PlanetGeek

Poco Pods com autonomia para 30 horas

31-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Poco apresentou os seus primeiros earphones Bluetooth, os Poco Pods, com autonomia até 30 horas e preço reduzido.

Os Poco Pods não têm grandes elementos diferenciadores face à maioria dos earphones Bluetooth económicos, contando com drivers de 12 mm em cada auricular, controlo touch, e protecção IPX4. Contam com conectividade Bluetooth 5.3 e suportam o sempre prático sistema Google Fast Pair para rápido emparelhamento ao serem aproximados de um smartphone.

A marca anuncia "Environmental Noise Cancellation", mas trata-se apenas do isolamento sonoro do ruído ambiente que se tem ao serem colocados nos ouvidos, e não de qualquer tipo de cancelamento activo.
A Poco anuncia uma autonomia de até 30 horas, mas sem clarificar que isso é conseguido à custa do recarregamento na caixa de transporte, que permite até 90 minutos de uso dos earphones com uma carga rápida de 10 minutos.

No entanto, tendo em conta que se tratam de uns earphones com preço de 13 euros (na Índia), também não se poderia exigir muito mais.

Samsung inicia produção de anel inteligente

31-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung já deverá estar prestes a arrancar a produção do Galaxy Ring no próximo mês.

Dando continuidade aos rumores de um anel inteligente, agora surge a indicação de que a produção deverá arranjar já no próximo mês.

Apesar da produção se iniciar, tudo indica que o seu lançamento apenas será feito no próximo ano, devido à necessidade de obtenção das complicadas certificações relacionadas com as suas funções de saúde, ao estilo do que acontece com os smartwatches Galaxy Watch, que disponibilizam ECG e detecção de ritmo cardíaco irregular.

Mais curioso é a Samsung estar a conseguir manter este anel em segredo, não tendo ainda surgido grande informação concreta nem imagens sobre o seu potencial aspecto. Algo que, nestes dias, se torna numa verdadeira raridade.

Atrasos nas actualizações Android torna N-days em 0-days

30-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A demora na aplicação de actualizações de segurança em Android faz com que falhas N-day se tornem tão graves quanto as 0-day, por vezes durante mais de um ano.

Está mais que demonstrado que, actualmente, é praticamente impossível produzir e vender um produto "seguro", sendo apenas uma questão de tempo até que seja descoberta uma qualquer falha ou vulnerabilidade que deixará produtos e utilizadores em risco. Como tal, a única coisa que se pode exigir é que, quando isso acontecer, exista uma política de actualizações que trate do assunto o mais rapidamente possível.

As falhas 0-day designam as falhas que estão potencialmente a ser usadas por atacantes antes que o fabricante tivesse conhecimento delas, sendo por isso consideradas de grande gravidade. Depois do fabricante ou responsável tomar conhecimento delas, torna-se numa falha n-day, em que já é conhecida há N dias. E infelizmente, na prática, estas falhas continuam a ser tão (ou ainda mais) graves que as falhas 0-day devido à demora na aplicação das correcções.

No sistema Android é comum que uma falha demore várias semanas a ser corrigida. Essas semanas tornam-se meses quando se trata de serem aplicadas por outros fabricantes ou estão dependentes de fabricantes de componentes; e há casos em que isso pode prolongar-se por mais de um ano. A falha CVE-2022-22706 referente a um bug no driver dos GPU Mali da ARM foi corrigida pela ARM em Janeiro de 2022, mas só chegou à actualização de segurança dos Android em Junho de 2023!

Isto torna estas falhas N-day mais graves que as 0-day pois, ao contrário destas (que obrigam a ter recursos para as descobrir), são falhas que são divulgadas publicamente e ficam à disposição para que qualquer grupo de hackers as possa explorar de forma facilitada. E, sabendo-se que irá demorar meses até que as correcções cheguem aos dispositivos, há todo um universo de centenas de milhões de potenciais vítimas à disposição. E isto sem sequer considerarmos todos os smartphones Android que nem sequer irão receber qualquer actualização e ficarão em risco permanente.

Supercondutor LK99 promete funcionar à temperatura e pressão ambiente

30-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O LK99 foi anunciado como sendo o primeiro super-condutor a poder funcionar em condições normais, e está a gerar grande alvoroço na comunidade científica.

Os supercondutores são materiais que conseguem transportar electricidade sem resistência, e que ao longo das últimas décadas têm sido alvo de intensa investigação com o objectivo de os tornar mais práticos de utilizar. Isto porque a maioria deles só funciona a temperaturas próximas do zero absoluto; e mesmo os supercondutores de "altas temperaturas" se referiam a gamas de temperaturas de -200° C (o que possibilita que se utilize azoto líquido em vez de hélio líquido).

