PlanetGeek

Notícias do dia

01-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Autonomia dos carros eléctricos em auto-estrada; NOS lança eSIM Youth by WTF com QR Code único; painel de chuva pode gerar 200W por m2; Twitter consegue excepção para ser X na App Store; e Brave, Firefox e outros contra WEI do Chrome.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk.

Mostradores do Pixel Watch 2 surgem na net

Mantendo a tradição de não conseguir manter segredos, os mostradores (watchfaces) do Pixel Watch 2 da Google já estão a circular pela net para todos os que os quiserem ver.

Além de mostradores minimalistas que se focam na apresentação das horas sem distracções, temos também mostradores que permitem configurar várias complicações com informações adicionais em função das preferências e necessidades de cada utilizador.
Com o Wear OS 4, além de se poder escolher as cores dos mostradores, haverá também a opção de temas dinâmicos que ajustarão a cor de forma automática a todos os elementos do interface.


MS começa a vender peças de reparação para controladores Xbox

Além das peças para os Surface, a Microsoft está também a vender peças para reparação dos controladores Xbox, tanto na variante normal como o controlador Elite.

A venda das peças é acompanhada por instruções de como efectuar a troca dos componentes, e também um canal YouTube onde é exemplificado o processo de substituição.




Canal indiano Odisha TV lança apresentadora digital


O canal indiano Odisha TV está a dar que falar ao recorrer a uma apresentadora digital AI inteiramente gerada por computador. A medida, que o canal apresenta como sendo inovadora e pioneira, levanta preocupações entre os apresentadores humanos, que receiam que seja usado como forma de pressão para piorar as suas codndições de trabalho, e também entre todos aqueles que não apreciam que se passe a ter um rosto "falso" a apresentar notícias.

Meet Lisa, OTV and Odisha’s first AI news anchor set to revolutionize TV Broadcasting & Journalism#AIAnchorLisa #Lisa #Odisha #OTVNews #OTVAnchorLisa pic.twitter.com/NDm9ZAz8YW

— OTV (@otvnews) July 9, 2023


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: As emissões de televisão a cores em Portugal iniciaram-se na RTP a 7 de Março de 1980 com o Festival da Canção.

Xiaomi Smart Band 7 a €40

01-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 7 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Mi Band da Xiaomi é uma das mais reconhecidas famílias de braceletes de tracking, oferecendo uma invejável relação preço / funcionalidades / qualidade desde a sua primeira geração. A Smart Band 7 refina o design da geração anterior, com um novo ecrã AMOLED que cresce de 1.56" (152x486 pixeis) para 1.62" (192x490 pixeis) com modo always-on que permite apresentar informação a tempo inteiro. A bateria cresce de 125 mAh para 180 mAh e temos sensores melhorados, agora com capacidade para medir SpO2 e VO2 max, 129 modos de treino, alertas para nível de oxigénio no sangue abaixo dos 90%, etc.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 7 por 40.65 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro ou a Smart Band 7 Pro; ou o mais económico Redmi Watch 2 Lite.

A sua bateria de 180 mAh permite uma autonomia anunciada de até 14 dias, tal como a geração anterior, apesar de agora contar com um ecrã always-on, e pode ser recarregada em menos de 2 horas. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NOS lança eSIM Youth by WTF com QR Code único

01-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A NOS está a inovar na área dos eSIM, possibilitando que um único código QR seja utilizado para gerar múltiplos eSIM com números de telefone únicos.

Até agora, o uso de QR Codes para gerar um cartão eSIM implicava o uso de um código QR único para cada número. Mas com este novo sistema, um único QR Code pode ser utilizado para gerar inúmeros eSIM. A solução foi desenvolvida em colaboração com a IDEMIA, e a NOS é a primeira operadora a colocá-la no mercado.

O sistema está a ser estreado no eSIM Youth by WTF, que está a ser direccionado para os turistas que visitem Portugal nesta época de Verão. A adesão através do Youth by WTF é muito simples, bastando fazer a leitura do código QR e de seguida inserir os dados de pagamento, usando cartão de crédito ou MB Way.
Com 30 GBs de dados incluídos, a adesão ao Youth by WTF pode ser feita até final de Agosto através da página www.wtf.pt/youth – para aceder exclusivamente via mobile – assim como através da leitura do Código QR presente nos canais de comunicação e nos quiosques WTF por todo o País.

