PlanetGeek

Tesla exagera autonomia e tem equipa especial para ignorar queixas

27-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

As supostas boas autonomias dos Tesla estão a cair por terra, descobrindo-se que estão a ser deliberadamente exageradas por ordem de Elon Musk - e que a empresa até criou uma equipa dedicada a ignorar as queixas referentes a isso.

Os Tesla têm a reputação de serem automóveis eléctricos que oferecem das melhores autonomias no mercado. No entanto, com cada vez mais clientes genéricos e não apenas os fãs da marca, muitos são aqueles que ficam surpreendidos pela negativa ao descobrirem que a autonomia prometida está bastante distante daquela que se consegue atingir em condições reais.

Uma investigação da Reuters demonstra isso mesmo, e é preciso não esquecer que na Coreia do Sul a Tesla já foi multada precisamente por exagerar nas autonomias.

Pior ainda é que este "optimismo" enganador é deliberado, com os automóveis a apresentarem uma autonomia inflacionado quando têm a bateria carregada - uma decisão que supostamente terá vindo directamente de Elon Musk - e só apresentam uma autonomia mais realista quando a bateria desce abaixo dos 50%. Uma situação que é rapidamente comprovada pelos próprios carros, ao se tentar planear uma viagem até um destino dentro do alcance indicado e ao se ser informado pelo sistema de navegação que será necessário fazer uma paragem para recarregamento.

Com base em dados reais de carros na estrada, modelos como o Model Y Long Range e Performance, acabam por ter uma autonomia real que é cerca de 50% da anunciada, ou até menos com tempo frio.

Piorando ainda mais a situação, as queixas referentes à autonomia são tantas que a Tesla já criou regras especiais para lidar - ou melhor dizendo: ignorar - os pedidos dos clientes para a marca ver o que se passa. E como se isso não fosse já suficientemente grave, os funcionários receberam ordens para não informar os clientes de outros problemas que o diagnóstico remoto possa ter detectado, se não estiverem relacionados com a queixa da falta de autonomia.

Há que ter em conta que há muitos fabricantes interessados em manchar a reputação da Tesla, pelo que será necessário ter isso em consideração ao ler investigações deste tipo. Por outro lado, a autonomia efectiva é algo que facilmente pode ser comprovada, e que até os donos dos Tesla comprovam que não bate certo com o que é anunciado pela marca e exibido no mostrador "optimista" do carro. Embora sem deitar fumo, é algo que quase se pode equiparar ao tipo de batota que a VW (e outros fabricantes) faziam para esconder as emissões.

Waymo adia camiões autónomos e foca-se nos táxis

27-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Waymo da Google vai adiar o projecto dos camiões autónomos para se concentrar quase exclusivamente nos táxis autónomos.

Sem ter avançado com explicações, a Waymo anunciou apenas que se iria focar nos seus táxis autónomos, e que paralelamente iria também suspender e adiar as operações que se focavam na criação de camiões autónomos - embora dizendo que continuará a colaborar com a Daimler Truck North America no sentido de automatizar os seus camiões.

É uma notícia inesperada, já que tecnicamente pareceria ser bastante mais simples lidar com o processo de automatização dos camiões nas vias rápidas e auto-estradas do que lidar com todas os elementos imprevisíveis da condução citadina, com as quais os seus táxis têm que lidar. Por outro lado, este é um sector que a Waymo também precisa melhorar, para dar resposta às vozes críticas que se focam no caos que os táxis autónomos têm provocado nas estradas, bloqueando veículos de emergência ou parando no meio da via quando ficam baralhados, provocando engarragamentos evitáveis.

Pode também ser uma decisão derivada unicamente dos cortes que foram efectuados, com o despedimento de mais de 12 mil pessoas de todas as empresas Google e que também afectou a Waymo.

Samsung mostra testes de resistência do Galaxy Z Fold5 e Z Flip5

27-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung partilhou os testes de resistência realizados aos novos Galaxy Z Fold5 e Z Flip5.

A Samsung apresentou os seus novos Galaxy Z Fold5 e Z Flip5 (a par do Tab S9 e Galaxy Watch6), e também mostra os testes a que são sujeitos para assegurar a sua capacidade de resistirem a anos de utilização diária.

Além dos testes de dobragem para avaliar a resistência da dobradiça e ecrã, temos também testes que fazem os smartphones andarem aos tombos, mergulhá-los em água, testes de queda, de uso de caneta no ecrã, de queda de objectos no ecrã, etc.