Desde então houve vários avanços que prometiam supercondutores à temperatura ambiente, mas que continuam a estar dependentes de pressões extremamente elevadas; e com alguns desses supostos avanços a revelarem-se serem pura falsidade, criando um clima de ainda maior suspeição sobre todo este sector.
Ainda assim, isso não impediu esta equipa de investigadores de avançar com o anúncio do LK99, um novo material supercondutor que supostamente funciona à temperatura ambiente e com pressões normais. Ou seja, poderá manter as propriedades de supercondutividade sem qualquer condição especial. Ainda por cima, é feito com materiais comuns e usando um processo bastante simples, o que possibilitará que outras equipas possam rapidamente validar as suas propriedades.

Se tal se vier a confirmar, uma coisa é certa: podem reservar desde já o Prémio Nobel da Física para estes investigadores.


Disco externo 16TB WD Elements a €278

30-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este WD Elements Desktop de 16 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos (até para quem mantenha uma colecção de gravações Ultra HD 4K), sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud.
Este disco externo WD Elements de 16 TB está actualmente disponível por 278.52 euros na Amazon Espanha. Têm também a versão de 8TB por 172 euros; ou ainda a versão portátil WD Elements 4TB a 76 euros se o objectivo for andar com ele para todo o lado.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar - já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer qualquer coisa, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Artiphon lança Chorda no Kickstarter

30-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Artiphon tem um novo instrumento musical futurista que está a fazer sucesso no Kickstarter, o Chorda.

Depois de ter criado o Instrument 1 em 2015 e o Orba em 2019, a Artiphon regressa com nova proposta musical.

Tal como os seus antecessores, este novo Chorda combina múltiplas funções que têm como objectivo abrir o mundo da criação musical até a quem tradicionalmente não tenha jeito para isso. O Chorda pode ser usado como guitarra, teclado, ou bateria, reconhecendo toques, gestos e até a própria movimentação do instrumento. E tudo isso também pode ser usado de forma mais profissional, usando-se como controlador MIDI que oferece todas estas múltiplas dimensões de controlo.

O Chorda é compatível com programas como o GarageBand, Ableton Live, Logic Pro, Pro Tools, Cubase, FL Studio, e outros, e tem entrega prometida para Novembro com um preço de $199 para os early birds.



Robot de desenho na areia com ESP32

30-07-2023 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser combinar electrónica e mecânica pode criar um robot de desenho na areia.

Este projecto Kinetic Sand Drawing Robot recorre a um ESP32 e um par de motores, e de muitas peças impressas em 3D para criar uma curiosa peça decorativa cinética, capaz de criar os mais variados desenhos e padrões numa superfície de areia - e onde nem sequer falta uma fita LED RGB para salientar o relevo dos desenhos e lhes dar efeitos adicionais.

O elemento central é um braço robótico controlado por dois motores, escondidos por baixo do prato com areia, e que usa um íman para movimentar a esfera que traça o desenho. Além da parte mecânica e electrónica, também temos a parte do interface web, acessível através de qualquer browser (via Wireguard), que permite seleccionar os desenhos e controlar a operação.



Starlink já representa maioria dos satélites activos em órbita

30-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os satélites Starlink da SpaceX de Elon Musk já representam mais de metade dos satélites activos em órbita.

Bastaram quatro anos para que o a SpaceX passasse a dominar a maioria dos satélites activos em órbita. Actualmente, existem mais de 1000 satélites em órbita, mas sendo que apenas 80% deles se mantêm activos; isso faz com que os 4500 satélites Starlink já representem mais de 50% desse valor. E não menos importante é que a SpaceX continua a lançar dezenas de satélites todos os meses, a um ritmo que supera todos os demais lançamentos de todas as outras empresas e entidades.

Não será preciso recuar muito para se pensar que seria completamente impossível que uma empresa privada conseguisse tal feito, e no entanto é este o panorama que temos actualmente, e em que várias outras empresas (como a Amazon) e países (UE, China, etc.) também querem estar presentes criando as suas próprias redes.
E a coisa não se vai ficar por aqui. Se o actual cenário já nos mostra o nosso planeta rodeado de satélites, nos próximos anos a coisa irá multiplicar-se drasticamente, devendo atingir cerca de 71 mil satélites - dos quais 42 mil pertencerão à Starlink.
Isto representa uma série de novos desafios a nível de assegurar que todos estes satélites se poderão manter em segurança em órbita, sem colisões que criem uma nuvem de destroços que se espalhe exponencialmente à medida que colide com outros satélites - para não falar da possibilidade de tal até ser provocado de forma deliberada em caso de conflito entre super-potências.

