizadores podem sentir-se tão envergonhados de pagar pelo Twitter Blue que preferem esconder esse facto.

Em tempos não muito distantes, o visto azul era visto como símbolo de destaque que era orgulhosamente exibido (e desejado) entre os utilizadores do Twitter. Agora, passou a ser algo que alguns utilizadore poderão preferir manter escondido. E curiosamente, ao fazê-lo, arriscam-se até a perder o acesso a certas funcionalidades, ou pelo menos assim alerta o Twitter / X (que continua em crise de identidade ao ser X nuns lados mas mantendo Twitter noutros).
Bem, já ninguém ficaria surpreendido se Musk aplicasse a mesma fórmula de mudança de nome para tentar reabilitar a subscrição Blue, passando de Twitter Blue para X Green, ou até dando opção de várias cores à disposição mediante diferente níveis de pagamento, indo do mais económico X White até ao mais dispendioso X Gold.

NASA perde contacto com Voyager 2 após instrução errada

02-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A NASA apanhou um susto, perdendo as comunicações com a sonda Voyager 2 após o envio de uma instrução errada.

A Voyager 2 foi lançada em 1977 e está actualmente a quase 20 mil milhões de quilómetros da Terra, já fora do sistema solar. Apesar da idade e distância, continua a comunicar com a Terra, mas não estando imune a erros humanos.

Para conseguir comunicar com a Terra a sonda necessita manter a sua antena precisamente apontada para a Terra, mas uma instrução mal calculada fez com que a sonda desviasse a sua antena 2 graus da orientação correcta, levando à perda das comunicações. Felizmente, esta eventualidade foi previstas pelos cientistas, e a sonda tem um processo de backup que faz um novo processo de reorientação no caso de se passar demasiado tempo sem conseguir comunicar - e que está previsto que aconteça a 15 de Outubro.

Mas os cientistas estão com esperança de conseguir recuperar as comunicações antes disso, pois já receberam os sinais de controlo da sonda que indicam que está a funcionar bem, e estão a enviar continuamente as instruções correctas para reorientação da antena, com a expectativa de que a sonda as consiga captar.

À distância a que se encontra, cada comunicação demora cerca de 18 horas a chegar da Terra à sonda e vice-versa.

Pack tomadas TP-Link Tapo P100 a €37

02-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os módulos de tomada inteligentes como os Tapo P100 da TP-Link permitem ligar e desligar equipamentos remotamente e agendar o seu funcionamento, até via comandos de voz.

É cada vez mais fácil automatizar ou controlar remotamente aparelhos eléctricos através de tomadas inteligentes. E é precisamente isso que podem fazer com este pack de quatro módulos de tomadas TP-Link Tapo P100, que contam com conectividade WiFi (sem necessidade de hubs adicionais), e podem ser controladas manualmente via app, ou programadas com agendamentos e temporizadores, ou até via assistentes de voz.
Este pack de 4 tomadas TP-Link Tapo P100 está disponível por apenas 37.60 euros na Amazon Espanha.

Para além do habitual controlo remoto através da app, conta também com integração com o Google Home e Amazon Alexa, para facilitar a sua integração e utilização via comandos de voz, se assim desejarem. Também disponibiliza modos de simulação de actividade, ideal para quando se está ausente por alguns dias ou se vai de férias, para manter a aparência de que continuam pessoas em casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

The Internet Con no Kickstarter

02-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Cory Doctorow está a lançar novo livro - The Internet Con - que aborda o ciclo de aprisionamento das empresas tecnológicas, com versão audiobook via Kickstarter.

O próprio recurso ao Kickstarter acaba por ser uma consequência do próprio tema, já que o mercado dos audiobooks foi açambarcado pela Audible (da Amazon) que obriga a utilizar DRM. E sendo o autor determinantemente contra o DRM, opta por recorrer a uma solução alternativa, disponibilizando-o directamente e sem DRM através do Kickstarter.

O livro The Internet Con: How to Seize the Means of Computation fala do ciclo de "enshittification" das plataformas e serviços, em que temos um novo serviço que se apresenta de forma que cativa o público, mas inevitavelmente vai crescendo até ao ponto de se tornar cada vez pior, mas por essa altura esperando já ter os utilizadores suficientemente presos para que seja extremamente difícil abandoná-lo.