Google Assistant vai ter capacidades do Bard e ChatGPT

01-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google diz que em breve o Google Assistant ganhará capacidades idênticas à do Bard e ChatGPT, entrando numa nova era dos assistentes AI digitais.

Uma das coisas que os sistemas AI como o ChatGPT vieram demonstrar, foi o quão limitados e ultrapassados são os actuais assistentes digitais tradicionais, como o Google Assistant, Siri e Alexa. Apesar de algumas melhorias ao longo dos anos, estes assistentes têm-se mantido praticamente inalterados desde o seu lançamento, e a sua promessa de se tornarem assistentes multifuncionais tem deixado bastante a desejar.

Com os novos modelos AI, como o Bard da Google e o ChatGPT da OpenAI, poderemos finalmente ter assistentes que nos percebem se que nos tenhamos que preocupar em dizer as frases formatadas da forma correcta.

Infelizmente, por agora isso parece ter tido como efeito imediato o despedimento de dezenas de engenheiros da Google da equipa do Google Assistant, com um novo grupo a dedicar-se desde já à aplicação da tecnologia AI melhorada. Também não foi dito quando é que os utilizadores poderão esperar ver este novo Google Assistant AI em acção, sendo apenas dito que é algo que deverá começar por ser aplicado nos dispositivos mobile.

Fervo Energy faz avanço na energia geotérmica

01-08-2023 | 12:24 | A Minha Alegre Casinha

A Fervo Energy diz ter feito um avanço revolucionário no aproveitamento de energia geotérmica, com geração de energia recorde na sua nova instalação no Nevada.

A geração de energia geotérmica é, na sua essência, bastante simples - consistindo no aproveitamento das altas-temperaturas que se registam nas profundezas da Terra. Infelizmente, na prática as coisas revelam-se mais complicadas, sendo necessária uma combinação de factores que incluem o nível de calor, permeabilidade das rochas, etc. que reduzem drasticamente o número de locais onde é possível fazer esse aproveitamente de forma viável.

A Fervo utiliza um novo sistema, em que perfura canais e injecta fluido para criar fracturas na rocha, assegurando a circulação do líquido. A empresa diz ser o primeiro caso em que se efectuou uma perfuração lateral com 1 km de extensão, atingindo uma temepratura de 191°C e fluxo de 63 l/s, permitindo a geração de 3.5 MW de energia limpa e sem emissões poluentes.

Este sistema poderá ser utilizado em muitos mais locais do que as instalações geotérmicas tradicionais, o que sinaliza um bom resultado da parceria que tinha feito com a Google em 2021 para o desenvolvimento de energia geotérmica de nova geração.

Painel de chuva pode gerar 200W por m2

01-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo sistema promete aproveitar a energia mecânica de movimentos reduzidos, como a queda das gotas de chuva, viabilizando o seu aproveitamento comercial.

Há muito que existem sistemas que tentam aproveitar o movimento de coisas como carros a passar, ou até das pessoas a caminhar. Mas estes sistemas não eram adequados para aproveitar a energia de movimentos mais subtis, como a da queda das gotas de chuva.

Agora, investigadores dizem ter desenvolvido um novo sistema que permite fazer esse aproveitamento, possibilitando a geração de até 200 W por metro quadrado num "painel de chuva", e prenunciando uma nova revolução energética.
Claro que, tal como os painéis solares estão dependentes da exposição solar, um painel de chuva estará dependente da queda de chuva - o que limita desde logo a sua utilização. Por outro lado, o mesmo sistema pode ser aplicar em muitos outros cenários em que exista movimento, como o simples ondular de um objecto na superfície do mar.

Os investigadores dizem que se começará a ver o efeito prático desta nova descoberta até ao final da década.

Sony PS5 com Dolby Atmos e SSDs até 8TB

01-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente actualização beta para a PS5 permite instalar SSDs até 8TB, adiciona suporte Dolby Atmos, e novas opções de acessibilidade.

A Sony está a preparar uma série de novidades que chegarão a todas as PS5 nos próximos meses. Por agora, ficam disponíveis a quem tiver acesso à versão beta.