Até lá, quem vai sofrendo são os astrónomos, que vêem as suas observações nocturnas a ficarem "riscadas" pela crescente quantidade de satélites a atravessar o céu nocturno (apesar do esforço que tem sido feito a nível de tentar reduzir a sua visibilidade do solo).

Vendas da Dacia aumentaram 72% em Portugal

30-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Dacia continua a registar excelentes resultados em Portugal, com um aumento de 72% nas vendas no primeiro semestre.

As vendas da Dacia aumentaram 29,5% no mercado europeu de VP (veículos de passageiros), que cresceu 17,5% no geral. A quota da Dacia de 4,5%, no mercado de VP, representa um aumento de 0,4 pontos do primeiro semestre de 2022 para o primeiro semestre de 2023.

No seu habitual segmento – clientes particulares – a Dacia solidificou a sua posição no pódio europeu: subiu pela primeira vez para o 2.º lugar e aumentou a sua quota de mercado para 8,4% (recorde-se que a Dacia tinha aumentado a sua quota de vendas de VP a clientes particulares, na Europa, para 7,6%, um recorde, na altura, no exercício de 2022).

Em Portugal, o primeiro semestre foi de recordes para a Dacia: 7.725 unidades vendidas, mais 72% em relação ao mesmo período de 2022, a que correspondeu uma quota de mercado de 6,2% e, pela primeira vez, a entrada no top 4 das marcas mais vendidas do mercado. Para além disso, a Dacia foi a líder incontestada de vendas a clientes particulares, com 17% de quota de mercado, mais três pontos comparativamente a 2022.

O Sandero e o Duster foram os dois modelos preferidos dos portugueses, o primeiro com uma quota de mercado de 8% e o popular SUV com 5%.

Já o Spring foi o automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, mas também o líder do segmento A, com uma quota de mercado de 20%.

[Pela Estrada Fora]

Novo Honda CR-V e:PHEV já disponível

30-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os interessados no novo Honda CR-V e:PHEV já têm a possibilidade de efectuar a sua pré-reserva online.

A sexta geração do Honda CR-V Plug-in Hybrid é o mais recente modelo da Honda a ser electrificado, em linha com a electrificação de toda a gama da marca, garantindo a performance e desempenho eficiente, assumindo o novo posicionamento na gama Honda. O Honda CR-V Plug-in proporciona uma autonomia 100% eléctrica de até 82km (WLTP), permitindo realizar grande parte das viagens diárias num modo totalmente eficiente. Além disso, ainda oferece tempos de carregamento rápidos, para uma condução mais prática e eficiente.

O novo topo de gama da marca, totalmente equipado, apresenta-se num modelo diferenciador com todo o equipamento opcional disponível, incluindo tecto de abrir panorâmico, estofos em pele sintética, mala eléctrica, head-up-display, faróis full-led, tudo isto num design inspirador, entre várias características.

Este SUV está equipado com um conjunto actualizado de caraterísticas Honda Sensing, para uma segurança líder no seu segmento. Adicionalmente, este é o primeiro CR-V a incluir o Honda Sensing 360, o novo sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor equipado com uma câmara de visão 360 graus, que elimina os ângulos mortos e reduz o risco de colisão. O novo CR-V Plug-in está equipado com um painel de instrumentos de 10.2” e um ecrã táctil de 9”, 100% digital, com sistema de navegação e conectividade de última geração. A pensar nos smartphones, é possível aceder via Wireless ao Apple Car Play ou Android Auto, ambos os sistemas disponíveis. O carregamento sem fios é também uma novidade. O Honda CR-V Plug-in Hybrid conta com um sistema de som premium Bose, com 12 colunas.
A motorização Plug-in Hybrid é uma estreia no modelo Honda CR-V, mantendo as linhas que caracterizam este SUV, reforçado pelas novas cores, materiais e tecidos de alta qualidade. A traseira dá continuidade ao design numa evolução inteligente, ao manter os reconhecíveis faróis traseiros do CR-V, inovando com uma combinação vertical de luzes de travão e indicadores de mudança de direcção. Este visual arrojado é ainda complementado pelas jantes de liga leve de 18". O modelo volta a definir um novo conceito de conforto com estofos em pele, tecto panorâmico, vidros escurecidos e visão panorâmica, que proporciona uma excelente visibilidade exterior a todos os passageiros e aumenta a sensação de segurança e tranquilidade. Atrás, os bancos traseiros reclináveis e deslizantes optimizam 617 litros de espaço de bagageira eléctrica.