Infelizmente, isto de pouco vale quando se trata do nosso próprio smartphone e vemos o ecrã partir-se assim que dá uma pequena queda até ao chão...


Filmes, séries, discos, canções e concertos: 58 de 2023

26-07-2023 | 23:21 | Gonçalo Sá

2023.jpg

A carta de amor à sétima arte de Damien Chazelle (que Hollywood não soube acolher). O regresso ao grande ecrã da saga do Homem-Aranha que interessa. A melancolia de Mario Martone e Mikhaël Hers, a urgência de Kurak Günler e Yvan Attal. Uma temporada promissora para o cinema de animação que se faz por cá. A despedida agridoce de "A Maravilhosa Sra. Maisel", a surpresa de "Fleishman em Apuros" e a confirmação de "Somebody Somewhere" e "Reservation Dogs". A pop electrónica no feminino via Zanias, Chasms, Liela Moss ou Billy Nomates. O regresso dos dEUS, grandes em disco e ao vivo. O passo em frente de Ana Lua Caiano e Cláudia Pascoal, a revelação HADESSA, a persistência de Victor Torpedo e o melhor disco de Stereossauro (ao lado de Ana Magalhães, outra revelação). Emily Haines e Letrux, rainhas do palco.

A sucessão de memórias podia continuar, embora estes já sejam exemplos suficientes do muito e bom que houve a reter do cinema, séries e música do primeiro semestre de 2023 (pré-"Barbenheimer", portanto, mas ainda assim com Margot Robbie entre os destaques). A lista abaixo deixa mais umas dezenas a (re)descobrir, tanto de dentro como de fora de portas, enquanto a rentrée não traz mais novidades de peso. De qualquer forma, pelo menos em relação aos filmes, o ano já parece estar ganho, com várias estreias que não destoariam num top 10 de Dezembro (e que provavelmente vão lá estar):

10 FILMES

A Acusação.jpg

"A Acusação", Yvan Attal
"A Água", Elena López Riera
"As Oito Montanhas", Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch
"Babylon", Damien Chazelle
"Dias em Chamas", Kurak Günler
"Holy Spider", Ali Abbasi
"Homem-Aranha: Através do Aranhaverso", Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson
"Nostalgia", Mario Martone
"O Azul do Cafetã", Maryam Touzani
"Os Passageiros da Noite", Mikhaël Hers

3 FILMES PORTUGUESES

Os Demónios do Meu Avô.jpg

"Ice Merchants", João Gonzalez
"Os Demónios do Meu Avô", Nuno Beato
"Vadio", Simão Cayatte

5 SÉRIES

Fleishman em Apuros.jpg

"Fauda" (T4), Netflix
"Fleishman em Apuros" (T1), Disney+
"Reservation Dogs" (T2), Disney+
"Somebody Somewhere" (T2), HBO Max
"A Maravilhosa Sra. Maisel" (T5), Prime Video

10 DISCOS

hidrico-rubens-zanias.jpg

"CACTI", Billy Nomates
"Chrysalis", Zanias
"Follow the Cyborg", Miss Grit
"Glimpse of Heaven", Chasms
"How to Replace It", dEUS
"Internal Working Model", Liela Moss
"Love Lines", Nuovo Testamento
"Married in Mount Airy", Nicole Dollanganger
"Pre-Code Hollywood", Jonathan Bree
"Radical Romantics", Fever Ray

5 DISCOS NACIONAIS

Cláudia Pascoal.jpg

"!!", Cláudia Pascoal
"FORTUNA", HADESSA
"Se Dançar É Só Depois", Ana Lua Caiano
"Tracy Vandal Plays Victor Torpedo", Victor Torpedo & Tracy Vandal
"Tristana", Stereossauro

10 CANÇÕES

heartworms-1.jpg

"As feras, essas queridas", Letrux
"Closing", Zanias
"Come and Find Me", Liela Moss
"Glimpse Of Heaven", Chasms
"Heat", Nuovo Testamento
"How to Replace It", dEUS
"Live Again", The Chemical Brothers feat. Halo Maud
"My Darling True", Nicole Dollanganger
"Retributions Of An Awful Life", Heartworms
"Times Square", Jam City feat. Aidan

Vão mais 10? É seguir por aqui:

10 CANÇÕES NACIONAIS

Strond.jpg

"Artificial", Filipe Keil
"Bandeiras", Bandua
"Dedos da Mão", HADESSA
"Library Loudness", Strond
"Lugar II", Cláudia Pascoal
"Nome de Mulher", Stereossauro feat. Ana Magalhães
"Se Dançar É Só Depois", Ana Lua Caiano
"The rabbit hole", Birds Are Indie
"Tour de Force", Moullinex
"Viver", SAL

Mais 10 da prata da casa:

5 CONCERTOS

dEUS.jpg

Bandua no Lux
dEUS no Coliseu de Lisboa
Letrux no Musicbox Lisboa
Lisbon Poetry Club no Fórum Cultural do Seixal
Metric no Live Music Hall, Colónia

Vulnerabilidade Zenbleed rouba dados dos CPUs AMD Zen2

26-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os CPUs AMD Zen2 têm uma vulnerabilidade que permite que um atacante roube dados sensíveis como passwords e chaves de encriptação.