Esta actualização da PS5 começa por adicionar suporte oficial para Dolby Atmos, o que significa que os utilizadores, apps e jogos, deixa de estar limitados ao sistema "Tempest 3D AudioTech" usado pela Sony até agora - embora a Sony diga que este sistema será compatível com Dolby Atmos.

Para quem se sentisse limitado com os 4TB máximos suportados pela PS5, gostará de saber que esta actualização amplia o tamanho máximo para os 8TB. Actualmente os SSDs de 8TB ainda estão na casa dos mil euros, mas é inevitável que a longo prazo se tornem suficientemente acessíveis e possam vir a ser usados na PS5.

Adicionalmente, esta actualização traz outras melhorias. Podemos adicionar um segundo controlador a uma mesma conta, o que permite que pais possam ajudar os filhos (ou vice-versa) durante os jogos; opção para feedback táctil no DualSense durante a navegação no interface; possibilidade de ajustar o volume (ou desactivar) o som do botão de power; gestão mais prática dos grupos de conversa; etc.

Ganha uma pen USB SanDisk 64GB

01-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma pen USB SanDisk de 64 GB.

As pens USB continuam a ser extremamente práticas para transportar os nossos conteúdos digitais de um lado para o outro, com a grande vantagem adicional de não ficarem dependentes de se ter uma ligação à internet. Por isso, esta semana temos para oferecer esta útil pen USB SanDisk Flair de 64 GB, com velocidades de até 150 MB/s.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Twitter consegue excepção para ser X na App Store

01-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple fez uma excepção para permitir que o Twitter passasse a X na App Store.

A mudança de marca do Twitter para X tem tido toda uma série de efeitos secundários inesperados. Um deles era o facto da App Store da Apple não permitir que as apps pudessem ter um nome com um só caracter, fazendo com que o X pudesse ser apresentado como X no ecrã dos iPhones mas mantivesse o nome Twitter na App Store.

Mas, uma vez mais relembrando que as regras da App Store não se aplicam do mesmo modo para todos, a Apple abriu uma excepção para permitir a mudança do Twitter para X na App Store.

Blaze Your Glory!!

— Elon Musk (@elonmusk) July 31, 2023

Vamos aguardar para ver se isto se fica por aqui, ou se em breve teremos a Google a querer ter a app G na App Store, a Amazon a ficar com o A, o Facebook a apoderar-se do F, e o TikTok a controlar o T - e todas elas a exigirem que, tal como o Twitter / X fez, fiquem com o controlo das respectivas contas com uma só letra.

Samsung desactiva 8K em high bitrate no Galaxy S23

01-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A actualização de Junho removeu a opção de gravação de vídeo 8K em high bitrate nos Galaxy S23 sem qualquer explicação.

A Samsung é uma das empresas que mais tem promovido a capacidade dos seus smartphones gravarem vídeo 8K como elemento diferenciador da concorrência, pelo que se torna ainda mais estranho que tenham esperado que passasse despercebida a remoção de uma funcionalidade relacionada.

Depois de instalarem a actualização de Junho, alguns utilizadores com Galaxy S23 deixaram de poder seleccionar o modo high bitrate em 8K para vídeo com maior qualidade.
Se existem inúmeras explicações plausíveis para tal - como a existência de algum bug - o que é inexplicável é que a Samsung tenha bloqueado esta opção sem dar qualquer explicação ou sequer fazer qualquer referência na descrição da actualização. Algo deste tipo mereceria ser claramente indicado e explicado aos utilizadores.

Agora, além da explicação póstuma, interessa que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível, para que os utilizadores tenham acesso às coisas pelas quais pagaram.

Brave, Firefox e outros contra WEI do Chrome

31-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A tentativa da Google de adicionar DRM à web através do WEI já está a originar oposição por parte dos outros browsers.