Isso é algo que tem sido demonstrado na prática por repetidas vezes, mas que também tem soluções simples e eficazes: como exigir que os dados dos utilizadores sejam dos utilizadores e possam por eles ser transferidos para qualquer outro lado (como o YouTube foi obrigado a fazer).


Os preços começam nos $10 para o ebook, $20 para o audiobook, mas também podem optar pelo livro físico ($25) e até edições autografadas ($50).

Xiaomi Pad 6 Max vai ter ecrã de 14"

02-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi vai estrear-se nos tablets grandes com o Xiaomi Pad 6 Max de 14".

Tal como nos smartphones, onde se mantém a tendência para modelos cada vez maiores, também nos tablets a Xiaomi vai expandir o tamanho dos ecrãs.

O Xiaomi Pad 6 Max será o primeiro tablet da marca com ecrã de 14", substancialmente maior que o ecrã de 11" do Pad 6 Pro. Resta saber se o tamanho extra virá com resolução melhorada ou se manterá os 2880x1800 pixeis desse modelo. O resto das características deverá ser mantida, pelo que deveremos ter um ecrã de 144 Hz, Snapdragon 8+ Gen 1, câmara traseira de 50 MP e frontal de 20 MP, e quatro alto-falantes. A bateria deverá também ser expandida para além da de 8600 mAh do Pro.

Infelizmente, tal como o Pro se manteve com comercialização limitada à China, também faz prever que o mesmo venha a acontecer com o Pad 6 Max, que não deverá ser disponibilizado na Europa - pelo menos numa primeira fase.

O nome engana: esta não é música de consumo rápido

01-08-2023 | 20:06 | Gonçalo Sá

Uma das revelações do FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO diluiu fronteiras geográficas e sonoras enquanto transitou da serenidade para a festa. Com uma estreia amplamente concorrida, os BEDOUIN BURGER são um nome a fixar e a reencontrar.

Diako-Yazdani-photography-credit.png

Não faltaram propostas sonantes no cartaz da 23.ª edição do festival que, mais uma vez, voltou a arrancar em Porto Covo e a despedir-se em Sines. Entre 22 e 29 de Julho, o evento guiado pela "música com espírito de aventura" contou com mais de 40 concertos de quase 30 países, entre os quais os de nomes como Lila Downs, Tinariwen, Rodrigo Cuevas, Céu, Silvana Estrada ou Carminho (que terão contribuído para que este fosse o seu ano com maior adesão de sempre, somando mais de 100 mil espectadores, revelou a organização).

Mas além dos consagrados ou das novidades mais celebradas, outro motivo forte para continuar a contar com o FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO (FMM) na agenda de Verão é a descoberta de artistas que (ainda) não são alvo de tantas atenções. O facto de haver vários concertos gratuitos diariamente encoraja a isso mesmo, e não é invulgar que algumas das melhores memórias até acabem por ser as desses encontros inesperados.

Bedouin Burger.jpg

Para quem viu os BEDOUIN BURGER, é bem capaz de ter sido esse o caso. A dupla do músico e produtor libanês Zeid Hamdan e da cantora, compositora, instrumentista e artista visual síria Lynn Adib inaugurou as actuações do último dia num Palco das Artes repleto (com espectadores de todas as idades), depois de a portuguesa Rita Braga ou a Madalitso Band, do Malawi, já terem motivado, durante a semana, uma adesão surpreendente ao mesmo espaço (que assim merece ser repensado numa próxima edição, de preferência com mais zonas de sombra e eventual venda de bebidas).

De passagem por Portugal para a apresentação do EP de estreia, "BB", editado em Março, o duo trouxe originais e canções tradicionais, conjugou o electrónico e o acústico e percorreu vários dialectos do árabe. Durante cerca de uma hora, foi da contenção, com grande parte do público ainda sentado, à celebração, já com toda a gente de pé, boa parte dela a dançar. E se o primeiro impacto se deveu sobretudo a uma voz encantatória e à atmosfera delicada que a envolveu, a sedução adensou-se pela conjugação hábil de loops (vocais e de flauta), a cargo de Adib, e pela presença singular do guitalele e de sintetizadores, entregues a Hamdan.