O investigador de segurança da Google Tavis Ormandy descobriu uma nova vulnerabilidade designada por Zenbleed que deixa aceder a dados em áreas protegidas do sistema em chips AMD Zen2.

A técnica permite roubar dados a cerca de 30 KB/s de cada núcleo do CPU, que apesar de ser uma velocidade reduzida, é mais que suficiente para roubar passwords e chaves de encriptação. Como tal, é recomendado que quem tiver computadores com estes chips trate de aplicar a actualização que corrige este problema quanto antes - sendo que afecta todos os chips com arquitectura Zen2, como os Ryzen 3000 ("Matisse"), Ryzen 4000U/H ("Renoir"), Ryzen 5000U ("Lucienne"), Ryzen 7020, e os ThreadRipper 3000 e Epyc server ("Rome").

First big result from our new CPU research project, a use-after-free in AMD Zen2 processors! 🔥 AMD have just released updated microcode for affected systems, please update! https://t.co/NVPWFpVopz pic.twitter.com/HgKwu9w8Av

— Tavis Ormandy (@taviso) July 24, 2023

Embora as probabilidade de exploração desta falha sejam reduzidas, já que seria necessário ter acesso ao sistema, temos a agravante de que este tipo de ataque seria virtualmente indetectável por não exigir privilégios elevados (como acesso root ou de administrador).

É também possível evitar a falha através dos bits de configuração, mas que terá impacto negativo a nível de desempenho geral do chip.

Unesco pede proibição do uso de smartphones nas escolas

26-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Uma relatório da Unesco apela à proibição dos uso de smartphones durante o horário escolar.

De acordo com o estudo realizado, cerca de 25% dos 200 países analisados já proíbem o uso de smartphones nas escolas. Na maioria dos casos não existe uma proibição a nível nacional, sendo uma decisão que fica a cargo das escolas ou dos professores individualmente, com a maior parte dos casos a exigirem que os smartphones se mantenham desligados e guardados enquanto dentro do recinto escolar. Em França, desde 2018 que é completamente proibida a sua utilização, mesmo durante os intervalos, sendo apenas permitido que os alunos os utilizem depois de saírem da escola.

Outros países também se preparam para avançar com a proibição total, citando estudos científicos que demonstram que os smartphones são um elemento de distracção que perturba o processo de aprendizagem e a própria interacção social que se deseja que ocorra durante a fase escolar. A Unesco também refere a importância de se dar prioridade à comunicação face a face em vez de tal ser feito unicamente através das apps de mensagens.

Infelizmente, as proibições acabam por ter como consequência imediata o reforço do "desejo" de ter ou fazer algo, só por ser proibido - especialmente durante a adolescência. E não se pode ignorar também a possibilidade dos smartphones serem usados como auxiliares no processo de aprendizagem, com acesso a informação e experiências educativas (realidade aumentada por exemplo). No fundo, acaba por ser sempre algo que terá que ser adequado em função dos alunos e o enquadramenteo em que se inserem, parecendo-me que isso deveria ser algo que deveria ficar ao critério do professor.

Notícias do dia

26-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Twitter apodera-se da conta @X de utilizador; Samsung apresenta Galaxy Z Fold5, Flip5, Tab S9 e Watch6; Google Play Services abandona Android 4.4 KitKat; iOS 17 beta revela funções do Action Button nos iPhone 15 Pro; e França considera que Apple abusa do tracking dos utilizadores iOS.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com USB USB.

Ouverture Maps lança primeiro mapa

A Ouverture Maps Foundation, criada pela Meta, Microsoft, Amazon, TomTom e Linux Foundation, para criar uma alternativa aberta e open-source aos mapas da Google e Apple, já disponibilizou a primeira versão dos seus mapas e dados recolhidos até ao momento.