A Google surpreendeu (pela negativa) ao impingir o seu Web Environment Integrity (WEI) no Chrome apesar de ser supostamente uma proposta que estaria aberta a discussão. Com isso a Google quer criar um sistema que pode validar se um browser está autorizado para ver / executar uma página web, e no processo garantir que o browser não está a usar ad-blockers ou a fazer alterações à página (como aplicar diferentes estilos visuais, etc.)
Ora, como se fazia antever, não demorou para que os outros browsers marcassem a sua posição. O Brave, Firefox, Vivaldi e outros, estão a opor-se determinantemente quanto a esta "proposta" da Google, dizendo que é um grave atentado à abertura da web.

Mesmo no caso de browsers como o Brave, que utilizam o Chromium como base, dizem que não haverá qualquer dificuldade em remover o WEI, tal como dizem já fazer com muito outro lixo sem interesse que a Google introduz.

We are a fork, have been all along, the “reskinned” claim is complete nonsense. We won’t be shipping WEI support, just as we disable or otherwise nullify lots of other junk that Google puts into Chromium. https://t.co/nr2EejxgyZ https://t.co/UXXGoNFMzs.

— BrendanEich (@BrendanEich) July 27, 2023
A grande questão é saber se a Google irá utilizar o seu peso para forçar a adopção do WEI. Por exemplo, se começar a exigir o WEI para se poder aceder ao Gmail e demais serviços Google, os outros browsers serão penalizados. E embora isso pudesse levar a queixas e processos anti-concorrência, bastaria à Google diferenciar com funcionalidades limitadas nos browsers sem WEI, face a um acesso completo no Chrome e outros browsers que cedessem na sua utilização. Esperemos que tal não venha a acontecer e que não tenha que se seguir por esse caminho. Falta também saber qual será a posição da Microsoft e da Apple quanto a isto.

Autonomia dos carros eléctricos em auto-estrada

31-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem faz viagens longas em auto-estrada, a autonomia dos carros eléctricos pode revelar algumas surpresas.

A autonomia dos carros eléctricos continua a ser um ponto crítico no momento da decisão, mesmo se para grande parte das pessoas as viagens se resumam a poucas dezenas de quilómetros diários feitos entre casa e trabalho. No entanto, e mesmo sem ter em conta o optimismo das autonomias apresentadas pelos fabricantes, as coisas podem mudar drasticamente quando se circula em auto-estrada.

Um teste realizado com mais de duas dezenas de carros revela a autonomia que se pode esperar, em condições reais, quando se circula com um carro eléctrico em auto-estrada a 130 km/h.
  1. Mercedes EQS 450+ - 482 km
  2. BMW iX xDrive50 - 434 km
  3. BMW iX M60 - 430 km
  4. Genesis G80 - 427 km
  5. Mercedes EQE 350+ - 423 km
  6. BMW i4 eDrive40 - 415 km
  7. Mercedes EQS SUV 580 4MATIC - 411 km
  8. BMW i7 - 388 km
  9. Skoda Enyaq iV RS - 380 km
  10. Nissan Ariya - 378 km
  11. Polestar 2 LR - 374 km
  12. Audi RS e-tron GT - 367 km
  13. Tesla Model 3 LR AWD - 363 km
  14. Tesla Model Y LR - 361 km
  15. Nio EL7 - 356 km
  16. Nio ET7 - 345 km
  17. Hyundai Ioniq 6 LR AWD - 340 km
  18. VW ID.5 Pro Performance - 340 km
  19. Ford Mustang Mach-E GT - 337 km
  20. Hyundai Kona Electric - 336 km
  21. Porsche Taycan Turbo S Sport Turismo - 336 km
  22. VW ID.4 GTX - 332 km
  23. Genesis GV60 Sport Plus - 330 km
  24. VW ID.4 Pro - 328 km
  25. Mercedes AMG EQE 53 4MATIC+ - 328 km
O campeão é o Mercedes EQS 450+, que consegue percorrer 482 km com a sua bateria de 120 kWh, seguido pelo BMW iX com a sua bateria de 111.5 kWh que chega aos 434 km. Modelos mais populares (e económicos) como o Tesla Model 3 LR e Model Y LR ficam-se pelos 360 km; e há ainda a surpresa de modelos como os Skoda Enyaq iV RS e Nissan Ariya superarem os Tesla e chegarem aos 380 km e 378 km respectivamente.