Dirigindo-se frequentemente aos espectadores, a vocalista foi partilhando o que retrata esta música que se mostrou frágil e melancólica na bela "Nomad", tema nada alheio a movimentos migratórios dos últimos anos e que levou a que muitos entoassem "sem abrigo" (assim mesmo, em português) a pedido da anfitriã.

A procura de um local a que se possa chamar de casa inspirou a própria formação do projecto, em Paris, e por esta altura já se pode dizer que chegou a bom porto criativo: da misteriosa "Ya Man Hawa" à irresistível "Dabkeh", há aqui pistas encorajadoras para o primeiro álbum, prometido para breve. E além desta muito aplaudida passagem por Sines, fica a recomendação das actuações no Tiny Desk ou na KEXP, a atestar a alquimia de uma banda que, ao contrário do que o nome sugere, merece degustação atenta em vez de um consumo rápido.

Mais três boas memórias desta edição:

A Garota Não.jpg

FMM

A GAROTA NÃO (Castelo de Sines, 26 de Julho): O público disse claramente que sim a Cátia Oliveira, acolhendo-a de forma sempre entusiasta num final de tarde já com casa cheia. Ou no caso, castelo; o castelo mais alto durante cerca de uma hora que se mostrou demasiado curta para o alcance de "2 de abril".

O segundo álbum da cantautora, editado no ano passado, tem levado histórias do bairro setubalense que lhe dá título a todo o país, mas o de Sines foi uma ocasião especial, como a própria reconheceu. Afinal, decorreu num festival "mais de abraços do que de selfies, mais de liberdade do que de tendências, que é diferente pelo amor que tem à diferença", confessou nas suas redes sociais. E por isso condizente com esta música que, não se afirmando necessariamente como de intervenção, é das que melhor soube olhar para um país (partindo de um bairro) e quem o habita, visita ou abandona nos últimos tempos.

Entre um agradecimento irónico (e apupado) à Galp, patrocinadora do evento, que antecedeu "422", tema inspirado pelos lucros da empresa, e um medley de homenagem a outras inspirações - figuras como Sérgio Godinho, Da Weasel ou Sam The Kid -, o concerto foi um exemplo de comunhão, com um episódio especialmente emotivo em "Mulher Batida". No final dessa canção certeira criada com os Orelha Negra, a artista lamentou as mortes de mulheres vítimas de violência doméstica, apresentando os nomes de muitas delas num bloco cuja última folha era negra. Porque a luz de Lisboa não ilumina tudo e ainda há quem insista em dar voz ao luto...

Rita Vian.jpg

FMM

RITA VIAN (Castelo de Sines, 27 de Julho): "Fui muito festivaleira e este foi o único sítio onde não vim", contou a autora de "CAOS'A" (2021), lamentando a falha e reforçando a honra de se estrear no Festival Músicas do Mundo não apenas enquanto espectadora, mas como um dos nomes do cartaz. Talvez por isso tenha compensado a ausência até aqui com a apresentação de algumas canções em primeira mão, numa altura em que se prepara para editar o álbum "Sensoreal" (que deverá chegar no último trimestre do ano).

Ao já conhecido single de avanço, "Animais", juntaram-se assim novos temas que reforçam a aproximação ao trip-hop, e até ao hip-hop, de forma mais vincada do que no muito auspicioso EP de estreia, produzido por Branko. Por outro lado, os ecos do fado pareceram menos evidentes, mas esta amostra sugeriu que há pouco ou nenhum interesse na repetição de uma linguagem que atingiu logo o estado de graça em canções como ou "HPA" - inevitavelmente, um dos momentos mais bonitos e arrepiantes de um concerto que alimentou a curiosidade quanto aos próximos capítulos.

Al-Qasar.jpg

FMM

AL-QASAR FEAT. ALSARAH (Palco Galp, Av. Vasco da Gama, 28 de Julho): Num festival aberto até de madrugada, o projecto multicultural criado pelo guitarrista e produtor franco-americano Thomas Attar Bellier despertou uma das grandes enchentes pós-duas da manhã.