É dado destaque especial à base de dados de locais, que nesta primeira versão já conta com mais de 59 milhões de Pontos de Interesse em todo o mundo. Adicionalmente, também são fornecidos dados sobre edifícios e, claro, as estradas. Vai ser interessante ver se, no futuro, se poderá mesmo vir a tornar numa alternativa viável ao Google Maps que venha a obrigar a Google a reajustar as formas de acesso pago.


Amazon com alertas de segurança e recolha de produtos

A Amazon criou uma nova secção destinada a alertas de segurança e recolhas de produtos que tenham sido comprados pelos seus clientes.

Além dos clientes serem contactados por email, terão também um aviso exibido no topo da secção de encomendas feitas, que os direccionará para uma página com detalhes sobre os produtos afectados, juntamente com opções para pedir o reembolso, devolução ou reparação. Infelizmente, é o tipo de coisa que se vai tornando cada vez mais frequente e comum, e não deixará de ser vantajoso para os consumidores terem uma forma simples e centralizada de lidarem com estes casos.


Xbox com ecrã principal remodelado

Depois de quase um ano em testes, a MS está finalmente a fazer chegar o novo interface a todas as Xbox.

A diferença faz-se notar logo de início, com icons mais pequenos e um ecrã inicial com mais espaço livre para mostrar a imagem de fundo (algo que poderá não ser apreciado por quem valoriza o aproveitamento do espaço - mas que parece ser um elemento importante para muitos). No entanto, após uma fase de adaptação, o novo interface promete ser mais eficiente e fácil de utilizar, com acesso mais rápido a funções frequentes.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Panasonic foi fundada no Japão em 1918 como Matsushita, tendo começado por fabricar casquilhos para lâmpadas. No final do século, tinha-se tornado no maior fabricantes de produtos electrónicos de consumo, abrangendo áreas como televisores, equipamento Hi-Fi, baterias, electrodomésticos, e muito mais.

Chuwi HiPad X Pro a €129

26-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi é uma marca que já conhecemos por ter portáteis a preços bastante atractivos (dos mais económicos aos mais equipados), mas desta vez falamos do seu tablet HiPad X Pro, um tablet de 10.5" com características e preço imbatíveis.

O Chuwi HiPad X Pro é um tablet Android com ecrã de 10.1" (1920x1200), que vem equipado com CPU Unisoc T616, acompanhado por 6 GB de RAM e 128 GB + microSD. Tem WiFi Dual Band 2.4G Hz / 5 GHz, LTE Dual-SIM, BT 5.0, câmara traseira de 8 MP e frontal de 13 MP, espessura de 7.3 mm, peso de 500 g, e bateria de 7000 mAH. Tem USB-C e vem com Android 12.
Este tablet Chuwi HiPad X Pro 6 GB + 128 GB fica por apenas 129 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10 euros.

Infelizmente, neste caso, o teclado e stylus não estão incluídos, pelo que será necessário acrescentá-los à parte (se acharem que se justifica). Para quem apenas procurar um tablet com preço relativamente económico, com ecrã grande e de alta-resolução, que tenha um aspecto moderno com margens reduzidas, então não será necessário adicionar mais nada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Opener BlackFly faz voar 12 beta testers

26-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Opener está a transformar os 12 primeiros clientes do seu eVTOL BlackFly em beta testers.

Hoje em dia podemos considerar que todos os consumidores são beta testers perpétuos de cada vez que compram qualquer produto, sabendo-se que quase tudo é lançado à pressa no mercado de forma inacabada, com o pressuposto que depois as coisas serão corrigidas ou adicionadas através de actualizações. No entanto, no caso deste curioso eVTOL isso é algo que é feito de forma transparente.

O BlackFly tem estado em desenvolvimento há quase uma década, e agora que se aproxima da fase final, está a recrutar doze dos primeiros clientes para se tornarem beta testers desta curiosa aeronave.

Curiosamente, esta aeronave enquadra-se na categoria ultraleve nos EUA, o que permite que qualquer pessoa possa voar com ela sem necessidade de licença especial. No entanto, a Opener diz que todos os clientes terão que passar por um processo de formação e treino antes de serem autorizados a voar.


Twitter apodera-se da conta @X de utilizador

26-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como se temia, o Twitter / X apoderou-se da conta @X de um utilizador, sem qualquer pré-aviso ou compensação.

O processo de transição do Twitter para X está longe de ser um exemplo, e agora tem mais um incidente que o confirma. A decisão de mudar de Twitter para X parece ter sido feita de um dia para o outro sem qualquer preparação prévia, e isso incluía não terem feito qualquer contacto no sentido de poderem ficar com a conta @X que pertencia a um utilizador.