O novo Honda CR-V Plug-in Hybrid está carregado de novas possibilidades com que o condutor sempre sonhou. O resultado é um automóvel que combina uma experiência de condução emocionante com uma eficiência e emissões altamente competitivas com consumos em ciclo combinado (l/100 Km) de 0.8L e emissões CO2 (g/Km) de 18,0. Trata-se de um automóvel com grandes argumentos, desde a segurança, à tecnologia, ao espaço interior no habitáculo, ao conforto e design distintivo.

O novo Honda CR-V Plug-in Hybrid estará disponível por um preço chave na mão de 61.500€ na versão Plug-in numa única versão extremamente completa em termos de equipamento.

[Pela Estrada Fora]

Mudança de Twitter para X gera aviso de segurança no Edge

29-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O browser Edge da Microsoft considera a mudança do Twitter para X como sendo suficientemente suspeita para gerar um alerta aos utilizadores.

A mudança de nome do Twitter para X continua a ter efeitos secundários inesperados, desta vez com o Edge a sinalizar a mudança de icon e nome como potencialmente suspeita.

O alerta destina-se a evitar que uma web app seja instalada como uma app mas depois, por via de uma actualização, tente assumir um nome e icon de outra app para enganar os utilizadores. Como tal, quando uma web app tenta alterar o nome ou icon, é acompanhada por um alerta de segurança, para que os utilizadores verifiquem se é uma alteração legítima ou se é uma alteração maliciosa.
Embora neste caso se trate de uma mudança de nome legítima (embora não apreciada por muitos), nos casos em que for uma alteração maliciosa o Edge recomenda a imediata desintalação da web app.


A alteração de nome para X também parece estar a dar origem a complicações na App Store, que não permite apps com nome com uma só letra. Isso faz com que o X continue a ser apresentado na App Store como sendo Twitter, embora depois de instalado em iPhones ou iPads apareça aos utilizadores como sendo a app X.
Certamente que, ao longo das próximas semanas continuaremos a ver efeitos secundários desta mudança de nome. Sendo que também irá seguramente complicar as coisas a nível de pesquisas, já que pesquisar com coisas relacionadas com Twitter era relativamente fácil, mas experimentem pesquisar alguma coisa relacionada com X...

Huawei Watch 4 Series ganha funcionalidade de navegação

29-07-2023 | 17:32 | Apps do Android



Os Petal Maps sustentam a navegação nos novos smartwatch da Huawei. 

 

Petal Maps Wearable: uma nova forma de navegar

Com a chegada do verão, caminhadas pela natureza ou corridas à beira mar são as atividades de eleição para muitas pessoas. Através do novo Petal Maps Wearable, o utilizador pode agora aproveitar estes momentos com mais facilidade, utilizando a aplicação sem necessitar de estar conectado a um smartphone.

 

Os serviços de navegação disponíveis nesta nova versão incluem a pesquisa de destinos, o planeamento de rotas, a navegação a pé ou de bicicleta, a transmissão de voz e o lembrete por vibração. Além disso, com apenas um toque, é possível obter indicações de navegação para locais próximos, como paragens de autocarro e cafés.


Na utilização diária, o Petal Maps Wearable recomenda, de forma inteligente, o melhor percurso para caminhar ou andar de bicicleta, com base no algoritmo de planeamento exclusivo da Huawei, ajudando, assim, os utilizadores a deslocarem-se ou a viajarem de forma mais eficiente e enriquecendo a experiência desportiva através da utilização de diferentes trajetos.

 

Outra funcionalidade que distingue a aplicação é a atualização dos dados em tempo real para apresentar sempre o melhor itinerário, evitando circunstâncias imprevistas, como obras, engarrafamentos ou condições rodoviárias complexas. A visualização da localização em tempo real inclui também a função de cálculo de velocidade, que permite aos utilizadores saberem a distância até ao seu destino enquanto caminham ou andam de bicicleta.


O Petal Maps Wearable apresenta o mapa de navegação completo no mostrador do relógio e suporta o HarmonyOS com uma interface simples e um layout elegante e pode ser instalada a partir da AppGallery e da Google Play. Está disponível, em exclusivo, para os relógios da Huawei Watch 4 Series, o Huawei Watch 4  e o Huawei Watch 4 Pro.

 

Concebido para ser o dispositivo ideal para qualquer tipo de atividade, o Huawei Watch 4 Pro exibe um acabamento em titânio de qualidade aeroespacial, que confere ao relógio um toque luxuoso. O vidro de safira esférico do mostrador garante durabilidade para resistir ao uso diário e acrescenta o toque de elegância característico dos smartwatches Huawei.