Claro que isto é com a velocidade a 130 km/h - e são valores que coincidem com que o um dos nossos leitores com um Model Y tinha reportado recentemente - acelere-se um pouco mais e a autonomia será penalizada, mas também facilmente pode ser prolongada moderando a velocidade. Segundo ele, basta reduzir a velocidade para os 100-110 km/h para que a autonomia passe para os 430 km.

Notícias do dia

31-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Bug no Screen Time da Apple deixa ultrapassar limites de utilização das apps; Tesla confunde garagem com camião; Starlink já representa maioria dos satélites activos em órbita; supercondutor LK99 promete funcionar à temperatura e pressão ambiente; teclado no iOS 17 com autocorrect melhorado; mudança de Twitter para X gera aviso de segurança no Edge; e atrasos nas actualizações Android torna N-days em 0-days durante meses.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com USB USB.

Google combina AIs para controlar robots

A Google está a aplicar as mais recentes tecnologias AI para controlar robots. A RT-2 é um modelo visual que permite que um utilizador possa interagir com um robot usando linguagem natural, e este compreenda as instruções e as relacione com os objectos visíveis, transferindo-os para os movimentos necessários de seguida.
Também é capaz de inferir coisas, como responder a algo como "que objecto é mais adequado para pregar um prego" quando não tem um martelo disponível, tendo optado por uma pedra (a opção mais adequada entre os objectos disponíveis).


Superfãs fazem-se notar no Spotify

O Spotify revelou algumas estatísticas curiosas, e que indicam que apesar dos superfãs representarem apenas 2% dos ouvintes mensais na plataforma, são responsáveis por 18% dos streams mensais.

O efeito também se faz notar nas compras de artistas e bandas, com esses 2% a serem responsáveis por mais de metade nas compras de merchandising. Curiosamente, a mesma proporção faz-se notar de forma quase idêntica tanto nos artistas com milhões de seguidores como nos mais pequenos que tenham uma dezenas ou centenas de milhares de músicas ouvidas por mês.


Twitter reactiva conta de Kanye West

O polémico artista Kanye West / Ye fiz a sua conta reactivada no Twitter/ X após oito meses. Kanye tinha sido suspenso por ter publicado conteúdo anti-semita e de incentamento à violência.

Quando Elon Musk comprou o Twitter também reactivou a conta de Donald Trump, que também estava suspensa, mas Trump nunca voltou a utilizar o Twitter, tendo preferido manter-se na sua plataforma Truth Social, que tem sido equiparada a uma "cidade fantasma repleta de bots". Veremos se no caso de Kanye a coisa será diferente; sendo que para reduzir a polémica, o Twitter diz que não terá acesso às opções de ganhar dinheiro com os tweets, nem terá publicidade apresentada nas suas publicações (esta última provavelmente para não se sujeitar a levar com algum processo de alguma empresa).


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: As disquetes de 3.5" tinham uma capacidade típica de 1.4MB e permitiam uma transferência de dados de cerca de 50 KB/s. A esta velocidade, Uma página web com 5MB, como as que aparecem "instantaneamente" nos nossos smartphones, demoraria mais de um minuto e meio para ser lida.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €20

31-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 20.73 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Twitter muda "tweet" para "post" (mas já recuou)

31-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Twitter / X continua a lidar com a transição de nome para o X, e no processo a mudar a publicação de tweets para posts.

A transição para o X tem estado repleta de efeitos secundários curiosos (além de ter levado à apropriação da conta @X de um utilizador). Inevitavelmente, isso também faz com que o serviço de Elon Musk se tenha que livrar de todas as referências ao Twitter e tweets, e apesar de ter dito que os tweets se deveriam designar por x's (embora muitos já os tenham baptizados de xeets), parece que vai optar pela designação mais tradicional de posts.

Isso foi apanhado durante um curto período, com o botão de tweet para publicar a ter dado lugar a um botão com designação post.

The send "Tweet" button now says "Post" on browser!! pic.twitter.com/O2RrcR8vta

— Evelyn Janeidy Arevalo (@JaneidyEve) July 29, 2023

Tendo em conta que há muito que o Twitter abdicou das mensagens curtas, e que Elon Musk quer que o serviço até permita publicar artigos completos, realmente deixa de fazer sentir o termo "tweetar" que se associava à publicação de uma mensagem curta.