Infelizmente, e tal como já tínhamos antecipado, o Twitter / X simplesmente assumiu o controlo da conta, sem qualquer pré-aviso ou tentativa de negociação. Diz o utilizador que simplesmente foi informado que o nome @X pertencia ao serviço, e que tinha que escolher um novo nome de utilizador. Ao menos transferiram todas as suas mensagens e histórico para a nova conta, já que seria profundamente caricato que fosse a empresa de Elon Musk a ficar com acesso a todas as suas mensagens privadas (ainda assim, não evita que os anteriores contactos possam continuar a enviar mensagens para o @X a pensar que estão a falar com o antigo utilizador).

Mesmo sabendo-se que o Twitter / X está a perder dinheiro, não teria ficado mal um pouco mais de tacto no tratamento deste assunto, negociando um valor para ficarem com a conta @X - já que normalmente, nestes casos, as pessoas até optam por doar o valor a instituições. Assim, fica apenas demonstrado como o Twitter / X se tornou no recreio de Elon Musk, onde todos estão sujeitos às suas vontades e manias.

Bosch lança máquinas de lavar loiça com zonas programáveis

26-07-2023 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

A nova série de máquinas de lavar loiça Bosch 800 e Benchmark Series permitem definir que zonas devem ter lavagem mais intensiva ou mais ligeira.

Potencialmente acabando com as discussões sobre onde se deve colocar a loiça mais suja e menos suja, esta nova geração de máquinas deixa que os utilizadores possam personalizar a intensidade da lavagem em quatro sectores diferenciados.

Graças ao braço móvel PowerControl, a máquina não só consegue chegar de modo mais eficiente aos cantos da máquina, como pode variar a intensidade da lavagem de acordo com a programação escolhida para cada zona, para fazer uma lavagem ligeira, normal ou intensiva. A programação é feita através da app Bosch Home Connect, que além de outras funções avançadas de controlo dos ciclos de lavagem também permite o agendamento do início da lavagem, e da gravação dos programas criados pelos utilizadores.



Claro que, para quem não se quiser chatear com nada, as máquinas continuam a disponibilizar os modos tradicionais com diferentes intensidades, e modo automático de forma geral sem diferenciação de zonas.

Samsung apresenta Galaxy Z Fold5, Flip5, Tab S9 e Watch6

26-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada


A Samsung apresentou novos dobráveis, tablets e smartwatches, equipamentos que têm o segmento premium como alvo, procurando desta forma constituir-se como uma alternativa aos equipamentos comercializados pela Apple.


No que diz respeito aos dobráveis, destaca-se o novo sistema de dobradiça (Flex Hinge - com estrutura de carris duplos capaz de dissipar impactos externos) que reduz o espaçamento entre o ecrã interior, limitando dessa forma a acumulação de detritos. No caso do Galaxy Z Flip5, a Samsung responde à proposta da Oppo, apresentando um ecrã exterior de maior dimensão, se bem que ainda limitado em termos de funcionalidades, com os widgets a serem a principal fonte de informação. Ainda a destacar o suporte em termos de software, com cinco anos de atualizações de segurança e quatro gerações de atualizações do sistema operativo.

O Galaxy Z Flip5 e o Galaxy Z Fold5 estarão disponíveis para pré-compra em Portugal a partir de 26 de julho e chegam ao mercado a partir do dia 11 de agosto. Os clientes que fizerem a pré-compra do Galaxy Z Flip5 ou Galaxy Z Fold5, poderão usufruir da campanha Dobro da Capacidade, qual permite pré-comprar os modelos de 512GB ao valor dos de 256GB, ou usufruir de um desconto de 120€ sobre PVPR no modelo Galazy Z Fold5 de 1TB. O Galaxy Z Flip5 tem um PVPR a partir de 1 249,9€, enquanto que o Z Fold5 tem um PVPR a partir dos 1 969,9€.

PVP recomendados para o mercado nacional:

Samsung Galaxy Z Fold5
  • 1TB – 2 329,9 €
  • 512GB – 2 089,9 €
  • 256GB – 1 969,9 €
Samsung Galaxy Z Flip5
  • 512GB – 1 369,9 €
  • 256GB – 1 249,9 €


A nova série de tablets segue as dimensões apresentadas com os Tab S8, estando disponível em três modelos, um de 14.6 polegadas - Tab S9 Ultra, outro de 12.4 polegadas - Tab S9+ e um de 11 polegadas - Tab S9, em Graphite e Beige nas versões base e plus, com o Tab S9 Ultra a estar disponível na cor Graphite.