 

Já o Huawei Watch 4 apresenta uma caixa preta em aço inoxidável, com vidro curvo 3D e apresenta uma bracelete em fluoroelastómero preto, que lhe concede um aspeto desportivo e minimalista.

 

 

HUAWEI WATCH GT 4 SERIES

PVRP Huawei Watch GT 4: 469,99€

PVRP Huawei Watch GT 4 Pro: a partir de 599,99€

Pacote personalizado: +1,99€ para obter uns Huawei Freebuds 5i

Mais informações aqui: https://consumer.huawei.com/pt/wearables/watch-4-series/buy

 

Mais informações sobre o Petal Maps aqui: https://www.petalmaps.com


Máquina arcade Pac-Man em LEGO

29-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO tem um novo conjunto destinado aos nostálgicos das máquinas arcade, mais concretamente aos fãs do Pac-Man.

O Grupo LEGO e a Bandai Namco comemoram o 43.º aniversário de PAC-MAN com o anúncio de novo set vintage LEGO ICONS PAC-MAN Arcade — um dos videojogos de salão de jogos mais reconhecidos e saudosos de todos os tempos. Apresentado pela primeira vez a 22 de maio de 1980, no Japão, pela Bandai Namco Entertainment Inc. (antiga Namco), o videojogo PAC-MAN tornou-se um ícone cultural. Ao fim de 40 anos como parte da cultura popular mundial devido a jogos, programas de televisão, música e muito mais, o Grupo LEGO colaborou com a Bandai Namco para trazer de volta o clássico dos anos 80 sob a forma de tijolos. Esta parceria permitiu a descoberta curiosa de o famoso amarelo de PAC-MAN se ter inspirado na emblemática cor do Grupo LEGO.

O design do novo set LEGO mostra uma versão de máquina de salão de jogos de PAC-MAN e permite reconstituir alguns dos lendários movimentos do devorador de fantasmas. Além disso, os construtores vão poder criar largas e coloridas versões de tijolos de PAC-MAN, BLINKY e CLYDE, que rodam numa base e podem ser exibidos em cima da estrutura ou separadamente.
Terminada a construção, é possível iluminar a ranhura das moedas, e há ainda um pequeno modelo de uma minifigura feminina a jogar PAC-MAN numa máquina escondida no interior da estrutura.



O set LEGO PAC-MAN Arcade está disponível com PVP recomendado de 269,99 €.


Set LEGO PAC-MAN Arcade Machine (10323)
  • Idade — 18+
  • Medidas: 32 cm de altura, 25 cm de largura e 17 cm de profundidade
  • 2650 peças
  • PVP recomendado: 269,99 €
  • Principais funções e características:
    • Três figuras icónicas de PAC-MAN.
    • Um tijolo de luz que ilumina a ranhura em que é inserida a moeda.
    • Um pequeno modelo de minifigura (feminina) a jogar PAC-MAN numa máquina escondida no interior da estrutura.

Xiaomi 6 já está disponível no mercado nacional

29-07-2023 | 16:56 | Apps do Android



 O Xiaomi Pad 6, 6+128GB, está disponível em Portugal nas cores Gravity Gray, Mist Blue e Gold, com um PVPR de ~400€.

O Xiaomi Pad 6 conta com um ecrã1 144Hz 11" LCD com resolução de 2880 x 1800, taxa de atualização de 144Hz e ainda Certificação de Luz Azul Reduzida TÜV para uma experiência suave de visualização de todos os conteúdos nos diferentes tipo de ambientes e em diferentes condições de luminosidade. Além disso, a maior densidade de píxeis do ecrã garante que os tamanhos de letra pequenos sejam mais fáceis de ler, pelo que pode ser visualizado ainda mais conteúdo no ecrã para garantir menos scrolling.

 

O equipamento está equipado com um processador Snapdragon 870 e bateria de 8840mAh compatível com carregamento rápido, permitindo aos profissionais alternar rapidamente entre aplicações abertas para responder rapidamente às diversas exigências do trabalho diário.

 

Compatível com Dolby Atmos® e áudio de alta resolução, o Xiaomi Pad 6 possui uma configuração de altifalantes quádruplos que abrange uma vasta gama de som, desde graves potentes a agudos, proporcionando uma excelente experiência de áudio, quer se trate de ouvir concertos de rock ao vivo ou óperas.