Mas, nesta fase, ainda tudo permanece uma incógnita, e esse será uma das poucas coisas em que a designação de X realmente faz todo o sentido.

Bug no Screen Time da Apple deixa ultrapassar limites de utilização das apps

31-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Os pais que tiverem limitado o tempo de uso de certas apps em iPhones e Macs via Screen Time e Family Sharing, não poderão confiar nesses limites.

A Apple disponibiliza o sistema de controlo Screen Time que permite contabilizar o tempo que se passa em cada app e também definir limites de utilização das mesmas, uma funcionalidade prática quando se quer evitar excessos por parte dos mais novos. Infelizmente o sistema não está a funcionar como deveria.

Existe um bug, já reconhecido pela Apple, que faz com que os limites de tempo possam não ser guardados correctamente, fazendo com que a limitação de tempo não seja aplicada e permita aos utilizadores usar os equipamentos para além do tempo que os pais pensavam ter posto como limite. O mais estranho é que isto é conhecido há meses, com a Apple a ter dito que o problema seria corrigido em Maio, e entretanto já se passaram vários meses sem que isso fosse feito.

A promessa mais recente é a de que "levam este assunto bem a sério" e que "continuarão a trabalhar no sentido de rectificar a situação".

Se para aplicar limites de tempo de utilização são precisos meses, algo de grave se passa na forma como a Apple gere a correcção de bugs.

Tesla confunde garagem com camião

31-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um teste entre os defuntos sensores ultra-sónicos e o uso de câmaras nos Tesla revela problemas na detecção de obstáculos - e outros.

Continuando a insistir que as câmaras chegam para fazer tudo, a Tesla removeu os sensores ultra-sónicos das gerações mais recentes de carros. E o resultado, até à data, deixa bastante a desejar: falhando desde logo pela pressuposto básico de que o ângulo das câmaras não permite ver o que está mesmo à frente do carro. É o tipo de falha que se tornará ainda mais difícil de aceitar por parte de qualquer condutor fã das tecnologias (como à partida será um cliente típico interessado num Tesla) - e que seguramente intrigará qualquer outro condutor, que estará habituado a ter sensores de distância funcionais, até em carros que custam menos de metade de um Tesla.

O seguinte vídeo testa a detecção de distância nos Tesla com sensores e sem sensores, e no processo revela também outra coisa que levanta sérias dúvidas quanto ao estado do sistema de reconhecimento dos Tesla. O vídeo mostra o Tesla a fazer surgir espontaneamente e por diversas vezes um camião ao lado do carro, que na realidade é apenas a parede da garagem. Se ficará ao critério de cada um achar se tal é desculpável ou não, importa relembrar que estamos a falar de uma empresa de um senhor que nos diz que teremos um FSD de nível 4 ou 5 para este ano.


Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €20

31-07-2023 | 10:11 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 20.73 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ganha uma fita LED Govee Ambilight com câmara [gadget do mês Clube AadM+]

31-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é uma fita LED Govee Ambilight com câmara.

Esta fita LED Govee é uma das formas mais práticas para expandir a experiência de visualização de filmes e jogos, criando um efeito luminoso que se expande para além da área do ecrã. Uma vez que utiliza uma câmara, o efeito é aplicável a todo o tipo de conteúdos, independentemente de ter origem numa box TV, numa consola de jogos, numa app da Smart TV, ou qualquer outro - desde que seja visível no ecrã, funciona.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o João Branco.

SSD Crucial P5 Plus 2TB de 6.6GB a €128

31-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs PCIe 4.0 capazes de superar os 6 GB/s pode optar por este Crucial P5 Plus, que acelerará consideravelmente qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como este Crucial P5 Plus, com velocidades de até 6.6 GB/s em leitura e 5.0 GB/s em escrita.
O Crucial P5 Plus de 2TB está disponível por 128.07 euros na Amazon Espanha.

Se não precisarem deste nível de desempenho e preferirem poupar alguns euros, podem optar pelo Crucial P3 Plus de 1 TB que está disponível por apenas 50 euros e permite atingir velocidades de até 5 GB/s - também bastante aceitáveis e mais que suficientes para fazer uma diferença dramática face a qualquer disco rígido tradicional.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|