A Samsung não poupou esforços em termos de hardware, apresentando um ecrã Dynamic AMOLED 2X 120Hz ( agora nos três modelos) e processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, pelo que não haverá limitações em termos de desempenho, tanto para trabalho, como para multimédia ou jogos. Os tablets têm direito a quatro gerações de atualizações da One UI e do sistema operativo Android e cinco anos de atualizações de segurança.

Durante o período de pré-venda, na compra da versão base e plus os utilizadores recebem de oferta a Capa Teclado Slim, na versão Ultra recebem a Capa Teclado. Na compra de qualquer um dos equipamentos é possível dobrar o armazenamento, ou seja, adquirir a versão de 256GB ao preço de 128GB no caso do modelo base e 512GB ao valor do 256GB nas versões Plus e Ultra.

PVP recomendados para o mercado nacional:

Tab S9
  • 128GB Wifi – 969,90€
  • 256GB Wifi – 1099,90€
  • 128GB 5G – 1129,90€
  • 256GB 5G – 1259,90€
Tab S9+
  • 256GB Wifi – 1199,90€
  • 512GB Wifi – 1329,90€
  • 256GB 5G – 1359,90€
  • 512GB 5G – 1489,90€
Tab S9 Ultra
  • 256GB Wifi – 1429,90€
  • 512GB Wifi – 1559,90€
  • 256GB 5G – 1589,90€
  • 512GB 5G – 1739,90€


Nos relógios, temos o regresso do modelo Classic, com a série a apresentar-se com duas opções, Galaxy Watch6 e Galaxy Watch6 Classic, onde a coroa rotativa deste último, continua a ser um elemento em destaque. A Samsung destaca as novas funcionalidades para controlo do sono, apresentando análises e gestões para melhoria dos períodos de descanso. As novas correias apresentam-se com materiais mais flexíveis, para melhorar o conforto do utilizador. Falta no entanto saber quais as implicações em termos de gestão da bateria, sendo provável que o utilizador tenha de passar a carregar o equipamento durante o dia, por forma a poder controlar o sono.

O Galaxy Watch6 e o Galaxy Watch6 Classic estão disponíveis para pré-encomenda em mercados selecionados a partir de 26 de julho, com disponibilidade geral a partir do dia 11 de agosto. O Galaxy Watch6 está disponível em 44mm em Graphite e Silver e em 40mm em Graphite e Gold. Para um relógio mais premium, o Galaxy Watch6 Classic estará disponível em Black e Silver nas versões 43mm e 47mm.

PVP recomendados para o mercado nacional:

Watch6 Classic
  • 47mm BT – 449,90€
  • 43mm BT – 419,90€
  • 47mm LTE – 499,90€
  • 43mm LTE – 469,90€
Watch6
  • 44mm BT – 349,90€
  • 40mm BT – 319,90€
  • 44mm LTE – 399,90€
  • 40mm LTE – 369,90€

Durante o período de pré-venda na compra de qualquer modelo, os utilizadores receberão um Wireless Charger Pad e uma bracelete adicional.

iOS 17 beta revela funções do Action Button nos iPhone 15 Pro

26-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai estrear um novo botão nos iPhone 15 Pro e Pro Max, e a mais recente versão beta do iOS 17 já permite antever o que irá fazer.

Apesar de não ter avançado com os planos de substituir os botões mecânicos por botões solid-state sem partes móveis, a Apple vai avançar com a remoção do botão oscilante que se mantinha desde o iPhone original e que tem servido para activar o modo silencioso. Em seu lugar teremos um "action button" que funcionará como atalho para um maior número de funcionalidades.

Segundo o iOS 17 beta, este botão terá nove opções associadas:
  • Acessibilidade: acesso a funções de acessibilidade como leitura de páginas, zoom do ecrã, etc.
  • Shortcuts: acesso rápido aos atalhos criados ou descarregados pelos utilizadores para uma infinidade de funções
  • Modo silencioso: para manter a funcionalidade do botão actual
  • Camera: acesso rápido à câmara ou tirar uma foto de modo imediato
  • Lanterna: controlar a lanterna com um toque directo neste botão
  • Focus: Activar e desactivar os modos programáveis Focus
  • Lupa: activará a câmara para funcionar como lupa de aumento
  • Tradução: acesso rápido à app de tradução para traduções de voz ou texto
  • Voice Memos: para gravar apontamos por voz de forma rápida
É uma selecção bastante generosa, e que se multiplica tendo em conta que com os shortcuts se podem fazer muitas mais coisas. A minha grande questão é saber como é que a Apple terá implementado o "feedback" para se saber se algo foi activado ou desactivado, coisa que no actual botão era fácil de detectar por se tratar de um botão móvel. Ninguém irá querer dar um toque no botão para silenciar o iPhone e não saber se realmente o está a silenciar ou a fazer a acção oposta.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €16

26-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB está disponível por 16.40 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, mas limitada a um máximo total de 3A. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Stability AI lança Stable Diffusion XL 1.0

26-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Stability AI lançou o seu mais recente e poderoso modelo AI de geração de imagens, o Stable Diffusion XL 1.0.