 

Numa atualidade caracterizada com reuniões online e videochamadas com amigos, as câmaras são fundamentais e, nesse sentido, o Xiaomi Pad 6 também está bem equipado com uma câmara traseira de 13 MP e uma câmara frontal de 8 MP, pesando apenas 490g para que seja facilmente transportado para qualquer lado. Os quatro microfones do tablet captam a voz do utilizador com precisão e reduzem significativamente o ruído de fundo, mesmo em locais movimentados como espaços partilhados de trabalho, cafés e aeroportos. O Xiaomi Pad 6 também possui uma interface USB 3.2 Gen 1 incorporada, que se liga a outros dispositivos para uma rápida transferência de dados e suporta um sinal de vídeo de saída para uma resolução de até 4K a 60Hz, para satisfazer todas as necessidades2.

 

Graças ao MIUI Pad 14, o software do dispositivo é otimizado para oferecer a melhor conectividade e novas ‘ferramentas de videoconferência’5, como cancelamento de ruído ou a capacidade de manter os rostos centrados durante videoconferências, seguindo os seus movimentos graças à função FocusFrame.

 

Com a nova Xiaomi Smart Pen3 de 2ª geração (PVPR 119,99€), o Xiaomi Pad 6 torna-se ainda mais confortável para trabalhar permitindo aos utilizadores tirarem notas de uma maneira ainda mais realista enquanto estão a estudar ou desenhar de forma livre.

 

 

Campanha de lançamento com oferta da capa no valor de 49,99€*

 

Este dispositivo conta com uma campanha de lançamento onde na compra do novo Xiaomi Pad 6 é feita a oferta da capa com o valor de 49,99€.

 

Esta campanha vai ser implementada nos parceiros da marca em Portugal e está disponível entre os dias 10 e 24 de julho.

 

 

Xiaomi Pad 6, versão 8+256GB, com campanha de pré-vendas, em exclusivo na Xiaomi Store, até dia 9 de julho

 

O Xiaomi Pad 6, versão de 8+256GB, é um exclusivo Xiaomi Store, com um PVPR de 449,99€,   já está disponível para pré-compra até ao dia 9 de julho e conta também com a campanha de lançamento até dia 24 de julho, que inclui a oferta da capa.

 

Para além disso, a campanha inclui ainda acesso a Youtube Premium grátis durante 3 meses e acesso a Google One 100GB cloud storage durante 6 meses

 

É possível efetuar a pré-compra do Xiaomi Pad 6 (8+256GB) numa das 19 lojas da Xiaomi Store ou no site, sendo que as entregas do produto começam a ser feitas no dia 10 de julho.

 

1O tamanho do ecrã do Xiaomi Pad 6 é de cerca de 11 polegadas no retângulo completo quando medido na diagonal. A área de visualização real é menor devido ao design de canto curvo e as medidas entre produtos individuais podem variar.

 

2A saída de vídeo 4K 60Hz só é aplicável com dispositivos de visualização externos que suportem DisplayPort e um cabo de ligação ou adaptador que suporte a saída de vídeo 4K 60Hz. Os dispositivos de ecrã externos também devem suportar a reprodução de vídeo 4K 60Hz e o sinal de vídeo de saída deve estar na resolução 4K a 60Hz.

 

3A Xiaomi Smart Pen (2ª geração) e o teclado Xiaomi Pad 6 são vendidos em separado. A disponibilidade pode variar consoante a região.

 

4As medidas reais entre produtos individuais podem variar. Todas as especificações estão sujeitas ao produto real.

 

5A taxa de atualização será ajustada automaticamente para 30/48/50/60/90/120/144Hz no Xiaomi Pad 6, dependendo da situação real. Os utilizadores também podem definir manualmente a taxa de atualização para 60/90/144Hz.

6Dados testados nos laboratórios internos da Xiaomi, os resultados reais podem variar.

7 Para ativar a funcionalidade e as funções de Ligar a telemóveis, o Xiaomi Pad 6 e os smartphones Xiaomi necessitam de ter as funções Wi-Fi e Bluetooth ativadas e devem ter sessão iniciada na mesma conta Xiaomi na mesma definição de região/país. Software suportado: MIUI 14 e MIUI Pad 14. Dispositivos móveis suportados: Xiaomi 13 Ultra, Xiaomi 13 Pro e Xiaomi 13.

8 As características e funções das ferramentas de conferência só estão disponíveis no Messenger, WhatsApp, WhatsApp Business, Zoom, Google Meet, Microsoft Teams.

*Campanha limitada ao stock existente.