A banda, que junta elementos do Líbano, Marrocos, Argélia ou Egipto, regressou a Sines depois da estreia em 2019 com nova formação, da qual faz parte a vocalista turca Sibel Durgut, e convidou a cantora sudanesa Alsarah para a sua mistura de rock psicadélico e música árabe. A convidada também participa no primeiro álbum, "Who Are We?", editado no ano passado, cujo alinhamento tem ainda ilustres como Lee Ranaldo (dos Sonic Youth) ou Jello Biafra (dos Dead Kennedys).

Iggy Pop também é fã e percebe-se porquê: estes acessos de "fuzz árabe" (descrição do próprio grupo) são um disparo de energia em disco que fazem ainda mais sentido (e surgem mais enriquecidos e vertiginosos) num palco, como o público do FMM testemunhou. E quanto mais este embalo distorcido acelerou, mais melhorou, durante cerca de uma hora que passou a correr, mas que foi suficiente para valorizar as duas vozes de luxo (a solo ou em conjunto) e músicos com um entrosamento sem deslizes.

Tal como no concerto dos Bedouin Burger, a noção de casa construída através do encontro de origens díspares foi sublinhada por Alsarah, ou não fosse este um dos pilares identitários de um festival que, conforme salienta A Garota Não, "promove o encontro com o outro, a aproximação ao outro, o respeito pelo outro". Que assim continue por muitos verões com vista (e ouvidos) para o mundo...

YouTube vai facilitar exportação de vídeos em 2024 por conta do RGPD

01-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Em resposta a um processo relativo ao RGPD, o YouTube vai facilitar a exportação dos vídeos para plataformas concorrentes.

É pena que seja necessário chegar-se à via da legislação para que os serviços e plataformas reconheçam que os dados dos utilizadores pertencem aos utilizadores.

Neste caso, uma queixa de uma startup italiana faz com que o YouTube anuncie três medidas que facilitarão a exportação dos vídeos, para que os utilizadores os possam transferir para outras plataformas. As primeiras duas dizem respeito a melhorar o processo de exportação dos vídeos e dados através do Google Takeout, a terceira possibilitará a transferência directa dos vídeos do utilizador para uma plataforma concorrente sem que se tenha que passar pelo moroso e ineficiente processo de ter que descarregar gigabytes de dados para que sejam enviados novamente para a nova plataforma.

Este é o tipo de coisa que, mais do que estar disponivel como "especial favor" aos utilizadores, deveria ser algo que se pudesse assumir como sendo das funcionalidades básicas de qualquer serviço online. Esperemos que, à custa de exemplos como este, isso se venha a tornar cada vez mais comum.

Vaga de calor no Texas faz-se sentir nos automóveis

01-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A mais recente vaga de calor no Texas está a fazer-se sentir de forma notória nos automóveis.

Depois de no Inverno ter enfrentado problemas de geração de energia devido às baixas temperaturas, no Verão são as temperaturas elevadas que estão a complicar a vida aos texanos.

Tendo atingido novo recorde no número de dias consecutivos com temperaturas acima dos 38ºC, também os automóveis revelam as suas fragilidades às temperaturas elevadas, mas não da forma que se poderia imaginar. Não são os sistemas electrónicos que estão a dar problemas, mas sim peças básicas como as escovas dos vidros, com a borracha a degradar-se rapidamente e poder "desintegrar-se" quando são activadas, nalguns casos resultando em riscos nos pára-brisas provocados pelas partes metálicas de suporte.

Outro componente, com impacto mais directo na segurança na circulação, é o circuito dos travões, com as temperaturas elevadas a poderem fazer com que o fluido hidráulico liberte a humidade absorvida sob a forma de vapor, criando o efeito de travão "esponjoso" ou, em casos extremos, falha na actuação dos travões - de forma idêntica à que se teria em caso de uso intensivo e excessivo dos travões.

Neste caso, são falhas que afectam de igual modo todos os automóveis, quer sejam eléctricos ou a combustão (embora nos eléctricos a dependência nos travões hidráulicos seja menor devido ao uso do motor como travão para o processo de regeneração - mas tendo que recorrer aos travões tradicionais no caso das travagens mais fortes).

|