O Stable Diffusion já era um dos modelos AI de geração de imagens mais populares, e esta nova versão vai contribuir para que continue a ser.

O Stable Diffusion XL 1.0 contém 3.5 mil milhões de parâmetros e agora pode gerar imagens de maior qualidade e resolução, de até 1 MP em poucos segundos. Outro dos grandes avanços deste modelo é a capacidade de gerar imagens com textos, incluindo logotipos e diferentes estilos de letra e caligrafia, algo com que os sistemas de geração de imagem normalmente têm dificuldades.
Tal como as versões anteriores, também esta versão está disponível como open-source, o que faz com que se torne inevitável que possa ser usado para gerar imagens "indesejadas" apesar dos esforços colocados no modelo (com a remoção de certos tipos de imagem) para que tal não se verifique.

Quem tiver curiosidade já pode experimentar o Stable Diffusion XL 1.0 no Clipdrop.

Google Play Services abandonam Android 4.4 KitKat

26-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Quem ainda se mantiver no Android 4.4 KitKat irá perder a capacidade de aceder à Play Store e actualizar as suas apps.

A Google anunciou que o Google Play Services irá deixar de funcionar de Android KitKat 4.4 em Agosto, marcando o abandono das API de nível 19 e 20.

A medida não deverá ser demasiado intrusiva, já que o número de utilizadores que se mantêm no KitKat 4.4 é inferior a 1%, e provavelmente são dispositivos que se destinam a ser utilizados tal como estão sem se preocuparem com actualizações ou novas apps - sendo que, de qualquer modo, não seria recomendável utilizar um sistema lançado em 2013.

Ainda assim, esta foi uma versão marcante do Android, que incluiu a possibilidade de se escolher um launcher alternativo, reprodução de vídeo em modo full-screen, suporte para IR, e também começou a apostar na funcionalidade NFC que hoje se torna tão conveniente para pagamentos e outras coisas.

França considera que Apple abusa do tracking dos utilizadores iOS

25-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A entidade reguladora Francesa considera que a Apple abusa da sua posição dominante para fazer tracking dos utilizadores iOS de forma que os concorrentes não podem.

A Apple assume-se como sendo uma grande defensora da privacidade dos seus utilizadores, mas essa posição não parece ser suficiente para sossegar a entidade reguladora da concorrência em França. A entidade diz que suspeita que a Apple esteja a tirar partido abusivo da sua posição dominante, e a impor condições discriminatórios e sem transparência quanto ao uso dos dados de tracking para efeitos de apresentação de publicidade.

O caso não é propriamente novo. No passado já tinha recebido queixas de developers referentes à apresentação de popups a perguntar se os utilizadores aceitavam o tracking, quando nas apps e serviços Apple isso era feito sem apresentar qualquer aviso. Foi algo que na altura a autoridade da concorrência permitiu, mas dizendo que permaneceria sob olhar atento. Na altura Apple justificou o tratamento diferenciado dizendo que não faz "tracking" da mesma forma que as outras empresas (não tem como objectivo vender os dados a empresas terceiras); mas isso de pouco vale quando se tem em conta que a própria Apple tem serviço de apresentação de publicidade e pode usar esses dados directamente.

Por agora ainda não há medidas punitivas, com a Apple a ter oportunidade para responder às questões levantadas pela entidade francesa. Só depois será decidido se efectivamente a Apple está a violar as regras e se será forçada a fazer alterações.

Sensores Sony IMX903 e IMX907

25-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para os sensores IMX903 e IMX907 a Sony vai usar algumas tecnologias interessantes para compensar o seu tamanho.

Os próximos sensores IMX903 e IMX907 são sensores que não chegam ao imponente IMX989 de 1" mas que deverão recorrer a alguns sistemas interessantes para compensar o seu tamanho mais pequeno.