Especificações Xiaomi Pad 6

 

Xiaomi Pad 6

Ecrã

·        11” WQHD+ (2880 x 1800) ecrã1 a 309 ppi

·        Taxa de atualização5 30/48/50/60/90/120/144Hz

·        1.07 mil milhões de cores

·        99% de cobertura DCI-P3 (de acordo com a norma CIE 2015)

·        Suporta Dolby Vision®

·        Luz Azul Reduzida certificada pela TÜV Rheinland (solução de hardware)

·        Vidro Corning® Gorilla® 3

·        Brilho: 450 nits (typ), HBM 550 nits

Desempenho

·        Processador Snapdragon® 870

·        CPU Octa-core, até 3.2GHz

·        5.ª geração Qualcomm® AI Engine

·        Tecnologia de processamento de 7nm

·        Bateria 8840mAh (typ)

·        RAM+ROM: 6GB+128GB / 8GB+128GB / 8GB+256GB

·        Carregamento ráido 33W6

Câmara e Áudio

·        Câmara traseira 13MP

       - f/2.2

       - Suporta gravação de vídeo 4K a 30 fps

·        Cãmara Frontal 8MP

 - f/2.2

 - Suporta gravação de vídeo 1080p a 30 fps

·        Altifalantes quádruplos de grandes dimensões

·        Quatro microfones para uma captação de voz clara e precisa

·        Suporta Dolby Atmos®, Hi-Res Audio e Hi-Res Audio Wireless

Software

·        MIUI Pad 14

·        Ligação a telemóveis: Espelha o ecrã do seu smartphone no Xiaomi Pad 6. Sincroniza as aplicações que está a utilizar com o Xiaomi Pad 6.7

·        Arrastar e largar: Permite a transferência fácil de imagens e ficheiros através das aplicações Galeria e Gestor de ficheiros depois de espelhar o seu smartphone no Xiaomi Pad 6 com a função Ligar a telefones.7

·        Ferramentas de conferência (Redução de ruído, Luz de preenchimento, FocusFrame)8

·        Android 13

Conectividade

·        USB 3.2 Gen 1

·        BLUETOOTH®5.2

·        Wi-Fi 69

Acessórios

·        Xiaomi Smart Pen (2.ª geração)3

·        Capa Xiaomi Pad 6

Design

·        Corpo monobloco em liga de alumínio

·        Design leve de 490g4

·        Moldura ultra fina de 6,51 mm4

·        Cores: Gravity Gray, Gold, Mist Blue

 

Powerbank iPosible 26800mAh com carregador wireless a €27

29-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh da iPosible assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank iPosible não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank iPosible 26800 mAh com com PD 18W e Qi wireless está disponível por 27.16 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 15 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 10 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Teclado Gboard com opção para remover teclas duplicadas

29-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se baralhar com as teclas duplicadas do modo split do teclado Gboard poderá desactivá-las.

O teclado Gboard da Google conta com um modo split que divide o teclado ao meio e coloca cada metade perto das bordas do ecrã, para facilitar a escrita em dispositivos de maiores dimensões como tablets e dobráveis. No entanto, a Google optou por duplicar algumas letras que ficam na linha divisória - como o G e o V - fazendo com que apareçam nas duas metades do ecrã. Se algumas pessoas acham isso útil dependendo do estilo de escrita, para outras isso acaba por provocar erros adicionais, mas que agora poderão ficar resolvidos.

O Gboard passa a ter uma opção "Gboard settings → Preferences → Layout → Split layout to include duplicated keys" que deixa ao gosto do utilizador ter as teclas duplicadas ou não.
Aparentemente este modo também é sugerido de forma automática quando o utilizador dá erros frequentes contendo as letras repetidas, direccionando o utilizador para a opção respectiva nas definições do teclado.

Tesla promove test-drives via programa referral

29-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a dar prémios para os actuais condutores que convencerem os seus amigos e conhecidos a fazerem um test-drive de um Tesla.

Depois de ter reduzido os benefícios do programa referral, que permite que quem tenha um Tesla possa referenciar novos clientes, a Tesla volta a apostar nisso como forma de incentivar as vendas. Nos últimos meses fez regressar os descontos directos (até aí oferecia apenas coisas como créditos para usar nos carregadores Supercharger), e agora chega ao ponto de dar créditos até por simples test-drives, mesmo que não venham a resultar numa venda.

É uma medida que demonstra que a Tesla está a fazer tudo por tudo para atingir novo recorde de vendas (até tem estado a chatear os actuais utilizadores para comprarem um novo Tesla, com o chamariz de poderem transferir o modo FSD para o novo veículo - mas só durante os próximos meses). Por outro lado, tem estado também sob pressão crescente, recentemente com um estudo que indica que a autonomia indicada pela Tesla é enganadora para os clientes.
Com esta alteração, se tiverem um amigo com um Tesla, sempre pode ser a oportunidade pela qual aguardavam para ir dar uma volta num Tesla, e fazerem com que ele ainda ganhe qualquer coisa com isso - embora possa nem sequer valer o esforço e chatice, face à possibilidade mais simples dele vos deixar dar uma volta no carro dele.

AMD lança Ryzen 9 7945HX3D para portáteis

29-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A AMD tem um novo CPU, o Ryzen 9 7945HX3D, que leva a tecnologia 3D V-Cache aos portáteis.

O Ryzen 9 7945HX3D é o primeiro CPU com 3D V-Cache destinado aos portáteis de alto-desempenho. O chip é idêntico ao 7945HX já existente, mas duplica a cache L3 de 64 MB para 128 MB, mantendo a cache L1 de 1 MB e L2 de 16 MB. A tecnologia 3D V-Cache da AMD permite aplicar uma "camada adicional" de memória no chip, e o resultado faz-se notar especialmente nos jogos.

O chip tem 16-cores Zen4 (32-threads), com frequência de até 5.4 GHz (podendo ir mais além com overclocking), e TDP de 55 W ou 75 W dependendo das necessidasdes dos fabricantes. Devido à camada extra de memória, a temperatura máxima de funcionamento foi reduzida para os 89°C, à semelhança dos outros chips com 3D V-Cache, devido à maior dificuldade na transferência e dissipação do calor.
A AMD anuncia uma melhoria média superior a 15% face ao 7945HX, sendo que nalguns jogos o benefício pode chegar aos 40% ou 50%.


Este CPU será estreado no portátil gaming ASUS ROG Scar 17 que será lançado a 22 de Agosto.

SpaceX prepara sistema de água para lançamento da Staship

29-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima plataforma de lançamento da Starship terá um aparatoso sistema de água para tentar sobreviver à potência do lançamento.

Aquele que deveria ter sido o primeiro lançamento orbital da Starship acabou por resultar na destruição da plataforma de lançamento e projecção de detritos a quilómetros de distância, devido à impressionante potência do booster utilizado na sua força máxima.

Para evitar que o cenário se repita, a SpaceX está a implementar a solução que mostrou o mês passado, de usar um sistema de "chuveiro invertido" que projectará milhões de litros de água para servir como amortecimento para o lançamento. E, como tem sido tradicional na SpaceX, as coisas estão a ser feitas a ritmo acelerado e já estão na fase de testes do sistema, com Elon Musk a ter partilhado um vídeo do "chuveiro" em acção.

New water deluge system to protect against the immense heat & force of Starship launch pic.twitter.com/JMnBIH8UTM

— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2023

Esta solução tem como grande vantagem poder ser implementada de forma bastante mais rápida do que se tivessem que criar uma plataforma completamente nova com canais para desvio do escape dos foguetes, que poderia demorar muitos meses em construção.

Vai ser interessante ver se será suficiente para lidar com a potência de lançamento da Starship, que ainda não tem data anunciada para a proxima tentativa de chegar ao espaço.

Apple exige justificação para aceder a APIs

28-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

No iOS 17 e macOS Sonoma, os developers terão que justificar porque motivo necessitam aceder a certas APIs.

Com o objectivo de reduzir as possibilidades de fingerprinting, um método alternativo que visa criar um identificador único do smartphone para efeitos de tracking, a Apple vai aumentar o número de APIs que ficam classificadas como "Required Reason APIs".

Ao contrário das APIs de uso livre, estas APIs obrigam que os developers dêem uma explicação válida para justificar a sua utilização, com as apps a ficarem fora da App Store até que isso seja feito. A partir de 2024, as apps que acederem a estas APIs sem justificação ficarão automaticamente bloqueadas no processo de submissão.

Infelizmente, este tipo de medidas pode ter boa vontade mas o seu impacto prático deverá ser bastante reduzido. Isto porque será extremamente fácil para um developer malicioso arranjar justificações falsas - da mesma forma que pode mentir descaradamente quanto ao uso que faz dos dados dos utilizadores, ou enganar os utilizadores de modo a que dêem acesso a certas funcionalidades do smartphone (se precisar de aceder ao microfone, pode fazer-se passar por uma app de aplicar efeitos na voz; se precisar de aceder à câmara, faz-se passar por uma app de efeitos de imagem; etc.)

Há ainda que ter em conta que estamos na recta final da Apple ter controlo absoluto sobre o acesso das apps iOS, já que a UE vai exigir que sejam permitidas app stores alternativas e instalação directa de apps.

|