O Sony IMX903 deverá ser um sensor de 1/1.14" com 48 MP e pixeis de 1.4 µm (para comparação, os pixeis do IMX989 têm 1.6 µm), suportará vídeo 4K a frame rate elevado, destinando-se a modelos que privilegiem o vídeo, e usando dual pixels - em que cada pixel está dividido em dois - para auxiliar o sistema de autofoco, e que também possibilita que o sensor disponibilize um modo de 96 MP.

O Sony IMX907 será um sensor de 1/1.12" com resolução de 50 MP e mantendo pixeis de 1.4 µm; mas neste caso teremo pixeis divididos em quatro áreas (0.7 x 0.7 µm) para autofoco quad pixel. Quer isto dizer que potencialmente também poderá disponibilizar um modo de 200 MP para quem usar toda a informação do sensor.
Os sensores utilizarão o formato "empilhado" da Sony, que move a parte electrónica para baixo da área do sensor, permitindo que cada pixel aproveite o máximo da área de exposição à luz, melhorando o seu desempenho especialmente em ambientes de baixa luminosidade.

Apesar da importância dos sensores, estamos também numa era em que grande parte do resultado final das fotos e vídeos é conseguido à custa do processamento aplicado à informação captada pelos sensores - a chamada fotografia computacional. Por isso, mais do que os sensores em si, será preciso que os fabricantes saibam tirar partido de todos os elementos envolvidos (sensor, objectiva, processamento) para criar as melhores imagens possíveis.

Notícias do dia

25-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Spotify aumenta mensalidade; DJI Air 3 com autonomia até 46 minutos; Threads ganha timeline de quem se segue; Twitter exige pagamentos mínimos aos anunciantes que queiram manter contas verificadas; e sistema de rádio europeu Tetra com vulnerabilidades.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com USB USB.

Google Street View regressa à Alemanha

Passado mais de uma década, o Google Street View vai voltar à Alemanha. O serviço da Google que nos deixa ver praticamente todos os pontos do mundo como se se estivesse lá é um dos serviços mais apreciados pelos utilizadores, mas na Alemanha foi alvo de críticas de invasão de privacidade que ditaram a sua suspensão em 2011. Agora, está de regresso, embora com algumas limitações para acomodar a legislação de protecção de dados alemã.

O Street View fica disponível na Alemanha e vai contar com imagens actualizadas (bastante necessárias tendo em conta que as existentes estão desactualizadas). Por outro lado, a funcionalidade de "viajar no tempo" e ver imagens Street View do passado não ficará disponível, já que a Alemanha exige que as imagens antigas sejam eliminadas.

Tal como dantes, qualquer pessoa pode solicitar que a sua casa seja "censurada" para não ficar visível no Street View.


Twitter reajusta X

A transição do Twitter para o X não tem sido pacífica (a remoção do Twitter da sede foi interrompida pela polícia); e agora temos um pequeno reajuste ao símbolo X, que passa a ter linhas mais grossas.

Mas as críticas à mudança para X não se ficam por aqui.


Twitter não detém marca registada do X nem sequer a conta @X

A mudança para o X tem sido criticado por muitos como um péssimo exemplo de como fazer a transição de uma marca; sendo que no próprio site se mantêm inúmeras referências proeminentes a "Twitter" e "tweets". Mas, mais gravoso a longo prazo, é que o Twitter se parece ter esquecido de acautelar alguns elementos críticos antes deste processo, como obter a conta @X, que pertence a um utilizador que diz que até agora ainda não foi contactado.

Infelizmente, neste tipo de coisas já temos (maus) exemplos do passado, em que o serviço pode simplesmente alegar que a conta viola os termos de utilização (com uma qualquer nova cláusula que adicionem a dizer o que for preciso), para suspenderem a conta e se apoderarem dela. Já quanto ao uso exclusivo do X, nisso terão praticamente zero hipóteses, já que existem centenas de registos de inúmeras empresas referentes a X.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro automóvel comercial a ser lançado com ABS foi o Mercedes Class S WW116 de 1978. Desde então, o ABS tornou-se num componente obrigatório em todos os novos carros, facilitando o controlo do veículo em travagens de emergência ou em pisos escorregadios.

Ganha um adaptador de tomada universal com carregador USB

25-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é um adaptador universal de tomada com carregador integrado com 4 portas USB.

Há certos gadgets que convém manter sempre por perto para lidar com todas as eventualidades, e é precisamente esse o caso deste adaptador universal de tomada Tessan, que nos permitirá ligar a tomada de qualquer dispositivo a qualquer tomada de parede de qualquer país. Adicionalmente, dispensa também a necessidade de se transportar carregadores USB independentes, já que também disponibiliza acesso directo a 3 portas USB-A e 1 porta USB-C.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)



Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|